Polícia para quem não precisa de polícia – Policiais civis desviados de suas obrigações legais dão vexame no Carnaval e ainda apanham de um único homem…( Imoralidade + amadorismo + estrelismo = instituição sem credibilidade ) 232

Diretor preso em apuração assina termo circunstanciado e é liberado, diz TV

Do UOL, em São Paulo

10/02/2016

 

O diretor de Disciplina da Unidos de Vila Maria, Márcio Queiroz, preso após confusão generalizada durante a apuração das notas nesta terça-feira (9), assinou um termo circunstanciado e foi liberado pela polícia poucas horas depois. O presidente da escola, Adilson José de Sousa, também foi intimado a depor. Ambos são suspeitos de agressão. As informações foram divulgadas pelo “SPTV”, da TV Globo.

Segundo a emissora, o presidente teria agredido um policial no momento em que um dos jurados esqueceu de dar a nota à Império de Casa Verde e teria recebido voz de prisão. O diretor, por sua vez, tentou impedir. O presidente não foi preso, mas os policiais resolveram deter o diretor.

“As pessoas acham que aqui é ‘terra de ninguém’. Aqui tem polícia e vamos prendê-lo em flagrante. Deu para entender?”, disse o delegado Nico Gonçalves, logo após o episódio.

A confusão generalizada começou depois que dois jurados deixaram de dar notapara a Império de Casa Verde e Dragões da Real, na apuração do Carnaval de São Paulo. O suposto esquecimento provocou revolta entre os diretores de escolas rivais, principalmente entre os integrantes da Vila Maria, que acompanhavam a leitura das notas.

O artigo 30 do regulamento oficial do Carnaval 2016, em seu parágrafo primeiro, diz que “no caso de um jurado deixar de atribuir nota ao quesito em julgamento de determinada escola de samba, será atribuída a essa agremiação a maior nota dada pelos demais jurados que avaliaram esse quesito”. O regulamento também prevê “sanções” ao jurado que deixar de dar nota.

Com um enredo abstrato sobre os mistérios da vida, a Império de Casa Verde foi eleita a campeã do Carnaval 2016 de São Paulo. Já a X9 Paulistana e Pérola Negra foram as escolas rebaixadas.

Snap 2016-02-10 at 14.08.20

 

 

Como já comentaram aqui no Flit, em vez de buscarem o assassino do policial morto em Bertioga preferem ceder  serviços à  São Paulo Turismo S/A; que  é a empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo.

Possui capital aberto e tem como sócia majoritária a Prefeitura de São Paulo.

Como toda estatal de capital aberto é gerida para fazer política e fortuna de seus dirigentes em detrimento dos acionistas. 

Esperamos que a participação desses policiais civis – diárias – não seja custeada com a verba reservada; nos moldes da maracutaia ocorrida em 2008,  quando o então DIRETOR comprou ternos superfaturados para vestir “seus homens” como seguranças VIPs.

Notoriamente,  o atual Diretor não é do tipo corrupto chineleiro necessitado  de meter a mão no erário e no bolso dos subordinados, mas sua obsessão pelos holofotes deveria ser reavaliada.

Verdadeiramente, faltou competência para negociação, para restabelecer a ordem e, muito pior , para dominar fisicamente um único homem exaltado.

Vexame! 

  1. Parabéns Guerra, ao menos uma vez mostra imparcialidade e expõe também a bunda que não usa farda cinza.
    Evidencia bem o que sempre digo, porcaria tem nas duas polícias!

  2. (Sem entrar no mérito da discussão sobre a necessidade ou não de ceder mão de obra policial para a Turismo/SA).

    Tem que sentar a “borracha” sem dó! Bando de desocupado, trabalhar ninguém quer. E com relação a imprensa, tem que parar de ficar do lado errado e apoiar mais nossa polícia. Acham que é fácil dominar um armário de 2 mts ??? Tem que usar a força mesmo. Hoje qualquer abordagem policial na periferia o “zé povinho” já avança sobre a polícia com o celular na mão enquanto outros agitam e cercam os policiais, pois sabem que a imprensa ficará do lado errado.

  3. Vamos por parte:

    1- deveriam estar ali uma multidão de policiais civis inclusive do GOE?

    R. Depende. Já que existe uma Base da Deatur fixa (inclusive durante o ano inteiro), certamente deixariam um Delegado, uma escrivã, e 2 policiais semi aposentados. Iriam quebrar o pau lá dentro, e chamar esses policiais. Que certamente seriam massacrados e linchados. Então, já que foi, fez bem em ir com uma tropa mesmo. Inclusive com o apoio do GOE.

    2- Esse pessoal de escola de samba, liga, e Spturis constantemente humilha os policiais civis do deatur. Eles desrespeitam mesmo. Teria o Doutor Nico exagerado?

    R. Acho que o Nico ouviu tanta reclamação dos seus policiais, sendo informado que os sambistas passaram 3 dias desrespeitando, que ali o Nico comprou a briga e perdeu a paciência. Já que estava ali mesmo pelo menos meteu uma moral. Ponto positivo.

    3- Teriam “apanhado” os policiais do negão de 2 metros?

    R. Pra quem faz luta ou arte marcial não existe imobilização sem golpe. Note que lutadores do ufc extremamente fortes, e bem preparados, pra conseguir imobilizar um outro componente desfere socos, cotoveladas e chutes na cara. Gostaria de entender quem foi o gênio que acha que é possível algemar “qq pessoa” pegando pelos braços, pescoços ou jogando no chão. Já vi 8 policiais em cima de um magrelo e não conseguiram. Algemar somente se consegue se a pessoa cede. Vc pode ter 3, 4 metros de altura, levantar 200 kg no supino, se a pessoa não quiser não algema. Aí só existe uma forma: nocaute, ou mata leão (porém, policial é tão azarado que a chance de matar o negão na imobilização do mata leão é grande).

    Então esse é meu ponto de vista:

    Não era pra estar lá, mas já que estava parabéns por ter ido com tudo, só precisa ter mais cuidado sabendo que os caras do samba são grandes, e pegar uns 5,6 policiais grandes preparados para ser linha de frente.

  4. Não deveria estar lá, mas todos os carnavais se fazem presentes durante as apurações. Lá não tem turista. Se esse pessoal humilha a polícia civil que disque 190

  5. Desfile de escola de samba – e tudo o que envolve isso – é uma coisa horrorosa, de péssimo gosto e de gente, no mínimo, de idoneidade suspeita. Não precisa ser nenhum Sherlock Holmes para imaginar de onde vem o dinheiro e o naipe dos envolvidos. Carnaval legal e saudável mesmo é o de Olinda.

  6. Quanto ao zé povinho metido a cameraman, não dá pra enquadrar no 206 do CPP? Leva pro DP como testemunha, requerendo a filmagem como prova. Aí vai lá depor e tudo, com o iphone 7 parcelado em 96x pelas Casas Bahia apreendido para perícia. Pergunta de novato mesmo, não dá pra fazer isso?

  7. Que mico esse Nico deu! Uma vez ouvir dizer que só de abrir a porta da geladeira o Nico já sai dando entrevista achando que é luz de câmera…, parece que é verdade, pois tudo quanto é idiotice ele está presente!
    Essa não é a atribuição da Polícia Judiciária, mas sim de seguranças particulares que teriam que ser contratados para fazer a segurança do evento. Do lado de fora seria atribuição da PM fazer o patrulhamento de rotina e em caso de necessidade ser acionada para conter crime em andamento.
    Lugar de delegado e presidindo inquérito, enquanto que de investigador é investigando crimes!
    Os super polícia vestem uniformes, camisetas com escritos polícia e ostentam armas de grosso calibre só para conter baderneiros em evento de carnaval! Quero ver usar essa ostentação e braveza toda no meio das favelas, pegando traficantes e ladrões de verdade!
    É por essas e outras que nunca seremos respeitados ou valorizados, seja pela população ou pelo governo!
    Lamentável!

  8. Que cena deprimente! Policiais tendo dificuldade para algemar o indivíduo, esbravejando com armas em punho! Comportando-se como loucos, total amadorismo. Numa situação dessas, tem que mandar policiais preparados, que saibam de imediato como imobilizar, independente do tamanho, pois há técnicas e ferramentas para isso. Pareceu cena de.circo.

  9. É fácil para assiste pela TV, quero ver dominar um cara do tamanho do sujeito que foi preso.

    A DEATUR se faz necessário sim pois é a Delegacia responsável pelos eventos na cidade.
    Tendo em vista o ocorrido em outros anos poderia ter até mais Policiais que iria ajudar.

    Esse Post é de um tremendo mal gosto querendo só denegrir a imagem da Polícia Civil e também um pouquinho de inveja tendo em vista que o Diretor Nico estava lá. Gostem ou não nele, ele estava lá e trabalhando como Policial que é, mesmo sendo um Diretor.

    Assinado: Um concurseiro Polícia Civil.

  10. Vergonha, sem mais. Isso é papel da Polícia Civil? Difícil viu…não é por menos que a coisa tá feia, com delegacias territoriais (onde realmente se faz polícia judiciária), sangrando, em policiais, abarrotados de funcionários de prefeituras tendo acesso a procedimentos que por lei deveriam ser sigilos, ao passo que departamentos lotados de policiais….

  11. É pura e tão somente a banalização da atividade policial. Estão expondo a PC e seus integrantes ao ridículo.

  12. Na boa? esse tipo de serviço seria como sempre da pm!!
    Porem como tem vários “turistas ” na apuração a deatur se faz necessário né?
    Que liguem as câmeras e mais uma vez ridicularizados e ouvindo gracinhas dos da co-irmã…..
    Fui obrigado a ver…..

  13. Vergonha mesmo, onde está a valente e destemida turma da marretada, cade? Acho que são valente mesmo é pondo moral com os velhinhos de bingo. E Dr Nico, até quando o Sr vai se submeter esses redículos advento aos seus eternos subordinados?

  14. Concurseiro, a Deatur é responsável pelo atendimento ao turista, especialmente nos eventos de grande repercussão nacional e internacional; conforme o decreto que a criou. Repito: atender turistas vítimas de crimes e outras necessidades. Nunca foi atribuição da Deatur fazer segurança de eventos, ainda mais ostensivamente. Quanto ao Diretor, gostaria de ter um quarto do dinheiro que ele deve ter conquistado como empresário, mas nenhuma inveja tenho dele como delegado. Entre outros motivos o posionamento dele na greve de 2008.

  15. Na apuração concordo que não tem Turista mais nos desfiles será que não tem ????

    A delegacia DEATUR tem um posto fixo no local, então qual problema de também estar ali já que temos ocorrência de problemas em carnavais anteriores???

    Outra coisa, já olha para o lado do Dinheiro do referente delegado não tem nada haver com o trabalho dele ontem na Apuração!!!!! ou será que eles só estava ali para fazer propagando de seus estabelecimentos!

    Todos nos sempre queremos termais dinheiro se ele ganhou bom para ele.

    Ainda acho que é um Post desnecessário e de mal gosto, que só faz denegrir.

    Assinado: Um concurseiro Polícia Civil.

  16. Mais um papelão pra carreira do Dr. Nico. Felizmente, não houve nenhum disparo. Falaram na TV que as escolas de samba que mamam na prefeitura, não aceitam a presença da PM ou GCM, logo, sobra pros bobocas da PCSP.
    Será que ele vai ser candidato em 2018? Bem, o Kassab deu uma cadeira boa pro Angerami.
    Com relação ao chefe do Mogi: ninguém liga pra peão e seus familiares.

  17. Onde, comumente, utiliza-se o vocábulo “DISCIPLINA”? Bem sugestivo neh.

    O Dr. Guerra ta certo e fala com conhecimento de causa, concurseiro.
    Vc já ta sonhando em ir pro goe tbem? Kkkkkkk. Quem anda fardado é Pm. Todo respeito aos pms.

  18. Estou assistindo (17:08Hs) à Apuração dos Desfiles das Escolas do Rio de Janeiro e vi carros da Polícia Civil de lá.

    Temos que abrir um Post também e criticar a polícia de lá.

    Assinado: Um concurseiro Polícia Civil.

  19. Que não era atribuição da Civil a segurança do evento é evidente… Mas discordo quanto à passar vergonha na imobilização. Quanto mais força tem o indivíduo, mais força é necessária para imobilizá-lo. Não era atribuição fácil de modo algum.

  20. Concurseiro,
    Você foi quem falou em inveja do Diretor, apenas respondi sem deixar dúvidas. Por fim, ele lá estava como sempre para se autopromover, presença desnecessária e inconveniente para um Diretor. O departamento possui divisionarios, titulares e encarregados.

  21. Também estou assistindo, a PC Carioca deve estar a paisana, pois ainda não vi nenhuma viatura ou policial. Acho que só você viu!

  22. Em resposta ao Colega
    Expulso disse:
    10/02/2016 às 17:08

    Sim GOE com certeza, porém quero entrar na Civil para Trabalhar com Investigação.
    Meu sonho mesmo é a Anti-sequestro.

  23. DR NICO … UM EXEMPLO DE POLICIAL DE SACO ROXO….

    eu assisti na TV o DR nico atropelar todos na sua frente … e foi la e grudou na mão grande o grandão folgado….de mais de 02 metros de altura… que estava agitando a apuração…………..

    o DR nico mostrou que é um policial de saco roxo………………… ele fala a linguagem do povão…..

    ele disse que aquele gigante folgado , agrediu um policial dele…. e que o mesmo iria pro dp pra ser preso……

    PARABENS DR NICO…. tu és um delpols com “D” maiúsculo…..

    GOSTEI DAQUELA CENA……………..

  24. Futuro colega, com todo respeito aos irmãos do GOE, acredito que a palavra investigação não é o forte deles.

  25. Concurseiro, leia com atenção as mensagens do Dr. Guerra. Conclui q o sr. é um tremendo olho de vidro. Logo mais vc vai para as fileiras. Boa sorte.

  26. OK Guerra,
    Opiniões diferente não vou continuar com a discussão pois no caso concreto temos visões diferente.

    Eu um Futuro calça branca.
    Você um veterano.

    Abraço

    Assinado: Um concurseiro Polícia Civil.

  27. Aff, e por falar em desfile…não vejo a hora de assistir à Mangueira lograr êxito! Mangueira campeã sempre. Viva a Mangueira!!!

  28. quem palpite condenando a atitude dos policiais provavelmente nunca prendeu o dedo na porta.
    Basta ver o tamanho do meninão.

    Agora, uma cena que me chamou a atenção foi ver delegado misturado com restopol tentando botar ordem, colocando a mão na massa.

    Geralmente os delegados ficam em casa com suas famílias, ops, quer dizer, “a distancia”.

  29. se o evento pertence a prefeitura por que o orgao de segurança dela que eh a gcm nao estava incubida do evento????por que nos da policia civil temos que estar la??? ora eh simples….o GOE do Decade nos moldes que funciona hoje serve aos interesses de seu diretor, nao que o o mesmo se locuplete do sistema nao eh isso, ele faz uso do mesmo para sua autopromoçao, isso eh evidente.

  30. A MANGUEIRA GANHOU!!! NÓS GOSTAMOS É DE MANGUEIRA!!! VIIIIIIIVAAAAAAA A MANGUEIRA!!!!!

  31. Esse Dr. Mico é um fanfarrão.
    Quando aparecer na TV é a causa e não a consequencia de um trabalho, os policiais acabam fazendo papel de bobo da corte.
    Saber usar a imprensa é importante pra valorizar a carreira e a corporação, mas o exagero acaba tendo efeito contrário. Falta senso do ridículo!

  32. Eu estava em casa com o meu filho e ele me chamou pra ver a briga, me surpreendeu o fato do GOE estar fazendo a segurança, é atribuição do GOE a segurança de eventos? Por que o GOE não vai em apoio ao policial encurralado? Por que não corre a traz de ladrão? Afinal, pra que serve o GOE? To perguntando na moral, pra que gastar tantos recursos numa unidade que não age? Não seria melhor distribuir entre as equipes do garra?

  33. Inclusive, o carnaval é um evento municipal não? Quem deveria estar lá era a GCM, que é bem preparada e experiente nesse tipo de atribuição

  34. Pode fechar o saco ,jogar na rua que o cata bagulho leva embora e o concurseiro corre atrás ….ACABOU SRS FIM …

  35. A família policial executada e a autoridade dando pano para quem ???
    O q interessa apuração ??
    Q U E L A M A Q LODO …
    ZN … VPPWPFDPS ..

  36. Colocar o GOE pra ser segurança de resultado de escola de samba foi a piada do ano. Se bem que o delegado em questão adooooooooooora os holofotes. Não pode ver uma camera de TV que ja penteia o cabelo. KKKKKKKKK

  37. Penteia o cabelo? Para a classe melhor seria lavar o cabelo, fazer a barba e vestir um terno da Colombo. Afinal, trata – se de um membro do Conselho e não de um carcereiro após uma jornada de 24 horas no interior de cadeia.

  38. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    e o caput do art 144 da constituição federal, tirando as especializaçoes ou atribuiçoes especificas, e comum a todos os orgãos.

  39. É a PC participando do carnaval,
    Bloco dos palhaços.
    E viva a incompetência.

  40. SR. “Enferrugado” !, S.M.J., ESSE MAJURENGO DENOMINADO DE “NICO”, O QUAL MAIS PARECE UM “MICO”, DEVERIA MAIS É QUE TER LEVADO UMA ” TUBA” NO ” OUVIDOR DE NOVELAS”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  41. Aqueles que estao criticando e estavam assistindo pela televisão os colegas que estavam escalados para o trabalho deveriam colocar mão na consciencia.
    Quantas vezes somos obrigados a estar onde nao queremos.

  42. O que que a polícia do governo do estado tava fazendo la? O GOE era pra estar nas ruas protegendo o contribuinte.

    Carnaval = festa PARTICULAR promovida pela Prefeitura de São Paulo. Quem devia estar la é a guarda civil metropolitana que tem muito mais experiencia que a policia civil nesse tipo de evento.

  43. “Notoriamente, o atual Diretor não é do tipo corrupto chineleiro necessitado de meter a mão no erário e no bolso dos subordinados”.

    Ele, pelo que consta, não sofre desse “modus operandi” dos de “classe especial”, mas com certeza, ao seu lado, na grande mesa do “egresso”, onde se decide o destino dos policiais civis, alguns dos que o rodeiam a exercitam de forma recorrente como meio de vida e batem no peito dizendo serem honestos e fazerem tudo pela polícia, agora até os 75 anos.

    Não tem polícia para atender o público e investigar crimes, principalmente nas delegacias da periferia, mas para fazer politicalha e marketing pessoal não falta.

    A polícia é uma empresa privada que tem entre seus acionistas majoritários seus dirigentes. Movimentam pessoal como querem e bem entendem, por vezes atribuindo titularidade de importantes distritos policiais em retribuição a favores sexuais recebidos . é o exemplo do que seja uma falência moral institucional.

  44. Desnecessário , atribuição da PM e ponto , mas o Dr estrela não aguenta , ia ter câmeras pra c……. Ai ele tem que ir é mais forte que ele.

