Polícia Civil de São Paulo – sem maiores custos – poderá ser extinta em 5 anos 88

Estado deixa de cobrir 1/6 dos cargos de delegado e 1/4 das vagas de investigador

Sindicatos afirmam que faltam pelo menos 13.913 policiais civis, 30% do efetivo fixado; Secretaria da Segurança Pública fala em 6.749

Na ocasião, Chahin apresentou ao titular da Segurança Pública um estudo sobre o déficit da Polícia Civil, na sede do Palácio da Polícia, em São Paulo, em que se mostrou preocupado com o envelhecimento do quadro e o número de aposentadorias, que cresce a cada ano.

Projeções apontam que, se o ritmo continuar e não houver reposição, o efetivo de delegados, que hoje tem cerca de 2,9 mil pessoas, pode chegar a 600 em três anos.

Atualmente, 560 das 3.463 vagas para o cargo – ou 16,17% – não estão preenchidas. “O claro é gigante. Hoje não tem metade dos policiais que havia quando eu entrei na Polícia Civil, há mais de 30 anos”, afirma um delegado titular que atua na capital. Por causa do déficit, um único profissional chega a presidir 1,2 mil inquéritos. “É humanamente impossível investigar tanta coisa, não vai dar resultado nenhum”, diz George Melão, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

Sem notícia. Na prática, significa que muitas vítimas acabam sem uma resposta do Estado. E criminosos ficam impunes. Em março de 2015, a psicóloga C. R. W., de 61 anos, estacionou o carro em uma rua de Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, quando foi abordada por um assaltante. Era fim de tarde.

A vítima gritou por socorro e chegou a entrar em luta corporal com o criminoso. Na confusão, o bandido conseguiu arrancar com o veículo, arremessando a mulher no asfalto. Ao bater a cabeça, ela sofreu traumatismo craniano. Morreu no hospital nove dias depois.

O caso foi registrado como latrocínio (roubo seguido de morte) e, segundo familiares, nunca foi esclarecido. “Já completou um ano e meio da morte e a polícia nunca deu notícia”, diz um parente, que pediu anonimato e sigilo do nome da vítima.
Para ele, a polícia não teve “nenhum interesse em investigar”. “O carro chegou a receber multa por excesso de velocidade e apareceu três meses depois, intacto. Dentro dele, havia um monte de objetos que não eram nossos: livros, óculos, peças íntimas. Não acredito que foi feita a perícia porque eu mesmo recolhi os materiais.”

Segundo dados do Sindpesp, apenas 2,5% dos crimes são esclarecidos em São Paulo. Para os casos de homicídio, o índice aumenta para cerca de 40%. Os números divergem dos da SSP, que diz solucionar 62% dos homicídios e 84% dos latrocínios. “Em termos de estrutura de trabalho, é a pior situação que eu vi. A Polícia Civil está sucateada. O trabalho de investigação parou”, afirma Melão.

O especialista em segurança pública Guaracy Mingardi diz que é preciso reequipar os quadros da Polícia Civil e dar prioridade às investigações. “A prioridade do governo tem sido manter o efetivo da Polícia Militar e deixar o da Civil de lado. Isso revela uma preocupação muito maior com a ordem do que com o esclarecimento do crime”, diz. “Atualmente, as delegacias são locais para registrar boletim de ocorrência e abrir inquérito de autoria conhecida.”

Atendimento. Em São Paulo, o déficit de escrivães e de investigadores é de 2.180 e 2.851, respectivamente, conforme os dados de abril. O número representa 24,45% e 23,84% do total de vagas fixadas para cada uma das carreiras. “A situação está pior no interior, onde as delegacias estão recebendo funcionários de prefeituras, que não são policiais. Se tirar essas pessoas, 70% dos distritos fecham”, diz Melão.

Para João Xavier Fernandes, presidente do Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado de São Paulo (Sepesp), o vazio nos quadros prejudica o atendimento nos DPs. “As pessoas estão encontrando as delegacias fechadas, em razão da falta de recurso. A vítima deixar de acreditar na polícia”, diz. Em agosto, o Estado revelou que as denúncias de má qualidade no atendimento da Polícia Civil aumentaram 18% no primeiro semestre de 2016, segundo relatório da Ouvidoria da Polícia. Foram 220 reclamações, ante 186 no mesmo período do ano anterior.

“Fui até a delegacia para que pudessem me tomar um depoimento e fazer o BO, mas encontrei pessoas mal educadas e levei ‘chá’ de cadeira”, conta o administrador Luiz Henrique Cabreira, de 37 anos, alvo de estelionato. Após aplicar um golpe, o criminoso fugiu com o celular da vítima. “Cheguei a levar a cópia de gravações do local, e nunca tive resposta. Fui três, quatro vezes na delegacia, e nada.”

SSP. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que o déficit no quadro da Polícia Civil foi agravado a partir de 2014, pela Lei Complementar 144/2014, que baixou em cinco anos o teto para aposentadoria de policiais e estabeleceu idade máxima de 65 anos. “Com isso, houve a aposentadoria compulsória de 862 policiais civis entre 2014 e 2015”, diz. A regra foi revogada em 2015, mas os cargos não foram restituídos automaticamente.

A pasta também afirma que incorporou por concursos 686 novos policiais, entre escrivães, investigadores e delegados, neste ano. “Ainda há investigadores e escrivães em formação na Acadepol (Academia de Polícia).”

“O governo de São Paulo adverte ainda que, além disso, não pode efetuar contratações neste momento. Isso porque, a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) prevê que o governo estadual não gaste mais de 46,55%, limite prudencial para gastos com funcionalismo”, afirma a SSP. Segundo a Secretaria de Comunicação, São Paulo gasta 46,37% de sua arrecadação com o pagamento da folha. “A medida que as receitas caem, o porcentual de despesa não pode ultrapassar o limite da receita. O Brasil atravessa, como se sabe, a maior crise de sua história.”

A secretaria ainda destacou que o governo também tem investido na delegacia eletrônica, o que permite aos cidadãos registrar ocorrências sem a necessidade de ir a um distrito policial. Em 2011, 724,6 mil ocorrências foram registradas por meio da delegacia eletrônica. Em 2015, o número chegou a 1.203.147, aumento de 66%. Nos primeiros seis meses de 2016, 613 mil ocorrências foram registradas por meio da Delegacia Eletrônica. “Além disso, desde 2011, a Policia Militar passou a registrar ocorrências nas suas unidades, com o propósito de aumentar as opções do cidadão”, completa a nota oficial.

Ouvidoria já alertou sobre a necessidade de abrir concursos

A queixa que lidera o ranking de reclamações da Ouvidoria das Polícias do Estado de São Paulo atualmente se refere à má qualidade no atendimento policial à população. No caso da Polícia Civil, que faz os registros dos delitos nas delegacias e tem contato direto com o público, esse número de queixas é consequência direta da falta de policiais para um bom atendimento. Só analisando esse dado já seria possível afirmar que o baixo número de policiais civis traz prejuízos a toda a população.

