Policiais de São Paulo terão aulas para tratar melhor negros, gays e travestis 108

Secretário de Segurança Pública de SP, Alexandre de Moraes falou com exclusividade ao R7

Diego Junqueira e Érica Saboya, do R7

Secretário afirmou que PM não vai participar da reintegração de posse das escolas ocupadasEduardo Enomoto/R7

A partir de 2016, a formação de policiais militares e civis do Estado de São Paulo vai incorporar a questão da diversidade no treinamento. O objetivo é melhorar a abordagem dos agentes a minorias como os travestis, a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e os dependentes químicos, além dos negros. A promessa é do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes.

— Vamos fazer treinamentos práticos para que o policial saiba fazer uma abordagem melhor, mais respeitosa, em relação ao dependente químico, a negros. Isso vai ser incluído a partir do ano que vem na formação.

Em entrevista exclusiva ao R7, o secretário não admitiu que exista um excesso de violência policial na periferia da Grande São Paulo, mas afirmou que os casos não serão tolerados.

A violência policial no Brasil tem provocado constantes críticas de organismos internacionais. Em fevereiro de 2014, um relatório do Departamento de Estado dos EUA trouxe duras críticas à PM (Polícia Militar). Estudos da Human Rights Watch (HRW) e do Comitê sobre os Direitos da Criança da ONU (Organização das Nações Unidas) também apontam problemas semelhantes.

O secretário negou a existência de grupos de extermínio dentro das corporações paulistas, rebatendo declaração do ouvidor das polícias de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves.

— Ele, como ouvidor, deveria apresentar as provas. (…) Eu quero que alguém aponte uma prova de que existe isso. Não existe. O que existe são situações em que policiais, na verdade bandidos de farda, se excedem e matam.

Sobre as 48 escolas estaduais ocupadas em São Paulo, o secretário afirmou que a PM não será usada nos processos de reintegração de posse.

— A Polícia Militar só agirá se houver dano ao patrimônio público ou se houver uma briga.

Atual chefe da segurança pública do Estado, Moraes é formado em direito pela USP, onde é professor. Ele já foi secretário estadual de Justiça (2002-2005, na gestão Alckmin) e secretário municipal de Transportes (2007-2010, gestão Kassab).

Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

R7 – A resolução SSP-40/2015 foi elogiada na época de sua edição. A redução da letalidade policial, porém, tem sido tímida. Como melhorar esse índice?

Alexandre de Moraes – Nesses nove meses, a letalidade da Polícia Militar, se comparada aos nove meses do ano passado, já diminuiu pouco, mas diminuiu, em torno de 1,39%. Mas se nós pegarmos os seis meses [anteriores à resolução], de setembro a março, a queda já é de 10%. O que demonstra isso? Nós conseguimos inverter a curva, que vinha ascendente desde o segundo semestre do ano passado. Tomamos [também] outras medidas, como mapear nos últimos cinco anos os policiais que tiveram três eventos de letalidade. Todos foram retirados e colocados num grau abaixo de confronto.

R7 – O que explica os altos números de letalidade registrados em 2014?

Moraes – Nós temos um fenômeno há algum tempo, há cerca de três anos, de uma entrada cada vez maior de fuzis, de armamento pesado no Estado, em virtude do total abandono das nossas fronteiras. O governo federal simplesmente abandonou o policiamento de fronteira. Não é culpa da Polícia Federal, que tem outras atribuições, é culpa de prioridade do governo federal que não libera as Forças Armadas, dentro do conceito que a lei autoriza, para patrulhar e auxiliar nesse combate. A partir disso, no Paraguai, nós temos 16 rotas de tráfico de drogas e de armas. Mais armas entraram. Basta ver o número de policiais feridos e mortos que nós tivemos neste ano por tiros de fuzil, infelizmente. Isso aumenta o confronto e aumenta a letalidade.

R7 – A polícia brasileira é uma das mais mortais do mundo. Pesquisa do Datafolha mostra que 60% da população da capital paulista têm medo das polícias do Estado. Por quê?

Moraes – Isso reflete uma indignação da população com o poder público como um todo. A polícia ficou com 60% de insatisfação, de medo, mas ainda assim fica acima do Congresso Nacional. Fica com uma avaliação melhor do que partidos políticos. É uma indignação justa, indignação pelo que vive o País. Obviamente que a indignação com o poder público armado, como é o caso da polícia, é uma indignação com receio.

R7 – A população tem motivo para ter medo da Polícia Militar?

Moraes – Na verdade, essa pergunta deveria ser feita à população. A metodologia da pesquisa confunde “insatisfação” com “medo”. Por isso eu digo que reflete uma insatisfação geral. Basta ver que, se a população tivesse medo da polícia, nós não teríamos 60 mil ligações por dia no Copom (Central de Operações Policias Militares). Mas nós temos nossa parcela de responsabilidade.

R7 – Qual é a responsabilidade?

Moraes – Nós temos que, primeiro, aproximar mais a polícia da população. [Isso] é importante para a população enxergar o policial não como uma farda armada andando, mas como uma pessoa. Além disso, é preciso divulgar [melhor] as sanções aplicadas a policiais que abusam. Temos que mostrar que o policial que excede é punido, é preso, é expulso. Nós temos centenas de policiais expulsos por ano.

R7 – E o caso do delegado que prendeu um sargento da PM suspeito de torturar um suspeito na zona leste de São Paulo? Houve uma reação de outros policiais militares na delegacia. Há uma dificuldade de lidar com PMs que cometem abusos?

Moraes – Não há nenhuma dificuldade. O delegado entendeu que era o caso de realizar a prisão em flagrante e realizou. Tudo foi realizado absolutamente dentro da legalidade. Alguns policiais à paisana — não havia nenhum policial fardado cercando a delegacia como colocaram, basta ver as imagens — foram até lá protestar. Eles têm o direito de protestar, desde que não estejam de farda nem armados.

R7 – Foi uma coação ao delegado? Não fica difícil para ele agir num outro caso contra um PM?

Moraes – Não acredito, senão ele não tem capacidade para continuar sendo delegado. Até porque em nenhum momento o delegado foi ameaçado. A imprensa diz que foi, mas ele disse à Corregedoria que não foi.

R7 – Reportagem da Folha de S.Paulo revelou que 973 pessoas foram mortas por PMs em folga entre 2006 e março de 2015, o que dá, em média, 26 mortes por trimestre. No segundo trimestre deste ano foram 47 mortes e, no terceiro, 55. Por que esse aumento na violência?

Moraes – Policial militar que acaba matando em folga, se ele mata com dolo, criminosamente, vai responder por homicídio. [E há] os casos em que o policial reage, em legítima defesa e a de terceiro, e acaba matando um criminoso. O policial não está em atividade, de farda, mas ele é policial. Em virtude disso, ele se sente impulsionado a evitar o crime. Eu diria que, dessas mortes catalogadas pela Polícia Civil, quase 90% são reações a roubos praticados.

