Delegacias de São Paulo pararam no século passado 57

Com estrutura precária, apenas uma tem inquérito digital. Investigadores fazem serviço de office-boy

Por: Amanda Gomes
portalweb@diariosp.com.br
04/07/2016 10:40

Desde janeiro, a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça testam um projeto-piloto que promete facilitar o trabalho nas delegacias, agilizar a investigação e diminuir a quantidade despendida de papéis. Mas, por enquanto, só a 3 DDM (Delegacia de Defesa à Mulher), na Zona Oeste da capital, faz  parte do programa batizado de  Inquérito Policial Digital.

Com o projeto, os quase 40 inquéritos instaurados pela delegacia são digitalizados e enviados à Vara da Violência Doméstica e Familiar do Fórum do Butantã, na Zona Oeste.  O programa também permite que os envolvidos possam acompanhar, on-line, o andamento do caso, sem precisar ir à delegacia para ter informações.

Porém, enquanto essa realidade se resume a um projeto piloto em um único local, todas as outras demais delegacias da capital e interior  ainda precisam fazer todo o serviço burocrático, inclusive tirando um agente de segurança  das ruas para ele fazer a função básica  office-boy de processos.

É uma realidade em todos os distritos um investigador, um escrivão ou outro funcionário ser o  responsável por todo o serviço administrativo do DP. Ele é quem leva os inquéritos em papel para os fóruns criminais, usando um veículo que deveria ser colocado para apurar crimes e não servir de leva e traz de papel e documentos.

“Esse funcionário poderia ajudar na investigação, mas passa o dia entregando papel”, diz um delegado sob a condição de anonimato.

 A Secretaria de Segurança Pública não informa quando todas as delegacias da capital poderão enviar os inquéritos digitalizados. O Tribunal de Justiça sonha com a  expansão do programa para todo o estado.

Para Mitiaki Amamoto, delegado assistente da 6 Delegacia Seccional de Santo Amaro, Zona Sul, a esperança é que até agosto os DPs da área recebam as senhas digitais. “Vai facilitar bastante o trabalho”, disse.

Na DDM, o delegado assistente da 3 Seccional Oeste, Hamilton Rocha, lembrou que a digitalização, por enquanto, é só um teste. “O inquérito digital é mais rápido e mais seguro. Ainda é piloto, mas está fluindo muito bem na DDM. Possivelmente será expandido para outras delegacias”, afirmou.

No estado são instaurados ao menos 35 mil inquéritos policiais por mês. Na capital são quase dez mil. Nos quatro primeiros meses deste ano foram 43. 853 mil.

Falta de funcionários/ Um delegado ouvido pelo DIÁRIO, que pediu para não ser identificado, disse que atualmente as delegacias e, inclusive, seu departamento, sofrem para conseguir concluir os inquéritos por falta de funcionários.

“Não temos profissionais suficientes e não conseguimos dar conta de tudo. A Polícia Civil está sucateada. O inquérito digital vai ajudar bastante, e principalmente, terá essa integração com o Judiciário,  mas não é só isso”, disse.

Depoimento

Investigador que pediu para não ser identificado

‘Somos esquecidos pelo Estado’

Na delegacia em que trabalho, temos pilhas e pilhas de inquéritos para investigar e, é claro, a prioridade é para os casos  com mais repercussão ou mais fáceis de apurar. Nossa rotina é uma loucura e ainda precisamos parar e buscar laudos nos institutos de criminalísticas, nos IML (Instituto Médico Legal) e levar ou buscar inquéritos nos fóruns. Há um tempo, estamos na própria delegacia  escrevendo qual era o tipo de droga para agilizar o flagrante.  Fazíamos isso porque quando há apreensão de drogas, precisamos levar até o IC e depois retornar para buscar o laudo. Com isso, o flagrante leva horas e horas. Com certeza, esse sistema vai ajudar e muito. Porém, não acredito que será para este ano ou o próximo, mas, sim, a longo prazo. É bastante difícil de acreditar que em um estado como São Paulo ainda é preciso deixar policiais levando documentos para todos os lados.

Entrevista com George Melão, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia:

DIÁRIO_ Esses sistemas de laudos e inquéritos policiais eletrônicos vão demorar para ser implantados?

GEORGE MELÃO_ Ouço falar sobre inquérito digital desde quando entrei na polícia, há 23 anos, e acho que isso nunca vai acontecer. Nós temos alguns problemas de ordem técnica, parte física e de legislação porque não tem essa previsão (de implantação) ainda. Ou seja, a legislação federal não prevê o inquérito digital. Mas isso não seria um impedimento. Dá para fazer muita coisa, adaptações, mesmo sem a previsibilidade no Código de Processo Penal.

Isso iria facilitar o trabalho?

