O caso do ASP Lúcio Flávio e seu parceiro Edson Honório, exemplo para que os demais agentes penitenciários deixem de ser bajuladores de PMs 29

Lúcio Flávio se recupera de nove tiros e quer começar 2016 em casa

Baleado por PM, agente penitenciário diz que se fingiu de morto para não ter o mesmo fim que colega

Agente penitenciário Lúcio Flávio de França agradece a Deus a chance de estar vivo (Foto: Mastrangelo Reino / A Cidade)

O agente de escolta e vigilância Lúcio Flávio de França, 35 anos, quer começar o ano de 2016 em casa, na companhia da família. “Percebi que a gente vive por um fio, por isso precisamos dar valor às pequenas coisas. A partir de agora, quero viver a vida, trabalhar menos e desfrutar mais”, afirma.

Lúcio foi baleado por um policial militar na Estrada Municipal SCA-442, em São Carlos, por volta das 2h do dia 6 de outubro. Ele prestava um serviço de monitoramento de cabos para uma empresa de telefonia com o parceiro Edson Honório Ferreira, 46 anos, quando foi abordado por uma viatura policial que estava com o giroflex desligado.

“Eu estava fazendo xixi e o Edson estava dentro do carro. Os policiais chegaram, a gente se identificou, eles pediram as nossas armas, pegaram e um deles falou ‘corram que vocês vão morrer’”, conta.

Em seguida, os agentes correram e o sargento da Polícia Militar Marcos de Souza atirou diversas vezes contra eles. Edson morreu no local e Lúcio levou nove tiros. Os disparos atingiram perna, cotovelo, ombro, joelho, punho e costas da vítima.

“Caí sentindo muita dor e vi meu parceiro já sem vida. Tive que me fingir de morto para não morrer também. Pedi a Deus para me tirar dali”, lembra.

Segundo Lúcio, os policiais chamaram o resgate em seguida e colocaram as armas perto dos agentes para simular um confronto. “Eles viram que eu não estava morto ainda, mas acharam que eu ia morrer logo”, relata.

Cerca de 20 minutos depois, o Samu chegou e Lúcio gritou pelo oficial do resgate. “Falei que eu não era bandido. Só aí senti calma.”

Lúcio chegou à Santa Casa de São Carlos com voz de prisão e ficou escoltado como se fosse um criminoso. Ele passou dez dias em coma induzido e, após 15 dias internado, foi transferido para a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

O agente quebrou o fêmur esquerdo, fraturou o punho direito e perdeu o movimento do cotovelo esquerdo. Ele passou por várias cirurgias e agradece pela segunda chance que ganhou. “Não consigo mais dobrar o braço e tive que colocar pinos na perna, mas foi uma obra de Deus eu ter levado nove tiros e nenhum ter atingido um órgão vital”, comenta.

Lúcio diz, ainda, que foi submetido a um exame residuográfico e que o resultado não apontou resquícios de pólvora em suas mãos.

Agente espera por justiça

Lúcio e Edson teriam sido confundidos com ladrões que haviam tentado furtar uma distribuidora de cimento. “É uma história de filme”, destaca Lúcio.

De acordo com o delegado Gilberto de Aquino, da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de São Carlos, o alarme da empresa disparou, o vigia avistou a Saveiro branca em que os agentes estavam  e passou a placa para a polícia acreditando se tratar dos suspeitos. “Os policiais até podem ter confundido a gente com os ladrões, mas eles pecaram em não pegar nossos documentos”, observa Lúcio.

A Polícia Civil de São Carlos indiciou o sargento Marcos de Souza pelo homicídio de Edson e pela tentativa de homicídio de Lúcio. “Quero que ele pague pelo que fez, que seja expulso da corporação”, deseja Lúcio.

O agente espera por justiça. “Não guardo mágoa nem tenho raiva dele, porque isso ficaria me corroendo. Uma pessoa dessa precisa de tratamento psicológico”, entende.

