1. Tá com medo.
    Pode e deve ficar.
    Vai ter ciclo completo sim! Carreira única e desmilitarização também.
    Se quiser ficar na Polícia vai ter que trabalhar.
    Chega de fazer flagrantinho de tráfico pra contar ponto.
    Bem vindo a civilização, cusão!

  2. Publicado em sexta-feira, 25 de setembro de 2015 às 07:00 Histórico
    GCM de Santo André passa a ter funcionário de carreira no comando
    Comentários1 Comentário(s) Comunicar errosComunicar erros

    Natália Fernandjes
    Do Diário do Grande ABC

    André Henriques/DGABC Diário do Grande ABC – Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

    A GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André passou por troca de comando na tarde de ontem. O então subcomandante Rogério Durante assumiu o posto máximo do órgão em substituição ao major aposentado da PM (Polícia Militar) Edson Lima de Oliveira. Já Vilma da Silva Tavares passou de gerente de sistema de comunicação para o subcomando, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

    As mudanças seguem a Lei Federal 13.022, de agosto de 2014, explica o secretário de Segurança Urbana e Comunitária, coronel José Luís Navarro. “Nada mais justo que um funcionário de carreira assumir o comando da guarda, porque eles sabem dos problemas do dia a dia”, destaca. A lei prevê que os cargos em comissão das GCMs devem ser providos por integrantes efetivos do quadro de carreira do órgão. As prefeituras têm até agosto de 2016 para se adequar.

    “Saio com a sensação de dever cumprido”, ressalta o major Edson, que estava à frente do órgão desde janeiro de 2013. Para ele, sua marca foi a preocupação com a formação dos guardas-civis. “É fundamental que saiam para a rua preparados, porque não podem cometer erros”, diz.

    Já o novo comandante prega a continuidade do trabalho. Além da capacitação dos 617 guardas, sendo 100 mulheres, ele destaca a aquisição de 85 armas semiautomáticas para compor o arsenal da GCM. Os itens devem ser entregues até o fim do ano.

    O prefeito Carlos Grana (PT) ressaltou o trabalho da corporação e também a importância da integração com as demais forças de Segurança das sete cidades. “Mais que servidores públicos, somos seres humanos preocupados com a sociedade.”

    No link, abaixo,a reportagem com ilustrações,

    http://www.dgabc.com.br/Noticia/1590037/gcm-de-santo-andre-passa-a-ter-funcionario-de-carreira-no-comando

  3. Eu quero que a gloriosa abrace é tudo!
    Principalmente esta porcaria do rdo não criminal “right preservation”.
    Nesta semana tomei uma dura de uma coroa de 70 anos. O advo mandou
    você fazer,kkk. TAMO FU!!!

  4. PARABÉNS.

    ESSA É A REALIDADE.

  5. A ordem está invertida. Após a desmilitarização haveria a unificação e aí sim logicamente um ciclo completo.
    Fazem e desfazem, reinventam, mas tocar realmente na ferida ninguém toca.

  6. Que venha o ciclo completo; assim, a PM vai entender que uma ocorrência não acaba quando chega à delegacia.

  7. Com esta Presidente?! Com este Governador?! Com esta Oposição?! Com esta Situação?! COM ESTE SALÁRIO E ESTA POPULAÇÃO ENCHENDO O SACO?!

    FODA-SE, enfiem o ciclo completo no CU!

  8. Torcendo para que na próxima passeata do Passe Livre, também resolvam protestar o Brasil Livre, a CUT, o MST, a Força Sindical e os Carecas do ABC. Cada um saindo de um ponto da cidade e se encontrando entre Paulista e Pinheiros. Justo no dia de algum clássico, e que o Choque esteja com os salários parcelados, igual no RS. Depois de toda ocorrência e matança, que se apresente a ocorrência diretamente às ExcREMÊNcias…e foda-se, tomarei uma breja e assistirei de camarote o circo completo PEGANDO FOGO…feito Nero!

  9. A PM ataca a PC sobre o aspecto da demora no DP.
    .
    A PC ataca a PM somente a respeito da violência dos soldados.