R7 – Mas o Estado saiu de uma média de 30 mortes por trimestre para 47 e 55. Então há mais crimes?

Moraes  Não. Se você comparar um ano, dá isso. Se você voltar alguns anos, se nós pegarmos 2014 e 2013, há mais mortes de policiais fora de serviço naquela época do que neste ano. Se nós pegarmos 2012, há menos [do que agora]. Então não houve nenhum crescimento.

R7 – Há suspeita de participação de PMs em ao menos seis chacinas ocorridas neste ano na Grande SP. Todas em áreas periféricas. Inclusive as abordagens policiais são mais violentas na periferia do que nas áreas centrais. Como reverter esse tratamento desigual?  

Moraes – Em primeiro lugar, eu já disse e reafirmo, não há grupo de extermínio na polícia. Nem na Polícia Civil nem na Polícia Militar.

R7 – O próprio ouvidor Julio Cesar Fernandes Neves disse estar certo de que existem grupos organizados dentro da Polícia Militar para cometer crimes.

Moraes – O ouvidor disse e eu imediatamente afirmei que era uma declaração panfletária e que, se ele tivesse alguma prova, ele como ouvidor deveria apresentar. Isso foi no final de agosto, nós estamos em novembro e ele não apresentou nenhuma prova.

R7 – O senhor não vê evidências da existência de grupos de extermínio na Polícia Militar de São Paulo?

Moraes – Não. É muito fácil você falar o que quer. Agora, eu pedi para ele comprovar e obviamente não comprovou, porque não há grupo de extermínio na polícia. As pessoas confundem grupo de extermínio com policiais que são bandidos. São bandidos de farda e que praticam mortes.

R7 – Mas agem em grupos definidos.

Moraes – Não agem, aí que é o grande erro. O que que é um grupo de extermínio? É um grupo de policiais com uma finalidade de matar pessoas em determinadas condições, nas mesmas condições. É um grupo que mata comunistas, como já existiu grupo de extermínio. É um grupo que mata quem é contra o governo federal, contra o governo militar, é um grupo que mata pobres, é um grupo que mata negros, ou seja, é um monobloco que tem uma finalidade. Eu quero que alguém aponte uma prova de que existe isso. Não existe. O que existe são situações em que policiais que são bandidos de farda que se excedem e matam. E serão expulsos e presos.

R7 – É como se houvesse uma guerra entre eles. Um mata um policial, aí vem a revanche de um grupo e mata outros.

Moraes – Não. Não. Veja como são coisas descoordenadas. Não significa que não seja grave. É extremamente grave e por isso que nós atuamos com rigor para expulsar, mas não significa que é um grupo de extermínio porque morreu um policial, morreu um guarda civil, [daí] alguns policiais com guardas civis se uniram para vingar essas mortes, matando gente que não tem absolutamente nada a ver com isso. Então não tem isso de “mata policial então vamos matar bandido”, porque, dos 23 mortos, todos [eram inocentes]. A SSP foi absolutamente transparente porque a própria imprensa apresentou 19 mortos. Nós retroagimos a investigação até o dia 8 para somar indícios e chegamos a 23 mortos. Só que não tinham relação.

R7 – As investigações nos casos de Carapicuíba e o de Osasco/Barueri estão encerradas? Ou continuam as buscas por suspeitos?

Moraes –  No caso de Carapicuíba, já prendemos mais três policiais militares. Não propriamente por participarem do crime, nós não temos essa prova, mas por fraude processual, porque foram os três que chegaram e mudaram o local dos fatos, inverteram os corpos. [Eles] já estão presos.

Em Osasco e Barueri nós prendemos mais um [PM], que ameaçou testemunhas. Uma testemunha está para confirmar que ele também teria participado [da chacina], então nós já teríamos oito policiais militares e um guarda civil metropolitano [presos]. Ainda temos mais três ou quatro suspeitos, então nós continuamos investigando.

R7 – Mas e com relação à questão de a polícia agir com mais violência na periferia. É possível que tenha uma atuação do Estado para reverter isso?

Moraes – O policial não deve abusar nunca, seja na periferia, seja no centro, seja no interior. Aquele que abusa deve ser punido proporcionalmente ao seu abuso. Nós já montamos uma grade para complementar o curso de formação da Polícia Civil e da Polícia Militar, principalmente em relação a abordagens. Nós estamos incluindo dentro do que já existe hoje de direitos humanos a diversidade.

Vamos fazer treinamentos práticos para que o policial saiba lidar melhor numa abordagem com travesti, uma abordagem melhor, mais respeitosa, em relação ao dependente químico, a negros. Isso vai ser incluído a partir do ano que vem na formação.

“Sou a favor da privatização de determinadas atividades nas prisões”Eduardo Enomoto/R7

R7 – O senhor é apontado como um dos possíveis candidatos do PSDB à Prefeitura de SP em 2016.

Moraes – Eu não sou candidato nem pré-candidato, então não penso nisso. Eu penso em marca na Secretaria de Segurança Pública.

R7 – É a favor da redução da maioridade penal?

Moraes – Não. Em 2005, eu era Secretário da Justiça e levei junto com o governador Geraldo Alckmin a alteração do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Os crimes graves teriam uma internação maior e levamos de novo agora, em 2015. Acho que essa é a medida correta.

R7 – O terrorismo é um problema mundial e o Congresso brasileiro está votando um projeto que o tipifica. Qual sua opinião sobre o projeto?

Moraes – É absolutamente essencial que se tipifique o terrorismo para que se possa fazer um combate mais eficaz ao terrorismo.

R7 – Os Black Blocs serão tratados como terroristas?

Moraes – O que define o terrorismo, no mundo todo, não é a denominação a um grupo, e sim as atividades que praticam. Se os Black Blocs praticarem atividade terrorista serão tratados como terroristas.

R7 –  E os manifestantes que queimam ônibus, o que é bastante comum na periferia de São Paulo? Isso pode ser interpretado como um ato terrorista?

Moraes – Isso vai muito do caso concreto. Saber com qual finalidade queimaram o ônibus. Se foi uma finalidade “dano ao patrimônio público”, isso é dano, não é terrorismo. Então nós temos que ver qual a finalidade.

R7 – Você é a favor da privatização do sistema penitenciário?

Moraes – Eu sou a favor da privatização de determinadas atividades nas prisões. Eu não sou a favor do modelo norte-americano, que é a privatização total, inclusive do sistema de segurança e disciplinar. Isso é dever do Estado. Mas na construção, alimentação, a própria gestão de curso, acho que isso pode ser privatizado.

R7 – As leis brasileiras são muito brandas?

Moraes – Tenho absoluta certeza de que as leis são muito brandas. O Brasil prende muito, mas prende mal. Todo mundo vai preso e fica quase o mesmo tempo na prisão. Não há necessidade de se aumentar o tamanho da pena. Prisão [deve ser aplicada] só para crime grave. Só que aí que se cumpra a pena toda. Temos que prender menos e prender bem. Não justifica alguém que pratica roubo qualificado, com fuzil, condenado a cinco anos e quatro meses e, com um sexto, 11 meses, ele está na rua. Só o Brasil adota isso, e é ridículo. A sociedade não entende isso e com razão. A gente precisa mudar a lei de execuções penais.

