CNJ elogia delegado que prendeu sargento torturador – Audiência de Custódia altera rotina de tortura estatal em SP 44

Audiência de Custódia altera rotina de tortura estatal em SP

Divulgação/CNJd

Lançado em fevereiro, o projeto Audiência de Custódia começa a produzir resultados concretos na mudança da cultura de tortura e de violência praticadas por representantes do Estado. A identificação e apuração desses casos foi um dos objetivos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao propor a apresentação dos presos em flagrante a um juiz no prazo de 24 horas, pois o magistrado pode não apenas colher relatos, mas também verificar de forma imediata as evidências físicas apontadas pelo preso.

Foi o que ocorreu nesta semana durante audiência de custódia realizada na capital paulista, que resultou na prisão de um policial militar acusado de torturar um rapaz preso em flagrante por furto. Na decisão que determinou a prisão preventiva do sargento, o juiz Cláudio Juliano Filho destacou que o crime de tortura é considerado hediondo pela legislação brasileira (artigo 1º da Lei 9455/1997) e que a situação é especialmente grave porque o agente de segurança pública tem dever de zelar pelo correto cumprimento das leis.

Caso – Segundo os autos, policiais militares faziam a ronda quando abordaram um rapaz que havia acabado de cometer furto com arma de fogo falsa. Em seguida, o jovem foi colocado na viatura policial e, durante uma parada, o policial teria praticado agressões físicas e ameaças de mortes conta o averiguado. Mesmo antes da perícia técnica especializada, o magistrado pôde avaliar pessoalmente se o relato condizia com as marcas apresentadas no corpo do rapaz e teve mais elementos para formar seu convencimento.

Ainda na decisão, o magistrado afirma que é particularmente importante que os casos de tortura sejam trazidos a público e investigados com a energia necessária. “Trata-se de delito que coloca em constante desassossego a sociedade, contribuindo para desestabilizar as relações de convivência”, argumenta. Números do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) destacam que as audiências de custódia registraram indícios de torturas em pelo menos 277 casos entre fevereiro e setembro.

OEA – Nesta semana, o tema tortura foi destaque em compromisso do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski  na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão autônomo da Organização dos Estados Americanos (OEA). Após apresentação, pelo ministro, dos objetivos e resultados do projeto Audiência de Custódia, comissários da CIDH e representantes da sociedade civil demonstraram especial preocupação com a reincidência da violência estatal no sistema criminal brasileiro, tanto dentro quanto fora dos presídios.

As organizações sociais presentes afirmaram que o combate a esses males só será efetivo quando houver apuração das denúncias e punição dos envolvidos, ainda que a mudança desafie os padrões consolidados na prática social brasileira. Embora tenha destacado que este é apenas o primeiro passo rumo a uma mudança de cultura, o presidente Ricardo Lewandowski lembrou que os magistrados e o sistema de Justiça estão se aperfeiçoando e irão atuar sob protocolos mais específicos e objetivos, visando não apenas prevenir, como também impedir e reprimir essas práticas.

Endêmico – A violência do aparato estatal e o desrespeito aos direitos dos presos são alvos de constantes estudos e denúncias do Brasil por organismos internacionais. Em recente visita ao país para tratar do tema, o relator do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), Juan Méndez, disse que a tortura é endêmica no Brasil, especialmente nas primeiras horas após as detenções.

“Não estou dizendo que todos os presos são submetidos (à tortura), mas o número de testemunhos e a contundência dos relatos que recebemos me levam a crer que não seja um fenômeno isolado. Não creio que qualquer pessoa no governo defenda esse método, mas, em termos estruturais, a tortura ocorre, e o torturador fica impune”, afirmou Méndez, que também se reuniu com o presidente Ricardo Lewandowski durante passagem por Brasília.

Para reforçar o esforço do CNJ no enfrentamento da tortura, a Presidência do CNJ designou a participação do juiz auxiliar Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi como representante no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT). O colegiado é formado por órgãos do Executivo e da sociedade para acompanhar e propor ações e programas para erradicação da tortura, entre outros objetivos.

