CASO BRIAN – AÇÃO ARTICULADA DA PM DESTRÓI PROVAS E OBSTRUI JUSTIÇA 27

O FUZILAMENTO DE BRIAN: “ELES EXECUTARAM MEU FILHO”

AÇÃO ARTICULADA DA PM DESTRÓI PROVAS E OBSTRUI JUSTIÇA

Fotos do perfil do Facebook de Brian Cristian Bueno da Cruz

Fotos do perfil do Facebook de Brian Cristian Bueno da Cruz

Reportagem de Mauro Lopes e edição de vídeo de Iolanda Depizzol, especial para Jornalistas Livres

A pequena Santa Cruz do Rio Pardo, de menos 50 mil habitantes, no interior de São Paulo, está em profunda comoção, em estado de choque. O jovem Brian Cristian Bueno Silva, de 22 anos, muito querido na cidade, foi assassinado a queima-roupa por um PM na quarta-feira da última semana (8). “Eles executaram meu filho”, diz, desconsolada, Valdinéia Pontes, mãe do jovem.
Brian foi assassinado dentro do carro em que estava com mais quatro amigos quando saíam da FAIP (Feira Agropecuária e Industrial), em Ourinhos, na madrugada de quarta-feira, cerca de 2h30. As cidades são bem próximas, a cerca de 30 km uma da outra, e ambas distam mais de 350 km da capital.
A cena da execução é brutal, incompreensível. Leia a seguir e assista os vídeos com os depoimentos da mãe de Brian e de Jonas Luis, um dos amigos que estava no carro:

Os rapazes saíram da feira pela avenida Jacintho Sá, uma das principais de Ourinhos, que estava congestionada. Brian conhecido como brincalhão, sentado ao lado do motorista, esticou o braço para fora do carro e ergueu um cone de sinalização. Os amigos avisaram-no de que havia polícia à frente e ele pousou o objeto no chão. Imediatamente aproximaram-se dois PMs do carro, um de cada lado, um com uma lanterna nas mãos e outro, Luís Paulo Izidoro, de arma em punho. O testemunho do amigo Jonas Luís no vídeo: “Veio o policial do lado do Brian e tentou tirar ele pela janela (do carro); pegou no colarinho dele, na blusa, e aí eu ouvi o disparo. Eu até pensei que ele tinha atirado pro alto ou pro chão, pra qualquer lugar, menos pro carro”. A bala atingiu Brian no pescoço.
O que se viu a seguir foi, na definição do advogado Lúcio França, foi uma verdadeira “operação orquestrada de acobertamento, destruição de provas, obstrução da Justiça” encetada pela PM em Ourinhos. França é conselheiro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (CONDEPE) e membro do Tortura Nunca Mais e esteve em Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, onde conversou e entrevistou a mãe, parentes e amigos de Brian. O que fez a PM depois do assassinato do jovem? A sequência é aterrorizante:
1. O PM assassino desapareceu em segundos do local;
2. Grupos de PMs chegaram em menos de dois minutos e levaram o carro onde foi morto Brian embora e o lavaram – uma ação ilegal de destruição da cena do crime;
3. A PM não acionou a Polícia Civil – “o delegado de Ourinhos só ficou sabendo do crime porque foi avisado por uma funcionária da Santa Casa”, relatou França;
4. Quando a Perícia da Polícia Civil chegou ao lugar, muito depois do razoável, pela ocultação da PM, não existia mais a cena do crime;
5. Os PMs arrancaram as câmeras da rua e das casas comerciais ao redor e desapareceram com elas, em mais um crime de obstrução da ação da Justiça, segundo o advogado do CONDEPE.
6. A comandante da PM na cidade, a tenente-coronel Cenise Araújo Calasans, afirmou em entrevistas seguidas à imprensa local que o fuzilamento de Brian foi um acidente, buscando minimizar o assassinato.
7. O assassino, preso pela Polícia Civil por homicídio culposo (sem intenção de matar), conduzido ao Presídio Militar Romão Gomes, no Jardim Tremembé (zona norte de SP), já estaria de volta à cidade, segundo informação de parentes de Brian.
Lucio França disse que o clima em Santa Cruz do Rio Pardo é de indignação, comoção e medo: “Mataram um jovem de 22 anos, arrimo de uma família paupérrima, alegre, de bem com a vida, num ato inominável”.

