Popularidade de Alckmin despenca com ajuda da truculência policial militar 16

Popularidade de Alckmin atinge pior marca, aponta Datafolha

RICARDO MENDONÇA
EDITOR-ADJUNTO DE “PODER”

A combinação entre a persistente crise da água e o controverso plano de remodelação do sistema público de educação pode ter produzido um marco histórico no Estado de São Paulo: a popularidade do governador Geraldo Alckmin (PSDB) nunca esteve tão baixa.

Pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 de novembro mostra que 28% do eleitorado paulista qualifica o desempenho do tucano como ótimo ou bom, a menor taxa de aprovação na série de 29 pesquisas do instituto ao longo dos quatro mandatos de Alckmin -mais de dez anos de gestão, em períodos alternados, desde 2001.

Há pouco mais de um ano, véspera da eleição que o reelegeu, Alckmin tinha 20 pontos percentuais a mais de aprovação, 48%. No seu melhor momento no comando do Estado, em março de 2006, pouco antes de sair para disputar (e perder) uma eleição presidencial, ostentou 69%.

Na tendência inversa, a reprovação também é recorde: 30% dos paulistas classificam o desempenho do governador como ruim ou péssimo.

Esta é a primeira vez que, numericamente, há mais gente no Estado desaprovando do que aprovando o governo Alckmin (a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos).

Outros 40% do eleitorado paulista, o maior contingente, classificam a atual gestão tucana como regular.

EDUCAÇÃO

Alckmin vai pior entre os mais jovens (36% de reprovação no grupo dos que têm entre 16 e 24 anos), entre os mais escolarizados (43% o classificam como ruim ou péssimo no pequeno universo dos que têm ensino superior) e nas cidades grandes.

No conjunto dos municípios da região metropolitana de São Paulo, a reprovação ao governador atinge 38%. Na capital, 39%. Considerando só as cidades com mais de 500 mil habitantes, 40%.

O contraste com municípios mais distantes da capital é grande. No interior, a reprovação ao governador é consideravelmente menor: 23% ante 34% de ótimo ou bom.

Nesta rodada, o Datafolha abordou dois temas diretamente relacionados ao governo estadual que podem ajudar a explicar a queda de popularidade do governador: a crise de abastecimento de água e a decisão de fechamento de escolas públicas, com o consequente remanejamento de alunos.

  1. O QUE SERÁ QUE O SORVETÃO DE CHUCHÚ FARÁ PARA LEVANTAR A BOLA? AFINAL, ELE É PRÉ- CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, NÃO É MESMO? VÁ PARA O INFERNO, DEMÔNIO.

  2. Meu Deus, será que nos livraremos deste câncer que é o psdbosta ?

  3. com quase toda certeza, acho que ja era para o picole
    cacete o cara nunca fez nada na vida,sera que ele vai trabalhar agora
    coisa que eu duvido, vai se encostar em algum governo
    ou comecar a trabalhar no servidor público
    a legumisa e medico anestesista. vai continuar fudendo os funcionarios
    ou vai se aposentar sem trabalhar

  4. adianta merda nenhuma! chega eleição aluno, professor, policial, funcionários públicos em geral e tudo mais votam até num poste se for pelo PSDB!

  5. GENTE, CUIDADO !, POIS ESSE JÁ ESTÁ AÍ E SÓ SAIRÁ NO TERMINO DO MANDATO. S.M.J., TEMOS QUE FICARMOS LIGADÍSSIMO COM RELAÇÃO AO FUTURO, POIS COMO SABEMOS AQUELE “VAMPIRÃO” LÁ DA MOÓCA JÁ ESTÁ COM AS “GARRAS” DE FORA PARA ABOCANHAR A VAGA E, CONTINUAR FUDENDO AINDA MAIS TODOS OS POLICIAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  6. Coitados, ao invés de fazerem segurança aos cidadãos, cumprem ordens do Governador contra o povo.
    Sem direito a reajuste aos trouxas!
    Isso acabou, eu teria vergonha na cara.
    Só lixão!