  1. Faltou o que, Aguiar? Os ASP morrer, com em todos os finais onde vocés atuam? Nos poupe desses comentários onde o morte nunca tem razão! Merda! disse:

    Está faltando o que, Aguiar? O ASP ter morrido, como tem que ser todos os finais de histórias onde vocês, pombos de cinza e coturno, atuam?

  2. Faltou o que, Aguiar? Os ASP morrer, com em todos os finais onde vocés atuam? Nos poupe desses comentários onde o morte nunca tem razão! Merda! disse:

    * o ASP ter morrido

  3. Bem… eu sou o último a defender as atrocidades diárias praticadas por PMs… só quem conhece as ocorrências sabe que raramente há alguma ocorrência da PM sem nenhum “crimezinho” pra temperar…

    Mas…. tenho que concordar com o “Aguiar”… está faltando algo nessa história…

    Que os PMs tentaram matar os ASPs… sem dúvida… td demonstra que sim… mas essa historia está meio que mal contatada… não bate.

    A execução não há de ser questionada… ocorreu. Resta saber os detalhes dessa história… não é tão simples assim.

    Alguma coisa a mais aconteceu.. quem sabe o ASP chamou o PM de coxinha… ou alguma outra que desencadeou o espírito de justiceiro… que há algo a mais… sem dúvida.

    Mas sabe o que vai dar isso daí? Em merda nenhuma… PMs justiceiros são protegidos pelo MP, pelo Judiciário e pela própria PM… a ideia é assim… o “agente da lei” pode praticar crime, desde que o fim tenha algo “bom”… ou seja, sair por aí realizando execuções dá moral pro cara… é igual o ladrão 157 que chega na grade… ou que executou polícia…

  4. faltou a equipe inteira da força trágica ser presa em flagrante. faltou peito do delegado plantonista.

  5. “Percebi que a gente vive por um fio, por isso precisamos dar valor às pequenas coisas. A partir de agora, quero viver a vida, trabalhar menos e desfrutar mais”
    É mais pura realidade que vivemos na área da segurança pública, temos que ter medo dos bandidos, da população e dos ”colegas” triste, é o fim

  6. Imaginava este caso já havia caído no esquecimento.

    Felizmente estava errado.

    Garanto que se fosse o contrário, ninguém aqui estaria duvidando da idoneidade dos ratos cinzas. Se fosse um rato cinza ali deitado, tinha um monte de defensor aqui.

  7. SR. “SHERLOCK GOMES”, MEUS PARABÉNS PELO EXPOSTO !. MEU AMIGO ! EU QUANDO NA ATIVA TINHA MEDO ATÉ DE MINHA PRÓPRIA SOMBRA. UM ABRAÇO…

  8. Boa noite!

    Senhoras e Senhores.

    Fico triste ao tomar conhecimento que alguns “profissionais” estão fazendo mau uso da Carreira que escolheram.

    Certas profissões colocam o cidadão, bem como seu caráter, em dúvida.

    Certas pessoas ao serem colocadas em situações delicadas, acabam se deixando levar pelas tentações e mesquinharias.

    Nestas ocasiões, o cidadão, talvez num primeiro momento, sente-se tentado às “facilidades”, porém quando acorda daquele momento de torpeza, percebe que sua atitude e até seus atos futuros já estão totalmente comprometidos. Aí a situação complica!.

    Complica porque o cidadão já está a mercê dos infortúnios da sua fraqueza. Fraqueza d ‘ alma. Pois se deixou levar ora por desejos mundanos, ora por questões advindas da vida intrauterina, colocando Freud em dúvidas no mundo além túmulo.

    Dizem que o filho sente os desejos, angústias e sabe-se lá mais o quê, que de certa forma a genitora venha a sentir na gestação. Portanto se o filho faz coisas erradas ou se torna uma pessoa frígida com relação a sociedade e por conseguinte, aos da sua espécie, seguramente este sujeito não pode sequer viver no seio destes. Deve sim, voltar às suas origens, ou seja, nos braços da sua progenitora. E que Deus lhe dê forças para tentar mudar a cor de sangue da luz da sua nova casa e quem sabe, descubra de fato quem é seu verdadeiro pai.

