Secretário da Segurança de SP não joga pra torcida: é contra o ciclo completo da PM e contrário à independência da Polícia Científica 165

Secretário da Segurança de SP é contra demanda da PM para investigar crime

ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO
EDUARDO SCOLESE
EDITOR DE “COTIDIANO”

O novo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, 57, disse, em entrevista à Folha, ser contrário à ideia de dar à Polícia Militar poderes para investigar crimes comuns –papel hoje exclusivo da Polícia Civil e da Federal e que é cobiçado pela PM.

Para Barbosa Filho, os policiais militares devem se concentrar em seu papel “primordial” –patrulhamento de combate à criminalidade.

Danilo Verpa/Folhapress
O novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho
O novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho

“Acho que é legítimo para a PM querer ir buscar [poder para investigar crimes]. Eu tenho uma opinião. Isso pode criar um problema para a PM. Você atribui uma responsabilidade mais ampla e prejudica a atividade dela primordial. Que é o patrulhamento, repressão”, disse o secretário.

Procurador de Justiça licenciado do Ministério Público estadual, Barbosa Filho assumiu o cargo em substituição a Alexandre de Moraes, que virou ministro da Justiça do governo Michel Temer.

A discussão do chamado “ciclo completo” prevê que a PM possa acumular a função de investigar crimes e que a Polícia Civil possa fazer patrulhas e prevenção. Todas poderiam assumir uma ocorrência desde o início e levá-la até o Ministério Público.

O assunto é discutido no Congresso pela PEC 431 e tratado como prioridade pelas corporações –além de ser um dos principais motivos de embate entre elas no país.

ciclo1

Proposta de Emenda à Constituição 431
> Tramita no Congresso
> Pretende dar à PM poderes semelhantes aos das polícias Civil e Federal, como investigar e levar casos à Justiça
> A Polícia Civil poderia, por sua vez, fazer patrulhas

ANIMOSIDADE

Para delegados e integrantes de entidades ligadas à defesa de direitos humanos, a aprovação dessa proposta tornaria impossível a unificação e desmilitarização -medida apontada por uma parcela dos especialistas como medida necessária para conter a crise da segurança.

A animosidade na discussão desse tema foi exposta em outubro do ano passado na Assembleia Legislativa de São Paulo, que acabou tomada por integrantes das duas polícias durante audiência pública realizada por deputados federais envolvidos na discussão do assunto.

Policiais civis e militares, que geralmente convivem juntos no dia a dia, trocaram insultos na Assembleia. O auditório onde ocorriam os debates chegou a ser dividido ao meio com uma fita vermelha –separando policiais fardados de um lado e, do outro, policiais civis.

Numa ação contra a proposta do “ciclo completo”, a Associação dos Delegados de São Paulo (principal organização da categoria) lançou uma campanha, ao lado da PF, sobre a desmilitarização e unificação das polícias.

PERÍCIA

O novo chefe da Segurança Pública da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) também se mostrou contrário à independência da Polícia Científica. Barbosa Filho disse considerar inviável uma academia e uma corregedoria exclusivas para peritos e médicos legistas –como querem integrantes da Polícia Científica.

Atualmente, embora São Paulo afirme ter três polícias, a Científica continua ligada à Polícia Civil. Peritos dizem que sofrem represália de delegados corregedores quando são investigados.

Leia a íntegra da entrevista com o novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho.

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.

ciclo2

  1. O reajuste de 7% está garantido para junho, junho de 2017.
    Fonte quentíssima.

  2. A PM não dá conta sequer da obrigação institucional que lhe é atinente.
    Vamos se olhar no espelho, com humildade, meu povo.

