Trabalho escolar classifica Polícia Militar como ‘grande problema da atualidade’ e causa polêmica 36

Um trabalho escolar sobre o filósofo Michel Foucault realizado por um aluno da Escola Estadual Professor Aggêo Pereira do Amaral, em Sorocaba (SP), causou polêmica esta semana nas redes sociais por criticar a Polícia Militar e concluir que a corporação é “o grande problema da atualidade”.

A imagem do cartaz foi divulgada pela própria PM de São Paulo através de seu perfil no Twitter. Nela, aparece um desenho de um esqueleto com farda da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) segurando uma premiação com um cadáver dentro. No “troféu” ainda está escrito: “Pelos relevantes serviços prestados”.

Projeto era baseado em reportagens e no livro 'Vigiar e Punir' de Michel Foucault. (Twitter)Projeto era baseado em reportagens e no livro ‘Vigiar e Punir’ de Michel Foucault. (Twitter)

A corporação classificou a abordagem como infeliz. “Não queremos acreditar que, em pleno século XXI, profissionais da área de ensino posicionem-se de maneira discriminatória, propagando e incutindo o discurso de ódio em desfavor de profissionais da segurança, estimulando seus alunos a agirem sem embasamento e direcionando-os de acordo com ideologias anacrônicas, que em nada contribuem para a melhoria da sociedade”, diz trecho do comunicado publicado em nota, que cita diretamente o professor responsável, Valdir Volpato.

Fachada da Escola Estadual Professor Aggêo Pereira do Amaral, em Sorocaba. (GoogleMaps)Fachada da Escola Estadual Professor Aggêo Pereira do Amaral, em Sorocaba. (GoogleMaps)

Entretanto, a Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba justificou, em resposta, que o trabalho na disciplina filosofia é baseado na obra do livro “Vigiar e Punir”, do francês Michel Foucault, em paralelo com reportagens publicadas nos principais veículos de comunicação. “O trabalho não reflete a opinião do professor ou da instituição de ensino”, diz o órgão. “[O projeto] tem cunho pedagógico e estabelece a discussão sobre determinado tema, visando orientá-lo sem cercear o direito de livre expressão.”

Volpato não se manifestou sobre o assunto. Nas redes sociais, os alunos da escola Professor Aggêo Pereira do Amaral criaram a hashtag #SomosTodosValdir em solidariedade ao professor e acrescentaram que o cartaz faz parte de um trabalho sobre o sistema penitenciário brasileiro.

Abaixo, leia o comunicado da Polícia Militar de São Paulo na íntegra:

Esclarecimento e Repúdio – Cabe à Diretoria de Ensino, Região de Sorocaba, pronunciar-se sobre a veracidade do material e sobre a real qualidade de professor do senhor VALDIR VOLPATO.

Não queremos acreditar que, em pleno século XXI, profissionais da área de ensino posicionem-se de maneira discriminatória, propagando e incutindo o discurso de ódio em desfavor de profissionais da segurança, estimulando seus alunos a agirem sem embasamento e direcionando-os de acordo com ideologias anacrônicas, que em nada contribuem para a melhoria da sociedade.

A Polícia Militar de São Paulo e seus policiais, retratados numa infeliz charge, sempre difundida por determinados e conhecidos grupos, sempre foi e será grande defensora dos Direitos Humanos e dos deveres morais, éticos e legais da sociedade.

Estimular trabalhos apenas com pesquisas em Internet, matérias jornalísticas e material de criação confeccionados por pessoas parciais, está longe de ser uma metodologia aceitável. É preciso ter responsabilidade no processo de ensino.

A Polícia Militar está, como sempre esteve, de portas abertas a quem quiser conhecê-la e repudia a postura do infeliz professor, caso efetivamente tenha ocorrido esse erro lastimável.

  1. PORRA GUERRA!

    ACONTECIMENTO HISTÓRICO NA BAIXADA SANTISTA E VOCÊ NÃO PUBLICOU? PORRA GUERRA! NÃO PERCA A OPORTUNIDADE!

    PORRA GUERRA, TALVEZ TAL FATO NUNCA MAIS VOLTE A OCORRER!

    UM DELEGADO DE POLÍCIA JUNTO COM CAPITÃO DA PM PRENDENDO EM FLAGRANTE DOIS ASSALTANTES INSTANTES APÓS O DELITO? PUSTA OCORRÊNCIA E NADA?

    PORRA GUERRA, OS “CARA” SÃO CANA DURA GUERRA!

