Aposentadorias disparam, e Polícia Civil de São Paulo encolhe…( Não se iludam, o Povo e o Governo constataram que investir na Polícia Civil é como tentar ressuscitar defunto! ) 63

Aposentadorias disparam, e Polícia Civil de São Paulo encolhe

ROGÉRIO PAGNAN
DE SÃO PAULO

25/10/2016 02h00

Os pedidos de aposentadoria de policiais civis de São Paulo tiveram uma explosão de mais de 800% em dez anos e agravaram a falta de equipes para investigar crimes.

Neste ano, apenas até agosto, 1.260 escrivães, investigadores e delegados pediram desligamento, contra 139 solicitações em 2006 inteiro.

Como não há reposições na mesma escala, isso significa um encolhimento da polícia investigativa –que perdeu uma em cada seis vagas preenchidas nesse período.

O quadro se torna ainda mais preocupante diante do diagnóstico de envelhecimento da instituição, que deve se agravar nos próximos anos.
Candidatos aprovados e ainda não chamados pela polícia
Hoje, há 48% mais policiais acima de 61 anos (1.010), já próximos da aposentadoria, do que com até 30 anos (681), em começo de carreira, conforme diagnóstico da corporação obtido pela Folha.

O mesmo levantamento aponta que 2.587 profissionais dessas três carreiras –mais de 12% do efetivo– já têm tempo suficiente para se aposentar.

“Nós, com 60 anos, não temos agilidade para correr atrás de bandido. Eu até brinco: passou do 60, tira a arma e dá uma bengala”, diz João Batista Rebouças da Silva Neto, presidente do Sindicato dos Investigadores de São Paulo, para quem a polícia “está velha e desmantelada”.

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) diz que a disparada de desligamentos foi agravada por lei de 2014, revogada no ano seguinte, que baixou a idade máxima para aposentadoria de policiais.

A explosão das baixas, porém, é uma tendência anterior a essa mudança –em 2013 foram 785 pedidos.

O governo destaca ainda a crise econômica e a Lei de Responsabilidade Fiscal como entraves para a contratação de funcionários.

CONTRATAÇÕES

O deficit no efetivo da Polícia Civil tem reflexos diversos –da espera para atendimento nas delegacias até os resultados das investigações. Em São Paulo, apenas 2% dos roubos são esclarecidos.

O impacto é agravado pela incapacidade do governo paulista em fazer contratações.

Em 2013, a gestão Alckmin anunciou um pacote para a segurança que previa, entre outras coisas, a contratação de 3.000 policiais civis para melhorar a investigação.

Um concurso foi aberto, mas as fases se arrastaram por mais de dois anos. E, de 2.301 candidatos aprovados, só 763 foram convocados. “A gente não tem data nem previsão nem informação”, diz Luciana Peixoto Pinheiro Silva, 30, aprovada para delegada.

“Vira e mexe as pessoas perguntam: e o concurso? Nem sei mais o que dizer. Tem gente que acha que nem passei”, afirma Jorge Augusto Val Barboza, 29, aprovado para escrivão. Ele diz que os aprovados são alvo de piadas.

“Teve gente ganhou distintivo de plástico, revólver de espoleta. Brincando, você até ri, mas, no fundo, fica chateado em ser motivo de piadas.”

Do contingente chamado, só 49 são para delegados. Desde 2014, 379 policiais nessa função deixaram a carreira.

O deficit da Polícia Civil (incluindo a Científica) passou em dez anos de 8.370 para 14.810 agentes –alta de 77% de cargos não preenchidos.

“Estamos vivendo um momento muito difícil”, diz a presidente da Associação dos Delegados, Marilda Pinheiro. “Se não houver pronta intervenção do governo, com nomeações de todos aprovados, além de abertura de novos concursos, a Polícia Civil terá decretado sua falência”, afirma.

CONHECIMENTO

“Se a Polícia Civil não se repensar é bem capaz que, nos próximos cinco anos, ela seja extinta. E isso não é só São Paulo. Isso é uma realidade parecida no resto do país”, diz Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Para a professora de administração da FGV Maria José Tonelli, os dados do governo mostram que a polícia enfrenta hoje problemas que o Brasil terá daqui a 20 anos –quando a força de trabalho terá muitas pessoas velhas.

“De repente a gente vai ter um buraco muito grande, vai te que fazer uma recomposição às pressas, e não vai ter um processo de passagem de conhecimento, de transmissão intergeracional”, afirma.

BARREIRAS

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) diz que não tem “medido esforço para investir nas polícias”, tanto para a modernização de equipamentos quanto para a contração de mais funcionários.

Afirma planejar a reposição das aposentadorias, cita concursos e previsão de contratações, mas também as restrições pela crise econômica, que reduziu a receita, e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública diz que a reportagem não pode “ignorar que o Brasil atravessa a pior crise de sua história” e que a legislação “fixa limite de gasto de 46,55% com funcionalismo com base na arrecadação e nas despesas”.

