Em dez anos, Estado perdeu 4.280 policiais civis 136

Pelos números atuais, cada investigador teria de solucionar 4 crimes por mês

11h15 | 18/11/2015
Jornal A Cidade / Cristiano Pavini

Mastrangelo Reino / Especial

Sou da Paz: Ivan Marques diz que é necessário reforçar a investigação(foto: Mastrangelo Reino / Especial)

O déficit de policiais civis atinge todo o Estado de São Paulo. De dezembro de 2006 a setembro de 2015, o efetivo encolheu 13,5%, com a perda sem reposição de 4.280 homens. A diminuição ocorre sem trégua, ano a ano, há dez anos.

Atualmente, a corporação conta com 27,3 mil policiais. Em 2006, eram 31,5 mil. Se comparado com setembro de 2013, a perda foi de 1.005 homens.

Para efeito de comparação, no mês retrasado, a Polícia Civil tinha 8.952 investigadores – 1.399 a menos do que há dez anos.

Levando apenas em consideração as estatísticas de roubo, homicídio, latrocinío e estupro só de setembro (33 mil ocorrências), cada investigador teria que solucionar um crime por semana para que a demanda não acumulasse. Se forem incluídas as ocorrências de furto, (82,4 mil) eles teriam que resolver o dobro.

Coordenador do Centro de Pesquisa em Segurança Pública da PUC-MG, Luis Flavio Sapori alerta que a aposentadoria intensiva de policiais civis sem reposição ocorre em todo o país.

“Os Estados priorizam o policiamento ostensivo e repressivo porque, principalmente, é mais visível para a população. Mas não basta ter uma Polícia Militar bem equipada, é necessário focar na investigação”, diz.
No Estado de São Paulo, o último crescimento da Polícia Civil ocorreu de 2005 para 2006, quando houve acréscimo de 650 policiais.

Ivan Marques, do Instituto Sou da Paz, alerta também para o envelhecimento do quadro atual de funcionários (ler abaixo).

Sigilo
Em vigor desde maio de 2012, a Lei de Acesso à Informação foi utilizada pela sociedade civil e pela imprensa, inclusive o A Cidade, para ter acesso ao efetivo policial de São Paulo, escancarando o encolhimento da Polícia Civil.

Após a divulgação dos dados, a Secretaria de Segurança Pública publicou em setembro do ano retrasado a portaria DGP 31/2013, que tornou os dados de efetivo sigilosos por cinco anos, pois são “imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado”.

Devido às críticas do sigilo em sua administração, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) revogou em 15 de outubro deste ano os atos sigilosos e criou uma comissão para reavaliar os casos. Quatro dias depois, o A Cidade solicitou o efetivo de Ribeirão e de todo Estado, dividido por departamento. Os dados do município foram negados, sob a alegação de que colocariam em risco a vida dos policiais.

Polícia Militar se recusa a informar seu efetivo 

Enquanto a Polícia Civil voltou a informar seu efetivo, embora de forma parcial, a Polícia Militar mantém a postura, adotada desde dezembro de 2013 pela portaria PM 6/3/30/13, de ocultar seus dados.

Antes de a corporação decretar sigilo sobre seus dados, o A Cidade mostrou, em abril daquele ano que o número de habitantes de Ribeirão Preto havia crescido, proporcionalmente, cinco vezes o efetivo policial entre 2003 e 2013.

Na ocasião, o município contava com 1.080 policiais militares – 36 a mais do que em 2013, uma alta de 3,4%. No mesmo período, a população ganhou 95 mil habitantes e aumentou 17,7%.

Além disso, um terço dos policiais militares em Ribeirão atuava em serviços administrativos, ou seja, sem participar diariamente do policiamento ostensivo nas ruas.

Após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) revogar os atos sigilosos, em outubro desse ano, o A CIdade solicitou, pela Lei de Acesso à Informação, o efetivo da PM em Ribeirão, no CPI 3 (Centro de Policiamento do Interior) e no Estado e quantos atuavam em serviço administrativo.

Os pedidos foram negados em primeira e segunda instância, sob a alegação de que o governo estadual ainda não regulamentou quais dados perderam o sigilo.

Análise – ‘Apenas a repressão é enxugar gelo’

O que o Instituto Sou da Paz sempre ressaltou é que a priorização das investigações policiais é determinante para a redução da sensação de impunidade, que só ocorrerá após a identificação e prisão do autor da crime. Investir apenas na repressão é enxugar o gelo.  A diminuição do efetivo da Polícia Civil em São Paulo vem aliada ao aumento no número de roubos, que têm um nível de esclarecimento muito baixo. Efetivo esse, aliás, que está envelhecendo e se aposentando em volume cada vez maior, e sem reposição. Contingenciar recursos e não repor esse quadro é uma política de segurança pública equivocada. A desinstrumentalização da Polícia Civil, aliás, ocorre em nível nacional, e não apenas no Estado de São Paulo, o que é preocupante, pois há uma necessidade constante de reforçar o modelo de investigação. E São Paulo, que é considerado modelo para os outros estados, tem sua capacidade de investigação corroída com essa situação, levando-nos a prever um futuro pior. Ivan Marques, Diretor Executivo do Instituto Sou da Paz, ONG que há 15 anos discute Segurança Pública no país. Ele foi o palestrante do debate Morar do Agenda Ribeirão deste  ano.

Governo de SP culpa aposentadoria

A Secretaria de Segurança Pública culpa a aposentadoria compulsória dos policiais civis para explicar o déficit de efetivo. Em nota, a pasta diz que a redução do teto máximo de idade para os policiais em serviço, que passou de 70 anos para 65 anos devido à uma Lei Federal em 2014, “resultou na saída de diversos servidores”.

O comunicado não explica por que, por dez anos consecutivos, não houve reposição adequada de policiais. Segundo a nota, desde 2011 foram contratados 2.960 policiais civis.

Apesar da PM se negar a informar o efetivo, a SSP diz que todo o número de funcionários das polícias civil, militar e científica é público.

Arte / A Cidade

  1. o governo estadual alega que a falta de efetivo da policia civil , se deve a aposentadoria compulsória pela lei 144/2014..

    me nego a concordar com esta desculpa…….. pois nós policiais ativos , sabemos que aqueles dinossauros que foram desativados, estavam encostados a muito tempo…….

    na verdade 95% de qualquer policial civil com mais de 60 anos , não esta somando em nada no policiamento….

    precisamos urgentemente de novos policiais para continuarmos a luta contra o crime…………………..e vence los ….

  2. Motivo do baixo efetivo da PC é bem claro. Só vai sobrar as especializadas. Vejam o vídeo.

  3. Com as mais de 5000 aposentadorias a serem concretizadas até 2020, o restante dos Policiais Civis devem ser remanejados ao judiciário.

  4. O Ciclo Completo de Polícia consiste na atuação plena das instituições policiais, isto é atuar na prevenção, na repressão e na investigação. Esse é o modelo adotado na Europa, America do Norte e América do Sul, enfim, com exceção de três Países no mundo: Brasil, República de Cabo Verde e República Guiné-Bissau, todos os outros adotam o ciclo completo para as suas polícias.

    Segundo dados das secretarias de segurança pública, as ocorrências de menor potencial ofensivo correspondem a mais 80% das ocorrências policiais, e na maioria dos Estados do Brasil a Polícia Rodoviária Federal – PRF já lavra o Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO liberando as partes no local (com o compromisso de comparecem em juízo conforme prevê a lei 9.099/95) e a Polícia Militar (PM) já o faz em quatro Estados (RS, SC, PR e AL) e outros quatro já estão na iminência (DF, GO, MG e MS). Além do que, a Polícia Militar já possui o Inquérito Policial Militar, com as mesmas atribuições e finalidades do Inquérito Policial conduzido por Delegados, então a investigação já faz parte da atividade policial militar.

  5. Sou plenamente a favor do ciclo completo, juntamente com a desmilitarização da Polícia. Nestes países, referidos por você, as polícias são civis, com segmento uniformizado. Militarismo é algo para a defesa da pátria e não para combate ao crime. Caso contrário, não dará certo nunca.

  6. Nunca foi tão fácil resolver este problema. O cargo de carcereiro foi extinto, muitos auxiliares de papiloscopistas foram substituídos por terceirizados com a criação e expansão do sistema poupa tempo, inúmeros agentes policiais já exercem atividades relacionadas à investigação policial. Resumindo: bastaria aglutinar três ou quatro carreiras, talvez até mais, e criar a carreira de agente de polícia, cujo profissional seria responsável pelo trabalho investigativo. Muitas vezes, a solução de um problema surge naturalmente. Basta estar atendo e não ignorá-la. Na atual conjuntura, levando em conta a constante elástica da mola e a tangente trigonométrica do azimute, três cargos seriam suficientes, quais sejam, delegado de polícia, escrivão de polícia e agente de polícia.

  7. A solução é simples, basta investir na polícia civil. Basta contratar e pagar salários dignos. Temos mais de 1000 candidatos aprovados em concurso para diversos cargos, 282 só para delegado. Todos aguardam serem chamados em um certame que iniciou em dezembro de 2013, isto mesmo, dois anos para terminar um concurso público. Absurdo.

  8. Caro Zeca.
    França, Itália, Holanda, Espanha, Portugal, Argentina e outros tantos Países com democracia consolidada, todos possuem polícia militar e atuam com o ciclo completo.

  9. Estou aqui. Quero colaborar, e nem espero qualquer apoio, gratidão ou reconhecimento. Agora, toda a minha motivação de entrar vai se esvaindo com essa demora no nomeação.

  10. ESSE É O FUTURO DA QUERIDA PC! VEJAM ESSE VÍDEO DAS DUAS COLEGAS CALÇA BRANCA SAINDO PARA CUMPRIR ‘OS’ NO PRIMEIRO PLANTÃO PÓS ACADEPOL! PEDIRAM A CHAVE DA VTR..QUAL A RESPOTA? NA CAMINHADA TIRA!! E DE SIRENE ABERTA!!!

  11. E A CARGA DE PISTOLA DELAS É ESSA!!!

  12. não faz diferença nenhuma, se tiver 100 mil a “canseira” no dp será a mesma!

  13. poxa vida solucionar 4 crimes no mês em 22 dias úteis…… e conciliar os a-c-h-a-r-q-u-e-s é muito difícil.
    melhor eu ir tomar um café no posto ipiranga

  14. O ciclo completo deve acontecer, e seguir o que segue 90% do planeta, ciclo completo com polícia desmilitarizada, reestruturada e reorganizada.

  15. Olá pessoal, por acaso alguém sabe o numero da portaria que disciplina a escala de funcionários da classe especial em plantões? Obrigado.

  16. Essa semana eu mudei para o Dp…aqui eu não pago aluguel, água e luz…posso tomar banho a vontade…tem até pó de café e bolacha. Mas como a esmola foi muito boa já estou desconfiado que terei de abrir essa bosta toda manhã….e meu sobreaviso será eterno.

  17. Polícia Militar bem equipada?????
    Sou da paz????
    Tudo conversa pra boi dormir.
    Se investigar, vai levantar o serviço, ai vagabundo vai pro sistema então o sistema enche depois vira. Se virar não dá voto. Faz o seguinte então, fica só na estatística e enche as ruas de policiais fardados pra população ver e ficar satisfeita. São um bando de trouxas mesmo.

  18. Pro Colega QI-2:

    Portarias

    Portaria DGP plantões classe especial

    Portaria DGP-1, de 4-1-2011

    Disciplina a excepcionalidade de alocação de Policiais Civis de Classe Especial no plantão policial
    O Delegado Geral de Polícia,

    Considerando que a Classe Especial representa o reconhecimento de méritos que o Policial Civil demonstrou durante toda sua carreira;

    Considerando que a Polícia Civil é fundada nos princípios da hierarquia e disciplina, afigurando-se imperiosa a designação dos profissionais ocupantes do nível hierárquico mais elevado para funções que demandam maior experiência;

    Considerando que o plantão policial representa importante ambiente para o conhecimento dos misteres da Polícia Civil e desenvolvimento das aptidões profissionais, resolve:

    Art. 1º. Os Policiais Civis de Classe Especial não poderão ser incluídos em escala de plantão de caráter não eventual.

