Comandantes Gerais das PMs do Brasil conspiram junto ao Ministro Alexandre de Moraes a instituição do ciclo completo e a manutenção das benesses previdenciárias dos militares estaduais…( Como de regra, desfilam mentiras denegrindo a carreira dos Delegados de Polícia! ) 87

Comandantes Gerais das PMs do Brasil se reúnem com os ministros da Justiça e Defesa

Os comandantes-gerais de todas as Unidades Federativas do Brasil reuniram-se com o ministro Alexandre de Moraes, no Ministério da Justiça e Cidadania, na manhã desta quinta-feira (27).

Durante o encontro, foram abordados assuntos relativos ao Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o sistema previdenciário voltado às instituições policiais e bombeiros militares.

O coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira comandante-geral da PMDF ressaltou a importância das policiais para a garantia do estado de Segurança. Segundo o coronel Nunes, um cálculo realizado no ano de 2012 mostra que 37 milhões de Reais estão sendo desperdiçados, isto em horas perdidas por equipes policiais parados em delegacias.

“Às vezes, para registrar ocorrências simples, como porte e uso de drogas, inutiliza-se 5 equipes, problema que seria resolvido facilmente com o TCO, fora as vidas que poderiam ser salvas neste período”, afirmou o comandante Nunes.

cmt-geral-2A reunião dos comandantes teve continuidade durante a tarde, no Ministério da Defesa, onde o Ministro Raul Jungmann recebeu os coronéis.

O coronel Mauricio Rezende Gouveia, representando o coronel Nunes, ressaltou os interesses das Policias Militares nas prerrogativas inerentes ao TCO e votação PEC que trata das aposentadorias policiais.

A Associação dos Comandantes-gerais das Policiais Militares foi presidida pelo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marcos Bianchini.

Fonte: https://blogdopoliglota.com.br/2016/10/28/comandantes-gerais-das-pms-do-brasil-se-reunem-com-os-ministros-da-justica-e-defesa/

  1. Velho Puliça diz::
    Antes de serem postados comentários aqui, observem uma coisa meus amigos Policiais Civis (Os comandantes-gerais de todas as Unidades Federativas do Brasil reuniram-se ) . União?. Isso não existe na Puliça Civiu. Onde já “si viu” fazer essa bobagem, de todos se unirem. Isso é coisa de PM meu!

  2. SABIA OBSERVAÇÃO COLEGA
    Velho Puliça disse:
    01/11/2016 ÀS 11:36
    Velho Puliça diz::
    Antes de serem postados comentários aqui, observem uma coisa meus amigos Policiais Civis (Os comandantes-gerais de todas as Unidades Federativas do Brasil reuniram-se ) . União?. Isso não existe na Puliça Civiu. Onde já “si viu” fazer essa bobagem, de todos se unirem. Isso é coisa de PM meu!

  3. Velho Puliça diz::
    Antes de serem postados comentários aqui, observem uma coisa meus amigos Policiais Civis (Os comandantes-gerais de todas as Unidades Federativas do Brasil reuniram-se ) . União?. Isso não existe na Puliça Civiu. Onde já “si viu” fazer essa bobagem, de todos se unirem. Isso é coisa de PM meu!

    E AINDA TEM TOLOS QUE SAEM DA PM PARA VIR PARA A CIVIL, E SE TIVER MUITA SORTE DE NÃO ARRUMAR PROCESSO ADM E SER EXONERADO NESSE TEMPO , E AINDA ESTIVER VIVO, SE APOSENTARA COM 65 ANOS DE IDADE, ENQUANTO NA PM COM 45 ANOS JÁ ESTA APOSENTADO COM COM TRÊS PROMOÇÕES E COM SALARIO INTEGRAL E PARIDADE, !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUER VIR PARA A POLIÇA SERVIL kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  4. Velho Puliça e ASP/EX-ESCRIBA

    Mais um ao coro!

    E depois que a PF começou a investigar políticos, qual é o político que vai colocar o dinheiro do contribuinte numa PC?

  5. Por mim os PMs podem pegar as carceragens dos DPs e as escoltas de presos. Não sobrou nada de bom na PC mesmo. Detran e Ciretran, já era. Emissão de porte de armas a segurança e outros, já era. Não sei por que a PF ainda não pegou as emissões de RGs.
    Até Soldado PMs tem nojo de cumprimentar PCs nos DPs. Cumprimentei um SD Pm e ele limpou as mãos depois com nojo, é olha que nem trabalho num DP e trânsito, onde a entrada e saída de presos são bem maiores.
    Os PMs ganham uma verba a mais nas carceragens de fóruns dentre outros recintos.

  6. Olha que coxinha maldito! Diz ele que vidas estão sendo perdidas porque meganhas ficam parados nas delegacias…ou seja, a culpa de nego morrer na rua é por causa das Polícias Civis!
    E aí, delegados? Vão continuar quietos?

  7. Outra coisa: os meganhas ficam batalhando pelo tal do “circo completo” como se existisse mão de obra suficiente para tanto. Nem as delegacias dão conta de atender os forjantes dos caras, quanto mais os fóruns criminais. Vocês acham que o estado vai multiplicar por dez o número de juízes, defensores, promotores…??? É mais barato manter um delegado com salário de seis mil contos ou um juiz que ganha 20 paus?
    O mais engraçado é que nem a PM tem efetivo suficiente. Na região da minha seccional a PM não está mais fazendo beó de acidente de trânsito por falta de coxas nas companhias. Todos que procuram os PMs para registro dessas ocorrências NÃO CRIMINAIS são encaminhados para as delegacias mais próximas. P I A D A !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. BEM FEITO, ESSES DELEGADOS DINOSSAUROS DO KARVALHO NUNCA OLHARAM PARA A INSTITUIÇÃO COMO UM TODO, ERA SEMPRE E UNICAMENTE PARA SEUS PRÓPRIOS UMBIGOS. PC QUE VÁ PARA A PUTA QUE O PARIU.

  9. A pm que faça tudo, que a polícia civil acabe o quanto antes, chega de carregar bandidos nas costas, que os PMs bandidos assumam tudo chega de Delegado de Pelúcia.