Com certeza. A tecnologia é importante, mas não é só isso. Temos um grande problema de falta de policiais. Nós não temos escrivãos de polícia para atender a demanda da população. Não adianta a gente instrumentalizar a delegacia com a parte digital se nós não tivermos pessoal para manusear.

RESPOSTA DA SECRETARIA:

Laudos eletrônicos serão enviados até fim do ano

A Secretaria de Segurança Pública disse, em nota, que a Superintendência da Polícia Técnico-Científica pretende encaminhar o laudo eletronicamente até o fim de 2016. A pasta esclarece  que em Bauru  está sendo testada a integração dos sistemas RDO (Registro Digital de Ocorrência) e GDL (Gestor de Laudos), com um programa elaborado e criado pela Divisão de Informática da SPTC. Segundo a pasta, o projeto piloto para a instauração do Inquérito Policial Eletrônico permite ao delegado expedir virtualmente o documento ao Ministério Público e à Justiça e obter a solução mais célere para os crimes. Em 48 horas, no máximo, com o inquérito relatado, as autoridades poderão decidir sobre o caso e oferecer uma denúncia.

  1. Quanta asneira! Na delegacia onde estou sendo escravizado não tem nem sequer impressora, quanto menos scanner ou coisa semelhante. Nunca fiz uma legitimação desde que aqui cheguei, pois aqui no interior não se faz isso, simplesmente por não ter programa que funcione para enviar e receber as legitimações!
    Inquérito policial será outra piada, pois teremos que fazer o inquérito todo e depois ainda teremos que digitalizá-lo e enviar a digitalização ao fórum! Imaginem digitalizar inquéritos com cinco ou mais volumes. Se o scanner não puxar um dos duzentos papeis no momento certo, terá que começar tudo de novo!
    Não tem nem tinta na delegacia onde estou!
    O escravão vai ter que trabalhar em triplo agora, pois já trabalha em dobro, fazendo o trabalho dele e o do delegado, agora terá que fazer o dele, o do delegado e ainda arrumar um jeito de virar xerocopiador judicial (se é que esta palavra existe).
    Aumento de salário que é bom nada, mas de trabalho, sempre!

  2. Ah! Já ia me esquecendo de mencionar que basta ver como ainda fazemos os indiciamentos, com o moderníssimo método de tocar piado, com planilhas de papel, numeradas e com uso de rolo de tinta! Igualzinho na PF ou no Poupatempo, onde basta colocar os dedos no leitor de digital que sai tudo no computador!

  3. Foda-se o Inquérito Digital; a PL 07/16; os Necrin’s

    Eu preciso de Aumento de Salário.

    Sem salário NADA motiva os policiais.

  4. o TJSP esta cobrando o inquerito digital, porque senão somente os funcionarios da area civil vao poder trabalhar em casa, o home ofice,

  5. Discobriram a América! Entretanto, a matéria está errada: a Polícia Civil, assim como o Judiciário, parou no século XIX (retrasado).

  6. Não há interesse algum em melhorar a Polícia Civil em qualquer aspecto…
    E ponto final.

  7. Jornal Agora 04/07/2016
    Funcionalismo:

    Agentes penitenciários de SP entram na justiça por Reajuste .
    O Sindasp entrou com uma ação de injuncão contra o governo para que os salários dos Agentes de São Paulo sejam, pelo menos corrigidos pela inflação .

  8. Agora Vao montar um novo gropo de estudos, dai bla bla bla . Este secretario e mais um fanfarrao

  9. OS POLICIAIS CIVIS OPERACIONAIS ESTÃO FAZENDO PAPEL DE TROUXAS HÁ MUITO TEMPO…KKKKKKKKKK NA PM A COISA FUNCIONA, E NO FINAL DÁ DE 10 X 0. ESSA É A VERDADE!!!!!!

  10. VEJAM PRA ONDE VAI O SALÁRIO DE UM SARGENTO QUANDO APOSENTA COM 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO. E COMPARE COM O NU DA CIVIL COM OS MESMOS TRINTA ANOS!!!!! DÁ DÓ….

  11. Antes de falar em novas contratações e mais trabalhos tem que rever primeiramente o Reajuste para incentivo !!!!

  12. se a pm funciona se os plantões da delegacias estariam vazios, porque nao teria vitimas.

  13. Emquanto isso no decap….
    Operação segura cadeira…
    Operação desespero….
    Operação concorrer com a PM…
    Operação desespero….
    Operação ….

