Delegada da DISE de Sorocaba vai trabalhar com AUDI extorquido 43

Delegada e quatro investigadores vão ser julgados por susposta extorsão a traficantes

28/11/15 | Wilson Gonçalves Júnior – wilson.junior@jcruzeiro.com.br Ricci Anzuino – FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (17/7/2015)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/Sorocaba) pediu à Justiça que a delegada Simona Ricci Anzuino e os investigadores João Paulo Heitaro Abe, Giuliano Roberto Marcon, Ramon Bachiega Angelini e Ricardo Shulze sejam condenados a prisão pelos crimes de extorsão, associação criminosa e falsidade ideológica. Segundo a acusação, a delegada e os investigadores, que em 2007 atuavam na Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente (Dise) de Sorocaba, teriam recebido propina de R$ 34 mil e mais um veículo Audi em troca da liberdade de duas das três pessoas que foram levadas à delegacia, após um flagrante de tráfico de drogas. Conforme a denúncia, apresentada pelo MP e acatada pela Justiça, os dois traficantes ficaram detidos na delegacia até que o pagamento fosse feito, e o boletim de ocorrência não trouxe nenhuma informação de que essas pessoas tivessem estado no prédio da Dise durante a elaboração do flagrante. As defesas da delegada Simona (que atualmente é delegada em Mairinque) e dos investigadores negam as condutas atribuídas a seus clientes, alegam que o Gaeco não tem provas para sustentar a acusação e procuram desqualificar as testemunhas, por serem criminosos.

O caso começou em 2007, com uma interceptação telefônica, autorizada pela Justiça, a pedido do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG), na investigação de um traficante na cidade de Alfenas. No áudio, uma pessoa dizia que estava sendo extorquida por policiais numa Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente (Dise). Não se sabia, na época, em qual das cidades do Estado de São Paulo o crime estaria sendo praticado. Entretanto, o assunto, a pedido da Justiça de Minas Gerais, foi encaminhado ao MP-SP e à Corregedoria da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Somente em abril de 2009, o caso começou a ganhar contornos, já que o delegado de polícia da corregedoria, Mário Rui Aidar Franco, conseguiu identificar que uma loja de pneus citada na gravação existia em Indaiatuba. O delegado conseguiu, com autorização judicial, quebrar o sigilo telefônico e chegou até o proprietário do Audi, que era uma das pessoas que teriam sido extorquidas pelos policiais.

Num primeiro momento, a pessoa, que não pode ser identificada por fazer parte do programa de proteção a testemunha, disse que teve seu veículo Audi apreendido por policiais, sem entrar muito em detalhes dos motivos. Entretanto, já num segundo depoimento, dado ao delegado Aidar, a testemunha protegida — identificada como “número 1” — contou os detalhes da extorsão. Ele informou que no primeiro depoimento foi orientado pelo advogado Hélio Ercínio dos Santos Júnior a não incriminar os policiais. A testemunha 1 reconheceu o prédio da Dise de Sorocaba e disse que esteve na delegacia dias depois do ocorrido, justamente para entregar o documento do carro, conforme teria sido acertado na extorsão. Na ocasião, teria visto a delegada Simona Ricci Anzuino chegar com o Audi para trabalhar. A prisão do trio, que teria sido extorquido, ocorreu no estacionamento de um shopping existente na rodovia Raposo Tavares. Com essas informações, feitas em conjunto com a Corregedoria da Polícia Civil e Delegacia de Crimes Funcionais de São Paulo, o Gaeco apresentou a denúncia à 2ª Vara Criminal de Sorocaba, em dezembro de 2010.

  1. Alguém sabe se o João Paulo Abe é o mesmo que saiu da PCSP e foi para a PC do Paraná por ser instrutor de uma escola de táticas em Curitiba ?

  2. Nossa !
    .
    a bronca foi denunciada pelo MP em 2010 !
    .
    ainda está correndo? ou melhor… escorrendo ?
    .
    cinco anos sem solução ?
    .
    Justiça que tarda, já falhou !