R7 – O senhor acha necessária a presença da Polícia Militar em protestos estudantis como a da ocupação das escolas? Dois confrontos já foram registrados.

Moraes – Não há polícia em nenhuma das escolas. Nós tínhamos aqui na Fernão Dias, assim que houve a invasão, não só de alunos, mas de outros movimentos que não tinham nada a ver com a questão das escolas. Nós tínhamos informação de que havia depredação, porque estouraram algumas portas da dispensa para pegar comida. Então a polícia se dirigiu lá para garantir o patrimônio público.

R7 – Também houve confronto na Escola Estadual José Lins do Rego, no M’Boi Mirim, no último sábado (14).

Moraes – Assim que ficou caracterizado que só alunos estavam lá, nós determinamos a retirada. Não só de lá como de todas as escolas. Uma viatura só vai quando um dirigente de ensino pede por alguma questão de segurança pública não relacionada à invasão. Essa questão das invasões tem que ser tratada do ponto de vista da educação. Quem vai cumprir a reintegração de posse é a Secretaria de Educação.

R7 – Em que circunstância a PM vai agir?

Moraes – A Polícia Militar só agirá se houver dano ao patrimônio público ou se houver uma briga, uma violência entre os grupos que lá estão. Nas questões de segurança que agiria como em qualquer outra questão.

R7 – E em caso de reintegração?

Moraes – Em reintegração não.

  1. Quais outras maldades que o governo poderá nos fazer? não tem mais onde ! fico pasmo com os delegados não se manifestarem em absolutamente nada, até dá impressão que eles serão poupados e terão um lugar prometido que será bem melhor , talvez no ministério público? ou serão coronéis? sei lá, tudo é sinistro demais, nem os sindicatos mostram o nariz, qual será a próxima maldade? vamos pedir socorro para quem?

  2. LÁ VEM MAIS UM ¨CURSINHO ¨OBRIGATÓRIO QUE TEREMOS QUE FAZER. AUMENTO DE SALÁRIO QUE É BOM, O TAL NEM TOCA NO ASSUNTO. QUERO FAZER CURSO PARA SUBIR DE CLASSE. HAVERÁ NO PRÓXIMO ANO?

  3. Piada melhor que está eu desconheço. Imaginem qual o objetivo desta medida do Secretario? Quem acertar, ganha um doce.

    Claro que vai sair a candidato a Prefeitura de SP e já está começando a fazer media com pessoas com estas características. Se ele conseguir 10% dos votos dos negros, gays e viciados já faz uma diferença danada.

    Hj em dia politico vive arrumando ” bandeiras” pra se garantir .

    Sr. Secretario, vou ser como prostituta. Só voto em ti se a PC tiver 20% de aumento. Caso contrário não terá meu voto, nem dos meus familiares próximos e farei a cabeca de um monte de gente que eu conheço para não votar no SR. E olha que sou bom de argumentos e tenho excelente poder de convicção!!!

  4. quando será que vão ministrar cursos para os administradores tratem bem o funcionários…
    .
    estamos muito mal de secretário… muita politicalha…

  5. Boa tarde!

    Senhoras e Senhores.

    A cada dia que passa temos mais certeza de que todos acham que Policia neste País é alienígena.

    A sociedade gosta de mascarar suas idéias e princípios, principalmente quando se trata de confundir, colocar a culpa nos outros e dizerem que somos nós, Policiais, os grandes culpados desta sociedade hipócrita.

    A sociedade gosta de colocar a culpa em alguém, principalmente se for desafeto.

    Temos que mudar tudo e todos indistintamente.

    A sociedade marcha a favor de maconheiro e traficante. Vivem na miséria e fecham os olhos para os verdadeiros bandidos. Elegem os verdadeiros bandidos.

    Cria-se Delegacia de Polícia pra tudo e pra contentamento de todos, mas se esquecem da valorização do profissional e do efetivo compatível.

    É!!!! precisamos urgentemente colocar a sociedade no seu legítimo lugar.

    Caronte.

  6. A Policia Civil, a Militar, os Órgãos de Estado, todos, indiscriminadamente POSSUEM O DEVER DE PRESTAR BOM ATENDIMENTO NO MINIMO, A QUEM QUER QUE SEJA, TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI..

    C.A.

  7. ISSO TAMBÉM VALE PARA QUEM OCUPA CARGOS EXECUTIVOS, LEGISLATIVOS E DE CONFIANÇA!

    C.A.

  8. Não consegui terminar de ler. Parei na primeira contradição, já que não vejo diferença entre grupos de extermínio e bandidos de farda matando à vontade.

  9. Todos tem direito ao bom atendimento o que eles querem é atendimento com viadagem, vão tirar os policias velhos do plantão e substituir pelos malhadinhos do goe para dar uma forca no plantão e dar o visual de academia, trabalhando com camisetas baby look e curso de paciência ao ser chamado de boy magia para não dar um berro na orelha das moçoilas.
    Tudo para o bem do esclarecimento dos crimes como função primordial das polícias civis deste Brasil.

  10. Além de ganharem bolsas Noia e traveco da prefeitura ainda terão sala vip.

  11. R7 – É a favor da redução da maioridade penal?

    Moraes – Não.
    .
    .
    R7 – As leis brasileiras são muito brandas?

    Moraes – Tenho absoluta certeza de que as leis são muito brandas
    .
    Não é candidato a nada, mas falou como um político, não querendo desagradar, fazendo o “politicamente correto”.
    Aos menores que praticarem outros crimes “não tão graves como homicidio” faz-se o quê?.. Resolve-se como?.
    É contra a redução da maioridade por um lado mas por outro diz que as leis brasileiras são brandas. São brandas porque aqueles que decidem sobre a sua mudança pensam como você. POLITICAMENTE CORRETOS.

  12. Esse secretino é um comediante, ele de boca fechada é um poeta…………..policias precisando de salários decentes, vale alimentação e não vale coxinhas………..ai .esse sujeito aparece com conversinhas mirabolantes ! vai infeliz, vai caçar quem ti come seu merda !

  13. para um bom atendimento em delegacias aos gays , se preparem :

    quando entrar um travesti na delegacia , os policiais terão que saber como atende lo .assim …

    POIS NÃO QUERIDA !! EM QUE POSSO SER ÚTIL..ESTOU A SEU DISPOR… FALA QUE EU TE ESCUTO…

    depois disto é só digitar o que o cidadão gay relatar , e entregar uma cópia do bó a ela …..

  14. O governando precisa realizar de imediato um curso intensivo de como tratar melhor e valorizar seus policiais, isso sim devia ser urgente.

