Harmonia entre as polícias Civil e Militar reduz criminalidade na Baixada Santista 26

Criminalidade segue em queda, aponta Estado

Dos delitos registrados em Boletins de Ocorrência, só furto teve ligeira alta na região

FERNANDA HADDAD – DE A TRIBUNA DE SANTOS 
26/11/2015 – 11:37 – Atualizado em 26/11/2015 – 11:54
coronel-ricardo-ferreira-de-jesus_bruno-giufrida
Coronel da PM atribui queda à harmonia entre as polícias

A criminalidade segue em queda na Baixada Santista, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Nos 10 primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2014, apenas o furto de veículos teve ligeira alta na região. Os outros seis indicadores apresentaram queda. Os dados levam em conta apenas crimes registrados em boletins de ocorrências.

A modalidade que mais caiu entre janeiro e outubro deste ano foi estupro, cujos números recuaram 21,8 %, passando de 284 ocorrências em 2014 para 222 neste ano, somando a quantidade de ocorrências nas nove cidades da Baixada.

O município que mais registrou casos de estupro foi Guarujá, seguido de Praia Grande e Santos, com 46, 44 e 41 ocorrências, respectivamente.

Em números absolutos, independentemente dos percentuais de queda, ainda chama a atenção a quantidade de furtos e roubos na região. Foram 21.321 furtos na Baixada somente este ano – Santos teve o maior número de casos, com 5.293.

Tratando-se de roubos, o total na região foi 15.081 ocorrências. Santos também é a Cidade que mais teve casos desse tipo de crime, acumulando 3.617 casos de janeiro a outubro de 2015. O furto de veículos aumentou de 3.723 ocorrências em 2014, para 3.732 este ano.

Homicídios

O número de homicídios dolosos nos 10 primeiros meses de 2015 teve o segundo pior recuo, em relação ao verificado em 2014. De 142 ano passado, baixaram para 126 – menos 11,3%. Ao mesmo tempo, registrou um aumento de 13 casos em relação a setembro, quando foram registrados 113.

Só em Praia Grande, ocorreram 31 homicídios dolosos. São Vicente registrou 22 mortes, Itanhaém, 17, e Guarujá, 15.

Já os latrocínios (roubo seguido de morte) recuaram 20,8%. Em 10 meses, 19 pessoas foram vítimas dessa modalidade criminosa. Em 2014, foram 24.

Insegurança

Apesar da queda nos índices, o comandante da Polícia Militar na Baixada Santista, Coronel Ricardo Ferreira de Jesus, reconhece a sensação de insegurança da população. Segundo ele, uma única ocorrência propagada é capaz de potencializar o sentimento. Quanto à redução da criminalidade, atribui ao trabalho em conjunto das polícias Militar e Civil.

Delegado Geral faz reunião de trabalho no Deinter 6 - Santos

  1. Justiça afasta policiais investigados por corrupção em São José, SP. Policiais civis são acusados de corrupção e apropriação de carga roubada.
    Acusados teriam exigido R$ 50 mil para não incriminar suspeito de roubo. A Justiça determinou o afastamento de quatro policiais civis de São José dos Campos investigados por corrupção e apropriação de carga roubada. O crime teria acontecido em 2012 e a decisão foi publicada nessa sexta-feira (20).

    http://www.meon.com.br/noticias/regiao/quatro-policiais-civis-sao-afastados-dos-cargos-em-sao-jose-dos-campos

    http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/11/justica-afasta-policiais-investigados-por-corrupcao-em-sao-jose-sp.html

  2. Como não acredito em estatísticas, ainda mais vindas do picolé de chuchu, prefiro não ir passear na Baixada Santista!

  3. Que bom.
    Em dezembro vou pro Guaruja. Agora vou poder andar com meu Rolex e meu iPhone 6 S tranquilamente pelo calçadão.

  4. O reajuste é fundamental para o Policial trabalhar se sentindo valorizado !!!!!! Agora sem reajuste as contas domésticas ficam cada vez mais difícil sendo que tudo sofreu reajuste !!!