  3. RÁ, PC tomando dinheiro alheio, conta outra kkkkkkkkkkkkkkkk

  4. unificar a polícia é o c@r@lh0! é hipocrisia dizer que o problema da PM é seu gigantismo e, de outro lado, defender a unificação, tornando um monstro incontrolável denominado “Polícia Estadual”

  5. o mais correto a se fazer aqui no brasil é unificar as policias….com comando único….

    onde logo no inicio apos a acadepol o policial iria para a rua fardado, fazendo rodas…
    depois disso atraves de concursos , o policial poderia sair da farda e ser promovido a cargo superior, para fazer as investigações….se tornando um inspetor ou detetive . e se o cara tiver aptidão podera atraves de concursos chegar ao grau máximo… sendo o OFICIAL CHEFE GERAL DA POLICIA.

    SERIA SOMENTE 03 NÍVEL.

    1- POLICIAL.

    2- DETETIVE OU INSPETOR.

    3- OFICIAL MAIOR.

  6. Gente estamos vendidos aos corruptos, como pode, todos os dias mesma coisa. LAVA JATO, MENSALÃO OPERAÇÃO DISSO DAQUILO, GENTE onde vamos parar com tudo isso, esse dinheiro da corrupção poderia criar milhoes de vagas na Policia, muitos hospitais, escolas, enfim, poderia fazer nosso Pais sair da crise. o que vamos deixar para nossos filhos?
    A Policia esta 80% nessa situação, hoje só se pensa em grana, o Decap virou castigo, onde deveria ser vitrine, apadrinhados sem capacidade, em DENARC DEIC DPPC FAZENDARIA pois é só para isso que servem esses departamentos, para tirar proveitos, deveriam acabar com as especializadas, e fazer distribuição nos distritos e seccionais, e tornar o crime de corrupção em crime hediondo.
    Corregedoria, MP PM Senado, enfim tudo tem esquema? onde vamos acabar.
    Será que esquecemos Deus? para que se ter tanto, sabendo que é roubado sendo policia?
    chega.

    Viaturas novas na mão de recolhas, verbas de materiais básicos sendo desviadas, Policials apadrinhados bilionários.

    chega

  7. SR. “FIM DOS TEMPOS ” !, ME DESCULPE, MAIS EM TERMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, VOCÊ ESTA SE ESQUECENDO DOS “METROLÃO”, TRENZALÃO” E OUTROS. AGORA COM RELAÇÃO AOS CARGOS POR VOSSA SENHORIA MENCIONADOS, PERTINENTE ÀS TITULARIDADES DE CLASSES EEPECIAIS, S.M.J, EU SÓ TIRO O CHAPÉU PARA A MELHOR DELEGADA DE POLÍCIA QUE A POLÍCIA CIVIL TEM OU SEJA A DRA. ELAINE MARIA BIAZOLI, E COM UM DETALHE, ESTOU APOSENTADO HÁ APROXIMADAMENTE SEIS ANOS E JAMAIS ESSA “GUERREIRA” ME CONCEDEU NENHUMA PROCURAÇÃO. DRA. UM ABRAÇÃO DO J.B. E MANDA ESSES CONTUMAZES IREM “CATAR COQUINHO”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  8. PARA O BRASIL SER RECONHECIDO MUNDIALMENTE , COMO UM PAIS DIGNO DE PERTENCER A NATA DOS PAISES
    SÉRIOS, PRECISAMOS PRIMEIRO POR ORDEM NA NOSSA CASA….

    1º ATO= MANDAR O SAPÃO BARBUDO E SUA GIGANTESCA QUADRINHA PRA CADEIA.E DAR UMA PENA DE
    PRISÃO PERPÉTUA A TODOS ELES.

  9. A DOUTORA CITADA…
    .
    APESAR DE NAO SABER SAMBAR…
    .
    ELA DANÇOU NO SALÃO DA 5A.SECCIONALL…
    .
    E ISSO !

