Tucano – condenado por improbidade – que atacava delegado foi assassinado 29

Prefeito de Elias Fausto pode ter sido vítima de ‘emboscada’, afirma SSP

Secretário de Segurança Pública diz que essa é principal suspeita do crime.
Caso será investigado pela DIG de Piracicaba; Laércio Betarelli levou 5 tiros.

Do G1 Piracicaba e Região

Prefeito de Elias Fausto morreu baleado nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)Prefeito de Elias Fausto, Laércio Betarelli, morreu
baleado (Foto: Reprodução/Propaganda eleitoral)

O prefeito de Elias Fausto (SP), Laércio Betarelli (PSDB), morto a tiros na manhã desta sexta-feira (2) ao visitar uma obra na cidade, pode ter sido vítima de uma emboscada, segundo a Secretária de Segurança Pública (SSP).

O titular da pasta, Alexandre de Moraes, afirmou em Piracicaba (SP), para onde o corpo do político foi levado, que “a cena do crime e o modo como foi realizado indicam para uma execução, uma emboscada de algum desafeto”.

Betarelli tinha 58 anos e foi assassinado por volta das 9h na Rua Amadeu Patelli, no bairro Carimã. O corpo foi retirado do local e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Piracicaba.

“Assim que nós soubemos do homicídio, determinamos que fosse providenciado todo o apoio da (Delegacia) Seccional e do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária). O IML também providenciou a necropsia para acelerar a investigação. O prefeito foi morto com seis tiros”, afirmou.

Alexandre de Moraes, secretário de Segurança Pública de São Paulo (Foto: Claudia Assencio/G1)Alexandre de Moraes, da SSP, fala sobre morte
de Laércio Betarelli (Foto: Claudia Assencio/G1)

Emboscada
Ainda segundo o secretário, uma das testemunhas disse que viu que uma pessoa aguardava em cima de uma árvore, pulou no chão e disparou. “Tudo indica que o assassino estava esperando o prefeito para executá-lo, porque era hábito dele visitar obras nesse horário”.

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) vai comandar a apuração do caso. “Solicitamos imagens do perímetro, vamos analisar os projéteis que foram recolhidos. Eram de calibre 38. Preservamos o máximo de provas para identificar o assassino ou os assassinos”, afirmou Moraes.

De acordo com a Guarda Municipal, Betarelli estava no bairro Carimã para visitar uma obra de canalização de um córrego. A corporação informou ainda que maior parte do efetivo estava fora da cidade, em um curso na cidade de Capivari (SP).

Moradores cercaram corpo do prefeito de Elias Fausto, Laércio Betarelli (Foto: Reprodução/ EPTV)Moradores cercaram corpo do prefeito de Elias Fausto, Laércio Betarelli (Foto: Reprodução/ EPTV)

Embate com delegado
Na terça-feira (22), durante um evento em Piracicaba (SP), o prefeito de Elias Fausto pediu publicamente a retirada do delegado da Polícia Civil do município, Gillis Scrocca, durante uma visita do secretário de Segurança Pública à região. “Ele é omisso, inoperante e ausente”, disse Betarelli durante a reunião (veja o vídeo abaixo).

O titular da delegacia alegou na ocasião que as declarações do prefeito não passavam de manobra política. “Ele não quer que eu permaneça no cargo até as próximas eleições. Faz nove anos que estou lá e já cumpri mandados de prisão contra funcionários da alta cúpula da gestão dele”, disse Scrocca na ocasião.

Segundo a Câmara de Vereadores, o prefeito participou, na quinta-feira (1), de uma reunião com parlamentares e o secretário de Segurança Pública em São Paulo para discutir uma possível troca do titular da Polícia Civil da cidade.

Nesta sexta-feira, o delegado do município esteve no local onde Betarelli foi assassinado e afirmou que, apesar dos problemas de relacionamento e conflitos que teve durante a gestão do chefe do Executivo, isso não vai interferir na investigação para descobrir o autor do crime.

O secretário de Segurança Pública do estado disse não haver suspeitas contra Scrocca. “Não acreditamos em envolvimento do delegado. O prefeito e o delegado da cidade são desafetos políticos desde 2007. O prefeito inclusive colocou isso pra mim durante a reunião, mas em nenhum momento ele disse que foi ameaçado”, afirmou.

Processo
Outra polêmica recente na carreira política de Betarelli é um processo que ele respondia por improbidade administrativa. No final de 2014, a 5ª Câmara de Direito Público do estado de São Paulo negou recurso à defesa do prefeito. A ação já não aceitava mais recursos na instância estadual, e só poderia ser questionada em Brasília.

