Delegado-geral de SP contesta reportagem sobre elo com a Lava Jato 61

painel do leitor – Folha de S. Paulo

O Delegado Geral de Polícia de São Paulo, Youssef Abou Chahin, repudia a forma leviana, tendenciosa e equivocada da reportagem “Delegado-geral de SP é investigado por relações com delatores da Lava Jato”, que tenta relacionar seu nome, de maneira irresponsável, com irregularidades inexistentes. A reportagem se baseia em uma investigação do Ministério Público de Estado de São Paulo que já foi concluída e está para ser arquivada pela Justiça. No dia 30 de junho último, o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Nilo Spinola Salgado Filho, propôs o arquivamento do caso à Justiça por não existir quaisquer indícios de relacionamento do Delegado Geral com atos praticados por dois delatores da Lava Jato. Cabe destacar que a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de São Paulo permite que policiais civis possam tem participação acionária em empresas, desde que não sejam administradores.

No despacho, o Subprocurador afirma textualmente que o arquivamento, que já estava proposto, não foi abalado pela reportagem televisiva veiculada pelo Jornal da Band, em 16 de junho de 2016, relacionada com o mesmo tema. Portanto, é inverídica a informação da reportagem de que o Ministério Público de São Paulo teria desistido do arquivamento. Outro equívoco cometido pelo autor da reportagem foi a afirmação de que o “delegado havia saído formalmente da Oregon Blindados porque sua participação era investigada pelo Estado (….) porque o então chefe do Deic (Departamento de Estadual de Investigações Criminais) participava de uma empresa de segurança privada”, o que poderia configurar conflito de interesses. No entanto, a Oregon Blindados nunca atuou no ramo de segurança privada. Youssef Chahin transferiu suas cotas em 2008. Não houve qualquer contato do repórter Reynaldo Turollo Jr com a DGP nas últimas semanas. Se procurada, teria informado da propositura de arquivamento da investigação pelo Ministério Público e sua matéria não teria mais fundamento para publicação.

FABÍOLA DE OLIVEIRA ALVES, delegada de polícia da comunicação da Delegacia-Geral de Polícia (São Paulo, SP)

*

RESPOSTA DO JORNALISTA REYNALDO TUROLLO JR.- As apurações do Ministério Público estadual e federal são mencionadas, mas não são o fundamento da reportagem, diferentemente do que diz a missivista. O texto é sobre as relações de Youssef Chahin com dois delatores da Lava Jato e não faz insinuações.

A saída de Chahin da Oregon Blindados ocorreu em 2007, seis dias após a Folha revelar que a empresa anunciava serviços de segurança privada, como atuação em casos de sequestro.

Hoje, estão em andamento duas apurações sobre as empresas de Chahin ligadas aos delatores: uma no MPF e outra no Ministério Público do Estado, na área cível. Sobre o inquérito criminal no órgão estadual, os responsáveis haviam desistido de arquivá-lo, mas voltaram atrás e pediram à Justiça novo arquivamento. A informação foi corrigida no texto.

  1. POLICIAIS CIVIS DE SÃO PAULO, TANTO INATIVOS COMO NA ATIVA !, PERGUNTO : E ESSA “FIGURA AINDA EXISTE ? S.M.J., ELE É APENAS MAIS UM ” NADA”. CONHECI ESSE CIDADÃO HÁ ANOS LÁ NA 8ª SECCIONAL, POIS ME DESCULPEM, ELE TINHA COMO CHEFE UM “TIRA”, CAGUETA, MAU COLEGA E, ERA CONTUMAZ EM MENOSPREZAR OS DEMAIS COLEGAS. PORTANTO, GRAÇAS A DEUS JAMAIS TRABALHEI COM ESSE TIPOS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  2. Já era para termos um novo Dg, quem está envolvido em tais acontecimentos não pode comandar a polícia paulista, infelismente temos que ouvir a imprensa desvalorizar a Polícia de Sp .

