Secretário da Segurança de SP não joga pra torcida: é contra o ciclo completo da PM e contrário à independência da Polícia Científica 165

Secretário da Segurança de SP é contra demanda da PM para investigar crime

ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO
EDUARDO SCOLESE
EDITOR DE “COTIDIANO”

O novo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, 57, disse, em entrevista à Folha, ser contrário à ideia de dar à Polícia Militar poderes para investigar crimes comuns –papel hoje exclusivo da Polícia Civil e da Federal e que é cobiçado pela PM.

Para Barbosa Filho, os policiais militares devem se concentrar em seu papel “primordial” –patrulhamento de combate à criminalidade.

Danilo Verpa/Folhapress
O novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho
O novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho

“Acho que é legítimo para a PM querer ir buscar [poder para investigar crimes]. Eu tenho uma opinião. Isso pode criar um problema para a PM. Você atribui uma responsabilidade mais ampla e prejudica a atividade dela primordial. Que é o patrulhamento, repressão”, disse o secretário.

Procurador de Justiça licenciado do Ministério Público estadual, Barbosa Filho assumiu o cargo em substituição a Alexandre de Moraes, que virou ministro da Justiça do governo Michel Temer.

A discussão do chamado “ciclo completo” prevê que a PM possa acumular a função de investigar crimes e que a Polícia Civil possa fazer patrulhas e prevenção. Todas poderiam assumir uma ocorrência desde o início e levá-la até o Ministério Público.

O assunto é discutido no Congresso pela PEC 431 e tratado como prioridade pelas corporações –além de ser um dos principais motivos de embate entre elas no país.

ciclo1

Proposta de Emenda à Constituição 431
> Tramita no Congresso
> Pretende dar à PM poderes semelhantes aos das polícias Civil e Federal, como investigar e levar casos à Justiça
> A Polícia Civil poderia, por sua vez, fazer patrulhas

ANIMOSIDADE

Para delegados e integrantes de entidades ligadas à defesa de direitos humanos, a aprovação dessa proposta tornaria impossível a unificação e desmilitarização -medida apontada por uma parcela dos especialistas como medida necessária para conter a crise da segurança.

A animosidade na discussão desse tema foi exposta em outubro do ano passado na Assembleia Legislativa de São Paulo, que acabou tomada por integrantes das duas polícias durante audiência pública realizada por deputados federais envolvidos na discussão do assunto.

Policiais civis e militares, que geralmente convivem juntos no dia a dia, trocaram insultos na Assembleia. O auditório onde ocorriam os debates chegou a ser dividido ao meio com uma fita vermelha –separando policiais fardados de um lado e, do outro, policiais civis.

Numa ação contra a proposta do “ciclo completo”, a Associação dos Delegados de São Paulo (principal organização da categoria) lançou uma campanha, ao lado da PF, sobre a desmilitarização e unificação das polícias.

PERÍCIA

O novo chefe da Segurança Pública da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) também se mostrou contrário à independência da Polícia Científica. Barbosa Filho disse considerar inviável uma academia e uma corregedoria exclusivas para peritos e médicos legistas –como querem integrantes da Polícia Científica.

Atualmente, embora São Paulo afirme ter três polícias, a Científica continua ligada à Polícia Civil. Peritos dizem que sofrem represália de delegados corregedores quando são investigados.

Leia a íntegra da entrevista com o novo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho.

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.

ciclo2

  1. Perfeito! Isonomia substancial, incompreensível para muitos, mas necessário para a lídima justiça administrativa. Salve, ssp.

  2. Ainda bem que quem realmente discute isso, são os políticos q votamos…não almofadinha puxa saco e cupincha

  3. Começou bem. 3 polícias no estado, chegou desprestigiando 2, ótimo começo…

  4. Enquanto nos policiais não se unirmos e lutarmos para ter uma estrutura igual a polícia federal e lutar por piso nacional e o principal como já disse, NOS UNIRMOSSSSSS ESTAMOS SE DETERIORANDO ATÉ ESSE BLOG TINHA QUE SER REFORMULADO, delegados estão perdendo moral e força , or restopol cada dia mais correndo com o crime, e nós mesmos se matando com palavras e ofensas e isso tudo vaza para a
    Marginalidade que está nos lendo e rindo

  5. O Circo Completo jamais passará ou melhor só passará quando o Jacaré aprender a escrever! disse:

    Guerra, já compôs melhores chamadas. “Jogar para a torcida” era coisa do Almanaque Sadol! Hehehehe

  6. Ciclo completo pra que? Só implantar a escala 12 por 36 na civil e colocar os policiais civis para trabalhar que os resultados irão aparecer.

  7. Li toda a reportagem da Folha e tenho minha opinião:

    O SSP começou bem e quer mostrar que está ao lado dos policiais.
    Falou que policial tem que ter sangue frio MAS não tem que aguentar BADERNEIROS.

    Não é a favor do ciclo completo, correto:
    Da forma que a nossa polícia é hoje não tem como existir o ciclo completou, tem que desmilitarizar e depois criar um ciclo completou. Se criar o ciclo completou agora vamos ter 2 Polícias fazendo a mesma coisa. ( Minha opinião ).

    Boa sorte ao SSP.

  8. Se o novo SSP concorda que a Polícia Cívil é uma Polícia Investigativa, assim como a Polícia Federal, porque ele não faz a Reestruturação dos cargos igual a da Polícia Federal, ou, pelo menos semelhante estrutura.
    Os extintos Careceiros Policiais querem a regularização do cargo, conforme Lei de cargos vagos da administração pública, que diz sobre o reenquadramento em outro cargo de igual escolaridade da mesma secretária.
    Já tem Investigadores no interior de SP trabalhando em cadeias públicas.
    Eu acho que os integrantes do cargo de Investigador deveriam se preocupar com isso porque no futuro breve não terá mais carcereiro quem vai segurar a cadeia será o Investigador ou o agente policial?
    A Polícia Cívil vai voltar a ser presídio, Delegados voltaram a ser Diretor de cadeia e investigadores carcereiros e agentes policiais muralha… escolta de preso em hospitais….
    Então devemos lutar por um Polícia Investigativa.

  9. Não faz sentido duas instituições fazendo a mesma coisa. Ou unifica ou continua como está.

  10. Enquanto isso na acadepol…
    A ordem de posse não vale no Olímpio, Deltas tomaram posse após todas as carreiras (restopol) e ja receberam o seu salários atrasados enquanto os demais ainda aguardam a boa vontade da fazenda e DAP.

  11. Virei fã desse secretário, arma da Civil, funcional da Civil, colete da Civil, academia da Civil, Lei da Civil, presídio da Civil e não querem ser Policiais Civis ??? Bota ordem aí Dr Magino !

  12. Grande bosta isso interessa aos majuras que têm medo de perder a boquinha. Restopolítica quer salário. Cadê o reajuste constitucional atrasado há 3 anos secretário? ??

  13. Enquanto isso, mais um colega é assassinado dentro da própria residencia. O fato ocorreu hoje, em Santana, onde o colega da Delpol de Tabõao, Eduardo Rala ( foi chefe da SIG Centro), teve a residencia invadida por tres bandidos, chegou a alvejar um, o qual faleceu no local, mas acabou sendo atingido pelos outros ladrões. Aí voce abre diversos noticiários e ve que nenhum publicou algo à respeito, bom, a vítima é policial né???? Meus sentimentos aos familiares.

  14. Para não fugir do post, a atitude do Secretário está correta!!! A PM, com todo respeito que tenho pela instituição ( tenho muitos amigos lá) mal consegue executar sua função afim, ou seja, patrulhamento ostensivo, por que quer investigar??? Creio que se executasse melhor sua função, não haveria tantos roubos e latrocínios, e já adianto para quem criticar e dizer que não fazemos nossa função corretamente, eu digo que nós não queremos executar a vossa, cada um na Polícia que escolheu!!!

  15. AOS PARENTES DO COLEGA JOSÉ EDUARDO RALLA, EXEMPLO DE INVESTIGADOR DE POLÍCIA, COM QUEM TIVE O IMENSO PRAZER DE TRABALHAR, MEUS PÊSAMES, E QUE O GRANDE DIVINO SENHOR O RECEBAJUNTAMENTE COM OS ANJOS.

  16. To com o secretario. A PM ja faz um monte de merda sem investigar crime. Imagine se começar a investigar. Vao fazer como fazem no dia a dia. Vão plantar armas frias e drogas nas mãos de quem eles quiserem, modificar e atrapalhar cenas de crimes etc. A PM tem que ficar quieta no canto dela e entender que eles são apenas os cachorros do estado. Os unicos milico que tem que ter poderes de investigação são as forças armadas. Parabens secretario

  17. Meu vizinho é bombeiro la em são paulo. Ele disse que o maior sonho da vida dele é a separação da PM. São Paulo é o unico lugar do Brasil onde o bombeiro é PM. Em todos os outros estados os bombeiros fazem parte da DEFESA CIVIL.

    Alias os bombeiros de Brasília (DF) pelo 8º ano consecutivo foram eleitos os melhores bombeiros do país e não fazem parte da PM. Esse bombeiro que eu conheço fala que a cupula da PM jamais vai querer se separar dos bombeiros por 1 unico motivo.

    O corpo de bombeiros é a unica corporação que leva a PM paulista a conquistar premios e condecorações, sem contar que a sociedade confia no bombeiro e não confia na PM.

    Ja vi varios bombeiros de São Paulo reclamando e insatisfeitos com a corporação e sonhando em um dia o bombeiro se desvincular completamente da PM. Eles não querem que as viaturas venha o logotipo da PM. Querem que venha o logotipo da defesa civil.

    No Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso, Porto Alegre, Minas Gerais em toso o país o corpo de bombeiros é da defesa civil. Só naquela merda de SP que bombeiro é PM. Quem teve berço tem vergonha de ser PM. Isso é fato! PM é muito ralé, um bando de ignorantes sem estudos que não deram nada na vida e entraram pra policia pra fazer merda. Por isso batem em professor, batem em estudante, chutam animais, é tudo ignorante. Tem mais é que ser foder essa PM imunda cheia de lixo.

    http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/08/cabo-da-pm-e-afastado-apos-chutar-gato-em-operacao-em-sao-sebastiao.html

    http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,cabo-da-pm-flagrado-dando-chute-em-gato-e-afastado,1742073

    http://vejasp.abril.com.br/materia/cabo-policia-militar-afastado-apos-chutar-gato

    http://www.opresente.com.br/geral/2015/08/cabo-da-pm-e-afastado-apos-chutar-gato-em-operacao/1446030/

    http://www.nordeste1.com/cabo-da-pm-e-afastado-apos-chutar-gato/

    http://direitosdosanimais.org/website/noticia/show.asp?pgpCode=834A3487-26EE-79D6-B5C3-A36495B6ABAD

    https://wwwportallitoralnorte.wordpress.com/2015/08/08/policial-que-chutou-gato-e-afastado-e-pode-ser-exonerado-diz-pm/

    http://f5.folha.uol.com.br/bichos/2015/08/1667208-gatices-cabo-da-pm-e-afastado-apos-chutar-gato-durante-acao-de-reintegracao-de-posse.shtml

    http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2015/01/cachorro-tenta-salvar-o-dono-da-prisao-e-leva-chute-de-pm-video.html

    http://noticias.r7.com/sao-paulo/policial-militar-chuta-cachorro-durante-abordagem-no-litoral-de-sp-assista-08012015

    http://noticias.r7.com/sp-no-ar/videos/policial-chuta-cachorro-durante-abordagem-no-centro-de-praia-grande-sp-26102015

  18. De imediato os meus parabéns ao novo secretário que já se mostrou bem diferente do ex Pinto.

    Senhor secretário, imagine se der esse direito para essa pm como seria investigado o caso abaixo, se é que foi!

  19. Saem do armário senhores, a sociedade aguarda transparência nas apurações.

  20. SHERLOCK GOMES não se preocupe com os investigadores. Afinal, eles não dão a mínima para os carcereiros.

    Cada um com os seus problemas.

