Legistas de Campinas não cumprem a jornada de trabalho e ainda querem que Delegado agende consulta para a realização de exames de corpo de delito 38

imlSem médicos, IML tem de marcar horário para exame de embriaguez
VENCESLAU BORLINA FILHO
DE CAMPINAS
Com apenas sete médicos- legistas, o IML (Instituto Médico Legal) de Campinas, que atende uma região com cerca de 1,8 milhão de pessoas, decidiu que não iria funcionar mais 24 horas e que só atenderia casos de flagrante, como de embriaguez ao volante, em dois horários: das 9h às 11h e das 22h às 24h.

O atendimento normal, como exames de corpo de delito em vítimas de violência doméstica ou de acidentes de trânsito, só seria feito das 14h às 18h. A exceção, em todos os casos, só ocorreria se o delegado de plantão ligasse diretamente ao legista.

A decisão foi comunicada logo cedo à Polícia Civil e imediatamente provocou reações. Com a medida, o policial que, na madrugada, desconfiasse que algum motorista havia bebido teria de aguardar horas para fazer o flagrante.

Médicos e profissionais de saúde afirmaram que o álcool no sangue pode ser detectado em até 24 horas após a ingestão. Porém, o teor de álcool pode diminuir, o que prejudica o diagnóstico.

Ao tomar conhecimento do caso, horas depois do comunicado, o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, determinou a imediata retomada do horário normal de atendimento. A portaria do IML foi revogada, e o atendimento passou a ser geral para todos os casos.

A secretaria, porém, não informou como resolveu o problema de falta de pessoal.

GENTE DE MENOS

Segundo funcionários, a intenção ao limitar o horário era proporcionar um melhor fluxo de atendimento. O IML atende a cinco municípios da região. O ideal, segundo os mesmos funcionários, seria o dobro de profissionais (14).

Segundo médicos legistas ouvidos pela Folha, o esvaziamento do IML se acentuou há dois anos, com a aposentadoria e a saída de outros profissionais. O diretor João Roberto Muller Júnior não quis falar sobre o assunto nem informar quantas pessoas trabalham no instituto.

Na tarde desta terça (2), a Folha esteve no IML e ouviu reclamações de pessoas que buscavam atendimento. A sala de espera, de cerca de 9 m², estava lotada, e algumas pessoas relataram atraso de até cinco horas.

O calor era grande e não havia ar-condicionado ou ventiladores. Um guarda municipal, que preferiu não se identificar, disse ter aguardado mais de 24 horas para fazer o exame de corpo de delito de um preso em flagrante.

‘DECISÃO ACERTADA’

Para o presidente do Sindicato da Polícia Civil de Campinas, Aparecido de Carvalho, a decisão do secretário foi “acertada” porque, do contrário, prejudicaria ainda mais o trabalho dos policiais.

“Nós sabemos da falta de profissionais e cobramos isso, mas a decisão do IML prejudicaria ainda mais, porque exigiria um policial para ficar responsável pela vítima ou um preso à espera de atendimento”, disse.

No mês passado, em Americana, na região de Campinas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou o novo IML local e reconheceu a ajuda que a prefeitura dava ao Estado, pagando o aluguel da antiga sede.

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.‏

  1. O GOVERNO DO ESTADO DEVERIA CREDENCIAR MÉDICOS DA REDE PÚBLICA A EMITIR LAUDOS PERICIAIS. SE NÃO TIVER MEDICO NO IML, LEVA O PRESO E/OU A VITIMA PARA UM PRONTO SOCORRO QUALQUER, E O MEDICO QUE ESTIVER DE PLANTÃO PODE EMITIR O LAUDO NECESSÁRIO. AGORA O QUE NÃO DÁ, E FICAR CINCO, SEIS HORAS ESPERANDO O BONITÃO CHEGAR PARA ATENDER. É PARCEIRO, SÃO PAULO QUEBROU. NÃO TEM MAIS DINHEIRO PRA NADA.

  2. Ora, o IML tem sete médicos! Assim, cinco plantonistas, um diretor e um assistente são suficientes, desde que, é claro, cumpram a jornada de trabalho policial (12×24 /12×72).

  3. O careca do secretário de segurança é que deveria ir lá para atender à população, já que acha que nós policiais temos que ficar 24 horas à disposição do povo! Não nos paga nem salário para trabalharmos seis horas diárias, quando menos para 24 horas.
    O carequinha também deveria vir nas delegacia aqui do interior para tocar 600 inquéritos, fazer bo, flagrantes, atender o público etc! Sozinho, claro, pois é assim que os, reles mortais fazemos diuturnamente!
    É fácil falar, esbravejar, mandar, cancelar portarias, ameaçar e punir subalternos, quando se fica atrás de uma mesa, numa sala com ar condicionado e recebendo por não fazer nada!
    Quero ver fazer o que nós, policiais, ao menos os poucos honestos e trabalhadores, fazemos!
    Tem é é que fechar tudo e só reabrir quando tiver condições de funcionar essa polícia! Do jeito que está não dá mais para aguentar!
    Cadê a merda dos sindicatos? Pra que que servem? Para organizar romarias, posar pra fotos e tomar café?

