PONTO DE VISTA: unificação das Polícias Civil e Militar 87

policia-civil-ou-militar-1

Pensei muito antes de escrever, mas resolvi expor , sem pretensões acadêmicas,  meu ponto de vista sobre um  assunto muito debatido atualmente: unificação das polícias militar e civil.
Confesso que sempre fui a favor ( da unificação ) , acreditando que uma polícia única teria mais força para combater o crime.
Acreditava que a união entre as forças de segurança não teria ocorrido até hoje tendo em vista que o Governo não desejava uma polícia forte , já que alguns de seus integrantes cometem variados atos ilícitos, corrupção, fraudes em licitações, etc.
Hoje percebo que estava errado.
Infelizmente, o ser humano não está preparado para concentrar muito poder na mão de apenas uma pessoa ( grupo ou corporação ).
Percebo, pelo menos aqui no Brasil, que há necessidade, por incrível que pareça,  de uma polícia “tomar conta da outra”.
Ao ver os últimos acontecimentos , e após longos anos no plantão policial , constato que muitos policiais continuam acreditando que podem “fazer justiça com as próprias mãos”.
Certamente, independente do que eu ache da frase “bandido bom é bandido morto”, todos nós ao assumirmos o cargo fizemos um juramento de cumprir a Constituição Federal e as demais normas.
Assim, quando deixo de seguir as leis me equiparo aos criminosos que tenho o dever de prender e em caso de legítima defesa, minha ou de terceiros, até ceifar a sua vida.
Ora, não foi me dado a função de executor-julgador!
Essa é minha singela opinião, mas respeito o que os senhores pensam…
Cabe, outrossim , consignar que estão analisando a possibilidade de um policial que não é bacharel em direito, ou seja, que não fez uma faculdade e não estudou sei lá quantos outros anos para passar no dificílimo concurso de Delegado de Polícia , poder formalizar a prisão de alguém.
Ou seja, usando o jargão popular, “vão poder mandar prender ou soltar” quem eles acharem que está cometendo um crime, sem ter o conhecimento aprofundado das leis, ou o que é pior, podendo dar uma aparência de legalidade aos atos cometidos com abuso, excesso ou desvio de poder.
Reflitam sobre isso, também caros amigos!
Como dito, aceito opiniões em contrário e objetivo deste é apenas agregar ideias, opiniões.

Obrigado.

Sérgio Vidal de Lima- Delegado de Polícia- Delegacia Sede do Município de São Caetano do Sul

  1. Enquanto existir duas polícias, uma “fiscalizando” (é o que foi dito no texto, pelo menos) e criticando a outra, e vise-versa, nunca haverá prevenção criminal eficiente. Não adianta pegar etapas diferentes da mesma atividade (prevenção e repressão criminal, pois se completam) e atribuir a duas instituições com “culturas” diferentes e com “chefia” diferente. Nunca dará certo. A unificação é algo urgente, e entendo que ideal é ser a nova instituição civil, porém com regime jurídico mais rigoroso, diverso do servidor público civil, já que o cargo policial exige maior responsabilidade, disciplina, etc; primeiramente, por portar arma de fogo e segundo pela essencialidade da função que não pode ser paralisada devido a greves, por exemplo, tendo em vista que poderá criar o caos na sociedade. Digo isso por experiência, já que sou policial há 10 anos e não consigo enxergar outras saídas. Outra questão é que as guardas municipais, salvo raras exceções, não possuem estrutura suficiente para comportar a assunção integral do policiamento ostensivo, ou seja, mesmo com o apoio delas a maior parte dos municípios necessitará do apoio do policiamento ostensivo estadual. O que ocorre, é que mais cedo ou mais tarde haverá a unificação das polícias ou polícia (s) com ciclo completo, o que vem atrasando isso atualmente são os argumentos corporativistas de oficiais e delegados contrários às futuras mudanças, pois podem gerar perda de poder e status, assim, a pergunta a ser respondida para viabilizar a mudança é “Quem ficará no comando da nova instituição policial?