Em 2013, o chefe ele havia sido condenado em primeira instância na ação, que prevê pagamento de multa, ressarcimento de valores aos cofres municipais e perda de função pública. No entanto, Betarelli recorreu com embargos de declaração para tentar reverter a decisão, o que foi negado pela Justiça.

O processo teve início em 2008. Betarelli era o prefeito e o Ministério Público apresentou, tanto à Justiça Eleitoral como à comum, denúncia de que a Prefeitura teria pagado por propaganda irregular em prol de candidatura à reeleição do chefe do Executivo.

A defesa do prefeito de Elias Fausto no processo informou que já tinha recorreu da sentença e que confia na absolvição. Segundo o advogado, Betarelli já havia sido absolvido das mesmas acusações na Justiça Eleitoral e as ações apontadas pelo Ministério Público não configuram improbidade administrativa.

Luto
O vice-prefeito Joaquim Antonio de Campos Bicudo decretou, nesta tarde, luto oficial na cidade durante sete dias. As atividades e atendimentos em serviços municipais foram suspensos nesta sexta e permanecerão parados também durante toda a próxima segunda-feira (5). A retomada ocorrerá na terça-feira (6), mas ainda sob o luto oficial, segundo a Prefeitura.

 Vida
Laércio Betarelli, conhecido como Dude, nasceu no dia 13 de fevereiro de 1957, em Monte Mor (SP). Em 2012, o tucano foi eleito para seu terceiro mandato com 67% dos votos. Ele deixa a esposa Marina Arakaki e dois filhos. Na infância, estudou durante o ensino médio e fundamental em duas escolas de Elias Fausto.

Laércio fez colégio técnico em bioquímica em Campinas (SP) e se formou em Engenharia Civil na Pontfícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) . Ele também foi professor de estatística e física em dois colégios da cidade.

De 1982 a 1992 e de 2001 a 2004 ele trabalhou como responsável pelo departamento de Obras da Prefeitura de Elias Fausto. Dude já foi vereador de 1989 a 1992 e presidente da Casa em 1991 e 1992.

O tucano já foi eleito prefeito de Elias Fausto em outros dois mandatos, entre 1997 e 2000, e de 2005 a 2008. Dude também atuou como chefe de gabinete da Prefeitura de Monte Mor (SP) de janeiro de 2009 a março de 2012, quando se candidatou novamente à chefia do Executivo e foi eleito com 6,7 mil votos.

  1. esse cabeça de ovo poderia aproveitar a oportunidade e sair candidato a prefeito de elias fausto…
    .
    pq em sao paulo nao vai dar mesmo…
    .
    bom fim de semana…

  2. BEM FEITO – Tucano corrupto que atacava delegado foi assassinado
    Posted by Flit Paralisante

    /////////////
    Gozado quando morreu o filho do picolé de chuchu o feitor dos policiais civis e disseram que todo castigo pra corno é pouco fizeram melindre, agora posta isso.
    A meu ver fez certo. Não gosto quando defende teu algoz.

  3. É inacreditável o quanto este espaço que é da polícia cívil, só fala da vida da PM. Mais inacreditável ainda, é não ter sido postado aqui o tal 0% reajuste salarial, PM e PC. Alguém consegue esclarecer o pq desse silêncio todo?? As associações da PM já estão se mobilizando, para de forma pacífica e respeitando a CF/88, bem como o CPM, a precionar o governo, embora acredite que em nada irá resolver, mas pelo menos para o ano que vêm, não apareça com 7%. No tentando contínuo com a dúvida, cadê a opinião desse blog, cadê os sindicatos da PC, deram as dejec e ficou como aumento!! E o blog aplaudiu ainda!!, senhores não faço campanha pra a ou B, aliás odeio o PT, mas tis que mostrar nisso valor, os índices só diminuem e é assim nosso reconhecimento, se não tem dinheiro, então que nenhuma categoria ganhe. Fica a dica ao administrador do desse espaço, coloque a manchete lá em cima reajuste 0%, claro se o senhor não estiver a favor de interesses de terceiros.

  4. Qto ao post não sei o que rolou.

    Só sei que todos os POLICIAIS CIVIS DA SECCIONAL NORTE DO DECAP fizeram por 3 meses rondas e mais rondas todas as sextas feiras dos meses, até altas horas. Saíram da convivência de seus familiares, trabalharam depois de uma semana desgastante, acabaram com suas vidas sociais.