“Naturalmente, à medida que as receitam caem, o percentual de despesa não pode ultrapassar o limite. São Paulo tem reconhecido histórico de cautela fiscal e continuará respeitando os limites prudenciais da LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal]”, diz.

Anteriormente, o secretário Mágino Alves Barbosa Filho também culpou a crise econômica pela alta de roubos, especialmente de cargas.

CONCURSO

A secretaria afirma que, para a reposição de baixas, “principalmente por aposentadorias”, o governador autorizou a abertura de concurso que preencherá 5.400 vagas para soldados da PM. “Os novos profissionais deverão entrar para a corporação em outubro de 2017”, diz.

Para a Polícia Civil, segundo a pasta, foram “empossados 763 profissionais” das três carreiras e outros 1.538 “já foram aprovados em concursos”, embora não haja prazo para serem chamados.

“Serão nomeados de acordo com a disponibilidade orçamentária”, afirma.

O governo estadual diz que a perda de efetivo foi agravada por lei de 2014 que baixou em cinco anos o teto para aposentadoria de policiais.

“Com a lei, a idade máxima passou a ser de 65 anos. Com isso, houve a aposentadoria compulsória de 862 policiais civis entre 2014 e 2015. Em 2015, a lei foi revogada, mas os cargos não foram restituídos automaticamente”, diz.

Colaborou ANDRÉ MONTEIRO, de São Paulo

  1. Desde a greve em 2008 ja se mostrava o que iria acontecer ao sr. Jose Serra. TAI O RESULTADO DA ADMINISTRACAO PSDB QUEM PAGA E O POVO ELEITOR DELE

  2. Culpa do PT, não, pera….

    brincadeiras à parte

    Esse é o resultado de 20 anos de PSDB e delegados sem culhão para fazer uma operação padrão ou uma greve.

    Simples e objetivo.

  3. Essa desgraça de governador, junto com os anteriores dos últimos 20 anos que governou São Paulo, “PSDB”, acabou com a gloriosa Polícia Civil de SP. Deve estar feliz com essa situação, jogando a culpa na Lei de Responsabilidade Fiscal, e crise atual que urge no País. Policiais sem aumento real há anos; agora falta de material humano e motivação para os policiais que sobraram na instituição. Parabéns, Exmo. Sr. Dr. Governador de São Paulo.

  4. Motorista do MP ganha mais. São vários governos de contínua DESVALORIZAÇÃO da PC. Hoje, por exemplo, um escravão e um investigador ganham praticamente a mesma coisa que praça da PM.
    Se prender um dono de desmanche, ao chegar à delegacia é capaz de ser demitido porque estava sem ordem de serviço. (INSEGURANÇA JURÍDICA – VIA RÁPIDA, a lei que demite quem incomoda a cadeia alimentar da corrupção, e RESÍDUO ADMINISTRATIVO, que impede a reintegração dos absolvidos, porque não é “conveniente à Administração”)
    Em pleno século XXI ainda tem CASTAS de policiais e é possível entrar diretamente como delegado.
    Visão do policial como se fosse funcionário público..

    Sem qualquer ofensa aos funcionários públicos, mas:
    Funcionário Público faz o que a lei determina
    Policial faz o que a lei precisa

    E, nesse modelo, é mesmo jogar dinheiro fora.

    Pelo menos há o PROJETO PARA UMA NOVA LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA

    PLC 37/16

    http://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000001937

    SE NEM ISSO PASSAR, acho que é porque o GOVERNO QUER MESMO QUE O MP ASSUMA A PC.

  5. BOM PESSOAL, PELO CONTEÚDO DA REPORTAGEM VCS NOTAM QUE REALMENTE FOI DECRETADO O FIM DA PC, QUEM NÃO TEVE A CORAGEM DE LER O TESTO ACIMA VOU COLAR PARTE DELE AQUI (CONCURSO

    A secretaria afirma que, para a reposição de baixas, “principalmente por aposentadorias”, o governador autorizou a abertura de concurso que preencherá 5.400 vagas para soldados da PM. “Os novos profissionais deverão entrar para a corporação em outubro de 2017”, diz.

    Para a Polícia Civil, segundo a pasta, foram “empossados 763 profissionais” das três carreiras e outros 1.538 “já foram aprovados em concursos”, embora não haja prazo para serem chamados.

