SOCIEDADE NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM DISCUSSÃO INSTITUCIONAL, DIZ ALEXANDRE MORAES 12

AGÊNCIA ESTADÃO

Em meio à crise de relação entre as Polícias Civil e Militar, o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira, 22, que a “sociedade não está muito preocupada com a discussão institucional”, mas sim com o trabalho policial para “diminuir os índices de criminalidade”. A declaração foi feita após o secretário ter sido questionado sobre o “ciclo completo de polícia”, em discussão no Congresso Nacional, que propõe que uma força policial assuma uma ocorrência do início ao fim.

O “ciclo completo de polícia” é um dos principais pontos de atrito entre as classes militar e civil. A proposta é defendida pelos PMs, mas é alvo da oposição dos policiais civis. “Hoje, Polícia Civil faz polícia judiciária e a Polícia Militar faz polícia preventiva e ostensiva. Se amanhã o Congresso Nacional alterar isso, eu, como secretario da Segurança, vou cumprir”, afirmou Moraes, que, no entanto, preferiu não opinar sobre a proposta. “Eu estou secretário, mas sou professor de Direito Constitucional e atuo dentro da absoluta legalidade e constitucionalidade.”

Apesar de não assumir uma posição clara, o secretário defendeu que os policiais possam se expressar contra ou a favor da proposta. “É direito deles defender o que acham que é o melhor para sociedade. O que não pode ocorrer – e não será admitido – é que discussões no campo institucional prejudiquem o trabalho da SSP”, disse.

Outra divergência que serve como pano de fundo para a entender a rixa entre as duas Polícias é a Resolução 57/15 da SSP, que determina a rápida liberação dos PMs em delegacias para casos simples de flagrante e desobriga os militares a preservarem o local do crime em ocorrências menos graves.

“Isso abriu uma brecha que permite a interpretação de que a Polícia Militar tem atribuição para avaliar a extensão do local do crime, bem como a necessidade ou não de preservação do mesmo. Essa medida entrou em conflito com as atribuições da Polícia Civil. E aí essa rixa começou”, disse o deputado estadual delegado Antônio Olim (PP). Procurado pela reportagem por telefone, o deputado Coronel Telhada (PSDB) não foi localizado e não retornou as ligações.

Conflito

O mais recente episódio de atrito aconteceu nesta semana, quando o 103º Distrito Policial (Itaquera) foi cercado por PMs após o sargento Charles Otaga, de 41 anos, ser preso em flagrante ao apresentar um suspeito detido por praticar roubo na região. Ele foi autuado pelo delegado Raphael Zanon, sob suspeita de ter praticado tortura contra o ladrão.

Moraes, no entanto, negou que haja um conflito grave entre as instituições. “As polícias se respeitam, continuam trabalhando juntas e de forma coordenada. Fatos ocorridos pontualmente serão apurados”, disse. O secretário também negou que o delegado saiu do DP escoltado pelo Grupo de Operações Especiais (GOE). “Ele pegou uma carona com o supervisor do GOE.” “Se ele (Zanon) falar que foi ameaçado, nós vamos tomar providência imediatamente.”

“Nós tivemos algo que acaba mexendo com a questão corporativa – e isso foi acentuado com a presença de dois deputados, cada um, dentro do seu legitimo direito, puxando pro seu lado”, afirmou Moraes. O secretário também disse que a decisão do delegado tem respaldo na legislação, mas que se ele “acertou ou errou na análise do tipo penal, é a Justiça quem vai dizer”. “Não podemos dizer que houve tortura, isso vai ser apurado. Também ão podemos dizer que o delegado errou: ele agiu dentro da sua convicção e de forma legal.”

