Diretor do DEINTER-6 participou pessoalmente da investigação que resultou na identificação dos matadores do policial civil executado dentro da própria cova 57

Policial é executado dentro da própria cova em Cubatão

Anderson Diogo Rodrigues foi encontrado com as mãos na nuca, posição típica de execução sumária

EDUARDO VELOZO FUCCIA – A TRIBUNA DE SANTOS 
28/07/2016 – 09:32 – Atualizado em 28/07/2016 – 10:08
Policiais encontraram corpos após prisão de dois suspeitos (Foto: Irandy Ribas)

O corpo do investigador Anderson Diogo Rodrigues, de 43 anos, sequestrado na madrugada de 25 de junho, encontrado na quarta-feira (27) por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos, foi descoberto em um cemitério clandestino mantido em Cubatão. Além dele, outros três corpos estavam enterrados em covas individuais.

Os indícios são de que o cemitério não se destinava apenas à ocultação dos cadáveres, servindo também como local para matar as vítimas. Essa suspeita se baseia no fato de o policial civil estar enterrado com as mãos na nuca, em posição típica de execução sumária.

Outra vítima, do sexo masculino, mas ainda não identificada, estava em uma cova mais profunda que as demais, porque se encontrava ajoelhada, como se implorasse antes de ser eliminada. Os demais cadáveres também são de homens e junto a um deles havia um cartão de plano de saúde, cujo nome será investigado.

Documentos do investigador também foram
localizados com corpo (Foto: Irandy Ribas)

A carteira funcional do investigador, outros documentos e até o medicamento que ele tomava foram achados sobre o seu corpo, que estava despido. Lotado na Delegacia Seccional de Santos, o policial estava afastado da função havia cerca de dez anos por motivo de saúde.

O RG do investigador apresentava uma marca de disparo de arma de fogo, outro indício da tortura psicológica que sofreu antes de ser assassinado. O cadáver de Anderson e os demais foram removidos ao Instituto Médico-Legal (IML) de Santos para se apurar a causa da morte de cada vítima.

Mangue e mata fechada

A descoberta do cemitério clandestino foi possível após as prisões de Marcos Matos de Souza, de 34 anos, e Isaque Percincula Andrade da Rocha, de 29. Eles indicaram a policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) o local de mata fechada onde o policial civil teve o corpo ocultado.

Corpos foram encontrados em área de mata
em Cubatão (Foto: Arte A Tribuna)

O acesso à mata, localizada na Vila Esperança, uma das comunidades mais carentes da Baixada Santista, só é possível de barco. Deste núcleo até o cemitério bastam apenas três minutos de navegação por um rio que corta o mangue.

Porém, é provável que os matadores de Anderson o trouxeram de outro núcleo, sem precisar passar por dentro da Vila Esperança, que mescla moradias de alvenaria e palafitas. O rio que passa atrás desta comunidade se comunica com outros, interligando bairros e formando uma rota livre para o transporte de drogas, armas e sequestrados.

Reconhecidos por meio de fotografia como envolvidos no sequestro de Anderson na frente de uma pizzaria, na Ilha Caraguatá, em Cubatão, Marcos e Isaque tiveram a prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça. Eles se refugiavam no Jardim Real, em Praia Grande, e foram capturados na manhã de terça-feira.

Na casa onde a dupla estava havia uma pistola 9 milímetros, um revólver 32, 67 munições de vários calibres, 142 cápsulas de cocaína, 35 tirinhas de maconha embaladas individualmente e uma pequena porção da erva. Isaque e Marcos foram autuados por tráfico e posse ilegal de armas. Eles admitiram participação no sequestro do investigador.

Marcos (à esq) e Isaque levaram os policiais ao cemitério clandestino (Foto:Irandy Ribas)

Outros envolvidos

“As investigações prosseguem. Outros suspeitos de envolvimento na morte do investigador estão identificados, mas permanecem foragidos”, disse o chefe da Polícia Civil na região, delegado Gaetano Vergine. Ele participou ontem da busca que resultou na descoberta do cemitério clandestino.

De acordo com Vergine, além de policiais da DIG e da Delegacia de Cubatão, equipes de outras unidades realizavam operações desde a data do sequestro para localizar o investigador. Ele também enalteceu o trabalho em conjunto com a Polícia Militar, que mobilizou dezenas de homens.

As suspeitas são de que haja mais corpos enterrados no cemitério clandestino, porque até cova aberta e vazia foi encontrada, como se já estivesse preparada para a próxima vítima. Uma cabana, que serviria como ponto de apoio dos marginais, também foi achada no meio da mata.

