Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados aprova porte de arma para advogados 23

Comisso de Segurana aprova porte de arma para advogados

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou porte de arma para advogados, previsto no Projeto de Lei 704/15, do deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC).

O porte de armas é para defesa pessoal, condicionado a requisitos do Estatuto do Desarmamento – comprovação de capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, atestadas na forma disposta em regulamento.

Para o relator do projeto, deputado Alberto Fraga (DEM-DF), os advogados precisam de porte de arma para se defender. “O que se tem noticiado de forma recorrente é que o exercício da advocacia se tornou uma atividade temerária e de risco quanto à segurança e integridade física dos advogados”, afirmou.

Fraga propôs duas emendas para melhorar a redação do projeto e uma emenda que inclui, no Estatuto do Desarmamento, o direito de porte de arma aos advogados que não estejam licenciados. O projeto previa a autorização de porte apenas no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) (Lei 8.906/94).

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta: PL-704/2015

Reportagem – Carol Siqueira

Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara Notícias

  1. Simples, muito simples. Aprova logo o PL3722/12 que essa coisa que um pode e outro não, acaba.

  2. Apenas foi aprovado o projeto; ainda falta passar pela aprovação da câmara e congresso não se iludam; se for assim todo mundo vai querer porte de arma.
    Aqui no Brasil tem coisa mais importante que isto para ser aprovado em definitivo…

  3. deveria ter dito:

    brasileiros e estrangeiros no Brasil precisam de porte de arma para se defender. “O que se tem noticiado de forma recorrente é que o exercício de estar no Brasil se tornou uma atividade temerária e de risco quanto à segurança e integridade física de qualquer pessoa honesta.

  4. Se a Polícia não consegue lhe oferecer segurança 24h, muito menos de qualidade, porquê que o cidadão não pode se defender? Vc chama a Polícia e só depois de muito tempo (raras as vezes q são rápidos, pois não super homens) eles chegam (isso para a PM pq se for civil vem no outro dia o apoio). Se vc não confia no ensino q o Governo dá a seus filhos vc tem a opção de matriculá-lo em uma escola particular não tem? Logo se o Estado não lhe oferece a segurança adequada vc não pode se defender? Tem q rezar para ”algo ou alguém” lhe salvar? Porte deveria ser para todo cidadão que preenchesse os atributos necessários para tal. Arma não mata ninguém o q mata são as pessoas.

  5. Senhores

    Ao bom modo de ver (marxista), o cidadão não pode possuir ou portar arma de fogo, pois pode usa-la também para formar grupos armados contra o Estado. Mas, o delinquente não se incomoda com este controle e adquire armamento privativo das forças armadas, que adentram por nossas fronteiras que é uma verdadeira rede de pesca de imensas malhas.
    Sem levar como paradigma os EUA, com leis diferentes para cada ente federado, mas, na maioria deles, existem lojas, que livremente vendem todo tipo de armamento, basta a pessoa ter com o que pagar, e uma consulta em seus dados e pronto, em poucos dias volta para buscar sua aquisição. Levando em consideração este fato, comparando com a quantidade de homicidios praticados aqui e que a população deles é simplesmente o DOBRO da nossa, a de homicidios lá é infinitamente menor que os ocorridos aqui.
    Qual a diferença?
    PUNIÇÃO EXEMPLAR!!!

    C.A.

  6. C.A.

    la nos EUA o vagabundo pensa mil vezes para invadir uma residencia, pois sabe que o morador pode estar na espera e tacar bala no malfeitor.

    aqui no BRASIL o vagal entra barbariza e senta o dedo no coitado do morador….
    e jamais sera preso,

    e se acharem o matador , existem muitos vagabundos policiais que tomam uma nota dele , e o deixam em liberdade…

    C.A- Infelizmente essa é a diferença daqui para os EUA.

  7. C.A- a triste realidade nossa, é que existem uns Malditos policiais que tomam nota até de MALDITO ESTUPRADOR.

  8. O advogado é o ladrão que rouba o ladrão, agora irão poder cobrar suas dívidas com igualdade.(Vai ter ladrão fazendo B.O. de ameça).

  9. agora os aneis estarão igual aos malas.

    quero ver se de agora em diante tera , mala folgando com o anel, se folgar os aneis vão sentar a pua.
    depois irão a dp alegar legitima defesa.

  10. se tiver testemunha…kikikikiki caso contrario sera mais um mala a visitar o capeta..