  4. SPTC é igual PM, são policiais só na hora das prerrogativas, assim como os PMs são militares e policiais só nos benefícios. disse:

    Precisa de um médico para atestar embriaguez???????? Por que com droga pode fazer um laudo provisório e com álcool não????????
    O IML deveria ser composto por profissionais da saúde, por exemplo, no lugar de aux.necropsia poderia ser enfermeiros, polícia só para função realmente policial.
    Concordo que a falta de profissionais atinge a PC e a SPTC, mas na PM tem concurso todo ano pra mais de 5.000 vagas, além de todo ano formar uma centena de oficiais que ganham igual médico legista e não são formado em nenhum curso superior, ops são formados no barro branco curso superior de quê mesmo??????????????????????????????????? Só o governo do Estado reconhece isso, mas no MEC vc não acha nada.
    Então o governo prefere colocar 100 oficiais todo ano pra não fazer nada, pois qlq sgt faz esta função, do que formar médicos e peritos.Quanto as demais carreiras da civil já há lugares onde trabalham mais funcionários da prefeitura do que policiais. Isto é uma vergonha, KD o conselho da policia civil, ops, conselho dos delegados, pois não existe Conselho da Polícia Civil, além do que no conselho dos delegados só entram aqueles que foram escolhidos por “merecimento”.

  5. Que tal concurso feito pela Vunesp para promoção à classe especial (verdadeiro merecimento intelectual) e não a máphia que temos hoje. disse:

    Se não acabar a promoção à classe especial apenas por “merecimento”, nunca tomarão medias em prol da PC,só em prol dos deixa como está que tá bom $$$$$$$$$$$$$$$

  6. Aqui na baixada nem 20 horas, o médico chega atende quem está ali e vai embora, KKKKKKKKKKKKKKK, afinal ele tem o hospital e mais a clínica particular pra atender, enquanto isso tiras e escrivães N.U também, fazem mais de 40 horas semanais e recebem menos da metade, pode???
    Médicos e peritos tem que ter salários compatíveis com a função, independente do salário, no edital do concurso deles também é 40 horas semanais e não anuais.

  7. Campinas tem só sete médicos legistas, mas conta com centenas de oficiais da PM coçando o saco no interior dos quartéis e todo ano chega mais.

  8. É público o número de Delegados, Investigadores, Escrivães, Médicos Legistas, Peritos e demais policiais civis, porém desafio qualquer um a postar o número de PMs de Campinas e principalmente de oficiais e onde estão “trabalhando”, assim não dá, gasta-se quase todo o orçamento da segurança só com as mordomias dos oficias da PM, já começando pelo barro branco que consome uma fortuna pra formar policias que irão aprender a ser polícia com os praças nas ruas, mas só aquela meia dúzia que vão pra rua, os demais só puxam o saco dos políticos.

  9. Haja dinheiro. Quantos coronéis estão na ativa recolhendo previdência, e quantos estão aposentados recebendo bem mais do que o governador???? Haja dinheiro, sem dizer que ainda aposentam recebendo 20% a mais no supersalário.

  10. POR ISSO É PRECISO UMA REESTRUTURAÇÃO, A CASA ESTÁ DESARRUMADA E PRECISA POR EM ORDEM, MAIS PARA ISSO É PRECISO DE AÇÃO POR PARTE DE QUEM COMANDA.

  11. AS ESCALAS DE MÉDICOS LEGISTAS SÃO DIFERENTES POIS TEM QUE ATENDER OS PADRÕES DO CRM. MÉDICOS SÃO MÉDICOS, E NÃO POLICIAIS, O PROBLEMA É DO SECRETINO. ENQUANTO ISSO, NADA DE TAMPAR O SOL COM A PENEIRA, BRAÇOS CURTOS PESSOAL.

  12. Agente Policial CONCURSO NÍVEL MÉDIO, SALÁRIO NÍVEL FUNDAMENTAL, ATRIBUIÇÕES NÍVEL SUPERIOR disse:

    Boa ideia.
    podia marcar hora tbm para fazer B.O. ( ñ criminal, preservação de direito …)

    bom carnaval … ( será que vai ter bônus dia 5/2)

  13. 50% dos exames do iml e cautelar para a sap receber detentos no sistema, em que 90% e negativo, poderia ser realizado pelo serviço de saude, que na pratica ja ocorre em 600 municipios do estado.

    ou

    Faz licitação e contrata empresa de medicos como ja ocorre para fazer laudos em várias areas, para fazer os ECDS negativos.
    Se possivel o posto ser do lado da cadeia de inclusão para que os policiais nao tenham que ficar passeando com o detento de viatura.

    ou

    Pega os medicos que a pm possui e põe nao iml.

