Medo de ser assassinado atinge 3 em 4 brasileiros; 67% de jovens temem a PM…“Segundo a pesquisa, 59% teme ser vítima de agressão da PM, e 53%, da POLICIA CIVIL.” 196

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

02/11/201607h00

  • Marcello Sá Barretto/Agnews

    O número de assassinatos no país em 2015 caiu 1,2% em relação a 2014; no entanto, o medo de ser morto aterroriza o brasileiro

    O número de assassinatos no país em 2015 caiu 1,2% em relação a 2014; no entanto, o medo de ser morto aterroriza o brasileiro

O medo de ser assassinado ou de ser agredido por bandidos ou policiais atinge a maioria dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (2) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados fazem parte do 10° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que será divulgado nesta quinta-feira (3).

Segundo o levantamento, o medo de ser assassinado chega a 76% dos entrevistados. Apesar de ser vítima em mais de 90% desses crimes, os homens são menos amedrontados: 69% disseram que temem ser mortos, contra 83% das mulheres.

Outra constatação é que, quanto menor a renda, maior o medo da morte violenta, que chega a 78% entre os que ganham até cinco salários mínimos e 65%, nos que ganham acima de 10 salários.

Outro medo da população é o de ser vítima de agressão de criminosos. Na pesquisa, 85% disseram que temem ser agredidos por bandidos –índice que fica em 90% para as mulheres e 80% para os homens.

As mulheres também sofrem mais de outro grande medo: o de sofrer agressão sexual. Segundo a pesquisa, 85% temem ser vítimas. Já entre os homens, esse índice cai para 46%.

Medo da polícia

A pesquisa também revelou que, além do medo do bandido, a maioria dos brasileiros teme ser agredida pela polícia, especialmente a PM (Policia Militar).
Segundo a pesquisa, 59% teme ser vítima de agressão da PM, e 53%, da Polícia Civil. Esses índices crescem conforme diminui a idade, chegando a 67% entre jovens de 16 a 24 anos que temem ser agredidos pela PM.

“Existe uma dificuldade histórica entre juventude e polícia no mundo todo. Quase sempre a juventude é o publico que acaba sendo alvo da maior interação da polícia, e a conduta de jovens acaba sendo mais vigiada. Então, esse estranhamento precisa ser enfrentando caso a gente queira que a polícia goze da confiança e preste um bom serviço”, disse Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Além de temerem ser vítima, 70% dos entrevistados afirmam que os policiais brasileiros cometem excessos de violência na função. Entre os jovens de 16 a 24 anos, essa sensação sobe para 75%.

Por outro lado, 64% dos entrevistados acreditam que os policiais são caçados por criminosos. Em 2015, 393 policiais foram mortos, segundo os dados do Anuário.

Falta de estrutura e eficiência

O Datafolha também questionou a percepção dos brasileiros sobre a atuação das polícias. Ao todo, 63% acreditam que as polícias não têm boas condições de trabalho.

Sobre eficiência, 52% acreditam que a PC faz um bom trabalho esclarecendo crimes, enquanto 37% não acreditam –os 11% demais não sabem ou não responderam. Já a PM tem o crédito de 50% dos entrevistados, que afirmaram que ela garante a segurança da população. Já 42% discordam e dizem que ela é ineficiente.

“Os brasileiros são claros ao perceber que as policias são reconhecidas como uma instituição importante e que não têm estrutura. Mas ela diz que tem medo de sofrer violência, que há dificuldade de enfrentar o crime e há excesso de violência ao agir. Ou seja, a forma como a polícia está agindo não é aquela que a população gostaria. Temos que pensar que polícia nós queremos”, disse Lima.

Para a pesquisa foram ouvidas 3.625 pessoas, em 217 municípios, entre os dias 1º e 5 de agosto. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.

  1. quem tem medo de ser abordado por policiais são :
    os desordeiros ,baderneiros, vagabundos,delinquentes , pessoas que burlam as leis , que acham que estão acima de tudo.. e que nada os detera… .. ex = estes bostas da madrugada= um monte de drogados , soltos pelas ruas,
    oriundos das baladas regadas bebidas e drogas e tudo mais que é ilicitos que se pode imaginar……

    ai são enquadrados pelos policiais , que são responsáveis pela lei e a ordem da nação ..ficam cagando de medo de serem
    vitimados ……………..

    existe um antigo ditado …

    QUEM NÃO DEVE .. NÃO TEME….

    muito menos temer as policias …

  2. se o cara é um cidadão do bem … sabera muito bem distinguir que as policias são suas protetoras…..

    agora se o camarada for um fora da lei .. ai logicamente o pensamento dele sera diferente com a policia…..

    resumindo: policia = protetora da sociedade do bem……

    aos que transgridem as leis.. sobra aos policiais os enfrentarem….