  45. Qto a honestidade , ele só é honesto pq sua mulher é uma empresária de sucesso , milionária , no entanto , tidos policiais sabem q ele cansou de ir com viatura do Goe buscar mantimentos pra sua primeira pizzaria , eu vi com os meus olhos , ele cansou de fazer média e puxar saco , terminou o curso de especial em 2014 e em 2015 já estava promovido , tudo as custas de lançar o livro do falecido dr blazec , inclusive o buffet de lançamento do evento de lançamento do livro foi patrocinado por ele , é esperto , malandro , correria , mas como delegado policial zero ….ok , esta onde esta porque tem $$$ e puxou muuuuiitoooo saco …. Não desenha o Ó com o cu

  46. Reajuste salarial. Nota 0
    Entidades da classe. Nota 0
    Auxílio alimentação. Nota fome
    Escalas. Nota abusiva
    Dignidade na função policial. Nota 0
    Dejec. Nota impossível de fazer

  47. Meu comentário não foi, mas vou tentar manda-lo novamente.

    Entre outras coisas já mencionadas nos comentários acima, fiquei surpreso ao ver alguns delegados “misturados” com os operacionais e atuando em conjunto. O que a gente vê de praxe são eles assinando papéis e comandando plantão a distancia.

  48. O ENGRAÇADO É O CARA DELEGADO ESTRELA VAI, COM UMA TIGRE CANETA MEIA DÚZIA DE INFELIZ PARA ESTAREM NO DIA, NA HORA E NO LUGAR QUE ELE BEM QUER, COM A FINALIDADE ÚNICA E EXCLUSIVA DE FAZER MÉDIA SEJA Á COM QUEM FOR, E NA HORA QUE DÁ MERDA ELE SE ACOVARDA IGUAL A UM GATINHO. É SOMENTE NESSAS HORAS QUE OS MAJURAS PRECISAM DO “RESTOPOL”, OU SEJA, SOMENTE NA HORA EM QUE LEVAM OU ESTÃO PRESTES A TOMAR UM COLA DOS VAGABUNDOS.

  49. o que uma câmera não causa no psicológico de alguns homens….

  50. Festa nas companhias, batalhões e bases comunitárias disse:
    10/02/2016 às 18:30

    A MANGUEIRA GANHOU!!! NÓS GOSTAMOS É DE MANGUEIRA!!! VIIIIIIIVAAAAAAA A MANGUEIRA!!!!!
    _______________________________________________

    Faltou citar as bases móveis (vulgo carro de Hot DOG).

    KKKKKKKKKKKKKKKKK

  51. Certas figuras querem mesmo é aparecer na mídia e com cadeira cativa no programa do fanfarrão falastrão “Da pena”. Depois é só buscar um lugar na política e ser eleito. Obrigam o Restopol a desempenhar outras funções, sob a ameaça de punições, e nada lhes acontece. Essa é a verdadeira estruturação da poliça: eles e o resto.

  52. Para ganhar ingressos no camarote e um dinheiro bom, tem Charlie que rebola e usa até batom…

  53. não tem policiais nas delegacias da periferia, ms para fazer segurança no sambódromo tem…Certo isso? É função da polícia civil? Sem comentários!!!

  54. VOCÊS NÃO ENTENDERAM NADA,

    ELES JÁ ESTÃO TREINANDO PARA O CICLO COMPLETO QUE SE APROXIMA!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  55. Quantos poliglotas ou, pelo menos, bilíngues são lotados no tal depto?
    Feio mesmo foi lá no campo do São Paulo… Até o Joel Santana tinha mais fluência.
    Aliás… A cena de ontem fez lembrar de documentários do NetGeo. Mas enquanto os tigres do NetGeo enquadram, imobilizam e derrubam as maiores presas, o grandalhão sambista deu trabalho.

  56. Que vergonha, tentaram algemar, não conseguiram, então vai sem algema mesmo … é isso que dá querer se meter na atribuição dos outros, se fosse numa manifestação ou num estádio coitados desses policiais, eles tiveram sorte que ninguém quis atacá-los, não fizeram isolamento da ação, não souberam imobilizar uma pessoa contra cinco/seis, praticamente toda a equipe mobilizada para uma única condução deixando os troféus, notas de jurados e corpo da bancada desguarnecidos … aquilo foi uma vergonha, motivo de piada nos batalhões de choque de todo país … se não fossem os trajes não daria nem para distinguir Polícia de sambista, uma bateção de boca sem fim, findando em uma condução consentida, graças a Deus, trágico !!!

  57. Quem sabe um dia…

    CF cai na prova, sugiro que estude melhor ela, principalmente o art. 144 …

    § 4º Às POLÍCIAS CIVIS, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de POLÍCIA JUDICIÁRIA e a APURAÇÃO DAS INFRAÇÕES PENAIS, exceto as militares.

    § 5º Às POLÍCIAS MILITARES cabem a polícia OSTENSIVA e a PRESERVAÇÃO DA ORDEM pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

    Não é questão de ponto de vista, e sim de legalidade, enquanto Policiais Civis estão preservando a ordem em evento municipal, diversos casos estão parados sem apuração das infrações penais, e diversos atos de Polícia Judiciária se amontoam nos DP’s sem andamento por falta de funcionário, simples assim.

  58. Bom …segundo sei o Gaeco irá apurar os fatos e os desvios das condutas policiais, e todos iram para a Corregedoria Geral pq alguém pagou pra alguém… e quem ficou sem levou a pior…. o Gaeco por sua vez e a bola da vez e não pode ficar de fora..afinal façam as contas: mexeram com todos da Corregedoria exeto os principados porque será? Protegidos? Estranho um Órgão que se diz repreendedor e fiscalizador de policiais querer roer o osso!!! tbm!!. Isso lá no Nordeste se chama: cabra safado.

  59. Não dava para saber quem era Policial ou quem era sambista na turba vi muita arma no coldre ostensivamente o pior poderia ter acontecido alguém tomar uma arma e fazer um disparo aí a merda estaria feita… Desnecessário colocar Policial Civil sem nada na mão grande.

  60. Post de recalque puro!!!
    Se a Polícia Civil tivesse mais Delegados como o Dr. Nico nao estariamos na merda que estamos hoje. Nao o conheco pessoalmente mas quem trabalha ou trabalhou com ele dizem ser um operacional que tá sempre do lado dos policiais. Apesar de todas as limitacoes os policiais representaram naquele momento delicado, criticar é fácil, quero ver ir lá e fazer melhor!!

  61. Isto é um bom exemplo para alguns PC q adoram criticar ocorrências da PM, mas na hora de por a mão na massa foi esta bizarrice. Ainda o diretor de sintonia foi na vtr sem algema. Ali era questão de honra algemar. Serviço de segurança do local do evento deveria ser privado. Caso necessitasse acionaria a PM. Na boa, quando liguei a TV e percebi PC postados como PM na frente da comissão da liga, não precisou um grande esforço para saber o mot$vo.
    O tira q teve a mão mordida, desferiu um soco “lango lango” de cima pra baixo no ombro do sintonia. kkkkkkk
    O presidente da Vila Maria, recebeu voz de prisão, mas ficou pra próxima oportunidade.
    Resumindo, lamentável. Serviço policial é fácil falar fazer é outra coisa.
    Ano que vem tem mais…

  62. A escola de samba da denunciante que alegou estar sofrendo extorsão do pessoal do DEIC e que só a Corregedoria caiu e que é filha do celebre Chico da Ronda (diga-se de passagem ajudou a reformar muita delegacia), banqueiro da zootecnia foi campeã. Deu Tigre na cabeça.

  63. Em resposta a colega:
    Escripol Calça Branca disse:
    10/02/2016 às 22:11

    Ponto de vista meu, é o Post mal GOSTO e só ajuda a denegrir a Polícia.

    Não quero discutir CF se é ou não atribuição da polícia civil fazer ou não aquele trabalho na Apuração essa não é a questão.

    E referente estudar mais, cuida da sua vida.

    Minha opinião

  64. O tira disse:
    10/02/2016 às 22:48

    Também concordo.
    “Apesar de todas as limitacoes os policiais representaram naquele momento delicado, criticar é fácil, quero ver ir lá e fazer melhor!!”

  65. Se tivesemos mais Delpol’s cuidando de suas atribuições aí sim não estaríamos na merda, exaltar um diretor no meio da balburdia é muita inocência, ele deveria estar de longe gerenciando a operação e tendo subalternos que confiasse que fizessem o serviço com eficiência, lugar de diretor é bem administrando a nossa Polícia e não se metendo em ação de operacionais … se gosta de ação que assuma uns cartórios e vá cumprir diligências … vê se vc tem coronel pondo a mão em black block … diretor é administrador, por isso somos tão bem administrados …

  66. com certeza, deveria estar administrando de longe…administrando uma delegacia ou departamento e não uma operação que não compete à civil..rsrs. Muito estranho e bem faz o MP em investigar, pois desvio de função tem que ser apurado e outra quem autorizou a “operação”? Tinha até fuzil na parada…e as armas não letais, não seria mais correto? Bom resumindo…sucessão de erros….agr é apurar, mas como sempre não vai dar nada para a civil…Se fosse na PM, já estava recolhido…

  67. Dr Nico, segue relação dos eventos, conforme solicitado.

    São Paulo/Próximos eventos
    sex, 12 de fev
    Zeca Pagodinho
    sáb, 13 de fev
    03:00
    TUDO SOBRE NOSSA VIDA SEXUAL
    Ingresso Rápido
    sáb, 13 de fev
    Palmeiras x Linense
    Allianz Parque
    sex, 12 de fev
    19:00
    Stratovarius
    Carioca Club
    sex, 19 de fev
    Os Paralamas do Sucesso
    Teatro J. Safra
    sáb, 13 de fev
    23:00
    CARNAVALESCA
    Audio Club
    dom, 14 de fev
    16:00
    Alafia
    Sesc Interlagos
    sáb, 13 de fev
    22:30
    Christafari
    Igreja Bola De Neve – Sede.
    seg, 15 de fev
    21:00
    PAGODE DO ARLINDO
    Templo – Bar de Fé
    dom, 14 de fev
    09:30
    JUVENTUS X RIO BRANCO 5ª Rodada Paulistão Série A2 2016
    Estádio Conde Rodolfo Crespi
    sáb, 13 de fev
    15:00
    BLOQUINHO DA CIDADE
    Casa Bossa – Shopping Cidade Jardim
    qui, 11 de fev
    05:00
    NuBalcão (Happy Hour de Membros)
    Impact Hub São Paulo
    seg, 15 de fev
    04:00
    On-boarding de novos membros – Members Only
    Impact Hub São Paulo
    dom, 14 de fev
    19:00
    Anderson Noise
    D.EDGE
    qui, 18 de fev
    05:00
    Fuck Up Nights São Paulo Vol. V – Carnaval
    Impact Hub São Paulo
    sex, 12 de fev
    Produção Musical com FL Studio 12 às Sextas
    Trackertower
    qui, 18 de fev
    Audacity Básico
    Trackertower
    qui, 11 de fev
    15:00
    Hectic City Tour Experience (Feb 11)
    Bem São Paulo City Experiences
    sex, 12 de fev
    15:00
    Sampa Updated Tour Experience (Feb 12)
    Bem São Paulo City Experiences
    sáb, 13 de fev
    10:00
    Downtown Mix Tour Experience (Feb 13)
    Bem São Paulo City Experiences
    dom, 14 de fev
    10:00
    Street Stuff Bike Tour Experience (Feb 14)
    Bem São Paulo City Experiences
    seg, 15 de fev
    15:00
    City Of Contrasts Tour Experience (Feb 15)
    Bem São Paulo City Experiences
    ter, 16 de fev
    15:00
    Cool Sampa Tour Experience (Feb 16)
    Bem São Paulo City Experiences
    qua, 17 de fev
    00:30
    EDITAL ALUNO ESPECIAL – 1º SEM/2016
    Anfiteatro Unifesp
    qua, 17 de fev
    15:00
    Borders Of The City Tour Experience (Feb 17)
    Bem São Paulo City Experiences
    qui, 18 de fev
    15:00
    Hectic City Tour Experience (Feb 18)
    Bem São Paulo City Experiences

  68. TANTAS PICUINHAS QUE SÓ RINDO MESMO, PARECIA UM BANDO DE PATETAS FARDADOS DE PRETO KKKKKKKKKK, GENTE ACORDA, QUEM TEM O DEVER LEGAL/CONSTITUCIONAL DE FAZER ESSE SERVIÇO, É A PM, COM SEU PELOTÃO DE CHOQUE, QUE SÃO TREINADOS DIUTURNAMENTE PARA ISSO, AGORA PEGA UM PESSOAL DESPREPARADO E SEM RESPALDO NENHUM, AI VC JÁ CONHECE O RESULTADO HEHEHEHEHEHE

  69. Só para consta, o único que realmente conseguiu imobilizar o NEGÃO foi o colega Murillo ( de bone e tatuagem), que por sinal é AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES.
    Sim, o que conseguiu algemar o negão e leva-lo até a viatura é AGENTE DE TELECOMUNICAÇÕES.
    Tenho orgulho desta carreira…..parabéns ao DECADE. Não era o DEATUR ali, era o DECADE.

  70. Todos ja disseram tudo, não há mais o que falar. Operacional?????? Só se for de feiras e eventos, quero ver operacional nas áreas das 6ª 7ª e 8ª seccional, no meio de um pancadão!!!!!

  71. Caramba, como discutem quem estava certo ou errado, como se faz isso ou aquilo, que era melhor por lá essa ou aquela tropa, turma, corporação…não acaba nunca essa picuinha

  72. Quem sabe um dia …

    Ok então o X da sua questão é o post de mal GOSTO …. vai nas viúvas dos nossos colegas mortos e fala pra elas que há um post em um blog policial denunciando desvio de função e que ele é de mal gosto … denunciando que tiras que poderiam estar investigando a morte de seus maridos, estão fazendo funções contrárias as que a lei determina … numa boa, no dia que você tiver família e arma na cintura vai começar a ver muitas coisas de outra forma …

  73. Polícia preparada, organizada e estruturada dá nisso, parabéns Dr. Mico quer dizer Nico.

  74. Optel, aonde você viu alguém algemado ??? O negão foi porque quis, se não estava lá até agora.

  75. ESSE É O BRASIL QUE VAI PRA FRENTE!! O BRASIL QUE DÁ CERTO!!
    OLHEI BEM PRA CARA DE CADA UM!!!!
    NUNCA OS VI EM GUAIANASES, CIDADE TIRADENTES, ITAIM PAULISTA, LAGEADO, VILA JACUÍ.
    NAS ANTIGAS TAMBÉM NÃO OS VI EM PARELHEIROS, GRAJAÚ…PRA FALAR A VERDADE PRA FRENTE DA GUIDO CALOI NUNCA VI NINGUÉM!!!!
    PARABÉNS!!

  76. E aquela 12 … estava fazendo o que ali ???? (eu sei bala de borracha), isso é armamento de dispersão a longa distância, spay de pimenta que é de curta não tinha, só faltava ter Polícia com granada na mão kkkkkk, tem que rir pra não chorar … de vergonha

  77. A verdade é que ninguém respeita mais as polícias.
    O suposto cidadão vai na delegacia de mal com a vida e, desconta no primeiro policial gentil(tonto) sua revolta com o governo…
    Dá um tapa na cara do policial (tonto e laraja) e depois vai na corregedoria dizer que quem apanhou foi ele, e os delegados pra segurar a cadeira abraça as idéias de um vagabundo 171.

  78. A corregedoria da PM tem o setor de homicídios de policiais (apurar quem matou aquele nobre Soldado), enquanto, a gente da PC tem o setor de f#d&r (como mandar o coitado do carcereiro, agente e auxiliar de papiloscopista embora) policiais para fazer produção… desgostoso!

  79. Sherlock!! Nao entendi! So carcereiro, agente e auxiliar de papi embora? Como? Pra rua!?
    O resto doas cargos nao!? Abcsss…

  80. Esses Porras envolvido com escola de samba é tudo bandido!!! Se investigar a vida de cada um vai ficar claro que este Zé Povinho não acorda cedo pra trabalhar. Vivem na pilantragem, pagando de malandro. Todos com carrões, cordões de ouro, vocabulário tomado por gírias. Ai a Policia que deveria fazer seu papel institucional vai lá querer fazer Segurança Publica pra estes desocupados.

    Quem precisa de Segurança Publica é um outro grupo da sociedade. Sao aqueles que trabalham, pagam impostos, pagam seguros de veículos, pagam planos de saude, custeam estudo aos filhos. Quem precisa de Segurança Publica é quem se ferra de verde e amarelo pra levar uma vida digna neste País. Carnavalesco é vida fácil. Cambada de malandros. Por mim deixava estes filhos da Puta se matarem lá. O Estado não deveria desviar nenhum Agente de Segurança Pública, Seja de qual Instituição for pra cobrir estes eventos onde so tem lixo…

  81. NÃO DEMORA
    e todos nos veremos o nico mico sendo candidato a algum cargo elettivo,então ele vai
    fazer companhia ao olim e dar um adeus a civil.
    não demora ele estara pedindoi e solicitando os votos da policia civil e muito votarão nele
    O PASSADO FOI ONTEM PELE FALOU QUE O POVO NÃO SABE VOTAR

  82. logo logo o mico deve sair candidato igual o amigo dele delegado olim que hoje é deputado pelo partido do Maluf

  83. Realmente a Polícia Civil está a cada dia mais adentrando no campo do patrulhamento.

    Hoje o Policial Civil tem quase como meta colocar um uniforme e sair por ai na “sua” viatura caracterizada, realizando abordagens “de rotina”, patrulhamento “especializado” e tentando a todo custo conseguir realizar um flagrantezinho para obter pontuações, tudo na mais escancarada cópia da Polícia Militar.

    É… um dia indivíduos prestavam concursos para trabalhar numa polícia investigativa, que realiza, ou melhor, deveria realizar serviços de inteligência, investigações e levar à justiça autores de crimes. Mas não hoje… hoje querem patrulhar… realizar abordagens pra lá e pra cá… e correr a ânsia de conseguir um flagrante, já que, pelo mérito da investigação, nada conseguem.

    A Polícia Civil deveria sim estar no carnaval… realizando o seu serviço de inteligência para identificar e quem sabe prender integrantes do PCC que fazem parte da maioria das escolas de samba… Investigar e prender os traficantes do carnaval, que também não são poucos… aliais… ônibus com carnavalescos chegam recheados na farinha… para deixar todos felizes para a festa.

    Deveria, também, aproveitar para investigar os barracões das escolas, locais de intenso tráfico de entorpecentes…

    Mas como conseguiriam, já que muitos policiais seguem de braços dados com o crime. Bem, pode até ser que não façam parte do crime propriamente dito, mas tem ciência e pedem penico para integrantes do crime organizado instalados em escolas de samba.

    Bem… isto porque estamos falando apenas de samba… Bem que a Polícia Civil poderia deixar um pouco de lado o patrulhamento e passar a investigar um pouco, quem sabe assim poderia conseguir melhor a sua moral.

    Não é à toa que a PC está no fundo do poço… que continuem os policiais do DECAP a realizar TC de porte de entorpecente… o DPPC a realizar TC de flanelinha… quem sabe assim a Polícia Civil melhore… estamos no rumo certo para o encerramento das atividades, tudo, sempre, sob a orientação e determinação dos nobres gestores, nada mais nada menos que os Delegados.

  84. Só sei que na zootecnia deu TIGRE na cabeça.

  85. Diretor de Disciplina preso por ser indisciplinado. kkkkkk!

  86. Dr.Mico(isso mesmo)lógico que tem necessidade de estar na mídia(parcial)pois ali caquético do Renato Lombardi(isso mesmo)denegriu a ação da Policia Civil,dizendo que houve exagero.Logico que o midiastico Dr.Mico vai se lançar como candidato para algum cargo politico,assim como fez o Dr. Olimpico(Olim).

