DIÁRIO DOS ESQUECIDOS – INVISIBILIDADE POLICIAL 33

Boa tarde Dr. Guerra. Solicitamos a divulgação do nosso texto.

Agradecemos.

INVISIBILIDADE POLICIAL

O que seria da Polícia Civil se esta utilizasse os recursos humanos que possui em favor da sociedade e não em benefício dela mesma?

Em tempos de dificuldades financeiras, não seria prudente buscar uma melhor distribuição de seus funcionários?

É comum ouvir nas unidades policiais, funcionários reclamando sobre o excesso de trabalho. Apontam como solução para extinguir este mal, a contratação de novos policiais. Esquecem-se que seria mais viável, sem contar a ausência de ônus ao Estado, uma melhor distribuição destes.

Infelizmente, a quantidade de policiais civis exercendo atividades burocráticas, totalmente apartadas dos trabalhos natureza policial, é enorme.

Por apadrinhamento, covardia, ou por ambos, estes funcionários exercem atividades de motoristas, porteiros, manobristas, entregadores de documentos, consertadores de computadores, carimbadores e outras ainda mais insignificantes.

Com escalas privilegiadas, a maioria destes funcionários nunca trabalharam em uma investigação policial. Nunca chegaram nem perto de realizar uma prisão. Em resumo, nunca foram policiais.

É notório que os tempos em que vivemos, favorecem essa atitude nas pessoas. Mas até quando os dirigentes da Polícia Civil aceitarão inertes essa condição? A impressão que se tem, é que também são beneficiados por esta mão de obra criada para atender interesses diversos e agradar alguns.

Afinal, há inúmeras vantagens em permanecer “escondido”, deixando de ser policial e sendo apenas um funcionário público prestando serviços na Polícia.

  1. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    Quem sabe se esta inoperância não advém de decisões impensadas de certas “almas” que somente possuem amargura em seus corações?

    Quem sabe se esta benevolência somente se estende àqueles filhos relapsos e incompetentes e que ocasionalmente adentram pela porta dos fundos e que se servem dos benefícios do quinto dia útil?

    Quem sabe se são somente para àqueles que possuem pedigree?

    Caronte.

  2. A resposta a essa questão é simples: o policial civil não tem chefe, tem dono. Me formei na ACADEPOL em 2001 e fui para o DEATUR (talvez pelo inglês fluente), lá fiquei três meses, após a troca da chefia e delegados, mandaram-me para o DAP onde estou até hoje. Tentei sair várias vezes mas, não deixaram ir nem para o IML.

  3. Falta comando na Policia Civil. Basta andar alguns quarteirões na região da Rua Brigadeiro Tobias para ver que pra fazer o serviço de controle de trânsito, portaria, etc não precisa ser de carreira policial. Concordo que muito que ali estão não servem mesmo para o serviço policial. Mas a maioria é de gente que não quer saber de trabalhar mesmo. Troquem todos por trabalhadores celetistas. Gostam de elogiar a Policia Federal, portanto tentem fazer igual. Eu teria vergonha de ter de trabalhar numa portaria do Palácio da Policia ou na Garagem da Alfredo Issa. A propósito, alguém sabe quem ē o Delegado Geral?

  4. Aqui no interior a falta de policiais civis é tão grande que vejo todas as carreiras misturadas. Vejo carcereiro na rua, investigador na escolta, investigador fazendo estatísticas, agente telecomunicações fazendo rdo em plantão, escrivão cumprindo o.s. e intimação, escrivão chutando porta, delegado fazendo entrega de ip no fórum, auxiliar de papiloscopista em cartório central, todos levantando trampo. Isso é a realidade da polícia no interior . E ninguém reclama. Afinal trabalhamos dentro de uma grande família

  5. Sinceramente, as vezes fico penso, qual é a pior, a PM ou a PC???? Será que tudo é culpa do governo mesmo? ou nós meros tupiniquins temos em nosso sangue a velha cultura (ou lei de Gerson para os mais antigos) de “Levar vantagem em tudo” e deixar o resto que se exploda?

  6. Discordo, o serviço policial não trata-se tão somente de investigar e prender . Para que o policial esteja na rua devidamente paramentado é necessária toda uma infraestrutura que um funcionário comum não tem ideia. É preciso ser policial e conhecer a rotina mesmo que de longe para oferecer o melhor para aqueles que estão na linha de frente. Acho um discurso fundamentalista dizer que policial é o cara que está na rua existem serviços burocráticos que exigem muito mais “expertise” e conhecimento empírico do que uma investigação.