  21. PC falida e desmoralizada e a PM que na boa, muito gasto para os cofres públicos com pouco retorno…e ainda brigam entres eles??!!
    Tamo lascado…

  22. o certo é isso mesmo. crime ocorreu?????? chama a PC. vão é tabalhar muuuuuuuuito!

  23. A solução está na contratação de mais homens e mulheres para composição do efetivo da policia civil.
    Concurso de oficiais administrativos para o atendimento nos plantões, orientados por Delpols plantonistas.
    Passar todo os serviços burocráticos para os escriturários ou oficiais administrativos, nada de policiais em portarias, secretárias, expedientes, etc. – Lugar de policiais é em cartórios tocando os IPs e Investigadores na rua.
    Acabar dia sim dia não ! Deu ocorrência, equipe para o local, assim a Pm continua o patrulhamento !
    IC, IML, com postos baseados, com estruturas em cada Delsecpol, atendendo ocorrência da àrea.
    O policial civil que não quer trabalhar, só aproveita dos colegas e não honrar a Instituição deve ir embora !!!
    Delpol que não respeita os agentes e não quer trabalhar pode ir também !!!

  24. 22/05/2016 11h54 – Atualizado em 22/05/2016 12h37
    Policial civil de São José é preso tentando furtar banco em São Paulo
    Ele foi encontrado dentro de uma agência bancária em Santo Amaro.
    Na delegacia ele afirmou que parou no local para usar o banheiro.

    Mais uma vez a PM prendendo os charlies kkkkk

  25. Perícia autônoma garante orçamento/estrutura e elimina ingerências por parte de terceiros disse:

    Meus caros. Vocês não sabem o quão caro são equipamentos e reagentes para laboratório. Estes materiais de consumo não Antes da SPTC existir, a PC não realizava investimentos decentes para a perícia, e o IC e IML não dispunham do que dispoem hoje. Sei que há corrupção em qualquer orgão do mundo e interesses velados de terceiros na autonomia da perícia, mas isso não justifica os senhores defenderem o retorno desta à PC. Certa vez eu defendial também, mas percebo que a PC Brasil a fora não investe na perícia como deveria e na maioria dos Estados ela está sucateada e ainda sofre pressões para resultados mesmo sem estrutura decente. Defendo a autonomia da perícia, sua instituição como orgão de segurança pública, como diz a PEC 325/09, aprovada na CCJ.

    Não entendo por que delegados, formados em Direito, querem controlar um órgão técnico-científico policial, se eles não possuem tal formação…

  26. Perícia autônoma garante orçamento/estrutura e elimina ingerências por parte de terceiros disse:

    Corrigindo:

    …estes materiais de consumo não são reutilizáveis, precisam ser comprados a todo momento. Solventes e gases de alta pureza (Merck, J.T Baker, etc) para cromatógrafos são caríssimos. Reagentes para exames de DNA então nem se fala! Se forem da Sigma Aldrich então….

  27. Sou a favor de novas nomeações que passaram no concurso, mas antes acho que deveriam valorizar quem ja está na ativa !

    Cadê o Reajuste Salarial ???

    Cadê a valorização do N.U e N.M ??

    Cadê o auxílio alimentação ???

  28. Nao sei o que temer ja fazemos o circo completo com essas operacoes cata noia e dvd pirata para nrs de estatisticas e rodando atras de flagrante enquanto nao existe investigacao. Queria saber qts bos esclarecidos qtas prisoes preventivas e temporarias pedidas e cumpridas.

  29. CAROS POLICIAIS, SE NINGUÉM ESTÁ BRIGANDO PARA MUDAR A REALIDADE, NEM OS SINDICATOS ESTÃO MOVENDO UMA PALHA PARA PARA TER DIREITOS GARANTIDOS POR LEI COMO É O CASO DA APOSENTADORIA INTEGRAL AOS 30 ANOS (LEI FEDERAL). ESQUEÇAM QUAISQUER OUTROS BENEFÍCIOS OU RECONHECIMENTOS. NINGUÉM CONSEGUE MUDAR SEU DESTINO PERMANECENDO A VIDA TODA NO MESMO CAMINHO. ISSO É LOUCURA. É IDIOTICE!!!!! TÁ TODO MUNDO ESPERANDO EM BERÇO EXPLÊNDIDO ALGO QUE NUNCA VAI ACONTECER!!!!!!!

  30. investigação e multidisciplinar, que a soma de todos leva a elucidacao, agora a sptc perdeu o bonde da historia.

  31. quanto a orçamento as viaturas da sptc estao sem combustivel e adivinhem quem esta colaborando, para que o trabalho nao pare.

  32. O único problema é conferir à civil um efetivo semelhante à PM para que as atribuições entre ambas possam ser desempenhadas satisfatoriamente.

    Porém o mais relevante seria uma unificação das polícias e das carreiras estaduais com um estatuto disciplinar altamente rígido porém desmilitarizada. O MP teria que desempenhar também o seu papel constitucional de controle externo que até hoje nunca desempenhou.

    Finalmente, acabar com a função judicialiforme dos delegados.

  33. Parece ser um homem sensato o novo secretário.

    Por mim:

    Desmilitarizar e Unificar
    Criar também polícias municipais (seriam três: a PF, as Polícias Estaduais e as Polícias Municipais).
    Carreira Única (mais eficiência e distribuição do peso do piano, e não estou falando em extinção dos delegados, apenas digo que deveria ser um posto dentro da carreira policial, conquistado após acumular conhecimento técnico e experiência no serviço policial e se puder ser um cago eleito diretamente pela população, melhor)
    Segurança Jurídica (a Via Rápida aumentou exponencialmente a corrupção na Polícia)
    Salários compatíveis (ter dois empregos ou mais não ajuda)
    Aposentadoria com paridade e integralidade sem precisar ir ao Judiciário

  34. ,,,

    Ao JOSÉ EDUARDO RALLA, minha oração para que os anjos o levem em paz em sua nova jornada!

    E para sua família, meus sinceros pêsames e espero que a Justiça seja feita!

  35. Opa. Segurança pública.
    Às vezes, perceber o óbvio é uma dificuldade imensa.
    Pela pasta, aqui em São Paulo, já passou de tudo.
    Desde um lambedor de coturnos, de triste memória, até os mais alheados tecnocratas.
    Por isso, vejo com olhos muitíssimo esperançosos a chegada do atual secretário, dr. Mágino.
    Alguns decerto dirão que o celebro por ele ser filho de um delegado de polícia.
    Ora, esse é um dado que, conquanto não determinante, sim, agrada-me.
    Mas notem. Ele, do mesmo modo, é egresso do ministério público. Nessa qualidade, poderia, a exemplo de tantos, estar contaminado pela doxa burralda e alheada que permeia as instituições ministeriais brasis afora.
    De qualquer modo, tudo isso cai para um plano terciário, quando se lê, detidamente, a recente entrevista ofertada pelo neófito secretário ao jornal Folha de São Paulo.
    Dela, depreende-se que o Dr. Mágino não assumiu a pasta para se prodigalizar em acenos para essa ou aquela categorias. Tanto melhor que ele o tenha feito fora de um projeto político.
    Isso lhe confere, de saída, a liberdade para ser genuíno e refutar algumas enormidades que teimam em grassar por aí.
    Convenham. Um secretário que, sem tergiversar, e de pronto, refuta a ambição dos milicianos de investigar, denota total desapego pelo cargo e um compromisso com sua percepção muito própria das coisas.
    Ou alguém ignora o apelo enorme dos oficiais? Ou alguém ignora o lobby robusto de uma expressiva maioria dos promotores que encampam essa excrescência?
    Eu sei, a coisa vista assim por pessoas minimamente sensatas, de pronto se revela uma incongruência – afinal, basta indagar como uma instituição que mal se desincumbe de suas funções precípuas, quer ainda enfeixar outras?
    Ou alguém dirá que o patrulhamento ostensivo é levado a bom termo por aqui?
    Passando ao largo da realidade mais apreensível, essas ambições impraticáveis, conquanto o sejam, estão muito em voga.
    Não bastasse esse aspecto, ele ainda, com igual propriedade, posicionou-se acerca da questão afeta às policiais científicas. “Grosso modo”, quem não tem competência e /ou estrutura, que não se estabeleça. (Tem graça. Usam da nossa estrutura, submetem-se à nossa casa censora, treinam na nossa academia, etc, mas se jactam de independentes. Para quê?, pergunto eu. Se eu, na qualidade de delegado, requisitar uma perícia pertinente, segundo o meu juízo e o que se revela para o caso, o perito e o médico tem de acatar e…ponto. Do mesmo modo, se o promotor e o juiz requisitaram de mim tal ou qual diligência, eu tenho, em sendo pertinente, de cumpri-la. Agora os médicos e peritos querem uma polícia para chamar de sua, com qual desiderato? Vaidade, claro.)
    A tudo isso, somam-se questões menos, como direi?, estruturantes mas, sem embargo, até mais importantes.
    Foi um alento ler suas respostas a esses “progressismos” todos, tão vocalizados por jornais ideologicamente farsescos com a Folha.
    Umas repostas muito peremptórias.
    Redução da maioridade: Sim, a favor. Aos 16 anos, para qualquer crime.
    Descriminalização das drogas: Contra. Sem titubeios.
    E por aí foi.
    Muito bom.
    Encerro dizendo: sou muito mais um promotor com a cabeça no lugar, do que um delegado afinado com a logorréia dos progressistas de turno.

  36. Não podemos generalizar, mas para alguns peritos evitarem qualquer tipo de perseguição de delegados, basta que trabalhem o mínimo na Polícia Científica de onde recebem salários pagos pelos cidadãos deste Estado ao invés de transformarem a polícia num “bico” e se preocuparem com assessorias em seus escritórios e empresas na iniciativa privada. É inaceitável um perito deixar de subscrever mais de 2000 laudos, comprometendo centenas de investigações criminais com essa vagabundice.

  37. Tem uma planilha em formato digital, elaborada no setor de inteligência do DHPP, por ocasião daquela enxurrada de cadáveres que desaguou nos IML’s da Capital e Grande SP, que ficou conhecida como os “Mortos de maio”, dando conta de mais de uma centena de homicídios de autoria desconhecida que não resultaram de confronto entre as forças de segurança do Estado e o PCC a qual poderia explicar sem muito esforço o que é o ” Ciclo Completo tão desejado pela PM”.
    Entende aqueles históricos tipo …..” acionados por indivíduo inidentificado…..,encontramos no local a vítima com diversos disparos de arma de fogo. Socorrida para o PS………, logo após a entrada veio a óbito”

  38. Sou a favor de novas nomeações que passaram no concurso, mas antes acho que deveriam valorizar quem ja está na ativa !

    Cadê o Reajuste Salarial ???

    Cadê a valorização do N.U e N.M ??

    Cadê o auxílio alimentação ?????

  39. SR.(exescravão” ! ME DESCULPE, MAIS PARA O SEU PRIMEIRO COMENTÁRIO LOGO ACIMA, NOTA ZERO, PARA O SEGUNDO NOTA MIL. ACONTECE QUE É DO CONHECIMENTO DE TODOS OS POLICIAIS CIVIS E MILITARES QUE ESSE ATUAL SSP, S.M.J., ERA VICE DO “KOJAK” QUE GRAÇAS A DEUS JÁ JAZIU. SABE O QUE O ATUAL E O EX, CONSEGUIU EM TERMOS DE REPARAÇÃO SALARIAL PARA OS POLICIAIS CIVIS E MILIARES EM APROXIMADAMENTE DOIS ANOS TE UM ANO E MEIO !, RESPONDO : TÃO SOMENTE 0,0% . AGORA COM RELAÇÃO AO SEU SEGUNDO E BEM EXPOSTO COMENTÁRIO EU TIRO O CHAPÉU, POIS COMO JÁ COMENTEI CONHECI E TRABALHEI COM O INVESTIGADOR RALLA, O QUAL TRATAVA-SE DE UMA PESSOA AMIGA, UNIDA COM OS COLEGAS E ACIMA DE TUDO CUMPRIDORA COM SUAS OBRIGAÇÕES ATINENTES AO CARGO. UM ABRAÇO..

