O inimigo da polícia e da sociedade está em outro lugar protegido dos esculachos e do crime 23

Quem é o inimigo?

Rafael Alcadipani*

23 Outubro 2015 | 21h 00

Na última terça-feira, no final da tarde, o que deveria ser uma ocorrência policial normal se transformou em uma grande confusão com cores de absurdo e surrealismo. Ao receber uma ocorrência em um Distrito Policial (DP), o delegado de plantão constatou que o preso em flagrante havia fortes indícios de ter sido agredido pelos PMs que levaram a ocorrência ao DP.

Ao escutar os relatos do criminoso, segundo o qual ele sofrera agressões e choques elétricos inclusive em seus órgãos genitais, o delegado encaminhou o preso até o Instituto Médico Legal (IML), que constatou as agressões.

Fez aquilo que deveria fazer.

De posse do laudo, o delegado deu voz de prisão ao encarregado da guarnição da PM.

A decisão do delegado foi mantida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, mostrando que estava corretíssimo na atitude tomada.

Por mais absurdo que possa parecer, o delegado foi ameaçado por outros PMs presentes no plantão policial onde também hostilizaram policiais civis e até mesmo um deputado estadual.

O absurdo piora: o delegado teve que ser escoltado por um grupo de operações especiais até sua casa.

Em qualquer lugar sério, todos os policias que ameaçaram o delegado seriam expulsos da corporação.

Quem é do mundo policial tem poucas dúvidas de que o preso sofreu um ‘esculacho’, nome dado na gíria policialesca para a agressão de criminosos.

O que explica esta violência barata e gratuita que estes PMs praticam contra as pessoas?

Ser policial não é fácil no Brasil. A sensação de ‘enxugar gelo’ é constante.

São baixos salários, péssimas condições de trabalho, cobranças e uma série gigantesca de outras dificuldades.

Porém, a utilização da ‘justiça da rua’ não se explica apenas pela sensação de que por mais que se trabalhe, o problema da criminalidade não se resolve.

Em 1978, John Van Maanen já relatava algo similar entre os policiais patrulheiros nos EUA.

A ‘justiça da rua’ faz parte de uma lógica de cultura organizacional. Esta lógica tende a ser reforçadas nas relações informais.

O policial bate no preso, ele conta para os demais que bateu, recebe reforços positivos de colegas e superiores.

Isso vira não apenas algo natural, mas algo que o grupo considera como o que deve ser feito para se ganhar status.

O policial que bate é considerado como ‘machão’ nos olhos dos demais.

Ser considerado ‘um homem de verdade’ é extremamente importante em culturas organizacionais masculinas, por mais absurdo que seja o sujeito se achar ‘macho’ por bater em uma pessoa desarmada e algemada que não pode oferecer nenhuma resistência.

Dentro desta lógica, o PM se sente o herói que vence o mal.

O problema toma corpo quando a instituição não toma atitudes claras, duras e enérgicas mostrando que este tipo de comportamento não é aceito, tolerado ou reforçado.

Isso não passa apenas por declarações formais ‘estamos buscando os responsáveis’ ou ‘as maçãs podres serão retiradas’, mas sim por conversas informais que não valorizem a violência como forma de ação policial.

A maioria dos PMs vê as pessoas do mundo de uma maneira binária que gira em terno da dicotomia trabalhador/vagabundo. Há inúmeros estudos que mostram isso.

O ‘vagabundo’ sempre deve ser punido e se possível morto.

O problema é que as PMs nunca mataram tanto e nunca tivemos tantos problemas com a Segurança Pública no Brasil.

Bater e matar não resolve. Infelizmente, as PMs brasileiras precisam terminar a transição para a democracia no trato com as pessoas.

De nada adianta ficar esbaforindo contra quem mostra esta lógica perversa que faz o policial virar criminoso.

Neste exato momento, o PM do caso do 103º DP está preso.

Os que ficam nas redes sociais fazendo gritas para que a polícia arrebente e mate não vão sofrer nada na pele.

O PM preso está com a sua família sem saber quando ele volta para casa.

Por isso, é totalmente irresponsável ficar reforçando a lógica do ‘esculacho’, pois apenas o policial e o criminoso sofrem.

