Manobra da gestão Alckmin diminui número de homicídios em SP 85

ROGÉRIO PAGNAN
LUCAS FERRAZ
DE SÃO PAULO

09/11/2015 02h00

Uma manobra estatística do governo Geraldo Alckmin (PSDB) ampliou a queda dos homicídios em São Paulo.

A redução dessas ocorrências em patamares recordes neste ano tem sido usada como bandeira do secretário Alexandre de Moraes (Segurança Pública), cotado para disputar a prefeitura da capital paulista nas eleições de 2016.

A mudança de metodologia começou em abril, sem divulgação, quando a gestão tucana passou a excluir das estatísticas de homicídios dolosos as mortes cometidas por PMs de folga em legítima defesa.

A estratégia permitiu ao Estado retirar, em apenas seis meses, 102 mortes das estatísticas oficiais de homicídios —equivalentes a mais de cinco chacinas como a registrada no dia 13 de agosto em Osasco e Barueri (Grande SP).

Os casos de assassinatos em São Paulo continuam em queda este ano, mas a revisão dos dados mostra que ela é bem mais tímida do que a das divulgações do governo.

No período de seis meses em que houve a mudança de metodologia, os números divulgados pela gestão Alckmin apontam diminuição de 16,3% dos homicídios na capital e 13,2% no Estado em relação ao mesmo período de 2014.

Na prática, no entanto, considerando os critérios adotados nos últimos dez anos, essa queda é de 6,7% e 8,1%, respectivamente.

A publicidade oficial também diz que, em setembro, pela primeira vez desde 2001, a taxa de homicídios no Estado ficou em 9,1 casos por grupo de 100 mil habitantes.

Mas isso só foi possível porque foram retiradas das estatísticas deste ano as mortes por PMs em horário de folga. O índice real foi de 9,4, já atingido antes, em julho.

O governo defende os critérios adotados e afirma seguir “metodologia internacional” —não explica qual. Diz considerar que os critérios estão explicados em um asterisco colocado em uma tabela.

Taxa de homicídios – Por 100 mil habitantes no Estado

A comparação com os números dos últimos dez anos, porém, fica contaminada, levando a uma queda artificial dos homicídios em 2015 -já que os anos anteriores incluem mortes de PMs de folga em legítima defesa.

‘IRRESPONSABILIDADE’

Pelo novo critério adotado, se um PM de folga matar alguém ao reagir a um roubo, esse caso não é mais contabilizado como homicídio. Com isso, a gestão Alckmin passou a classificar essa ação em separado, assim como na chamada “morte em intervenção policial” em serviço.

Se um cidadão comum matar alguém em reação a um assalto, daí não há mudança —esse caso continua sendo classificado como homicídio.

Para a pesquisadora Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, é preciso uma alteração em toda a série histórica para poder voltar a comparar os casos de homicídios.

“Quando muda uma metodologia que impacta não só nos indicadores de letalidade policial como nos homicídios, é preciso explicitar isso ao público. Então, isso foi absolutamente negativo. Diria até que foi uma irresponsabilidade da Secretaria da Segurança. Porque induz a erro. Se eles falam em transparência, isso não foi nada transparente”, afirma.

A mudança de metodologia foi detectada por Samira ao analisar, a pedido da Folha, os dados de letalidade policial omitidos pelo governo. A pesquisadora é uma das principais especialistas do país em estatísticas de violência.

O secretário Alexandre de Moraes diz que a queda de homicídios é “consequência da eficácia do trabalho policial”.

Ele tem neste ano adotado uma iniciativa criticada por especialistas, ao fatiar a divulgação -feita antes de uma só vez e completa- e antecipar alguns números positivos.

OUTRO LADO

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) afirma que a mudança nas regras de contagem de homicídios dolosos e letalidade policial segue “metodologia internacional”.

O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, disse, em nota, que a alteração dos critérios partiu da Corregedoria da Polícia Militar, padronizando sua publicação com a Polícia Civil —que já excluiria dos homicídios as mortes de agentes de folga em legítima defesa.

Os dados envolvendo policiais civis, porém, pouco interferem nas estatísticas gerais —em agosto, por exemplo, não foi registrado nenhum caso no Estado inteiro, contra 22 envolvendo PMs.

Questionado sobre por que divulga comparações de estatísticas com critérios diferentes, que levam à redução artificial dos homicídios, Moraes não deu resposta direta —limitou-se a negar alterações de contabilidade.

Ele afirma ainda que as mortes cometidas por PMs que não sejam em legítima defesa, como chacinas, continuam classificadas nas estatísticas de homicídio.

Moraes também argumenta que a metodologia adotada a partir de abril consta de um “asterisco” em tabela de dados criminais —embora a mudança não esteja informada em comunicados oficiais.

O secretário de Alckmin diz que a decisão de mudar a metodologia foi correta porque, para ele, um homicídio com “excludente de ilicitude” (legítima defesa, por exemplo) deixa de ser homicídio.

“Trata-se de metodologia internacional, adotada tanto pelo direito penal brasileiro quanto pelo direito comparado, onde o crime de homicídio somente existirá se a conduta for típica e ilícita”, diz.

Ele continua. “O fato típico (art. 121 – matar alguém) deixa de ser homicídio quando presente alguma das excludentes de ilicitude. Absolutamente todas as democracias ocidentais utilizam essa metodologia no sistema penal.”

Os especialistas em segurança pública Luís Flávio Sapori, professor da PUC-MG, e Samira Bueno, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, dizem desconhecer outro lugar do mundo em que a polícia contabilize homicídios com a nova metodologia adotada pelo Estado de São Paulo. “É uma idiossincrasia paulista”, afirma Sapori.

Moraes criticou os questionamentos feitos pela Folha. “Dessa forma, nos parece que aqueles que realizaram as indagações não entenderam até o presente momento a metodologia internacional, pois não podemos acreditar que haja leviandade e má fé em insinuação de manipulação de números e na continuidade de confusão entre homicídios dolosos e letalidade policial”, afirma, em nota.

Os questionamentos foram encaminhados ao secretário após, em 26 de outubro, ele declarar que havia feito mudanças na contagem de letalidade da polícia paulista para aperfeiçoar e abarcar dados desprezados anteriormente.

“A mudança foi para deixar muito mais transparente, para auxiliar no combate à letalidade em serviço e fora de serviço. […] Aqui é transparência total”, disse na época.

Colaborou MARCELO SOARES, de São Paulo

  1. GENTE !, MUDANDO UM POUQUINHO DE ALHOS PARA BUGALHOS TEM “GAMBARZINHOS” QUE ESTÃO CONTANDO COM O OVO NO “C” DA GALINHA. ONTEM ALGUNS INDIGITADOS PASSARAM AQUI NA RUA “GRITANDO É CAMPEÃO”. SÓ QUE ESQUECEM QUE S.M.J., ELES SÓ TERÃO ESSE DIREITO LÁ NO FINAL DO CAMPEONATO, E TENHO DÚVIDAS, POIS SE A ÚLTIMA RODADA FOSSE LÁ NO ALÇAPÃO, SERIA O FIM, POIS ” ENTROU NA VILA SAI SEM VIDA TERMINANTEMENTE”. VIDEM ONTEM OS “PORQUINHOS”, OS QUAIS SE JOGAREM ESSA “BOLINHA” TOMARÃO UM SACODE FEDERAL. OCORRE QUE OS “CAMPEÕES” VÃO ENCARAR O VASCO LÁ, OS “BAMBIS” AQUI,OS LEÕES LÁ NA ILHA E FINALIZANDO O AVAÍ AQUI. SE NÃO FOSSE AQUELE PENALTI “MANDRAK”, SEI NÃO EM !. E, ME AJUDEM A Ó !…

  2. Pessoal, me tirem uma duvida, o DEJEC foi REJEITADO??? Entrem no site da Assembleia, projeito de lei complementar 50/15, lá vai ter dois links mostrando a situação atual do projeto, em um deles aparece a votação da comissão e na frente aparece REJEITADO, mas a comissão votou na maioria FAVORAVEL! Então, como não sei direito o passo a passo para aprovar um projeto gostaria de quem entende dese uma luz. Foi Rejeitado mesmo? Ou to fazendo confusão?

