Olimpíada à brasileira: policiais da Força Nacional estão passando fome em ambientes insalubres 37

Agentes da Força Nacional ameaçam abandonar segurança da Olimpíada

MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO

13/07/2016 13h45

força

Policiais e bombeiros da Força Nacional que estão no Rio para a Olimpíada realizaram protesto na tarde desta terça (12) por atraso nos pagamentos das diárias e pelas más condições dos apartamentos em que estão alojados, na zona oeste da cidade.

Atualmente, são 3.000 servidores da Força no Rio. Outros 3.000 chegarão à cidade para os Jogos. A Força Nacional será responsável pela segurança no interior das arenas e na área entorno dos locais de competição.

Os agentes da Força estão em apartamentos de dois quartos do programa Minha Casa, Minha Vida. Como vizinhos há favelas dominadas por milicianos e por traficantes da facção Comando Vermelho. No imóvel, recém-entregue, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, não há chuveiro ou camas. Por isso, há servidores dormindo no chão.

Na reunião desta terça, os agentes pedem uma solução até a sexta (15). Caso não aconteça, prometem pedir baixa e retornar aos seus Estados.

O governo federal já enviou à tropa informações de que solucionará o problema até quinta (14). Nesta manhã de quarta (13), o secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, se reuniu em Brasília com representantes da categoria para tentar resolver o problema. Oficialmente, o Ministério da Justiça ainda não se pronunciou.

“Eles fizeram panelaço nesta terça e alguns estão pedindo para ir embora, desmobilizando. O que acontece ali é um absurdo. Existe hoje no Brasil uma falta de respeito das autoridades com os direitos dos trabalhadores da segurança pública”, afirmou o cabo Elisandro Lotim, presidente da Associação Nacional dos Praças, entidade que representa soldados, cabos, sargentos e subtenentes da PM e do Corpo de Bombeiros.

“Os policiais estão passando fome em ambientes insalubres. E isso na preparação para um evento como a Olimpíada”, disse.

Há um ano, o planejamento era que 9.600 agentes da Força Nacional fossem deslocados para o Rio para atuar na Olimpíada. Serão apenas 6.000. A apresentação do grupo aconteceu no último dia 5 e contou com a presença do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

Por conta do efetivo, abaixo do previsto, as escalas de trabalho estão em 12h com 24h de folga. A Folha apurou que o comando da Força no Rio promete mudar a escala até o dia 30 de julho, mas que voltará ao horário atual a partir de 1º de agosto, quatro dias antes da abertura da Olimpíada.

Em cada apartamento usado como alojamento há seis policiais ou bombeiros.

Todos receberam os imóveis sem chuveiros. Os colchões foram comprados pelos servidores que improvisam armários com sapateiras ou espalham as roupas pelo chão. Alguns apartamentos têm vazamento nas paredes ou têm as pias entupidas. A água é cortada constantemente, já que a concessionária de água realiza ajustes no condomínio recém concluído.

Na madrugada de segunda (11), alguns policiais foram para as janelas durante a madrugada e começaram a gritar pedindo por água. Segundo bombeiros, que pediram para não serem identificados, eram 3.000 agentes nas janelas.

DIÁRIA

Outra preocupação do grupo tem sido o pagamento das diárias. Em missões, os integrantes da Força recebem R$ 220 por dia. Para a Olimpíada, a promessa é de que o vencimento será dobrado. Nesta terça, boa parte da revolta dos agentes era que não haveria o pagamento dobrado.

Um policial do Rio Grande do Norte conta que o grupo que veio do Estado pensava com a Olimpíada garantir um melhor salário, mesmo que temporário, mas que há colegas que até agora sequer receberam a diária paga em missões. Um outro de Santa Catarina lamenta a situação que chama de “bagunça”.

Ele ainda conta que as comidas servidas nas arenas, neste período pré-Olimpíada, chegam azedas ou com pouca variedade: só carne e arroz. Segundo o agente, quem está de folga precisa procurar por alimentação já que, diferente do combinado, não há “quentinhas” para todos os policiais e bombeiros que estão no Rio.

  1. Um pouco antes de iniciar a última copa do mundo de futebol aqui no Brasil no ano de 2014, alguns países se manifestaram contra alguns absurdos referente ao nosso País e ainda tentaram impedir que aquela copa fosse feita por aqui; passado dois anos, agora em 2016, sequer terminaram algumas obras que deveriam serem inauguradas para aquela copa e fora as denúncias de desvios de dinheiro público que toda semana ficamos sabendo.