    “Serão nomeados de acordo com a disponibilidade orçamentária”, afirma.), OLHA, 5.400 NOVOS POLICIAIS MILITARES VÃO FAZEREM PARTE DO QUADRO DA PM ATE OUTUBRO 2017, E OLHA A QUANTIDADE QUE PASSARAM NOS CONCURSOS DESDE 2013, TOTAL DE 1.538, PORÉM DESSES APENAS 736 TOMARAM POSSE, OS DEMAIS 802 ESTÃO NA FILA AGUARDANDO QUEM SABE UM DIA PODERÃO TOMAREM POSSE, COM CERTEZA MEUS CAROS, QUE DESSES UNS 30% JÁ ARRUMARAM OUTRAS COISAS PARA FAZEREM E NÃO VÃO SE INTERESSAREM EM OCUPAREM UM CARGO NESSA PROFISSÃO.
    LAMENTÁVEL SENHORES, ACREDITO PIAMENTE QUE ISSO É FRUTO DE UMA MÁ GESTÃO POR PARTE DOS ANCIÕES DA CORPORAÇÃO POLICIA CIVIL, OU SEJA, DOS SEUS CLASSES ESPECIAIS QUE SE ACHAM OS DONOS DA POLICIA, MAS SEQUER LEVANTA AS SUA BUNDAS DAS CADEIRAS E PEITAM O GOVERNO, PELO CONTRÁRIO, SE VENDEM POR ALGUMAS CADEIRAS, SÃO NA VERDADES OS VERDADEIROS E LEGÍTIMOS JUDAS ESCARIOTES, QUE SE VENDEM POR ALGUMAS MOEDAS, ISSO É A VERDADE NUA E CRUA.

  6. Estamos perto do final mesmo!!! Além do quadro defasado, que acaba ferrando quem fica, existe a questão salarial, onde não há reajuste tampouco reposição da inflação. Vivemos atrás de estatísticas, nessas operações segura-cadeira, onde temos que se virar prá fazer flagrantes e contar com a sorte andando com uma caracterizada e trombar algo ( se pelo menos tivéssemos um Cepol igual ao Copom, que nos passasse onde acabou de ocorrer determinado crime, ao menos teríamos uma descrição de autor, veículo, etc), mas não, vamos na sorte mesmo. Nossa Polícia precisa ser reestruturada urgentemente e que sejamos cobrados da nossa função, que é a elucidação de crimes. Para isso precisamos contar com o Judiciário, que expeça os mandados solicitados e pare de colocar vagabundo na rua, estes cientes que, delitos de menor potencial ofensivo, não existe pena, portanto continuam no crime. Não há mais cadeias, mas é preso para custódia, para as delegacias específicas ( pensão alimentícia, mulheres) e ainda um IML antes , tudo sempre do outro lado da cidade. Sem falar dos menores, que além de IML, é aquela canseira para entregar na Fundação Casa. Tudo bem, são atribuições, que eu saiba, nossas, mas tal via sacra poderia muito bem ser simplificada. Boa sorte prá nós!!!!

  7. SÉRGIO, SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER, O QUE O GOVERNO ESTÁ FAZENDO, E OS GESTORES DA PC ESTÃO VENDO E FINGINDO NÃO VER, NADA MAIS NADA MENOS DO QUE É QUASE O RESPALDO FINAL DA UNIFICAÇÃO DAS DUAS POLICIAS CARA, E ISSO É BOM PARA TODOS NÓS, INCLUSIVE PARA O GOVERNO E PARA A SOCIEDADE, SÓ TROUXAS QUE NÃO CONSEGUEM ENXERGAREM, ESCREVE O QUE ESTOU POSTANDO, E LEMBRE DAQUI DOIS ANOS NO MÁXIMO DISSO TÁ.

  8. ILUSTRÍSSIMO SENHOR CONDE GUERRA, A SUA DESPEITA E REVANCHISMO, PARA COM A POLÍCIA CIVIL E SEUS INTEGRANTES, BEIRA À INSANIDADE E SE DISTANCIA TOTALMENTE DAQUELE QUE FOI O SEU ALGOZ, O EXMO. SR. GERALDO ALCKMIN. EM NENHUMA PARTE DA MATERIA “O POVO FALA” E MESMO GOVERNO QUE INVESTIR NA POLÍCIA CIVIL É RESSUSCITAR MORTOS OU COISA PARECIDA. O QUE OCORRE É O DE SEMPRE, OU SEJA, O CHAMADO DESCULPISMO, NADA MAIS. “DEMOS 100% DE AUMENTO, ACIMA DA INFLAÇÃO, RECOMPOMOS AS CARREIRA, INVESTIMOS, NISSO NAQUILO, ETC. ETC.” QUANTO AO SENHOR, PODERIA PELO MENOS TER RESPEITO, POR SEU EX-COLEGAS DELEGADOS E PARAR DE CUSPIR ININTERRUPITAMENTE, NO PRATO QUE UM DIA COMEU.