    Art.2º. Não se aplica a disposição do artigo anterior:

    I – no caso de excepcional e justificada situação, cujo concurso dos Policiais Civis de Classe Especial seja imprescindível para a consecução das atividades de Polícia Judiciária, enquanto perdurar a excepcionalidade.

    II – a pedido do Policial Civil de Classe Especial.

    Art. 3º. Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições contrárias e mantida, na integralidade, a Portaria DGP-14, de 14 de julho de 1992.

  19. Sr papa mike se e para ter uma polícia que atenda a população, a polícia tem que ser municipal, quanto a polícia rodoviária federal basta andar pelas estradas federais para ver como ela não funciona, será que estão fazendo tcos, e ainda querem mais atribuições se não dão conta nem das atribuições dela.

  20. Para ver a defasagem nem precisa recorrer à Lei de Acesso à Informação, basta verificar as Listas nominais dos integrantes das carreiras, com contagem de Tempo de Serviço líquido apurado em dias, com indicação do tempo de efetivo serviço na CLASSE, CARREIRA e SERVIÇO PÚBLICO, para fins de promoção, de conformidade com a L.C. 1.151/11 com nova redação pela L.C. 1249/14, publicadas no DO todo começo de ano.

    ESCRIVÃO DE POLÍCIA, por exemplo (somatória de todas as classes):

    – 2006: 7863
    – 2007: 7708
    – 2008: 7383
    – 2009: 7522
    – 2010: 7532
    – 2011: 7407
    – 2012: 7731
    – 2013: 7312
    – 2014: 6944
    – 2015: 6756

    De 2006 para cá, fácil perceber que houve uma queda de 1107 Escrivães em todo o Estado de São Paulo.

    Números não metem, não é mesmo?

  21. Sou a favor dos Classe Especiais ficarem fora do plantão, foda – se a falta de efetivo, a maioria dos Classe Especial estão acima dos 60 anos, e não tem condições físicas para exercer as atividades policiais, o ideal será o ciclo completo, porque dentro de 2 anos aproximadamente 5 mil policiais deixarão a Polícia Civil, ou por aposentadoria ou por opções melhores de mercado, portanto ou acaba o plantão ou fecha as delegacias de cidades até 15 mil habitantes que não servem para nada.

  22. Sou a favor do ciclo completo desmilitarizado, afinal, o mundo está errado e nos certos? Se o modelo de policiamento de maior eficiência indica o ciclo completo, porque então manter duas ou mais policias de estilos antagônicos, uma militarizada e a outra civil, sem relação uma com a outra, sem comunicação uma com outra, sem ligação uma com a outra, aliás duas policias que não se bicam, que se atritam. Temos que lutar pelo ciclo completo desmilitarizado, estamos em um país democrático, e no mais, se o mundo tem uma polícia mais eficiente, porque manter essa aberração de duas policiais incompletas?

  23. 4 mil a menos, 4 mil a mais, 30 mil a mais, 30 mil a menos = diferença nenhuma.

  24. Um bando de trouxas que não reivindicam o cumprimento do ajuste anual. Existe até um princípio constitucional para isso que é desrespeitado e fica por isso mesmo.
    E cambada, tem que mofar nessa ladainha mesmo.
    O povo tá cagando e andando.
    Tem jeito não!
    Apaga as luzes que acabou.
    A ignorância dominou geral.

  25. Senhoreso

    Creio eu, que dadas as palavras do digno e ínclito Sr. Desembargador, o nosso poder Judiciário Estadual uma “Ilha de probidade, eficácia, celeridade”!
    Não aprecio comentar sobre instituições, mas estes elogios certeiramente tem a direção das Cias. Pms dos Fóruns, os descerradores de portas ou carregadores de pastinhas, as vejo com a devida reserva.
    Quanto ao assunto do Post, realmente se adotou a politica de minguar a Policia Civil, isso não ocorre apenas em nosso estado, basta observar a situação Nacional.
    Vale lembrar que um Auto de Prisão em Flagrante, tem prazo certo para aportar na Comarca (10 dias), enquanto o Inquerito Policial (30 dias prorrogáveis), sendo que o segundo, se conclusivo, pode propiciar a PP, enquanto o primeiro, tem até prazo para julgamento, caso contrário….RÉU LIBERTO.
    Alongando mais os pensamentos, o Estado de São Paulo, mantém a maior população carcerária do Pais, será que as tais audiências de Custódia, possuem mesmo o objetivo de garantir direitos ou outros interesses?
    Na mesma vereda, penso eu que recluso não deveria permanecer na ociosidade, pois o contribuinte não é obrigado a sustenta-lo, portanto deveria exercer alguma atividade remunerada e pedagógica, para o seu sustento e sua inserção na sociedade novamente.
    Os crimes perversos e hediondos, PEDREIRA, afinal de contas, da maneira que se encontra hoje o sistema, delinquente nenhum tem receio de entrar, aliás, talvez viva até melhor que em liberdade.

    é o que penso

    C.A.

  26. Todas as capitais e cidades com mais de um milhão de habitantes deveriam ser policiadas por polícias metropolitanas/municipais civis e de ciclo completo, como ocorrem nos Estados Unidos. O servidor inicia sua carreira no policiamento preventivo uniformizado, e se interessar, depois de curso superior e concurso interno passa para o policiamento investigativo, podendo, depois de angariar experiência e conhecimento específico necessários, sempre por meio de seleção objetiva, comandar o policiamento local, distrital ou geral.
    O policiamento rodoviário, meio ambiental, rural, choque e de ações especiais (Gate e Coe, por exemplos) ficariam na competência de uma polícia estadual, civil ou militar.
    As corregedorias ficariam a cargo de um órgão policial do Estado, evitando parcialidade nas policiais metropolitanas.
    As academias de policia seriam competência de órgão policial estadual, garantindo desta forma um treinamento uniforme nas polícias metropolitanas do respectivo Estado.

  27. A tendência é piorar porque além da falta de contratação de policiais civis, a ACADEPOL gasta no mínimo 1 ano e meio pra concluir um concurso público, a PMESP, no máximo 6 meses. Fora isso, tem que aguardar a boa vontade do Geraldo pra liberar a nomeação dos PC. Segundo o Governo de São Paulo, há mais de 5000 cargos vagos de investigador e escrivão.

  28. EM 1982, TRABALHEI NO 1 D.P/SÉ, LÁ NO PARQUE D. PEDRO II, ANTIGA ASSEMBLEIA ONDE SÓ NO PLANTÃO EXISTIAM DOZE ESCRIVÃES, SENDO DEZ PARA AS CINCO EQUIPES E DOIS NO REFORÇO, ACREDITO QUE SOMANDO OS ESCRIVÃES DAS EQUIPES E OS DA CHEFIA, INCLUINDO O CHEFE EXISTIAM APROXIMADAMENTE 30 ESCRIVÃES, ACREDITO QUE HOJE NÃO EXISTAM NEM 20. E, ME AJUDEM AÍ Ó

  29. Lutando por melhores condições de trabalho na Polícia Civil disse:
    19/11/2015 ÀS 23:53
    Pro Colega QI-2:

    Portarias

    Portaria DGP plantões classe especial

    Portaria DGP-1, de 4-1-2011

    Disciplina a excepcionalidade de alocação de Policiais Civis de Classe Especial no plantão policial
    O Delegado Geral de Polícia,

    Considerando que a Classe Especial representa o reconhecimento de méritos que o Policial Civil demonstrou durante toda sua carreira;

    Considerando que a Polícia Civil é fundada nos princípios da hierarquia e disciplina, afigurando-se imperiosa a designação dos profissionais ocupantes do nível hierárquico mais elevado para funções que demandam maior experiência;

    Considerando que o plantão policial representa importante ambiente para o conhecimento dos misteres da Polícia Civil e desenvolvimento das aptidões profissionais, resolve:

    Art. 1º. Os Policiais Civis de Classe Especial não poderão ser incluídos em escala de plantão de caráter não eventual.

    Art.2º. Não se aplica a disposição do artigo anterior:

    I – no caso de excepcional e justificada situação, cujo concurso dos Policiais Civis de Classe Especial seja imprescindível para a consecução das atividades de Polícia Judiciária, enquanto perdurar a excepcionalidade.

    II – a pedido do Policial Civil de Classe Especial.

    Art. 3º. Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições contrárias e mantida, na integralidade, a Portaria DGP-14, de 14 de julho de 1992.

    Obrigado meu amigo! Abraço!

  30. DEPOIS DE ASSISTIR O VÍDEO DO PRESIDENTE DO TJSP, CHEGUEI A UMA TRISTE CONCLUSÃO. A POLICIA CIVIL REALMENTE ACABOU. ” A PM TEM ESPERTIZE, PRATICA E EFETIVO”, SEGUNDO NALINI A PM TEM TODO ESSAS VIRTUDES. DIZ QUE CONSIDERA A “MELHOR POLICIA DO MUNDO”. REPETIU QUE A PM É EXEMPLO DE ÉTICA. ÉTICA DOUTOR? DIZ QUE É SEVERA? ONDE? DEPOIS DESSE VÍDEO TIVE A CERTEZA QUE FOI JOGADA A ULTIMA PÁ DE CAL NO TUMULO DA PC. O LOBBY FEITO PELOS COMANDANTES FOI FORTE. ALEGA QUE A SOCIEDADE QUER EFICIÊNCIA. MATAR POBRE, PRETO MORADOR DE PERIFERIA É EFICIÊNCIA? A NÃO SER QUE IMPLEMENTARAM A POLITICA DA GESTAPO. ESTÁ TUDO ERRADO. DEIXA PRA LÁ. SE PERGUNTAREM AO ALCKMIN SOBRE A DEFASAGEM DE SERVIDORES NA PC DE SÃO PAULO ELE DIRÁ, COM SUA CONTABILIDADE CRIATIVA, QUE NA VERDADE OS NÚMEROS APRESENTADOS NÃO CONDIZEM COM A VERDADE. É ASSIM MESMO. ANO QUE VEM O PSDB CONTINUA MANDANDO E DESMANDANDO EM SP. SOMOS MORADORES DO FEUDO DO PSDB, SOBRE A TUTELA DO PEQUENO PRÍNCIPE, GERALDO ALCKIMIN.

  31. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    O deficit de Policiais Civis, SMJ, se dá pela falta de interesse político e pela camuflada guerra de gestões anteriores em que alguns membros de direção em cargos de confiança foram ex da Co- Irmã que no decurso de vinte anos enfraqueceram a nossa Instituição.

    Quem sabe aí esteja mais uma daquelas investidas prematuras de quererem desacreditar a Policia Civil e aprovar a toque de caixa o tal almejado “Ciclo Completo”.

    Contratam mais PMs pra quê? É só pegar estes que estão aquartelados e à disposição das inúmeras Secretarias de Estado, Fóruns, Tribunais e etc e colocarem nas ruas para trabalharem. E fazerem que os de rua descruzem os braços e deixem de terem “olhos de vidro”.

    É uma vergonha o que estão fazendo com a Policia Civil. Quando trabalhava na Chefia, tínhamos três ou quatro equipes e cada Equipe elucidava cerca de sete a dez crimes por mês e, fazíamos também vários flagrantes de destaque, além de cuidarmos de uma Cadeia com meia de duzentos e cinquenta presos. Mas hoje com este deficit de pessoal, falta de investimento e de valorização, a coisa está degringolando pouco a pouco e, os profissionais mais novos e mais compenetrados com os estudos estão migrando para outras profissões mais rendosas.

    Estamos perdendo excelentes profissionais que poderiam serem aproveitados como Investigadores de Polícia. Muitos estão se aposentando e outros saindo à procura de novos horizontes.

    E os que ficam, acabam virando office boy de luxo, quando não, mão de obra barata sem qualificação.

    Mas falando sinceramente, o que me deixa mais entristecido nesta altura do campeonato é ver que certos líderes sindicais ou não ainda possuam passos curtos quando se trata de certos assuntos ligados à Instituição.