Mas há mais. Um atendimento com falhas e alvo de reclamações traz como uma das consequências os erros nos registros estatísticos. Com pouca gente para atender as vítimas de crimes, muita gente desiste de fazer relato de seus casos. Outros registros podem conter erros. Assim, as estatísticas podem ficar incorretas. Com dados que não refletem a realidade, o trabalho de planejamento e investigação policial pode ficar comprometido.

Essa é uma questão urgente e é preciso que a Secretaria Estadual da Segurança Pública se sensibilize sobre o tema, abrindo os concursos públicos que se fazem necessários. A Ouvidoria já procurou o governo em mais de uma ocasião para informar sobre esse assunto e policiais e a sociedade esperam que se encontre uma solução.

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,estado-deixa-de-cobrir-16-dos-cargos-de-delegado-e-14-das-vagas-de-investigador,10000076788

Felipe Resk, Bruno Ribeiro e Marcelo Godoy,
O Estado de S.Paulo

19 Setembro 2016 | 05h00

  1. O governador não fecha a PC para não se arrepender de não ter feito isso muito tempo antes.

  2. Haverá uma manifestação buscando melhores condições para os policiais. Entre as reivindicações está a contratação dos aprovados do concurso de 2013.
    Dia 21/09 as 10:00
    Rua Brigadeiro Tobias 527, em frente ao palácio da polícia.

  3. A polícia civil já está extinta há tempos! O que restou é apenas a massa falida, esperando para ser incorporada pela PM ou colocada em disponibilidade!
    Os poucos que restaram, ou estão roubando ou trabalhando aos trancos e barrancos, sendo que muitos o fazem sob pressão!
    É produção e mais produção, operações segura cadeira e as recolhas semanais, quinzenais e mensais acontecendo a todo vapor!
    Quero só ver quantos policiais estarão no dia 21 na manifestação!
    Se não houver greve geral, o governador nada fará!
    Só com uma greve algo pode ser feito para nos beneficiar!
    Os caos já está instalado há tempos, só falta a mídia propagar mais e isso só acontecerá se a greve for feita!
    Quem sabe…

  4. O mais incrível é ler que o governo gasta 46,37 da arrecadação com o Funcionarismo público, só não sei aonde está indo esse dinheiro, aqui no estado mais rico do país encontram-se os funcionários públicos mais mal pagos, sem contar o sucateamento de várias órgãos.

  5. pelo andar da carruagem……
    apesar que não acaba tão logo….e os recolhas ?

    acho que sou inocente ….

  6. Merda Pobre, o pessoal do judiciário não ganha tão mal assim. Se der uma olhadinha nos subsídios das “Excelências”, saberá para onde está indo a maior parte do pagamento para os funcionários públicos.

  7. O Robson esta certinho em suas colocaçoes.

    O Governador diz que esta no limite prudencial, mas acaba de autorizar 5400 vagas para a PM. Que limite prudencial e este? Isso deveria sim se chamar LIMITE UNILATERAL, pois so a PC e prejudicada.
    E o gasto com comissionados, que sao verdadeiros apadrinhados politicos que nunca prestaram 1 concurso sequer e ficam mamando na teta do Estado??Isso este governo sem moral nao fala!! Cortem estes chupins e ai sobrara dinheiro para o funcionalismo de carreira.
    Se o MP ajudasse, entraria com açao para retirar todos os funcionarios de Prefeutura que ficam fazendo as vezes do Policial em Delegacia.

    Nao existe outro meio ou faz GREVE ou faz GREVE. Se nao for assim, a PC vai pra caixa de prego junto com os policiais honestos!!!

    PSDB NUNCA MAIS!!!!

  8. Vejam quanto ganha o pessoal da SEFAZ. Auditor Fiscal de Rendas ganhando 50 mil por mes. Agora quanto ganha o professor, o policial Civil, os operacionaus da saude??

    Estamos igual mosca… litetalmente com a face nas fezes!!

  9. RAPAZ !, COMO JÁ COMENTEI ANTERIORMENTE, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1980, PRESTEI CONCURSO PARA A P.F., LOGRANDO ÊXITO EM SER APROVADO E, EM VIRTUDE DE NA ÉPOCA A P.C. PAGAR UM SALÁRIO MAIOR, TERMINEI POR ABDICAR. HOJE, SE EU ESTIVESSE APOSENTADO NA P.F., O SALÁRIO SERIA NO MÍNIMO TRÊS VEZES MAIOR DO QUE ESSA MERRECA PAGA POR ESSE PSDBOSTA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  10. funcionarios do executivo ganham o teto do governador de 22.000, por isso a briga de oficiais da pm, delpol, advogados dos estado para serem carreira juridica, aih o teto e 39 mil.
    Vamos fazer igual minas gerais, delegado, perito, escrivao e investigador e aih o problema acaba, porque o estado so faz 4 concurso com validade de 2 anos, com as vacancias vai chamando pela classificação.
    Porque para fazer concurso para 14 carreiras, nunca voce consegue resolver a falta de funcionários, porque o trabalho e autorizaçoes para fazer um concurso para 100 ou 10000 mil e a mesma coisa.
    Primeira concurso seria o de escrivão de policia, eliminando todos os cargos vagos.

  11. É acachapante como as coisas se desvirtuam neste país. É realmente impressionante. Absolutamente tudo se subverte, nenhuma ordem sobrevive em qualquer âmbito da nossa sociedade, da administração pública, em qualquer cozinha de repartição. Isso se deve basicamente em razão do faz de conta legislativo, cujo produto final, as leis, são criadas dentro de percepções erradas do que somos. Legisla-se com a cabeça no Olimpo, sem que se a tenha à realidade nua e crua da nossa sociedade. E depois, não conseguindo garantir um mínimo de ordem legal dentro do caos em que estamos, entramos em desespero!

    Nada é respeitado. Criam-se normas infralegais revogatórias de normas legais, que subvertem, no caso da polícia judiciária, o Código de Processo Penal; essas normas infralegais são criadas para satisfazer veleidades de verdadeiros abutres da segurança pública, cujo efetivo inútil somente se sustenta pela força política que representa colocando uma faca no pescoço da sociedade refém deste modelo de segurança pública baseada na “visibilidade” e da “ostensividade”, cujo papel não se desincumbe satisfatoriamente (“para inglês ver”).

    Por outro lado, a lei penal também é subvertida através de medidas despenalizadoras e desencarceradoras que tornam o crime praticamente a melhor opção para o empreendedorismo do brasileiro. Que adianta esclarecer as autorias delitivas se o autor do crime não será tributado através da retributividade penal? Esclarecer a autoria delitiva pra quê, se sequer há vaga no sistema e o criminoso invariavelmente pagará uma cesta básica pra cumprir o seu castigo, ou se apresentará pra dormir na prisão albergue enquanto apronta na rua durante o dia, ou não retornará depois do dia dos pais?