  3. nunca ouvi algum parente meu , sejam filhos , irmãos, irmãs, cunhados, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas..
    reclamarem de alguma ação das policias sejam civil ou a militar…

    porque graças a educação que a minha familia sempre deu aos filhos ,os mesmos seguem as normas do respeito,
    e verdadeiros cumpridores das leis……………………

    ==os responsaveis por esta reclamação das policias deve ser dos usuarios de drogas que esta infestando a população..
    logo mais teremos uma legião de 50% do total da população só de usuarios de drogas no brasil….

  4. Meus sentimentos a todos os familiares de Policiais mortos, neste dia de finados que Deus possa consolar a dor dos pais, mães, filhos e filhas que perderam um parte de suas vidas, nós como membros da Segurança Pública também perdemos um pedaço de nós !

  5. GUATEMALTECO,

    Inicialmente, protetor do cidadão de bem é o Bombeiro. Mas como os “da área” dizem : bombeiro não é polícia!

    A PM é protetora de si mesma, digo do corporativismo. O seu trabalho faz na marra e sob ordens de políticos e da sociedade organizada. Leia: OS RICOS!

    Quem transgride a lei não tem medo da polícia; nem da cadeia! Tem medo de apanhar e morrer; assim não exitam em passar fogo nos policiais.

    Os que têm medo da polícia:

    Negros e mulatos em geral ,

    Donas de casa com crianças a bordo,

    Pedreiros,

    Serventes,

    Funileiros,

    Pintores,

    Mecanicos ,

    Copeiros ,

    Ciclistas,

    Condutores de Biz e 125cc,

    Dono de carro velho,

    Enfim, todo e qualquer cidadão de bem que pode ser objeto de abordagem policial, especialmente pela PM.

    Os que não têm medo da polícia:

    Médios e Grandes Traficantes,

    Políticos,

    Magistrados,

    Os donos de carro de mais de cinquenta mil dolares , etc.

    Com efeito, como não ter medo de quem lhe aborda com arma em punho ?

    Não tem muita diferença entre ser assaltado e abordado por policiais brasileiros.

  6. e quem tem medo da Policia Civil ? só os vendedores de Tapete ? a caneta pesada a PC ninguém fala

  7. A população faz o que quer, dá tapa na cara de policial que ainda, além de tomar tapa na cara ainda responde na corredoria uma sindicância.
    População tem que temer mesmo a polícia, na época da ditadura militar até policial Civil era respeitado hoje que é respeitado na policial.
    Claro que, há casos e caso.
    Policial tem.que se unir mesmo senão virá estatística. Quem não sabe disso não é policial, mas sim funcionário público maçaneta, falo isso porque já trabalhei na administração da polícia, é lá ninguém é policial.
    Policial é aquele que vai a luta no dia-dia de um Distrito ou Batalhão.

  8. Infelizmente, nos DPS (alguns) os delegados e nas corregedorias, dão mais ouvido ao popular (povo nem cidadão são) do que ao policial.
    Então hoje em dia policial bom é aquele que resolve na rua mesmo, não sou homicida, mas e tiver que matar “antes ele do que eu”.
    Sou policial Civil e apoio mesmo só ROTA e Tático, porque alguns Batalhão de área ainda tem alguns policiais que, não são policiais. O GOE e O GARRA salvo não estiver enganado tem poder de corregedoria, preferem fritar o policial do que perder suas VTRS com arcondicionado e suas regalias de escalas.

  9. Pq o titulo do artigo não corresponde ao seu conteúdo??? Assim fica parecendo que vc é tendencioso sr. Dr. dono do Blog:

    “Segundo a pesquisa, 59% teme ser vítima de agressão da PM, e 53%, da POLICIA CIVIL.”

  10. Oficial Sextvado, além da mulher do outro, muita gente tem medo da sua corporação de matadores, burros e espalhafatosos. Seu corno disse:

    Oficial sextavado, sua corporação é burra, truncuoenta e homicida. Não sou eu quem diz, mas os jornais são unânimes em noticiar as aventuras espalhafatosas da tropa de cinza

  11. Policeman
    Esse seu comentário pareceu de PM hein…
    Cara não seria melhor ser respeitada pela população do que temida? Quem tem q temer a Polícia são os bandidos.
    Meu GARRA e GOE com poder de corro?
    A corro pede apoio dos caras p dar cana em policia do corre nervoso, pois nem sempre estão com os operacionais do DOP.

