TODOS CONTRA UM – Projeto que busca a extinção da Polícia Civil caminha bem na Câmara 109

Projeto que libera PM para investigar crimes avança na Câmara

REYNALDO TUROLLO JR.
DE BRASÍLIA

28/09/2015 02h00 

Em uma articulação inédita com outras categorias, a Polícia Militar está fazendo avançar na Câmara uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que dá à PM a atribuição de registrar e investigar crimes, hoje exclusividade das polícias civis e da Polícia Federal.

Pela proposta da PEC 431, apresentada no ano passado pelo deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG), todas as polícias realizarão o chamado “ciclo completo”.

Isso significa que, enquanto a PM poderá acumular a função de investigar crimes, a Polícia Civil, por sua vez, pode passar a fazer patrulhas e prevenção. Todas poderão assumir uma ocorrência desde o início e levá-la até o Ministério Público.

Essa não é a primeira proposta do gênero na Casa. Há outras quatro paradas –a mais antiga, desde 2009– porque incluíam pontos polêmicos, como a desmilitarização das polícias e a criação de uma polícia única.

Desenvolvida como alternativa “consensual” entre todas as propostas anteriores, a PEC 431 tem apoio de promotores, procuradores, peritos e alguns policiais civis e federais.

Eles se reúnem, em Brasília, em um gabinete integrado formado para discutir como implementar o ciclo completo e reformar a segurança.

Por outro lado, a ideia enfrenta resistência de delegados, hoje os responsáveis por conduzir todas as investigações e assinar todos os registros de ocorrência.

“O objetivo é tornar tudo mais eficiente, encurtar caminhos. Isso vai favorecer a polícia investigativa, a Polícia Civil, porque vai eliminar trabalho burocrático e ela vai poder se dedicar às investigações”, diz José Robalinho, presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República).

A questão é qual modelo será implantado. O do tipo territorial, por exemplo, prevê que a PM investigue em cidades pequenas, sem delegados. Outro modelo é por categoria de delito: a PM ficaria com os mais leves, deixando investigações maiores para a Polícia Civil. Um terceiro modelo prevê que, quando houver flagrante, a PM apresente o detido diretamente a um juiz. “Se o flagrante está pronto, por que precisa ser formalizado [pelo delegado]?”, afirma o procurador Robalinho.

Ele defende também que registros de ocorrências leves, os chamados termos circunstanciados, possam ser feitos pela PM no local da ocorrência, sem ter de levar o caso à delegacia. Isso faz com que todos os envolvidos –inclusive os policiais– percam tempo.

Esse procedimento já é adotado na prática pela Polícia Rodoviária Federal em 19 Estados, segundo a ANPR, por meio de convênio com os Ministérios Públicos locais.

“Não tenho dúvida de que o que a PM quer não é fazer o termo circunstanciado. Quer é lavrar autos de prisão em flagrante, fazer pedidos de prisão preventiva, fazer pedidos de quebra de sigilo, investigar”, diz Marcos Leôncio Ribeiro, presidente da ADPF (Associação de Delegados da Polícia Federal).

Para o relator da PEC na Comissão de Constituição e Justiça, Raul Jungmann (PPS-PE), o modelo a ser adotado na prática, em caso de aprovação da proposta, ainda está indefinido, e dependerá de lei posterior para regulamentá-lo. Mas o momento é de rever os padrões.

“Há uma Polícia Militar castrada, que não pode levar até o fim um processo que ela inicia. E há a frustração da Polícia Civil, que se transforma num cartório”, diz.

A CCJ planeja promover seminários em 11 Estados para debater modelos de implantação. A ideia é aprovar um relatório até novembro.

Folha de São Paulo

  1. Enfim vejo um politico propondo um projeto de lei que vai de encontro aos anseios da população brasileira, mesmo que essa grande parte dessa população, não saiba do que trata-se a referida lei
    Parabéns ao nobre Deputado, já tenho em quem votar para Deputado Federal no próximo pleito.

  2. Os Delegados que se cuidem, a meganha quer tomar para si as funções da polícia civil a todo custo.

  3. O que vai acontecer, eu não sei, mas que tem que haver mudança, tem. Pior eu acho que não fica.

  4. tem uma polícia aí que com o ciclo completo fará até o enterro da vítima, ops……., do inimigo…..ops…….daquele que reagiu, enfim todos.

  5. O que vai ter de nego “preso em flagrante” por desacato à autoridade policial militar, não está escrito! Se bem que tudo será motivo para o mike conduzir o cidadão para a companhia, onde o mesmo será interpelado pelo sargentão-autoridade-de-plantão: “vai falar aqui ou quer ir pro esculacho?”
    Sinceramente, não dá pra entender o que se passa na cabeça desses políticos!!!

  6. Sempre MP e PM! Os dois se juntaram para extinguir a Polícia Civil! Só não vê quem não quer! Delegados que pagam pau pró MP que se cuidem. Vão ser espécies em extinção!

  7. Carcepol, aprenda a conjugar suas idéias em sincronia com a semântica do vernáculo. Se algo “vai de encontro” a alguma coisa, quer dizer que “vai em detrimento”. Você sabe o que é “detrimento” ? O que a sua parca atividade neural projetou e reduziu a escrito foi o inverso do que você quis dizer.

    Eis aí uma prova, mesmo que singela, da incapacidade intelectual de um servidor público, de um brasileiro de modo geral, notadamente um “policial”.

    Está tudo implodido neste país. …

  8. EXTRA,EXTRA
    AIPESP (BAILONI) INFORMA; CICLO COMPLETO NAO ESTOU NEM AI,QUERO SABER É DA MINHA CORRETORA DE SEGUROS UNIMEDE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Da pra entender sim, tão cansado de ver flagrantes legítimos chegarem na delegacia, e o excelência acha que não é nada, a PM chega com 1kg de maconha, dinheiro e tudo mais, e is excelência faz porte, então meu caro, quem pariu Matheus, que balance. Vamos ver quem sobrevive nessa nova realidade.

  10. Boa tarde!

    Senhoras e Senhores

    A grande questão não é somente viabilizar ocorrências. Mas sim, estarem abrindo brechas para verdadeiras atrocidades na execução final. Pois com o tempo ensejará verdadeiros abusos quer seja politica ou operacional.

    Se temos hoje algumas disparidades, talvez, elas existam por meros problemas administrativos e políticos.

    É uma pena que a população não esteja preparada para ver certas decisões. Não estão preparadas e nem enxergam maldades.

    Caronte.

  11. DEIXE OS MIKE LEVAREM, JA TUDO UMA BAGUNÇA MESMO. TO NEM AI…….

  12. Que retrocesso, o povo tem a sociedade que merece, coitado de quem cair nas mãos dos militares.

  13. Castas – Dando acesso ao comando por mero concurso público e desprezando conhecimento técnico, experiência e merecimento.

    Desvalorização Salarial

    Desproporção Salarial – até perito ganha mais que escravão

    Via Rápida – Demitir por crime sem julgamento criminal e mandando pra rua quem atrapalha os sistemas de arrecadação

    Toda sorte de dificuldades contra os direitos dos PCs

    Transformação do PC em funcionário público

    Delegados como administradores da Instituição – Deveria ser necessário o curso de Administração

    Delegados preocupados com a carreira e as cadeiras

    Pessoalmente acho que é um erro enorme dar o ciclo completo a uma polícia militarizada, mas a PC também não dá conta, vive no séc XIX e parece que não quer mudar.

