Whistleblower – Desembargador propõe programa de proteção a denunciantes de atos de corrupção 94

INSTITUTO NOVO

Desembargador propõe whistleblower em pacote anticorrupção de CONJUR

A Comissão Especial que analisa o pacote de medidas (PL 4850/2016) contra a corrupção na Câmara dos Deputados recebeu, na última segunda-feira (3/10), uma nova proposta: criação de um programa nacional de proteção ao cidadão, baseado numa figura jurídica conhecida internacionalmente como “whistleblower”. A apresentação do projeto de lei foi feita pelo desembargador Márcio Antônio Rocha, que julga matéria penal na 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Rocha foi convidado como representante da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). O objetivo do whistleblower, explicou, é facilitar os meios para que o cidadão relate atos de corrupção e fatos a serem fiscalizados pelos órgãos públicos. Segundo o desembargador, a medida ajudou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos a recuperar mais de US$ 19 bilhões em relação a fraudes civis, entre 2009 e 2015.

O Programa Nacional de Incentivo e Proteção ao Whistleblower,  elaborado pela Enccla e pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe), segundo Rocha, assegura ao cidadão direitos constitucionais de pleno exercício da cidadania e de livre manifestação. ‘‘O programa integra o amplo espectro dos direitos humanos, reconhecido pela Corte Europeia de Direitos Humanos e por diversas legislações mundiais”, complementou.

Márcio Antônio Rocha explicou aos parlamentares e aos participantes da Comissão que a figura, que está sendo chamada no país de “reportante”, já é adotada na Comunidade Europeia, nos Estados Unidos e em países da África e da Ásia. “A implantação do programa no Brasil dará atendimento a compromissos internacionais já firmados pelo país, de modo especial na Convenção das Nações Unidas para Combate à Corrupção e a Convenção Internacional Americana de Combate à Corrupção”, discorreu.

O relator da comissão especial, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), encampou a ideia. “Traz a contribuição da participação cidadã, ou seja, nós vamos ter, no Brasil — por meio do instrumento que foi entregue aqui pela Enccla, e vai estar nas dez medidas —, um instrumento extraordinário que aproxima o cidadão e multiplica os olhos da própria cidadania. E não apenas no combate à corrupção, também nos ilícitos”, avaliou Lorenzoni.Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

  1. Depois que todo mundo anda com celular que tira foto e faz filme e vive postando nas redes sociais que usam reconhecimento facial?

    Só se for mandar para outro país, e mesmo assim, não sei. Eu não entraria e nem aconselharia.

    Se o Judiciário quer mesmo diminuir a corrupção, repetindo mais uma vez:

    Lutaria pelo fim de:

    (1) “VIA RÁPIDA” (demitir antes do julgamento)

    (2) “RESÍDUO ADMINISTRATIVO (não reintegrar o absolvido judicialmente)

    Foi esse PODER ABSOLUTO que construiu a CORRUPÇÃO ABSOLUTA.

    POLICIAL HONESTO VAI SEMPRE INCOMODAR INTERESSES, é uma questão de tempo. E se A Administração pode demitir tão facilmente, imagina o que vai acontecer com a honestidade!

    Melhor seria a aprovação imediata da PLC 37/16 – uma nova LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA

    do deputado Campos Machado

    http://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000001937

  2. o negocio é montar a caguateria geral
    o cagueta leva a parte dele e esta tudo
    certo só não pode colocar politico senão
    esses miseraveis é capaz de corromper
    os julgadores.
    se não tiver ganso,grampo ou caguetagem
    não teria policia.

  3. O projeto é americano e esta dando resultados positivos. Entretanto, no Brasil, vejo com cautela esta iniciativa, na esfera Federal.
    Agora, na esfera Estadual, pode virar mais uma corregedoria para punir os policiais de um modo geral, ainda mais.
    Enfim, pra quem esta numa situação deplorável, como é o caso das policias, no Brasil, uma “rolinha” a mais, não vai fazer diferença.

  4. TRF 4ª Região?? O mesmo que disse que a CF não vale mais?? NÃO FODE, PARA DE ESPALHAR NOTICIA DE MERDA, GUERRA!

  5. Bizu quente:

    Teremos não um aumento salarial, mas por incrível que pareça um DESAUMENTO.

    Nosso desconto vai passar de 11 pra 14%.

    Nosso salário muito em breve vai diminuir.

    E a Globo fiscalizando delegacias?!!!!

    Ah vai se fuder.

  6. CURSO DE ARRAIS AMADOR

    VAGAS LIMITADAS

    De acordo com a mudança da norma, “NORMAM 03/DPC”, para obter a habilitação de Arrais Amador é necessário aulas teóricas e aulas práticas (motonauta e embarcação).

    A AIPESP está disponibilizando 20 VAGAS para os associados interessados em fazer o curso.

    CUSTOS PARA REALIZAÇÃO DO CURSO
    Aulas teóricas: GRÁTIS
    Aulas práticas: R$ 800,00 (motonauta e embarcação)

    A AIPESP patrocinará 50% do valor das aulas práticas SOMENTE PARA OS ASSOCIADOS.

    Informações com o Sr. Sadao.

    VANDERLEI BAILONI
    PRESIDENTE

  7. Em operação, policia civil pede socorro para a policia militar.
    Acabou, tiveram que chamar a polícia para salvar a policia.
    Quase apanharam da população.
    Que feio.

  8. Perfeito
    ”Melhor seria a aprovação imediata da PLC 37/16 – uma nova LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA”.

    Só tem que revogar o art 92. Nivelar o resto por baixo é fácil e aumentar o seu mais ainda.
    Reestruturem as carreiras, mas se for para Escriba e tira ganhar igual Perito e o RESTO novamente ganhando uma m.. Prefiro deixar como está. Nivela o RESTO por baixo enche de funções e Escriba e Tira ganhando igual Perito…AAAhhh tááá. Detalhe que tem um monte nessas carreiras que não fazem porra nenhuma. Tipo um tira que puxa plantão noturno em uma Delegacia que fecha a noite, ou seja, o cara é literalmente um Zelador e quer ganhar igual Perito. Sem contar o monte que tem espalhado por aí fazendo porra nenhuma (maçanetas). Tem tira até na droga do HC!!! Escrivão nos ICs e IML que não fazem PORRA nenhuma e ainda acham que são mais Policia dos que estão lá!!! VSF.
    Revoga o Art 92 que o resto irá apoiar essa ideia, ou eleve o Agente para Superior tb. Aí não dááá né?
    Querem ganhar igual Perito? Estudem. Outra canetada não dá.