  9. O que acaba primeiro a profissão de taxista ou a de delegado de polícia?

  10. WAGNÃO !, PELO ANDAR DA CARRUAGEM, INFELIZMENTE SOU OBRIGADO A DIZER QUE ANTES DAS DUAS PROFISSÕES ACIMA CITADAS ACABAREM, PRIMEIRO ACABARÁ A NOSSA EGRÉGIA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO E, GRAÇAS ÀQUELES DELEGADOS QUE SE FORAM E ESSES QUE AI ESTÃO ATUALMENTE. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  11. Caros Leitores,

    Só existe uma coisa que o governo teme: Escândalos e imprensa., principalmente em ano eleitoral. Pois bem, somente uma greve geral e bem orquestrada será capaz de reverter esse triste quadro. Imaginemos por exemplo o IML parado, e uma mãe aos prantos, desesperada tentando afastar os urubus sobre o cadáver do filho, postado há mais de 24 horas sobre o sol escaldante, ou outro parente qualquer. Imaginemos ainda a imprensa filmando aquela triste cena. Parece exagero e falta de humanidade de minha parte, más será somente assim que a sociedade sentirá a falta da polícia. Haverá a necessidade do caos, pois todas as tentativas de diálogo fracassaram. Ninguém aguenta mais promessas vazias, ou comissões instaladas e publicadas do diário oficial para nada. É um tapa na cara dos Policiais e suas famílias.

  12. Caro Guerra,

    Em diversas postagens fomos anunciando o desmonte da Polícia Civil pelo governo, com a mais completa cumplicidade dos vendilhões do tempo que ocupam as cadeiras do egresso conselho.

    Deveríamos atribuir aos vendilhões do tempo, diga-se de passagem, todos com patrimônio absolutamente incompatível com os salários que ganham na Polícia, a obrigação de atender o público nessas delegacias esquecidas, afundadas e abandonadas da periferia de São Paulo.

    Fica a esperança do Ministério Público deste Estado, adotando-se como paradigma de atuação o Ministério Público Federal, fazer uma profunda investigação sobre esses esquemas de recolha enraizados nas estruturas das chefias das unidades policiais, que utilizam recursos humanos e materiais da instituição para, através de propinas e achaques, enriquecer ilicitamente àqueles que deveriam como chefes dar o exemplo na instituição.

    Investigar “empresas particulares de segurança” em nome de familiares e as famigeradas “consultoria de segurança” que nada mais são do que lavanderias de dinheiro sujo advindo das mais variadas formas de achaques e de propinas.

    Nesta polícia só trabalha pobre e sem padrinho e quem tem o DNA específico só conta dinheiro.

    Urge passarmos esta polícia a limpo, esperamos que entre outras investigações, o Ministério Público dispense especial atenção à corrupção policial advinda da fraude em combustíveis, procurando identificar os “classe diamante” que se enriqueceram ilicitamente com isso.

    A corrupção é, sem sombra de dúvidas, a principal causa de apodrecimento e descrédito da nossa instituição. Já que, internamente, não temos força para combater esse mal, esperamos que o Ministério Público o faça pois, como instituição, ao que tudo indica, já nos encontramos em estado terminal.

  13. Engraçado: Para a imprensa só existem DELEGADOS ESCRIVÃES E INVESTIGADORES!!! Cadê as outras carreiras??

  14. SR. ASSIS !, S.M.J., O CULPADO DE TUDO ISTO SE CHAMA DESGOVERNO. VEJA !, SE PARA ELE NEM DELEGADOS NÃO VALEM NADA, IMAGINE OS RESTOPOLS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…SS

  15. PESSOAL !, ENTENDO QUE ENQUANTO NÃO ASSUMIR UM SSP DE SACO ROXO, JAMAIS OCORRERÁ QUALQUER TIPO DE MELHORIA PARA A P.C. E, COM UM DETALHE MÁXIMO, SEM QUE HAJA OUTROS PRETENDENTES PARA O REFERIDO CARGO. EXEMPLO : COMO É DO CONHECIMENTO DE TODOS, ESSE ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA OCUPOU O CARGO DE SSP/SP POR DUAS VEZES E AO ASSUMIRA PRESIDÊNCIA, GRAÇAS A DEUS LEVOU CONSIGO O EX-SSP, CABEÇA PELADA QUE DURANTE SUA PASSAGEM CONSEGUIU JUNTO AO DESGOVERNO O EXORBITANTE AUMENTO SALARIAL PARA AMBAS AS POLÍCIA DE 0%. RAPAZ !, TENHO MAIS É QUE GRITAR… E, ME AJUDEM AÍ Ó.

  16. PESSOAL !, ENTENDO QUE ENQUANTO NÃO ASSUMIR UM SSP DE SACO ROXO, JAMAIS OCORRERÁ QUALQUER TIPO DE MELHORIA PARA A P.C. E, COM UM DETALHE MÁXIMO, SEM QUE HAJA OUTROS PRETENDENTES PARA O REFERIDO CARGO. EXEMPLO : COMO É DO CONHECIMENTO DE TODOS, ESSE ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA OCUPOU O CARGO DE SSP/SP POR DUAS VEZES E AO ASSUMIRA PRESIDÊNCIA, GRAÇAS A DEUS LEVOU CONSIGO O EX-SSP, CABEÇA PELADA QUE DURANTE SUA PASSAGEM CONSEGUIU JUNTO AO DESGOVERNO O EXORBITANTE AUMENTO SALARIAL PARA AMBAS AS POLÍCIA DE 0%. RAPAZ !, TENHO MAIS É QUE GRITAR… E, ME AJUDEM AÍ Ó.