Os bons policiais, que são muitos, defenderam a atitude do delegado que fez valer a força da lei.

O criminoso deve ser punido com todos os rigores da Justiça.

Sair desta regra é viver na barbárie que transforma quem deseja ser herói em preso ou em morto, nesta guerra de pobres contra pobres que mata pobres.

Quem deveria fazer alguma coisa está dentro de Palácios, cercado por PMs que lhe batem continência todos os dias.

O inimigo da polícia e da sociedade está em outro lugar protegido dos esculachos e do crime.

Rafael Alcadipani é professor de Estudos Organizacionais da FGV-EAESP e visiting scholar no Boston College, EUA

  1. Depois de ver Olim e Telhada no Datena culpando o Secretário de Segurança Lex Luthor pela situação, está mais do que claro que querem sua a cabeça. Afinal ele seria candidato à prefeito pelo psdbosta.
    Eu acho justo. Afinal, não tem cabimento algum ter um ex advogado do pcc como secretário de segurança pública do estado mais rico da nação e muito menos como prefeito de São Paulo.
    Todavia, eu discordo da baixeza empregada. Nós somos meros peões nessa batalha.
    Acordem! Não odeiem seus irmãos. Não se deixem manipular.

  2. Os inimigos da POLÍCIA são os POLÍTICOS e todos eles são corruptos, ladrões, e vagabundos, por isto eles odeiam a POLÍCIA, pois ela logo prenderá a todos, principalmente quando os “BOTÕES DOURADOS” retornarem para por um BASTA nesta roubalheira COMUNISTA que contaminou a nação inteira e tirou o brilho de nós todos !

  3. Os “BOTÕES DOURADOS” voltarão entre 09 e 21 de Novembro de 2015 para acabar de vez com esta bagunça generalizada no país, ocasião em que ocorrerá o “desmonte” dos três poderes contaminados pelos COMUNISTAS satânicos, graças ao TODO-PODEROSO !

  4. Senhor 34 anos de previdência, os “botões dourados” aceitaram passivamente ser comandados por um comuna. Não há luz no fim do túnel. O sonho acabou para os brasileiros honestos. Curta a sua aposentadoria na medida do possível, e se esqueça de que um dia foi policial e acreditou neste país.

  5. E tome sociólogo forjado a base
    De yakut falando merda com palavras bonitas…

  6. É BRINCADEIRA, TEM UMA PORRADA DE LADRÃO NAS RUAS PINTANDO E BORDANDO, MATANDO POLICIAIS E PAIS DE FAMÍLIA EM UM PAÍS QUE OS INCENTIVA, HAJA VISTA A IMPUNIDADE QUE POR AQUI IMPERA, CÓDIGO PENAL ULTRAPASSADO, MÍDIA HIPÓCRITA, DIREITO DOS MANO, ENFIM TODOS CONTRA NÓS E QUEM É PRESO É O POLICIAL MILITAR, QUE NÃO ESTAVA OCIOSO, AO CONTRARIO ESTAVA TRABALHANDO, DANDO PREJUÍZO PRA BANDIDAGEM E SATISFAÇÃO A SOCIEDADE DENTRO DA LEI, QUE PAGA IMPOSTOS COM ESTE INTUITO TER O MINIMO DE SEGURANÇA. O MALA ESTAVA COM OS TRÊS INGREDIENTES DO CRIME: A ARMA, O PRODUTO DO ROUBO E O RECONHECIMENTO POR PARTE DA VITIMA, ORAS A OCORRÊNCIA JÁ ESTÁ REDONDA!! FRITAR O SARGENTO PRA QUE, ME AJUDA AI… AGORA UMA COISA ELE CONSEGUIU UNIU MAIS DO QUE NUNCA OFICIAIS E PRAÇAS!