    A PM quer abraçar tudo, mas na realidade nem seu serviço exerce direito, pois o serviço 190 em alguns locais é inoperante, há viaturas ociosas e patrulhamento preventivo ineficaz.

    Responsabilizam as Delegacias pela falta de efetivo nas ruas devido a demora, mas se os dirigentes da PC, Promotores e Deputados levarem à evidência os dados abaixo perceberão que o problema da PM é a própria PM:

    – FOLGAS garantidas aos PM em caso de flagrantes (assim a população fica sem uma viatura na rua).
    – FOLGAS garantidas quando o PM vai depor no Fórum (assim a população fica sem uma viatura na rua).
    – Quanto tempo uma viatura fica no Fórum aguardando o depoimento do PM em audiências (assim a população fica sem uma viatura na rua).
    – Quantas viaturas por CIA estão efetivamente atendendo ocorrências e qual o tempo de atendimento quando um cidadão liga para o 190.
    – Efetivo do Trânsito e Choque, que via de regra tem um expressivo número de policiais aquartelados esperando por dias de jogos, que por sua vez é um serviço particular pago pela Federação Paulista de Futebol.
    – Efetivo PM administrativos em relação aos policiais que realizam a atividade fim de policiamento preventivo.
    – Qual investimento realizado na PM e o valor que a SEFAZ passa mensalmente para o pagamento da PM.

    Ante o exposto, o resultado será muito dinheiro gasto, muito efetivo, muita demora no atendimento 190, incompetência total na sua atividade fim de policiamento preventivo dos crimes e por fim inaptidão em gerir o Ciclo Completo, não se resumindo os problemas da PM apenas na violência dos soldados, mas também na expertise dos Oficiais, que em vez de resolver seus problemas internos preferem atacar as outras Instituições e ludibriar a população.

  10. Excelente explanação! Isso é briga de “vagabundo”, delegado e coronel pm, que não tem o que fazer e com o tempo de sobra fica pensando merda, pq quem trabalha na civil e na Pm, são os operários, que não tem tempo nem de se coçar com plantão, bicos, ips, toca, bos e etc, etc, etc…..

  11. Dá minha parte quero mais é que passe o ciclo completo ou circo completo, falta pouco para a minha aposentadoria, quem tem interesse nesta causa que brigue por ela, se vão acabar com a figura dos delegados ótimos, a maioria que conheço não vale o que o gato enterra na areia.
    Já os PMs, digo praças, vão se ferrar e ficar horas, horas , horas enrolados com uma única ocorrência, além de terem de apresentar os presos nas audiências de custódia, ou vão querer dizer que vão fritar o frango em flagrante no batalhão e a responsa da guarda do preso será da PC, bem que conhecendo o pensamento da maioria dos delegados de pelúcia, atá pode ser que eles abracem esta causa, e quem vai notar que eles não estão fazendo o policiamentos ostensivo preventivo? Ninguém.
    Pois é fato que a muito tempo a PM deixou de fazer a sua obrigação para fazer lobby disto e daquilo, só uns poucos praças fazem o que podem quando deixam.
    Já a PC com um montão de jurista ou pré candidatos a promotor e juiz, e pouquíssimos delegados de polícia de verdade, está caminhando a passos largos para a extinção, que também não fará falta a ninguém.
    O resultado será o seguinte se a PM assumir as funções da PC, vão ver a roubada master que entram, já que além do que não fazem, ou seja o ostensivo, terão de fazer o que nos PC com as nossas péssimas estruturas não damos conta de fazer.
    A não ser que eles venham a fazer igual aos promotores e a PF escolher as ocorrências que vão dar continuidade!
    Roubo de auto! Deu mídia é nossa.
    Briga de marido e mulher ou treta de vizinho apresenta esta m…. no DP.
    E aqui vamos abrir um parenteses, em se instalando o ciclo completo, quero ver algum delegado ou delegada dando um de macho do tipo:
    Você é que pegaram a ocorrência a cara de vocês é fazer tudo, do início ao fim, apresente lá no quartel para o seu oficial e ele e vocês que descasquem este abacaxi.
    E assim vamos caminho até a falência total da segurança pública, onde quem pode mais chora menos, e cada um que cuide de fazer a sua segurança, já que no “modelo” novo com certeza cada uma só vai querer fazer o filé, e o povão vai continuar a tomar no toba, como sempre fez, não que não seja a cara deles, mas eu também sou povão e eu já estou pra lá de saco deixou deste papo besta, onde o que realmente interessa valorização salarial não vejo ninguém mover uma palha nesta sentido.