    Qual a relação hierárquica que suporta em seu conteúdo cotidiano a corrupção escancarada, a incompetência e as veleidades empoeiradas revestidas de forma sem conteúdo? Como explicar para um policial que entrou na polícia somente para ter porte de arma e desfilar de uniforme tático comprado por ele mesmo que ser policial é antes de tudo cumprir os mandamentos da lei e não fazer escolta de artista ou jogador de futebol, se o policial que cumpre a lei somente será penalizado sua vida toda por esta mesma lei, subvertida pela politica, pelo nepotismo, pelo apadrinhamento, pela falta de respeito com o ser humano, pena necessidade de fazer números e estatísticas?

    Se a polícia civil acabar, ao menos morre com ela a vergonha desta sociedade corrupta e subversiva, e que a lembremos em nossas mentes como quando algum dia teve honra. E que sobrevivam e continuem com a trapaça e a subversão o que de podre hoje representa a segurança pública. Ao menos morre a polícia civil para não perseverar na ignomínia, como perseveram nela os que sobrevivem da subversão de tudo!

  12. Com Sta Efigênia, 25 de março, Largo da Concórdia, Pagé, bocas de ouro da Praça da Sé, 1 milhão de caça níques e algumas centenas de puteiros, maior conglomerado de lojas que comercializam peças de motos sem procedência,fora cracolândia, você vem me dizer em moralizar a Sec Centro. Me ajuda aí, pô!
    Sou católico, acredito no Senhor e em milagres mas nem Jesus Cristo moraliza aquilo.
    Manda o caipira de “vorta” ele vai gostar.
    Caipira sou eu.

  13. Triste situação…verba reservada para o contratar os aprovados do concurso de 2013 (sem contar a verba dos cargos vagos reservada) e mesmo assim contratam só PM’S. Galera está desacreditada no concurso, com medo até de assumir essa bronca. Enquanto isso, no Paraná, um IP tira 8 mil inicial…

  14. Quando ingressei na carreira de investigador (para mim, a melhor carreira policial), era contra o ciclo completo pois eu pensava : quer investigar, faça concurso para polícia civil, mais especificamente investigador.

    O tempo passou, as ideias foram amadurecendo, os delegados pouco se preocupam com o restopol, a distinção salarial entre restopol e praças foi só aumentando.

    Hoje, não tenho mais esse ego, aliás, nem investigar a policia consegue mais (20 anos de PSDB, 90% da imprensa a favor do PSDB, sociedade que tem pena de bandido etc).

    Resumindo: unificando, a carreira será única, a briga pelos direitos será pela única carreira, os delegados serão extintos, meu vale refeição triplicará e também a escala melhorará.

  15. SR. JOÃO !, MEUS PARABÉNS PELO EXPOSTO. MEU AMIGO ! PODE PESQUISAR, APÓS O INGRESSO DESSA TURMA DE “TUCANALHAS” QUE ASSOLAM O ESTADO DE SÃO PAULO HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS, DIUTURNAMENTE A MELHOR POLÍCIA CIVIL DO BRASIL E DA AMÉRICA DO SUL, PASSOU A SER DIZIMADA. INFELIZMENTE A P.C. SÓ FOI VERDADEIRAMENTE A POLÍCIA QUE OS PAULISTANOS MERECIAM E MERECEM, PASSOU A SER EXTERMINADA NO FIM DO GOVERNO MONTORO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  16. SE ALGUEM QUISESSE MUDAR ESTE QUADRO, JA O TERIA FEITO. SE CONSULTAREM O NUMERO DE ACOES PEDIDINDO APOSENTADORIA, PERCEBERAM QUE NAO RESTARA NEM CINCO ANOS PARA ACABARMOS. MAS QUEM ESTA NO PODER NAO ESTA INTERESSADO NISSO. POIS E MAIS VANTAGIOSO MONETARIAMENTE DEIXAR COMO ESTA. CORRETO SRS. DELEGADOS TITULARES E DIRETORES. SE QUISESSEM MUDAR A TOQUE DE CAIXA, VERIFICARIAM A INOPERANCIA DE PLANTOES CUMPRIDOS POR POLICIAIS QUE SERVEM PARA GUARDAR PREDIOS DO ESTADO A NOITE , O NUMERO E ENORME E SEM NECESSIDADE. SERIA A HORA DE COLOCAREM TERCERISADOS E COLOCA LOS EM LUGARES QUE NAO NECESSITAM DE POLICIAIS PRIORIZANDO AS INVESTIGACOES. OUTRO PONTO SERIA ARRUMAR O ENQUADRAMENTO DA EXTINTA CARREIRA DOS CARCEREIROS E AGENTES, UNIFORMIZANDO ESTES COM INVESTIGADORES E ESCRIVAES MOTIVANDO SUAS CLASSES MUITO DESMERECIDAS E ESQUECIDAS. TAMBEM EXPEDIRIAM PORTARIAS PROIBINDO OS SENHORES DELEGADOS DE USAREM VIATURAS DESCARACTERIZADAS PARA IREM PARA SUAS NOBRES CASAS E PREJUDICANDO AQUELES QUE NECESSITAM DESTAS PARA INVESTIGACOES.
    COMO VEEM AS SOLUCOES ESTAO NA MAO DOS QUE AQUINADMINSTRAM NOSSA COMBALIDA INSTITUICAO, POREM CABE AQUI PENSAR SE REALMENTE QUEREM MELHORAR A NOSSA INSTITUICAO.

  17. GENTE !, UM DESGOVERNO QUE DIANTE DE UMA INFLAÇÃO DESSA DESENFREADA ,HÁ MAIS DE DOIS ANOS NÃO CONCEDE NENHUM CENTAVO DE REPOSIÇÃO SALARIAL, S.M.J., É MELHOR ACABAR COM ISSO LOGO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  18. Infelizmente, as cadeiras foram mais importantes que a Instituição.

    Projeto de lei do deputado Campos Machado – 37/2016

    Artigo 31 – O Colégio Superior da Polícia Civil, órgão de natureza consultiva, opinativa, normativa e deliberativa, será composto por 10 (dez) Delegados de Polícia, e de 2 ocupantes das demais carreiras da Polícia Civil da última classe integrante dos demais cargos previstos nesta lei complementar, e igual número de suplentes.

    Artigo 78 – As carreiras policiais civis integram o Quadro da Polícia Civil do Estado de São Paulo, na seguinte conformidade:

    I – Autoridades Policiais: Delegados de Polícia;
    II – Auxiliares Técnicos/ científicos:
    a) Escrivão de Polícia;
    b) Investigador de Polícia;
    c) Médico Legista;
    d) Perito Criminal;
    III – Auxiliares de Execução:
    a) Agente Policial;
    b) Papiloscopista Policial.

    Artigo 94 – Os cargos policiais civis serão exercidos necessariamente em Regime Especial de Trabalho Policial (RETP), que se caracteriza:

    I – pela prestação de serviço em jornada de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em condições precárias de segurança;

    II – pelo cumprimento de horário irregular, sujeito a plantões noturnos e chamados a qualquer hora, devidamente fundamentados pela autoridade requisitante, não se confundindo com escalas normais de serviço;

    Artigo 117 – O policial civil que exercer a atividade de escrivanato, diversa da função inerente ao seu cargo, por expressa designação da autoridade policial, e desde que comprovada a habitualidade daquela atividade, fará jus a uma gratificação mensal correspondente a 20% (vinte por cento) de seus vencimentos.