( O assassino foi preso em flagrante por crime culposo pela própria PM, só depois o fato foi noticiado à Polícia Civil sem apresentação do criminoso e omissão de sua identidade )

  1. Fim da PM já! BANDIDOS! Recebem muito bem do Estado pra cometer essas cagadas e atrocidades. São tão sujeito homens que usam o aparato do Estado pra acobertar as merdas que eles fazem nas ruas. Se fizessem as cagadas e assumissem é uma coisa, mas agora matam o cidadão de bem e tentam fraudar é outra… Não tenho outra palavra pra definir o que matou o garoto e os safados que ajudaram acobertar. COVARDES!

  2. DR EXPULSO, você queria que ele falasse bem? Que jeito? Cada dia a PM consegue nos surpreender… UMA CAGADA PIOR QUE A OUTRA!

  3. O policial hoje tem tamanha responsabilidade e cobrança que não condiz com o baixo salário que recebe, e tem o agravante de um erro lhe custar o emprego ou a liberdade, e tudo isso por um salário miserável, diante de tamanha responsabilidade diante a sociedade, o policial devia receber no minimo R$8000,00 iniciais, para tentar quando errar e perder o emprego ou a liberdade, ter feito ao menos um pé de meia, mas o que se vê hoje são policiais em sua maioria pobres e endividados, mas com responsabilidades que lhes custam a liberdade, o emprego e a vida.

  4. Que absurdo! Chegamos em um ponto de desordem social e institucional, onde ninguém respeita as leis, nem mesmo agentes públicos que juraram defender a sociedade e respeitar as leis. A PM conseguiu criar uma subdivisão da teoria da anomia de Durkhein e Merton. Criou a teoria da anomia institucional! A PM foi criada com a missão constitucional do policiamento ostensivo . Todavia esta instituição e seus membros sofrem de delírios esquizofrênicos e extrapolam seus limites constitucionais adentrando em atribuições as quais não lhes foram atribuídas pelo legislador, desrespeitando as leis e seu limite instutucional original.

    Torço para que não sejamos nós e nossos familiares todos mortos pela PM, em seus “autos de resistência” e seus homicídios “culposos”!

  5. Caro Jacaré: Ninguém está aqui querendo ensinar abordagem, inclusive porque o policiamento ostensivo é realizado pela vossa corporação.Só que no caso específico aqui mencionado houve um erro, não se sabe se humano ou mecanico. Foi lamentável prá mim, quem tem que levar tiro é bandido. Pense que poderia ser um filho nosso, um sobrinho….alguém próximo à nós cometendo uma brincadeira inconsequente….e aí, o que voce diria?????

  6. Nossa, parece que todo mundo aqui estava lá no momento do ocorrido, muita hipocrisia!!

  7. Um grupo de amigos do jovem Brian Cristian Bueno Silva, covardemente assassinado por um policial militar, fez contato comigo, indagando sobre a possibilidade de eu aceitar ser advogado dos assistentes de acusação, ou como dizem os mais leigos, ser “assistente de acusação” no caso.
    Estou em final de carreira e, por isso, em princípio, declinei dessa honraria, tanto mais porque sei que em Ourinhos atuam diversos advogados de competência e dedicação máximas, que, se procurados, haverão de aceitar de muito bom grado esse trabalho, em prol de toda a sociedade local.
    No entanto, caso isso não aconteça, aceitarei pro bono atuar nessa causa e em seguida “pendurar minhas chuteiras”, como advogado, sob a certidão do veredito unânime do Tribunal do Júri de Ourinhos, pela condenação desse assassino.

  8. os advogados vão ter trabalho em processar a Taurus, porque essa vai para a conta dela .. enquanto existir esse monopólio em cima dessa empresa isso vai continuar a acontecer … queria ver alguém alegar tiro acidental com uma glock,…mas com essas Taurus isso vai chegar na pericia vai constatar que a arma tem alguma falha e pronto, uma fatalidade.

  9. STIVE DE PIJAMA,

    Considerando essa sua tese de que toda TAURUS apresenta defeitos.

    Policial ( perito no manuseio de armas de fogo de defesa ) que faz uso de armamento NOTORIAMENTE falho, especialmente apontando a arma diretamente contra cidadão – DESARMADO – na condição de mero abordado, assume o risco de que sua arma venha a “disparar sozinha” .

    Logo, assume o risco de produzir o resultado MORTE, ou seja, como as pessoas gostam de propalar : AGE COM DOLO EVENTUAL!

    O dolo eventual ocorre quando o agente representa ( PODE E DEVE ) o resultado como possível, assume o risco de produzir esse resultado e ainda atua com indiferença sobre o bem jurídico ( a vida ou a integridade física de outrem ).

