Corrupção no MP – Promotor – delatado pela própria esposa – acaba denunciado por corrupção, motivos : NÃO SABER FAZER E PEDIR POUCO 43

Promotor paulista é denunciado por corrupção

Alexandre Hisayasu – O Estado de S.Paulo

23 Janeiro 2016 | 03h 00

Roberto Senise Lisboa teria tomado decisões favoráveis à rede varejista em troca de propina; ação atinge ainda advogado e ex-diretor da empresa

Promotor é acusado de receber R$ 428 mil para tomar decisões favoráveis às Casas Bahia
Promotor é acusado de receber R$ 428 mil para tomar decisões favoráveis às Casas Bahia

SÃO PAULO – O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa, ofereceu denúncia à Justiça contra o promotor Roberto Senise Lisboa por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de receber R$ 428 mil para tomar decisões favoráveis às Casas Bahia durante investigações sobre supostos crimes contra o consumidor. O então diretor-jurídico da empresa Alexandre Machado Guarita e o advogado Vladmir Oliveira da Silveira também foram denunciados.

Na peça, Elias Rosa diz que a quebra de sigilo bancário mostra que o dinheiro saiu das contas da empresa, passou pelo advogado e chegou até as mãos do promotor. Segundo as investigações, em 2009, Senise – então promotor do Consumidor – recebeu inquérito civil do Conselho Superior do Ministério Público contra as Casas Bahia com proposta de arquivamento, porque a empresa havia se comprometido a pagar R$ 511.116,00 por danos causados aos consumidores por práticas abusivas realizadas na loja do Shopping Interlagos, na zona sul da capital. Entre as irregularidades estava a cobrança de um seguro obrigatório.

O chefe do Ministério Público Estadual (MPE) afirma que Senise passou a pedir que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fosse estendido às demais lojas da rede, pois acreditava que a prática era comum. A investigação ficou com Senise durante um ano e meio sem que nada efetivamente fosse feito. Mas, em julho de 2011, ele juntou outra investigação contra as Casas Bahia que tramitava em outra promotoria e marcou uma audiência com a empresa para propor novo TAC.

Foi nessa época, segundo Elias Rosa, que o então diretor do Departamento Jurídico das Casas Bahia contratou Silveira, que é seu amigo e do promotor. De acordo com a denúncia, os dois ofereceram propina para Senise, que a aceitou.

O promotor elaborou um novo TAC que atendia apenas aos interesses da empresa em prejuízo dos consumidores lesados. Nesse acordo, chamou a atenção da investigação o fato de Senise propor uma multa única de R$ 1 milhão, caso a empresa descumprisse algumas das cláusulas, não importando o número de vezes. E, com relação a indenização de R$ 511 mil referente a uma loja, não houve a multiplicação do valor em proporção ao número de lojas da rede.

Senise ainda atrasou o prazo para encaminhamento do novo TAC, juntamente com o pedido de arquivamento, para análise do Conselho Superior do Ministério Público. Isso, segundo Elias Rosa, permitiu que o promotor garantisse o recebimento da propina.

Parcelado. Em janeiro de 2012, Senise recebeu R$ 428 mil em dinheiro, divididos em três parcelas. Foram dois pagamentos de R$ 150 mil, nos dias 13 e 19, e o último de R$ 128 mil ocorreu no dia 30. As investigações descobriram que Silveira fazia os saques na agência do Bradesco, que fica na Rua Riachuelo, no centro, perto do prédio do MPE, acompanhado pelo promotor que, após receber o pagamento, ia até a agência do Banco Brasil, no edifício da promotoria, e o depositava na sua conta. Ele não declarou esses valores no Imposto de Renda.

Segundo a denúncia, o advogado Silveira emprestou sua conta bancária para receber o dinheiro das Casas Bahia como pagamentos de honorários advocatícios, a fim de esconder o verdadeiro motivo da ação. A partir daí, segundo Elias Rosa, o promotor tentou mudar o último TAC feito por ele e buscou mostrar uma postura mais dura contra a empresa. Ele propôs uma ação civil pública contra as Casas Bahia e pagamento de multa de mais de R$ 170 milhões, mas não adotou medidas que garantissem o pagamento.

Por meio de nota, as Casas Bahia informou que não vai comentar o caso porque não está envolvida nas investigações e Guarita não trabalha mais na empresa.

O ex-diretor da empresa informou que vai esperar ser notificado para se pronunciar sobre a denúncia. Silveira não retornou os recados deixados com a secretária de seu escritório de advocacia. A assessoria de imprensa do MPE informou que Senise não foi localizado para falar sobre o caso.

  1. Desculpem o post fora do tópico, mas lendo sobre mais um latrocínio aqui na leste, hoje pela manhã, um pai que pedalava juntamente com seu filho, indago ao nosso Exmo Sr Governador do Estado de SP: O que o sr acha, vendo a criminalidade explodir, e com violencia, prá cima da população, além de nós, polciais civis e militares sendo caçados pela bandidagem???? Por que há lugares do nosso estado que ambas as Polícias não entram mais???? Com a palavra o Sr e vosso Secretário da Segurança. Nós aqui se escondendo nos nossos bairros, tendo um salário incompatível pelo risco que corremos, escondendo nossa profissão mesmo que aposentados. Tenho mais de 5 quinquenios e nunca imaginei na vida que veria isso acontecer um dia. Lamentável prá nós!!!

  2. Já tentei postar isso, fora do tópico, mas não consigo, estou na quinta tentativa: Gostaria de saber o que nosso Ilmo Sr Governador do Estado de SP acha, juntamente com vosso Secretário da Segurança , de ver a criminalidade explodir em quantidade e com violencia, latrocínios diariamente, policiais sendo caçados nas folgas e na região onde residem????

  3. Quanto ao post, só serve para nosso conhecimento, pois sabemos que dará em nada, o MP é igual o alto oficialato da PM, BLINDADO!!!!!!!!!