Por esse motivo, a área onde se localiza o cemitério será alvo de uma varredura, inclusive com o auxílio de cães treinados para esse tipo de operação, conforme informaram os investigadores Paulo Carvalhal e Norberto da Silva Pereira, respectivamente, da DIG e da Delegacia de Cubatão.

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/policia/policial-e-executado-dentro-da-propria-cova-em-cubatao/?cHash=261d88b9f5772fb998620979ec046be5

  1. e cada dia nos, policiais civis somos mais desvalorizados e cobrados, sem nenhuma condição de trabalho nem salário e até no combustivo nos somos diferenciados, a PM, gasolina e a PC etanol.

  2. Parabéns aos policiais civis de Santos e região, que, contando com o inestimável apoio da Polícia Militar, conseguiram localizar o corpo do policial civil brutalmente assassinado e prender dois dos assassinos.
    Lamento, todavia, que tenham sido capturados vivos, porque, agora presos, darão gastos à sociedade e logo estarão em liberdade.

  3. Mais uma vez, meus sinceros pêsames à família do Anderson e minhas orações!

    Parabéns aos policiais que trabalharam no caso, pois agora a família vai poderá pelo menos enterrar com dignidade.

    Não sei como uma polícia tão castigada pelo próprio Estado e pela mídia vai conseguir sobreviver.

  4. Realmente, se tinha até cova pronta no local pq não deixar esses dois por lá?

  5. Tudo continuará igual! Um irmão assassinado covardemente por varios lixos, os quais ainda chegarão em suas respectivas cadeias cheios de moral. Estes, logo estarão às ruas de novo, através dos benefícios de 1/6 da pena e outros. Estamos numa situação triste e difícil, desvalorizados pelo governo, justiça e população, sucateados e ainda sujeitos às novas “bombas” da reforma sobre nossas aposentadorias e prá quem fica na ativa também. Pagaremos a conta do perdão da dívida que nosso patrão perdoou, de uma previdencia quebrada pelos salários astronomicos de muitos, os quais, com toda certeza, continuarão recebendo, e nós, os miseráveis, ainda teremos o nosso reduzido. Quero ver mexer com aposentadoria de Juiz, Oficialato da PM……A CONTA SERÁ NOSSA!!!!! Pena de morte nunca haverá em nosso país, mas 30 anos de ponta à ponta, numa cadeia sem celular e demais benefícios evitaria esses tipos de crime!

  6. Dr. Gaetano Vergine excelente Chefe de Polícia, tive a satisfação de trabalhar com ele quando diretor do Dipol. Delegado dinâmico, trabalha em qualquer unidade policial.

    É bom saber que não estamos totalmente abandonados. Parabéns aos Policiais Civis do DEINTER 6, de Santos que demonstram pra que serve a Polícia Cívil, sua real identidade que é investigar.

    Quando um ladrão pega um policial ele não quer saber qual seu posto, graduação ou cargo. Devemos deixar a vaidade de lado porque ela vai acabar num buraco de 7 palmos. Por isso devemos nos unir dentro da PC, assim como os PMs.

    Meus sentimentos a família do colega que foi morto traiçoeiramente.

  7. Ronaldo TOVANI disse:
    28/07/2016 ÀS 17:17
    Parabéns aos policiais civis de Santos e região, que, contando com o inestimável apoio da Polícia Militar, conseguiram localizar o corpo do policial civil brutalmente assassinado e prender dois dos assassinos.
    Lamento, todavia, que tenham sido capturados vivos, porque, agora presos, darão gastos à sociedade e logo estarão em liberdade.

    Meu caro dr. Ronaldo Tovani, faço das tuas belíssimas e bem colocadas palavras, as minhas, acrescento que além de, em pouco tempo esses lixos estarão na rua, e bem escolarizado para voltarem para o crime, e oxalá se não vierem a matar outros policiais, por isso que sempre descrevo, bandido bom, é bandido morto, e enterrado de cabeça para baixo, é para no caso de se brotar, até checar do outro lado ( JAPÃO), já passou muito tempo, mas infelizmente tem alguns colegas que insistem em cumprirem o protocolo, torço para que, se vier a ter um próximo policial morto, que seja alguém que apenas um dia cumpriu o protocolo e apenas prendeu um homicida de algum policial, e não teve coragem de mandar ele de presente para o capeta.