  12. quem tem que ficar bravo com essa de ciclo completo , são os delpols e os coronés..

    a piãozada da civil e da pm tem que ficar pianinhos, vai continuar a mesma coisa..
    serão pau mandados do mesmo jeito,

    os únicos que vão chiar são aqueles vagabundos inoperantes que tem na civil.muita moleza vai acabar.

  13. ACHO QUE se esqueceram que os delpols lutam p/ ser uma carreira jurídica.

    assim : eles mesmo estão deixando de lado a carreira criminal para os coronés tomarem conta.
    e vão deixar a piãozada do restopol de graça para os coronés abraçarem o ciclo completo.

    resumo= vamos ser DESERDADOS pelos delpols.

  14. Que se foda o ciclo completo, que se arrombe a meganha e seus desmandos e loucuras, vamos focar na situação de penúria da PC !!!
    Estamos na merda, chegamos a um ponto de desgraça na PC que hj o de menos é salário, estamos debaixo de escombros de uma estação de tratamento de esgoto!!!!!
    Vamos focar na PC !!!!
    Parem de olhar pra porra da meganha caralho!!!!!!!
    Deixem eles brigarem pelo que quiserem, VAMOS NÓS POLICIAIS CIVIS BRIGAR PELA NOSSA PC, PRECISAMOS ACABAR COM OS RECOLHAS DESGRAÇADOS E ESSA MALDITA CONTRA CULTURA DA PROPINA, DA CORRUPÇÃO !!!!!
    ENQUANTO OS RECOLHAS ESTIVEREM ATUANDO NUNCA TEREMOS NADA, MUITO MENOS DIGNIDADE !!!!!!

  15. NOVA POLICIA ESTADUAL DE SÃO PAULO

    os coronés terão alem dos PMs mais 25.000. restopol abandonados da pc.

    muitos sabe fazer bó….
    muitos sabem cuidar de preso
    muitos sabem tocar inqueritos
    muitos sabem atender um balcão de plantão

    então não se preocupem ,estas especialidades ai de cima ,SEMPRE serão necessárias e sempre terão seus valores e serão aproveitados nestas funções : pois são especialistas nisto….

    hã …. antes que eu me esqueça…

    vai acabar a escala de 5 equipes….
    serão escalas igual a dos PMs. dia sim – dia não —– noite sim – noite não….

  16. para os operacionais que diferença vai fazer. Sera que eles vão conseguir piorar ainda mais os planos de carreira e salários!!! e melhor não responder!!!!

  17. VIVEMOS NO PAÍS CUJO REGIME É O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E JAMAIS UM CIVIL, OU SEJA, UM CIDADÃO PODE SER AUTUADO EM FLAGRANTE POR MILITAR. ISSO VAI CONTRA O DIREITO INTERNACIONAL E PRINCIPALMENTE CONTRA A CONSTITUIÇÃO É SÓ LER O ARTIGO 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    A VERDADE É QUE POLÍTICOS LIGADOS AOS MILITARES ESTÃO FAZENDO BARULHO INÚTIL. QUERENDO SE APARECER E USANDO E APROVEITANDO-SE DA GANANCIA DO ALTO COMANDO DAS PM’S.
    SE O PRESO FOR APRESENTADO AO JUIZ DIRETAMENTE, AI PODE SER QUE SE FAÇA O FLAGRANTE, NESSE CASO ENTRAMOS NUMA OUTRA ESFERA DE PODER, A DO JUDICIÁRIO, JÁ TÃO DEFAZADO DE JUIZES

