Policiais civis não estão aptos a conduzir viaturas, diz sindicato 27

Segundo Sinpolsan, profissionais não possuem curso especial para dirigir veículos de emergência

DE A TRIBUNA ON-LINE

O trabalho dos policiais exige que sejam feitos patrulhamentos e muitas vezes tenham que perseguir bandidos utilizando viaturas. Entretanto, segundo o Sindicatos do Funcionários da Policia Civil de Santos e Região (Sinpolsan), a categoria não está apta para o serviço, pois não possui um curso especial para a condução de veículos de emergência, conforme prevê o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com o presidente da entidade, Marcio Pino, o Estado age com descaso quando o assunto é segurança pública, uma vez que a licença para a condução de carros de emergência por integrantes de forças policiais é obrigatória. A determinação visa, principalmente, evitar acidentes e expor a vida de terceiros.

“A não qualificação para conduzir esses veículos, que exigem habilitação específica, acaba colocando em risco o policial e a população, já que a pessoa não está preparada para dirigir essas viaturas. Além disso, como cumpridores da lei, temos que dar exemplo para a sociedade”, diz o sindicalista.

Pino afirma que, por conta da irregularidade, o Sinpolsan entrou com uma ação no Ministério Público (MP) para que seja instaurado um inquérito civil. O objetivo é apurar o descumprimento da legislação para que sejam tomadas as devidas providências.

Sindicato entrou com uma ação no Ministério Público (MP) para que seja instaurado um inquérito civil

O sindicato acredita que, na Justiça, possa ser fechado um acordo extrajudicial para ajustamento de conduta com prazos e condições ou uma ação civil pública para que o Estado seja obrigado a se adaptar à exigência legal.

“Queremos que o problema seja solucionado e, assim, haja mais segurança e maior credibilidade por parte da nossa instituição policial civil. Não queremos prejudicar o andamento policial, queremos que o governo resolva os problemas prestando um serviço melhor. Os policiais precisam estar bem treinados, ter um curso de direção defensiva, um preparo que o curso de auto escola comum não oferece”, ressalta Pino.

É lei

Conforme o artigo 33 da Resolução nº 168 de 14 de dezembro de 2004 do Contran, fica estabelecida a necessidade de realização de cursos especializados para os condutores já habilitados e que pretendam conduzir veículo de emergência.

Em nota, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) confirmou que os condutores de viaturas policiais, além da habilitação, devem ter realizado o curso especializado de veículos de emergência. “O condutor que é flagrado conduzindo veículos de emergência sem a formação é multado como qualquer outro”.

Também em nota, a Secretaria de Segurança Pública esclarece que “segundo a Resolução nº 522/2015 do Contran, o prazo para a qualificação dos policiais termina em janeiro de 2017”.  O órgão afirma ainda que “os policiais que cursam a Acadepol atualmente já serão capacitados, e, ainda neste mês começam as turmas de capacitação dos policiais que já estão na ativa”.

  1. Jornal Agora 04/07/2016
    Funcionalismo:

    Agentes penitenciários de SP entram na justiça por Reajuste .
    O Sindasp entrou com uma ação de injuncão contra o governo para que os salários dos Agentes de São Paulo sejam, pelo menos corrigidos pela inflação .

  2. Não temos capacitação nenhuma na verdade! Na academia nãos e ensina nada! Não sei agora, mas na minha época os professores só ficavam contando histórias de quando eles prenderam, de como mataram, de como isso e de como aquilo! Aula que era bom nada! Demos dez tiros de revólver, mais dez de pistola e dois de calibre 12 e, pronto, já estávamos prontos para receber nossas cargas de armas!
    Sou escrivão e só aprendi a fazer bo e mexer em inquéritos por conta própria quando sai da academia, pois lá nunca aprendi qualquer coisa. Nunca tive aula de direção, apesar de ter no currículo! Defesa pessoal e condicionamento físico foi só aula teórica.
    O que aprendi nesses meus 14 anos de polícia foi por conta própria e na prática do dia a dia, sendo que quando quero tenho que pagar para treinar tiro num estande particular!
    Acho nobre essa atitude do sindicato, mas deveria entrar com pedido mais amplo que só falta de curso específico para dirigir viaturas, pois os problemas da polícia são mais amplos que isso!
    Por falar em problemas, quando vão brigar pelos salários?
    Que Deus nos ajude!