  15. Fomos renegados e humilhados pelo governo como a única categoria sem reajuste no ano, e ainda seremos humilhados com um curso idiota desses, realmente é hora de peitar esse governo, é hora de ação dos renegados de rebelarem contra esses carrascos.

  16. As escolas estão públicas estão cheias de usuários e traficantes de drogas, mas esse maldito secretario não toma qualquer atitude ou tem qualquer preocupação com esse grave problema, ele esta preocupado com viados, sapatão e putas ? com o tráfico de drogas ele não esta nem ai né? foraaaaaaaaaaaaaaa psdb lixo do caralhooooooooooooooo!

  17. ALOWWWWWWW SECRETARIO , AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTÃO TOMADAS POR USUÁRIOS E TRAFICANTES DE DROGAS, OS PROFESSORES NÃO AGUENTAM MAIS O FORTE ODOR DE MACONHA DURANTE OS HORÁRIOS DE AULAS, TEM MUITOS ALUNOS FUMANDO MACONHA ATRÁS DAS ESCOLAS, TEM TRAFICANTES BEIRANDO AS ESCOLAS, MANDE A PM FICAR DENTRO DAS ESCOLAS QUE ESTARÁ AJUDANDO MUITO. OS VIADOS, PUTAS E SAPATÃO DEIXE PRA LÁ, VAMOS CUIDAR DAS CRIANÇAS !

  18. É mole? É esse tipo de gente (com envolvimento com o pcc) que comanda a segurança pública, mentalidade de advogado de porta de cadeia, fazendo jogo politico pra pagar de bom moço e se candidatar a prefeito, é inacreditável

  19. Pronto. Começou a campanha eleitoral pra prefeitura. E, como sempre, o Flit dando aquela força para a tucanalha…..

  20. SR. Hélio !, ELE SE CANDIDATAR É UMA COISA E SE ELEGER É COMPLETAMENTE OPOSTA. ESPERO QUE ESTA SAIA !. COM RELAÇÃO AO TÓPICO, EXISTEM INÚMEROS “MAJURENGOS” QUE CONHECEM BEM ESSAS FIGURAS, LÓGICO QUE COM A MÁXIMA EXCEÇÃO AOS NEGROS. GENTE ! ELES CONHECEM, POIS ABARROTAVAM OS PLANTÕES DE “TRAVECOS E OUTROS”, ATRAPALHANDO OS TRABALHOS DE POLÍCIA JUDICIÁRIA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  21. SR. “TORNADO” ! DIANTE DESSAS CIRCUNSTÂNCIAS CONTUMAZES PÉS DE CHINELOS, PERGUNTO ! E AS LINGUÁS EXISTIRAM ! POIS S.M.J., MUITOS DESTAS TURMAS, COM EXCEÇÃO ÓBVIO DOS NEGROS SÃO ORIUNDOS DE OUTROS PAÍSES. RAPAZ !, EU E TODOS POLICIAIS HONESTOS QUE DIUTURNAMENTE DERAM E DÃO O SANGUE EM PROL DA P.C., ESPERANDO A CORREÇÃO DESSA INFLAÇÃO EXORBITANTE E INCONTROLÁVEL, ESSE CABEÇA DE OVÓ DE CODORNA VEM COM ESSA POUCA VERGONHA. E, ME AJUDE AÍ Ó !…

  22. Boa idéia! Curso de mordomo pra polícia. Reportagem tendenciosa que só procurou forçar o secretário admitir que a polícia é violenta. Olha só o que os franceses estão fazendo lá na França, suspeito de terrorismo? Mata primeiro e pergunta depois. Realmente queimar ônibus, explodir banco e executar policial sumariamente só não é terrorismo no Brasil.

  23. Maravilha, ate que enfim uma mente brilhosa pensou em cumprir a lei.
    Concordo, “todos são iguais perante a lei”

    Sou a favor da Delegacia LGBT
    Sou a favor do Batalhão LGBT
    e assim por diante
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Só rindo mesmo, morro e não vejo tudo.

  24. POIS NÃO QUERIDA !! EM QUE POSSO SER ÚTIL..ESTOU A SEU DISPOR… FALA QUE EU TE ESCUTO…

    Muito boa, devera ser adotada como frase padrão, igual aquela: Voce tem o direito de permanecer calado e etc…..
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  25. SRA. ESCRIVÃ DECAP !, SE EVENTUALMENTE EU AINDA ESTIVESSE NA ATIVA, SABE QUADO EU PERDERIA MEU TEMPO EM ME DIRIGI À ACADEMIA PARA UMA AULA DESSE TIPO !, MAIS NUNCA !.RAPAZ !, ESSA TURMA TEM MAIS É QUE IR CATAR COQUINHO !. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  26. GENTE !, S.M.J., SÃO UNS CONTRA E OUTROS A FAVOR. OCORRE QUE, NESSA EXISTIRÁ UMA VAGUINHA PARA UM TAL DE ” FLORES”. ELE IRÁ ADORAR DAR ESTE TIPO DE AULA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  27. APOSTO QUE EM 2016 A ACADEPOL , ABRIRA INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE BOM ATENDIMENTO AOS MENOS FAVORECIDOS…. E SERA UM CURSO OBRIGATÓRIO …..QUEM NÃO FAZER NÃO SERA PROMOVIDO…

    OS PROFESSORES DA ACADEPOL IRÃO FICAR FELIZES.

  28. NA MINHA ÉPOCA NÓS JÁ SABÍAMOS DISTINGUIR O CIDADÃO DE BEM ( INDEPENDENTE DE RAÇA, COR, OPÇÃO SEXUAL, ETC) DO BANDIDO, DESTA FORMA TRAZÍAMOS O POVO PARA O NOSSO LADO, AGORA BANDIDO ERA CACETE BALA! É SIMPLES AO POVO DE BEM BOM TRATAMENTO, JÁ AO LADRÃO O RIGOR DA LEI ( E POE RIGOR NISTO ). ESTE É O SEGREDO, SIMPLES E EFICAZ …

  29. Boa noite Senhores..

    Sei que não tem nada a ver com o post, mas acabei de ver, que os coronéis da PM de Sp, aqueles que ganham salários iguais aos generais americano, acabam de ter uma derrota no campo político, correlação ao circo completo.
    ]
    Pois este mesmo secretário SP , acabou de vetar a proposta que exigia bacharel em Direito, para o concurso de ingresso ao cargo de oficial da PM…..

    informação do site policialbr.com…………E segundo site, estão chamando-o de antidemocrático…
    Querem o ciclo completo do jeito deles, de qualquer forma…..maldição do corporativismo cego…

  30. BOA IDEIA DO CAMARADA LA DE CIMA ……

    COM ESTAS IDEIAS DE GANHAR VOTOS DA POPULAÇÃO , ALMEJANDO UMA FUTURA ELEIÇÃO. :

    1) PODE SE CRIAR UMA DELEGACIA ESPECIALIZADA DE ATENDIMENTO AOS TRAVESTIS. COMPOSTOS POR
    COMPONENTES ASSUMIDOS..