    Caronte.

  9. Sinceramente falta algo sim, primeiro falta a outra versão e por fim faltará a verdade.
    Nunca chegamos a verdade real sobre os FATOS, nos damos por satisfeitos apenas pelas explicações.

  10. Faltou os AEVP ganharem um salário digno,que lhes proporcionassem uma vida decente, que certamente não fazendo bico depois de estressantes jornadas de trabalho, e não serem negros e por fim terem a sorte de trombar uma equipe decente dos Mike…..

  11. CARO RESPONSÁVEL PELAS MATÉRIAS DESTE BLOG ( FLIT PARALIZANTE)

    CADÊ AS VERSÕES DA OUTRA PARTE DESSE ASSUNTO?
    POR QUE UM AGENTE DE ESCOLTA ESTARIA PORTANDO UMA ARMA ( PISTOLA) COM NUMERAÇÃO RASPADA?

    OBS: AQUI PARECE QUE APENAS A VERSÃO DE UM DOS LADOS JÁ É O SUFICIENTE PARA A SATISFAÇÃO TOTAL, MAS ISSO POR QUE A OUTRA PARTE SÃO PMS, POIS SE FOSSE PCS ESTARIA ESTAMPADOS EM LETRAS GRANDES APENAS AS VERSÕES DOS PCS, JAMAIS ESTARIA A DOS AGENTE DE ESCOLTAS.
    NESTE ESPAÇO ACONTEÇA O QUE ACONTECER, SEMPRE QUE TIVER PM ENVOLVIDO, O FLIT SEMPRE ESTARÁ DO LADO OPOSTO, NÃO SEI EXPLICAR QUE TESÃO É ESSA DO GUERRA CONTRA A PM, AS VEZES TENHO A CONVICÇÃO QUE ELE JÁ FOI CORNEADO POR ALGUM MIKE SÓ PODE, NÃO TEM OUTRA JUSTIFICATIVA, O CARA É UM DOENTE QUANDO SE FALA EM PM, ELE ESQUECE QUE ERA PC E QUE FORAM OS PCS QUE METERAM O PÉ NO SEU RABO, EXCLUINDO ELE DO QUADRO AO MEU VER POR NADA, APENAS POR ELE TER POSTADO UMA VERDADE DE ALGUM CARDEAL, MAS DISSO O GUERRA NÃO GUARDOU MÁGOA, CARAI, MUDA O FOCO CARO VELHINHO ADM DESTE ESPAÇO, O SEU DESAFETO É OUTRO, A PM NADA TEVE E NADA TEM COM CONTRA A SUA PESSOA.

  12. POSTA AQUI AS VERSÕES DOS PMS ENVOLVIDOS
    POSTA AQUI CÓPIA DO BO PC
    POSTA AQUI LAUDO PERICIAL
    POSTA AQUI AS APREENSÕES FEITAS DE TODOS OS OBJETOS NO LOCAL, INCLUINDO AS ARMAS DESSES AGENTES ESCOLTAS
    SEJA JUSTO COM OS LEITORES NAS COLOCAÇÕES DE TODO O OCORRIDO SEM MAQUIAR, SEM OMITIR, SEM TOMAR PARTIDO, SEM TENDÊNCIA, SEM INTENÇÃO DE COLOCAR PALAVRAS NAS BOCAS DOS LEITORES, SEJA IMPARCIAL, MANTÉM ESTE ESPAÇO DE FORMA DEMOCRÁTICA EXPONDO SEMPRE OS DOIS LADOS, O ESCLARECIMENTO DA VERDADE É O MELHOR QUE UM BLOG PODE OFERECER AOS SEUS LEITORES, BOA TARDE.

  13. Realmente, estranho, história meio sem pé nem cabeça. Aborda, toma a arma, pede prá sair correndo e descarrega tiro nos caras….sei lá…vai saber.