    Aí vem alguns iluminados dizerem:

    “A Categoria precisa se organizar”

    CONCORDO em gênero e grau, mas convenhamos, falta lideres para fazerem movimentações. Coloquem pessoas de peso e com sangue de guerreiro na linha de frente. Deixem de lado estes apadrinhados que somente servem para onerar a folha de pagamento.

    Não tenham medo. Os lideres sindicais são protegidos pela Lei.

    Caronte.

  32. O ideal seria fechar as delegacias de cidades com menos de 15 mil habitantes e seccionais com menos de 50 mil habitantes, e efetuar a imediata redistribuição de Policiais Civis, só assim iremos adiar a nossa extinção.

  33. Os que defendem o CC (Circo Completo) esquecem dolosamente, eu diria, que nos lugares onde se admitem tal CC, não existe PM, ali existe ramo uniformizado de uma única polícia. Na maioria dos casos, Policia Judiciária, que é CIVIL. Coloquem na cabeça. Militar, Milico, Militarismo é Força Armada Nacional, e existem as três. EX, MAR e AERO. Apenas isso. Pela extinção da PM e seus oficiais milionários e inúteis.

  34. A verdade não dita é que a elevação da escolaridade para nível superior nada acrescentou aos novos policiais contratados, os quais, ingressaram na instituição em busca de emprego, e não trabalho. A maioria continua distribuindo Curriculum as grandes empresas nas suas respectivas áreas de formação. Quando são chamados, caem fora. O que não estão errados.Os concursos são demorados, quando entram, muitos são mandados para o interior, a 200 500km de são paulo,deixando aqui, muitas vezes, mulher, filhos. O cara vai surtar.Com o salário, terá que manter sua família aqui, e se manter lá. Sem Condições. Ou seja, a solução dos problemas da polícia são simples, mas ninguém tem interesse em resolver.Solução: Mais concurso, mais aggilidade e celeridade na contratação, melhor salário, e concursos regionalizados.

  35. Deixa eu explicar para os que dizem que damos canseira no público nos DPs:

    Uma ocorrência simples, demora em média trinta minutos para ser feita, porque existem vários campos obrigatórios a serem preenchidos, não é aquele formulário impresso obrigatoriamente de caneta preta (que se preencher de azul fica preso), logo, se o cidadão chegar no DP e tiverem quatro pessoas na frente dele, ele irá ser atendido depois de duas horas. Ocorre, que dificilmente alguém chega em uma delegacia e tem menos de quatro pessoas na frente.

    Você praça que defende seu oficial, me mostra uma cópia de um BO PM assinada por um capitão, major, tenente coronel ou coronel, onde ele consta como componente da equipe.

    Outro aspecto a ser levado em consideração nessa equação, as ocorrências de óbitos tem prioridade e são passadas na frente das demais, então, se o cidadão que chegou no DP que tinham quatro pessoas na sua frente tiver o azar de chegar alguma ocorrência de óbito ele terá que esperar um pouco mais. Sem falar que de acordo com a LEI (não estou falando de resoluções, portarias, notas de instrução, portarias conjuntas, instrução continuada do comando, etc) pessoas maiores de 60 anos; gestantes; com crianças de colo e portadores de necessidades especiais tem prioridade de atendimento, nem vou falar de flagrantes, pois, todos sabem de sua complexidade. Aí chega a milicia no DP, que está lotado de vítimas de crimes que eles não conseguiram evitar e reclama que demora para ser atendido.

    Uma simples ocorrência de acidente de transito sem vitimas, que os “serviços de dia” das companhias da PM fazem uma na vida outra na morte demora mais que um BO PC.

    Eu sei muito bem porque o desembargador Renato Nalini defende tanto a milicia. Faço pos graduação na Escola Paulista da Magistratura e lá tem segurança patrimonial armada feita por empresa privada e PASMEM tem policiais militares escalados, fazendo segurança lá.

    Como pode alguém em sã consciência defender um modelo de polícia onde o policial (se for praça, claro), pode ficar preso por preencher um formulário de caneta azul, onde os superiores usam do RD PM para humilhar e assediar moralmente os subordinados. Onde praças e oficiais não podem tomar um cafezinho juntos. Onde a policial, ainda que gestante, é obrigada a levantar para ceder seu lugar para um oficial. Onde o policial tem que pedir permissão para se retirar, mesmo depois de ter cumprido sua obrigação, ou ter encerrado a conversa, para o seu superior (não estou falando de um “com licença” e sim de permissão). Já vi cenas cômicas onde o superior não concede a autorização e o subordinado deve permanecer imóvel na posição de sentido. REALMENTE AMIGO, ESSE DEVE SER O MODELO DE POLÍCIA DE CICLO COMPLETO EXISTENTE NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS.

    Quando você miliciano chega na delegacia para apresentar uma ocorrência, eu vou explicar como deve proceder, já que na PM não ensinam: Você não deve entrar na sala do delegado, ou do escrivão e depois que já está lá dentro pedir licença. Se você quiser falar com o delegado ou escrivão peça que o anuncie e nós o atenderemos, como sempre fazemos. O que vocês não sabem e nos seus cursos de formação não ensinam, é como apresentar a ocorrência no DP. A ocorrência que você está conduzindo deve ser apresentada inicialmente ao investigador de polícia do plantão, ou quem suas vezes fizer é esse policial que deve direcionar o ocorrência, para o escrivão, ou para o delegado. Outra coisa, vocês não tem direito de acompanhar as oitivas das partes, só os advogados ou curadores podem, quando pedimos para vocês saírem, pois, muitos não se tocam é porque as oitivas são individuais, não porque estamos “fazendo acertos”, como seus oficiais lhes dizem.

    Quando você miliciano chega para apresentar uma ocorrência, querendo prioridade e reclamando de ter ficado esperando, o seu colega (que você não considera colega e sim um “paisano com porte de arma”), o ESCRIVÃO DE POLÍCIA, já atendeu em média dez ocorrências seguidas antes da sua, mas para você, que faz várias pausas durante seu plantão, nos QSA da área, o escrivão é um vagabundo se parar cinco minutos para tomar um café.

    Finalizo dizendo, por conhecimento próprio, pois, nunca escondi de ninguém que antes de ser delegado foi SD PM por mais de dez anos, que o escrivão mais desidioso (se é que existe) trabalha mais que o mais diligente policial militar.

    Abraço

    P.s.: a PM nunca conseguirá o sonhado ciclo completo, ainda resta um pouco de juízo na cabeça dos governantes. Hoje os Estados são reféns das PMs, porém, com a possibilidade de se libertarem, se essa aberração (ciclo completo) fosse aprovada seriam servos eternos.

  36. Só se esqueceram de mencionar um detalhe, a população está aumentando, quase dobrando, e o efetivo diminuindo, e para os babacas que criticam a falta de esclarecimentos da civil, somos meros atendentes de plantão, e babás de preso, e agora estão dando senha para elaborar rdo, a prioridade do governo e dos dirigentes é vitrine, o povo sair da delegacia com um pedaço de papel e só.

    Quem dirige a civil, só se preocupa com a cadeira, e não percebeu que a PM vai abarcar as nossas funções, e não adianta reclamar, pois quem tem competência se estabelece, quem olha pela instituição e busca o seu fortalecimento, são os policiais militares, essa é a realidade.

  37. QUERO MEUS REAJUSTES SALARIAIS DE 2014 E 2015!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    A coisa tá fedendo…

    No meu DP tínhamos 5 escrivães há dois anos, hoje 3 e 2 estão se aposentando em 2016, fora as demais carreiras!!!!
    O que ainda segura na região são 40 estágiários da Fundap e Prefeituras, senão as porteiras da PC estavam fechadas…., mas esses 40 já saem semana que vem!!!!!

    Que Deus compareça no funeral da PC em dezembro próximo!!!!!!!

  38. RIO DE SEGURANÇA DE SÃO PAULO VETA A EXIGÊNCIA DO BACHARELADO EM DIREITO PARA O CARGO DE OFICIAL DA POLICIA MILITAR

    tweet

    Share

    patio_apmbbO Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, vetou a proposta de exigência do bacharelado em Direito para o concurso de ingresso ao cargo de Oficial da Polícia Militar.

    Com sua imposição antidemocrática, o douto Secretário de Segurança evidenciou o desrespeito que nutre pela PMESP e, o que é ainda mais grave, pela população que todos os dias depende das ações da Polícia Militar para poder exercer os seus direitos em segurança.

    Quais as razões que conduziram o SSP a essa determinação incompreensível?
    Todos reconhecemos o notório saber jurídico do SSP. Seus livros, especialmente os de Direito Constitucional, são referência doutrinária para milhares de estudantes e profissionais do Direito. Portanto, é inconteste que o douto Secretário sabe muito bem da importância do conhecimento jurídico para o exercício da segurança pública cidadã e eficiente, respeitadora e promotora dos direitos fundamentais.

    Tanto é assim que quase 50% da carga horária do currículo de formação dos policiais militares é integrada por disciplinas jurídicas. O policial militar é o primeiro e, quiçá, o mais importante operador do Direito. Sem a sua escorreita atuação, os demais órgãos integrantes do sistema de justiça criminal nem mesmo terão a oportunidade de atuar e analisar os fatos.

    Não fossem esses argumentos suficientes, a exigência do Curso de Direito para o ingresso na carreira de Oficial da PMESP ainda redundaria em redução de gastos e tempo de formação do comandante de polícia.

    O Estado de São Paulo, que já foi reconhecido como a locomotiva do Brasil e servia de exemplo para os demais entre federativos, mais uma vez dá mostras de que já perdeu esta primazia de referência positiva, caminhando na contramão da gestão pública focada na eficiência e respeito aos direitos fundamentais.

    Vários Estados brasileiros, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, dentre outros, já exigem há alguns anos o bacharelado em Direto para o Ingresso na carreira de Oficial PM e os resultados colhidos são muito positivos. Talvez seja a hora de São Paulo olhar para o lado e seguir os bons exemplos.

    Mas, enfim, quais são os motivos que levaram o Secretário de Segurança Pública a vetar a proposta de exigência do curso de Direito para os Oficiais da PM? Esta resposta talvez só seja encontrada nas pressões políticas, institucionais e classistas que reverberaram no seu gabinete refrigerado, pois, com certeza, não será encontrada no interesse público da sociedade paulista de ver efetivado o seu direito fundamental à segurança.

    Senhor Secretário, não macule sua trajetória de constitucionalista consagrado, exerça o seu importante cargo exclusivamente com vistas ao interesse publico e focado na efetividade do direito à segurança, não se curve diante dos interesses classistas daqueles que pouco valor dão à segurança pública, reconsidere sua determinação e envie o projeto da lei de ingresso com a proposta da exigência do curso de direito para o cargo de oficial da PM e deixe os excelentíssimos deputados estaduais, legítimos representantes eleitos pelo povo paulista e oradores da soberania popular, democraticamente decidirem se deve ou não ser exigido o bacharelado em Direto para o ingresso no cargo de Oficial da PMESP.

    Deputado Capitão Augusto reafirma a necessidade da qualificação adequada para ingresso na Polícia Militar e apresenta diversos pedidos ao Secretário de Segurança Pública e ao Governador de São Paulo. Vejamos a fala do Parlamentar.

  39. o governo vetou a exigencia de nivel superior para pm e de direito para oficiais, devemos avisar o papa ou logo os oficiais vai querer o lugar do papa francisco,

  40. Que a Polícia Civil precisa de mais Pessoas e urgente isso é Claro.

    Que o ciclo completo de uma Polícia Desmilitarizada isso é Claro.

    Mais esse “instituto sou da paz” são um bando de mentirosos isso é verdade. quem os conhece sabem quem são.