    Artigo 153 – Salvo decisão judicial absolutória definitiva que conclua pela inexistência, insuficiência de provas, ou atipicidade do fato ou pela negativa de autoria,depende do resultado de eventual ação penal a aplicação das penas disciplinares previstas nesta Lei complementar.

  19. E AINDA TEM POLICIAL QUE VOTA NO PSDB. I N A C R E D I TÁ V E L !!!!

  20. tamo cansado de tanta enrolação.

    depois dos grupos de estudos para nos tapiar, agora tão falando da tal do PL 37/2916.

    enquanto isso o tempo ta passando. estamos em setembro de 2016 e nada.

  21. SR. “C.A.” !, COM TODO RESPEITO, MAIS INICIEI A LER O SEU EXPOSTO, E ATO CONTÍNUO PASSEI A VOMITAR COM TANTAS TRANQUEIRAS LÁ INSERIDAS. S.M.J., SÓ RETIRO OS REPÓRTERES, POIS É A PROFISSÃO DELES E, COM UM DETALHE COM EXCEÇÃO DE UM DELES, ESSE TAL DE NELO RODOLPHO, POIS S.M.J., PASSOU PARA O LADO DELES. RESUMINDO ESSA PORÇÃO DE TRANQUEIRAS JÁ DEVERIAM TER PARTIDO HÁ TEMPOS. E POR DERRADEIRO, UM DESSES INCONSEQUENTE DEFENDIA TANTO ESSES LADRÕES PÉS DE CHINELOS QUE S.M.J., CHEGOU A PERNOITAR NO ANTIGO CARANDIRU EM COMPANHIA DOS “MANOS”, ENQUANTO QUE UM “GRINGO” LÁ DAS BANDAS DA ARGENTINA,, DEU UM ” KRAL” NA DONA DA PENSÃO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  22. O desgovernador não fecha a PC por força do art 144 da Constituição que afirma que nós PC existimos, só por esse motivo.
    Outra coisa, fechar em 5 anos?
    Acho que já estamos fechados, só falta apagar a luz e jogar a chave fora, se não vejamos:
    Dia destes encontrei colegas de uma determinada pastelaria, que estavam putos, pois trabalham com uma vtr ano 2002, isso mesmo, 2002.
    E aí?
    E ai, danem-se, se virem, quero produção, quero manter minha cadeirinha confortável, e etc….
    Enquanto isso, numa determinada garagem, várias vtr´s usadas, mas em razoável estado de conservação, apodrecem aos poucos porque todos só usam as novas.
    Vale salientar que existem outras que só servem de sucata.
    Porque não redirecionam as “inservíveis” a outros lugares que carecem?
    A isso denomino de incapacidade administrativa, ou falta de vergonha na cara com o dinheiro do contribuinte.
    Pois é amigos, vivemos na locomotiva da nação, mas somos o último vagão no tocante a salários e bens patrimoniais para executar a contento nosso mister.
    Acho que fazer como alguem disse, usar o molde de reforma da PC em Minas Gerais, e aglutinar todas as carreiras em 4, delegado, perito, escrivão e investigador, seria a solução mais rápida para poder forçar o desgoverno a olhar com bons olhos para nós, mas, fazer o que com a fogueira das vaidades?
    Francamente, ouço a muitos e muitos anos, promessas e mais promessas, que existem projetos e mais projetos, mas de fato nada acontece de bom.
    Somos uns bostas que jogaram a melhor chance que já tivemos de mudar por completo nosso calvário, foi em 2008, mas jogamos tudo no lixo, por vaidade, ao aceitarmos a esmola do N.U.
    Que lindo, adiantou nossas vidas pacas, ouvi hienas, imbecis e acéfalos, ulularem aos irmãos carcereiros, agentes policiais e auxiliares de papi, (AGORA JÁ ERA…..).
    Que bando de idiotas, achando que chegamos ao Olimpo, tomamos bem no meu do orifício corrugado, isso sim.
    Lamentável, somos uns bostas, aliás, somo hienas que comem bosta, aos pés de delegados de nádegas flacidas, que mandam para caraleo dentro da instituição, mas que da porta pra fora, se borram com o MP, com a imprensa marrom, com a PM, enfim….
    E nunca devemos imaginar que as coisas não possam piorar.
    Vejam que o desgovernador nos igualou a funcionários comuns, ou seja, a profissão insalubre e perigosa, no nosso caso, não vale nada, temos que cumprir o fator 95, que lindo né?
    Veremos policiais com cabelos brancos, bengala e óculos escuros, como maletas cheias de remédios de uso continuo, a tocar pastelarias e demais repartições de nossa falida PC.
    Por isso, calças brancas de bosta, é que muitos que não roubam e vivem dos seus parcos salários, não vão embora, sacaram?
    Bem amigos, mais uma vez, desejo boa sorte e saúde a todos do baixo clero, sejam PC´s, Pm´s, Gcm´s, PF e etc…. VAMOS PRECISAR

  23. É mais fácil o Papa evangelizar o inferno do que aparecer alguém nesta polícia com higidez de caráter capaz de moralizar a seccional centro. Não é só a centro, mas várias outra$ unidade$ que seguem a me$ma cartilha.. Entende?

  24. O Governador de SP diz nao ter dinheiro para contratar os aprovados e dar aumento salarial para quem ja esta dentro. No entanto se formos analisar as empresas publicas ( adm indireta ) e na Secretarias ( adm direta ), vamos encontrar um minte de ASPONE ganhando mais de 10 mil por mes. Todos ligados a partidos politicos, no famoso loteamento de cargo publico.

    Se o Banco do Brasil divulgasse a lista dos consignados, todos veriam a qtde de Policiais Civis de SP que estao nesta lista.

    Infelizmente por causa de vagabundos corruptos que mancham a imagem da PC, a sociedade erroneamente acha que todo Pc tem dinheiro por fora. O Governo que nao e bobo sabe que a Populaçao odeia a PC, entao vira as costas pra nos, pois sabe que nao temos forças para reivindicar nada!!!

    A realidade e que a maioria dos PC vivem so do salario e estao jogados e humilhados!!

  25. Guerra, estamos literalmente falidos. Não investigamos mais nada, salvo os crimes repercutidos no Brasil Urgente, SP TV ou Cidade Alerta pelo Datena, Tralli ou Marcelo Rezende. Se não houver repercussão, os crimes vão para a fila de espera, como no plantão, quando o cidadão quer comunicar um crime. Se houver um crime, caso a vítima ou familiar necessite de investigação imediata, deve promover a divulgação na imprensa senão nunca será investigado.