FR85 SÃO PAULO - SP - 02/01/2015 - CIDADES - GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN- O governador Geraldo Alckmin faz sua primeira reunião com os novos secretários do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes zona sul da cidade de São Paulo.Na foto Alexandre de Moraes(segurança pública). FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO

 FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO

  1. GUERRA VC ESTA JOGANDO PESADO E COVARDE EM CIMA DA PM NOS ÚLTIMOS TEMPOS DEVIDO AO CICLO COMPLETO , LEMBRA-TE, NEM TODOS OS PMS SÃO A FAVORES, E A GRANDE MAIORIA DO RESTOPOL OS SÃO ,VC COMO HOMEM PÚBLICO, TOMANDO PARTIDO RADICAL DESSA FORMA, É BOM QUE ESSE CICLO NÃO PASSA, CASO CONTRÁRIO TERÁS QUE ENGOLIR MUITO SAPO TÁ.
    ESSE CICLO COMPLETO SÓ INTERESSA AOS OFICIAIS DA PM.
    ESSE CICLO COMPLETO SÓ NÃO INTERESSA AOS DELEGADOS DE POLICIA.
    PARA AS PRAÇAS E RESTOPOL, TANTO FAZ, COMO TANTO FEZ, AO MENOS OS OFICIAIS DA PM NÃO ABANDONARAM SEUS PIÕES ( PRAÇAS) COMO OS DELEGADOS FIZERAM COM O RESTOPOL, DEIXANDO TODOS A VER NAVIOS LOGO APOS A GREVE DE 2006.

    OBS: O DESESPERO É TÃO GRANDE QUE OS DELEGADO SESTÃO TENTANDO DE TODAS AS FORMAS COVARDES E VERGONHOSAS PARA TENTAR IMPEDIREM O CICLO COMPLETO DA PM, EM QUE SITUAÇÃO CHEGAMOS, UM PROFISSIONAL DESSE TENTAR PREJUDICAR UM PAI DE FAMÍLIA POR CAUSA DE UM LADRÃO 157,ESSE DELEGADO MOSTROU SER UM LIXO, POIS CHAMAR ESSE DE VERME ESTA PREJUDICANDO A MODALIDADE, É O FIM MESMO, DE AGORA PARA FRENTE É CADA UM PRA SI, AGORA É FAZER BLOQUEIO PRÓXIMO A DELEGACIAS E SENTAR O LÁPIS EM TODOS, COLOCAREM TODOS NA PAREDE, SOCAR AS MÃOS NO RABO DESSES VERMES DO TIPO DESSE DELEGADINHO DE MERDA QUE JOGA COM LADRÃO, O QUE ESPERAR OS POLICIAIS MILITARES DAQUI PRA FRENTE, VAI HAVER REVIDE TODA HORA, ESPEREM PARA VEREM, SE NÃO FOR TOMADO AS RÉDEAS LOGO, VAI VIRAREM GUERRA TÁ, E COM CERTEZA ISSO NÃO SERÁ BOM PARA NINGUÉM, PRINCIPALMENTE PARA OS PCS QUE SÃO MINORIAS OU SEJA, 1/5 DO CONTINGENTE DA PM, E NÃO ME VENHA ALGUNS PUXA SACOS AQUI FALAR BOBEIRA QUE SE VIRAREM UMA GUERRA QUE AS FORÇAS ARMADAS VÃO FICAREM DO LADO DA PC NÃO TÁ, A PM AINDA É RESERVA DAS FORÇAS ARMADAS OK, E NÃO AO INVERSO.

  2. AMANHA VOLTAREI PRA VER O MONTE DE OTÁRIOS E PUXA SACOS QUE VÃO APARECEREM AQUI PÁRA FALAR ASNEIRAS.

  3. JACARÉ SEM DENTE,

    Demorou!

    Por que é que vocês não fazem isso, então ?

    E daí que a PC é a minoria, Jacaré ?

    Você já viu a maioria ganhar e mandar na minoria ?

    Desde de que o mundo é mundo a minoria – por ser mais capaz e valente – domina a maioria.

    Forças armadas ?

    As forças armadas querem que os PMs se fodam!

  4. TIRA VELHO disse:
    22/10/2015 às 13:21

    O Dr. Zanon colocou certinho no rabo da PM, e os oficiais perceberam que não são nada, e nada mandam diante da Polícia Civil, em especial da autoridade policial, que tanto soldados quanto oficiais não passam de cães de guarda, enquanto quem decide, tipifica e faz cumprir a lei é a Polícia Civil. Esse corajoso delegado deixou os oficiais como todo seu prestígio e inutilidade vendidos, diante da lei, os oficiais perceberam que não passam de um nada.