  5. PESSOAL !, NÃO O CONHEÇO, MAIS ESSE CIDADÃO QUE ESTÁ À DIREITA DO D.G., PELA CARA DELE ELE ESTÁ DIZENDO ! UM… ESTATÍSTICA FURADA…. QUE MENTIROSOS !”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  6. Hoje no almoço, meu cunhado que é agente da PF nos disse que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, manteve a defesa das operações tocadas pela Polícia Federal, e que entende que elas devem seguir o seu curso normal. Todos os presentes ficaram admirados.
    Pra não perder a chance de aparecer falei que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP afirmou que criminalidade na Baixada Santista, caiu este ano, e que isto se deveu à harmonia entre PM e Civil. Todos os presentes começaram a rir.

  7. Essas estatísticas da Secretária de Segur. Pública é uma piada.

    Mais tenho certeza absoluta que se houvesse o mínimo de colaboração entre as Polícias (C e M) o crime iria perder
    muito.
    Seria fácil, P. militar fazendo um trabalho preventivo e Ostensivo forte, P. Civil Investigando forte e as duas trocando informações.

    Obs. Ainda não sou Policial.

  8. GENTE ! ” AI QUE SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS E PRINCIPALMENTE DO VERDADEIRO PAU DE ARARA”. RAPAZ !, ESSES LIXINHOS QUE ATUALMENTE E DIUTURNAMENTE PRATICAM ESSES CRIMES HEDIONDOS, CONTRA VÍTIMAS INDEFESAS E PRINCIPALMENTE PAIS DE FAMÍLIA, NAQUELA ÉPOCA, OU SEJA HÁ TRÊS DÉCADAS, ELES PENSAVAM MIL E UMA VEZ ANTES DE COMETÊ-LOS, POIS SABIAM QUE AO APORTAR NA REPARTIÇÃO O COURO COMIA A NOITE INTEIRA. ACONTECE QUE ULTIMAMENTE ESSES “DIREITOS HUMANOS”, IMPEDEM QUE ESSA “CAMBADA” DE INDIGITADOS PÉS DE CHINELOS DEITEM E ROLEM EM CIMA DA SOFRIDA POPULAÇÃO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  9. Não vamos dá trégua ao crime. Juntos, combatê-lo-emos e vencê-lo-emos.

  10. Espero que esta harmonia seja também com os policiais de fora, turistas. Fui abordado em Santos e após me identificar como PC fui mal tratado, meu veículo no meu nome foi consultado junto ao Copom, assim como minha CNH, além de ter o chassi e lacre da placa vistoriados.

  11. Tem um colega meu que vai dar uma trégua no combate ao crime, ele pediu pra ir pra um plantão pra poder fazer uns “bicos”. Segundo ele todos os gastos dele tiveram aumento e por isto acabou no vermelho, mas quando foi pedir empréstimo não passou os critérios usados para analisar o perfil de endividamento. Quem quiser permutar é só procurar por ele na DIG de Furtos e Roubos a Bancos.

  12. Pessoal, pode cair a cúpula inteira e nada vai mudar para nós do baixo clero. Só muda alguma coisa quando trocar o Governador, resta saber se melhorará ou piorará ! Quando saiu o Alckimim e entrou o Serra eu tive esperanças de melhoras, mas foi uma grande decepção, o Serra era pior que o Geraldo Alckimim kkkkkkkkkkk tomamos na tarraqueta de verde e amarelo dinovo kkkk hoooo desgraça de greve em 2008, nunca esqueço das palhaçadas que fizeram conosco kkkkkk rir para não chorar, mas foi uma decepção e meia aquela greve também ! Se o Geraldo fosse o papai Noel, eu pediria á ele um pouco de reajuste salarial nem que fosse só para cobrir a inflação e repor nosso poder de compra, pediria também um bônus gordinho agora em dezembro, tipo assim 10 mil reais para cada um de nós, já ajudava bem, mas o Geraldo não tem o menor jeito para papai Noel. Por isso já vou me acostumando com a ideia de um franguinho na panela ao invés de um peru, um panetoninho pirata, um guaraná xereta e talvez com muita sorte um pernil dianteiro de porco clandestino kkkkkkkkkkkkkk hooooooooooooooooo desgraça essa vida de polícia, bem que minha mãe dizia (filho, estude bastante e não seja polícia porque não presta), haaa mais eu não ouvi minha mamãezinha querida e me fudi.

  13. A verdade é uma só, juntos, ninguém nos segura, só que PM e PC só se unem na desgraça, o porque isso acontece é uma discussão interminável e que ninguém aguenta mais

  14. POLICIAIS DE SÃO PAULO,

    SE A CRIMINALIDADE NO LITORAL ESTÁ CONTROLADA AGORA EU QUERO MESMO É SALGAR AS PARTES BAIXAS.