  14. Acabar com o pessoal do expediente é sacanagem. Brincadeiras à parte,a Polícia Civil através do Dipol terá que abrir licitação pra comprar máquinas digitalizadoras, novos equipamentos de informática, etc. A Acadepol terá que treinar e capacitar os escrivães para usar a nova tecnologia, Com essa contenção de despesas do Governo do PSDB que se quer dá o aumento a que temos direito há mais de dois anos, vai demorar mais um século pra tecnologia chegar aos cartórios policiais que tem mais de 500 inquéritos por escrivão.

  15. Onde tem funcionários é no banco, loja, fábrica, etc…
    Aqui tem POLICIAL CIVIL.
    O que falta na Polícia Civil é POLICIAL CIVIL nas suas diferentes carreiras.
    E não funcionários.

  16. kkkkk nao tem nem tinta windows tudo pirata aqui no 3 dp so computador com word pirata vem aqui ver gaeco e issso que o seccional ta no andar de cima, mais na santa vende muito cd piratas e tudo com acerto ne emersinhaaaaa

  17. Decap a cada dia pior, muda diretor e sempre chega um com idéias mirabolantes

  18. Piada!!!!Os programas utilizados hoje, péssimos, vivem dando problemas, alguns até inacessíveis, quando não lentos. Impressoras quebradas sem manutenção, aliás, a pc toda está assim, à deriva!!!! Essa tecnologia não será utilizada nem em 10 anos, não tem como.

  19. Os Delegados conseguiram…acabaram com a polícia. Nos também somos culpados..Mas 90% é culpa deles. Se uma empresa vai mal é culpa dos dirigentes. Seu inúteis
    Parabéns

  20. Tem que acabar é com a aposentadoria dos políticos com 2 mandatos, ferias/recesso judiciário de quase 3 meses por ano, com a profissão de político, com reeleição. …

  21. kkkk… Não pode ser verdade… deve ser uma entrevista igual a do gugu com os malas do “pcc”…

    O delegado falando que o inquérito digital irá facilitar o serviço… Ah é? Então, com a vinda do IP digital a nobre Autoridade irá cumprir com a sua função legal? Passará a fazer as portarias? despachar? colher declarações, depoimentos? relatar os ips? Ahhhhh… entendi… no word fica meio complicado de fazer… mas com o IP digital certamente ficará mais fácil…

    kkkkk é uma piada…

    E o investigador… “na delegacia em que trabalho, tem pilhas de inquéritos para investigar”… ahhhh sim… e o “parar o trabalhar para levar IPs no forum”…

    Fica difícil até de comentar ser rir… só alguém que não conhece nada de uma delegacia poderia cair nesse papo furado todo…

    As delegacias não funcionam porque são mal geridas… temos péssimos administradores… porque não existe meritocracia, mas sim apadrinhamento e puxasaquismo… porque as unidades estão repletas de vagabundos… pela falta de estrutura… e por aí vai…

    A cada dia me surpreendo mais com as imbecilidades vistas…

  22. BOM DIA, SEI QUE TODOS AQUI ESTÃO NO LIMITE DA PACIÊNCIA COM A POLICIA, POIS A CULPA É TÃO SOMENTE NOSSA,. POIS FALTA CARTUCHO PARA IMPRESSORA, FALTA VIATURAS, FALTA XEROX, FALTA COMPUTADOR, TODOS OS PROGRAMAS COMO WORD ETC SÃO PIRATAS, O QUE EU ACHO O FIM DOS TEMPOS, AS DEPENDÊNCIAS ESTAO CAINDO AOS PEDAÇOS, FUNCIONÁRIOS MAL PREPARADOS, DELEGADOS ANTIGOS, E ARCAICOS,SEM O MINÍMO DE PROFISSIONALISMO.

    ENTÃO A SOLUÇÃO:

    ACABAR COM A RECOLHA
    GAECO FISCALIZAR TODOS OS PREDIOS DE DELEGACIAS
    MICROSOFT ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA O ESTADO
    SE NÃO TIVER ESTRUTURA VAMOS PARAR DE TRABALHAR
    DENUNCIAR OS CORRUPTOS
    NAO ADMITIR MAIS O DESVIO DE FUNÇÃO
    OS QUE VIVERAM EM DESVIO DE FUNÇÃO ENTRAR COM AÇÃO PARA GANHAR COMO TAL
    ACABAR COM CHEFIA DE INVESTIGAÇÃO DEIXAR SOMENTE ESPECIALIZADAS, E DELEGACIAS SO FAZER O BOLETIM DE OCORRENCIA E TODO EFETIVO IR PARA AS ESPECIALIZADAS
    RESPONSABILIZAR OS QUE DESVIAM VERBAS DAS UGES

    TODOS SABEM E NINGUEM FAZ NADA PORQUE TODOS SOMOS CONIVENTE COM A CORRUPÇÃO

    VIVEMOS DELA GANHAMOS 4 MIL POR MES, COMO NÃO VAMOS ROUBAR?]]