  17. Os Delegados, são péssimos estrategistas, percebem que a intenção do Governo é que o MP investigue e a Mike apoie a cana, mas acreditam que nesta nova estrutura “continuaram” com seus privilégios, ingênuos, terão o mesmo destino dos Carcereiros, serão extintos e vão ver seu salário e direitos, reduzidos ano após ano.

    A prova:

    Salário e o prestigio:

    -Da Defensoria X Data de sua criação (10 anos).

    (Em relação)

    Salário e o prestigio:

    -Da PC X Data de sua criação (175 anos).

  18. A melhor noticia do ano pra policial civil honesto e que vive do salário é “a volta dos bizus”…

    Corre Bizu de aumento no Vale coxinha igualando com a Pm e de 5 a 12% de aumento no salário.

    Algum bizu a mais?

  19. SR. CARCEREIRO 13 !, CONCORDO COM O SEU EXCELENTE EXPOSTO. HÁ DOIS ANOS FORMEI UM FILHO EM DIREITO, O QUAL ESTAGIOU POR DOIS ANOS NA DEFENSORIA/SP, ACONTECE QUE ELE COM A CARTEIRA DA O.A.B. NA MÃO, CONSEGUIU UM EMPREGO NA INICIATIVA PRIVADA, EMPRESA CONCEITUADA, SEM FALCATRUAS, COM UM SALÁRIO PRÓXIMO DESSES “MAJURENGOS”, E COM UM SALÁRIO MAIOR DO QUE O MEU QUE, FIQUEI ME “FODI” POR APROXIMADAMENTE QUATRO DÉCADAS NA CONDIÇÃO DE ESCRAVÃO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  20. Concordo plenamente com as afirmações do Sr. Extintopol, parabéns.

  21. Segundo a Secretaria de Segurança Pública as contratações estão sendo obstadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas uma simples consulta à legislação (art. 22, paragrafo único, da LC 101/2000 – LRF) refuta-se, com tranquilidade e com amparo legal, tal argumento. A proibição de provimento de cargos públicos, quando atingido o limite prudencial não afeta a reposição de cargos públicos decorrentes de aposentadorias ou falecimentos de servidores das áreas da saúde, educação e SEGURANÇA.
    Assim, mesmo que atingido tal limite prudencial o executivo poderia sim contratar os 280 delegados aprovados, pois segundo informações da própria SSP (documento oficial abaixo) existem hoje 328 cargos de delegado de policia de 3ª classe decorrentes de aposentadoria e falecimento.
    Registra-se que este é um dos inúmeros argumentos que demonstram que as desculpas do governo para não nomear são, uma vez mais, apenas falácia.

  22. Preste atenção na sutileza da notícia: 5400 vagas de soldado PM, com previsão de posse para outubro de 2017. Polícia Civil: 1538 não se sabe o que, com prazo de posse indeterminado. Pois é, a firma vai fechar.

  23. Cadê o Reajuste Salarial ???

    Cadê o Aumento Salarial ???

    Cadê o Auxílio Alimentação ???

    Cadê o Reajuste do ” ALE” ???

    ETC………

  24. Alckimin com aquela fala de bom moço, todo educado, nunca se envolve em polémica, sereno enfim…

    Com este estilo, tal Politico vai levando a populaçao no papo e conquistando votos.

    Mal sabem que por trás deste teatro existe um pessimo administrador.

    Mas ele nao e tonto. Sabe fazer o jogo eleitoreiro

    Ciente de que a sociedade na sua maioria odeia a Policia Civil, o Tucano esta dilacerando a PCSP. Isso nao trará consequências pra ele nas urnas

    Tenho certeza que quando algum canal de comunicação veicula a decadência das Delegacias e o sucateamento da PC, grande parte das pessoas dão razão ao governo e dao risada de nós. Na cabeça do povo, o Governo nao tem que dar aumento de salario e estruturar um monte de bacana que tem património milionário e usa da funcional para enriquecer.

    Quando passei na PCSP, varios conhecidos me diziam: ” logo logo estara andando de caminhonete de 120 mil e com Apto no litoral”. Alguns me diziam: ” nem vai precisar se esforçar para ir em busca de dinheiro, a grana vira ate vc ”

    Lamentavelmente esta é a imagem da PC. Ninguem ve que a maioria trabalha honestamente e esta afundada em dividas, andando de carro velho e outras coisas mais.

    Se o pessoal da saúde fizer greve o Governo se preocupa, pois a populaçao tem pena deles.

    Para o pessoal da Educaçao, idem.

    Agora se o pessoal da PC fizer greve, a populaçao joga pedras nos grevistas

    O Governo tem este trunfo consigo!!

    So existe uma saida: Prestar outro concurso e pular fora!!

    Dá-lhe Alckimin para Presidente!!

