Um basta na morte de policiais 28

SAO PAULO/SP - BRASIL - 22/06/2012 - Uma base da Policia Militar que fica na zona leste da capital, foi atacada por criminosos na madrugada desta sexta-feira, 21. Policiais perseguiram os  suspeitos, houve tiroteio e um deles acabou morrendo. FOTO: EDISON TEMOTEO/AE

Um basta na morte de policiais

11 Julho 2016 | 20h23

Rafael Alcadipani *

No dia 10 de julho de 2016, domingo, Leandro de Abreu, policial civil, iria completar 39 anos. Leandro trabalhava na Divisão de Homicídios da capital em uma das equipes que realiza locais de homicídios. Querido pelos amigos e colegas de trabalho, Leandro sempre tinha uma palavra de incentivo e de humor para os que com ele conviviam. Na manhã de sábado, dia 9 de julho, dia do aniversário da Revolução Constitucionalista de São Paulo, Leandro retirava seu carro da garagem quando foi abordado por criminosos. Os marginais roubaram o veículo do policial e também o assassinaram de forma cruel e covarde. Alguns dias antes, um policial militar rodoviário, Tarcísio Gomes, que estava com sua viatura parada, foi executado por tiros de fuzil por uma quadrilha que iria efetuar um roubo de valores e deparou-se com o policial.
A execução de colegas é um evento frequente na vida dos policiais brasileiros. Sete a cada dez profissionais de segurança pública possuem colegas de trabalho próximos que foram assassinados. Policiais fora de serviço tendem a ser mais vítimas do que quando em serviço. Isso pelo fato de estarem sozinhos, sem colegas para apoiá-los e, o pior, quando o criminoso descobre que ele está assaltando um policial, tende a matar o agende da lei sem dó nem piedade. Na realidade, ao sair de casa com uma arma e sua carteira funcional, o policial sabe que pode se deparar com uma situação de vida ou morte. O Brasil é um dos países mais perigosos do mundo para se ser policial, e o quadro parece piorar a cada dia.
Ao mesmo tempo em que o morticínio de policiais no Brasil ganha cada dia mais vítimas, governos e sociedade parecem não mostrar sensibilidade para o problema. É como se a vida do policial não importasse. Toda vez que um policial é morto e se há alguma comoção, escuta-se uma bravata aqui e outra acolá, mas mudanças expressivas não são propostas. Diante de governos e políticos ineptos e oportunistas, resta à sociedade clamar por uma mudança.
Nós da sociedade civil devemos condenar veementemente toda vez que um policial é morto. É urgente desnaturalizar o problema. Na recente tragédia de Dallas, em que policiais foram abatidos, pessoas das diferentes classes sociais e idades prestaram suas homenagens aos policiais mortos. Flores, cartões, balões foram colocados nas ruas em homenagem aos policiais mortos. Há inúmeros relatos em cidades dos EUA onde após os eventos de Dallas, pessoas disseram palavras de elogios e de apoio para policiais nas ruas. Atitudes como esta podem parecer muito singelas, mas aos poucos elas mostram que vidas dos policiais precisam ser protegidas.
Com este espírito, há uma crescente sensibilização dos próprios policiais para o problema da sua vitimização. A morte de Tarcísio gerou inúmeras manifestações e homenagens dentro da PM. A morte de Leandro levou mais de 200 policiais às ruas de São Paulo para ajudar no trabalho de investigação. Houve policiais vindo do interior prestar apoio. Neste sentido, seria importante que Polícia Civil, PM, Polícia Científica e Guardas Municipais deixassem algumas de suas diferenças de lado e se unissem no combate à violência contra seus membros. A morte de um policial deve gerar uma resposta única de todas as forças, uma resposta que sensibilize a sociedade para o problema.
O fato de nosso sistema de Justiça Criminal em todas as suas faces precisar de melhorais não pode e não deve causar indiferença na proteção da vida daqueles que estão nas ruas 24 horas por dia tentando proteger a sociedade. Todos nós temos um único inimigo: o crime praticado por quem quer que seja. É urgente uma sensibilização para que a vida volte a ter valor no Brasil, a fim de que nunca mais mães tenham que enterrar seus filhos, especialmente no dia em que eles fazem aniversário. Basta!