  3. Concordo, a maioria é tira velho e mal segue as leis de trânsito, sem falar que dirigem mal pra caraleo mesmo, pé na embreagem, etc…só 10% ainda sabe o que faz.

  4. Sindicato para arrumar obrigação de fazer curso?? Arrumando serviço??
    Arruma aumento de salário caráleo!!

  5. DEVIA INGRESSAR COM UMA AÇÃO JUNTO AO MP PARA CONTESTAR AS OPERAÇÕES SSEGURA CADEIRA…

    DEVIA SOLICITAR AO MP QUE INVESTIGASSE A INDÚSTRIA DE FLAGRANTES À QUALQUER CUSTO NO DIA DAS FAMOSAS “OPERAÇÕES”.
    EXISTEM CASOS EM QUE OS TITULARES EXIGEM 2 FLAGRANTES POR EQUIPE E NÃO COMEÇAM A ELABOAR O PRIMEIRO, ENQUANTO NÃO CHEGAR O SEGUNDO, QUE É UMA FORMA DE PRESSIONAR OS POLICIAIS À SAÍREM CORRENDO ATRÁS DE OUTRO SE QUISEREM IR EMBORA PRA CASA EM MENOS DE 24 HORAS.
    NINGUÉM VÊ?

  6. a verdade é que ja passou e muito da hora de , parar de prender estes pés sujos, verdadeiros vapores ou olheiros
    do trafico.

    o ideal é prender no mínimo os gerentes das bocas.ao prenderem os pés sujos , o unico resultado é fazer o governo gastar a maior grana para alimenta los nas penitenciarias. enquanto isso os verdadeiros traficantes continuam soltos .

    esta politica de cata pé sujo esta errada, teremos que construir .centenas de penitenciarias para nóias.

  7. do jeito que anda as coisas. com esta legião de nóias presos diariamente(como traficante,) o melhor a se fazer para o governo .. sera , abrir um gigantesco buraco de 50 metros de profundidade por 500 metros de largura e 800 metros de comprimento. …

    e todas as vezes que for feito um flagrante de trafico de intorpecentes , imediatamente os mesmos serão removidos
    para esta nova prisão.( modelo novo ).

    não tem outra saida.

  8. SR. RENATÃO !, CONCORDO EM PARTE COM SEU EXPOSTO. PARA MIM, DEVERIA EXISTIR O FAMOSO “BONDÃO” DIUTURNAMENTE, PARA ALÉM DAS PRAIAS, OU SEJA, FUNDO DO MAR, TINHA QUE AMARRAR UMA PEDRA DE 50 KG NO PESCOÇO DE CADA NOIA SAFADO E ARREMESSÁ-LOS EM ALTO MAR PARA OS VERDADEIROS TUBARÕES DEGUSTÁ-LOS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  9. aprendi a dirigir de verdade na auto escola.
    Condução de veículo no dia a dia me aprimorou.
    Agora, fazer curso escrito ou aqueles pseudocurso de direção defensiva achando que está aprendendo algo, esqueça.

  10. Agente Policial não tá apto pra investigar, carcereiro não ta apto pra trabalhar no GOE, escrivão não ta apto pra planilhar preso, Agente de Tele não ta apto pra dirigir viatura. Of. Adm não ta apto pra trabalhar em DP.
    Melhor fechar né ?