    DEIXO AQUI UM CONVITE PARA O LEGUME DO MORUMBI E AQUELA CARA QUE TEM POUCO CABELO QUE O ACOMPANHA PARA IREM E LEVAREM SEUS FAMÍLIARES.

    CADA UM LEVA SUA CERVEJA E DIVIDIMOS A CARNE E O CARVÃO, TODOS PODEM LEVAR CELULARES, TABLETS E AFINS, AFINAL O CRIME ESTÁ SOB CONTROLE.

    AGORA, UMA PERGUNTA: ESTÁ CANCELADA A OPERAÇÃO VERÁO ??????????????????????????

    PC SÃO PAULO

  15. ALMOÇANDO COM A FAMÍLIA disse:
    26/11/2015 ÀS 16:44
    Hoje no almoço, meu cunhado que é agente da PF nos disse que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, manteve a defesa das operações tocadas pela Polícia Federal, e que entende que elas devem seguir o seu curso normal. Todos os presentes ficaram admirados.
    Pra não perder a chance de aparecer falei que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP afirmou que criminalidade na Baixada Santista, caiu este ano, e que isto se deveu à harmonia entre PM e Civil. Todos os presentes começaram a rir.
    ____________________________________________________________________________________________

    eu também……kkkkkkkkkkkkkkkkkkk a melhor postagem.

  16. AGORA QUE O DISCURSO DO CICLO COMPLETO TÁ CAINDO POR TERRA, O MILICIANO VEM FALAR EM HARMONIA ENTRE AS POLÍCIAS PARA JUSTIFICAR ESSA ESTATÍSTICA MAIS QUE MANIPULADA. “ACREDITE SE QUISER…”

  17. Esse coronel é candidato a algum cargo político?
    Que discursinho, hein?
    Eles não fazem o preventivo direito e lança este cao ?

  18. Por exclusiva culpa de seus dirigentes, a PC tal qual o PT, por fora bela oratória, por dentro pão bolorento.

    O caso em questão merece uma abordagem mais sistêmica para demostrar a situação de falência em que a instituição se encontra, graças a sua desacreditada, quiça, mal intencionada cúpula dirigente.
    Esse delegado titular do 1º Distrito Policial, trabalhou no DENARC de onde saiu graças a uma série de “piças” que por lá arrumou, delas só conseguindo se livrar há pouco tempo.
    Não nos parece razoável que, diante desse pretério funcional comprometedor, o escalão superior lhe tenha atribuído a titularidade de uma das mais importantes delegacias de São Paulo, com certeza não foi pelo critério da Meritrocracia.
    Na certa o parâmetro adotado pelos seus superiores para atribuir-lhe uma delegacia da importância do 1º DP, que tem em seu entorno a cúpula do Poder Judiciário do Estado, é sua capacidade arrecadatória, vez que a área é sabidamente conhecida como fonte inesgotável de propina policial advinda de: pirataria, jogo de azar de todo tipo (máquinas caça-níqueis, bicho, video-poquer, vídeo-bingo), boca de ouro, puteiros, etc.
    A origem de tudo está aí. Qual é o critério utilizado na designação de quem vai titularizar a unidade policial? Como pode e por que um funcionário com desabonadores antecedentes funcionais foi designado titular dessa importante delegacia da capital? Essa pergunta o Ministério Público tem que fazer para o Secretário da Segurança Pública, para o Delegado Geral de Polícia e para o Delegado Seccional Centro.
    Acreditamos no Ministério Público, assim como toda a população do Estado, portanto se anunciou que vai auditar as estatísticas do Estado, isso com certeza ocorrerá e vamos fazer algumas sugestões que podem auxiliá-lo nessa difícil missão em dar confiabilidade a esses desacreditados dados criminais mensalmente divulgados pela SSP.
    Inicialmente os homicídios,
    – A totalização mensal, trimestral ou anual deve ser acrescida pelos homicídios praticados por policiais em serviço ou não;
    – Deve ser implantada uma rotina no sentido do IML informar o resultado de todas as necropsias feitas por força de BO’s registrados como “Morte Suspeita” do mês em que serão divulgados os dados, para se saber quantas foram mortes violentas e destas, quais se deram por homicídios dolosos, culposos, latrocínios ou mortes acidentais.
    – Atentar para casos de homicídios desmembrados em dois BO’s, ou seja, registra-se 1º BO de “Lesão Corporal Dolosa” e, logo em seguida, com diferença mínima de horário e na mesma sequência de numeração de BO’s da unidade policial, se registra outro BO com a natureza “Comunicação de Óbito”.
    Auditar todos os BO’s de “Tentativa de Homicício” do mês para saber quantos se transformaram em “ Homicídios Consumadoa”. Isso é muito fácil de se fazer, é só pesquisar na própria base do RDO pelo nome da vítima se existe um BO posterior dela com a natureza “Comunicação de Óbito”.