  3. E o salário Sr. Delegado Geral? E as reposições minimas Sr. Delegado Geral? Pra nós, reles seres humanos, nada né Sr. Delegado Geral…….

  4. Um cara como esse Lucas que escreve “infelismente” deveria ter sua carteira de policial confiscada.
    Mobral do caralho.

  5. Esse conseguiu ser pior que o xarope que falou que homem é igual macaco. Aquele pelo menos era 13

  6. uma coisa é certo:

    se neste caso o envolvido fosse um restopol , o mesmo ja teria sido demitido a bem do serviço público.
    mas antes teria que dormir la no PEPC.

  7. Deveria aproveitar e contestar os péssimos salários recebidos pelos policiais.
    Mas ele está continuando a fazer a política do atual secretário de insegurança, que continua a fazer o que o secretário anterior estava fazendo.
    Nada, nada, nadinha mesmo, vai mais um pouquinho de nada aí.

  8. Professorzinho de “purtuguês” do caralho o que vale é o conteúdo da noticia, no mínimo é um recolha preocupado……

  9. Pela qualidade do serviço que prestamos, acho que já ganhamos bem demais

    Antes de vcs ficarem só chorando por melhor salário, primeiro façam por merecer, quem sabe aí tenhamos melhores argumentos para reinvindicar o quer que seja

  10. Mondrongo disse:
    15/07/2016 ÀS 0:32
    Pela qualidade do serviço que prestamos, acho que já ganhamos bem demais

    Antes de vcs ficarem só chorando por melhor salário, primeiro façam por merecer, quem sabe aí tenhamos melhores argumentos para reinvindicar o quer que seja

    VIXE CARA, VC BATEU FORTE E BEM COLOCADO HEIN CARA, PARABÉNS, PRIMEIRO TRABALHEM, DEPOIS RECEBEM KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, NOOOOOOOOSA QUE CALA TE BOCA ESSE MONDRONGO DEU.

  11. Gozado!!!!!!!! O Eduardo Cunha tambem jura que não tinha contas ilegais em paraísos fiscais na suiça. E O maluf jura até hoje que não é corrupto. A polícia federal e a interpol devem estar equivocadas em “pegar no pé do santinho do maluf”.

    Meu amigo o brasil ta perdido. O bandido não mora na favela. O bandido dirige a policia, dirige o país.

  12. Mondrongo fale por você, pois minhas funções eu sei muito bem quanto valem.
    E o jacaré com DEJEM está dando risada á toa mesmo, igual hiena.

  13. Jacaré e Mondrogo essa estória de mostrar trabalho e depois revindicar melhores salários é velha. Vocês não se lembram quando o Serra foi Governador, que os delegados chegaram até fazer uma homenagem, se não me engano, com um distintivo vermelho. Lembra o que aconteceu, tomamos borrachada da PM.

  14. Jacaré e Mondrongo, a qualidade da prestação de qualquer serviço público demanda a valorização do profissional, o que inclui proporcioná-lo condições satisfatórias de trabalho e aumentos salariais. Já cansei desse conversa de que policial tem que ter vocação e não se preocupar com remuneração. Pois bem, só vocação não paga as contas e não coloca comida na mesa.

    Quanto a esse DG, sem dúvida, um dos piores de todos os tempos!!! Omisso, negligente e por completo subserviente ao governo. Nunca o vi se colocar em defesa da instituição para nada. Com ele, continuaremos em um eterno marasmo, afundados com péssimos salários e condições precárias para o exercício de nossas funções. No mais, por meio da Portaria DGP 14, publicada na data de ontem, voltou a institucionalizar a ripa sem necessidade de motivação. Um imenso retrocesso!!! Concluindo: PEDE PRA SAIR!!!!!

  15. Independentemente da veracidade ou não do conteúdo da matéria jornalística, algo é INCONTESTÁVEL na nossa Polícia Civil, como também acredito que o seja na Polícia Militar: “Policial Civil ou Militar, geralmente Oficial ou Delegado, em função de comando ou direção, PROPRIETÁRIO de forma velada de empresa de segurança particular”.