  18. GENTE !, DIANTE DE VÁRIOS EXPOSTOS, ATÉ PARECE QUE TODOS, SEM EXCEÇÃO ESTÃO DE “BARRIGA CHEIA”. OCORRE QUE NÃO VISLUMBRAMOS UMA “LINHA” DE ALGUÉM, AQUI QUESTIONAR ESSA POUCA VERGONHA, EM TERMO DE CORREÇÃO DAQUELA “MERRECA” QUE ESSE DESGOVERNO NOS CONCEDEU, OU SEJA 6% HÁ TREZE MESES . S.M.J., SÓ PENSAM “NAQUILO”, OU SEJA ” BONUS”. VÃO “CATAR COQUINHOS” !…

  19. Trabalho sozinho atendo ocorrências dia e noite e final de semana, o que pode piorar?

  20. PELO QUE DIUTURNAMENTE ASSISTIMOS E PRESENCIAMOS, O NOSSO AMADO BRASIL, MAIS PARECE UM “COVIL DE ASSALTANTES”. GENTE !, SERÁ QUE NÃO VIRA UM OUTRO CONTERRÂNEO CASTELO BRANCO, PARA COLOCAR ESSAS CORJAS DE DEPILADORES DO NOSSO ERÁRIO ONDE ELES DEVEM SEMPRE DEVEM ESTAR, OU SEJA ” CHILINDRÓ”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  21. este circo completo e um modo de capitalista de ter um servico sendo feito pagando mais barato
    com o circo porque vai pagar 22 mil reais para um delegado ou coronel se um inspetor da guarda municipal ganha 10 mil ou pq vou pg 4000 reais para um soldado da pmse um guarda municipal faz o servico e ganha 2000 e aposenta pelo inss
    parabens coroneis do barro branco voces conseguiram baratear o gasto da seguranca publica para o ciclo completo para as guardas municipais

  22. mais uma bela vitoria nossa: BINGO.

    Assim, era mesmo de rigor a concessão da segurança para o fim de determinar a aplicação da Lei Complementar nº. 51/85 no que se refere à aposentadoria da impetrante, reconhecendo TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Apelação nº XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX o direito aos proventos integrais, com as regras constitucionais da paridade. Desta forma, a r. sentença atentou para os postulados constitucionais e legais acima citados, aplicando-os de maneira correta, devendo permanecer tal como foi lançada, certificando ser despiciendo maiores interpretações à luz do artigo 252 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça de São Paulo. Por fim, já é entendimento pacífico de que não está obrigado o julgador a citar todos os artigos de lei e da Constituição Federal para fins de prequestionamento. Nessa esteira, ficam consideradas prequestionadas todas as matérias e disposições legais discutidas pelas partes. Isto posto, nega-se provimento ao recurso.

    decisão de 21/09/2015. 2º instancia do tj de sp.

  23. Enquanto durar a lua de mel entre psdb e pcc, tudo será possível, tudo será engraçado! Fiquem atentos, pois já existem burburinhos nas cadeias por causa de tratos que foram acertados no período das eleições e estão difíceis de serem cumpridos por parte do governo, devido a complexidade jurídica! “FIQUEM ATENTOS”!

  24. Não sei o que é pior, só sei que ficar do jeito que esta não dá mais, alguma coisa tem que acontecer e mudar para melhorar. Sou Policial Civil e acredito que os erros surgem e dão maiores notoriedades quando se trabalha mais , SMJ estou falando de trabalho policial e não das safadezas da banda podre. O fato mais curioso no meu singelo entender, são as formações de quadrilhas ou bandos que estão á frente comandando ou com cargos de confiança (chefias) e ai de quem se opor, rapidamente fazem reuniões e todos em comum acordo$ se voltam para aquele que será execrado instaurando procedimentos administrativos, inquéritos e processos administrativos, remoções, tudo plantado . Mas cade a corregedoria? pergunta difícil de responder …… Voltando no ciclo completo, não há que se avaliar e menosprezar usando como exemplos os erros cometidos por uma pequena minoria de PMs, porque o quadro de funcionários da PM é enorme e muito muito mais complexo do que qualquer outro quadro de funcionários de qualquer outra secretaria, exceto da Educação que é gigantesca e complicada em outros sentidos, mas afirmar que o ciclo completo da PM seria uma erro, é burrice ou maldade de uma oposição ridícula, egoísta e mesquinha que somente olha para o próprio umbigo e estão poucos interessados no bem maior que são os interesses de todos nós . ciclo completo é uma necessidade que é bem vinda para o bem de todos nós cidadãos que almejam dias melhores em termos de segurança pública .Eu na qualidade de Policial Civil e principalmente na condição de cidadão, prefiro o ciclo completo, mesmo porque a Polícia Civil já esta sucateada ao extremo, isso é fato, mas curiosamente algumas pessoas estão interessadas em manter suas cadeiras$ e status$ sem o menor pudor e para isso jogam um balde de água fria afirmando que o ciclo completo não prestará, bom mesmo é ficar do jeito que esta ! Eu ainda acredito que a segurança pública é maior que os interesses mesquinhos de meia dúzia de descompromissados com a boa Polícia ! Isso é o que penso e não abro mão, temos a obrigação de melhorar a qualidade de segurança para nossos jovens que são o futuro desse País !