  41. É uma política de melhoramento, que no decorrer das causas e suas inconstitucioanalidade já nascente, vai ficar no que está. Mais uma vez querem contemplar títulos para quem não estudou. O dinheiro dos tributos recolhidos pelos Contribuintes, mais uma vez será jogado na lata do lixo. Sem reforma constitucional para as instituições igualarem as instituições de Estados com governabilidade, nada vai funcionar. O poder econômico está superando e submetendo o poder político (Norberto Keppe – Trilogia analítica),

  42. Esse desembargador deu uma entrevista, procurem no google: Eles tiveram um reajuste salarial disfarçado ( palavras dele mesmo) apenas para alegrar os juízes. ” Pois não podemos ir toda hora comprar ternos em Miami” . Ele é da cidade de Jundiaí, que fica 60 km de SP e como todos, recebe o auxílio moradia. Falar em ética aqui, quando a polícia civil não tem nenhum de seus direitos reconhecidos, quando a SSPRev ainda não aposentou os que foram afastados pela 144, quando não se reconhece nem a data base da categoria, que vive de pires na mão, Sr. desembargador, é no mínimo dar a última cuspida. Que lástima ouvir tudo isso.

  43. JClaudio disse:
    .
    20/11/2015 ÀS 11:24
    Deixa eu explicar para os que dizem que damos canseira no público nos DPs:
    .
    .
    Parabéns, muito boa explicação, é de quem conhece.

  44. Um b ozinho de trânsito (2 a 4 vitimas e dois veiculos) eu demoro uns 15 minutos… Roubo (2 na moto e uma vítima) poucos objetos subtraídos… 12 minutos…
    Captura de Procurado 5 minutos…
    Meia hora em bo é algo mais elaborado…
    O problema que um plantão de 12 horas cansa… E No outro dia é remoção de preso… Os… Protocolado… Investigação zero!
    Tá difícil…

  45. Hum, Instituto sou da paz….Morro de medo desses “institutos, ONGs que pregam a “dita” paz…

  46. DUNHA,

    Quando disse que um boletim de ocorrência dura trinta minutos para ser feito, disse em média, pois, alguns demoram um pouco mais outros menos.

    Abraço.

  47. PESSOA,!!, S.M.J., EU NÃO OUVI, EM NENHUM INSTANTE A SUA EXCELÊNCIA PROFERIR A PALAVRA POLÍCIA CIVIL, ESTRANHO NÃO !. COM RELAÇÃO AO TÓPICO EM QUESTÃO, SE HOJE A POLÍCIA CIVIL TIVESSE UNS “BALUARTES “, ESCRIVÃES TIPO , VALTER CAPEL, ( 1 D.P/SÉ), QUE DEUS O TENHA NUM ÓTIMO PLANO, A POLÍCIA CIVIL SERIA DIFERENTE. RAPAZ !, O “CARA” TRABALHAVA COM DUAS MÁQUINAS DE ESCREVER, CONCOMITANTEMENTE, NUMA ELE QUALIFICAVA A PARTE E NA OUTRA JÁ INICIAVA A OITIVA DA OUTRA PARTE. RESUMINDO DE QUARENTA A CINQUENTA OITIVAS DIÁRIAS E, MAIS DE QUARENTA I.Ps. RELATADOS. AGORA VOCÊS PODEM PERGUNTAR E HOJE !. RESPONDO, SÓ “BRACINHOS DE HORÁCIOS” !. AÍ QUE SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS ! E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  48. COMPLEMENTANDO O EXPOSTO, E AS PARTES DEVIDAMENTE ASSSITIDAS POR SEUS VERDADEIROS CAUSÍDICOS, TAIS COMO, WALDIR TRONCOSO PERES, JOSÉ CARLOS DIAS, MARCIO TOMAZ BASTO E OUTROS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…E

  49. Recebi no zap zap zap !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    SABADÃO 21/11/15 pela manhã ou tarde

    manifestação da PC na entrega de uma obra em Santos na Ana Costa 387

    Enquanto a PC está com as delegacias caindo aos pedaços sem verba para a reforma o governador vem inaugurar obra feita pelo caneco dos pleiteadores do ciclo completo.

    Cara de pau esse Xuxu e o Hitchman deve colar também.

    Vamos cobrar pelo menos dignidade para as nossas instalações !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  50. GENTE !, CONTINUANDO E MUDANDO UM POUQUINHO DE ASSUNTO. DIZEM QUE, UMA DAS MELHORES SELEÇÕES DO BRASIL FOI AQUELA DA DÉCADA DE OITENTA, MAIS PRECISAMENTE A DE 1982. OCORRE QUE SE EM TERMOS DE POLÍCIA CIVIL, SE HOJE NOS TIVÉSSEMOS AQUELE CONTINGENTE DE CONTUMAZES “PÉS DE BOIS ” DAQUELA ÉPOCA, ESSA “PORRA” HOJE ESTARIA DIFERENTE E ACIMA DE TUDO SUPER RESPEITADA.. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  51. Gente aposentei com 60 anos de idade e 37 de policial civil e posso afirmar, como está não pode ficar, mudanças urgentes ter de ser implementadas. O nome não interessa, se, ciclo completo ou outra denominação que o valha.

  52. Senhor João Brejeiro

    O senhor comenta de uma época em que “Policia era Policia”, “otário era otário” e “vilão era vilão”, infelizmente hoje em dia está tudo “junto e misturado”. Não fui, nem serei politicamente correto nunca, mas, daquele tempo para cá, vislumbrei várias coisas se modificando, algumas para melhor e outras não.
    O brilhante comentário do Sr J Claudio, bem expõe a realidade da instituição Policia Civil na atualidade.
    Enquanto a maioria não se conscientizar que apenas o Inquérito Policial, concluso, com relatorio demonstrando e comprovando a autoria, possui a possibilidade de manter o “acusado recluso”.
    Pensem, a maioria dos autos de prisão em flagrante, ou se livra solto, ou sob fiança ou ainda na audiência de custódia!
    Mas, já sei, estão preocupados com os direitos do delinquente, eu entendo, mas a grande preocupação deveria ser com a maioria trabalhadora e pagadora de impostos e tributos, entendo também que isso já seria demais.
    Até hoje não vi uma ONG constituida para a defesa de direitos das vitimas, estas, que com seus impostos e tributos pagos, mantém a Policia, a Justiça, o Sistema Penal e também as ONGs, que diga-se de passagem em sua esmagadora maioria sobrevivem de repasses do Governo, algumas de instituições estrangeiras ( até hoje a Casa de Pedra rende dividendos).
    A população, e isso não é de agora, vive uma derrocada moral, todo mundo procurando uma “TETA”, mas infelizmente a vaca possui 4 apenas e nosso rebanho não é de 40 milhões de vacas, para cada um ter a sua…
    Os de esquerda, há décadas desmoralizam a “Policia de Estado”, claro que houve e haverá excessos, mas infelizmente é pertinente da espécie humana, alguns quando com o poder, tem a certeza que são diferentes e mais merecedores…
    Quando o traficante coloca meia-duzia no micro-ondas, os moradores da COMUNIDADE não se mobilizam e nem fazem passeatas, muito menos a imprensa de mobiliza, afinal de contas, DO MARGINAL SÓ SE PODE ESPERAR ISSO, eles não tem corregedoria, ouvidoria ou a mídia no pé.
    Mas, do Policial se espera totalmente o contrário, ele sempre, digo, absolutamente sempre, não pode errar, não possui o direito de sentir fome, sede ou cansaço, estresse então, é inadmissível, é comparado a uma maquina de venda de salgadinhos, se falhou e não saiu o pacote, “porrada nele” e diga-se, deve permanecer ali no seu canto, inerte…sem reação!
    Vivenciamos uma epoca dificil, a familia demolida, pouco a pouco, não se tem mais o respeito a nada!
    Acompanho as noticias, em pleno ano escolar, estudantes invadindo escolas, movimentos de esquerda (hoje sociais) insuflando e ensinando como proceder, ou os senhores creem mesmo que isso partiu da cabecinha deles?
    Evidentemente, não concordo com uma decisão que envolva vários destinos, seja feita assim, por DECRETO, sem que haja uma participação ao menos para o conhecimento das necessidades da parte afetada. Vejo nisso, uma oportunidade de alguns aproveitarem da inabilidade dos gestores publicos em lidar com o problema, segundo alardeado pelo governo, cerca de 90 escolas terá o seu uso original alterado.
    Sem paixões, sem ideologismos, 90 escolas em um estado de 41 milhões de habitantes, mais de 600 municipios, uma capital que agrupa mais de 10 milhões de almas, justifica tamanha batalha?
    Na atual conjuntura, se nenhum aluno, disse NENHUM, ficar sem vaga, creio que o sacrificio valha, pois vejo na medida uma clara intenção de redução de custos. AINDA SOMOS O UNICO ESTADO QUE ARRECADA EM IMPOSTOS FEDERAIS 10 REAIS E RECEBE UM DE VOLTA!!!! Ñao pretendo ser o cavaleiro do apocalipse, mas, acompanhem as noticias, o estado do RJ já está com o pires na mão, RS nem se comenta, em poucos meses esta lista aumentará…
    Não digo que as pessoas deixem de lutar por seus direitos, devem sim, mas pelos meios legais, imaginem nossos colegas, que sem reajuste invadem o Palácio da Justiça, ocupam e deixam-no sem função, pois em prédio ocupado quem deveria não o faz.
    E enquanto as escolas permanecem ocupadas, creio que alunos fiquem sem aula ou a qualidade delas pior do que ja era anteriormente, mas, também há o lado dos professores temporários, que com esta organização pretendida, continuarão lecionando? No final da peleja, sempre o POVO (ALUNOS) prejudicados, cada vez mais o nivel de ensino das escolas publicas desaba, e caminhamos a passos largos, para a DOMINAÇÃO COMUNISTA, A URNA ELETRONICA, o VOTO DO ANALFABETO E ASSIM POR DIANTE!

    é o que penso

    C.A.

  53. GENTE ! QUEM VAI CONFERIR O TÍTULO DESSE DENOMINADO ” TIMÃOZINHO ” !, ELE O VERDADEIRO, DEL. NERO, !. DR. CONSELHO DE AMIGO, SAI FORA !, POIS S.M.J., ATÉ ” O DEUS DA BARBA E NOVE DEDOS NAS MÃOS (CONTERRÂNEO)” ESTÁ NA IMINÊNCIA DE VÊ O SOL NASCER QUADRADO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  54. SR. C.A.!, MEUS PARABÉNS PELO SEU EXPOSTO. MEU AMIGO ! EU SEMPRE DISSE E CONTINUAREI A AFIRMAR O ” RABO ESTÁ ABANANDO O CADELO”. VEJA SÓ S.M.J., CONCORDO EM TERMOS COM O SEU EXPOSTO. MEU IRMÃO !, SABE O QUE ESTÁ OCORRENDO, RESIDO A DUAS QUADRAS DE UM COLÉGIO RENOMADO NO BAIRRO E, ESSE LIXO DE DESGOVERNO DESTITUI TODO O ESTUDO E, SEGUNDO COMENTÁRIOS, VIRÁ UMA DAQUELAS INDIGESTAS, OU SEJAM ” ESCOLA DA CASA”, “VAGABUNDOS CONTUMAZES” OU MESMO UM ACONCHEGO PARA OS DENOMINADOS “NOIAS”. MEU IRMÃO, AS ” METRANCAS “, IRÃO FUNCIONAR ! E, ME AJUDEM AÍ Ó !

  55. A informação foi postada por um dos mais respeitáveis institutos de estudo sobre a variação da criminalidade no tempo e no espaço que é o Instituto Sou da Paz.

    O ALERTA é claro: “A POLÍCIA CIVIL ESTÁ ACABANDO”. Isso graças a imprevidentes e desastradas administrações superiores que gerenciam a instituição sob o slogan “Tudo pelo pessoal”.

    Por conta disso são recorrentes os casos divulgados na imprensa de mau atendimento, abandono completo das delegacias, corrupção, etc.

    O Governo, em conluio com a Administração Superior, não investe no aumento de efetivo da instituição que sobrevive graças ao empréstimo de funcionários de prefeituras municipais que, por não integrarem as carreiras da instituição, não tem compromisso algum com a qualidade do serviço que prestam. Investigadores e escrivães que ingressam com nível superior só permanecem até arrumarem outro emprego melhor, o que não é muito difícil.

    Não existe qualquer motivação econômica, só engodo, traduzido por penduricalhos nos vencimentos na forma de Gat’s, Bonus, Dejec e outras “babozeiras” mais, não extensivas a todos os policiais civis em atividades, muito menos aos aposentados.