    É exatamente na forma velada que se oculta a irregularidade administrativa reveladora da improbidade administrativa. Isso está restrito àquela parcela privilegiada de policiais que praticamente a loteou e a transformou em verdadeiras capitanias hereditárias. Por conta disso, alguns policiais são privilegiados em escalas para fazerem “bico” de segurança na empresa do “chefe”, enquanto aqueles que não participam disso, concorrem às escalas mais apertadas.

    O que seria a forma velada: Seria constar no contrato social como sócio cotista ou a empresa estar no nome da mulher, cunhada,pai, irmão, etc.

    É evidente que se trata de flagrante improbidade administrativa ser dono oculto de empresa particular cuja atividade fim é correlata àquela exercida pelo funcionário no serviço público, com utilização da função pública para obtenção de contratos de prestação de serviço particular, mormente quando se utiliza indevidamente da própria infraestrutura policial (policiais, viaturas, sistemas policiais) para o serviço particular em detrimento da sociedade.

    O Ministério Público deveria se aprofundar na investigação desses bem afortunados policiais que se utilizam da função pública para exercer e enriquecer com atividade particular correlata, se aproveitando das facilidades e da infraestrutura que a instituição disponibiliza.

    É só levantar as empresas de segurança particular de grandes redes de magazines, de supermercados,de drogarias, que vai chegar nos “majuras”.

  16. Pelo menos ajudou os amigo$: dppc, deic, demacro, acadepol, decap, Denarc e santos. Tutti bona gente! Onde está morando e morava antes esses diretores , não é vero demacro?

  17. NADA SABE e O insurgente, obrigado pela força nos comentários.
    Estamos perdendo nosso pessoal para a PRF, será que é pelo salário e pelas condições de trabalho?
    O cara se sujeita a sair de São Paulo onde foi criado e ir para Rondônia, levando a família de mala e cuia.
    Passou da hora de reestruturar esta Polícia, pois só reajuste já está pouco.
    Temos que direcionar nossas forças para o lugar certo, não adianta ficarmos nos degladiando, é pura energia jogada fora que só interessa aos dirigentes.

  18. Não sei o que é pior termos um DG nesta condição ou acabar de descobrir que isto existe:
    “FABÍOLA DE OLIVEIRA ALVES, delegada de polícia da comunicação da Delegacia-Geral de Polícia (São Paulo, SP)”.
    A policia civil é esculachada dia e noite, noite e dia, nunca vi esta senhora soltar qualquer nota para defender a instituição, agora quando apontam o dedo para a pessoa do DG aparece este “setor” com esta NOTA, NOTA no sentido literal, e não UMA NOTA , que muito$ da alta cúpula adora.
    Eu nem sabia que tal setor existia, eu e um montão de policiais civis.
    Bem sei que está faltando delegado(a)(s) nos plantões do DECAPiada, para atender a população nestes plantões, ao que parece na PC ainda continua a que velha velha máxima; “quem tem padrinho não morre pagão”.
    Nada como colocar, ops…falha minha, encostar os amiguinhos em lugares bem aprazível.

  19. Não conheço o DG, mas pelo tempo em que está no cargo, é um que não fez, não faz e nem fará algo por nós. Deve estar preocupado com a vaidade da cadeira, mais nada. Se ele sai , ocorre uma dança das cadeiras e entra outro que fará um grupo de estudo para viabilizar um provável reajuste, que se ocorrer, será de um dígito, apenas. Nada muda!

  20. DD. SR. DR.

    EXECELENTÍSSIMO

    DELEGADO GERAL DE POLÍCIA

    DATA VêNIA

    COM TODO RESPEITO

    MAS V. EXCIA,

    PARECE QUE ESQUECERA TUDO SOBRE

    INVESTIGAÇÃO !

    V. EXCIA , NÃO PERCEBE QUE

    O QUE OS CARAS FAZEM É JOGAR MERDA NO VENTILADOR !

    QUANDO A PESSOA VAI SE DEFENDER , ELA CAI NA ARMADILHA !

