Secretário de Segurança exonera comandante da ROTA 32

PM muda comandante da Rota pela segunda vez em 7 meses

Por Luís Adorno/RedeTV!

Alexandre Gaspar Gasparian foi trocado por Alberto Malfi Sardilli; SSP diz que troca de cargos é rotineira dentro da polícia

O tenente coronel Alexandre Gaspar Gasparian não está mais à frente da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), a auto denominada tropa de elite da PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo).

Por “conveniência de serviço”, o secretário da SSP (Secretaria da Segurança Pública), Alexandre de Moraes, determinou a troca entre os comandos da Rota e da Cavalaria da PM.


Troca foi publicada no DOE-SP (Diário Oficial) deste sábado (19) (Foto: Reprodução/DOE)

Assim, Gasparian vai para a cavalaria e o ex-comandante da Cavalaria Alberto Malfi Sardilli assume a Rota. A transferência foi publicada no DOE-SP (Diário Oficial) deste sábado (19).

Com a determinação, Alexandre Gaspar Gasparian ficará marcado por ter permanecido no comando da Rota por menos de sete meses – do dia 26 de fevereiro de 2015 ao dia 18 de setembro do mesmo ano.

No curto período, policiais da tropa tiveram ao menos três fortes desvios de conduta comprovados. No mais recente dos casos, o soldado Fabrício Emmanuel Eleutério, transferido recentemente pelo comando da PM para a Rota – por ter envolvimento em mais de três supostos confrontos seguidos de morte nos últimos cinco anos –, foi reconhecido por uma das vítimas da chacina de Osasco e Barueri, em 13 de agosto deste ano. Ao todo, 19 pessoas morreram.

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que a troca de cargos na carreira policial é rotineira.

  1. E o que isso muda nas nossas vidas! Tô cagando e andando! Quero saber quando vai mudar o picolé de chuchu de atitude quanto aos policiais na questão salarial!

  2. Pois é Robson, seu bosta! Esse comandante é “pela ordem”! Muda muito! Sou tira e moro na quebrada, não gosto da gloriosa embora tenha amigos antigos por lá. E quer saber o que muda? E não me venha com Síndrome de Estocolmo: a Rota, ao modo dela, segura a quebrada!

  3. Ao Desprestigiar a Rota é desprestigiar a sociedade. Vão por mim:
    Bosta é você seu tira de meia tigela! Se acha que é a rota que tem que segurar a quebrada onde mora já mostra que não sabe o que está dizendo. Não adianta ter sua quebrada segura e morrer quando sair dele seu estúpido! Com uma polícia de verdade e não com meia dúzia de malucos matadores e que teremos segurança de verdade, seja na quebrada ou na área nobre! O meu tratamento para contigo depende do seu para comigo. Abraço.

  4. Robson, policia pançudo tura onda de FBI, mas no fundo quer mesmo é comer cinco pedaços de pizza! disse:

    Abraça a minha benga, tira bobinho. O que anda fazendo para produzir? Prendendendo maconheiro barbudo? Aliás, eu percebi bem a sua preocupação: salário. Você deve ser aquele policia vagabundo que fica no facebook a noite inteira, pança enorme, pensando no QS e na roncada que vai dar depois de comer cinco pedaços de pizza! Acorda pra cuspir!

  5. Tira da quebrada! Em primeiro lugar, sou escrivão! Em segundo, não trabalho no plantão e nem de pizza gosto! Em terceiro, por não pensar em salário decente é que mora na quebrada! Em quarto, já que é um super tira, vai investigar sua quebrada e mande todos os meliantes pra cadeia, assim terá segurança, fará seu trabalho e não precisará da rota pra te proteger! Por fim, não sou pançudo, se quiser conferir é só marcar! Até!