  7. Essa é uma solução boa para encobrir a INCOMPETÊNCIA dos governos tucanos, a mais de 20 anos no poder do Estado mais rico da Federação…….

    Somos faxineiros mesmo, ou a síndrome do vira lata nos pegou…………o desgoverno arromb… a Seg. Pública, em especial a Polícia Civil por mais de 20 anos………..isso mesmo……….para os brasileiros de memória curta………..mais de 20 anos….

    E sempre nós mesmos somos culpados…………isso é discurso de dirigente que, para manter a cadeira, tem que tirar leite de pedra…..

    Quem está a mais de 20 anos na PC, sendo massacrado, está MOTIVADO a exercer suas funções ???

    Os policiais mais novos tem que aprenderem uma coisa………….deem suas opiniões se colocando no lugar de quem já carregou muita pedra……

    Só concordo com o texto acima, quando se referirem aos novos policiais que já entram e se encostam, sem adquirirem qualquer experiência….

  8. Círculo vicioso:

    O Desgoverno rouba a aposentadoria especial…………envelhece a Polícia……..e policiais mais novos querendo se encostarem, ………………resultado ?

    Essa bagunça e improdutividade………………………….

    Se é proposital para por um fim à Polícia Civil, eu não sei…………mas será que ninguém enxerga isso ???

  9. ELIANE VOCÊ ESTA CORRETA, POIS DO QUE ADIANTA O CARA ESTAR NA RUA PARA LEVANTAR UM CRIME E DEPOIS NÃO TEM CAPACIDADE PARA REDUZIR TUDO AO RELATÓRIO.

  10. é verdade estas criaturas são tudo menos policiais donos de firmas de segurança só aparecem no final do mês para assinar isso quando levam na firma destes para assinar , outros fazem bicos de segurança durante o expediente, outros são contadores na Seccional finanças , outros são donos de frotas da policia viaturas , ou seja , policia é bico e o que pior são escrivães investigadores e delegados , não são agentes muito menos contratados . verdadeiro peculato desvio , e vagabundice além é claro do dinheiro que move todos .

  11. Quem tem que investigar é o Investigador.
    E é muito raro ver Escrivão em, desvio de função.
    Os demais operacionais são bombril, 1001 utilidades.

    Engana-se quem pensa que o trabalho administrativos das Seccionais é dispensável.

    As Seccionais que suprem todas as unidades policiais com material de escritório, manutenção de vtr, pagamento de diárias, folha de pagamento, recursos humanos, etc…

    O DGP anterior chegou a dizer que teria concurso para Oficial Executivo, cargo com nível superior, para trabalhar nas seccionais na área administrativa, mas ficou apenas na promessa.

  12. TRABALHO ADMINISTRATIVO É PARA OFICIAL ADMINISTRATIVO… CHEGA DE POLÍCIA COVARDE FAZENDO ESSE TIPO DE SERVIÇO… TERCEIRIZAÇÃO EM PORTARIAS… CHEGA DE FUGIR DO SERVIÇO!

  13. MEDROSOS ESCONDIDOS ATRÁS DOS OUTROS… FAÇAM CONCURSO PARA ESCREVENTE DO FÓRUM!

  14. Para cada policial na rua, deve haver pelo menos 50 em atividades de “apoio”. Absurdo que deveria ser atacado pelos Diretores e pelo DG.

  15. QUER TRABALHAR INTERNAMENTE, SEM RISCO, SEM SE INDISPOR COM O CRIME… FAÇA CONCURSO PARA OUTRA SECRETARIA…

  16. a policia civil esta hoje quase que na sua totalidade empenhada nos inquéritos.

    em uma delegacia umas das poucas tarefas produtivas estão em que o escrivão registre e atenda bem a população.
    pois o plantão policial é o espelho da policia civil , é nele que todos apostam, então acham que um bom atendimento no plantão ja é o suficiente , pois serão elogiados neste item , deixando a população contente.

    o que esta atravancando a policia civil são aqueles montes de inquéritos, que nunca dão em nada.só trabalho e perca de tempo.

