Incompetência gerencial derruba helicópteros da Polícia Civil 94

Helicópteros da Polícia Civil estão há 5 meses parados por falta de contrato

Estadão Conteúdo
Redação Folha Vitória
<!–

–>

São Paulo – Todos os helicópteros da Polícia Civil de São Paulo estão parados, desde novembro do ano passado, em um hangar no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital. Os quatro aparelhos modelos Pelicano e Esquilo deixaram de prestar serviço à corporação após rompimento de contrato com a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos.

As aeronaves atuam em diversos serviços policiais, como transporte de órgãos para transplante, monitoramento de manifestações, operações de roubo a banco e resgate em casos de sequestro. Os helicópteros cobrem, principalmente, a capital e a Grande São Paulo, mas também podem atender a outras regiões do Estado.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, em nota, que a Helialfa Comércio e Serviços Ltda., empresa contratada para fazer a manutenção dos aparelhos, não atendia a normas da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Segundo a pasta, um novo processo licitatório já está em andamento.

O proprietário da Helialfa, Carlos Roberto de Oliveira, afirmou à Rádio Estadão que a ruptura do contrato foi motivada por um “desacordo comercial”. Ele, que atua no setor aéreo desde 1997, também nega qualquer irregularidade na empresa.

Oliveira disse também que foi sua a decisão de não renovar o contrato e, entre os motivos, apontou entraves para a aquisição de peças. “Eu tenho de comprar (peças) para manter a máquina funcionando. Vou pagar um valor para receber daqui a seis meses e não posso cobrar um centavo acima. Se o dólar subir, eu tomo prejuízo. Se baixar, eu ganho. Como o dólar nunca baixa, decidi largar (o contrato)”, afirmou.

A empresa, de acordo com Oliveira, fez a manutenção das aeronaves da Polícia Civil por cerca de dez anos. O valor do contrato, definido em licitação, não foi divulgado pela SSP nem por Oliveira. O serviço é prestado por um ano, prorrogado por igual período.

O empresário disse, porém, que nunca teve problemas com repasses dos recursos públicos, mas, segundo ele, “a desorganização atrapalhava”. “No fim do ano, quando tinha a verba, já acabando o contrato, sobrou mais ou menos R$ 300 mil, que voltaram para os cofres públicos porque não souberam gastar. Uma semana depois, eles queriam comprar bateria, comprar isso e aquilo. Eu disse: ‘Agora o contrato acabou, não tem mais jeito'”, contou Oliveira.

Prejuízos

Dependendo do tempo em que um helicóptero dos modelos Pelicano e Esquilo fica parado, os estragos causados podem ser irreparáveis. No valor de mercado, cada equipamento chega a até R$ 3 milhões. Para o especialista em segurança de voo e oficial da reserva Luiz Alberto Bohrer, existem mecanismos que precisam ser adotados para evitar um prejuízo maior, mesmo com a máquina parada. “O motor, por exemplo, se ficar parado mesmo, eu não sei dizer em quantos dias ele pode ficar comprometido”, afirmou.

Além disso, segundo Bohrer, “é impossível, em uma cidade como São Paulo, um sistema de segurança não ter o apoio de helicópteros”.

No ano passado, dados divulgado pela SSP mostram que o Serviço Aerotático (SAT) esteve presente em 32 ocorrências envolvendo prisões, com 19 veículos roubados localizados e quatro apreensões de entorpecentes. Ao todo, prestou 92 apoios a delegacias e equipes no acompanhamento de manifestações populares, distúrbio civil, buscas em matas e locais de difícil acesso.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

heli

  1. Se bobear vão transferir as aeronaves para a PM e os policiais para o DECAP.

  2. A pergunta não é o por que os helicópteros estão parados e sim que funciona a contento na PC SP?
    Sabemos que estão parados em razão da incompetência dos nossos dirigentes.
    E sabemos também que devolvem verba para o estado sendo que a grande maioria das delegacias não tem sequer água ou papel higiênico para os funcionários.

  3. HELICÓPTEROS NÃO FAZEM FALTA NAS GRANDES CIDADES! EDIFÍCIO JOELMA É PROVA DISSO!!! disse:

  4. tudo na policia civil depende do delegado certo no lugar certo, porque em 99% a boa vontade e ser capaz de brigar resolver muitos problemas.
    Mais tambem ocorre que muitas vezes colocam juristas sem boa vontade e sem vontade nenhuma de brigar pela instituição.

  5. Pra que? Pra Delegados brincarem com as aeronaves? Pelo que sei, só delegados podem ser pilotos, muito embora haja investigadores que estão habilitados e capacitados para tanto.

  6. É só o começo!!! Já estão regulando material de escritório, manutenção de viatura, agua……também estão regulando reajuste, reposição salarial, e SEGURANÇA!!!! Sim, não temos mais isso , quadrilhas organizadas e bem equipadas estão agindo livremente pelo nosso estado e sempre, fazendo vítimas, as quais eram policiais!!! Estão demonstrando sua total superioridade sobre a polícia, só que ninguém ve esta é a representante do estado. O que nosso governador, secretário e comandantes de ambas as polícias estão fazendo para reverter essa situação???????

  7. Vende e com o dinheiro compra água para as Delegacias!!!!

  8. Um belo dia, a turma do ciclo completo irá dizer, Policia Civil para que.

  9. Uaiii sô….. toda puliça está em estado de inércia mental faz tempo… dá-lhe 20 anos de PSDBosta no poder….fui….

  10. “””As aeronaves atuam em diversos serviços policiais, como transporte de órgãos para transplante, monitoramento de manifestações, operações de roubo a banco e resgate em casos de sequestro. Os helicópteros cobrem, principalmente, a capital e a Grande São Paulo, mas também podem atender a outras regiões do Estado.”””

    De natureza policial?????

    1 transporte de órgãos ñ tem natureza policial e sim de apoio subsidiário a órgãos hospitalares?!
    2 monitoramento de manifestações é atribuição da PM e deve ter finalidade de ordem pública!?
    3 operações de roubo a banco depois que o roubo aconteceu vem investigação e ñ passeios no ar?!
    4 resgates em casos de refém onde a grande maioria dos casos a PM resolve e lhe é atribuída por resolução SSP!?