Deborah Zampier
Agência CNJ de NotíciasC

  1. Os Delegados de todo o Brasil devem começar a retomar suas atribuições e assumir a responsabilidade pelas decisões durante a investigação criminal como fez o Dr. Zanon. Parabéns pela coragem.
    Cada instituição tem sua atribuição e deve desempenhá-la conforme a lei. O trabalho preventivo da PM é muito importante mas deve ser realizado conforme a lei. Não adianta Oficial ficar “estressadinho” por que sua vontade não foi atendida pelo Delegado ou mesmo por seus subordinados, que não devem compactuar com ilegalidades. Até por que o resultado está aí, o Sgt, preso e os Oficiais dando chilique nos condomínios fechados.
    Praças, não sejam burros, abordou o mala, se houver crime, leva para delegacia e entrega para o delegado – toma que a piça agora é sua – se o delegado, o MP ou a justiça soltar foda-se.
    Não tome as dores da vítima, que agora está com cara de cú em casa, com seus 60 reais e livre. O Sgt, agora pode se foder , ficar preso e perder o emprego, por causa de 60 reais de uma vítima que pertence a uma sociedade que não gosta da polícia.
    A vítima, depois procure o MP (vai ver o “carinho que eles tem com o processo”) ou o judiciário (tão cagando para a sentença, vai prescrever mesmo essa merda).
    Se o Oficial quiser dar um coça no bandido, fique a vontade, não seja cuzão e mande outro fazer, vá lá e assuma seus atos, dê a coça e depois assuma as responsabilidades.
    O mesmo vale para os operacionais que ficam se submetendo a desmando de delegados incompetentes, se ele quiser bater no preso, aceitar $$, vá lá e pegue, vai se foder.
    Chega de praça e operacional ficar se fodendo para esses fdp manterem seus status. União das polícias deve ser apenas entre os policiais de verdade e deventes, seja Delegado, Oficial, operacionais ou praças. Cada um na sua atribuição e dentro da lei.

  2. CNJ, TODOS LÁ GANHAM BEM E PRECISAM DE SERVIÇAIS COMO ESTE DELEGADO. E CLARO QUE GANHANDO BEM MENOS E FAZENDO TODO O TRABALHO SUJO. O RESTO É PARA CONTAR HISTÓRIAS.
    ESTE PAÍS NÃO TEM MAIS JEITO.

  3. E sobre aquele vídeo desse mesmo delegado batendo na cara de um preso, então ele pode né?! O vídeo ta ai na internet pra todo mundo ver, o Deputado Cap. Augusto pediu agilidade nas investigações sobre esse vídeo.

  4. ISTO NÃO É A FUNÇÃO DO C.N.J., SOBRE ELOGIAR O DELEGADO, POR SER AGORA , DELEGADO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, ¨PRO FORMA ¨ PORQUE O PODER JUDICIÁRIO, NÃO TEM SUA POLÍCIA, FOI DELEGADO ESTA FUNÇÃO, PELA LEI 12.830/13, PORTANTO FOGE A ALÇADA DO C.N.J., COMO CONSTA NO ART. 103 – B, DA C.F., CONFORME § 4º E INCISOS, CABE ESTE CONSELHO, DIVULGAR SOBRE AS MAZELAS EXISTENTES POR JUÍZES, PUBLICANDO AS VENDAS DE SENTENÇAS E OUTRAS, COMO VINHA FAZENDO A EX MINISTRA ELIANA CALMON, QUE CUMPRIA A LEI, QUANDO POR ALGUM ABUSO DESTES DELEGADOS DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, EM PROCESSO ADMINISTRATIVO, CONFORME L.C. 207/79 ( LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA), QUEM PEDE A DEMISSÃO É O S.S.P., AO GOVERNADOR, SERÁ QUE PREVALECE O ART. 144, § 4º, DA C.F.,? >>> PEDRO BAIANO,

  5. AGORA OS DELEGADOS DE SÃO PAULO, COM TODA ESTA BOA VINDA DO JUDICIÁRIO NACIONAL, E NÃO SÓ DO PAULISTA, QUANTO À ATUACAO IMPLACAVEL DO DR. ZANON, NÃO CHAMAREM PARA SI A NECESSIDADE DE TORNAR EFETIVA A LEI DE TORTURA E DE ABUSO DE AUTORIDADE, SEM MEDO DE AMEAÇAS SITIAMENTOS DE DELEGACIAS, NÃO FARÃO JUS À SUA MISSÃO CONSTITUCIONAL

  6. Engraçado, me surpreende um coxinha chamar o Delegado de serviçal, quando é público e notório que a tática de ocupação de espaço institucional, puxa-saquismo e invasão do alheio, recebendo até adicionais por isso, abrindo porta de gabinete de juiz e de promotor é justamente dos coxinhas….

  7. Estão tentando plantar um vídeo dizendo ser o dr zanon…ele não aparece em nenhum momento nas imagens…

  8. Sd. Gustavo, não adianta ficar aqui tentando enganar com esse vídeo! Vocês, coxas, impressionam os seus amigos trouxas de facebook caluniando o delegado. Todo mundo aqui sabe que o Dr. Zanon nunca trabalhou naquele DP. Larga a mão de ser covarde, cara!!!