    Ainda há tempo de cancelar essas olimpíadas para que a vergonha não seja ainda maior.

    O alojamento provisório (quartel militar) onde estão instalados esses militares da força nacional de segurança já mostra tudo.

    Ainda há tempo de cancelar, ouvem o que estou dizendo.

  2. Ué… Não queriam fora Dilma?agora Se fodam povo e muito mais os Paus Mandados que adoram bater em petralha. Pena = zero

  3. Uai… Que tem a ver o cú cas Carça…
    Eita Zé Roela… Se for Policial tá matando a nós de vergonha

  4. O Brasil não tem estrutura para realizar um evento deste porte, principalmente o Rio.

  5. 90% = Nóias ?(Artigos 33 e 35), salvo a cana da DIG?

    Polícia manda três pessoas ‘para atrás das grades’ por dia, em Araraquara

    Ao todo, mais de 480 pessoas foram presas nos cinco primeiros meses deste ano, em Araraquara; apreensões de armas

    Tráfico, roubos e embriaguez são os crimes mais frequentes

    A Polícia prende em Araraquara pelo menos uma pessoa a cada 8 horas, entre cumprimento de mandados e flagrantes. Tráfico de drogas, roubos, embriaguez ao volante e casos de violência doméstica, como o homem que estuprou e ameaçou a esposa com um pedaço de madeira com pregos ontem, no Selmi Dei, são os que mais levam pessoas para trás das grades na cidade.

    De acordo com a estatística da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado), 481 pessoas foram presas de janeiro a maio deste ano. “Hoje, o delito que mais leva pessoas para cadeia é mesmo o tráfico de drogas, já que conseguimos os flagrantes através do patrulhamento preventivo que realizamos, sem contar os roubos a pedestres e residências, além dos casos de embriaguez ao volante que costumam aumentar, principalmente aos finais de semana”, explicou o tenente-coronel comandante do 13° Batalhão de Polícia Militar de Araraquara.

    Menos armas nas mãos de bandidos
    As apreensões de armas de fogo e armas brancas, até maio deste ano, cresceram em relação ao mesmo período do ano passado. No total, 40 delas foram apreendidas nos cinco primeiros meses de 2016 – dez a mais que nos mesmos meses de 2015.

    “As apreensões de armas geralmente vem acompanhadas das prisões e são tão importantes quanto, já que evitam que sejam usadas para outros crimes, como assaltos e até homicídios”, complementou o comandante Ziul.

    ‘Dança das cadeiras’ no tráfico reflete na quantidade de encarcerados
    No início desta semana, quatro pessoas foram presas por tráfico de drogas no Parque São Paulo.
    Segundo a PM, um rapaz de 18 anos e uma mulher, 20, foram flagrados na frente de uma casa. Eles foram abordados e na residência os militares apreenderam 32 porções de maconha, 69 eppendorfs de cocaína e 147 pinos vazios que ainda seriam preenchidos com a droga, além de material para embalo e balança de precisão. Parte do entorpecente estava escondido em um pacote de salgadinho.

    Segundo o delegado seccional, as prisões por este tipo de crime tem a ver com a ‘rotatividade’ dos pontos de venda. “Quando um traficante é preso, logo outro assume o ponto de venda de entorpecentes, mas também acaba preso em seguida”, disse ele, em entrevista à Tribuna.

    Prisões de ‘figurões’ de organização criminosa são frequentes
    No último final de semana, a Polícia Civil de Araraquara, através da DIG (Delegacia de Investigações Gerais), prendeu um dos ‘chefes’ da organização criminosa conhecida como PCC (Primeiro Comando da Capital), que age dentro e fora dos presídios do Estado. O homem, que estava com a esposa e outros dois comparsas, seria um dos líderes do movimento na ‘área 16’, que contempla Araraquara e outros municípios da região.

    O homem, que já teria conseguido escapar outras vezes, foi pego após meses de investigação e mais de 12 horas de diligências. Desta vez, ele estava escondido na cidade de Itápolis, mas já possuía planos de se mudar para outro município para despistar os investigadores.