  40. Nós torcemos para que ambas as instituições possam cumprir seu papel a contento, que tenham condições e mão de obra para o respectivo trabalho, além de ganharem condizente com a arriscada função, tendo tambem os demais benefícios pagos decentemente. E que a Justiça reconheça esse trabalho e mude as brechas existentes onde a bandidagem logo volta às ruas, sabedores da impunidade que lhes é conferida, e que a mão dela pese forte contra aqueles que atentam contra os agentes do estado!!!!

  41. Senhores

    Se levadas a contento, a declaração do novo Secretário é a ideal para ambas Policias Estaduais, que ao meu ver, se caso cuidassem com esmero e dedicação o seu míster constitucional, já seria de grande valia!
    Nesta pasta, é corriqueiro a exorbitação das vaidades pessoais, acima dos interesses da nossa sociedade, digo isso e vale para as duas Instituições Policiais.
    Alias, é peculiar ao povo de nossa nação, atropelar e esmagar os códigos de leis, desde que isto sirva ao seu objetivo tão almejado, portanto, não há de que se reclamar, pois não se fez o principal que é “exemplo”.
    Aqui vota-se em qualquer coisa, até no “Macaco Simão”(os mais antigos lembram-se disso), e após o pleito, esquecem-se do pródigo feito e passam a criticar a situação do Pais. A falta de respeito e urbanidade com quem não pensa da mesma forma é flagrante, mas, quando recebem o mesmo tratamento alardeiam as ofensas recebidas.
    Só lembrando que Juiz Natural, ou Desembargados, ou mesmo Ministro, não criam leis, interpretam-nas,portanto, os Legisladores eleitos por um povo “pseudo-honesto” é que deveriam alterar a situação calamitosa!
    Vale lembrar que se cada um dos funcionários Públicos, estatutarios ou com mandato eletivo, cuidasse do bem público como se seu fosse, sobraria recurso para muitos feitos.

    é o que penso

    C.A.

  42. Desculpem a falha momentânea de memoria, o nome correto é “Macaco Tião”

  43. Perícia autônoma garante orçamento/estrutura e elimina ingerências por parte de terceiros disse:

    “Para quê?, pergunto eu. Se eu, na qualidade de delegado, requisitar uma perícia pertinente, segundo o meu juízo e o que se revela para o caso, o perito e o médico tem de acatar e…ponto”

    Caro Dr. Pacheco, com todo respeito: delegados não sabem qual perícia, metodologia é a mais adequada para uma situação para saírem pedindo o que acham melhor. Não são autoridades científicas, mas jurídicas. A PC nunca valorizou o seu IC e IML, nunca. Se a SPTC não fosse criada, duvido que o IC e IML teriam equipamentos de última geração como cromatógrafos à gás e à líquido, aparelho de PCR, espectrômetro de massas, etc. Entendo que existem peritos que talvez não se dediquem ao trabalho, mas isso não tira a razão pra autonomia. Outra coisa: peritos usam a ACADEPOL, corregedoria, cargas, etc da PC só porque o governo paulista e federal não querem, respectivamente, montar esta estrutura para a SPTC e inserir a períia oficial criminal na CF, só por isso. No PR, por exemplo, eles possuem academia própria e corregedoria própria. Só não podem comprar armas também por não estar a perícia oficial no art 144 da CF e o exército não reconhece Polícia Científica. Pois eu tenho a mais absoluta certeza que é um dos maiores desejos dos peritos e legistas.

  44. Opinião do secretário pouco importa. Presidente, Congresso e até o governador está acima da opinião dele.

  45. Tb sou contra o ciclo completo, isso seria mais trabalho para os praças, mais poder para as estrelas e menos trabalho para

    a tiragem, cada um que continue na sua baia, oficial que quer ser Delta que estude para isso, a PM trabalha

    administrativamente e a PC judicialmente.

    Novo secretário vamos ao que REALMENTE interessa a TODOS OS POLICIAIS: CADÊ O AUMENTO DE SALÁRIO?

  46. Vcs que se gabam de PM que prendeu PC ou PC que prendeu PM não passam de idiotices, pois em ambos casos

    foi polícia que prendeu ladrão da pior espécie.

  47. o 13.salário já é parcelado…
    metade no mês de aniversário e a outra metade em dezembro…
    essa APEOESP é base do PT…

  48. O Blindado (22/05/2016 às 19:52)

    Vou esperar para ver o que acontece.

    A esperança é que alguém possa ver que menos de 10% de eficiência não é razoável e esse modelo de Polícia não atende a demanda, não dá segurança às pessoas, não ajuda o trabalho policial, não dá segurança jurídica ao policial, é só um desperdício de dinheiro.

  49. Em tempo: enquanto isso, continuo na opinião de que ele parece um homem sensato.

  50. Esse secretário tem uma expressão facial humana, e parece se portar com mais humanidade, bem diferente de nosso atual Ministro da Justiça que deve ser algum tipo de androide.

  51. Perícia autonoma…(trata-se de um nick excessivamente longo), igualmente com o devido respeito, no que toca à metodologia empregada, a mim parece uma platitude dizer que será o perito a defini-la. De qualquer sorte, ante o caso concreto, sou eu, na qualidade de delegado de polícia que a requisito. E, francamente, não vejo a necessidade de qualquer expertise para tanto. Ilustro: se casuisticamente, o corpo do indivíduo X é encontrado em circunstâncias tais a demandar sua submissão a um exame necroscópico, eu o requisito. O senhor o leva a efeito. Simples assim. No que concerne à ambição da sua categoria – de ter um polícia autônoma – não convém, penso eu, vocalizar, por presunção, como se fosse um anseio de todos. É deselegante.

  52. Já começou mal! Querendo enfrentar a PM e desprezando o Científica, vai cair logo, logo. Mas, a melhor entrevista do secretário foi a do Estadão, onde o mesmo disse que quer todas as delegacias padrão Jardins (78º DP) sem dizer que irá apurar o porque de haver certas delegacias que não instauraram um único I.P. em 2016.
    Não se iludam!

  53. Art 159 do CPP – § 1o Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de diploma de curso superior preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame. (Redação dada pela Lei nº 11.690, de 2008).
    Portanto o secretário está certo, bota esse povo para correr atrás de ladrão, porque chutar ocorrência e deixar o pessoal esperando 4 horas para fazer uma constatação eles são bons ! E outra eu nunca vi Delegado influenciar e nem determinar o que tem de ser feito em local, nuncaaaaaaa ! Alguns peritos usam a tal sptc para humilhar e perseguir carreiras meio, demorou para voltar para a DGP ! Parabéns ao Dr Magino.

  54. E o salário, cadê as “autoridades” para discutir sobre o tema? Na moral, guerrinha de poder e vaidade….

  55. a stpc perdeu o bonde da historia, a partir do momento que copiaram o modelo da civil, em que peritos doutores tornaram-se imagem dos delpols, porque na fizeram a reestruturação na sptc com os cargos existentes para ficar bom para todos?

  56. SR. ” exescravão” !, ME DESCULPE, MAIS CONTINUO DISCORDANDO DE SUA OPINIÃO. OCORRE QUE PELA SITUAÇÃO QUE OS POLICIAIS CIVIS E MILITARES PASSAM E PRINCIPALMENTE OS PENSIONISTA E APOSENTADOS, QUE NEM SEQUER RECEBEM ESSE FAMIGERADO “BONUS”, S.M.J., ESSE SSP, AO SER CONVIDADO A ASSUMIR, INICIALMENTE TERIA QUE QUESTIONAR ESSE DESGOVERNO ACERCA DE TAL SITUAÇÃO. PORTANTO, JÁ DISSE E DIREI, COM RELAÇÃO À EVENTUAL CORREÇÃO SALARIA, SÓ O PRÓXIMO GOVERNO, POIS QUEIRA OU NÃO QUEIRA, ESSE SSP, FOI “COMPANHEIRO” DO OUTRO QUE ZARPOU E NOS DEIXOU A ELEVADA SOMA DE 0% DE CORREÇÃO. E, ME AJUDE AÍ Ó !…

  57. Esse Pericia Autônoma sei lá o q deve ser Perito. É fato todo Legista ou Perito que está com uma teta vem com o mesmo argumento de sempre… O de evolução institucional por parte financeira. Porém é só isso. Não sabem tocar nem o próprio Barco. Tem em vossas cabecinhas a vontade de ter o mesmo poder do Delegado, ou seja, autoridade cientifica….hahahahahahahahahaha Q piada. Autoridade só existem as q estão designadas na CF, mas para eles existe ainda a terceira autoridade a científica. Não conseguem redigir laudos… São meia duzia de escravos Peritos para levar a maioria nas costas. Legistas então são a maior piada de todas. Fazem todo os tipos de esquemas para reduzirem sua carga horária. Enquanto vc aguarda o corpo de delito o ”Douto” ta jogando candy crush ou tá facebook, isso quando não tá dormindo mesmo. Só existe meia duzia de Peritos q querem ser independentes e sempre usando o mesmo pretexto, mas a verdade é uma só querem ser ”otoridades” também. Não aceitam dar explicações na Corró por acreditarem em vossas cabecinhas q o Delegado não tem capacidade técnica para questioná-los!!! Querem poder voar sem dar explicações simples assim. NÃO EXISTE COISA PIOR DO QUE TER Q TRABALHAR COM LEGISTA OU PERITO QUE TEM EGO INFLAMADO.
    Quero ver explicar o aparelho de tomografia zerado que compraram para o IML sede sendo que podia pegar doação do HC e ainda com manutenção. A famosa máquina de embalar cadáver q não funciona. Tem tanta coisa que não dá para escrever todas.
    Resumo: Querem a separação meia dúzia que quer ser otoridade no grito sempre utilizando a mesma explicação, mas o mais importante é não quererem responder a ninguém. Já falei com uma porrada de Perito e Legista, todos os Peritos novos (em sua grande maioria) querem continuar sendo da Civil, o resto que eu conversei ocupava a cadeira de algum núcleo e para estes ficar na Civil é inadmissível. Legista então é a maior piada, PC para eles é bico e ponto. Baita cabide de emprego e nepotismo. Querem autonomia? Deixem de ser policiais e deem a opção para os servidores de carreira meio entre ficar na Civil ou ir com vocês para serem independentes, mas os Peritos e Legistas não querem nem dar essa opção pq será? E o Direito adquirido? Bem a cara dos Peritos não quererem respeitar nada. Basta ver quantos anos demorou para um Legista assumir a SPTC mesmo havendo Lei mandando trocar de 2 em 2 anos. Os Peritos ficaram quietos e deixaram o monopólio na Mão do Perioli e SPTC para Legista é BICO, logo ficou essa aberração jurídica.
    Art 144 da CF tem seu rol taxativo e não permite mudanças, nem Policia Legislativa existe por lá, mas para os Peritos ela pode ser incrementada…. Fala sério. Deixem de ser Policia e sejam independentes mas aí não querem e ainda querem ser otoridades… É o fim mesmo.

  58. no ciclo completo as policias irão fazer seus laudos como e em outros paises,
    se nossos amados delpols. pensa-se no futuro e olha-se com a visão de um juiz, ja teria recriado a investigação cientifica.,
    meios possui, gente competente tem.

  59. engraçado como para alguns a polícia funciona igual nos filmes americanos:

    “Souza foi detido no último dia 11 em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, em uma operação de cinema, que envolveu quarenta agentes à paisana em onze carros. Ele está preso na carceragem da Divisão Antissequestro e deve ser indiciado por extorsão. O caso corre sob sigilo de Justiça.”

    QUARENTA POLICIAIS. 11 VIATURAS. PARA PRENDER 1 CARA QUE JÁ ESTAVA RASTREADO E GRAMPEADO. OPERAÇÃO DE CINEMA NÃO. DE CIRCO MESMO.