  10. POLÍTICOS,
    É MELHOR COLOCAR UM FREIO!

    DIZERES DE POLICIAIS MILITARES.

    “PAISANO É BOM, PENA QUE TEM MUITO”

  11. Eu apoio! E digo mais: quero que a PM tome a porra toda e eu seja enquadrado como Tenente ou Major. Sai ganhando 12 13 mil de aposentadoria

  12. vai acabar……….. vai acabar a puliça cevil………..depois disso os remanescentes da cevil serão porteiros de asilo kkkkkkkk

  13. ESTA NA SIPOL

    CONVOCAÇÃO SOBRE O DESCASO

    08 de novembro as 16:00hs no Vão livre do Masp .

  14. O Fernandinho, pode deixar que nó os remanescentes, vamos cuidar restinho da sua MÃE.

  15. Se a PM assumir essa merda, nós policiais operacionais, teremos apenas beneficios, tais como aposentadoria “realmente” especial, promoções, etc., vamos torcer pessoal é a nossa única salvação. Quanto aos delegados esses são os principais culpados de toda essa tragédia.

  16. Por mim os PMs podem abraçar tudo, TC, flagrante, inquérito, boletim de ocorrência, atendimento ao público etc! Não ganho nem para ficar sentado o dia todo na delegacia, quanto menos para trabalhar de verdade! Só o falo porque não tem outro jeito, já que não sou de família rica, não ganhei na loteria e também não estudei (e agora nem tempo de estudar estou tendo) o suficiente para sair dessa merda!
    Deixa a PM fazer o que achar melhor para eles, a polícia civil não está dando conta nem de tomar conta de delegacias que ficam fechadas, sendo que as que estão abertas estão capengando e com o mínimo do mínimo de pessoal!
    Eu aceito até mesmo ser auxiliar da PM, pois com certeza trabalharei menos do que como escrivão, tendo que levar a delegacia nas costas, fazendo TC, flagrante, registrando boletins de ocorrência, tocando e presidindo inquéritos, trabalhando de segunda a sexta e ainda concorrendo em escalas abusivas nos finais de semana e feriados etc!
    Uma coisa é certa, ao menos os comandantes da PM estão correndo atrás de benefícios para seus pares, enquanto que nós…

  17. DÁ PARA DISPUTAR PM X PC. OLHA SÓ A IDADE DOS COMANDANTES ENTRE 45/50 ANOS. JÁ NA POLÍCIA CIVIL NOSSOS CONSELHEIROS – 65/70 ANOS – IDADE MINIMA. ESTAMOS MUITO LONGE DA PM EM TUDO, PARECE QUE A FALÊNCIA DA PC É INEVITVEL

  18. JA DIZIAM ANTIGAMENTE “TODA DESGRACA PRA CORNO E POUCO”, ESTA CLASSE DE DELEGADOS SEMPRE CUIDARAM DE SEUS UMBIGOS, E NUNCA PELA INSTITUICAO, AGORA E TARDE, SERAM REMANEJADOS SEI LA PRA ONDE, E SE DEPENDER DE MIM, ……….., AGORA NOS SEREMOS ABSORVIDOS DENTRO DA POLICIA MILITAR, SEGUNDO ME CONFIDENCIARAM, E ASSIM SERA O FIM DA POLICIA CIVIL, VELHA E COMBALIDA, TUDO PELA FALTA DE ADMINISTRACAO E SUAS EXTORSOES.
    SEGUNDO FALARAM COMO SERA ANALISADO O PROJETO DO CIRCULO COMPLETO, E EM CONJUNTO COM A UNIFICACAO, A PM ESTA DEMONSTRANDO QUE SEUS QUADROS ESTAM MUITO MAIS ORGANIZADOS, ASSIM EM VEZ DE UNIFICACAO SERA UMA ABSORCAO, JA TEM ATE O NOME NOVO POLICIA ESTADUAL.
    E O FIM TURMA.

  19. E quem disse que numa eventual extinção da PC nós iremos para a PM com todas as vantagens dos milicianos ?
    Acorda filho, com certeza iremos para outras secretarias…

    O MP não quer a gente também.

    Sobra a SAP…
    Tira faz escoltas, carcereiro bate grade e escrivão vira administrativo.

  20. O que o Comandante Geral disse, em poucas e boas palavras, é que nós Oficiais de fato somos mais capazes que os outros chefes…. pura verdade. Que somos nós Oficiais os únicos especialistas em segurança pública . Nossos praças são adestrados e por isso sabem trabalher corretamente.Mudança já em todos Estados.

  21. Toda vez que é necessário se registrar um TC, é um atestado de incompetência da polícia preventiva.

  22. que nada, os delpols ja ganharam o que pediram….eles ja tão por cima … e não tão nem ai .com essa unificação…

  23. a única coisa que não gosto desta unificação, é a de usar farda…

    fora isso !!!! que se dane…………………

  24. tambem acredito que aqueles puliças do GOE não irão sentir diferença alguma ,
    irão estranhar somente quando cruzarem com os sargentos … terão obrigação de bater CONTINÊNCIA….

  25. a não ser que os puliças que são da GOE, se tornem sargentos….
    ai terão que bater continencia aos outros superiores…

  26. de uma coisa eu tenho certeza…

    vai ter um monte de EX PC que irão entrar na canetada…..por transgredir as normas .. ex.
    a principal sera o esquecimento de bater continencia ao cruzar com um superior. mas tem outros motivos.

    1- bigode cumprido.
    2- sapato desengraxado.
    3- cinto solto.
    4- cabelo despenteado.
    5- viatura suja.

    e outros …………

  27. me esqueci… do campeão das canetadas…..

    usar o celular na viatura pra ver o FACE e o ZAP ZAP …

  28. tenho uma super idéia para os puliça cevil………as delegacias podem virar pensão…………..assim vcs continuam ganhando aqueeeeele din din que vcs estao acostumados a receber pooooor fora kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  29. Quem viu o vídeo dessa reunião percebeu a cara de desaprovação do Alexandre de Morais durante a fala do coronel de Minas Gerais. O Alexandre só não mandou ele calar a boca por educação. A PM só não acabou ainda porque é conveniente para ficar abrindo e fechando portas nos palácios, nas salas dos juízes e promotores e fazendo escolta vip de autoridades.