  4. Promotores de Justiça e oficiais PM são a reserva moral do Estado! Kkkkkk
    Ta aí a prova! Tomam uma notinha e ficam pagando de santo! E isso é o que foi descoberto, imagina o que ocorre no dia a dia, quanto deve custar o valor de um parecer favorável do MP em uma causa?
    E esses GAECOS, imaginem o quanto não rola de dinheiro?????? O próprio cara que investiga é o que pode ou não oferecer denúncia, que pode ou não opinar pela soltura ou prisao do reu, pela condenacao ou absolvição…..(tudo depende do folego do cliente é claro)!!!! E o juiz em 99% dos casos segue o parecer do MP, muitas vezes por pressao!!! Aí é mole tomar uma nota hein!!!! Kkkkk.
    Ainda não enxergaram que que é muito poder na mão de uma pessoa!
    Daí vem uns iluminados, dizendo que a solução é dar mais poder ao MP e a PM!! Acordem!!!! Daqui a pouco viveremos em uma ditadura militar, onde todos direitos e garantias dos cidadãos, que foram conquistados as vezes até com sangue e mortes, serão violados!!!!!
    Como sempre, esse caso não vai dar em nada, seus amigos promotores vão conseguir protelar “ad eternum”esse caso e no fim o promotor corrupto será aposentado com proventos integrais de R$ 30.000. Querem valer quanto??????
    Como dizia aquela frase:
    “As leis são sempre úteis aos que possuem e nocivas aos que nada têm” (Jean-Jacques Rousseau)

  5. A inflação comeu todo o nosso salário! E nada de reajuste! Cadê o bailone cadê o Rebouças? Antes íamos no mercado e com 100 reais dava para comprar alguma coisa, hj com 300 reais sai com duas sacolas de mão! Para! Pelo menos a reposicao da inflação

  6. Na verdade sergio os poucos policiais verdadeiramente honestos que a polícia paulista ainda tem deviam lutar com unhas e dentes para que os corruptos da policia sejam presos e expulsos da corporação para que a população comece a valorizar voces. A policia paulista com tantos escandalos de corrupção está sem moral faz uns 20 anos. Voce questionou o grau de violencia em são paulo certo? mas enquanto a policia for corrupta , forjar cenas de crimes, receber arrego do bingo , jogo do bicho , desmanches ilegais , boates , clinicas de aborto , trafico de drogas e extorquir empresarios , os poucos policiais honestos que sobram na policia vao continuar enxugando gelo. Os policiais corruptos são tão ignorantes que não sabem que as armas que eles vendem pro trafico ou deixam entrar no pais ilegamente são as mesmas que matam voces no dia a dia. Voces precisam aprender que ninguem tem medo da policia. tanto que hoje o criminoso quando vai faze um roubo e percebe que a vitima é policia ele é executado friamente. Me lembro uma vez de assisti no programa do datena um assaltante de banco preso cercado de policias do dp e cascando o bico na delegacia. O reporter pergunto porque ele não respeitava a polícia? O bandido disse porque eles são tudo corrupto. Aqui na frente da camera pagam de defensores da sociedade e quando voces vao embora os puliça fazem acertos com nóis. Uma policia mais suja que pau de galinheiro não tem moral pra chamar um meliante de vagabundo. Muitas vezes o policial tem mais crimes nas costas que o proprio bandido. O governo deveria fazer como fizeram nos estados unidos nos anos 80 pra acabar com a corrupção nas policias. Investiga e coloca todos os corruptos na cadeia e exonera a classe inteira policial. Limpa a policia, expulsa da PM os 100 mil homens e expulsa da civil todos os 40 mil. E começe novamente uma nova polícia do zero. Coloque o exército , marinha e aeronautica nas ruas no lugar da polícia , coloque nivel superior para todos os cargos de policia , aumenta o salario e de um treinamento digno aos policiais de no minimo 1 ano e meio. Porque voce acha que só tem zé roela na PM e na Civil? O culpado é o governo que da um treinamento de merda de apenas 6 meses para a puliça, da uma arma e um distintivo pra ele e diz que ele é uma autoridade. Pronto o cara sai na rua achando que é o rambo e que pode fazer o que quiser. Porque voce acha que a policia norte americana é a melhor, mais competente e mais respeitada policia do mundo? Nos estados unidos a sociedade tem orgulho de sua policia e a policia tem honra em servir a sociedade. A diferença é que na policia americana não existe corrupção. Lá os caras tem berço, é um país onde a honestidade ta no sangue. Eles são honestos por natureza e com isso conseguem fazer a diferença no trabalho. Aqui enquanto os policia fazer acerto, policiais vão continuar morrendo e a violencia ira triplicar. Eu como cidadão não confio na policia civil e nem na militar. Confio apenas na polícia FEDERAL.

  7. Um professor da Unicamp disse em uma palestra sobre segurança pública que se os baixos salários da policia paulista fosse justificativa pra se corromper todo brasileiro deveria ser corrupto. O trabalhador dos correios ganha pouco, bancarios ganham pouco, trabalhador de companhias de agua e esgoto ganham pouco, tecnicos de tv a cabo ganham pouco, entregador de gás ganha pouco , varredor de ruas ganha pouco , atendente de telecomunicação ganha pouco , bombeiro ganha pouco, vendedor de loja ganha pouco e porque só a polícia é corrupta? Na verdade o corrupto nada mais é que um MAU CARÁTER, uma pessoa sem valores morais, que não teve berço, que não teve instrução na vida. Se eu fosse policial e aparecesse com um carrão importado em casa meus pais me dariam um chute no traseiro que eu ia parar na china. Todo mundo sabe que policial tem salário baixo em SP mas tem muito tira aí andando em carrão de 100 mil reais. E eu sou o papai noel.

  8. cidadão – vc veio e fez a denúncia sobre a corrupção dos colegas certo? Pq vc não da a cana qdo vê? Derruba as situações que vc entende erradas na área q vc trabalha ou vc é só garganta? Leão do teclado? Cola na biqueira aí da circunscrição q tu trabalha e derruba mas acho q vc se pah não tem culhao pra ir lá e fazer o trampo e vem aqui da uma de moralista.
    É revoltante ver q tem uma pah d cara q fala e nada faz. Muda d trampo.

  9. Zés e cidadãos – é a falta d educação e oportunidades q vossos pais deram q resultou na situação que nos encontramos com alta criminalidade e a tal corrupção q os srs. dizem ou vcs vão tirar vossos Kuis da reta? Errado são só os outros neh. Qdo verificarem q diante de vossos olhos está ocorrendo uma infração faça a prisão e apresente ao delpol da circunscrição pq a lei lhe confere esse direito. Fale menos e faça mais. Duvido!

  10. Fudido mas honesto e durmo tranquilo sabendo que a PF e o Gaeco nunca irão derrubar minha porta disse:

    A melhor coisa pra quem é limpo e quer viver honestamente uma vida digna é estudar e passar em algum concurso do tipo INSS, receita federal, sabesp, metrô, tribunal de contas, tribunal de justiça ou bancos públicos. Os salarios pra tecnico são de 3 conto em media mas os salarios pra analista é no minimo 5 conto. Ta otimo pra quem quer viver honestamente com uma vida simples. Na polícia quem é honesto ou se contamina e vira corrupto ou eles mandam pra parelheiros que pariu

  11. ladrão tem em todo lugar basta prende-los no caso do promotor se condenado o for não ira para cadeia muito menos perderá o cargo aposenta e tudo bem

  12. “Cidadão e Zé” – Cidadão se você tem conhecimento de alguma situação que esteja em desacordo com nosso ordenamento jurídico, é muito fácil: Denuncie ou faça valer seu direito de cidadão e efetue a prisão e ligue 190 para que uma viatura conduza até a delegacia da área. Viu?? muito fácil.
    Agora! não seja ingênuo a ponto de pensar que neste país exista uma instituição totalmente correta.
    Você menciona umas situações e te pergunto:
    Você já tentou saber sobre os procedimentos internos de apuração no MP?, no judiciário? (Lembrando que a corregedora do CNJ da época, mencionou “bandidos de toga” Eliana Calmon reafirma que há ‘bandidos de toga’