  7. sabe quando entrei na policia o salario inicial era de aproximadamente 10 minimos e entrei como quinta classe. Governo Franco Montoro. Ai veio o Quercia e ate que nao piorou, manteve-se nossa dignidade como policiais. Depois veio o tal do Fleury e comecou a derrocada e o Mario Covas como um emissario do diabo para edificar a maldade contra todo funcionalismo e em especial a policia. Hoje depois dessa merda de reestruturacao fajuta sou terceira classe ou seja por promocao e os novatos entram na mesma classe que eu e meus 10 anos na quinta e quarta viraram fumaca e de dez minimos que ganhava nos finais dos anos 80 so sobraram 5 minimos. Nao consigo vislumbrar um horizonte limpo sem que primeiro tenhamos que passar por grande tempestade.

  8. DESPENCA NADA. CHEGA NO DIA DA ELEIÇÃO O POVO ESQUECE TUDO. PARECE MULHER DE MALANDRO.

  9. A verdade é que os estudantes (e tem quem estude com mais de 30 anos, que problema há nisso? Antes ainda estudar com 30 do que ser um completo imbecil com mais de 40, como vemos em alguns comentários aqui) fizeram o que os policais civis jamais conseguiram fazer: ter atendidas suas petições.
    E o pior: em 2008 apanharam feio da tropa de choque dessa mesma polícia militar que na verdade é uma guarda pretoriana a serviço do governador de ocasião.

    Sobre a “reorganização”, quem não quiser repetir senso comum e passar recibo de ignorante publicamente pode ouvir o que um professor tem a dizer sobre o tema.

    Por que sou contra a reorganização escolar

    Quem trabalha com adolescentes sabe bem como essa fase é delicada. No momento em que a identidade está em formação, os laços de afeto e confiança são básicos, estruturais. Muitos aqui são amigos de classe média, que estudaram em escola particular, e se lembram de que deram um escândalo, quase morreram, quando foram trocados DE SALA! Precisou baixar mãe na escola e fazer barraco para vcs voltarem a ficar com suas melhores amigas ou melhores amigos. E não neguem. Eu vejo isso todos os anos, há cinquenta anos. Vocês também se lembram daquele professor querido que saiu da escola e todo mundo chorou. Conheço aluno que mudou de escola para acompanhar um professor importante para ele. Agora imaginem cortar de uma vez todos esses laços. Mais: imaginem isso para meninos de periferia para quem, muitas vezes, esses laços são tudo o que têm.
    Mas não é só essa a razão. O processo de aprendizagem é longo. Em geral, uma equipe de professores acompanha o aluno por anos. Faz relatórios dele. Avalia avanços e superações. Um professor conhece seu aluno como a palma da mão. Separar alunos de seus professores é fazer tudo recomeçar do zero. Às vezes é bom recomeçar, mas na maioria das vezes causa uma interrupção no processo educativo.
    Além disso, há a falácia de que separar por ciclos é positivo. Se fosse assim, todas as grandes escolas privadas seriam enormes fracassos. Todas misturam ciclos! E, pela minha experiência, é excelente que crianças de idades diferentes convivam umas com as outras porque ambientes homogêneos não favorecem o desenvolvimento da compreensão da alteridade, fundamental em tempos de crescimento da intolerância.
    Há também a questão prática. Mães que têm filhos de oito e onze anos terão que levar um filho para cada escola. Como farão? Mães que moram na periferia e precisam chegar ao trabalho cedo? Quero ver minhas amigas que têm empregada doméstica dizerem “Vai, querida, pode entrar às dez no serviço! A reorganização é para o bem do seu filho, dou a maior força”. Duvido.
    Mas tem mais: muitas escolas para onde os alunos estão sendo levados ficam longe de suas casas e já estão com salas superlotadas. Como faz? Pendura carteiras no teto?
    Ah, não acabou. Vários professore ficarão desempregados. Isso não é algo bacana nunca.
    Para não deixar o post longo demais, citarei uma última razão: a reorganização fechará vários cursos noturnos, deixando desamparados jovens que precisam trabalhar. Vocês vão ajudar suas famílias? O governo vai?