  14. O que causa surpresa é que mesmo com aquela escala “reduzida” reprovada, o pessoal do IML de Campinas ainda trabalharia muito mais que muitos IML do DEMACRO, que atendem ao público para exames 02 horas ao dia e à noite e fim de semana nem telefone atendem, então nesses horários críticos não é raro policiais se deslocarem até o IML Central de São Paulo para apresentarem presos.

  15. Esta na hora da policia civil rever metodos e onus, por exemplos
    a) droga entregue para ser periciada, porque depois de examinada ser devolvida para unidade? A guarda do material examinado e da pericia, ou seja cada um com seu BO.

  16. Aqui no interior o bônus também será de sete mil, mas de sete mil policiais a menos!

  17. A falta de policiais em todos os cargos é enorme! E enquanto isso, todos os concursos da PC já estão finalizados e o governo não contrata ninguém. Já a PM, o governo segue contratando a todo vapor! Mas é claro, vcs acham que o governo iria deixar de contratar cães adestrados?

  18. Caros PCs,

    Colocar médicos de postos de saúde, hospitais públicoa, etc, para realizarem atribuições de peritos criminais e médicos legistas, agentes da SSP, NÃO é resolver o problema e sim tapar o sol com a peneira. É como o governo bandeirante tentou fazer com escolas públicas: “reorganizar”, escondendo o verdadeiro problema que é a falta de professores. O correto é o governo contratar mais legistas e nomear os peritos aprovados no concurso de 2013 aoinvés de passar suas atribuições a terceiros, sobrecarregando também esses, já que todo o país está um lixo e a maior culpa é dos dirigentes destas terras tupiniquins!

    Outra coisa: exames de alcoolemia realizados no IML por pessoas recusarem o teste do bafômetro não são colorimétricos para serem realizados laudos provisórios como no caso de entorpecentes, até onde sei. Parece que são realizados por meio de cromatografia gasosa com detector por ionização de chama com amostragem headspace (CG-DIC-HS). Sei disso pois sou bacharelando em química pelo IQ/USP. Antes eu defendia o retorno da SPTC a PC, mas agora percebo que por uma questão técnica, orçamentária, funcional e administrativa, o melhor mesmo é um orgão de segurança pública autônomo. Delegados não sabem nada ou quase nada de ciências exatas biológicas, por exemplo, para dirigirem a perícia e por isso acabam apenas atrapalhando. Sei que existem peritos e médicos preguiçosos, como em todas as profissões, mas generalizar já é besteira. Mudem as leis, mudem a estrutura da segurança, governates deste país, valorizem policiais, tenham recursos humanos suficientes e os problemas da segurança pública estarão “resolvidos”.

  19. O povo do estado de São Paulo merece esse mal atendimento. Principalmente o povo das cidades do interior do estado. São eles que reelegem o PSDBosta em toda eleição. E nessa última fizeram a façanha de reeleger o Pinóquio Alckmista em primeiro turno. Sinal de que estão bastante satisfeitos com os serviços públicos. Por isso não cabe a nós, policiais, questionarmos a vontade do zé povinho. Eu faço a minha parte. Atendimento padrão a quem cola o umbigo no balcão da delegacia pastelaria onde trabalho. Não decido nada. Não resolvo nada. Não oriento nada. O meu serviço é cumprir as determinações do delegado. Ele é a pessoa que ganha pra decidir, resolver e orientar. Tirando boletim de furto e roubo, que são de mero registro, em todos os demais assuntos eu mostro a porta da sala do delegado pros fregueses. Depois o delegado diz o recheio que ele quer que ponha no pastel. Sem estressar por causa desse serviço. É só cumprir o horário e fazer papelada. No quinto dia útil o Alckmista deposita uma caixinha na minha conta.

  20. Grande parte dos Legistas acham que são uma super classe privilegiada.
    Tá ruim? Pede exoneração e vai trabalhar pra plano de saúde.

    O que não pode é o policial que está trabalhando há horas num flagrante, com preso pra ser transportado, risco de fuga e resgate, ter que esperar o bonito do super médico todo poderoso sair de casa para ir no IML bater o carimbo. Ele tem que ficar lá em todo o período de plantão assim como o atendente de necrotério fica.