    Onde está uma razão séria para a existência do SAT além de playground de alguns notórios “donos” daquele setor???

  11. É incrível a hipocrisia e a desunião desta instituição, Investigadores e Escrivães ganharam o Nível Superior na canetada e não querem que outros cargos sejam reenquedrados ou reestruturados na Polícia Civil.

    Obs. Em Todos os Estados do Brasil Houve Reestruturação.

    O problema da PC de SP é MÁ ADMINISTRAÇÃO.

    Funcionários Administrativos devem fazer Serviços Burocráticos na PC igual é na PF.

    Funcionários Armados Tem Que Ficar nos D.Ps.

    É engraçado ver nas sedes dos Departamentos e Seccionais Policiais com a PT na cintura, mas eles estão com medo de que? Será que os papeis atacam ou dão tiro?

  12. Quando entrei na Polícia Civil em 2005 não tinha esta de vagas remanescentes, tanto que de 350 vagas chamaram apenas 300 e os outros 50 ficaram para o próximo concurso que nunca mais ocorreu pelo fato do cargo ter sido extinto e vago. Agora esta uma bagunça, falta policial, organização e viatura.

    Nós Carcepol de 2005 quando entramos na Acadepol o próprio Diretor (Dr. Mauricio Freire, Piloto de helicópteros da Polícia) nos chamavam de ”Polivalentes”, muitos sairam da academia vibrando fazendo investigação, várias apreensões, troca de tiros na rua, infiltrados e ficamos esperando esta Reestruturação.

    Ocorre que fomos iludidos como muitos que se dedicaram mais ao serviço do que a familia e aos estudos.

    Tudo isso por falta de consideração e respeito do Estado e o que é pior também por alguns supostos colegas, porque aqui na PC não tem união igual a PM.

    Salário de Nível Médio para os concursados de Nível Superior e Salário de Nível Fundamental para concursados de Nível Médio.

    Nas Prefeituras todos Funcionários com Escolaridade Superior ao Exigido no Concurso Ganham Adicional de Escolaridade, GCMs estão ganhando mais do que Policiais. Por que Policiais não tem Adicional Nível Superior ao Exigido no Concurso?

    Mais um iludido neste mura da lamentação.

  13. A polícia Civil do Estado de SP na atual situação financeira e organizacional não precisa de Helicópteros, uma aeronave para um serviço especifico já estava bom…
    Outro problema agora que já tem as aeronaves e gastaram um “mar” de dinheiro vão deixar apodrecer ???

  14. Como melhor a Polícia Civil:

    Sedes de Departamentos, Seccionais, D.Ps (ADM) e setores administrativos, Funcionários Administrativos com salário inferior ao de Policial que arrisca a vida. Igual na Polícia Federal.
    Policiais Civis armados que estão nos setores Administrativos recolhidos todos aos D.Ps com salários melhores. (Isso gera economia ao Estado).
    Policiais do GARRA, GER e GOE tirarem serviço somente a noite fazendo ronda em Distritos Sem Policiais com isto evitara incêndios nos D.Ps e VTRs dando apenas apoio e não fiscalizar os colegas para isto temos corregedoria, salvo em Operações oriundas de investigações de dia.
    Fazendo igual a PC do RJ transformar todos os Investigadores em Inspetores e Escrivães em Oficial de Cartório, ambos superiores hierárquico dos Restopol (Agente de Telecomunicações, Aux. Papipol, Agepol e Carcepol) tornando-os em Detetives ou Investigador Policial.
    Na Polícia Científica tornar Atendente de Necrotério Policial, Fotógrafo Técnico-Pericial, Desenhista Técnico-Pericial (com a tecnologia de hoje quem faz o retrato falado é um Perito em Informática), todos em Agente de Perícia Policial ou Agente de Polícia Científica . Serviços de Atendente de Necrotério Policial pode ser terceirizado (economia ao Estado)

  15. CULPA DOS DELEGADOS INCOMPETENTES!!!

    BANDO DE INÚTEIS!

    QUANDO SE JUNTAM PARECEM UM BANDO DE CACHORROS… UM CHEIRANDO O CU DO OUTRO!!

  16. Éhh,
    Agora teremos que ver no espaço aéreo apenas os ratos da pm e rato que voa merece o título de morcego.

  17. Como uma Polícia mal administrada é a melhor do Brasil?. Alguma coisa está errada.

  18. Só delegado dirige. E mais: PSDB não investe mais na PC.

    Ciclo Completo está a caminho, para desespero de alguns.

  19. Brincadeira alguns comentários! Culpa dos delegados que dirigem a instituição! Culpa dos investigadores e escrivães que ganharam NU na canetada e proíbem outras carreiras de subir! Culpa dos chefes terceira classe que os especiais estão no plantão! Culpa do secretário, mas quando esse manda tem policia que ate oferece a mulher! Culpa do governador, mas nas eleições votam nele!
    Srs. A culpa é de todos nós! Não só policiais mas sociedade como um todo! Bandidos de ponto 50, e tem policia de pistola que vê Batman contra superman no cinema e abraça a ideia de que é super herói ou acredita que é vídeo game e tem varias vidas!Tem policial pedindo pros colegas pra andar desarmado e sem funcional como se o mala não reconhece policia pelo olhar!
    Façam o minimo do minimo possível! Sociedade que se foda! Bandido matou? prende pra audiência de custodia soltar! Quanto aos comentários dos delegadinhos que brincam de voar, quando vc tomar um tiro, pede pro falcão negro de socorrer seu bosta!
    Vamos apenas nos proteger e aos nossos! vamos atrás daqueles que mexeram com a instituição POLICIAL, seja civil ou militar! Tá na hora de parar com essa imbecilidade de achar que seu pinto é maior do que o do outro! E quanto a sociedade que aprenda a votar!!!!!!!!!

  20. OS PROBLEMAS COM AERONAVES DA POLÍCIA CIVIL ISSO NÃO É NOVIDADE !

    TEM PROBLEMAS MENORES COM VIATURAS E MOTOS DA POLÍCIA CIVIL DE SP !

    BASTA CHEGA DE HUMILHAÇÃO !

    CADê AS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE !

    SERVE PARA QUE ?