    Segundo o delegado de Araraquara, Fernando Bravo, da DIG, foram apreendidos R$ 6,2 mil com o grupo, que já era investigado e ainda estava com documentos falsos. Os suspeitos foram levados para o ADP (Anexo de Detenção Provisória) de Araraquara, enquanto a mulher, encaminhada à Cadeia Feminina de Santa Ernestina. No ano passado, mais de 25 membros da facção foram presos pela Polícia Civil da cidade.

  6. “Quando um traficante é preso, logo outro assume o ponto de venda de entorpecentes, mas também acaba preso em seguida”

  7. O Delegado da DIG de Araraquara é conhecido como ” DR.BRAVO”…

  8. Enquanto isso só o Marcola para nos defender.
    Logo ele anuncia o índice de reposição.

  9. Digo e repito policial pode ser tudo na vida menos inocente, quanto da criação desta m….conhecida como força nacional de segurança, um montão de babaca bateu palmas, era o auge do estelionato da PEC 300, também tinha aqueles cursos a distância, e mais uma bolsa que seria paga para quem não ganhasse um mínimo, colocaram como referência, um mínimo tal baixo, que ao que parece só a PM do Rio e mais um Estado do nordeste, recebiam esta bolsa.
    Quando sai o reajuste e chegava ao mínimo cortavam a bolsa, e um montão de milico pensando que iriam ganhar igual a PF, ou no minimo igual a PRF, passaram o atestado de otário para um montão de loke, que não ganharam phorra nenhuma de phorra de nada.
    Ai está o resultado, cheguei a ver uns PC se inscrevendo para fazer os cursos da SINESP, até hoje não ganharam um real a mais e os “cursos” não valem de phorra nenhuma para promoção.
    Agora estes que estão reclamando das condições só não podem esquecer que são todos voluntários, ou volunOTÁRIOS, é só pedir para sair, simples assim.
    É só deixar a bomba estourar nas mãos dos ladrões de sempre, ou seja dos políticos.
    Da minha parte nem vou perder tempo de assistir esta m….sei que o resultado em medalhas será pífio, e uns poucos abnegados vão ganhar ouro numa modalidade meia boca, enquanto isto o eterno presidente do COB vai continuar mamando e ganhando utilíssimo bem, para promover está olimPIADA.
    Eu vou de NETFLIX e Xbox 360.

  10. Pouca gente notou mas na noite de ontem foi aprovado o caráter de urgência do 257/16.

    Retira dos policiais quinquinenios e sexta parte. E eleva a contribuição de 11%para 14%. Não existe mais promoção na Polícia pelos próximos 2 anos, e há uma redução de salário.

    Todos os policiais a partir de outubro perdem suas vantagens.

    Parabéns por ninguém divulgar.

    Tá duvidando?

    Veja a votação de ontem na câmera. E se ainda duvidar vá até o Facebook do Major Olímpia e veja o que ele disse: “ontem foi velado de corpo presente o fim do funcionalismo público e da policia”.

  11. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Para se fazer qualquer evento é preciso um estudo profundo sobre a matéria, seus efeitos, sua logística e seus pontos positivos e negativos devem ser analisados e pesados muito antes de se colocar a pedra fundamental.

    Sem estes verificados, agregado a um bom time de patrocinadores, seguramente tudo estará fadado ao infortúnio.

    Um evento desta magnitude não deve ser levado ou ser considerado como uma coisa qualquer.

    Se considerarmos que a segurança, a alimentação e a acomodação é a espinha dorsal de qualquer evento.

    Se algum destes falhar, seguramente tudo estará comprometido, sem contar que os profissionais das diversas atividades que ali estão comprometidos para que o evento se torne grandioso, antes de qualquer coisa, é imprescindível que estejam satisfeitos e muito bem recompensados.

    Caso isto não ocorra, a Comissão seguramente poderá sofrer perdas irreparáveis no que concerne ao psicológico e ao bom desempenho dos atletas.

    Sem contar a péssima imagem que passará aos milhões de telespectadores espalhados pelo mundo.

    Sempre digo que certas atividades e eventos não devem ser confeccionados, dirigidos ou até mesmo gerenciados por pessoas aventureiras e sem conhecimento sobre o assunto.

    Agora! O que estão fazendo com os profissionais de segurança nesta Olimpíada é deprimente e vergonhoso!

