A FARSA – Mais um delegado valoro$o ensinando o que é amar a Polícia Civil… E agora, Nestor Sampaio Penteado Filho ? 25

‘Mensalão’ de corregedor incluiria também bingos

23/12/201507h21

São Paulo – Além do “mensalão” pago por policiais corruptos à Corregedoria da Polícia Civil, em troca de proteção, o Ministério Público Estadual (MPE) investiga outro esquema de propina envolvendo corregedores e donos de casas de bingo da capital e outros jogos ilegais. O valor seria o mesmo do ‘mensalão’: R$ 50 mil.

As investigações dos promotores do Grupo Especial de Controle Externo da Polícia (Gecep) começaram em outubro do ano passado, após uma denúncia anônima informar que policiais da corregedoria recolhiam dinheiro de casas de bingo, a pedido da diretoria, e dividiam entre eles.

Os promotores pediram os nomes dos policiais à corregedoria, pois o número da viatura usada para buscar a suposta propina e o primeiro nome de cada um havia sido informado. Mas o departamento se negou, alegando que havia vários policiais homônimos trabalhando no departamento.

Os promotores do Gecep levantaram todas as ocorrências da corregedoria de apreensão de máquinas caça-níqueis, videobingo e demais jogos de azar e descobriram que dois policiais: um investigador e um carcereiro, cuja função é de vigiar presos, sempre aparecem na maioria dos casos. O fato foi considerado suspeito e, por meio dele, o Gecep obteve mais indícios sobre as denúncias.

A apuração também descobriu que os policiais atuavam na Divisão de Operações Especiais (DOP), da corregedoria, e identificaram a viatura que seria usada no esquema.

Farsa

A investigação analisou as queixas recebidas pelo Disque-Denúncia e encaminhadas à Corregedoria da Polícia Civil nos últimos quatro anos, em relação a jogos de azar. O que chamou a atenção dos promotores é que, em 2013, a Corregedoria da Polícia Civil não verificou nenhuma denúncia.

Então, o Gecep encaminhou ofício ao Disque-Denúncia e à Ouvidoria da Polícia, em 13 de março, pedindo explicações. Os órgãos repassaram os questionamento à corregedoria. Segundo os promotores, todas as denúncias não verificadas em 2013 passaram a constar como “respondidas” dois dias depois.

Em despacho, o promotor Antonio Bendito Pinto Junior, do Gecep, afirma que “ao que tudo indica, analisando o teor das denúncias, conclui-se que as cerca de 300 notícias foram apuradas basicamente em dois dias, nos dias 24 e 25 de março – os nossos ofícios requisitando informações aos respectivos órgãos foram recebidos no dia 13”.

O secretário da Segurança Pública Alexandre de Moraes disse, na segunda-feira, 21, que recebeu cópia de todas as investigações envolvendo suspeitas de participação de policiais da Corregedoria da Polícia Civil em esquemas de corrupção, incluindo os bingos e o “mensalão” pago por policiais corruptos.

Segundo Moraes, sete investigadores da Corregedoria foram identificados e acabaram afastados imediatamente de suas funções, incluindo o chefe deles, Waldir Tabach.

Moraes também disse que não há até agora indícios da participação do então diretor Nestor Sampaio Penteado Filho. Mesmo assim, ele foi afastado do cargo e está à disposição da Delegacia-Geral, sem função definida. A medida foi tomada para evitar constrangimento. “Não é razoável o chefe da equipe investigar a própria equipe.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

  1. Devem ser apresentadas provas dessas acusações pois ao que parece o MP está se baseando no relato de uma testemunha protegida que pode falar o quer, ela pode dizer que foi a Marte e voltou, colocar no papel timbrado do MP , assinar e isso virar um documento e sair na imprensa.

    Qualquer policial pode ser vítima deste tipo de perseguição. Temos que ser criteriosos.

    Por enquanto só tem fumaça. Caso apresentem provas contundentes, que sejam punidos as pessoas físicas responsáveis que eu duvido que passem de meia dúzia.

    Como estava em outro post também tenho colegas que foram trabalhar na Corregedoria há alguns anos justamente por ter o perfil de viver do seu salário ( quando muito um bico) e que agora tem que ver seu nome chapiscado de cocô por causa de meia dúzia.