  11. quando entrei na policia na epoca era de amador ou profissional, a minha era profissional
    depois veio essa historia de letra A,B,C,E,D depois inventaram o psicotecnico e veio logo
    a F tudo isso pra tirar dinheiro de quem queria a habilitação e quem paga-se ja tinha a
    habilitação na mão,tudo isso pra tomar uma graninha pro pessoal do famigerado detran
    na mão da policia, hoje so mudou o departamento O ROUBO CONTINUA O MESMO
    SO MUDOU O NOME DA SECRETARIA, e agora ta bem pior.
    TEM MUITOS QUE FALAM QUANDO ESSA MERDA ESTAVA NA MÃO DA POLICA
    O PESSOAL RESOLVIA ALGO, HOJE SE PAGA E NÃO RESOLVE NADA
    VIROU UMA MERDA SÓ

  12. Olha como funciona a coisa, em vez do sindicato revindicar aumento de salário como o sindicato dos agentes penitenciários. (Obs: parece que o governador já falou que vai reajustar).

    Porque nossos sindicatos não entram com ação questionando a falta de reajuste dos salários dos policiais?

    estranho.

    Alguem responde?

  13. Mas quem dirige não é o Agente Policial??????
    Se existe uma carreira exclusivamente para dirigir não creio que tenha problema!!

  14. Na PM já é o contrário, os caras tem auto escola pros praças aprenderem a dirigir viaturas. Na Polícia Civil é cada um por si, conheci policiais que tinham medo de dirigir Blazer. Essa é a nossa cultura culpa dos operacionais ,não, dos dirigentes e cabeças pensantes, sim.

  15. Até que enfim um Sindicato olhou para os policiais que estão fazendo a audiência de Custódia.
    Querem que vc pegue presos num distrito, leve pra outro na casa do caralho pra tirar foto e depois tem que apresentar até as 09 no fórum. Vão tomar no cu. Tudo isso na hora que são Paulo tá parada!!!! Só abrindo sirene em comboio suicida.

    Parabéns aos Sindicato

    Tapa na cara do Sipol, Sipesp e Aipesp que nunca se preocuparam com os policiais das Audiências de Custódia.

  16. Robson disse:
    04/07/2016 ÀS 13:12
    Não temos capacitação nenhuma na verdade! Na academia nãos e ensina nada! Não sei agora, mas na minha época os professores só ficavam contando histórias de quando eles prenderam, de como mataram, de como isso e de como aquilo! Aula que era bom nada! Demos dez tiros de revólver, mais dez de pistola e dois de calibre 12 e, pronto, já estávamos prontos para receber nossas cargas de armas!
    Sou escrivão e só aprendi a fazer bo e mexer em inquéritos por conta própria quando sai da academia, pois lá nunca aprendi qualquer coisa. Nunca tive aula de direção, apesar de ter no currículo! Defesa pessoal e condicionamento físico foi só aula teórica.
    O que aprendi nesses meus 14 anos de polícia foi por conta própria e na prática do dia a dia, sendo que quando quero tenho que pagar para treinar tiro num estande particular!
    Acho nobre essa atitude do sindicato, mas deveria entrar com pedido mais amplo que só falta de curso específico para dirigir viaturas, pois os problemas da polícia são mais amplos que isso!
    Por falar em problemas, quando vão brigar pelos salários?
    Que Deus nos ajude!

    PARABÉNS PELA ATITUDES NOBRE ROBSON, SÃO PESSOAS DA SUA ÍNDOLE QUE A GLORIOSA POLICIA CIVIL PRECISA, ALGUÉM QUE NÃO ESCONDE AS MENTIRAS DEBAIXO DO TAPETE, UMA VEZ QUE AQUELE QUE GOSTA DA SUA INSTITUIÇÃO E QUER VER ESSA INSTITUIÇÃO CRESCER, DEVA ESTAR SEMPRE EM COMUM COM A VERDADE.
    ESSA EXIGÊNCIA EXISTEM NA PM SP ANTES MESMO DA EXISTÊNCIA DESSE CNT, QUEM NÃO POSSUI OU NÃO CONSEGUE PASSAR, SÃO PROIBIDOS DE TRABALHAREM NO SERVIÇO DE RUA, UMA VEZ QUE MESMO SENDO ENCARREGADO DA VTR, NUMA EMERGÊNCIA PODERÁ TER QUE DIRIGIR.