  6. O PM aí não sabe conversar, perde a razão no debate, na pc PC amigo o para burro ficou lá na prova larga de falar abobrinha que a ROTA é isso ROTA é aquilo só porque te ensinaram na escola jagunços. Quem segura os vagabundos é eficiência! Na quebrada não vejo ROTA, vejo só quando querem aparecer, QUEM SEGURA A QUEBRADA É O POLICINHA QUE PEGA A RONDA ESCOLAR EM DOIS E SAI NA PATRULHA NA MADRUGADA isso sim é Polícia! E dos bons!
    Não me venha me falar que a ROTA é o que salva porque te ensinaram isso, tenha um pouco de inteligência e senso crítico.

    O que salva é eficiência! a polícia preventiva ostensiva e a judiciária administrativa investigativa fazendo os seus papéis com INTELIGÊNCIA E AGILIDADE.

  7. O tira dizendo que a rota segura a quebrada dele? Caraio, que porra de tira e esse? Deve ser daquele tipo que anda sem carteira sem funcional, e que pra mãe é pra mulher diz que é corretor de seguro.

  8. Bla bla bla demais. Pq PM e PC se agridem tanto. Ambos comem coxinha, pratos finos é só para a cúpula. Então meus amados uni-vos e deixamos as picuinhas de lado. Temos que mudar o mentor intelectual, mas isto não conseguimos em razão da nossa desunião. Abraços PM, PC tiras etc.

  9. Deve ter caído porque mandou a dona Rita fazer patrulha ideológica na escola Aggeo. Patrulhar estudante é demais né?

  10. Sou PM e entendo que só teremos salário decente com polícia única, pois do jeito que está (uma polícia contra a outra) está conveniente para o governo, com polícia única será uma polícia pressionando o governo, como ocorre com a PRF e a PF, as quais conseguem aumento sempre, tendo em vista que ambas possuem monopólio de suas competências, e assim, ou paga bem ou não fazemos, e surti efeito.

  11. Por isso que tudo ta do jeito que tá, todo mundo olhando o que tem no quintal do vizinho, enquanto o que verdadeiramente se espera de um espaço desses, se perdeu. Parabéns continue assim discutindo quem é melhor ou pior, aí da próxima vez fiquem aplaudindo a vitória dos outros, como a dos oficiais de justiça, que virou notícia nesses bostas de associações que vcs pagam, sipol, sipesp e outras.

  12. Coronel Gasparian foi toda a vida da Cavalaria e sequer passava seus dias no BTA…assumia o serviço e praticamente passava o dia no RPMon montando…é cria de Cavalaria…essa permuta é absolutamente normal e corriqueira dentro do CPChoque.
    MATÉRIA PUBLICADA POR FALTA DE ASSUNTO.

  13. Esse Romário NÃO É OFICIAL senhores…qualquer PM sabe disso.
    É um IMBECIL tentando usar de contra inteligência para minar o relacionamento dos Praças com o Oficialato. Oficialato que merece sim críticas severas, mas que vêm mudando e que hj possui cada vez mas ex-praças na sua configuração.
    Senhores, essa baboseira de se acabar com a PM é ridícula e não merece maiores comentários, ademais, vejam o que houve na Bahia com uma breve greve da Polícia Militar, já imaginaram isso em SP.
    Outra, se isso ocorresse, esses mesmos “policiais” civis que bradam neste sítio vão se esconder como os BOSTAS MEDROSOS que são…tal qual se escondeu a Polícia Civil baiana quando da greve da PM lá…300% de alta de homicídios em uma semana, é só confirmar na net se acham que é exagerado.
    Senhores, o ciclo.completo está aí…devemos nos aperfeiçoar, punir com rigor os excessos e servir a população Paulista como sempre.
    Quanto a Polícia Civil, está é só um cadáver insepulto…já está MORTA.

  14. Meu.. Não sei o que PM fica palpitando aki. Vão comer coxinha na padaria.!!!

  15. Escribapol, vá lamber sabão…se a matéria é da PM uai…
    Aliás, a cada 10 matérias do flit, 08 são da PM….kkkk
    Audiência, sabe como é.