    Querem ganhar 8.500 para cuidar de prédio, fazer oficio e etc. Primeiro demonstrem que vcs merecem. Tipo esclarecendo crimes (nem sei pq existe investigador já que não se soluciona crime nenhum nessa phorra e quando solucionam muitos querem vender a liberdade). Escrivão que está desviado fazendo ”parpézinho” ou cuidando de prédio. Primeiro façam por merecer. Querem, mais uma vez, sair na frente e que se fod… o resto.
    Afinal se Delegado não olha para a maioria, pq a maioria deveria olhar pela minoria? Vão vir com historinha de sindicatos? A maioria das carreiras não tem.
    Se a farinha é pouca meu pirão primeiro?

    Restruturação com revogação do art 92 OU nivela todo mundo por cima ou todos por baixo.

    Nem sei pq perdi tempo. O governo para dar um aumento ”de merda” já não dá. Imagina quando olhar que 60% da Civil quer ganhar igual Perito!!!kakaka

  9. Na data de ontem, em investigação do GAECO e da eficiente Corregedoria Auxiliar de Campinas, foram presos mais dois abutres do DEIC por aquilo que se especializam em fazer no citado Departamento que é EXTORSÃO recorrente a empresários. O GAECO e a CORREGEDORIA de Campinas falam a mesma língua, qual seja, a de CADEIA para BANDIDO EXTORSIONÁRIO travestido de policial.

    Depois querem desqualificar os bons serviços prestados à sociedade feitos por essa parceria que sempre deu certo. Querem desqualificar o combate aos corruptos que, infelizmente, infestam nossa instituição, principalmente em Departamentos Especializados.

    No final do ano passado, adentraram no DEIC uma PROMOTORA DE JUSTIÇA e um delegado de classe especial da Corregedoria Geral para prender dois bandidos travestidos de policiais que praticavam extorsão dentro do Departamento. Enquanto a dupla subia por um lado os LADRAVAZES, previamente avisados fugiam por outro. Por conta do lastimável acontecimento, descobriu-se outro na própria Corregedoria Geral de achaque para não apurar denúncias contra policiais.

    Até hoje não existe nenhum procedimento criminal ou administrativo para apurar os fatos.

    Ministério Público me ajuda aí! Requisita investigação para se confirmar ou não se havia esquema de arrecadação implantado na própria casa corregedora e quem se beneficiava dela. Pau que dá em Chico, dá em Francisco. Por que não há apuração?

  10. 20% não é contribuição é confisco, principalmente se for aplicada também aos aposentados. Estão querendo que o funcionalismo pague a parte patronal. Vamos ficar atentos e entrar nessa briga urgentemente, pois a população está cagando pra nós.

  11. o governo nunca pagou a parte dele
    qubraram o IPESP. FIZERAM O SPPREV
    para enganar o funcionario e o dito sprev
    so fode com os policias dois anos e a minha
    aposentadoria esta em anaçlise e ainda recebo
    por estimativa. náo demora estarei entrando
    com mandato de seguranç e pedindo indenização
    vamos ver onde a madeira vai quebrar

  12. ENQUANTO ISSO, NA SALA DE JUSTICA, DIGO D.GERAL, NADA DE REORGANIZAREM AS DELEGACIAS E DEPARTAMENTOS PARA REALOCAR POLICIAIS DE LUGARES QUE NAO TEM MAIS PESSOAL.
    PARA ESSES ADMINISTRADORES ESTA TUDO A MIL MARAVILHAS, O QUE IMPORTA E FATURAR . NAO E ?
    O RESTO, DIGO A POPULACAO, ORA ESTA PODE FICAR 7 HORAS EM UMA DELEGACIA PARA FAZER UM BOLETIN DE ROUBO.
    EU AFIRMO AQUI, UMA HORA ISSO VAI FEDER.

  13. escovinha vai ser escovado .. tentou o caminho mais fácil que era virar político não conseguiu , ai partiu para o crime de vez , esse se enrolou , mas também com salário de carcereiro não vai perder nada , depois de puxar a cana é só arrumar um trabalho de ambulante que ja cobre esse antigo salário,.. engraçado é ver a ficha do candidato, nem coragem para colocar que era policial civil ele teve , colocou como ocupação administrador , administrador do que ? de sequestro .. idiota mesmo! https://www.eleicoes2016.com.br/rogerio-escovinha/

  14. Steve de pijama!! Nao to defendendo ninguem!! Mas sabe qual a diferenca de salario de um escrivao e um carcereiro!?
    500 reais!! Se isso faz diferenca de um policial de outro policial! Voce e inocente ou calca branca!

  15. PROJETO DE LEI Nº 762, DE 2016
    Inclui parágrafos ao artigo 2º da Lei nº 12.391, de 23 de
    maio de 2006, para assegurar o índice mínimo de revisão
    dos servidores públicos.

    Acesse DOE de 08/10/2016 – Caderno Legislativo pág. 4

    https://www.imprensaoficial.com.br/#

  16. Indignado , eu nem quis entrar nessa questão da diferença de salário, e nem faço questão também.. na policia (servil) ninguém ganha bem … só os Delegados que estão em uma situação melhor .. e não quis fazer essa distinção entre o escrivão sequestrador e o carcereiro sequestrador … no fim são sequestradores e bandidos iguais… acabei falando do carcepol em questão por conta do mesmo já estar preso! e também por conta dessa questão dele ja ter saído candidato e na ficha do mesmo não teve a coragem de colocar que a ocupação que ele exerce é na policia civil , escondeu isso … poderia ter colocado sequestrador quem sabe ganharia mais votos… eu concordo com vc os dois ganham mal e agora conseguiram se livrar do mal salário

  17. Indignado disse:
    08/10/2016 às 9:00

    Steve de pijama!! Nao to defendendo ninguem!! Mas sabe qual a diferenca de salario de um escrivao e um carcereiro!?
    500 reais!! Se isso faz diferenca de um policial de outro policial! Voce e inocente ou calca branca!

    Concordo!! os dois ganham mal , mas juntos conseguiram resolver esse problema rsrsrs, agora os dois podem montar um barraquinha juntos, lógico que só depois de cumprirem a cana que vão puxar.

  18. A Operação Petroleiros foi realizada para combater o desvio e roubo de combustíveis na região de Paulínia, no interior paulista. A partir dela, oito pessoas foram presas.
    De acordo com o Gaeco, no entanto, policiais envolvidos na ação se aproveitavam de suas posições para extorquir dinheiro de suspeitos. Eles cobravam propina para livrar empresários que comercializavam gasolina roubada ou adulterada da investigação.