  17. Ciclo Completo e Carrera Única disse:
    04/07/2016 ÀS 17:46
    aprendi a dirigir de verdade na auto escola.
    Condução de veículo no dia a dia me aprimorou.
    Agora, fazer curso escrito ou aqueles pseudocurso de direção defensiva achando que está aprendendo algo, esqueça.

    COLEGA NÃO É DA FORMA QUE VC ESTÁ PENSANDO NÃO TÁ, VC TERÁ SIM AULAS TEÓRICAS, MAS VC TERÁ QUE FAZER AULAS PRÁTICAS, E NELAS VC VAI SER REPROVADOS SE NÃO DEMONSTRAR CAPACIDADES OK COLEGA, ACREDITO QUE ISSO VAI SER UM CURSO SÉRIO NOS MOLDES DOS EXISTENTES DA POLICIA MILITAR.

  18. Antônio Lopes disse:
    04/07/2016 ÀS 20:40
    Mas quem dirige não é o Agente Policial??????
    Se existe uma carreira exclusivamente para dirigir não creio que tenha problema!!

    COLEGA, MAS ACASO ESSES AGENTES POLICIAIS AO QUAL VC OS DENOMINA COMO MOTORISTAS TEM ESSE CURSO?, ACREDITO QUE NÃO HEIN, POIS SÃO ESPECÍFICO, E ISSO NÃO É SÓ PARA POLICIAIS NÃO OK, ISSO SERVE PARA TODOS OS MOTORISTAS QUE PRESTAM SERVIÇOS EMERGENCIAIS, SAMU, AMBULÂNCIAS, VIATURAS DA PM, DO BOMBEIRO, ENTÃO POR QUE NÃO EXIGIR DA PC, CERTÍSSIMO, AS LEIS FORAM FEITAS PARA TODOS, OU ACASO , DELEGADO, INVESTIGADOR, ESCRIVÃO, CARCEREIRO E OS DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA PC NÃO DIRIGE VIATURAS, SÓ O AGENTE?

  19. “WAGNÃO”, “FUI” !, MEU AMIGO ESTOU ENVERGONHADO COM TODAS ESSAS CELEUMAS, ATINENTES À ESSA POUCA VERGONHA QUE ASSOLA A NOSSA EGRÉGIA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO. AGORA AFIRMO E ASSINO, A ÚNICA ASSOCIAÇÃO VERDADEIRA QUE ME VISLUMBROU DURANTE QUASE QUATRO DÉCADA, FOI TÃO SOMENTE A AFPCESP, PORTANTO, SE EU PARTICULARMENTE PUDESSE ME ASSOCIAR EM DUPLICIDADE, NÃO TITUBEARIA, COMO JÁ COMENTEI ESSA EGRÉGIA ASSOCIAÇÃO ME AJUDOU A FORMAR UM ADVOGADO, HOJE COM 24 ANOS, INCLUSIVE COM A O.A.B. E ISTO NA PRIMEIRA CONTENDA (PROVA). E, SEGUIDAMENTE ME AJUDA E SEMPRE ME AJUDOU A TENTAR FORMAR MINHA CAÇULA DE 20 ANOS, A QUAL JÁ IRÁ INICIAR O 5º SEMESTRE NA UNICSUL, TAMBÉM NO CURSO DE DIREITO, AGORA COM RELAÇÃO AO “FUI”, MEU AMIGO LOGO MAIS ESTAREI “ZARPANDO”, LÁ PRAS BANDAS DO NORDESTE, POIS QUANDO VIM DE LÁ HÁ QUASE CINCO DÉCADAS, OS “VALENTÕES” ERAM DE LÁ,DENTRE ELES O FAMOSO CONTERRÂNEO “LAMPIÃO”, MAIS INFELIZMENTE HOJE ELES SE DIZEM DAQUI, CONCERNENTE À AFPCESP, ELA SERÁ A ÚNICA QUE TERÁ ESSE SIGNATÁRIO COMO VERDADEIRO ASSOCIADO, O RESTO, TERMINANTEMENTE TERÁ QUE ME EXCLUIR E, EXIGIREI QUE INCONTINENTE RETIREM O MEU NOME DE SEUS QUADROS ASSOCIATIVOS. POR DERRADEIRO, “ZARPAR” PRAS BANDAS DO NORDESTE, PARA QUE CERTOS “ESPERTINHOS” NÃO VENHAM “TIRAR UMA”, S.M.J., É PARA UMA CAPITAL, ONDE S.M.J., EXISTE UMA DAS MELHORES PRAIAS DO NORDESTE. “WAGNÃO” !, É POR ESTE E OUTROS DETALHES QUE, SEMPRE DIREI. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  20. Nas Delegacias já não tem funcionários, trabalhamos numa escala de serviço desumana, em sistema de escravidão, ainda querem tirar os poucos que nela trabalham?