  9. LEI DA BENGALINHA
    Dilma veta lei que permitiria aposentadoria de servidor público aos 75 anos…

    DEUS É MAIOR……… ainda bem que a dilma barrou esta aberração…..
    estamos livres da volta dos tetranossauros.. kikikikikikiki…

  10. Impressionante como tem meganha bobo e infantil! Agora está circulando pelo Whatsapp, mais precisamente em grupos de policiais militares, um “chamamento à guerra” contra policiais civis. Segundo eles, é pra abordar papa charlie em carro particular e atrapalhar quem estiver no bico. A ordem é apreender carro e moto com documentação atrasada e, se possível, arrastar pra delegacia quem “não colaborar na abordagem”. Os guerreiros da causa meganha também devem abordar policial civil que estiver em bico, exigindo documentação pessoal e registro de arma. Segundo eles, papa charlie só anda errado e tem que pagar pela prisão do sargento-choque-no-saco!!!
    Dá pra acreditar numa instituição dessas???

  11. este policial militar deu uma de burro, ao bater no mala……

    lembro me do RAMBO no episodio da favela naval…..

    a dois anos atras assisti uma reportagem dele na TV, e ele disse que fez a maior cagada da vida dele naquele episodio…e jamais faria isso de novo…..

    o RAMBO disse que agiu por impulso , pensando em fazer justiça com a s proprias mãos….so que ele nunca ia imaginar que tinham filmado tudo aquilo…

    POLICIAIS APRENDAM UMA COISA….

    antes do ano de 2000 ainda dava para dar uns sopapos nos malas….
    hoje é diferente.. tudo mudou… hoje o negócio é fazer o que a lei manda e só ……..

    nada mais que isso ……

    entenderam ??? ou vou ter que desenhar ????????????????????????

  12. Recebido de outro grupo.
    Desabafo de um tira…

    “Sou Investigador da Polícia Civil do Estado de São Paulo (de uma época que levantamos serviço mesmo e não ficávamos com joguinhos ou mexendo com whatsapp dentro de delegacia…), com quase 35 anos de carreira, presencio atualmente, uma das maiores imbecibilidades que já vi em toda minha vida… o relacionamento Polícia Civil e Militar nunca foi muito amistoso, mas chegou-se a um momento crítico, pior ainda que a época da greve de 2008 que na, verdade, teve como fundo, um plano para derrubar o então Delegado Geral (que não era lá essas coisas), mas incomodava alguns delegados e seus esquemas milionários… à época, já dizia aos colegas, que seria um golpe de misericórdia contra a Polícia Civil, pois o governador não iria passar papel de fraco e dar aumento, após tal episódio… alguém acha que os delegados estão preocupados com salário do Estado? Levei 10 anos para construir minha casa e no início acreditava no sistema, os acertinhos sempre ocorriam, até mesmo para aumentar a renda e policial civil não sair acharcando boca, algo que considero nojento… hoje em dia está tudo descarado, tem investigador com menos de 01 ano de PC que chegava de Pálio e hoje roda de Range Rover blindada… será que ninguém vê ? Não precisamos de inimigos, nós mesmo implodimos nossa polícia.

    A verdade é uma só, a base da Polícia Civil caga e anda se vai ou não passar o tal “ciclo completo” e tem escrivão que vota a favor, pois o seu trabalho seria bem menor, pois quem instrui e toca inquérito são eles, alguns tem 50 .. choradeira o dia inteiro, pois o delegado vem só para assinar… investigador não quer fazer diligências, no máximo entregar ofícios e manter o horarinho de 08 horas com fim de semana livre, isto se babar as bolas do Seccional que hoje é um parasita que atravanca a vida dos DPs e enche o saco dos (poucos) que ainda insistem em trabalhar…. se a PM fala que hoje já faz investigação e esclarece diversos crimes (o que em parte é verdade, devido falta de efetivo e “investigador” ficar preparando cafezinho para delegado em plantão), deixa os caras tentarem.. vamos ver se existe mesmo tal eficiência… que façam comparativo antes e depois, proporcional ao efetivo… tenho certeza que os 8% de esclarecimento atual da PC hoje irá aumentar e a encheção de saco será menor para ambos os lados.. se querem andar fardado, ótimo.. aliás, tem colegas do GOE que são mais militares que os PM.