    Espero que os delegados e os políticos percebam os erros e comecem a resolver em vez de criar um problema maior com esse ciclo completo da PM

    E como eu não sou dono da razão e nem sabe tudo, por favor, pesquisem as polícias que funcionam pelo mundo.

  14. Anonimo disse:
    28/09/2015 ÀS 12:24
    Carcepol, aprenda a conjugar suas idéias em sincronia com a semântica do vernáculo. Se algo “vai de encontro” a alguma coisa, quer dizer que “vai em detrimento”. Você sabe o que é “detrimento” ? O que a sua parca atividade neural projetou e reduziu a escrito foi o inverso do que você quis dizer.

    Eis aí uma prova, mesmo que singela, da incapacidade intelectual de um servidor público, de um brasileiro de modo geral, notadamente um “policial”.

    Está tudo implodido neste país. …

    =================================================================================================

    ANONIMO: PELO VISTO VOCÊ ENTENDEU DIREITINHO, MINHA OPINIÃO, CERTAMENTE OS DEMAIS LEITORES TAMBÉM ENTENDERAM, SE VOCÊ É TÃO CULTO COMO QUE FAZER PARECER, COM CERTEZA ESTA EM ESPAÇO ERRADO E DEBATENDO COM PESSOAS ERRADAS, PROCURE UM BLOG DE PESSOAS MAIS INTELECTUALIZADAS.

  15. E mais um detalhe, também não acredito que a PM vá dar conta da investigação e dos atos de Polícia Judiciária.

    Acho que só iria desproteger ainda mais as pessoas.

  16. O grande problema é que agora só tem um jeito: UNIR TODAS AS CARREIRAS DA POLÍCIA CIVIL.

    Agora: como fica a traição da Adpesp?

    Entenderam? Os delegados viram o lado deles e deram um pé na bunda dos operacionais.

    A PM que não é trouxa tá aproveitando a divisão e o pouco apreço dos operacionais aos Delegados.

    A pergunta q fica: foi uma boa estratégia os Delegados declararem que iam correr sozinho nas conquistas?

    Será que não jogaram a pá de cal que faltava?

  17. Se isso passar, pelo jeito vai, será um alívio para os escrivães e para os investigadores que tem que andar pra cima e pra baixo com vtr em péssimas condições de uso, carregando IP’s e presos para o IML. Aliás, por que nunca houve plantão médico-legista nas Seccionais? Já sei…ajudar pra que??

  18. como diz o nobre deputado Tiririca (pior do que está não fica) e já que tudo esta girando para desmilitarizar e unificar esse é o começo, ciclo completo das duas policias porque a civil passa a fazer o preventivo também ( molecada do GOE vai adorar, molecada não né velharada metida a play boy ) desmilitarização e unificação .. teve um post sobre a quem interessa o ciclo completo, deveria ter um com o tema a quem não interessa, e fica fácil saber a quem não interessa, os majuras sentados em seus tronos dentro dos seus palácios caindo aos pedaços, como se eles estivessem muito preocupados com o que de ruim possa vir a acontecer com o clico completo da Pm , eles não querem é dividir o status de autoridade policial e só! em nada vai mudar, vai sim é aliviar na quantidade de serviço, para todo resto da civil será ótimo e os Majuras que corram atrás do prejuízo sozinhos porque na hora de buscar benefícios eles não pensam no resto da classe e é assim mesmo que eles tratam, o resto são eles e o resto, então boa sorte a todos e que venha o ciclo completo dos meganhas.

  19. Nem tudo está perdido, para polícia civil vai sobrar o necrim. Kkkkkkkk.

  20. O ciclo vai passar, e os delegas vão ter que começar a trabalhar, pois a casa caiu feio, e aos que torcem contra, tarde demais, já era.

  21. É o fim dos tempos.
    Isso decretaria a volta da ditadura, e não vejo ninguém se manifestando contra essa sandice.

    Imaginem só, PM andando com kit flagrante para prender todo e qualquer desafeto, mesmo que não esteja cometendo algum crime, arredondando todos BOs nos batalhões.

    Cada flagrante do PM ele ganha um dia de folga.

    PM investiga, prende e executa.

    Ciclo completo ja existe, só irão legalizar.

  22. Como o colega colocou no Post anterior….
    Os dirigentes da Polícia Civil não estão nem ai….todos em silencio….

    A maioria vai se aposentar, então que o circo pegue fogo.

  23. Como já dizia o grande filósofo Tititica “pior que tá num fica”
    Que venha a PM, para ajudar os combalidos operacionais da PC.

  24. 1-) Algo realmente tem que ser feito por exemplo uma unificação, porém isso leva tempo, principalmente quanto à desmilitarização da PM;
    2-) Ainda que seja aprovado o ciclo completo, na minha opinião não dura 6 meses, pois a PM não dará conta de cumprir a parte militar, servindo aos oficiais, o policiamento ostensivo e tudo mais que vem via 190 e ainda a parte de polícia judiciária, com investigações, oitivas, laudos, cotas etc;
    3-) Enfim, dentro de alguns meses “pedirão e penico”.

  25. Logo os delegados viram juiz de instrução, logo devemos ver o que vai ocorrer com o resto, inclusive os peritos, pq as outras policiais vao ter orgãos periciais

  26. EBAAAAA! O BRASIL ACABOU DE IMPLODIR IGUAL AS TORRES GÊMEAS. VAI TER CAPITÃO, MAJOR , TENENTE TUDO DE TERNO E GRAVATA GRITANDO: EU PRENDO, EU MATO, EU SOLTO. SOU AUTORIDADE POLICIAL. VAI TER DELEGADO LEVANDO TAPA NA CARA. POIS É, ESQUECERAM DO RESTOPOL E AGORA VIROU TUDO A MESMA COISA. SENTA E CHORA QUE A MAÇARANDUBA VAI ENTRAR. AIIIIII, “QUE DILICIA”

  27. Deus em sua infinita sabedoria, não criou a cobra com asas…
    Alguém sabe o motivo?

    C.A.

  28. Parabéns aos policiais militares por mais essa conquista, vamos investigar juntos, afinal, a Polícia Militar tem muito mais estrutura, efetivo, organização, disciplina e comando, será um prazer trabalhar junto aos Policiais Militares na elucidação de crimes, será um grande reforço na investigação.

  29. Como funcionário de segurança pública, digo:
    Algo tem que mudar pois o modelo atual de duas polícias está defasado e desgastado, mas em paralelo há de se mudar outros aspectos no judiciário para desburocratizar, aliado ao fato de que Juízes e Promotores determinam muitas cotas para “ganharem tempo” devido a quantidade imensa de processos atrasados em suas mesas.
    Com o modelo atual, apesar das reclamações, a polícia está realizando muitas prisões e o judiciário não comporta a demanda, assim como o sistema prisional, e se mudar a rotina essa demanda será ainda maior e as máquinas dos Fóruns e Penitenciárias vão “quebrar”.