  3. Sr. Secretário serei breve :

    Olhe pelos policiais que fazem a Audiência de Custódia.
    É desumano. Utilizam policiais que saem de um plantão de 12 horas ou pegam policiais na suas escassas folgas, e traçam um trajeto desumano. Vc retira preso num Dp, leva pra outro distante e de lá ruma pro Fórum. Tudo isso no horário compreendido das 07:30 as 08:30…..HORÁRIO DE PICO!!! Tudo parado obrigando sempre abrir sirenes, ocasionando quase que na maioria das vezes colisões de veículos. É um filme de terror.
    Todos os policiais civis estão revoltados, e isso desencadeia num péssimo atendimento a população no Decap, o chamado cartão de visita da PC.

    Alguém reveja o modo que estão sendo feitas as Custodias.

    Nem citei menor, procurado, pensão alimentícia, mulher, iml. ….É o Inferno! Tudo nas costas de miseráveis policiais plantonistas.

    Rogai por nós.

  4. SPC/SERASA disse:
    24/05/2016 ÀS 17:20
    O governador vai conceder 7% de reajuste, e deve ser anunciado na segunda quinzena de junho.

    KKKKKKK

    É !! ATE QUE PODE SER . MAS ACREDITO QUE EM JUNHO DE 2020.

  5. EU PERGUNTO !!!!

    QUANDO É QUE O LULADRÃO IRA PARA A CADEIA ????????????????????ESCOLTADO PELO JAPONES DA FEDERAL.

  6. A POLÍCIA CIVIL ESTÁ DESUMANA PRINCIPALMENTE NO INTERIOR.

    Rogo ao Secretário disse:
    24/05/2016 ÀS 18:14
    Sr. Secretário serei breve :

    Olhe pelos policiais que fazem a Audiência de Custódia.
    É desumano. Utilizam policiais que saem de um plantão de 12 horas ou pegam policiais na suas escassas folgas, e traçam um trajeto desumano. Vc retira preso num Dp, leva pra outro distante e de lá ruma pro Fórum. Tudo isso no horário compreendido das 07:30 as 08:30…..HORÁRIO DE PICO!!! Tudo parado obrigando sempre abrir sirenes, ocasionando quase que na maioria das vezes colisões de veículos. É um filme de terror.
    Todos os policiais civis estão revoltados, e isso desencadeia num péssimo atendimento a população no Decap, o chamado cartão de visita da PC.

    Alguém reveja o modo que estão sendo feitas as Custodias.

    Nem citei menor, procurado, pensão alimentícia, mulher, iml. ….É o Inferno! Tudo nas costas de miseráveis policiais plantonistas.

    Rogai por nós.

  7. E sério essa história de 7%? Não brinquem estamos todos em dificuldade diante dois anos sem reajuste.

  8. Nosa policia civil esta no fun do do poco, MAS o que esperar de uma policia EM que ate o delegado geral Caiu na lava jato

  9. Fora pt, fora dg, fora todos.

  10. 7% de aumento pros pés rapados da PC? É muito secretario KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    salario vai de 2.800 pra 2.996 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    logico que nao to contando as recolhas ne? os bingos, desmanches, jogo do bicho, os puteiros, os ching ling da efigenia e da 25 de março. é pessoal, o maximo que voces podem chegar é aplaudir a gloriosa (Polícia Federal) soltar nota de apoio a PF e continuar a pagar um pau pra operação lava jato. NUNCA SERÃO, JAMAIS SERÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Nosso colega aí de cima tem a mais absoluta razão. A CORRUPÇÃO acabou com as policias de SP