    BOCA FECHADA NÃO ENTRA ELEFANTE !

    SE LIGA AÍ OH !

    O ESQUEMA É SUMIR

    SAIR FORA !

    NÃO FIQUE EM EVIDÊNCIA !

    NÃO DÊ EXPLICAÇÕES 1

    MERDA QUANTO MAIS SE MEXE MAIS FEDE !

  21. O SENHOR APRENDEU ESSES MACETES

    NO CENTRO PREPARATÓRIO DE OFICIAIS DA RESERVA

    NO CURSO DE ARTILHARIA !

    DIANTE DE PRESSÕES

    SABE COMO UM ASPIRANTE

    TENENTE R 1 SE VIRA

    TODOS ESSES ENSINAMENTOS

    NUNCA SE ESQUECE !

  22. VOSSA EXCELÊNCIA

    IRÁ DAR A VOLTA POR CIMA FÁCIL NESSA SITUAÇÃO

    NÃO PROVOCADA E INDESEJADA !

    PIOR QUE NÃO VEJO NENHUM DELEGADO DE POLÍCIA TE APOIANDO !

    NESSA HORA ! SÃO IMPORTANTES !

  23. EVITE O PRIMEIRO PODER = A IMPRENSA ! MÍDIA !

    O NEGÓCIO É DAR UMA SUMIDA !

    NADA MELHOR QUE O TEMPO PARA AS PESSOAS ESQUECEREM !

    DIREITO AO ESQUECIMENTO !

  24. Quando disse “fazer por merecer”, quis dizer que não adianta ficar reclamando que não vai acontecer e nada, o Governo não vai melhorar o nosso salário porque somos bons em reclamar, temos que ser bons no serviço que prestamos, temos prestar um serviço de excelência, temos que deixar boa impressão desde o atendimento de balcão até no trato com o judiciário.

    Se houver um mudança de pensamento na polícia agora pode até ser que essa nossa geração não colha os frutos, mas com certeza a próxima colherá. Esse tipo de mudança, que envolve dezenas de milhares de pessoas, demanda tempo, mas não espero que essa geração da PC – infestada de imbecis – entenda isso, talvez a próxima entenda e comece a mudar pra geração seguinte colher

    Eu faço a minha parte e quero que o resto se foda, pelos menos não me tornarei uma pessoa amarga e frustrada

    ………….revoltada talvez kkkkkk

  25. e a recolha continua. viva galeria paje. policia que carcereiro manda? ja viu ne? 1 dp quem manda e carcereiro DRIDRIDRI A NO KKKKKKK
    ESSE GANHA MAIS QUE ENVOLVIDO NA LAVA JATO
    E O RESTO SOMENTE TCTCTCTCTCTCTC

  26. GUERRA, SERA QUE ESSES TIRAS DA DOP NÃO CONSEGUEM PEGAR MEIA DUZIA DE RECOLHAS QUE TRABALHAM DO LADO DA CORREGEPOL, SECC 3 1 4 5 78 DO LADO DA SEDE DOS CARAS E NINGUEM CONSEGUE IDENTIFICAR? O QUE FALTA MAIS JA TEM OS NOMES A LISTA A AREA O QUE FALTA PRA PRENDER OS DELEGADOS OS RECOLHAS E OS CHEFES?
    ATE PORQUE QUEM ESTA INVESTIGANDO ESTAVA NAS FILEIRAS E TEM ATE A LSTA NA MÃO.
    SERA QUE E TÃO DIFICIL ASSIM

  27. GAECO JA TEM TUDO, FOI PASSADO ESSA SEMANA NOME E DETALHES. VAO VER COMO ELES ACHAM

  28. PARA MELHORAR SOMENTE SE ACABAR
    O QUE O CARCEREIRO FEZ PARA VOCÊ SER TÃO REVOLTADO COM ESSA CARREIRA? VOCÊ NÃO ENTENDE QUE O PROBLEMA NÃO É O CARCEREIRO, SE ELE FOR PRESO, O MAJURA COLOCA OUTRA PESSOA, DE OUTRA CARREIRA NO LOCAL. PARECE QUE NÃO É POLÍCIA RAPAZ.