    PS: tipo jacaré, vai que cola…

  2. Pode não ser o único, mas é um dos grandes problemas sim, assim como o é a polícia civil! Com salário miseráveis, falta de pessoal, de equipamentos, de estrutura, de treinamento etc, ainda é um milagre tais instituições existirem! Mas como todo organismo que está deficiente e doente, trabalha de forma irregular, assim está acontecendo nas polícias, que estão a beira da morte!

  3. Concordo plenamente com o que disse nosso amigo Robson. Acrescentando apenas que nao estamos a beira da morte, mas sim que ja morremos e esqueceram de nos enterrar.

  4. As instituicoes policiais sao serias, entretanto, para que as mesmas consigam exercer as suas funcoes constitucionais, faz-se necessario, nao um pouco, mas muita vontade politica para que ocorraram mudancas serias e pontuais. Sou a favor da unificacao das policias civil e militar, com comando unico. A sociedade quer uma policia forte, que seja efeciente e nao truculenta. Quer uma policia amiga e nao inimiga. E facil fazer isso. Como: 1) Unificacao das policias; 2) Mudanca na Contituicao para isso; 3) Comando unico; 4 ) Valorizacao efetiva dos profissionais de forma financeira; 5) Condicoes adequadas de trabalho; 6) Hierarquia e possibilidade de ascender na carreira. Existencia de apenas 4 carreiras:Delegado, Agente de policia e perito. Todos com nivel superior e salarios dignos. Facam isso e terao osresultados esperados acima citados. Abraços a todos.

  5. unificacao das policias pressupoe que nao existira delegados e oficiais
    o modelo da policia rodoviaria federal e que seria implementado

  6. Eu sou a favor do diálogo e da discussão, não briga, mas na troca de argumentos opostos com objetivo de aumentar a visão de mundo.

    Se minha compreensão estiver certa, para Foucault, a questão era a dominação do Estado sobre as pessoas. Por melhor que fossem a polícia, a escola e a prisão, ainda seriam instrumentos de dominação.

    “Para Foucault, a escola é uma das “instituições de sequestro”, como o hospital, o quartel e a prisão. Espaços que moldam o pensamento e conduta do homem.”

    http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao/michel-foucault.shtml

    E eu sou CONTRA A CENSURA, mas é preciso SEMPRE ACOMPANHAR E DISCUTIR O QUE É ENSINADO e praticado intramuros das escolas, dos quartéis e de toda e qualquer instituição pública. Ainda mais no Brasil.

  7. Parabéns a este estudante por ter a coragem de expor o que secretários governantes e políticos não tem.

    Esse sistema de segurança pública é uma excrescência, e tem como base a covardia de nossa sociedade de encarar o problema e resolvê -lo.

    O Ministério Público e o Judiciário abdicam de seu papel ante a justiça criminal quando apenas tomam conta do assunto pontualmente. Cabe ao judiciário apreciar a prisão de cada cidadão que tem sua liberdade restrita por um policial. Cabe ao MP propor medidas judiciais e opinar por elas diretamente e dirigir a persecução desde o início e essa persecução deve ser célere, eficaz, simplificada e seguir o princípio da oralidade.

    Cada policial deve ter o dever de, prendendo uma pessoa, levar um auto de prisão simplificado contendo um resumo da prisão e o máximo de dados qualificativos possível, submetendo desde logo o preso ao juiz em audiência para decidir acerca do destino dele. Devem ser editados meios de barganha criminal propostos pelo MP em caso de crimes de menor gravidade e manutenção de prisão de criminosos efetivamente perigosos . Crimes menos graves devem ser julgados em audiência logo em seguida a prisão, simplificando os meios recursais.

    Inquérito policial que hoje tem a forma de um verdadeiro processo deve ser extinto. A polícia deve ser única e civil, com carreira única. A figura atual dos delegados de policia deve ser reformulada para colocar esta classe de policiais para integrar equipes de investigação que devem conter peritos trabalhando junto.

    A PM deve ser reaproveitada e limpa desse cancro chamado militarismo. Os policiais que nela tenham talento para investigação devem integrar as equipes investigativas, os demais escolhem entre atividades de patrulhamento ou defesa civil. O boletim de ocorrência deve ser simplificado e redigido pelo próprio queixoso em um formulario, digitalizado e despachado diretamente para a mesa de uma equipe de investigação para serem tomadas providências de apuração com relatório direcionado para um policial que decida pelo eventual arquivamento provisório quando não seja desde logo elucidado o fato mas sirva para perquiricoes futuras.