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-primeira-dama-e-o-hacker

    http://ns1.folhamax.com.br/mundo/hacker-revela-como-chantageou-marcela-temer/86708

  60. O ciclo completo seria uma proposta viável se houvesse um equilíbrio de efetivo entre as polícias civil e militar: do jeito que hoje existem elas, ele inviabilizará a prevenção porque retirará uma boa parte de pm da rua e colocará outra parte hoje indisponível da PC pra patrulhar.

    São 29.000 policiais civis hoje trabalhando (na melhor das hipóteses! ) e 90.000 militares (considerando oficiais que não estão nas ruas e sim aquartelados e outros praças em funções administrativas).

    Por outro lado, os delegados insistem em manter – se como juristas, sem efetivamente atuarem na sua atividade final e mais importante: a investigação. Os delegados plantonistas, que são os da carreira inicial, de 3a e 2a classe, ainda não se atentaram que são bucha de canhão, porque têm uma responsabilidade muito grande, típicas de juízes, só que sem as garantias destes. Se errar, responde criminal e administrativamente, enquanto o juiz tem sua decisão questionada apenas do ponto de vista recursal, e não está passível de demissão administrativa e outras pressões interna corporis.

    Apesar da obviedade de que os delegados plantonistas são mera bucha de canhão e trabalham para manter o status de carreira jurídica dos medalhões de 1a classe e classe especial, sobrando – lhes apenas as responsabilidades e humilhações que partem destes e de outras autoridades insensíveis, eles aceitam está situação com medo de serem vítimas de maiores assédios do que os de que já são.

    A perícia tem parte da razão em quererem se desvincular dos delegados, porque de fato são muitas vezes achincalhado pelos delegados principalmente os de 1a classe e classe especial. Devem de fato buscar uma autonomia maior do ponto de vista administrativo, porém o que eu vejo muitas vezes é o descumprimento reiterado por parte dos peritos das requisições que lhes chegam sem uma fundamentação plausível do porquê do descumprimento. Os peritos precisam ser mais profissionais no que concerne em peitar delegados arbitrários fundamentando o descumprimento de certas requisições e ao mesmo tempo unindo – se entre si. Devem enfim ser mais profissionais e menos amadores no trato com os delegados, porque assim evitam responsabilização, ninguém os punirá se souberem utilizar a lei. Mais de modo geral os peritos ainda sofrem porque são amadores, corruptos e ineptos tanto quanto os demais policiais de modo geral, civis e militares.

    Meu modelo de policia passa pelos seguintes aspectos:

    Unificação de órgãos e carreiras;
    Extinção da figura do delegado de polícia com função judicialiforme;
    Extinção de altos cargos do oficialato;
    Ciclo completo;
    Auto de prisão lavrado pelo próprio policial que prendeu e apreciação do flagrante diretamente pelo juiz sem interferência de delegado;
    Equipes de investigação completas incluindo delegado dirigente da investigação, investigadores subordinados e peritos dentro da equipe de investigação;
    Acompanhamento direto das investigações por membro do ministério público com poder de fiscalização externo efetivo;
    No âmbito do processo, implementação da barganha, da delação premiada, e extinção da lei 9099/95 com a fixação de penas de prisão curtas mas obrigatórias para crimes leves e penas de prisão sem progressão de regime ou com progressão dificultada.

  61. Putz… é o fim.
    Policia científica de ciclo completo ?
    É pá caba….
    Delpols estão alguns passos a frente do restopol.
    A criação dos Necrins nada mais é do que um plano B dos delpols.

    Se acontecer o circo completo da PM. Os delpols tem o Necrim.

    Restopol fica a ver navios ou transferem todos para outra secretaria.
    Nos Necrim não cabe todo restopol.

    Creio que nunca a PM fará ciclo completo.

  62. Corrigindo o “mais de modo geral” leia – se “mas”, conjunção adversativa, o erro decorreu do autocorretor do celular

  63. E ainda dizem que não está sendo mais um golpe na história do Brasil.

    PMDB e PSDB, os senhores representantes formam uma facção criminosa semelhante a pm paulista que, segundo a afirmação de um oficial, houve o desvio de 10 milhões de reais em apenas 02 anos e tudo isso ocorreu na sede do comando geral da pm.

    V E R G O N H A!

  64. Perícia autônoma garante orçamento/estrutura e elimina ingerências por parte de terceiros disse:

    Caro Anônimo em Fúria,

    Sei que és da SPTC e acompanho seus comentários de indignação com a atitude de peritos e legistas, que muitas vezes não agem como verdadeiros policiais. Mas essa parte não representa o todo. Se a perícia voltar completamente para a PC, será o fim do orçamento digno e o IC e IML estarão eem mais sucateados que hoje, pois como vc disse, mesmo com bom orçamento a longo prazo desde 1998, existem vários equipamentos adquiridos sem necessidade. E não, ainda não sou perito, mas estou quase lá. Faço parte de um grande grupo de pesquisadores da USP com apoio da FAPESP e sei como fazer ciência é caro. O único motivo mesmo para eu ser contra o retorno do IC e IML à PC é o fato de que os delegados reduzirão o orçamento e, como juristas, não saberão dar prioridade a que equipamentos adquirir e irão olhar não do ponto de vista científico, mas apenas orçamentário. Olhe para a perícia de MG: compeltamente sucateada e peritos insatisfeitos. Se os delegados soubessem administrar a perícia, eu não teria problema com ela permanecer na PC. E por que vc quer tanto que os peritos deixem de ser policiais? Se a perícia for autônoma, ainda será da SSP, terá porte de arma, distintivo, etc. Sei que tem perito que é vergonha como policial. Mas tem muitos que sabem fazer polícia e conheço alguns deles inclusive. Não deixe que as desavenças pessoais consumam você, meu irmão, a ponto de você negar o que a perícia precisa mesmo: autonomia. E apoiaria se vc quisesse ficar na PC e não na SPTC, acho que isso os peritos precisam mudar mesmo, esse ‘egoísmo’.

    OBS: Cientistas são autoridades no que concerne ao domínio do conhecimento em determinada área, possuindo doutorado e pós doc muitas vezes. Isto que quis dizer com “autoridade científica”.

  65. Perícia autônoma garante orçamento/estrutura e elimina ingerências por parte de terceiros disse:

    A perícia do DPF é modelo para as PCs. Tem muita estrutura e os delegados não a sucateiam. Eles possuem uma boa autonomia interna. Se fosse assim aqui em SP, eu ficaria extremamente satisfeito dentro da PC.

  66. Querem ter uma idéia da inutilidade dessa multidão de oficiais pms? Dêem uma voltinha pela região dos quartéis no centro de São Paulo. É um desfile de coxas estrelados, pra cima e pra baixo, entre quartéis…uma multidão de coxas engomadinhos…pra quê isso? Pra desperdiçar dinheiro público! Esses playboys de farda não fazem nada! Que se acabe com a mamata, tanto lá quanto aqui. Desmilitarização já!!! Desmaçanetização da Civil já!!! Tem que pegar os maçanetas do Palácio e botar pra trabalhar nas delegacias.

  67. O Blindado (23/05/2016 às 10:55)

    Aumento salarial acho difícil mesmo por dois motivos:

    O PSDB nunca deu o valor necessário à Polícia Investigativa e Judiciária e as reformas que a Instituição precisa, dificilmente acontecerão tão cedo. Menos de 10% de eficiência e os políticos achando tudo normal e razoável.

    Com a quebradeira que as esquerdas fizeram com o Brasil, até São Paulo já pensa em moratória de juros sobre a dívida com a União, enquanto isso, as obras do Porto de Mariel estão bem (CPI no BNDES seria muito bom).

    Por mim: ESTADO MÍNIMO. Governo tem que cuidar de Saúde, Educação, Segurança, Forças Armadas e Judiciário. E, por favor, ESCOLA SEM PARTIDO, daquelas antigas que ensinavam a natureza das coisas e deixavam o “pensamento crítico” para depois que os alunos soubessem do que se tratava, porque é fácil ser crítico do capitalismo e querer ser socialista se não conhece a carnificina e o autoritarismo que são o socialismo e o nacional socialismo (nazismo).

    Por mim, fecharia os bancos públicos, as companhias públicas etc. Privatiza e para de interferir na Economia e o Brasil vai começar a andar pra frente de verdade. Liberalismo.

  68. o que ja estao pensando em brasilia

    O pesquisador do Núcleo de Estudos e Combate a Violência da Universidade de São Paulo, André Zanetic, sugeriu ainda que fosse estudada a criação de uma nova polícia. A medida está abarcada em uma Proposta de Emenda à Constituição (51/2013) do Senado. Segundo ele, a nova corporação substituiria as atuais Polícias Civil e Militar em um prazo de até 20 anos.

    “Começa-se a pensar como uma nova alternativa ao invés de unificar, que é um processo que poderia até durar menos, mas que seria esse mesmo grupo de policiais que já existe com todos esses problemas que têm. É você começar com os novos que estão ingressando no sistema. À medida que os policiais vão se aposentando, você vai diminuindo a quantidade de policias civis e militares que têm e vai substituindo por esse novo modelo.”

  69. Ah!
    Ah!

    Ah! Se as coisas fossem mais simples…..

    P.M. quer fazer serviço da Puliça Civil

    Puliça Civil quer fazer serviço da P.M., quer fazer patrulhinha

    M.P. quer investigar, decidir, julgar e condenar…….

    Juiz não quer julgar, quer judicializar a Política…..

    Político não faz Política, e só quer roubar…….

    Ah! Se as coisas fosse mais simples…..

    Ah! Se cada um apenas fizesse – a sua parte – as suas atribuições…..

    JÁ ESTAVA BOM DEMAIS!

  70. Ministro do Planejamento golpista PEDIU AFASTAMENTO, após ter sido divulgado o vídeo onde ele pede o fim da Lava a Jato, para que não chegue no rabo dos golpístas, mais sujos que pau de galinheiro.

    Pois é, uma semana dos mafiosos no phoder e já tiveram que voltar com o Ministério da Cultura e agora um dos pilantras articuladores do “tira eles para nóis roubarmos mais”, já foi pro saco.

    Questão de tempo para que a população brasileira tenha consciência de que não é o partido ou pessoa na presidência que é CORRUPTA, mas sim o sistema que eles criaram, que transforma uma simples representatividade popular através do voto, em cargo imune a qualquer tipo de investigação ou punição após crimes por eles cometidos.

    Pelo fim da imunidade parlamentar, a não ser em delitos de opinião no exercício do cargo político.

    Pelo fim de TODAS as aposentadorias para políticos de qualquer nível. Cargo público de carreira, com direito à aposentadoria, só para concursados, que dedicam suas vidas ao serviço público. Cargo eletivo é temporário e não deve ser considerado como profissão. Se o sujeito é eleito, foi porque apresentou-se expontaneamente para a função. Acabou o mandato, volta para sua profissão, seja médico, advogado, professor, metalúrgico, PM ou a PQP.

    Pelo fim de todas as mordomias que oneram o estado, como verbas de representação, auxílio moradia, pale´to, passagens aéreas, contratações de assessores de confiança e outras dezenas de fórmulas que são ciradas por eles somente para aumentar seus poderes e poder desviar dinheiro público.

    JUCÁ CAIU, CUNHA VAI PRA CADEIA, O MINC VOLTOU E O CONDE TEMER DRÁCULA, NÃO VAI SEGURAR A ONDA ATÉ OS FINAL DOS 6 MESES DE SEU DESGOVERNO GOLPISTA !

    Recadinho ao Picolé de Chuchu: TUA HORA TAMBÉM ESTÁ CHEGANDO !

  71. PGR questiona normas que atribuem independência funcional a delegados de polícia
    .
    A Procuradoria Geral da República (PGR) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) para questionar dispositivos de normas de Santa Catarina, São Paulo e Tocantins que equiparam a carreira de delegado de polícia às carreiras jurídicas.
    .
    ADI 5520
    .
    A ADI 5520, com pedido de liminar, questiona dispositivos introduzidos por meio de emenda à Constituição de Santa Catarina para considerar o cargo de delegado de Polícia Civil como atribuição “essencial à função jurisdicional e à defesa da ordem jurídica”. Segundo a ação, a alteração categoriza a carreira de delegados de polícia como jurídica e assegura aos integrantes “independência funcional” e “livre convicção”.