  17. LENDO ESTE TEXTO, QUERIA FAZER ALGUNS COMENTÁRIOS.
    DESTES MUITOS POLICIAIS QUE SE ENCONTRAM EM ATIVIDADES DE APOIO, SE VERIFICARMOS, A SUA GRANDE MAIORIA, JA SOFREU OU VEM SOFRENDO COM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, SINDICÂNCIAS, E COISA DO GENÊRO, QUE ACABARAM CULMINANDO EM SUA GRANDE MAIORIA, EM SOLICITAÇÕES PARA EXERCEREM ATIVIDADES PARALELAS. VEJO ALGUNS COMENTÁRIOS DIZENDO MEDO OU COISAS DO GÊNERO. TALVEZ SEJA VERDADE. MEDO DE EXERCER A ATIVIDADE FIM, POR TER QUE ENFRENTAR, PRIMEIRO O DELEGADO QUE QUER ENCONTRAR UM ERRO PARA PREJUDICA-LO, DEPOIS O JUDICIÁRIO QUE VASCULHA O INQUÉRITO NÃO PARA CULPAR O INDICIADO, MAS PARA PREJUDICAR O POLICIAL QUE EFETUOU A PRISÃO.
    RESUMINDO, HOJE O POLICIAL ESTA SÓ, SEM CARREIRA, SEM APOIO, SEM PERSPECTIVA, APENAS CUMPRINDO ESCALAS E ESPERANDO SEU TEMPO DE APOSENTADORIA, E ASSIM FICA BEM MELHOR O NÃO ENVOLVIMENTO EM APURAÇÕES DE CRIMES, SUA FINALIDADE FIM

  18. atualmente no plantão policial os tiras só faz um trampinho quando a pm traz um flagrante.
    pois alem de atender o telefone, terão que auxiliar o escrivão, tirando DVC legitimar o preso, depois de dar um pelado e coloca lo no corró, depois que o escriba fazer toda a papelada , cabe ao tira pegar as assinaturas do mala no corró.
    ao final do flagrante , os tiras põe o mala no camburão e o levam p/ o IML , e o remove para a cadeia de transito,
    após isso leva a VTR ao dp , e esta terminado o plantão dos 02 tiras..

    moleza né ?

  19. o que descrevi acima não é um relato para denigrir a função do tira , mas sim , que não estamos sabendo como
    aproveitar os policiais que estão na ativa , estamos os tornando ociosos, por falta de criatividade dos nossos superiores.
    ao qual é responsavel pela máquina – policia civil de são paulo-.

    querem um exemplo ? darei apenas um …

    ex= como é que pode uma pessoa ser presa por pensão alimenticia la no fundão da 3º seccional …. e a vaga ser designada para uma cadeia propria , que não seja uma pertencente a 3º seccional ?

    não ficaria mais fácil a transferencia do mesmo na propria seccional ?

    porque dificultar isso ?

    sera que o deplan precisa voltar ?

  20. o gafanhoto esta com toda a razão.

    trabalho na zona norte, e fico muito revoltado quando tenho que remover preso de pensão alimentícia para outra
    delegacia que não seja a da minha seccional, e tenho que atravessar a cidade, eu fico doido com isso.

    é que aqui na minha seccional temos uma cadeia de pensão alimentícia .
    então porque não podemos levar o pensão para a nossa cadeia da seccional ! porra..
    que logistica mais atrapalhada é essa que fazem. é só p/ fuder o puliça ?

  21. Vamos terceirizar funções que nada tem a ver com as funções policiais… Chega de esconder esses vagabundos…

  22. Terceirização para as funções não policiais… Chega de tanto vagabundo abrindo portas e manobrando viaturas…

  23. Tenho um cartório volumoso, com mais de sessenta procedimento. Sorte que não puxo plantão e nenhuma escala extra. E tb não faço B.O..

  24. O governo tem que contratar Oficial Administrativo, e criar a carreira de AGENTE DE SEGURANÇA para os prédios
    públicos como na Federal..com posto fixo do inicio ao fim da carreira..

    de cara colocaria se uma equipe para substituir estes policiais , que ficam em portarias, e cuidando de predios vazios
    a noite, incluindo as delegacias, sobraria policia pra caramba se fizessem isso.
    de cara incluiria mais de 1000.00 PCs pra trabalhar de policia de verdade…

    e seriam porteiros ou pirriu como estão hoje.

  25. pra dar risada.

    1- qual a sua profissão ?
    R= sou Policial Civil.