    Como policial civil, digo:
    É um jogo de interesses entre Delegados que não querem perder sua força funcional e Oficiais que querem encontrar algo efetivamente relevante que os integre na carreira jurídica, deixando a mazela de serem considerados apenas comandantes de tropa e recebedores de altos salários.

    Como cidadão, digo:
    Tenho interesse no aumento da sensação de segurança e aumento da força e fiscalização das polícias, mas pelo visto o que está em pauta são interesses corporativos das carreiras que gerenciam as polícias.

  30. O ideal seria que, a ocorrência que a PM pegar, ela faria toda a parte cartorária, inclusive solicitando perícia, monte o seu procedimento e encaminhe direto ao judiciário, e se tiver cota, ela mesmo que responda, ou seja, o que a PM pegar é dela e o que a CIVIL pegar é dela. Cada um responde pelo seu “filho”. Imagine só, nunca mais ter que ver a cara da PM no plantão? Deus ajude que isso ocorra.

  31. Nada mais justo, os Policiais Militares estão mais que capacitados para o Ciclo Completo, infelizmente a Polícia Civil faliu com efetivo pífio e policiais vovozinhos caindo aos pedaços, quase todos prestes a aposentar, a Polícia Militar sim, tem postura de polícia, mantém a imagem de combate ao crime, efetivo numeroso e jovem, se faz presente em grande número em todos os lugares, organizados e sérios impõem a ordem, emanam união e força, esbanjam perfeição em todos os atos e ações, enquanto a Polícia Civil pobre envelhecida, sucateada e abandonada agoniza seu fim, iludida e deslumbrada no passado de glórias, mais infelizmente se encontra desestruturada, bagunçada e combalida. Parabéns a Polícia Militar pelo Ciclo Completo, sinto que agora teremos uma segurança pública mais forte e completa.

  32. De fato será o fim da policia “servil”…Vão mexer no único artigo da CF em que garante a existência da Policia Civil.
    Além de ser uma enorme aberração, essa anomalia encontra apoiadores dentro e fora da PM.

    Além de todas mazelas aqui já apresentadas sobre este circo completo, eu pressuponho que não haverá mais necessidade de contratar mais policiais civis e haverá uma redução drástica do efetivo da Policia Civil, ao contrário, o efetivo da PM que já é 3 vezes maior, só ira aumentar.

    Pela lógica, sairá muito mais barato para o governo. Exemplo, no interior, é melhor ter uma base móvel da PM com um sargento e uns soldados prendendo e investigando, do que ter uma delegacia com delegado escrivães, investigadores, agentes e etc.

    Triste rumo……

  33. É muito triste ver a PM abrindo a cova da PC.

    Muitas são as razões que estão causando a sucumbência da Policia Civil, em especifico a PCSP. Uma delas é IMAGEM MACULADA da PC diante da sociedade. Esta por sua vez não gosta da PC, ou seja, a Sociedade em sua esmagadora maioria enxerga a Polícia Civil como uma instituição desnecessária, seja pela estrutura inadequada, seja pela postura dos seus Agentes, seja pela ideia de corporação mergulhada na corrupção.

    Parece que não, mas neste mundo somos avaliados a cada segundo em qualquer local em que estejamos. No desempenho da nossa atividade profissional não é diferente.

    Por que a grande maioria do povo tem esta imagem negativa da PC?

    Vou explicar. Não é raro presenciar nas delegacias ,Policiais Civis trabalhando em estado de aparência deplorável. Sujeito com a barba toda esculachada, mal vestido, cabelo todo Seboso. Para completar, o sujeito atende o cidadão como este fosse um cachorro sarnento, com um mal humor danado e por ai vai. Não é raro também o cidadão presenciar dentro das viaturas da PC, aquele sujeito tipao folgado dirigindo com o braço pra fora, com umas 2 pulseiras de ouro no pulso, anel de ouro, relógio chamativo. Não é raro também a população ver nos meios de comunicação notícias de Policiais Civis milionarios, desfrutando de bens incompatíveis com o rendimento mensal da categoria

    Com tudo isso, qual o resultado em termos de opinião popular?

    A resposta é simples: O dinheiro público está sendo desperdiçado com este pessoal que não serve pra nada.

    Em contrapartida, a PM preza pela sua imagem. Quarteis e batalhões sempre limpos, pintados, grama cortada. No interior dos batalhões, homens com fardas tinindo, cabelos cortados, rosto liso. A seriedade se faz presente no atendimento, não existe ninguém contando piadas e dando gargalhadas. Enfim, A IMAGEM E OUTRA!!

    Agora lhes pergunto: Qual das 2 corporações tende a prosperar e qual esta fadada a morte?

    Queiram ou não. Aceitem ou não, mas o julgador de um órgão publico é a própria população. A população é quem dita as regras sobre a saúde de uma instituição publica…

    Não sei se todos perceberam, os mais inteligentes tenho certeza que sim, mas os dirigentes da PC já perceberam que a Instituição se enforcou por conta da sua propris imagem negativa passada à população. Atualmente, ao abrir o site da PC, deparamos com uma criancinha de olhos claros, linda criança por sinal. Vimos também informações de campanha do agasalho, campanha de doação de sangue, campanha disso, daquilo. Tudo isso é para mostrar a população que a PCSP faz o papel de ” bom moço “..

    Mas esta tentativa da cúpula da PCSP foi tarde demais. Lamentavelmente a imagem ruim desta honrosa instituição se consolidou no tempo.

    É por esta e outras situações que a PM vem engolindo a PC. Digo mais como intuito de finalizar, caso o CICLO COMPLETO passe, ele sera medido diariamente no tocante à sua eficácia e se esta se restar incontroversa, a PC sera suprimida da CF. Tenham certeza disso, INFELIZMENTE!!!

  34. Será ótimo não ter que apresentar ocorrências a escrivães cansados, vagabundos, descontentes com a função, que só

    sabem dar canseira em Mike combatente, mas não faz nada para mudar de profissão.

    Obs: obviamente existem ótimos (as) escrivães, competentes, e adoram qd fudemos o ladrão.

  35. Vai faltar telhado para a PM empurrar tanta gente.

    Criaram a dificuldade e agora estão vendendo a facilidade. Não conseguem evitar que os crimes aconteçam (sua função constitucional), mas querem investigar os crimes que não conseguiram prevenir. Genial!

    Repita uma mentira até que ela se torne uma verdade.

    Me mostrem um país democrático onde civis são investigados por militares. Nas democracias, os militares são proibidos por lei de atuarem contra civis nacionais, por que será?

    A PM descobriu há décadas que juízes e promotores são vaidosos demais e nas suas festinhas tão sempre dando uma medalhinha, uma faixa, um diploma de amigo da PM, uma bandeirola e dessa forma comprando seu apóio.

    Uma polícia temida por mais de 90% da população e onde mais de 70% de seu efetivo pede sua desmilitarização pode de um dia para a noite passar a investigar oficialmente civis. Corram pra montanhas, o fim está próximo.