  7. GENTE !, AÍ COMO EU GOSTARIA DE SER UM REPÓRTER/JORNALISTA E TIVESSE A OPORTUNIDADE DE ENTREVISTAR ESSE TAL DE PIZOLATTO. ENTENDO QUE ELE “ENTREGARIA” TODOS SEM EXCEÇÃO E INCLUSIVE O CONTERRÂNEO BARBUDÃO E A “TIAZINHA”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  8. JOÃO BREJEIRO. em 24/10/2015 às 11:02

    GENTE !, AÍ COMO EU GOSTARIA DE SER UM ….
    ————————————-

    Hummmm… mas tu é feio, tenho dó de tu!!!! Kkkkkkkkkk

  9. 34 anos de previdência e 22 de polícia APOSENTADO SEM PARIDADE e ROUBADO disse:
    24/10/2015 ÀS 4:33
    Os “BOTÕES DOURADOS” voltarão entre 09 e 21 de Novembro de 2015 para acabar de vez com esta bagunça generalizada no país, ocasião em que ocorrerá o “desmonte” dos três poderes contaminados pelos COMUNISTAS satânicos, graças ao TODO-PODEROSO !

    _______________________________________________________________________________________

    Colega, por que você cita essa data entre 9 e 21 de novembro? Está sabendo de algo? Que Deus te ouça!

  10. 34 anos de previdência e 22 de polícia APOSENTADO SEM PARIDADE e ROUBADO disse:
    24/10/2015 ÀS 4:33
    .
    Caso isso não ocorra vou cobrar você aqui no Flit, mas continuou na expectativa e torcendo para que realmente seja verdade. Qual é a sua fonte?…

  11. Aliás, o que tem de PM batendo continência na ALESP, no TJ, e o Palácio dos Bandeirantes é um quartel.

  12. VC pega um elevador no Palácio e repara que tem um cara do seu lado com o ouvido ligado no que vc fala com seus interlocutores; vc desce e entra numa sala, do lado sempre tem um cara fazendo de conta que tá catando mosca…

  13. Esse Rafael tá sabendo legal, hein!!
    Já que afirma que a polícia mata mais hoje que no passado, converse com seus colegas de escolas públicas e pergunte a eles o quanto a violência evoluiu de ontem para hoje.

  14. A PM de SP é hoje o maior exercito do Brasil, tem 150 mil homens, possuí poder político e foi o próprio governo que criou está cobra gigante, antes o governo possuía a Polícia Civil com efetivo armado de 50 mil policiais jovens e preparados, mais infelizmente o governo optou em estruturar, expandir e fortalecer apenas a Polícia Militar, com seus 150 mil homens, que se tornou um poder sobre o poder do governo, e agora com a Polícia Civil enfraquecida, reduzida, idosa e desestruturada o governo não tem a quem recorrer, o governo está nas mãos da PM, e sem uma força civil armada para se apoiar, uma Polícia Civil forte para fazer frente aos “bate cascos” é essencial, até para estabilidade e tranquilidade do governo frente aos cães fardados, em um governo civil, ter uma Polícia Civil forte e numerosa para fazer frente aos militares, é uma questão soberania e de coerência do governo.

  15. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    Excelente texto, ponto de vista, raciocínio e finalização.

    Ledo engano de quem pense que somente certos políticos são levianos neste palco de horrores.

    Todo ou qualquer “ser” que busque a discórdia, intrigas e finalizações levianas, são participes de infortúnios. São extremamente danosos à sociedade.

    Sentados entre quatro paredes ficam a pensar tal qual uma cabeça cheia de capetinhas. Esmiuçar e criar demônios cheira à cabeça vazia sem criatividade funcional.

    São geradores de conflitos. Conflitos funcionais, pessoais quiçá astrais. Mostram-se serem exímios sugadores dos demais.

    Em nada se mostram serem produtivos para a comunidade, apenas buscam satisfação de seus egos e desígnios. Quem sabe busquem afinal um caminho mais curto para se perpetuarem mais rapidamente e acima dos demais.

    Caronte

  16. INVESTIPOL DECAP:

    Não sei você percebeu a semelhança estre o lixo PT e o lixo PM:

    Agora, com o rombo nas contas públicas produzido pela ineficácia administrativa petista, quem vai pagar o pato? Reposta: a sociedade (não apenas com a possível volta da CPMF)!

    Torturar ladão pé-de-chinelo é fácil. Em contrapartida, como foi tratada a prefeita ostentação maranhense?