    De acordo com a ADI, a emenda constitucional é incompatível com os princípios da finalidade e da eficiência, contraria a definição de polícia do texto da Constituição Federal (artigo 144, parágrafo 4º) e com as funções do Ministério Público (artigo 129). É apontado também vício formal de inciativa, pois a proposta de emenda é de iniciativa parlamentar e, segundo a Carta da República, apenas o chefe do Executivo tem competência para iniciar processo legislativo sobre regime jurídico de servidores públicos (artigo 61).

    No entendimento da PGR, a emenda desnatura a função policial ao levar delegados de polícia a exercer “independência funcional” e “livre convicção”, e os faz despender tempo em análises jurídicas que lhes são alheias e serão inúteis para futura ação penal ou até prejudica-las, por tumulto processual, e afastando os delegados da função investigatória que lhes é própria.

    O relator da ADI 5520 é o ministro Teori Zavascki.

    ADI 5522
    Na ADI 5522, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, questiona o aumento da autonomia da atividade policial no Estado de São Paulo. Ele ressalta que a Emenda nº 35/2012 – que alterou o artigo 140, da Constituição daquele Estado – “equipara indevidamente” a carreira de delegado de polícia às carreiras jurídicas, como a da magistratura e a do Ministério Público.

    Janot afirma que a Emenda Constitucional nº 35/2012 “gera consequências nefastas” à persecução penal, à atuação do Ministério Público e à definição constitucional da função policial. Isto porque, conforme ele, o dispositivo define como essencial à função jurisdicional do Estado e à defesa da ordem jurídica a atuação da Polícia Civil, além de categorizar a carreira de delegado de polícia como carreira jurídica, “ao atribuir-lhe independência funcional nos atos de polícia criminal, isto é, os de investigação para apurar infrações penais, de modo a servir de base à pretensão punitiva do Estado, formulada pelo Ministério Público”.

    Para o procurador-geral, o dispositivo contestado apresenta inconstitucionalidade material por interferir na estrutura da Polícia Civil conforme estabelecido pela Constituição Federal. De acordo com os autos, os parágrafos 2º e 5º, do artigo 140, da Constituição paulista, não só definem de forma errada a atuação da Polícia Civil, mas também fixam o requisito de bacharelado em Direito para ocupação do cargo e atribuem independência funcional nos atos de “polícia judiciária”.

    A ADI pede a concessão de liminar para suspender a eficácia da Emenda Constitucional nº 35, de 3 de abril de 2012, do Estado de São Paulo e, no mérito, a procedência da ação a fim de que seja declarada a inconstitucionalidade da norma contestada.

    ADI 5528
    Tema idêntico é objeto da ADI 5528, ajuizada pela PGR, com pedido de medida cautelar, contra a Emenda nº 26/2014 à Constituição do Estado de Tocantins que alterou os parágrafos 1º e 2º, do artigo 116, e acrescentou os parágrafos 3º a 5º ao mesmo artigo daquela Constituição estadual. Para o procurador-geral, ao tratar da polícia civil, a Constituição Federal de 1988 não atribuiu à carreira de delegado de polícia o perfil nem a autonomia pretendidos pela Constituição do Estado de Tocantins.

    Conforme a ADI, a norma questionada dispõe sobre a organização administrativa e o regime jurídico da carreira de delegado de polícia, uma vez que confere prerrogativas, define forma de lotação, fixa requisito de bacharelado em Direito para ocupação do cargo, entre outros. Essa matéria, segundo ele, disciplina regime jurídico de servidor público, cuja iniciativa legislativa é reservada ao chefe do Executivo, conforme o artigo 61, parágrafo 1º, inciso II, alínea “c”, da Constituição Federal.

    O procurador-geral ressalta, ainda, que a Emenda Constitucional 26/2014, do Estado de Tocantins, “ao categorizar como jurídica a carreira de delegado de polícia e ao conferir-lhe independência funcional, inamovibilidade, vitaliciedade, enfraquece a efetivação do controle externo da atividade policial pelo Ministério Público (artigo 129, inciso VII, da CF)”. Por fim, ele destaca que a norma desnatura a destinação constitucional da polícia (artigo 144, parágrafo 6º) e agride os princípios da finalidade e da eficiência no funcionamento da própria polícia (artigo 37, caput).

    EC/CR

    Leia mais:

    16/05/2016 – ADI questiona norma estadual sobre equiparação de carreira de delegado

  72. EM SÃO PAULO TEM:

    FORÇAS ARMADAS: EXÉRCITO, MARINHA E AERONÁUTICA
    PULIÇA FEDERAL
    PULIÇA RODOVIÁRIA FEDERAL
    PULIÇA FERROVIÁRIA FEDERAL
    PULIÇA JUDICIÁRA FEDERAL
    PULIÇA FORÇA AUXILIAR DAS FORÇAS ARMADAS – PULIÇA MILITAR
    PULIÇA CIVIL
    PULIÇA DAS PULIÇAS CORREGPM
    PULIÇA DAS PULIÇAS CORREGEPOL
    ESTADO MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS
    PULIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO – GAÉCO
    CORREGEDORIA DO JUDICIÁRIO
    BOMBEIROS MILITARES
    PERITOS POLICIAIS CRIMINAIS
    MÉDICOS POLICIAIS PERITOS
    FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA
    GUARDAS CIVIS METROPOLITANAS – G.C.M.
    PRIVADOS VIGILANTES
    SEGURANÇAS PARTICULARES
    VIGIAS
    INSPETORES DE QUARTEIRÕRES
    GANSOPOL’Ls
    CLUBE DE FOFOQUEIROS E FOFOQUEIRAS
    DEDOS DUROS
    ALCAGUETAS
    ETC…

  73. E OS DELEGADOS DE POLÍCIA CLASSE ESPECIAL ESTÃO APOSENTANDO

    COM PARIDADE E INTEGRALIDADE – COM TODAS ÀS VERBAS ADCIONAIS INCLUÍDAS NO HOLLERITH

    TOTALIZANDO = R $ 24.000,00 – (VINTE E QUATRO MIL REAIS)

    UNS CARAS QUE PASSARAM 30 (TRINTA) ANOS ENCOSTADOS

    SE TIVESSEM QUE TRABALHAREM DE VERDADE A MAIORIA MORRERIAM !

  74. OH ! LOCO MEU !

    PORRA MEU !

    SERÁ QUE NENHUM INVESTIPOL, ESCRIPOL, AGEPOL, AGENTES DE TELECOMUNICAÇÕES,

    PERITOS, MÉDICOS, ENGENHEIROS,

    NINGUÉM VAI RECLAMAR

    COLOCAR A BOCA NO TROMBONE !

    OH ! CLASSES DESUNIDAS ! DESORGANIZADAS ! SEM ESTRUTURA NENHUMA

    CADê ! ASSOCIAÇÕES , SINDICATOS, ETC…………………..

  75. A POLÍTICAGEM EM SÃO PAULO

    ACABOU COM TODAS ÀS POLÍCIAS !

  76. quando trabalhava em uma central de flagrante no ano de 2013 , nós é que fazíamos a constatação.
    em no máximo 10 minutos……………………………………….ATÉ carcereiro FAZIA a dificílima constatação…
    e nunca deu zica…..

    só que a peritada ficaram muito machos, alegando que este serviço teria que ser feito exclusivamente por eles…..

    ai melaram as centrais de flagrantes…..

    a peritada querem que a gente leve a droga ate eles , e a entregamos através de um grande escortilha…
    a gente nem ve a quem estamos entregando a droga….

    eles acham que fazer uma constatação é a maior dificuldade do mundo…………………………..

    o governo tem que acabar com esta banca da PERITADA….

  77. 21/05/2016
    Secretário da Segurança de SP não joga pra torcida: é contra o ciclo completo da PM e contrário à independência da Polícia Científica 102
    por Rcguerra • Sem-categoria

    Secretário da Segurança de SP é contra demanda da PM para investigar crime

    O NEGÓCIO É O SEGUINTE:

    CADA MACACO NO SEU GALHO

    OU COM SUA MACACA

    OU NO SEU PORTA – MALAS

  78. O CURSO DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL AVANÇADA LEVA UM ANO

    O O INVESTIPOL ESPECIALIZADO FAZ SÓ ISSO O RESTO DA VIDA !

    AGORA NÃO VENHA PM’S QUERER FAZER UM TRABALHO QUE EXIGE NÍVEL SUPERIOR

    E MUITOS ANOS DE EXPERIÊNCIA

    SÓ PODE DAR MERDA

    NÃO SABEM FAZEREM, INFILTRAÇÃO, CAMPANA, INVESTIGAÇÕES DE HOMICÍDIO, LATROCÍNIO,

    PERSEGUIÇÕES DE SUSPEITOS, COLETA DE INFORMAÇÕES, FONTES DE INFORMAÇÕES SIGILOSAS,

    INFORMAÇÕES CADASTRAIS, INVESTIGAÇÃO EM EQUIPE, MÉTODOS AVANÇADOS DE INVESTIGAÇÕES,

    LEI DO GRAMPO, GRAMPO DE TELEFONES E MONITORAMENTO DE COMPUTADORES DENTRO DE EMPRESAS,

    CÓDIGO DE ÉTICA DOS INVESTIGADORES DE POLÍCIA CIVEIL, INFIDELIDADE CONJUGAL, ESTELIONATOS E

    OUTROS CRIMES, FALSIFICAÇÃO DE MARCAS E PATENTES, GOLPES FINANCEIROS, INFORMAÇÃO E

    CONTRA – INFORMAÇÃO, ESPIONAGEM, INVESTIGAÇÃO DE SABOTAGEM, INFILTRAÇÃO E PRETEXTO,

    ESCUTA ELETRÔNICA, LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS DESAPARECIDAS, CRIMES, ILÍCITOS E CONTRAVENÇÕES

    CRIMES ANÕES, CRIMES BRANCOS E DIVERSAS MODALIDADES, HOMICÍDIOS, INVESTIGANDO SUICÍDIOS,

    SEQUESTROS, INQUÉRITO E PROCESSO PENAL, ÀS PROVAS, A PERSECUÇÃO, PERÍCIA TÉCNICA, FOTOGRAFIA,

    INTERROGATÓRIO, A PROVA TESTEMUNHAL, A PSICOLOGIA E O INVESTIGADOR DE POLÍCIA, ENTRE O FARO

    E A PERÍCIA, COMO CONDUZIR UM INTERROGATÓRIO, IDENTIFICANDO A MENTIRA ATRAVÉS DE GESTOS E

    EXPRESSÕES FACIAIS, ANOMALIAS MENTAIS, O INVESTIGADOR DE POLÍCIA EM JUÍZO, RELAÇÕES PÚBLICAS

    E PROPAGANDA, COMO ESCREVER UM RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL, EQUIPAMENTOS, ATUALIZAÇÃO,

    SÃO MILHARES DE MATÉRIAS, DISCIPLINAS, É O DIA INTEIRO ESTUDANDO NA CADEMIA DA POLÍCIA CIVIL

    ACADEPOL – UM POLICIAL MILITAR MESMO SENDO OFICIAL – O QUE ELES APRENDEM NA ACADEMIA DA

    POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO – APMBB – NÃO TEM NADA HAVER COM INVESTIGAÇÃO POLICIAL CIVIL

    POLICIAIS FEDERAIS FAZEM CURSOS NA ACADEPOL – TEM VÁRIOS POLICIAIS CIVIS QUE TEM CURSOS

    NOS EUA – CIA – INGLATERRA – SCOTLAND YARD, JAPÃO, RÚSSIA – KGB, ETC….

    A POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO NÃO TEEM FORMAÇÃO PARA INVESTIGAREM !

    SÃO MUITAS DISCIPLINAS – O INVESTIPOL – ESTÁ DOUTRINADO PARA VIDA TODA !

    IDENTIFICA COM FACILIDADE CÂMERAS ESCONDIDAS, MOTOR ADULTERADO, ETC…

    O INVESTIGADORES SÃO ALTAMENTE TREINADOS.