    Diante desse quadro desalentador, a Administração Superior da Instituição, pensando com a bunda, para não perder a cadeira, na base do tudo pelo pessoal, manobra de forma inaceitável, quiça, ilegal com vistas ao retardamento indevido ao exercício do sagrado direito à merecida aposentadoria do policial pelas dezenas de anos prestados à instituição. Sem qualquer reconhecimento por isso, cria inúmeras dificuldades para EXPEDIÇÃO DA CERTIDÃO ATUALIZADA DE LIQUIDAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO, documento indispensável para o pedido de aposentadoria.

    Diz a lenda que são recorrentes as pressões exercidas por Diretores da Polícia Civil junto aos funcionários do DAP a fim de que procrastinem a expedição das citadas certidões. A lei determina a expedição de qualquer certidão em 7 dias, diante disso, se você, novamente, for vítima da sua própria instituição, recorra ao Poder Judiciário através de Mandado de Segurança para ter seu direito respeitado.

    URGE que as entidades de classe atuem para fazer cessar mais esse abuso perpetrado pela Administração Superior da instituição.

    A Polícia Civil vai ficar para os diretores e demais “de classe especial” para tirarem plantão, presidirem inquéritos, cumprirem cota ministerial, atenderem ao público, a PM, o MP, o Poder Judiciário, a GCM, levarem presos para os distritos de trânsito e para as audiências de custódia. Eles vão ficar bem felizes, mesmo porque se tiverem alguma sorte vão receber bonus, gat, dejec, etc. Parabéns e Boa Sorte.

    Ciclo Completo nesse quadro de pré falência institucional é só uma questão de tempo, não precisa nem de pressão da PM.

  56. 17 de novembro de 2015 Publicações Sobre o Sindicato
    REUNIÃO COM DELEGADO GERAL – Ouça a leitura da Carta lida pelo Presidente do SIPOL

    Fábio Morrone ao Excelentíssimo Delegado Geral na abertura da Reunião.

    http://sipol.com.br/

  57. JClaudio
    Boa explicação, com alguma ressalva.
    Tão difícil quanto ver Oficial na rua é ver Delegado na delegacia.
    Na época do Sr João Brejeiro, a primeira figura a ser vista ao adentrar no DP era o delegado numa mesa de frente pra porta, no grande estilo 1 e 3 DP do Degran. Hoje estão escondidos com raras exceções. Os mais altos salários do estado são q menos atende o contribuinte. Restando para os Operacionais da PC e Praças PM segurar o “beó”.

  58. Alguem consegue colar esse audio aqui…………

    Vejam o que está acontecendo….ou melhor , ouçam…

  59. Toda essa discussão é INÚTIL……………ouçam o audio…………

  60. A culpa de ter efetivo reduzido e insuficiente é da própria PC, não da SSP.

    Quer ver os dirigentes apresentarem algum processo para abertura de concurso público que tenha sido indeferido pelo Governo.

    Falta de planejamento, comodismo e jogo político, assim caminha a PC, mas o atendimento no plantão não pode parar.

  61. A continuar nesta pegada antes de 2030 não haverá mais pc. Soma-se, ainda, que dos atuais concursos só mocorongos quarentões foram aprovados. Em resumo: não fazem concurso e, quando fazem, só se aprova velhos para o trampo.

  62. Ciclo Completo da PM só servirá para quem for rico e tiver a PM ou um Oficial na mão.

    Quando o Nalini quer atendimento da PM, claro que pe atendido com a mais alta urgência, mas o cidadão comum ao ligar para o 190 tem que esperar e em muitos casos nem sequer é atendido.

    O Sr. Nalini ve muitas viaturas patrulhando perto de sua residência, inclusive no trajeto que faz até o aeroporto para comprar ternos em Miami, mas o cidadão comum só vê viatura estacionado em locais de ampla visibilidade e ao redor da sua residência só moscas e malas.

    A noite então, são duas viaturas por CIA para atenderem o famigerado povo, uma do sargento para voar e outra do tenente para plainar.

    Sobre os flagrantes, eles chegam depois de 2 ou 3 horas da abordagem e depois querem que a delegacia entenda o caso, resuma a termo e faça a papelada do preso em 30 segundos.

    Peça um BO da PM e depois de 7 dias você poderá obter uma cópia, mas para o Sr Nalini sai à expresso.

    PM não quer mais divulgar seu efetivo para o povo não saber que a maioria presta serviço administrativo e as ruas estão sem efetivo suficiente para o preventivo, que maioria do efetivo de choque só serve para eventos particulares de futebol e que de cada quatro viaturas nas escalas das CIAS, no máximo 2 patrulham e atendem ocorrências.

    Ademais, querer assumir funções de polícia judiciária sem que prejudicasse o decadente policiamento preventivo é impossível, mas aos olhos de quem tem toda a PM na mão e basta um telefonema no celular do coroné para resolver seus problemas será muito bom.

  63. 17 de novembro de 2015
    REUNIÃO COM DELEGADO GERAL – Ouça a leitura da Carta lida pelo Presidente do SIPOL

    Fábio Morrone ao Excelentíssimo Delegado Geral na abertura da Reunião.

    http://sipol.com.br/

    ALGUÉM OUVIU O AUDIO DA LEITURA FEITA PELO SINDICALISTA AO DG ?????????????

  64. O Art. 1º da Lei 9051/95 assegura ao requerente que a Administração expeça a certidão requerida no prazo improrrogável de 15 DIAS.

    Se você é um dos vários policiais civis que requereram a Certidão Atualizada de Liquidação de Tempo de Serviço para fins de Aposentadoria e o DAP, por pressão da Administração, está te enrolando para expedir a certidão, MANDADO DE SEGURANÇA em cima. A jurisprudência está repleta de casos assim. Mandado de Segurança não tem custas judiciais.

    A Administração não pode criar obstáculo a quem tem o sagrado direito de se aposentar após dedicar grande parte da vida à Polícia Civil em detrimento, entre outras coisas, do próprio convívio familiar.

  65. Colega, onde se encaixa aqueles 90 dias que a administração obriga vc a ficar trabalhando, após protocolar no Dep. pessoal o pedido certidão para aposentadoria ?

  66. SR. “PAPA MIKE E JCLAUDIO”. MEUS PARABÉNS PELOS VOSSOS EXPOSTOS !. MEUS IRMÃOS SE QUALQUER UM DO POVO FOR AGORA NUMA DELEGACIA DE POLÍCIA, O ÚNICO QUE EFETIVAMENTE LÁ ESTÁ TRABALHANDO CHAMA-SE ” ESCRAVÃO DE POLÍCIA”. E O RESTO, S;M;J. “COÇANDO O SACO”. PESSOAL EU PARTICULARMENTE QUANDO NA ATIVA, 50% DA CARREIRA FOI EM DELEGACIAS DE BAIRROS NOBRES, DENOMINADAS DE “BACANAS”. MUITOS “MAJURENGOS” DAQUELA ÉPOCA ERAM DORMINHOCOS, OCORRE QUE ÀS VEZES OS ” HOMENS” VOAVAM, E MAIS PARECIAM PASSARINHOS E, ESTE INFELIZ LÁ NA VELHA MÁQUINA, TINHA QUE TOMAR DECISÕES E ATÉ TIPIFICAR DELITOS DE FLAGRANTE. DIGO E AFIRMO ESSA SEQUELA CONTUMAZ DE POLICIAIS CIVIS E PRINCIPALMENTE DE ESCRIVÃES PASSOU A OCORRE APÓS O INGRESSO DESSA TURMA QUE ATÉ HOJE AÍ ESTÁ NO GOVERNO DO ESTADO. ELES FORAM MINANDO AO PONTO DE HOJE ESTÁ ESSA CALAMIDADE, ENQUANTO QUE A POPULAÇÃO PRATICAMENTO MULTIPLICOU-SE. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  67. COLEGAS !, S.M.J., COM RELAÇÃO AO PEDIDO DA APOSENTADORIA DO POLICIAL, PRINCIPALMENTE O CIVIL, ELES FICAM PROCURANDO PÉLO EM OVÔ. POIS A TRAMITAÇÃO DO PEDIDO PASSARÁ PELO CRIVO DA FAMOSA CORRÓ, A FIM DE VERIFICAR SE O FUNCIONÁRIO NÃO ESTÁ RESPONDENDO “PEPAS” E, EM ESTANDO, AGUARDE A CONCLUSÃO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  68. dia d disse:

    19/11/2015 às 20:24

    o governo estadual alega que a falta de efetivo da policia civil , se deve a aposentadoria compulsória pela lei 144/2014..

    me nego a concordar com esta desculpa…….. pois nós policiais ativos , sabemos que aqueles dinossauros que foram desativados, estavam encostados a muito tempo…….

    na verdade 95% de qualquer policial civil com mais de 60 anos , não esta somando em nada no policiamento….

    precisamos urgentemente de novos policiais para continuarmos a luta contra o crime…………………..e vence los ….
    ————————————————————————————————————————————————————————-

    tenho 50 anos e estou a espera de minha ação na justiça por paridade e integralidade, não quero mais saber de nada, e essa historinha que a 144/14 é responsável pela redução do efetivo é uma mentira deslavada, basta checar quantos policiais saíram nessa circunstância.

  69. A déficit foi sanado a moda da casa ( servidores municipais e estagiários ). Na região onde trabalho, aqui no interior de SP -próximo á Piracicaba/SP, tudo esta na mais absoluta tranquilidade, não falta funcionários, tromba um no outro. Quando a solução dos problemas são resolvidas de maneira á mascarar as necessidades da Polícia Judiciária, não há porque o governo se preocupar, no entanto “não existe déficit de funcionários”. Quem deveria encabeçar movimentos junto ao governo, não os fazem , desta forma o governo não é incomodado e com isso quem paga é a sociedade que não possui a Polícia Judiciária para elucidar os crimes .

  70. ALGUÉM OUVIU O AUDIO DA LEITURA FEITA PELO SINDICALISTA AO DG ?????????????

    Nada mais será espantoso, por parte desse desgoverno………..ouçam

  71. MUDANDO UM POUQUINHO DE ASSUNTO. QUE DIZER QUE O TIMÃOZINHO FOI HEXA É !., RAPAZ !, ALÉM DA AJUDA DO ” APITO AMIGO “, AINDA TEVE A AJUDA DE “BAMBIS”. PREFIRO O OCTA. JOGANDO O VERDADEIRO FUTEBOL. ME AJUDEM AÍ Ó !..

  72. Excelente o comentário do JClaudio!

    O ciclo completo da PM, além de colocar mais trabalho sobre os ombros dos praças, será regido por um Código Militar que engessa o pensamento investigativo.

    Investigar é diferente de usar a força para conter o criminoso. E ser militar não ajuda nas duas atividades; só torna mais caro.

    Investigar é uma arte de perceber os fatos além daquilo que foi dito e mostrado, encontrar o que os criminosos querem esconder e conseguir apresentar suas conclusões de modo inteligível para apreciação do juiz.

    ————————

    JClaudio disse: 20/11/2015 às 11:24

    Deixa eu explicar para os que dizem que damos canseira no público nos DPs:

    Uma ocorrência simples, demora em média trinta minutos para ser feita, porque existem vários campos obrigatórios a serem preenchidos, não é aquele formulário impresso obrigatoriamente de caneta preta (que se preencher de azul fica preso), logo, se o cidadão chegar no DP e tiverem quatro pessoas na frente dele, ele irá ser atendido depois de duas horas. Ocorre, que dificilmente alguém chega em uma delegacia e tem menos de quatro pessoas na frente.

    Você praça que defende seu oficial, me mostra uma cópia de um BO PM assinada por um capitão, major, tenente coronel ou coronel, onde ele consta como componente da equipe.

    Outro aspecto a ser levado em consideração nessa equação, as ocorrências de óbitos tem prioridade e são passadas na frente das demais, então, se o cidadão que chegou no DP que tinham quatro pessoas na sua frente tiver o azar de chegar alguma ocorrência de óbito ele terá que esperar um pouco mais. Sem falar que de acordo com a LEI (não estou falando de resoluções, portarias, notas de instrução, portarias conjuntas, instrução continuada do comando, etc) pessoas maiores de 60 anos; gestantes; com crianças de colo e portadores de necessidades especiais tem prioridade de atendimento, nem vou falar de flagrantes, pois, todos sabem de sua complexidade. Aí chega a milicia no DP, que está lotado de vítimas de crimes que eles não conseguiram evitar e reclama que demora para ser atendido.