    Quanta inocência de alguns aqui, dizendo que os oficiais da PM estão brigando por todos. Brigam por mais poderes e regalias, eles querem ficar numa situação confortável, quando ocorrer a desmilitarização e unificação. Nem eles acreditam que o tal ciclo completo de polícia será algum dia feito pela Polícia Militar.

    Eu já li dezenas de vezes a Constituição Federal e o Código de Processo Penal e nunca vi escrito lá tenente coronel, coronel, major, capitão, primeiro tenente, segundo tenente, subtenente, primeiro sargento, segundo sargento, terceiro sargento, cabo ou soldado. Agora no artigo 144, § 4º, da Constituição Federal está escrito DELEGADO DE POLÍCIA DE CARREIRA e no Código de Processo Penal, Autoridade Policial.

    Eu fico até constrangido de ver como ficam constrangidos os coronéis, majores e capitães, nas raras vezes que vão na delegacia, porque sabem que fora do batalhão ou da companhia, nada mais são do que o “seu guarda”.

    A PM pode conspirar a vontade, mas NUNCA! fará o ciclo completo de polícia, nenhum ser minimamente racional daria tamanho poder a uma instituição militar.

    O Marechal Deodoro jurou lealdade ao imperador Pedro II e defender o império com o sacrifício da própria vida e sabemos o que ele fez. O mesmo fizeram os militares de 1964.

  30. Eu já li dezenas de vezes a Constituição Federal e o Código de Processo Penal e nunca vi escrito lá tenente coronel, coronel, major, capitão, primeiro tenente, segundo tenente, subtenente, primeiro sargento, segundo sargento, terceiro sargento, cabo ou soldado. Agora no artigo 144, § 4º, da Constituição Federal está escrito DELEGADO DE POLÍCIA DE CARREIRA e no Código de Processo Penal, Autoridade Policial.

    Colega, eu também não acredito no ciclo completo, mas quanto ao CPP e CF, qualquer um pode nomear um oficial para presidir inquéritos, como é feito na corregedoria da PM, sendo assim um oficial PM poderá ser Delegado ou autoridade policial.

  31. Até gostaria de acreditar na postagem acima, porém infelizmente o art 144 da CF não é cláusula pétrea o Código de Processo Penal é lei, ambos podem ser alterados, guardado o processo legislativo pertinente, pelo Congresso Nacional.
    E como é de conhecimento o lobi da PM entre os parlamentares é grande. E ainda é mais viável economicamente para a administração Publica manter uma policia só, ainda mais se for mais organizada e controlável.
    Só para lembrar o Ministro da Justiça recentemente trocou sua escolta pessoal da PF por integrantes da Força Nacional (PMs).

  32. E mais, a inconstitucionalidade é sempre relativa, como exemplo a Superintendência da Policia Cientifica onde esta escrito no art 144 CF? E ela existe aqui em SP ou não?

  33. Leitura totalmente equivocada. Qualquer bozó oficial PM sabe que seus dias estão contados. Polícia militar é uma excrescência até para um país de merda como o nosso. Coxinha já era. Quem é que ainda come uma bosta dessa?

  34. Pessoal, não perceberam ainda???
    – Esses coronéis querem virar generais…

  35. Que sejamos absorvidos pelo judiciário, se a PM quer o ciclo completo que assim seja.

  36. Ciclo completo da PM:

    Sd bate punheta pro sgto, que faz boquete pro ten, que dá o cu para o cap, que punheta e chupa o maj, que punheta, chupa e da o cu para o cel, que já fez tudo isso e nem chegou a cmdt.

    E VIVA A SURUBA NOS QUARTÉIS!!!!!

  37. Um dos únicos animais pré-histórico que conseguiu sobreviver dos tempos dos dinossauros é o jacaré e dele se aproveita apenas o rabo, sequer os dentes têm alguma utilidade.

    Da mesma maneira que esse animal sobreviveu dos tempos pré-histórico, eu comparo a pm que é o único resto que sobrou da sem dentadura militar; hoje pm serve apenas para abrir e fechar porta dos fóruns além de acumular cagadas como jogar ladrão do telhado e apodrecer na cadeia.

  38. A SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL, VAI MAL, HEIN; POR UM LADO POLICIAIS DESUNIDOS. POR OUTRO LADO, UM BANDO DE PUXA-SACOS OFICIAIS AGARRADOS NO SACO DO MINISTRO. OS QUAIS, NÃO PRESTAM PARA NADA; A SIM, SÓ PARA ONERAR O ESTADO BRASILEIRO…

  39. PM sem farda e fora de serviço é o que?
    Nada, mesmo que seja um coronel. Policiais civis são polícia até quando estão soltando um barro. Quer saber? VTNC todos eles.

  40. Senhoras e Senhores, acreditam que a PM faça o serviço da PC duvido , digo, primeiro devem aprender Ler e Escrever, em seguida entender sequer de Leis , investigarem sem serem notados, aguentar Promotores, Juízes e Povo, Mídia e Corregedoria nas costas , não matar vitima refém , não prender pessoa errada alegando ser autor de crime, deixar de comer coxinha em padaria. Obedecer, os paisanos, não sendo arbitrários,. Ou seja na data atual impossível acredito que talvez com boa vontade demore cerca de trinta anos.