    FAZEM COISAS ERRADAS ! ARRISCAM A SORTE ! SE DER CERTA FICAM NUMA BOA !

    MAS O REPIQUE É UMA DESGRAÇA !

  79. PRA MIM ÀQUELES DELEGADOS QUE BRINCARAM DE AUTORIDADES, E FICARAM NO PODER PROTEGIDOS

    PELA FALSA ÉTICA NÃO TEM VALOR NENHUM !

  80. A POLÍCIA PARA MELHORAR TEM QUE SER REFEITA, COM NOVAS METODOLOGIAS

    ACOMPANHANDO A MODERNIDADE

    OS TEMPOS MUDARAM E O PESSOAL CONTINUAM UTILIZANDO MÉTODOS ANTIGOS, ARCAICOS,

    HOJE EM DIA A CABEÇA DOS BANDIDOS, MALANDROS SÃO OUTRAS, OUTROS PENSAMENTOS,

    QUANDO MAIS A POLÍCIA AVANÇA , MAIS OS BANDIDOS ESTÃO APARELHADOS !

  81. OS BANDIDOS NA ATUALIDADE SÃO UM ZILHÃO DE VEZES MAIS VIOLENTOS E CRUÉIS !

    UTILIZAM MÉTODOS DE TORTURAS E PERVERSIDADES IMPENSÁVEIS

    NA DÉCADA DE 80 !

  82. Parece que teremos 7% de reajuste, alguém tem mais informações?

  83. Perícia autônoma garante orçamento/estrutura e elimina ingerências por parte de terceiros disse:

    Perito de Araque: fazer teste de constatação não significa nada. É um mero teste qualitativo não-conclusivo. Para se ter resultados definitivos, deve-se recorrer às técnicas como GC-MS, HPLC-MS/MS. E essas? Vc sabe fazer? Não é só jogar a amostra no equipamento (que, por sinal, vossa polícia jamais investiu decentemente para comprar, só foi possível pela SPTC), é necessário tratar a amostra e muitas vezes, dependendo da matriz, desenvolver uma nova metodologia para qualificar e quantificar o analito de interesse. Fora que o aparelho te fornece números, picos gráficos, mas cabe àquele que tem expertise (aka perito criminal) interpretar os resultados. Não é trivial como vcs pensam. Estudamos muito para fazer estas coisas, anos de universidade…

  84. 7% prá mim não dá 300 reais, não vira!!! Contas básicas, mercado, escola, prá não citar mais nada,chegam a 30%!!! Deveria vir, ao menos, 10% para cada ano que ficamos sem nada!! Se aceitarmos 7% vai nos dar outra canseira alegando que já deu alguma coisa e ainda sai discursando para o povinho que deu aumento de salario aos policiais. Pode mudar o que for, talvez precise mudar o patrão, assumir alguém que valorize as polícias e não prenda o rabo com o crime.

  85. Os Delegados de Policia querem ganhar carreira jurídica no tapetao! Mas arrumar a casa que e bom nada! Largaram mão das outras carreiras deixaram a instituição uma verdadeira casa de Irene! E nesta estou com o Janot! Pisam nas carreiras inferiores mas como tudo tem um retorno os que sao acima dão o troco bem rápido e o castigo vem a galope! Nunca serão!

  86. A 1ª coisa que os POLICIAIS CIVIS, mais precisamente os ESCRIVÃES, precisam fazer é CRIAR VERGONHA na cara!!!! Fazer somente suas funções e deixar o pau moer!!!!!!! COLOCAR os Delpols para trabalhar e fazerem suas funções!!!!
    Claro que os SINDICATOS precisam também trabalhar e apoiar os PCs, orientando-os!!!!

    Os Escrivães da FEDERAL não fazem uma linha sem o DelPol ditar ou despachar!!!!!!!!
    Estão aonde estão porque se uniram!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  87. Agente Policial, Concurso Nível Médio, Salário Nível Fundamental, Atribuições Nível Superior. disse:

    Novo secretário da SSP

    Um bom mandato para vc.
    Lute por diminuir a gritante diferença entre as carreiras de investigador e agente policial.
    Gritante diferença salarial.
    A polícia civil de SP por intermédio das portarias dgp 30 e Decap 03/13 iguala en deveres e Atribuições as carreiras de investigador e agente policial, agora falta a alteração da lei que regulamenta a carreira de Agente Policial e equiparação salarial.
    Corrija esta falha.
    Abraço
    Um bom mandato para o sr.

  88. Pericia autônoma….

    OBS: Cientistas são autoridades no que concerne ao domínio do conhecimento em determinada área, possuindo doutorado e pós doc muitas vezes. Isto que quis dizer com “autoridade científica”.

    É fato, vc só confirmou o q eu disse… Não são Autoridades, apenas o querem ser. Mais uma coisa… A grande maioria dos Legistas e Peritos (assim como quase todos os Delegados) não possuem Doutorado.
    O SR. está apenas falando na independência financeira e tão somente.
    O Sr. mais uma vez confirmou o q eu disse… Não querem ser subordinados mas querem armas e distintivos…
    Querem criar mais uma Policia através de Princípios Constitucionais sendo clara a redação do Art 144 da CF. Em suma querem ser Autoridades também. Os Peritos e Legistas NUNCA mereceram tal independência e agora q a provaram(em termos) não querem ser nenhum pouco profissionais. Não querem nem se quer obedecer a corró!!! Os maiores investimentos sempre vão para o IC em detrimento do IML!!
    Policia Cientifica é ABERRAÇÃO JURÍDICA e ponto. Faz meia duzia trabalhar que nem um escravo e o resto goza em suas cadeiras… Usam Policiais para os levarem em casa, no consultório e até levar os filhos destes para a escola. Esses são os Peritos. Querem ser POLICIAIS ou PERITOS? Os dois não dá. E os Diretores não querem nem se quer dar o q é direito dos servidores de carreira meio, que é o direito entre optar em ficar ou ir junto. Não dão este direito justamente de ficar sem peão para fazer a mão de obra. É legista que não olha nem para o cadáver e se quer coloca a mão no mesmo. É perito formado em física trabalhando no núcleo de química e etc. Algum tempo atrás no Edital de Perito mostrava que uma das formações podia ser Direito… Me diga por favor o que é um Perito em Direito… Na prova de legista passou um Dentista… Me explique o q um Doutor ginecologista faz em uma necropsia… Todos Legistas deveriam ser formados em medicina legal ou pelo menos proibi-los de desempenhar qq outro tipo de atividade q não seja a Policial, assim não tratariam PC como bico. Com os Peritos não é diferente.
    Sua Pericia autônoma se baseia unica e exclusivamente em financeiro e não nas atrocidades que os mesmos fazem e não respeitam. Porém é verdade que o investimento foi muito maior nos últimos anos, porém foi tudo feito nas coxas. Os peritos simplesmente tomaram a posição de marjura dos Delegados e botaram bem lá no fundo de quem corria lado a lado com os mesmos.

    AUTONOMIA PARA É PERICIA É APENAS EM SEUS LAUDOS E NADA MAIS. Só pq Juiz requisita Pericia não quer dizer que o Perito é atrelado ao judiciário, no mais Perito nunca pode fazer seu mister a não ser pelo mando de Autoridade competente, ou seja, Perito obedece Autoridade e por obvio não faz do mesmo uma Autoridade. Apenas obedece Autoridade, nada mais.

    Por favor me tire essas dúvidas e responda honestamente se possível… (A maioria dá para responder com sim ou não)

    Se a Pericia for autônoma (do jeito q vc deseja) porém terá de deixar de ser Policia (igual ao RS – q é o correto por sinal) o Sr continuaria querendo ser Perito?
    Perito e Legista querem ser Autoridades? (mesmo sabendo q Autoridades são apenas aquelas elencadas na CF)
    Existem Núcleos totalmente desnecessários na SPTC que apenas servem para Nepotismo e cabide de maçanetas?
    Os Laudos continuam atrasando igual antigamente?
    As carreiras meio são Policiais Civis ou Científicos?
    Os Diretores da SPTC darão o q é de direito dos servidores de carreira meio em uma eventual separação? (opção entre ir ou ficar)
    Existe sindicato das carreiras meio? (representatividade?)
    Perito e Legista quer continuar respondendo aos Delegados (formação jurídica) na corró?
    Delegado tem capacidade técnica para rebater seus Laudos? E capacidade jurídica?
    Há necessidade de se desvincular apenas para se ter autonomia financeira?

    A maioria absoluta dos Peritos foi deixada de lado pela Civil. Essa é a bronca dos Peritos, porém querem ser agora marjura na canetada ( o q já rolou através do Covas), mas a eventual independência ficou apenas nos sonhos. Vão continuar respondendo para os Delegados e só vão mandar nos servidores q estão trabalhando em conjunto com os Peritos. Nunca deixaram as carreiras meio serem encarregados de nada, nem dão diárias para seus servidores que rodam para fora de São Paulo e etc, ou seja, querem todas boquinhas apenas para eles e não dão chance nenhuma para os servidores. Se todo DP tem CHEFE ou Encarregado pq na SPTC não tem? FUTURO DOUTOR me responda estas perguntas e saberei bem quem você é e o que deseja. Sou Atendente de Necrotério Policial (não Pericial) e graças à Glória do Divino hoje trabalho para Delegados e Tiras e nunca fui tão feliz na minha vida, não por causa do trabalho em sí, mas apenas pelo fato de não ter que trabalhar para Legista vagabundo, drogado e alcoólatra (A grande maioria dos Delegados o respeitam, diferentemente dos Legistas e Peritos). Só para vc entender a extensão desta bendita SPTC… Vc sabe para q serve a comissão de Laudos indiretos? Serve para Legista passar a mão na cabeça de Legista. Até ouvi um ”Doutô” falar assim… Putz se nós derrubarmos o Laudo do colega ele vai ser demitido e talvez até preso, aí o outro ”Doutô”responde assim: Poxa mas se deixarmos desse jeito a mãe da criança continuará presa… Aí vem a BRILHANTE resposta do primeiro ”Doutô”, melhor deixar quieto, já já ela sai. O caso em questão. Uma mulher deixou de olhar sua filha por alguns momentos e quando retorna vê sua filha ao chão. O que deveria conter no Laudo: A garotinha teve um mal súbito devido a uma doença cronica que vem da genética, caiu da altura do próprio corpo e teve lesão cabeça. Causa mortis foi a doença e não a queda. Laudo do MERDA DO LEGISTA: Causa Mortis: Traumatismo craniano encefálico. Por óbvio a mãe foi presa por abandono de incapaz (se não me engano) e o Legista cachaceiro continua muito bem lá obrigado. É por este motivo que Legista e Perito sempre deverá ser subordinado a Delegado. Para justamente se evitar este tipo de situação… Impunidade. É fato que os Delegados na corró tentam evitar ao máximo a punição entre eles, mas acontecer o q aconteceu diante dos meus olhos vc pode ter certeza q nunca ocorrerá.

    Desculpe-me pela a extensão do texto e pelo português terrível, porém esse é meu desabafo e opinião.

  89. Carlos Nader
    Não tenho nada a ver com o assunto dos senhores mas tenho de defender o colega…
    Ele quis dizer mandato sim, igual aos políticos, pois está atualmente como SSP que não é carreira alcançada através de concurso. Mandado é apenas de busca e apreensão e etc. Não me diga que o Sr é tira e não sabe interpretar um texto. Por favor não me fale que o Sr. é NU.
    Deixou a entender que quem é ou foi NF sempre será NF, mas o q dizer do sr agora?

  90. Alckmim prepara o anúncio de 7% para cumprir a constituição.

  91. Carlos Nader

    Por obséquio vós mice e investigadô ?

    Nem sabe a diferença de madado e mandato….
    Esses são os N.U. da nossa Polícia Civil, no maximo tem nível médio e acha que tem doutorado.
    São contra os Delposls, o restopol e agora contra a SPTC/IML.
    Fiote, cuida do seu e cada um cuida do dele.

    E esses N.U. semi alfabetizados querem salários de peritos.