* Rafael Alcadipani é professor de Estudos Organizacionais da FGV-EAESP

  1. Não vai haver nenhum basta na morte de policiais! O governo não liga, a população não liga e nem mesmo os próprios policiais não ligam!
    Parece que vivemos nas melhores das situações, com salários dignos, condições de trabalho idem, equipamentos, material, treinamento e armamento de primeiro mundo! Só que não!
    O que é incrível é que tanto faz o policial morrer assassinado ou de tanto trabalhar que nada muda na polícia.
    As delegacias e os batalhões funcionam a todo vapor! Operações, flagrantes, apreensões etc!
    As pessoas da polícia reclamam só aqui e entre eles mesmos, mas sair para as ruas ou se rebelar ninguém o faz!
    Hoje mesmo vi que só no Rio de Janeiro, este ano, já morreram 53 policiais, a maioria militares!
    O que mudou até então? Nada! O que os políticos fizeram até agora ou vão fazer? Nada! O que a população pensa disso e pretende fazer? Nada!
    Nós policiais só não estamos totalmente abandonados, fodidos e largados a própria sorte, porque Deus está do nosso lado!

  2. Só vai mudar quando:
    O criminoso tiver que cumpri a lei dentro da cadeia 100%
    Quando o Policial for bem remunerado e não precisar fazer BICO.
    Quando o policial tiver um treinamento decente.
    Quando o Policial tiver Equipamentos decentes Exemplo Arma.
    Quando os próprios Policiais começarem ser mais unidos.

    Acho que assim será o começo para começar a ter mais valor a vida do Policial.

  3. Sr. Quem sabe um dia.

    Acrescente também

    Quando o policial não admitir, tolerar ou fazer vistas grossas a CORRUPÇÃO.

    A verdade nem sempre prevalece,

    A mentira pode ser fruto do engano,

    Mas as meias verdades servem ao interesse.

    E o interesse é tenaz não sede as evidencias.

  4. Temos uma sociedade em sua maioria : hipócrita, covarde, preconceituosa e principalmente corrupta, enquanto não resolvemos esta questão (da tolerância com a corrupção) estas mortes aconteceram em um ritmo cada vez mais assustador.

    Se antes via como um ato de covardia policiais andarem, sem funcional e desarmados, hoje penso que é um ato de inteligência e preservação da vida.

  5. tudo é culpa ou do PT ou da corrupção policial!
    BALELA, IDIOTICE e INCAPACIDADE DE RACIOCÍNIO!
    A culpa é primeiro da sociedade que hipócrita mantém quem não deve no poder! e só pensa na polícia quando precisa dela. Não precisando mais a rechaça e repudia sem motivos.
    segundo, dos diretores das instituições de segurança que só pensam em vantagens para si e os seus esquecendo de que uma instituição forte tem funcionários com estima e satisfeitos!
    terceiro, dos próprios servidores que não se dão valor e desrespeitam seus colegas!
    quarto, da falta da devida contraprestação pecuniária( salário) e de materiais profissionais capacitados para o uso da atividade policial!
    quinto, sim, dai concordo com a corrupção de alguns que percebem vantagens indevidas enquanto demais estão se fudendo.
    Mas para alguns basta acabar com a corrupção que a policia vai andar pra frente, vai melhorar!