    Corregedora Nacional de Jutiça deu entrevista ao programa Roda Viva nesta segunda-feira

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/eliana-calmon-reafirma-que-ha-bandidos-de-toga-3241990#ixzz3y8G46k2E
    . ), o tanto de erros médicos nos hospitais top? O tanto de clínica que pratica aborto(interrupção da gravidez com a morte do feto) as escondidas, em troca de manter um “status” de médico bem sucedido?
    O Brasil é um dos países que mais tem receptação de produtos roubados, quem adquire esses produtos? O cidadão travestido de onesto.
    Enfim, chegaremos a conclusão que nossa sociedade é podre.
    O correto seria que cada ponto que o sr. citou, o sr apresentasse dados com fontes confiáveis, apresentasse provas, como o sr mencionou que tem policial com mais crime que bandido, apresente então, os apontamentos da justiça sobre o tal policias e o bandido comparado.
    Outra coisa, já que você acha que na PM ou na civil só tem “zé ruela”, quando ver um desses, pare e o chame de “zé ruela”.
    Uma pequena observação: CUIDADO!! com sua última citação quanto a confiar somente na federal, você poderá se decepcionar– Onda de suicídios assusta: revista isto é de 30/08/2013
    Em um ano, 11 agentes da PF tiraram a própria vida. Atualmente, policiais morrem mais por suicídio do que durante combate ao crime. Conheça as possíveis causas desse cenário dramático….
    E pra você “Zé”, quando o candidato é aprovado para ingressar em uma das forças policiais, não se exige atestado de pobreza.

    Vocês que se acham PROBO, prestem o concurso entrem e promovam as necessárias mudanças.

  13. realmente nao da pra acredita o porque a polícia federal tem um alto indice de suicídio. Os caras são a melhor e a mais bem preparada polícia do país , eles exercem no Brasil a funçao que o FBI exerce nos Estados Unidos mas essa onda de suicídios na PF é surreal. As provas para ingresso na instituição são dificílimas só entra nego bom e muito bem preparado. Conheço policial civil que tanta ha mais de 10 anos entrar na PF e não consegue. O cara bombo 3 vezes seguidas. Porque sera que membros ativos da PF se suicidam? Que loucura

  14. NÃO VAI DAR EM NADA!
    PROMOTOR E MEMBROS DO MINISTÉRIO PUBLICO;
    OFICIAIS MILITARES;
    JUIZ;
    TODOS TEM CARGO VITALÍCIO.

    POR QUE POLICIAIS NÃO PODEM TER CARGOS VITALÍCIOS?

    A POPULAÇÃO DESCONTAM TODA SUA RAIVA DA SUA VIDA E DO GOVERNO NOS POLICIAS QUE, VÃO PARA CORREGEDORIA POR CAUSA DE VAGABUNDOS QUE NÃO TEM NADA A PERDER.

  15. Chico doce , voce não entendeu meu comentario acima. eu quis dizer no geral entendeu? eu quero dizer que a sociedade brasileira sempre soube que a banda podre das policias recolhem propina nesses lugares ilicitos. isso não é uma novidade pra ninguem. não é uma denuncia, eu quis dizer no geral. Aliás eu como cidadão não tenho que denunciar ninguem essa não é minha função. Todas as polícias existe uma corregedoria e acima delas o ministerio público e a função de denunciar é deles. E sobre o fato de eu confiar apenas na polícia federal talvez seja porque a PF seja a unica instituição de segurança pública que é elitizada. Muitos tentam , mas poucos conseguem entrar. Uma vez perguntei pra um agente da PF porque a prova era tão difícil pra ingressar na instituição. Ele me respondeu que é justamente pra eliminar os corruptos e os maus intencionados da instituição. Corrupto é malandro e malandro não estuda. Pra passar na PF a pessoa tem quer ser inteligente e ter muita disciplina. Esse agente que eu bati um papo me disse que ele ficou desempregado por tres anos e sendo bancado pela familia. Nesse período ele fez cursinho da PF e estudava uma média de 8 horas por dia. Aí ele passou. A PF tem um bom salário talvez por isso quase não exista corrupção la dentro. Hoje o inicial de agente PF é R$ 9.000 mil reais e o inicial de delegado PF é R$ 16.500. Sem contar que o armamento que a PF usa da de mil no armamento que as policias civil e militar usam. Voces usam a brasileira taurus PT police, enquanto a PF usa a Glock 17 austríaca, uma das melhores pistolas do mundo. A Glock 17 é a mesma pistola que os Marines americanos usaram do Iraque. Sem contar os fuzis e metralhadoras da PF que são todos novos e importados de Israel. A PF brasileira tem armamento de 1º mundo.

  16. Cidadão

    VC COM CERTEZA NÃO SABE NADA DE POLÍCIA, OU MELHOR O QUE VC SABE É APENAS O QUE VC LEU PELA IMPRENSA MIDIÁTICA QUE QUER VENDER A CUSTAS DA DESGRAÇA OU ESCÂNDALO. TUDO QUE ENVOLVE O TEMA POLICIA E SUAS AÇÕES É ALGO QUE DÁ MUITO LUCRO NO CINEMA NOS JORNAIS TEM O MAIOR NÚMERO DE POSTAGENS NAS REDES SOCIAIS EM QUALQUER MÍDIA MODERNA SEJA DA IMPRENSA FALADA ESCRITA POLÍCIA VENDE MUITO. GARANTO QUE EM TODA CASA EXISTE UMA OVELHA NEGRA MAS NÃO VAMOS GENERALIZAR. NA POLÍCIA CIVIL HOJE O SEU GRANDE E MAJORITÁRIO CONTINGENTE SÃO DE FUNCIONÁRIOS HONESTOS QUE ESTÃO TRABALHANDO CUMPRINDO ESCALAS EXTRAS COBRINDO FÉRIAS DE OUTROS COLEGAS EM ESCALAS EXTRAORDINÁRIAS, EXEMPLO CLARO DE EXCESSO DE TRABALHO SÃO ESCRIVÃES TRABALHANDO DE 12 A 15 HORAS DAS 8:00 DA NOITE ATÉ AS 8:00, 9:00,10:00 HORAS DO DIA SEGUINTE SEM NEM TER TEMPO DE “cagar” OU SE ALIMENTAR DEVIDO A TER OBRIGAÇÕES DE FAZER FLAGRANTES ( 3, 4, OU ATÉ 5) MAIS TCs, B.O.s, SEM PARAR NEM PARA TOMAR ÁGUA. ISSO É SÓ UM EXEMPLO, PODERIA ESCREVER O DIA TODO EXEMPLIFICANDO TAREFAS E SITUAÇÕES ENFRENTADAS POR POLICIAS DE TODAS AS CARREIRAS DA POLÍCIA CIVIL E MA “GLORIOSA” POLÍCIA MILITAR. AQUI 90% É HONESTO TEM FAMÍLIA E DEVE SER RESPEITADO.
    DIFERENTEMENTE DE VOCÊS PROMOTORES QUE SÃO UM BANDO DE PROFESSORES QUE DEIXAM SEUS AUXILIARES TRABALHANDO E VÃO DAR AULA NAS FACULDADES E CURSINHOS, O DIA TODO E NUNCA ESTÃO ONDE DEVERIAM ESTAR. BASTA IR NO NAQUELE “CURSINHO” QUE TEM NO BAIRRO DA LIBERDADE QUE É FÁCIL PERCEBER QUE TEM PROMOTOR PROFESSOR QUE DA AULA DE MANHÃ A TARDE E A NOITE. MAS PERGUNTO, QUANDO ELE ESTÁ NO GABINETE? SERÁ QUE ISSO É UM ATO DE IMPROBIDADE? IMPROBO? DESONESTO? SERÁ QUE ELES ESTÃO SE BENEFICIANDO DO STATUS DE PROMOTORES EM PROL DE “VAGABUNDAR” PARA O ESTADO E TRABALHAR COMO PROFESSORES EM BENEFÍCIO PRÓPRIO?
    ANTES DE ATIRAR PEDRA NA CASA DOS OUTROS OLHE PARA OS PODRES DA SUA, CONSERTE SEU TELHADO PORQUE SE CHOVER VAI MOLHAR….