  92. O Ministério Público Estadual (MPE) investiga a denúncia de que a empresa Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), do governo paulista, pagou indenizações a criminosos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) no programa de reassentamento das obras do trecho sul do Rodoanel e do prolongamento da avenida Jacu-Pêssego, na Grande São Paulo. Ambas foram entregues em 2010, nos governos José Serra e Alberto Goldman (PSDB), ao custo de R$ 7 bilhões.
    Os promotores já identificaram pelo menos dez pessoas indenizadas pela Dersa na cidade de Mauá e na zona leste de São Paulo que têm passagens pela polícia por roubo, furto e tráfico de drogas. A investigação teve origem nos depoimentos de uma ex-funcionária da Dersa chamada Mércia Ferreira Gomes, que trabalhava à época em um consórcio contratado para executar o programa de reassentamento e fechou acordo de delação premiada com o MPE. As indenizações custaram mais de R$ 100 milhões e beneficiaram cerca de 40 mil pessoas.

    Segundo Mércia, no processo do Rodoanel, “a bandidagem que domina a área começou a fazer ameaças e, para possibilitar que o pessoal da empresa contratada pela Dersa fizesse seus trabalhos, se deveria pagar algum valor para a criminalidade”. Ainda de acordo ela, se o valor não fosse pago, funcionários sofreriam “represálias”, como ficar trancados na sala do plantão social. “Diante de tanta solicitação nesse sentido, o dinheiro acabou”, disse.
    A ex-funcionária relatou que os pagamentos eram feitos em dinheiro e “a maioria dos bandidos recebia valores na Dersa e comparecia armada”. Segundo Mércia, muitos pegavam o dinheiro e saíam sem assinar nenhum recibo. Os pagamentos ocorreram entre agosto e outubro de 2009 e seriam indicados por uma pessoa chamada Hamilton Clemente Alves, que, segundo testemunhas, se apresentava como assessor do ex-deputado estadual Adriano Diogo (PT), que nega o fato.
    À época, Alves participou de audiência pública sobre o caso na Assembleia Legislativa como presidente do Movimento em Defesa das Famílias do Traçado Jacu-Pêssego. Entre 2013 e 2015, ele trabalhou como assessor do ex-vereador Alessandro Guedes (PT) e foi exonerado há dois meses de cargo na Subprefeitura de Cidade Tiradentes na gestão Fernando Haddad (PT). Alves também está sob investigação e deve ser chamado a depor pela Promotoria.

    De acordo com Mércia, as indenizações variavam de R$ 1,6 mil a R$ 250 mil e chegaram a ser pagas até três vezes a uma mesma pessoa que invadiu diferentes áreas que seriam desapropriadas. Segundo ela, os pagamentos foram autorizados pelo ex-diretor de Engenharia da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, que também nega o fato. As informações foram prestadas ao MPE em abril de 2015 e ratificadas em recente delação premida, ainda não homologada pela Justiça.
    “Um dos indícios que temos é que o dinheiro era encaminhado para pessoas ligadas ao crime organizado. As pessoas que trabalhavam e foram indicadas por Mércia, em depoimento, serão chamadas para prestar esclarecimentos”, disse o promotor Cássio Conserino.

    Também em depoimento ao MPE em 2015, o ex-chefe do Departamento de Assentamento da Dersa Geraldo Casas Vilela disse que a empresa recebeu uma carta atribuída ao PCC com ameaças, caso as remoções das famílias prosseguissem. Segundo ele, “diversas foram as dificuldades encontradas nesses processos de pagamento, sobretudo porque as áreas geralmente eram dominadas por pessoas ligadas a atividades criminosas”.
    Desvios

    Mércia é investigada por ter incluído ilegalmente 16 pessoas ligadas a ela no cadastro de reassentamento das obras e desviado R$ 813 mil de indenizações. Ao MPE, no dia 9 deste mês, ela disse que fez isso a mando de Vilela e de Paulo Preto, para pagar pessoas que moravam na favela e não tinham documentos para o cadastro. Ambos negam as acusações. Segundo Mércia, nenhum parente seu ficou com o dinheiro.
    Na semana passada, os três e uma filha de Paulo Preto foram denunciados à Justiça por incluir ilegalmente o nome de seis pessoas ligadas ao ex-diretor na lista de indenizados com apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), no valor de R$ 374 mil. Na lista estão babás, empregadas e funcionário que trabalhava para a família dele, que nega irregularidades.

    Outro lado
    Responsável pela construção do trecho sul do Rodoanel e do prolongamento da avenida Jacu-Pêssego, a Dersa informou, em nota, que “apurou e forneceu” ao Ministério Público Estadual (MPE) “um vasto conjunto de provas que embasou a denúncia já apresentada pela Promotoria de Justiça Criminal” contra o ex-diretor da empresa Paulo Vieira de Souza, uma filha dele, e outros dois ex-funcionários por pagamentos indevidos de indenização.
    “O rigoroso trabalho de auditoria interna tem possibilitado que o Ministério Público identifique, com precisão, os beneficiados pela fraude e responsáveis pela aprovação dos pagamentos indevidos realizados em 2009 e 2010. Nenhum dos funcionários apontados pelo MP integra mais o quadro de funcionários da empresa”, informou a Dersa.
    Uma auditoria interna ainda analisa se houve mais irregularidades em cerca de 3.000 processos envolvendo o reassentamento de famílias nas duas obras, concluídas em 2010, incluindo pessoas ligadas ao crime organizado. “Desde 2011, a Dersa alterou o procedimento de cadastro de beneficiados e pagamento das indenizações, com o objetivo de evitar fraudes no seu programa de reassentamento”, completa a estatal.

    As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

  93. Investipol Decap esses 7% são os daquela notícia fake de 2013?!? Não espero nada desse governo…..

  94. O que podem esperar policiais, quando o desgoverno paga propina ao PCC(que não existe) para poder realizar obras do rodoanel?
    Acordem, neste desgoverno quem manda é o partido(PCC) que não existe.
    Sr. Flit, faz um post aí, vamos deixar nossos policiais informados, ao invés de ficarem com briguinhas de carreiras e um tentando corrigir o outro e os delegados deleitando-se com tais situações.
    Obrigado pela atenção.
    E boa sorte a todos nós, precisamos.

  95. Esses 7% vem quando? Estou tão apertado que nem tenho mais margem no consignado.

  96. SENHORAS E SENHORES – OS DELEGADOS FICAM EM CIMA DO MURO ! ENTENDAM TUDO QUE VOCES

    LUTAREM E CONSEGUIREM NA POLÍCIA CIVIL SEMPRE SERÁ EM BENEFÍCIO DESSES DESGRAÇADOS !

    NO PLANTÃO SE VOCE FALTAR ELES JÁ FAZEM A PAPELADA E TE MANDAM PARA CORREGEPOL !

    OLHEM O SALÁRIO DOS CARAS ! AINDA RECLAMAM !

    O RESTOPOL ESTÃO NA MISÉRIA, POBREZA, PASSANDO FOME ! MANDEM ESTES CARAS IREM T. N. C. !

    F. D. P.

    A POLÍCIA CIVIL NÃO MERECE QUE FAÇAM NADA !

  97. ENQUANTO NÃO VOLTAR À POLÍCIA CIVIL DE 1964 – DA DITADURA MILITAR QUE IMPUNHA RESPEITO

    E ESSES MERDAS DESSES DELEGADOS TINHAM MEDO, ALCAGUETAS MORRIAM !

    NÃO VIRA !

  98. OS POLICIAIS FICAM CHORANDO POR MIGALHAS MISÉRIA DE 7% ENQUANTO ESSES BANDIDOS ESTÃO

    LEVANDO MILHÕES NOS ESQUEMAS POR TRÁS !

  99. Perícia autônoma garante orçamento/estrutura e elimina ingerências por parte de terceiros disse:

    Irei responder honestamente, caro Anônimo em Fúria:

    1) Continuaria sim, desde que deixem de ser da SSP, já que perderiam o porte de arma e sabemos bem que mala não faz acepção entre pessoas da SSP: dane-se se é perito, investipol ou PM; se tiverem a oportunidade, mandam pro saco mesmo. O correto seria ir para Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação ou mesmo a de Justiça e Direitos Humanos, sem viaturas caracterizadas como da SSP.

    2)Talvez.

    3) Sim, existem, sem dúvida. Os laudos continnuam atrasando por dois motivos: um é a não dedicação exclusiva de alguns peritos e legistas a SPTC. O outro é a falta de profissionais. Sabemos que pouco mais de 1000 peritos não dão conta do Estado de SP todo. A ONU sugere 1 perito para cada 5 mil habitantes. São Paulo deveria ter muito mais. E agora com a falta de concurso e os aprovados de 2013 sem tomar posse completamente, só fica pior.

    4) Todas as carreiras são policiais civis. A lei que criou a SPTC do Covas diz isso claramente. Mas defendo a escolha deles em querer ir ou ficar. Afinal, na PF os peritos se viram bem sozinhos. Claro que a área e volume de trabalho são diferentes, mas… se o Estado contratar peritos suficientes, não me importaria.

    5) Provavelmente não. A PC é uma briga de ego danada pelo que vejo aqui…

    6) Nenhum sindicato parece representar bem nenhuma carreira da PC, rs.

    7) Não. Mas sabemos que muitos são colocados injustamente lá, não apenas da SPTC, mas da própria PC. E responder por atraso de laudos quando nem se tem profissionais o suficiente é meio injusto…

    8) Não. Delegado não tem conhecimentos técnicos-científicos como eu para questionar um laudo. Nem um juiz. Por isso peritos deveriam ser chamados mais vezes para prestar esclarecimentos sobre a metodologia adotada, etc. Laudo não é só local de crime, muitas vezes simples e insuficiente dadas as condições de um local. Laudos também são feitos em laboratórios, e para isso é necessário formação específica. Jurídica tem, mas isto nem faz muito sentido…

    9) Claro. Pergunte ao Conselho da PC se eles vão manter o orçamento atual todo para IC e IML. Duvido muito… Sem desvinculação, a perícia não poderá permanecer com um bom orçamento. A não ser que fosse decretado algo a respeito, que eu seria a favor.

  100. Oh ! PESSOAL, TODOS ESTÃO NA ROÇA E NA MERDA, DÁ PARA PARAREM DE BESTEIRAS E FOCAREM

    NO PRINCIPAL !

    ESTÃO TODOS FUDIDOS E MAL PAGOS – É FODELÂNCIA FERAL !

    FOQUEM EM SUA SITUAÇÃO REAL

    QUANDO VOCE FOR FAZER COMPRA NO MERDADO O DINHEIRO NÃO DER , A COMPRA NÃO DÁ PARA

    PASSAR O MÊS !

    NÃO TEM DINHEIRO PARA CONDUÇÃO – TEM QUE PASSAR HUMILHAÇÃO E DAR CARTEIRADAS !

    NINGUÉM VÊ ISSO !

  101. ATÉ PARECE QUE SÃO TODOS RICOS !

    CAIAM NA REAL !

    A TENDêNCIA É PIORAR !

    DELEGADO DE POLÍCIA GANHA

    5 VEZES O QUE GANHA O INVESTIPOL, ESCRIPOL

    6 VEZES O OPERADOR DE TELECOMUNICAÇÕES

    10 VEZES O QUE GANHA O AGEPOL

    15 VEZES O QUE GANHA O AUX. NECRÓPSIA

    E POR AÍ VAI !

  102. A ÚNICA CARREIRA QUE VALE NA POLÍCIA É A DE DELEGADO – POR QUE SÃO CHAMADOS DE

    AUTORIDADE !

    DOUTOR SEM AO MENOS TEREM FEITO CURSO DE DOUTORADO E PÓS DOUTORADO E PHD;

    NO MÍNIMO SÃO RÉLES BACHARÉIZINHOS RÉCEM SAÍDOS DE FACULDADE PARTICULARES / PRIVADAS

    ONDE PARA PASSAREM DE ANO COLARAM !