  8. Participou?? Será mesmo? Não fez mais do que a obrigação. É muito bem pago pra isso.

  9. O Investigador antes de ser morto foi amarrado e arrastado pelas ruas da favela, o que fez com que estivesse com muitos ossos quebrados e desfigurado. Não foi um homicídio comum, usaram ele para mostrar poder e aterrorizar a população local. Foi pura barbarie.

  10. Participou…sei. Com certeza quis acompanhar a diligência da localização do corpo após os bravos e abandonados operacionais ter derrubado o trampo. Raça dos infernos…só pra dar entrevista.

  11. Uma situação gravíssima e gente se preocupando com o combustível diferente que a PM usa, é hora de unir forças, lamentável os comentários de algumas pessoas.

  12. Pior é saber que eles ainda vão se vangloriar do ocorrido e ganhar status dentro do crime.

  13. Policia faz de conta disse:
    29/07/2016 ÀS 9:34
    O Investigador antes de ser morto foi amarrado e arrastado pelas ruas da favela, o que fez com que estivesse com muitos ossos quebrados e desfigurado. Não foi um homicídio comum, usaram ele para mostrar poder e aterrorizar a população local. Foi pura barbarie.

    ISSO É REVOLTANTE………….SÓ ME PERGUNTO: QUEM SÃO OS DIRIGENTES DA PC, QUE NADA FAZEM PARA MUDAR ESSE CONTÍNUO DESRESPEITO COM OS OPERACIONAIS……

    POIS, ENTRAMOS NA POLÍCIA SABENDO QUE PODEMOS MORRER, MAS A COVARDIA DE NOS ENFRAQUECER FICA NA CONTA DELES…..

  14. Como tem inocente que acredita que este jacare foi policia. Ele se entrega nos comentarios dele mesmo. Nem pra ganso este energúmeno serve…

    Os comentarios dele sao cheios de srnsacionalismo, coisas de pessoa do povo!!!

    Vai assirtir reporter policial jacare!! Se vc nao sabe o Policial acima de tudo é um Servidor publico e todo servidor esta vunculado a Lei.

    Essa conversa sua parece conversa de pingaiada que assiste Marcelo Rezende e depois fica falando bosta com umbigo grudado no balcao.

    Antes de desejar. a morte para bons policiais, va se tratar jacare. Hj em dia existem bons farmacos para doentes como vc!

  15. ENQUANTO ISSO APERTO NA ESCALA , LEGISLATIVO CORTANDO BENEFÍCIOS , MUDANÇAS NAS REGRAS DE APOSENTADORIA , 120,00 REAIS DE ALIMENTAÇÃO A DA PM TA INDO P 750,00 ,E VEM GENTE MIAR NOS OUVIDOS DOS OPERACIONAIS QUE QUER AUMENTO DE PRODUÇÃO , TA BOM , TO PRODUZINDO , NUMA VELOCIDADE , IGUAL A DE UM SACI DE PATINETE , QUE SE DANE QUEM PENSA AO CONTRARIO

  16. Os delegados querem produção ( contagem de pontos), no mais estamos indo para o buraco.

  17. Não sei se esses crápulas passaram por uma audiência de custódia, mas é revoltante imaginar a capa-preta perguntando pra esse tipo de gente: “Os senhores foram agredidos de alguma forma pela Polícia? Ahhhh, foram? Eu vou oficiar a corregedoria deles.”

  18. TODA OCORRÊNCIA HÁ VACILAÇÃO

    DE UM LADO OU DE OUTRO

    CASSETA OS TIRAS ESTÃO LIDANDO COM BANDIDOS — BANDIDOS E BANDIDOS POLICIAIS !

    ESSE É O TÍPICO CASO —– CASA DE CABOCLO !

    O QUE É QUE O CARA FOI FAZER SÓZINHO LÁ ? , O QUE É QUE ESTAVA FAZENDO LÁ ?

    QUEM MANDOU ELE LÁ ?

    O CUIDADO NA POLÍCIA SÃO 24 POR 48 !

    LADRÃO NÃO TEM DÓ DE POLICIAIS ! MATAM MESMO !

    POLÍCIA NÃO TEM DÓ DE COLEGA !

    PRINCIPALMENTE EM ACERTOS !

    O PRIMEIRO VACILO COLEGA MORRE !

    TÃO DE BRINCADEIRA !

    OU TÃO BRINCANDO DE SER POLÍCIA !

  19. A POLÍCIA CIVIL É O VERDADEIRO INVERNO !

    ESTÁ CHEIO DE CARAS MALDOSOS E MUITO CHEIO DE INTERESSES PESSOAIS !