  2. Texto parcial longe da realidade, os delegados representam o topo da pirâmide certo? Portanto o topo da pirâmide os excelentíssimos delegados, descuidaram das partes inferiores da pirâmide, principalmente a base, deixando – a fraca, vulnerável e sem sustentação, assim a pirâmide por completo está ruindo, simplesmente pelo fato da base da pirâmide estar degradada e enfraquecida, assim sendo, se não for feito um trabalho de fortalecimento das camadas inferiores da pirâmide, toda pirâmide irá desmoronar, e assim, tudo terá fim, tanto a base da pirâmide quanto seu topo, os cabeças pensantes, excelentíssimos delegados de polícia, cairão juntamente com toda estrutura da pirâmide.

  3. TEM ALGUMAS PESSOAS ACREDITANDO EM REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS….COITADOS, ACREDITAM EM PAPAI NOEL, MULA SEM CABEÇA E OUTRAS COISAS FICTÍCIAS….. NA ÓTICA DO GOVERNADOR PICOLÉ DE CHUCHU, A POLÍCIA CIVIL É COMO OS EXTINTORES EM AUTOMÓVEIS, PODEM CRER!

  4. Polícia civil igual a extintores, foi perfeito.
    Não serve para nada, peso morto.

  5. Gostaria de fazer uma complementação no testo, onde o nobre Delegado cometeu um equívoco na sua colocação, meu caro, com todo o respeito que o sr. merece, eu como policial militar não acredito que tal façanha venha acontecer, mas se isso vier acontecer, eu não acredito que algum policial militar sem ser Bel. em Direito venha exercer essa função, ate por que a PM é um órgão super legalista,e não cometeria esse equívoco, sem contar que hoje quase todos oficiais da PM são Bels. em Direito, ate pela facilidade em entrar nas faculdades/universidades uma vez que o curso na academia já dão direitos deles entrarem no segundo ano e tendo já algumas matérias excluídas, uma vez que na academia elas já foram ministradas por professores competentes para tal, outrossim, prevendo uma possível unificação entre as policias, já são orientados a pelo ao menos a 10 anos atras tal formação acadêmica.
    Eu sinceramente opto pela unificação das policias estaduais do Brasil, mais ou menos nos moldes da policia Federal, com salários, direitos, planos de saúde Únicos, tendo um corpo uniformizado para executar algum tipo de serviço atípico como a Policia Rodoviária Federal.

    Obs: Se me permite gostaria de sugerir ao sr e demais Delegados de Policia do Brasil, que os verdadeiros culpados dessa possível façanha oriunda das PMs do Brasil, são somente os de sua carreira, que esqueceram as demais carreiras existentes na própria PC deixando-as verem navios, só ver a diferença de salários existente entre um Delegado x um escrivão/investigador e fazer esta mesma conta entre um segundo tenente ( primeiro posto do oficialato) x o subtenente (última graduação de um praça), pois á uma discrepância muito grande. Meu caro Delegado, primeiramente levante essa Bandeira e lute pela restruturação da pc sp mais ou menos neste molde( Delegado, e agente de policia), e em seguida pela unificação das policias, pois numa possível unificação, a PM tem apenas duas carreiras, que são as dos praças e a dos oficiais.bom dia.

  6. Unificação: N U N C A A A A A A A A A A A A A A A A! ! ! ! ! ! ! ! ! Embora eu seja a favor, assim como grande parte da tropa, isso nunca ocorrerá!!!! Sabem por que???? Quem não deixa isso acontecer são o alto oficialato da PM, os quais correrão o risco de perder suas mordomias e seu salário elevado, incondizente com os mesmos da mesma patente e com o restante da tropa! E olhem, não precisa ser PM para saber a força que eles tem na mão!!!!!!!São muito mais fortes do que nós!!!