  3. Colegas poderiam me ajudar em uma dúvida? seguinte, estou aprovado no concurso de Tira e gostaria de saber dos colegas que atuam nesse cargo, como é realmente a realidade do Tira no Interior. Sempre tive o sonho de ser Tira, porém daqui do lado de fora, estando aí na pele, não sei como realmente é, vemos muito aqui no blog o pessoal reclamando de trabalhos exaustivos, plantões, descaso etc, gostaria de saber se realmente vale a pena, na visão de quem é investigador. Prestei para o DEINTER 4, gostaria de saber se aqui no interior realmente os tiras são explorados com jornadas exaustivas, se dedicando integralmente sem folgas ao trabalho, ou se isso varia de DP para DP, como é a escala de folga, plantões, sobreaviso, etc, gostaria de saber sobre a remuneração, se alem do base + RTP + Insalubridade (total R$ 4.171,49) ainda existe mais alguma gratificação, como adicional de localidade ou outra coisa, e sobre o valor de vale alimentação. Gostaria de saber se acreditam que a situação possa melhorar com a finalização dos concursos que estão em andamentos e entrada desses novos escrivães e Investigadores na ativa, e se o salário tem prospecção de melhoria já que agora é exigido nível superior, sobre a aposentadoria, gostaria de saber se ao aposentar, o policial receberá todos os valores que recebe na ativa ,pois o que tenho visto é que tem a tal de paridade que impede que isso ocorra.
    Minha dúvida é pela seguinte situação, hoje sou funcionário publico, atuo como Administrador nos Correios, porém pelo regime CLT,ou seja, vou aposentar pelo INSS, corro o risco da empresa ser privatizada, etc, meu salário hoje é compatível com o de Tira,R$ 4.300,00, porém além disso, recebo anuênio (1%) e um vale alimentação de 1 mil reais, que sinceramente, para mim é muita coisa, pois costumo utilizar somente 600 reais p/ mês. Trabalho de segunda a sexta das 8h ás 17h, trabalho tranquilo, porém não gosto do que faço, por ser extremamente burocrático, pois trabalho com processos, licitações, etc, coisas chatas de mais e que não desenvolve o ser humano, pois não desenvolve a capacidade de raciocínio, é muito carimbo, folhas, assinaturas, cartas, coisas chatas demais.
    Tá aí minha dúvida, será que vale a pena deixar meu atual cargo para ingressar como tira? Lembrando que esse sempre foi o meu sonho, porém, tenho que levar em consideração que trocar o atual cargo para viver uma vida insalubre, no sentido de não ter folgas, lazer, em condições de semi-escravidão, como alguns relatam aqui no Blog, não é muito racional, por isso, peço a opinião dos Investigadores que realmente conhecem a realidade do cargo e conseguem enxergar lá na frente se é valido ou não, ingressar na carreira. Especialmente no DEINTER 4.
    Obrigado pela atenção colegas.

  4. SR. “DESACREDITADO E CONFUSO “, COLEGA !, UM AVISO ESQUEÇA DESSES PENDURICALHOS ESQUISITOS DETERMINADOS POR ESSE DESGOVERNO QUE NÃO RESPEITA OS VERDADEIROS POLICIAIS CIVIS E MILITARES E SEUS DEPENDENTES E PENSIONISTAS, QUE TRABALHARAM E CONTINUAM DANDO O SANGUE POR ESTAS NOSSAS EGRÉGIAS POLÍCIAS, CIVIL E MILITAR.L.

  5. Futuro tira, o concurso não foi regionalizado. Que estranho seu comentário, parece que vc sabe muita coisa que um tira não deveria se

  6. Ao pessoal do SIPOL

    Não se esqueçam de pedir ao DGP para que interpele o SSP e o GOVERNADOR para que os policiais civis de SP tenham URGENTEMENTE:

    1- aposentadoria especial com integralidade e paridade, nos moldes da LC 51/85 cc 144/14, aos 30 anos de serviço policial, contando também 20 anos de serviço policial e 10 anos fora, sem os proventos serem calculados pela lei 10887/04 conforme a spprev está fazendo, evitando as demandas judiciais sobre o tema. Para mulheres, 25 anos, em razão da dupla jornada delas, podendo contar 15 anos de serviço policial e 10 anos fora. Nada mais que justo.

    2- promoção ao policial civil a uma classe superior quando este se aposentar. O correto seria, o policial civil de classe especial ao se aposentar, receber o salário base de delegado de 3a. classe, exceto delegados e peritos. Subtenente da PM se aposenta como 2º tenente ou seja, carreira de segundo grau, aposentando com salário de nível superior. Nada mais que justo. PM se aposenta e é promovido. justíssimo. e o policial civil? Já está na hora de corrigir isto. Humilhante.

    3- O auxílio alimentação do policial civil é inferior aos recebidos pela PM. Isto está certo? Se fosse o contrário, a PM estaria esperneando.

    4- reestruturação, revendo os critérios de promoção pois do jeito que está, há muita demora nas promoções. Ou estabelecer provas internas, com questões de direito penal, constitucional, da própria lc 207/79 e sobre fatos do dia a dia do policial civil. Alguma coisa tem que ser feita pois do jeito que está, o policial civil demora muito para ser promovido.

    Tem mais coisas, mas isso é o mínimo.

    Deus salve a consagrada Policia Civil de SP.

  7. SR. “RODRIGO”, ME DESCULPE,MAS VOCÊ PEDIR PARA DAR ” FLORES “, RAPAZ !, CUIDADO QUE EXISTE CERTOS “BICHANAS” POR AÍ E AFORA QUE A ” MALANDRAGREM ” NÃO DARÁ CONTA. VELHO SAFADO, VIADO SEM ESCRÚPULO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  8. O Sr. SSP é um Mandraque.

    A coisa é tão absurda que não merece sequer qualquer comentário a respeito, mas vamos fazê-lo.

    O policial militar ou civil, de folga, mata alguém, supostamente, em legítima defesa, o fato deixa de ser homicídio? É o que então?

    Quem declara o direito é o juiz, agora o Sr. SSP e os tecnocratas da Cap, antecipando-se a decisão judicial, da simples leitura do BO, decidem que é legítima defesa e o fato deixa de ser crime.

    Excelência, se der uma sacudida nessas bases de dados da Cap vai cair um monte de homicídios escondidos no agrupamento “Morte Suspeita” – “Ocorrências Não Criminais”. Morte Suspeita só deve ser registrada quando existir fundada dúvida se a morte foi violenta ou natural, ou dúvida se foi homicídio ou suicídio.

    Por ventura VExª tem, mensalmente, o resultado do IML de todas as necrópsias requisitadas por força de BO’s de “Morte Suspeita”, para saber quantas se referem a mortes violentas e dentre elas quais seriam homicídios dolosos, culposos, vítimas de latrocínios ou de acidentes não intencionais para, ato contínuo, fazer a totalização mensal dos citados indicadores criminais?

    Não! Eu já imaginava.

    É só navegar nesses bancos de dados que vamos encontrar crimes escondidos em todo canto.

  9. Expulso disse:
    09/11/2015 ÀS 12:29
    Futuro tira, o concurso não foi regionalizado. Que estranho seu comentário, parece que vc sabe muita coisa que um tira não deveria se

    —————————————

    Obrigado Expulso, a escolha das vagas ocorrerá dependendo do desempenho na Acadepol, assim, espero conseguir vaga na região de Bauru, por isso meu questionamento, minhas dúvidas são á respeito do que o pessoal comenta aqui o blog, e eu tenho acompanhado à alguns meses, gostaria apenas de saber algumas informações e opiniões para ver se vale a pena ou não ingressar na carreira.
    Abraços.

  10. SR. OU SRA. “Querendo ganhar no grito”, ME DESCULPE MAIS, ” AI QUE SAUDADES DO GRELA E, AÍ QUE SAUDADES DO BLAZEK “, QUE DEUS TENHA ESTE ÚLTIMO NUM ÓTIMO LUGAR. MEU AMIGO(A) LEMBRAM-SE DOS ÚLTIMOS FINS DE ANOS, SEMPRE EXISTIAM AQUELAS FALÁCIAS ” VIRÃO UMAS BOAS NOVAS”. ULTIMAMENTE É SÓ 0,0%…0,0%…0,0%… PERGUNTO !, ONDE ANDAM OS SINDICATOS ,ASSOCIAÇÕES E, PRINCIPALMENTE AS FIGURAS DE D.G. E SSP, AINDA EXISTEM ?. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  11. É A MESMA NOTICIA REQUENTADA DE ANOS ATRAS. FAZ MAIS DE 20 ANOS QUE O PICOLÉ FAZ ESSA MAGICA COM O NUMERO DE MORTOS.

  12. Futuro Tira, tenho 16 anos de serviços, e trabalho em uma cidade de 30 mil habitantes, somos e 4 policiais, 2 escrivães e 2 investigadores, meu salário hoje livre é 4.300, com ajuda alimentação. Devido a falta de policiais, não estamos conseguindo trabalhar como gostaríamos, cartórios lotados de serviços, investigação zero, hoje sou um mero registrador de ocorrências! Porém essa é a situação do meu município, e de minha região. Um conselho! quer ser investigador, vai trabalhar em uma especializada, e em uma cidade que tenha plantão fixo, pelo menos você vai ficar menos preso ao distrito, e vai poder desempenhar suas funções de investigador, em cidades menores você vai se tornar um fazedor de BO! boa sorte!

  13. GENTE !, COMPLEMENTANDO UM POUCO O ACIMA EXPOSTO ME ESQUECI DE DIZER ” AÍ QUE SAUDADES DO VERDADEIRO PRESIDENTE, OU SEJA O EXCELENTÍSSIMO DR. HILKIAS DE OLIVEIRA “. EU NÃO TINHA E NEM POSSO TER NENHUMA PROCURAÇÃO DELE PARA ME EXPOR, MESMO PORQUE ELE JÁ CONVIVE NUM OUTRO PLANO. PERCEBI QUE DEPOIS DA MORTE DO NOSSO ILUSTRE PRESIDENTE, O QUAL ATRAVÉS DE SUA LUTA DIUTURNA CONSEGUIU INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA TODA NAÇÃO POLICIAL CIVIL E OUTRAS CATEGORIAS, NINGUÉM FEZ QUALQUER TENTATIVA DE MELHORAR ESSA SITUAÇÃO QUE AI ESTÁ PERDURANDO HÁ TEMPOS, PRINCIPALMENTE PARA OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS. OCORRE QUE AINDA EXISTEM CERTAS PESSOAS MALDOSAS QUE NÃO RESPEITAM NEM O FALECIDO E FICAM FALANDO ASNEIRAS, COM RELAÇÃO A ESPLENDIDA ATUAÇÃO DELE ANTES DA MORTE. ” RAPAZ CHUTAR LEÃO MORTE É FÁCIL , VAI CHUTÁ-LO VIVO E FEROZ”. E, ME AJUDEM AÍ Ó …

  14. Detalhe da noticia….quem quebrou a cooperativa dos bancários- a bancoop, que foi encampada pela construtora OAS????
    R- JOÃO VACCARI, AQUELE QUE POSTERIORMENTE TAMBÉM FOI TESOUREIRO DE CERTO PARTIDO….
    muita coincidência para pouca incidência…..(risos)

    C.A.