    Roubo de Veículo, Furto de Veículo e Veículo Localizado

    Quando o furto ou roubo de veículo ocorre no mesmo contexto da subtração de outros bens, como por exemplo roubo a residência, estabelecimento comercial ou carga, embora solicitando o bloqueio do veículo junto a Prodesp, as vezes registram a ocorrência só como roubo a residência ou de estabelecimento comercial sem mencionar a natureza “Roubo de Veículo” subestimando o total de casos no período em análise.
    Como filtro, ou parâmetro de comparação, para avaliar se os dados informados pela SSP sobre roubo, furto e localização de veículo está retratando o que efetivamente possa ter acontecido no período em análise SUGIRO AO MINISTÉRIO PÚBLICO requisitar da PRODESP a quantidade total ou por unidade policial do Estado de mensagens mensais, trimestrais ou anuais enviadas pelas unidades policiais solicitando o bloqueio de veículo por furto ou roubo ou o desbloqueio em razão de veículo localizado.
    Quem sabe alguém com autoridade e respeito popular ponha ordem na casa.

  19. Esta é a maior prova da harmonia entre a PC e a PM na baixada santista

    Circo completo da PM – Para mostrar serviço, policiais militares da Baixada Santista – com o conhecimento do comando – torturam e extorquem confissão de inocente.

    https://flitparalisante.wordpress.com/2015/02/13/circo-completo-da-pm-para-mostrar-servico-policiais-militares-da-baixada-santista-com-o-conhecimento-do-comando-torturam-e-extorquem-confissao-de-inocente/

    A PM prende um zé mané, tortura para que ele confesse um crime de repercussão, menospreza e atrapalha a investigação da PC, e depois que o porco falou que não era o coelho, a PC com a faca e o queijo na mão, ou pelo menos com tudo para fazer justiça, o majura Data Venia ignora os crimes e passa um pano para a mesma PM que queria f*** com a PC.

  20. Zé ninguém disse:
    27/11/2015 às 23:21
    Esse coronel é candidato a algum cargo político?
    Que discursinho, hein?
    Eles não fazem o preventivo direito e lança este cao ?

    Esse coroné não serve nem pra candidato de sindico de condominio, no máximo uma vaga na portaria (com todo respeito aos porteiros).
    Não sei se é pior esse caô ou a tribuna acreditando e apoiando esse blablabla

    Uma equipe da PC + 5 presos por tráfico
    Dossiê da Polícia Civil resulta na prisão de cinco pessoas – Três mulheres e dois homens são suspeitos de integrar bando ligado ao tráfico de drogas
    http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/policia/dossie-da-policia-civi-resulta-na-prisao-de-cinco-pessoas/?cHash=6c1ad894aa8d1864e2321adad6f6e0d8

    Um batalhão do BOPE da PM + 1 preso (deve ser por PA) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada
    Operação do Baep em Cubatão resulta em uma pessoa presa – O efetivo da PM passou pelas Cotas 200 e 95, Vila Natal, Vila Esperança e Vila dos Pescadores
    O efetivo da PM passou pelas Cotas 200 e 95, Vila Natal, Vila Esperança e Vila dos Pescadores. Nesta última comunidade, era possível ver da Rodovia Anchieta o helicóptero dando vôos rasantes a procura de alguma irregularidade nas ruas. Do alto, dentro da aeronave militar estava o comandante do Baep, o tenente-coronel Olímpio Ferreira Magalhães, coordenando as operações, que também tiveram o apoio do setor de inteligência do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 6 (Deinter–6).????????????

    http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/policia/operacao-do-baep-em-cubatao-resulta-em-uma-pessoa-presa/?cHash=4f455f53773561bc5517e6e7c2281cd1

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s