Oficiais da PM – ligados a serviços de segurança privada – podem estar envolvidos na chacina de Barueri 20

Guarda suspeito por chacina falou com oficiais da PM na noite do crime

LUCAS FERRAZ
ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO

21/10/2015 02h00 

Um guarda civil, preso sob a suspeita de participar da chacina que deixou ao menos 23 mortos na Grande São Paulo em agosto, trocou mensagens e telefonemas com policiais militares antes e depois dos crimes.

Entre os que participaram dessas conversas estão oficiais do comando da PM na região onde ocorreram os ataques em série.

Documentos obtidos pela Folha mostram que Sérgio Manhanhã, membro da Guarda Civil Municipal de Barueri (SP) e preso por ordem da Justiça há duas semanas, se comunicou com ao menos três oficiais de Osasco e Barueri entre 12 e 14 de agosto.

Na noite do dia 13 ocorreu a maioria dos assassinatos, quando 19 pessoas foram mortas. A investigação da chacina, contudo, considera que ela começou a ser deflagrada cinco dias antes, quando ao menos outras quatro pessoas foram mortas na região metropolitana de SP.

Dois assassinatos de agentes de segurança, segundo as investigações, motivaram os ataques em série: o de um PM, no dia 7, e de um guarda-civil metropolitano, no dia 12.

A comunicação entre o guarda suspeito de participar da chacina e oficiais da região, apesar de o serviço telefônico não revelar o teor das conversas, chamou a atenção dos investigadores sobretudo por causa do horário.

Um dos oficiais que falou com o guarda é o tenente Roberto Farina Filho, que até julho comandou um grupo da força tática da PM de Barueri. Naquele mês, fora transferido para um batalhão de Osasco.

A conversa entre eles ocorreu à 0h34 de 14 de agosto, cerca de 40 minutos após o fim dos ataques. Localizado por telefone, Farina não quis comentar o assunto. No dia seguinte à chacina, o tenente também conversou por telefone com outro guarda-civil de Barueri investigado por envolvimento nos crimes.

Apesar das conversas, Farina até o momento não foi ouvido pela força-tarefa das polícias criada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB), que não quis comentar a investigação alegando que ela está protegida por sigilo.

Ainda de acordo com os documentos obtidos pela reportagem, Manhanhã também manteve contato entre os dias 12 e 14 de agosto com outros dois oficiais da PM de Osasco. Eles foram identificados apenas como “tenente Jennifer” e “tenente Morales”.

POSITIVO

O guarda-civil metropolitano de Barueri não conversou somente com oficiais da Polícia Militar. Na noite do dia 13 de agosto, por exemplo, ele enviou um sinal de positivo pelo aplicativo WhatsApp às 19h02 para o soldado Victor Cristilder dos Santos, que também está preso acusado de envolvimento na chacina. Às 22h58 do mesmo dia, outra vez Manhanhã enviou ao policial o sinal de positivo.

Segundo a investigação, os horários coincidem com o começo e o final dos ataques. Registros oficiais mostram que os dois ataques em Barueri ocorreram entre 22h15 e 23h45 do dia 13. A última execução ocorreu na rua Irene, 843. Rastreamento do telefone de Manhanhã revela que ele estava nessa via às 23h39.

Ainda sobre Cristilder, o policial era integrante da força tática da PM de Barueri e foi reconhecido por um sobrevivente dos ataques que começaram no dia 8 de agosto. A reportagem não conseguiu localizar a defesa do policial.

Testemunhas também afirmaram ter visto um veículo oficial da GCM de Barueri na porta do bar em Jardim Munhoz Júnior, em Osasco, onde oito pessoas foram mortas