  87. Apuração das notas do Unidos do Deatur 2016

    Comissão de evento $    NOTA 5,25%

    Fantasia de ser PM       NOTA 190

    Mestre-Nico e Porta-Mico   NOTA 13

    Enredo TRÁ TRÁ TRÁ  NOTA .50

    Samba-enredo (senta o dedo) NOTA .40 tatical FAIL

    Evolução do disciplina NOTA 0,2 Tol

    Alegoria (agonia)     NOTA 3.1415…

    harmonia Operacional     NOTA 0,0% de reposição

    Bateria UFC soco lango lango plus   (Jurado esqueceu de dar a nota ou recusou)

    Departamento desclassificado para apuração de 2017.

    Prooooóximo!!!!!!!

  88. WAGNÃO, BOM DIA !, RAPAZ !, S.M.J., VOCÊS “TIRAS” ANDAM BEM DE ASSOCIAÇÃO E DE SINDICATO, POIS AO ACESSARMOS ESSES SITES, AINDA VISLUMBRAMOS CONVITES E COMENTÁRIOS ACERCA DE ” ROMARIAS E REUNIÕES”, ENQUANTO QUE, NOS SITES DAS RESPECTIVAS ENTIDADES, PERTINENTES AOS “ESCRAVÕES”, SÓ EXISTE “NADINHA”. E, ME AJUDEM AÍ Ó….

  89. Colega Optel nada contra a carreira sua mas….esses desvios de função é que estão acabando com a Policia Civil,aqui infelizmente não é cada macaco no seu galho,e sim todos os macacos num galho só e por fim…..com o peso vem o famoso quebra-galho,cheio de macacos pra quebrar as carreiras distintas concentrando em uma só!!Só pra ilustrar,tem um carcereiro que trabalha aqui onde trabalho,um certo dia o Dr.deu uma ordem pra ele realizar uma ordem de serviço o carcereiro disse na lata que não ia,o Delegado ameaçou colocar no papel o carcereiro pegou o rol de atribuições da Carreira de Carcereiro,”esfregou” na cara do Dr. e ai…….nada aconteceu.

  90. SR. “Papa Mike “,ACONTECE É QUE AQUELA TURMA, S.M.J., ESTAVA ERA A FIM DE UNS $$$$$$, POIS AO ANUNCIAREM A FALTA DAS NOTAS, ELES ENTENDERAM QUE SERIAM OS “JOTAS”, QUANDO ACONTECEU AQUELA POUCA VERGONHA E ELES QUASE SE ENGALFINHARAM. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  91. A ultima vez que a puliça civil paulista apareceu em massa na mídia brasileira foi em Dezembro passado quando o GAECO acompanhado do P2 (Reservado da PM) invadiu o DEIC pra prender tiras corruptos. Acho que eles tavam loucos pra aparecer positivamente na mídia que entraram na briga dos seguranças pra mostra pra sociedade que a puliça civil existe. KKKKKKKKK

  92. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    Olha o bloco do “J” na rua aí geente!!! Tem toda a parafernália exigida.

    Diretoria; carro alegórico; fantasia; e, o mais importante, a rede globo….

    Caronte.

  93. cena deprimente e vexatória é quando abro meu miserith…no mais é tudo palhaçada ….

  94. Comentários livres a parte, liberdade pétrea em nossa constituição, vir aqui e defender PSDB é um tapa na cara dos Professores, dos profissionais da área da Saúde e, principalmente, os POLICIAIS CIVIS. Meu pai, com 77 anos, pela graça de DEUS, ganha mais que um salário na sua aposentadoria teve um aumento de quase 12℅ nos seus rendimentos. Basta observar no que transformaram a PF comparado ao que era. Alguém enxergou alguma interferência dos Bandeiran…quer dizer, do Planalto nos trabalhos executados nas várias operações? Aqui, com as várias dezenas de escândalos, o Governador coloca Promotores para tudo, Secretários, paga adicionais absurdos nos seus salários e jamais deu liberdade para a nossa Polícia Judiciária, como a esfera federal fez, para apurar nada, só algumas coisas de fachada. Com isso a Alstom nem relou nele, fora que Governos do PSDB são desumanos no trato com os Funcionários Públicos, somos um estorvo e os tecnocratas neoliberais já começam, desde o primeiro dia após a eleição a planejar como desonerar os salários no orçamento, mesmo com mais de um ano de uma inflação brutal que está corroendo nosso salário, diferente da arrecadação do ICMS que acompanha a alta dos preços da inflação. Minha sogra se aposentou, em MG, antes do Aécio Neves e do Anastasia. O que ela comprava na época da aposentadoria ,hoje não chega a 40℅ do poder de compra. Aécio e Anastasia fizeram um programa deliberado que baixou os salários dos da ativa e dos inativos sistemático. Quem for o estúpido que defende o PSDB, defendo sua prerrogativa de liberdade de expressão, mas ou é pago para fazer isso, ou é do setor da Libero Badaró (SSP) ou um maçaneta que tá recebendo jeton de Alesp ou coisa parecida. Salarialmente, sempre seremos estorvos em qualquer governo do PSDB.

  95. CALMA PESSOAL!!
    TODOS ESSES POLICIAIS COM TAMANHA DISPOSÍÇÃO PARA EFETUAR PRISÕES ESTAVAM NO SAMBA DE PASSAGEM.
    DALI FORAM TODOS PARA O LITORAL PRENDER O ASSASSINO DO POLÍCIA QUE MORREU JUNTO À ESPOSA.
    JÁ PRENDERAM???????
    ENTENDI!

  96. É IMPRESSIONANTE COMO EXISTE INVEJOSOS E UMA IMPRENSA MARRON SEMPRE DESMERECENDO A POLÍCIA CIVIL. SE FAZ TA ERRADO, SE NÃO FAZ TAMBÉM, A PRESENÇA DA POLICIA CIVIL FOI ABSOLUTAMENTE CORRETA E TEVE ATUAÇÃO MAIS DEMOCRATICA QUE A CO-IRMÃ EM OUTROS MOMENTOS. DR. NICO É UM PROFISSIONAL ILIBADO, CORRETO, HUMANITÁRIO E É UMA CALUNIA DIZER QUE ELE E OS COLEGAS INVESTIGADORES ALI ESTIVERAM PARA SE BENEFICIAR DE ALGUMA VANTAGEM PRINCIPALMENTE FINANCEIRA. DR. NICO É JOVEM, FAZ POLICIA POR AMOR E É RESPEITADÍSSIMO POR VARIOS SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE POR SUA DETERMINAÇÃO PROFISSIONAL E CLARO DESPERTA O CIUMES E INVEJA DOS INCOMPETENTES E COVARDES QUE NÃO TERIAM CORAGEM DE ENCARAR AQUELE TUMULTO DE TROGLODITAS. VAMOS PARAR COM ESSAS COLOCAÇÕES COMPANHEIROS DA POLICIA CIVIL. PARABÉNS DR. NICO COM QUEM NÃO TENHO NENHUMA INTIMIDADE, NEM NUNCA TER TRABALHADO COM ELE, O QUE SERIA UMA HONRRA.

  97. CERTA TÁ A THAMMY QUE PEGA MAIS MULHER DO QUE EU!!KKKKKKKKKKKKKKKKK

  98. E ainda esses cús sujos vivem falando mal da PM qt a repressão, que comédia o GOE fez.

  99. Entendo como correta a Atuação do Delegado Nico, 1- La e área particular e foi solicitada a presença da PC, ademais para mim e uma surpresa um Delegado de Classe especial, Diretor de Departamento estar a frente de seus Tiras pessoalmente, isso gera segurança aos Policiais, por derradeiro porque só a Policia Militar pode aparecer ?

  100. Jose Carlos Gomes Gomes disse:
    11/02/2016 ÀS 8:42
    Choque, cassetete,borrachada, gás pimenta etc agora entendem porque a Pm trabalha assim né zé.

    ==============================================

    FALOU BESTEIRA NÉ COLEGA !!!!!!!

    o DR nico, sem nada disso dominou a situação.
    se fossem PMs que estivessem la , os mesmos jogariam até granadas, e seria outro massacre.com várias mortes.
    seria uma repetição do carandiru…

    fiquem sabendo que o DR nico até sem armas , amedronta mais a malandragem do que um batalhão inteiro da PM.
    seja choque ou rota., canil e etc…….. aprendam isso…..

    ele é muito respeitado, pelos malas, os malas cagam de medo quando veem o dr NICO.

  101. e tem mais ……. ta cheio de neguinho aqui com inveja do DR NICO.
    pois não tem nem um décimo da coragem da que ele possui…

    o DR NICO , é um classe especial, não é um calça branca ….e todos sabem como são os classes especiais…
    ficam somente em seus gabinetes, com ar condicionado……só dando ordens…………………….

    o DR NICO , se mistura e sempre se misturou com os operacionais….. pois ele é um verdadeiro majura operacional…
    linha de frente….

    deveríamos nos orgulhar deste episódio…. onde vimos um nosso representante se impondo no meio daquele monte de malas… e como sabemos pertencentes ao crime organizado…..

    é isso……. precisamos de mais majuras como ele…

    VIVA O DR NICO……

  102. perguntem a algum preso pertencente ao PCC …

    quem é o dr nico…ou quem é o dr OLIM …..

    eles irão responder , que os dois são embaçados…………………querem distancia dos dois………………

    será que alguem aqui do flit pensam que naquela apuração não tinha nenhum mala pertencente a facção PCC ?

    todos nós sabemos que sim…………………………………………………………………………………………

  103. pelo amor de Deus gente….O nico só fez o que fez por causa dos holofotes…
    E o filho oriental dele, assumiu por imposição a Sig norte e queria fardar todo mundo…
    Eu preciso é de um Delegado que saiba redigir peças jurídicas pertinentes à sua carreira e não de um Pseudo ¨Dom Quixote” que sai à luta contra moinhos de vento e não faz nada de útil pela instituição.

  104. Fato!!! disse:
    11/02/2016 ÀS 9:46

    “”tem um carcereiro que trabalha aqui onde trabalho,um certo dia o Dr.deu uma ordem pra ele realizar uma ordem de serviço o carcereiro disse na lata que não ia,o Delegado ameaçou colocar no papel o carcereiro pegou o rol de atribuições da Carreira de Carcereiro,”esfregou” na cara do Dr. e ai…….nada aconteceu.”

    CARA, CAI NA REAL, PARA DE PLANTAR DISCÓRDIA.
    QUAL O CARGO QUE VOCÊ OCUPA NA PC ?
    TOMOU RIPA RECENTEMENTE E TA MAGOADO ?

  105. Batendo cabeça. 10 nota 10
    União. 0 nota 0
    Vaidade. 10 nota 10
    Reestruturação. 0 nota 0
    Salário. 0% nota 0%
    Reajuste do vale coxinha. 0 nota 0
    Bloco do Tamo fu@#$&. 10 nota 10

  106. João alkimin, vc não conhece nada de segurança pública... És um mero espragato... disse:

    João alkimin, se vc gosta de aparecer, pendure uma melancia em seu pescoço e vá desfilar na avenida.
    Nada contra a atuação do mesmo, porém, deveria ter escalado profissionais com melhor capacitação se desejar ser polícia de preservação de ordem pública e não polícia cartorária.

  107. Tá tudo errado neste País!!!, você está absolutamente certo. Como eu já afirmei acima, estão banalizando a atividade policial. Cobertura de apuração de escolas de samba é demais pra minha cabeça. Vou me aposentar e vender banana na feira. Talvez assim, eu possa me sentir mais útil à sociedade.

  108. enquanto se discute se está certo ou está errado, o salário ó???????!!!!!!!!!!

  109. SR. Infeliz !, INFELIZMENTE NA POLÍCIA CIVIL EXISTEM UNS CERTOS “PULIÇAS” QUE SÓ SAEM NA RUA PARA ARRUMAREM “ZICAS”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  110. Se escalasse melhores Policiais certamente o senhor não estaria entre eles pois e valente no anonimato, como um carnavalesco protegido por mascaras .

  111. Galera só fala besteira e nem se preocupa em saber um pouco do que fala…
    Vamos lá:
    Leiam o decreto que cria a Deatur e verão as atribuições inerentes à divisão.

    Todos os grandes eventos são atribuições da Deatur

    Era função sim de estarem lá, o Goe Decade foi prestar o apoio a divisão. E como alguns papagaios falam ai, o Dr Nico não foi pra Bertioga prender quem matou o colega pq simplesmente não era das atribuições… cada um faz oq pode e deve.

    A ação desenrolou sem incidentes, foram enérgicos mas não violentos. Para os entendidos de plantão o modo de imobilização foi o melhor.

    Queria ver qtos delegados teriam peito de cair pra dentro numa situação idêntica… e queria ver qtos colegas que adoram ficar no expediente fariam o mesmo.
    Parabéns GOE Decade e Dr Nico… diretor que vai pro front e faz os invejosos perderem o sono

  112. Sugiro que esses valorosos policiais que foram humilhados nesse evento, dirijam-se à porta dessa agremiação que ganhou o Carnaval de São Paulo – e façam pesquisas dos DVC dos frequentadores daquele barracão. As cadeias irão superlotar. Oh lugarzinho pra ter bandido. Querem fazer produção? Não precisa ficar rodando o centro como barata tonta não.

  113. Boa noite!

    Senhoras e Senhores

    O “poder” é muito perigoso e para àqueles que não possuem afinidades, a coisa complica.

    Complica porque alguns misturam as coisas e passam a achar que podem tudo, sem se preocuparem se a coisa é pública ou privada.

    “Poder” na verdade não é ter “poder supremo”.

    Este “poder” não o deixa blindado tampouco imortal. E, não é “Ad Eternum”. Mas podem entorpecer pessoas fracas que precisam reforçar seus egos.

    Pessoas que gostam muito de “poder” muitas vezes tendem a se mostrarem insensíveis e até prepotentes. No fundo tendem a pressupor que todos indistintamente querem seu lugar.

    Quando Isso acontece realmente situação passa a ter problemas.

    Bota problemas nisso!

    Caronte.

  114. Eeeeeee lendo isso posso concluir, estamos atolados até a cabeça. Seus sao os exa.doutores que estão administrando a polícia civil, então vamos esperar o que. Borá pedir mais uma licença prêmio. Rsrsrsrsrs.

  115. 9 de fevereiro de 2016 Publicações Sobre o Sindicato
    Pela Lei de Responsabilidade Fiscal (QUE NÃO LIMITA SÓ FOLHA DE PAGAMENTO), o Estado de São Paulo está com uma folga de 3,72%. Isso significa uma parcela ENORME da Receita.

    Mas para os Policiais Civis: 0%.

    A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não é desculpa para não conceder o reajuste de 2015. É ilegal deixar de dar a reposição.

    SE O GOVERNO QUER DIMINUIR GASTOS, QUE PARE COM OBRAS, DEMITA COMISSIONADOS, LIMITE PUBLICIDADES, SÓ REPASSE RECURSOS A O.N.Gs VOLTADAS À SAÚDE E PROGRAMAS SOCIAIS.

    Um Governo de boa fé coloca na Administração dos Órgãos Públicos funcionários de carreira. Não se permite onerar a folha com CARGOS COMISSIONADOS.

    Não se compra viaturas luxuosas, equipamento importado, helicópteros em troca de salários adequados e servidores.

    COBRAMOS DO GOVERNO QUE TOME MEDIDAS QUE VALORIZEM SEUS SERVIDORES E DEIXE DE LADO COMISSIONADOS, PUBLICIDADE E OBRAS.
    Vejam abaixo, na tabela publicada no Jornal Folha de São Paulo, a folga que tem o Governo de São Paulo nos gastos com pessoal.

    Gasto de SP com pessoal

  116. aqui tem um monte de invejosos do DR NICO.

    se o DR NICO não aparecesse naquele momento o bicho ia pegar.

    o NICO apareceu e resolveu a situação.

    e o mais importante … SEM DAR UM TIRO, NEM PRA CIMA.

    é isso ai DR NICO, não ligue pros invejosos.

    o SR esta de parabens.

    o SR mostrou pra malandragem , quem é que manda…..

  117. se fosse os coxinhas que estivessem naquela apuração, hoje teriamos mais de 50 mortos- .
    pelos PSICOPATAS DOS CARNICEIROS PMs.

    VIVA O DR NICO !!! ELE É O CARA.

    mostrou a todos que na policia civil ainda temos DELPOL altamente profissional, E QUE onde chega a ordem impera.

  118. QUANDO O dr nico QUEIMOU A CARA … OS MALAS DISSERAM :::

    JA ERA … O DR NICO TAI……. JA ERA…. JA ERA………………….

  119. O DR NICO É O MEU ÍDOLO…

    é isso ai DR mostra que ai tem café no bule…………………………………………………

  120. SR. “PÃO E CIRCO” ME DESCULPE, MAIS E O RESTANTE DAS 13 ESCOLAS ! RAPAZ !, SE PUXASSEM AS “CAPIVARAS” DESSAS TURMAS, NEM O CADEIÃO DE PINHEIROS SUPORTARIA O VOLUME, OU SEJA ” SAIA LADRÃO PELO LADRÃO”.. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  121. Juízes ganham na mega-sena a cada três meses, por Rogerio Galindo

    Por Fernando Brito · 10/02/2016

    sena

    Tratei do assunto outro dia aqui, mas Rogério Galindo fez melhor, em sua crônica na Gazeta do Povo.

    O único reparo ao texto é que não é a cada três meses, mas dois, apenas, em que se divide o “bolão da toga”.

    E vão ser muitos mais, porque há atrasados e atrasados a receber.

    Mas devemos agradecer de joelhos, porque se tratam dos moralizadores do país, uma casta que zela vigilantemente contra o desperdício ilegal de dinheiro público.

    E, legalmente, o embolsa.

    Juízes ganham na Mega a cada três meses

    É como se os juízes e promotores do Brasil estivessem à beira de ganhar sua nona Mega-Sena da Virada em menos de um ano e meio. São já R$ 2 bilhões recebidos em dezesseis meses – mas, claro, sem a necessidade de sorteio ou expectativa. O bolão não falha nunca, e é sempre dividido pelas mesmas pessoas.

    Assim como na Mega-Sena, o dinheiro sai do bolso de pessoas que não ganharam. A diferença é que na loteria desembolsa-se o valor do bilhete achando que existe chance de levar a bolada. (Embora, como já disse alguém sabiamente, a loteria seja o imposto que o governo cobra dos que não aprenderam a lei das probabilidades.) Nesse caso, paga-se à revelia e na certeza de não recuperar um centavo.

    Os R$ 2 bilhões representam dinheiro suficiente para construir mil creches no país. Ou seja: dava para criar 150 mil vagas para que mães e pais pudessem trabalhar sossegados. Ou, então, seria possível comprar 50 mil viaturas de polícia já equipadas – mais ou menos uma para cada homicídio que ocorre anualmente no Brasil. Ou pagar o Bolsa-Família de Curitiba, que atende famílias com renda per capita de menos de R$ 77, até 2036.

    Os juízes decidiram, no entanto, que esse dinheiro deve servir à Bolsa Miami, para que possam comprar ternos mais caros e, segundo o presidente do TJ paulista, não tenham AVC devido ao esforço de seu trabalho. Mesmo esforço que justifica os dois meses anuais sem trabalhar, entre outros privilégios.

    O Judiciário não é apenas uma ilha de prosperidade, como disse num rompante de sinceridade o secretário da Fazenda do Paraná. É um sumidouro de dinheiro público. Isso porque ninguém ousa enfrentar os magistrados que podem, de uma canetada, destruir a vida de alguém. Governos temem diminuir o orçamento dos juízes, mesmo sabendo que gastam demais e sem necessidade. Legisladores temem fazer leis que contrariem o Judiciário por medo de acabar na cadeia. E assim criou-se o monstro.