  11. Pericia autônoma… Boa sorte na futura carreira, vc está no caminho certo. Vc mesmo confirmou o q são os Diretores da SPTC… Com certeza não dariam o que é de direito do servidor. Esses são os Peritos da SPTC. Querem ser autoridades ”fictícias”, não querem dar o q é direito adquirido do servidor, cabide de emprego e nepotismo e ainda querem separar mas também almejando o financeiro. Resumindo querem ser autoridades no grito (piada e inconstitucional), querem orçamento, querem peões (não apenas para o trabalho em si mas tb mas para todo o resto), querem arma e distintivo (mesmo não querendo ser Policia)-(obs pelo q vi não é o seu caso) e querem agir como se a Instituição fosse vossas casas e não uma Instituição de caráter TOTALMENTE policial e criminal (Médico quer fazer do IML um hospital e Perito quer fazer dos IC’s e principalmente da SPTC um antro de Nepotismo a favorecimento do alto clero).
    Viu Pericia autônoma, os únicos q saem ganhando por lá são os Peritos e Legistas, servidores de carreira meio (igual a mim) têm que engolir os desmandos e mandos (por muitas vezes ilegais) dos senhores Peritos e Legistas.
    Se Perito e Legista já fazem isso sem ter o rabo solto imagina se o fosse.
    Em suma SEPARAÇÃO SÓ É BOM PARA PERITO E LEGISTA, e os mesmos não querem saber a opinião do Restopol, que apenas tem q ficar calado e acatar.
    Quando da minha permuta para a Civil tive de escutar da Rainha Perus que eu era um traidor pq eu era Policial Cientifico e Civil. Veja bem o q tive de escutar da SUPERINTENDENTE!!! Este é o tipo de pessoas que estão na Diretoria da SPTC. Sei que não são todos por lá assim, mas se eu chutar uns 80% ainda é pouco.
    Nunca me incomodei em fazer o trabalho pertinente a minha carreira, o q sempre me incomodou é ter q trabalhar para esse tipo de gente: Pessoas de ego inflamado que se acha Autoridade (basta ver q antigamente para ser Perito bastava o segundo grau, agora querem ser autoridades), folgados (querem q vc os leve para casa e ainda peguem seus filhos na escola), não reconhece o bom serviço prestado (não reconhecem porra nenhuma por lá, pelo menos na Civil quando vc prende alguém ou faz uma investigação importante, vc pelo menos recebe o parabéns, na cientifica vc recebe o vc ainda tá aqui!!??), cambada de frustrados (O principal são os Oficias Administrativos o racinha do c…E Médicos e Peritos que não fazem parte do alto clero que se fodem e como se fodem acabam por foder quem tá do seu lado) . Alcoólatras, drogados e muitos malucos (13 mesmo).
    Para vc, que quer ser Perito, tudo é bom enquanto for do alto clero, quando não o for vai trabalhar que nem um camelo e descontará sua raiva (pode não ser o SEU caso mas da grande maioria absoluta é) no coitado do Fotógrafo o fazendo dirigir o dia inteiro sendo que no Edital de Perito pede que o mesmo tenha CNH B, mas na prática quer se valer da carreira achando q o fotografo tem mais é que dirigir para ele mesmo, terá de puxar plantão de cabo a rabo e muitas vezes passar do horário (igual a qq Policial de verdade mesmo). Esse será seu destino se não for do Clero.
    Me deixa tranquilo saber q vc realmente confirmou o q os Peritos fazem por lá e quais suas ambições de certa maneira.
    Pericia autônoma se vc entrar com a cabeça de dar aos servidores o q são de seu Direito e de olhar a Instituição como ela realmente é (POLICIAL e não apenas PERICIAL) seja muito mais do que bem vindo e precisamos de mais gente que nem vc, porém se o Sr. acreditar que Perito deve ser autoridade e concordar com seus mandos e desmandos (ferindo o direitos dos servidores e querendo se valer de da carreira) sinto muito mas o Sr será apenas mais um q não é bem visto por ninguém (o q aparentemente não parece ser do seu feitio, uma vez q, aparentemente, foi honesto em suas respostas).

    Desculpe pela extensão do texto e português sofrível, mas nutro dentro de mim um ódio terrível contra essas carreiras, mas não contra todos, afinal deixei bons amigos destas carreiras que pensavam igualmente a mim. Boa sorte e por favor não seja igual a esse monte de merda que citei q estão enraizados por lá ainda vagabundeando e ferrando com muitos dos colegas. Grande abraço e sucesso em sua futura carreira.

  12. Anônimo em fúria falou tudo parceiro, isso aí com ladrão são uns gatinhos, com os carreiras meio são leões, bando de braço curto !

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s