    2) CRIA SE TAMBEM UM BATALHÃO EXCLUSIVOS DE ADEPTOS E ASSUMIDOS SOLDADOS ….

    3) CRIA SE TAMBEM UMA CADEIA EXCLUSIVA ,PARA SOMENTE OS GAYS PERMANECEREM …

    4) CRIAM SE ESCOLTAS COM POLICIAIS EXCLUSIVOS ASSUMIDOS PARA CONDUZI LOS A AUDIENCIA DE CUSTÓDIA.

  31. A COISA TA FEIA…

    DO JEITO QUE ANDA AS COISAS , DAQUI A POUCO CRIARÃO UMA LEI . ONDE DIRÃO QUE SOMENTE POLICIAIS GAYS PODERÃO CONDUZIR GAYS AS DELEGACIAS , E SERÃO EM VTR COR DE ROSA…..

  32. O Careca, ventríloquo do capeta, falou, falou, falou……. e não disse nada, verdadeiro mestre das obviedades, falou só o que o reporter queria ouvir, para sair bem na foto.
    Com certeza combinou antes, com o repórter, quais as perguntas que deveriam ser feitas e ensaiou durante horas as, se não dias o que iria falar como respostas, bem no melhor estilo PSDBosta de ser.
    O idiota é daqueles quando o seu time está perdendo de goleada e fica ele dando toquinho de letra, chapéu, e mais um montão de firulas, mas não consegue reverter o resultado faz média com a torcida.
    Este ai entendeu tanto de segurança pública quanto eu entendo astrofísica, ou seja PHORRA nenhuma, e podem escrever 2016 será mais um ano sem reajuste, no calendário dele e do (des) governador e do TJSP não existe o mês de março, mês da nossa data base.

  33. Que tal uma passeata dos Policiais Civis, passeata esta independente destes sindicatos e associações que nada fazem pela categoria??

    Poderíamos nos reunir com faixas com os seguintes dizeres:

    ” POLICIAL CIVIL QUE SE PREZE NAO VOTARA EM ALEXANDRE DE MORAES ”

    ” 0% De AUMENTO SALARIAL. TERA 0% DOS NOSSOS VOTOS ”

    ” SECRETARIO QUE NAO RESPEITA A SUA CATEGORIA TAMBEM NÃO RESPEITARA A POPULAÇÃO ”

    ” SECRETARIO DE SEGURANCA PUBLICA RUIM QUERENDO SER BOM PREFEITO!!! ”

    Essa é apenas algumas frases, podemos fazer mais umas 30 para mostrar à população quem é este SR.

  34. Sou policial e me sinto engenhado quando um secretário de segurança pública de um estado igual, vir a público e dizer que seus agentes de segurança irão passar por treinamento, para aprender lidar com a população.

  35. Revoltada esta garota, mas está com a razão, isso é tudo menos arte…
    Mas, para um governo que financia costureiro amigo de uma senhora hoje no PMDB, para efetuar desfile de modas e em PARIS, se espera o que?
    DEDADA é o que eles mais sabem fazer, tire como exemplo, os 1,5 milhão de Brasileiros que só neste ano, tomaram uma DEDADA e olharam seus empregos evaporarem. Sem contar, que como foi usado RECURSO DO FAT PAGAR BOLSAS, SE VIRAM OBRIGADOS A MUDAR AS REGRAS E DIFICULTAR O ACESSO AO SEGURO DESEMPREGO.
    Não se preocupem, haverá outras DEDADAS, pois para cobrir o ROMBO DA GASTANÇA PRÉ ELEITORAL, nos contemplarão com um ENORME DEDO MÉDIO, disfarçado de CPMf-CID-CONFINS.
    PREPARAM UM APORTE MILHIONARIO NA PETRO, PARA ELA NÃO QUEBRAR, ADIVINHA DE ONDE SAIRÁ?
    DEDADA POR DEDADA, LEVAMOS A TEMPO E NÃO SÃO APENAS AS RELACIONADAS ANTERIORMENTE, TEM MUITO MAIS, MAS NÃO VALE A PENA OCUPAR DESTE ESPAÇO citando….

    é o que penso

    C.A.

  36. Ao invés de oferecer aula de como tratar bem estas pessoinhas, kkk; deveria oferecer aula de economia do lar. Sim, sem reajuste e com a inflação nos cornos da lua, como vamos sobreviver?

  37. Fomos renegados do reajuste 2015 enquanto todos tiveram seus salários reajustados, o que nos sobrou é o curso do orifício anal.

  38. Esse ano enquanto o governo estudava nossos orifícios esquecemos da luta salarial, e ficamos como a única categoria sem reajuste em 2015, obrigado governador nossos orifícios são seus.

  39. Senhor PAPA MIKE

    Me lembrei agora, é verdade que na grade do curso de oficiais da PM existe o curso de ballet?

  40. Gente, pra mim, todas as pessoas que vão a uma delegacia, vão até lá, porque precisam, não porque querem.
    O secretario de segurança, deveria instruir os policias, atender o publico o mais rápido possível não ficar lá horas e horas
    esquentando o banco de delegacia. É por isso que as pessoas não fazem BO, devido ao castigo de esperar, esperar e esperar.
    Sr. Secretário o resultado da segurança do estado é outra não o que é apresentado ao publico.
    Acho que, qualquer pessoa que for a uma delegacia, deverá ser tratado com igual respeito, sem discriminação de raça
    ou de opção sexual

  41. Quanta bosta.
    Só papo furado. Qual é, vão colocar um trava pra dar aula ou será só mais um cabide para alguns ou muitos apadrinhados ou quem sabe as duas coisas. A cada dia que passa esses secretários de qualquer coisa, muito bem pagos só mostram ser totalmente ignorantes nos assuntos em que mais deveriam estar inteirados. Policial não trata mal a bichinha, nem o negro nem ninguém decente. O policial ou qualquer outra pessoa no mundo trata mal que é folgado e quem é desrespeitoso. Ai meu irmão dane-se o folgado.

  42. Quer resolver esse problema???
    Coloca na grade curricular dos ensinos fundamentais, médios e superiores aulas de como tratar um POLICIAL, essa pessoa que abdicou dos seus direitos para proteger e ajudar desconhecidos. Pessoa que exerce com muito sacrifício o seu sacro – ofício. O resto que vá a merda. Quer folgar? Então depois segura o beó.

  43. Esse secretário é o mais desacreditado de toda a galáxia, de toda a história da humanidade.
    Só fala besteira, só faz besteira.
    Fica inventando paródias só pra contornar o assunto do aumento ou reposição salarial. Nenhum policial paulista confia nesse secretário, até mesmo devido ao passado profissional dele. Ao que parece o único que confia nele é o Pinóquio. Confia ou está amarrado.