    Agora o preso irá parar de cair e bater a cara no chão ao tentar fugir do PM que o abordou; as franquedas de entrada em residências as duas da manhã pararão de acontecer; os desacatos, desobediências, resistências também; ter que ficar com as mãos para trás sob pena de cometer crime de desobediência idem. Em compensação os flagrantes e mortes decorrentes de intervenção policial chegarão ao auge.

    Logo não se contentarão em eleger governadores e secretários de segurança irão querer escolher o presidente do Brasil, que será preferencialmente PM.

    Abraço


  36. no interior todos sabemos que a PM junto aos promotores dão cana em conjunto,
    eles dão a cana e o apresentam ao delpol. talvez isso é um teste. e vendo que não precisam da PC…
    estão querendo ser independente do inicio ao fim…. pois só ta faltando eleborarem o BÓ.

  37. a policia civil pode deixar de ser apenas um cartório dos PMs.

    podemos investigar os crimes de autoria desconhecida , e ir buscar o mala debaixo da cama. elaborar os nossos IPs,
    e presidirmos até o fim o fato.

    não precisamos da PM.

  38. deixe a papelada para os PMs…….. não foi eles que prenderam os nóias ?
    eles vão ver o que é bom pra tosse.

    podemos cuidar somente da papelada que produzimos.

  39. Se melhorar o salário e permitir que o restopol (soldado, ou agente/escrivao/investigador etc) suba patamares por competência, eu apoio.

    O que não dá é delegado com 26 anos de idade, recém aprovado, sem experiência, querer mandar em Tira e escrivão com 30 anos de casa.

  40. ENQUANTO ISSO O TRAVESTI EVANGÉLICO DO POMBAL MIRANTE DA TAQUARA FICA OUVINDO ATRAS DAS PORTAS ASSEDIANDO OS MORADORES E SEUS FILHOS, CHAMANDO PRO UM ROLÉ DE DROGAS NO SEU APÊ! disse:

    ACHO POUCO. DEVERIAM AINDA PREVER O RETORNO DA DITADURA REPRESENTATIVA, BEM COMO UMA PEC PREVENDO A EXPANSÃO DO TERRITÓRIO NACIONAL, DE FORMA A REOCUPAR TODA ÁREA DE DIREITO DA NAÇÃO TUPINIQUIM: VENEZUELA (PETRÓLEO), BOLÍVIA (GÁS E COCAÍNA), COLÔMBIA (COCAÍNA), CHILE (COBRE) E URUGUAI E PARAGUAI (MACONHA)…FODA-SE A ARGENTINA.
    DEPOIS DISTO, DEVERÍAMOS EXTINGUIR O LEGISLATIVO E CRIAR UMA JUNTA MILITAR PARA SIMPLESMENTE EMENDAR A CF, SAI MAIS BARATO.
    OS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS DEVEM SER DEVOLVIDOS AOS INVETORES: EUROPEUS E AMERICANOS – NÓS NAÇÃO SUPERIOR NÃO PRECISAMOS DESTAS BABOSEIRAS.
    AÍ A FILIAÇÃO OBRIGATÓRIA AO PARTIDO DA NAÇÃO-MILITAR…ARENA SERIA UM NOME LEGAL.
    DAÍ COM A FILIAÇÃO CRIA-SE UMA POLÍCIA SECRETA, UMA MISTURA DE P2 E DEIC.
    E, POR FIM, O EXTERMÍNIO DA MINORIA INDÍGENA E MAIORIA PARDA..
    .
    .
    .
    .
    SEI NÃO, MAS ACHO QUE ESTOU COPIANDO A IDEIA DE ALGUM LUGAR…SERÁ QUE OS BABACAS DE FARDAS TAMBÉM?! E OS BOÇAIS NAS CÂMARAS?! …. SERÁ QUE NOVAMENTE SÓ O CHAPOLINS DO STF NOS PODERÃO AJUDAR?!

  41. Em todo o mundo a polícia é civil, mas como estamos no Brasil é muito provável que se transforme a polícia em militar. Será mais uma jaboticaba. Só neste país mesmo.

  42. Taí, gostei da proposta! Sou favorável. Implementem-na e será bem vinda. Obs: Sou Policial Civil, Decapiano.

  43. “Desenvolvida como alternativa “consensual” entre todas as propostas anteriores, a PEC 431 tem apoio de promotores, procuradores, PERITOS e alguns policiais civis e federais”.

    PERITOS CONTRADITÓRIOS. Quando querem sensibilizar a sociedade a aceitar a PEC 325/09 da autonomia pericial dizem que esta irá diminuir a tortura por agentes do Estado. Mas agora vem apoiar a PEC que dá poder investigativo para uma polícia militarizada, com um dos maiores índices de tortura e morte do mundo! É, peritada… Estão achando que isso fortalecerá a causa de vocês e que prestarão serviço até para PM investigativa agora? Poxa, para buscar os interesses próprios vocês ferram o resto do mundo se for preciso! Eita classezinha de profissionais…

  44. Verdade nua e crua: ninguém está satisfeito com os baixíssimos índices de esclarecimento de crimes das polícias civis Mais cedo ou mais tarde, uma propositura nesse sentido iria ganhar força. Agora, só resta aos majuras chorar o leite derramado.

  45. Como bem comentado pelo JClaudio: vai faltar telhado mesmo e acho que vai faltar lugar nas montanhas se passar uma loucura dessas.

  46. Este projeto tem meu apoio, sou investigador a 25 anos trabalhei no Denarc, DHPP, Deic e Decap, e afirmo com toda segurança, na PC só tem ladrão e traficante.

  47. Marte 29, VC nao é Policial Civil meu caro. Mas caso seja, VC tbem faz correria com o crime?

    Logico que vc vai dizer que não faz. Vai montar aquele discurso de que é honesto, vive do próprio salario, não pega 1 real de ninguém..

    Então se VC afirma que na PC só tem ladrão e traficante VC se inclui neste rol ou VC é a única exceção???

    Quer enganar quem???

  48. Na verdade o post deveria ser, um contra todos.
    A meganha não esta contra a Policia Civil, está contra o dono dela. O DELEGADO.
    E é justamente o delegado que está contra o restopol e os bocas-pretas.
    Eu acredito que ninguém ouviu a frase. QUEM MANDA NA POLICIA É O DELEGADO!!!

  49. Amaldiçoou o dia em que entrei nesta bosta de PC. Se fosse boca-preta, com o tempo que tenho no trampo, já seria oficial e receberia no mínimo o triplo que recebo hoje.

  50. Isso é o primeiro passo de fato para a UNIFICAÇÃO das polícias.

  51. Em apoio ao colega Independência? Desmembrado da PC?…
    Perito é a pior raça que existe dentro da polícia…nem entre eles há o respeito..ô racinha….

  52. Suponhamos que você é vítima de furto ou roubo, onde você preferiria fazer seu BO, na PM, na PC ou nas duas polícias. É mais um concorrente, aquele que tiver mais competência que se estabeleça. Os doutores excelentíssimos Delegados que se fodam.

  53. governador assina , neste momento, na acadepol, o projeto de instituição da DEJEC para PC

  54. Diario oficial de Sábado, ao menos mais quatro aposentadorias especiais de policiais, integralidade e paridade, concedidas via mandamental.