    SOU APENAS UM AGENTE POLICIAL CONCURSO NÍVEL MÉDIO, SALÁRIO NÍVEL FUNDAMENTAL, COM ATRIBUIÇÕES NÍVEL SUPERIOR.

    RESPEITE AS PESSOAS QUE NÃO CONHECE E NÃO SEJA TÃO “burro” AO PONTO DE FAZER CRITICAS INFUNDADAS GENERALIZANDO A CATEGORIA DE POLICIAIS, POIS DIFERENTE DE VOCÊS PROMOTORES, NÓS POLICIAIS CIVIS OU MILITARES DAMOS A NOSSA VIDA AO ESTADO QUANDO TOMAMOS POSSE, NOS TORNAMOS GUERREIROS DA SOCIEDADE QUANDO ENTRAMOS NA POLÍCIA, DIFERENTE DE VOCÊS QUE SÃO ÓRGÃO REGULADOR E APENAS SE PREOCUPAM COM SUA VAIDADE E NADA CONTRIBUEM PARA O CRESCIMENTO DA PAÍS E DO ESTADO,. APENAS ONERAM A DESPESA DO GOVERNO. NA VERDADE VOCÊS PROMOTORES MORREM DE INVEJA DE NOSSAS CANAS E SÃO NA VERDADE UM BANDO DE FRUSTRADOS QUERENDO FAZER O QUE NÓS FAZEMOS.

    RESPEITE A POLÍCIA.
    TODA CASA TEM SUA OVELHA NEGRA

  17. Na década de 90 era mais vantajoso ser pc do q PF por causa do salário e foi no governo Fhc as carreiras começaram a exigir nível superior. Qdo não sei o q falo é melhor calar a boca.
    Cidadão, seu estrume q não tem capacidade de ser pc e fala caca. O poder emana do povo seu animal seu cagueta. Fica aí com seus falsos valores. Vira jornalista e faça sexo com o seu bumbum seu esquerdista. Gente q nem vc q faz o país ser zuado.

  18. CIDADÃO

    VC É TOTALMENTE POR FORA DA REALIDADE. OVELHA NEGRA TEM EM TODA FAMÍLIA.
    NÃO GENERALIZA. NÃO SONHE COM SUA FILOSOFIA, A REALIDADE SÓ QUEM SABE É QUEM ESTA DENTRO, QUEM ESTÁ FORA É GADO MARCADO. GUIADO COM VISEIRA. TIRE SUA VISEIRA.

    AGENTE POLICIAL, CONCURSO NÍVEL MÉDIO, SALÁRIO NÍVEL FUNDAMENTAL, ATRIBUIÇÕES NÍVEL SUPERIOR.

    RESPEITE A POLÍCIA CIVIL.

  19. CIDADÃO

    QUERO VER VC TRABALHAR COMO ESCRIVÃO NO POLO DO DECAP, PASSANDO NO MÍNIMO 12 HS FAZENDO FLAGRANTE, TC, B.O. DIGITANDO A NOITE INTEIRA, SEM TEMPO PRA IR NO BANHEIRO OU SE ALIMENTAR, TUDO PARA O PROL DA POPULAÇÃO E DO BOM ATENDIMENTO, OU ENTÃO ATURAR OS BÊBADOS QUE BATERAM NA MULHER OU BATERAM O CARRO QUE CHEGAM NO dp DANDO O MAIOR E PIOR TRABALHO QUE ALGUÉM PODE ATURAR… ( A PF NÃO SABE O QUE É ISSO), A PM FAZ O TRABALHO DO LIXEIRO, RECOLHE O LIXO DA SOCIEDADE, A CIVIL RECICLA E DA DESTINAÇÃO ESPECÍFICA PARA CADA TIPO DE LIXO, TIPIFICANDO CASO A CASO OCORRIDO NA SOCIEDADE QUE VC PERTENCE.

    RESPEITE A POLÍCIA SOMOS OS “VERDADEIROS CIDADÃOS” E TEMOS FAMÍLIA MERECEMOS SEU RESPEITO, É O MÍNIMO.

  20. CIDADÃO,

    Você leu o roteiro de Tropa de Elite e fez uma paráfrase. Exército no lugar das polícias, realmente isso é coisa de país de primeiro mundo. Nos países de primeiro mundo as forças armadas são proibidas de atuar contra cidadãos nacionais. Nós usamos Taurus e Imbel não por culpa dos governadores e sim dessa bosta de Exército Brasileiro que atualmente veda qualquer importação de arma e é quem define as armas de dotação das polícias. Um Exército corrupto envolvido em fraudes de blindagens e vendido pra Taurus e Imbel.

    Com relação ao promotor, a sociedade se arrependerá amargamente de ter aceitado a falácia utilizado por eles para rejeitar a PEC-37. O promotor não deveria investigar, salvo em raríssimas exceções, porque o promotor é parte na ação penal, assim como o advogado. Se o promotor investigar o advogado deve ter a mesma prerrogativa. O promotor tem a mesma formação jurídica que o advogado, o delegado e o juiz, não é um ser divino, como alguns acham.