  41. SERÁ QUE A CONSTITUIÇÃO NÃO PODERÁ SER MUDADA EM ALGUNS DOS SEUS ITENS COLEGA, SERÁ? PENSEM BEM, QUEM TEM O PODER DE FAZER, PODE TIRAR , MUDAR, OU ACRESCENTAR TENDEU OU QUER QUE EU DESENHE.
    A POLICIA CIVIL JÁ ERA, ACABOU, AGORA VCS QUE PROCUREM SEREM OBEDIENTES, ZELOSOS PARA SEREM ACEITOS PELOS PMS NUMA UNIFICAÇÃO TÁ, CASO CONTRÁRIO VCS TERÃO O DESTINO DA SECRETARIA DE ASSUNTOS PENITENCIÁRIOS TÁ, TRISTE FIM KKKKKKKKKK

  42. TEM UNS 60% DE PCS QUE NÃO FICARÁ NEM UM ANO NA PM, E JÁ VÃO PARA O OLHO DA RUA

  43. O que falta é delegado com colhão suficiente para abrir a boca e dizer um pouco a verdade. Se os meganhas deixassem de servir como táxis e pararem de ficar levando mão de obra para registrar boletim de ocorrência nas delegacias eles poderiam estar nas ruas como disse o demagogo coronel. Aliás, como tem coronel nesse país de merda. Meganha quer mais é ficar parado no DP, assim ele não precisa voltar para as ruas. Porém, delegado só se preocupa com a sua carreira, em manter a sua cadeirinha, agradar os cardeais e foder o Restopol. Se tivesse delegado com colhões diria quantas vezes as vítimas que acabaram de sofrer um ataque de marginais, localizam uma viatura nas imediações, indicam o destino dos malas e recebe como resposta para que se dirijam as uma delegacia para registrar o fato. Quem está nos plantões sabe o que falo. Se tivesse delegado com colhões diria que diversas viaturas ficam paradas nas portas dos comércios praticando segurança particular. Se tivesse delegado com colhões diria que a meganha não está assim tão preocupada em salvar vidas, como disse o demagogo coroné. Se tivesse delegado com colhões diria que para registrar um simples B.O. de porte e uso de drogas não precisaria de 05 equipes de meganhas enchendo o saco na delegacia, como disse o demagogo coroné. Aliás, do jeito como as coisas caminham hoje em dia não precisaria de tanto meganha para apanhar usuário de entorpecentes. Se tivesse delegado com colhões bateria de frente com todos esses coronés, secretários, ministros ex-defensores (não preciso completar, não é?) e lutaria por toda a instituição. Se tivesse delegado com colhões respeitaria mais aqueles que estão ao seu lado trabalhando para conseguir manter a coisa funcionando. Ahhhhh, se tivesse delegado com colhões………. Como tem coroné nesse país de merda !!

  44. Esse jacaré sem implante não deve ler nada além da previsão do tempo para ver se tem que carregar um boné de véio para proteger a careca ou um guarda chuva para não virar um quarta idade encharcado. Pesquisa aí no google, vovô: desmilitarização da polícia. Vai entender melhor porque o alto comando coxinha está todo pendurado nos sacos da lixaida dos políticos.

  45. Pensando melhor, jacaré banguela, até que você está bem para alguém que passou a vida toda repetindo só duas coisas: sim senhor e não senhor. Quando a ficha cair, quem sabe você faça um favor a si mesmo. Ainda sabe disparar um cano, não sabe?

  46. Aos carreiras jurídicas:

    ” A falência de um sistema é de responsabilidade integral do topo da pirâmide, que não deu suporte, nem reforçou ou reestruturou sua base, com a base frágil todo sistema tende a desmoronar “.

    BILL GATES

  47. o mundo pm nao cabe no orcamento do estado, depois que foi para spprev, acabou, logo a folha de pagamento vira para a prodesp
    nao e a pm que e eficiente, e a falta de estrutura da pc, guardas municipais, ate a sap ja tirou a pm das muralhas

  48. POLICEMAN,

    Quando você disse que é só nomear um oficial que ele preside inquérito, como ocorre na corregedoria, está se referindo a inquérito policial militar (IPM), onde quem preside de fato é o comandante da unidade a quem o relatório final é submetido e se discordar o oficial tem que refazer até ficar de acordo com o que o comandante quer.

    Percebe porque o modelo de polícia militar é incompatível com investigar civis?

  49. DEIXA ELES FAZEREM TUDO, ENQUANTO ESPERO MINHA APOSENTADORIA.
    A PC JA ERA .

  50. Contrainteligencia pura. Só não vê quem não quer.
    .
    A PM está “forte” porque tem o MP ao seu lado. Doce ilusão dos PMs. O que o Mi. Público quer é uma força policial, somente isso.
    .
    A maneira mais fácil da POLÍCIA CIVIL se reerguer, e voltar a ser Polícia, é se poiar nas Forças Armadas para juntos fazerem um “lobby” pela desmilitarização das polícias estaduais. É sabido que até hoje os Verdadeiros Militares não engoliram essa história de força estadual militarizada..
    Fato: a PM está cada vez mais forte, apesar das companhas contra, continuam crescendo, fortalecendo e dando sustentação aos governadores.

  51. A PM quer o Ciclo Completo? Pode levar, e boa sorte!

    O pior é que depois vem a choradeira e acaba voltando tudo pra PC novamente.

    Tempos atrás a PM começou fazer TC, foi uma M….. daquelas, dai o judiciário acabou com aquela palhaçada e voltou tudo pra gente lembra?

    A PM também sofre com falta de efetivo, apesar de muitos policiais, a maquina é muito grande e mal distribuída.

    Policiais no patrulhamento e nas bases podem faltar, mas não pode faltar para ordenanças dos oficiais.

    Hoje, eles não tem policiais para fazer B.O PM sequer de acidente de transito sem vitima,(constatado) imaginem quando vier a enxurrada de BO’s de todos os tipos e cada qual com suas peculiaridades.

    Um simples B.O PM de acidente de transito demora uma semana para ser retirado pela parte.(podem constatar)

    Entendeu a matemática?

    O que está acontecendo é a mais pura vaidade dos Oficiais PM’s, nada além disso.

    Portanto, façam bom uso do ciclo completo, TC e etceteras, que ai sim vão ver a Pá de Cal que faltava cair em cima de suas cabeças PM’s.

    Agora, acabar com a PC, esqueçam, isso nunca vai acontecer, relaxem.

    Vai sim haver a unificação e de uma forma Civil com um corpo uniformizado. Nada de Militar.

    No mais, tríplice abraço a todos e em especial aos colegas que estão de plantão nesse feriado.