  14. Infelizmente, só quem alí estava sabe o que realmente ocorreu, não dá pra julgar ninguém, apesar de que nada justifica voce matar um e tentar matar outro agente. Lamentável!!!!!

  15. Tá faltando sim. Falta é vergonha na cara e hombridade aos Promotores de Justiça e Magistrados deste estado DOMINADO de São paulo.

    Aqui, que joga a favor do PSDB tem imunidade para praticar qualquer tipo de crime.

    Ou o Robson Marinho, que foi flagrado roubando na presidência do TCE está prêso ?

    Tem algum diretor do Setor de Transportes Públicos, envolvidos até a medula no Cartel do Metrô e propinas no sistem de transportes urbanos do estado, prêso ?

    Alguém sabe o que aconteceu com a “investigação” da queda do helicóptero que vitimou um piloto experiente e mais 3 jovens funcionários de manutenção da aeronave, que morreram junto do Picolézinho de Chuchú ? No início disseram que as pás das hélices se soltaram e essa versão virou oficial, mas depois que dois experts provaram e comprovaram que as pás só se soltaram após a aeronave ter se descontrolado no ar, pararam as tais “investigações”. PORQUE ?

    E as chacinas ?

    A falta de investimento no sistema hídrico há mais de 20 anos ? São Pedro está salvando a pele dos corruptos ?

    Porque será que o Picolé de Chuchú, agora que seu ex-Secretário de Educação, precisou ser retirado estrategicamente do cargo, para evitar a queima total do filme do PSDB, depois que os estudantes demonstraram à população a verdadeira intenção criminosa do partido em relação à educação pública, está cogitando nomear o Exmo. Dr. Nalini, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de SP, para o cargo vago na Educação ?

    Será que um jurista de carreira, um ex-juiz, desembargador e presidente do TJSP, é capacitado para assumir uma Secretaria de Educação ?

    É óbvio que não ! Essa nomeação só será consumada, para quitar a dívida dos políticos do PSDB para com os magistrados do estado, na figura do Dr. Nalini, para compensá-los pelos excelentes serviços prestados aos governadores Covas, Serra, Picolé e contra os interesses da população paulista.

    Aqui em SP a Justiça sempre atende aos interesses do governo, sejam eles legais ou principalmente, se forem ILEGAIS.

    É por essas e outras que qualquer gambé analfabeto acha-se no direito de atirar em qualquer ser vivo que cruze-lhe a frente, seja ele culpado ou inocente.

  16. DITADURA TUCANA:

    Citei esse “Roubosom” Marinho, em 05/08/2013, no Ofício que enviei ao Palhaço dos Bandeirantes! O mentiroso especial (Rodrigo Tavares) do desgoverno nada viu de PATIFARIAS no citado expediente!

  17. Teria sido o Jacaré Sem Vergonha o ateador de fogo no museu da língua portuguesa? Juiz considera textos do Flit para condená-lo por genocídio da nossa língua mater! disse:

    O jacaré sem ponto, ponto e vírgula e concordáncias matou a língua portuguesa sem dó nem piedade!

  18. Já que são machos para postar uma historinhas dessa sem pé e sem cabeça, posta as versões da outra parte vai?
    Posta os objetos apreendido, inclusive uma arma pistola com a numeração raspada?
    Já que ainda gosta de tomar contrário em tudo o que a PM faz, tenta explicar o porquê de um dos agentes portar arma com os números raspado, uma vez que eles possuem o porte funcional como policia fosse?
    Por que o silêncio Guerra, por que vc não está respondendo minhas perguntas ? hehehehehehe, quem fala o que quer escuta o que não quer né seu manezão.

  19. Faltou o que, Aguiar? Os ASP morrer, com em todos os finais onde vocés atuam? Nos poupe desses comentários onde o morte nunca tem razão!