  44. POR QUE NAO SE PREOCUPA O GOVERNO DO ESTADO EM COLOCAR NA GRADE DAS ESCOLAS ESTADUAIS A MATERIA DE EDUCACAO MORAL E CIVICA PARA AJUDAR A FORMAR CIDADAOS????? EM VEZ DESSA PALHACADA POIS BOM ATENDIMENTO JA E OBRIGACAO E A TODOS E NAO SO A DETERMINADOS GRUPOS QUE INCLUSIVE AS VEZES ESTANDO ERRADOS SE FAZEM DE VITIMAS. VEJAMOS POR EXEMPLO A FACCAO QUE SE DIZ DE DEFESA DE MULHERES NEGRAS INVADIU O ACAMPAMENTO DO GRUPO DE INTERVENCAO MILITAR COM AGRESSOES E PARA GARANTIR A IMPUNIDADE SE DIZIAM VITIMAS DE RACISMO SENDO QUE QUEM BATIA ERAM ELAS ONDE OS OUTROS ESTAVAM ATE ENTAO QUIETOS. ISSO A GROBO NAO MOSTRA.

  45. Ai meu cú!!! Enquanto encenam dedadas no cú, e recebem milhões da união por isso, nos da segurança pública fomos excluídos do reajuste salarial 2016 e tomamos no cú, e agora esse curso para atender melhor aqueles que adoram tomar no cú.

  46. Esse secretário é um manobrista, tira da reta dela e põe na nossa. O fanfarrão quer ser prefeito, não sabe administrar secretaria quer administrar uma das maiores cidades do mundo. Fanfarrão das galáxias, está viajandão, vive na via láctea. Vai fazer o que com a cracolândia, cantareira, baile funk, velocidade na marginal, marginal na cidade inteira, Uber, transporte público, opa transporte ele manja.

  47. Como tratar os outros bem se o Estado Trata a gente como uma Puta.
    Se o Estado pelo menos tivesse consideração e respeito pelos funcionários públicos.
    Tem filhos da puta que acham que prestei concurso pra eles e não para a população.
    Agora trabalhar 72 horas semanais Canalhas e Pilantras não vêem

  48. Caramba faltou perguntar a ele, em relação ao reajuste anual,
    que mais uma vez não foi cumprido.

  49. O Estado Trata seus Funcionários como um Puta e quer que a Gente Trate os Cidadãos Independente de Quem Seja Bem.
    A Gente Só Pode Dar o Que Temos.

  50. Trabalho 72 horas semanais pra fazer bonito pra bandido não perder a cadeira

  51. Se ao menos tivesse um pouco de respeito e consideração;
    Fiz Concurso pro estado e não pra governantes e seus puxa sacos Pilantras e Bandidos

  52. Trabalhar em 3 Equipes é só pros fortes porque bandido vagabundo não aguenta

  53. É fácil Dar Esmola com as Mãos dos Outros Né. Explorando, exigindo.

  54. O calcanhar de Aquiles do PSDB sempre foi à Segurança Pública, trata mal os policiais, com salário miseráveis, um dos piores do Brasil e, as vésperas de eleições querem se promoverem em cima dela. E como sempre, acontece fatos de repercussão na área da segurança pública que minam tais pretenções. Tratam como tratam os policiais e querem tirar dividendo políticos, assim não vão conseguir nunca!

  55. PESSOAL !, EU, VOCÊ NOS IREMOS TRATAR DECENTEMENTE UM LIXO DAQUELE QUE COMEU A ORELHA DO CARCEPOL LÁ NO 2 D.P/BPM RETIRO. TEM MAIS É QUE BAIXAR O CASSETE. ME AJUDEM AÍ Ó !

  56. GENTE ! EU GOSTARIA QUE A AULA INAUGURAL FOSSE MINISTRADA POR ESSE CABECINHA DE OVÓ DE CORDONA E, DENTRE OS ALUNOS LÁ ESTIVESSE AQUELE “TRAVECÃO” QUE CORROEU A ORELHA DO CARCEPOL, AI ELE IRIA VER COM QUANTOS PAU SE FAZ UMA CANOA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  57. No que diz respeito aos gays e travestis seria justo criar para esse grupo, cotas nos próximos concursos para Charlie e Mike, impulsionando assim, uma melhor inclusão social.

  58. PESSOAL !, AI QUE SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS !, LEMBRO-ME QUE NA DÉCADA DOS ANOS 60, LÁ NO SERTÃO DA PARAÍBA, EU ESTUDANDO O PRIMÁRIO, E, COM RELAÇÃO ÀS MATÉRIAS MINISTRADAS, DENTRE ELAS LA ESTAVA A VERDADEIRA “EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA” E, COM PESO MÁXIMO, SENDO QUE TANTO NO INÍCIO COMO NO FIM DAS AULAS OBRIGATORIAMENTE TÍNHAMOS QUE CANTAR O HINO NACIONAL. HOJE EM DIA EXISTE UM “BANDO” DE SAFADOS IGNORANTE. RAPAZ !, QUANDO PASSÁVAMOS POR UM (GUARDA), HOJE POLICIAL MILITAR, NÃO DÁVAMOS CONTINÊNCIA, MAIS O RESPEITAVA E O CUMPRIMENTAVA. HOJE EM DIA, É SÓ TIRO DE BAZUCA PARA CIMA DOS HOMENS DA LEI. AINDA QUEREM QUE TRATEMOS BEM UNS LIXOS DESSES. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  59. PESSOAL !, DENTRE AS PERGUNTAS FORMULADAS EM UMA DELAS A RESPOSTA DO HOMEM FOI : “EU SÓ PENSO EM MARCA NA SSP”. EXCELÊNCIA !, S.M.J., SE NÃO VIER NENHUM TIPO DE REPOSIÇÃO SALARIAL ATÉ O FINAL DO ANO, VOSSA EXCELÊNCIA PODE FICAR DESPREOCUPADO, POIS IRÁ COM CERTEZA CUMPRIR A VOSSA “MARCA” , OU SEJA, SERÁ O ÚNICO SSP, QUE DURANTE UM ANO, NADA FEZ PELOS GUERREIROS POLICIAIS CIVIS E MILITARES DO ESTADO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  60. NÃO ESQUENTA QUE O PRÓXIMO CURSO É DE TRICO E BORDADO. JÁ ME ESCREVI TAMBEM PARA O CURSO DE ORIGAMI.

  61. PARA QUEM FICA POSTANDO E PERGUNTANDO POR REAJUSTE,………….

    OUÇAM AO “AUDIO” DA REUNIÃO DO SIPOL COM O DG……………..

    INCRÍVEL COMO NINGUÉM SE DEU AO TRABALHO DE OUVIR ESTA DENÚNCIA GRAVE……….

    E SE OUVIU E IGNOROU………..É PORQUE NÃO SOUBE INTERPRETAR…………….

    DÁ LICENÇA………….”VIDA DE GADO, POVO MARCADO”.