  21. VC ME FAZ LEMBRAR DA MUSICA QUE DIZ EM UMA DE SUAS FRASES “só mais um cidadão José…” (alienado)
    ACORDA PRA REALIDADE… NÃO É PORQUE ALGUÉM TEM ALGUMA COISA QUE VC ACHA QUE ELE NÃO PODE TER QUE ELE NÃO PODE TER, SERIA O MESMO QUE EU VER UM NEGRO EM UM CARRO DE LUXO E FALAR QUE ELE ROUBOU. NÃO GENERALIZE. GENTE BOA E RUIM TEM EM TODA SOCIEDADE. NÃO SEJA PRECONCEITUOSO.
    CUIDE DE SUA VIDA E SE TIVER PROVA DE QUE ALGUÉM COMETEU UM CRIME SEJA POLICIAL OU CIDADÃO DENUNCIE, MAS NÃO GENERALIZE PELO SEU PATRIMÔNIO COR RAÇA CRENÇA OU OPÇÃO SEXUAL.

    RESPEITE A POLICIA CIVIL

    ME AJUDA AÍ…

  22. cidadão (23/01/2016 às 21:05) – ZÉ (23/01/2016 às 21:15) – cidadão (24/01/2016 às 8:34)

    1. A corrupção não é exclusividade da PC, ela domina o ESTADO, em todos níveis e esferas.

    2. Nos EUA a corrupção na Polícia já foi bem significativa.

    E foram várias medidas para combater a corrupção, um serviço que nunca acaba e precisa ser feito.

    3. No Estado de São Paulo, ser HONESTO significa que vai CONTRARIAR INTERESSES internos e externos, aí não demora muito e o sujeito começa a ser transferido, depois começa a frequentar a Corregedoria por qualquer desculpa sem importância ou até inventada, até que é demitido e, mesmo sendo julgado e absolvido, ainda é recusada a sua reintegração. (VIA RÁPIDA – manda embora sem julgamento e RESÍDUO ADMINISTRATIVO – não reintegra inocentados).

    Aí o policial, para se proteger, acaba mudando de carreira dentro da Polícia. E as opções são:

    – Maçaneta;
    – Olho de vidro;
    – Horácio;
    – Recolha.

    Ou acaba como BODE EXPIATÓRIO para salvar algum recolha ou algo assim.

    4. O professor da Unicamp precisa pesquisar sobre como os Estados Unidos combateram a corrupção na Polícia e SALÁRIOS mais JUSTOS foram uma das bases.

    Ou alguém acha que os políticos não sabem que há dinheiro de corrupção de bingos, prostíbulos e até clínicas de abortos, biqueiras etc entrando na Polícia e outras instituições? Isso vai para todos os policiais? Claro que não. Vai para os recolhas e seus superiores. E os políticos fazem vistas grossas por quê??? Nenhum político tem interesse em dar salário justo ao policiais, principalmente para aqueles que podem investigar políticos, como a PC.

    5. A prova da PF é mais difícil porque o SALÁRIO É MAIS ALTO, assim como acontece em todas as outras carreiras e instituições, quanto maior o salário, maior o número de pessoas com MAIOR QUALIFICAÇÃO interessadas e portanto, maior é a dificuldade da prova.

    E “malandro” também estuda e é eleito. E “malandros” lutam mais pelo poder do que os honestos e esse é um problema sério no Brasil.

  23. Muito bom comentário!!!
    Devemos nos unir contra esse mal que se tornou o MP, é dar muito poder a uma pessoa, investigar e oferecer denúncia, o promotor pode condenar e absolver qualquer um assim! Eles estão nos desmoralizando com escândalos de corrupção, vamos dar a eles do próprio veneno! Afinal corrupção existe em TODAS as instituições!
    O MP ainda vai fuder você!!!!

    ZÉ em 23/01/2016 às 20:41
    Promotores de Justiça e oficiais PM são a reserva moral do Estado! Kkkkkk
    Ta aí a prova! Tomam uma notinha e ficam pagando de santo! E isso é o que foi descoberto, imagina o que ocorre no dia a dia, quanto deve custar o valor de um parecer favorável do MP em uma causa?
    E esses GAECOS, imaginem o quanto não rola de dinheiro?????? O próprio cara que investiga é o que pode ou não oferecer denúncia, que pode ou não opinar pela soltura ou prisao do reu, pela condenacao ou absolvição…..(tudo depende do folego do cliente é claro)!!!! E o juiz em 99% dos casos segue o parecer do MP, muitas vezes por pressao!!! Aí é mole tomar uma nota hein!!!! Kkkkk.
    Ainda não enxergaram que que é muito poder na mão de uma pessoa!
    Daí vem uns iluminados, dizendo que a solução é dar mais poder ao MP e a PM!! Acordem!!!! Daqui a pouco viveremos em uma ditadura militar, onde todos direitos e garantias dos cidadãos, que foram conquistados as vezes até com sangue e mortes, serão violados!!!!!
    Como sempre, esse caso não vai dar em nada, seus amigos promotores vão conseguir protelar “ad eternum”esse caso e no fim o promotor corrupto será aposentado com proventos integrais de R$ 30.000. Querem valer quanto??????
    Como dizia aquela frase:
    “As leis são sempre úteis aos que possuem e nocivas aos que nada têm” (Jean-Jacques Rousseau)

  24. O pior tipo de criminoso é aquele que usa seu cargo na obtenção de vantagens indevidas, Enfim, somos dirigidos por pessoas medíocres que nada acrescentam à sociedade, Que sejam investigadas suas condutas e uma vez provadas tais afirmações que a Lei seja aplicada de forma a afastá-los do poder.

  25. Sé existem corruptos, ladrões etc, nas policias do Brasil.
    No Ministério Público jamais. São pessoas iluminadas, abastadas e livres de pensamentos
    comuns aos seres humanos.
    É TUDO MENTIRA!!!

  26. SR. ” Expulso” !, CONCORDO COM O SEU EXPOSTO. OCORRE QUE NA DÉCADA DE 80, MAIS PRECISAMENTE EM 1982, JÁ EXERCENDO A FUNÇÃO DE ESCRIVÃO NA P.C., PRESTEI CONCURSO PARA A FEDERAL, MAS EM VIRTUDE DO SALÁRIO DA P.C. SER MAIOR DO QUE O DA FEDERAL, ALÉM DE TER QUE FAZER O CURSO EM BRASILIA, ABDIQUEI DA VAGA. RESUMO : TOMEI NO “TOBA”, POIS SE HOJE EU ESTIVESSE APOSENTADO NA P.F., O SALÁRIO SERIA NO MÍNIMO O DOBRO DO QUE GANHO NA CIVIL. UM ABRAÇO….