  21. Vocês estão preocupados com os helicópteros???? Eu não tenho mais aquela terra preta pra fazer café há tempos…água??? um luxo que não dispomos….nem papel pra limpar a meia dúzia de cu que trabalha no dp a gente tem…

  22. Transfere logo estas porras pra PM e coloca os majuras pra presidir inquéritos e os tiras pra investigar. Dinheiro de contribuinte não é capim. Austeridade administrativa é isso, não meter a mão no nosso bolso que já está vazio.

  23. Manda pra PM que tem organização e manda os policiais tocarem inquérito no DECAP..

  24. No Dp aqui tem duas faxineiras, que quase não dão conta, já pediram para cortar uma, a coisa vai ficar feia!!!

  25. Deixa eu ver se entendi: Faz cinco meses que o sat está parado…. E o efetivo de lá tá fazendo o quê? Coçando o saco? Bota esse povo pra atender nas pastelarias do Alckmista.

  26. Cadê os caras que bancaram a PEC 37; onde estão os donos da polícia; incompetência pura!

  27. http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-04-09/lula-e-marina-silva-lideram-disputa-para-a-presidencia-revela-pesquisa.html

    Michel Temer só conseguirá permanecer na presidência da república, caso ganhe no tapetão, por dois anos para quebrar uma tradição antiga onde político paulista não serve para ser presidente e isso ocorre desde a política do “café com leite” qdo o último presidente paulista, na ocasião, eleito legalmente foi Rodrigues Alves e desde de então tivemos apenas um paulista por lá e se trata de Ranieri Mazzile que se empossou temporariamente qdo houve outro golpe, semelhante ao atual, qdo roubaram o poder de “Jango”.

    Eu sei que o assunto é outro, mas vamos refletir para vermos que o Michel Temer não tem condições de nada e esse sujeito já foi um péssimo secretário da segurança pública de São Paulo e qto ao seu partido político o pmdbosta…, já conhecemos bem.

  28. Danem-se todos. Por que só majuro e pseudo-oficial podem pilotar esta merda?
    Estas divisões foram pensadas para afastar o policial da rua e se enfiar num bom cabide de emprego!!!

  29. Esse grupamento deve ser muito importante mesmo, pois já está a tanto tempo parado e ninguém sentiu falta.
    Como vamos investigar sem helicópteros, como?

  30. Dr. Cleber, vende essas carcaças e compra papel higiênico pro povo.

  31. Incompetencia gerencial derruba……….mais um policial assassinado em SP!!!!!!! Fodam-se os helicópteros, por mim vendam todos e coloque os respectivos policiais na pastelaria mais próxima. O que me preocupa é ver tantos policiais executados em tão pouco tempo, e o pior, é ver que quem deveria fazer alguma coisa sequer se manifesta!!!! Se policial não tem segurança o que dirá a população…….

  32. Nem papel higiênico tem nas delegacias do Decap!!Essa semana um contribuinte(vitima) levou a criança que o acompanhava ao banheiro e saiu de lá e perguntou se não tinha papel higiênico o colega do plantão ofereceu folhas de papel sulfite pois era a unica coisa que tinha no momento!!Constrangida a pessoa pegou e não reclamou!!Agora quero ver o dia que não tiver sulfite!!

  33. Só me respondam uma coisinha bem básica: O que o tal de Olim que se elegeu a custas dos Policiais Civis fez em prol da categoria????

    O sujeito só aparece em solenidades grudado no saco do SSP.

    SERA QUE ALGUM POLICIAL CIVIL VAI TER CORAGEM DE VOTAS NESTE SUJEITO NAS PROXIMAS ELEIÇÕES???

    Se votar é porque não tem vergonha na cara!

  34. A solução é bem simples…
    .
    é só encontrar um desmanche de helicópteros…
    .
    e na faixa, arrumar as peças…
    .
    Qual o próximo problema por favor ?

  35. “As aeronaves atuam em diversos serviços policiais, como transporte de órgãos para transplante”

    Serviço policial? transporte de órgãos para transplante? é excesso de “especialistas em segurança”…

    Em todos os setores da PC funciona assim… há uma cadeira para acomodar um delegado como o “titular” do local, independente de competência… nos moldes dos apadrinhamentos políticos que existem em todas as empresas públicas.
    Só por esta razão a coisa de cara não tem como funcionar.

    Não há cargos por competência, mas sim por QI.
    Não há meritocracia, mas sim QI.

    Simples assim… automaticamente, não tem como funcionar e assim tudo na PC não funciona, salvo o “setor de proveito próprio”.

  36. 11 de abril de 2016 Publicações Sobre o Sindicato
    MANIFESTAÇÃO

    DEFRONTE SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA

    EM SÃO PAULO DIA 26/04/16 ÀS 15HS

    ÔNIBUS SAIRÃO DO INTERIOR
    ORGANIZAÇÃO E APOIO:

    FEIPOL – NOVA CENTRAL ÚNICA – SIPOL PRUDENTE – SIPOL BAURU – SINPOL SANTOS, SINPOL RIBEIRÃO, SINPOL CAMPINAS, SINPOL SOROCABA, JUNDIAI, MOGI DAS CRUZES, MARILIA….ETC

    POLICIAIS CIVIS: COMPARTILHEM ESSA PUBLICAÇÃO PARA TODOS OS SEUS CONTATOS E AMIGO

    SAIAM DO SOFA CHEGOU A NOSSA VEZ EU IREI COM MUITA CERTEZA !!!!

  37. Como o colega disse, aquilo é um playground para delegados.
    Tem uns 30 delegados lotados por lá. A grande maioria não sabe tocar um IP. Tem um que não sabe nem o que é Direito Penal, mas tem nome de carta importante no jogo de truco.

    Muito mais importante e útil para a Polícia Civil seria acabar com SAT, GER, GARRA, GOE e etc….
    Redes interligadas e quando uma equipe pedir apoio, PM, Força Tática, GATE e Águia prestarem apoio.

    Funcionário disse:
    09/04/2016 ÀS 11:37
    “””As aeronaves atuam em diversos serviços policiais, como transporte de órgãos para transplante, monitoramento de manifestações, operações de roubo a banco e resgate em casos de sequestro. Os helicópteros cobrem, principalmente, a capital e a Grande São Paulo, mas também podem atender a outras regiões do Estado.”””