    Decisão de segunda instância. Acordão publicado em 07/15

  55. É o fim dos tempos. Quem viver verá as atrocidades que a PM vai fazer.

  56. me TIRA daqui disse:
    28/09/2015 ÀS 17:24
    governador assina , neste momento, na acadepol, o projeto de instituição da DEJEC para PC
    —————————————————

    CADE A VALORIZAÇÃO DO N.U ????????????????????

    CADE O REAJUSTE DE 2015 ???????????????????

    CADE O AUXILIO ALIMENTAÇÃO ???????????????

  57. Não sei amigo. Vc deveria perguntar ao governador.

    A DEJEC nada mais é que manobra politica e instituição de trabalho escravo ao policial, que abre,mais uma vez, mão de seu descanso e convivência com a familia para poder ganhar um pouco mais.

    Sou contra, mas é necessário entender que para os colegas do interior, principalmente, pode representar um alento.

  58. DEJEM – Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar.
    Instituída pela Lei Complementar Nº 1227 de 19 de dezembro de 2013.
    Em resumo:
    Facultativa ao Policial Militar em dia de folga.
    Compreende jornada de 8 horas contínuas de policiamento ostensivo, limitada à execução de 10 diárias por mês.
    Valores para 2015, por diária:
    Oficiais – 9,6 Ufesp ( R$ 204,00)
    Praças – 8,0 Ufesp ( R$ 170,00)
    Reajustados todo ano.
    Não contempla a continuidade do turno de serviço para o qual o Policial Militar esteja normalmente escalado.
    DIÁRIA ALIMENTAÇÃO (Polícia Militar)
    Instituída pelo Decreto-Lei Nº 15.620 de 29 de janeiro 1946.
    Alterada pelo Decreto Nº 59.609 de 16 de outubro de 2013 (com efeito a partir de 1º Janeiro de 2014).
    VALOR PARA 2015: 2,0 Ufesp por diária inteira (R$ 42,50).
    Limite: 15 diárias inteiras (R$ 637,50).
    Reajustado todo ano.

    DIÁRIA ALIMENTAÇÃO (Polícia Civil)
    Instituída pela Lei Complementar Nº 660 de 11 de julho de 1991.
    Alterada pelo Decreto Nº 56.886 de 30 de março de 2011.
    VALOR: 0,2 da Unidade Básica de Valor (UBV) por diária inteira (R$ 20,00).
    (A UBV foi criada pela Lei Complementar Nº 1080 de 17 de dezembro de 2008 e tem seu valor fixado, desde então, em R$ 100,00).
    Limite: 12 diárias inteiras (R$ 240,00).
    Não reajusta anualmente.

    ENTRE OUTRAS TANTAS DIFERENÇAS

    Comparação atual:
    Cargo: Soldado PM 1ª Classe Escolaridade: Ensino Médio – Salário: R$ 5.586,41 – Com DEJEM e Diária Alimentação.

    Cargo: Escrivão/Investigador 3ª Classe -Escolaridade: Superior – Salário: R$ 4.411,49 Com Diária Alimentação.

    Fonte: http://sipol.com.br/?p=496

  59. Me desculpe o amigo acima, mas dizer que um soldado Pm tem este salário não condiz com a verdade.

    É necessário especificar.

    Hoje apenas 3.000 pms estão inclusos na delegada. Olhe que apenas quem tem “corrida” esta nela.Outra questão é que para ter os dez dias totais, é necessário trabalhar estes 10 + os 15 da escala, num total de 25 dia no mês.

  60. Concordo com o colega acima, este projeto não é contra a Policia Cvil, Estamos nessa mazela é por culpa dos Delegados. Somos uma policia velha e cansada, que temos uma sobrecarga de trabalho burocrático. Ótimo se a PM fizer o fragrante, apresentar ao juiz e escolta-lo ate o presidio, vai sobrar tempo pra nós Policiais Civis investigarmos.

  61. Faço votos para que o Projeto seja aprovado. Pensemos na População. Quanto a Polícia Civil, tudo leva a crer que está caminhando rumo a extinção, e com ela toda vaidade tao presente em seus quadros operacionais. Foi Tarde.

  62. me TIRA daqui disse:
    28/09/2015 ÀS 17:24
    governador assina , neste momento, na acadepol, o projeto de instituição da DEJEC para PC
    _________________________________________________________________________________________________

    MAIS UMA VEZ (em mais de 20 anos) O DESGOVERNO ZOMBA DE TODOS OPERACIONAIS DA POLÍCIA CIVIL………..

    E DIRIGENTES E SINDICATOS CONTINUAM DE QUATRO………………DIZENDO AMÉM A TUDO………

    Estamos sendo roubados:

    DATA BASE……………

    APOSENTADORIA ESPECIAL………..

    DIÁRIA ALIMENTAÇÃO DECENTE …………….(hoje é de 120,00).

    Dessa forma…………………….Acabem logo com o sofrimento e a PC…..

  63. loko disse:
    28/09/2015 ÀS 18:07
    Concordo com o colega acima, este projeto não é contra a Policia Cvil, Estamos nessa mazela é por culpa dos Delegados. Somos uma policia velha e cansada, que temos uma sobrecarga de trabalho burocrático. Ótimo se a PM fizer o fragrante, apresentar ao juiz e escolta-lo ate o presidio, vai sobrar tempo pra nós Policiais Civis investigarmos.
    ______________________________________________________________________________________________

    ELES SABEM……………..NÃO ESTÃO NEM AI…………….ENQUANTO TIVER CADEIRA E POLÍCIA PARA QUEIMAR A CARA PARA ELES………..ESTÁ TUDO CERTO.

  64. E o Policial que trabalha em expediente. Seg a Sexta das 9 as 18 vai fazer o DEJEC em qual horário?

    Este chuchu é um filho da puta mesmo!! Goza com a cara da PC!!

  65. Se formos fazer uma análise, sem corporativismo e sem paixões, veremos que o “circo” completo vai beneficiar imensamente a PC. Vejam o caso da Polícia Federal. Sabem por que ela é a polícia que prende corruptos, e faz grandes prisões, grandes operações? Dentre os vários motivos, cito dois fundamentais: o primeiro é a “competência” diminuta de crimes que ela investiga; o segundo, que decorre do primeiro, é que a PF não atende a grande demanda de gente em suas delegacias. Vá a uma delegacia da PF e verá a tranquilidade que é. Não tem flagrantes chegando em minuto e minuto; a PF não atende briga de vizinhos, as injúrias e “DEFAMAÇÕES” que lotam as delegacias nas segundas-feiras.Ou seja, a PF escolhe o que vai investigar. A Polícia Civil, ao revés, atende isso tudo diuturnamente, da reclamação porque um cachorro tá latindo à noite ao homicídio e tráfico de drogas. Com o “circo” completo, espero que a PM atenda e resolva essa demanda, já que é ela que via de regra faz o atendimento inicial. Assim, às Policiais Civis restarão investigações de homicídios e crimes mais complexos. Que venha o ciclo completo!

  66. me TIRA daqui disse:
    28/09/2015 ÀS 17:43
    Não sei amigo. Vc deveria perguntar ao governador.