  6. SENHORES POLICIAIS, MUITO EMBORA MEU DESABAFO SEJA DESTA FORMA, TEMOS QUE PONTUAR CERTAS QUESTOES. A MORTE DE COLEGAS CRESCEU VERTIGINOSAMENTE, AS LEGISLACOES JUNTAMENTE COM MUITA GENTE DESPREPARADA NOS COMANDOS, DEIXOU O PCC CRESCER HOJE, PASMEM, A AQUELES QUE AINDA NAO SABEM, DEPOIS DA MORTE DO TAL HAFAT, NO PARAGUAI, O PCC ESTA AGORA CONTROLANDO TODA A FRONTEIRA EM PEDRO RUAN CABALERO, ASSIM, TEREMOS UM LIVRE TRANSPORTE DE ARMAS E DROGAS, SOUBE QUE EM VENCESLAU TEVE ATE FESTA PARA COMEMORAR ESTA ACAO.
    NO VIES DESTA TRISTE HISTORIA, TEMOS NOS NAS RUAS EM INVESTIGACOES E RONDAS, SIMPLESMENTE MOSTRANDO VIATURAS PARA DAR UM CLIMA DE SEGURANCA PARA A POPULACAO.
    TEMOS UM GOVERNO PESSIMO, QUE TEM COMO BANDEIRA O QUANTO MENOR MELHOR, DAI TEMOS UM RESULTADO NEGATIVO.
    O RESULTADO E ESTE QUE ESTAMOS VENDO.
    OU MUDA-SE PROFUNDAMENTE NOSSAS INSTITUICOES, OU AINDA VEREMOS MUITAS MORTES A FRENTE.
    TRISTE FIM SERA O NOSSO, E AINDA TEMOS QUE INGRESSAR COM ACOES CONTRA O ESTADO PARA PODERMOS APOSENTAR.

  7. Concordo plenamente a população odeia e execrável toda a nós ignora os governos fazem o mesmo, acodem sociedade um dia poderá ser tarde e não ter quase mais policiais nas ruas para protege los

  8. Acabou de passar na Globo News com o devido apoio da apresentadora que o Promotor de Justiça do RJ pediu a prisão de policiais militares após a morte natural, sendo a causa tristeza profunda, da mãe de uns malas.

    Sério. Não é brincadeira. Juro por Deus

    Agora policial responde tb por morte natural devido a tristeza de parentes das “vitimas”

    Eu pergunto: vale a pena ser policial ou melhor ser funcionário público que recebe seu pagamento no 5 dia útil e deixa sua funcional e arma na última gaveta em baixo das roupas do guarda roupa?

    Cada um é cada um. Mas tá cada vez mais claro a resposta

  9. No sábado, dia 09/11, na parte da manhã, eu estava de bate-papo com amigos em uma loja de automóveis situada na Av. João Paulo I, na Vila Bancária Munhoz, Freguesia do Ó, área da 4ª Seccional – NORTE, local onde nasci e fui criado, quando um comboio de viaturas da Polícia Civil, com sirenes ligadas, passou em alta velocidade, chamando a atenção de todos.
    Pude perceber, pelo patrimônio que consegui ver das viaturas que ali passavam às carreiras, que aquele comboio era formado basicamente por policiais da Seccional e dos Distritos da NORTE e por policiais do DHPP.
    Soube logo em seguida que haviam matado um policial civil do DHPP, razão daquela caçada.
    Lembrei-me da minha juventude, época em que matar um policial, fosse civil fosse militar, causava caçadas daquele estilo e a consequente captura do bandido, morto.
    Bons tempos aqueles!…
    Não sei ainda se o matador do policial do DHPP, assassinado no sábado, já foi preso ou não; já foi morto ou não. Só sei que se ainda não o foi certamente em breve será.
    O empenho daqueles policiais todos, em pleno sábado, na caçada ao bandido assassino, foi a maior homenagem que os policiais da Seccional NORTE e do DHPP poderiam prestar ao colega de apenas 39 anos.
    Senti-me triste pela morte do policial e orgulhoso em razão da reação de seus colegas.
    Drs. Elisabete Sato e Luís Augusto Castilho Storni, respectivamente Diretora do DHPP e Seccional NORTE, recebam de minha parte, e de parte de brasileiros orgulhosos, os cumprimentos efusivos pela reação em honra ao colega morto.

  10. da nojo saber que muitos policiais civis e militares andam lado a lado com bandidos que amanhã pode derrubar
    outro policial.

    tem que se mudar a mentalidade dos policiais…quando sabermos que o tal policial é correria , teremos que interpretar
    que ali esta um inimigo dos policiais honestos… e sendo assim teremos que ve los como um dos nossos inimigos…

  11. policial que faz acertos com malas ,, é tão vagabundo e safado quanto os malas…….

  12. Também concordo.

    policial civil honesto e linha de frente disse:
    12/07/2016 às 21:01

    policial que faz acertos com malas ,, é tão vagabundo e safado quanto os malas…….

  13. também concordo, policial correria é bandido e indiretamente tem sangue de policiais nas mãos.