    É claro que o Judiciário é extremamente necessário às pessoas, ao país, à democracia. Sem juízes, não há civilização possível, talvez. Mas isso não quer dizer que tenhamos de aceitar tudo que pedem, de nos desdobrar para pagá-los mesmo que isso signifique menos creches, menos segurança, que isso signifique menos dinheiro para atender aos mais pobres.

    Dizem que um teste para a ética de alguém é ver como se comporta quando não há ninguém olhando, quando não há chance de punição. No caso do Judiciário, quem fiscaliza os juízes? O CNJ, que é composto por eles próprios. A maioria dos juízes decidiu que poria a mão em um dinheiro fácil todo mês, sem remorso nem problemas. E fica por isso mesmo.

    Curiosamente, a profissão dessas pessoas é definir o que é justo. E o que não é.

  122. Joao Alkimin disse:
    11/02/2016 ÀS 13:16
    Entendo como correta a Atuação do Delegado Nico, 1- La e área particular e foi solicitada a presença da PC, ademais para mim e uma surpresa um Delegado de Classe especial, Diretor de Departamento estar a frente de seus Tiras pessoalmente, isso gera segurança aos Policiais, por derradeiro porque só a Policia Militar pode aparecer ?

    Meu caro João, vc sendo um repórter considerado ilibado, falar uma asneira dessa, pode não, o sr. é pessoa estudada, ao menos já descreveu que é advogado ou bacharel não me recordo ao certo, mas a última frase sua, quando citou porque só a Policia Militar pode? a sua intenção era ironizar a PM, que somente a PM poderia fazer papel de otários, mas a sua maldade teve outro significado, mas te pergunto uma coisa, acaso já teve a oportunidade de ler um livro que se chama Constituição Federal, se acaso a resposta for não, lá está escrito os deveres e competências de cada instituição, e neste livro se o senhor tiver um tempinho vai conseguir ler quais são as competências das policias (Civil e Militar), e vai ver que prevenção, como era o caso típico de lá, não pertence a PC, mas, sim a PM, entendeu o porque que só a PM pode , a PC deveria estar lá sim, mas fazendo o que o colega (PC FALIDA )tão bem descreveu no testo que vou repetir abaixo, pense um pouquinho colega, antes de postar, faça somente quando o assunto tiver ao seu alcance, boa noite .
    ************************************************************************************************************************************************

    PC falida disse:
    11/02/2016 ÀS 8:49
    Realmente a Polícia Civil está a cada dia mais adentrando no campo do patrulhamento.

    Hoje o Policial Civil tem quase como meta colocar um uniforme e sair por ai na “sua” viatura caracterizada, realizando abordagens “de rotina”, patrulhamento “especializado” e tentando a todo custo conseguir realizar um flagrantezinho para obter pontuações, tudo na mais escancarada cópia da Polícia Militar.

    É… um dia indivíduos prestavam concursos para trabalhar numa polícia investigativa, que realiza, ou melhor, deveria realizar serviços de inteligência, investigações e levar à justiça autores de crimes. Mas não hoje… hoje querem patrulhar… realizar abordagens pra lá e pra cá… e correr a ânsia de conseguir um flagrante, já que, pelo mérito da investigação, nada conseguem.

    A Polícia Civil deveria sim estar no carnaval… realizando o seu serviço de inteligência para identificar e quem sabe prender integrantes do PCC que fazem parte da maioria das escolas de samba… Investigar e prender os traficantes do carnaval, que também não são poucos… aliais… ônibus com carnavalescos chegam recheados na farinha… para deixar todos felizes para a festa.

    Deveria, também, aproveitar para investigar os barracões das escolas, locais de intenso tráfico de entorpecentes…

    Mas como conseguiriam, já que muitos policiais seguem de braços dados com o crime. Bem, pode até ser que não façam parte do crime propriamente dito, mas tem ciência e pedem penico para integrantes do crime organizado instalados em escolas de samba.

    Bem… isto porque estamos falando apenas de samba… Bem que a Polícia Civil poderia deixar um pouco de lado o patrulhamento e passar a investigar um pouco, quem sabe assim poderia conseguir melhor a sua moral.

    Não é à toa que a PC está no fundo do poço… que continuem os policiais do DECAP a realizar TC de porte de entorpecente… o DPPC a realizar TC de flanelinha… quem sabe assim a Polícia Civil melhore… estamos no rumo certo para o encerramento das atividades, tudo, sempre, sob a orientação e determinação dos nobres gestores, nada mais nada menos que os Delegados.

  123. Olha eu não sei pra que serve este goe decade…nunca vi uma cana deles…

  124. Certos setores da puliça civil paulista necessita urgente de um chacoalhão pra acordar pra vida. Alem de todos os problemas da corporação a PC tem umas coisas inuteis que tipo não da pra entender

    O que é aquele tal de GER do deic? Meia duzia de caras que só sabem fazer academia e depois desfilam por ai brincando de SWAT? os caras compram roupas bad boy na caserna mandam bordar símbolos e ficam desfilando por aí brincando de ser SWAT? Acordem pra vida rapaziada voces não são da SWAT. Nos estamos anos luz de uma polícia do 1º mundo. Aqui é brasil, 3º mundo , país subdesenvolvido. alôôô oooooo!

    Acaba com esse GER inutil e coloca os policia nos dps pra aliviar um pouco o trabalho de quem faz plantão

  125. VAMOS AO QUE INTERESSA O O SUPER GRUPO DE ESTUDOS DE SALARIO ??????????????????????????????????????????????????????????????????

  126. Caro Jacare sem dente, conheço a Constuicao , realmente a PC não deve fazer ostensivo assim como o P2 da PM não pode investigar , portanto estão empatados . O assunto esta ao meu alcance sim caro Sgt PM reformado. Caso queira discutir Direito Constitucional estou a sua disposição .

  127. AhAhAh!! A que ponto chegam as mentes dos “tecnólogos” em polícia judiciária …

    Ate um 206(cpp) querem meter em quem usa um cel para registrar uma ação em via pública Ahahahaha…

    Pelo amor de *G.ZUISSSSSSSSSSSSS*

    Olha que não apareceu um único pm nessa bagaça ,só a elite faixa preta e branca na parada AHAHAHAH

    obrigado por proporcionarem tanta diversão com burrice a este pobre e velho EX-DEGRAN.
    Ahahahah

  128. Eu conheço o Dr Nico. Eu trabalhei 2 anos no garra. Eu vi o dr nico lá duas vezes. Sendo uma uma vez é estava de serviço e pagaram uma ocorrência de um parente de um colega. Chegamos no local a PM encontrou no interior de uma residência uma.carga e o veículo abandonado nas proximidades, porém sem nenhum preso. Ficamos no local aguardo perícia , aquele empurra empurra de quem seria a competência. Um certo momento uma criança chegou entre nos e PMS dizendo que havia uma pessoa escondida no forró na casa . todos os policiais subiram.na casa e prenderam o mala e a arma. Porém foi um dos policiais do garra que prenderam. Avisaram o chefe, piloto, em seguida o sr Nico.
    Daí então veio a ordem.
    Ninguém fala com a imprensa a record e a band estão indo pra aí, acionaram o pelicano, ordens do de Nico. Após 50minutos chegou o dr. Nico com mais repórteres. Imagina como foi aquela encenação no meio da rua .
    Tira o preso da vtr.
    Coloca o preso.

    Anda mais um.pouco
    Já nas proximidades onde ocorreu os fatos.
    Tira o preso da vtr. A imprensa e chamada para filmar.
    Advinha quem era o ator principal?

    Será que vcs saberão.

    Resumindo o post é verdadeiro.

  129. Gayjeirinho, Jacaré Banguela e outros tontos, fazem do blog um lugar de deliríos pessoais! disse:

    Brejeguinho, jacaré bangueala e outros tontos!

  130. Gayjeirinho, Jacaré Banguela e outros tontos, fazem do blog um lugar de deliríos pessoais! Lugar que eles sempre sonharam. Quem daria ouvidos a esses lixos? disse:

    Esse lugar sempre foi o sonho de consumo de lixos como o Jegueirinho e Jacaré Banguela!

  131. Cade o Reajuste de 2015 ????
    Já estamos indo para o mês da data Base que e o mês de março e ainda nada !!!!

    Temos famílias e contas a pagar que sofreram reajustes !!!!!

  132. QUERO A INFLAÇÃO DO ANO PASSADO, QUE SE F. O NICO, PINICO,DECADE, GOIABAS E ETC….
    VAMOS PARAR ESTA M….DE POLICIA. SEM DINHEIRO SEM PRODUÇÃO.

  133. Joao Alkimin disse:
    12/02/2016 ÀS 9:49
    Caro Jacare sem dente, conheço a Constuicao , realmente a PC não deve fazer ostensivo assim como o P2 da PM não pode investigar , portanto estão empatados . O assunto esta ao meu alcance sim caro Sgt PM reformado. Caso queira discutir Direito Constitucional estou a sua disposição .

    João, não tenta mudar o foco, isso é coisa de corintiano, ou alguém de esquerda como o pessoal do PT que não sabe perder de forma alguma, assuma que errou feio no testo anterior e pronto, ao qual deu início a minha opinião a respeito; Mas se realmente conhece a constituição, acredito que foi bastante infeliz na sua colocação/opinião; A PC por ser uma policia judiciária/ investigativa, não deveria estar naquele lugar fazendo policiamento preventivo de forma ostensivo ( pois estavam uniformizado de preto ), coisa que vc mesmo acabou de afirmar; Agora tentar justificar o erro da PC como descreveu (empatados) chegou ao ridículo, te pergunto, quem empatou nesse caso ? acaso está afirmando que lá tinha policiais militares do serviço reservado lá ? como a Pm iria conseguir empatar com um bando de patetas daqueles!, nem estando lá,hehehehehe, agora quanto ao serviço reservado da PM nobre João, acredito que, por me desafiar discutir Direito Constitucional como o fez, deve-se considerar um renomado e conhecedor nesse assunto , apesar de ter esquecido da parte onde cita as competências das duas policias estaduais, ( isso acredito que seja motivo de idade)

    Artigo 144 da Constituição Federal do Brasil * Nova redação dada pelo art. 19 da Emenda Constitucional nº 19, de 4.6.1998.

    § 4º – Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    § 5º – Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

    § 6º – As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

    § 7º – A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades.

    Sugiro que o nobre jornalista e jurista, que protocole uma ação contra essa ilegalidade ao qual vc se julga existir quanto a existência do serviço reservado da PM, nobre João, por que será que ate hoje, ninguém da Policia Civil, ou ate mesmo algum jurista, promotoria, defensoria, dentre outros, não deu um basta nisso , corrigindo assim uma falha existente no sistema de forma de policiamento da PM, acredito nobre João, que pelo tempo em que se faz da criação do serviço reservado dentro das PMs do Brasil ( pois todas tem o seu p2 e velado), isso só pode ser legal e moral, caso contrário, não existiria , mas mesmo assim, te faço um desafio:
    Como esse assunto pelo visto te incomoda muito, propõem uma ação referente junto ao judiciário, que tal?
    A todos uma boa tarde, e que Deus nos abençoe.

  134. Jacaré bostejador mestre desse blog. Só perde pro conde gayrra.
    Se e a porra da pm não pode investigar, justifique a existência do p2, seu animal!!

  135. Gayjeirinho, Jacaré Banguela e outros tontos, fazem do blog um lugar de deliríos pessoais

    INVEJA É FODA HEM COLEGA!
    USA A SUA PERSONALIDADE /CRIATIVIDADE/INTELECTUALIDADE/CONHECIMENTO PARA DAR BOAS OPINIÕES A RESPEITO E MELHORIAS PARA AS POLICIAS CIVIS E MILITARES DO NOSSO QUERIDO ESTADO, ALGO QUE POSSA TIRAR DÚVIDAS, PASSAR ALGUMA NOVIDADE EXISTENTES, PRINCIPALMENTE AS BOAS, LEMBRA-TE, COLHEMOS AQUILO QUE PLANTAMOS, SE VC PRETENDE VIVER EM PAZ, COM SAÚDE, COM PROTEÇÃO CELESTIAL, PLANTA ISSO QUE A COLHEITA SERÁ CERTA OK COLEGA, QUE DEUS TE ABENÇOE E QUE POSSA TER MISERICÓRDIA DE VC, BOA TARDE.

  136. Boa Jacare bolsa de oficial

    A caput do art.

    rt. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    A emenda abaixo passou para os marronzinhos e guardas municipais funções que eram exclusivas da pm.,

    s Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do § 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:

    Art. 1º O art. 144 da Constituição Federal passa a vigorar acrescido do seguinte § 10:

    “Art. 144. ………………………………………………………………………

    ………………………………………………………………………………………

    § 10. A segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas:

    I – compreende a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente; e

    II – compete, no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, aos respectivos órgãos ou entidades executivos e seus agentes de trânsito, estruturados em Carreira, na forma da lei.”(NR)

    Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação.

  137. Na boa e sem paixões. Não foi legal aquela situação. O Guerra tem razão! Onde está o turista na apuração? Lamentável.

  138. Concordo que o Dr. Mico jogou o nome da PCSP e de seus subordinados do DEATUR na jaula dos leões e tigres.

    No próximo ano a PM e GCM irão abraçar o evento, graças à incompetência da Civil. Então fica a lição de que se tiver que fazer algo que faça direito e o melhor, do contrário nem apareça.

    Certo que foi um evento notório e importante para mostrar a logomarca da PCSP, mas fazer segurança pública e preservação de ordem pública com amadorismo, sem mínimo de organização, sem reunião prévia com lideranças, sem mínimo de estrutura, permeia o ridículo e causa esse fiasco televisionado.

    Planejamento é importante na segurança, pois depender de super-heroísmo e gritos não resolvem nem contém o povo quando vão pra cima.

    Só faltou algum integrante de escolas de samba sacarem armas, então a tragédia estaria completa, pois duvido que alguns policiais se propuseram a fazer revista logo na chegada dos integrantes das escolas, então se dependeram dos Vig, colocaram suas vidas em risco.

  139. COLEGA JACARÉ SEM DENTES !,VIU SÓ, COMO A INVEJA E A DOR DE COTOVELO MATA CERTOS LIXÕES. JACARÉ !, UM ANARFA DO TIPO DESSA TRANQUEIRA AI DE CIMA, SE CHEGAR ONDE NOS CHEGAMOS, ELE TEM QUE REZAR MUITO E AGRADECER A DEUS. POIS DIANTE DA INVEJA CONTUMAZ DELE, ELE SEM SOMBRA DE DÚVIDAS PADECERÁ LOGO MAIS. SE UM SAFADO DESSE EVENTUALMENTE FOR POLICIAL MESMO, DEVE SER DAQUELES “BABA OVO” DE “MAJURENGOS”, E TENTATIVA DO 1° QUINQUÊNIO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  140. União história dos cargos da Polícia Federal revela pauta conjunta a ser levada ao Governo Federal. Entre as propostas, “Autorização para a realização de concursos públicos para o preenchimento dos cargos vagos” e “Implantação da unificação dos cargos de Agente e Escrivão de Polícia”.

    01/02/2016 – Saga Policial

    Nesta última sexta-feira, dia 29/01, na sede da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, aconteceu uma reunião das Entidades Representativas dos cargos policiais da Polícia Federal, finalizando uma primeira fase de construção da proposta conjunta a ser levada ao Governo Federal.

    Ao término, foi elaborada uma nota com o resultado de um consenso mínimo sobre as tratativas salariais e questões pontuais da estrutura dos cargos e organizacional do órgão, redigido e assinado por todas as entidades, para o devido encaminhamento ao Ministério da Justiça.

    O acordo histórico evidencia uma união de todos os cargos da Polícia Federal, que fortalece a entidade, deixando questões pessoais e brigas internas de lado.

    Isso demonstra que a Polícia Federal é maior do que cargos, pessoas ou classes policiais.

    Entre as propostas acordadas, estão a “Implantação da unificação dos cargos de Agente e Escrivão de Polícia” e a “Autorização para a realização de concursos públicos para o preenchimento dos cargos vagos de policiais e servidores administrativos.”

    Veja a nota conjunta e logo depois a tabela salarial:

    Nota Conjunta 4 (Ofício Conjunto)

    ABRAPOL, ADPF, ANEPF, ANSEF, APCF, FENADEPOL E FENAPEF

    Após finalização desta fase de negociação entre as entidades representativas dos cargos policiais da Polícia Federal, encaminhamos, para conhecimento dos representados, os principais pontos acordados que serão encaminhados ao Ministério da Justiça e Direção-Geral da Polícia Federal por meio de ofício conjunto.

    – Reconhecimento da inaplicabilidade do FUNPRESP aos cargos policiais da Polícia Federal;

    – Definição das localidades estratégicas mencionadas no art. 1º, caput e § 2º, da Lei nº 12.855/2013 para fins de pagamento da indenização devida aos ocupantes dos cargos policiais e administrativos da Polícia Federal no exercício funcional em municípios localizados em região de fronteira ou de difícil fixação de efetivo;

    – Regulamentação do pagamento e/ou compensação por horas trabalhadas em regime de sobreaviso, inclusive no caso de “prontidão” na proporção de 3 horas de prontidão para 1 de compensação;

    – Reconhecimento pelo MPOG, como tempo de efetivo serviço em atividade de risco, para efeitos de aposentadoria especial, o tempo de serviço militar;

    – Implantação da unificação dos cargos de Agente e Escrivão de Polícia Federal, com a especialização das atividades de nível superior em lei, com valorização profissional no âmbito do organograma da Polícia Federal, conforme estrutura a ser acordada pelas entidades de classe;

    – Garantia de opção da unificação dos cargos de Agente e Escrivão aos ocupantes do cargo de Papiloscopista Policial Federal;

    – Valorização profissional do cargo de Papiloscopista Policial Federal no âmbito do organograma da Polícia Federal, garantida a manutenção das atuais atribuições, conforme estrutura a ser acordada pelas entidades de classe;

    – Mandato de 3 anos, permitida uma recondução, para o cargo de Diretor-Geral da Polícia Federal;

    – Mandato de 3 anos, permitida uma recondução, para os cargos de Diretores da Polícia Federal;

    – Mandato de 3 anos, permitida uma recondução, para o cargo de Diretor Técnico-Científico da Polícia Federal;

    – Atribuição exclusiva da Polícia Federal, no âmbito da União, para a realização de perícias e identificação humana, para fins criminais, sem prejuízo das nomeações ad hoc, nos termos da lei, pelo Delegado de Polícia Federal;

    – Implantação dos “gabinetes de investigação” para cada Delegado de Polícia Federal atuante na atividade de investigação do órgão, consistente em equipe mínima composta de servidores dos cargos policiais e do Plano Especial de Cargos, com expressa vedação à lotação de Peritos Criminais Federais, conforme disposto em regulamento a ser editado pelo Diretor-Geral da Polícia Federal, após ser acordada pelas entidades de classe;

    – Estruturação de uma carreira de apoio às atividades fins da Polícia Federal, a ser acordado pelas entidades de classe;

    – Valorização profissional do cargo de Perito Criminal Federal que fomente a constante atualização científica necessária para a realização das atribuições de perícia criminal, acordada pelas entidades de classe;

    – Valorização profissional dos cargos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – PECPF, inclusive apoio ou participação na próxima revisão salarial/estrutural, acordada pelas entidades de classe;

    – Criação do Fundo Nacional de Combate à Corrupção e Crime Organizado (FNCCCO) destinado exclusivamente à estruturação e atuação da Polícia Federal no Combate à Corrupção e Crime Organizado;

    – Autorização para a realização de concursos públicos para o preenchimento dos cargos vagos de policiais e servidores administrativos;

    – Criação de 5.000 (cinco mil) vagas nos cargos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal;

    – Alterar o Decreto 5.123 de 1º de julho de 2014 para ampliar o prazo de validade do registro das armas de fogo e porte de armas dos policiais federais aposentados para 5 anos;

    – Alterar a Lei 10.826/2013 (Estatuto do Desarmamento) para isentar do pagamento das taxas de registro e arma de fogo os policiais federais aposentados;

    – Acréscimo de 300% no repasse per capita do plano de saúde aos Policiais Federais, em razão da atividade de risco;

    – Fim da interrupção do interstício para progressão como consequência de punições em Procedimentos Administrativos Disciplinares;

    – Conceder anistia aos integrantes dos cargos policiais da Polícia Federal quanto aos atos que impliquem faltas ou transgressões de natureza administrativa ou cível, julgadas ou não, em decorrência de participação direta ou indireta em movimentos reivindicatórios por melhorias de vencimentos e condições de trabalho, realizados pela categoria nos anos 2012, 2013 e 2014.