  16. Não gosto de futebol, mas fazendo uma comparação é a mesma coisa, as coisa dão errado dentro do campos, por motivos alheio as determinações do técnico/treinador, o que o presidente de clube faz? Troca o treinador.
    Igualzinho da SSP, o presidente, diga-se secretino, não tem dinheiro para investir, a estrutura está toda phodida, não tem apoio da torcida, nesta caso da população, em vez de reconhecer que não tem competência para presidir o clube, o que eles faz troca o técnico, neste caso troca o comandante vai mudar alguma coisa? Não.
    Pode até ser que por um tempo o time neste caso a ROTA saia da zona do rebaixamento, ficará naquela de não cai mas não será campeão, está fazendo número na competição.
    Neste meio tempo o presidente do clube, diga-se secretino, vai ganhando tempo, até se lançar candidato e concorrer a algum cargo nas próximas eleição, se dizendo ser o chave da segurança pública, simples assim.
    Mandam as moscas a m….é a mesma.
    Na PC é a mesma coisa, quando da troca da pagodeira da 5 ª Seccional, que foi só foi substituída por te sido flagrada dançando, não que isto seja crime ou pecado, mas como pegou muito mal para o imbecil do Alexandre de Moraes ele mandou o Youssef trocar m……por b……
    E a desculpa da SSP foi a mesma, foi tão evidente que a troca foi uma punição para a pagodeira, que o apresentar Carlos Tramontina do SPTV 2ª edição nem consegui segurar as gargalhas, quando noticiou a troca, tal a desfaçatez da nota da SSP.
    E a pergunta é a mesma com esta mudança, onde as moscas são as mesmas, o que de melhor está acontecendo na 5ª Seccional com a assunção do Armando?

  17. Nossa esse escribapol deve ta com dor de corno, eita mau humor, aqui é democrático, mas fica tranquilo, com o ciclo completo as instituições não mais terão vínculo algum, já pensou nunca mais precisar olhar na xará de um PM, que maravilha né, imaginem pra eles, não precisar apresentar acorrencia pra um vagabundo como VC.

  18. Ao “Justiça”.
    Pra começar corno deve ser você. Não meça os outros com a sua régua. Vc não me conhece! E outra como vc mesmo disse aqui é um espaço democrático., portanto, eu falo o que eu quero seu cooooono!!!

  19. Escribapol:

    É tão “democrático” que esse(a) FILHO DA PUTA de “Justiça” (de merda) se acovarda em revelar qual UGE que, segundo ele(a), desfalquei!

    “Democracia” do anonimato oportunista!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  20. Escribol o corno foi só pra te deixar bravo, sem ofensas a sua senhora, que é de muito respeito, mas não precisa chamar PM de coxinha, blz, vamos no mínimo nos respeitar pela profissão universal que somos, policiais. Se VC entender esse ponte de vista, desculpe pela ofensas.

  21. Romário disse:

    20/09/2015 às 15:30

    Robson a mudança de um Comandante da PM muda a vida de todos nós. Quando um Oficial é substituído mudam se diretrizes,metas,focos,pois é o Oficial que comanda,determina,ensina aos praças o que fazer,pois sem os Oficiais não existe segurança pública já que praças sem comando são como órfãos sem os familiares.Viu como muda a tua,a minha,a nossa vida?pense nisso pois logo terás um Oficial como chefe.
    ————————————————————————————————————————————————————————
    ROMÁRIO, EU NÃO SEI SE VC É PRAÇA OU OFICIAL.

    UMA COISA É CERTA: É CLARO QUE A MANEIRA COMO ESCREVE É PM, APÓS VÍRGULA SE DA ESPAÇO PARA CONTINUAR ESCREVENDO.

    QUANTO A TROCA DE COMANDO NA RITA, NÃO SE SABE SE AS ARMAS FORAM ROUBADAS NO DECORRER DO COMANDO DO TELHADA OU DO MORELI, MAS SABEMOS QUE AMBOS NÃO TIVERAM CAPACIDADE DE ESCLARECER O ROUBO.