  29. calma !
    um dia, tudo se resolve…
    oremos !

  30. é dificil de engolir que um posto de saude UBS da vila curuça , foi roubada a mão armada 03 vezes em menos de 15 dias.
    e os malas roubam tanto funcionarios . como pacientes …. é o fim, da picada…..em pleno dia ……….

    o que a chefia da delegacia da área esta fazendo , para prender estes vagabundos safados ?? nada ??…

    pô .. pelo amor de deus , que vergonha para a delegacia da area hein………

    sacanagem . hein ????

    ou a delegacia da area esta muito ocupada com estas operações segura cadeira. cata nóia ????????????????

    brincadeira …….. é dificil de acreditar……………………

  31. sera que o governador vai ter que determinar que em 24 horas prendam estes vagabundos , que estão roubando a mão armada durante o dia , pacientes e funcionarios do postinho ?????????????????????????

    isto é uma vergonha para um chefe de delegacia…………………………..

  32. Contrata uma segurança privada,….

    Tem várias por aí,…

    Tem até de gente famosa,…

    Põe no custo-Brasil! kkkkkk

  33. Demorou pra pegar os panos de bunda e vazar.
    Quero só ver ir depor na PF que vergonha vai ser.

  34. Existe recolha nas delegacias do centro? Esse diretor é tão honesto, não acredito que tem corrupção no Decap.

  35. rsrsrsr..nao existe recolha no centro????ta de brincadeira;;;rsrsrs..eles tem na chefia da seccional equipes so para dar paulada tem ate paploscopista que trabalhou no detran e ta la dando uma de tira…rsrsrs

  36. Quem pode comentar sobre a ação em que o Sincopol conseguiu decisão favorável para aposentadoria?
    Creio que no decorrer desta semana teremos novidades.
    Tem 25 nomes na decisão para aposentadoria imediata, sob pena de multa diária.

  37. Cadê a Valorização do N.U e N.M ???

    Cadê o auxilio alimentação ???

    Cadê o Reajuste ???

  38. Marciano disse:
    18/07/2016 ÀS 2:43
    Existe recolha nas delegacias do centro? Esse diretor é tão honesto, não acredito que tem corrupção no Decap.

    paulo disse:
    18/07/2016 ÀS 16:09
    rsrsrsr..nao existe recolha no centro????ta de brincadeira;;;rsrsrs..eles tem na chefia da seccional equipes so para dar paulada tem ate paploscopista que trabalhou no detran e ta la dando uma de tira…rsrsrs

    NAO EXISTE RECOLHA NAO, PODE PERGUNTAR NA SANTA EFIGENIA E NA PAGE… É PAPI NA SEDE, CARCELIXO NO 1, GANSO RECOLHA NA SECC. TUDO ACABADO….

  39. Tb tem um monte de tira dando uma de papiloscopista no iirgd!! Ai pode?

  40. bagrão disse:
    16/07/2016 ÀS 17:27
    sera que o governador vai ter que determinar que em 24 horas prendam estes vagabundos , que estão roubando a mão armada durante o dia , pacientes e funcionarios do postinho ?????????????????????????

    isto é uma vergonha para um chefe de delegacia…………………………..

    MUDOU O RESPONSAVEL PELA AREA DO DISTRITO POLICIAL?
    QUEM COMANDA DELEGACIA AGORA É O CHEFE?
    VERGONHA PRO GOVERNO! PRO SECRETARIO! PARA O DELEGADO GERAL! PRO DIRETOR! PRO SECCIONAL! E PARA O TITULAR!
    OPERACIONAL SÓ DEVE FAZER O QUE LHE CABE! OU SEJA, INTIMA QUEM DE DIREITO E PRONTO! NÃO VÁ CORRER RISCO POR ESSA SOCIEDADE HIPÓCRITA! SE DER UM TIRO NESSE VAGABUNDO QUE TÁ ROUBANDO VAI SE FUDER! IMPRENSA VAI COMER TUA ALMA! DEIXA PIORAR! EU TO NESSA FAZ TEMPO! QUANTO PIOR MELHOR!!
    VAMOS VER SE AGUENTAM! E AINDA VEM PLANO PRA TIRAR PROMOÇÃO E ADICIONAL E O BAGRAO PREOCUPADO COM A POPULAÇÃO E MÍDIA!