  12. Policeman disse:
    02/11/2016 ÀS 21:21

    Policial que fala mal do outro não passa de Judas.

    Creio que há controvérsias; quando se tratar de denúncias favorável a qualquer cidadão, policial tem que entender que “NÃO É DEUS
    Sou atéia, mas respeito quem acredita em um”Deus”, que tudo sabe; s´o não acredito que ele exista.

  13. GUERRA, GOSTARIA QUE VC CRIASSE UM TÓPICO PARA TRATAR DESSE ASSUNTO ABAIXO, ACREDITO QUE É DE INTERESSE DE MUITOS.

    DECLARADA INCONSTITUCIONAL A RESOLUÇÃO NÚMERO 110/2010 EDITADA PELO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SP

  14. Guatemalteco, vc disse TUDOOOOOOOOOOO!!!!!! Medo de Polícia????? Só teme quem deve, quem não tem educação e sempre tira uma casquinha para desrespeitar o policial. Essa população de merda deveria ter medo de bandido, que te rouba, te mata, invade tua casa e lhes impõe o terror!!!

  15. Existe um abismo infinito e intransponível entre respeito e medo.

    Quando a Polícia é respeitada pela sociedade e pelos políticos, a situação é assim

  16. Falem o que quiser, mas este país só não está pior na mão da bandidagem porque ainda existem uns loucos PMs que ainda fazem o mínimo nas ruas. É só paulada da polícia – sociedade, imprensa, meio acadêmico, judiciário, ONGs – Haja vista essas audiências de soltura cuja a única finalidade “disfarçada” é constatar se o mala foi “vítima” de abuso policial e pode frutar um deles só dizendo que “mexeram no seu celular dele durante o flagrante”. O dia em que a PM cruzar o braço isso aqui vira uma “no man’s land”.
    Quem faz BO sabe: de cada 10 pessoas qualificadas em BO, pelo menos uns 4 tem “Criminal” e de todas as classes sociais, etnia, religião, etc.
    Cidadão de bem não teme ou confronta policial.

  17. Oficial 6º PARTE, SEU FILHO DE UMA VAGABUNDA!

    FIQUE VOCÊ SABENDO QUE A MINHA ESPOSA, IGUAL A MIM, ODEIA policial militar DEVIDO O SEU SOBRINHO TER SIDO MORTO POR UMA “BALA PERDIDA” DISPARADA PELA ARMA DE UM pm LIXO IGUAL A VOCÊ.

    SEU FILHO DE UMA PUTA!
    QUANDO ISSO OCORREU, TIVE QUE INTERNÁ-LA POR PROBLEMAS CAUSADO DEVIDO O CHOQUE QUE SOFREMOS E LOGO APÓS SAIR DO HOSPITAL, PASSOU UM ANO NA FRANÇA, COM O MEU FILHINHO QUE ERA MUITO PRÓXIMO AO PRIMO MORTO, PARA TENTAR AMENIZAR A SITUAÇÃO DELICADA QUE TODA A FAMÍLIA PASSOU.

    A NOSSA SORTE SE DEU DEVIDO A CONFORTÁVEL SITUAÇÃO FINANCEIRA QUE UM OUTRO SOBRINHO DELA, FILHO DE UM OUTRO IRMÃO, SE ENCONTRAVA NA FRANÇA POR SER JOGADOR DE FUTEBOL E BANCOU TUDO PARA NÓS.

    ENTÃO, ESPERO QUE VOCÊ FILHO DE UMA PUTA, COMECE A ENTENDER A PARTIR DE HOJE DE ONDE VEM O ÓDIO QUE EU E TODA A FAMÍLIA DA MINHA ESPOSA DE TEM DE IMUNDICE DE INSTITUIÇÃO QUE DEPENDE DA MENTIRA PARA SOBREVIVER!

    QUANTO AS SUAS AFIRMAÇÕES EM DIZER QUE A MINHA ESPOSA NÃO TEM MEDO DE VERMES FARDADO, EU GOSTARIA QUE VOCÊ DIRIGISSE ESSAS PALAVRAS DIRETAMENTE PARA A BISCATE DA SUA ESPOSA QUE NADA MAIS É QUE UMA MARIA COTURNO!