    Auto de Prisão em flagrante deve ser feito pelo policial que prendeu como relatório sucinto e mandado desde logo para um juiz de plantão juntamente com o preso para audiência preliminar ou de custódia. A preservação do local de crime deve ser feita pela equipe de investigação integrada por peritos, delegados e investigadores, cabendo aos delegados sua função essencial de coordenar as investigações e sugerir medidas criminais ao MP e ao Judiciário de modo célere sem protocolos burocracia trabalhando lado a lado com eles e com acesso permanente 24h.

  8. acho gozado tantas reclamações de salário baixo, como se alguém fosse obrigado a estar na policia, tem um monte de concurso aberto, prestem outros com remuneração melhor, deixem a policia p/ quem gosta de policia, quando entraram o salário já foi informado, agora ficam ai atras de uma mesa, reclamando…

  9. apap disse:
    20/09/2015 ÀS 9:55
    acho gozado tantas reclamações de salário baixo, como se alguém fosse obrigado a estar na policia, tem um monte de concurso aberto, prestem outros com remuneração melhor, deixem a policia p/ quem gosta de policia, quando entraram o salário já foi informado, agora ficam ai atras de uma mesa, reclamando…
    __________________________________________________________________________________________________

    Não fala besteira cidadão………………quem entrou na PC antes dos governos do PSDBosta …………principalmente Investigador e Escrivão……….tinham um piso salarial de 10 salários mínimos………….te pergunto, em quantos salários mínimos está hoje os salários dessas carreiras ?????

    Perdemos também a Aposentadoria Especial com integralidade e paridade………….

    Estamos sendo roubados por este governo a mais de 20 anos e você acha correto ?

    Quem senta à mesa com Secretário de Segurança e Governador e omite estas mazelas, são cúmplices da destruição da PCSP.

    Esta alegação é típica de brasileiro…………primeiro meu pirão, os outros que se phoda…..

  10. BELO DIZERES.
    Deveriam inclusive impor cartilhas nas escolas públicas ensinando os jovens das classes menos favorecidas de como lidar com esse câncer que se chama polícia militar.
    No meio dessa corja, até padre oficial mete a mão onde não deve, no dinheiro!

  11. Trabalho usou como fonte a imprensa obrigatória para vestibular. Natural o estudo.
    O problema que as primeiras paginas são dedicadas ao PT e impeachment. As mortes vão para algumas colunas ao fundo, mas estão lá. “A TIPICA MEIA CUPA, DA IMPRENSA PARA DIZER QUE MOSTRA SIM OS PROBLEMAS”.

  12. Noticias como esta estão lá, mas nunca verá em letras garrafais o nome SABESP, onde se fala somente uma vez o nome de quem foi ineficiente, e no final ainda se faz a defesa. Bom esta dentro da noticia, mas diante do texto pode-se ver a culpa do governo, mas se fosse o PT, ai veria PT, PT, PT…. até chegar na criminalização. É nesse País dentro do Brasil que vivemos alienados, a ponto de ver a PM intimidando uma opinião baseada em informações da imprensa de leitura indicada para vestibulares.
    http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,cantareira-tem-transicao-catastrofica–diz-estudo,1765125

  13. Todo trabalho deve ser feito de forma imparcial e ouvir as partes antes de tomar uma decisão ou ser publicado como verdade absoluta. Aí pegam e embasam um estudo em notícias que são, em sua maioria, manipuladas para serem vendidas!!!!

    Esse é o problema das drogas: destroem a capacidade de pensar das pessoas.

  14. Bem, o pessoal que fez o trabalho, bem como seu orientador, se um dia forem vítimas de crimes, certamente não chamarão a polícia, já que essa é o grande problema da sociedade brasileira, não é?
    O professor não é responsável por seus alunos? Ok. E se o trabalho tivesse concluido que: os negros, pobres, imigrantes, judeus, gays, etc. Fossem um grande problema da atualidade? Os bandidos não usam força física? Essa reportagem lembrou-me daquela cartilha do PCC que foi distribuída nas escolas públicas paulistas no governo SERRA, que após denuncia na TV, mandou recolhê-las.