    Meia dúzia de gafanhotos com o bolso cheio, chegaram e já foram assim como ocorre em vários departamentos.

  2. Será que agora vai? Será que vem aí um novo Lava Jato? Quem sabe….
    Só assim para um dia sermos valorizados e termos orgulho de sermos policiais civis! Acabando com a escória que recebe de forma ilegal e impede que os honestos e trabalhadores de verdade sejam reconhecidos!

  3. E muito facil saber verdade. E so identificar os carros que eles possuem e demais patrimonio. Somar e perguntar de onde veio a heranca.

  4. SR. “jorge”CONCORDO !, VEJA SÓ SE O SENHOR APORTAR HOJE NA GARAGEM DE MEU “BARRACO”, LÁ ESTARÁ ESTACIONADO UM “CORSINHA 95”. OCORRE QUE SÓ DE CLASSE ESPECIAL SE HOJE EU ESTIVESSE NA ATIVA SERIAM 23 ANOS. ACONTECE QUE ESTOU APOSENTADO E, HOJE DEITO DURMO E NÃO TEMO NENHUM “INTEMPÉRIE”. E, COM UM DETALHE O I.P.V.A. DO “CORSINHA 95 ” ESTÁ ISENTO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  5. DR. WAR,
    O esquema era com os chefes dos investigaristas das divisões DOP e DCF, respectivamente, Investigadores Fábio Pierruci e Chaim; os quais reportavam se ao Valdir Tabaqui.
    Toda denúncia de bingo (casinha) eles tomavam uma nota do maquineiro para não fechar os locais.
    Ambos já eram investigados pelo gecep e assim que o rojão iria estourar, os dois foram ripados para o DECAP.
    Até TV de plasma eles subtraiam dos locais que não chegavam com o QSJ. Uma pena que os delegados lá não faziam nada para coibir essas condutas com medo de ripa.
    Att. Mr Magoo.

  6. Tenho informações que o DOP esteve dentro do Clube Piratininga, onde funcionava um bingo clandestino lotado de frequentadores, isso foi logo após o pessoal da DEATUR ter flagrado o estabelecimento em funcionamento. Após recebimento do QSJ não voltaram mais. O chefe do 77 foi quem intercedeu a negociação pra não acabar com mensalinho dele, diga se de passagem lhe é oferido até os dias de hoje.

  7. Típica ação do MP, não investigaram nada, não possuem provas de nada, estao baseados apenas nas estórias de um ” cagueta” que provavelmente fazia parte do esquema e mamou muito, e ficou sem a teta e resolveu caguetar! Daí jogam a estória toda pra imprensa, com aquele sensacionalismo que só o MP faz e tem colega aqui comemorando. O MP esta acabando com a Policia Civil, voces acham que promotor tambem nao leva uma notinha??? Acham que promotores sao a reserva moral do estado???? Ninguem consegue enxergar que estao agindo com o intuito de nos destruir como instituicao! Estao agindo por interesse deles. E a proxima policia investigativa do MP nao serao os remanescentes da Polícia Civil, será a PM que já está fazendo esse papel há algum tempo, sem nenhuma reclamação dos Delegados de Polícia!
    O MP ainda vai fuder você!!!!!!

  8. O MP ainda vai fuder você!

    Meu amigo, se eles tomam um dinheiro o problema é deles, nós não devemos tomar, não tem que nivelar por baixo, se a PM, PRF, PF, MP, GCM e a porra toda morda, a civil não deveria morder. Fato é que a Civil morde e morde muito, e o MP joga pra cima, não quer virar notícia? É simples só não sair tomando grana……..

    .
    Agora realmente o MP escracha a polícia só com base na caguetagem.

  9. O Ministério Público tardou mas não falhou. O que o MP tem que saber é que a Corregedoria pegava propina dos bingos e casas de jogos para não atrapalhar a propina que já era paga para os policiais da área, portanto nessa latrina tem recolhas do Decap e do Demacro. A corrupção na PC é sistêmica, de cúpula e não de base. O escalão precursor é chefia e titularidade de DP, depois vem Seccional, Departamento, etc.