  25. NUNCA OCORRERÁ CICLO COMPLETO disse:
    25/09/2015 ÀS 19:18
    VIVEMOS NO PAÍS CUJO REGIME É O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E JAMAIS UM CIVIL, OU SEJA, UM CIDADÃO PODE SER AUTUADO EM FLAGRANTE POR MILITAR. ISSO VAI CONTRA O DIREITO INTERNACIONAL E PRINCIPALMENTE CONTRA A CONSTITUIÇÃO É SÓ LER O ARTIGO 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
    A VERDADE É QUE POLÍTICOS LIGADOS AOS MILITARES ESTÃO FAZENDO BARULHO INÚTIL. QUERENDO SE APARECER E USANDO E APROVEITANDO-SE DA GANANCIA DO ALTO COMANDO DAS PM’S.
    SE O PRESO FOR APRESENTADO AO JUIZ DIRETAMENTE, AI PODE SER QUE SE FAÇA O FLAGRANTE, NESSE CASO ENTRAMOS NUMA OUTRA ESFERA DE PODER, A DO JUDICIÁRIO, JÁ TÃO DEFAZADO DE JUIZES

    meu caro ai de cima, eu concordo plenamente com seu comentário, só discordo quanto ao conteúdo que vc citou ( ARTIGO 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL), meu caro, num pais onde o seu comandante é um ex.assaltante de banco, e todos os seus braços direito (ministros) são também membros do mesmo bando do presidente dessa nação, o que vc espera realmente, cara, para esses petralhas filhos das putas mudarem esse artigo primeiro, e dar outro entendimento pouco custa meu caro, então não se ilude por detalhes não, pois esses merdas são do tipo que em bunda de neném, cabeça de Juízes e politícos, fica atento pois pode sair merdas a qualquer momento.

  26. 100% A FAVOR DO CICLO COMPLETO DA PM, meu caro, concordo 100% com o seu comentário, vc foi muito feliz nas suas colocações, cedo ou tarde, isso terá que acontecer, pois da forma que está não pode continuar, está muito ruim, algo de melhor tem que ser feito bem rápido.

  27. Ribeiro Júnio:

    “Que venha o ciclo completo; assim, a PM vai entender que uma ocorrência não acaba quando chega à delegacia.”

    Exatamente!

  28. A polícia civil está na bancarrota. Não consegue nem mais fingir que é uma crise. Vai ser o primeiro órgão público da história do planeta Terra que vai falir sem ser empresa. Simplesmente chegará um dia que terão vendido os prédios, as cadeiras, e vão tentar convencer que dá pra fazer o flagrante numa lousa, porque o dinheiro do papel foi devolvido por falta de projeto para aquisição.

    Acabou. Estou farto. A PM tem que tomar.conta mesmo. Eu não sou PM que está fingindo ser PC. Sou plantonista.

  29. Realmente a PC peça no quesito administração, ou melhor, não existe. Na minha modesta opinião, a área administrativa (burocrática), tipo aquisição de materiais, obras entre outras deveria ficar a cargo de um executivo fora dos quadros policiais, cabendo aos delegados apenas o comando da área operacional. Não há como negar que estamos nesta draga por culpa destes, que se julgam os donos da PC, quando sequer cumpre com suas próprias funções.