  26. RAPAZ !, ESTOU COMEÇANDO A DUVIDAR DAQUELE VELHO DITADO, OU SEJA : ” O PAU QUE DAR EM CHICO TAMBÉM BATE EM FRANCISCO “. PERGUNTAR NÃO OFENDE CERTO : PORQUE O PAU QUE BATEU NO CUNHA, NA DILMA,E EM OUTROS POLÍTICOS E IRÁ BATER EM OUTROS, , NÃO BATE NESSA TURMA DE “SAMPA” ? RAPAZ ! E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  27. Os carcereiros que estao aguardando a tao prometida reestruturação da polícia civil,seriam uma excelente forca ,ja que nao existem mais cadeia ,excecao algumas no Demacro e interior de SP, mas preferem colocar ganzosbe pessoas estranhas ao quadro policial, que nao tem a menor vocação e preparo para trabalhar na área!usurpação da funcao publica .

  28. A Culpa é de todos. Deltas e operacionais. Esztamos nessa situação porque deixamos chegar nela. disse:

    1º) A PC principalmente no interior tem mais funcionários das prefeituras, os quais NUNCA fizeram concursos ou qualquer curso de treinamento, exercendo funções de escrivães, investigadores, carcereiros, agentes de tele etc. De quem é a culpa disso? De quem manda na instituição, ou seja, DELEGADOS que preferem ficar com o pinico na mão e sendo verdadeiras prostitutas de prefeituras pedindo ajuda, ao invés de não permitir isso e exigir de seus comandos a reposição de funcionários. Por que fazem isso? Simples, AMOR incontrolável à cadeira e não à instituição. E ainda por cima, as prefeituras não cede seus melhores funcionários, e sim “lixos” que não servem pra prefeitura…matam dois patos de uma só vez, se livram dos lixos e ainda tem a PC local nas mãos. 2º) Parte da culpa é nossa operacionais que aceitamos tudo que é determinado, inclusive escalas abusivas, desvios de funções etc. Por que fazemos isso? Simples, MALDITA Zona de Conforto e $$ que vem por fora para uma maioria, além de ficarmos somente reclamando na net e não fazermos nada de concreto. NÃO nos damos respeito, simples assim, então quem nos respeitará? 3º) Extinguir a PC somente se mudarem a CF…e a PC é falida em alguns estados, pois em outros é forte pra cacete. Temos visão de túnel;.O que é isso? Enxergamos apenas em linha reta e com limitação lateral, em outras palavras parece até que usamos cabrestos..( será que só parece ou usamos mesmo?) e por fim, assino embaixo de tudo que o colega “FREUD18” escreveu acima.

  29. “Por causa do déficit, um único profissional chega a presidir 1,2 mil inquéritos.” Que eu saiba, quem preside, de fato, é o Escrivão. Delegado é só de enfeite… pelo menos a maioria!

  30. É muito bom pra ser verdade! Já que faliu, fecha logo! Não investiga nada, simples fábrica de BO. Tomara que feche!

  31. Infelizmente vou ter que votar na Marta só pro Doria não ir pro segundo turno quando irei anular o voto assim. Ccomo minha família.

  32. Proponho que o teor do extraordinário trabalho dos três jornalistas do “Estadão”, seja lido, solenemente, durante o ato público “S.O.S SEGURANÇA PÚBLICA”, dia 21/9, às 10 horas, em frente ao Palácio da Polícia. Depois, que seja entregue, também solenemente, em mãos do Sr. Delegado Geral de Polícia.

    Jarim Lopes Roseira, Escrivão de Polícia aposentado, presidente da IPA-SP

  33. Podem ter certeza que é isso que nosso patrão pensa em fazer com a PC…….se assim não fosse, não deixava chegarmos ao caos em que estamos, generalizado!!!!

  34. triste situação, imagina se esse tal ciclo completo entra em vigor ? (e vai entrar) ai acabou de vez , vão ficar igual aos carcereiros, função extinta e trabalhar só no desvio de função … é melhor a PC começar a brigar para a unificação, quem sabe com muita sorte desmilitariza , mas caso não desmilitarizar é bom aprender a marchar porque a coisa está apertando kkkkkk pobre coitado dos novatos não vão ver reajuste de salário nunca na vida.

  35. Aqui no interior, a coisa é muito pior do que se pode imaginar. Os poucos investigadores que restaram, ficam à disposição do Fórum. Levam “papeizinhos ” pra lá e pra cá. E a investigação fica sempre pra depois… Tem que levar papel, registrar B O… E outras mil e uma inutilidades (que não vem ao caso)…. Mas, que é possível imaginar.

  36. E, olha a resposta do Governador…

    “Alckmin diz que analisa orçamento para nomear mais policiais civis

    Sindicatos das categorias afirmam que faltam, ao menos, 13.913 policiais civis em São Paulo, ou cerca de 30% do efetivo fixado
    DO ESTADÃO CONTEÚDO 19/09/2016 – 18:20 – Atualizado em 19/09/2016 – 18:23

    O governador Geraldo Alckmin afirmou nesta segunda-feira, 19, que pretende verificar o orçamento do Estado para poder fazer uma nova nomeação de policiais civis. A declaração foi dada após ser questionado sobre o déficit no quadro da Polícia Civil, que foi mostrado em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

    Sindicatos das categorias afirmam que faltam, ao menos, 13.913 policiais civis em São Paulo, ou cerca de 30% do efetivo fixado. O levantamento tem como base dados publicados no Diário Oficial do Estado do dia 30 de abril. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que a diferença para o quadro existente é de 6.749 policiais.

    “Nós tivemos, em 2014, uma lei tão absurda que acabou sendo revogada, que estabeleceu uma expulsória só para policial civil com 65 anos, que não poderia mais trabalhar no serviço público. Perdemos, de um dia para outro, delegados, investigadores, escrivães de polícia, agentes policiais, (foram) quase 1 mil policiais que nós perdemos. Isso surtiu efeito. Nomeamos, neste ano, 686 novos policiais civis, temos mais 27 saindo da Acadepol (Academia de Polícia) e estamos vendo a questão orçamentária para nomear um número grande de policiais civis. Em mais alguns dias, vamos ter novidades”, disse Alckmin.

    A reportagem mostrou ainda que, segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), delegacias do interior estariam recebendo funcionários de prefeituras, que não são policiais, para cobrir a falta de profissionais. O governador afirmou que a situação seria “pouco provável”.

    “Acho difícil que, numa crise desse tamanho, (alguma) prefeitura esteja cedendo funcionários para o Estado. É muito pouco provável. Em uma crise como essa, as prefeituras estão reduzindo o seu pessoal ao extremo. Nós não estamos vivendo um período normal, é a maior crise dos últimos 100 anos.””.

    Piada!

  37. Quanto policia machão. Ficam aqui expondo a situação caótica, e, quando chega na Delpol é pior que a PM, sim senhor, não senhor.

  38. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    Quando comento certas distorções ocorridas no passado ouço de
    alguns que isso não existe e que é tudo fruto da minha imaginação.

    Pois bem:

    A Polícia Civil vem sendo dilacerada à anos por uma politica equivocada.

    Isto já vem lá da época do falecido governador Franco Montoro, quando aprova a APMBB como nível superior e de lá para cá as coisas foram ficando insatisfatórias.

    Os Oficiais que ganhavam o mesmo salário que os Escrivães e Investigadores, passaram a receber igualmente como Delegados de Polícia.