  15. Fonte: Blog Mil razões.

    “Há um remédio para as culpas: reconhecê-las.” – Franz Grillparzer
    “A principal e mais grave punição para quem cometeu uma culpa está em sentir-se culpado.” – Séneca

    Segundo o dicionário, a culpa é “um sentimento de responsabilidade e remorso por uma ofensa, crime, erro, quer seja real ou imaginária”. Contudo, culpa é muito mais que isso… É um sentimento que faz parte da condição humana, que provoca grande dor, tristeza e sofrimento naquele que se sente culpado, ocorrendo assim, um julgamento interior.
    A culpa surge quando detectamos que erramos, ou reprovamos algumas das nossas acções ou pensamentos.
    Muitas vezes o ser humano não consegue lidar com a própria culpa, limitando-se apenas a omiti-la, vivendo uma dor solitária e não compartilhando com ninguém, por vergonha do seu acto que é, por si, reprovável. Temos medo de ser apontados, de ser reprovados!
    A culpa é uma reavaliação de um comportamento passado visto como reprovável.

    É importante saber reconhecer a culpa e saber lidar com ela; contudo, no ser humano surge uma incapacidade de lidar com o erro, uma lamentação interior daquilo que já ocorreu.
    Surgem também falsas crenças (verdades em que acreditamos), convicções que nos levam a ter culpa e que, na realidade, podem não ser verdade. É importante a sua desmistificação, ou seja, estar atento à realidade, aperceber a falsa convicção.
    Todos já sentimos culpa, esporadicamente, mas existem pessoas que vivem constantemente com a culpa. Carregam uma cruz e não conseguem “ver-se livres dela”. Será que são mesmo culpados? Ou vivem com uma falsa crença?
    A culpa é muito subjectiva, é uma avaliação pessoal que fazemos do nosso acto passado. Será que essa avaliação é fidedigna? Que legitimidade temos para nos culparmos?…

    Liliana Pereira
    ______________________________________________________________________________________________

    Único e eficaz remédio para as Polícias Militares brasileiras: extinção já!

  16. OPTEL FEROZ - (LEMBRO-ME COMO SE FOSSE HOJE DAQUELE TEATRO DE NOME RUTH ESCOBAR) disse:

    REESTRUTURAÇÃO JÁ!

    FIM DOS PLANTÕES NOTURNO
    PLANO DE SAÚDE AMIL
    IMPLANTAÇÃO DE CARTÃO DE VALE REFEIÇÃO
    FIM DOS PRAZOS PARA CONCLUIR IP
    FIM DA CARGA HORÁRIA DE 12 HORAS
    AR CONDICIONADO NOS PLANTÕES
    VALE LIVRO PARA OS AGENTES DE TELECOMUNICAÇÕES
    FIM DOS BOLETINS DE OCORRÊNCIAS DE PERDA

  17. OPTEL FEROZ - (LEMBRO-ME COMO SE FOSSE HOJE DAQUELE TEATRO DE NOME RUTH ESCOBAR) disse:

    BONIFICAÇÃO DE 40% PARA AGENTEL EM CIMA DO BASE

    FIM DA POSSIBILIDADE DE OPTEL FAZER B.O

    NÓS AGENTES DE TELE SOMOS A MELHOR CARREIRA DA PC-SP

    VAMOS NOS UNIR

    PELA COLOCAÇÃO DE AR CONDICIONADO NAS SALAS DE MEIOS

    PELA AUMENTO DO SALÁRIO DOS OPTÉIS EM 30%

    COMO SOMOS A CARREIRA QUE MAIS A PC PRECISA ATUALMENTE, NADA MAIS JUSTO QUE TERMOS UM BENEFÍCIO DIFERENCIADO COMO O “BÔNUS INTELECTUAL” NO VALOR DE 800 REAIS!

    VAMOS NOS UNIR, CHEGAR DE LEVARMOS A PC NAS COSTAS!

  18. Vai ver nunca usaram esse livro, vai ver só souberam dele através do filme tropa de elite. Esse professor aplicou legal criou uma tremenda polêmica, ganhou 15 minutos de fama e quem sabe se candidata a alguma coisa no ano que vem, parabéns. Como já diziam “Em terra de cego, quem fura os olhos dos outros vai se garantindo”. Foucalt só fez sucesso na época dele por causa desse livro, não fez mais nada que se aproveite e até hoje é usado por quem quer causar polêmica.

  19. O salario do pessoal da Segurança Publica ta ruim, mas tive a curiosidade de consultar os vencimentos do professor Valdir Volpato. Acreditem , R$ 1944 bruto. R$ 1625,00 liquido.

    ENQUANTO ISSO UM SD DA PM COM 1 MES NA CARREIRA GANHA 3 MIL.

    TALVEZ TENHA SIDO ESTA A BRONCA DO PROFESSOR!!!!