  18. A população paulista não pode reclamar das polícias que tem, pois há mais de 20 anos elegem o mesmo partido(PSDB) que tem a mesma política para a Segurança Pública, portanto os moradores do estado de São Paulo estão contentes, afinl aqui é a Pátria Branca, terra de coxinhas.

  19. Concordo com o GUERRA quando diz que “os “da área” dizem : bombeiro não é polícia!” Mas o comando da PM sabe o seu valor perante a sociedade, por isso a mesma nunca abrirá mão do Corpo de Bombeiros, pois é o cartão postal da Instituição, mesmo sendo prejudicial a segunda.

  20. RETIFICANDO PARA O FILHO DE UMA VAGABUNDA DO OFICIAL 6º PARTE!

    TEMOS DA IMUNDICE DESSA INSTITUIÇÃO QUE…

  21. EXESCRAVÃO, O RAPAZ QUE GRAVOU O VÍDEO NOS ESTADOS UNIDOS DISSE QUE HÁ UMA LEI NAQUELE PAIS ONDE TODO CONDOMÍNIO DEVE RESERVAR CASAS PARA MORADORES POLICIAIS.

              ENTÃO SE FOSSE ASSIM NO BRASIL, TIREM AS CRIANÇAS DAS RUAS DOS CONDOMÍNIOS. 
    

  22. A PM PELO CONTINGENTE QUE TEM, DEIXA MUITO A DESEJAR, SÓ TRABALHAM QUANDO SÃO CHAMADOS E MESMO ASSIM DEMORAM PARA APARECER NA OCORRÊNCIA.
    QUER TESTAR A EFICIÊNCIA DA PM, DISQUE O 190 NA PERIFERIA, VOCÊS VERÃO O QUE IRÁ ACONTECER. EU MESMO, JÁ PRECISEI E NÃO FUI ATENDIDO.
    A PM PAULISTA, NÃO ESTA FAZENDO, NADA MAIS DO QUE SUA OBRIGAÇÃO E DIGA-SE DE PASSAGEM, DEIXANDO A DESEJAR…

  23. DIÁRIO DOS ESQUECIDOS

    OBRIGADO MAÇANETAS

    Maçaneta é o termo utilizado na Polícia para designar o funcionário que não
    exerce as funções para as quais foi contratado. O maçaneta realiza
    atividades sem risco à sua própria integridade física. Espalhados por
    setores administrativos, tais como garagens, subfrotas, portarias,
    almoxarifados, expedientes, unidades de manutenções de informática e seção
    de armas e munições, estes indivíduos insistem em permanecer “escondidos”
    realizando funções burocráticas e administrativas, embora tenham sido
    aprovados em concurso público para o exercício de atividades de natureza
    policial. Normalmente são agraciados com os melhores horários, precoces promoções e possuem proteção especial de seus superiores. Os “postos” que ocupam são criados
    com o objetivo específico de alocá-los em razão de seu apadrinhamento e/ou
    covardia. Outras denominações são utilizadas como sinônimos. As mais comuns
    são: “puxa saco”, “cana zero”, “baba ovo”, “bunda mole”, “cagão” etc.
    Por muito tempo estes funcionários parasitas foram ignorados pelos
    policiais de verdade. Afinal, nunca se pôde contar com eles mesmo. Mas
    chegou a hora de reconhecermos o valor destes indivíduos e acabarmos com
    todas as rusgas.
    É tempo de admitirmos que o maçaneta representa tudo o que a Polícia Civil
    se tornou. Ele é o futuro.
    Para que expor-se em investigações policiais, ter que ser ouvido no Fórum a
    respeito de prisões e ocorrências, correr o risco de ter que utilizar a
    arma de fogo ou até mesmo poder colidir uma viatura… Tudo isso é coisa do passado.
    O amanhã pertence aos maçanetas. Eles nos ensinaram como devemos agir de
    agora em diante. Seus ensinamentos nos preparam para atingir na ativa, com integridade física e mental, os 65 anos de idade. Muito obrigado a todos os maçanetas!

  24. VITÓRIA NA GUERRA. (03/11/2016 às 10:36)

    kkkkk

    Eu todo feliz aqui e você joga um balde de água gelada!!!

    Mas, além dos preços, até os juros são menores para policiais. Sem falar que os imóveis lá são mais baratos que aqui (exceto cidades como New York e LA em bairros caros)

    Negócio de pai pra filho!

    É outra vida.