    Uma simples ocorrência de acidente de transito sem vitimas, que os “serviços de dia” das companhias da PM fazem uma na vida outra na morte demora mais que um BO PC.

    Eu sei muito bem porque o desembargador Renato Nalini defende tanto a milicia. Faço pos graduação na Escola Paulista da Magistratura e lá tem segurança patrimonial armada feita por empresa privada e PASMEM tem policiais militares escalados, fazendo segurança lá.

    Como pode alguém em sã consciência defender um modelo de polícia onde o policial (se for praça, claro), pode ficar preso por preencher um formulário de caneta azul, onde os superiores usam do RD PM para humilhar e assediar moralmente os subordinados. Onde praças e oficiais não podem tomar um cafezinho juntos. Onde a policial, ainda que gestante, é obrigada a levantar para ceder seu lugar para um oficial. Onde o policial tem que pedir permissão para se retirar, mesmo depois de ter cumprido sua obrigação, ou ter encerrado a conversa, para o seu superior (não estou falando de um “com licença” e sim de permissão). Já vi cenas cômicas onde o superior não concede a autorização e o subordinado deve permanecer imóvel na posição de sentido. REALMENTE AMIGO, ESSE DEVE SER O MODELO DE POLÍCIA DE CICLO COMPLETO EXISTENTE NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS.

    Quando você miliciano chega na delegacia para apresentar uma ocorrência, eu vou explicar como deve proceder, já que na PM não ensinam: Você não deve entrar na sala do delegado, ou do escrivão e depois que já está lá dentro pedir licença. Se você quiser falar com o delegado ou escrivão peça que o anuncie e nós o atenderemos, como sempre fazemos. O que vocês não sabem e nos seus cursos de formação não ensinam, é como apresentar a ocorrência no DP. A ocorrência que você está conduzindo deve ser apresentada inicialmente ao investigador de polícia do plantão, ou quem suas vezes fizer é esse policial que deve direcionar o ocorrência, para o escrivão, ou para o delegado. Outra coisa, vocês não tem direito de acompanhar as oitivas das partes, só os advogados ou curadores podem, quando pedimos para vocês saírem, pois, muitos não se tocam é porque as oitivas são individuais, não porque estamos “fazendo acertos”, como seus oficiais lhes dizem.

    Quando você miliciano chega para apresentar uma ocorrência, querendo prioridade e reclamando de ter ficado esperando, o seu colega (que você não considera colega e sim um “paisano com porte de arma”), o ESCRIVÃO DE POLÍCIA, já atendeu em média dez ocorrências seguidas antes da sua, mas para você, que faz várias pausas durante seu plantão, nos QSA da área, o escrivão é um vagabundo se parar cinco minutos para tomar um café.

    Finalizo dizendo, por conhecimento próprio, pois, nunca escondi de ninguém que antes de ser delegado foi SD PM por mais de dez anos, que o escrivão mais desidioso (se é que existe) trabalha mais que o mais diligente policial militar.

    Abraço

    P.s.: a PM nunca conseguirá o sonhado ciclo completo, ainda resta um pouco de juízo na cabeça dos governantes. Hoje os Estados são reféns das PMs, porém, com a possibilidade de se libertarem, se essa aberração (ciclo completo) fosse aprovada seriam servos eternos.

  73. GENTE !, DOA A QUEM DOER, MAIS PELO QUE PRESENCIEI DURANTE QUASE QUATRO DÉCADAS NA CONDIÇÃO DE ESCRAVÃO DE POLÍCIA, NÃO POSSO ME FURTAR EM DIZER QUE OS ÚNICOS CULPADOS POR TODAS ESSA PROBLEMÁTICAS QUE ASSOLAM A NOSSA EGRÉGIA POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO, SÃO ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE OS SENHORES DELEGADOS DE POLÍCIA,OU SEJAM, OS QUE JÁ SE FORAM, ASSIM COMO OS QUE AÍ ESTÃO, PRINCIPALMENTE EM TERMOS DE SALÁRIOS, POIS COMO BEM SABEMOS ELES SÓ OLHAM PARA OS PRÓPRIOS UMBIGOS. REPORTO-ME AO IRRISÓRIO RECONHECIMENTO DO N.U. DOS ESCRIVÃES E INVESTIGADORES, POIS S.M.J., ESSE DESGOVERNO ARREBATOU DE NOSSO BOLSO PARA REPASSAR PARA O DELES. E DIGO MAIS COM RELAÇÃO AO PROBLEMA DE FUNCIONÁRIOS ELES SÃO USEIROS E VEZEIROS EM “F” O FUNCIONÁRIO. LEMBRO-ME QUE HÁ HÁ 23 ANOS, NA ZONA OESTE DA CAPITAL, SAÍ DE UM D.P., ONDE MEU ACERVO CARTORÁRIO ERA DE 100 I.P.s, E O CARTÓRIO DO COLEGA DA PERMUTA ERA DE 80 I.P.s, ACONTECE QUE QUANDO APORTEI NO D.P., AQUELE CARTÓRIO MULTIPLICOU-SE PARA APROXIMADAMENTE 400 I.P.s. RESUMINDO NÃO PERMANECI NEM UM MÊS “TRABALHANDO” COM AQUELES “VIVALDINHOS”. NÃO SOU BURRO DE CARGA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  74. Os grandes coveiros da Polícia Civil de Sp são esses anciões, cardeais que ocupam cadeiras de Delegados Seccionais, Regionais e Conselho da PC.

    Esses pulhas sabem que já passaram do tempo de ir pra casa e estão desempenhando suas funções apenas para atender aos interesses do governo do PSDB e amealhar mais uns trocados com os recolhas…NADA MAIS.

    Se os policiais civis tivessem um mínimo de dignidade e inteligência, até por instinto de auto preservação, exigiriam que a Polícia Civil fosse dirigida por Delegados de Polícia com, no máximo, 15 anos de carreira. Explico: só quem tem sangue novo, idéias novas e motivação para lutar pela instituição onde fará carreira por pelo menos, mais 20 anos, é que está habilitado a gerenciar sua polícia visando um futuro melhor para TODOS os seus integrantes.

    Delegado velho e em vias de aposentar-se, é igual jogador de futebol “puta velha”, aqueles que já passaram por trocentos clubes, já fizeram fortuna no exterior e voltam, assinam contrato com qualquer clube a na gíria do futebol, passam a “roubar” o dinheiro do clube, porque já não correm, simulam contusões, quando entram em campo se encostam pelas laterais e quando o time perde, são os primeiros a ficar vomitando desculpas nos microfones da imprensa, tipo Ronaldinho Gaúcho nos últimos anos.

    Alguém acredita que algum Delegado cardeal, desses que já estão recebendo abono permanência, tenha algum interesse em lutar pela melhoria da instituição ? Depois de tudo que passaram e viram ao longo de suas carreiras ? Só desejam dizer amém aos Secretários de Segurança, para preservar suas cadeirinhas e os policiais civis que se explodam em suas justas reivindicações.

    É preciso reformular os critérios de gerenciamento e direção da Polícia Civil paulista, urgentemente, antes que ela seja, definitivamente engolida pela tropa xiíta do milicos desvairados.

  75. o brasil é o bão em muitas coisas.

    é o bão em eleições = temos as urnas eletronicas.
    é bão em policiamento = temos a policia militar investigando.
    é o bão em quantidades de crakeiros…..
    é o bão em quantidades de cheiradores…

    e pra ninguem se esquecer que somos os inventores dos bailes FUNKS.

    resultando em tudo …. somos os maiorais mundialmente….

    somos os bons………………………

  76. EM DISSE QUE OS DELEGADOS QUEREM MAIS POLICIAIS? ELES OLHAM APENAS PARA O QSJ DELES E MAIS NADA ! ALIÁS, QUANTO MENOS MELHOR PARA DIVIDIR kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  77. QUEM DISSE QUE OS DELEGADOS QUEREM MAIS POLICIAIS? ELES OLHAM APENAS PARA O QSJ DELES E MAIS NADA ! ALIÁS, QUANTO MENOS MELHOR PARA DIVIDIR kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  78. O jeito será fechar pequenas delegacias pelo Estado, e porque não fechar pequenas seccionais, e criar centrais regionais de plantão, investigação e flagrante.

  79. EU SÓ QUERIA ENTENDER…
    A SECRETINARIA DA INSEGURANÇA PÚBLICA E O DESGOVERNO DO PICOLÉ DE CHUCHU CULPAM A “APOSENTADORIA” PELA FALTA DE POLICIAIS CIVIS?
    A CARREIRA VEM SOFRENDO DÉFICIT DESDE OS ÚLTIMOS DEZ ANOS…
    A LEI DA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA ENTROU EM VIGOR EM 2014…
    ALGUÉM PODE ME EXPLICAR O QUE ESSES CARAS ESTÃO TENTANDO EXPLICAR?
    COMO DIZ O CHATENA: “ME AJUDA AÍ Ô”!!!

  80. SR. ” salve salve “!, EU PARTICULARMENTE QUANDO NA ATIVA, NA CONDIÇÃO DE “ESCRAVÃO”, JAMAIS QUIS SOMAR OU MESMO MULTIPLICAR, POIS CONSOANTE APOSENTADORIA COM PARIDADE E INTEGRALIDADE, PERANTE AQUELE ” FEROZ A.F.P.” EX-SSP. RAPAZ !. NÃO ACREDITEI, NÃO PELO MEU “PASSADO”, MAIS PELA MINHA AUDÁCIA . MEU AMIGO, NO INÍCIO DO OFÍCIO FORAM MAIS DE QUINZE ANOS SÓ DE “BOCA DO LIXO”. E A SEGUIR ALGUNS ANOS NA DO “LUXO” E POR DERRADEIRO PERIFERIA . MAIS, TENHO COMIGO UM DETALHE, JAMAIS ABANDONEI A VERDADEIRA VÍTIMA. QUANDO NOS PLANTÕES DIUTURNOS, AS VÍTIMAS JÁ ROUBADAS E MESMO FURTADAS, APÓS SEREM ATENDIDAS, ME QUESTIONAVAM E AGORA, COMO É QUE EU VOU PARA CASA !, POR INÚMERAS VEZES EU METIA A MÃO NO BOLSO E PAGAVA A PASSAGEM.LEMBRO-ME DE UM CIDADÃO TRABALHADOR QUE FOI ROUBADO NA RUA DA CONSOLAÇÃO E, AO CHEGAR NO PLANTÃO FOI POR MIM ATENDIDO E, AO ENTREGAR-LHE A CÓPIA DO B.O. ELE ME PERGUNTOU, DR. E COMO É QUE EU VOU CHEGAR EM CASA. PERGUNTEI, ONDE VOCÊ MORA, ELE RESPONDEU EM FERRAZ DE VASCONCELOS, PERGUNTEI E QUANTAS PASSAGEM, ELE REPONDE UM ÔNIBUS, UM TREM E OUTRO ÔNIBUS. ATO CONTÍNUO, METI A MÃO NO BOLSO E MANDEI ELE ANDAR, POIS OUTRAS VÍTIMAS ME AGUARDAVAM, E. ME AJUDEM AÍ

  81. Realmente a PC não é o melhor empregador!!!
    Grande parte reclama com notória razão. A única coisa que não entendo é que quando se abre concurso paras as carreiras operacionais da PC tem um monte de filho, irmão, sobrinho, cônjuge de PC se inscrevendo e lutando pela vaga. Se é tao ruim assim, pq isso ocorre???