  15. SR. C.A !., DESCULPE ME ENVOLVER . MAS, S.M.J. EXISTEM DOIS VELHOS E VERDADEIROS DITADOS OU SEJAM : ” VÊ COM QUEM ANDAS QUE EU DIREI QUEM TU ÉS, E SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO ” E, ME AJUDEM AÍ Ó !..

  16. Tira da interior disse:
    09/11/2015 ÀS 14:39
    Futuro Tira, tenho 16 anos de serviços, e trabalho em uma cidade de 30 mil habitantes, somos e 4 policiais, 2 escrivães e 2 investigadores, meu salário hoje livre é 4.300, com ajuda alimentação. Devido a falta de policiais, não estamos conseguindo trabalhar como gostaríamos, cartórios lotados de serviços, investigação zero, hoje sou um mero registrador de ocorrências! Porém essa é a situação do meu município, e de minha região. Um conselho! quer ser investigador, vai trabalhar em uma especializada, e em uma cidade que tenha plantão fixo, pelo menos você vai ficar menos preso ao distrito, e vai poder desempenhar suas funções de investigador, em cidades menores você vai se tornar um fazedor de BO! boa sorte!

    ————
    Obrigado pela atenção, então pelo jeito, a realidade do trabalho varia d acordo com a lotação, as escalas, plantões etc, vai de acordo com a quantidade de policiais e a quantidade de serviço de cada DP, mas será que agora com a entrada de mais de 800 escrivães e 1300 Investigadores a coisa não melhora aqui no interior?

  17. Futuro tira disse:
    09/11/2015 ÀS 15:21

    Obrigado pela atenção, então pelo jeito, a realidade do trabalho varia d acordo com a lotação, as escalas, plantões etc, vai de acordo com a quantidade de policiais e a quantidade de serviço de cada DP, mas será que agora com a entrada de mais de 800 escrivães e 1300 Investigadores a coisa não melhora aqui no interior?

    ——————————————–

    Entrada? Que entrada!?

    Têm 2 anos que vocês estão esperando para entrar e nada, só Deus sabe quando isso irá ocorrer…
    Nesse meio tempo essa quantidade não serve nem para repor os aposentados e os corajosos que pediram para sair.

  18. Boa tarde!

    Senhoras e Senhores.

    Ganhamos espelhos, pentes de plástico e penduricalhos;
    Ganhamos pepinos em lugar de salários;
    Ganhamos NU e não levamos;
    Ganhamos precatórios e não levamos;
    Ganhamos o quê? Tomamos coca cola!
    Tomamos coca cola!!!

    Caronte.

  19. Futuro Tira. Se VC vier para Bauru estará com um dos Diretores mais dignos da polícia. Boa sorte.

  20. Ao Futuro Tira:

    Por voce ser funcionario publico, a Acumulação de cargo nesse caso é proibida, mesmo que se aposente pelos correios devera optar pela remuneração mais vantajosa, mas nunca acumular as duas.

    A regra geral, que a Constituição Federal de 1988 e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sustentam, é que é possível para o servidor público aposentado, assumir um novo emprego público por intermédio de concurso. Porém, neste caso, é necessário que se opte ou pela aposentadoria ou pelo salário do emprego público, sendo proibida a acumulação simultânea, exceto nos três casos já citados anteriormente (dois cargos de professor; um cargo de professor com outro técnico ou científico; dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas).

  21. POXA VIDA !!!!
    lendo os comentários dos colegas , todos não mudam em nada a policia civil.

    não pedem nada…
    cade os nossos representantes ?
    cade a paridade e integralidade ?
    cade o reconhecimento legal do nível médio ?
    cade o reconhecimento legal do nível superior ?

    isso sim é importante para nós revindicar.
    o resto é balela…

  22. Futuro Tira, tenho 16 anos de serviços, e trabalho em uma cidade de 30 mil habitantes, somos e 4 policiais, 2 escrivães e 2 investigadores, meu salário hoje livre é 4.300, com ajuda alimentação. Devido a falta de policiais, não estamos conseguindo trabalhar como gostaríamos, cartórios lotados de serviços, investigação zero, hoje sou um mero registrador de ocorrências! Porém essa é a situação do meu município, e de minha região. Um conselho! quer ser investigador, vai trabalhar em uma especializada, e em uma cidade que tenha plantão fixo, pelo menos você vai ficar menos preso ao distrito, e vai poder desempenhar suas funções de investigador, em cidades menores você vai se tornar um fazedor de BO! boa sorte!
    _______________________________

    O edital de IP/13,SALVO MUITO ENGANO, dizia R$ 5.000,00 iniciais. Esse mundo virtual eh escorregadio, se eu tivesse um jornal físico em mãos viu…

  23. FUTURO TIRA
    ´moleza é so entrar e ir trabalhar em um departamento a sua escolha , uma ronda suave de vez em quando,é só avisar a chefia que vai pra rua ver se investiga algo, e depois traz a boa noticia pro majura e já esta de bom , tamanho, é so pegar o busão e ir pro interior ate a proxima semana, não esquenta que é moleza. e so descolar um padrinho politico, ai sim é que vai ficar bom, vai logo pra uma fazendaria da vida. cansei de digitar se os caras ver isso vão querer que eu faça um BO to fora disso. boa sorte campeão chega logo que o pessoal dos plantões estão esperando voce chegar.
    É SANGUE NOVO NA FITA, TRAS A ESCALA PRA SANGRAR LOGO

  24. ESTA ACONTECENDO A MAIOR COMÉDIA DOS ÚLTIMOS ANOS NO NOSSO PAIS…
    PATROCINADA PELOS POLÍTICOS BRASILEIROS .

    O PT através do PSOL fica atacando o CUNHA .( presidente da camara ). QUE PERTENCE ao PMDB .
    o PT não o ataca diretamente porque o CUNHA é do PMDB.. (então são aliados polÍticos ).
    o PSOL a mando do PT fica como um cachorrinho pudoll , atacando o cunha…
    o Cunha não ataca a presidenta dilma por medo do PT : pois ele é do PMDB e aliado politico.dirigem vários ministérios.

    Colegas !!! sendo assim chego a conclusão que !!! é ridículo esta farsa a que estamos assistindo nos meios midiáticos e televisivos …

    onde em vez de simplesmente declararem a nação que , quem manda neste pais são eles , eles fazem o que quizer e o que quer , que ninguem tem forças para alcança los … que eles dominam todo o congresso nacional e tambem o TSE e o STF….. e que decidiram que ninguém sera punido …. pois amigo não fere amigo, mas não !!!! ficam nesta marmeladinha ridicula, só pra ingles ver…….

    POLÍTICOS !!!! CRIEM VERGONHA NA CARA , E ASSUMAM OS SEUS ATOS….

  25. SR. OU SRA. ” ACORDINHO OU SERÁ ACORDÃO”, S.M.J., PARA A DOENÇA SÓ EXISTE O MEDICAMENTO PARA CURÁ-LA. AQUI NO NOSSO AMADO PAIS, ONDE ” GATOS E CACHORROS” FAZEM O QUE BEM QUEREM E AS RATAZANAS DIUTURNAMENTE LAPIDAM O ERÁRIO. S.M.J., MAIS UMA VEZ SÓ UM GAL. DO EXÉRCITO DE SACO ROXO COLOCARÁ ORDEM NA “CASA”, POR QUE COMO ESTÁ, INFELIZMENTE IRÁ CONTINUAR, TERMINANDO, VOCÊ SABE QUEM É O MINISTRO DA DEFESA, QUE ENGLOBA O EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA, AS TRÊS FORÇAS MÁXIMAS DA NAÇÃO !, RESPOSTA : UM QUE SE DIZ PERTENCER AO PARTIDO COMUNISTA. GENTE !, ULTIMAMENTE O CADÁVER DO GAL.CASTELÃO LÁ DO CEARÁ SE MOVE NA COVA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…E

  26. Cada um tem a polícia que merece!!! Depois não vem encher o saco no plantão querendo "abrir BO contra a PM"...Zé Povinho = LIXO! disse:

    Diário do Litoral
    Santos, 09 de novembro de 2015
    Júri absolve policiais ‘Highlanders’ acusados de decapitar deficiente em SP.
    Os PMs tinham sido condenados, em julho de 2010, a 18 anos e oito meses de prisão pelo crime. Eles sempre negaram o crime. Os policiais militares Moisés Alves Santos, Joaquim Aleixo Neto, Rodolfo da Silva Vieira e Anderson dos Santos Salles, acusados de sequestrar e decapitar um deficiente mental, foram absolvidos nesta sexta-feira (6) após julgamento no fórum de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Eles também são acusados de integrar um grupo de extermínio conhecido como “Os Highlanders”. Os quatro são réus foram acusados pelo sequestro e morte, em 2008, de Antônio Carlos Silva Alves, conhecido como Carlinhos. Os PMs tinham sido condenados, em julho de 2010, a 18 anos e oito meses de prisão pelo crime. Eles sempre negaram o crime. Em outubro de 2011, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou o júri que condenou os PMs ao atender um pedido do advogado Celso Machado Vendramini, defensor dos réus. Vendramini alegou que, durante a fase de debates do júri, o promotor Vitor Petri descumpriu uma ordem do juiz Hristov e exibiu uma camiseta com a foto de Alves e dizeres contra a polícia. O argumento é que a imagem poderia influenciar os jurados.
    Em dezembro de 2010, os quatro réus foram demitidos da Polícia Militar.
    Highlanders.
    Conhecido como Carlinhos, o deficiente mental Alves, segundo a Promotoria e a Polícia Civil, foi sequestrado pelos quatro então PMs em 8 de outubro de 2008, no Jardim Capela (zona sul de São Paulo). O corpo da vítima, decapitado e sem as mãos, foi achado no dia seguinte, numa área de despejo de cadáveres em Itapecerica da Serra. A hipótese da Polícia Civil e da Promotoria é que, numa abordagem dos PMs, Carlinhos não tenha conseguido falar direito. Sem saber da deficiência, os policiais teriam interpretado como gozação e decidido matá-lo. Os policiais são acusados de integrar, ao lado de outros cinco PMs, o grupo de extermínio “Os Highlanders”, assim chamado porque cinco das 12 mortes atribuídas a eles teve decapitação.

  27. …”Aposentadoria Especial da Mulher
    O Decreto Estadual…Rio Grande do Sul… referente à Aposentadoria Especial da Mulher, que reconhece 25 anos como o tempo para aposentadoria,… inclusive contendo o item relacionado à paridade. O Decreto reconhece o tempo definido na Lei Complementar 144/14, de 15 de maio de 2014″…

  28. Futuro Tira..desencana que aqui vc vai se aborrecer e ganhar mal. Tenta entrar pro oficialato de Minas, pelo menos lá vc ganha bem... disse:

    Em Minas, oficiais da PM recebem R$ 730 mil em diárias. Esse foi o gasto com viagens de 20 oficiais da corporação este ano. Apenas um deles, que faz curso de aperfeiçoamento no Rio de Janeiro, já recebeu cerca de R$ 142 mil, além do salário mensal.
    09/11/2015 06:00
    Alessandra Mello
    Vinte oficiais da cúpula da Polícia Militar de Minas Gerais receberam, até setembro deste ano, R$ 730 mil em diárias que variam entre R$ 406 e R$ 959, para viagens nacionais, e entre R$ 811 e R$ 1.918 para deslocamentos para fora do Brasil. O valor da indenização para cobrir as despesas com alimentação e hotel corresponde a um dia de serviço do militar. O que mais ganhou em diárias até o momento é o coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes, que comandava a PM na região de Governador Valadares. Desde o dia 23 de fevereiro, ele faz um curso de aperfeiçoamento em “Altos estudos de política e estratégia” na Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, previsto para ser concluído em 4 de dezembro. Recebeu R$ 142,8 mil.
    Em junho, reportagem exclusiva do Estado de Minas revelou que o conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Claúdio Couto Terrão, estava recebendo diárias para fazer um curso no exterior. Terrão foi autorizado pela corte do TCE a se ausentar do Brasil para estudar em Lisboa pelo período de quase um ano (de 26 de setembro de 2014 a 15 de setembro de 2015). Durante esse tempo recebeu diárias no valor de 400 euros por dia ou, em valores atuais, R$ 1.616 por dia de estudo, além do salário, que hoje é de cerca de R$ 30 mil. Caso tenha sido pago o benefício por cada dia de permanência no exterior, Terrão recebeu mais de R$ 40 mil por mês só com as diárias.
    Por meio de sua assessoria de comunicação, a PM informou que as diárias recebidas pelo coronel Sérgio são devidas por causa do curso no Rio de Janeiro, conforme designação do Comando Geral e amparada por uma resolução interna da corporação, datada de 2000. Segundo a PM, essa resolução determina pagamento máximo de 22 diárias mensais ao militar que estiver realizando curso de interesse da PM fora do estado. “No caso do curso junto à ESG/RJ anualmente é ofertada uma vaga à PM que faz a indicação do coronel nos termos da mencionada legislação”, diz a nota. Um dos requisitos é estar no último grau da carreira e depois de terminado o curso têm de permanecer pelo mais mais dois anos no serviço ativo da PM.
    Em caso de viagem internacional, a diária mínima que um coronel pode receber é de R$ 1.918. Os soldados 2, primeiro posto da carreira da PM, têm direito a diárias bem mais modestas, que variam entre R$ 121 para deslocamentos dentro do país e R$ 242 para viagens internacionais. As entidades de defesa dos direitos dos praças reivindicam a igualdade desses pagamentos. No caso do governador do estado, a diária para viagens dentro do estado é de R$ 386, bem menor que os R$ 959 recebidos pelos coronéis.

  29. (É NO CEARÁ) -“São Paulo não tem disso não” Sinpol mobiliza categoria policial civil

    A diretoria do sindicato iniciou uma série de visitas nas delegacias da capital e região metropolitana a fim de mobilizar os policiais civis para a próxima assembléia geral.

    Foram visitadas 2ºDP, 6ºDP, 10ºDP, 16ºDP, 17ºDP, 18ºDP, 20ºDP, 21ºDP, 22ºDP, 23ºDP, 24ºDP, 25ºDP, 28ºDP, Metropolitana de Itaitinga e Maracanaú, além da Delegacia de Defesa da Mulher de Maracanaú.
    O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará – SINPOL/CE continua dialogando com representantes do governo e ontem (5/11) mais uma rodada de negociações ocorreu.

  30. PESSOAL !, NÃO ADIANTA EU DIUTURNAMENTE PEDIR ” ME AJUDE AÍ Ó ! ! !, VEJAM SÓ SOU UM APOSENTADO COM APROXIMADAMENTE 65 ANOS DE IDADE, COM MUITOS FILHINHOS E NETINHOS PARA DAR LEITE. E, ESSES SURRUPIADORES DO ERÁRIO ME DESCONTAM MENSALMENTE 1.200,00 DE IMPOSTO DE RENDA. E PASMEM !, AUMENTO 0,0% E, AINDA QUEREM MAIS. É POR ISTO QUE TEMOS QUE DIZER ” AÍ QUE SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS “. ME AJUDEM AÍ Ó !…

  31. “O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da sua atribuição que lhe confere o art. 82, incisos V e VII, da Constituição do Estado, e considerando o que dispõe a Lei Complementar Federal n.º 144, de 15 de maio de 2014, que alterou a redação da Lei Complementar n.º 51, de 20 de dezembro de 1985; e DECRETA Art. 1.º Fica alterado o art. 1.º do Decreto n.º 48.136, de 5 de julho de 2011, que dispõe sobre a aposentadoria especial do policial civil da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, prevista no art. 40, § 4.º, da Constituição Federal, que passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 1.º O servidor policial civil da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, nos termos do art. 40, § 4.º, da Constituição Federal, regulamentado pela Lei Complementar n.º 51, de 20 de dezembro de 1985, alterada pela Lei Complementar Federal n.º 144, de 15 de maio de 2014, será aposentado voluntariamente, com proventos integrais, independentemente da idade: I – após 30 (trinta) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se homem; II – após 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 15 (quinze) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se mulher. Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 6 de agosto de 2014”.

  32. SR. OU SRA. ” Cadê os nossos representantes ? “. O QUE ACONTECE É QUE AQUI EM SAMPA, É OUTRA TERRA. PERGUNTO : ONDE ANDAM ESSES PRESIDENTES E REPRESENTANTES DE SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES QUE DEVERIAM BRIGAR DIUTURNAMENTE PELOS SEUS ASSOCIADOS, ACESSE ESSES SAITES QUE VERÁS SÓ PROPAGANDA DE PLANOS MÉDICOS E OUTROS. MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO, EM CONVERSA COM UM AMIGO, O MESMO ME DISSE QUE AUFERIU 5.000,00 DE BÔNUS, RESTANDO PARA ELE 3.500,00, VISTO QUE O “LEÃO” SURRUPIOU O RESTO. E, ME AJUDEM AÍ [O !….