    SENHORES, FALAR O QUÊ DESSA INSTITUIÇÃO QUE SE CHAMA MINISTÉRIO PÚBLICO (GAECO), GRAÇAS A DEUS ESSA INSTITUIÇÃO ESTÁ FAZENDO UM LIMPA NOS POLÍTICOS E NOS POLICIAIS LARÁPIOS QUE INFESTAM AS INSTITUIÇÕES.
    FALAR MAL DESSA INSTITUIÇÃO É SÓ CIUMEIRA E DESPEITO, SE AS PRÓPRIAS CORREGEDORIAS ESTÃO INFECTADAS, FALAR O QUE ENTÃO DO GAECO QUE TEM FEITO UM LIMPA DENTRE OS RATOS EXISTENTES NO NOSSO MEIO.
    AQUELES QUE SE MANIFESTAM CONTRÁRIO A ESTA INSTITUIÇÃO É POR QUE ANDAM AS MARGENS DA LEI, E NÃO DENTRO DELA COMO DEVERIAM.

  19. O GAECO AQUI NO ESTADO DE SÃO PAULO, DESEMPENHA PRATICAMENTE OS MESMOS SERVIÇOS QUE DESEMPENHAM A POLICIA FEDERAL, AMBAS ESTÃO DE PARABÉNS, SÃO DIGNOS DE SEREM SEGUIDOS.

  20. O mito que o Brasil precisa (08/10/2016 às 12:32)

    O Brasil precisa de um DITADOR ????????????????

    Jamais !!!!!!!!!!!!!!!

  21. ESSE STIVE DE PIJAMA PARECE QUE NÃO TIRA NUNCA O PIJAMA. E O TAL DO INDIGNADO, ALÉM DE TUDO É MAL INFORMADO, DEVE FAZER PARTE DO RESTOPOL.
    PAREM DE FICAR FALANDO ASNEIRAS…

  22. Sensato!! Entao qual e a diferenca entao!? Ja que eu nao sei! Liquido!! Nao bruto!! Porque a aliquota e maior!!

  23. parou seu carro para falar ao celular conta outra esse PM estava atrás de ROLA

    Taxista é morto durante troca de tiros entre PM à paisana e travestis, diz BO

    Um taxista foi morto durante troca de tiros entre um policial militar à paisana e travestis suspeitas de roubo, na noite de sexta-feira (7), na Zona Sul de São Paulo.
    De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o policial relatou no boletim de ocorrência que as travestis haviam roubado uma de suas armas e entrado no táxi de Gustavo Prado, de 22 anos. Após o tiroteio, elas fugiram.
    De acordo com a pasta da Segurança, a Polícia Civil e a Corregedoria da Polícia Militar (PM) investigam se o tiro que matou o Gustavo partiu da arma usada pelo policial ou da que estava com as travestis.
    Segundo o boletim de ocorrência do caso, registrado como homicídio culposo (sem intenção de matar) no 89º Distrito Policial (DP), no Portal do Morumbi, as travestis abandonaram a arma antes de escaparem.
    O registro policial informa que o policial relatou que as travestis roubaram uma de suas armas enquanto ele havia parado seu carro particular para falar ao telefone, por volta das 23h, na Avenida Lineo de Paula Machado, no Morumbi _via conhecida como zona de prostituição.
    O policial tem 35 anos e não teve seu nome divulgado. Ele contou no boletim que as travestis entraram em seu carro e uma delas o ameaçou com uma faca no pescoço. Em seguida, elas roubaram uma pistola calibre .40.
    Segundo o documento, as travestis entraram num táxi levando a arma do policial, que abordou o veículo. Em seguida, a travesti apontou a arma para ele e ocorreu uma troca de tiros na qual o taxista foi baleado.
    Segundo a pasta, o policial ainda tentou fazer massagem cardíaca no taxista para reanimá-lo, mas Gustavo já estava morto. Por conta da ocorrência, a SSP informou que o policial entrou no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Polícial Militar (PAAPM).
    Uma outra travesti foi levada pelo policial à delegacia para prestar depoimento como testemunha.
    O corpo de Gustavo ainda não havia sido liberado até às 11h deste sábado. Ele estava no Instituto Médico Legal (IML) da Zona Oeste.

  24. Para combater a corrupção instalada no Brasil, só um Putin mesmo para por ordem na bagunça.O que ” O mito que o Brasil precisa ” falou tá certo o Putin salvou a Rússia dos mercenários econômicos.

  25. GENTE ! SOU MAIS A SUA EXCELÊNCIA JOKO WIDODO, COM O QUAL NÃO EXISTE CONVERSA FIADA É PAREDÃO E CHUMBO DO GROSSO. RAPAZ !, O HOMEM FEZ ATÉ A DIMALANDRA CHORAR. E, ME AJUDEM AÍ Ó O Q

  26. Na data de ontem, em investigação do GAECO e da eficiente Corregedoria Auxiliar de Campinas, foram presos mais dois abutres do DEIC por aquilo que se especializam em fazer no citado Departamento que é EXTORSÃO recorrente a empresários. O GAECO e a CORREGEDORIA de Campinas falam a mesma língua, qual seja, a de CADEIA para BANDIDO EXTORSIONÁRIO travestido de policial.

    Depois querem desqualificar os bons serviços prestados à sociedade feitos por essa parceria que sempre deu certo. Querem desqualificar o combate aos corruptos que, infelizmente, infestam nossa instituição, principalmente em Departamentos Especializados.

    No final do ano passado, adentraram no DEIC uma PROMOTORA DE JUSTIÇA e um delegado de classe especial da Corregedoria Geral para prender dois bandidos travestidos de policiais que praticavam extorsão dentro do Departamento. Enquanto a dupla subia por um lado os LADRAVAZES, previamente avisados fugiam por outro. Por conta do lastimável acontecimento, descobriu-se outro na própria Corregedoria Geral de achaque para não apurar denúncias contra policiais.

    Até hoje não existe nenhum procedimento criminal ou administrativo para apurar os fatos.

    Ministério Público me ajuda aí! Requisita investigação para se confirmar ou não se havia esquema de arrecadação implantado na própria casa corregedora e quem se beneficiava dela. Pau que dá em Chico, dá em Francisco. Por que não há apuração?

  27. Se tem coisa que nos deixa muito indignado é, estar em casa com a família assistindo televisão no horário nobre, e ser surpreendido por uma reportagem de policial bandido, como a desse escrivão ladravaz que sequestrou e manteve em cárcere privado um comerciante no pátio da delegacia onde trabalhava, para extorquir 80 mil reais. Parece coisa surreal, mas não é. É efeito prenunciador de que estamos no fim, sem órgão de controle interno, entregues a própria sorte.

  28. O meu caro indignado a diferença é um pouco maior, más isso não interessa, o pior de tudo é que hoje, um Carcereiro, ou um Agente Policial, e outros cargos mais da PC, não querendo desmerecer nenhum cargo, ganha menos que um soldado da PM, alguma coisa deveria ser feita nesse sentido.
    Enfim, isso não pode continuar assim, procurem suas associações e sindicatos afim de mobilizar-se nesse sentido.
    A saída é um só: UNIÃO E MOBILIZAÇÃO.
    Abraços a todos…
    Em tempo: fui Carcereiro por três anos e seis meses, isto me dá muito orgulho.