  52. Estamos caminhando para um Estado FACISTA!!! Esse Ministro da Justiça é o veículo facista do Estado. esta unindo os militares sob o seu comando para entregar-lhes o poder. Tudo isso, claro, com o auxilio do Ministério Público e Judiciário. Porque digo isso? Esta evidente que a Policia Militar está aliada ao Ministério Público (vejam operações do GAECO onde só se vê PM) e pasmem, aliada ao Judicário (vejam a segurança dos fóruns e magistrados, só tem PM). Estamos indo em direção a uma ditadura velada. Só não foi entregue o ciclo completo a PM ainda por causa da CF/88. Tudo isso está acontecendo na CARA dos Delegados que nada fazem. passou da hora de usar as mesmas armas de MP, PM e Judiciário. UTILIZEM A IMPRENSA, façam propagandas na televisão explicitando a importância da Policia Civil e do Delegado de Policia à sociedade e explicando as arbitrariedades de uma investigação conduzida nas casernas da PM!! FAÇAM PROPAGANDAS VALORIZANDO A INSTITUIÇÃO COMO UM TODO E NÃO SÓ A CARREIRA DE DELEGADOS.

    A AGUA ESTÁ BATENDO NA BUNDA DE VOSSAS EXCELÊNCIAS CABEÇAS PENSANTES. LOGO SERÃO FIGURAS EXTINTAS OU AUXILIARES DE PROMOTORES E PMS.

  53. PESSOAL, ACREDITO QUE VCS PCS JÁ OUVIRAM FALAR DO FAMOSO PAU DA BANDEIRA NÉ, ENTÃO LUGAR DE CHORADEIRAS E MIMIMIMIMI É LÁ TÁ, PC JÁ ERA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  54. Para registrar as ocorrências é preciso primeiro parar de matar os outros sem motivo disse:

    O único grande problema das Polícias Militares do Brasil acontece a noite, principalmente em locais ermos ou esquecidos pelo poder público que, elegantemente, os denomina de “comunidades” .

    Nesses locais os PM’s do Brasil inteiro assassinam os hipossuficientes e ainda os rotulam de perigosos marginais montando cenários de crime que não ocorreram colocando armas e drogas nas vestes ou mãos das vítimas que acabaram de matar.

    É só esse o pequeno probleminha que impede os integrantes das PM’s de registrarem as ocorrência. Quando o fizerem , vão falsear toda sorte de abuso e violência contra a população e se colocarem como valorosos homens da lei que agiram em defesa da sociedade.

  55. Jacaré,
    Qdo vc dá essa risada escrachada sua dentadura não voa?
    Não? Ah, entendi. Vc borra é o fraldão. Fica todo cagado.

  56. Bom o nick do Jacaré é perfeito.
    Afinal apenas se come o rabo do bichano. Vive se rastejando por aí. Não tem força para abrir a boca apenas p fecha-la. Animal pré histórico. Como tem sangue frio vive precisando sol no “coro”. E no caso do nosso inestimável assassino da língua portuguesa ainda não tem dente, ou seja, inútil.
    Isso lembra q carreira de qual Instituição??

  57. Tirando o fato que mudam as moscas a m….é e será a mesma.

    Um dia tive paciência de verificar o significado das “medalhas”, ou coisa parecida que todos estes “policiais” , da foto, tem em comum na farda, em especial no lado direito acima do bolso.

    Fui ver de ex- CMTO Geral da PM Paulista.
    E lá tinhámos medalha dos 100 anos da PM Mineira.
    Outra dos 100 anos da Brig Militar.
    Outra pelos 100 anos de outra PM, e assim ai o barco, o cara tinha umas 8 (oito) medalhas comemorativas ou de aniversário.
    Curso só se foi de enquadramento do programa OFFICE.
    Láurea pela participação no campeonato de cuspe a distância.
    Ou seja os caras criam medalhas, comendas e mais o cambal, parecem uma árvores de natal, para se auto laurearem, um verdadeiro você me dá uma medalha que eu te dou uma medalha.
    Agora prender ladrão?
    Nada de nada.
    Medalha de bota engraxada é legal é lindo,mais e dai o que resolve para a população.
    O custo de levar esta galera toda para Brasília?
    Quem foi que pagou?
    Os mesmos que este “medalhões” não atendem, a população.
    Coronel é igualzinho a juiz e promotor só trabalham dás 13:00 hs ás 18:00 hs, depois vem falar de melhor o atendimento nos DPs, sem nem os seus subordinados eles atendem.

    Observem esta pérola.

    “O coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira comandante-geral da PMDF ressaltou a importância das policiais para a garantia do estado de Segurança. Segundo o coronel Nunes, um cálculo realizado no ano de 2012 mostra que 37 milhões de Reais estão sendo desperdiçados, isto em horas perdidas por equipes policiais parados em delegacias.

    O cara é da PM de Brasília, PM esta que ia comprar capas de chuva, super faturada, e vem falar de atendimento público?

    http://memoria.ebc.com.br/radioagencianacional/materia/2013-05-02/auditoria-vai-apurar-superfaturamento-de-capas-de-chuva-em-bras%C3%ADlia

    Vou contar uma passagem que aconteceu comigo muitos anos atrás, eu fazia bico escolta VIP, de um empresário ligado ao ramo da educação.
    Pois bem, um dia tinha fui chamado pela secretária do VIP porque tinha um PM fardado querem, porque queria falar com o empresário, o PM estava forçando bem a barra, diga-se de passagem.

    Lá fui eu falar com o PM todo fardadão braçal, vários breves na farda e o cambal, o cara era 3º Sgt da Rocam, estava um put ……de um calor o cara suava igual a pano de cuscuz, debaixo de todo aquele aparto, e ainda usava luva de couro, meio dedo?!

    Eu – Pois não! Posso ajudar?
    Sgt – Não, quem é você?
    Eu – Sou fulano de tal, trabalho aqui com o Sr…… de Tal.
    Sgt – Queri falar com ele, e só com ele!
    Eu – Posso saber o assunto?
    Sgt – Não, é particular!
    Sgt – Você polícia? Está fazendo bico!
    Eu – Sim sou PC.
    O Sgt fez aquela cara de agora vou cagar na cabeça deste PC.
    Repetiu o assunto é particular, você me ouviu?
    Eu- Retruquei, ouvi sim, se o caso for bolsa de estudo existe o setor e o caminho a seguir e aqui e agora não é o lugar e hora.
    Se não for nada relacionado a ocorrência policial eu mesmo vou com o VIP onde for, mais se não tem haver com nenhuma ocorrência policial o empresário não tem nenhuma obrigação em lhe receber. Ficou claro?