  33. Futuro Tira….
    Não faça essa besteira de trocar o certo pelo duvidoso. Não tem como comparar seu cargo com o de Investigador. Ao aposentar vc terá FGTS, na policia vc tem um chute….Vc não terá que trabalhar de sábado, domingo, Natal, Ano Novo, Feriados Nacionais para ganhar essa merreca que os PSDB paga. Só não sai da policia quem é muito louco (alucinado pela policia) ou quem já tem certo tempo e tem dó de perder a estabilidade, pois nosso futuro é incerto. Mais uma ditadura de 4 anos do PSDB, a Policia Civil acaba. Na minha Seccional 85% estão READAPTADOS, com prescrição médica, não tem policiais pra nada. Assumiu um tira novo de Mogi das Cruzes, e durou 7 dias. Perdi a aposta, pois falei em 5 dias….rssss
    Imagine uma grande empresa falida, sem funcionários, muitas propagandas enganosas, muitas viaturas novas pra mostrar para a pobre população e assim vão todos se enganando. Até o momento que vc é furtado ou roubado, dai vc acorda e fala que pra esse NUNCA MAIS VAI VOTAR…..Mas até o cidadão acordar…..será tarde demais.
    PS. Inventaram até o “Bonus” como nas outras Secretarias, mas nasceu natimorto. Não deu certo. Viu as noticias de maquiagem das Estatísticas???? Infelizmente temos que nos ater a realidade. A POLICIA CIVIL ESTÁ FALIDA!!!

  34. SR. ” Olha que Decreto bonito”, ME DESCULPE POIS S.M.J., LÁ ESTÁ A TIPIFICAÇÃO DA LEI MÁXIMA FEDERAL 51/85, ONDE CONCEDE A APOSENTADORIA COM INTEGRALIDADE E PARIDADE AOS POLICIAIS . INFELIZMENTE ESSE NOSSO DESGOVERNO NÃO CUMPRE ESSA LEI, NÃO RECEPCIONANDO-A. LEMBRO-ME QUE HÁ VINTE E CINCO ANOS TRABALHEI COM UM ESCRIVÃO QUE NAQUELA ÉPOCA APOSENTOU-SE COM 49 ANOS DE IDADE, CONSOANTE A LEI 51/85. EU PARTICULARMENTE TOMEI NO “C”, POIS TIVE QUE TRABALHAR APROXIMADAMENTE SETE ANOS A MAIS PARA ADQUIRIR A PARIDADE E A INTEGRALIDADES, EM VIRTUDE DO DESCUMPRIMENTO DA REFERIDA LEI POR ESSE GOVERNO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  35. DELEGADO GERAL RECEBERÁ ENTIDADES DA POLÍCIA CIVIL NO DIA 16/11/2015 às 15 horas.

  36. ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓ disse:

    09/11/2015 – 19h26
    Para especialistas, mudança na segurança esbarra no corporativismo das polícias
    O principal fator a ser superado para discutir uma mudança no sistema de polícias no Brasil é o corporativismo das corporações envolvidas, principalmente a Polícia Civil e a Polícia Militar. A opinião foi compartilhada por deputados e especialistas, nesta segunda-feira (9), em audiência promovida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.
    Para Luis Flávio Sapori, que foi secretário-adjunto de Segurança Pública em Minas Gerais entre 2003 e 2007, e tentou implantar uma integração entre as polícias do estado, o sistema atual é ineficaz, e o debate para a mudança está viciado por interesses corporativos. “É um problema institucional essa forma como definimos que metade do trabalho é feito por uma polícia e metade por outra. Na prática, isso não funciona porque as corporações não se complementam; há disputas de status, poder e salários”, disse.
    Luis Macedo / Câmara dos Deputados
    Seminário – Por uma nova arquitetura Institucional da Segurança Pública: Pela adoção no Brasil do Ciclo Completo de Polícia. Dep. Major Olimpio (PDT-SP)
    Major Olimpio: bancada da segurança pública evita discutir temas que gere conflito entre seus integrantes
    A maior crítica veio do deputado Major Olimpio (PDT-SP), que contestou a atuação da bancada da segurança pública porque vários deputados teriam afirmado que o tema vai desunir seus integrantes, que são em sua maioria delegados e oficiais da Polícia Militar. “Dizem assim: ‘não vamos votar nossos projetinhos’, mas e o projetão do Brasil, que é a mudança real do modelo de polícia?”, indagou.
    Olimpio listou os temas a serem debatidos, a começar pelo modelo de polícia, passando pela gestão de segurança, financiamento, a unificação das polícias, desmilitarização da PM, eficiência das investigações. “Claro que também temos problemas no Judiciário, que é lento, no sistema prisional, que não recupera, porém nós vamos ficar sem analisar o papel da polícia? Eu ouvi hoje dos especialistas que o tema é difícil, porém eles querem debater, e o Congresso precisa realizar essa discussão”, declarou o parlamentar.
    “Esse é um debate que precisa ser feito”, concordou Almir Laureano, da Rede Desarma Brasil. “A polícia tem estas duas dimensões, PM e Civil, que nos orgulham, mas nesses debates andam em uma vala escura apontando defeitos e podridões”, argumetou.
    O CCJ fez anteriormente reuniões em 11 estados sobre reformas no organograma da segurança pública, e os ânimos chegaram a ficar exaltados, especialmente em São Paulo. “Lá as tensões eram maiores, porque o momento era difícil, em que as duas polícias haviam chegado a trocar tiros”, lembrou o relator, na comissão, de propostas que buscam reorganizar a estrutura policial no País (PEC 430/09 e apensadas), deputado Raul Jungmann (PPS-PE).
    Ciclo completo
    O deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) é autor da PEC 431/14, do deputado Subtenente Gonzaga, que expande as atribuições de todas as polícias brasileiras para incluir a investigação e a oferta de provas ao Ministério Público, instituindo o chamado ciclo completo das polícias.
    Na avaliação do parlamentar, a ineficiência da estrutura atual fica clara no aumento de crimes, principalmente homicídios. Gonzaga acredita que é preciso minimizar as informações que são perdidas entre a prisão feita pela Polícia Militar e o inquérito a ser feito pela Polícia Civil. “Os policiais militares não podem colocar nada no papel, sob pena de serem processados por usurpação de função. É uma perda de tempo, um retrabalho e isso precisa ser mudado”, defendeu.
    Tramitam na Câmara dez propostas de emenda à Constituição que tratam de modificar a maneira como se organizam as forças de segurança no Brasil. Todas estão apensadas à PEC 430/09, do deputado Celso Russomanno (PRB-SP), que prevê a unificação das polícias civil e militar, mas a proposta que tem apoio de várias associações de policiais, principalmente da PM, é a PEC 431/14.
    Bom senso
    Conforme Bruno Langeani, coordenador do Instituto Sou da Paz de São Paulo, foi um gesto de inteligência da CCJ não deixar a relatoria das propostas com um representante da PM ou da Polícia Civil. O instituto elaborou um estudo sobre polícias que fizeram reformas recentemente e quais os modelos mais adotados mundo afora. “Há uma crise real: hoje coronéis da PM procuram o Sou da Paz para ter acesso aos dados sobre investigações de homicídios, por exemplo, para saber sobre dados de intenção e tipos de crimes porque as polícias não compartilham dados, e quem perde são os cidadãos”, comentou Langeani.
    Para Arnaldo Eugênio Neto da Silva, representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, o debate central deve ser a democratização da atuação policial, com controle externo das corporações e ouvidorias realmente abertas a críticas. “Nossa visão não é a de que toda a polícia tem defeitos, mas precisamos lidar com o fato de que esse sistema não está dando resposta à população”, sustentou.

  37. ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓ disse:

    09/11/2015 – 19h26
    Para especialistas, mudança na segurança esbarra no corporativismo das polícias
    O principal fator a ser superado para discutir uma mudança no sistema de polícias no Brasil é o corporativismo das corporações envolvidas, principalmente a Polícia Civil e a Polícia Militar. A opinião foi compartilhada por deputados e especialistas, nesta segunda-feira (9), em audiência promovida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados.
    Para Luis Flávio Sapori, que foi secretário-adjunto de Segurança Pública em Minas Gerais entre 2003 e 2007, e tentou implantar uma integração entre as polícias do estado, o sistema atual é ineficaz, e o debate para a mudança está viciado por interesses corporativos. “É um problema institucional essa forma como definimos que metade do trabalho é feito por uma polícia e metade por outra. Na prática, isso não funciona porque as corporações não se complementam; há disputas de status, poder e salários”, disse.
    Luis Macedo / Câmara dos Deputados
    Seminário – Por uma nova arquitetura Institucional da Segurança Pública: Pela adoção no Brasil do Ciclo Completo de Polícia. Dep. Major Olimpio (PDT-SP)
    Major Olimpio: bancada da segurança pública evita discutir temas que gere conflito entre seus integrantes
    A maior crítica veio do deputado Major Olimpio (PDT-SP), que contestou a atuação da bancada da segurança pública porque vários deputados teriam afirmado que o tema vai desunir seus integrantes, que são em sua maioria delegados e oficiais da Polícia Militar. “Dizem assim: ‘não vamos votar nossos projetinhos’, mas e o projetão do Brasil, que é a mudança real do modelo de polícia?”, indagou.
    Olimpio listou os temas a serem debatidos, a começar pelo modelo de polícia, passando pela gestão de segurança, financiamento, a unificação das polícias, desmilitarização da PM, eficiência das investigações. “Claro que também temos problemas no Judiciário, que é lento, no sistema prisional, que não recupera, porém nós vamos ficar sem analisar o papel da polícia? Eu ouvi hoje dos especialistas que o tema é difícil, porém eles querem debater, e o Congresso precisa realizar essa discussão”, declarou o parlamentar.
    “Esse é um debate que precisa ser feito”, concordou Almir Laureano, da Rede Desarma Brasil. “A polícia tem estas duas dimensões, PM e Civil, que nos orgulham, mas nesses debates andam em uma vala escura apontando defeitos e podridões”, argumetou.
    O CCJ fez anteriormente reuniões em 11 estados sobre reformas no organograma da segurança pública, e os ânimos chegaram a ficar exaltados, especialmente em São Paulo. “Lá as tensões eram maiores, porque o momento era difícil, em que as duas polícias haviam chegado a trocar tiros”, lembrou o relator, na comissão, de propostas que buscam reorganizar a estrutura policial no País (PEC 430/09 e apensadas), deputado Raul Jungmann (PPS-PE).
    Ciclo completo
    O deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) é autor da PEC 431/14, do deputado Subtenente Gonzaga, que expande as atribuições de todas as polícias brasileiras para incluir a investigação e a oferta de provas ao Ministério Público, instituindo o chamado ciclo completo das polícias.
    Na avaliação do parlamentar, a ineficiência da estrutura atual fica clara no aumento de crimes, principalmente homicídios. Gonzaga acredita que é preciso minimizar as informações que são perdidas entre a prisão feita pela Polícia Militar e o inquérito a ser feito pela Polícia Civil. “Os policiais militares não podem colocar nada no papel, sob pena de serem processados por usurpação de função. É uma perda de tempo, um retrabalho e isso precisa ser mudado”, defendeu.
    Tramitam na Câmara dez propostas de emenda à Constituição que tratam de modificar a maneira como se organizam as forças de segurança no Brasil. Todas estão apensadas à PEC 430/09, do deputado Celso Russomanno (PRB-SP), que prevê a unificação das polícias civil e militar, mas a proposta que tem apoio de várias associações de policiais, principalmente da PM, é a PEC 431/14.
    Bom senso
    Conforme Bruno Langeani, coordenador do Instituto Sou da Paz de São Paulo, foi um gesto de inteligência da CCJ não deixar a relatoria das propostas com um representante da PM ou da Polícia Civil. O instituto elaborou um estudo sobre polícias que fizeram reformas recentemente e quais os modelos mais adotados mundo afora. “Há uma crise real: hoje coronéis da PM procuram o Sou da Paz para ter acesso aos dados sobre investigações de homicídios, por exemplo, para saber sobre dados de intenção e tipos de crimes porque as polícias não compartilham dados, e quem perde são os cidadãos”, comentou Langeani.
    Para Arnaldo Eugênio Neto da Silva, representante do Movimento Nacional de Direitos Humanos, o debate central deve ser a democratização da atuação policial, com controle externo das corporações e ouvidorias realmente abertas a críticas. “Nossa visão não é a de que toda a polícia tem defeitos, mas precisamos lidar com o fato de que esse sistema não está dando resposta à população”, sustentou.

  38. O problema é que a maioria dos candidatos que prestam concurso para PC imaginam a policia como nos filmes ou policia 24 horas da TV.

    O cara passa para investigador e fica pensando que vai pro DEIC, Denarc, GARRA ou GOE…..
    Ai o “tira” calça branca cai no Decap, DP do fundão da leste, plantão zicado, se assusta com a realidade da PC.

    Pior ainda quando o cara entra na PC em que outros cargos e pensa que são todos iguais, que é o delegado e o resto.
    Mais um frustrado na PC com as picuinhas das carreiras diferentes,
    Muito tira que fica no plantão fica puto quando vê um agente policial no DEIC.

    O mal de toda humanidade é um só….
    A inveja.

  39. Caro Wagner, só se for entidade de umbanda para algum cardeal da PC acordar para a realidade, a maioria já esta para se aposentar. O ultimo apague a luz

    Claro que não.

  40. “WAGNÃO”, ME DESCULPE PELA PERGUNTA! , MAIS EXISTE AINDA ESSA FIGURA DENOMINADA D.G ?. RAPAZ ! AÍ QUE SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  41. “WAGNÃO” !, NÃO SEI SE VOCÊ LEU UM COMENTÁRIO QUE FOI EXPOSTO ANTERIORMENTE, O QUAL OCORREU NUMA DELEGACIA DA ZONA CENTRO, HÁ APROXIMADAMENTE 30 ANOS, ONDE UMA DAS EQUIPES DE INVESTIGAÇÃO FAZIAM O “ACERTO” , E UM DELES, APÓS EMBOLSAR A PARTE DELE, SORRATEIRAMENTE SE DIRIGIA AO MAJURA TITULAR UM “BEBUM”, LINHA DURÍSSSIMA.QUE DEUS O TENHA NO PARAÍSO E “ENTREGAVA DE BANDEJA” SEUS COMPANHEIROS. UM PASSARINHO ME CONTOU QUE, S.M.J., ELE FOI CHEFE DO VOSSO D.G. EM SECCIONAL E EM DEPARTAMENTO DE RENOME DA NOSSA EGRÉGIA P.C. E POR DERRADEIRO GRAÇAS A DEUS HOJE NÃO TENHO CONTATOS E NEM DEPENDO DESSAS “FIGURAS” E, ME AJUDEM AÍ Ó!

  42. O CRIME ESTÁ SENDO COMBATIDO COM INTENSIDADE…
    ,
    COM GOLPES DUROS E PROFUNDOS…
    .
    NAS ESTATÍSTICAS…
    .
    ALGUMAS SUGESTÕES PARA MELHORAR OS ÍNDICES:
    .
    QUANDO A VÍTIMA FATAL FOR NEGRA, NÃO SERÁ HOMICÍDIO E SIM CRIME RACIAL…
    .
    QUANDO A VÍTIMA FATAL FOR MAIOR DE SESSENTA ANOS, NÃO SERÁ HOMICÍDIO E SIM SEXAGICÍDIO…
    .
    QUANDO A VÍTIMA FATAL FOR MENOR DE 18 ANOS, NÃO SERÁ HOMICÍDIO E SIM MENORICÍDIO…
    .
    QUANTO A VÍTIMA FATAL APRESENTAR APENAS UM ORIFÍCIO DE ENTRADA, DEVERÁ SE INSTAURADA UMA AVERIGUAÇÃO DE SUICÍDIO…
    .
    QUANTO A VÍTIMA FATAL TIVER SIDO ALVEJADA POR PM, PC, GCM, PF, GUARDA NOTURNO, VIGILANTE DE BANCO, DE SUPERMERCADO, ETC, DEVERÁ SER COLOCADO UM * ASTERISTICO !!
    .
    ENFIM, GOLPES DE ESTATÍSTICAS ACABAM COM O CRIME MESMO !
    .
    VAI TIMÃO CAMPEÃO… HEXA !!

  43. Aos companheiros que responderam ao “Futuro Tira” muito obrigado, pois, eu tambem passei no concurso para escrivão e me encontro na mesma duvida que ele visto que atualmente trabalho na SPtrans, uma ótima empresa, e estou receoso em trocar o certo e enfrentar um estágio probatório onde posso ser exonerado a qualquer momento.

  44. Direto de Areia-PB, paraíso da cachaça, será que tô bêbado. Óia o § pimêro... disse:

    “§ 1º. O Policial Civil do Estado de Rondônia passará para a inatividade, voluntariamente, independente de idade mínima, com proventos integrais e paritários ao da remuneração ou subsídio em que se der a aposentadoria, aos 30 (trinta) anos de contribuição, desde que conte com 20 (vinte) anos de tempo efetivo de serviço público de natureza estritamente policial”.

  45. Os Projetos de Lei Complementar 23/09 e 47/13, ambos de interesse dos policiais civis, estão prontos para serem votados. Será que permanecerão engavetados até o fim dos tempos? Será que nossos representantes são tão impotentes?

  46. Promotor atira em desempregado e o disparo não aparece no boletim de ocorrência

    Axel Barbosa, de 22 anos, pedia dinheiro na rua para comprar lanche em Ribeirão Preto

    Do R7, com Rede Record
    [Promotor Costa Filho não respondeu ao contato da TV Record]

    Um promotor de Justiça atirou dentro de um bar em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, enquanto perseguia um rapaz que pedia dinheiro na rua. Um boletim de ocorrência foi registrado, mas o tiro disparado por Aroldo Costa Filho não é mencionado e o caso foi arquivado em janeiro deste ano. A vítima contou detalhes do ocorrido para a Rede Record.

    Axel Barbosa, de 22 anos, saiu de Serrana (SP) para ir a Ribeirão Preto. Ele havia passado na entrevista e faria o exame de admissão para trabalhar como repositor em um supermercado da cidade. Como estava com fome e sem dinheiro, ele pediu ajuda para uma mulher que saía da academia.

    — Eu perguntei se ela podia pagar alguma coisa para eu comer. Ela disse que só tinha R$ 4 e perguntou “serve? ”. Eu disse que sim e muito obrigada para ela.

    O filho do promotor Costa Filho é um dos donos da academia. Fabiana Barbaça disse que se assustou com o rapaz e avisou outros alunos da academia sobre o que estava acontecendo. O promotor teria ouvido a mensagem e começado a perseguir Barbosa.

    Costa Filho encontrou o rapaz em um bar a cerca de 2 km de distância da academia, onde o jovem decidiu gastar os R$ 4 que recebeu de Fabiana. Segundo Barbosa, ele comprou um pastel e um refrigerante, mas não teve tempo de comer.

    — Ele apontou a arma para mim e disse para eu levantar.