    Empurrar pé-de-chinelo de telhado só traia a seguinte e hipotética vantagem: se ele caísse na cabeça de um desses demagogos que defende a tortura!

    Tanto o PT quanto a PM perderam o bonde da história. Cresceram, agigantaram-se para agora desprezar as suas humildes origens!

  17. OLHA JÁ DEI APOIO PRA MUITO TIRA, EM SITUAÇÕES DIVERSAS, BEM COMO MINHAS OCORRÊNCIAS SEMPRE APRESENTEI SEM REBARBAS. PORÉM NO CASO DO PRÓPRIO SARGENTO JAPA NÃO HAVIA NECESSIDADE DE PREJUDICA LO, DANDO OUVIDO PRO LADRÃO, AFINAL SE JÁ NÃO BASTASSE A SITUAÇÃO EM QUE NOS ENCONTRAMOS, AINDA ME VEM UM DELEGA JOGAR CONTRA. CONHEÇO MUITO TIRA DECENTE, AÍ SE INCLUEM DELEGADOS. TAMBÉM NÃO FOI A PRIMEIRA TRETA E INFELIZMENTE NÃO SERA A ULTIMA. QUEM É QUE TEM CÚ PRA MUDAR E UNIFICAR AS DUAS POLICIAS. QUANDO ENTREI NA POLICIA A MAIS DE 30 ANOS ATRAS JÁ SE FALAVA EM UNIFICAÇÃO, PORÉM VI O TEMPO PASSAR E NADA MUDOU. PORTANTO CREIO SER O CICLO COMPLETO UMA BOA ALTERNATIVA PARA O MOMENTO. OS ÚNICOS QUE NÃO QUEREM ABRIR MÃO SÃO ALGUNS DELEGADOS DE VISÃO CURTA E QUE SÓ OLHAM PARA O PRÓPRIO UMBIGO. NÃO ENXERGAM QUE O CICLO COMPLETO VAI MELHORAR EM MUITO O ATENDIMENTO, ESVAZIANDO OS DPS, SENDO BOM PARA O PATRULHEIRO, QUE NÃO VAI MAIS LEVAR CANSEIRA EM DP, PARA A PRÓPRIA POLICIA CIVIL QUE FILTRARÁ MELHOR AS OCORRÊNCIAS, ALIÁS JÁ VIRÃO FILTRADAS, PODENDO EXERCER UM MELHOR SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO E O CONTRIBUINTE NÃO VAI MAIS LEVAR CANSEIRA EM DP. ORAS SE EU TROMBEI O MALA EM FLAGRANTE DELITO, COM OBJETO, ARMA, VITIMA, TESTEMUNHAS, PRA QUE PASSAR PELO DP…PORRA ISTO É COISA DE PORTUGUÊS, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER. BEM EU JÁ APOSENTEI E SÓ ESTOU DANDO UMA IDÉIA, VOCES QUE SE VIREM, AFINAL JÁ ESTÃO CRESCIDINHOS PRA FICAREM COM ESTAS BRIGUINHAS DE CRIANÇA

  18. Estranho, polícia é mesmo uma raça maldita. É verdade. Utilizam esse espaço para se digladiarem todos os dias, se importarem com coisas que sempre aconteceram e acontecerão; Uma pena não utilizarem esse espaço para discussões, organizações acerca de um ordenado DECENTE. Enfim, combustível aumentando, condomínio aumentado, planos de saúde aumentando e nós aqui, ganhando uma ninharia que mal tem dado para pagar contas, Ah! detalhe: não vou a restaurantes (faz tempo, hein), cinema, viajar, etc,etc. Lamentável, gostaria que os colegas se unissem num mesmo ideal: Organização, espírito de corpo e reivindicação por melhorias salariais, mas pelo visto isso não importa. O que tem importado (e bastante, diga-se de passagem) são as vaidades de sempre. “quem é mais polícia”, “quem prende mais” “quem tá na constituição ou deixa de estar”, “quem tem poder para isso…quem tem poder para aquilo” e coisas que nos interessam de verdade são deixadas de lado ou postergadas. Está na hora de nós policiais crescermos, não acham?

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s