    “Como podem observar o bagulho já estava andando para o conflito.”

    Como eu já fui PM, meti esta ficha, antes do Sgt falar:

    Sargento presta bem atenção, se eu for agora, sem qualquer aviso eu consigo falar com o seu comandante de CIA?
    O Sgt respondeu claro que não!
    Se eu for no seu batalhão agora eu consigo falar com o Major ou com o Ten Cel?
    Mesmo ainda.

    Observe bem se eles que são funcionários públicos não atendem a ninguém antes de passar por um sem número de subalternos, por que cargas d’água você acha que o empresário tem obrigação e te atender, quando você quer.
    Se nem a você os seus superiores lhe atende quado você quer, muito pelo contrário eles quando querem falar com você te convocam e você fica esperando eles para você ser atendido.

    O cara fez cara de resignado……
    E antes de ir embora me confidencio baixinho; “eu estou tentando uma bolsa de estudo, só assim eu consigo sair desta m…..”.

    Como m….. entendam como que quiserem.

  58. Tirando o fato que mudam as moscas a m….é e será a mesma.

    Um dia tive paciência de verificar o significado das “medalhas”, ou coisa parecida que todos estes “policiais” , da foto, tem em comum na farda, em especial no lado direito acima do bolso.

    Fui ver de ex- CMTO Geral da PM Paulista.
    E lá tinhámos medalha dos 100 anos da PM Mineira.
    Outra dos 100 anos da Brig Militar.
    Outra pelos 100 anos de outra PM, e assim ai o barco, o cara tinha umas 8 (oito) medalhas comemorativas ou de aniversário.
    Curso só se foi de enquadramento do programa OFFICE.
    Láurea pela participação no campeonato de cuspe a distância.
    Ou seja os caras criam medalhas, comendas e mais o cambal, parecem uma árvores de natal, para se auto laurearem, um verdadeiro você me dá uma medalha que eu te dou uma medalha.
    Agora prender ladrão?
    Nada de nada.
    Medalha de bota engraxada é legal é lindo,mais e dai o que resolve para a população.
    O custo de levar esta galera toda para Brasília?
    Quem foi que pagou?
    Os mesmos que este “medalhões” não atendem, a população.
    Coronel é igualzinho a juiz e promotor só trabalham dás 13:00 hs ás 18:00 hs, depois vem falar de melhor o atendimento nos DPs, sem nem os seus subordinados eles atendem.

    Observem esta pérola.

    “O coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira comandante-geral da PMDF ressaltou a importância das policiais para a garantia do estado de Segurança. Segundo o coronel Nunes, um cálculo realizado no ano de 2012 mostra que 37 milhões de Reais estão sendo desperdiçados, isto em horas perdidas por equipes policiais parados em delegacias.

    O cara é da PM de Brasília, PM esta que ia comprar capas de chuva, super faturada, e vem falar de atendimento público?

    http://memoria.ebc.com.br/radioagencianacional/materia/2013-05-02/auditoria-vai-apurar-superfaturamento-de-capas-de-chuva-em-bras%C3%ADlia

    Vou contar uma passagem que aconteceu comigo muitos anos atrás, eu fazia bico escolta VIP, de um empresário ligado ao ramo da educação.
    Pois bem, um dia tinha fui chamado pela secretária do VIP porque tinha um PM fardado querem, porque queria falar com o empresário, o PM estava forçando bem a barra, diga-se de passagem.

    Lá fui eu falar com o PM todo fardadão braçal, vários breves na farda e o cambal, o cara era 3º Sgt da Rocam, estava um put ……de um calor o cara suava igual a pano de cuscuz, debaixo de todo aquele aparto, e ainda usava luva de couro, meio dedo?!

    Eu – Pois não! Posso ajudar?
    Sgt – Não, quem é você?
    Eu – Sou fulano de tal, trabalho aqui com o Sr…… de Tal.
    Sgt – Queri falar com ele, e só com ele!
    Eu – Posso saber o assunto?
    Sgt – Não, é particular!
    Sgt – Você polícia? Está fazendo bico!
    Eu – Sim sou PC.
    O Sgt fez aquela cara de agora vou cagar na cabeça deste PC.
    Repetiu o assunto é particular, você me ouviu?
    Eu- Retruquei, ouvi sim, se o caso for bolsa de estudo existe o setor e o caminho a seguir e aqui e agora não é o lugar e hora.
    Se não for nada relacionado a ocorrência policial eu mesmo vou com o VIP onde for, mais se não tem haver com nenhuma ocorrência policial o empresário não tem nenhuma obrigação em lhe receber. Ficou claro?

    “Como podem observar o bagulho já estava andando para o conflito.”

    Como eu já fui PM, meti esta ficha, antes do Sgt falar:

    Sargento presta bem atenção, se eu for agora, sem qualquer aviso eu consigo falar com o seu comandante de CIA?
    O Sgt respondeu claro que não!
    Se eu for no seu batalhão agora eu consigo falar com o Major ou com o Ten Cel?
    Mesmo ainda.

    Observe bem se eles que são funcionários públicos não atendem a ninguém antes de passar por um sem número de subalternos, por que cargas d’água você acha que o empresário tem obrigação e te atender, quando você quer.
    Se nem a você os seus superiores lhe atende quado você quer, muito pelo contrário eles quando querem falar com você te convocam e você fica esperando eles para você ser atendido.

    O cara fez cara de resignado……
    E antes de ir embora me confidencio baixinho; “eu estou tentando uma bolsa de estudo, só assim eu consigo sair desta m…..”.

    Como m….. entendam como que quiserem.

  59. Comandantes Gerais das PMs do Brasil conspiram junto ao Ministro Alexandre de Moraes a instituição do ciclo completo e a manutenção das benesses previdenciárias dos militares estaduais…( Como de regra, desfilam mentiras denegrindo a carreira dos Delegados de Polícia! ) 60
    por FLIT PARALISANTE • Sem-categoria
    Comandantes Gerais das PMs do Brasil se reúnem com os ministros da Justiça e Defesa

    VÊ SE O DELEGADO GERAL DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO

    QUE É OFICIAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO

    TEM CORAGEM DE REUNIR

    ALGUNS DELEGADOS DE POLÍCIA

    E FAZER ISSO !!!!!!!!!!!!!!