    DUCHAS – CHUVEIRADAS – SÃO DIRETO !

    É TUDO PARA ELES DELPOL’S TITULARES E CHEFIAS

    PELO JEITO VÃO MORREREM MUITOS INVESTIGADORES !

    O QUE ENTRARAM AGORA SÃO UM BANDO DE TROUXAS

    NAS MÃOS DE UM BANDO DE CANALHAS !

  20. ESPERO QUE A MORTE DESSE GAROTO NÃO SEJA EM VÃO !

    ESPERO QUE FIQUEM ESPERTOS !

    DESCONFIOU MANDA BALA ! ,

    SUA VIDA ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR !

    É MAIS FÁCIL TE TIRAR DA CADEIA DO QUE DO CEMITÉRIO !

  21. NÃO SAIAM EM VIATURA COM POLICIAIS DESCONHECIDOS

    OU QUE NUNCA TRABALHOU JUNTO !

    O CARA SERÁ SEU ALGOZ, ALCAGUETA,

    MUITISSIMO CUIDADO !

  22. CUIDADO COM OCORRÊNCIAS CABULOSAS !

    NÃO ENTREM EM FAVELA SOZINHO

    PEÇA APOIO A POLÍCIA MILITAR !

    LEVE MOCHILA COM MUNIÇÕES PARA EVENTUAL TROCA DE TIROS !

  23. NÃO CONFIE EM DELEGADOS !

    NÃO CONFIE EM COLEGAS !

    NÃO CONFIE EM NINGUÉM !

    LEMBRE – SE SUA VIDA EM PRIMEIRO LUGAR !

    UMA PACOTEIRA DE DINHEIRO NÃO PAGA SUA VIDA !

  24. INVESTIGAÇÃO POLICIAL SÃO TÉCNICAS

    QUE DEVEM SEREM SEGUIDAS A RISCA

    AFASTE – SE DE COLEGAS FILHAS DAS PUTAS !

    NÃO DE CHANCE PARA O AZAR !

    NÃO SEJA CALÇA BRANCA

    SUA EXPERIÊNCIA FORA DA POLÍCIA CONTA MUITO !

  25. OS CARAS QUE MATARAM O TIRA AGORA VÃO PEGAREM UMA CANA PESADA !

    SÓ QUE DENTRO DA CADEIA VÃO FICAREM CHEIO DE MORAL

    PORQUE MATARAM UM POLICIAL !

    LAMENTÁVEL !

  26. ESSA TRETA AÍ SE FOR INVESTIGADA CORRETAMENTE

    PELA CORREGEPOL E PELO DHPP

    VÃO DESCOBRIREM ALGUM ESQUEMA COM CERTEZA

    DEPOIS VEM O CALA BOCA !

  27. VEJAM A CARA DE SANGUE RUIM QUE ESSES FILHOS DAS PUTAS QUE MATARAM O POLÍCIA TEM !

    E DESSE JEITO SÃO VÁRIOS POLICIAIS !

    O QUE NÃO PODE SÃO A BANDIDAGEM DE AMBOS OS LADOS LEVAREM A MELHOR SEMPRE !

  28. O colega morto, com 43 anos de idade, encontrava-se afastado desde os 33 anos de idade, portanto há DEZ ANOS.

    Alguém consegue explicar porque ele ainda andava com distintivo, carteira funcional, etc…nas quebradas, sózinho ?

  29. NINJAMBOO

    ====================================

    Por que essa fome em dizer que foi acerto? Qual a sua motivação em denegrir sem informações um policial que foi TORTURADO e ASSASSINADO?

    E, mesmo que ele estivesse fazendo acerto, o que eu não sei e portanto acho muito estranho alguém afirmar o que não sabe, NENHUM ACERTO JUSTIFICARIA ESSA ATROCIDADE.

    Além disso, tem muito polícia que anda com a funcional, mesmo afastado ou aposentado, tanto para dar carteirada até num ônibus (porque o salário não dá pra pagar nem a passagem do “busão”, os remédios, o aluguel etc) como por simples (e idiota) orgulho de SER POLÍCIA, que na nossa sociedade tem menos valor do que fezes.

  30. NINJAMBOO

    ====================================

    E o lugar mais seguro da polícia é a recolha. Quem mantém os superiores sorrindo, nunca pisa na corregedoria e é recebido de abraços abertos pelos criminosos.

  31. NINJAMBOO

    ====================================

    Raras são as exceções.