    A DEJEC nada mais é que manobra politica e instituição de trabalho escravo ao policial, que abre,mais uma vez, mão de seu descanso e convivência com a familia para poder ganhar um pouco mais.

    Sou contra, mas é necessário entender que para os colegas do interior, principalmente, pode representar um alento.

    ——————————————————————————
    Não te perguntei nada amigo !!!!!

    Quis dizer que nossos direitos não temos e agora que não seremos reconhecidos pelo N.U e N.M !!!!!

  67. Independência? Desmembrado da PC? disse:
    28/09/2015 ÀS 16:14
    “Desenvolvida como alternativa “consensual” entre todas as propostas anteriores, a PEC 431 tem apoio de promotores, procuradores, PERITOS e alguns policiais civis e federais”.

    ———————————————–

    o tiro dos delpols parece que saiu pela culatra.

    após abandonar os restopols , deixando os viúvos ( coitados ) . agora parece que terão que enfrentar uma legião
    de poderosos.
    1- oficiais da pm.
    2- promotores.
    3- e agora se opondo contra eles = PERITOS.

    obs= os restopols tambem estão furiosos com os delpols, pois sentem se traidos pelos seus superiores.

  68. Não me parece extinção de nada.
    Se a PM desenvolvesse esse serviço que aqui chamamos de Ciclo Completo a Polícia Civil se veria livre para desempenhar suas atribuições de natureza judiciária. Assim estaria muito mais próxima do poder judiciário, onde poderia buscar a tão merecida valorização profissional.

  69. Não padeço da síndrome de Estocolmo, logo não tenho apreço por meu agressor direto ou indireto.
    Eu, simples operacional não sou dono da polícia, não a tenho mais nas veias como outrora. Seus legítimos donos são os carteiras de sangue, majuras.
    Eles devem lutar pela manutenção de seu status, pois nós, carregadores de piano seremos sempre carregadores, seja para engravatados, seja para fardados. Com ou sem ciclo completo nada mudará em termos laborais. Talvez nossos amigos, parentes, familiares e a massa ignara de eleitores sentirão profundamente tais mudanças, mas aí será tarde demais. O que a vaidade é capaz de criar. De um lado a república dos delegados. De outro a caserna ensandecida, ávida por poder e o mais interessante é que todos esqueceram-se que prestaram juramento para outro fim.
    Fujam para as montanhas.

  70. Governador assina projeto de lei para criar Diária Especial para a Polícia Civil

    Projeto permite que policiais civis trabalhem em suas folgas para receber remuneração adicional. Alckmin também assina decreto para que o policial continue a ministrar aulas na Academia da Polícia Civil (Acadepol) após a aposentadoria compulsória

    O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira (28/9) projeto de lei para a criação da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Civil (Dejec). A medida permitirá aos policiais civis trabalharem voluntariamente em suas folgas, com direito a uma remuneração adicional.

    A escala remunerada de trabalho tem como objetivo aumentar a renda dos policiais civis, a exemplo do que acontece com os militares, e reforçar o efetivo nas ruas, nas delegacias, no trabalho de investigação e atendimento à população.

    “Com a criação da Dejec, todo mundo ganha. A Polícia Civil ganha, porque faz uma jornada extraordinária com um salário mais alto, e a sociedade ganha com maior presença policial agilizando os trabalhos, ganhando tempo e tendo melhores resultados,” explicou o governador.

    Cada policial poderá trabalhar até 8 horas diárias (fora da jornada normal), por até 10 dias no mês, ou seja, máximo de 80 horas, para que o serviço extraordinário não prejudique o descanso do policial civil.

    O valor pago aos delegados está estimado em R$ 204 por dia, contemplando 8 horas de trabalho. As demais carreiras receberão R$ 170 por dia. O valor é calculado com base na Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (Ufesp).

    O governador aproveitou a ocasião para parabenizar os profissionais pela data em que se comemora o dia do policial civil. “O dia do policial civil é o dia da vida, porque o trabalho de vocês salva vidas. É o dia da lei, porque vocês são homens e mulheres da lei. E é o dia da inteligência, porque a investigação exige um conjunto de talentos”, ressaltou Alckmin.

    As atividades e critérios a que serão submetidos os policiais serão estabelecidos por portaria do delegado geral de polícia.

    Após a assinatura, o projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

    DEJEM DA PM

    A Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial (Militar) foi criada em dezembro de 2013 e conta hoje com 3.954 vagas para todo o Estado.

    Em junho do ano passado, a medida foi estendida para as escolas, com a criação da Dejem Escolar. Policiais militares são destacados exclusivamente para o patrulhamento de escolas estaduais.

    ACADEPOL

    O governador também assinou decreto que determina o limite máximo de 40 horas-aulas mensais ministradas pelos professores na formação de policiais civis na Academia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”, que possui dois campi e dez unidades de Ensino e Pesquisa.

    “Se estabelecia 10 horas semanais e nós não mudamos a somatória das horas. Mas colocamos 40 horas mensais para que a própria Academia pudesse melhor estabelecer e dividir a carga horária”, explicou o secretário.

    O decreto, que será publicado no Diário Oficial do Estado, possibilitará que, em casos excepcionais, esse limite possa ser excedido, contanto que haja pagamento dos honorários em meses subsequentes, observando o limite de 40 horas-aulas para pagamento em cada mês.

    A medida permitirá uma melhor formação dos policiais e retribuição ao empenho dos professores.

    O decreto também permitirá ao policial civil continuar a ministrar aulas na Academia de Polícia Civil (Acadepol) até o limite de 70 anos, ou seja, após a aposentadoria compulsória, que é de 65 anos.

    “Nós realmente precisávamos e vamos precisar de um reforço na Academia. Esse reforço se deu exatamente pelas duas medidas importantes dentro do decreto,” finalizou Moraes.

    Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

  71. Sem problemas, a maioria da Civil sonha com a extinção da PM. Vibram quando a GCM ganha espaço. Tá passando da hora de se tornar uma polícia só e parar com essa briga. É todos contra o crime, tenham sempre isso em mente.

  72. PC = Não TEM VOLTA !!! Não existe retorno, JÁ FOI !!!!!! então COMEMOREMMM Policiais Civis pois Vocês poderão fazer o OSTENSIVO disse:

    Acalmem-se Nobres Carreiras Jurídicas !!!!

    Acalmem-se Nobres Carreiras Jurídicas !!!!

    Acalmem-se, não entrem em Pânico !!!!

    É a oportunidade de mostrarem á População Brasileira que Vocês conseguem FAZER O POLICIAMENTO OSTENSIVO ESPECIALIZADO melhor do que a PM, isso não é incrível ?????????

    Acalmem-se….

    Cada Polícia poderá fazer o CICLO COMPLETO !!!

    Não TEM VOLTA !!!

    Não existe retorno, JÁ FOI !!!!!!

    São mais de 500.000 Policiais Militares no Brasil

    Os parlamentares ligados à PM estão com muito apoio e vontade de mudar

    Não TEM VOLTA !!!

    Não existe retorno, JÁ FOI !!!!!!

    CHEGA DE PM FICAR APRESENTANDO OCORRENCIA EM DP

    Chega !!!