  21. Pessoal,
    Médico legista teria que tirar plantão como perito ou qualquer outro policial. Tira??? Porra nenhuma…faz umas horinhas para corpo de delito e desaparece para consultório particular, plantão em hospitais e suas bem pagas cirurgias. Ministério público sabe? Tá careca de saber. SPTC sabe? rsrsrs… Delegado de polícia sabe? Sim e faz décadas. Corregedoria sabe? Sabe, mas só atua se provocada. Del. Plantonista sabe? Sabe e nada faz. DGP sabe? Sabe a trocentos. Sec. Segurança sabe ? Ô se sabe… Governador sabe? rsrsrs…Porquê nada fazem? Relato aquilo que disse um graduado PC. a 15 anos atrás: Não vamos mexer com eles. Se encher o saco eles pedem demissão, e pior , já imaginou quando a gente precisar de um deles? Vão enfiar o dedo no nosso C.. sem dó! Pobre administração pública…Só muda se a imprensa cair matando. É só escolher umas equipes do IML e marcar junto. Para cada cavocada, muitas minhocas…rsrsrs

  22. LIGADÃO NAS QUEBRADAS, CHEFIA !

    Mas, com dizem lá no Palácio dos Bandeirantes, casa do Chuchú: QUE HORA QUE É A MERENDA !

    Não tem médico, faltam policiais civis, falta reajuste salarial ? Não tem importância.

    Importante é não faltar a MERENDA !

    MERENDA ! MERENDA ! MERENDA !

    Aí eu vou pra galera…kkkkkkkkkkkk

  23. A SSP esta mais desacreditada do que cheque de cigano. O Sr. Secretario ta mais perdido que caipira em cidade grande!

    Daqui a pouco a SSP vai ter que criar uma subseção de revogação de portarias.

    Ta todo mundo fazendo o que quer na base do desespero.

    Secretario, o problema esta na PM. E qdo digo PM, falo do oficialato, pois os Praças trabalham. Tem um monte de Oficial ganhando 14, 15, 18 mil por mes pra chegar no quartel, estacionar o carro e coçar o saco o dia todo!!! Enquanto isso a PC atendendo a população e fazendo escalas abusivas a troco de 4 mil corroidos pela alta do custo de vida. Faca-me o favor. Existem 2 opcoes ao Senhor:

    Ou entrega ao boné e pede pra sair;

    Ou então coloque as cartas na mesa do Sr. Governador.

    Fico imaginando o desastre que seria o Senhor como Prefeito!

  24. É verdade que o bônus da região de Campinas será de R$4000,00?

  25. Me fala quem na SPTC cumpre a carga horária mensal e semanal. Será mesmo que esses médicos legistas trabalham todas as horas devidas, ou fazem escala fantasma no papel?

  26. Boa tarde!

    Senhoras e Senhores.

    Esses médicos legistas serão legalistas? Anarquistas? Ou Fanfarrões mesmos!

    Caronte

  27. A matéria diz respeito aos Médicos Legistas e o problema é a PM. Vários escreveram que na PM tem concurso todo ano, aproveitem e façam inscrição.
    Caso queiram “coçar o saco” o dia inteiro como um gênio ai em cima escreveu, se inscrevam para a APMBB.
    Batalhem por melhorias sem se preocupar com os outros, vcs parecem marido traído que pega a mulher no sofá com outro e acha que vender o sofá resolve!

  28. FAXINOPOL,
    A resposta esta na minha manifestação ai de cima. Olhe e conclua…

  29. Bafão,
    Este blá, blá, blá contra a PM , SPTC e outros já deu no saco. A coisa é simples: Não tá bom? Pede para sair antes que seja tarde e vire um amargo resmungão. Trabalhar e reivindicar, este é o caminho, o resto não levou e não leva a nada.

  30. Extinto Carcereiro 2005 sem remanescentes / Investigadores e Escribas laçados em 2005 disse:

    O Governador tem que enxugar alguns cargos da Polícia Civil, assim haverá mais recursos, infraestrutura e reorganização.
    Hoje:
    O Agente de Telecomunicações pode muito bem ser extinto e de enquadrado em outro cargo junto com os Carcereiros Agentes Policiais e Auxiliar de Papiloscopista.
    O Agente de Telecomunicações pode ser trocado por um Tablete, isso geraria economia de estrutura e pessoal. Somente a Polícia de São Paulo tem esse cargo.

  31. Qual a novidade?
    Isso só acontece desde sempre e no Estado todo.
    E o que faz o “egrégio”? O SSP?

  32. É lastimável ficar lendo os comentarios e ver um policial agredindo o companheiro de outra unidade.
    Acorda! O problema é do governo e não do IML ou Delegacia, falta funcionários, tem q fechar mesmo, fazer barulho. Pro governo ta muito bom ver 1 policial fazer o serviço de 5 e da gargalhadas ao ver os companheiros atacando a unidade q luta por melhores condições.
    Chega né! Burrice tem limites. Quero ver qdo for a sua vez de atender sozinho, pq contratação não vai rolar tão cedo.

Os comentários estão desativados.