    Muitos Oficiais da PM foram migrando para o Ministério Público e desta forma caíram nas graças do governo e alguns foram indicados para ser SSP.

    Não fica difícil imaginar o que ocorreu neste período.

    Estamos numa Polícia desmotivada, desfalcada, sucateada, desvalorizada e porque não dizer “menosprezada” pelo Governo.

    Na PM se aposenta automaticamente com trinta anos de trabalho; possuem Oficiais dentro da SPPREV para garantir direitos; salários aviltantes; RETP TURBINADO; incorporações de várias gratificações no salário; contratação de Efetivo à toque de caixa; Logística invejável e sem restrições; possuem inúmeros representantes dentro da Assembléia Legislativa; conseguiram reconhecer junto ao MEC Curso Superior em Segurança para Praças que num futuro não muito distante se igualará aos de NU da Policia Civil; e, porque não dizer, quando tem aumentos para Funcionários Públicos Civis e Militares Federais eles são agraciados automaticamente

    Na PC só se aposenta através de Mandado de Segurança; não pagam o equivalente aos Cargos de Nível Universitário para Escrivães e Investigadores; não se contrata profissional a contento; não se respeita almanaque de promoção e a hierarquia no tocante à Cargos de Chefia; não tem representantes na SPPREV para garantir direitos adquiridos; não possuem representantes na Assembléia Legislativa que de fato defenda os direitos e interesses das Classes da Polícia Civil; e, está carente no que tange à Reestruturação.

    Entre estes enumerados ainda incluo casos em que Oficiais PM eventualmente envolvidos em irregularidades são afastados e nunca exonerados da Instituição e que continuam a receber seus louros, diferentemente dos Membros da Policia Civil que acabam sendo exonerados sem vencimentos.

    Uma coisa eu posso dizer disto tudo:

    Bom ou mau os da Co-Irmã cuida e zela pelos seus independentemente do Posto ou Graduação.

    Depois destes enumerados as Senhoras e os Senhores tirem suas próprias conclusões.

    Sinceramente! Já estou cansado de repetir isto tudo. Portanto, abram seus olhos e comecem a mudar tudo isto senão a situação seguramente poderá ficar pior.

    Caronte

  39. Melhor ele do que o “churrasco”, na certa traria a amante também. Sabe como é né, amante vai pro nº 1.
    Guerra, o que nos deixa perplexo é saber que sempre foi assim, sempre os mesmos trocando as cadeiras de seccionais, divisionários, diretores, etc. Chega-se ao absurdo de se trocar a cadeira de Delegado Geral por uma de divisionário do DAP.
    Será que o Ministério Público não desconfia de nada? Por que a pessoa deixa um cargo elevado na estrutura organizacional para aceitar, posteriormente, outro em escalões bem mais abaixo? Qual é a “vis atrativa” que existe por trás dessas cadeiras sempre compartilhada pelos mesmos policiais?
    Por que não se investiga eventual improbidade administrativa e enriquecimento ilícito através de inquérito civil ?

  40. João disse:
    19/09/2016 ÀS 17:01

    “… Legisla-se com a cabeça no Olimpo…

    Apenas para complementar: tembé valeu legislar com o “rabo do Kassab”: apenas e “tão-somente” 32 (TRINTA E DOIS) Coroné, Subprefeitos!!!!! Lembra-se di$$o?

    Valerá legislar com a cabeça do Olímpio? Em caso de desastre político, sim! Afinal, somente em Perus não havia Subprefeito meganha! Todavia, se o agora “perfeito” candidato for eleito, “como” prefeito, o que ocorrerá no grande pauli$tano quartel prefeiturável de Abrantes?

    Isso a gente nunKassab, antes do pleito!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  41. Todo mundo ganhando muito bem!
    Viajando, no mínimo, duas vezes por ano com a família; os filhos matriculados nas melhores instituições de ensino; ótimas condições de trabalho; benefícios pecuniários a rolê; moradia confortável e bem localizada; previdência polpuda; plano de saúde 5 estrelas; jantares em locais badalados e lazer garantido.
    Estou falando das ‘zelites’ do funcionalismo brasileiro (nas 3 esferas e nos 3 quadrados).
    Para os demais: ó!
    As “zelites” estão preocupadas com o delas; o povo que se foda!
    A propósito, e aquele adicional de moradia de mais de 4 mil reais para os “doutos mestres”?! .
    Ah! Esqueci.
    O limite prudencial é para os trouxas.

  42. Estranho: limite prudencial para a PC e tem dinheiro para contratar 5.400 PM’s ????? Que empresa, que estado é esse hein???? Não existe LEI para esse Monstrengo pagar nossos direitos é??????

  43. Puta engodo!

    O mais bacana é que a vítima (policial civil) se culpabiliza por ganhar pouco!
    Olha como afetaram a mente do rebanho!
    kkkkkkkkkkkkk

  44. A melhor noticia que já li até agora. Só deveria mudar a chamada para : Policia Civil baixa as portas em menos de 5 anos por que já foi extinta.

  45. A única saída é greve geral, os PCs da ativa, que conseguem “ajuda de custos” por enquanto estão se lixando com os aposentados, com salários baixos, sem condições de comprar inclusive remédios para irem sobrevivendo. Os Pcs da ativa devem pensar que um dia irão se aposentar, como seus pais, tios, pais de amigos, etc, e se juntarem através das associações e sindicatos em torno de uma greve geral, visando aumento salarial já. Não se acovardem, vamos todos para a luta.

  46. SR. “josep” !, JÁ DIZIA MEU BISAVÔ ” O HOMEM TEM QUE HONRAR A CALÇA QUE VESTE “. ME DESCULPE !, MAIS SE EXISTISSE OUTRA ENCARNAÇÃO EU NOVAMENTE SERIA ESCRIVÃO DE POLÍCIA, LÓGICO QUE COM A AUSÊNCIA DE CERTOS CANALHAS E MALVADOS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  47. Aqui em Araraquara é diferente…
    Desanimado disse:
    19/09/2016 ÀS 19:59
    “Por causa do déficit, um único profissional chega a presidir 1,2 mil inquéritos.” Que eu saiba, quem preside, de fato, é o Escrivão. Delegado é só de enfeite… pelo menos a maioria!

  48. PSDB (Covas / Serra/ Alckmin) em todos os mandatos somente sucatearam e menosprezaram a Polícia Civil. Nossas entidades de classe são uma piada. Só servem para oferecer pacotes em lixões (vide colônias de férias). Cantarolam possuir sedes próprias. Para que? Por outro lado nós também somos culpados. Basta ir a um Distrito Policial. Coleguismo zero. Corporativismo zero. Infelizmente futuro não mais nos pertence.