    2- qual sua carreira ?
    R= investigador policial.

    3- desde quando voce é investigador ?
    R= sou do concurso do ano de 2010. tenho 05 anos de atividade policial.

    4- onde o sr esta lotado ?
    R= em uma delegacia da zona leste.

    5- qual é o horario do seu plantão ?
    R= faço o plantão noturno das 20.00 hs as 08.00 hs da manhã.

    6- e no seu plantão tem flagrantes ou bós e público. com delegado e escrivão.
    R= não .

    7- então o que o sr faz lá rsrsrsrsrsrrsrsrsrs ?
    R= eu tomo conta do prédio !!! ,eu chego e sento na cadeira , e fico a noite toda no QAP rsrsrsrsrsrsrsrs..

    8- rsrsrsrsrsrsrsr
    R= rsrsrsrsrsrsrs

    9- o que o sr faz mesmo rsrsrsrsrsrsrr ?
    R= eu sou um investigador de policia concursado do IP 2010 rsrsrsrs.

    10- e o sr se considera um bom policial rsrsrs? ou não passa de um perriu rsrsrsrsrs ?
    R= sim. eu sou um tira , e faço o que me mandam .mas faço serviço de perriu rsrsrsrsrsrs.

    11- o sr nunca fez nada alem disso , na policia ?
    R= de vez em quando eu abasteço a VTR do chefe .rsrsrsrsrsrsrsrs.
    enquanto durar isso eu ficarei feliz….
    mas eu sou um policial.queiram ou não rsrsrsrsrsrsrs.

  26. Eu ainda vou conseguir uma permutazinha para trabalhar no prédio da Brigadeiro Tobias, 527 Quero ir “trabalhar” numa daquelas salas com pisos de taco, divisórias de madeira do tempo do rococó, e olhar pela janela o centro velho de São Paulo, contemplando-o com um cafézinho passado na hora e aguardando o final de semana chegar para “descansar”.. (risos). Isso sim é fazer Polícia!

    Abraçosssssss

  27. E os maçanetas são promovidos antes por estarem sempre lambendo as bolas do chefe.

  28. contemplando o centro velho com um cafezinho passado na hora, nada melhor…kkkkkkkkkk

  29. Texto e ideias camufladas no sentido de dizer “vc sabia Qto ia ganhar, não tá contente sai fora, policia é sacerdócio”.

    É como um único colega disse ai em cima : muitos estão na bola de meia pq não vale a pena “fazer policia”. É imprensa, governo, mp, corró e muitas vezes a população (especialmente “as minorias” q não quero citar).

    Pelo dizeres de todos parece que nossa data base foi respeitada, nossos direitos de aposentadoria estão sendo respeitados, o N.U e N.M estão sendo respeitados…….

    Lavagem cerebral pura de quem quer ver a roda continuar a girar em benefício de poucos

    tem que ficar na miúda mesmo.

    E pau no cu se te acham porteiro, pirriu, atendente de balcão ….vc sabendo sua corrida e seu perfil e caráter, foda-se o q pensam de vc

    Pq Qdo vc tiver lá no Deic dando canas monstruosas vão falar mal do mesmo jeito lhe chamando de ladrão e dizendo “tb com dinheiro pra pagar ganso até eu”

    Deixa explodir essa porra. E enfie essas operações bate lata no cu. Isso ai é piça que vem na direção. Vai por mim molecada.

  30. Não concordo com o gafanhoto pelo modo pejorativo colocado, pois na mesma situação de flagrante elucidada, então tem mais valor que cuidar do preso e atender o público, aquele escrivão que fica blindado sentadinho elaborando as peças, digitando, apenas correndo o risco de cometer um erro de digitação?

    Podemos ver que depende do ponto de vista, mas certo que cada um deve abraçar sua carreira e fazer o seu melhor para o coletivo.

  31. Movimento pró redução de 30% do salário dos policiais civis.
    Mas só do apoio e operacional, os Deltas ficam de fora.
    Que tal?
    Já que só tem vagabundo nessapoha.

  32. Prezado Dr. Guerra, diante deste contexto, quero externar que na falta de funcionários, a administração poderia contratar funcionários regidos pela CLT, para trabalhar em plantão policial, sob a coordenação de um delegado de policia. Assim, sobraria os policiais para as tarefas de policia judiciária, nos moldes da PF.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s