  7. Brilhantes palavras.
    O problema do Brasil é seu conservadorismos e falta de amor a pátria. A politica do meu filão primeiro.
    Estava eu pensando com meus botões, a pouca meninada nova da PC, pode até ser meio preguiçosa em dar cana, mas se derem a eles uma planilha os moleques as esmiúça em questão de pouco, dai o medo de contratar e criar uma PC forte, ou mesmo unificar duas policia.
    Ficou evidente no discurso do governador do Paraná, que os governantes querem é dar ordem e não cumprir o principio que todo ato tem que ter legalidade. Assim se cria o cenário ideal para prosseguimento do conservadorismo e uma confusão mental em qualquer pessoa.
    Estamos fadados a este mundo cão. Em País estratégico mundialmente cheio de riqueza que não sabe criar valores.

    VAMOS MATAR A CULPA É DA VITIMA E DO MARGINAL QUE NÃO TEM JEITO, SÃO ERRANTES UM POR FAZER E O OUTRO POR FACILITAR A AÇÃO. MATEMOS TODOS. GOVERNO DESSE TIPO É COVARDE E DITADOR, SOLTAR A ROTA PARA CONFRONTO MATANDO SIMPLESMENTE, CADÊ O ARRESTO, CADÊ A PERDA FINANCEIRA. RESULTADO DISSO É MAIS UM LÍDER, AINDA MAIS LOUCO PARA EXECUTAR AS AÇÕES DA FIRMA 1533.
    PARABÉNS NEY FRANCO, ENTRE PARA A POLITICA O FIRMA/PARTIDO É COMPETENTE POR, NO MINIMO, CAIR NA GRAÇA DO GOVERNO QUE FINGE QUE ATUAL CONTRA A FIRMA/PARTIDO.

  8. VEJAM O QUE AFIRMA O ESTÚPIDO SEM DENTE:

    “… a PM é um órgão super legalista”!!

    Esse não tem jeito! Aposto que irá dizer que tu “tô” meio “gagá” ao afirmar que na “comarquinha” mais o onerosa do Planeta Terra – esse lixão de TJM/SP -, há “judicantes” que nunca entraram numa faculdade de Direito, nem para usar o vaso sanitário!

  9. ESSA É A PRIMEIRA VEZ QUE ESTOU LENDO ALGO QUE UM JUMENTO ESCREVEU!!!!!!!, UÉ, MAS JUMENTO NÃO ESCREVE, DEVO ESTAR MEIO TONTO, MESMO NÃO FAZENDO USO DE ÁLCOOL A MAIS DE 10 ANOS, CARAMBA, VOU ACABAR ACREDITANDO QUE JUMENTO FALA E ESCREVE, POIS LOGO ACIMA TEM UM, HEHEHEHEHE

  10. VEJAM O QUE NOVAMENTE AFIRMA (OU RELINCHA) O ESTÚPIDO SEM DENTE:

    “…DEVO ESTAR MEIO TONTO…”!!!!

    Até que enfim, o estúpido admitiu a própria tontura! Agora só falta sair da indecisão e responder se crê em coincidências!

    Apenas uma dica: o 10º BPM/M (começando por seu então Destacamento, em Ribeirão Pires, foi pioneiro no “furto” de armas de fogo!

    Veremos, seu estúpido, quem “dormia no ônibus”, no centro de Santo André, Praça 18 do Forte, antigo lixão, aliás, passagem obrigatória para grande contingente populacional (local e flutuante)!

    Esse INDECISARÉ não toma jeito! É a cara da meganha, além de xucra, por demais pretensiosa pelo ciclo completo!

  11. Esse jumento ai de cima deve tomar todas na volta do dia, motivos que leva ficar mais treze ainda hehehehe, mas será que jumento também bebe cachaça, pode ser!, se fala, escreve, por que não tomar cachaça né.

    Senta que lá vem a historia…………….(Apenas uma dica: o 10º BPM/M (começando por seu então Destacamento, em Ribeirão Pires, foi pioneiro no “furto” de armas de fogo!) não consegue falar do presente, só vive do passado, coitado do jumento, alias, coitado da senhora sua esposa se é que ainda conseguiu manter, jesus toma conta.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s