  10. SR. “38 anos de janela e vendo a ruína ” !, ME DESCULPE MAIS VOCÊ ESTÁ COMPLETAMENTE POR FORA. POIS O QUE EU QUIS DIZER É QUE ESSA DELEGADA DE POLÍCIA, PÕE MUITOS “MAJURENGOS” QUE AÍ EXISTE E EXISTIRAM NO BOLÇO. E DIGO ISSO PORQUE JÁ TRABALHEI COM ELA E COMO JÁ COMENTEI, S.M.J. A DRA. “É UM PÉ DE BOI PARA TRABALHAR” E, ACIMA DE TUDO SUPER COMPETENTE. DRA. MAIS UMA VEZ, UM GRANDE ABRAÇO E BOA SORTE. NÃO DÊ OUVIDOS PARA CERTOS RECALCADOS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  11. Realmente a Dra. Elaine é a melhor e só. Caiu pois ia ser a nova diretora do DECAP e mexeram os pauzinhos para ferrar ela, festa e dançar não pode, agora roubar e maquiar estatísticas pode? Elaine volte pelo amor de Deus

  12. O que tem de coxinha aqui é incrível. Falam mal, falam mal, mas tão de zóio. Eita zoião! Se a PM tá tão boa assim… Engraçado que eu NUNCA VI PC querendo entrar na PM. Mas PM que sonha em ser tira ou agente é o que mais tem. Daí fica a pergunta, se os mike presumem que todo PC é ladrão, e querem entrar de qualquer jeito, então o que podemos concluir disso? Fora que muitos não enxergam mas o militarismo só é bom pros estrelinhas que passam o dia lendo jornal. Por falta de visão, muitos não percebem isso, mas as “vantagens” do militarismo não passam de ilusão.

  13. SR. ” Fim dos Tempos”, MEUS PARABÉNS PELO SEU EXPOSTO, SABE PORQUE !, PORQUE DE FATO VOCÊ CONHECE ESSA DELEGADA DE POLÍCIA QUE COMO JÁ DISSE PÕE NO BOLSO DO NÍQUEL, MUITOS “MAJURAS” QUE SE FORAM E MUITOS QUE AÍ ESTÃO. E ELA, SEMPRE FOI E CONTINUA SENDO UMA “GUERREIRA”, EM PROL DA NOSSA EGRÉGIA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO E, COM MAIS UM DETALHE AMIGA CONTUMAZ DE SEUS SUBALTERNOS. ESTOU COM UMA PULGA ATRÁS DA ORELHO !, OCORRE QUE NINGUÉM SABE O NOME DAQUELE “MAJURENGO” MULTIPLICADOR DE B.O.s . RAPAZ !, HÁ ANOS UM ” NADA”,VISTO QUE EU O CONHECIA MUITO BEM, ELE ERA “BATE PÁU”, OU SEJA UM VERDADEIRO GANSO, LOGROU EXITO EM LUDIBRIAR UM CONCURSO PARA DELEGADO DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO, EXIBINDO UM DIPLOMA FALSO. E COMEÇOU A ” DEITAR E ROLAR” EM CIMA DOS VERDADEIROS POLICIAIS CIVIS. ACONTECE QUE A FALCATRUA PERPETRADA PELO INDIGITADO, NÃO GRAÇAS A MIM, MAIS DE OUTROS POLICIAIS, FOI CABALMENTE DESCOBERTA E O FALSO POLICIAL ” RUA”. ETÁ “TONELADA” PESADA !. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  14. COMPLEMENTANDO UM POUCO O EXPOSTO. ALGUÉM PODE ATÉ QUESTIONAR PORQUE ESSE J.B., “IDOLATRA” TANTO ESSA DELEGADA DE POLÍCIA !. RESPOSTAS FACÍLIMA : OCORRE QUE EU QUANDO NA ATIVA TIVE A HONRA E O PRAZER DE TRABALHAR COM ELA EM TRÊS OPORTUNIDADES, PRIMEIRO NO 15 D.P., ELA AINDA COMO ASSISTENTE, POSTERIORMENTE ELA COMO TITULAR DO 4 D.P., E EU NAS FILEIRAS DO CARTÓRIO E, INFELIZMENTE POR ULTIMO ELA LÁ NA 8 SECCIONAL, E EU NAS FILEIRAS DO 41 D.P. VILA RICA. GENTE !, DE CORAÇÃO SE ESTIVESSE NA ATIVA SEM SOMBRA DE DÚVIDAS QUE CONTINUARIA A TRABALHAR COM ESSA “GRANDE POLICIAL CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO”. DRA. UM GRANDE ABRAÇO, E MAIS UMA VEZ BOA SORTE. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s