  20. Alguém tem o telefone do Batman???? Acho que muita gente vai precisar. A escola pública está uma beleza mesmo, quase não vemos elas envolvidas em situações negativas, não é mesmo? Agora se o ensino público está um lixo, se a segurança pública também está um lixo, se a sabesp não investiu, se a conta de luz está um assalto, se a saúde pública é o que é, se o transporte público é uma vergonha, de quem é a culpa? Do professor, do policial… Não, a culpa é do público, é o público que detém o voto, é o público se deixa escravizar.

  21. to cagando de rir!!! (21/09/2015 às 1:45)

    O salario do pessoal da Segurança Publica ta ruim, mas tive a curiosidade de consultar os vencimentos do professor Valdir Volpato. Acreditem , R$ 1944 bruto. R$ 1625,00 liquido.

    ENQUANTO ISSO UM SD DA PM COM 1 MES NA CARREIRA GANHA 3 MIL.

    TALVEZ TENHA SIDO ESTA A BRONCA DO PROFESSOR!!!!

    ================================================================

    Depende muito do número de aulas.

    E a maioria dá aula para o Estado, para o Município e até para escola particular. Ou seja, são até três salários ou mais, dependendo da força do professor.

    ABDIEL CESAR BRANCO PROFESSOR EDUCACAO BASICA II 833,47 833,47 642,24
    ABDIEL CESAR BRANCO PROFESSOR EDUCACAO BASICA II 5.332,83 4.906,83 4.128,98
    ABEL DO NASCIMENTO PROFESSOR EDUCACAO BASICA II 3.945,21 3.945,21 7.222,98

    http://www.transparencia.sp.gov.br/busca-agentes.html

    E, sinceramente, professores, policiais e médicos deveriam ganhar bem mais. E educação, segurança e saúde deveriam ser reformuladas para atender às demandas da sociedade. Essa coisa de fingir que tem educação, fingir que tem segurança e fingir que tem saúde para COBRAR IMPOSTOS só leva o Brasil para o buraco.

  22. Cel.Pm, AUTORIDADE MILITAR, como gostam de ser chamados, esqueceram …

    Meu falecido Pai dizia que havia e há um velho ditado ” QUEM BATE SE ESQUECE, MAS QUEM APANHA NUNCA

    ESQUECERÁ ” .

    Quantos movimentos, manifestações, os senhores sentam o cacete nos Professores, Sem Tetos, Condutores de ônibus e

    etc., até na Co-Irmã Policia Civil .

    O Nosso governo manda e os senhores cumprem .

    Agora o digníssimo Professor tem que orientar sim os seus alunos que votando em Oficiais Pms lhes darão força para que a

    verba da Pm seja maior e com isso adquiram uns Porretes mais grossos e maiores para sentarem o cacete nos que , como

    esse jovem estudante que teve a coragem de se manifestar contra suas atitudes.

  23. Ninguém gosta de Polícia, então façamos o seguinte: Zóim de vidro e cuidemos de nossas famílias. A nossa segurança a gente faz. Agora deixa eu tomar minha geladinha que a noite tá quente prá caralho! Foda-se sociedade imunda e hipócrita!

    Abraços!

  24. Ninguém gosta de Polícia, não vou chorar por isso, faz tempo que tenho “zóim” de vidro e a minha segurança e da minha família eu faço, e faço muito bem. Bom, deixa eu tomar minha geladinha que a noite tá quente, bonita e gostosa! Dane-se sociedade imunda e hipócrita!

    Abraços!

  25. MILITARES GENÉRICOS

    A sociedade é civil – pô, ajuda aí – A polícia tem que ser só civil.

    Em país democrático o policiamento ostensivo é feito por policiais uniformizados – não fardados.

  26. E esses caras fazem lobe contra qualquer propostas que tentam melhorar a polícia civil.

  27. Depois desse trabalho,elabore um com o título: COMO DEVE SER O COMPORTAMENTO DO ALUNO NA SALA DE AULA E INTRAMUROS DA ESCOLA, dou o saco pra cortar se alguém lerá, talvez não pois as escolas são um paraíso, a sabedoria exala pelos corredores, a educação no tratamento de um para com o outro então é britânico, etc

  28. Valdir de Souza (21/09/2015 às 11:07)

    Pode ser só impressão minha, mas acho que ele está mudando.

  29. exescravão: (desculpe-me pela demora na resposta, o que é muito diferente de JACAREZAR)

    Concordo com você! Ele está mudando ….. “pra” pior: ao invés de se defender só o com o rabo, agora ele vai “cair de boca”!

    Por que você acha que ele optou por ficar banguela???

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s