  27. Na verdade o topico aqui sem percebermos foi se desviando do foco. Qualquer cidadão brasileiro tem todo o direito de se expressar em qualquer lugar do país dizendo que não confia na polícia. É um direito dele e nossa constituição permite e garante isso. Quem está na polícia hoje deveria é lutar para que os cidadãos brasileiros comecem a ter um pouquinho mais de orgulho de sua policia, pois a mesma vem dando mancada há anos com a sociedade. Eu não tiro a razão dos cidadãos que não gostam da polícia. Hoje voce liga a televisão nos telejornais é só vê reportagens do tipo, policial civil é preso, policiais são investigados pelo MP, PMs são denunciados e expulsos. Isso realmente acaba com a moral das corporações.

    E quanto ao promotor eu espero que o MP corte de sua própria carne e faça valer a justiça contra os lixos que integram o MP. E se a Casas Bahia que ninguém citou aqui cometeu algum crime de corrupção ativa, que seja julgada e condenada. Pois o corrupto não é apenas o que recebe a propina mas também o que paga!

  28. Resumindo!Se condenado perde o cargo mas num perde o salario!!Nossa que penalidade,enquanto o policial é reintegrado e tem sua polpuda aposentadoria caçada pelo ESTADO!!

  29. Polícia afirma que negocia redução de aluguel do imóvel em Campinas, SP.

    Estado paga R$ 61 mil por mês e acordo de três anos termina em setembro.

    Fernando Pacífico
    Do G1 Campinas e Região

    A prorrogação do contrato de locação do imóvel usado como sede da 2ª Delegacia Seccional de Campinas (SP), no Jardim Londres, está indefinida a oito meses para término do acordo entre a Polícia Civil e proprietário. O contrato estimado em R$ 2,1 milhões foi assinado em setembro de 2013.

    O Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-2) alega que “não se discute a renovação, por ora, em razão do prazo que antecede data contratual”. Porém, menciona que já negocia uma possível redução da despesa mensal, atualmente em R$ 61 mil.

    “Em que pese os meses que restam para o fim do contrato, o delegado titular da 2ª Seccional [Joel Antônio dos Santos] tem mantido contatos com o proprietário do imóvel, com vistas à redução do valor do imóvel”, explica nota da Comunicação do Deinter-2. Em outro trecho, a instituição diz que a renovação “provavelmente será tema a ser tratado em meados do ano”.

    ‘Escandalosa subutilização’

    O prédio tem 1,6 mil m² de construção, além de outros 5 mil m² previstos inicialmente como estacionamento, mas que na prática são usados para guardar veículos apreendidos na cidade.

    Área do imóvel não é usada pela 2ª Delegacia Seccional de Campinas, SP (Foto: Reprodução / Ministério Público)
    Promotora encontrou lixo e área sem uso durante
    visita ao imóvel em 2015 (Foto: Ministério Público)

    Para o Ministério Público, há “escandalosa subutilização” do imóvel, por considerar que na área interna há somente uma central de flagrantes e parte administrativa. A delegacia foi aberta para atender às demandas dos moradores dos distritos de Campo Grande e Ouro Verde, além de Indaiatuba (SP).

    O projeto inicial previa também três delegacias especializadas, entre elas, uma destinada ao atendimento de mulheres vítimas da violência (DDM). Contudo, este plano continua no papel e ainda não há definição de quando elas serão instaladas.

    “O proprietário do imóvel realiza melhorias no local, as suas expensas, inclusive para deixá-lo apto a receber, futuramente, outras unidades policiais. […]. Quando da chegada de novos policiais, a prioridade desta diretoria será a instalação de um setor especializado na Defesa da Mulher no prédio onde funciona a 2ª Delegacia Seccional de Polícia”, informa nota do Deinter-2.

    Investigações e reparos

    A promotora do Patrimônio Público em Campinas Cristiane Hillal investiga se houve omissão do estado em serviços de segurança na cidade. Ela visitou a unidade em setembro do ano passado e constatou que parte do imóvel estava abandonada e com acúmulo de lixo e entulho, incluindo uma propaganda eleitoral. Sobre os problemas apontados pelo MP, o Deinter-2 garantiu que a solução será considerada durante as discussões para a renovação, e citou trabalhos recentes.

    “O proprietário efetuou a retirada de material, pintura, construiu almoxarifado, banheiros e realizou o aproveitamento do espaço com a criação de novas salas”, informa texto.

    O advogado que representa o proprietário do imóvel não foi localizado pelo G1.

    Prédio definitivo é ‘pouco provável’

    Durante visita a Campinas em março de 2015, o secretário da Segurança Público do estado de São Paulo (SSP-SP), Alexandre de Moraes, afirmou que o estado aguardava a cessão de um terreno da Prefeitura para incluir, no orçamento deste ano, o plano de construção definitiva da unidade de segurança.

    Contudo, segundo o próprio Deinter-2, ela não deve ser viabilizada até dezembro. “A Prefeitura tem colaborado e tem procurado terreno próprio do município para doação ao estado, que possa atender as necessidades da Polícia Civil […] Como ainda não há terreno, pouco provável o início da construção nesse ano de 2016”, informam dois trechos de notas enviadas pela instituição.
    saiba mais

    Policiais relatam falta de materiais e sobrecarga na 2ª Delegacia Seccional
    Polícia condiciona especializadas na 2ª Seccional a reforços em Campinas

    A assessoria de imprensa da SSP-SP informou que mantém tratativas com o governo municipal. Além disso, resumiu que há concursos em andamento para preencher 2,3 mil vagas de policiais civis no estado, mas não menciona quantos serão enviados para a 2ª Seccional e prazo. “Desde 2011, a região de Campinas recebeu 228 policiais civis”.
    Procurada pelo G1, a assessoria da Prefeitura não comentou o assunto até esta publicação.
    tópicos:

    ORA VEJA SÓ ! TODO MUNDO JÁ SABIA, NA POLÍCIA CIVIL, QUE ESSA 2º DELSEC DE CAMPINAS NÃO TINHA O MENOR SENTIDO E CONDIÇÕES OBJETIVAS PARA SER INAUGURADA.

    CAMPINAS, COMO O RESTO DO ESTADO DE SP, PADECE DE EFETIVO POLICIAL CIVIL ATÉ PARA MANTER CAPENGANDO, A 1º SECCIONAL DE POLÍCIA. É PÚBLICO E NOTÓRIO QUE OS VELHINHOS, (I)RESPONSÁVEIS PELO DEINTER-2 E SECCIONAL CAMPINAS, VENDERAM A POLÍCIA CIVIL AO GOVERNADOR, ENTREGANDO-A NA BANDEJA PARA O OFICIALATO DA PM, EM TROCA DE SUAS VALIOSAS CADEIRAS.

    EM CAMPINAS NENHUM DELEGADO ADMINISTRA A POLÍCIA CIVIL, APENAS REFERENDAM O QUE O COMANDO DA PM ORDENA.