    O que não concordo é pegar como boi de piranha um sargento pai de família como o japonês preso, pois colegas do 103 disseram que foi pura picuinha mesmo e que o cara era pela ordem, ao contrário de outros que enchiam o saco no plantão de madrugada… o delegado que nunca acompanhava flagrante, pois ficava dormindo em sua sala, justo naquela noite quis fritar o japa… só esqueceu de apagar o vídeo em que esculacha dois menores dentro da mesma 103 e já ta rodando em tudo quanto é lugar.. quer fuder, não deixa rabo… agora dar uns tapas em vagabundo é tortura ? No máximo lesão… nisto vagabundo só vai crescer… coisa de idiota e outra cagada, pois a opinião pública voltou se novamente contra a Polícia Civil, pois ninguém aguenta mais impunidade… quiseram fuder os coronéis e os PM acabaram saindo mais uma vez como heróis da sociedade e a Policia Civil como policia burocrática e cartorária que só prende zé mané… falar em tortura.. brincadeira… o saudoso Dr. Sérgio Paranhas Fleury que comandava o DOPs na época da ditadura deve estar rolando na sepultura…. vagabundo não tinha vez não, ou falava ou falava e o pau comia, muitas técnicas atuais ainda usadas no DEIC e outras delegacias, foram desenvolvidas por ele… milico agradava se comparado com Dr. Fleury que deitava e rolava, mandou para o saco até frei esquerdista… a Policia Civil realmente mandava e não ficava refém de imprensa ou de “direitos de manos”..

    Por estas e outras, espero que meu tempo chegue logo e possa ficar longe de tanta sujeira, to cansado de delegadinho burguês que não põe a mão na massa e só aparece na hora de dar entrevista, estou cansado de não ser valorizado pelo governo e pela população que acha que todo mundo é ladrão, estou cansado de ver cara que não faz merda nenhuma o dia inteiro ser mais valorizado porque é amigo de delegado, enquanto que os que dão o sangue ainda tem que ficar cobrindo plantão… de ver carcereiro achar que é polícia e agente de telecomunicações pagando de autoridade… chega desta merda toda… tô indo embora .. abraços e boa sorte aos que ficam…. o meu já esta garantido.”

  13. Papa Charlie que não tem medo de meganha disse:
    23/10/2015 ÀS 17:56
    Impressionante como tem meganha bobo e infantil! Agora está circulando pelo Whatsapp, mais precisamente em grupos de policiais militares, um “chamamento à guerra” contra policiais civis. Segundo eles, é pra abordar papa charlie em carro particular e atrapalhar quem estiver no bico. A ordem é apreender carro e moto com documentação atrasada e, se possível, arrastar pra delegacia quem “não colaborar na abordagem”. Os guerreiros da causa meganha também devem abordar policial civil que estiver em bico, exigindo documentação pessoal e registro de arma. Segundo eles, papa charlie só anda errado e tem que pagar pela prisão do sargento-choque-no-saco!!!
    Dá pra acreditar numa instituição dessas???

    ===============================

    rebater isso é fácil….é só dar o troco nas delegacias, exigindo tudinho nos mínimos detalhes..
    iremos achar muitas falhas dos PMs…

    rachar este bó é fácil… é só levantar quem são os parceiros do PM do xoque saco..
    ou melhor quem são os comandados dele…….e manda los cada um para batalhão diferente…..

    resumindo = tem que separar a pá………………….URGENTE URGENTÍSSIMO

  14. Olha como dizem na gíria “deu ruim para a pm “. O negócio fugiu do controle a discussão se ampliou ,agora e quase certo que o pm vai ser condenado pir tortura e os demais que o acompanhavam por conivência. Quanto mais trapalhadas e ameaças a gloriosa faz,mais a situação piora. Conseguiram o que a Policia Civil na conseguiria, ou seja, levar a discussão ao grande publico Não se trata de que a pm é burra, não são muito inteligentes, e que sujeito maldoso esquece que ha no andar de cima um JUIZ que tudo ve e que tem um limite a partir do qual intervem pondo um fim as obras do maligino e seus auxiluares.