  82. SR; ” salve salve” ! ME DESCULPE, MAIS SÓ COMPLEMENTANDO UM POUCO. EXISTIAM CERTOS “MAJURENGOS”, QUE QUANDO DOS FATOS ACIMA NARRADOS, SABE O QUE ELES FAZIAM !, ERAM OPERACIONAIS DA CENTRO E SÓ “CATAVAM BICHAS E PUTAS” E ENTUPIAM O PLANTÃO POLICIAL, COM ESSES ESTRUMES, ATRAPALHANDO O VERDADEIRO TRABALHO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA. E., TODOS ESTÃO NA ATIVA., S.M.J., COMO EX-DIRETOR, SECCIONAL OU DIVISIONÁRIO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  83. SR. “cabaço pede ajuda “, COMO JÁ DITO, LABUTEI HÁ DÉCADAS COMO ” ESCRAVÃO”, TENHO UM FILHO RECÉM FORMADO EM DIREITO NO MÊS DE DEZEMBRO P.P. E JÁ HABILITADO COM A COMPETENTE O.A.B; E,ELE ME PERGUNTOU PAI QUE TAL INGRESSAR NA CARREIRA POLICIAL. RESPOSTA MINHA : SÓ SE FOR NA POLÍCIA FEDERAL, MAGISTRATURA, DEFENSORIA OU PROMOTORIA. E JAMAIS AQUI

  84. A Polícia Civil a tempos está um lixo, vem enfraquecendo a cada dia, agoniza por falta de efetivo, está envelhecida e desanimada.

  85. Se não houver uma intervenção de quem de direito, a nossa queria Polícia Civil será: abatida, sangrada, esfolada, eviscerada, decapitada e amputada das pernas

  86. A Polícia Civil está falecendo? E se está, quais as ações necessárias para ressuscita – la?

  87. Aposentadoria Especial da Mulher:
    O Decreto Estadual referente à Aposentadoria Especial da Mulher, que reconhece 25 anos como o tempo para aposentadoria, será assinado e publicado pelo Governador Tarso Genro até a próxima sexta-feira (08/08), inclusive contendo o item relacionado à paridade. O Decreto reconhece o tempo definido na Lei Complementar 144/14.

  88. Nos anos que a economia estava em alta ou estavel sempre tivemos reajustes baixos e continuamos recebendo auxilio alimentacao ridiculo e agora com a crise nao teremos reajuste ao contrario de todos os trabalhadores do Estado.

  89. O governo demonstrou evidente preconceito, descrédito e abandono aos policiais ao negar o reajuste, sendo que todas as categorias do funcionalismo tiveram seus reajustes.

  90. Nem os policiais que foram afastados em 01 pela 144 foram sequer aposentados. A SSPPrev fazendo mil trapalhadas, todos estão sendo penalizados, mesmo tendo as garantias previstas em lei. Todo o funcionalismo teve seu reajuste, menos os policiais. Bem feito pra nós!!!!! Quem sabe a gente ser inutiel?

  91. Estrela me desculpe mas nao foi todo funcionalismo que teve reajuste.
    Somente o tribunal de contas, nem o magistério que fizeram 3 meses de greve teve.
    abraço

  92. Piso salarial do magistério é de R$ 1.917,78. O reajuste em janeiro deste ano foi de 13,01%

    O piso salarial do magistério foi reajustado em 13,01%  em janeiro de 2015, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. O valor do piso para  2015 é de R$ 1.917,78.
    —————
    Somente nos mesmo que nao tivemos reajuste!!!!!!

  93. SR. “Direto de Souza. Alô meu amigo JB “.RAPAZ !, EU NÃO SEI O QUE ACONTECE COM ESSE GOVERNO EM RELAÇÃO AOS POLICIAIS DE SÃO PAULO. EU MESMO FUI VÍTIMA DESSE DESGOVERNO. COMO BEM SABEMOS ELES JAMAIS RECEPCIONARAM A VERDADEIRA LEI QUE CONCEDE PARIDADE E INTEGRALIDADE AOS POLICIAIS CIVIS, OU SEJA A LEI 51/85, EM RESUMO, TIVE QUE TRABALHAR APROXIMADAMENTE SETE ANOS A MAIS, PARA ADQUIRI A PARIDADE E A INTEGRALIDADE. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  94. JOÃO BREJEIRO. em 20/11/2015 às 21:35
    SR. ” salve salve “!, EU PARTICULARMENTE QUANDO NA ATIVA, NA CONDIÇÃO DE “ESCRAVÃO”, JAMAIS QUIS SOMAR OU MESMO MULTIPLICAR, POIS CONSOANTE APOSENTADORIA COM PARIDADE E INTEGRALIDADE, PERANTE AQUELE ” FEROZ A.F.P.” EX-SSP. RAPAZ !. NÃO ACREDITEI, NÃO PELO MEU “PASSADO”, MAIS PELA MINHA AUDÁCIA . MEU AMIGO, NO INÍCIO DO OFÍCIO FORAM MAIS DE QUINZE ANOS SÓ DE “BOCA DO LIXO”. E A SEGUIR ALGUNS ANOS NA DO “LUXO” E POR DERRADEIRO PERIFERIA . MAIS, TENHO COMIGO UM DETALHE, JAMAIS ABANDONEI A VERDADEIRA VÍTIMA. QUANDO NOS PLANTÕES DIUTURNOS, AS VÍTIMAS JÁ ROUBADAS E MESMO FURTADAS, APÓS SEREM ATENDIDAS, ME QUESTIONAVAM E AGORA, COMO É QUE EU VOU PARA CASA !, POR INÚMERAS VEZES EU METIA A MÃO NO BOLSO E PAGAVA A PASSAGEM.LEMBRO-ME DE UM CIDADÃO TRABALHADOR QUE FOI ROUBADO NA RUA DA CONSOLAÇÃO E, AO CHEGAR NO PLANTÃO FOI POR MIM ATENDIDO E, AO ENTREGAR-LHE A CÓPIA DO B.O. ELE ME PERGUNTOU, DR. E COMO É QUE EU VOU CHEGAR EM CASA. PERGUNTEI, ONDE VOCÊ MORA, ELE RESPONDEU EM FERRAZ DE VASCONCELOS, PERGUNTEI E QUANTAS PASSAGEM, ELE REPONDE UM ÔNIBUS, UM TREM E OUTRO ÔNIBUS. ATO CONTÍNUO, METI A MÃO NO BOLSO E MANDEI ELE ANDAR, POIS OUTRAS VÍTIMAS ME AGUARDAVAM, E. ME AJUDEM AÍ

    ,,,,, ……. ,,,,,,,,

    FOREST GUMP

    Desculpe amigo, sei que suas histórias são valorosas, também vivenciei tudo isso, a propósito, contando com o Sergio Do Pietro que era Carcepol trabalhando como Escripol adoc. e com um outro funcionário que não lembro o nome, do serviço de agua e esgoto do estado, também Adoc, totalizaram 14 escrivães na chefia , três no reforço, um chefe e mais uns três ou quatro no cartório Central, hoje pelo que sei são cinco na chefia tendo que tocar o plantão, inclusive.
    Mas quem vive de passado é museu.
    precisamos é de salário e condições de trabalho, o DECAP hoje esta uma bosta, falta funcionários e tudo mais , perigo iminente de fechar, faltam escrivães e dê mais carreiras. Delegado se faltar eles ficam felizes por ganhar o GAT.

  95. SR. ” Polícia é sempre Polícia ” ! ME DESCULPE, MAIS NÃO É QUE MINHAS ESTORIAS SÃO VALOROSAS NÃO !. O QUE EFETIVAMENTE ACONTECE É QUE ELAS SÃO VERDADEIRAS, O SR. JÁ OUVIU AQUELA VELHA FRASE ” EU MATO A COBRA E MOSTRO O PAU”. OCORRE QUE COMO EU JÁ DISSE, DE TODOS, SEM EXCEÇÃO, A MAIORIA DESSES “MAJURAS QUE ” AÍ ESTÃO E DAQUELES QUE JÁ SE FORAM NAS ÚLTIMAS QUATRO DÉCADAS, EM TERMOS DE CAPITAL, CONHEÇO NADA MAIS NADA MENOS DO QUE 70 % DELES. MEU AMIGO, QUANDO NA ATIVA, SÓ DE PORTARIAS CUMPRI 38 ( TRINTA E OITO), PORTANTO FORAM 38 UNIDADES DISTINTAS E, TODAS SEM EXCEÇÃO NO ANTIGO DEGRAN E ATUAL DECAP. RAPAZ !, LEMBRO-ME COMO SE FOSSE HOJE, UM COLEGA NA ÉPOCA LÁ NO ANO DE 1979, ERA UM GRANDE “TIRA” DA ANTIGA DIVISÃO DE CRIMES CONTRA A PESSOA, HOJE DHPP. EU NO 4 D.P., DELEGACIA NA É OPOCA ÁREA DAS CASAS DAS PRIMAS, CORRIQUEIRAMENTE EU IA LÁ PARA BEBERICAR E CONFABULAR COM OS COLEGAS, SABE QUEM SEMPRE APARECIA POR LÁ, COM LIVROS DEBAIXO DOS BRAÇOS, VISTO ESTUDAR DIREITO NO MACKENZIE, UM TAL DE “DOMIGUINHO”. AGORA CABE A VOCÊ DEDUZIR OU MESMO ADIVINHAR QUEM É O VERDADEIRO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  96. O PM adentrou a padaria e o comerciante sabendo que eles são apreciadores, solícito ofertando-lhe o quitute perguntou: “coxinha”?
    E só pra variar, o PM interpretou erroneamente a indagação.

  97. Seu eu fosse seu patrão, eu lhe concederia reajuste salarial a troco do que? porque eu haveria de mexer com minhas economias se você já produz o necessário para minha empresa? se quer você tem sindicatos para ti representar e me pressionar ! eu como patrão uso habitualmente a palavra (crise) para me furtar de minhas obrigações legais de lhe repassar o reposição salarial obrigatória ! se ninguém me cobrar, eu fico na minha e se cobrar eu digo que estou faturando menos e por isso não posso fazer nada por você, ainda culpo o governo federal por essa crise atribuindo á ele a culpa de você estar ganhando menos , eu digo também que a culpa é da inflação ! Mas se o seu sindicato ficar no meu calcanhar, deflagrar greves, ai eu serei obrigado a rever minha postura, mas mesmo assim eu lutarei para lhe dar o menor porcentual possível e parcelados, seria algo bem insignificante para servir de exemplos para os demais que pensam em fazer o mesmo. LEMBREM-SE…EU SOU O SEU PATRÃO E VOCÊS COMEM EM MINHAS MÃOS !

    É ASSIM QUE PENSA O GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIM DO PSDB DO ESTADO DE SÃO PAULO !

  98. Fazia muito tempo que não postava, mas, vamos lá.

    O problema da sociedade é o capital humano; veja, tem muito doutor em segurança pública, especialista, autoridade,

    presidente de instituição, etc., que não sabe Matemática no estágio mais básico.

    Fazendo uma conta simples e considerando a arte estatística, lhes digo que, dentre o universo investigativo policial, o

    estado de São Paulo e seus 43 milhões de habitantes está pendurado por, pasmem, não mais do que 4 mil valorosos.

    Por isto que, nem assisto programas com policiais graduados que se posam de entendidos , nem doutores das mais

    renomadas universidades do país, nem consultorias especializadas, tampouco instituições de qualquer forma:

    simplesmente pelo motivo de desconhecerem Aritmética (titubeiam na Adição).

    A realidade é muito pior do que os pós-doutores e super especialistas e a mídia conseguem toscamente percebem.

    43000000/4000 = (divida você)

  99. Que belo discurso do Fabio Morrone.
    Só ele fala por todos, os demais vivem puxando a brasa para suas sardinhas, o que leva a desunião, à soberba, ao desmerecimento para com as demais carreiras, e isso só interessa ao governo e a pm.
    Claro que o discurso entrou por um ouvido e saiu por outro, ou vocês acham que o DG vai se indispor com o governador ou secretario para nos defender?
    Que coisa, o governador recebe sindicato de motoboys, sem desmerecer a classe, mas não nos recebe, que triste constatação, nossa moral está abaixo de zero, culpa de quem?
    Bom, melhor não polarizar, o fato é que estamos na reta final, já é sabido que somos um paciente em estado terminal, sofrendo dia após dia, e o pior, consciente e orando pra esta angústia acabar, só basta desligar os aparelhos, e isso a pm fará com prazer.
    Notem que isso não será por maldade, será por dó, afinal até eles sabem de nossa penúria. (nós operacionais, não os apadrinhados(as).
    Acabo de receber fotos e vídeo de uma linda moça colega pm de MG, que levou um tiro de traficantes, que coisa triste, tão linda e passa por momentos tão difíceis, assim como aquela outra colega pm passou aqui em São Paulo, próximo ao Ceasa.
    Enquanto alguns aqui vociferam em seus teclados palavras diminutivas, colocando irmãos contra irmãos, seres humanos, colegas de profissão, perdem a vida neste momento, ou passam por mazelas como esta moça lá em MG.
    Que coisa, onde vamos parar?
    Bem amigos, pc´s,pm´s,pf´s, gcm´s, enfim, todos os que colocam suas vidas em risco todos os dias, boa sorte a todos, vamos precisar.