  29. O mito que o Brasil precisa. (08/10/2016 às 17:06)

    exescravão disse:
    08/10/2016 às 15:41
    Dono da verdade, fala você então o que o Brasil precisa.

    O chacal (08/10/2016 às 17:16)

    Para combater a corrupção instalada no Brasil, só um Putin mesmo para por ordem na bagunça.O que ” O mito que o Brasil precisa ” falou tá certo o Putin salvou a Rússia dos mercenários econômicos.

    ====================================

    Eu acredito que o governo deve administrar os recursos públicos em prol do bem estar de todos. Que o Estado (governo) deve ser mínimo. As pessoas devem ser respeitadas em seus direitos individuais (inclusive de possuir armas).

    O governo deve administrar os recursos públicos
    Os indivíduos devem administrar seus recursos particulares.
    Não se pode confundir os dois. E ninguém deve ter superpoderes.

    “O Poder corrompe. O Poder Absoluto corrompe absolutamente”

    Eu acredito no poder da sociedade e não no poder do governo. O governo é um fundamental instrumento social da sociedade; todavia, o poder do governo deve ser exercido tendo a cidadania como sua base de legitimidade.

    Acredito que as escolas deveriam passar por reformas, deixando a motivação “crítica” e sendo “conteudistas”, bem com aglutinar alunos em escolas específicas por desempenho.

    Acredito que a polícia também precisa ser objeto de mudanças, como a Carreira Única, acabar com a “via rápida” e o “resíduo administrativo” que só serviram para institucionalizar a corrupção, salários de PCs para PCs.

    Já teria privatizado empresas públicas.

    Enfim, posso ficar aqui escrevendo dias e dias sobre o que eu gostaria de mudar.

    Não sei a resposta para todos os problemas do Brasil. Se soubesse, diria.

  30. Senhores desde dos tempos que cachorro era amarrado com linguiça, o salario de todos os policiais civis ( exceto de Escrivão, Investigador, Perito, Medico legista, e Delegado) eram o mesmo do soldado da pm e cabo,agora os salários dos Escrivães e Investigadores, sempre foi equivalente ao salário de sargentos, somente os de Peritos, Medico Legista e Delegados que sempre foram iguais ao dos oficiais da PM, e isso continua ate hoje esse atrelamento, apenas algumas vantagens e direitos é que são diferente, como exemplo: vale alimentação, tempo para se aposentar, posto imediato ao se aposentar, dejem, e só isso também tá, nada mais.

  31. Falar que Escrivão e investigador ganha mais do que sargento, ou que algum dia ganhou mais, é pura mentira, sempre foi no mesmo patamar, ate porque, quando começou a exigir ensino superior para esses profissionais da pc, os soldados da pm ao saírem da escola no curso de formação, esse curso já era reconhecido pelo Mec como nível superior, então senhores não se iludam tá, o Governo não é trouxa, ele dá com uma mão, e tira com a outra.

  32. ESTAMOS TODOS NA LAMA DE MERDAS, TANTO OS DA PC COMO OS DÁ PM, EXCETO OS DELEGADOS E OFICIAIS QUE SÃO OS SEMI DEUSES ( SANGUES AZUIS) DAS DUAS INSTITUIÇÕES.
    AO INVÉS DE FICAREM BRIGANDO IGUAIS CACHORROS RAIVOSOS, UNEM VOS, ASSIM QUEM SABE UM DIA O RESTO DOS RESTOS DAS DUAS INSTITUIÇÕES POSSAM SEREM VALORIZADOS, ATE LÁ.

  33. JACARÉ SEM DENTE disse:
    09/10/2016 às 0:30

    Senhores desde dos tempos que cachorro era amarrado com linguiça, o salario de todos os policiais civis ( exceto de Escrivão, Investigador, Perito, Medico legista, e Delegado) eram o mesmo do soldado da pm e cabo,agora os salários dos Escrivães e Investigadores, sempre foi equivalente ao salário de sargentos, somente os de Peritos, Medico Legista e Delegados que sempre foram iguais ao dos oficiais da PM, e isso continua ate hoje esse atrelamento, apenas algumas vantagens e direitos é que são diferente, como exemplo: vale alimentação, tempo para se aposentar, posto imediato ao se aposentar, dejem, e só isso também tá, nada mais.

    ========================

    Eu não posso citar salário por salário e não encontrei alguma fonte confiável na internet.

    Mas, só para se ter uma ideia… Hoje quanto ganha um coronel da PM e quanto ganha um coronel do Exército?

    A PM ganha mais até que os militares das Forças Armadas.

    E não estou dizendo que não mereçam, o salário do PM é baixo e deveria ser aumentado, principalmente aos praças.

    Mas também é preciso reconhecer que a distorção salarial para os PCs e para os militares das Forças Armadas é muito maior.

  34. Senhores

    Bem me lembro do Senhor Covas, e da criação dos postos de soldado I e II, anteriormente havia apenas o soldado, com este subterfúgio, em cascata, majorou-se os salarios dos Milicianos em aproximadamente 40%.

    C.A.

  35. Na mesma matemática diabólica, houveram reajustes diferenciados, quanto maior a faixa da categoria, no mesmo percentual, com isso elevou-se os menores salários e se estagnou os maiores. Por duas oportunidades os Delegados, Peritos e Medicos, não tiveram reajustes, assim como Oficiais. Posteriormente, ele achegou o salario deles.

    C.A.

  36. “JACARÉ SEM DENTE” acertou na mosca, um monte de ladrão nessa polícia e apenas alguns setores da Corregedoria não infectados. Parabéns ao GAECO, verdadeira Corregedoria Geral da Polícia Civil” e algumas corregedorias do interior que não apodreceram. Em São José dos Campos o crime policial foi mais forte e FECHOU a CORREGEDORIA que existia na área do Deinter I.

    Só rezando mesmo para tirar a PC dessa lama em que se encontra.

  37. “exescravão”
    “Eu acredito que o governo deve administrar os recursos públicos em prol do bem estar de todos. Que o Estado (governo) deve ser mínimo. As pessoas devem ser respeitadas em seus direitos individuais (inclusive de possuir armas).

    O governo deve administrar os recursos públicos
    Os indivíduos devem administrar seus recursos particulares.
    Não se pode confundir os dois. E ninguém deve ter superpoderes.

    “O Poder corrompe. O Poder Absoluto corrompe absolutamente”

    Eu acredito no poder da sociedade e não no poder do governo. O governo é um fundamental instrumento social da sociedade; todavia, o poder do governo deve ser exercido tendo a cidadania como sua base de legitimidade.

    Acredito que as escolas deveriam passar por reformas, deixando a motivação “crítica” e sendo “conteudistas”, bem com aglutinar alunos em escolas específicas por desempenho.