  25. Senhor Na UTI

    Efeito colateral do “acerto” o indivíduo, uma vez, pego em uma investigação cometendo um crime, quando consegue corromper o policial, fica sentindo-se vítima (Da concussão), mas não pode explicar o motivo. E como vingança sempre que pode fala mal da polícia, tomando o cuidado de nunca revelar o verdadeiro motivo.

  26. Polícia Civil está como a OGX do Eike Batista: Teve seus momentos de glória e hoje definha. Pertenço a classe e fico extremamente triste com o ocorrido. Se para delegado e investigador está ruim, imagina então para carcereiros e agentes policiais.

  27. Educação, Saúde e Segurança Pública. Prioridades que estes políticos safardanas não consideram. Bando de inúteis.

  28. Alckmin quer a presidência. Para afundar ainda mais o Brasil. Bandidagem agradece o grande empenho do senhor governador. Entrevista dada a rádio jovem pan, sobre explosão de caixas eletrônicos, reflete bem sua personalidade e egocentria.

  29. Não sei como as autoridades da polícia civil se prostam diante da gama de secretários de segurança pública que tivemos em SP. Difícil não vomitar diante das ilustres autoridades que tem sua incompetência sempre premiada. Diferença de atitude entre os comandos da PC e da PM mostram o porque chegamos a este nível de precariedade.

  30. PROCUREM O PARECER DO PGR , O PROCURADOR RODRIGO JANOT DATADO DE 22/09/2016 , N: 222415/2016 ,SUSPENSÃO DA LIMINAR DA MALDITA SPPREV. N: 1035 , ONDE ELE MANDA O ESTADO DE SP APOSENTAR OS POLICIAIS CIVIS , QUE ENTRARAM ANTES DE 2003 NOS TERMOS DA LEI 51/85 , CORRAM ANTES QUE O ALKIMIM E O TEMER ,ATENTEM CONTRA NOSSOS DIREITOS , VOU PRO PAU COM 27 ANOS DE POLICIA 5 FORA E 55 DE IDADE ,O NÃO DO ESTADO EU JA TENHO VOU CORRER ATRAS NO SUPREMO , FUIIIII…

  31. estes camaradas estão muito abusados….

    e a promoção dos policiais civis por antiguidade em 2016 ? que até agora não foi publicada…

    cade a restruturação .

  32. Caro Jacaré: A unificação das Polícias talvez seja uma excelente saída, concordo. Agora diga-me como ficarão os delegados e o alto oficialato da PM, em termos hierárquicos e atribuição de funções, diante da extrema vaidade existente no ” alto clero” de ambas as instituições. O governo não quer saber de nenhuma delas, ignora a Civil e se caga de medo da PM. Abs!

  33. Se os majuras dos outros Estados fossem iguais aos de SP, a PC em todo o Brasil já havia sido extinta há muito tempo. Os caras são muito ruins, não estão nem aí com a nossa querida Instituição.

  34. sergio disse:
    27/10/2016 ÀS 22:04
    Caro Jacaré: A unificação das Polícias talvez seja uma excelente saída, concordo. Agora diga-me como ficarão os delegados e o alto oficialato da PM, em termos hierárquicos e atribuição de funções, diante da extrema vaidade existente no ” alto clero” de ambas as instituições. O governo não quer saber de nenhuma delas, ignora a Civil e se caga de medo da PM. Abs!

    SINCERAMENTE EU NÃO SEI, POIS HOJE SOU UM MERO SARGENTO APOSENTADO DA PM SP, ACREDITO QUE ELES QUE SÃO OS SMIDEUSES QUE DISPUTARÃO NO TAPA E SE RESOLVEM, POIS PARA MIM, QUEM DEVERIAM FICAR NA FRENTE DA POLICIA UNIFICADA OU SEJA NO COMANDO, NÃO SERIA NEM DELEGADO E NEM OFICIAL, E SIM O PROMOTOR PÚBLICO, GRANDE ABRAÇO.

  35. Tem que extinguir mesmo essa instituição. Governada por cabeças pensantes com titica de galinha na cabeça, tentando defender o indefensável, que é uma polícia oitocentista, com atribuições anacrônicas, servindo de capacho desde o padeiro amigo do seccional até deputado corrupto, passando por “artista” de novela, sem um pingo de respeito por si e por seus integrantes, surpreendo – me como ainda possa existir.

    Delegados de Policia são uma carreira surpreendentemente anacrônica. Assumem uma função judicial sem ser, ganham 1/3 do que ganha um juiz de 22 anos de idade, isso quando ganham bem, tipo em Roraima, terminam inevitavelmente bêbados e/ou corruptos, choram porque não conseguiram ser outra coisa na vida, e ainda dependem de outras carreiras que trabalham ainda na polícia civil ou porque a transformaram em bico pra ter a arma, ou porque se prevalecem dela pra roubar e um dia fatalmente ser preso ou morto, ou porque, já sendo ricos por herança de papai, entraram na polícia pra dizer que pelo menos tem uma ocupação de que não precisam.