  14. A vida como ela é aqui em São Paulo, as autoridades ficam em silêncio, enquanto
    nos EUA os Policiais mortos são homenageados pelo Presidente Obana

  15. ESTES FATOS QUE ESTÃO OCORRENDO,INFELIZMENTE JÁ ERA ESPERADO, NÓS ESTAMOS SENDO COMANDADOS PELO PSDB HÁ 22 ANOS, NESSE PERÍODO AS POLICIAS ESTADUAIS FORAM SUCATEADAS, INCLUSIVE A POLICIA CIVIL, A QUAL, OS INTEGRANTES DESTE PARTIDO ODEIAM, PELO FATO DE; NO TEMPO DA DITADURA, TEREM SIDOS PERSEGUIDOS. AGORA ESTÃO DANDO O TROCO, SÓ QUE NAS PESSOAS ERRADAS, OS SEUS TORTURADORES, A GRANDE MAIORIA JÁ MORRERAM E APOSENTARAM-SE E SENDO ASSIM, OS POLICIAIS ATUAIS E A SOCIEDADE ESTÃO PAGANDO UM PREÇO MUITO ALTO.
    ESTA MAIS DO QUE PROVADO QUE ESTE GOVERNADOR, JUNTAMENTE COM SEU PARTIDO, NÃO SERVEM PARA FAZER SEGURANÇA PÚBLICA.
    ENQUANTO NÃO HOUVER INVESTIMENTO NAS POLICIAS E AUTONOMIA DE VERDADE AOS POLICIAIS, INFELIZMENTE, MAIS MORTES IRÃO ACONTECER.
    QUANDO O GOVERNO NÃO INVESTE NA SUA POLICIA E COMEÇA A PUNI-LA, COM CERTEZA, O CRIME IRÁ PROSPERAR; É JUSTAMENTE ISTO QUE ESTAMOS VENDO EM SÃO PAULO.
    PASSOU DA HORA DE ACONTECER ALGUMA COISA EM PROL DO POLICIAL E DA SOCIEDADE.
    GOVERNADOR DE SÃO PAULO, FAÇA ALGUMA COISA, ANTES QUE SEJA TARDE DE MAIS, PARE DE INVESTIR NA INICIATIVA PRIVADA, O SENHOR, EM TESE, SERIA O REPRESENTANTE DA POPULAÇÃO, DANDO OS SERVIÇOS BÁSICOS A POPULAÇÃO, A SEGURANÇA É UMA DELAS, NÃO É…
    SENÃO, A MAIS PRIMORDIAL, NOS DIAS ATUAIS, NÃO PRECISO AQUI ENUMERAR, TUDO AQUILO QUE ESTA OCORRENDO, BASTA OLHAR A MÍDIA.
    MAIS UMA VEZ, JÁ PASSOU DA HORA DE SE FAZER ALGUMA COISA, AFINAL DE CONTAS DEVEMOS HONRAR A NOSSA HOMBRIDADE, NÃO É…
    ABRAÇO A TODOS.

  16. Se não mexerem no CP, endurecendo e aumentando as penas para algumas modalidades de crime, nada muda. Uma cadeia de 5 anos para o porte de arma para quem tem antecedente de crime contra o patrimonio, acresce mais dois se for calibre restrito, 10 anos para o roubo com emprego de arma de fogo, 20 para o latrocínio na forma tentada e 30 para a consumada, no 180, 8 anos para veículo, mesmo que não tenha identificação, se é ilegível, é porque é roubado ( a maioria dos latrocínios é quando do roubo de auto ou motocicleta), acrescenta mais 3 se a vítima morreu durante o roubo daquele bem. Aí vc baixa a maioridade pra 14 anos e ainda acrescenta na pena mais 10 anos se a vítima for agente do estado. Coloca tudo isso numa cadeia sem visita intima, sem jumbo e sem celular, assim não comandam o crime lá de dentro (bandeira do nosso governo, só que nunca instalados os bloqueadores, seria medo???) . E todas as penas acima para serem cumpridas na integralidade, sem saídas temporárias e benefícios. Duvido que assim não funcione……

  17. Enquadra ainda esses roubos a empresas de valores na Lei de Segurança Nacional, uso de dinamite e armas de guerra, uma formação de quadrilha…..50 anos no cú de cada um, ponta à ponta!!!!!