    AI EM CIMA NEM COLOQUEI SALARIO, POIS NA POLICIA NINGUEM VIVE DE SALARIO

  23. OOOHHH POVO CHATO

    Vcs reclamam de tudo, é só o que sabem fazer ?

    Mesmo quando algo de bom tentam fazer pra melhorar a polícia, não vejo um comentário elogioso ou que nao seja reclamação.

    Vim há alguns anos da iniciativa privada e a minha carga de trabalho era maior do que os 600 IP’s que toco hj, fora a cobrança por metas e resultados que tiravam meu sono, aliado a um salário bem próximo ao que recebo hj, mas não via a quantidade de chatos reclamandos tão intensamente como vejo na polícia, não que as condições não eram ruins e o retorno baixo, mais que todos se conformavam com o ritmo do mercado de trabalho moderno, que é uma realidade em todos os segmentos e esses excesso de reclamações improdutivos só gera mais desanimo .

    Ou seja, se não tem em capacidade pra fazer nada, parem de reclamar !

  24. A certidão de óbito Institucional já está pronta, só falta o governo assinar.

    Vamos por etapas,

    Inicialmente, precisamos saber qual é o efetivo da Delegacia de Polícia. Deste efetivo quem é da chefia e quem é do plantão.

    Na chefia o que faz cada investigador e cada escrivão e qual é a escala de serviço. Vamos saber que tem funcionário que nada faz, ou seja, é o “RECOLHA” do Chefe/Titular, responsável pela movimentação financeira da “firma”(desmanche, puteiro, bingo, maquineiro, biqueira, buraco..), dependendo do movimento da Delegacia podemos ter + de um “RECOLHA”, o vagabundo, digo, o funcionário mais prestigiado da Delegacia que quando aparece no DP vai almoçar com o Titular e o Chefe.

    Em seguida, devemos apurar quanto o Governo do Estado já gastou em equipamentos, programas e sistemas de informatização da Polícia Civil e porque diversos desses investimentos pesados feitos através de licitações e contratos suspeitos procedidos pelo DIPOL não deram em nada, ou seja, levaram os milhões e a infraestrutura da polícia continua sendo a de 20 anos atrás. Quem foi punido por essa roubalheira toda? O quanto de dinheiro foi recuperado desses rapinos?

    Para concluir, quando ingressei na polícia em 1988 o efetivo era de aproximadamente 33 mil integrantes. Após quase 30 anos o efetivo é de + ou – 27 mil, ou seja, aumentou consideravelmente a população e, por conseguinte, a demanda nas delegacias e o governo, na contramão de direção, diminuiu o efetivo policial para atender a essa demanda que só cresce. Aliás, graças a omissão da nossa cúpula dirigente, o governo sempre nos usou para fazer mais de uma função por apenas um salário, naquele tempo também trabalhávamos de graça como diretor de cadeia e baba de presos. Atualmente, como não existem mais presos e nem policiais, o governo prefere fechar as delegacias e dobrar ou triplicar o serviço das que ficam abertas.

    Em tempo: Faça uma pesquisa sobre quem exerce titularidade e chefia de investigadores nos departamentos, seccionais e distritos da capital e da grande sp e a quantos anos ? Pesquise também em quais situações o Titular tem o mesmo Chefe de Investigadores? Procure saber o porque ? Qual é a “vis atrativa”? A mais completa falta de renovação alimenta a corrupção enraizada na instituição.

    É esperar pra ver.

  25. Uma vergonha, o estado mais rico da federação, arrecada uma fortuna e não concede reajuste pra cobrir a inflação.

    Isso é bem feito pra sindicalista que bateu palma pro bonus e agora que viu a cagada torce o nariz

    Cadê o reajuste?

  26. PC falida disse:
    05/07/2016 ÀS 8:57
    kkkk… Não pode ser verdade… deve ser uma entrevista igual a do gugu com os malas do “pcc”…

    O delegado falando que o inquérito digital irá facilitar o serviço… Ah é? Então, com a vinda do IP digital a nobre Autoridade irá cumprir com a sua função legal? Passará a fazer as portarias? despachar? colher declarações, depoimentos? relatar os ips? Ahhhhh… entendi… no word fica meio complicado de fazer… mas com o IP digital certamente ficará mais fácil…

    kkkkk é uma piada…

    E o investigador… “na delegacia em que trabalho, tem pilhas de inquéritos para investigar”… ahhhh sim… e o “parar o trabalhar para levar IPs no forum”…

    Fica difícil até de comentar ser rir… só alguém que não conhece nada de uma delegacia poderia cair nesse papo furado todo…

    As delegacias não funcionam porque são mal geridas… temos péssimos administradores… porque não existe meritocracia, mas sim apadrinhamento e puxasaquismo… porque as unidades estão repletas de vagabundos… pela falta de estrutura… e por aí vai…