    A IMPRENSA TAMBÉM É CÚMPLICE DESSA FALCATRUA, PORQUE DESDE QUE HAVIA O ANÚNCIO DE QUE ESSA FARSA SERIA IMPLANTADA, SEM A MÍNIMA CONDIÇÃO TÉCNICA, DE PESSOAL E ATÉ FÍSICA, CONFORME RESTOU PROVADO, OS REPÓRTERES SABIAM DESSE FATO MAS SEUS EDITORES, MANCOMUNADOS COM O PSDB, POR INTERESSE NAS VERBAS PÚBLICAS DE PUBLICIDADE ( Poupatempo – Sabesp – Bom Prato – Concessionárias de Rodovias Paulistas, Novo Detran, etc…) SILENCIARAM, CRIMINOSAMENTE.

  30. Expulso como o nome diz expulso então é tão ladrao quanto, vc é tão idiota que não sabe que 95% digooooo 95% da polícia civil é corrupta e os outros 5% corruptos passivos pois sabem de tudo e não podem fazer nada, que mane derrubar biqueira, se fizer isso morre, esqueceu que quem manda já foi advogado da trancooper que é dp Pcc? Prender máquinas de caça níquel? E quem vai pagar conserto de viaturas e reformas de delegacias? Vc foi expulso pois é trouxa, vê se tira da fazendaria Dppc ETc vão preso ou para a rua.
    A polícia não tem 1 honesto que não peca pela ação , peca pela prevaricacao . #somostodoscorruptos

  31. Por que com o Fernando Capez é “implicam falsamente” e contra esse promotor é “não saber fazer e pedir pouco” ?

    Será que é porque o Capez é do PSDB e o outro é do PT?

    Que mania de tratar a turma do PSDB como héroi e vítima de falácias.

  32. Que raiva que eu tenho toda vez que vou ao mercado e perguntam: “Vai querer comprar sacolinha?”.

  33. Cago em paz por que sei que jamais derrubarão a porta do banheiro. Ando na linha, não tenho casa com piscina, nem sou maquineiro, nem recolha, nem tenho goma de mais de milhão; ando pelo certo, prefiro cagar em paz! disse:

    Já imaginou, você dando aquela cagóla e o Gaeco, junto com a PF, vem derrubar a porta do seu mictório; do jeito que você está, sem limpar o ânus, o “japa da federal”, lhe tasca o grampo…Jamais passarei por isso, ganho meus quatro e meio, venho aqui todos os dias tirar o sextavado sexta parte, mas esse risco eu não corro! Fico imaginando o Cebola com aquela bunda gorda, fazendo aquela força pra soltar um barro, cara vermelha, e pahh. Grampreado pela PF..Gaeco…hahaha. Esse dia vai chegar!

  34. Uéeeee, não viu nenhuma ação, ou imagens dos impolutos “agentes” do GAECO metendo o pé na porta do gabinete do promotor corrupto, com os PMs a tira colo, prendendo o ratão.
    Não vi nenhuma entrevista coletiva do agentes do GAECO apontando o dedo na cara do promotor dizendo vamos pedir a prisão preventiva dele!
    Porque ele solto pode atrapalhar as investigações!
    Não vi nenhuma foto dos bens do ratão, tipo carro importado, cobertura, lancha, coleção de relógios, por que será?
    Onde estão as filmagens dos agentes do GAECO entrando pela porta da frente da sede do MP, o ratão saindo de fininho, ou se escondendo no banheiro?
    Segundo o lenda é no MP que reside o que resta de honestidade neste país.KKKKKKKKKKKKKKK
    Nos últimos anos tenho lido promotor mata jovem com mais de 20 tiros, e alega legitima defesa, e o pior de tudo cola.
    Promotor atropela e mata casal, promotor estava bêbado, e este mesmo promotor é promovido.
    Promotor utiliza dinheiro público, que deveria bancar estudos, em turismo pela Europa é não é punido, isto por mais de dois anos.
    Promotores recebem auxílio moradia, mesmo não tendo direito a isto, é não são obrigados a devolver o que receberam indevidamente.
    São casos e mais casos de desvios, alguém já viu algum promotor bandido preso, na jaula?
    Lá só deveria ter honesto, mas só deveria, vá entender.

  35. Cidadão – tu vem d novo e brada e tals mas pelas palavras vemos a covardia incutida no seu âmago. Falei bonito. Kkkk

    Vc não vai e derruba pq tem medinho d morrer? Só da pra entender uma coisa: a polícia não é pra vc. Disse o Bolsonaro que soldado q vai a guerra e tem medo d morrer é igual a vc(covarde).
    Qdo c está por baixo não da pra mudar nada, vide caso do dono do blog que é uma pessoa d posição e muita admiração por várias pessoas e não estava por baixo (mal por citar o sr. Dr.). Por cima é qdo vc chegar a governador no meu ponto d vista.
    Acho q passaram graxa no seu patinete e vc ficou bravinho e como nao tem o q fazer vem aqui e da dessas.
    Presta outro concurso e vai ser feliz cb.

  36. Colegas, por favor, alguém poderia de maneira bastante detalhada explicar como é o trabalho dos policiais civis que labutam no CIAP? Escala, quantos por equipe, se só por trabalham carcepol’s, se há membros de outras carreiras. Tenho um primo que está no interior e recebeu uma proposta para permutar para o CIAP…

  37. CLEPTOCRACIA! Essa é a palavra que melhor define o Brasil hoje! Você leva seu carro ao lava-rápido e depois de alguns dias percebe o quê? que estepe, triângulo e chave de rodas não estão mais lá, paga planos de telefonia celular para quê? para não ter conexão na metade do dia. Contrata uma faxineira que? limpa sua casa? NÃO! Limpa seus pertences! Deixa o carro na oficina e…? Resolve o problema? Não! volta com problema e com o motor trocado por um velho fundido, sem os cd’s que estava no porta luvas! Pede uma aprovação de uma planta na Prefeitura e…? Espera, espera, espera, espera…Faz um B.O e…? Resolve o seu problema? Não!!! Guarda ele por alguns anos e quando for fazer uma limpeza nas “coisas velhas e inúteis” ele vai para onde…? Prá lata do lixo, claro! Esse é o Brasil de hoje. Um país que ninguém tem zelo, responsabilidade, ninguém é honesto, ninguém tá nem aí prá nada! Um país contaminado pela corrupção, desídia, desmandos, burocracia (intencional, afinal o sujeito se cansa e pára de encher o saco). Esse é o Brasil!! Tá dando medo de viver por aqui! ADOLESCENTES!!!!! SEJAM INTELIGENTES! FAÇAM UM CURSO DE LÍNGUAS, FIQUEM BONS E VÃO EMBORA DESSA PORCARIA! Esse é o conselho que dou a todo jovem! Eu já estou velho prá isso, infelizmente…

  38. Parem de brigar, Mamãe disse que nos amássemos e não nos amassemos !!!

    Toda Instituição se acaba com seus abusos e está chegando, chegando e aos poucos estão se revelando o que realmente são.

    Faz tempo que vivemos dentro de uma ditadura MP / PM.