    ESSA OUTRA TRANQUEIRA QUE ACABOU DE SAIR, NÃO TEVE COMPETÊNCIA DE ACABAR COM O “FAMOSO” COMBOIO E VEJAM O QUE ACONTECEU COM UMA DAS VIATURAS QUE SÃO COMPRADAS COM O NOSSO DINHEIRO.

    AGORA VEM OUTRO PESTE PARA CRIAR OUTROS NANTES DA VIDA

  22. Desde seu início em fevereiro, as audiências de custódia em São Paulo permitiram o recolhimento de indícios de que ao menos 277 presos em flagrante sofreram tortura ou agressão praticadas por agentes de segurança. Policiais militares estão envolvidos em 79,4% dos casos.

    Os números são de relatório do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), obtido pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, sobre os seis primeiros meses do programa. Os dados contrariam declaração do secretário da Segurança, Alexandre de Moraes, de que não haveria “casos de arbitrariedade policial” relatados até o momento.

    Há dez dias, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade que todas as Justiças estaduais devem instaurar o procedimento. Além do combate à política de encarceramento em massa, um dos objetivos das audiências de custódia é coibir eventuais casos de violência policial na prisão.

    Uma vez que o programa torna obrigatória a apresentação a um juiz do suspeito detido em flagrante em até 24 horas, ficaria mais difícil esconder marcas de agressões e torturas. Os dados do TJ-SP foram coletados entre os dias 24 de fevereiro, quando o programa começou, e 31 de agosto. Nesse período, foram realizadas 7.852 audiências de custódia na capital. O levantamento mostra que, de início, 466 detidos declararam terem sido vítimas de maus-tratos por agentes de segurança.

    Resultado
    Todas as declarações passaram por apuração interna da Justiça, que as confrontou com outras informações, como laudos de exame de corpo de delito. O objetivo era evitar que policiais fossem investigados por casos em que houve uso legítimo da força ou até automutilação praticada pelos presos. Quando os indícios de violência foram confirmados, a denúncia foi encaminhada à corregedoria do órgão que fez a prisão.

    Após essa apuração, o TJ-SP pediu que 220 casos envolvendo a Polícia Militar e outros 45 registros com a Polícia Civil fossem investigados. Também foram encaminhadas outras 12 ocorrências para a Corregedoria da Guarda Civil Metropolitana (GCM), vinculada à Prefeitura de São Paulo. Nenhuma dessas investigações foi concluída.

    Há dez dias, o secretário da Segurança, Alexandre de Moraes, negou que tenha havido qualquer registro de violência policial desde o início do programa. “Toda pessoa é levada em 24 horas a um juiz e ele é quem vai analisar a questão da sua liberdade ou não. Isso evita qualquer arbitrariedade policial – e não tivemos casos de arbitrariedade policial”, afirmou.

    Confrontada com os números do TJ-SP, a secretaria reafirmou, em nota, que os casos levantados se tratam de “hipóteses” e “alegações feitas pelos próprios presos sem indício ou prova”. “Até o momento nenhuma hipótese foi comprovada.” Já a Secretaria Municipal de Segurança Urbana diz que instaurou apurações preliminares para todos os casos de agressões e a Justiça já foi oficiada do início do processo. “Não há prazo estipulado para resposta e cada caso é julgado de acordo com a sua peculiaridade.”

    As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

  23. É SÓ ACABAR COM O ROMÃO GOMES QUE ELES DEIXARÃO DE COMETER OS ABSURDOS.

    Apenas aguardo o fim da indecisão do JACARÉ, para ele ver com quantos paus se faz uma canoa! Quero acompanhar até quando ele postergará simples resposta, quanto a crer ou não em coincidências!

    Essas ocorrências de “roubos” de material bélico na PM paulista renderão muitos comentários, pois, já renderam muitas e muitas “coincidências”! Por falar nisso, e aquele “crime” do “atentado” contra o quartel da ROTA, como restou “solucionado” diante de “tanta competência” investigativa de quem quer o ciclo completo?