    Como prêmio ganharam : BÔNUS ZERO.

    Parabéns aos gênios que acham que policial vive de Bônus. Deem uma passada na Seccional Norte e veja como estão todos os policias depois do esforço.

    Fica difícil.

  5. Por obvio, a perda de uma vida não deve ser comemorada; contudo, o fim de um membro do psdbosta, é de se pensar.

  6. Nada haver com o post, mas não tem como não comentar sobre o tal bônus, tão esperado por alguns aqui!
    Onde trabalho ganhamos bônus de R$ 250,00, sendo que com os descontos, vou receber R$ 174,00!
    Não dá nem pra pagar as conduções que pego para trabalhar no mês!
    Bem feito é pra nós, policiais que aceitamos essa esmola e não fazemos nada pra mudar!
    Tem duas soluções a curto prazo: GREVE ou pedirmos esmolas nos faróis da cidade. Com certeza tiro mais com esmolas do que com bônus!

  7. Mas segundo as cabeças pensantes, o bônus vai amenizar, eu não vou receber nada, mas graças a Deus o tribunal de contas vai e os oficiais de justiça também, isso deixa a gente mais tranquilo.

  8. Corrupto? No PSDB isso não existe! Será? Partido dos Santos Ditadores Brasileiros.

  9. “BEM FEITO” – Sem comentário!
    Quanto ao delegado da cidade, precisa ser investigado também; afinal, suas relações com o prefeito não eram nada boas. E, de mais a mais, um delegado ficar lotado numa cidadezinha dessas (onde muito provavelmente é o único delegado) não tem o menor sentido (como também não tem sentido juízes e promotores ficarem mais de 2 ou 3 anos em pequenas comarcas, de vara única).
    Quanto à morte do prefeito, não será nada fácil para a Polícia apurar, pois pelo visto era uma pessoa com muitos desafetos.
    Corrupto ou não, era o que o povo de lá merecia, pois o reelegeu com expressiva votação.

  10. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    Geralmente crimes são cometidos por vários motivos, tais como:

    Adultério; traição; trairagem; alcagueta; delação premiada; chuverada; parte do sono; e, paternidade.

    Caronte.

  11. ONDE ESTA A PUBLICACAO DO BONUS??????????????????????
    COLEM AQUI POR FAVOR!!!!!

  12. o demonstrativo de pagamento, referente ao bônus, está no portal da sec da fazenda…
    .
    pagamento dia 05.10.15, segunda-feira !

  13. GENTE !, AGORA ME CIENTIFIQUEI QUE DE FATO ESSE DESGOVERNO EXTERMINOU FINANCEIRAMENTE TODA OU A MAIORIA DA NAÇÃO POLICIAL CIVIL, VEJAM SÓ !,MUITOS FICAM QUESTIONANDO O RECEBIMENTO DESSA MIXARIA DE BÔNUS, ISTO QUANDO SÃO CONTEMPLADOS, POIS A MAIORIA É SÓ 0…0…0…0…0…0…0…. E OS APOSENTADOS E PENSIONISTA, 0%…0%…0%… E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  14. QUERO SABER DE REAJUSTE SALARIAL DE 2015 !!!!!!

    VALORIZAÇÃO DO N.U !!!!!

  15. NA MINHA REGIÃO VEIO R$250,00 DE BONUS MAS COM O DESCONTO DO IMPOSTO SOBROU R$ 190,00 !!!!!!!!!

    FALA SÉRIO PARECE BRINCADEIRA AINDA TEM DESCONTO DESSE VALOR BAIXO !!!!!!!!!

    CADE O REAJUSTE ???????????????????????

  16. Senhores

    Novamente repetirei e sem cansaço, quem gosta de “bônus” é operadora de telefonia móvel!

    C.A.

  17. Senhor Ronaldo Tovani

    Tenho algumas considerações que provavelmente o senhor não tenha conhecimento…
    – salvo raras situações, Delegado de cidade pequena, responde por a que está lotado e outras, portanto, na pratica, não está lotado em nenhuma!
    – quem já trabalhou em cidade pequena sabe como é….”a pá de cá” e a´”pá de lá”…uma ou outra sempre estará na cadeira do executivo, então, é de bom costume não tomar-se partido de nenhuma, “cumpra-se a lei”.(sem contar que acham-se proprietários de tudo que há na cidade).
    – se a corrutela merecia tal governante pela quantidade de votos destinados, outras pessoas tiveram votação bem mais numerosa em nosso Brasil varonil e estão a nos lascar, exagerando em tributos e tomando atitudes nada republicanas, mesmo assim, continuam respirando…
    Particularmente, não comemoro a passagem para o outro mundo de quem quer que seja, cabe a Deus o designio do momento, portanto, se corrupto prenda e cumpra a lei.