  62. ATENCAO ELEITORES PAULISTANOS!!

    O SR Alexandre de Moraes quer ser candidato prefeito, mas não consegue administrar nem concurso publico para as carreiras policiais. Tem concurso em andamento de 2013 que ainda não foi finalizado. ISSO MESMO, 2013!!

    Eleitores, tirem suas próprias conclusões. Se o sujeito não é competente pra conduzir um concurso, imaginem administrar uma prefeitura como a de Sao Paulo!!

    VERGONHA!!!

  63. GENTE !, SERÁ QUE REPETIREI O QUE UM COLEGA JÁ DISSE ANTERIORMENTE !. ACESSEM O SAITE DESSE “NOSSO” SEGUNDO PATRÃO”, ADVOCACIA DE “VANS” E OUTROS. OCORRE QUE, S.M.J., ANTIGAMENTE, ERA SINÔNIMO DE EXTERMÍNIO. RAPAZ ! AI QUE SAUDADES DO “CASTELÃO” LÁ DO CEARÁ, O QUAL SE HOJE ESTIVESSE ENTRE NOS ESSA TURMA, TANTO DO PT, PSDB E OUTROS , AMANHÃ, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS IRIAM VER O SOL NASCER QUADRADO.PENA QUE O CORPO DO DE CUJOS DIUTURNAMENTE CONTINUA A SE MOVER NO TÚMULO, DIANTE DESSA POUCA VERGONHA DE ROUBALHEIRA QUE ASSOLA O NOSSO AMADO BRASIL. E, ME AJUDEM AÍ Ó !

  64. O Sr Secretario, pensa que os servidores da Prefeitura de SP são tontos e não estão atentos ao menosprezo com o qual ele vem tratando os Policiais.

    Srs Servidores Municipais de SP, Apenas reforçando o que os Srs. já sabem: Com Alexandre de Moraes na Prefeitura de SP não haverá aumento salarial pra ninguém! REFLUTAM BEM SOBRE ISSO! DEPOIS NAO ADIANTA LAMENTAR!!

  65. Apenas mais um que passa por lá e vai embora sem deixar marcas.
    Faltou perguntar sobre o salário policial,que reportagem inútil.

  66. Vem aí mais uma rodada das estatísticas policiais do Estado
    Como convencer diante do que acontece diariamente?

    No decorrer da semana teremos a recorrente tortura da divulgação mensal ou trimestral, ou ambas juntas, das contestadas, discutidas, manipuladas e não convincentes estatísticas da variação da criminalidade no tempo e no espaço no Estado de São Paulo.
    Como porta voz, o nosso SSP num verdadeiro contorcionismo facial, tentando explicar o inexplicável, ou seja, a diminuição da criminalidade mesmo diante desse quadro de verdadeira guerra civil em que vivemos.
    Desta feita, para não ficarmos na “mesmice” de sempre, acreditando nas palavras do nosso Goverador sobre a transparência dos dados, o SSP talvez divulgue uma nota explicativa sobre a rotina implantada na SSP para a consolidação dos dados e a eventual possibilidade de não retratarem com fidelidade a realidade, face aos seguintes fatos:
    – A SSP, em relação ao mês em que os dados são divulgados, não dispõe da relação de necropsias feitas pelo IML em todo o Estado requisitadas em razão de “Morte Suspeita”, explicitando quantas foram mortes naturais e quantas foram violentas e, dentre estas, quantas foram em razão de homicídio, latrocínio, homicídio culposo ou decorrente de acidente não intencional;
    – No caso de roubo de veículo e carga, simultaneamente, como o dado é consolidado estatisticamente? É lançado como roubo de carga e também como roubo de veículo ou apenas um deles? Se for apenas um deles, é correto o procedimento? Não estará sendo subestimado um ou outro indicador, ou ambos? Para ocultar a verdadeira quantidade de modalidades específicas de determinados crimes, como por exemplo, roubo de carga, existe a possibilidade de, intencionalmente, os crimes serem agrupados como roubo-outros? Como entidades da sociedade civil organizada podem conferir essas bases de dados para avalizarem os indicadores divulgados pelo Governo?
    – É sabido que, com base na consolidação desses indicadores criminais, o governo concede bônus às unidades que apresentarem melhor desempenho. “Crime Esclarecido” é indicador de avaliação de desempenho da unidade policial.Pergunta: Em qual ato normativo da Polícia Civil está definido um critério uniforme do que deva ser considerado como crime esclarecido para fins de consolidação?
    – PM matou no “bico”, fora do serviço, é homicídio doloso ou não? Os homicídios praticados por PM’s, de serviço ou fora dele, apesar de consolidados em separado, no final, são somados aos demais homicídios para sabermos o total do Estado?
    – Será informada a imprensa que as estatísticas não são extraídas em tempo real da Base de Dados do Registro Digital de Ocorrências e que existe uma rotina humana ao se lançarem esses dados na planilha eletrônica da Resolução 160, fonte oficial dos dados estatísticos criminais do Estado. Onde existe a mão humana, existe a possibilidade de manipulação.
    – Será informada ainda que grande parte das ocorrências são registradas pela internet e que nem todas são lançadas na Base de Dados do Registro Digital de Ocorrências, pois a incorporação das mesmas ao sistema depende da convalidação do delegado de polícia titular da área onde, eventualmente, teriam acontecido ou por serem registradas como “local incerto” acabam agrupadas num arquivo morto da própria Delegacia de Polícia Eletrônica?
    Se é pra ter transparência e já que fundamenta a concessão de bônus ou não, é necessário que a equipe técnica da SS,P esteja preparada para não apenas responder essas perguntas, mas também para disponibilizar as bases de dados para qualquer tipo de conferência.
    Aproveita e esclarece o que é “Carga” para fins de tabulação dos crimes de carga. No meu entendimento: Carga é toda e qualquer mercadoria destinada a revenda, com o devido demonstrativo fiscal, que seja roubada ou furtada em transporte. Ou “carga” é só o que tenha valor econômico? Uma caixa de medicamento pode custar 100 mil reais e ser furtada de um transeunte. Será considerado crime de carga?Um caminhão carregado de carvão vegetal avaliado em mil reais não será crime de carga?

  67. Todos são iguais perante as leis, assim sendo, um tratamento adequado deve ser dado a todos, independentemente de cor raça, religião, ou opção sexual, porém aqueles que caminha as margens das leis, deverá receber os rigores da lei, e aqueles que extrapolarem merecem alem dos rigores, o bico da botina no rabo, e bastão-tonfa no lombo, além de balas de borracha e bombas de gazes.

  68. HAHAHAHAHAHAHAHA

    Cara, curso de ballet na APMBB? hahahahahaha

    Tem algo mais ridículo que isso? tinha que ser viadagem da PMESP.

    NÃO CONSIGO PARAR DE RIR!!! kkkkkkkkkkkkkkk

  69. O tratamento deve ser o mesmo para com todo e qualquer cidadão. Pelo menos é o que se deduz da constituição. disse:

    Conscientes de que já perderam os votos dos adolescentes entre 16 e 18 anos, correm desesperados atrás dos votos da comunidade LGBT.