    O jovem contou à Rede Record que foi enquadrado na parede antes de a arma do promotor disparar. De acordo com uma testemunha, o tiro assustou os frequentadores do bar. O promotor estaria muito nervoso e teria dito que Barbosa havia cometido um roubo. O jovem ficou preso por dois dias e nunca mais conseguiu emprego.

    O primeiro delegado se recusou a registrar o caso porque o achou inconsistente. Porém, um segundo delegado assinou o boletim de ocorrência, mas não citou o tiro.

    O promotor tem fama de xerife em Ribeirão Preto. Segundo a apuração do jornalismo da Rede Record, policiais civis e militares que deveriam ser fiscalizados pelo promotor se reportam a ele com frequência. O promotor foi procurado pela reportagem, mas não respondeu ao contato.

  47. PARA QUEM PRETENDE A CANDIDATURA PARA PRESIDENTE E OUTRO PARA A PREFEITURA DE SAO PAULO, E COMO AQUELA MUSICA DO TIM MAIA CANTAVA “VALE TUDO, VALE O QUE PUDER, VALE O VIER, SO NAO VALE DANCAR HOMEM COM HOMEM, NEM MULHER COM MULHER, MAS PARA GANHAR OS VOTOS DA COMUNIDADE LGBT, TAMBEM VALE PARA O PSDB. RSRSRS
    MAQUIAR AS ESTATISTICAS VEM DESDE OS PRIMORDIOS DO SENHOR JOSE SERRA, E O FINADO GOVERNADOR DO PSDB.

  48. Tira da interior em 09/11/2015 às 14:39
    Futuro Tira, tenho 16 anos de serviços, e trabalho em uma cidade de 30 mil habitantes, somos e 4 policiais, 2 escrivães e 2 investigadores, meu salário hoje livre é 4.300, com ajuda alimentação. Devido a falta de policiais, não estamos conseguindo trabalhar como gostaríamos, cartórios lotados de serviços, investigação zero, hoje sou um mero registrador de ocorrências! Porém essa é a situação do meu município, e de minha região. Um conselho! quer ser investigador, vai trabalhar em uma especializada, e em uma cidade que tenha plantão fixo, pelo menos você vai ficar menos preso ao distrito, e vai poder desempenhar suas funções de investigador, em cidades menores você vai se tornar um fazedor de BO! boa sorte!
    ============:

    Venha para SP e vai virar porteiro de prédio fechado.

  49. Quer dizer então que maquiar estatísticas é coisa nova?
    Para tudo, isso já praxe do PSDB a pelo menos uns 16 anos. Mas o Zé povinho tem que tomar no meio do brioco mesmo, a merda é que a gente toma junto.

  50. Espertinhos estes dois, não ? É igual a farsa da sêca no Cantareira !

    Mas quando as Forças Armadas tomarem o Governo destes políticos miseráveis ….

    E todos os políticos (vereador, governador, deputado, etc) serão retirados: 15 ou 18 de Novembro de 2015 !

  51. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    Diante desta narrativa digo:

    Nunca trabalhei em Salão de Beleza ou alguma coisa do gênero e nunca critiquei quem executasse serviços nesta modalidade.

    Tampouco faço deste espaço para melindrar certos clandestinos no ramo.

    Porém, se fosse trabalhador do ramo, seguramente os identificaria e ajuizaria ação contra essas entidades que diuturnamente deturpam e por conseguinte desvalorizam a nobre profissão de maquiadores.

    Nobre profissão dos maquiadores?

    Sim!!! Estes profissionais com seu magnífico dom e suas mãos habilidosas e certamente com os materiais e equipamentos certos, conseguem fazer proezas com a face de certas pessoas.

    Infelizmente certos serviços apenas mente camuflam imperfeições ou deficiências por algumas horas. Mas diferentemente destes, os outros, procuram subterfúgios além da imaginação que fazem durar dias, meses quiçá anos.

    Em certos momentos alguns praticam verdadeiros feitos causando inveja até aos mais fervorosos religiosos de plantão e por conseguinte àqueles que por esta terra passaram e até foram reconhecidos pela Igreja.

    Realmente é de ficar estupefato.

    Caronte.

  52. É Wagner, é mais uma reunião das centenas que nós já vimos, depois eles marcarão uma nova reunião para fevereiro, para discutir o que foi discutido nessa de novembro, e assim vai, enquanto a pc for adm por delega NUNCA mudará. eu tenho 10 anos, há pc com 40 com 30 com 20 e sempre foi assim.

  53. Pessoal, agradeço as informações que tem deixado sobre o cargo de investigador, realmente quem está de fora não sabe como realmente é o dia-a-dia do cargo, e é por isso que estou questionando, para saber a realidade, quando prestei concurso para administrador, no edital também dizia algumas atribuições que na realidade não era a realidade quando pensava que iria planejar, controlar, analisar, etc, na realidade hoje quase que só leio processo e bato carimbo com assinatura, o que não desenvolve o raciocínio. Por isso gostaria dos Tiras da ativa, uma opinião se o cargo realmente trabalha com investigações, levantamento de dados, operações etc, ou se na maioria das vezes só registram B.Os, como alguns relatam aqui. Hoje tenho um trabalho tranquilo com alguns benefícios, porém acredito que a empresa que trabalho está caminhando para a privatização, pois está indo pelo mesmo caminho da Petrobrás (cabide politico), essa é a questão, hje está bom, porém não tenho garantia do futuro, além de ser CLT, aposentadoria pelo INSS que será em média 3 mil por mês. Hoje sou novo, tenho 31 anos, casado e sem filhos, mas penso no futuro, aposentadoria com os benefícios do estatutário, mas vemos muitos dizendo que a PC está falida, que não dura mais 4 anos, essas coisas, por isso gostaria de saber a realidade. Acredito que tenha vários candidatos que assim como eu estão com a mesma dúvida, pois vemos a PC daqui de fora, e acreditamos que é isso que queremos para nós, só sabendo como realmente funciona para saber se vale a pena ou não ingresso na carreira.

  54. A tramitação do PLC 23/09 é lenta, quando nossos representantes querem, fazem assim: “Aposentadoria Especial da Mulher
    O Decreto Estadual referente à Aposentadoria Especial da Mulher, que reconhece 25 anos como o tempo para aposentadoria,… será assinado e publicado pelo Governador Tarso Genro até a próxima sexta-feira (08/08), inclusive contendo o item relacionado à paridade. O Decreto reconhece o tempo definido na Lei Complementar 144/14, de 15 de maio de 2014, sancionada pela presidente Dilma”.

  55. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    O dia que este País e o seu respectivo Povo for levado a sério, a galinha terá dente; Jesus ressuscitará; ganharei sozinho na Mega sena; politico corrupto terá pena de morte; Site do INSS será excelente; 0800 funcionará; Crédito pra Estudante Pobre será fato; Aposentadoria de trabalhador será respeitada; e, não haverá desconto de IR de aposentado.

    Até lá meus caros:

    É tudo sacanagem!!!

    Não acreditem em nada!!!!

    Caronte.

  56. NOSTRADAMOS 2015 disse:
    02/11/2015 ÀS 12:05
    NA MINHA OPINIÃO QUANDO O POLICIAL É ACUSADO DE PRATICAR UM CRIME , EU ACHO QUE EXISTE DOIS TIPOS DE CRIME COMETIDO POR POLICIAL..

    1- aquele crime onde um mala é abatido por ignorancia do policial.
    = a prisão dele tem que ser nos presidios especial para policiais , pois o mesmo continua sendo um policial..

    2- aquele crime onde um policial se alia aos criminosos colocando todos os outros policiais em risco. pra mim
    isto significa que o policial passou para o lado dos criminosos.
    = a prisão dele tem que ser na cadeia comum junto com os outros vagabundos comuns.
    pois o mesmo deixou de ser policial, ao se aliar aos bandidos.

    NOSTRADAMOS 2015 disse:
    02/11/2015 ÀS 12:09
    e pra terminar o comentario acima :

    quando eu disse policiais , eu quis dizer , militares, civis, Gcms, Pfs. todos os pertencentes das forças de segurança
    onde o estado contrata e paga para defender a sociedade………………

    MEU CARO

    (É SÓ ACABAR COM O ROMÃO GOMES QUE ELES DEIXARÃO DE COMETER OS ABSURDOS).