  15. Vistos. 1. Trata-se de Habeas Corpus impetrado pelos Advogados Manoel Wagner Gabriel Gomes e Euclides Rodrigues Pereira Júnior, com pedido de liminar, em prol de Charles Otaga, preso em caráter preventivo por conversão pelo suposto cometimento dos crimes previstos nos arts. 1º, inciso II, da Lei nº 9.455/97 c.c. o artigo 3º, alínea “i”, da Lei nº 4.898/65 e artigo 129, caput, do Código Penal, contra ato do Dr. Cláudio Juliano Filho, MM. Juiz de Direito do DIPO 4 Seção 4.1.2 da Comarca de São Paulo, sob a alegação de constrangimento ilegal, mercê da falta de justa causa para a manutenção da custódia provisória, seja porque foi levada a efeito por decisão destituída de fundamentação idônea, seja porque estão ausentes os requisitos da prisão preventiva, seja porque o paciente ostenta atributos pessoais favoráveis à liberdade provisória. Aduzem, ainda, que a douta Promotoria de Justiça ofereceu parecer no sentido do relaxamento da prisão em flagrante por ausência de materialidade delitiva. Por isso, requerem a concessão liminar da ordem para a revogação da prisão preventiva do paciente. 2. No caso sub examine, mostram-se presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora. Não se ignora o alarma social diante escalada de violência promovida pela criminalidade que grassa sobre esta metrópole, mas isso, é claro, não justifica e nem autoriza atuação da Polícia de forma violenta, sem a devida necessidade, ausente o enfrentamento e fora dos limites legais. Outrossim, não se questiona a atuação do ilustre Delegado de Polícia, na medida em que, diante da notícia de crime e de aparentes vestígios de sua ocorrência, lavrou o necessário auto de prisão em flagrante, na busca do cumprimento estrito da lei, como deve acontecer em um Estado Democrático de Direito. No entanto, é sabido que a custódia estabelecida com o estado de flagrância é dotada de minguada carga de cautelaridade, tem natureza pré-cautelar, informada tão-somente, num primeiro momento, pelo fumus commissi delicti. Sua conversão em prisão cautelar propriamente dita dar-se-á, na infinita generalidade dos casos, desde que se mostre presente também o periculum libertatis, entendido este como a presença concreta de ao menos uma das hipóteses elencadas no art. 312 do Código de Processo Penal: “A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria”. Contudo, a versão apresentada pela vítima de que foi submetida a choques restou negada pelo laudo de exame de corpo de delito, não tendo havido, de resto, apreensão de aparelhos usados para emissão dos tais choques nem da faca supostamente utilizada pelo policial para ameaçar o ofendido, de modo a tornar duvidosa a prova da materialidade do delito e, portanto, incerto o fumus commissi delicti acerca da suposta tortura, afastando a possibilidade de manutenção da prisão preventiva, uma vez que os outros delitos (artigo 3º, alínea “i”, da Lei nº 4.898/65 e artigo 129, caput, do Código Penal) admitem a liberdade provisória. De mais a mais, como a liberdade é a regra e a prisão, portanto, exceção, bastando conferir as normas pertinentes inscritas na Carta Magna (o art. 5º, caput, garante o ‘direito à liberdade’; o art. 5º, LXVI, é peremptório ao garantir que “ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança”), não se detecta plausibilidade na manutenção da custódia provisória, sob pena de afronta aos princípios também de índole constitucional – da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, CF) e da presunção de não-culpabilidade (art. 5º, LVII, CF), fundamentos impostergáveis do Estado Democrático de Direito instaurado no Brasil com a outorga da Constituição-Cidadã. Assim, não se tem por validamente presente o denominado fumus commissi delicti, sem cujo pressuposto a prisão pré-cautelar jamais poderia converter-se em cautelar (preventiva). De sorte que a manutenção do paciente no cárcere revela a efetiva presença do periculum in mora, a reclamar a imediata outorga da tutela cautelar. 3. Por isso, ad referendum da Egrégia Turma Julgadora, defiro a prestação jurisdicional em caráter liminar e determino a imediata soltura do paciente, mediante o compromisso de comparecer aos atos do inquérito policial se necessário e do processo, sob pena de revogação, até o julgamento do mérito deste remédio constitucional. Expeça-se alvará de soltura clausulado. Comunique-se incontinenti. 4. Outrossim, oficie-se à d. Autoridade Judiciária apontada como coatora solicitando informações acerca das alegações fático-jurídicas postas na impetração. 5. Após a juntada das informações, o Cartório cuidará de encaminhar os autos à E. Procuradoria Geral de Justiça, para oferecimento de seu imprescindível parecer. 6. Ao final, deverão os autos voltar imediatamente conclusos a este relator. São Paulo, 23 de outubro de 2015. Ronaldo Sérgio Moreira da Silva Relator

  16. Tira nem aqui nem na china só fala mal da PC e bem da PM? Para né. Deve ser mais um PM burro se passando por tira. PM é tão burro que nem um fake sabe fazer direito.

  17. todos fazendo o jogo sujo do reizinho . . .

    ao mesmo tempo que o krymy tem certeza

    que agora podem tudo . . além de nos executar . . .! ! !