  32. Hoje enterramos mais um amigo, policial civil: Ricardo Gomes de almeida, uma grande perda. Que também investiguem a fundo sua morte, que até o momento, está sendo verificada como acidente.

  33. Atenção, Praças inativos! Trabalhe nos jogos olímpicos Rio/2016 e ganhe até R$ 16.800,00

    Você, Policial Militar, praça e inativo há menos de cinco anos, até 55 anos de idade.
    Trabalhe nos jogos olímpicos Rio/2016 com ganhos de R$ 560,50 por dia, durante 30 dias, podendo ganhar até R$ 16.800,00.
    Inscrições até o dia 1º de agosto de 2016 (próxima segunda-feira) pelo site http://intranet.dfnsp.mj.gov.br/cadastroinativos/, ou nas sedes dos CPAs e CPIs ou na sede central da Associação dos Cabos e Soldados (ACS), na Barra Funda.

  34. Projeto permite que policial militar tire licença para fazer curso em outro cargo

    Autor explica que a proposta equipara o tratamento já dispensado a servidores civis da União
    A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 712/15, do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que concede a policiais e bombeiros militares, com mais de três anos de efetivo exercício, licença para participar de curso de formação decorrente da aprovação em concurso público. Atualmente, essas categorias só podem requerer a licença para tratar de assuntos particulares após 10 anos de efetivo exercício. O projeto modifica as leis 7.289/84 e 7.479/86.

    Fraga: a distinção vigente é aviltante
    “Esses servidores são demitidos de suas instituições e, assim, confrontados com situações de enorme incerteza, junto com as respectivas famílias, pois, na eventualidade de reprovação no curso de formação, nem terão acesso ao cargo pretendido, nem poderão ser reconduzidos ao cargo de origem”

  35. Jamiro disse:
    29/07/2016 às 20:04

    Atenção, Praças inativos! Trabalhe nos jogos olímpicos Rio/2016 e ganhe até R$ 16.800,00

    Você, Policial Militar, praça e inativo há menos de cinco anos, até 55 anos de idade.
    Trabalhe nos jogos olímpicos Rio/2016 com ganhos de R$ 560,50 por dia, durante 30 dias, podendo ganhar até R$ 16.800,00.
    Inscrições até o dia 1º de agosto de 2016 (próxima segunda-feira) pelo site http://intranet.dfnsp.mj.gov.br/cadastroinativos/, ou nas sedes dos CPAs e CPIs ou na sede central da Associação dos Cabos e Soldados (ACS), na Barra Funda.

    Porquê será que na PC não aparece uma dádiva dessas? hahahaha

  36. PORQUE ? disse:
    29/07/2016 ÀS 15:39
    O colega morto, com 43 anos de idade, encontrava-se afastado desde os 33 anos de idade, portanto há DEZ ANOS.

    Alguém consegue explicar porque ele ainda andava com distintivo, carteira funcional, etc…nas quebradas, sózinho ?

    Cara exxxxxxxxxxperrrrto,muitossss anossssss de praaaaaiaaa, como dizem os cariocas…rsss

  37. Quando acontece alguma coisa com algum policial de folga, seja PC ou mike, alguns colegas já imaginam que pode ter algo errado com ele, envolvimento com alguma coisa e comentários do tipo acima. Seria muito leviano atribuir qualquer conduta errada ao colega morto, ainda mais SEM CONHECE-LO!!!!! Lamentável!!! Parabéns aos colegas do litoral, de ambas as polícias, pelo excelente trabalho!!

  38. Srs. do FLITPARALISANTE,

    Se for aprovada esta lei, os brasileiros perderão suas casas ! Se sua casa tiver 3 quartos e apenas 2 estiverem ocupados, o MST (Movimento Sem Teto) irá OCUPAR este quarto, colocando um vagabundo para morar nêle ! Se uma pessoa idosa tem uma casa alugada para complementar sua porcaria de aposentadoria, ela perderá o direito de posse desta casa alugada e o inquilino não precisará mais pagar aluguel algum ! Até uma fazenda PRODUTIVA poderá ser ocupada para sempre pelos integrantes do MTST ! Assista a maldição que poderá sobrevir em nossa nação no vídeo seguinte:

  39. Revolta disse:
    29/07/2016 às 19:56

    Hoje enterramos mais um amigo, policial civil: Ricardo Gomes de almeida, uma grande perda. Que também investiguem a fundo sua morte, que até o momento, está sendo verificada como acidente.

    ==========================

    Meus sinceros pêsames à família do RICARDO GOMES DE ALMEIDA!