  41. OH ! SENHOR DIRETOR DA CORREGEDORIA VAI OU NÃO VAI MUDAR OS SECCIONAIS

    OU VÃO CONTINUAREM NESTA PATIFARIA TODA DEIXAREM A CANALHADA A SOLTA !

  42. TEM QUE SE AUMENTAR O EFETIVO DO DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES POLICIAIS DA CORREGEDORIA

    COLOCAR ÀS DELEGACIAS DE CRIMES FUNCIONAIS PARA ATUAREM MAIS !

    TIRAR ÀS ESCRIVÃS (ES) ESQUEMAS DE ADVOGADOS (AS) !

    FICAM MUDANDO TODA HORA PEÇAS DE INQUÉRITOS POLICIAIS

    PROCESSOS ADMINISTRATIVOS , SINDICÂNCIAS

    CANA NELES

    TEM QUE MUDAR O CHEFE DOS TIRAS

    PRINCIPALMENTE DO 22 DP

    TEM CHEFE QUE RECEBE O SALÁRIO INTEGRAL DE TIRAS

    QUE NUNCA TRABALHARAM

    O CHEFE GARENTE ÀS FREQÊNCIAS

    É UMA TOTAL VERGONHA

    CONHEÇO UM MONTE DELES !

  43. ENTAUM FECHEM AS PORTAS DA BAGAÇA

    PASSEM A RESPONSA PARA A PM

    FAZ TEMPO QUE ELES QUEREM FAZEREM ESSES SERVIÇOS

  44. TEM UMA QUANTIDADE INFINITA DE BANDIDOS

    PARA POUCOS POLICIAIS

    UM FINGE QUE PRENDE

    OUTRO FAZ DE CONTA

    E A JUIZADA SOLTA

    NAUM É ENGRAÇADÍSSIMO !

    É CIRCO , OU É HOSPÍCIO !

  45. UMA HORA A PULIÇADA SE INVOCA !

    E CRUZAM OS BRAÇOS

    E NINGUÉM FARÁ MAIS NADA !

    AÍ QUERO SÓ VER

    SE TEM SECRETÁRIO, DELEGADO GERAL, CORREGEDOR, GOVERNADOR

    QUE SEGURAM UMA PEPA DESSAS !

    VAI SER O FODA – SE EM SÃO PAULO !

    ESTADO DE MAIOR ARRECADAÇÃO DO PAÍS

    E DE MENORES SALÁRIOS PARA O FUNCIONALISMO PÚBLICO EM GERAL !

    OLHEM QUE OS PROFESSORES E O PESSOAL DA SAÚDE ABRAÇAM A CAUSA !

    ESTÃO TODOS JUNTOS NESSA !

  46. Eu acho que a campeã da recolha é a 4° Seccional, supervisionada (mandada) hj pelo menino prodígio do Decap (Ro…….io). Esse num larga o osso nem a pau.

  47. Quero é produção…produção…produção…E os PM no DEJEM e nos devendo.

  48. A Polícia Civil está uma bagunça a muitos anos, o pior é que parece ser normal essa zona, existe uma certa conformidade coletiva, uns trabalham muito e outros trabalham nada, uma distribuição de pessoal totalmente desorganizada, se mantem delegacias com apenas dois ou três funcionários, e os delegados ainda tem a cara de pau de cobrar produção desses coitados, que trabalham muitas vezes 70 horas semanais, depois reclamam do cara travar, mais tudo bem estamos conformados com essa merda.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s