    Acredito que a polícia também precisa ser objeto de mudanças, como a Carreira Única, acabar com a “via rápida” e o “resíduo administrativo” que só serviram para institucionalizar a corrupção, salários de PCs para PCs.

    Já teria privatizado empresas públicas.

    Enfim, posso ficar aqui escrevendo dias e dias sobre o que eu gostaria de mudar.

    Não sei a resposta para todos os problemas do Brasil. Se soubesse, diria.”

    Foi o melhor post que eu vi aqui até hoje no flit!
    Hoje existe um movimento para cercear direitos conquistados a duras penas para limitar os poderes do Estado perante os cidadãos, com a falácia desse cerceamento ser indispensavel ao combate a corrupção e impunidade!!!! O principal agente deste movimento é o Ministério Público (representante do Estado), que está fazendo um esforço tremendo através de propagandas na televisão para aprovação das ” medidas anti corrupção “, pago com o seu, o meu, nosso dinheiro!!!
    Tanto o MP, quanto a PM, representam os interesses do Estado e não dos cidadãos, a intenção real desta dupla é controle e poder Estatal !!! Será que voltaremos aos tempos das masmorras???? Onde qualquer pessoa era presa, atiradas as masmorras e tinham seus direitos violados. Será que restringir direitos e admitir-mos provas ilícitas como válidas, tais como confissões sob tortura, é a solução para a corrupção ou seria apenas uma ditadura facista velada, sob a égide do MP e PM!
    Felizmente existem pessoas que lutam contra essa ideia facista do Estado querer controle sobre tudo, inclusive os cidadãos!!!
    Parabéns!!!

  38. “exescravão”
    “Eu acredito que o governo deve administrar os recursos públicos em prol do bem estar de todos. Que o Estado (governo) deve ser mínimo. As pessoas devem ser respeitadas em seus direitos individuais (inclusive de possuir armas).

    O governo deve administrar os recursos públicos
    Os indivíduos devem administrar seus recursos particulares.
    Não se pode confundir os dois. E ninguém deve ter superpoderes.

    “O Poder corrompe. O Poder Absoluto corrompe absolutamente”

    Eu acredito no poder da sociedade e não no poder do governo. O governo é um fundamental instrumento social da sociedade; todavia, o poder do governo deve ser exercido tendo a cidadania como sua base de legitimidade.

    Acredito que as escolas deveriam passar por reformas, deixando a motivação “crítica” e sendo “conteudistas”, bem com aglutinar alunos em escolas específicas por desempenho.

    Acredito que a polícia também precisa ser objeto de mudanças, como a Carreira Única, acabar com a “via rápida” e o “resíduo administrativo” que só serviram para institucionalizar a corrupção, salários de PCs para PCs.

    Já teria privatizado empresas públicas.

    Enfim, posso ficar aqui escrevendo dias e dias sobre o que eu gostaria de mudar.

    Não sei a resposta para todos os problemas do Brasil. Se soubesse, diria.”

    Foi o melhor post que eu vi aqui até hoje no flit!
    Hoje existe um movimento para cercear direitos conquistados a duras penas para limitar os poderes do Estado perante os cidadãos, com a falácia desse cerceamento ser indispensavel ao combate a corrupção e impunidade!!!! O principal agente deste movimento é o Ministério Público (representante do Estado), que está fazendo um esforço tremendo através de propagandas na televisão para aprovação das ” medidas anti corrupção “, pago com o seu, o meu, nosso dinheiro!!!
    Tanto o MP, quanto a PM, representam os interesses do Estado e não dos cidadãos, a intenção real desta dupla é controle e poder Estatal !!! Será que voltaremos aos tempos das masmorras???? Onde qualquer pessoa era presa, atiradas as masmorras e tinham seus direitos violados. Será que restringir direitos e admitir-mos provas ilícitas como válidas, tais como confissões sob tortura, é a solução para a corrupção ou seria apenas uma ditadura facista velada, sob a égide do MP e PM!
    Felizmente existem pessoas que lutam contra essa ideia facista do Estado querer controle sobre tudo, inclusive os cidadãos!!!
    Parabéns!!!

  39. “exescravão”
    “Eu acredito que o governo deve administrar os recursos públicos em prol do bem estar de todos. Que o Estado (governo) deve ser mínimo. As pessoas devem ser respeitadas em seus direitos individuais (inclusive de possuir armas).

    O governo deve administrar os recursos públicos
    Os indivíduos devem administrar seus recursos particulares.
    Não se pode confundir os dois. E ninguém deve ter superpoderes.

    “O Poder corrompe. O Poder Absoluto corrompe absolutamente”

    Eu acredito no poder da sociedade e não no poder do governo. O governo é um fundamental instrumento social da sociedade; todavia, o poder do governo deve ser exercido tendo a cidadania como sua base de legitimidade.

    Acredito que as escolas deveriam passar por reformas, deixando a motivação “crítica” e sendo “conteudistas”, bem com aglutinar alunos em escolas específicas por desempenho.

    Acredito que a polícia também precisa ser objeto de mudanças, como a Carreira Única, acabar com a “via rápida” e o “resíduo administrativo” que só serviram para institucionalizar a corrupção, salários de PCs para PCs.

    Já teria privatizado empresas públicas.

    Enfim, posso ficar aqui escrevendo dias e dias sobre o que eu gostaria de mudar.

    Não sei a resposta para todos os problemas do Brasil. Se soubesse, diria.”

    Foi o melhor post que eu vi aqui até hoje no flit!
    Hoje existe um movimento para cercear direitos conquistados a duras penas para limitar os poderes dos cidadãos , com a falácia desse cerceamento ser indispensavel ao combate a corrupção e impunidade!!!! O principal agente deste movimento é o Ministério Públicas (representante do Estado), que está fazendo um esforço tremendo através de propagandas na televisão para aprovação das ” medidas anti corrupção “, pago com o seu, o meu, nosso dinheiro!!!
    Tanto o MP, quanto a PM, representam os interesses do Estado e não dos cidadãos, a intenção real desta dupla é controle e poder Estatal !!! Será que voltaremos aos tempos das masmorras???? Onde qualquer pessoa era presa, atiradas as masmorras e tinham seus direitos violados. Será que restringir direitos e admitir-mos provas ilícitas como válidas, tais como confissões sob tortura, é a solução para a corrupção ou seria apenas uma ditadura facista velada, sob a égide do MP e PM!
    Felizmente existem pessoas que lutam contra essa ideia facista do Estado querer controle sobre tudo, inclusive os cidadãos!!!
    Parabéns!!!