    Fiquem calados que Deus não deixa nada sob o telhado ! Tudo o Senhor revela e colocará sobre o telhado para que todos vejam.

    A Paz de Deus a todos, inclusive ao Senhor Dr. Guerra !

  39. SEGURANÇA PÚBLICA

    SERVIDÃO HUMANA

    Carlos Alberto Marchi de Queiroz

    O Correio Popular de 14/1, A 12, noticiou que o governador oficializou o “bico” para policiais civis, permitindo que autoridades policiais e agentes possam, querendo, trabalhar durante as folgas, com direito a remuneração adicional. Alckmin, todavia, não revelou aos distraídos que não levarão esse penduricalho por ocasião da aposentadoria, e, muito menos, que sofrerão descontos previdenciários e do Leão.

    Alckmin sancionou lei complementar instituindo Diária Especial por Jornada de Trabalho Policial Civil (Dejec), permitindo que delegados e agentes ganhem adicionais brutos de R$ 226,08 e R$ 188,40, calculados com base na Ufpesp, nos termos de Portaria do Delegado-Geral .

    Os vencimentos e vantagens dos policiais civis estão na Lei Orgânica da Polícia, de 5 de janeiro de 1979, que determina que, além desses, farão jus ao Regime Especial de Trabalho Policial , cujo artigo 44 esclarece que o RETP caracteriza-se pela prestação de serviço em jornada de, no mínimo, 40 horas semanais, com cumprimento de horário irregular, sujeito a plantões noturnos e chamadas a qualquer hora, proibido o exercício de outras atividades, os “bicos”, exceto as de ensino e de difusão cultural.

    As polícias civis e militares são historicamente mal pagas desde sua criação, após a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, em 1808, quando o príncipe Dom João instituiu a PMERJ e a Intendência Geral de Polícia, hoje PCERJ.

    Após a profissionalização da Polícia Civil paulista, em 23 de dezembro de 1905, pelo presidente do Estado Jorge Tibiriçá Piratininga, autoridades policiais e agentes passaram a receber vencimentos e vantagens idênticas aos magistrados, promotores, médicos, professores, e, na mesma proporção, seus subalternos. Em Campinas, professores do Culto à Ciência e da Escola Normal ganhavam igual a eles. Durante os governos militares (1964-1969) esses índices salariais foram mantidos.

    Com a redemocratização, os governadores do PMDB, Montoro, Quércia e Fleury Filho, seguiram, incrivelmente, a política salarial de Maluf. O último deles terminou seu governo recompensando salarialmente os quadros da PM e da PCESP.

    A partir de Mario Covas, sucedido por Alckmin, Serra e, novamente, Alckmin, os integrantes das duas polícias sofreram retaliação salarial por parte do primeiro e do terceiro, sabidamente perseguidos pelo DOPS, com apoio da então Força Pública, atual PM, submetidas aos governos-fantoches de Laudo Natel, Paulo Egidio e Maluf.

    Alckmin, apesar dos gramsciasnos releases de sua assessoria de imprensa, continuou o arrocho contra a PM e a Polícia Civil, cujos atuais integrantes eram crianças e adolescentes nos Anos de Chumbo, portanto inocentes dos excessos praticados pelos órgãos repressivos de então..

    No que concerne ao atual status salarial da Polícia Civil, o governo, tentando minimizar baixos vencimentos, e falta de pessoal,extinguiu as 5ª e 4ª classes de todas as carreiras, promovendo, artificialmente, servidores para a 3ª. Com o aumento da base da pirâmide, classes subalternas aproximaram-se, perigosamente, do topo, com sérios reflexos sobre a hierarquia e a disciplina. A diferença de remuneração provocou o achatamento do topo, que ainda sofre mais descontos, já que não pode ganhar acima do teto do governador, olimpicamente despreocupado em ter aumento …

    Artifícios contábeis ajudaram Alckmin a implantar fracassada política de bônus por produtividade, à semelhança do abono de permanência, extorno previdenciário que mantém em serviço interessados até a idade-limite para aposentadoria compulsória, hoje de 75 anos, conhecido como “abono-mata-o-velho”, penduricalhos não computados na aposentadoria..

    Há pouco, José Serra conseguiu que policiais civis se aposentem aos 75 anos, criando uma polícia de macróbios. No Hemisfério Norte, ao contrário,policiais aposentam-se, compulsoriamente, após 20 ou 25 anos, com paridade e integralidade. Na verdade, é preciso dar mais vencimentos e folgas aos policiais, contratando mais recursos humanos para uma força de 40.000 cargos que, atualmente, trabalha no volume morto, beirando o útil, com falta de 1/3 de pessoal.

    Ao invés de revalorizar o RETP, dando mais descanso aos homens da lei, uma vez que o serviço policial é atividade insalubre, Alckmin compra folgas, higiênicas, de seres estressadíssimos, nervosos, que trabalham no limite e em péssimas condições ambientais. Esquece-se dos crescentes pedidos de exoneração, licenças para tratamento de saúde, inclusive alcoolismo e drogadicção, licenças-prêmio, suicídios, mortes em serviço e fora dele, além de maciças demissões por corrupção, da qual nem mesmo a Corregedoria Geral da Polícia Civil escapou, recentemente.

    Sugiro ao governador, médico anestesista, que, cumprindo a Constituição Federal, também faça um curso rápido de higiene e segurança do trabalho, revogando os Dejem e Dejec, revalorizando, por lei complementar, o RETP como parcela única, não tributável.

    Carlos Alberto Marchi de Queiroz é professor de direito e membro da Academia Campinense

  40. Geraldo Alckimim do PSDB paulista continua um grande vendedor de vento. Bom, mas isso não é novidade nenhuma, faz 20 anos que ele promete ou cria leis que ele nunca cumpre; Lembram do bônus? Lembram data base? pois é, DEJEC é só mais um passa moleque nos policiais civis e servirá como falsas propagandas no período eleitoral e o eleitorado acredita que é verdade. Alckimim chama de políticas e eu chamo de estelionato eleitoral, quando o Governador diz que fez, ele tem que ter feito e não enganar a população com projetos e leis que não beneficia a população, mas apenas os enganam para obter votos.

    Na verdade o DEJEC não passa de 03 passa moleques, um nos servidores ativos , outro nos inativos e outro na sociedade, eu explico porque: 1º ele não dará o reajuste salarial para os policiais em março conforme lei da data base que ele próprio criou, com isso o DEJEC se torna um “cala boca”, 2º ele não dará reajuste salarial para os inativos porque não deu para os ativos e assim os inativos perdem forças para cobra-lo, 3º ele propagará como benefícios aos policiais e fará como de costume, falsas propagandas enganando os eleitores. Resumindo, todos nós somos trouxas porque o DEJEC não incide nas aposentadorias.

    VIVA NOSSOS DEPUTADOS, VIVA NOSSOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES !

Os comentários estão desativados.