    O CRIME DIZ : MATEM A VONTADE QUE A LEI ESTA AO NOSSO FAVOR,

    SOMOS SUJEITOS DE DIREITO

    TEMOS UMA CONSTITUIÇÃO SÓ PARA NÓS

    E UM MONTE DE AVESTRUZES

    QUE NÃO CONSEGUEM ENXERGAR UM PALMO A FRENTE DO NARIZ . .

    O ÚNICO QUE GANHA COM ISTO TUDO É O CRIME

    JÁ GANHOU . . SAIU NO LUCRO DE NOVO

    E OS SERES HUMANOS QUE REALMENTE TRABALHAM E SE DOAM, TODOS,

    ESTÃO AS VOLTAS COM VINGANÇA

    NOSSOS OLHOS DEVEM SE VOLTAR PARA UMA ÚNICA COISA

    R$ 3.500,00 MÊS . . SÓ ISTO . . .

    quem ganha muito além deste desequilíbrio orquestrado deve avaliar sua consciência diante desta desgraça . . .

    E LADRÃO É LADRÃO PONTO FINAL . . .

    tivessem enfiado uma putativa nos cornos deste fdp com um simulacro na mão

    ninguém estava aqui na discórdia !!!

    VAMOS RESPIRAR E COLOCAR AS COISAS CADA QUAL NO SEU LUGAR . . .

    VAMOS EM FRENTE

    E QUE TODOS TIREM LIÇÃO DISTO . . .

    NOSSO FOCO É O SER HUMANO POLICIAL VIVO . . VIVO . . . VIVO . . .

    não se trata de ser a favor disto ou aquilo . .

    O INIMIGO É O CRIME

    É O LADRÃO DE TODAS AS ESPÉCIES . . . viu reizinho . . .

    É O LATROCIDA . .

    E POR AI VAI . . .

  18. O jeito era desmilitarizar e ver o que vira. Se der certo, sepulta a PM, se der errado, militariza de novo e sepulta a civil.
    O que é impossível é uma instituição militar trabalhar em harmonia com uma civil.

  19. Tem blog aí, que deve estar sendo financiado por criminosos e policiais corruptos, pois só crítica quem ferra com ladrão e, ao mesmo tempo, defende profissional de segurança pública corrupto. Só por Deus, parece aquele filme advogado do diabo kkk

    Tá igual aos Blogs que falam bem do PT kkkk

  20. Caros colegas…..

    – o Circo completo já chegou na cidade…..

    – está inaugurada a Palhaçada geral…

    Hoje, é banana quem come o macaco…, e por aí vai…

    Na minha singela baixeza tenho apenas um recado aos colegas policiais civis:

    A REGRA É SIMPLES…..

    – Cumpra-se a Lei…. pura e simples, nem à mais, nem à menos….. (não precisa arrumar confusão)

    – Basta Cumprir a Lei e ponto final….

    MAS,
    MAS,

    Mas para isso é preciso ter CORAGEM…..

    o ilustre Delegado do 103DP e a ilustre Delegada do 63DP tiveram a CORAGEM de simplesmente fazer aplicar a Lei, nada demais….

    Mas, tiveram a infelicidade dos confrontos com a nossa co-irmã fardada, ou seja com “mikes”.

    Mas os caros Delegas – são assim chamados carreira jurídica, portanto, lhes cabe aplicar à Lei, mas têm que ter coragem
    (poucos tem coragem como esses delegados).

    A maioria por medo ou omissão, foge do embate…..

    Falta-nos CORAGEM para simplesmente fazer aplicar a Lei, somente isso…..

    A REGRA É SIMPLES…… também para a nossa gloriosa co-irmã fardada….. no caso os “mikes”.

    Poderia dizer aos caros “mikes”:

    Primeiro….. tenham RESPEITO.
    segundo…. cumpram e respeitem a Lei

    Mas é difícil, porque os “mikes” terão que aprender o significado da palavra respeito,
    Portanto, já não conseguem atender o segundo itém…..

    Para eles, há excesso de CORAGEM em descumprir as Leis…..

    Para nós, falta Coragem…. com poucas exceções à exemplo dos delegados que fizeram, somente, cumprir a Lei

    é….
    é…. o Circo completo.

    PULIÇA FALIDA E COMBALIDA
    agora Morta e Moribunda.

  21. Tem uns tiras idiotas que são metidos a macho aqui, nos comentários. Noventa e nove por cento desses caras que metem o pau na PM são zero cana. Cheiradores então…..ladrões, nossa senhora. Tudo cagão. Quando escutam uma bombinha cagam na calça e chamam a Polícia. O Sgt errou ou acertou? Não sei, não estava lá. Agira o que tem de delegado pilantra…..Vide o matador do secretário do Guarujá.