    E a atividade investigatoria, que deveria ser a atividade fim da polícia civil, é relegada à última instância, sendo assumida por setores da PM e do MP, que obviamente não conseguem exaurir a demanda, somente atuando em casos de relevo, “política e midiaticamente” interessantes, enquanto a esmagadora maioria dos crimes, estrategicamente, ficam sem solução, porque ninguém quer efetivamente aumentar mais ainda a população carcerária do país, pra não melindrar a ONU.

    Então, como uma polícia absolutamente anacrônica como a polícia civil, que serve justamente aos interesses políticos e corporativos justamente para não funcionar, não poderia ser mesmo extinta?

    Resposta: ela não vai ser extinta porque sua função de não servir é a que ela mais serve. Entenderam ou tenho que desenhar?

  36. DR. RAQUEL KOBASHI !, MEUS PARABÉNS PELA ESMAGADORA VITÓRIA. RAPAZ !, ESSE MAJURENGO “DINI” AINDA FICA QUESTIONANDO O BANHO DE VOTOS QUE ELE TOMOU ! S.M.J., O LUGAR DELE É LÁ NA RUA DA CONSOLAÇÃO. E POR DERRADEIRO, ESTÁ NA HORA DESSE CONTERRÂNEO GALEGO IR PUXAR UNS PLANTÕEZINHOS LÁ PROS FUNDOS DA ZONA LESTE. E, ME AJUDEM AÍ Ó !… .

  37. somente um trouxa ou louco de todo genero para trabalhar na policia civil de são paulo,,, baixo salario , se quiser trabalhar de viatura, tem que ficar pedindo esmolas, esta sujeito a responder sindicancia por qualquer motivo ,,, e se não tiver um bom advogado vai pra rua ,,, logo aposentei,,,, alem de trabalhar aos domingos, feriados depois de trabalhar a semana toda,,,, ferias não existe,, sempre tem que aguardar um pouquinho,,, tudo lamentavel,,,,

  38. O esvaziamento e desmonte da Polícia Civil, sem a readequação do quadro de pessoal, já ocorre há alguns anos. No interior, em vários municípios, a Polícia Civil só existe graças à iniciativa dos prefeitos municipais que cedem funcionários das prefeituras para fazerem serviços policiais próprios do Estado.

    O pano de fundo ou mentira política para calar a opinião pública e a mídia sobre esse desmonte que acarretou o fechamento de várias delegacias, foi a nominada “Reengenharia da Polícia Civil”. Pois bem, a primeira parte o governo já fez com brilhantismo, ou seja, demoliu, destroçou a Polícia Civil, agora o que queremos saber é se vai fazer a 2ª parte que é reconstruir o que destruiu.

    Tudo isso com a cumplicidade dos vendilhões do templo.

  39. SR. “Graças aos vendilhões do tempo a Polícia Civil está em ruínas ” !, MEUS PARABÉNS PELO SEU VERÍDICO EXPOSTO. MEU AMIGO, NÃO SEI A QUE CLASSE VOCÊ PERTENCE, MAIS EU PARTICULARMENTE SÓ TENHO DÓ DE UMA OU SEJA A DOS “ESCRAVÕES”. PELO QUE ENTENDO UM POUQUINHO, LOGO MAIS OS ESCRIVÃES SEM SOMBRA DE DÚVIDAS ESTARÃO “TOCANDO” NADA MAIS NADA MENOS DO QUE 2.000 I.Ps. E COM UMA CONDIÇÃO SE ATRASAR O PRAZO, RUA DA CONSOLAÇÃO.AGORA LHE PERGUNTO ? QUEM É O “SUPER-MAN” QUE IRÁ AGUENTAR E RESPONDER POR UMA BUCHA DESSA E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  40. PESSOAL !, ACABEI DE LER NO SITE DA ADPESP : ” PRESIDENTE MARILDA E REPRESENTANTES DOS SIPOLS. REUNE-SE COM D.G”. S.M.J., VOCÊ SE REUNIR COM UM 0%, SUBTENDE-SE QUE NADA OCORRERÁ E, SE OCORRER, PODEM ME COBRAR POSTERIORMENTE A SARDINHA INTEIRINHA IRÁ PARA O PRATO DELES, MAJURAS, ENQUANTO QUE OS RESTOPOLS. DEGUSTARAM AS ESPINHAS. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  41. 28/10/2016 11h21 – Atualizado em 28/10/2016 12h29 (NO G1 NOTÍCIAS)
    Chefes dos poderes iniciam reunião no Itamaraty sobre segurança
    Temer, Renan, Cármen Lúcia e ministros participam do encontro.
    Autoridades não falaram com a imprensa na chegada ao palácio.

    Prefiro o tempo de: “seu comentário está aguardando moderação”,eram publicados após checados, à vezes não. Agora simplesmente desaparecem.