    A cada dia me surpreendo mais com as imbecilidades vistas…

    E ESSES CARAS QUE GANHARAM CARREIRA JURIDICA KKKKK GANHANDO 8 MIL POR MES KKKK ANDANDO COM TERNO DA DORINHOS KKKK QUE POR SINAL A DORINHOS E DE UM INVESTIGADOR KKKKKK SAPATOS SEM SOLA KKKKK, AI CHEGAM NAQUELE PLANTAO FEDIDO NEM SALA TEM E FALAM::::: ME CHAMEM DE EXCELESNCIA KKKKK
    BANDO DE BORRA BOTAS, O QUE ESTRAGA A POLICIA CIVIL E OS DELEGADOS, SE FOSSE PROMOTOR AQUI TUDO ERA DIFERENTE ATE OS SALARIOS DO RESTOPOL,

    ESSA HISTORIA DE RESTOPOL E ESTRANHA, MEIA DUZIA DE DELEGADO SEM MENOR COMPETENCIA, QUER MANDAR EM 30 MIL RESTOPOL MUITOS COMPETENTES, E ESTAMOS VENDO ISSO E FICANDO QUEITEOS? JA DEU A HORA DE IR PARA CIMA

    FORA DELEGADO QUE VENHA O IP DIGITAL E O GAECO JUNTO

  27. Antes teriam que:

    -Fazer o RDO “novo” funcionar,
    -Envio de ofícios através de digitalização pela intranet,
    -Cursos de capacitação de informática para TODOS,
    -Investigadores, somente em setores em que existam Investigações,
    -Escrivães, somente em setores que existam Inquéritos,
    -Sistemas de segurança eletrônicos para liberar os policiais que ficam tomando conta de Distritos,
    -Aluguel de Viaturas evitando que policiais tenham que ficar fazendo correria para arruma-las,
    -Não retorno da droga apreendida para o Distrito, após a constatação, (delegacia não é deposito),
    -Depósitos para guarda de objetos apreendidos,
    -Equipes de remoção de presos, (investigador é para investigar e não ficar transportando presos),
    -Que a SAP receba TODOS os presos e em qualquer horário e Dias da semana (ela foi criada para isto)

    “E PRINCIPALMENTE”:

    Cumprir a LEI que prevê reposição anual da inflação.

  28. Até q enfim a SPTC tirou o pé da lama. Só que não sei se o setor de informática da SPTC dá conta. Os caras têm q arrumar dezenas de pcs por dia e não têm servidores para isso.
    Falta servidores em todos os locais.

    Só q tem alguns pontos a serem expostos:
    -Geralmente quem faz expediente é por conivência própria, ou seja, alguns ganham um J a mais ou simplesmente gostam da carga horária. Raros são os que realmente fazem o trampo a contra gosto e sem J.
    -Nunca vi rodinha de escrivão conversando no DP já de tira…
    -SPTC antro do nepotismo e cabide de empregos. Cansei de ver salas fechadas e DIRETORES e CHEFES (incrível Legista é chefe de seção técnica) fazerem seus próprios horários. SPTC tem q parar de ser bico de Perito e Legista. Alias sabiam que na SPTC não existe uma carreira meio que seja chefe ou encarregado? Graças a Peritos e Legistas ZOIÃO.
    (Parecem Delegados Titulares que não puxam plantão e ganham GAT as custas de Delegado que estão no plantão. Incrível na pastelaria onde estou o seu TITU não puxa plantão e ganha o GAT no lugar de quem faz plantão na cara larga, o ultimo Delegado q bateu de frente teve sua arma ”desaparecida” e ganhou uma corró, até que o mesmo pedisse sua recolha).

    Realmente há falta de servidores, porém se a chefia parar de fazer o ”corre” e fazer seu trampo de fato, já ajudaria muito, mas não sanaria o problema.
    O mesmo para a SPTC. Botem esse diretores e chefes para cumprirem seus horários e tirem o acumulo de cargos lícitos dos mesmos, assim eles pararão de tratar o local como bico.
    Quero ver quantos tiras aqui que tem ganço que trampa só caguetando mas não levando nada encima. Aliás quantos tiras aqui trabalham infiltrados em quadrilhas e etc? Até hj só ouvi historias…Pratica nada. Disfarçarem-se para dar a cana é rotineiro mas se infiltrar é só em filme e em histórias.
    Resumo da Ópera: Meia duzia de índios para centenas de caciques. Parem com o corre que já irá melhorar o serviço. SPTC necessita fazer DiRETORES e CHEFES cumprirem seus horários e parar de acumular cargos licitamente. Só essas ”coisinhas” já melhorariam o serviço policial.