    Os itens acima compõem a pauta não-remuneratória que será discutida com o governo federal em mesa própria de cada categoria e que acompanhará a proposta de revisão salarial acordada entre as entidades.

  141. SR. JACARÉ SEM DENTES, RAPAZ !, HÁ TEMPOS EU SUSPEITO QUE MUITOS DESSES QUE AQUI ACESSAM FAZEM PARTE DAQUELES DENOMINADOS “GANSOS”, POIS OS VAGABUNDOS NÃO TRABALHAM !. VEJA SÓ ENTRA ANO, SAI ANO E, DIUTURNAMENTE OS VAGABUNDOS AQUI ESTÃO, E COM UM DETALHE PRATICAMENTE DE HORA EM HORA. LÓGICO QUE EXISTEM EXCEÇÕES, ASSIM COMO EU, VOCÊ E OUTROS DIVERSOS COLEGAS QUE CONHEÇO, MAIS A MAIORIA, SE É QUE DE FATO TRABALHAM, SÃO UNS CONTUMAZES VAGABUNDOS,OCIOSOS E INCOMPETENTES. É POR ESTE MOTIVO QUE ESSE DESGOVERNO NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA OS VERDADEIROS POLICIAIS CIVIS E MILITARES. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  142. Jacare sem dente, afinal você acertou uma… Artigo 144 da Constituição Federal do Brasil * Nova redação dada pelo art. 19 da Emenda Constitucional nº 19, de 4.6.1998.

    § 4º – Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    § 5º – Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

    Portanto onde esta escrito que a Policia Civil não pode realizar o trabalho Que fez no carnaval ? ou outros da mesma forma o que não esta proibido e permitido , agora Pm investigar não

    .Jurisprudência Classificada

    STF – Produção de prova por quem não possuam atribuição para investigar é ilegítima.

    “Funções de investigador e inquisidor. Atribuições conferidas ao Ministério Público e às Polícias Federal e Civil (CF, artigo 129, I e VIII e § 2o; e 144, § 1o, I e IV, e § 4o). A realização de inquérito é função que a Constituição reserva à polícia. “ (STF, ADI 1570/DF, Rel. Min. Maurício Correa, Pleno).

    “A ação persecutória do Estado, qualquer que seja a instância de poder perante a qual se instaure, para revestir-se de legitimidade, não pode apoiar-se em elementos probatórios ilicitamente obtidos, sob pena de ofensa à garantia constitucional do due process of la’w, que tem, no dogma da inadmissibilidade das provas ilícitas, uma de suas mais expressivas projeções concretizadoras no plano do nosso sistema de direito positivo. A Constituição da República, em norma revestida de conteúdo vedatório (CF, art. 5º, LVI), desautoriza, por incompatível com os postulados que regem uma sociedade fundada em bases democráticas (CF, art. 1º), qualquer prova cuja obtenção, pelo Poder Público, derive de transgressão a cláusulas de ordem constitucional, repelindo, por isso mesmo, quaisquer elementos probatórios que resultem de violação do direito material (ou, até mesmo, do direito processual), não prevalecendo, em consequência, no ordenamento normativo brasileiro, em matéria de atividade probatória, a fórmula autoritária do male captum, bene retentu’m. Ninguém pode ser investigado, denunciado ou condenado com base, unicamente, em provas ilícitas, quer se trate de ilicitude originária, quer se cuide de ilicitude por derivação. Qualquer novo dado probatório, ainda que produzido, de modo válido, em momento subsequente, não pode apoiar-se, não pode ter fundamento causal nem derivar de prova comprometida pela mácula da ilicitude originária. A doutrina da ilicitude por derivação repudia, por constitucionalmente inadmissíveis, os meios probatórios, que, não obstante produzidos, validamente, em momento ulterior, acham-se afetados, no entanto, pelo vício (gravíssimo) da ilicitude originária, que a eles se transmite, contaminando-os, por efeito de repercussão causal. Hipótese em que os novos dados probatórios somente foram conhecidos, pelo Poder Público, em razão de anterior transgressão praticada, originariamente, pelos agentes da persecução penal, que desrespeitaram a garantia constitucional da inviolabilidade domiciliar. – Revelam-se inadmissíveis, desse modo, em decorrência da ilicitude por derivação, os elementos probatórios a que os órgãos da persecução penal somente tiveram acesso em razão da prova originariamente ilícita, obtida como resultado da transgressão, por agentes estatais, de direitos e garantias constitucionais e legais, cuja eficácia condicionante, no plano do ordenamento positivo brasileiro, traduz significativa limitação de ordem jurídica ao poder do Estado em face dos cidadãos. – Se, no entanto, o órgão da persecução penal demonstrar que obteve, legitimamente, novos elementos de informação a partir de uma fonte autônoma de prova – que não guarde qualquer relação de dependência nem decorra da prova originariamente ilícita, com esta não mantendo vinculação causal, tais dados probatórios revelar-se-ão plenamente admissíveis, porque não contaminados pela mácula da ilicitude originária.” (STF, RHC – 90376/RJ, Rel. Min. Celso de Mello, Segunda Turma).

    “A investigação das infrações penais incumbe à Polícia Civil, por isto, havendo indícios de prática Delitiva, deverá o relatório da Polícia Militar ser encaminhado à primeira, para, após apuração dos fatos, e em se verificando a existência de prova idônea, requerer a medida cautelar de busca e apreensão.“ (TJMA – AP.Crim.:1.0702.09.585753-9/001 – Numeração única: 5857539-792009.8.13.0702 – 1ª C. Crim. – Rel. Des. Ediwal José de Morais – p. 16.7.2010).

  143. BBC BRASIL (e eu concordo e ainda acrescentaria outros motivos para a ineficiência da Segurança Pública)

    Trechos de “Queda de homicídios em SP é obra do PCC, e não da polícia, diz pesquisador”

    Thiago Guimarães – @thiaguima Da BBC Brasil em Londres

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160210_homicidios_pcc_tg

    Em anúncio recente, o governo de São Paulo informou ter alcançado a menor taxa de homicídios dolosos do Estado em 20 anos. O índice em 2015 ficou em 8,73 por 100 mil habitantes – abaixo de 10 por 100 mil pela primeira vez desde 2001.

    Para um pesquisador que acompanhou a rotina de investigadores de homicídios em São Paulo, o responsável pela queda é outro: o próprio crime organizado – no caso, o PCC (Primeiro Comando da Capital), a facção que atua dentro e fora dos presídios do Estado.

    “A regulação do PCC é o principal fator sobre a vida e a morte em São Paulo. O PCC é produto, produtor e regulador da violência”, diz o canadense Graham Willis, em defesa da hipótese que circula no meio acadêmico e é considerada “ridícula” pelo governo paulista.

    Professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra), Willis lança nova luz sobre a chamada “hipótese PCC”, num trabalho de imersão que acompanhou a rotina de policiais do DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) de São Paulo entre 2009 e 2012.

    A pesquisa teve acesso a dezenas de documentos internos apreendidos com um membro do PCC e ouviu moradores, comerciantes e criminosos em uma comunidade dominada pela facção na zona leste de São Paulo, em 2007 e 2011.

    Teorias do ‘quase tudo’
    ===================

    O trabalho questiona teorias que, segundo Willis, procuram apoio em “quase tudo” para explicar o notório declínio da violência homicida em São Paulo: mudanças demográficas, desarmamento, redução do desemprego, reforço do policiamento em áreas críticas.

    “O sistema de segurança pública nunca estabeleceu por que houve essa queda de homicídios nos últimos 15 anos. E nunca transmitiu uma história crível. Falam em políticas públicas, policiamento de hotspots (áreas críticas), mas isso não dá para explicar”, diz.

    Em geral, a argumentação de Willis é a seguinte: a queda de 73% nos homicídios no Estado desde 2001, marco inicial da atual série histórica, é muito brusca para ser explicada por fatores de longo prazo como avanços socioeconômicos e mudanças na polícia.

    Isso fica claro, diz o pesquisador, quando se constata que, antes da redução, os homicídios se concentravam de forma desproporcional em bairros da periferia da capital paulista: Jardim Ângela, Cidade Tiradentes, Capão Redondo, Brasilândia.

    A pacificação nesses locais – com quedas de quase 80% – coincide com o momento, a partir de 2003, em que a estrutura do PCC se ramifica e chega ao cotidiano dessas regiões.

    “A queda foi tão rápida que não indica um fator socioeconômico ou de policiamento, que seria algo de longo prazo. Deu-se em vários espaços da cidade mais ou menos na mesma época. E não há dados sobre políticas públicas específicas nesses locais para explicar essas tendências”, diz ele, que baseou suas conclusões em observações de campo.

  144. A ATRIBUIÇÃO DA POLÍCIA MILITAR

    A Constituição da República Federativa do Brasil preceitua, em seu artigo 144, que:

    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    (…)

    IV – polícias civis;

    V – polícias militares e corpos de bombeiros militares.

    (…)

    § 4º – às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    § 5º – às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

    § 6º – As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

    (…)

    E, neste mesmo sentido, a Constituição do Estado de Minas Gerais, quando afirma que a Polícia Militar, força pública estadual, é órgão permanente, organizado com base na hierarquia e disciplina militares, e a ela compete, (art. 142, I) “a polícia ostensiva de prevenção criminal, de segurança, (…) e as atividades relacionadas com a preservação e restauração da ordem pública, além da garantia do exercício do poder de polícia dos órgãos”.

    Baseado nos textos constitucionais resta claro que a função da Polícia Militar é de policiamento ostensivo e preventivo, além da manutenção da ordem pública nas Unidades Federativas.

    Pela disposição acima, percebe-se evidentemente que o legislador constituinte proíbe a o exercício de atos de investigação criminal por parte das Polícias Militares, salvante os de natureza militar, pois que a apuração de crimes militares apurados em inquérito policial militar, (artigos 7º a 28 do Código de Processo Penal Militar).

    Assim, tem-se que apenas as Polícias Judiciárias, seja Federal ou Civil, detém atribuição delegada pela Carta Magna para promover a investigação de crimes comuns praticados por civis, no âmbito, é óbvio, de suas respectivas competências em razão da natureza da infração.

    Não há, portanto, frente ao ordenamento jurídico vigente, qualquer possibilidade de sustentar a legalidade de atos investigativos, ou seja, que visem apurar autoria e materialidade delitivas em crimes comuns, praticados por integrantes das policiais militares.

    O INSTITUTO DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL

    Assim como acontece com a competência da Polícia Militar, que é residual e definida pela Constituição Federal, o mesmo artigo 144, conforme visto anteriormente, em seu parágrafo 4º, estabelece que à Polícia Civil compete a função de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares e as de competência da União, responsabilidade da Polícia Militar e Polícia Federal, respectivamente.

    Embora ambas sejam partes componentes do sistema de segurança pública, distinguem-se conforme o momento de sua atuação: a) Polícia Militar atua quando antes do crime, (preventiva), b) Polícia Civil, após a sua prática, (repressiva).

    Pois bem, o que vem a ser uma Investigação Criminal? Existe diferença entre Investigação Criminal e Inteligência de Segurança Pública?

    A Lei nº 49/2008, dispõe sobre a organização criminosa, e define a Investigação Criminal como sendo “o conjunto de diligências que, nos termos da lei processual penal, se destinam a averiguar a existência de um crime, determinar os seus agentes e a sua responsabilidade e descobrir e recolher as provas, no âmbito do processo.

    Certo é que a Investigação Criminal vai alem do seu conceito legal, devendo ser compreendida como “a pesquisa sistemática e seqüente do respectivo objeto, com recurso a meios técnicos e científicos” (ANTUNES, 1985). Isto implica dizer em 03 “ferramentas” fundamentais: a informação, a interrogação e a instrumentação.

    Em outras palavras, é um procedimento administrativo, pré-processual, de conhecimento sumário, para fins de averiguar o delito e sua autoria, provendo elementos suficientes ao titular da ação penal para o oferecimento da peça inicial, ou o seu arquivamento.

    E, como afirma CABETTE (2003), “ao contrário do que muitos pensam, a investigação não visa tão somente obter indícios para a acusação, mas sim apurar a verdade, seja ela a favor da acusação ou da defesa.

    Para melhor compreensão, convém destacar que existe distinção entre a Investigação Criminal e a Atividade de Inteligência, enunciada, inclusive, pela DNISP, qual seja: enquanto a primeira é conduzida pelo modelo de persecução penal previsto e regulamentada na norma processual própria, visando a produção de provas; a segunda tem como objetivo a produção de conhecimento e, apenas ocasionalmente, subvenciona na produção de provas. Bom repetir, ocasionalmente!

    Tal inteligência é o múnus da Polícia Federal e das Policias Estaduais, Civis e Militares, e é por meio dela que se possibilita levantar indícios e tipologias que orientam o trabalho da Polícia Judiciária, do Ministério Público, e, quiçá, até a própria Inteligência Governamental.

    Destarte, se é a polícia repressiva, a Polícia Civil, no caso de Estado Federativo, ou seja, aquela que atua após a prática do crime, não resta dúvidas que a competência é, sim, deste Órgão de Segurança Pública para realizar a Investigação Criminal.

    Ora, não é a Investigação Criminal, um instituto que visa a produção de provas para subsidiar o Inquérito Policial? Pois bem. Desde que não sejam de natureza militar, as infrações penais e a função de polícia Judiciário e, por delegação da Constituição Federal de 1988.

    O berço dos chamados “Serviços de Inteligência” das Polícias Militares encontra-se na composição das instituições das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea).

    As unidades militares brasileiras contam com as intituladas “Seções”. Então, com base na organização do Exército, por exemplo, a Seção IV (Do Estado-Maior Geral), da Portaria nº 1357, de 06/11/2014, em seu artigo 10, parágrafo único, dispõe que:

    A organização do Estado-Maior Geral compreende a 1ª Seção – Pessoal (E1), a 2ª Seção – Inteligência (E2), a 3ª Seção – Operações, a 4ª Seção – Logística e a 5ª Seção – Comunicação Social, todas com atribuições específicas estabelecidas no RI, além das contidas neste Regulamento.

    Como se vê, a E1, Setor de Pessoal, funciona como o Departamento de Recursos Humanos de uma empresa da iniciativa privada, ele controla o efetivo, distribui funções, cuida das férias e dispensas de funcionários, escalas de serviços dos mesmos, remoções, etc. A E2, é a Seção de Inteligência, que, comumente,seus integrantes não se utilizam do fardamento, não seguem as regras padrão de vestimenta e “higiene” de aparência, pois são militares que operam com discrição em atividades investigativas (Não investigação processual/criminal!). A E3, por sua vez, Seção de Operações, cuida da instrução e doutrinamento do pessoal, cursos e afins. A Seção de Logística, E4, inspeciona o material e (tudo que se refere ao) patrimônio (cadeira, computador, viatura, munição, etc.) da Corporação. E, por fim, a Seção destinada à Comunicação Social, ocupa-se do desenvolvimento e divulgação das atividades sociais, globalização com as demais Instituições, influência com a imprensa, dentre outros relacionados às Relações Públicas.

    Pois bem, a funcionalidade da P1, P2, P3, P4 e P5, das Polícias Militares são idênticas às do Exército. Assim, a P2, Seção de Inteligência, é a que executa a captação dos dados de inteligência (ou seja, informação) acerca de setores pertinentes à atividade-fim da Organização Militar.

    Desta forma, os Militares que compõem referida Seção, via de regra, têm as missões de correição à conduta dos militares e a coleta e análise de dados, gerando o “conhecimento” que dará subsídio a toda a atividade desenvolvida pela Força. Neste sentido, a Resolução 3868, de 18/07/2006 (Regimento da Academia de Polícia Militar – PMMG), em sua Seção XI, artigo 69, diz que:

    SEÇÃO DE INTELIGÊNCIA

    Art. 69. Cabe à Seção de Inteligência da APM, como Agência Especial de Inteligência

    (AEI), integrada ao Sistema de Inteligência da PMMG, gerenciar e executar a atividade de inteligência na forma da doutrina vigente na Corporação, com o objetivo de subsidiar o Comandante nas decisões correlatas com o Sistema de Educação de Polícia Militar.

    Concluem-se dos Serviços de Inteligência da Polícia Militar, força auxiliar das Forças Armadas Brasileira, que tais objetivam o processamento de coleta de dados e informações possibilitando orientar o planejamento e execução do policiamento ostensivo.

    Para que isso seja possível, realizam o serviço de campo e levantamento de toda sorte de informe que venha colaborar para o sucesso das ações empreendidas, de modo que se faz imprescindível e importante a atividade em todas as Unidades Militares, o Serviço de Inteligência, ou seja, uma “P2”.

    O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE – STF PROÍBE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL PELA POLÍCIA RESERVADA

    O caput do artigo 37 da Constituição Fedral, preceitua que a Administração Pública “obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

    Segundo este princípio, a Administração Pública só pode agir quando houver expressa autorização legislativa, ou, como ensina BANDEIRA DE MELLO (1994, p. 48), “assim, o princípio da legalidade é o da completa submissão da Administração às leis”, a qual “deve tão-somente obedecê-las, cumpri-las, pô-las em prática”. Todos os seus agentes são, com isso, “reverentes, obsequiosos cumpridores das disposições gerais fixadas pelo Poder Legislativo, pois esta é a posição que lhes compete no Direito Brasileiro”.

    Desta feita, a investigação criminal, por ser de natureza estritamente administrativa, terá validade tão-somente se praticada pelo órgão legitimado pela Constituição Federal e leis infraconstitucionais vigentes. Cabe às Polícias Judiciárias, Federal ou Civil, a promoção da investigação criminal.

    Neste sentido, decidiu o Supremo Tribunal Federal:

    STF – Produção de prova por quem não possuam atribuição para investigar é ilegítima. “Funções de investigador e inquisidor. Atribuições conferidas ao Ministério Público e às Polícias Federal e Civil (CF, artigo 129, I e VIII e § 2o; e 144, § 1o, I e IV, e § 4o). A realização de inquérito é função que a Constituição reserva à polícia. “ (STF, ADI 1570/DF, Rel. Min. Maurício Correa, Pleno).