    De natureza policial?????

    1 transporte de órgãos ñ tem natureza policial e sim de apoio subsidiário a órgãos hospitalares?!
    2 monitoramento de manifestações é atribuição da PM e deve ter finalidade de ordem pública!?
    3 operações de roubo a banco depois que o roubo aconteceu vem investigação e ñ passeios no ar?!
    4 resgates em casos de refém onde a grande maioria dos casos a PM resolve e lhe é atribuída por resolução SSP!?

    Onde está uma razão séria para a existência do SAT além de playground de alguns notórios “donos” daquele setor???

  38. As Polícias civil e militar não são do mesmo Estado da federação? então que o setor aéreo da PM faça a manutenção dessas naves para colocá-las em condições, o interesse é público e não corporativo.

  39. Esse Governador vermelho quer afundar com as finanças do Estado
    7 DE ABRIL DE 2016 ÀS 18:25
    “Ceará247 – O governador Camilo Santana(PT) enviou para a Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (7), mensagem que prevê novo concurso para a Polícia Militar. O documento estipula a criação de 4.200 novas vagas de soldado para a corporação”.

  40. Outro Governador vermelho(PCdoB), imitando o seu colega do Ceará, agindo irresponsavelmente, deu aumento para os professoares: “Maranhão 247 – “Os professores do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão, com licenciatura plena, recebem a segunda melhor remuneração entre as redes estaduais do país, para um regime de trabalho de 40 horas semanais. Com valor de R$ 4.985,44, o estado perde apenas para o Distrito Federal, segundo dados apontados na Tabela de Salários do Magistério da Educação Básica, divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
    A remuneração com todas as gratificações de um docente de nível superior (licenciatura), para a jornada de 40h semanais, em final de carreira, por exemplo, pode chegar a R$ 8.482,25 (vencimento, titulação, adicional por tempo de serviço e GAM”

  41. Se a PC e a PM fossem unidas, a própria PM ( quem faz as manutenções são SGT mecânicos) poderiam fazer a manutenção nos helicópteros da PC.

  42. vai uma peergunta que nao quer se calar…porque na gestao do DR. Bayerlein isso nunca aconteceu?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  43. VENDAM OS HELICÓPTEROS E QUITEM AS INDENIZAÇÕES DAS FAMÍLIAS E DOS POLICIAIS CIVIS E MILITARES ATINGIDOS PELA CRIMINALIDADE E QUE FICARAM INVÁLIDOS. É O MÍNIMO QUE UM GOVERNO SÉRIO PODERIA FAZER. E OS PILOTOS/DELEGADOS QUE QUISEREM CONTINUAR PILOTANDO, BAIXA UMA PORTARIA EMPRESTANDO ELES PARA A PM. PASSO A RÉGUA.

  44. O problema da PC somos nós mesmos, desunidos, criticando uns aos outros, nos desmerecendo, achando que uma carreira é superior a outra, na dig/dise onde trabalho somos em 20, dos quais 12 vão pra rua, 3 carcereiros, 5 agentes, 2 investigadores, 2 agente de tel, todos trabalhando iguais, fazendo o mesmo trabalho com o mesmo empenho e resultado, com salários diferentes e ninguém se uni por uma reestruturação onde todos ganham iguais; com respeito e dignidade pela função que exerce; nós mesmos somos a célula cancerígena da polícia civil, irmãos de armas, onde? Triste e lamentável.

  45. Essa tive que cópiar do site do Sipol Bauru, é um absurdo como estamos sendo mortos e sem nenhum tipo de resposta, principalmente de nossas chefias e principalmente do Secretário de Segurança que não dá uma resposta à altura para esses marginais. A Ordem seria no minimo quem estivesse de folga (independente de carreira/posto) ir para o local de evento dessas mortes e não voltar antes de pegar seus autores vivos ou caso de confronto mortos.
    DOMINGO, 10 DE ABRIL DE 2016
    ABSURDO!!! 06 POLICIAIS FORAM ASSASSINADOS NAS ÚLTIMAS 72 HORAS!!!

    Estes nomes foram obtidos através das redes sociais, assim, se houver algum equívoco basta nos informar através do e-mail sipolbauru@hotmail.com que resolveremos imediatamente a questão.

    Quantos Governadores foram assassinados nos últimos anos? E Secretários de Governo? E Deputados Estaduais? E Policiais?

    Não tenho condições de responder nenhuma destas questões! As três primeiras por nunca ter ouvido falar em algo do gênero. Já a última por não ter condições de contabilizar quantos irmãos POLICIAIS CIVIS E MILITARES tombaram no exercício da função ou em decorrência dela.

    Algum gênio pode dizer que um número razoável de POLICIAIS foram ABATIDOS enquanto faziam “bico” o que é proibido. E eu respondo que se fosse proibido o próprio Estado não teria criado a figura do DEJEM e da ATIVIDADE DELEGADA num primeiro momento para os Policiais Militares e agora o DEJEC para os Policiais Civis.

    Se o salário fosse compatível com a função muitos destes POLICIAIS que morrerem, ainda estariam no convívio de seus familiares, pois foram obrigados a deixar sua família no seu horário de folga para conseguir um complemento no orçamento e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus entes queridos.

    Não podemos demorar mais nenhum dia. Temos que nos UNIR por mais que tentem nos separar evidenciando nossas diferenças. O Estado nos trata como os dois lobos da parábola do lobo bom e lobo mau, ora alimenta mais um e depois alimento mais o outro. Ou nos dizeres de MAQUIAVEL “dividir para governar”.

    No desempenho de minha atividade sindical tive oportunidade de conversar com diversas Autoridades, tanto Administrativas como Políticas, e o discurso é o mesmo: “ESTAMOS EM CRISE. A ARRECADAÇÃO CAIU. O ESTADO NÃO TEM DINHEIRO”. Mas para nós tendo ou não dinheiro não fugimos da nossa responsabilidade a saímos diuturnamente para o nosso sacerdócio colocando nossa própria vida em risco. Nosso Estado não dispõe de Secretaria de Planejamento e de Gestão? Eles não têm um plano de contingência na adversidade? O que fazem então nos seus gabinetes?