    O Ministério Público sabe muito bem quais são os detalhes das duas Polícias e adivinha quem eles Apoiarão ??????

    Não TEM VOLTA !!!

    Não existe retorno, JÁ FOI !!!!!!

    Você poderão fazer o OSTENSIVO

    Vocês atenderão Ocorrências

    Vocês receberão milhões de Chamadas Telefônicas da População

    Porquê ???

    Porque o CICLO é COMPLETO

    Não TEM VOLTA !!!

    Não existe retorno, JÁ FOI !!!!!!

  73. PESSOAL !, S.M.J., ESSES CONTUMAZES DEJEM, BÔNUS E OUTROS SÃO TODOS “PENDURICALHOS”, NÃO AGREGADOS AO VERDADEIRO SALÁRIO “HOLERITH”, QUE ESTÃO AFRONTANDO O SALÁRIO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS. VOCÊS DA ATIVA !, AMANHÃ TODOS SEM EXCEÇÃO SERÃO UM APOSENTADO SEQUELADO E “FUDIDO”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  74. Taí gostei, aprovo. Quem ganha com isto e a sociedade.

    Quero que a classe dos delegados que se fodam, eles plantaram isso mesmo.

  75. A pm cria uma pec pra investigar o crime que ela não evitou. Não acho isso lucidez.

  76. Qual o problema do ciclo completo? A PC não tem efetivo suficiente pra nada, os poucos que tem na PC não fazem muita coisa. Salvo escrivães e alguns poucos tiras, o resto só faz peso. Não vejo problema em dividir atribuições, não tenho essa vaidade do pequeno poder. Sou escrivão e do meu ponto de vista, quanto mais gente trabalhando melhor.

  77. Será que vai ter farda no meu número ? E fiquei barrigudo neste plantão. Rsrsrs

  78. Trabalho voluntário na hora de folga?Isso é coisa da Madre Teresa e com todo o respeito do mundo à ela, eu não nasci pra isso, trabalho portanto quero receber por isso, não faço desfeita do quanto ganho, mas querer que eu aceite que trabalhar na hora de folga é beneficio aí já é demais. Se essa é mais uma brilhante forma PSDBista de resolver os problemas dos profissionais de polícia, estão todos enganados.

  79. JClaudio:

    Impressionante a vossa visão institucional (da PM). Pudera: quem a conheceu, não a compra!

    Quando afirmo que a PM paulista é indigna até de existir, não é por análise parcial. Qualquer instituição que vive de mentiras, patifarias e “quase legalidades” não pode ter fim diferente da extinção. Vejamos o exemplo máximo dos políticos e partidos brasileiros que nutriram as mais deslavadas mentiras! A faturou chegou!

  80. A fábula do prefeito que em sua cidade tem um grande buraco na avenida principal. Esse buraco causa muitos acidentes com vítimas, então ele amplia o hospital e contrata mais médicos para atender as vítimas!!!!!!!!!!

  81. Polícia civil esclarece poucos nos, então PM não evita muiiiiiiitos crimes???????

    Aqui apesar de ser um blog de assuntos policiais não vejo nenhum POLICIAL dando ideias, só vejo idéias de funcionários públicos, provavelmente da secretaria da…….

  82. Polícia federal e exemplo de quê.

    Ela levanta “bo” faz umas pesquisas, acha alguns suspeitos, pede prisão provisória chama a mídia para o arrebatamento, gasta recursos públicos pra levar os presos para um passeio em algum estado diferente do seu domicílio, ouve em declarações e solta.
    Cade os condenados?

    Vai arrebatar um suspeito lá em diadema pra ser ouvido em são Paulo, se ele não vai na corro dizer que eu o sequestro!
    Vai pedir mandado de prisão sem a certeza da autoria pra ver se o juiz da!

    Para e feito pra não funcionar
    O resto e showtime.

  83. A PM e, em sua própria essência, bucha de canhão. A sociedade reclama os índices de criminalidade que só baixarao com medidas complexas, portanto caras e principalmente demoradas, e o governo que a 20/anos não faz nada agora se vê ameaçado e então lança mão de seus cães pra uma medida de remendo ao problema.

  84. Polícia federal e exemplo de quê.
    Ela levanta “bo” faz umas pesquisas, acha alguns suspeitos, pede prisão provisória chama a mídia para o arrebatamento, gasta recursos públicos pra levar os presos para um passeio em algum estado diferente do seu domicílio, ouve em declarações e solta.
    Cade os condenados?

    Vai arrebatar um suspeito lá em diadema pra ser ouvido em são Paulo, se ele não vai na corro dizer que eu o sequestro!
    Vai pedir mandado de prisão sem a certeza da autoria pra ver se o juiz da!

    Para e feito pra não funcionar
    O resto e showtime.

  85. Boa noite! Bom senhores…estive lendo todos os comentários e se me permitem a audácia, tentei compreender todos os pontos de vista e opiniões divergentes, sou Mike de Sampa, tenho 06 anos de corporação, não posso dizer que a PM é melhor do que a PC e muito menos mensurar a importância do papel de ambas frente a sociedade paulista. Mas posso dizer com propriedade que para a grande maioria de nós subalternos não irá mudar p…nenhuma, essa referida PEC é uma queda de braço entre a maldita ganância por mais poder, sejam do lado dos Oficiais ou como pude ler em alguns comentários isso também é fruto dos Srs. Delegados que largaram seus companheiros de trabalho as moscas e hoje colhem essa falta de união interna, enfim…não acho que essa PEC vai resolver os supostos problemas alegados pelos Donos das Pms ou pelos Srs. do Judiciário, pude assistir duas audiências públicas sob o tema e confesso que ficou claro que os pequenos vão tomar no c…com certeza, na minha humilde opinião só existe uma forma de melhorar o sistema de segurança pública atual: Desmilitarização da PM, Unificação com a PC, cria-se a Polícia Estadual de Ciclo Completo e de Natureza Civil, cria-se a carreira única, salário padrão e subordinada diretamente ao secretário de segurança pública e jamais permitir a interferência direta do governador ou qualquer ou político com status, não existe poder maior na mão de um politico que homens e mulheres, armados, treinados e capacitados, com poderes e deveres jurídicos, isso é a melhor forma de um politico fazer o que ele bem entender, acordem senhores, muitas vezes não se trata somente daquilo que enxergamos na nossa frente, mas aquilo que encontra-se escondido além dos alpes, não existe poder sem amparo policial.

  86. http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=643936 “inteiro teor”

    Li na íntegra o projeto de emenda constitucional, confesso que da forma que segue redigido, será bastante convincente, pois todos nós sabemos que o assunto segurança pública é algo pouco conhecido pelos nossos parlamentares.