  29. EMQUANTO ISSO OS DELEGAS DOS POLOS SO FALAO DO GAT,SAO 4.000,00 A MAIS NO SALARIO OS DEMAIS SO RECEBEM AS PICAS.

  30. Inquérito Digital.
    Mais uma senha pro escrivão gerenciar.

    No nível intelectual de alguns majuras e investigadores, é capaz do tira pedir para o escrivão redigir o relatório de investigação e o Delegado dizer: “O escrivão, tem que ligar esse negócio aí para fazer o Inquérito é?” “é sim Dr, isso é computador”.

  31. Campinas
    Polícia Civil tem recorde no número de aposentadorias
    03 de Julho de 2016
    Em 2015, um total de 1.258 policiais civis se aposentaram, o maior número desde 2010. A quantidade supera em 14,2% o total no ano anterior, de 1.101.
    Só neste ano, de janeiro a maio, 792 saíram, segundo dados obtidos pelo via Lei de Acesso à Informação. Apesar de reunir dados de apenas cinco meses, esse número de aposentados já representa 62% de 2015.
    A aposentadoria é o primeiro motivo para a saída de agentes, que inclui ainda exoneração, demissão e morte. No total, em 2015, 1.551 saíram da corporação. O percentual de baixas representa cerca de 5% dos quase 30 mil agentes da corporação.
    O acúmulo de funções derivado da falta de pessoal é um dos fatores para explicar a quantidade de aposentadorias, segundo Lucy Lima Santos, presidente da Afpcesp (Associação dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo). “Os pedidos de aposentadoria estão ligados à sobrecarga no trabalho, resultado, principalmente, da falta de concursos na área. Os policiais estão cansados e desgastados com a demanda de trabalho a eles imposta”, afirmou Lucy. Segundo o governo, não existe uma idade mínima para a aposentadoria dos policiais civis. Há apenas a idade máxima, aos 75 anos, e tempo de serviço.
    Lucy diz que a entidade tem recebido queixas de agentes que não têm conseguido tirar férias e nem licenças-prêmio pela falta de pessoal. Secretaria de Segurança informou que até agosto se formam 968 policiais civis, e que é ilegal a suspensão das férias.

  32. Boa Tarde!

    Senhoras e Senhores.

    Sempre digo que tudo que venha para enriquecer e agilizar o bom andamento do serviço, deve ser recepcionado com bom olhos.

    Sabemos também que mesmo que haja esta inovação no que tange ao sistema de informatização, necessário se faz que se comece com uma nova reestruturação na Polícia e que se adeque esta nova modalidade como exigência no cronograma para admissibilidade.

    Ressalvo que para que esse projeto possa gerar bons frutos é imprescindível que se faça as devidas reparações, seja no campo operacional como também na valorização do profissional, pois de acordo com os prognósticos, hoje está aquém do esperado.

    Caso haja interesse que o projeto realmente prospere é necessário um investimento certo e que se faça a devida manutenção, pois estamos cansados de ver que nem sempre as coisas caminham como deveria, ora falta a devida verba e em outras oportunidades carece na logística e na manutenção de equipamentos.

    A Sociedade esta carente na área de Segurança, contudo é importante frisar que um percentual considerado desta “carência” origina-se de pessoas ociosas e sem interesse em exercer qualquer atividade profissional e outros sem uma qualificação profissional adequada para preencher os claros existentes.

    Acrescento ainda que de nada valerá tanto investimento em equipamentos se o material humano também não for valorizado.

    Caronte.

  33. Por favor alguém responda:
    Como funciona “Pedir Recolha”?
    Estou fora do probatório! Ponho no papel o quê? Que quero ser transferido? Preciso justificar? O chefe tem de aceitar? Tem formulário e portaria?
    Grato!

  34. http://www.afresp.org.br/NovoAfresp/index.php/dia-historico-para-os-agentes-fiscais-de-rendas-mais-de-800-pedidos-de-entrega-de-funcao-foram-protocolados/
    A sede da Secretaria da Fazenda foi palco de um dos momentos mais marcantes da carreira. Na manhã de hoje (4.07), diretores do Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo – Sinafresp estiveram ao lado dos colegas da Sede em ato simbólico, dando um grande passo na busca pela valorização do Fisco de São Paulo.

    Diversas entidades também prestigiaram o evento, demonstrando apoio aos AFRs, como Rodrigo Spada, presidente da Afresp, Hélio Campos Freire, presidente do Sindicato dos Auditores-Fiscais do Município de São Paulo, entre outros representantes.