    “A ação persecutória do Estado, qualquer que seja a instância de poder perante a qual se instaure, para revestir-se de legitimidade, não pode apoiar-se em elementos probatórios ilicitamente obtidos, sob pena de ofensa à garantia constitucional do due process of la’w, que tem, no dogma da inadmissibilidade das provas ilícitas, uma de suas mais expressivas projeções concretizadoras no plano do nosso sistema de direito positivo. A Constituição da República, em norma revestida de conteúdo vedatório (CF, art. 5º, LVI), desautoriza, por incompatível com os postulados que regem uma sociedade fundada em bases democráticas (CF, art. 1º), qualquer prova cuja obtenção, pelo Poder Público, derive de transgressão a cláusulas de ordem constitucional, repelindo, por isso mesmo, quaisquer elementos probatórios que resultem de violação do direito material (ou, até mesmo, do direito processual), não prevalecendo, em consequência, no ordenamento normativo brasileiro, em matéria de atividade probatória, a fórmula autoritária do male captum, bene retentu’m. Ninguém pode ser investigado, denunciado ou condenado com base, unicamente, em provas ilícitas, quer se trate de ilicitude originária, quer se cuide de ilicitude por derivação. Qualquer novo dado probatório, ainda que produzido, de modo válido, em momento subsequente, não pode apoiar-se, não pode ter fundamento causal nem derivar de prova comprometida pela mácula da ilicitude originária. A doutrina da ilicitude por derivação repudia, por constitucionalmente inadmissíveis, os meios probatórios, que, não obstante produzidos, validamente, em momento ulterior, acham-se afetados, no entanto, pelo vício (gravíssimo) da ilicitude originária, que a eles se transmite, contaminando-os, por efeito de repercussão causal. Hipótese em que os novos dados probatórios somente foram conhecidos, pelo Poder Público, em razão de anterior transgressão praticada, originariamente, pelos agentes da persecução penal, que desrespeitaram a garantia constitucional da inviolabilidade domiciliar. – Revelam-se inadmissíveis, desse modo, em decorrência da ilicitude por derivação, os elementos probatórios a que os órgãos da persecução penal somente tiveram acesso em razão da prova originariamente ilícita, obtida como resultado da transgressão, por agentes estatais, de direitos e garantias constitucionais e legais, cuja eficácia condicionante, no plano do ordenamento positivo brasileiro, traduz significativa limitação de ordem jurídica ao poder do Estado em face dos cidadãos. – Se, no entanto, o órgão da persecução penal demonstrar que obteve, legitimamente, novos elementos de informação a partir de uma fonte autônoma de prova – que não guarde qualquer relação de dependência nem decorra da prova originariamente ilícita, com esta não mantendo vinculação causal, tais dados probatórios revelar-se-ão plenamente admissíveis, porque não contaminados pela mácula da ilicitude originária.” (STF, RHC – 90376/RJ, Rel. Min. Celso de Mello, Segunda Turma).

    AP.Crim.:1.0702.09.585753-9/001 – Numeração única: 5857539-792009.8.13.0702 – 1ª “A investigação das infrações penais incumbe à Polícia Civil, por isto, havendo indícios de prática Delitiva, deverá o relatório da Polícia Militar ser encaminhado à primeira, para, após apuração dos fatos, e em se verificando a existência de prova idônea, requerer a medida cautelar de busca e apreensão.“ (TJMA – C. Crim. – Rel. Des. Ediwal José de Morais – p. 16.7.2010).

    A Polícia Militar deverá “prender quem que quer seja encontrado em flagrante delito”, (Código de Processo Penal, art. 301), além disso, o serviço da PM é o policiamento ostensivo e preventivo. Já a função da Polícia Civil é a investigação. Não se adequando a um destes casos, ocorre a usurpação de função, ou seja, a atuação não prescrita em lei e na Lei.

    A prática de atos que exceda ao texto legal, suscita questionamento acerca da legalidade e qualidade das prisões efetuadas, pois que, as provas produzidas sem o conhecimento técnico necessário e especializado, pecam em sua validade jurídica, não subsistindo ao flagrante nem mesmo chegando à condenação do sujeito, momento mais que adequado aos operadores do Direito para impetrar Habeas Corpus.

    E, como afirma FERRO, (2008, p. 27): “a criminalidade sofisticada, que usa recursos tecnológicos na ação delituosa, utiliza diversas formas de comunicação, mostra uma prevalência sobre o sistema”. Para o autor, “a inteligência tem fundamental relevância no processo, porque interage com a investigação criminal e potencializa a ação pelo uso de técnicas e ações especializadas”. Com isso, compreende-se que a investigação criminal e atividade de inteligência coexistem, mas não são o mesmo instituto.

    CONCLUSÃO

    A Atividade de Inteligência, compreendida como a análise e obtenção de dados e/ou conhecimentos disponíveis, objetivando a preservação e defesa do Estado e seu povo, e análise da complexidade dos fenômenos criminais, é responsabilidade de ambas as forças de segurança pública, quais sejam: Polícia Civil e Militar.

    Ao contrário da investigação criminal, que, por delegação da Constituição Federal, é de responsabilidade da Polícia Civil ou da Polícia Federal.

    No mundo moderno e globalizado, é notório que as fronteiras de atuação das forças de segurança pública se vêem alargadas, visando o combate gradual da criminalidade em todo o país, o que não legitima, porém, a ofensa à Lei Maior.

    O correto será a Instituição se conduzir pela rigidez na conduta, pela obediência fiel ao que diz o ordenamento jurídico vigente, caso queiram alterar a prática pela lei, há os procedimentos legislativos específicos.

    Não respeitar tal limite de competência gera grande preocupação ao Estado Democrático de Direito, pois afronta, diretamente, o princípio da legalidade. Ademais, a Polícia Militar (P2) não tem o conhecimento técnico especializado necessário para realizar uma investigação criminal, assim como, a Polícia Civil não deve realizar o policiamento ostensivo. Isso, seria inverter demasiadamente suas funções.

    Existe, ao que se vê, significativa necessidade de se adequar os estudos relativos à inteligência relativa à segurança do Estado e da sociedade como um todo à segurança pública, embora sejam estes conceitos ainda em construção no Brasil.

    Segurança pública é parte muito séria de uma nação e depende de estrutura administrativa específica, além de instituições concatenadas, funcionando como em processo de simbiose.

    Daí, a precisão de discutir as formas possíveis de integração entre os órgãos de inteligência e de atuarem conforme as normas basilares da Democracia, no enfretamento a organizações criminosas, as quais estão cada vez mais sofisticadas para o sucesso de suas atividades delituosas.

    Pode-se perceber e reforçar, ao final do estudo, a importância da difusão dos preceitos e atribuições dos Serviços de Inteligência para a segurança nacional, bem como, por fim, a observância aos mandamentos jurídicos, sendo a organização de funções, segundo a Constituição Federal, extraordinariamente primordial para efetivação e composição do Estado Democrático de Direito. Ou, então, estará a segurança pública à mercê de um planejamento teratológico.

    REFERÊNCIAS

    ANTUNES, Ferreira, Investigação criminal – Uma perspectiva introdutória” in Polícia e Justiça, EPJ, 1985.

    BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

    BRASIL, Lei nº 9.883, de 07 de dezembro de 1999. Institui o Sistema Brasileiro de Inteligência, cria a Agência Brasileira de Inteligência – ABIN. Brasília: Senado, 1999.

    BRASIL, Decreto nº 4.376, de 13 de setembro de 2002. . Brasília: Senado, 2002.

    BRASIL, Decreto nº 3.695, de 21 de dezembro de 2000. Cria o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, no âmbito do Sistema Brasileiro de Inteligência, e dá outras providências. Disponível no endereço eletrônico http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3695.htm. Acesso em 20 jan 2015.

    BRASIL. Supremo Tribunal Federal. (STF – HC: 93050 RJ , Relator: Min. CELSO DE MELLO, Data de Julgamento: 10/06/2008, Segunda Turma, Data de Publicação: DJe-142 DIVULG 31-07-2008 PUBLIC 01-08-2008 EMENT VOL-02326-04 PP-00700). Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2015.

    BRASIL. Presidência da República. Código de Processo Penal. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2015.

    CABETTE, Eduardo Luiz Santos. O papel do inquérito policial no sistema acusatório – O modelo brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Criminais, 2003, p. 197.

    FERRO JÚNIOR, Celso Moreira; DANTAS, George Felipe de Lima. A inteligência de segurança pública: origens, formação de uma doutrina e esforços de integração nacional. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2015.

    BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 5. ed. São Paulo, Malheiros, 1994.

    MINAS GERAIS. Constituição (1989). Constituição do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. 2014. 281 p. Disponível em: http://www.almg.gov.br/opencms/export/sites/default/consulte/legislacao/Downloads/pdfs/ConstituicaoEstadual.pdf. Acesso em 18 jan 2015.

    MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança Pública. Resolução nº 01, de 15 de julho de 2009. Regulamenta o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública – SISP, e dá providencias. Diário Oficial da União, página 74, seção 01, publicada em 14/08/2009.

    ______. Ministério da Justiça. Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública – DNISP, Brasília, 2009.

    MINAS GERAIS. Resolução 3868, de 18/07/2006. Aprova o Regimento da Academia de Polícia Militar (RAPM) da PMMG e dá outras providências. Assinada aos 26/05/2006. Disponível no endereço eletrônico: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/crs/conteudo.action?conteudo=1073&tipoConteudo=itemMenu. Acesso em 20 jan 2015.

    _______________Portaria nº 1357, de 06/11/2014. Brasília/DF, 14 de novembro de 2014. Publicado na página 11, seção 02, 16/01/2015, Diário Oficial da União. Disponível no endereço eletrônico: . Acesso em 20 jan 2015.

  145. Caro Fred Flintstone ® disse:12/02/2016 ÀS 16:10, querer não é poder.

    Li o que os federais querem, para dizer o minimo querem fazer a boa, só isto, eu também quero.
    Ganhar mais e fazer menos, ótima carta de intenções, é um simples desejo das associações, são muito parecido como os nossos já famosíssimos grupo de estudo, não vai passar disto, não vai dar em nada, as chances de passar se não for zero e quase zero.
    A PF tem as suas peculiaridades, que em absolutamente nada tem haver com a Polícia Civil, e a que mais salta aos olhos É NÃO FAZER ATENDIMENTO PÚBLICO, quem faz isto lá pelas bandas da PF são terceirizados, ou melhor terceirizadas geralmente jovenzinhas, bonitinhas escolhidas a dedo pelos seus empregadores, muito parecido com as famosíssimas secretárias de diretores de departamento e seccionais! É só uma constatação.
    Está ai o porque uma simples renovação, observe que escrevi renovação, de registro arma demorar mais de oito meses para sair, entre outra tantas atribuições, que em tese eles deveriam fazer e não fazem.
    Dai o desejo deles quererem unir tudo e a todos, simples assim.
    Já a polícias civil, em que pese alguns como o indigitado deste post, necessita de um reestruturação, mas não nos moldes da PF, o que é bom para eles não é necessariamente bom para nos, exceção o salário, é obvio, e aposentadoria especial No mais vejo a PF igualzinho ao delegado seboso, deve ser por conta da sua outra atividade pizzaiolo, muito marketing, muita fumaça.
    Alguns poderiam dizer nas as canas, as apreensões e etc, etc, etc…..da PF, se eu pudesse ficar meses, se não dizer anos investigando um único caso até nos faríamos diferença, simples assim.
    Como eu nem dou nem conta de ler TODOS OS BOs que são registrados diariamente na minha pastelaria, onde o BB, Caixa Econômica Federal e Correios estão envolvidos todos os dias, só ontem foram uns 15 (quinze) de fraude nos cartões destes bancos, isto num plantão de 12 horas, e olha que eu já chutei alguns casos para eles, advinha o que aconteceu, os fregueses voltaram.

    Aqui vou abrir um parenteses.

    Estava eu no plantão quando chegou um “cliente” quero fazer um BOoooooo!

    Perguntei: O que aconteceu?

    Cliente: Perdi o passaporte, e eu fui na PF e eles me mandaram fazer um BOooooo, aqui.

    Respondi: Perder não é crime!

    E já emendei deixa ver se eu entendi direito?

    Você perdeu o passaporte! Passaporte este que é feito pela PF, em vez deles fazer outro cobrando todas as taxas eles mandaram fazer um BOoooo, para depois ainda cobrar as mesmas taxas de um produto que eles vende, é isto?

    Cliente, SIM, é isto.

    Mandei esta no peito do cliente, Polícia Civil NÃO É CARTÓRIO DE REGISTRO DE NOTAS, faça uma declaração de próprio punho informando a perda, a perca, o extravio do passaporte, o que melhor lhe agradar, se quiser pode ser com firma reconhecida, fica a seu critério, para isto é que exite os cartórios de registro.
    E se eles, os “federais” não quiserem fazer isto pega o telefone do plantão da delegacia (11) …..-…….., e manda o “POLIÇA” Federal, ou a atendente terceirizado da PF, me ligar e apontar no CP onde consta que perder é crime.

    Pausa dramática.

    Até hoje o cliente não voltou, também não sei se ele consegui fazer o BOooooo e outra pastelaria ou Del Eletrônica, nem quero saber, sou do principio ado, ado, ado, cada um no seu quadrado, simples assim.

    No mais vá sonhando, igual a eles, que vai passar o que eles querem.

  146. Tired.

    Ou a PC atualiza, ou a PM engole todas as atribuições da PC.
    É obvio que nem todas as alterações pleiteadas pela PF serão aceitas, mas lá, os operacionais, se é que assim pode se dizer dos não delegados, tem união, coisa que aqui nas nossas carreiras nunca teremos.

    A PC ja deveria ter enxugado muitos cargos que hoje se tornarão desnecessários ou inexistentes.
    O IC e IML tem que ter autonomia independente da PC.
    A PC tem que ter apenas Delegado Escrivão e Investigador…..
    Ah mais e os presos ? Faz como na PF, lá o Agente Federal é o carcereiro.
    Tirar de vez as cadeias da PC e passar tudo para a SAP.
    Implantar no resto do Estado a audiência de custódia.

    Das duas uma :
    Ou a PC moderniza
    Ou será extinta.

  147. Queda de homicídios em SP é obra do PCC, e não da polícia, diz pesquisador
    Thiago Guimarães – @thiaguima
    Da BBC Brasil em Londres

    Em anúncio recente, o governo de São Paulo informou ter alcançado a menor taxa de homicídios dolosos do Estado em 20 anos. O índice em 2015 ficou em 8,73 por 100 mil habitantes – abaixo de 10 por 100 mil pela primeira vez desde 2001.
    “Isso não é obra do acaso. É fruto de muita dedicação. Policiais morreram, perderam suas vidas, heróis anônimos, para que São Paulo pudesse conseguir essa conquista”, disse na ocasião o governador Geraldo Alckmin (PSDB).
    Para um pesquisador que acompanhou a rotina de investigadores de homicídios em São Paulo, o responsável pela queda é outro: o próprio crime organizado – no caso, o PCC (Primeiro Comando da Capital), a facção que atua dentro e fora dos presídios do Estado.
    “A regulação do PCC é o principal fator sobre a vida e a morte em São Paulo. O PCC é produto, produtor e regulador da violência”, diz o canadense Graham Willis, em defesa da hipótese que circula no meio acadêmico e é considerada “ridícula” pelo governo paulista.
    Professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra), Willis lança nova luz sobre a chamada “hipótese PCC”, num trabalho de imersão que acompanhou a rotina de policiais do DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa) de São Paulo entre 2009 e 2012.
    A pesquisa teve acesso a dezenas de documentos internos apreendidos com um membro do PCC e ouviu moradores, comerciantes e criminosos em uma comunidade dominada pela facção na zona leste de São Paulo, em 2007 e 2011.
    Leia também: Funcionário público espanhol é multado após faltar no trabalho por 6 anos sem ser notado
    Siga a BBC Brasil no Facebook e no Twitter
    Image copyrightDivulgacao
    Image caption
    Livro do canadense que diz que ‘regulação do PCC é principal fator sobre a vida e a morte em SP’
    Teorias do ‘quase tudo’
    O trabalho questiona teorias que, segundo Willis, procuram apoio em “quase tudo” para explicar o notório declínio da violência homicida em São Paulo: mudanças demográficas, desarmamento, redução do desemprego, reforço do policiamento em áreas críticas.
    “O sistema de segurança pública nunca estabeleceu por que houve essa queda de homicídios nos últimos 15 anos. E nunca transmitiu uma história crível. Falam em políticas públicas, policiamento de hotspots (áreas críticas), mas isso não dá para explicar”, diz.
    Em geral, a argumentação de Willis é a seguinte: a queda de 73% nos homicídios no Estado desde 2001, marco inicial da atual série histórica, é muito brusca para ser explicada por fatores de longo prazo como avanços socioeconômicos e mudanças na polícia.
    Isso fica claro, diz o pesquisador, quando se constata que, antes da redução, os homicídios se concentravam de forma desproporcional em bairros da periferia da capital paulista: Jardim Ângela, Cidade Tiradentes, Capão Redondo, Brasilândia.
    A pacificação nesses locais – com quedas de quase 80% – coincide com o momento, a partir de 2003, em que a estrutura do PCC se ramifica e chega ao cotidiano dessas regiões.
    “A queda foi tão rápida que não indica um fator socioeconômico ou de policiamento, que seria algo de longo prazo. Deu-se em vários espaços da cidade mais ou menos na mesma época. E não há dados sobre políticas públicas específicas nesses locais para explicar essas tendências”, diz ele, que baseou suas conclusões em observações de campo.
    Canal de autoridade
    Criado em 1993 com o objetivo declarado de “combater a opressão no sistema prisional paulista” e “vingar” as 111 mortes do massacre do Carandiru, o PCC começa a representar um canal de autoridade em áreas até então caracterizadas pela ausência estatal a partir dos anos 2000, à medida que descentraliza suas decisões.
    Os pilares dessa autoridade, segundo Willis e outros pesquisadores que estudaram a facção, são a segurança relativa, noções de solidariedade e estruturas de assistência social. Nesse sentido, a polícia, tradicionalmente vista nesses locais como violenta e corrupta, foi substituída por outra ordem social.
    Leia também: A descoberta que confirma teoria de Einstein e muda modo como vemos o Universo
    Image copyrightDaniel Guimares A2img
    Image caption
    Governador paulista, Geraldo Alckmin, ao lado do secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, em anúncio de queda de homicídios
    “Quando estive numa comunidade controlada pela facção, moradores diziam que podiam dormir tranquilos com portas e janelas destrancadas”, escreve Willis no recém-lançado The Killing Consensus: Police, Organized Crime and the Regulation of Life and Death in Urban Brazil (O Consenso Assassino: Polícia, Crime Organizado e a Regulação da Vida e da Morte no Brasil Urbano, em tradução livre), livro em que descreve os resultados da investigação.
    Antes do domínio do PCC, relata Willis, predominava uma violência difusa e intensa na capital paulista (que responde por 25% dos homicídios no Estado). Gangues lutavam na economia das drogas e abriam espaço para a criminalidade generalizada. O cenário muda quando a facção transpõe às ruas as regras de controle da violência que estabelecera nos presídios.
    “Para a organização manter suas atividades criminosas é muito melhor ficar ‘muda’ para não chamar atenção e ter um ambiente de segurança controlado, com regras internas muito rígidas que funcionem”, avalia Willis, que descreve no livro os sistemas de punição da facção.
    O pesquisador considera que as ondas de violência promovidas pelo PCC em São Paulo em 2006 e em 2012, com ataques a policiais e a instalações públicas, são pontos fora da curva, episódios de resposta à violência estatal.
    “Eles não ficam violentos quando o problema é a repressão ao tráfico, por exemplo, mas quando sentem a sua segurança ameaçada. E a resposta da polícia é ser mais violenta, o que fortalece a ideia entre criminosos de que precisam de proteção. Ou seja, quanto mais você ataca o PCC, mais forte ele fica.”
    Apuração em xeque
    Willis critica a forma como São Paulo contabiliza seus mortos em situações violentas – e diz que o cenário real é provavelmente mais grave do que o discurso oficial sugere.
    Ele questiona, por exemplo, a existência de ao menos nove classificações de mortes violentas em potencial (ossadas encontradas, suicídio, morte suspeita, morte a esclarecer, roubo seguido de morte/latrocínio, homicídio culposo, resistência seguida de morte e homicídio doloso) e diz que a multiplicidade de categorias mascara a realidade.
    “Em geral, a investigação de homicídios não acontece em todo o caso. Cada morte suspeita tem que ser avaliada primeiramente por um delegado antes de se decidir se vai ser investigado como homicídio, enquanto em varias cidades do mundo qualquer morte suspeita é investigada como homicídio.”
    Para ele, deveria haver mais transparência sobre a taxa de resolução de homicídios (que em São Paulo, diz, fica em torno de 30%, mas inclui casos arquivados sem definições de responsáveis) e sobre o próprio trabalho dos policiais que apuram os casos, que ele vê como um dos mais desvalorizados dentro da instituição.
    Leia também: Canadense desaparecido por 3 décadas é reencontrado após recuperar memória
    “Normalmente se pensa em divisão de homicídios como organização de ponta. Mas é o contrário: é um lugar profundamente subvalorizado dentro da polícia, de policiais jovens ou em fim de carreira que desejam sair de lá o mais rápido possível. Policiais suspeitam de quem trabalha lá, em parte porque investigam policiais envolvidos em mortes, mas também porque as vidas que investigam em geral não têm valor, são pessoas de partes pobres da cidade.”
    Para ele, o desaparelhamento da investigação de homicídios contrasta com a estrutura de batalhões especializados em repressão, como a Rota e a Força Tática da Polícia Militar.
    “Esses policiais têm carros incríveis, caveirões, armas de ponta. Isso mostra muito bem a prioridade dos políticos, que é a repressão física a moradores pobres e negros da periferia. Não é investigar a vida dessas pessoas quando morrem.”
    Outro lado
    Críticos da chamada “hipótese PCC” costumam levantar a seguinte questão: se a retração nos homicídios não ocorreu por ação da polícia, como explicar a queda em outros índices criminais? Segundo o governo, por exemplo, São Paulo teve queda geral da criminalidade no ano passado em relação a 2014. A facção, ironizam os críticos, estaria então ajudando na queda desses crimes também?
    “Variações estatísticas não necessariamente refletem ações do Estado”, diz Willis. Para ele, estudos já mostraram que mais atividade policial não significa sempre menor criminalidade.
    Image copyrightarquivo pessoal
    Image caption
    “A queda (nos índices) foi tão rápida que não indica um fator socioeconômico ou de policiamento, que seria algo de longo prazo”, diz Graham Willis
    Willis diz ainda que as variações estatísticas nesses outros crimes não são significativas, e que o PCC não depende de roubos de carga, veículos ou bancos, mas do pequeno tráfico de drogas com o qual os membros bancam as contribuições obrigatórias à facção.
    A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse considerar a hipótese de Willis sobre o declínio dos homicídios “ridícula e amplamente desmentida pela realidade de todos os índices criminais” do Estado.
    Afirma que a taxa no Estado é quase três vezes menor do que a média nacional (25,1 casos por 100 mil habitantes) e “qualquer pesquisador com o mínimo de rigor sabe que propor uma relação de causa e efeito neste sentido é brigar contra as regras básicas da ciência”.
    A pasta informou que todos crimes cometidos por policiais no Estado são punidos – citou 1.445 expulsões, 654 demissões e 1.849 policiais presos desde 2011 – e negou a existência de grupos de extermínio nas corporações.
    Sobre o fato de não incluir mortes cometidas por policiais na soma oficial dos homicídios, mas em categoria à parte, disse que “todos os Estados” brasileiros e a “maioria dos países, inclusive os Estados Unidos” adotam a mesma metodologia.
    A secretaria não comentou as considerações de Willis sobre a estrutura da investigação de homicídios no Estado e a suposta prioridade dada à forças voltadas à repressão.