  70. Nós, das Polícias Civil e Militar, tratamos todo e qualquer cidadão, com cordialidade e respeito. Eu não sei, sinceramente, de onde esse viajante de galáxias tirou essa para termos um curso para lidar com tais, como se fossemos mal educados ou retardados. Como todos dizem, o cargo de Secretário da Segurança Pública deve ser ocupado por alguém de qualquer uma das duas Polícias e não por pessoas que nada entendem e de passado suspeito. Até bandido , nos dias de hoje, é bem tratado, senão ele cagueta na custódia, aí já viu né??????? Esse senhor é mais um que menospreza a Polícia!!!!

  71. Se os Policiais que ficam aqui comentando asneiras tivessem a mesma disposição para trabalhar, tudo seria bem melhor. Curso para instruir o óbvio, é perda de tempo e de dinheiro, afinal, “todos são iguais perante a lei” é constitucional.

  72. SR ” sergio” !. LEMBRA-SE DAQUELE “TRAVECO” ALOPRADO E DOIDÃO QUE ENGOLIU A ORELHA DO CARCEPOL. LÁ NO 2 D.P/BOM RETIRO !. É, SIMPLES É SÓ COLOCAR O “TRAVECÃO JUNTO COM O TED SAVALAS ” NUMA SALA A SOIS QUE ELE VAI SENTIR O QUE É BOM PARA TOSSE, E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  73. O Governo do estado e seus secretários deveriam ter aula de como tratar melhor o funcionários públicos paulistas, principalmente os tão humilhados e enganados policiais civis e militares.

    Gostaria de saber do senhor secretário como é ser um doutrinador de direito constitucional e trabalhar para um Governo que não respeita leis (zero reajuste salarial, data-base não existe), distorce os entendimentos das leis (inclusive as federais) com pareceres de subservientes procuradores que tudo fazem para prejudicar a aposentadoria integral do policial civil e não respeita a Constituição do próprio Estado que governa(inúmeras ações revisionais de quinquênios e sexta-parte)?

  74. SR. “wagner nunes leite gonçalves” !, UM PASSARINHO ME CONTOU QUE O SACO DE MALDADES DESSE DESGOVERNO PARA COM TODO FUNCIONÁRIO PÚBLICO E PRINCIPALMENTE OS JÁ SOFREDORES POLICIAIS CIVIS E MILITARES NÃO PARA POR AÍ, OU SEJA, S.M.J., ELE PRETENDE CONCEDER AO FUNCIONÁRIO QUANDO DA APOSENTADORIA O TETO DA PREVIDÊNCIA E NENHUM CENTAVO A MAIS. PARA UM BOM ENTENDEDOR, ELES JAMAIS IRÃO RECEPCIONAR AS LEIS QUE CONCEDEM PARIDADE E INTEGRALIDADE. E, ISTO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS E SEM EXCEÇÃO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  75. COMPLEMENTANDO O EXPOSTO, JÁ PENSOU UM “MAJURA” CLASSE ESPECIAL NA ATIVA AUFERIR 20.000,00 E AO SE APOSENTAR TER QUE SE CONTENTAR COM MENOS DE 5.000,00. É POR ISSO QUE SEMPRE DIGO, ME AJUDEM AÍ Ó !

  76. “WAGNÃO”, S.M.J.,JÁ PASSOU DA HORA DE VOCÊ DESALOJAR AQUELE INQUILINO DO SIPESP, ISTO CONSOANTE VOTAÇÃO DOS ASSOCIADOS. VOCÊ ME CONHECE E VICE-VERSA, INCLUSIVE HÁ ANOS ESTIVE EM SUA CASA JUNTAMENTE COM O “VALTÃO”, QUANDO DE SEU ANIVERSÁRIO . UM ABRAÇO E BOA SORTE. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  77. GENTE !, TENHO QUE MUDAR UM POUQUINHO DE ASSUNTO. SOU O VERDADEIRO SANTÁSTICO HÁ 63 ANOS. MAIS, INDEPENDENTE DE QUALQUER MOTIVOS, ….$$$$$$$$, E OUTROS, ESSES TAIS DE “ROBINHO… NEYMAR” E OUTROS TEM MAIS É QUE TEREM VERGONHA NA CARA E RESPEITAR O CLUB, O VERDADEIRO QUE OS LANÇARAM. VEJAM SÓ O PRIMEIRO, ORIUNDO DE UMA FAVELA, APESAR DE TÍTULOS, DEITOU E ROLOU EM CIMA DO CLUB, O SEGUNDO, COM A CONIVÊNCIA DO “PAPAI”, CORROEU O ERÁRIO DO CLUB. AGORA EU PARTICULARMENTE TIREI E SEMPRE VOU TIRAR O CHAPÉU PARA O “DIEGO”, POIS ESSE FOI HOMEM DO FUTEBOL, ATÉ A PRESENTE DATA, HONROU DECENTEMENTE O MANTO SAGRADO QUE ANTES ELE VESTIU. OPINIÃO MINHA ! , SE HOJE EU FOSSE O PRESENTE DO S.F.C., E, ME OFERECESSEM ESSES ” NEYMAR, GANSO, ROBINHO E OUTROS TRAÍRAS”, SEM SOMBRA DE DÚVIDAS EM OS MANDARIA SOCAR NAQUELE LUGAR. E, ME AJUDEM AÍ Ó !… .

  78. Grande João Brejeiro, no momento estou tentando resolver uns problemas pessoais que em breve serão solucionados para podemos voltar a ativa em nossa luta de forma honesta e transparente como sempre fizemos. Um grande abraço!

  79. “WAGNÃO, MEU IRMÃO !, BOA SORTE, MAIS URGE, DESALOJARMOS URGENTEMENTE ESSES CONTUMAZES OMISSOS, OU SEJAM, DESGOVERNO, PRESIDENTES DE SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES. CONTE CONOSCO. UM ABRAÇO. E, ME AJUDEM AÍ Ó ,,,;

  80. O governo Geraldo A., este mesmo que será lembrado apenas como aquele que veio através da morte de Mário Covas; O Governo de SP deveria aprender as leis e cumpri-las. Não faz a lição de casa e vem dar lição de moral.

  81. SR. “Estrela” ! ESSE CIDADÃO, SEMPRE QUANDO DE SEUS DISCURSOS É USEIRO E VEZEIRO EM DIZER ” LEI NÃO É PARA SE DISCUTIR, E SIM PARA SER CUMPRIDA “. MEU AMIGO !, TENHO NADA MAIS NADA MENOS DO QUE 15 ( QUINZE) AÇÕES TRABALHISTA CONTRA O GOVERNO DELE. S.M.J., NÃO PAGA NEM PROMESSA A SANTO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  82. É, a tal da “reengenharia social” promovida pelos esquerdistas deu certo, muito certo! Parabéns á esquerda socialista! Bela propaganda que pegou!

Os comentários estão desativados.