    Com o objetivo de acabar com a ingerência política, injustiça fiscal e favorecimento de setores econômicos específicos na administração Alckmin, os quais drenam recursos dos cofres públicos, a mobilização uniu a classe e alcançou 323 pedidos apenas da Sede, somando 875 no Estado. Todos os pedidos foram protocolados e entregues no gabinete do Secretário, Renato Villela, pelas mãos do presidente Alfredo Maranca e de Rodrigo Spada.

    “Temos mais de 70% dos colegas participando da mobilização, entregando seus cargos e dando um basta em toda essa situação”, reforçou Alfredo.

    Para Roberto Lopes de Carvalho, a força existe nos números, e por isso ele acredita na vitória. “Temos realmente que nos mobilizar, fiz a minha entrega o mais rápido possível e ajudei a convencer outros colegas, pois quando você junta uma massa, 70% da base não tem como o governo retaliar ou dizer não. Quem faz o trabalho somos nós é o nosso trabalho que faz a Secretaria da Fazenda funcionar. É com esses números que eu acredito na vitória. Acho que quem ficou de fora vai aderir, sempre há tempo e vamos brigar”, afirmou.

    Os discursos forma marcados pela emoção e pelo agradecimento a todos em razão da união e da força dos colegas. “É inadmissível que a Sefaz passe por um desprestígio tão grande e que nós continuemos com essa falta de diálogo que já dura mais de três anos. São Paulo é um dos Estados com a pior crise econômica e nós estamos fazendo nosso papel para mudar essa história”, concluiu Leandro Ferro, diretor de comunicação do Sindicato.

    Fonte: Sinafresp

  35. Aqui em Araraquara, o BIC é feito na maquina de escrever…

  36. COBRANÇA COERCITIVA- ABUSO DE AUTORIDADE
    Carro não pode ser apreendido em blitz por causa de IPVA atrasado, dizem tributaristas

    5 de julho de 2016, 16h54

    É inconstitucional apreender carro em blitz porque o motorista está com o IPVA atrasado. Essa é a opinião de tributaristas consultados pela revista Consultor Jurídico, que ressaltam a arbitrariedade da prática adotada em muitos estados brasileiros.

    O tema voltou à tona neste ano no Rio Grande do Sul, com operações do tipo sendo feitas pela Secretaria Estadual da Fazenda em Porto Alegre e na cidade de Gravataí. A entidade calcula em R$ 342 milhões a cifra resultante da inadimplência no pagamento do IPVA.

    Segundo os especialistas, a inconstitucionalidade está no fato de que nenhum tributo poder ser cobrado de forma coercitiva. “O Estado tem outros meios de cobrança previstos em lei para exigir o imposto atrasado. Deve ser ofertado ao proprietário do veículo discutir a cobrança do imposto citado sem ser privado do seu direito de propriedade”, explica Rafael Korff Wagner, vice-presidente do Instituto de Estudos Tributários e sócio da Lippert Advogados.

    O especialista em Direito Tributário Guilherme Thompson, do Nelson Wilians e Advogados Associados, também ressalta que multas e impostos em atraso devem ser cobrados por outros meios. “A utilização da apreensão do veículo como método de cobrança configura uso abusivo de poder de polícia, pelo ente público, com reflexos sobre a violação do devido processo legal, bem como violação ao princípio constitucional do não confisco.”

    Para o advogado Igor Mauler Santiago, do Sacha Calmon – Misabel Derzi, a melhor forma de cobrar esse tributo é a execução fiscal. “No máximo, o protesto da CDA — que considero descabido. Mas nunca a apreensão de bens regularmente detidos pelo contribuinte […] É o mesmo que expulsar de casa o cidadão em atraso com o IPTU.”

    Na Bahia, em ação proposta pela seccional da OAB no estado, a Justiça considerou as chamadas Blitz do IPVA uma medida ilegal de cobrança do imposto.Reprodução
    Ações na Justiça
    O debate já chegou aos tribunais. Em 2014, a seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil propôs ação civil pública pedindo que fossem suspensas as operações intituladas Blitz do IPVA, organizadas pelo Fisco estadual.

    A juíza de Direito Maria Verônica Moreira Ramiro, da 11ª Vara da Fazenda Pública, acolheu o pedido da OAB-BA. A partir dessa decisão, o governo do estado da Bahia teve que cobrar o imposto utilizando meios previstos na legislação, abstendo-se de apreender os automóveis dos contribuintes baianos em razão do não pagamento do IPVA, sob pena de multa de R$ 50 mil por operação de blitz.

    Essa decisão, porém, não impede que o motorista pego em flagrante receba uma multa de R$ 191,53 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, decorrente da falta do Certificado de Registro e de Licenciamento de Veículo (CRLV), documento gerado apenas para quem está com o imposto em dia.