  60. TEM UNS RETARDADOS DE EX – POLICIAIS MILITARES APOSENTADOS

    QUE NEM POLÍCIA É MAIS

    FICAM POSTANDO MERDA NESTE BLOG CONCEITUADO

    SOBRE O FIM A POLÍCIA CIVIL

    E QUE SE FOSSEM PARA A POLÍCIA MILITAR

    LÁ NÃO RESISTIRIAM

    O RETARDADO NÃO SABE QUE O CONTINGENTE DA POLÍCIA CIVIL

    É COMPOSTO DE EX – POLICIAIS MILITARES

    ONDE O REGIME CASTRENSE ACABA COM O CÉREBRO E A DIGNIDADE DO SER HUMANO !

  61. SÓ QUEM NÃO FORA POLICIAL MILITAR

    É QUE NÃO SABEM O QUANTO PRAÇAS – SOLDADOS E GRADUADOS SOFREM

    NA MÃO DE SUB – OFICIAIS, ASPIRAS, TENENTES, CAPITÃES, E CORONÉIS;

    HÁ PUNIÇÕES VELADAS QUE NUNCA A POPULAÇÃO SABERÁ

    SÃO TANTAS MALDADES E HUMILHAÇÕES

    QUE MUITOS PEDEM BAIXA !

  62. ATENÇÃO SONHADORES !

    NUNCA A POLÍCIA CIVIL DO BRASIL VAI ACABAR !

    NUNCA A POLÍCIA MILITAR VAI COMANDAR A POLÍCIA CIVIL !

    NUNCA UM POLICIAL MILITAR IRÁ FAZER

    SERVIÇOS DE ESCRIVANATO

    SERVIÇOS DE INVESTIGAÇÃO POLÍCIAL –

    TODAS INVESTIGAÇÕES QUE A POLÍCIA MILITAR FAZ SÃO ILEGAIS

    ESSA NÃO É A ATRIBUIÇÃO CONSTITUCIONAL DAS POLÍCIAS MILITARES E CORPOS DE BOMBEIROS !

  63. TODAS ÀS MEDALHAS E HONRARIAS

    QUE RECEBI DA POLÍCIA MILITAR

    JOGUEI TUDO NO RIO TIETÊ

    ME ORGULHO DE SER POLICIAL CIVIL PAULISTA

    EMBORA ESSAS CRISES TODAS

    QUE NECESSITAM DE ADVOGADOS HABILIDOSOS

    PARA ELABORAREM, CONFECCIONAREM E DIGITAREM

    PETIÇÕES BEM FUNDAMENTADAS

    PARA REVERTEREM ESSA SITUAÇÃO

  64. EU CONHECI UM EX – SOLDADO DA CAVALARIA DA POLÍCIA MILITAR !

    PRECISAM VEREM AS MALDADES QUE FAZIAM COM ELE

    ATÉ QUE PEDIRA BAIXA;

    NA CAVALARIA O CAVALO VEM EM PRIMEIRO LUGAR E O SER HUMANO EM ÚLTIMO LUGAR,

    ISSO OCORRE NO CANIL

    ISSO OCORRE NO COE

    ISSO OCORRE NOS TREINAMENTOS DA APMBB

    ISSO OCORRE EM VÁIOS CPA’s e BATALHÕES, CIAS, CORPOS DE BOMBEIROS;

    POLICIAL MILITAR SÃO SERES HUMANOS , PAIS E MÃES DE FAMÍLIA

    NÃO MERECEM SEREM TRATADOS DO JEITO QUE SÃO

    NÃO VIVEMOS MAIS A DITADURA MILITAR E A TORTURA DESEMFREADA !

  65. GOSTARIA DE SABER SE O RETARDADO DESSE PORRA VULGO – PSEUDÔNIMO

    NOME DE GUERRA

    JACARÉ

    TEM ALGUM PODER DE MUDAR A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

    ELA É RÍGIDA

    CONHECIDA POR CONSTITUIÇÃO CIDADÃ, CORAGEM, LEIS DAS LEIS, MAGNA ,

    ÚTIMA TRINCHEIRA DA CIDADANIA ETC…

    VEJAM COMO ESSE CARA NÃO SABE O QUE FALA

    EX- POLICIAL – NÃO É MAIS NADA !

    NEM DEVERIA ESTAR POSTANDO NADA NESTE BLOG DE POLICIAIS DA ATIVA !

  66. GUERRA, GOSTARIA QUE VC CRIASSE UM TÓPICO PARA TRATAR DESSE ASSUNTO ABAIXO, ACREDITO QUE É DE INTERESSE DE MUITOS.

    DECLARADA INCONSTITUCIONAL A RESOLUÇÃO NÚMERO 110/2010 EDITADA PELO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SP

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KASXI KASXI KASXI KASXI KKKKKKKKKKKKK

  67. CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUPAAAAAAAAAAAAAAAAAA SEUS MANEZADAS

  68. Só me respondam uma única coisa:

    O que faz um oficial graduado da PM no COMBATE DIRETO à criminalidade?

    Mil valores aos praças, isso sim.