  1. Esse guerra tem uma inveja fud…da PM. Esse site só fala da PM kkkk recalcado.

  2. EM PRIMEIRO LUGAR, A INVESTIGAÇÃO DEVE CONTINUAR SENDO FEITA DE MANEIRA SINCERA COMO ESTÁ SENDO FEITO PELO DHPP, DP DA ÁREA, GRUPO DE PROMOTORES E INCLUSIVE A CORREGEDORIA DA POLÍCIA MILITAR.
    À PARTIR DO MOMENTO QUE ENCONTRAREM INDÍCIOS NO ENVOLVIMENTO DE OUTROS POLICIAIS E INCLUSIVE OFICIAIS E ATÉ MESMO QUALQUER OUTRA PESSOA, ENTÃO PRENDAM, EXPULSEM DO SERVIÇO PÚBLICO E DEPOIS TRANSFIRAM PARA UM PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA FORA DO ESTADO DE SÃO PAULO (ESTADO DO ACRE DE PREFERÊNCIA) PARA QUE NÃO ACONTEÇA NOVA FUGA NO ROMÃO GOMES COMO ACONTECEU COM AQUELA OUTRA FUGA ONDE O PM PRESO ASSASSINO, PROVAVELMENTE, TINHA LIBERDADE E FUGIU; AFINAL O CRIME COMETIDO NAS CIDADES DE OSASCO E BARUERI É BASTANTE CARACTERÍSTICO DAS ATITUDES DE UMA FACÇÃO CRIMINOSA E DEVE SER ANALISADO COM ATENÇÃO ONDE OS AUTORES DESSES CRIMES DEVEM SEREM PRESOS IMEDIATAMENTE PARA NÃO ATRAPALHAREM AS INVESTIGAÇÕES, NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA COM TODO MUNDO?

    MAS TUDO ISSO SEM QUE NÃO OCORRA INJUSTIÇAS NAS INVESTIGAÇÕES,

  3. ENQUANTO ISTO TROCARAM O PIZZOLATO POR UM CAMORRINO...E O PIZZOLATO NÃO FICA 1 MÊS EM CANA!! disse:

    “QUE NÃO OCORRA INJUSTIÇAS NAS INVESTIGAÇÕES,”…hahahahaha…tá achando que é a Scotland Yard que tá investigando?…hahaha…..AINDA!!! Que indiciem e denunciem estes seguranças de padarias (otários que arriscam suas vidas usando uniformes, distintivos, etc…por míseros Reais em um país de BOÇAIS)…AINDA…que os indiciem e denunciem…as investigações terão sida falhas, a denúncia será incompleta e SENTENÇA UMA OUTRA PIADA!!!

  4. Uma coisa é certa depois de todos esses acontecimentos, é hora das pessoas que comandam as polícias sentarem e conversar sobre o melhor rumo PARA TODA POLÌCIA do estado, deixarem a vaidade de lado na tentativa de garantirem cada um seu naco de poder. Porque se deixarem que os políticos resolvam ou vai ficar ruim pros dois lados, ou alguém ficará sem poder nenhum, nunca esquecendo de pensar nos operacionais de ambas polícias. Uma coisa é certa: juntos seriamos muito mais fortes.

    POLÍCIA ÚNICA E CIVIL. CICLO COMPLETO JÁ.

  5. Os primeiros telejornais matutinos desta data mostraram mais um “caso isolado” de policiais militares agressivos: disparo de bala de borracha cegou garoto na Vila Brasilândia – capital paulista. O tempo, enfim, mostra quem atira tão certeiramente como Marcelinho Pesseghini! A diferença é que nunca, em tempo algum, foram mostradas imagens desse menino “chacinador” dirigindo quele carro que, por mágica, apareceu quando “alguém” o estacionava.

    Lá do céu, com certeza, um bode expiatório poderá ter a visão mais eficazmente direcionada para o que o DETECTA “não viu” em Osasco e Barueri, oficialmente falando!

  6. Enquanto isto nenhuma palavra sobre a morte do nosso querido

    irmão policial civil Abreu . . .

    Que Deus o tenha irmãozinho . . . te receba . . HOMEM POLÍCIA IRMÃO DE POLÍCIA . .

    HOMEM COM H MAIÚSCULO . . .

    e para acabar com esta piada de mau gosto dos últimos dias

    seria a melhor coisa do mundo

    ver a PM entrando com os assassinos pela porta da frente do 103 . . .

    ai acaba a conversa . . .

    LEGALISTAS . . .

    nosso inimigo é o krymy é o ladrão porrhhhhhhh

    virou DEFENSORIA TAMBÉM ???

    É GUERRA PORRHHHH ACORDEM . . .