    Ladrão travestido de policial sente a punição quando a longa mão do Estado alcançar seus bolsos, por isso espero que o MP se utilize de todas as ferramentas necessárias para que isso aconteça, tais como: delação premiada, quebra de sigilo fiscal e telefônico, régua de ligações, evolução patrimonial dos investigados e familiares próximos,etc.,

  10. Hoje é o dia do Investigador de Polícia. PARABÉNS. Esse blog ja foi melhor…É só rancor, inveja, disputas idiotas, e sono.

  11. Nunca vi no Brasil, pelo menos noticiado amplamente, corruptos presos através de um trabalho de fiscais de renda federais. Em países desenvolvidos os fiscais de renda são temidos, porque obviamente se os bens de alguém que ganha 10 mil tem de ser compatível.

  12. CONCORDO PLENAMENTE COM O JOÃO ALKIMIM, VAMOS APURAR PARA DEPOIS CONDENAR.
    COM RELAÇÃO A MÁRCIA, NA ÉPOCA DO DAP, SEU GRANDE CRIME FOI SEMPRE AJUDAR A TODOS.
    O GUERRA NÃO SABE DE NADA, NÃO PASSA E NUNCA PASSOU DE UM DESPREPARADO MESMO.

    ESSA É PRA ELE, SOMENTE PRA ELE:

    TEM GENTE QUE TEM RAIVA DE TUDO E DE TODOS, INCLUSIVE DE SI MESMO, SE JESUS VOLTASSE E ASSUMISSE QUALQUER GESTÃO TAMBÉM SERIA, POR VOCÊ, NOVAMENTE CRUCIFICADO.

    RETIRE TODO ESSE AMARGOR E ESSE ASCO DO SEU CORAÇÃO, POIS ISSO FARÁ MAL À VOCÊ MESMO.

    EVOLUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. IDIOTA E DESQUALIFICADO É VOCÊ.
    NÃO SABE DE NADA.
    EVOLUA, CRESÇA.
    JÁ ERROU VÁRIAS VEZES, FOI ESCURRAÇADO E NÃO APRENDEU.
    SEM CHANCE.

  14. PENSAS QUE ESTAMOS NA ÉPOCA DA INQUISIÇÃO.
    ISSO JÁ ACABOU A SÉCULOS E SÉCULOS.
    EVOLUA, ENXERGUE QUE EXISTEM RITOS A SEREM SEGUIDOS, NÃO ATROPELE AS COISAS, ADQUIRA CRÉDITOS, NÃO OS JOGUE FORA, SEJA COERENTE E ACIMA DE TUDO, SEJA JUSTO, É O MÍNIMO QUE PODES FAZER APÓS TANTOS ERROS E DIANTE DE TANTA MÁGOA.

  15. “Os promotores do Gecep levantaram todas as ocorrências da corregedoria de apreensão de máquinas caça-níqueis, videobingo e demais jogos de azar e descobriram que dois policiais: um investigador e um carcereiro, cuja função é de vigiar presos, sempre aparecem na maioria dos casos. O fato foi considerado suspeito e, por meio dele, o Gecep obteve mais indícios sobre as denúncias.”

    Conforme citação da matéria do estadão acima, reparem que até o tira e o carcepa que atendiam os qrus se foderam. A reportagem até afirmou que o carcereiro estava em desvio de função. Foram responder trocentas denuncias com relatórios frios e tomaram no fiofó.
    Se bobear os coitados não tinham a ver com a história.
    Ou seja, nunca mais vão me obrigar a abandonar plantão pra atender esse tipo de ocorrência.

  16. Dr. War a Corró não era subordinada ao SSP? então …….e o Secretário será que não sabia?

  17. John Pol,

    Chega a ser cômico a necessidade de alguns se sobrepor a outros. A função do Carcereiro era e ainda é vigiar os presos, os quais a polícia Civil não tem Mais,com exceção de algumas delegacias de trânsito. Se você não sabe, fique sabendo agora que muito embora a carreira tenha sido extinta, representa ainda a terceira, em número de servidores na Polícia Civil, Muitos dos quais com nível superior completo, poliglotas e Pós graduação..Portanto meu caro, capacidade não está vinculado a cargo e sim a pessoa. Fato é que não tem cadeia para colocar todos os carcereiros. Eu particularmente adoraria que todos fosse desempenhar suas funções nas poucas carceragens que ainda restam, todavia, seria uma escala de 1 x 30..kkkkkkk o que não seria má idéia. Ademais, digo a todos os colegas que é muito melhor ser um carcereiro Excepcional do que um investigador medíocre. Um Feliz Natal a Todos.