  21. Semana passada, vi a PM junto do Gaeco prendendo diversos traficantes de drogas e membros do pcc. Sabemos que tudo por meio do serviço de inteligência da PM (investigação); ao passo que, de maneira concomitante, vê-se a Polícia Civil prendendo nóias nas ruas nas tão famigeradas operações segura-cadeira, ou seja, realizando as funções da PM.
    Conclusão: a Polícia Civil está perdida, perdendo a sua identidade, enquanto que no congresso federal, está prestes a ser votado o projeto de ciclo completo das Polícias Militares.

    A Polícia Civil precisa esquecer destas operações “cata-qualquer coisa” e investir mais na resolução dos inquéritos policiais, na inteligência, nas investigações e se reencontrar com a sua função constitucional.

  22. Jacaré

    não sei como foi sua acadepol, mas eu aprendi a investigar na rua, com os parceiros.
    Acadepol não me ensinou a investigar nada.

  23. Ciclo Completo e Carrera Única

    Concordo com vc colega, mas acaso não é na escola que se aprende a ler e escrever?
    Concordo que na Academia de policia onde se qualifica uma pessoa vinda da sociedade sem nenhum conhecimento da rotina policial, e transforma essa pessoa para que venha ser um policial civil APTO para o serviço policial, num período não superior a 03 meses de curso, esse colega realmente vai sair dessa Acadepol como citou ,sem condições reais de conhecimento.
    Mas colega, oquê estamos comentando é a exigência do ( CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO BRASILEIRO) onde ele determina que para dirigir veículos emergenciais, o motorista precisa fazer um curso para tal, e esse curso no seu final para receber a conclusão, vc precisa passar na avaliação teórica e prática entendeu. Isso serve para todos os motoristas, inclusive os policiais civis e militares, uma vez que as viaturas policiais são todas consideradas de emergência, será que ficou claro colega.

  24. Eita sindicatão, iguarzinho a maioria, só bosta kkkkkkkkk. Vai pedir aumento de salario cambada, mensalidade em dia querem né. o raça ……………

  25. Vtr é veículo de emergência?????, Não dá pra lutar por mais efetivo ? Principalmente nos deinter, ahhhhh! Tenha dó.

  26. Francisco disse:
    07/07/2016 ÀS 19:41
    Vtr é veículo de emergência?????, Não dá pra lutar por mais efetivo ? Principalmente nos deinter, ahhhhh! Tenha dó.

    VC ACHA QUE NÃO É COLEGA, ENTÃO POR QUAL RAZÃO ELAS SÃO EQUIPADAS POR LUMINOSOS E SIRENE?

    CADA COISA !

Os comentários estão desativados.