    Estamos inciando um trabalho mais complexo por conta da morte destes colegas neste final de semana que nos remete ao ocorrido em 2006, e não chegaremos a nenhum lugar sem sua ajuda. Precisamos fazer contato com os familiares e amigos deles, para tanto estamos à disposição no e-mail: sipolbauru@hotmail.com

  46. TODAS AS POLÍCIAS CIVIS NO BRASIL MUDARAM, MENOS A NOSSA POLÍCIA CIVIL PAULISTA, VEJAM MAIS UM EXEMPLO:

    No Espírito Santo há 2 carreiras policiais operacionais: Investigador de Polícia e Agente de Polícia. Ambas, possuem a atribuição de carceragem, como o é o carcereiro policial em SP. Ocorre que lá como cá, as carceragens dos distritos foram esvaziadas, não há mais presos sob custódia nas delegacias de polícia daquele estado.

    Diante deste fato, os Agentes de Polícia, ganharam novas atribuições…atribuições essas já anteriormente realizadas por esta carreira, mas que não eram reconhecidas.
    A mudança foi corrigida por meio de uma atualização nas atribuições da carreira do Agente de Polícia, que já realizava outras funções (diligências externas) além de, anteriormente, ser um dos responsáveis pela guarda e escolta de presos sob custódia daquela polícia civil capixaba.

    ABAIXO SEGUE TRECHO QUE EMBASOU CITADAS ATUALIZAÇÕES NAS ATRIBUIÇÕES DA CARREIRA DE AGENTE DE POLÍCIA CIVIL DO ESPÍRITO SANTO:

    ”Para o Agente de Polícia Civil e Vice-presidente do SINDIPOL/ES Humberto Mileip, a alteração das atribuições do cargo foi uma conquista muito importante. “Há anos os agentes de polícia exercem as mesmas atribuições dos investigadores. Já há muito tempo não há qualquer distinção dos cargos em qualquer unidade policial. Ambos, antigamente, investigavam e cuidavam de presos. Porém a ilegalidade se agravou em 2010 com a retirada dos presos da última unidade da polícia civil. Hoje, reconhecidamente os agentes exercem atribuições muitos mais complexas do que as previstas no decreto antigo. O Decreto n. 3729-R veio para corrigir uma injustiça histórica com o cargo, o que esperamos que seja ratificado com a aprovação do PLC n. 48/2014, que altera o requisito de investidura no cargo para nível superior.”

    http://www.sindipol.com.br/site/index.php/652-atribui%C3%A7%C3%B5es-dos-cargos-de-agente-de-pol%C3%ADcia-civil-e-perito-papilosc%C3%B3pico-s%C3%A3o-atualizadas.html

    http://www.sindipol.com.br/site/images/pdf/novas_atribuies_agentes.pdf

    A CARREIRA DO AGENTE DE POLÍCIA CIVIL DO ESPÍRITO SANTO SOMENTE FOI RECONHECIDA POR AQUILO QUE JÁ ESTAVA HÁ ANOS EXERCENDO DE FATO.

    É DIFÍCIL FAZER ALGO PARECIDO AQUI EM SP? É MUITO COMPLEXO PARA OS NOSSOS SUPERIORES? FAÇAM UMA VIZITINHA AOS SUPERIORES NO ESPÍRITO SANTO…

  47. TODAS AS POLÍCIAS CIVIS NO BRASIL MUDARAM, MENOS A NOSSA POLÍCIA CIVIL PAULISTA, VEJAM MAIS UM EXEMPLO:
    No Espírito Santo há 2 carreiras policiais operacionais: Investigador de Polícia e Agente de Polícia. Ambas, possuem a atribuição de carceragem, como o é o carcereiro policial em SP. Ocorre que lá como cá, as carceragens dos distritos foram esvaziadas, não há mais presos sob custódia nas delegacias de polícia daquele estado.
    Diante deste fato, os Agentes de Polícia, ganharam novas atribuições…atribuições essas já anteriormente realizadas por esta carreira, mas que não eram reconhecidas.
    A mudança foi corrigida por meio de uma atualização nas atribuições da carreira do Agente de Polícia, que já realizava outras funções (diligências externas) além de, anteriormente, ser um dos responsáveis pela guarda e escolta de presos sob custódia daquela polícia civil capixaba.
    ABAIXO SEGUE TRECHO QUE EMBASOU CITADAS ATUAL
    ”Para o Agente de Polícia Civil e Vice-presidente do SINDIPOL/ES Humberto Mileip, a alteração das atribuições do cargo foi uma conquista muito importante. “Há anos os agentes de polícia exercem as mesmas atribuições dos investigadores. Já há muito tempo não há qualquer distinção dos cargos em qualquer unidade policial. Ambos, antigamente, investigavam e cuidavam de presos. Porém a ilegalidade se agravou em 2010 com a retirada dos presos da última unidade da polícia civil. Hoje, reconhecidamente os agentes exercem atribuições muitos mais complexas do que as previstas no decreto antigo. O Decreto n. 3729-R veio para corrigir uma injustiça histórica com o cargo, o que esperamos que seja ratificado com a aprovação do PLC n. 48/2014, que altera o requisito de investidura no cargo para nível superior.”
    http://www.sindipol.com.br/site/index.php/652-atribui%C3%A7%C3%B5es-dos-cargos-de-agente-de-pol%C3%ADcia-civil-e-perito-papilosc%C3%B3pico-s%C3%A3o-atualizadas.html
    A CARREIRA DO AGENTE DE POLÍCIA CIVIL DO ESPÍRITO SANTO SOMENTE FOI RECONHECIDA POR AQUILO QUE JÁ ESTAVA HÁ ANOS EXERCENDO DE FATO.
    É DIFÍCIL FAZER ALGO PARECIDO AQUI EM SP? É MUITO COMPLEXO PARA OS NOSSOS SUPERIORES? FAÇAM UMA VIZITINHA AOS SUPERIORES NO ESPÍRITO SANTO…..