  42. Corrigindo: “às vezes” e não como constou logo acima. Oh! dedo anelar da mão esquerda fraco, aliado a pressa…..Vixe.

  43. DIireto de Tutóia-MA ! EU QUERIA VÊ-LO FAZER ESSE TIPO DE FALCATRUA LÁ NA TERRA DO SR. JOKO, AI ELE IA VÊ COM QUANTOS PAUS SE FAZIA UMA JANGADA. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  44. Os índices de reposição de inflação ainda estão sendo discutidos entre governo e sindicatos, o governo acena com 5% e os sindicatos exigem 12%, mas o fato é que o governo vai repor a inflação de ao menos um dos anos, já que ficamos sem reposição inflacionária em 2015 e 2016, para não ficar contrário ao que exige a constituição, como são dois anos sem repor a inflação, o governo mostra disposto a repor a inflação de 2015 que foi aproximadamente 7,2%, enquanto a de 2016 deve fechar em 11%, assim o governo cumpre em parte o que manda a constituição, e fica de bem com todos ao repor a inflação de 2015, que deve ocorrer em dezembro com pagamento em janeiro de 2017.

  45. eita porra. apareceu um tal blindado novato, cover ??

    esse ai é um puro analfabeto. e me ajudem ai meu..

  46. Vamos recordar:

    Foi assassinado por policiais militares por não parar numa blitz.

    Não portava arma de fogo. Confundiram o celular da vítima com uma arma.

    Salvo engano, alegaram ter encontrado droga no carro(entrujada).Além de assassinar, maculam a honra da vítima.

    O Comandante Geral mandou um mensageiro da morte com uma cartinha onde a PM pedia desculpas à família da vítima.

    Se desgraça pouca é bobagem, ontem ficou completa com a ABSOLVIÇÃO dos PM’s envolvidos.

    Parabéns Justiça brasileira por mais esse estímulo para que pm’s continuem matando impunemente. Neste incomum caso não assassinaram, como de costume, o pretinho pobre da periferia, foi um publicitário em área nobre de São Paulo.

    Meus sentimentos à mãe, demais familiares e amigos da vítima.

    Parabéns Brasil

  47. A exigência do NU ( Nível Universitário ) principalmente para carreira de Investigador que fode com tudo na PC,os salários já não são dos melhores as pessoas com um certo estudo dificlmente resolve entrar.
    Resumindo PCESP nunca conseguirá ter um efetivo adequado para proporcionar um bom atendimento à população.

  48. é isso mesmo ! vai investir em uma instituição que nao faz poooooooooorra nenhuma……os plantonistas que fazem 12×24, 12×72 só sabem reclamar…………quem faz expediente só sabe reclamar…………enquanto isso a PM prende ladrão, atende briga de casal etc….. tem que acabar com essa merda de puliça cevil………………bando de inútil………….vao choraar no pau da bandeira kkkkkkkkkk…………….não esqueçam de tomar o remedinho pra artrite artrose e osteoporose antes kkkkkkkkkkk.

  49. Governador, Ministério Público, Comandante Geral, parabéns disse:
    30/10/2016 ÀS 13:52
    Vamos recordar:

    Foi assassinado por policiais militares por não parar numa blitz.

    Não portava arma de fogo. Confundiram o celular da vítima com uma arma.

    Salvo engano, alegaram ter encontrado droga no carro(entrujada).Além de assassinar, maculam a honra da vítima.

    O Comandante Geral mandou um mensageiro da morte com uma cartinha onde a PM pedia desculpas à família da vítima.

    Se desgraça pouca é bobagem, ontem ficou completa com a ABSOLVIÇÃO dos PM’s envolvidos.

    Parabéns Justiça brasileira por mais esse estímulo para que pm’s continuem matando impunemente. Neste incomum caso não assassinaram, como de costume, o pretinho pobre da periferia, foi um publicitário em área nobre de São Paulo.

    Meus sentimentos à mãe, demais familiares e amigos da vítima.

    Parabéns Brasil

    lllllllllllllllllllllllllllllllllll

    E O SR ACHA CERTO TODOS FURAREM BLITZ.?????

    SE AQUELA VITIMA TIVESSE PARADO NA BLITZ DA PM …. O MESMO ESTARIA VIVO HOJE…

    ENTÃO SE OS PMs TEM CULPA,, ISSO NÃO SIGNIFICA QUE A VITIMA É TOTALMENTE INOCENTE……

    A VITIMA TAMBEM TEVE CULPA NO FATO OCORRIDO…
    A VITIMA ATRAIU O ACONTECIMENTO….

    E SÓ ACONTECE ACIDENTES DE TRABALHO … QUEM ESTA TRABALHANDO……

  50. Marcião

    Perdeu a grande oportunidade de ficar CALADO.

    Acidente de trabalho? Vai falar isso na cara da mãe de vitima.

    Nossa !!!!!!

    Furar Blitz é crime hediondo pra PM né.

    Você falou exatamente o que eu já ouvi em roda de PM’s.

    Putz, que merda cara.

Os comentários estão desativados.