  18. GENTE !, INICIALMENTE INFORMO QUE NÃO TENHO NENHUMA PROCURAÇÃO E NEM PRETENDO TÊ-LA. DR. DO SAITE, AQUELE “MAJURA” CRÁPULA QUE S.M.J., LHE FODEU,JÁ LÁ NA DÉCADA DE 80 LÁ NO 1 D.P.PARQUE DOM PEDRO i, ELE MANCOMUNADO COM UM CEL.DA PM. TENTARAM ME FODER TAMBÉM, MAIS SÓ QUE, É AQUELE VELHO DITADO MEU AMIGO, “QUEM NÃO DEVE JAMAIS TERÁ QUE TEMER”. E , S.M.J., AS INICIAIS DO NOME DESSE “NADA ” SÃO ” P.H.F.”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  19. E aí Dr Guerra viu a mais nova da PC? uma escriva da corregedoria e um ex investigador presos por trafico de drogas e porte ilegal de armas pela ROTA kkkkkkk. Voce poderia colocar como Título “ROTA acaba com o tráfico de drogas prendendo policiais civis”
    Agora eu comecei a entender o ódio que se tem ds PM e da ROTA nesse Blog, eles acabam com o negocio de voces né, as viaturas estão sempre ali dando carga dificultando o trabalho sujo da PC, imagina só se acabar com a PM como vai ficar facil para voces!!!!

    Uma policial civil, um ex-policial civil e um nigeriano foram presos na tarde desta quinta-feira (24) na Rua Mário Araújo, em Santana, na Zona Norte de São Paulo, por envolvimento com tráfico internacional de drogas, segundo a Polícia Militar. Com eles foram encontrados dez tijolos de pasta base cocaína e armamentos.
    saiba mais
    SP troca corregedor da Polícia Civil após denúncia de corrupção
    De acordo com a corporação, os suspeitos foram abordados por policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), grupo de elite da PM, por volta das 16h20. Eles conduziram os policiais a um local onde guardavam a droga, os armamentos e uma grande quantia em dinheiro, conforme apurou o SPTV.
    Foram apreendidos, além da pasta base cocaína, um fuzil, uma pistola, um revólver calibre 38, uma réplica de pistola e munição. Não houve confronto. A prisão foi feita em flagrante.
    Ainda segundo a PM, a policial civil detida trabalha como escrivã na Corregedoria. Já o ex-policial civil, teria trabalhado no Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). O caso foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal, na Lapa.
    Corregedoria
    A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (21) a troca do atual corregedor da Polícia Civil, Nestor Sampaio Penteado Filho, pelo delegado Domingos de Paula Neto. O anúncio acontece em meio a uma investigação do Ministério Público de São Paulo sobre um suposto esquema de cobrança de propina por parte de agentes da Corregedoria de policiais que estavam na mira do departamento.
    A investigação foi divulgada nesta segunda-feira pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, que relata que um vídeo gravado por câmeras do Departamento de Investigações Criminais, o Deic, mostra uma suposta facilitação de fuga de investigadores que seriam presos.

  20. Um passarinho me contou que o ex polícia do DENARC e a escrivã caíram no grampo do GAECO, quando foram tomar um j do nigeriano!!!!! Daí o MP passou o trampo pra ROTA e é isso aí!
    O GAECO usa o Baep ou a ROTA, mas primeiro o p2 dá a cana, depois chamam a ROTA ou Baep!!!!! É sempre o mesmo modus operandi!!!! O MP está nos caçando, é declarado!!!! Pena que 90% dos nossos Delegados abrem as pernas para promotores e entregam nossa instituição de bandeja pra esses vermes!!!! Que tal investigarmos os promotores corruptos e escracha-los na midia??????
    O MP ainda vai fuder você!!!!!!!a.

  21. Grampo do MP…

    A maioria das canas da ROTA são informações repassadas pela PF… grampos da PF… em andamento e que, se fosse realizada a prisão por eles, traria prejuízos as investigações… assim… eles passam as informações para a PM, que dá a cana e apresenta a ocorrência na própria PF.

Os comentários estão desativados.