    Revista Consultor Jurídico, 5 de julho de 2016,

  37. AINDA BEM QUE O JUIZ DO DIPO MANDOU PARA COM A PALHAÇADA DO DECAP EM FAZER ESSES FLAGRANTES ESDRÚXULOS EM DIAS DETERMINADOS DE “OPERAÇÃO”. ACABA LOGO COM A FARSA DAS ESTATÍSTICAS DE PRISÕES PELO DECAP. UMA PENA QUE A PAULADA NA COBRA VEIO DO JUDICIÁRIO.

  38. Semana passada, vi a PM junto do Gaeco prendendo diversos traficantes de drogas e membros do pcc. Sabemos que tudo por meio do serviço de inteligência da PM (investigação); ao passo que, de maneira concomitante, vê-se a Polícia Civil prendendo nóias nas ruas nas tão famigeradas operações segura-cadeira, ou seja, realizando as funções da PM.
    Conclusão: a Polícia Civil está perdida, perdendo a sua identidade, enquanto que no congresso federal, está prestes a ser votado o projeto de ciclo completo das Polícias Militares.

    A Polícia Civil precisa esquecer destas operações “cata-qualquer coisa” e investir mais na resolução dos inquéritos policiais, na inteligência, nas investigações e se reencontrar com a sua função constitucional..

  39. DETRAN greve termina E GOVERNO AUMENTA VALOR DE VALE REFEIÇÃO PARA 24 REAIS E VAI PROPOR AUMENTO EM 30DIAS.

  40. Unica PC do Brasil que ainda não reestruturou as carreiras!
    Enquanto investigadores de polícia se sujeitarem a ser porteiros, office-boys e choferes de majuras, vai ser essa merda!

  41. Carcereiro 13, vc foi certeiro!!!!! Quanto à greve do Detran, não foram só eles que conseguiram alguma coisa com ameaça de greve. Aquilo lá arrecada muito dinheiro em taxas e outros recolhimentos ( não estou falando de propina, isso só ocorria quando o Detran era da PC….kkkkkk), quanto à nós, somos um prejuízo pro estado, portanto ele quer mais que nos…….!!! Uma greve deveria ocorrer geral, com IML e IC……parar tudo, pena que a PM não pode nos acompanhar, a PM que me refiro é a tropa, aqueles que se fodem na rua, não pijama de quartel. Só nós nessa creio eu que não vira!!!

  42. Hoje de manhã fui pegar meu gol 82 para vir ao trabalho e ele fez esse barulho do comentário acima.

  43. kkkkkkkk… É isso mesmo Marcelo…. O meu parece uma bateria de escola de samba!!!!

  44. Detran, Procon, todos negociando aumento e nós ha DOIS anos sem sequer receber a porcentagem da inflação. Ninguém diz nada, sindicatos continuam INERTESSSS

  45. CADÊ A PEC 300??? SEIS ANOS AGUARDANDO A VOTAÇÃO EM SEGUNDO TURNO. SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL NÃO VALE MAIS NADA. SÃO PAULO TRATA POLICAIS CIVIS COMO MENDINGOS!!!!!!!

  46. Porque que o Decap parou com a operação ” prende qualquer coisa “?

  47. DR. JOAO, A OPERAÇÃO ACABOU POIS UMA DELEGACIA DO CENTRO DE SP NÃO SEI SE FOI O 4 OU 5 DISTRITO COMEÇARA A APRENDER MAQUINAS DE CAÇA NIQUEL E FAZER JOGO DE BIXO QUE TAMBEM É TC. AI PARA NÃO CAIR A ARRECADAÇÃO E ANTES DE A MODA PEGAR, MANDARAM PARAR TUDO.
    A MINHA DELEGACIA TAMBEM IA COMEÇAR A FAZER ISSO, POREM NÃO DEU TEMPO RSRSRS, ISSO QUE SEMPRE FALAMOS SE TODOS COMEÇAREM A FAZER JOGO DE BICHO MAQUINAS BOATES ETC, ACABANDO COM A ARRECADAÇÃO MUITO COISA VAI MUDAR E MUITOS DELEGADOS ANTIGOS VÃO EMBORA.

    PENSOU SE TODOS ALI DA SECCIONAL CENTRO ACABAREM COM A RECOLHA? QUEM VAI QUERER AQUELES DISTRITOS? IMAGINA A CENTRO O 1 DP SEM GALERIA PAJE, O 3 SEM DESMANCHE DE MOTOS E SEM A SANTA IFIGENIA PAGANDO PROPRINA? O 4 DISTRITO SEM OS PUTEIROS? O QUE SERIA DO RESTO SEM MAQUININAS E SEM JOGO DE BIXO.

    AI IAM VER A POLICIA DE VERDADE

  48. Na pastelaria em q eu estou tao derrubando tudo quanto e maquina. Chefe ta querendo morrer…

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s