  40. sensato disse:
    08/10/2016 ÀS 20:17
    O meu caro indignado a diferença é um pouco maior, más isso não interessa, o pior de tudo é que hoje, um Carcereiro, ou um Agente Policial, e outros cargos mais da PC, não querendo desmerecer nenhum cargo, ganha menos que um soldado da PM, alguma coisa deveria ser feita nesse sentido.
    Enfim, isso não pode continuar assim, procurem suas associações e sindicatos afim de mobilizar-se nesse sentido.
    A saída é um só: UNIÃO E MOBILIZAÇÃO.
    Abraços a todos…
    Em tempo: fui Carcereiro por três anos e seis meses, isto me dá muito orgulho.

    Colega, com todo o respeito, eu discordo de vc, uma vez que o salário de desses funcionário da pc que citou acima tem os seus salários as mesmas misérias que os salários dos cabos e soldados da pm tá, ate os centavos são iguais no padrão.
    A diferença começa no salários dos sargentos, ( terceiros, segundo, primeiro, e sub tenente) que são iguais respectivamente aos dos Escrivães de ( terceira classe, segunda, primeira, e especial) , pode acreditar, caso contrário faça pesquisa.

  41. Ditadura Temer, quem achava ruim com Dilma, agora temos o tirano que não imaginávamos.

  42. Voces estao enganados
    salario base do investipol e escripol de cl. especial é 2.438,00 o de sub tem é de 2.038,00.
    é só pesquisar no site da associaçao dos sargentos e sub.
    abraços

  43. Jacaré sem dente

    Me desculpe mas você está bem desinformado.

    Na década de 80, um Delegado ganhava o equivalente a um carro popular da época (fusca) por mês, e te falo com conhecimento de causa.
    Eu em 84 quando entrei para investigador, ganhava um salário equivalente a um ten.(Era entre o 1 Ten. e 2 Ten. o nosso salário).
    Isso você pode consultar a vontade amigo.
    Hoje, todos ganhamos pouco, seja, PM seja PC, mas, te garanto que o Invest ou Escrivão Cl Especial, equivalente a Sub da PM, ganha bem mais.(consulte o site da Sec. Planejamento do Estado)
    Quanto aos novatos 3 Classe, ganham inicialmente entre o 2 e 1 Sgt (Ver site acima)
    E te explico porque ganhamos mais e com qual equiparação:
    Na PM o Sub se aposenta com 4 a 5 Quinquênios, mas, concordo que ele se aposenta com bem menos idade e com o posto imediato vai pra 2 Ten.
    Nós, Invest e Escrivães, temos que aposentar com bem mais idade, consequentemente, ao se aposentar, temos de 6 a 8 quinquênios o que eleva bastante o salário, chegando este a ser superior ao dos 2 Ten..

    Ocorre que na “ativa”, hoje principalmente, a PM está ganhando um auxilio alimentação bem maior que o nosso, não que eu discorde, longe disso, só que ao se aposentar isso é perdido amigo, então eu prefiro estar como está, tendo um salário maior do que penduricalhos no salário entendeu irmão?

    De qualquer forma, todos estamos ganhando uma “merreca”

    Mas, se olharmos por outro lado, mesmo baixo, prefiro mil vezes ter esse salário do que o salário do INSS na aposentadoria.
    Te pergunto, quem ganha quase 10 mil por mês aposentado pela iniciativa privada? Respondo Ninguém.

    Abraço irmão, de mais um novo aposentado Policial.

  44. Quem diria um jantar de indução de deputados, algo inédito, tudo isso para ferrar com a população e fortalecer a elite, Michel Temer é cruelmente maquiavélico e vai destilar sua malícia para sugar a qualidade de vida de 95% da população e irá privilegiar os 5% representantes da elite. Gastar 1.200.000,00 para induzir os deputados a impor esse plano maléfico contra o povo, me trás pavor e medo, só podia partir de um senhor de 70 anos que pega uma menina de 20 anos para ostentar poder, enfim esse traidor só almeja poder.

  45. a verdade e uma a partir da equiparação salarial a policia civil perdeu, mais uma jogada dos delegados para manter as cadeira com o quercia.
    A conta e simples e 89000 mil pms na ativa, com 110 mil inativos, em mg e 45 mil ativos com 40 mil inativos e assim vai pelo brasil, inclusive em brasilia.
    Tanto para o governo e mais facil e barato passar as contratar pessoas exclusivas para escolta de presos, do que faz tudo,
    hoje o custo dos oficiais da pm ativos e inativos equivale o que a pcesp gasta de pessoal na sua totalidade.
    E um novo mundo em que cuida da nossa folha de pagamento ou de nossa aposentadoria, e clt, ganha uma merreca, vai aposentar com 65 anos e assim por diante, portanto se puder nos foder, vai…….

  46. Colunistas

    Elio Gaspari
    Eremildo, o idiota, vai pedir a Temer e ministros que devolvam aposentadoria

    09/10/2016 02h00
    Eremildo é um idiota e nunca poderá se aposentar, pois jamais trabalhou. Defensor da reforma da Previdência, ele vai a Brasília para visitar o triunvirato que comanda as discussões para a reforma da Previdência.
    Conversará com o presidente Michel Temer, com o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com o secretário de governo, Geddel Vieira Lima. Todos defendem a necessária elevação para 65 anos da idade mínima dos trabalhadores em busca da aposentadoria.
    Temer aposentou-se em 1996, aos 55 anos. Em maio passado, ele recebeu R$ 30.613 como procurador inativo do governo de São Paulo. Como presidente ativo da República, recebe R$ 27.841.
    O doutor Geddel aposentou-se em 2011, aos 51 anos. Recebe R$ 20.354 como inativo e R$ 30.934 como ministro. Eliseu Padilha aposentou-se aos 53 anos e está na base da pirâmide dos aposentados do Planalto, com R$ 19.389 mensais.
    Eremildo pedirá aos triúnviros da reforma da Previdência dos outros que devolvam à Viúva o que ela lhes paga como servidores aposentados.

    Leia outros textos de Elio Gaspari deste domingo (9):
    Temer não é ilegítimo, é caótico

    elio gaspari

    Nascido na Itália, veio ainda criança para o Brasil, onde fez sua carreira jornalística. Recebeu o prêmio de melhor ensaio da ABL em 2003 por ‘As Ilusões Armadas’. Escreve às quartas-feiras.

    Fale com a Redação – leitor@grupofolha.com.br

    Folha de S.Paulo 2016

  47. Hoje ser PM, mesmo entrando como soldado, é mais vantajoso do que ser investigador.

    PM aposenta em média aos 53 anos de idade como sargento ou sub. Já o investigador, que entrou depois de 2003 não tem paridade nem integralidade, aposenta considerando as 80 ultimas contribuições, desde que tenha no mínimo 20 anos de policia e 10 fora, comprovado a contribuição.

    O tira véio entrou bem antes de 2003, deve ter uns 60 anos de idade, no mínimo, uns 8 quinquênios, trabalhou 15 anos a mais que um PM que se aposenta aos 53 anos de idade.