  69. DIÁRIO DOS ESQUECIDOS

    OBRIGADO MAÇANETAS

    Maçaneta é o termo utilizado na Polícia para designar o funcionário que não
    exerce as funções para as quais foi contratado. O maçaneta realiza
    atividades sem risco à sua própria integridade física. Espalhados por
    setores administrativos, tais como garagens, subfrotas, portarias,
    almoxarifados, expedientes, unidades de manutenções de informática e seção
    de armas e munições, estes indivíduos insistem em permanecer “escondidos”
    realizando funções burocráticas e administrativas, embora tenham sido
    aprovados em concurso público para o exercício de atividades de natureza
    policial. Normalmente são agraciados com os melhores horários, precoces promoções e possuem proteção especial de seus superiores. Os “postos” que ocupam são criados
    com o objetivo específico de alocá-los em razão de seu apadrinhamento e/ou
    covardia. Outras denominações são utilizadas como sinônimos. As mais comuns
    são: “puxa saco”, “cana zero”, “baba ovo”, “bunda mole”, “cagão” etc.
    Por muito tempo estes funcionários parasitas foram ignorados pelos
    policiais de verdade. Afinal, nunca se pôde contar com eles mesmo. Mas
    chegou a hora de reconhecermos o valor destes indivíduos e acabarmos com
    todas as rusgas.
    É tempo de admitirmos que o maçaneta representa tudo o que a Polícia Civil
    se tornou. Ele é o futuro.
    Para que expor-se em investigações policiais, ter que ser ouvido no Fórum a
    respeito de prisões e ocorrências, correr o risco de ter que utilizar a
    arma de fogo ou até mesmo poder colidir uma viatura… Tudo isso é coisa do passado.
    O amanhã pertence aos maçanetas. Eles nos ensinaram como devemos agir de
    agora em diante. Seus ensinamentos nos preparam para atingir na ativa, com integridade física e mental, os 65 anos de idade. Muito obrigado a todos os maçanetas!

  70. JClaudio disse:
    02/11/2016 ÀS 8:38
    POLICEMAN,

    Quando você disse que é só nomear um oficial que ele preside inquérito, como ocorre na corregedoria, está se referindo a inquérito policial militar (IPM), onde quem preside de fato é o comandante da unidade a quem o relatório final é submetido e se discordar o oficial tem que refazer até ficar de acordo com o que o comandante quer.

    Percebe porque o modelo de polícia militar é incompatível com investigar civis?

    Só faltou um “detalhe”, JClaudio: depois da “espontânea” correção (saneamento do IPM) vem a outra, mais que propriamente dita correção, nas asas da supersônica “movimentação por conveniência do serviço”. Em coloquial tradução: é o já tradicionalmente conhecido pé na bunda!

  71. Eles realizaram levantamento tendencioso e os números mentem.

    Ficar “parado” enquanto se registra o Flagrante é inerente ao trabalho da PM e faz parte do processo da prisão, sendo que para não haver esse prejuízo citado o comandante tem por obrigação realizar planejamento para a reposição do efetivo que está no DP, mas na realidade ocorre o contrário, pois para cada PM que apresenta uma ocorrência tem no mínimo mais 05 soldados ociosos e encostados cuidando da parte burocrática para a PM.

    E outra, para fazerem TCO não “perderão” tempo, ou vai ser tudo no copia e cola? Não terão que desviar mais PM para trabalharem em cartórios nas Cia.? Não terão que desviar PM para entregar os expedientes? Não farão mais documentos?

    E sobre perder tempo, será que computaram as horas que os PM perdem para prestar depoimentos no Fórum, ou isso também não faz parte dos trabalhos?

    Será que computaram as “Dispensas Recompensa” devida aos PM que tem folga por terem cumprido sua obrigação de prender em flagrante? Computaram as horas em que os PM estão malhando, jogando futebol, correndo, tudo em horário de serviço?

    E os milhares de PM em desvio de função no MP, Prefeitura, Assembléia, Fórum, Administração, etc, quanto será o prejuízo para a sociedade?

    Não que queira defender a PC e sua precariedade em que seus Diretores e Governo deixaram, mas também não é justo uma PM que nem suas atribuições legais conseguem cumprir, querer fazer um outro trabalho e assim “esquecer” sua função principal de PREVENIR o crime, sendo assim eles quererem atuar depois que o crime aconteceu, fazendo TCO, etc.

    Agora basta nossos Sindicatos e Associações demonstrarem com números também e desmentir esses Comandantes que são incapazes de cumprir seu papel.

    A Sociedade agradece!

  72. O FIM DA POLÍCIA CIVIL SE INICIOU JUNTO COM O GOVERNO DO PSDB!!! E COMO NESSE PAÍS TODO SERVIÇO PÚBLICO ESTÁ FALINDO, AFINAL RUIM JÁ ESTÁ FAZ TEMPO, A SEGURANÇA PÚBLICA VAI DE VENTO EM POPA NESSA DIREÇÃO. OCORRE QUE A SITUAÇÃO DOS DELEGADOS AO MESMO TEMPO QUE ESTÁ CONFORTÁVEL, AO MELHOR ESTILO “QUANTO PIOR, MELHOR PRA NÓS”, VAI DEIXANDO A SITUAÇÃO INSUSTENTÁVEL PARA OS ESCRAVOS DA PRODUÇÃO. E COMO NINGUÉM TEM CORAGEM DE FAZER VALER A SUA VOZ, ATÉ PORQUE UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO, ESTAMOS DIANTE DE UM PACIENTE NA UTI, ABANDONADO SEM REMÉDIO E SEM RECURSO. E ISSO NÃO VAI MUDAR TÃO CEDO!!!! PARA AQUELES QUE AINDA SE ILUDEM, SE FOR NOVO DE CASA, FAÇA VALER SUA INTELIGÊNCIA E SAIA O QUANTO ANTES. BUSQUE UMA CARREIRA QUE TEM VALOR! PARA AQUELES QUE JÁ DERAM O SANGUE E TEM TEMPO PARA APOSENTAR, NÃO PERCA TEMPO, CAI FORA!!! BOM PROFISSIONAL NÃO FICA SEM TRABALHO! JÁ PARA AQUELES QUE A SITUAÇÃO ESTÁ ÓTIMA, PORQUE NÃO ESTÃO PRECISANDO DO MÍSERO SALÁRIO, SE CUIDA, UM DIA A CASA CAI !!!!!

  73. PESSOAL !, VEJAM SÓ COMO ESSE CABEÇA SEM CABELO GOSTA DE VIAJAR DE JATINHOS. CONSOANTE NOTICIAS DA IMPRENSA, ESSE “CARA” APÓS ASSUMIR O CARGO DE MINISTRO DA JUSTIÇA, USOU CONTUMAZ JATINHOS DA FAB, SENDO QUE DENTRE AS VIAGENS, CONSTAM 46 NÃO JUSTIFICADAS NA AGENDA E 64 PARA A IDADE ONDE RESIDE E, COMO É DO CONHECIMENTO DE TODOS, ELE PAGOU A EXORBITANTE IMPORTÂNCIA DE 0%. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

Os comentários estão desativados.