  11. os deputados federais deviam votar a revogação da lei do desarmamento ( para os honestos ), porque quem fez esta sacanagem com a população batalhadora do brasil, foi inventada pela quadrilha mais poderosa que o planalto hospedou até hoje.

    agora com a quadrilha petralha desbaratada, a lei do desarmamento tem que ser REVOGADA…

  12. Imagine o sorriso dessa multidão de Advogados financiados pelo PCC no Brasil afora.

  13. kkkkkkkkkkkkkk só faltava essa os ladrões de gravata agora vão andar armado

  14. 17/05/2016
    Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados aprova porte de arma para advogados 13
    por Rcguerra

    PORTE DE ARMA DEVE SER PARA TODOS

    O BRASIL NESTE ASPECTO DEVE IGUALAR – AOS E U A

    QUANTOS CASOS VEMOS DIA APÓS DIA !

    TRABALHADORES – OPERÁRIOS SENDO ASSALTADOS

    QUANTA GENTE SENDO ROUBADA !

    TODO MUNDO DEVE ANDAR COM SEU

    REVÓLVER PARA AGIR EM LEGÍTIMA DEFESA !

    SE USAREM EM CRIMES PASSIONAIS É PRISÃO PERPÉTUA !

  15. SÓ QUE TEM UM PORÉM , QUANDO OS ADVOGADOS NÃO

    TEREM SUAS DEMANDAS ATENDIDAS

    VÃO AMEAÇAREM OS JUÍZES

    O PORTE DE ARMA TEM QUE SER DADO

    PARA PESSOAS EQUILIBRADAS

    SE QUAISQUER MALUCO

    PUDER ANDAR ARMADO

    PRINCIPALMENTE ÀQUELES QUE SURTAM NO TRÂNSITO

    AÍ SERÁ O FIM DA PICADA !

  16. A verdade é uma só….TODOS QUERERM TER UMA CARTEIRA E UM CANO NA CINTA!!!!!
    Basta ver no centro de SP….carteira de bombeiro, pastor evangélico, motorista de ambulância…..e todas com brasão da república!
    QUER CARTEIRA E ARMA NA CINTA? É FÁCIL…..ESTUDA E PASSA NO CONCURSO!

  17. Andar armado só é uma sensação falsa de segurança.
    Ando armado porque sou obrigado.
    Sem arma respondo uma sindicância na corregedoria.
    Armado qualquer coisa que eu faça responderei Processo Administrativo e Criminal.
    Então senhores tirem suas conclusões.

  18. Sherlock Gomes, se você acha que andar armado é uma sensação falsa de segurança, você deveria estar bem longe da polícia!!! Peça exoneração e entregue sua arma já! Policial precisa gostar de arma e de andar armado! E ser confiante nisso!

    Obviamente, andar armado não significa 100% de proteção. Estar armado não basta para sair vivo de uma situação extrema. É preciso andar com atenção, saber usar a arma direito e se alguém realmente muito motivado quiser te matar, não tem jeito, basta passar com um fuzil e pronto.

    Porém, armado você pode evitar muuuuuuitas situações que qualquer outra pessoa desarmado não poderia fazer nada.

    Eu prefiro responder PA VIVO a morrer por bobeira na mão de qualquer pessoa por estar desarmado…

    Armas salvam vidas! Salvam muito mais vidas do que tiram, muitas vezes basta você mostrar que está armado pra pôr fim à confusão.

    Armas na mão das pessoas certas já!

    O grande problema da nossa lei, totalmente voltada pro desarmamento (desrespeitando o resultado do referendo) é que o cidadão precisa da benção de um delegado da PF. Ridículo. O procedimento deveria ser totalmente impessoal. Passou no psicólogo, foi aprovado no teste de manuseio de arma, o registro E porte deveriam ser emitidos automaticamente!

    Quem arruma briga no trânsito com arma ou mostra arma pra intimar o vizinho, por exemplo, é bandido, todo ilegal! Cidadão ordeiro com porte e sua arma devidamente registrada não comete esses atos…

  19. Porém, no passado, a OAB fez uma campanha para o estaburro do desarmamento. Agora faça a OAB uma campanha para o PL3722.

  20. Sou a favor do porte para todos; mas tem que passar por avaliações psicológicas e tecnicas…..imagina o estado conceder o porte para alguém sem condições psicológicas: vai querer resolver tudo na bala. Na atual educação que vivenciamos hoje, muitos motoristas estressados resolveriam na bala. Porte sim, mas com critérios rígidos.

  21. Não exonero da polícia civil porque muitos bandidos conhecem eu e minha família, e pesam que policiais civis são unidos, ou seja, se mexer comigo mexem com a policia civil, este é o receio dos bandidos em mexer com policiais, senão sairia da polícia, hj sou figurinha marcada.
    Sou contra liberação de armas porque é uma falsa sensação de segurança.
    Pode acreditar que o número de vitimas e/ou B.O com armas de fogo vai aumentar.

Os comentários estão desativados.