    VEJA AS OPINIÕES DO COLEGA ACIMA, ISSO SIM É DECÊNCIA EM COMENTAR UM ASSUNTO SEM SER CORPORATIVISTA,SEM TOMAR PARTIDO, ISSO SIM É UMA OPINIÃO QUE TODOS DEVEM RESPEITA-LO, ALGO LEGAL, SEM DEMAGOGIAS, SEM DENEGRIR, ISSO É SER REALMENTE UMA PESSOA ÍNTEGRA E PROFISSIONAL EM CONHECIMENTO, DA PRÓXIMA VEZ QUE FOR DAR AS SUAS OPINIÕES, VÊ SE ESPELHA NESSAS OPINIÕES , DO COLEGA PROFISSIONAL E IMPARCIAL ( NOSTRADAMOS), ESSE TIPO DE COMENTÁRIO SERVE PARA QUE TODOS REFLETEM, PRECISAMOS DE UNIÃO E NÃO AO CONTRÁRIO, LADRÃO TEM EM TODAS AS INSTITUIÇÕES, E QUANTO MAIOR FOR A UNIÃO ENTRE AS POLICIAS, MAIOR POSSIBILIDADE DE DETECTAR OS MAUS POLICIAIS QUE EXISTEM DENTRO DELAS, COMECE POR RESPEITAR OS PROFISSIONAIS HONESTOS QUE EXISTEM DENTRO DESSAS INSTITUIÇÕES, OU VC ACHA QUE NA SUA INSTITUIÇÃO ( PC) NÃO TEM LADRÃO, ENTÃO COLEGA COMEÇA POR UNIÃO, OU ENTÃO CADA UM NO SEU QUADRADO, DÊ AS SUAS OPINIÕES DENTRO DO SEU QUADRADO, TENTA AJUDAR A SUA INSTITUIÇÃO COM BOAS OPINIÕES, IDÉIAS, PARE UM POUCO E REFLITA, VC EM NADA PROCURA AJUDAR A SUA INSTITUIÇÃO, E MENOS AINDA A INSTITUIÇÃO PM, VC SÓ LANÇA VENENOS CONTRA A PM, CARA USA O SEU CÉREBRO, SE ÉS QUE TEM ALGO BOM LÁ DENTRO, PARA AJUDAR, AS DUAS INSTITUIÇÕES JÁ TEM MUITOS INIMIGOS, E ELAS PRECISAM É DE AJUDA, QUEM NÃO PODE AJUDAR, QUE FIQUE NO SEU CANTINHO, MUITO AJUDA QUEM NÃO ATRAPALHE, PARE DE PLANTAR DISCORIAS, PARE DE LANÇAR VENENOS, DEIXA DE SER MAU HUMORADO, SERÁ QUE VC NUNCA FOI FELIZ NESSA VIDA, ACABOU DE POSTAR ACIMA QUE JÁ ESTÁ APOSENTADO, ENTÃO AGRADEÇA A DEUS POR ISSO, DEMONSTRA ESTAR SEMPRE ZANGADO, ISSO NÃO É BOM, QUEM PLANTA DISCÓRDIAS COLHE DISCÓRDIAS, TUDO QUE SOBE DESCE, E ESSES MAUS FLUÍDOS VOLTAM E QUEM SABE CAI SOBRE AS CABEÇAS DOS SEUS FAMILIARES, EM TUDO AGRADEÇA A DEUS E PEÇA A ELE BONS PENSAMENTOS, BONS CONSELHOS, FIQUE COM DEUS, E TENHA UMA BOA TARDE, POIS NO MOMENTO VC É DIGNO DE DÓ, ÉS NECESSITADO DE MUITAS ORAÇÕES.

  57. Daqui a pouco, o São Geraldo vai dizer que dobrou o efetivo das polícias paulistas. Principalmente da SPTC.

  58. http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,seguranca-morre-em-assalto-a-carro-forte-no-interior-de-sao-paulo,10000001586

    mas fica tranquilo . . bons fluídos . . bons pensamentos . .

    isto ai não foi latrocínio . . . enésimo no ano . . .

    no código penal do pççpulista . . ou pçç$$$$db . . . isto é arrecadação para o rei . . .

    a cota do rei . . a nova derrama . . o novo cangaço de istadu . . .

    fica tranquilão tem para todos os phoderes . . .

    bons pensamentos heim . . .o rei conta com vc . .

  59. GENTE !, ME AJUDEM AÍ Ó !, MUDANDO MAIS UM POUQUINHO DE ASSUNTO, COMO É QUE PODE, O “CARA” AQUELE “TRAÍRA”, PERANTE O GRANDE PEIXE, SAIR LÁ DE BARCELONA E VIR TREINAR, S.M.J., NO MEIO DE UMA FAVELA, DESCULPEM ” COMUNIDADE !”, OCORRE QUE QUANDO TOMAREM UM “SACODE FEDERAL” DOS GRINGOS CONTUMAZES , NÃO VENHAM COM DESCULPAS !. E, MAIS UMA VEZ ME AJUDEM AÍ Ó !…

  60. e agora com o ciclo completo, a PM faz o BO na rua, entrega na delegacia e não é contabilizado nas estatísticas… BR sendo BR…

  61. Tenho 18 anos e acabei de passar para oficial PM.Farei academia por quatro anos e pergunto se Vcs sabem se como aluno oficial eu já mando mesmo de subtenente para baixo? E ganho mais que eles também? Será que eles comem junto com a gente no mesmo rancho ou os alunos tem mais privacidade?Alguém me explica.To empolgado para dar ordens.Obrigado.

  62. Segundo “eles”, os incompetentes, que comando o governo de Estado e a secretária da (in) segurança, está sendo utilizada uma metodologia “internacional”, para explicar os inexplicável e tentar justificar a incompetência gigante de ambos.
    Estes 2 (dois) bos… poderiam também pegar a média salarial internacional, que é paga aos policiais destes países, e aplicar aqui no Estado de São Paulo, já seria um belo adianto com policiais bem pagos e valorizados os índices iriam cair na mesma proporção, simples assim.
    Fora disto é papo furado e conversa mole, para boi dormir.

  63. EXTRA EXTRA….

    DELEGADO GERAL RECEBERÁ ENTIDADES DA POLÍCIA CIVIL NO DIA 16/11/2015 às 15 horas..

    ———–

    QUE SERA QUE VAI COMPARECER ?

    o zé pilintra ?
    o pai exú ???
    ou o zumbi tambem estara lá ?????

  64. mais novela disse:
    10/11/2015 ÀS 19:06 EXTRA EXTRA….

    DELEGADO GERAL RECEBERÁ ENTIDADES DA POLÍCIA CIVIL NO DIA 16/11/2015 às 15 horas..

    Esta reunião deve ocorrer na sede da BLINDADORA do DGP.

    Já que ele vive BLINDADO o secretário de más notícias do tipo;

    Falta de funcionários.
    Falta de estrutura.
    Falta de investimento.
    Falta de VTRs.
    Falta de equipamento de informática
    Falta de tudo e um pouco mais……
    O que não falta é grupo de estudos.
    Mas falta resultado práticos destes grupos.

    Até onde eu sei o BLINDADOR MOR até agora não consegui implantar o sistema informatizado para expedição da certidão de contagem de TEMPO, deve ser porque ele não teve TEMPO, afinal ele só está a quase um ano no cargo.
    Ou coragem de cobrar o incompetente do diretor do DAP a implantação do tal sistema.

  65. SR. “Tired”, ME DESCULPE, MAIS FALTOU PARA MIM A COISA PRINCIPAL, OU SEJA, QUE ESSE DESGOVERNO PAGUE O VERDADEIRO N.U. PARA OS ESCRIVÃES E INVESTIGADORES, OS QUAIS ESPERAM HÁ MAIS DE SETE ANOS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  66. LI ANTERIORMENTE, ACREDITO SER BEM REAL…
    .
    O SSP FAZENDO CAMPANHA PARA SER CANDIDATO A PREFEITO…
    .
    O GOVERNADOR FAZENDO CAMPANHA PARA SER CANDIDATO A PRESIDENTE…
    .
    A POLÍCIA CIVIL VAI SENDO SUCATEADA… É ISSO !!

  67. PARA QUEM SUMIU COM ÁGUA DE RESERVATÓRIOS , E NÃO SE FALAM MAIS DO VOLUME MORTO , SUMIR COM NÚMEROS É O DE MENOS.

  68. Manobras……esse governo vive de manobras, manobras prá não nos dar reajuste legal, manobra prá não pagar auxilio alimentação decente, equiparado a PM e ao TJ, manobras pro servidor não se aposentar quando a lei lhe faculta, manobra pra desestabilizar as Polícias,manobra prá justificar sua incompetencia quanto à falta d’água, problema, segundo especialistas, previsto há anos atrás,manobras pra deixar o crime fazer o que quiser……e por aí vai, haja campo prá tanta manobra!!!!!

  69. Futuro Tira, VC ganha 4300 em um trampo moleza do kcete, mais ” Milão ” de ticket. VC deve ter convenio medico, VC deve ter convenio odontológico. Tem FGTS. VC não corre risco de vida. Amigão, VC esta com i burro na sombra.

    Ta pensando ainda em tomar posse na PC??

    Pra que? Pra andar com uma merda de um pistola que tem grande chance de lhe deixar na mao? Pra ter um distintivo pouco respeitado que VC terá que esconder em algum buraco? Camarada, venha pra PC… Sei como é. É um sonho seu e se deixar escapar vai ficar com isso na cabeça pro resto da vida.
    No futuro VC mesmo é que vai medir o peso da sua decisão. Abraco e seja bem vindo

  70. eu aprendi que o inimigo (PT) do meu inimigo (PSDB) é meu amigo (ou colega – PT).

    Logo, vou fazer de tudo para exterminar primeiro o PSDB. Depois eu me preocupo com o PT.

    Afinal, quem paga o meu salário – mal e porcamente, diga-se de passagem – é o meu inimigo principal.

  71. Dia 16/11 reunião com o DGP

    Será informado a criação de um “grupo de estudo”.

  72. Apenas uma observação,
    .
    Será criado “O GRUPO DE ESTUDOS”
    .
    Agora, mas, agora vai mesmo !
    .
    o último que sair… nem precisa fechar a porta !

  73. Pingback: “A São Paulo sem Educação que restará para nossos filhos” – Jornalistas Livres

Os comentários estão desativados.