  22. Ninguém pode estar acima da lei!
    Não seja justiceiro e muito menos deixe se levar por maus carateres.
    Pensem nas consequências antes de agir.
    Isso serve para todos!
    É muito triste ver um colega se ferrar por teimosia.

  23. O delegado em questão sempre correu com a PM, contratou dois me ganhas para o serviço é se fudeu. Se for verdade que ele fique 30 anos nas grades.

  24. Em tempo: o HC concedido ao SGT reporta – se à preventiva convertida pelo juiz de primeiro grau, NÃO AO FLAGRANTE LAVRADO PELO DR. ZANON. A liminar do HC inclusive tece elogios ao entendimento da Douta Autoridade Policial.

  25. Tiras podem começar a exigir tudo mesmo…a merda já instaurada, façam o que quiserem..,,

  26. SR. LINGUI !, HÁ TRÊS DÉCADAS EU PARTICULARMENTE TOMEI NO “C”, TIVE QUE DESEMBOLSAR E PAGAR TRÊS MÁQUINAS DE ESCREVER AO ERÁRIO. SABE PORQUE !, PORQUE QUEBREI TODAS NAS CABEÇAS DE VAGABUNDOS PÉS DE CHINELOS FOLGADOS. E DIGO SOU PACÍFICO E IMAGINE SE NÃO FOSSE. AGORA SE OCORRESSE HOJE, S.M.J., P.E.P.C. E RUA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !

  27. Acho que o sargento OTAGA deveria ser preso se tivesse torturado um pai de família vindo do trabalho, mas BATER em um filho da puta de um ladrão que se tiver uma arma na mão “senta o pau” sem dó nem piedade??? Isso nunca foi TORTURA, O sargento deveria receber uma medalha!!! Um absurdo o que esse delegado fez, hoje na acadepol teve um velório daquele agente policial do DAP que foi morto por bandidos!!! Ele foi morto por esses LIXOS que os delegados estão defendendo e cuidando como se fosse uma jóia rara!!!

  28. O que não podemos é generalizar, criar discórdia entre as polícias. Quem tá dando risada e adorando é o crime organizado e a imprensa. Se o ciclo completo vier, quem vai ralar de trabalhar é o soldado, cabo, sargento e o subtenente. Isso é briga de gente grande. O Major Olímpio disse tudo quando falou: ” são dois carecas brigando por um pente”. Já outro Deputado Federal criou o Projeto de Lei Otaga, para que a prisão de PM seja acompanhada por membro do MP. Deve ser mais um projeto tipo PEC 300 que foi um caminhão de areia nos olhos dos policiais e quando chegar perto da eleição eles tocam no assunto pra abocanhar votos e depois que sentarem na cadeira eleitos vão dizer “adeus policiais”. kkkkkkkkk. Portanto, você policial civil ou militar: ao prender alguém, comunique seu superior e vá diretamente para a delegacia e ponto final. Não faça mais do que sua obrigação e volte pra casa, para os braços de sua família, para sua cama quentinha, pra sua sala de estar com aquele controle remoto onde você expõe o seu poder, embora depois vá ajudar a patroa lavando a louça ou ajudar seu filho nas tarefas escolares. Tem coisa melhor? Juiz e Promotor recebem um excelente salário e só fazem o que lhe competem. Não estou dizendo que o sargento cometeu tortura, mas o policial, seja ele quem for, deve cumprir a lei e nada mais. O Delegado de Polícia cumpriu a Lei. O Magistrado assinou embaixo e após um remédio constitucional chamado HC impetrado junto ao tribunal de justiça, um colegiado decidiu pela soltura. Cada um em sua função. Nós não somos obrigados a gostar da LEI, mas somos OBRIGADOS A CUMPRI-LÁ. Deus abençoe a todos.

  29. Boa noite!

    Senhoras e Senhores.

    O que é preciso e urgente neste nosso amado País é acabar com esta farra do boi que certos estrelados acham que podem fazer.

    Desobedecem, infringem e sabe-se mais o que, em total prejuízo das leis e da população.

    Temos que ter uma Polícia forte e sem a influência de certos apedeutas de plantão que adoram fazer papel de papagaio de pirata.

    Caronte.