    ———————————————————————————————————————————–

    Melhor comentário!

  5. Esse secretário é muito liso mesmo. Se a sociedade não está preocupada então que comece a ficar pois que corre perigo é ela. Filho meu não vai entrar preso em quartel e ficar lá dentro a disposição de filho da puta fardado!

    Secretário, você só é professor porque isso aqui é brasil!

  6. Flit Paralisante disse:
    22/10/2015 ÀS 23:54
    JACARÉ SEM DENTE,

    Demorou!

    Por que é que vocês não fazem isso, então ?

    E daí que a PC é a minoria, Jacaré ?

    Você já viu a maioria ganhar e mandar na minoria ?

    Desde de que o mundo é mundo a minoria – por ser mais capaz e valente – domina a maioria.

    Forças armadas ?

    As forças armadas querem que os PMs se fodam!

    só rindo mesmo de um babaca igual a vc, deve ter se contagiado das doenças do valdir psicopata, vc é bí-polar cara, ora tem uma linha de pensamento, ora tem outra, não aceita perder, se o cara, o bam bam bam, tá ai os motivos reais que levaram vc e o psicopata a levarem uma pezada no rabo, vc galinha que caiu do caminhão de mudanças, não sabe onde bota os seus ovos, faz campanha para o major olímpio, agora fala asneiras, fala mal do PT puxando saco para o lado do PSDB com segunda intenções, agora que nada conseguiu, pula do barco, a vá comer bosta cara, vc também é um psicopata trezão.

  7. Flit Paralisante disse:
    22/10/2015 ÀS 23:54
    JACARÉ SEM DENTE,

    Demorou!

    Por que é que vocês não fazem isso, então ?

    E daí que a PC é a minoria, Jacaré ?

    Você já viu a maioria ganhar e mandar na minoria ?

    Desde de que o mundo é mundo a minoria – por ser mais capaz e valente – domina a maioria.

    Forças armadas ?

    As forças armadas querem que os PMs se fodam!

    aguardem, deixa as coisas acontecerem, primeiramente o ciclo completo, depois o afogamento do que sobrar dos da pc, digo dos degolado de pelúcia da pc, e dependendo quem sabe ate uma guerra entre seus membros(pm e pc) leões x ratos kkkkkkk

  8. Os primeiros telejornais matutinos desta data mostraram mais um “caso isolado” de policiais militares agressivos: disparo de bala de borracha cegou garoto na Vila Brasilândia – capital paulista. O tempo, enfim, mostra quem atira tão certeiramente como Marcelinho Pesseghini! A diferença é que nunca, em tempo algum, foram mostradas imagens desse menino “chacinador” dirigindo quele carro que, por mágica, apareceu quando “alguém” o estacionava.

    Lá do céu, com certeza, um bode expiatório poderá ter a visão mais eficazmente direcionada para o que o DETECTA “não viu” em Osasco e Barueri, oficialmente falando!

  9. JACARÉ SEM DENTE (sem-vergonha, sem caráter, sem alfabetização e sem merda nenhuma…)

    Covardão e pilantra: pensa que esqueci!

    Ao lhe perguntar as razões da perseguição da polícia Militar sobre o Diretor da APPMARESP (de Piracicaba), você alegou que não era professor de História!

    Safado e sem moral: para jogar boatos aos quatro ventos basta ser professor de canalhice!

    Lixão!

  10. Leões?! Kkkkkkkkkkkk. Só rindo mesmo. De novo. Kkkkkkkkkkkkkkk. Não consigo parar de rir. Leões? Faça-me um favor. Só se for daqueles que passam o dia dormindo na savana, esperando as leoas voltarem com a caça. Kkkkkkkkk. Muito engraçado. Covardes. Leões não são covardes. Quando caçam, o fazem sozinhos, sem armas, de forma alguma podem ser confundidos com os torturadores fardados. Entenderam? Não são cães, também, viu colegas. Cães são leais, não agem com covardia, e realmente protegem a quem devem. Não chegam sorrateiramente, encapuzados, para executar pessoas indefesas. Leões? Estão mais para hienas (que me perdoem as hienas). KKKKKK….

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s