    Caronte

  12. Com todas essas reduções em nossos salários, que é de passar fome , bem acho que, nós policiais e na sua maioria de superior sabemos o que fazer…

  13. Tem mais é que abandonar essa porra. No mínimo, os alojamentos deveriam ser como os dos atletas. Mas neste país de merda, atleta, cantor, ator, modelo, etc são tratados como divindades, enquanto policiais são tratados como lixo.

  14. Cada um com seus problemas colegas da força nacional, aqui estamos 2 anos sem reajuste.

    E viva nossos gestores públicos.

  15. A POLÍCIA PRENDE

    E A JUSTIÇA SOLTA !

    SÃO PAULO NÃO TEM MAIS ESTRUTURA PARA MANTEREM PESSOAS PRESAS !

    O CUSTO É MUITO ALTO !

    TEM MILHARES DE PESSOAS PRESAS E A SEREM PRESAS

    AS CADEIAS ESTÃO SUPERLOTADAS !

    AONDE É QUE VÃO COLOCAREM TANTOS LADRÕES !

    O RIO DE JANEIRO ESTÁ FALIDO NÃO PAGA FUNCIONÁRIOS

    E PRESOS PASSAM FOME !

    CADEIAS BRASILEIRAS PARECEM VERDADEIROS CAMPOS DE CONCENTRAÇÕES !

    ERA MELHOR INSTITUIR A PENA DE MORTE LOGO !

  16. DE QUE ADIANTE ADQUIRIREM TANTOS UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS , MOBÍLIAS, CONCHÕES ETC…, DAQUI A

    POUCO TEM QUE IREM PARA OUTRO ESTADO TERÃO QUE DEIXAREM TUDO PARA TRÁS, E VAI SER DO

    MESMO JEITO EM OUTRO ESTADO !

  17. Nossa, que vergonha! Olhem as condições, não sei se é prá rir ou chorar! A CARA do Brasil, fiasco total. Não adianta, é ‘brasir” mesmo…

  18. Alguém supracitou que os policiais são tratados como lixos…mas eles próprios estão se sujeitando a isso…não tem que reclamar…

  19. Essa imagem ilustra bem a cara do Brasil: sujeira, feiura, pobreza, bagunça, improviso, incompetência. O que essa esquerda fez com o Brasil, meu Deus, nunca fomos aqueeeeele país, mas hoje, nossa! Não consigo ver decência, seriedade, trabalho honesto em lugar algum. Parece que passamos por um tsunami e agora cada um está tentando sobreviver em meio à desgraça. Tá feio…

  20. Concordo com o Rodrigo! Não é só o Rio que não dispõe de estrutura, o Brasil não dispõe de estrutura prá nada, vide a copa do mundo onde teve superfaturamentos, dinheiro jogado fora em outros estados na construção de estádios que não foram concluídos e hoje não são utilizados. Eventos desse porte gera, em nosso país, apenas uma roubalheira e jogo de interesses, mais nadaaaaaaaaaa!!!!!!! Com essa politicagem e desonestidade geral, que reina aqui, não pode ser séde de evento algum, lugar onde todos mamaram em reformas e obras, enquanto hospitais estão totalmente à deriva, com falta de equipamentos, medicamentos e mão de obra. Voce precisa arrumar sua casa antes de receber as visitas!!

  21. Essa foto faz parecer um Gulag (campo de concentração comunista Russo).

  22. A segurança vai mal das pernas?

    Põe no custo-Brasil kkkkkkk

  23. não se preocupem , colegas da guarda nacional; é só o começo do jeito tucano de governar; o ministro da injustiça é produto exportação paulista, assim como o pcc……..é nosso orgulho….

  24. enquanto a dilma aprovou a lc 144/14……………..a oposição salvadora da pátria vai enfiar o pl 257/16, que está mais para pl 157

  25. Quem é terrorista, quem joga a favor dos Policiais ou quem vive fodendo os Policiais ?????????

  26. E o pcc cruza o mundo…………….orgulho paulista.

  27. quem não gosta de Polícia é ladrão…….

  28. Olim piadas, nada faz, é o jeito tucano de governar, “deixa como está, para ver como é que fica”.
    Nada de nada, nadica de nada mesmo, vai mais um pouquinho de nada aí.

  29. Senhores, prezados colegas, aguardem para dentro em breve termos notícias de que o nosso pagamento será p-a-r-c-e-l-a-d-o. A desculpa (bem convincente, aliás) “Estado está quebrado”, isso tem sido desculpa para tanta coisa, quem é polícia sabe do que estou falando…

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s