  148. Menina de 1 ano e seu pai testemunharam assalto em Campo Limpo.
    Policial tentou impedir roubo e houve confronto; suspeitos fugiram, diz PM.

    A filha de um policial civil foi baleada, nesta sexta-feira (12), depois que seu pai tentou impedir um assalto na saída de um banco na Rua Diogo Martins, no Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, informou a Polícia Militar. Segundo a corporação, a menina, de 1 ano, foi socorrida ao pronto-socorro do Hospital Municipal do Campo Limpo.

    De acordo com a PM, o policial e sua filha testemunharam, por volta das 13h45, o momento em que dois suspeitos armados, em uma moto vermelha, abordaram um homem, na saída de uma agência bancária. O policial interveio e houve confronto. Durante a troca de tiros, a menina foi baleada na barriga. Os suspeitos fugiram, afirmou a PM.

    Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o caso foi registrado no 37° Distrito Policial, em Campo Limpo. Até as 17h20, não havia informações sobre o estado de saúde da criança.

  149. Ô COLEGA TIRED!!

    UMA VEZ EM UM TAL “CURSINHO” A MOÇA ME MANDOU ALGO PARECIDO.
    DISSE QUE EU DEVERIA “FAZER B.O.” PORQUE PERDI O CONTRATO DA COMPRA DAS MATÉRIAS!
    PERGUNTEI QUAL INFRAÇÃO PENAL EU INFORMARIA AO ESCRIVÃO ( JÁ ESTAVA NA PC MAS ME FIZ DE TROUXA…COMO SEMPRE FAÇO!!! ).
    ELA FEZ AQUELA CARA DE BUNDA!!
    FALEI PRA ELA CHAMAR QUALQUER PROFESSOR DE DIREITO PRESENTE NO PRÉDIO….DO FIM NEM ME LEMBRO.
    VOCÊ TÁ CERTO COLEGA!

  150. VALTÃO, MEUS PARABÉNS !, TIMÃOZINHO CAMPEÃO PAULISTA DE 2016. RAPAZ !, TRÊS RODADAS E TRÊS APITOS AMIGOS !. NO BRASILEIRÃO DE 2015, CONSOANTE OS APITOS AMIGOS, ELES SOMARAM NADA MAIS NADA MENOS DO QUE 15 PONTOS. RESULTADO, CAMPEÕES. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  151. Pô tem um monte de colega q tem na mão a tabela do Bônus. É quente?
    Já saiu do Decap ou só interior?
    Alguém passa o bizu das Seccionais do Decap.
    Preciso trocar as lentes do óculos que estão fracas e to contando com esse dinheirinho.

    Obrigado.

  152. PESSOAL !, JÁ ESTOU COM SAUDADES DAQUELA FAMOSA MÚSICA, OU SEJA ” SE GRITAR PEGA LADRÃO, NÃO FICA UM MEU IRMÃO E SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM “. GENTE !, QUER DIZER QUE O CONTERRÂNEO BARBUDÃO ESTÁ MAIS ” DURO” DO QUE QUANDO ELE SUBIU NO JÁ TÃO HÁ ANOS. RAPAZ !, E AQUI EM SAMPA, O CHUCHU NÃO VAI MANDAR PARA O XILINDRÓ SEUS ASSECLAS QUE CONSUMIRAM AS MERENDINHAS DAS CRIANCINHAS NECESSITADAS DAS PERIFERIAS !. TODOS FARINHA DO MESMO PLANTIO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  153. GENTE !, QUER DIZER QUE SÓ O “WALCKER” TOMOU UM CHUTE NOS FUNDILHOS. AGORA, MAIS UMA VEZ PERGUNTAR NÃO OFENDE CERTO !, E SEUS “COMPANHEIROS “, TAIS COMO “FENÔMENO, CONTERRÂNEO BARBUDÃO, BEBETOS, DEL NERO E OUTROS MUITOS QUE SEMPRE ESTAVAM NA FOTO, COMO É QUE FICAM !. RAPAZ !, ME AJUDEM AÍ Ó !…,

  154. Aqui na minha região o bônus será R$1.900,00, mais as demais regiões o tenente não quis passar os valores, tabela sigilosa segundo ele.

  155. neste momento em alguns cdps e penitenciarias esta ocorrendo rebeliões, portanto olhos abertos……

  156. Tired disse:
    12/02/2016 às 17:01

    Caro Fred Flintstone ® disse:12/02/2016 ÀS 16:10, querer não é poder.

    Li o que os federais querem, para dizer o minimo querem fazer a boa, só isto, eu também quero.
    Ganhar mais e fazer menos, ótima carta de intenções, é um simples desejo das associações, são muito parecido como os nossos já famosíssimos grupo de estudo, não vai passar disto, não vai dar em nada, as chances de passar se não for zero e quase zero.
    A PF tem as suas peculiaridades, que em absolutamente nada tem haver com a Polícia Civil, e a que mais salta aos olhos É NÃO FAZER ATENDIMENTO PÚBLICO, quem faz isto lá pelas bandas da PF são terceirizados, ou melhor terceirizadas geralmente jovenzinhas, bonitinhas escolhidas a dedo pelos seus empregadores, muito parecido com as famosíssimas secretárias de diretores de departamento e seccionais! É só uma constatação.
    Está ai o porque uma simples renovação, observe que escrevi renovação, de registro arma demorar mais de oito meses para sair, entre outra tantas atribuições, que em tese eles deveriam fazer e não fazem.
    Dai o desejo deles quererem unir tudo e a todos, simples assim.
    Já a polícias civil, em que pese alguns como o indigitado deste post, necessita de um reestruturação, mas não nos moldes da PF, o que é bom para eles não é necessariamente bom para nos, exceção o salário, é obvio, e aposentadoria especial No mais vejo a PF igualzinho ao delegado seboso, deve ser por conta da sua outra atividade pizzaiolo, muito marketing, muita fumaça.
    Alguns poderiam dizer nas as canas, as apreensões e etc, etc, etc…..da PF, se eu pudesse ficar meses, se não dizer anos investigando um único caso até nos faríamos diferença, simples assim.
    Como eu nem dou nem conta de ler TODOS OS BOs que são registrados diariamente na minha pastelaria, onde o BB, Caixa Econômica Federal e Correios estão envolvidos todos os dias, só ontem foram uns 15 (quinze) de fraude nos cartões destes bancos, isto num plantão de 12 horas, e olha que eu já chutei alguns casos para eles, advinha o que aconteceu, os fregueses voltaram.

    Aqui vou abrir um parenteses.

    Estava eu no plantão quando chegou um “cliente” quero fazer um BOoooooo!

    Perguntei: O que aconteceu?

    Cliente: Perdi o passaporte, e eu fui na PF e eles me mandaram fazer um BOooooo, aqui.

    Respondi: Perder não é crime!

    E já emendei deixa ver se eu entendi direito?

    Você perdeu o passaporte! Passaporte este que é feito pela PF, em vez deles fazer outro cobrando todas as taxas eles mandaram fazer um BOoooo, para depois ainda cobrar as mesmas taxas de um produto que eles vende, é isto?

    Cliente, SIM, é isto.

    Mandei esta no peito do cliente, Polícia Civil NÃO É CARTÓRIO DE REGISTRO DE NOTAS, faça uma declaração de próprio punho informando a perda, a perca, o extravio do passaporte, o que melhor lhe agradar, se quiser pode ser com firma reconhecida, fica a seu critério, para isto é que exite os cartórios de registro.
    E se eles, os “federais” não quiserem fazer isto pega o telefone do plantão da delegacia (11) …..-…….., e manda o “POLIÇA” Federal, ou a atendente terceirizado da PF, me ligar e apontar no CP onde consta que perder é crime.

    Pausa dramática.

    Até hoje o cliente não voltou, também não sei se ele consegui fazer o BOooooo e outra pastelaria ou Del Eletrônica, nem quero saber, sou do principio ado, ado, ado, cada um no seu quadrado, simples assim.

    No mais vá sonhando, igual a eles, que vai passar o que eles querem.
    – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

    Caro tired

    Apenas 2 observações:

    1º – O “Cliente” a qual você se refere é quem PAGA o teu salário! Os clientes NÃO pediram pra você entrar na puliça civil para proteger o cidadão de bem. Você não está fazendo nenhum favor a sociedade trabalhando na puliça civil. A sociedade é quem te faz um favor pagando o seu salário através dos impostos! Se você sair da puliça hoje não fará diferença nenhuma. No dia seguinte colocam alguém no teu lugar. Você não é insubstituível. Talvez você não teve melhores oportunidades na vida e ficou na dúvida entre ser motorista de ônibus e puliça civil. Acabou entrando na puliça mesmo

    2º – Realmente a Polícia Federal não tem como suas atribuições atender diretamente o cidadão. Essa atribuição pertence a você que NÃO estudou e que tem como parte de seu serviço correr atrás de ladrão de goiabada.

    A Polícia Federal faz no Brasil o papel que o FBI faz nos EUA. É uma polícia judiciária de ELITE. A PF só sai de suas delegacias quando há interesse da União ou seja; quando a ordem vem do Ministério da Justiça.

    Talvez o ódio que você sinta da PF seja porque a gloriosa é a única instituição de segurança pública que o “cliente” acredita e confia 100%. A PF paga bem os seus membros, um agente PF hoje tira líquido e HONESTAMENTE só de salário 10 mil reais por mês (Mais que delegado civil).

    Talvez você não tenha condições para entrar na PF e tenta desmoralizar a instituição aqui. Lembrando que a PF é tão superior a vossa senhoria que um agente PF é uma autoridade respeitada em todo território nacional. Já vossa senhoria é uma “TORIDADE” regional somente em São Paulo. Caso o senhor alugue um casebre pra passar o ano novo no Rio de Janeiro com a família o senhor terá que ir desarmado e sem funcional, pois lá o senhor não é absolutamente NADA! Se andar armado no RIO a PM poderá tranquilamente encaminhá-lo a uma delegacia onde o senhor será enquadrado por portar arma ilegalmente no estado.

    O procedimento que a PF pede ao cidadão de fazer um B.O na PC é unicamente para o bem do próprio cidadão. A PF não irá ser afetada de nenhuma forma com a sua falta de humanidade, você apenas desrespeitou o “cliente” que paga o seu salário se negando a fazer o B.O

    O B.O que vossa senhoria recusou a fazer serve para a proteção do próprio cidadão. A Polícia Federal não utiliza o mesmo sistema de informação da polícia civil, caso o passaporte roubado fosse encontrado com algum mala na praça da sé o B.O que o senhor se recusou a fazer serviria para que o DP localizasse rapidamente o proprietário oficial do passaporte.

    Da próxima vez trate melhor o cliente que paga o seu salário. Com arrogância a gente não chega a lugar nenhum.

  157. Brejeguinho, vocé não é o Jaca! Ele é muito superiror à você! No alto do analfabetismo funcional dele é possível que ele saiba muito mais que você! Você é uma vergonha para a PC! disse:

    Jacaré Banguela me deseja a paz e Gayjerinho quer ver meu oco. Disse que estou em busca do primeiro quinquênio! Para o Jaca eu digo amém; para o Brejeguinho eu desejo que ele morra de hemorróidas de tanto dar a bunda para o Valtão!

  158. a policia federal e de elite, os caras de brasilia roubam bilhoes, depois fazem midia para tirar a vaca depois que foi para o brejo.
    A pf hoje mendinga para a justiça federal arrumar verba para manter a lava jato
    O brasil nao e produzido coca, maconha, ar15 e outros, que vai tomar tiro por isso e a policia estadual, em razao da policia de elite que pode tudo nao controlar a fronteira.
    O porte de arma e nacional como o estatuto de desarmamento.
    Salario da policia federal e bom porque tem estados como de sao paulo, para mau os seus funcionários, para que a uniao pague bem os seus.
    Faça comparação com salarios dos delegados, que quem esta ganhando mau e o resto, porque os delegados ganham igual e tem estado que paga mais que a pf.
    A autoridade regional minha e o codigo de processo de penal nacional, que autoriza a agir em todo territorio nacional,

    Portanto desce do tijolo, porque a pf esta na mesma situação das demais policias, seja humilde e olhe a historia da policia federal do passado, para ficar desdenhando outras instituições.

  159. Parabéns ao Dr Nico! Se misturou e defendeu o restopol… A grande maioria fica atrás das mesas só dando ordens…

  160. Ha algum tempo, alguns colegas do iirgd d st Amaro pegaram um procurado q apresentou uma certidao falsa. Pelas passagens e contatos do cel não foi difícil perceber q era do partido. Acionados o garra, fizeram a remoção do mesmo. Para nossa surpresa, assistindo o datena, o nicolofote está dando uma puta notícia, com toda pompa, que o garra tinha prendido um procurado com documento falso, na região d st Amaro. E mole ou quer mais? Imagina q ia falar q foi só feito a remoção por parte do garra, e que o trampo da suspeita partiu d um funcionário terceirizado do órgão, e que a abordagem e prisão foram de policiais do instituto?

  161. Aqui na minha regiao o bonus e de o,oo . E de muita tristeza e revolta. A proposito, minha regiao e a dos aposentados e pensionistas que de alguma forma sairam vivos e muitas vezes ate doentes e mutilados desta desventurosa profissao. Fazer o que ne!!! A vida e mesmo uma sucessao de erros. So nao da pra voltar no tempo e recomecar, o que e lamentavel. Comecem a acertar agora, exigindo ganho real se proventos ou lamentem depois. Estamos sendo tratados como mortos, mas ainda estamos aqui!!!!

  162. BREJEIRINHO, EU NEM VEJO UNS TRASTES DESSES, NA REALIDADE DEVEMOS OLHAR PARA FRENTE, POIS O QUE FICOU PARA TRAZ A ESTA ALTURA JÁ É PASSADO, E PASSADO PARA MIM NÃO VALE MAIS NADA, SÓ AS BOAS LEMBRANÇAS E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS.
    NA REALIDADE EU TENHO É DÓ DESSES RECRUTAS DE HOJE QUE AINDA USAM FRALDAS E PENSAM QUE SÃO OTORIDADE HEHEHEHEHE, UM GRANDE ABRAÇO MEU IRMÃO.

  163. CARO JOÃO, AGUARDO UMA RESPOSTA DO MEU TESTO ACIMA, POIS É NOTÓRIO A SUA DISCORDÂNCIA EM TUDO, HEHEHEHEHEHEHEHE

  164. FODA – SE OS APOSENTADOS E AS REGIÕES QUE VÃO FICAR SEM BÔNUS, AQUI NO DEMACRO EU VOU TER R$4000,00 DE BÔNUS, QUANTO AOS APOSENTADOS JÁ GANHAM BEM, SÃO CLASSE ESPECIAL.

  165. Brejeguinho, vocé não é o Jaca! Ele é muito superiror à você! No alto do analfabetismo funcional dele é possível que ele saiba muito mais que você! Você é uma vergonha para a PC! disse:

    Jaca, o brejegay é meio atormentado das ideia…logo, logo vai querer te convidar para churrasco com o Valtão no rancho dele: todo mundo pelado.

  166. Brejeguinho, vocé não é o Jaca! Ele é muito superiror à você! No alto do analfabetismo funcional dele é possível que ele saiba muito mais que você! Você é uma vergonha para a PC! disse:

    Será que o Capitão Sextavado não sabe sobre o bônus; afinal ele sabe de tudo nesse mundo! Sabe de algo, Capitão Cuéca?