    é o que penso

    C.A.

  18. C.A. disse:
    03/10/2015 ÀS 12:06
    Senhor Ronaldo Tovani

    MEU CARO C.A.,

    Como aqui somos todos “fliteiros”, eu me sentiria mais à vontade se numa próxima oportunidade vc dispensasse o tratamento de “senhor” e me trata-se por vc, ou Tovani, como queira, me permitindo assim fazer o mesmo.
    Eu tenho conhecimento sim de que um delegado de Polícia lotado em pequena cidade do interior normalmente responde por outras cidades e, tal como vc diz, acaba não estando em nenhuma. Todavia, seja titular ou esteja apenas “respondendo”, um delegado, ou juiz, ou promotor não devem permanecer prestando seus serviços por mais de 2 ou 3 anos, exatamente para que, com o passar do tempo, não se envolva, ou não seja envolvido, na política local, ou até com amizades desnecessárias para uma autoridade.
    Dessa forma, acho que, com palavras diversas, acabamos escrevendo a mesma coisa.

  19. onde exatamente colega está o bônus?? sou carreira nível fundamental….meio burro né!kkkkk
    cola o link por favor!!!!

  20. Mais um tucano que odiava e perseguia policiais….É, acho que o critério para se filiar a tal “partideco” é chegar e dizer: – Odeio policiais, quero vê-los mortos, famintos, acamados, desdentados e morando em “comunidades”. Parabéns! Aceito no partido com louvor!

  21. Age com bom senso o FLIT ao alterar o início da postagem, retirando o “BEM FEITO” da inicial.
    Esposa e filhos do homem que ocupava o cargo de prefeito merecem nosso respeito.

  22. A trêta do majura de Elias Fausto com o finado tucano era porque o Delega foi vereador na cidade por outro partido e eram desafetos políticos há tempos.

    Uma coisa é certa: se todo político tucano e CALOTEIRO for morto, vai ter estado bem grandão sem governador por mais 20 anos. Não vai sobrar um, caloteiro de Precatórios; caloteiro de reajustes salariais na data base; caloteiro de água nas torneiras, caloteiro de estações do Metrô prometidas e não inauguradas…são tantos calotes que vai faltar balas !

  23. S.M.J.-Parabéns Polícia Militar, vocês merecem o reconhecimento do ciclo completo, vocês fizeram a lição de casa, diferentemente da Polícia Civil que á décadas não zelou pela instituição e agora agoniza seus últimos dias. Hoje em dia temos nova modalidade de polícia judiciária, os Delegados de Polícia se agarram em atos desesperadores para manterem as portas das delegacias abertas e consequentemente suas cadeiras., para isso utilizam atos cirúrgicos na falta de Policiais, utilizam mão de obra não concursada e sem o minimo compromisso legal para sanar o déficit de Policiais Civis, causando a falsa impressão que tudo caminha dentro da mais absoluta normalidade, pelo menos aos olhos dos leigos ! A Polícia Militar nunca aceitou qualquer ingerência ou permanência de pessoas estranhas ao quadro de funcionários e por isso será reconhecida como a Polícia mais importante para a sociedade. A PM deu uma lição de como cuidar da Polícia Militar e garantiu o respeito tanto dos seus membros como da própria sociedade, porque com a PM você fala com Policiais ou não fala com ninguém, lá não é permitido GCMs, estagiários e servidores das prefeituras. pensamento (quando você aceita que sua casa seja uma zona, jamais poderá exigir o respeito). … boa semana a todos !

  24. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    Existem dois tipos de policiais, como também existe dois ou mais tipos de políticos. Desta forma e de acordo com o apresentado, notamos que quase tudo de errado que acontece sempre estará atrelado a estes dois personagens.

    ISTO É UMA GRANDE MENTIRA!

    Muitos sabem que esta informação nem sempre é verdadeira , demonstra sim que querem é desviar a atenção da massa para a realidade dos fatos. Pois se soubessem da verdade seguramente muitos também iriam pra caixa prego.

    Por isso meus queridos, nunca se deixe levar pelas primeiras ilustrações.

    Caronte.

  25. Nada a favor nem contra ambas partes. Tirando-se as posições politicas e bla, bla, bla… quem conheceu o Dr Gillys sabe muito bem que pra aguenta o tar só num barde de sar…

Os comentários estão desativados.