  49. SR. ” bruno” !, CONCORDO EM NUMERO, GÊNERO E GRAU COM OS SEUS DOIS EXCELENTES EXPOSTO ACIMA. RAPAZ !, NÃO ME SAI DO PÉ DO OUVIDO UMA MURIÇOCA ( PERNILONGO), ZOANDO E DANDO A ENTENDER QUE, QUER PERGUNTAR E SABER DA VERDADE, SOBRE O QUE EFETIVAMENTE OCORREU E ESTÁ OCORRENDO EM “SAMPA” !, MESMO PORQUE NADA ACONTECE COM OS RESPONSÁVEIS POR ESSA C.P.I. PERTINENTES À “MERENDINHA DAS CRIANCINHAS”, ASSIM COMO DOS ESCÂNDALOS ANTIGOS PERTINENTES AO METRÔ,TRENS RODOANEL E ETC. OS QUAIS ATÉ HOJE NÃO RESULTARAM EM ABSOLUTAMENTE NADA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  50. PESSOAL ! EU SEMPRE DISSE “AI COMO EU GOSTARIA DE TER UM FILHO DESSE”. ME REFIRO AO EXCELENTÍSSIMO SÉRGIO MORO. COMO É DO CONHECIMENTO, O NOSSO CONTERRÂNEO BARBUDÃO, MAIS CONHECIDO COMO A FAMOSA JARARACA, FOI DENUNCIADO E CONSEQUENTEMENTE IRÁ RESPONDER ÀS ACUSAÇÕES PERTINENTES. GOSTARIA QUE O CONTERRÂNEO ACEITASSE À UMA EVENTUAL DELAÇÃO PREMIADA, POIS ASSIM OCORRENDO, SÓ ” SAMPA” NECESSITARÁ DE UM PRESÍDIO PARA NO MÍNIMO ALGUMAS CENTENAS DE VISITANTES, SEM CONTAR COM O RESTO DO “BRASILIS”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  51. Impressão minha ou is cardeais tão querendo boicotar a manifestação de amanhã marcando operações disso e daquilo! !!?!?!?!

  52. Manifestação amanhã! !!!!!!

    Se queremos o REAJUSTE somente com paralisações, greve….

    Como ja se dizia antigamente quem se cala, consente!!!!!!

  53. É CLARO E EVIDENTE QUE OS TUCANALHAS SÓ ESTÃO ESPERANDO ASSUMIR O GOVERNO FEDERAL NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, PARA MODIFICAR A CONSTITUIÇÃO, OU ATRAVÉS DE ALGUMA EMENDA ILEGAL, QUE ELES VÃO “LEGITIMAR”, DESMANTELAR DE VEZ A POLÍCIA CIVIL EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E COM ISSO, FICAR COM O SETOR ESTRATÉGICO DA SEGURANÇA PÚBLICA – TOTALMENTE – NAS MÃOS DELES, POLÍTICOS, ATRAVÉS DO USO DA POLICIA MILITAR, QUE NÃO DISCUTE SE ESTÁ CUMPRINDO A LEGISLAÇÃO VIGENTE, SIMPLESMENTE IGNORA AS LEIS, CASO TENHA RESPALDO DE QUEM GOVERNA.
    PERCEBAM QUE O PRIMEIRO ATO DO TEMER FOI LEVAR “EL CARECON”, EX- SECRETÁRIO DA INSEGURANÇA PAULISTA, LÁ PARA O GOVERNO FEDERAL. ESSE TRASTE PROVOU E COMPROVOU SER MAIS UM INCOMPETENTE NA MATÉRIA, DEIXANDO O POVO PAULISTA SEM NENHUMA PROTEÇÃO, PORÉM, É MESTRE EM TANGIVERSAR, EM DRIBLAR OS DISPOSITIVOS LEGAIS E PRINCIPALMENTE, EM DESARTICULAR POLITICAMENTE, OS DESAFETOS DO
    GOVERNO TUCANO.
    É SÓ O TEMER CUMPRIR A SUA PARTE E PASSAR O BASTÃO PARA UM PICOLÉ DE CHUCHÚ, UM AÓCIO NEVES OU ZÉ DO CAIXÃO VAMPIRO SERRA, PARA QUE ESSES VENDILHÕES PASSEM A ARTICULAR NO CONGRESSO NACIONAL MEDIDAS QUE TIREM TODO O PODER DA POLÍCIA CIVIL, HISTORICAMENTE DEFENSORA DA LEGALIDADE – E REPASSÁ-LO AOS MILITARES QUE JÁ ESTÃO À ESPREITA, SEMPRE SERVINDO AOS INTERESSES DOS EMPODERADOS DA HORA, EM TROCA DE MAIS FORÇA E IMPUNIDADE.
    SE QUEREM SABER, VAI SER MUITO BEM FEITO PARA O POVO, IDIOTIZADO PELA MÍDIA, QUE CONTINUARÁ TOMANDO BORRACHADA NO LOMBO, SENDO PRESO INJUSTAMENTE, LEVANDO TAPAS NA CARA NO MEIO DA RUA, TENDO SEUS DIREITOS TRABALHISTAS JOGADOS ÀS FAVAS, SEM TER A QUEM RECORRER.

  54. Tá tudo ótimo. Perfeito. Não falta gente, não falta salário, não falta delta amigo, não falta nada… São Paulo nem tem crime pra ser apurado.

  55. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0406200933.htm

    Polícia encontra droga em fazenda no interior de SP
    DA REPORTAGEM LOCAL

    A Polícia Militar encontrou um tambor de leite com cocaína, crack e munição em uma fazenda no município de Pontalinda (587 km de SP). A fazenda é de propriedade do secretário de Estado Aloysio Nunes Ferreira Filho (Casa Civil).
    A apreensão ocorreu na última quinta-feira. Ninguém foi preso. A droga, 19 kg de pasta-base (estado mais puro da droga) de cocaína e 515 g de crack, e os 13 cartuchos para pistola foram encontrados numa área isolada da fazenda de cerca de 247 mil m2.
    Para a polícia, bandidos escolheram a fazenda pela fragilidade da segurança e por ser rota de tráfico internacional de drogas, principalmente a produzida no Paraguai e na Bolívia.
    “O doutor Aloysio é vítima. Os criminosos escolheram a propriedade pela sua localização geográfica e facilidade de esconderam a droga ali”, disse o delegado Antônio Mestre Júnior, chefe da Polícia Civil na região de São José do Rio Preto.
    O secretário disse que não iria comentar porque, segundo assessores, isso pode atrapalhar as investigações.

  56. ESQUEÇAM GREVE. A CATEGORIA E SINDICATOS NAO POSSUEM ROLA PRA GREVE. NA HORA. ” H” AFINAM E AMARELAM.

    PRA FAZER GREVE TEM QUE TER PICA GRANDE. ISSO E COISA PARA O JUDICIARIO E PESSOAL DA FAZENDA E NAO PARA OS MENDIGOPOL.

  57. Se nem Policiais Civis se gostam quem dirá o outros!

    O jeito é colocar PM’s da mesma Secretaria que a PC para trabalharem nos DP’s, assim como é feito nos Fóruns e outras repartições públicas estaduais, afinal tem PM’s de sobra parados e coçando em CIAs e Batalhões.

    Essas 5000 vagas abertas pelo governo para trabalhar na PM já podem mandar para os DP’s porque essa p*rr@ vai travar ou parar.