  100. Museu tem a utilidade de demonstrar aos mais novos o que foi o passado, para que eles entendam o presente, aprendam com os erros pretéritos e planejem melhor o seu FUTURO!!!

    C.A.

  101. Em dez anos de aumento de demanda nas delegacias, a Polícia Civil em sentido contrário encolheu em 5 mil policiais. Por conta disso o governo e a cúpula da Polícia Civil querem resolver o problema com reengenharia, fechando delegacias ou criando toda sorte de obstáculos para o policial alcançar a sua merecida aposentadoria, procrastinado a expedição da certidão de liquidação de tempo de serviço. Se você tem condições de aposentar, não espere pegar uma “piça” que acabe com essa possibilidade. A coisa ainda vai piorar mais, apesar de não sabermos como, vez que pela atual situação da Polícia Civil, por vezes acreditamos que já tenha piorado tudo..

  102. Já que o assunto é aposentadoria, se preparem…..ventos do Oeste trazem mais maldades!

  103. Quais outras maldades que o governo poderá nos fazer? não tem mais onde ! fico pasmo com os delegados não se manifestarem em absolutamente nada, até dá impressão que eles serão poupados e terão um lugar prometido que será bem melhor , talvez no ministério público? ou serão coronéis? sei lá, tudo é sinistro demais, nem os sindicatos mostram o nariz, qual será a próxima maldade? vamos pedir socorro para quem?

  104. LUIZINHO PIU disse:
    20/11/2015 ÀS 21:35
    EU SÓ QUERIA ENTENDER…
    A SECRETINARIA DA INSEGURANÇA PÚBLICA E O DESGOVERNO DO PICOLÉ DE CHUCHU CULPAM A “APOSENTADORIA” PELA FALTA DE POLICIAIS CIVIS?
    A CARREIRA VEM SOFRENDO DÉFICIT DESDE OS ÚLTIMOS DEZ ANOS…
    A LEI DA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA ENTROU EM VIGOR EM 2014…
    ALGUÉM PODE ME EXPLICAR O QUE ESSES CARAS ESTÃO TENTANDO EXPLICAR?
    COMO DIZ O CHATENA: “ME AJUDA AÍ Ô”!!!

    ====================================

    CARAMBA !! sera que o culpado pela pindaiba que a pc esta, um dos culpados é o JOÃO BREJEIRO ?

    POIS ESTE SENHOR É UM DOS QUE SE APOSENTARAM …..E ELE NOS ABANDONOU.

    ………..VOLTE JOÃO BREJEIRO…………VENHA NOS REFORÇAR…O SEU LUGAR ESTA GARANTIDO.

  105. SR. “camanducaia” ! UM TAPINHA NO CHEIROSO !, MEU IRMÃO, ATÉ HOJE NÃO SEI COMO CONSEGUI SAIR DESSA CONFUSÃO/ENCRENCA E, VOCÊ ME CONVIDA A VOLTAR. MAIS VOCÊ SABIA, PENSAMENTO MEU !, SE TIVESSE QUE INGRESSAR NOVAMENTE NA NOSSA EGRÉGIA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO, NÃO TITUBEARIA EM NOVAMENTE “BATER MÁQUINAS”. COLEGA !, O QUE ACONTECE É QUE OS POLICIAIS OPERACIONAIS SÃO CONTUMAZES GUERREIROS, PARA QUEM EU TIRO O CHAPÉU DIUTURNAMENTE. AGORA COMO RELAÇÃO À ADMINISTRAÇÃO, NOTA ZERO PARA ELES E, PRINCIPALMENTE PARA ESSE DESGOVERNO QUE HÁ ANOS ESTÁ NOS FUNDENDO. RAPAZ !, MAIS NEM AS PRIMAS DA RUA AUGUSTA CONSEGUI MAIS VISITÁ-LAS, OS “CARAS” SÓ MANDAM 0%…0%…0%..! E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  106. Freud18 disse:
    21/11/2015 ÀS 13:22
    Que belo discurso do Fabio Morrone.
    Só ele fala por todos, os demais vivem puxando a brasa para suas sardinhas, o que leva a desunião, à soberba, ao desmerecimento para com as demais carreiras, e isso só interessa ao governo e a pm.
    Claro que o discurso entrou por um ouvido e saiu por outro, ou vocês acham que o DG vai se indispor com o governador ou secretario para nos defender?
    Que coisa, o governador recebe sindicato de motoboys, sem desmerecer a classe, mas não nos recebe, que triste constatação, nossa moral está abaixo de zero, culpa de quem?
    Bom, melhor não polarizar, o fato é que estamos na reta final, já é sabido que somos um paciente em estado terminal, sofrendo dia após dia, e o pior, consciente e orando pra esta angústia acabar, só basta desligar os aparelhos, e isso a pm fará com prazer.
    Notem que isso não será por maldade, será por dó, afinal até eles sabem de nossa penúria. (nós operacionais, não os apadrinhados(as).
    Acabo de receber fotos e vídeo de uma linda moça colega pm de MG, que levou um tiro de traficantes, que coisa triste, tão linda e passa por momentos tão difíceis, assim como aquela outra colega pm passou aqui em São Paulo, próximo ao Ceasa.
    Enquanto alguns aqui vociferam em seus teclados palavras diminutivas, colocando irmãos contra irmãos, seres humanos, colegas de profissão, perdem a vida neste momento, ou passam por mazelas como esta moça lá em MG.
    Que coisa, onde vamos parar?
    Bem amigos, pc´s,pm´s,pf´s, gcm´s, enfim, todos os que colocam suas vidas em risco todos os dias, boa sorte a todos, vamos precisar.
    ____________________________________________________________________________________________

    COLEGA, PELO VISTO, VOCÊ FOI UM DOS POUCOS QUE SE DEU AO TRABALHO DE OUVIR O “AUDIO” DA REUNIÃO DO SIPOL COM O DG.

    E te falo…………….ele gravou, sabendo que estava falando para um poste, e quis denunciar a situação.

    Preste atenção………..quando diz ao DG, que QUEM SENTA À MESA COM O GOVERNADOR, NÃO NOS REPRESENTA, disse que ESTAMOS SENDO VENDIDOS………

    Somos pais de família, independente de sermos Policiais, o desrespeito é latente, o efeito Opus Dei, Hitler, etc; infectou à todos nestes mais de 20 anos dessa raça….

  107. Criticar é fácil, ajudar, não… disse:
    18/11/2015 ÀS 17:59
    tenho certeza que o Fábio sabia que estava falando para um poste………por isso gravou,

    para que nós soubéssemos o que está acontecendo. Pois, dessa forma que está a situação, cai por terra até a própria

    existência dos sindicatos. Se não tem representatividade perante o governo, e quem senta-se à mesa com o governador são os delegados, que só falam por eles próprios………..ACABOU….

    Nem discutir neste espaço faz sentido. Diante dessa situação, se os sindicatos não tomarem nenhuma providência, só ficará aberto aquele que dispor de algo que interesse…….

    ALGUÉM CONSEGUE POSTAR O AUDIO AQUI ?

    ESTOU POSTANDO DESDE QUANDO SAIU O “AUDIO” DA REUNIÃO…………..E NÃO VI NINGUÉM CIENTE…..OU CONSCIENTE.

  108. MUDAR O FOCO…………….É A ALMA DO ESTADO…………..

    ESTADO ISLÂMICO DE SP………

  109. O E.I. …………GERA RECEITAS DA ILICITUDE…………SEQUESTROS, TRÁFICO, ROUBOS, ETC

    QUAL A DIFERENÇA DO PCC ? ENTÃO, JÁ VIVEMOS UM ESTADO ISLÂMICO EM SP……………

    COM UMA PEQUENA DIFERENÇA……….AQUI MORREM MUITO MAIS PESSOAS DO QUE NOS ATENTADOS……….TEMOS UM ATENTADO POR ….DIA…….

  110. TUDO BEM, VAMOS IGNORAR ESTA SITUAÇÃO AQUI, JÁ FAZ PARTE DA NOSSA ROTINA E COTIDIANO………

  111. C.A. disse:
    21/11/2015 ÀS 14:03
    Já que o assunto é aposentadoria, se preparem…..ventos do Oeste trazem mais maldades!
    _________________________________________________________________________________________________

    VOCÊ TEM ALGUM INFORME OU INFORMAÇÃO DESSE GRUPO DE MALDADE, REUNIDO COM PRAZO DE 60 DIAS, PARA DISCUTIR SOBRE NOSSA APOSENTADORIA ?

  112. CREIO QUE O POSTE FAZIA XIXI NOS CACHORROS……

  113. Não faz sentido, vir aqui reclamar de REAJUSTE, se ouviu o audio da reunião e entendeu….

  114. Não faz sentido vir aqui e reclamar de nada…………é o que viramos para este desgoverno…….NÃO SOMOS OUVIDOS

    ESTAMOS FALANDO PARA NÓS MESMOS………….

    AQUI SÓ SERVE PARA “””DIVÔ””…….

  115. NÃO PRECISAMOS ATACARMOS UNS AOS OUTROS PARA CRIARMOS DESUNIÃO……….

    BASTA DESCLASSIFICAR UM COMENTÁRIO QUE TENTE GERAR UNIÃO………….OU POSTAR EM PAUTA OUTRO TEMA.

  116. MUDANDO UM POUQUINHO DE ASSUNTO. ” GRANDE O VERDADEIRO ! ” ME AJUDE AÍ Ó !, PRIMEIRAMENTE MEUS PARABÉNS PELO HEXA, DUVIDOSO. COMO É QUE PODE ALÉM DO “APITO AMIGO” AINDA TERES A AJUDA DE “BAMBIS”. RAPAZ !, MAIS UMA VEZ ME AJUDE AÍ Ó !…

  117. E vai perder muito mais!!!!! Quem está em lugar bom, uma infima minoria, óbviamente fica e, quem está nas pastelarias, nos Deinters, com certeza cai fora assim que puder. Vc fica se arriscando a arrumar uma piça, então cai fora mesmo, não há condições alguma de trabalho, falta funcionários ( eles existem, mas sabe-se lá por onde andam), ficar prá que???

  118. Porque nao aproveitam os cargos de carcereiros e colocam com agente de policia juntando tudo?

  119. GRANDE VALTÃO ! ,HOJE É QUARTA FEIRA ! E, S.M.J., É DIA DE “FEIJOADA”. RAPAZ !, JÁ ESTOU AQUI NO ” ZÉ MENINO”. SE ELES VIEREM COM AQUELE FUTEBOLZINHO ESDRÚXULO QUE EXIBIRAM CONTRA O ” REBAIXADO “VASQUINHO”, TOMARAM AQUELE “SACODE” QUE ATÉ PERDERAM O RUMO DA SUBIDA DA SERRA. E. ME AJUDEM AÍ Ó !…

  120. CORRIGINDO, TOMARÃO, E NÃO COMO ESCRITO. E, SÓ COMPLEMENTANDO MAIS UM POUQUINHO ” ENTROU NA VILA, TERMINANTEMENTE VAI SAIR SEM VIDA”, OS ” GAMBÁS E OS BAMBÍS ” QUE O DIGAM. E, ANTES QUE ALGUÉM QUESTIONE, AQUI NOS SOMOS “OCTA”, LÓGICO QUE JUNTO COM O “PORQUINHO”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s