    Na leitura, o ponto chave está no parágrafo 11º do art. 144,CF, o qual segue abaixo:

    Art. 1º O art. 144 da Constituição Federal passa a vigorar
    acrescido do seguinte parágrafo:
    “Art. 144……………………………………………………………………………………
    §11. Além de suas competências específicas, os órgãos previstos
    nos incisos do caput deste artigo, realizarão o ciclo completo de polícia
    na persecução penal, consistente no exercício da polícia
    ostensiva e preventiva, investigativa, judiciária e de inteligência
    policial, sendo a atividade investigativa, independente da sua forma de
    instrumentalização, realizada em coordenação com o Ministério
    Público, e a ele encaminhada.” (NR)

    Em suma, dá ao sistema penitenciário autonomia para criar sua polícia penal, o ciclo completo às polícias federal, rodoviária federal, civis e militares, com competência de área ou crimes, não definidas.

    Demais trechos da proposta abaixo:

    “A proposta tem o objetivo de, apenas, ampliar
    as competências de todas as Polícias, de forma a permiti-las exercer o Ciclo
    Completo, sem, no entanto, obrigá-las a fazê-lo”
    “Manter no Sistema Prisional um quadro de servidores
    penitenciários efetivos, sendo específica a eles a sua gestão, observando a
    proporcionalidade de servidores penitenciários em policiais penais”
    “Estruturar os órgãos policiais federais e estaduais para que atuem
    em ciclo completo de polícia, delimitando competências para cada instituição
    de acordo com a gravidade do delito sem prejuízo de suas atribuições
    específicas.”

    Olhem a argumentação citada neste item:
    “A adoção dessa função como principal missão organizacional, a
    excessiva burocratização dos relatórios policiais, através dos inquéritos, e
    sujeição dos trabalhos aos crimes já ocorridos, tornaram a Polícia Civil uma
    organização predominantemente passiva e de baixa eficiência.”

    “Acrescenta-se que as propostas de emendas constitucionais em
    tramitação neste momento no Senado Federal, as PECs 102, de 2011, e 51, de
    2013, expõem como ponto central da busca da eficácia da ação policial a
    competência para atuação no Ciclo Completo.
    A presente proposta difere em sua essência das demais, ao tratar
    exclusivamente de ampliar as competências das Polícias, sem alterar em nada
    suas atuais prerrogativas, direitos, deveres e modelo de organização. É uma
    proposta essencialmente voltada para a melhoria da segurança pública no
    Brasil.”

    “. Nas polícias modernas, quer seja na América ou na Europa, as
    funções de policiamento uniformizado e investigação devem boa parte de seus
    êxitos à interpenetração dessas funções, desde a fase de diagnóstico,
    planejamento e até a execução das ações.”

    ” Na maioria dos
    países democráticos temos várias agências policiais atuando em conjunto, com
    a prevalência de mais de uma corporação exercendo prerrogativas de polícia
    auxiliar de justiça, ou seja, de captura e condução, mas também de lavratura
    de auto e recolhimento ao cárcere, além da investigação e da persecução
    penal como um todo, a exemplo do Chile.”

    Todos os itens em aspas são trechos extraídos da referida PEC 431/2014.

    PARA MIM, SÓ TENHO CERTEZA DE UMA COISA, DOIS CORPOS NÃO OCUPAM O MESMO ESPAÇO.
    A proposta segue bastante convincente, e na minha singela opinião, da foram que segue, “vai rolar”…

  87. Ministério Público chefiando as investigações, como sempre almejaram:

    Parágrafo 11, art. 144,cf: “sendo a atividade investigativa, independente da sua forma de
    instrumentalização, realizada em coordenação com o Ministério
    Público, e a ele encaminhada.”

    Criação da Polícia Penal, Polícias Militares fazendo policiamento preventivo/ostensivo e repressivo/investigativo;
    Polícia Civil fazendo policiamento repressivo/investigativo e preventivo/ostensivo; sem obrigação de fazê-los.

  88. Eu duvido que isso vá pra frente…
    Com a PM matando todo mundo, fazendo cagada uma atrás da outra, a única coisa que eles vão conseguir é desmilitarização.Se por acaso esse coisa ridícula passar sou a favor dos GCMs e agentes penitenciários terem o mesmo poder.

  89. ou seja muito barulho por nada, combinaram com os promotores, mais combinaram com o poder judiciario, nao, portanto muito barulho por nada.

  90. eu só sei de uma coisa….

    NÓS SOMOS DESUNIDOS…..AQUI CADA CARREIRA PENSA EM SI E NENHUMA PENSA NO TODO….ENTÃO, DELPOLS CONSEGUIRAM O QUE QUERIAM E NÃO PENSARAM NA INSTITUIÇÃO.,,, INSTITUIÇÃO FORTE É INSTITUIÇÃO UNIDA….SÓ DELPOLS NÃO CARREGAM A INSTITUIÇÃO NAS COSTAS…..PORTANTO, FODA-SE…..VÃO SER AUXILIARES DO MP… E SATISFAÇAM-SE COM ISSO…..PROVAVELMENTE, DAQUI UNS TEMPOS NEM CADEIRAS EM DELEGACIAS TERÃO PARA V.EXCIAS…..DEIXARAM O CANCER CRESCER, AGORA AGUENTEM A METASTASE…..

  91. Ja tomamos gas e borrachada em 2008.O que eles querem eh acabar com a civil mesmo sempre nos invejaram. Tem efeitivo, representaçao politica e o governo aqui em sp principalmente faz o q eles pedem. Logo vamos ter que bater continencia pra tenente delegado de policia militar. Ou nem policiais mais seremos vao extinguir as carreiras da policia civil pois farao td. O ultimo que sair apaga a luz acabou tudo.

  92. Alvim disse:
    28/09/2015 às 23:03 —- Escreveu bem, tem ai grande verdade, só não encherga quem não quer…

  93. Alvim, concordo com vc.

    A briga, na realidade, é dos Oficiais X Delegados.

    Na prática: os Oficiais querem abraçar as investigações, mas eles não farão oitiva, não investigarão (sobrará tudo para os praças). Enfim, apenas mais poder aos Oficiais e mais trabalho aos praças, em resumo.

    Desde que o meu salário aumente, pouco me importa se o meu superior será o Delegado, Oficial ou Promotor.

    Percebam que somente os próprios delegados e alguns puxa-sacos são contra o ciclo completo.

  94. Ainda não tenho ideia formada, mas em qualquer lugar do mundo não existe polícia militar nos moldes do Brasil, ao que me consta, sòmente na Tunisia.O certo seria uma policia metropolitana única estadual, mais as guardas municipais com poder de polícia em seu território e a polícia federal investigar os crimes contra a União, e assim por diante.Gostaria de acrescentar na minha modesta opinião, que deveriamos fechar aproximadamente cinquenta (50) DPs. na Capital, e reequipar os outros cinquenta diuturnamente como era antigamente, pois daquela maneira ou daquele modo haviam cinco equipes completas e as respectivas chefias e o serviço rendia.Para que 103 DPs. aprox. sendo que metade deles não atende no período noturno.A Cidade de São Paulo apénas cresceu populacionalmente e não em tamanho: seu tamanho é o mesmo de cem anos atrás. Obrigado companheiros.Orlando Rasia Junior. Investigador de Policia Classe Especial Aposentado.

  95. Caros colegas, com o jeito pratico da Policia militar, todos os crimes serão esclarecidos. Ate o coelhinho da Pascoa quando for detido, vai dizer que e o Papai noel(todo machucado) mas vai gritar que e o papai noel.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s