  103. O ESQUEMA PARA ENTRAR NA POLÍCIA NA CARREIRA DE DLEGADO !

    SÃO OS APADRINHAMENTOS !

    É TUDO ESQUEMA !

    O QUE QUE UM CARA QUE ENTROU APADRINHADO VAI FAZER !

    O CARA JÁ É ESQUEMA, ENTROU POR MEIO DE ESQUEMA !

    SÓ PODE VIRAR ESQUEMA !

  104. TODAS OUTRAS CARREIRAS INFERIOR A DELEGADO ESTÃO FUDIDOS !

    NÃO TEM PARA ONDE CORRER !

    É MUITO DIFÍCIL A VIDA DOS POLICIAIS SUBALTERNOS !

    SÓ SE FODEM !

    É ASSIM ATÉ A MORTE !

    QUANDO SAEM JÁ ESTÃO TODOS BAGUNÇADOS !

    SE APOSENTAM E MORREM !

    O TEMPO QUE LHES RESTAM DE VIDA ! NÃO DÁ PARA APROVEITAR NADA !

    QUEM QUE FUDEU COM ESTES POLICIAIS A VIDA TODA !

    ESTES MALDITOS DELEGADOS !

  105. A ESPERANÇA É QUE UMA HORA O JOGO VIRA !

    E ESTES CARAS VÃO RESPEITAREM ÀS OUTRAS CARREIRAS !

    OU VAI FICAR ESQUISITO !

    ÀS OUTRAS CARREIRAS SÃO MAIORIA !

    E OS DELEGAS SÃO MINORIA !

    ESTÃO DE GRAÇA NO SAMBA !

    QUERO VER NA HORA QUE O BICHO PEGAR !

    SE ALGUÉM SEGURA !

  106. SENHORES PERITOS CRIMINAIS

    EU JÁ ASSISTI MAIS DE 1.000 PLENARIOS DE JÚRI

    HOJE EM DIA ADVOGADOS HABILIDOSOS

    QUEBRAM QUAISQUER PERÍCIA

    NO CRIME JÁ NÃO ESTÃO SENDO DE GRANDE VALIA TAIS PERÍCIAS

    NINGUÉM NÃO DÁ NEM BOLA MAIS PARA PERÍCIA !

    ADVINHEM POR QUE ESTÃO PARA PERDEREM VULTOSO REPASSE ORÇAMENTÁRIO !

    ISSO É BESTEIRA ! O FOCO PRINCIPAL SÃO OS SALÁRIOS DOS RESTOPOL ‘ s

    e daqueles covardes que teem mêdo de se manifestarem !

  107. SÓ PARA ENCERRAR O ASSUNTO – VEJAM A SITUAÇÃO DOS MÉDICOS LEGISTAS !

    SÃO MUITO MAIS QUE DELEGADOS EM CAPACIDADE, CONHECIMENTO E CULTURA !

    VEJAM A MERDA QUE GANHAM PARA O TIPO DE SERVIÇO QUE FAZEM !

  108. quem faz e o auxiliar de necropsia, agora o pior e aposentadoria que vao receber para quem entrou apos 2003.

  109. O ESTRANHO QUE ATÉ EM ESCANDALO DO PSDB, HÁ MENÇÃO DE PARTIDARIOS PETISTAS!!!!

  110. Carcepol interior disse:
    23/05/2016 ÀS 22:49
    Parece que teremos 7% de reajuste, alguém tem mais informações?

    KKKKK

    o meu camarada !! tu sonhou ?? tomou gardenal ? ou rivotril ? acorde que a realidade é outra. nada de aumento. nada de restruturação.
    e muito mais nadinha PARA OS RESTOPOLS.

    ESSA É A REALIDADE DA PC DE SÃO PAULO :

  111. O governador vai conceder 7% de reajuste, e deve ser anunciado na segunda quinzena de junho.

  112. O reajuste de 7% está garantido para junho, junho de 2017.
    Fonte quentíssima.

  113. A PM não dá conta sequer da obrigação institucional que lhe é atinente.
    Vamos se olhar no espelho, com humildade, meu povo.

  114. Sr. Secretário serei breve :

    Olhe pelos policiais que fazem a Audiência de Custódia.
    É desumano. Utilizam policiais que saem de um plantão de 12 horas ou pegam policiais na suas escassas folgas, e traçam um trajeto desumano. Vc retira preso num Dp, leva pra outro distante e de lá ruma pro Fórum. Tudo isso no horário compreendido das 07:30 as 08:30…..HORÁRIO DE PICO!!! Tudo parado obrigando sempre abrir sirenes, ocasionando quase que na maioria das vezes colisões de veículos. É um filme de terror.
    Todos os policiais civis estão revoltados, e isso desencadeia num péssimo atendimento a população no Decap, o chamado cartão de visita da PC.

    Alguém reveja o modo que estão sendo feitas as Custodias.

    Nem citei menor, procurado, pensão alimentícia, mulher, iml. ….É o Inferno! Tudo nas costas de miseráveis policiais plantonistas.

    Rogai por nós.

  115. SPC/SERASA disse:
    24/05/2016 ÀS 17:20
    O governador vai conceder 7% de reajuste, e deve ser anunciado na segunda quinzena de junho.

    KKKKKKK

    É !! ATE QUE PODE SER . MAS ACREDITO QUE EM JUNHO DE 2020.

  116. EU PERGUNTO !!!!

    QUANDO É QUE O LULADRÃO IRA PARA A CADEIA ????????????????????ESCOLTADO PELO JAPONES DA FEDERAL.

  117. A POLÍCIA CIVIL ESTÁ DESUMANA PRINCIPALMENTE NO INTERIOR.

    Rogo ao Secretário disse:
    24/05/2016 ÀS 18:14
    Sr. Secretário serei breve :

    Olhe pelos policiais que fazem a Audiência de Custódia.
    É desumano. Utilizam policiais que saem de um plantão de 12 horas ou pegam policiais na suas escassas folgas, e traçam um trajeto desumano. Vc retira preso num Dp, leva pra outro distante e de lá ruma pro Fórum. Tudo isso no horário compreendido das 07:30 as 08:30…..HORÁRIO DE PICO!!! Tudo parado obrigando sempre abrir sirenes, ocasionando quase que na maioria das vezes colisões de veículos. É um filme de terror.
    Todos os policiais civis estão revoltados, e isso desencadeia num péssimo atendimento a população no Decap, o chamado cartão de visita da PC.

    Alguém reveja o modo que estão sendo feitas as Custodias.

    Nem citei menor, procurado, pensão alimentícia, mulher, iml. ….É o Inferno! Tudo nas costas de miseráveis policiais plantonistas.

    Rogai por nós.

  118. E sério essa história de 7%? Não brinquem estamos todos em dificuldade diante dois anos sem reajuste.

  119. Nosa policia civil esta no fun do do poco, MAS o que esperar de uma policia EM que ate o delegado geral Caiu na lava jato

  120. Fora pt, fora dg, fora todos.

  121. 7% de aumento pros pés rapados da PC? É muito secretario KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    salario vai de 2.800 pra 2.996 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    logico que nao to contando as recolhas ne? os bingos, desmanches, jogo do bicho, os puteiros, os ching ling da efigenia e da 25 de março. é pessoal, o maximo que voces podem chegar é aplaudir a gloriosa (Polícia Federal) soltar nota de apoio a PF e continuar a pagar um pau pra operação lava jato. NUNCA SERÃO, JAMAIS SERÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Nosso colega aí de cima tem a mais absoluta razão. A CORRUPÇÃO acabou com as policias de SP

  122. Pericia autônoma… Boa sorte na futura carreira, vc está no caminho certo. Vc mesmo confirmou o q são os Diretores da SPTC… Com certeza não dariam o que é de direito do servidor. Esses são os Peritos da SPTC. Querem ser autoridades ”fictícias”, não querem dar o q é direito adquirido do servidor, cabide de emprego e nepotismo e ainda querem separar mas também almejando o financeiro. Resumindo querem ser autoridades no grito (piada e inconstitucional), querem orçamento, querem peões (não apenas para o trabalho em si mas tb mas para todo o resto), querem arma e distintivo (mesmo não querendo ser Policia)-(obs pelo q vi não é o seu caso) e querem agir como se a Instituição fosse vossas casas e não uma Instituição de caráter TOTALMENTE policial e criminal (Médico quer fazer do IML um hospital e Perito quer fazer dos IC’s e principalmente da SPTC um antro de Nepotismo a favorecimento do alto clero).
    Viu Pericia autônoma, os únicos q saem ganhando por lá são os Peritos e Legistas, servidores de carreira meio (igual a mim) têm que engolir os desmandos e mandos (por muitas vezes ilegais) dos senhores Peritos e Legistas.
    Se Perito e Legista já fazem isso sem ter o rabo solto imagina se o fosse.
    Em suma SEPARAÇÃO SÓ É BOM PARA PERITO E LEGISTA, e os mesmos não querem saber a opinião do Restopol, que apenas tem q ficar calado e acatar.
    Quando da minha permuta para a Civil tive de escutar da Rainha Perus que eu era um traidor pq eu era Policial Cientifico e Civil. Veja bem o q tive de escutar da SUPERINTENDENTE!!! Este é o tipo de pessoas que estão na Diretoria da SPTC. Sei que não são todos por lá assim, mas se eu chutar uns 80% ainda é pouco.
    Nunca me incomodei em fazer o trabalho pertinente a minha carreira, o q sempre me incomodou é ter q trabalhar para esse tipo de gente: Pessoas de ego inflamado que se acha Autoridade (basta ver q antigamente para ser Perito bastava o segundo grau, agora querem ser autoridades), folgados (querem q vc os leve para casa e ainda peguem seus filhos na escola), não reconhece o bom serviço prestado (não reconhecem porra nenhuma por lá, pelo menos na Civil quando vc prende alguém ou faz uma investigação importante, vc pelo menos recebe o parabéns, na cientifica vc recebe o vc ainda tá aqui!!??), cambada de frustrados (O principal são os Oficias Administrativos o racinha do c…E Médicos e Peritos que não fazem parte do alto clero que se fodem e como se fodem acabam por foder quem tá do seu lado) . Alcoólatras, drogados e muitos malucos (13 mesmo).
    Para vc, que quer ser Perito, tudo é bom enquanto for do alto clero, quando não o for vai trabalhar que nem um camelo e descontará sua raiva (pode não ser o SEU caso mas da grande maioria absoluta é) no coitado do Fotógrafo o fazendo dirigir o dia inteiro sendo que no Edital de Perito pede que o mesmo tenha CNH B, mas na prática quer se valer da carreira achando q o fotografo tem mais é que dirigir para ele mesmo, terá de puxar plantão de cabo a rabo e muitas vezes passar do horário (igual a qq Policial de verdade mesmo). Esse será seu destino se não for do Clero.
    Me deixa tranquilo saber q vc realmente confirmou o q os Peritos fazem por lá e quais suas ambições de certa maneira.
    Pericia autônoma se vc entrar com a cabeça de dar aos servidores o q são de seu Direito e de olhar a Instituição como ela realmente é (POLICIAL e não apenas PERICIAL) seja muito mais do que bem vindo e precisamos de mais gente que nem vc, porém se o Sr. acreditar que Perito deve ser autoridade e concordar com seus mandos e desmandos (ferindo o direitos dos servidores e querendo se valer de da carreira) sinto muito mas o Sr será apenas mais um q não é bem visto por ninguém (o q aparentemente não parece ser do seu feitio, uma vez q, aparentemente, foi honesto em suas respostas).

    Desculpe pela extensão do texto e português sofrível, mas nutro dentro de mim um ódio terrível contra essas carreiras, mas não contra todos, afinal deixei bons amigos destas carreiras que pensavam igualmente a mim. Boa sorte e por favor não seja igual a esse monte de merda que citei q estão enraizados por lá ainda vagabundeando e ferrando com muitos dos colegas. Grande abraço e sucesso em sua futura carreira.

  123. Anônimo em fúria falou tudo parceiro, isso aí com ladrão são uns gatinhos, com os carreiras meio são leões, bando de braço curto !

Os comentários estão desativados.