    Um investigador que entrou depois de 2003, mesmo ficando até os 65 anos de idade, não terá o mesmo salário do tira véio.

    E acredito que não demora e a PC será extinta.

  48. PESSOAL, DURMAM COM UM BARULHO DESSE ! SUA SENHORIA PRESIDENTE DO SEPESP ESTÁ PRETENDENDO AUFERIR UMA MENSALIDADES DE 2% DE CADA ASSOCIADO, S.M.J., SUBTENDE-SE QUE CERTOS COLEGAS E INCLUSIVE ESTE SIGNATÁRIO TEREMOS QUE PAGAR R$ 160,00 OU MAIS DE MENSALIDADE PARA UM SINDICATO MAIS UMA VEZ S.M.J, FALIDO. VEJAM !, SOU ASSOCIADO DA AFPCESP HÁ APROXIMADAMENTE 04 DÉCADAS, TENDO INCLUSIVE DESCONTOS NA FACULDADE DE MINHA FILHA,DE APROXIMADAMENTE R$ 300,00 ATRAVÉS DE CONVÊNIO FIRMADO PELA ASSOCIAÇÃO, ASSIM COMO TAMBÉM INCLUSO O RESPECTIVO SEGURO DE MORTE, PAGANDO ATUALMENTE R$ 41,31 E, ESSE “BONITINHO” VEM QUERER QUE EU PAGUE APROXIMADAMENTE QUATRO VEZES A MAIS. JÁ ENVIEI AQUELA “VOADORA”, A FIM DE QUE RETIREM MEU NOME DO QUADRO ASSOCIATIVO INCONTINENTE. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  49. Policial Militar acostumado a não pagar lanches, pizzas e coxinhas, pensa que poderia empurrar uma janta na faixa. Consumiu, não pagou e ainda tirou a vida de um taxista! disse:

    Policial Militar consome mas não quer pagar e acaba por tirar a vida de um taxista. Sempre assim, quando não estão traçando crianças querem empurrar a janta em algum travéco de Indianópolis.

  50. EU QUERO SABER QUANDO É QUE VAI SER PUBLICADA A MINHA PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE…

    AQUELA LISTA PROVISORIA DE 01/07/2016 NÃO SERVE PRA NADA.

  51. O Carlos Nader tem razão, essa diferença entre investigador/escrivão de classe especial e Subten existe mesmo.
    O padrão de um investigador/escrivão na classe especial é de R$ 2.428,61;
    O padrão de um Subten PM é de R$ 2.045,11.
    A única diferença é que o PC não ganha posto imediato quando aposenta e o PM sim, mas isso é uma peculiaridade da carreira militar.
    Aí, após “aposentado”, de fato, o Subten PM galga o posto de 2° Ten PM e passa a receber um salário de padrão R$ 2.891,14.
    Óbvio que se ambos se aposentarem com o mesmo número de quinquênios o PM ganhará mais na aposentadoria, doravante, devido as peculiaridades de cada carreira, isso dificilmente ocorrerá, até porque, na PM, com 56 anos o graduado será aposentado compulsoriamente.
    A única coisa diferente da realidade é a idade de aposentadoria. A média da PM está entre 45 e 48 anos… Dificilmente algum PM na carreira de praça se aposenta com 53…muito raro. Acontece apenas com alguns 1° Sgt PM que opcionam por trabalhar pra mais esperando a promoção à Sub.

  52. Esse PM não estava na Indianópolis e sim no Joquei. Pelo que passou na reportagem, ele marcou e o traveco “guentou” sua arma. E em seguida aconteceu esta desgraça. Agora, será que o PM estava empurrando uma janta ou a “bicha estava empurrando a sua.
    Digo isso porque há alguns anos atrás, eu e meu parceiro pegamos um PM, simplesmente, dando a bundinha pra um traveco no Bairro da Lapa de baixo, não vou dizer o nome do mesmo, mas ele pedia pelo amor de Deus para não apresentar a ocorrência. Na época tive compaixão e dispensei as duas “bichas”.

  53. Conheço vários Oficiais de Justiça do TJSP que estão ganhando SÓ DE DILIGÊNCIAS mais de cinco mil reais por mês. Limpos, sem tributação nenhuma. Fora o salário. Aí fica difícil, dá uma desanimada só.

  54. JÁ SÃO 2 ANOS SEM QUAISQUER AUMENTO OU REAJUSTE SALARIAL, E O ALKMIN NÃO DEU QUALQUER AUMENTO ATÉ AGORA, POIS ESTÁ AGUARDANDO A APROVAÇÃO DA PEC 241, PARA VIR, POSTERIORMENTE, COM DESCULPAS DE QUE A EMENDA CONSTITUCIONAL 241 O PROÍBE DE REAJUSTAR OS VENCIMENTOS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO.
    PELA PEC, OS ENTES FEDERATIVOS FICARÃO PROIBIDOS DE REAJUSTAR SALÁRIOS NO ANO DE 2017, E CASO DESCUMPRA AS NORMAS DA EMENDA CONSTITUCIONAL, A PENALIDADE SERÁ O CONGELAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NOS DEMAIS ANOS, OU SEJA, UM PRATO CHEIO PARA O GOVERNADOR PERPETUAR A SUA INDIFERENÇA EM RELAÇÃO AOS POLICIAIS DE SEU ESTADO.

  55. Ou o Rei dá aumento salarial agora, ou somente em 2018. E é essa a desculpa (por meio legal) que o governador quer. Já são 2 anos sem reajustes, com a aprovação da lei, serão no mínimo 3 anos.

    Palavras do Governador: Infelizmente não poderei dar aumento aos nossos valorosos policiais, porque a lei constitucional me impede de assim o fazer.

  56. Ou repõe a inflação de 2014 e 2015 agora ou só poderá repor a inflação de 2017 em 2018 simples assim.

  57. Policial Militar acostumado a não pagar lanches, pizzas e coxinhas, pensa que poderia empurrar uma janta na faixa. Consumiu, não pagou e ainda tirou a vida de um taxista! disse:
    10/10/2016 ÀS 17:07
    Policial Militar consome mas não quer pagar e acaba por tirar a vida de um taxista. Sempre assim, quando não estão traçando crianças querem empurrar a janta em algum travéco de Indianópolis.