    Oro aos anjos que o levem em paz em sua nova jornada!

    E, infelizmente, morte estranhas ou até execuções explícitas estão se tornando comuns e o governador ainda em silêncio, nem mesmo um discurso de condolências para mostrar à sociedade quantos policiais caem apenas serem policiais.

    O policial não tem direitos, não tem segurança jurídica para seu trabalho e sua vida vale menos a cada dia.

  40. O importante é ser maçaneta, puxa-saco, cana-zero, dia-sim-dia-não (com final de semana livre), motorista de Cardeal, Secretaria etc

  41. O importante é ser nada. Pois somos nada pra esse governador que não cumpre as leis e não honra a nossa constituição.
    nada de reajuste de salário então nada de trabalho também, cruzemos os braços e esperamos.
    Governador sem vergonha.

  42. Esse tal diretor pode ir pessoalmente pedir para cumprirem direitos básicos dos policiais, junto ao dg, secretino, governador.
    Boa sorte a todos, precisamos.

  43. PROBLEMAS!
    PROBLEMAS!
    PROBLEMAS!
    Soluções?
    Ajuda de Custo Alimentação defasado, esquecido e aviltado perante o valor pago aos milicianos;
    Carreira de Carcereiro Extinta, e cadeias se multiplicando;
    DEJEC uma expectativa desafortunada;
    Pro labore das chefias operacionais cerca de R$ 200,00. Na S.A.P. R$ 1.200,00;
    Aposentadoria sem integralidade, em desacordo com a Lei 144/2014, regrada por uma INSTRUÇÃO conjunta denominada nº 3/2014;
    Aprovados em concurso aguardando na fila;
    Inúmeros Escrivães recém nomeados prestes a migrar para o Curso de Formação de Investigador (problema anunciado oficialmente);
    Regressão de classe quando da aposentadoria na maioria dos casos. Na PM se sobe de classe. Lá é prêmio. Aqui é castigo. Desprestígio.
    Nível Universitário anunciado pelo Governador NÃO CUMPRIDO. Inclusive retificaram o site governamental no dia seguinte mudando todo o sentido do texto; demais carreiras nada.
    Temos que ouvir que devemos dar graças a Deus por receber o salário nessa “crise”, Mas nenhum ocupante de cargo em comissão, nenhum ocupante de cargo político foi demitido para dar lugar a servidor de carreira.
    Onde está o grupo de estudos da Secretaria de Segurança Pública?
    De vez em quando volta o papo do fantasma chamado “reestruturação”. Não se fiem nisso.

  44. Sem dúvida somos a instituição de menor representatividade no Estado. Graças aos delegados.

  45. O MÊS VIROU COLEGAS…A CHEFIA QUER PRODUÇÃO…PRODUÇÃO…PRODUÇÃO…

  46. Boa tarde,

    A Nota Explicativa do Ministério do Trabalho e Previdência Social pode ser visualizada também no seguinte endereço:
    http://www.mtps.gov.br/images/NotaExplicativaCGNAL0611-05-2016-aposentadoriaEspecial.pdf

    Foi editada em 11/06/16 a Nota Explicativa nº 06/2016/CGNAL/DRPSP/SPPS/MTPS, que trata da competência dos entes federativos para legislar sobre a aposentadoria especial dos servidores, e aplicação do parágrafo único, do art. 5º da Lei 9717/98

    Referido documento, smj, aclara bem a legislação aplicável aos policiais, diferenciando a carreira das demais que não possuem LC editada.

    O texto corrobora o que todo o mundo jurídico já sabe (exceto a SPPREV e UCRH): que a LC 51/85, alterada pela LC 144/14, RECEPCIONADA PELA CF/88, regulamenta a aposentadoria da polícia, concedendo na aposentação, a percepção de vencimentos INTEGRAIS, além de EXTINGUIR o critério de idade.

    Especialmente nos itens 16, 20, 24 (2) e 28, aborda a questão da aposentadoria dos policiais.

    Informa também, que nenhum Estado ou Município da Federação pode legislar sobre aposentadorias especiais, cabendo privativamente à União, além do que, caso fosse autorizado aos outros entes federativos legislar, não poderia ser de forma diversa a tratada pela lei federal.

    Considerando ainda o peso de ter sido elaborada pelo próprio Ministério do Trabalho e Previdência Social.

    Quanto a paridade……realmente vale a pena?

    Estamos sem aumento desde 2013 e passando o PLP 257/16, ficaremos por mais dois (só que desta vez com o Governo do Estado amparado legalmente).

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s