  30. O cnj elogia e o povo mete o pau.
    Não servimos ao cnj e sim ao povo.
    Essas atitudes só vem a difamar os delegados que ganham a pecha de corruptos, lenientes e arrogantes.
    O povo está cansado de ser roubado e de sofrer nas mãos dos criminosos.
    Subitamente resolver bancar os defensores dos direitos humanos dos criminosos não vai torná-los relevantes e sim odiados.

  31. É BRINCADEIRA, TEM UMA PORRADA DE LADRÃO NAS RUAS PINTANDO E BORDANDO, MATANDO POLICIAIS E PAIS DE FAMÍLIA EM UM PAÍS QUE OS INCENTIVA, HAJA VISTA A IMPUNIDADE QUE POR AQUI IMPERA, CÓDIGO PENAL ULTRAPASSADO, MÍDIA HIPÓCRITA, DIREITO DOS MANO, ENFIM TODOS CONTRA NÓS E QUEM É PRESO É O POLICIAL MILITAR, QUE NÃO ESTAVA OCIOSO, AO CONTRARIO ESTAVA TRABALHANDO, DANDO PREJUÍZO PRA BANDIDAGEM E SATISFAÇÃO A SOCIEDADE DENTRO DA LEI, QUE PAGA IMPOSTOS COM ESTE INTUITO TER O MINIMO DE SEGURANÇA. O MALA ESTAVA COM OS TRÊS INGREDIENTES DO CRIME: A ARMA, O PRODUTO DO ROUBO E O RECONHECIMENTO POR PARTE DA VITIMA, ORAS A OCORRÊNCIA JÁ ESTÁ REDONDA!! FRITAR O SARGENTO PRA QUE, ME AJUDA AI… AGORA UMA COISA ELE CONSEGUIU UNIU MAIS DO QUE NUNCA OFICIAIS E PRAÇAS. CICLO COMPLETO JÁ..

  32. Flit Paralisante disse:
    23/10/2015 ÀS 16:48
    Deputado Augusto é um estelionatário!

    JÁ QUE VC É MACHO GUERRA, DIZ ISSO VC MESMO DIRETAMENTE PARA ELE, ENTRA NO FACE DELE, OU MANDA UMA MSG PARA ELE, SE QUISER EU POSTO AQUI O SEU EMAIL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, LEÃO DE TECLADO É O QUE VC E MUITOS AQUI OS SÃO, NÃO PASSAM DE UNS BORRA-BOSTAS

  33. Jacaré,

    Estelionatário eleitoral com cargo conquistado nas costas do Tiririca.

    PR – partido de aluguel, ou seja, só disputa pela legenda quem compra a vaga.

    Engana o seu eleitorado com propostas destituídas de fundamento.

    Não irei postar nada no face dele, pois não faço provocações de cunho pessoal.

    Mas fique a vontade para encaminhar cópias dos meus comentários ao nobre Tiririca fardado.

    Distribuidor de “cheques” parlamentares…SEM FUNDOS!

  34. JACARÉ SEM DENTE:

    Já que você nunca encontrará minha “vitima” de espancamento (a idosa que “agredi na via pública, jogando-a no chão” – segundo afirmações suas), ofereço-lhe uma oportunidade de demonstração de sensatez: pergunte (em meu nome) ao Deputado Coronel Camilo se ele NÃO TEVE VERGONHA NA CARA ao assinar o PD Nº CMTG-105/362/2010. Pela oportunidade, pergunte se ele já recobrou algum resquício de vergonha para revelar a solução desse PD. Por fim, pergunte se ele não se compactua com os PILANTRAS que desmascarei naquele PD, incluindo o sem-vergonha do Capitão PM Carlos Arthur Sarmento de Oliveira que queria comer a mulher do seu subordinado, Cabo PM Ronaldo de Moura Andrade, durante “investigações”!

    Pelo para esse Deputado responder aqui e me desmentir, se capaz!

  35. Gente, prestem atenção, essa questão (Poder – ciclo completo) não é problema dos operacionais e dos praças, é treta de depol e oficial pm. São eles quem estão desejando a manutenção de seus poderes (delegados) ou a aquisição desses mesmos poderes (oficias pm’s). Não devemos entrar nesta ”pilha”, não! Lembrem-se, para eles sempre seremos meros funcionários descartáveis.

  36. A PIOR DEFEITO QUE UM HOMEM PODE TER É SER COVARDE, SER TRAÍRA, APUNHALAR ALGUÉM PELAS COSTAS NA MALDADE, UM BORRA-BOSTA, UM CARÇA CAGADA QUE NÃO TEM ONDE CAIR MORTO, EXPRESSAR TANTAS MALDADES SOBRE PESSOAS QUE SE QUEREM OS CONHECEM.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s