    Merda! Teria sido o Jacaré Sem Vergonha o ateador de fogo no museu da língua portuguesa? Juiz considera textos do Flit para condená-lo por genocídio da nossa língua mater

    obs:só colei a sua postagem acima, oquê falar agora, quem está cometendo genocídio com a língua portuguesa hem?
    em boca fechada não entra mosquito né seu arrombado.

  20. JACARÉ SEM DENTE,

    Este espaço está aberto para a versão da outra parte ou quem queira defendê-la.
    O título é nosso, mas a matéria é de autoria de jornalista profissional; do Jornal A Cidade de Ribeirão Preto.
    Nada sei sobre arma com número raspado.
    Aliás, o que importa é demonstrar a existência de atentado contra a vida dos policiais militares!
    Os ASPs atiraram contra a guarnição ?
    Duvido!

  21. Flit Paralisante disse:
    10/01/2016 ÀS 19:38
    JACARÉ SEM DENTE,

    Este espaço está aberto para a versão da outra parte ou quem queira defendê-la.
    O título é nosso, mas a matéria é de autoria de jornalista profissional; do Jornal A Cidade de Ribeirão Preto.
    Nada sei sobre arma com número raspado.
    Aliás, o que importa é demonstrar a existência de atentado contra a vida dos policiais militares!
    Os ASPs atiraram contra a guarnição ?
    Duvido!

    Como pessoa física tudo bem vc dar a sua opinião,como (duvido) mas ate para isso vc não deveria colocar o nome do flit porque esse é Jurídica.
    Quando numa postagem vc sendo pessoa Jurídica deveria zelar por imparcialidade alem da razoabilidade, deixando para os leitores darem as suas opiniões, se quiser dar a sua opinião faca no comentário e não na postagem do tópico, o blog é seu, é claro que vc manda, e nisso vc posta o que quiser, mas isso não seria legal , nem moral e nem imparcial.
    Quanto o que vc postou acima se os ASPs atentaram contra os PMs, não sei, acho que seria de sua competência tal resposta para os flitadores ou não é vc o adm?
    procura se inteirar melhor do assunto antes de jogar merda no ventilador expondo pessoas honesta, ao meu ver ate agora tudo é uma incógnita, somente o boletim de ocorrência ou o apurado pela policia Judiciária pode dizer, mas já te adianto, foi noticiado pelos Jornais da região de Ribeirão preto na época que com os ASPs foram apreendido um revolver e uma pistola com numeração raspada, inclusive eu recebi msg no meu zap zap disso, então nada contra a sua pessoa, mas da forma que vc está agindo nas suas postagens .
    Peça informações nos canais competentes e apos as confirmações senta o pau, eu não tenho procuração para defender ninguém nessa vida, para mim pessoas que cometem erros, esses devem pagar pelo que fez, seja se é chico, francisco, ou doutor francisco

  22. “foi noticiado pelos Jornais da região de Ribeirão preto na época que com os ASPs foram apreendido um revolver e uma pistola com numeração raspada, inclusive eu recebi msg no meu zap zap disso” E QUAL A CREDIBILIDADE DISSO? ZERO! Atiraram contra os PMs? Cadê os cartuchos deflagrados? E o exame de recenticidade em todas as armas? Cadê o residuográfico das mãos de TODOS os envolvidos? Ao que parece o VIGIA CAGÃO viu os caras fazendo BICO, ligou pra PM que já chegou pra executar os caras (quem sabe algum PM não receba das empresas de telefonia para também fazer bico)? Daí foram no apetite e deu nisso…

  23. Jacaré…. a história está mal contada, aí vc vem com a idéia furada de arma com numeração raspada? Filho, arma raspada e droga fazem parte do kit de “forjante”! Se existissem outras trocentas provas, testemunhas, filmagens, etc, etc, etc, ainda sim essa arma do kit forjante seria uma fonte de dúvida….

  24. Eita Coxinha assassina , teria a obrigação de pedir pelo menos as funcionais dos ASPs , tomara que sejam demitidos a bem do serviço público e tomem uma cadeia bem gostosa para aprenderem !!!!!!!!

Os comentários estão desativados.