  58. Quem está na ativa ou aqueles que acabaram de ingressar na Polícia Civil devem se preparar para usar farda, submeter-se a TAF e muito mais.
    Quem puder que dê o fora.

  59. É como bem falou o “Escripol calça curta”, “neguinho” só está atrás de fazer um bom pé de meia antes que feche as portas o que aliás, pelo andar da carruagem, não está longe.

  60. Nós Policiais Civis não temos que nos culpar pelo mal andamento da nossa instituição, pois o “POVO”, no período das eleições, escolheu o candidato que usou o “DETECTA” como a grande salvação da segurança paulista. Cade o famigerado detecta? O povo que votou que cobre do governador e não nos encha o saco.

  61. a pm trabalha a longo prazo, planeja e vai, o papel dela e afogar a policia civil nos seus erros de condução

  62. PESSOAL !, COMO DISSE HÁ TEMPOS, ANTES QUE RECEBESSE UM COICE, PIQUEI A MULA E “FUI” !. QUEIRAM OU NÃO QUEIRA, QUEM TERMINANTEMENTE ACABOU COM A NOSSA EGRÉGIA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO FORAM TÃO SOMENTE OS SENHORES EXCELENTÍSSIMOS DELEGADOS DE POLÍCIA, E VOU UM POUCO MAIS ALÉM, OU SEJAM PARTE DAQUELES QUE JÁ SE FORAM ASSIM COMO MUITOS QUE AÍ ESTÃO PRESENTES DE CORPO E ALMA. CONSOANTE POR MIM COMENTADO DIVERSAS VEZES, ONDE JÁ SE VIU VOCÊ SOCORRER UM INDIVÍDUO, S.M.J.,ATUALMENTE EX-MAJURA APOSENTADO, CARREGANDO-O NOS BRAÇOS, POIS ELE ESTAVA COM ESTILHAÇOS DE CHUMBO DE 12 NOS CULHÕES E, POSTERIORMENTE ESSE MESMO INDIVÍDUO SEM NENHUM MOTIVO AMEAÇÁ-LO DE AUTUAR EM FLAGRANTE. PERGUNTO : O “NADA” É MALVADO OU NÃO É ?. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  63. Polícia Civil nessa zona que está vocês ainda tem esperança no futuro?

  64. Essa é a PM…
    Imaginem quando tiverem o circo completo…

  65. Agora vamos por uma média de 3.000,00/mês cada policial (o que em cinco anos poderia ser bem maior), logo R$ 3000,00 vezes 5000 policiais a menos são R$ 15.000.000,00 por mês a menos que o Estado está gastando hoje, do que gastava a cinco anos atrás. E diz ainda que não tem como dar a reposição da inflação?

  66. As carreiras de por si só se destruiriam!!! não Precisa da ajuda do governo!!!

  67. ESCREVO NESTE DESDE O INICIO. LOGO QUANDO O GUERRA COLOCOU-O NO AR. NEM LEMBRO QUANTO TEMPO FAZ. SÓ SEI QUE A COISA ESTÁ PIORANDO. FAZIA MUITO TEMPO QUE NÃO “VISITAVA” O FLIT E PERCEBI QUE A COISA ESTÁ PIORANDO MAIS RAPIDAMENTE DO QUE ANTES. AS VEZES TEMOS UMA NOÇÃO DE UM PEQUENO ESPAÇO DENTRO DO QUE ACONTECE NA PC. JÁ AQUI NO BLOG, CONSEGUIMOS TER UMA VISÃO MAIS AMPLA DA DESTRUIÇÃO DA INSTITUIÇÃO. POR FIM, REPETIREI O QUE ESCREVI A MUITOS ANOS ATRAS A RESPEITO DA PC:NOSSO FIM SERÁ SEMELHANTE AO DA POLICIA FERROVIÁRIA FEDERAL. EXISTIREMOS NO PAPEL E SÓ. BOA SORTE A TODOS.

  68. Como em todo final de mês, a SSP vai divulgar as desacreditadas, manipuladas, controvertidas e inverídicas ESTATÍSTICAS CRIMINAIS DO ESTADO.

    Como sempre, tudo CAIU só que a população NÃO SENTIU.

    Em época de crise, a fraude contra seguradora aumenta e a fila para desmonte dos carros próximo a desmanches também, todos coM “BÓzinho” falso de furto ou roubo.

    BO com concurso de crime, na planilha da Res.160/01 só lançam um.

    Várias reportagens sobre aumento da criminalidade são respondidas pela SSP com a nota padrão: A SSP informa que na área a criminalidade diminuiu e que foram presos “x” pessoas .

    Se for vítima de algum crime, pede o concurso da imprensa para que divulgue na mídia o crime, pois é a única chance que você tem para que seja investigado.

    Delegacias fecham a noite e até policial portador de necessidade especial faz a segurança noturna das instalações físicas.

    Três anos sem aumento de vencimentos e falta de aproximadamente 14.000 policiais na PC. Hoje você trabalha por três com o mesmo vencimento de três anos atrás.

    Aposentados abandonados a própria sorte.

    O seleto grupo que constitui a elite dominante continua o mesmo durante duas décadas. Para eles sempre está bom.

    VERGONHA. Fecha logo.

  69. Com a devida vênia, não há a menor possibilidade do cidadão deste Estado concordar que o aumento de roubos deve-se a crise que o país enfrenta, vez que muitas pessoas que não delinquiam, passaram a cometer crimes. Como político tirou dez, como gestor de segurança pública, “dá zero pra ele”. Não vamos pendurar mais essa conta nas costas do PT.

    Quando aumenta a quantidade de crimes numa determinada área, é evidente que o fenômeno decorra da facilidade que a marginalidade encontra em praticá-lo. Policiamento preventivo deficiente ou inexistente. Falta de efetivo suficiente para uma prevenção eficiente. Investigação inexistente ou seletiva, só se investiga o que sai na mídia. Corroborado com tudo isso, a impunidade Percentual elevadíssimo de presos em flagrante soltos nas audiência de custódia. É mais fácil o policial ficar preso do que o marginal.

    A queda de homicídios é controvertida, vez que não se sabe com precisão os desdobramentos dos BO’s registrados como Morte Suspeita e nem tampouco os registrados como Tentativa de Homicídio durante o período em análise. Além da controvertida totalização acerca das Mortes por Intervenção Policial.

    Permanece a dúvida quanto a forma de totalização nos casos de concurso de crimes registrados num só BO. Todos são contabilizados na Res. 160/01 ou apenas o mais grave?

    Vai uma dica Sr. Secretário, o crime que mais causa sensação de insegurança na população é o roubo, pois cada vítima é um agente multiplicador para um número indeterminado de pessoas da terrível sensação por que passou.

    Atribuir aos novos desempregados o aumento do números de roubos é fugir da responsabilidade e subestimar a inteligência da população.

    Parece aquele ex Delegado Geral que atribuiu o aumento da criminalidade ao aumento das chuvas.

    Me ajuda aí pô!

Os comentários estão desativados.