  167. TRANQUEIRINHA !, AQUI SÓ DE CLASSE ESPECIAL SÃO 22 ANINHOS E, COM UM DETALHE COM 07 ( SETE ) QUINQUÊNIOS, DENTRE OS QUAIS, CHEFIANDO D.Ps. e SECCIONAL.SEU NADA ! SABE QUEM CONCEDEU MINHA MERECIDA APOSENTADORIA COM PARIDADE E INTEGRALIDADE, FOI NADA MAIS NADA MENOS DO QUE O “PINTINHO”, VISTO QUE O MEU PRONTUÁRIO ERA MAIS LIMPO DO QUE O VÉU DA NOIVA. Ó LIXÃO ! TU TIVESTE SORTE EM NÃO TER “CRUZADO” COMIGO, POIS SE DE FATO ÉS “PULIÇA”, EU TI DAVA AQUELE “BONDÃO, POIS JAMAIS IRIA ME SUJAR COM UM ESTRUME FEDIDO COMO TU”. VALTÃO, SE LIGA !, PARA DEIXAR ESSE LIXÃO DE ÁGUA NA BOCA, AMANHÃ TEREMOS AQUELA CHURRASCADA COM LOIRAS, MORENAS, CAFETAS E ETC. POR DERRADEIRO, ESTE “NADA” DEVE SER DAQUELES QUE ESTÃO TENTANDO O 1° QUINQUÊNIO E FICAM NOS PLANTÕES “BABANDO OVO ” DOS MAJURENGOS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  168. Será que agora vai!?!?!?!?!

    “Todos os policiais e bombeiros militares conquistaram o direito de se aposentarem, com proventos integrais, aos 25 anos de serviços prestados à Polícia Militar. Esse é o novo entendimento dos Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Justiça de São Paulo. Tais entendimentos foram emitidos em sede de Mandado de Injunção, que é uma ação movida quando não existe uma lei que trate de algum direito constitucional.

    De fato, a aposentadoria especial por periculosidade está prevista no Art. 40, § 4º da Constituição Federal de 1988, e até o presente momento em São Paulo, o Governo do Estado nada fez para editar lei que regulamente tal direito. Dessa forma, os Desembargadores reconheceram que a atividade policial militar é de fato de alta periculosidade, e por isso, determinaram que a lei aplicável ao Regime Geral de Previdência (Lei 8213) seja agora aplicável ao policial militar, em face da demora do legislador paulista. Com isso, os Tribunais demonstram cada vez mais a nova visão no sentido de que cabe ao Poder judiciário legislar positivamente, em face da demora do Poder Legislativo, considerando o interesse público.

    O melhor de tudo é que Judiciário reconheceu que tais decisões são “erga omnes”, ou seja, se aplicam a todos os demais integrantes da carreira policial (civil ou militar), e tal aposentadoria DEVE SER REQUERIDA NA VIA ADMINISTRATIVA AO COMANDANTE IMEDIATAMENTE SUPERIOR, requerimento este que não pode ser negado, pois do contrário, haverá flagrante desobediência à ordem judicial da via mandamental.”

  169. ESCRIVÃ DECAP

    Tenta pegar pra gente já que vc tem o contato..

    Levanta da 2 e 6 seccional por favor!

  170. PAPA MIKE, quem te falou essa groselha? Coloca aí no site algum acórdão do TJSP ou alguma decisão do STJ ou STF atual. Pelo que sei, teve um bizu antigo mas que não vingou. Pelo contrário, estão é querendo aumentar o tempo de serviço para 35 anos (o que acho menos provável) ou aumentar o valor da contribuição previdenciária.

  171. Sr. “Papa Mike”: ocorda meu caro!. Não se engane, o fumo vai entrar com essa nova reforma da previdência.

  172. Brejeguinho, vocé não é o Jaca! Ele é muito superiror à você! No alto do analfabetismo funcional dele é possível que ele saiba muito mais que você! Você é uma vergonha para a PC! disse:

    Brejo das almas, na sua época de polícia só tinham analfabetos, tontos e caipiras! Ameaças de bonde era sua arma covarde. Hoje o Valtão come o te tóba! Velho bicha!

  173. To precisando de um J.
    Alguém sabe do reajuste salarial.
    Alguém sabe o que as entidades de classe andam fazendo.
    Alguém sabe se os deputados estaduais já voltaram de férias.
    Alguém sabe da comissão de estudos das entidades de classe na ssp.
    O carnaval já acabou…

  174. Nossa PC Falida disse:12/02/2016 ÀS 22:17, pelo que li você é um erudito, entende muito de elite, mas não ATENDE ninguém,.
    Penso que já muitas elite(s) neste que não fazem nada.
    Pode até ser que eu não tenha competência para passar no concurso da PF, mas te garanto o meu concurso de investigador de polícia me credencia a ser mais que um motorista, nada contra a categoria, já você não sei o que você é, não sei de que reino você: se é animal, ganso, vegetal goiaba, como você mesmo escreve, ou mineral carvão…
    No mais digo e repito polícia civil não é cartório de registro de notas, se você pensa assim nada de estranhar, é o pensamento médio da população brasileira, população esta que não sabe diferenciar alhos de bugalhos, acha que todos os seus problemas, inclusive sentimentais se resolve no balcão de uma delegacia, é o seu caso?
    Quando você escreve pagar imposto eu também os pago, regiamente inclusive com desconto em folha, portanto também sou cliente de serviços públicos, e também vítima, visto que tive que esperar, da elite da federal 8 (oito) meses para receber, uma simples, carteira de renovação de registro de arma, isto porque só estou na quarta renovação, da mesma arma, com as mesmas documentação, este é o padrão FBI?
    No mais na PC também temos um monte de local elitizado que padece do mesmo problema da PF NÃO ENTENDE AO PUBLICO.
    Na próxima vez em que ocorrer uma apreensão de FUZIL, por policiais pé de chinelo como eu, tentarei apresentar lá na sede da ELITE com o singelo argumento ONDE ESTÃO OS POLICIAIS FEDERAIS QUE DEVERIAM ESTAR PATRULHANDO, VIGIANDO, CONTROLANDO, FISCALIZANDO, ETC, ETC, ETC…. AS NOSSAS FRONTEIRAS E IMPEDINDO A ENTRA DE ARMAS DESTE TIPO NO PAÍS?
    Armas estas que phodem a vida de todos nos “clientes”.
    Ou melhor vou pedir para você explicar, já que você entende muito da elite, e eu sou da PC Falida não tenho a atribuição de fiscalizar fronteiras,simples assim.
    Finalizando quando eu com a minha família com os meus parcos recursos, graças a Deus, passar o final de ano com familiares posso até ir ao Rio de Janeiro, mas antes vou ver se existe protocolo de reciprocidade entre as policiais, quanto ao uso de arma, se não existir vou desarmado, simples assim.
    Mas te garanto não será em nenhum casebre, posso lhe afiançar, como você escreve, já você não sei talvez esteja na aba de alguém, quem sabe se fartando no banquete da elite que tanto bem faz a este país, ou de algum federal amigão seu.

  175. Amigos que se aposentaram na lei 1062/2008 estão desistindo da ação da paridade, segundo eles, tiveram 7% em 2015 e receberão mais 10,88% este ano. A cada ano que passa seus vencimentos estão mais próximos dos policiais da ativa, e pelo andar da carruagem não levará muito tempo para que isso ocorra. Viva o PCCSDB que diminuiu os homicídios em São Paulo, no entanto aumentou o número de pessoas desaparecidas e cemitérios clandestinos.

  176. Ó GRANDE “JACA” E O “NADA ” MOIOU !. VEM TENTATIVA DE “PULIÇA” ! E, ME AJUDEM AÍ Ó….

  177. .

    Brejeguinho, vocé não é o Jaca! Ele é muito superiror à você! No alto do analfabetismo funcional dele é possível que ele saiba muito mais que você! Você é uma vergonha para a PC! disse:
    13/02/2016 ÀS 3:36
    Jaca, o brejegay é meio atormentado das ideia…logo, logo vai querer te convidar para churrasco com o Valtão no rancho dele: todo mundo pelado.

    Caro colega, te proponho uma ida em Guarapiranga dar uma pescadinha para refrescar a sua cabeça, vc pelo jeito anda muito estressado, vive cutucando um aqui, outro ali, cara esse espaço é livre, um espaço democrático, devemos respeitar todas as opiniões , e todos os colegas, quanto ao colega BREJEIRINHO, se ele me convidar, não só aceito o convite para um churrasco em seu rancho, como fico muito honrado por isso, e faço aqui um convite para ele se um dia quiser participar de um churrasquinho comigo e meus familiares num ranchinho humilde que eu tenho as margens do rio grande, na divisa dos estado são Paulo e Minas me deixaria muito honrado também.

  178. Agente Policial CONCURSO NÍVEL MÉDIO, SALÁRIO NÍVEL FUNDAMENTAL, ATRIBUIÇÕES NÍVEL SUPERIOR disse:

    To cansado…
    Mataram um escrivão que trafegava de moto no Jabaquara. tava de colete ( fonte G1), mesmo assim foi atingido no ombro e não resistiu.
    Não conhecia, mas, que Deus conforte sua família.

  179. 13/02/2016 12h52 – Atualizado em 13/02/2016 12h52
    Escrivão morre ao ser baleado em tentativa de assalto na Zona Sul de SP
    Homem estava de moto quando foi abordado por assaltantes.
    Ele usava colete à prova de balas, mas foi atingido no ombro.
    Do G1 São Paulo

  180. Cadê os investigadores, será que já estão a campo para por as mãos nesses lixos que mataram sem piedade o nobre escrivão?
    Sinceramente, eu espero que os colegas da PM possa fazerem o serviço, pois acho mesmo que se depender dos da PC tudo vai ficar do jeito que está, nada nadica de nada, vergonha total esta PC de São Paulo, quando um PC está envolvido em crime, vem aqui dezenas de companheiro da mesma laia defendendo o policia mala, agora quando morre um PC na covardia, crocodilagem, não aparecem quase que ninguém pedindo justiça, então senhores, espero que ao menos vcs ficam no cantinho de vcs, e não metam com o pessoal da PM quando estes forem cobrarem os sangues derramados de seus irmãos não ok, já que vcs são pau de rolar bostas, ao menos não atrapalhem, alias tem um ditado antigo e muito certo que se diz assim: muito ajuda, quem não atrapalha.

  181. O lema na PM é um por todos, e todos por um, tem sim um corporativismo nessa parte, mas não para encobrir ladrão, traficante PMs.

  182. EH AI JOÃO, CONTINUO ESPERANDO A SUA RESPOSTAS KKKKKKKKK, TE LEMBRANDO QUE : QUEM FALA O QUE QUER, ESCUTA O QUE NÃO QUER HEHEHEHEHEHEHE

  183. Papa Mike disse:
    13/02/2016 ÀS 7:56
    Será que agora vai!?!?!?!?!

    “Todos os policiais e bombeiros militares conquistaram o direito de se aposentarem, com proventos integrais, aos 25 anos de serviços prestados à Polícia Militar. Esse é o novo entendimento dos Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Justiça de São Paulo. Tais entendimentos foram emitidos em sede de Mandado de Injunção, que é uma ação movida quando não existe uma lei que trate de algum direito constitucional.

    De fato, a aposentadoria especial por periculosidade está prevista no Art. 40, § 4º da Constituição Federal de 1988, e até o presente momento em São Paulo, o Governo do Estado nada fez para editar lei que regulamente tal direito. Dessa forma, os Desembargadores reconheceram que a atividade policial militar é de fato de alta periculosidade, e por isso, determinaram que a lei aplicável ao Regime Geral de Previdência (Lei 8213) seja agora aplicável ao policial militar, em face da demora do legislador paulista. Com isso, os Tribunais demonstram cada vez mais a nova visão no sentido de que cabe ao Poder judiciário legislar positivamente, em face da demora do Poder Legislativo, considerando o interesse público.

    O melhor de tudo é que Judiciário reconheceu que tais decisões são “erga omnes”, ou seja, se aplicam a todos os demais integrantes da carreira policial (civil ou militar), e tal aposentadoria DEVE SER REQUERIDA NA VIA ADMINISTRATIVA AO COMANDANTE IMEDIATAMENTE SUPERIOR, requerimento este que não pode ser negado, pois do contrário, haverá flagrante desobediência à ordem judicial da via mandamental.”

    —————

    NEGATIVO:

    não concordo em nada do que tu escreveu.

    policiais civis e militares , ja tem suas regras gerais de aposentadoria…regulamentada na constituição.

    1- a policia civil tem a LC 51/85 c/c LC 144/2014……… homem 30 anos de contribuição previdenciária.
    mulher = 25 anos de contribuição…………..

    2- a policia militar tem o regimento próprio , onde exige tanto pra homem como para as mulheres PMs. ….
    exigem = 30 anos de contribuição previdenciária.

    = portanto meu camarada, …. qualquer boato fora destas normas é apenas mais um boato…….

  184. FÚFÚ disse:
    12/02/2016 ÀS 1:28
    Olha eu não sei pra que serve este goe decade…nunca vi uma cana deles…

    ————————————————

    SERVE PRA COMER O C………………… DE CURIOSOS COMO VOCE.

  185. Cidadão falar que a PF é top, faça-me o favor né?

    Ridículo!

  186. E, aproveitando a deixa.

    Os recursos financeiros enviados pelo povo paulista é a principal fonte que move a engrenagem da União.

    Penalizados duas vezes.

    Ih ih ih

  187. Doutor Guerra, este espaço é democrático, onde qualquer um pode expor suas idéias e revoltas. Vez em quando rola um debate mais acalorado. Agora, insistir em ofensas ja é demais. O cara fica atacando um participante deste blog a toda hora, sem o mínimo de respeito. Senhor João Brejeiro, tenha o meu respeito e mande esse cara às favas. Deleta esse mané aí Doutor!!!

  188. Mais como o Niko vai aparecer? E manter suas pizzaria? Essa polícia tem o fim
    Que merece

  189. Sísifo, não puxe o saco de um peso morto, que encontra quem lhe dá a palavra em um espaço democrático! disse:

    Sísifo, causa estranhamento o fato de você defender o José Brejeiro: vindo ao site onde você mesmo afirma que é um lugar democrático, para pedir que alguém que posta mensagens angraçadas, que são respondidas à altura, seja excluído! Como assim? Sabe quem eu percebi que você é? O responsável pelo “pans” quando esse senhor era chefe de seccional. Já passou, não precisa mais puxar o saco dele, comprar bebida cara pra ele, fazer caguetagens ou puxar-lhe o saco.

  190. Portanto onde esta escrito que a Policia Civil não pode realizar o trabalho Que fez no carnaval ? ou outros da mesma forma o que não esta proibido e permitido , agora Pm investigar não

    Carái João, se a pc é policia judiciária e investigativa, só isto já basta para um bom entendedor, que ela não deve fazer policiamento preventivo e forma ostensiva, como ela estava fazendo lá, isso é função exclusiva da pm.

  191. Acaso lá tinha acontecido algum crime João?
    Acaso lá estava acontecendo algum crime João?
    Acredito que qualquer pessoa em sã consciência responderá não nas duas perguntas, diante disso não havia nenhuma legalidade para que grupos de policiais civis estivessem lá, a não ser que estavam fazendo bicos particulares usando uniforme ( Fardamento) da pc, para interesse de alguém que estaria ganhando $$$$$$$ por fora.

  192. Não discuto se faltou planejamento, efetivo suficiente ou equipamentos adequados.
    NÃO ESTAVA LÁ!

    C.A.

  193. GOE, A VERGONHA DA POLICIA CIVIL, ONDE ESTIVER UM POLICIAL DO GOE, FINGE QUE NEM Vê

  194. COLEGA JACARÉ SEM DENTES, RAPAZ !, SABE QUANDO ESSE “PULIÇAS” VÃO PRENDER OS MATADORES DO COLEGA, FATO OCORRIDO LÁ EM BERTIOGA, S.M.J., JAMAIS, POIS UM DELES É ESSE TAL DE “GEYZINHO” LOGO AÍ ACIMA, O LIXÃO SE É QUE É “PULIÇA”, FICA DIUTURNAMENTE ENGANANDO O ESTADO, OU SEJA, É UM VAGABUNDO DE PRIMEIRA LINHA. ELE FICA NOS PLANTÕES DA PERIFERIA ” SÓ BABANDO OVO DE MAJURENGOS”. VAI TRABALHAR VAGABUNDO !. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  195. BREJEIRINHO, vc lembra daquele velhinho gagá que era revoltadíssimo com a PM, o nome dele era Valdir Silva, ele sumiu, será que bateu as botas?
    Rapaz, aquele era revoltado mesmo, se ele soubesse que é feliz com certeza as suas atitudes seria bem diferente, tem gente que só sabe o que tem, quando perde, o cara trabalhou 35 anos na PM, quase todo tempo como um praça, pagando sua contribuição previdenciária como praça, e aposentaram como capitão, e depois caçaram a sua patente de Capitão do mato, ou seja, Capitão quebra faca, ou denoréx, parece que que é, mas não é, ou seja, capitão de mentirinha hehehehehe.
    Ele odiava tanto a PM que mesmo contando 35 anos no serviço ativo, ainda não queria se aposentar, esse não gostava mesmo né Brejeirinho, parece uns da PC que entraram na justiça para poder ter o direito de continuar trabalhando, mas pelo visto o Valdir já passou dessa para outra, no mínimo por um infarto ou um AVC, úlcera, ou ate mesmo um câncer, o cara era muito, mas muito revoltado mesmo, boa tarde a todos.

  196. Sísifo, não puxe o saco de um peso morto, que encontra quem lhe dá a palavra em um espaço democrático! disse:

    Jaquinha, já que gosta tanto de pescar, porque não faz isso o dia inteiro? Com o Gueyjeirinho, Valtão. Todos pelados! Bejeguey, você me cheira a lixo! Fica cantando de galo, mas deve ter sido um polícia lixão do Campo Limpo!

  197. COLEGA E ESTIMADO JACARÉ SEM DENTES !, ESSE VAGABUNDO AÍ DE CIMA, AO INVÉS DE IR “CATAR” OS MATADORES DO NOSSO GRANDE COLEGA INVESTIGADOR DE POLÍCIA MORTO EM BERTIOGA, FICA NOS PLANTÕES DA VIDA, ” BABANDO OVO DE MAJURENGOS” E, COM UM DETALHE, SE ALGUM POLICIAL DA P.C. TELEFONAR PARA O PLANTÃO DESSE “NADA” E SOLICITAR UMA “AJUDA”, SABE O QUE ACONTECE !, ESSE OCIOSO MANDA O P.C. TELEFONAR PARA O 190. RAPAZ !, ISSO PARA MIM É UM UM LIXÃO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  198. Para os colegas que pagam pau para a Federal, que sem dúvida tem grandes méritos, concurso difícil, bom salário, etc, saiba que lá tem também problemas, sugiro que converse com algum federal operacional de verdade, e verá que várias das merdas que temos que aguentar na PC existem por lá também. Acho que as pessoas se encantam com as imagens da Lava jato, canas de figurões, somas exorbitantes, e se esquecem que nessas grandes operações ha a participação de Ministério Público Federal, PGU, e falando de pessoas, o saco roxo de um ex ministro do supremo, Joaquim Barbosa, e de um Juiz de excepcional coragem, Sérgio Moro. Aqui, sem defender a Instituição, que sem dúvida tem sérios problemas, a PC trabalha com tudo contra, quem realmente é policial sabe disso.

  199. Gostaria que o Ministério Público acompanhasse todos os procedimentos a respeito e perguntasse ao Diretor da Corregedoria o inexplicável fato de ESTAR DE FÉRIAS E MINUTOS DEPOIS DE RECEBER UM TELEFONEMA, DA PATROA OU CONHECIDA OU AMIGA OU AMANTE OU TUDO ISSO JUNTO, chegou voando no local dirigindo UMA VIATURA OFICIAL DA CORREGEDORIA? Ele de férias tem viatura a disposição?
    “Me ajuda aí GECEP, me ajuda aí Ministério Público”

Os comentários estão desativados.