  25. e meramente mais um inquerito para o coitado do policia ter que responder, e alguma coisa para oficiais fazerem

  26. Para resolver este e outros problema, desmilitarização e unificação das policias, no momento, o cenário tem mostrado um movimento forte para a volta do MILITARISMO no Brasil, liderada pela falsa ideia do CICLO COMPLETO de policia, onde os chamados (CORONÉIS), tem tomado o controle de todas as instituições, como por exemplo, mídia e MP, o que impede este avanço é a existência da PC, que se encontra em uma situação muito ruim.

  27. no brasil após 88, o rabo começou a balançar o cachorro,no mundo todo temos todo o tipo de inetervenção policial mal ou bem sucedida só aqui é temos que colocar a corporação em julgamento o trabalho policial difere de algumas atividades porque temos que resultados somente positivos.
    há muitos anos conversei com psiquiatra a respeito de certas reações que temos antes,durante e após a o atendimento do caso,ele me respondeu que era normal e me disse como ele ia para uma cirurgia,que ansiedade tomava conta dos seus controles.
    agora senhores se nunca atendeu uma ocorrencia de grandes proporções não fique criticando policiais ou corporações.
    um fraternal abraço a todos

  28. Jacaré sem cabeça
    Pra q tópico?
    Melhor p nós q não vamos ter q perder tempo com vcs.
    Ahhhh e é claro q vcs AINDA vão ter minar p nós no DP p ter q arredondar ocorrência.kkkk
    Isso pq o IML ainda é bonzinho com os senhores.
    Responde aí Jacaré…
    Qdo um Civil mata um PM quem é q investiga?

  29. Além é claro do “inconstitucionalissimo” PM vítima? Q na verdade não investiga porra nenhuma. Pega rabera da Civil p ver quem é, e de quebra tortura uns zé na quebrada p ver se vomita algo. Puta investigação hein… Fora essa papagaida quem é q investiga?

  30. Detalhe q PM q trabalha sem farda já fã usurpando indiretamente função. Se não estiver então é incompetente mesmo… Afinal tem q estar paisano (coisa de civil) p realizar sua atividade.

  31. Vocês lembram o que fizeram para ajudar o Ponto no acidente na região de Ourinhos.

  32. Jacaré,

    Quando ocê tinha dente metia medo em alguém?
    Agora banguela menos ainda, né?
    Tá vendo, tu nunca foi puliça e nem sabe.

  33. Aos carreiras jurídicas:

    ” A falência de um sistema é de responsabilidade integral do topo da pirâmide, que não deu suporte, nem reforçou ou reestruturou sua base, com a base frágil todo sistema tende a desmoronar “.

    BILL GATES

  34. A Polícia Civil precisa de três passos para sobreviver:

    1 – Reestruturação de carreiras (delegado, investigador, agente policial, escrivão e carreiras do I.C);
    2 – Abertura de 6000 vagas de investigador e escrivão;
    3 – Retorno da Polícia Científica para Polícia Civil;

  35. A extinção da Polícia Civil acontece pela fraqueza de nossos sindicatos seccionados, e da falta de percepção de nossos líderes, que só pensam em si e esquecem a base que os sustentam, aliás 70% dos carreiras jurídicas possuem um nível intelectual e de influencia muito baixo, e isso reflete a atual situação da Polícia Civil. Quantos a nos operacionais nem tem como nos cobrar um alto nível, qual pessoa com um alto nível intelectual, acadêmico ou dinâmico iria se sujeitar correr risco, carregar uma responsabilidade gigante, trabalhar dia e noite, e ser cobrado pela sociedade por um salário ridículo de R$3.200,00.

  36. Conta interessante: 3 em cada 4 brasileiros tem medo de ser assassinado. Concordo que a bandidagem está matando à vontade. Se a pergunta for para os policiais, será 4/4. O curioso é que o Brasil possui uma média de 26 assassinatos por 100 mil habitantes e 23 mortes de trânsito por 100 mil, isto é, aqui homicídio e trânsito competem cabeça por cabeça. Será que 3 em cada 4 habitantes tem medo de dirigir ou sair de casa? E a taxa de homicídios de policiais? Essa não interessa.

  37. Policia, Srs.PMs, é informação e não vale a pena ficar pegando Nóia, nas esquina, “vendendo” droga, aprendam…

    A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta sexta-feira (4) uma operação para desmantelar uma quadrilha que agia no tráfico internacional de entorpecentes, distribuindo drogas produzidas no Paraguai para os estados de Goiás, Pará, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Policiais paraguaios também participam da ação. A suspeita é que o grupo tenha movimentado R$ 1 bilhão.
    Segundo a PF, a operação “Cavalo Doido” cumpre 81 mandados judiciais, sendo 21 mandados de prisão preventiva, 11 mandados de prisão temporária, 15 conduções coercitivas (quando alguém é levado para depor) e 34 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em Goiás e Mato Grosso do Sul.

