Novidades santistas – Investigadores reclamam do plantão e afirmam que a ronda é o melhor meio para elucidação de crimes…( Agora é tarde! ) 33

Policiais criticam plantão presencial na Central de Polícia Judiciária de Santos

Mesmo afirmando compreender a falta de pessoal, policiais civis dizem que a centralização de registros de flagrantes obriga os mesmos a permaneceram no local por conta do excesso de trabalho

Carlos Ratton
De Santos 

Policias civis de Santos resolveram denunciar a fragilidade em que se encontra a investigação por conta do plantão presencial, instituído há pouco tempo na Cidade, que obriga equipes inteiras a ficarem ‘paradas’ na Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro.

Mesmo afirmando compreender a falta de pessoal, policiais civis dizem que a centralização de registros de flagrantes na CPJ obriga os mesmos a permaneceram no local por conta do excesso de trabalho. “Temos que atuar como auxiliares de escrivães e segurança dos presos. Essas atribuições não são dos investigadores. Temos que estar na rua, investigando crimes. Nosso rendimento chega a cair, em média, 40%. É impossível atender toda a demanda da Cidade parados em um local. A Polícia está investigando menos e a população não sabe disso”, garante um os policiais.

Eles salientam que as equipes estão desmotivadas porque têm que ficar até 12 horas fazendo serviços administrativos. “Recentemente, houve um roubo de um carro, um delito relativamente fácil de resolver caso as equipes saíssem em ronda pela área. No entanto, fomos impedidos de sair do CPJ. Investigar depois fica muito mais difícil”, lembra um policial, alertando que um terço dos plantões fica parado na Central.

Palacio da Policia credito MATHEUS TAGE DL 1
Reclamação é a de que policiais ficam ‘parados’ na Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro da Cidade, deixando outros setores descobertos (Foto: Matheus Tagé/DL)

Poupar delegados

Segundo os policiais, a criação da CPJ não objetiva equacionar um problema operacional em função da falta de pessoal, mas sim ‘poupar os delegados’. Em vez de três delegados, um comanda o plantão. Eles contam que esses e outros problemas estão desgastando a imagem da Polícia Civil não só perante a opinião pública, mas também diante da classe. “Não está havendo renovação.

A média de idade nas delegacias é 40 anos. O auge da criminalidade fica entre 18 e 25. O combate ao crime está desproporcional. É preciso contratar e mudar o sistema. As ocorrências ocorrem mais justamente nos distritos que fecham”, revelam.

Resposta

A Polícia Civil informa que, em julho, houve um reforço na equipe da Central de Polícia Judiciária nos períodos noturnos, feriados e fins de semana, contando com policiais da própria CPJ e de outras delegacias. Isso ocorreu porque a CPJ e o 1º DP estão alocados no mesmo prédio.

Com a nova escala, a Polícia garante que houve otimização do atendimento à população. A mudança foi feita após reunião com os policiais que trabalham na CPJ — investigadores, escrivães e delegados — quando houve consenso quanto à melhoria no atendimento ao público. O atendimento no 3º e 7º distritos não sofreu alteração.

(Diário do Litoral)

__________________________

Deve ser alguém da velha guarda!

  1. Sr. IP-2013, a Polícia Civil é uma bagunça na parte administrativa, e você já está vendo isso. Quando entrar na ACADEPOL, vai ver o que é inaptidãoe administrativa de verdade. Fora isso, devo lhe informar que você foi vítima de estelionato. Todos nós fomos. Sou do IP-2008, um concurso que formou um bando de idealistas que achavam que iam mudar a Polícia. Cinco anos depois, a maioria daquela turma está nas ribanceiras matando mosquito, transportando presos e servindo de redatores para a PM local. Diante da frustração, alguns foram presos, meia dúzia cometeu suicídio e dezenas passaram em concursos melhores. A verdade é que o tal “nível universitário” foi um golpe para encher a Polícia Civil de redatores um pouco melhores que os de antigamente. Desde então, a Polícia Civil encheu de concurseiros e reprovados na OAB, até nas carreiras de nível médio, e hoje estamos tocando os plantões em “piloto automático” enquanto o Delegado se torna figura distante, mero “espectro”. Bem-vindos à Polícia Civil!

  2. Hoje pelo saiu a classificação definitiva do concurso IP-2013. Estamos aguardando a convocação do DAP. Dizem as boas línguas que está para ser publicado em breve. Estamos chegando. Não desanimem.

  3. Quem não conhece a rotina da PC pode até acreditar nas bobagens faladas nesse post. Quer dizer que os investigadores estão insatisfeitos porque querem sair das cpj para ir investigar? Ora, façam-me o favor. Quem não lhes conhece que lhes compre. Ta todo mundo sabendo porque o pessoal quer ficar à vontade. Ou é $$$$ ou é zzzzzzz. Façam o seguinte: Quando der muita vontade de trabalhar, atende os clientes da delegacia, ou então senta e espera a vontade de trabalhar passar. Normalmente passa rapidinho.

  4. EXÉRCITO DE SP kkkkkkk DO DITADOR ALCKIMIM.

    A Polícia Militar acaba de ganhar um reforço de 2.820 novos policiais que se formaram nesta quarta-feira (18) durante solenidade no Sambódromo do Anhembi. Os soldados intensificarão o patrulhamento preventivo e ostensivo das ruas. Os PMs foram selecionados em um concurso que contou com 54.350 inscritos.

    Siga o Governo no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr

    Os recém-formados, 2.375 homens e 445 mulheres, passaram por cerca de um ano de curso na Escola Superior de Soldados (ESSd). O curso, que começou em novembro do ano passado, teve 1.516 horas de aulas, com 49 disciplinas dos módulos básico e específico.