  24. E PRAONDE ELE IRÁ? NÃO TEM MAIS BATALHÃO QUE PRECISE DE AUXÍLIO AO TUPIMNOCAUSTO... disse:

    PM paulista matou quase 600 pessoas em 2015

    Levantamento feito pela Ouvidoria da Polícia Militar de São Paulo mostra que de janeiro a agosto de 2015, 571 pessoas foram mortas por policiais militares durante operações no estado de São Paulo; segundo o órgão da PM, os “assassinatos praticados por policiais se tornaram um hábito”; em todo o ano de 2014 foram 838 vítimas; pressionado pelos números, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) mudou o comando das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), grupo de elite da Polícia Militar, em meio a ocorrências envolvendo policiais, como a chacina que matou 19 pessoas em agosto

    SP 247 – Levantamento feito pela Ouvidoria da Polícia Militar de São Paulo mostra que de janeiro a agosto de 2015, 571 pessoas foram mortas por policiais militares durante operações no estado de São Paulo. Em todo o ano de 2014 foram 838 vítimas.

    Segundo o órgão da PM, os “assassinatos praticados por policiais se tornaram um hábito”. Pressionado pelos números, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) mudou o comando das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), grupo de elite da Polícia Militar, em meio a ocorrências envolvendo policiais.

    O comandante geral da Polícia Militar, Ricardo Gambaroni, fez um apelo em vídeo às tropas e disse que “as mortes de suspeitos só são toleradas em casos de legítima defesa” e que “antes de agir, cada policial militar deve refletir nas consequência de seus atos. Ocorrências forjadas estão levando nossos policiais para a cadeia. Para a Polícia Militar, os danos à imagem podem ser irrecuperáveis”.

    No dia 13 de agosto de 2015, 18 pessoas foram mortas e sete ficaram feridas em ataques realizados por indivíduos armados em 10 lugares próximos, em um espaço de tempo de ao menos três horas, nas cidades de Barueri e Osasco, vizinhas de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Uma adolescente de 15 anos, que havia sido baleado nos ataques, morreu dia 27 de agosto e se tornou a 19ª vítima da chacina.

    A principal hipótese apontada pela Secretaria da Segurança Pública é a de que policiais militares e guardas civis metropolitanos tenham cometido os crimes como vingança pela morte de um PM e de um guarda.

    © Todos os direitos reservados – Brasil 247

  25. O MP deu corda só para arreliar a PC – A COBRA CRESCEU – agora derrubam secretários – ameaçam o próprio governo com um apagão na segurança.

    O Grella disse ser preciso colocar uma focinheira, mas também foi derrubado.

    Quem se habilita colocar a FOCINHEIRA – Quem vai colocar o guizo no rabo do gato?

  26. O secretário podia acabar com esta bosta desta quadrilha de vez. gente que bate droga, rouba bancos, intruja, adultera provas, mata seus pares. tá fazendo o que no nosso meio? aliás, passou da hora de acabar com a pm. todo mundo metendo pau na coréia do norte que fica lá do outro lado do mundo, que é um perigo, blablabla,,,só lá e aqui tem pm na rua. ninguém vê

  27. Pessoal me desculpem. Sou cidadão e a família inteira é da polícia, tanto PM, quanto PC. Poxa quanta bobagem escrita por pessoas que, nem sempre, são policiais de verdade, afinal, internet aceita tudo. Vamos pensar nas carreiras, na sociedade, nos salários, na vocação, no trabalho conjunto. TODOS vocês tem papel importante pois tratamos de uma engrenagem que não escapa ninguém, nem eu como cidadão. Portanto, peço a vocês, que escolheram essa profissão tão discriminada e difícil (que não vai mudar, não importa o quanto ganhem e o quanto mudem as regras, pois lidar com merda, escória, é permanecer o tempo todo fedido), que foquem naquilo que escolheram, ou seja: SERVIR e PROTEGER. Muito obrigado, pequeno apelo desse cidadão. Desculpem e obrigado.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s