  48. TODAS AS POLÍCIAS CIVIS NO BRASIL MUDARAM, MENOS A NOSSA POLÍCIA CIVIL PAULISTA, VEJAM MAIS UM EXEMPLO:

    No Espírito Santo há 2 carreiras policiais operacionais: Investigador de Polícia e Agente de Polícia. Ambas, possuem a atribuição de carceragem, como o é o carcereiro policial em SP. Ocorre que lá como cá, as carceragens dos distritos foram esvaziadas, não há mais presos sob custódia nas delegacias de polícia daquele estado.
    Diante deste fato, os Agentes de Polícia, ganharam novas atribuições…atribuições essas já anteriormente realizadas por esta carreira, mas que não eram reconhecidas.

    A mudança foi corrigida por meio de uma atualização nas atribuições da carreira do Agente de Polícia, que já realizava outras funções (diligências externas) além de, anteriormente, ser um dos responsáveis pela guarda e escolta de presos sob custódia daquela polícia civil capixaba.

    ABAIXO SEGUE TRECHO QUE EMBASOU CITADAS ATUALIZAÇÕES FUNCIONAIS:

    ”Para o Agente de Polícia Civil e Vice-presidente do SINDIPOL/ES Humberto Mileip, a alteração das atribuições do cargo foi uma conquista muito importante. “Há anos os agentes de polícia exercem as mesmas atribuições dos investigadores. Já há muito tempo não há qualquer distinção dos cargos em qualquer unidade policial. Ambos, antigamente, investigavam e cuidavam de presos. Porém a ilegalidade se agravou em 2010 com a retirada dos presos da última unidade da polícia civil. Hoje, reconhecidamente os agentes exercem atribuições muitos mais complexas do que as previstas no decreto antigo. O Decreto n. 3729-R veio para corrigir uma injustiça histórica com o cargo, o que esperamos que seja ratificado com a aprovação do PLC n. 48/2014, que altera o requisito de investidura no cargo para nível superior.”

    http://www.sindipol.com.br/site/index.php/652-atribui%C3%A7%C3%B5es-dos-cargos-de-agente-de-pol%C3%ADcia-civil-e-perito-papilosc%C3%B3pico-s%C3%A3o-atualizadas.html

    A CARREIRA DO AGENTE DE POLÍCIA CIVIL DO ESPÍRITO SANTO SOMENTE FOI RECONHECIDA POR AQUILO QUE JÁ ESTAVA HÁ ANOS EXERCENDO DE FATO.
    É DIFÍCIL FAZER ALGO PARECIDO AQUI EM SP? É MUITO COMPLEXO PARA OS NOSSOS SUPERIORES? FAÇAM UMA VIZITINHA AOS SUPERIORES NO ESPÍRITO SANTO…

  49. ACIMA SEGUEM AS NOVAS ATRIBUIÇÕES DO AGENTE DE POLÍCIA DO ESPÍRITO SANTO, BASEANDO-SE NAQUILO QUE JÁ EFETIVAMENTE EXERCIAM E NA EXTINÇÃO DAS CARCERAGENS NOS DISTRITOS POLICIAIS.

  50. VITÓRIA NA GUERRA! disse:
    09/04/2016 ÀS 17:52
    Éhh,

    Agora teremos que ver no espaço aéreo apenas os ratos da pm e rato que voa merece o título de morcego.

    Vc não esquece a PM mesmo em seu frustrado! Se já tem mais de trinta anos, lamento, terá que se contentar em ser o que vc é, ou seja, nada!

  51. O negócio é seguinte.
    O Majura era oficial da aeronáutica, gostava de dar rolezinho de naves e foi ser DGP porque caiu no colo e depois disso resolveu que majura classe especial pilotaria a nave da PC , e deve ser legal e bom pilotar, porque se fosse ruim já tinham mandado escrivão pilotar.

  52. A FEIPOL Sudeste embasada no inciso XVI do Art. 5º da CF, vai realizar no dia 26/04/2016, manifestação em frente a Secretaria de Segurança Pública juntamente com seus sindicatos filiados: Sinpol Campinas, Sincopol/Marília, Sinpolsan/Santos, Sinpol Ribeirão Preto, Sinpol Sorocaba, SIPOL Presidente Prudente, Sipocimc/Mogi das Cruzes, Sirejun/Jundiaí, SIPOL Bauru, (1) Pelo não cumprimento da reposição salarial nos exercícios 2014/2015 previstos no art. 37 – X da Constituição Federal, (2) Convocação imediata de todos os aprovados no concursos de 2013 e a imediata abertura de concursos para reposição do restante do déficit de Policiais Civis previsto na resolução 105/2013 da SSP.

    Também serão alvo da manifestação as péssimas condições de trabalho que atuamos, bem como o pagamento compatível do nível universitário para Investigadores e Escrivães de Polícia, a aposentadoria especial com paridade e integralidade prevista na LFC nº 144/14, aposentaria na classe independente de pedágio de 5 anos, pagamento salarial compatíveis das carreiras que migraram do nível fundamental para o nível médio, cumprimento imediato do DEJEC previsto na LC. Nº 1.280/16, já regulamentada, pagamento do auxílio alimentação a Polícia Civil igualmente aos valores pago a Polícia Militar.

    Foram oficiados pela Feipol Sudeste o Excelentíssimo Senhor Governador Dr. Geraldo Jose Rodrigues Alckmin Filho, Excelentíssimo Senhor Secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes e Excelentíssimo Senhor Delegado Geral Youssef Abou Chain, sobre a realização da manifestação.

    POLICIAIS CIVIS: COMPARTILHEM ESSA PUBLICAÇÃO PARA TODOS OS SEUS CONTATOS E AMIGOS

  53. PREMONIÇÃO? “DANCEI COM UMA DONA FELIZ, TEM UM LIQUIDIFICADOR NOS QUADRÍS, TEM UM JAPONES ATRÁS DE MIM!!!

  54. CARO JARIM,

    POR MAIS UMA VEZ VENHO NESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO AVISAR QUE O SIPOL DE SANTOS E SOROCABA, AINDA QUE NÃO COLOCARAM EM SEUS SITES A INFORMAÇÃO DA MANIFESTAÇÃO DO DIA 26/04. É LAMENTÁVEL!!!! SINCERAMENTE VOU AVISAR UM SÉRIE DE AMIGOS MEUS QUE ESTAVAM SABENDO PARA NÃO IREM A FIM DE NÃO PASSAREM VERGONHA.