  18. Juntando o exposto acima, vc dá melhores condições de trabalho para ambas as polícias, vc dá um salário decente, enfia no rabo do policial que se envolver com o crime ( cadeia longa prá ele também) e , em vez de cobrar estatística com aqueles flagrantes de merda, COBRA PRODUÇÃO DE ESCLARECIMENTO DE CRIMES!!!!!!

  19. Senhores esse é o caminho, usar esse espaço para a união das forças policiais, veja acima ate agora não houve nenhum zé ruéla para se opor ao texto e aos comentários, gente , precisamos nos valorizarmos, vejam os nomes de todos os que fizeram comentários acima, são todos pessoas que dificilmente fez algum comentário anteriormente, sempre passa por aqui uns 20 que tem prazer de sempre semear as discórdias entre as policias, vamos nos unir os demais contra esses vermes que não valorizam quem é honesto, quem realmente mexe o doce e luta com afinco para fazer a união, belo texto guerra, parabéns, ate que enfim vc acertou, e também os nobres companheiros que brilhantemente fizeram as postagens acima.

  20. Tira (corre ) CORRUPTO que vem semanalmente vomitar aqui no blog do guerra colocando a culpa na sociedade não é digno sequer de pena. É um monte de merda.

    1º voce é corrupto por que não presta (porque não teve berço)

    2º A sociedade NÃO pediu pra voce entrar na policia pra defende-la (voce entrou porque não deu nada vida)

    ENTÃO

  21. Quem mantém o sistema podre, é o topo da pirâmide………os de baixo, só se debatem para sobreviver….

  22. Vejam o que a Jornalista Miriam Leitão escreveu no jornal O Globo. ”Lutei contra a ditadura, sim! Tomei borrachadas, grávida com 18 anos, engoli gaz lacrimogênio, corri da cavalaria na Av. São João em direção à Praça Antonio Prado e à Praça da Sé. Participei das perigosas assembleias dos sindicatos, onde milicos escondidos na massa guardavam na memória o rosto dos mais exaltados. Arrisquei o emprego, pichei muro com o slogan “Abaixo a Ditadura”. Distribui panfletos. Morri de medo. Chorei quando anunciaram a devolução do poder ao povo: eu e mais alguns milhões. Hoje, vendo pessoas morrendo em filas de hospitais, bandidos matando por R$ 10, pessoas andando feito zumbi nas ruas por causa das drogas, adolescentes que não sabem quanto é 6 x 8, meninas de 14 anos parindo filhos sem pais, toda a classe política desse país desfilando uma incompetência absurda, o nosso país sendo ridicularizado por tantos escândalos… Eu peço perdão ao Brasil pela porcaria que fiz… Deveria ter ficado em casa.” REAJUSTE DE APOSENTADORIA Eu só gostaria de saber qual a justificativa para o fato de o bolsa família, onde ninguém trabalha, ter o dobro do aumento dos aposentados que trabalharam a vida toda. SOMOS mais de trinta milhões de aposentados! Não podemos admitir que distribuam o nosso dinheiro a quem nunca trabalhou;( esta é a lei? !.) Se você repassar para somente 2 amigos nas primeiras horas, em 28 horas toda a população brasileira de aposentados vai tomar conhecimento deste ABSURDO. Não deixe de repassar, ao menos a 2 amigos; é o suficiente para gerar esta progressão dos números.

  23. atualmente vivenciamos a realidade que tem uma salve de dentro dos presidios para matar policiais
    pc, pm, e gcm

    até quando vamos suportar isto?
    enquanto nos eua o presidente do pais retorna de uma viagem internacional só para participar das homenagens de policiais mortos

    aqui nem prefeito nem governador nem presidente nem mesmo secretario ou diretores manifestam…nem coronéis…

    temos que divulgar e acima de tudo cobrar atitude e ação com efeito caso contrário….

    aumento de pena para assassinos de qualquer agente da justiça brasileira,

    fiquem com DEUS!!

  24. Simples: Nos armemos e não tenhamos piedade de mandar para o inferno aquele que nos atentar! Aliás, a única coisa que nos sobrou foi isso, nos defendermos…

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s