  10. Não e bem assim não o estado está atrasando muita coisa, ouvi dizer q até a assistencia judiciária. Bem no estado q mais escroca seu cidadão e estado vanguardista do Brasil.
    Estamos associando várias coisas ao governo federal, mas esquecemos q a únião está pagando, e q o impeachment e possível aqui desde a 20 anos. Mas a alesp não tem louco, somente espertões.
    Ainda temos cria nossa o PCC, que se tornou educador, no estado pujante e se espalha pelo Brasil e vai além fronteira.
    Impeachment do Geraldinho, do Serra e do Covas.
    Justiça e imprensa e nos paulistas somos vendidos e covardes, fazemos alianças em detrimento ao mal do outro, mais do q o bem próprio.

  11. Que bom chega desse picolé de chuchu inoperante! Já deu! Saí fora! Usurpador de Direitos! Nunca votei nesse cara e manisfesto para todo mundo!

  12. Cheguei a conclusão que os cabos e soldados que são os que realmente trabalham, fizeram isso de propósito pra acabar com esse Governo safado que negou aumento aos policiais militares e civis, desgastando bem a imagem do PSDB e do Geraldo e acabando de vez com o Ciclo Completo por uma polícia única e civil. Acertaram dois coelhos com um tiro só.

  13. Se for pra derrubar o Pinóquio, pode colocar a PM inteira na rua e manda quebrar tudo.
    Mas no final das contas, todo mundo vai votar nele ou em alguém do PSDB.
    Ai vem com aquele papinho tipo, não tinha outra opção ou aquele bem pior, agora ele prometeu que vai ajudar…

  14. O CHUCHÚ É TÃO RUIM, MAS TÃO RUIM, QUE VAI CONTINUAR A SER ELEITO ATÉ QUANDO ELE DESEJAR !

    NO BRASIL ATUAL, TUDO QUE NÃO PRESTA PROSPERA !

    O EDUARDO CUNHA É PÉSSIMO E TÁ AÍ, FIRME E FORTE, MANDANDO E DESMANDANDO !

    A DILMA É HORRÍVEL E VAI CONTINUAR LÁ, PORQUE VAI COMPRAR A CAMBADA E VETAR SEU PROCESSO DE IMPEACHMENT.

    OS DEPUTADOS DO PSDB SÃO TODOS FEZES HUMANAS E CADA VÊZ ESSA BANDADA FEDORENTA AUMENTA MAIS.

    O CURÍNTIA É UM TIMÉCO CORRUPTO, SÓ GANHA NA BASE DO APITO E JÁ GANHOU ESTÁDIO DO LULA LADRÃO, TÁ CRESCENDO NA MÃO GRANDE, EVOLUINDO IGUAL AO CÂNCER.

    A REDE GLOBO É UM GRANDE ATRASO PARA O PAÍS, NO ENTANTO LIDERA E CADA VÊZ MAIS INFLUENCIA NEGATIVAMENTE A SOCIEDADE.

    O PCC NÃO PRECISO NEM FALAR, TÁ DOMINANDO TUDO.

    A CULPA É NOSSA, UMA SOCIEDADE EM QUE NINGUÉM GOSTA DE ESTUDAR, DE TRABALHAR, SÓ QUEREM GANHAR NA MEGA SENA, SER JOGADOR DE FUTEBOL OU MODELO, SE NÃO DER, VAI PRO TRÁFICO OU PARA A PROSTITUIÇÃO, QUE TAMBÉM RENDE UMA GRANINHA.

    GUENTA FIRME PICOLÉ DE CHUCHÚ, QUE TU VAI SER DONO DESSE BRASILZÃO E ROUBAR LARGADO, DAÍ QUANDO A IMPRENSA MEDÍOCRE VIER TE QUESTIONAR, DIZ QUE VAI MANDAR APURAR TUDO E EXIGE PUNIÇÃO AOS CULPADOS, IGUAL VC FÊZ AQUI EM SP, NOS CASOS DAS CHACINAS DA PM, TODO MUNDO FOI IDENTIFICADO E TÁ SENDO PUNIDO, NÉ ? kkkkkkkkkkk

    AH…E NÃO ESQUECE DE COMPRAR A MÍDIA COM PROPAGANDAS DA SABESP, POUPA TEMPO, NOVO DETRAN, BOM PRATO E UM MONTE DE PORCARIAS QUE VOCÊ INVENTA SÓ PARA GASTAR O DINHEIRO PÚBLICO, COMPRANDO APOIO DOS JORNALISTAS SEMI DESEMPREGADOS.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s