    COLEGA, DÊ UMA OLHADA EM TODAS AS MSG ACIMA, TODAS FORAM POSTADA EM UM NÍVEL INTELECTUAL BEM ALTO, PESSOAS DANDO AS SUAS OPINIÕES DE UMA FORMA BEM SAUDÁVEL E TRANQUILAS, COM UM LINGUAJAR RESPEITOSO, SIMPLIFICANDO, MSG EM ALTO NÍVEL, NINGUÉM FOI DESELEGANTE EM MOMENTO ALGUM CONTRA NINGUÉM, DE REPENTE APARECE VC CAINDO DE PARAQUEDAS,COM UMA FORMA DE PESSOINHA VULGAR , BARRAQUEIRO, E VAI LOGO DANDO PAZADA, SE TOCA COLEGA, DESRESPEITANDO A TODOS, MELHORA CARA, CRIA VERGONHA NESSA CARA DE PAU, RESPEITA O ESPAÇO, RESPEITA OS COLEGAS, QUER DAR A SUA OPINIÃO, ENTÃO FAÇA DE UMA FORMA ELEGANTE, RESPEITOSA, POR FAVOR, NÃO CHEGA POR ULTIMO, E JÁ PENSA LOGO EM PASSAR MERDA EM TODO MUNDO, VC DEVE VIVER NUM CHIQUEIRO, NUMA FAVELA, UM PUTO DE MAL CARÁTER, DA PRÓXIMA VEZ QUE APARECER POR AQUI, E PENSAR EM DAR ALGUMA OPINIÃO, FAÇA DE FORMA RESPEITOSA OK, UMA EXCELENTE NOITE A TODOS OS COMPANHEIROS.

  58. EU QUERO SABER QUANDO É QUE VAI SER PUBLICADA A MINHA PROMOÇÃO POR ANTIGUIDADE…

    AQUELA LISTA PROVISORIA DE 01/07/2016 NÃO SERVE PRA BOSTA NENHUMA..

    PENDUREM ELA NO BANHEIRO, PRA MELHOR SERVENTIA…

  59. Jacaré, sua janta já foi empurrada? Já queimou a rosca? Cagou pra dentro? Deu ré no kibe? Cedeu a cauda? disse:

    Jacaré, já empurraram a sua janta?

  60. ZÉ (09/10/2016 às 14:51)

    Zé, obrigado pelo elogio, não o mereço, mas obrigado.

    Realmente eu acredito que “O Poder corrompe e o Poder Absoluto corrompe absolutamente”. Seja na PC, no MP, no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário.

    Precisamos do sistema de pesos e contrapesos. Superpoderes nunca deram certo, torna qualquer mínima vaidade um prejuízo para a sociedade.

    A “Via Rápida” e o “Resíduo Administrativo” eu conheço de modo empírico, então falo com toda tranquilidade que só a verdade é capaz de sustentar.

    Sobre essa PEC que deseja combater a corrupção, Ainda não li, mas vou.

  61. E so olhar no portal do tjsp…resolucao..no lado direiro da tela…verás que tem juiz, promotor que recebe mais de 90.000 mensais….são poucos os que recebem 35.000…na média, mais de 60, 70 mil….é só olhar..náo está em ordem alfabética

  62. chorem,,,o que vc demora anos para receber, juizes recebem em 1 mes, com 8 dias de traballho.

  63. E O FERNANDINHO CAPEZ TENTANDO SE DEFENDER DO SEU ACUSADOR NO CASO DA “MERENDA ESCOLAR”, HOJE NO BOM DIA SP.

    FÊZ CARINHA DE INDIGNADO E TASCOU: “EU NUNCA TIVE INTIMIDADE COM ESSE CIDADÃO QUE ME ACUSA”.

    ORA MEU CARO PROMOTOR, DESDE QUANDO PARA TOMAR UMA NOTA É PRECISO BEIJAR A BOCA DO

    EXTORQUIDO ?

  64. GENTE !, O QUE ESTE SIGNATÁRIO, APESAR DA IDADE GOSTARIA DE TER ERA UM FILHO IGUALZINHO A ESSA EGRÉGIA EXCELÊNCIA DR. MORO. CORTO O MEU “SACO” SE O CONTERRÂNEO BARBUDO DENOMINADO “JARARACA” NÃO DORMIR O NATAL P. FUTURO NO CHILINDRÓ. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  65. O Brasil é um país que ainda não achou o equilíbrio entre a sensatez e o absurdo, tanto que a discrepância salarial entre funções e responsabilidades parecidas são absurdas, no Brasil valoriza – se funções pouco essenciais e inferioriza funções de alto risco, alto grau de responsabilidade e essenciais a sociedade.

  66. Jacaré, sua janta já foi empurrada? Já queimou a rosca? Cagou pra dentro? Deu ré no kibe? Cedeu a cauda? disse:
    11/10/2016 ÀS 10:45
    Jacaré, já empurraram a sua janta?

    COLEGA, FINGE QUE ESTÁ COM CAGANEIRA, E VAZA DAQUI CARA, AQUI NÃO TEM MAIS ESPAÇO PARA PESSOINHA IGUAL A VC, A SUA TURMA COMO AQUELE VELHO GAGÁ DO VALDIR QUE FAZIA PARCERAGEM COM VC JÁ FOI COLOCADO NO SEU LUGAR, OU SEJA, FOI CONVIDADO PELO ADM GUERRA A VAZAR IGUAL UM CACHORRO PULGUENTO, APROVEITA A OPORTUNIDADE E NÃO VOLTA AQUI MAIS NÃO TÁ, ENTRA NO VASO SANITÁRIO E PUXA A DESCARGA, ESSE É O DESTINO DE UM MERDA IGUAL A VC TÁ, BABACA.

  67. Não mexam com o ânus do Jacaré PM que ele fica uma fera: sai dando a bunda velha para a geral disse:

    O Jacaré não muda: mexa com o cagador dele que ele vira o demônio

  68. COLEGA JACARÉ, CUIDADO ! E, MUDANDO DE ALHOS PARA BUGALHOS. EU HÁ ANOS DISSE E CONTINUO DIZENDO, ENQUANTO NÃO TERMOS UM ” CABRA MACHO”, TIPO SUA EXCELÊNCIA CASTEIO BRANCO, PARA “LIMPAR A ÁREA”, CONTINUAREMOS NO ” BANHO MARIA”. VEJAM SÓ !, ESSE ATUAL MIN ISTRO DA JUSTIÇA, QUANDO SSP/0%, FALAVA E BRADAVA ACERCA DE FALTA DE OPERAÇÕES CONTUMAZES PARA DIZIMAR ESSAS BANDIDAGENS, S.M.J., ” O CABEÇA SEM PELO” ATÉ À PRESENTE DATA NADA FEZ. VIRAM HOJE NO D.O., DG, EM FÉRIAS. RAPAZ !, DEUS QUEIRA QUE ELE NÃO VOLTE NUNCA MAIS, PORQUE PARA MIM É UM “NADA”. E, POR ESTE E OUTROS DETALHES QUE, CONFIRMO E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  69. Não mexam com o ânus do Jacaré PM que ele fica uma fera: sai dando a bunda velha para a geral disse:
    12/10/2016 ÀS 3:33
    O Jacaré não muda: mexa com o cagador dele que ele vira o demônio

    Vc deve ser mal amado, é digno de dó.

Os comentários estão desativados.