    Pois bem, o PM tem que SOFRER para dar exemplo para toda a corporação – para todos os agentes de segurança em geral – de que não se deve apontar armas para pessoas desarmadas ( você apontaria – como corretivo – uma Taurus para o seu próprio filho? Nem a Taurus, nem Glock , nem arma de fogo alguma, né ? ).

    Policial cagão – desses que vivem com a arma na mão – deve procurar outro emprego!

    E polícia metido a FODÃO que toca o terror – apontando a pistola – sobre qualquer cidadão TEM QUE SE FUDER !

  10. E mais: não vai para a conta da Taurus, não !

    Vai pra conta do Erário ( o cidadão contribuinte ) e para o estupido PM.

    Como este vai pra rua da amargura ( mais pelos danos à Corporação e ao Estado do que pela morte do rapaz ) não vai pagar nada. Aliás, nem tem como pagar, né ?

    Com o tempo ele compra um caminhão ( se tiver sorte ) e coloca no nome da esposa e segue a vida trabalhando até morrer.

    Adeus à aposentadoria aos 50 anos com 1º Sgto.

    Pior : além de se ferrar por inteiro, futuramente ainda pode ser assaltado pelo remorso e pelo fantasma do Velho Barreiro!

  11. A maré não está pra peixe: D.O. de hoje, 1506/2016:

    SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA Decretos de 14-6-2016 Aplicando a pena de cassação de aposentadoria: nos termos dos arts. 67, VII, 69, 70, I, 74, II, 75, II, e 77, I, da LC 207-79, com as alterações editadas pela LC 922-2002 e à vista do que consta do processo DGP-4409-05-SSP – vols. I ao XXVII e apensos, aplica a pena de cassação de aposentadoria, aos seguintes Delegados de Polícia aposentados, do Quadro da Secretaria da Segurança Pública: Reinaldo Corrêa, RG 5.230.618; Guaracy Moreira Filho, RG 5.294.418; Enjolras Rello de Araújo, RG 3.053.938. Advogados: Marcelo Winter Pacheco da Silva – OAB/SP – 25.238; Claudinor Roberto Barbiero – OAB/SP – 33.996; Sidney Gonçalves – OAB/ SP – 86.430; nos termos dos arts. 67, VII, 70, I, 74, II, e 77, I, da LC 207-79, com as alterações editadas pela LC 922-2002, e à vista do que consta do processo DGP-7704-11-SSP – vols. I ao VII e apensos, aplica a pena de cassação de aposentadoria a Orivaldo Baptista Sobrinho, RG 4.569.477, Delegado de Polícia aposentado, do Quadro da Secretaria da Segurança Pública. Advogado: Daniel Garson – OAB/SP – 192.064.

  12. Nos itens afirma:

    “1. O PM assassino desapareceu em segundos do local;
    2. Grupos de PMs chegaram em menos de dois minutos e levaram o carro onde foi morto Brian embora e o lavaram – uma ação ilegal de destruição da cena do crime;
    3. A PM não acionou a Polícia Civil – “o delegado de Ourinhos só ficou sabendo do crime porque foi avisado por uma funcionária da Santa Casa”, relatou França;”

    1- O assassino desapareceu pq?
    2- Os comparsas do assassino levaram o carro para o batalhão pq?
    3- Os comparsas do assassino alegaram que o delegado não se encontrava no DP, então não comunicaram o plantão da secretaria de segurança ou a correpc pq?

    Senhores responsáveis pela justiça brasileira, por gentileza mostre a sua cara e justifiquem para que são pagos, pois a família do garoto está chorando!

  13. Concordo com vc Guerra. Só tem um porém… Levando pela sua linha de raciocínio quem estaria cometendo o ”dolo eventual” (primeiro) é o Estado que tb assume o risco ao dar tais armamentos falhos para seus policiais. Mas concordo quando vc escreve como se apontar a arma e para quem apontar a mesma.

  14. VITORIA NA GUERRA, não escreva aquilo que nao sabe ou que não presenciou. NINGUEM alegou que nao tinha delegado de policia no DP. A cidade de Ourinhos é sede de Seccional e possui um plantão permanente com a presença fisica de um delegado e uma equipe completa de demais policiais civis. A ocorrência é que não foi apresentada na delegacia, mas sim levada diretamente ao quartel da pm. O delegado de plantão, assim que soube de um óbito por disparo de arma de fogo (informacao da Santa Casa), diligenciou com a equipe até o local e la não encontrou mais nada….