  55. Vamos uma coisa boa para policia civil, vamos reestruturar as carreiras, fica investigador, delpol, perito e as demais ficam unificadas no cargo de escrivao de polícia.
    Tudo mundo esta preocupado com a policia civil, portanto vamos ajuda-la, vira tudo mundo escrivao.

  56. Olha um dos motivos para estarmos como estamos:

    Ex-deputado Alberto Goldman embolsa uma bolada por ano

    Ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-vice governador e ex-governador, Alberto Goldman (PSDB-SP) não tem do que reclamar.

    Entre benefícios como conselheiro da Sabesp e do Metrô de São Paulo, como ex-deputado estadual e federal, Goldman embolsa por ano R$ 436 mil. O valor equivale a 495 salários mínimos (hoje fixado em R$ 880).

  57. O proprietário da Helialfa agiu dentro dos termos da lei das licitações e não manifestou interesse na renovação do contrato. Cabe, agora, ao Estado realizar um novo procedimento licitatório para contratação de outra empresa. Devo lembrar que ao contratado cabe, APENAS, executar o que está disposto no memorial descritivo e nem uma vírgula a mais.

  58. Primeira parcela de 1,5% (visto que os 7% de aumento geral da categoria não é “cumprimento da lei de nível universitário”)

    Segunda parcela de 11 %

    2 – DELEGADOS: PROMETIDO, ACORDADO E TUDO CUMPRIDO + o G.A.T. já existente

    3 – TODAS AS DEMAIS CARREIRAS SÃO AGORA DE 2º GRAU – MAS NÃO HOUVE O REENQUADRAMENTO SALARIAL.

    4 – PARA A POLÍCIA MILITAR:

    a – Auxílio alimentação de R$ 600,00 (Polícia Civil: R$ 120,00)

    b – DEJEM com verba para implantação e continuidade;

    c – OPERAÇÕES DELEGADAS;

    d – Promoções à CABO em MASSA;

    e – CONCURSOS anuais com 100% de nomeação dos aprovados tempestivamente;

    f – Promoção automática;

    g – Cumprimento da paridade e integralidade;

    h – Acesso ao oficialato;

    Etc…etc…etc…

  59. A FEIPOL Sudeste embasada no inciso XVI do Art. 5º da CF, vai realizar no dia 26/04/2016, manifestação em frente a Secretaria de Segurança Pública juntamente com seus sindicatos filiados: Sinpol Campinas, Sincopol/Marília, Sinpolsan/Santos, Sinpol Ribeirão Preto, Sinpol Sorocaba, SIPOL Presidente Prudente, Sipocimc/Mogi das Cruzes, Sirejun/Jundiaí, SIPOL Bauru, (1) Pelo não cumprimento da reposição salarial nos exercícios 2014/2015 previstos no art. 37 – X da Constituição Federal, (2) Convocação imediata de todos os aprovados no concursos de 2013 e a imediata abertura de concursos para reposição do restante do déficit de Policiais Civis previsto na resolução 105/2013 da SSP.

    Também serão alvo da manifestação as péssimas condições de trabalho que atuamos, bem como o pagamento compatível do nível universitário para Investigadores e Escrivães de Polícia, a aposentadoria especial com paridade e integralidade prevista na LFC nº 144/14, aposentaria na classe independente de pedágio de 5 anos, pagamento salarial compatíveis das carreiras que migraram do nível fundamental para o nível médio, cumprimento imediato do DEJEC previsto na LC. Nº 1.280/16, já regulamentada, pagamento do auxílio alimentação a Polícia Civil igualmente aos valores pago a Polícia Militar.

    Foram oficiados pela Feipol Sudeste o Excelentíssimo Senhor Governador Dr. Geraldo Jose Rodrigues Alckmin Filho, Excelentíssimo Senhor Secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes e Excelentíssimo Senhor Delegado Geral Youssef Abou Chain, sobre a realização da manifestação.

    POLICIAIS CIVIS: COMPARTILHEM ESSA PUBLICAÇÃO PARA TODOS OS SEUS CONTATOS E AMIGOS

  60. Álvares,
    pessoas como você é que mantém a polícia civil paulista neste ostracismo maldito.
    Não se preocupe comigo não, estudar eu sempre estudei; mas pode ter certeza que meu tempo de estudo não é dedicado para a polícia civil de São Paulo não.
    Em todas as provas preambulares para depol que fiz em outros Estados eu passei, é só uma questão de tempo passar nas demais fases.
    Agora, olhe para o seu salário daqui de SP e olhe para o salário de investigador no Paraná (R$ 5.600,00) e do DF (R$ 9.300,00), você acha mesmo que se eu fosse fazer algum concurso de investigador em SP seria para ganhar R$ 600,00 a mais que você? Se enxerga bacana…

  61. JOSE disse:
    12/04/2016 ÀS 13:55
    Vamos uma coisa boa para policia civil, vamos reestruturar as carreiras, fica investigador, delpol, perito e as demais ficam unificadas no cargo de escrivao de polícia.

    Tudo mundo esta preocupado com a policia civil, portanto vamos ajuda-la, vira tudo mundo escrivao.

    colega concordo em gênero, grau e numero! Melhoraria e muito o serviço policial e a imagem da Instituição!
    Vamos ver se alguém abraça essa ideia???

  62. Realmente deputado coronel da pmesp, bando de ladrões que existe em todos os Estados do nosso Pais.

    E por falar em ladrões senhor deputado, já foi esclarecido o desvio dos 10 mihões que houve dentro da sede do comando geral da pmsep?

    Eu não estou acusando ninguém de ladrão, mesmo pq a denúncia vinda de um próprio oficial deve ser apurada para então os acusados receberem o título em questão.

    responde para nós, deputado coronel Olímpio.

  63. Deputado coronel pm Olímpio,

    revela para nos a conclusão das apurações em relação ao desvio dos 10 milhões de reais que, segundo denúncia de um oficial envolvido, ocorreu na sede do comando geral da pmesp.

    revela para nos por favor.

  64. Deputado coronel Olímpio,
    o senhor também deve enfrentar os oficiais da pm paulista que estão envolvidos na denúncia sobre o desvio de 10 milhões de reais, afinal o senhor foi eleito através da pmesp.