    “Um concurso dificílimo, o mais difícil concurso de ingresso da Polícia Militar do país. Um ano de intenso treinamento físico, intelectual para que vocês pudessem, a partir dessa formatura, se somar aos quase 90 mil homens que representam a Polícia Militar do estado de São Paulo,” afirmou o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.

    Entre as disciplinas, os alunos da Escola Superior de Soldados cursaram Direitos Humanos, criminalística, Método Giraldi, defesa pessoal, inteligência policial, entre outras.

    Mais reforço
    O Estado de São Paulo possui um efetivo de 87.970 policiais militares. Desde 2011, o Governo do Estado contratou 16.023 novos PMs. Além disso, já estão em curso mais 2.841 futuros soldados de 2ª classe e 571 oficiais. Em breve, outros 2.215 alunos serão nomeados e empossados para entrar na ESSd.

    Ainda estão em andamento concursos para a seleção de mais 2 mil soldados, além de 240 alunos-oficiais para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).

    Do Portal do Governo do Estado

  5. Polícia Civil não é obrigada a lavrar boletins de ocorrência de fatos atípicos
    11/11/2015 · por Blog do Delegado
    Do portal do TJGO

    090714Em decisão monocrática, o desembargador Zacarias Neves Coêlho (foto) manteve decisão do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, Élcio Vicente da Silva, que deferiu liminar desobrigando os escrivães e demais servidores do quadro da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) a lavrar boletins de ocorrência de fatos atípicos, ou seja, fatos que não apresentem tipicidade penal.

    Em primeiro grau, o juiz acolheu os pedidos do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol) ao considerar que a disponibilidade dos servidores para registrar ocorrência de fato atípico “priva a sociedade de atendimentos de caráter de urgência, considerado o número ínfimo de servidores que deveriam se dedicar a investigar delitos e contravenções”.

    O Estado de Goiás recorreu ao aduzir que, de acordo com o artigo 50, da Lei Orgânica da PCGO, “as atribuições do cargo de escrivão de polícia não estão restritas à formalização dos procedimentos relacionados com as investigações criminais e operação policial e execução de serviços cartorários, já que, pela própria redação daquele dispositivo, é possível inferir que outras atribuições podem lhe ser atribuídas por regulamento, como é o caso da confecção de boletins de ocorrência de fatos atípicos”.

    Porém, o desembargador entendeu que a liminar deveria ser mantida, pois, segundo ele, os argumentos do juiz mostraram-se “pertinentes e juridicamente válidos”. O magistrado destacou que a medida “não esgota o objeto do processo”, já que é passível de reversão e que “não há periculum in mora reverso capaz de determinar a reforma do decisum atacado”, pois o serviço da Delegacia Virtual pode ser usado para o fim de registrar fatos atípicos. As informações são do portal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

    (apenas repassando)

  6. Seu eu fosse seu patrão, eu lhe concederia reajuste salarial a troco do que? porque eu haveria de mexer com minhas economias se você já produz o necessário para minha empresa? se quer você tem sindicatos para ti representar e me pressionar ! eu como patrão uso habitualmente a palavra (crise) para me furtar de minhas obrigações legais de lhe repassar o reposição salarial obrigatória ! se ninguém me cobrar, eu fico na minha e se cobrar eu digo que estou faturando menos e por isso não posso fazer nada por você, ainda culpo o governo federal por essa crise atribuindo á ele a culpa de você estar ganhando menos , eu digo também que a culpa é da inflação ! Mas se o seu sindicato ficar no meu calcanhar, deflagrar greves, ai eu serei obrigado a rever minha postura, mas mesmo assim eu lutarei para lhe dar o menor porcentual possível e parcelados, seria algo bem insignificante para servir de exemplos para os demais que pensam em fazer o mesmo. LEMBREM-SE…EU SOU O SEU PATRÃO E VOCÊS COMEM EM MINHAS MÃOS !

    É ASSIM QUE PENSA O GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIM DO PSDB DO ESTADO DE SÃO PAULO !

  7. Que o rendimento cai 40% é verdade, acho que até mais.. Rendimento financeiro.. Porque nao podem tomar uma nota na rua,, vender uma cana… Agora Investigar??? Kkkkk Piada Boa essa!!!! Investigador investigando??? Kkkkkkk!! Salvo poucos investigadores sérios, que têm inteligencia, a maioria nao faz porra nenhuma a nao ser jogar lama nesse cargo que é de extrema importancia se fosse executado de maneira séria…Porque a grande maiiria so corre atras de uma nota e de interesses proprios.. Por isso que essa porra esta falindo.. Olhem em suas unidades quantos Inqueritos para investigar existem.. Porque nao o fazem??? Sabe porque? Porque nao é do interesse a nao ser que haja condiçao de tomar uma nota.. Ai para mostrar produçao,, ficam pegando flanelinha na rua para fazer TC… Por essa e outras que essa a PC esta falindo,, tem que unificar com a PM ou ser engolida pelo MP mesmo.. Derrepente muda alguma coisa.. Agoara investigador na rua.. Ta fazendo qualquer coisa,, menos investigar…

  8. QUERIA SABER DO INVESTIGADOR QUE DISSE QUE É RELATIVAMENTE FÁCIL RESOLVER ROUBO DE VEÍCULO, POR QUAL MOTIVO ENTÃO ESTE TIPO DE CRIME NÃO CAI? OU AINDA PQ NÃO É SOLUCIONADO? E nem venha falar que é por estar parado na central que isso é balela

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s