  15. O POLÍTICO DEPUTADO FEDERAL CAPITÃO AUGUSTO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE TEM O SEU “CURRAL” ELEITORAL NA CIDADE DE OURINHOS POR LÁ RESIDIR E JUSTAMENTE ONDE UMA TENENTE CORONEL QUE COMANDA UM BATALHÃO ENTREGOU, APENAS ATRAVÉS DE ORDEM JUDICIAL, UMA FILMAGEM DE UMA OPERAÇÃO POLICIAL QUE RESULTOU NA MORTE DE UM JOVEM NA SEMANA PASSADA, ESSE DEPUTADO FALA SOBRE OS BENEFÍCIOS E SOLICITA VOTOS FAVORÁVEIS NA APROVAÇÃO DO CICLO COMPLETO PARA AS POLÍCIAS.

  16. POLICIAL disse:
    15/06/2016 ÀS 11:23
    VITORIA NA GUERRA, não escreva aquilo que nao sabe ou que não presenciou. NINGUEM alegou que nao tinha delegado de policia no DP. A cidade de Ourinhos é sede de Seccional e possui um plantão permanente com a presença fisica de um delegado e uma equipe completa de demais policiais civis. A ocorrência é que não foi apresentada na delegacia, mas sim levada diretamente ao quartel da pm. O delegado de plantão, assim que soube de um óbito por disparo de arma de fogo (informacao da Santa Casa), diligenciou com a equipe até o local e la não encontrou mais nada….

    Eu sei colega, apenas estou repetindo as alegações dos pms.
    Qto a eficiência da Seccional da cidade de Ourinhos eu conheço e os parabenizo.

  17. VITÓRIA NA GUERRA,cara vc é um lixo mesmo né, dessa sua boca só sai merda, que pena eu tenho dos seus pais tá, geraram um ser com a boca trocada de lugar com o cu.

  18. JACARÉ SEM DENTE disse:
    15/06/2016 ÀS 17:36
    VITÓRIA NA GUERRA,cara vc é um lixo mesmo né, dessa sua boca só sai merda, que pena eu tenho dos seus pais tá, geraram um ser com a boca trocada de lugar com o cu.

    Jacaré sem dente, ela ainda continua dando plantão noturno?

  19. Um digitadorzinho de merda querendo pagar de dotô, cara vai dar uma estudadinha que um dia quem sabe poderá ser alguém na vida seu borra-bosta de uma figa.

  20. JACARÉ SEM DENTE disse:
    16/06/2016 ÀS 0:06
    Grande merda tá.

    JACARÉ SEM DENTE disse:
    16/06/2016 ÀS 0:08
    Um digitadorzinho de merda querendo pagar de dotô, cara vai dar uma estudadinha que um dia quem sabe poderá ser alguém na vida seu borra-bosta de uma figa.

    Valeu Carlão!

  21. ACASO FALEI ALGUMA MENTIRA, ACASO TEM MORAL PARA FICAR VOMITANDO AQUI SEU ARROMBADO , PRIMEIRO POSTAVA COMO ( ACABAR COM O PRESÍDIO ROMÃO GOMES) DAQUI A POUCO VAIS POSTAR QUE É O GENERAL DA BANDA QUE USA FARDA COR DE ROSA, UMA VEZ QUE TERIA QUE SER VERDE PELO PERIQUITO QUE VC É NÉ , OU PENSA QUE TB NÃO TE CONHEÇO HEM?

  22. JACARÉ SEM DENTE disse:
    16/06/2016 ÀS 12:55
    ACASO FALEI ALGUMA MENTIRA, ACASO TEM MORAL PARA FICAR VOMITANDO AQUI SEU ARROMBADO , PRIMEIRO POSTAVA COMO ( ACABAR COM O PRESÍDIO ROMÃO GOMES) DAQUI A POUCO VAIS POSTAR QUE É O GENERAL DA BANDA QUE USA FARDA COR DE ROSA, UMA VEZ QUE TERIA QUE SER VERDE PELO PERIQUITO QUE VC É NÉ , OU PENSA QUE TB NÃO TE CONHEÇO HEM?

    Indiferentemente da cor de farda, posso te afirmar que jamais irei colocar uma novamente.
    Qto acabar com o romão gomes, desconheço e posso afirmar que vc ficou mais psicopata ainda depois de aposentado e as mesmas merda que vc falava na ativa agora piorou, deve ter sido o fato de ficar muito tempo no serviço burocrático enquanto vc aguardava a sua reforma, lembra ou não?
    Puxa saco de oficiais!

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s