  7. Piada este Flit só fala da morte de Ladrão. Defensor de marginal. Pede aí uma forca tarefa para investigar a morte de Policiais. Não isso nunca é montado. Acorda.

  8. Deve estar sendo financiado por criminosos e policiais corruptos, pois só crítica quem ferra com ladrão e defende profissional de segurança pública corrupto. Só por Deus, parece aquele filme advogado do diabo kkk

  9. CARO Thoreau é só ficção, FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS

    “nosso querido irmão policial civil Abreu . . .

    Que Deus o tenha irmãozinho . . . te receba . . HOMEM POLÍCIA IRMÃO DE POLÍCIA . .

    HOMEM COM H MAIÚSCULO . . .”

    ABRAÇO.

    CERTAMENTE SEREI MAIS UMA VEZ MODERADO, MAS VALE A INTENÇÃO.

  10. Boa noite!

    Senhoras e Senhores.

    Este assunto poderá levar a uma linha de investigação muito além do que se imagina.

    Quando se tem poder é bem diferente de quem acha que o têm ou quer tê-lo.

    Quando falamos de “ter poder” imediatamente lembramos daqueles que possuem a força na caneta e na legalmente constituída;

    Quando ouvimos dizerem “que têm poder”, não se trata do poder propriamente dito, mas sim, o da força numérica, psicológica e intimidativa; e,

    Quando se “quer poder” a coisa fica muito difícil, pois para consegui-la os interessados farão de tudo. Mentiras, intrigas e quiçá chantagens. Isto sim é perigoso. Acaba sendo pior do que uma guerra não declarada.

    Quando estas últimas hipótese ocorre a coisa começa a degringolar. Informações distorcidas começam a aparecer e cabeças fracas poderão virar massa de manobra barata.

    Isto é deveras preocupante, pois a pior coisa é acabar sendo induzido a erro ou ser manipulado maquiavélica mente como meras peças neste fatídico jogo de xadrez.

    Será verdade?

    Pensem à respeito.

    Caronte.

  11. Pm das 23/10/2015 ÀS 11:09 – A gente tem tanta inveja da PM que não tem UM PC QUE PRESTA CONCURSO PRA PM, mas o contrário tem de monte!

  12. Valdir de Souza disse:
    23/10/2015 ÀS 12:08
    Os primeiros telejornais matutinos desta data mostraram mais um “caso isolado” de policiais militares agressivos: disparo de bala de borracha cegou garoto na Vila Brasilândia – capital paulista. O tempo, enfim, mostra quem atira tão certeiramente como Marcelinho Pesseghini! A diferença é que nunca, em tempo algum, foram mostradas imagens desse menino “chacinador” dirigindo quele carro que, por mágica, apareceu quando “alguém” o estacionava.

    Lá do céu, com certeza, um bode expiatório poderá ter a visão mais eficazmente direcionada para o que o DETECTA “não viu” em Osasco e Barueri, oficialmente falando!

    CARO PSICOPATA, ATE QUANDO VC VAI FAZER ESTA MESMA POSTAGEM HEM, SE TA GAGÁ MESMO, CARAI, JÁ COLOU NO MÍNIMO EM 10 LOCAIS DIFERENTE, PUTA MERDA, VAI SER BABACA ASSIM NO INFERNO SEU EX.DE MERDA.

  13. JACARÉ SEM DENTE:

    Lixo, desconectado da realidade. Além de ridículo, é incapaz de interpretar que certos comentários cabem em várias postagens, simultaneamente, sem deturpá-las.

    Por falar em desvio de foco, você já conseguiu localizar minha “vítima de espancamento”?

    Onde está sua credibilidade junto à PM?

  14. Valdir de Souza,

    Ao me lembrar da injustiça que o senhor passou nessa maldita instituição, me questiono COMO o senhor aguentou tantos anos a fio, estes patifes?

    Na época dos ataques do PCC (2006), o deixaram sem função no CPC?

  15. Freeman:

    Um jornalista esportivo perguntou ao Neymar como ele conseguia fazer certas jogadas. O interpelado respondeu, simplesmente: “nem eu sei… acho que saem de improviso, conforme a ocasião”.