  30. delegado somente na área jurídica area operacional e coisa dos operacionais
    para pensar assistam o filme selma e o papel da policia no sul dos euA

  31. silvio dos santos silva disse:
    25/09/2015 ÀS 21:32
    mais uma bela vitoria nossa: BINGO.

    Assim, era mesmo de rigor a concessão da segurança para o fim de determinar a aplicação da Lei Complementar nº. 51/85 no que se refere à aposentadoria da impetrante, reconhecendo TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Apelação nº XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX o direito aos proventos integrais, com as regras constitucionais da paridade. Desta forma, a r. sentença atentou para os postulados constitucionais e legais acima citados, aplicando-os de maneira correta, devendo permanecer tal como foi lançada, certificando ser despiciendo maiores interpretações à luz do artigo 252 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça de São Paulo. Por fim, já é entendimento pacífico de que não está obrigado o julgador a citar todos os artigos de lei e da Constituição Federal para fins de prequestionamento. Nessa esteira, ficam consideradas prequestionadas todas as matérias e disposições legais discutidas pelas partes. Isto posto, nega-se provimento ao recurso.

    decisão de 21/09/2015. 2º instancia do tj de sp.

    __________________________________________________________________________________________

    ESSA AÇÃO É SUA SILVIO ?

    PARABÉNS POR DIVULGAR MAIS UMA VITÓRIA NOSSA………………..

    NOSSA, PORQUE ENCORAJA AQUELES QUE RECEIAM QUE A JUSTIÇA NÃO NOS AMPARE………….

    E, SOBRE FATOS, DIMINUI-SE A RÁDIO PEÃO…..

  32. HÁ VÁRIOS CASOS DE COLEGAS QUE ESTÃO COMPLETANDO O FATOR PREVIDENCIÁRIO E LEVANDO SOMENTE A INTEGRALIDADE……….TENDO QUE ENTRAR COM AÇÃO PARA REQUERER A PARIDADE….

    ENTÃO, PARA QUE ESPERAR SE TERÁ QUE ENTRAR COM AÇÃO DA MESMA FORMA…………..

    SAI ANTES E CORRE ATRÁS, AINDA COM SAÚDE……………….

  33. O pessoal é muito ingênuo, seja qual for o modelo, não faz sentido uma polícia militar comandá-lo. Havendo ciclo completo quem comandará será a polícia civil, em todo lugar do mundo é assim, o poder militar tem que ser comandado pelo poder civil, o inverso disso se chama ditadura.

    Não se trata de melhoria no sistema de segurança pública, trata-se de briga por mais poder, a policia militar é insaciável de poder.

    Havendo o ciclo completo, como a PM quer, o que eles efetivamente vão fazer? Pelo que entendi eles acham que ciclo completo é apenas não apresentar a ocorrência para o delegado.

    O grande recalque da PM é que do coronel ao soldado segunda classe todos tem que apresentar a ocorrência para o delegado e o “orgulho militar” deles não admite isso.

    Já tentaram até mudar o conceito de Autoridade Policial para se incluir nele.

    O grande arquiteto desse modelo é o ministério público, porque querem e sempre quiseram ter uma polícia subordinada a eles, mesmo tendo várias emendas constitucionais e propostas de inclusão do “poder de investigação” rejeitadas, conseguiram no tapetão investigar, levados pela irracional manifestação do pessoal do movimento passe livre embutiram a derrubada da PEC 37 no meio da muvuca e ao ser derrubada a PEC eles se autointitularam promotores investigadores.

    Muitos citam o modelo americano como o modelo a ser copiado, nada mais falso, nos Estados Unidos promotores e juízes são eleitos, fazem campanha para isso, a grande diferença já começa aí, o modelo de justiça deles é baseado na Common Low, ou seja, a principal fonte de direito são os costumes, tudo totalmente diferente do nosso modelo latino, onde o direito é positivado. Veja-se o exemplo da Inglaterra, lá nem existe Ministério Público.

    Tão logo o Ministério Público consiga seu intento, comandar a investigação de fato (policial ministerial), chutará os fundilhos dos PMs.

    Nossos operacionais deveriam ser os primeiros a repudiar essa aberração, nós delegados, com ciclo ou sem ciclo, aqui ou lá seremos chefes.

Os comentários estão desativados.