  65. Da Agência Senado

    A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (30), proposta de emenda à Constituição (PEC 58/2015) do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que concede adicional de periculosidade para os servidores policiais. A iniciativa recebeu parecer favorável do relator, senador Magno Malta (PR-ES), e segue, agora, para dois turnos de discussão e votação no Plenário do Senado.

    O benefício seria pago aos servidores da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Ferroviária Federal, das Polícias Civis e Militares e dos Corpos de Bombeiro que exercem atividades perigosas, de risco à integridade física e psicológica. Cássio argumenta que, sem o pagamento desse adicional, policiais que enfrentam ameaça à própria vida em seu trabalho continuarão a receber a mesma remuneração que servidores da carreira em funções administrativas.

    Na avaliação do relator, a concessão do adicional de periculosidade aos servidores policiais “é tema de absoluta justiça”.

    “Trata-se de um seleto grupo de servidores que expõe sua vida a risco em prol da segurança pública, fato que enseja a concessão de regime remuneratório específico, condizente com a natureza de suas atribuições”, constata Malta em seu texto.

    O relator também não vê incompatibilidade entre a PEC 58/2015 e a Constituição federal, que proíbe o pagamento de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação às categorias remuneradas por subsídio.

    “Apesar de os policiais serem remunerados por subsídio, o adicional de periculosidade concedido a esses servidores constituirá uma exceção à regra geral, válida em razão de ter sido estabelecida por norma de mesma hierarquia”, sustentou Malta no parecer.

    Emenda
    Emenda de redação apresentada pelo relator ampliou a possibilidade de pagamento desse adicional de periculosidade para todos os servidores integrantes dos órgãos de segurança pública listados pela Constituição federal, sejam eles da esfera civil ou militar. A alteração retirou a expressão “servidores policiais” do texto da PEC 58/2015, o que limitava o alcance do benefício. As informações são da Agência Senado.

  66. Dia 26 de abril está chegando…quero ver quantos irão comparecer à São Paulo. Pelo número de insatisfeitos que eu vejo aqui nesse site a manifestação será um sucesso. Espero que vocês não sejam apenas “leões” do teclado. A hora é agora…depois não adianta ficar criticando os sindicatos…sindicato sozinho não faz manifestação, não faz greve. A força está com a gente, organizem-se…vamos a luta??

  67. BAILONI, REBOUÇAS,HORÁCIO,LUCI E AI NADA DE NADA, O GENTE QUE LUTA PELA CLASSE VIU.
    GENTE VAMOS MANDAR ESSA CORJA A MERDA,BANDO DE PARASITAS INCOMPETENTES.

  68. A Feipol Sudeste embasada no inciso XVI do Art. 5º da CF, estará realizando no dia 26/04/2016, manifestação em frente a Secretaria de Segurança Pública juntamente com seus sindicatos filiados: Sinpol Campinas, Sincopol/Marília, Sinpolsan/Santos, Sinpol Ribeirão Preto, Sinpol Sorocaba, Sinpol Presidente Prudente, Sipocimc/Mogi das Cruzes, Sirejun/Jundiaí, Sinpol Bauru, (1) Pelo não cumprimento da reposição salarial nos exercícios 2014/2015 previstos no art. 37-X da Constituição Federal, (2) Convocação imediata de todos os aprovados no concursos de 2013 e a imediata abertura de concursos para reposição do restante do déficit de Policiais Civis previsto na resolução 105/2013 da SSP.

    Também serão alvo da manifestação as péssimas condições de trabalho que atuamos, bem como o pagamento compatível do nível universitário para Investigadores e Escrivães de Polícia, a aposentadoria especial com paridade e integralidade prevista na LFC nº 144/14, aposentaria na classe independente de pedágio de 5 anos, pagamento salarial compatíveis das carreiras que migraram do nível fundamental para o nível médio, cumprimento imediato do DEJEC previsto na LC. Nº 1.280/16, já regulamentada, pagamento do auxílio alimentação a Polícia Civil igualmente aos valores pago a Polícia Militar.

    Foram oficiados pela Feipol Sudeste o Excelentíssimo Senhor Governador Dr. Geraldo Jose Rodrigues Alckmin Filho, Excelentíssimo Senhor Secretário de Segurança Pública Alexandre de Moraes e Excelentíssimo Senhor Delegado Geral Youssef Abou Chain, sobre a realização da manifestação.

    CARLOS NADER

    As reividicações são para todos para de colocar pilha !!!!!

  69. Projeto de Lei Complementar nº 9 de 2016 dispõe sobre a REVALORIZAÇÃO dos vencimentos do Quadro da Secretaria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

    Em suma, reajusta os vencimentos dos servidores da Assembléia Legislativa do estado em 11,46% retroativo a março de 2016 com entrada em vigor da data de sua publicação.

    JUSTIFICATIVA

    Cumprir mandamento constitucional referente à data base para revisão anual geral da remuneração do funcionalismo.

    29/03/2016

    Presidente Fernando Capez o amigão da Polícia Civil

  70. Transcrevo o teor da carta que a Folha de S.Paulo publicou na data de hoje (15/4), a meu pedido:
    Opinião – Painel do Leitor

    POLÍCIA:

    Se o governo do Estado tivesse ouvido as entidades de classe da Polícia Civil, não estaria passando pelo vexame de ter que aumentar o efetivo das delegacias por ordem judicial (“Alckmin revoga texto usado em ações contra o governo”, “Cotidiano”, 14/4). Há muito tempo estamos chamando a atenção para a absurda defasagem do efetivo, mas de nada adiantou.
    (Trecho suprimido, talvez por falta de espaço: Depois querem eficiência. Como?)

    Jarim Lopes Roseira, presidente da International Police Association – IPA (São Paulo – SP)

  71. Ciclo completo para a Polícia Civil Já….
    Delegados estão desesperados por isso, principalmente no DECAP.
    Policiais civis (fantasiados de pm prendem), delegado ratifica o flagrante e manda pra custódia.

  72. AQUI NO CENTRO DE SP NAO TEM NEM AGUA MUITO MENOS VERBA PARA MATERIAIS BASICOS. TIRARAM UMA FAXINEIRA. NÃO TEM AGUA E NEM CAFE. ESTAMOS FALIDO, MINHA PERGUNTA ::: CADE A VERBA?

    OBS: CAMPINAS ESTA PEGANDO FOGO

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s