    Sinceramente, não consigo sequer acreditar que seria tão interminável o “corredor polonês” da PM.

    O tempo me ensinou algo que nenhuma lei ou doutrina é capaz de revogar: o chicote muda de mão!

    Obrigado pela compreensão do que passei.

    Certa ocasião, final da década de 90, com aquela febre dos postos policiais criados na PM, de afogadilho, ao rondar um desses “muito estruturados e bem localizados PP” (um vergonhoso improviso dentro do terminal rodoviário de Ribeirão Pires), o Cabo Dias pediu-me “providência” quanto àquele abandono em que era “jogado” o “mike”. Ao me fazer tal pedido de “providências”, lembro-me, como se fosse hoje, da “base legal” na qual ele se apegou: ” … o Senhor não costuma deixar ‘passar batido’ esses absurdos”!

    Em resposta, prometi-lhe que levaria, por reiteração, não apenas aquela mazela, mas, tantas outras que, DIARIAMENTE, eu já cumprido o meu dever legal de relatá-las, por escrito e verbalmente, enquanto CFP. Um pouco mais consolado, agradeceu-me o empenho de, pelo menos, tentar endireitar “algumas coisas”.

    Depois de aproximadamente dois meses, o Cabo PM Dias cometeu suicídio.

    A Polícia Militar é uma máquina institucional que frustra sonhadores, elege cínicos e peita Delegados que cumprem a lei.

    Quantas provas disso eu poderia apresentar? Pelo menos umas duzentas (dúzias)!

  16. Este blog é para falar assuntos relacionados a policia civil ou para demonstrar a inveja q os policiais civis(nem todos) tem da Pm?

  17. Freeman disse:
    24/10/2015 ÀS 22:27
    Valdir de Souza,

    Ao me lembrar da injustiça que o senhor passou nessa maldita instituição, me questiono COMO o senhor aguentou tantos anos a fio, estes patifes?

    Na época dos ataques do PCC (2006), o deixaram sem função no CPC?

    PORRA FREEMAN, SERÁ QUE AINDA NA CAIU A FICHA NA SUA CABEÇA QUE ESSE BI-POLAR NUNCA SERVIU PARA NADA NA PM, FOI SEMPRE UM PESO MORTO, NEM PRA LEVAR RECADO PRA PUTA ESSE VERME SERVIU, NUNCA PRODUZIU NADA, NUNCA PRENDEU NEM O DEDO NA PORTA, SEMPRE FOI UM INDECENTE, UM RANZINZO, UMA GOSMA, NA ÉPOCA DOS ATAQUES SE ELE TIVESSE TRABALHANDO NA RUA NO MÍNIMO ESTARIA ESCONDIDO DE BAIXO DA SAIA DA SUA ESPOSA, SEM CONTAR QUE UM OFICIALZINHO QUEBRA FACA POR SUA INCOMPETÊNCIA DE QUADRO NÃO PODE TRABALHAR NA RUA, POIS CORRE O RISCO DE ESSES PROFISSIONAIS SAÍREM AGREDINDO SENHORAS IDOSAS USANDO MULETAS, DORMIREM NO INTERIOR DE ÔNIBUS COLETIVOS E AINDA TER A ARMA CARGA DO ESTADO FURTADA, NORMALMENTE ESSES LIXOS SÃO ATE PROIBIDOS DE SAÍREM NA RUA FARDADO, E PRINCIPALMENTE ARMADO, POIS É UM RISCO EMINENTE A SOCIEDADE, CASO QUEIRA PESQUISE O QUE É OFICIAL DA PM SP NO QUADRO QUEBRA FACA, SALVA-SE POUCOS, ESSE VERME AO QUAL VC ESTÁ DANDO ÊNFASE É UM LIXÃO, NÃO SERIA JUSTO CHAMA-LO DE HUMANO.

  18. JACARÉ OMISSO:

    Cadê o apoio que você pode prestar à idosa que espanquei?

    Cadê o depoimento da vítima, nesta espaço?

    Plantar boatos é muito fácil, aliás, isso peculiar de quem não tem argumentos consistentes!

    Contente-se com os seus boatos e seu ridículo analfabetismo, vagabundo!

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s