    Em Goiás, até 8h30, tinham sido cumpridos 15 mandados de prisão, de acordo com a assessoria de imprensa da PF.
    saiba mais
    Polícia Federal faz operação contra tráfico de drogas em GO, MS e DF
    PF prende suspeitos de tráfico de drogas em dois estados e no DF
    PF faz ação em Goiás contra grupo suspeito de vender drogas pela web
    Mais de 200 policiais participam da operação. No Paraguai também está sendo realizada a destruição dos plantios de droga nas fazendas de propriedades do grupo criminoso. Além disso, foram bloqueadas 80 contas bancárias.
    Os investigadores identificaram uma das rotas dos suspeitos, que entravam pela região fronteiriça de Pedro Juan Cabalero, vinda da cidade do Paraguai. No decorrer das investigações, foram apreendidas mais de 10 toneladas de drogas, armas de grosso calibre e carros de luxo.

    A PF explica que o método “Cavalo Doido” diz respeito ao modo de transportar os entorpecentes. Os veículos utilizados tinham bancos e acessórios arrancados e todo o espaço era ocupado com grande quantidade de drogas, sem qualquer tipo de disfarce. Carregado, o carro seguia em grande velocidade, sem paradas e sem respeitar qualquer tipo de sinalização ou autoridades públicas. O objetivo era evitar perdas e chegar o mais rápido possível ao ponto onde o entorpecente seria vendido.

    Os investigados devem responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, corrupção ativa, tráfico internacional de armas, adulteração de arma de fogo e porte ilegal de armas. Se somadas, as penas podem ultrapassar 30 anos.

  38. VITÓRIA NA GUERRA. disse:
    03/11/2016 ÀS 9:48
    Oficial 6º PARTE, SEU FILHO DE UMA VAGABUNDA!

    FIQUE VOCÊ SABENDO QUE A MINHA ESPOSA, IGUAL A MIM, ODEIA policial militar DEVIDO O SEU SOBRINHO TER SIDO MORTO POR UMA “BALA PERDIDA” DISPARADA PELA ARMA DE UM pm LIXO IGUAL A VOCÊ.

    SEU FILHO DE UMA PUTA!
    QUANDO ISSO OCORREU, TIVE QUE INTERNÁ-LA POR PROBLEMAS CAUSADO DEVIDO O CHOQUE QUE SOFREMOS E LOGO APÓS SAIR DO HOSPITAL, PASSOU UM ANO NA FRANÇA, COM O MEU FILHINHO QUE ERA MUITO PRÓXIMO AO PRIMO MORTO, PARA TENTAR AMENIZAR A SITUAÇÃO DELICADA QUE TODA A FAMÍLIA PASSOU.

    A NOSSA SORTE SE DEU DEVIDO A CONFORTÁVEL SITUAÇÃO FINANCEIRA QUE UM OUTRO SOBRINHO DELA, FILHO DE UM OUTRO IRMÃO, SE ENCONTRAVA NA FRANÇA POR SER JOGADOR DE FUTEBOL E BANCOU TUDO PARA NÓS.

    ENTÃO, ESPERO QUE VOCÊ FILHO DE UMA PUTA, COMECE A ENTENDER A PARTIR DE HOJE DE ONDE VEM O ÓDIO QUE EU E TODA A FAMÍLIA DA MINHA ESPOSA DE TEM DE IMUNDICE DE INSTITUIÇÃO QUE DEPENDE DA MENTIRA PARA SOBREVIVER!

    QUANTO AS SUAS AFIRMAÇÕES EM DIZER QUE A MINHA ESPOSA NÃO TEM MEDO DE VERMES FARDADO, EU GOSTARIA QUE VOCÊ DIRIGISSE ESSAS PALAVRAS DIRETAMENTE PARA A BISCATE DA SUA ESPOSA QUE NADA MAIS É QUE UMA MARIA COTURNO!

    A única observação que me resta fazer é que, caso seu sobrinho não seja mais uma “vítima da sociedade”, lamento o fato, pois não desejo o sofrimento de uma perda a ninguém, nem mesmo a vc!
    Só para registro, entrei na APMBB com 17 anos, minha esposa é médica e minha falecida mãe era uma pessoa da mais alta índole, portanto, seu desabafo desqualificado, como sempre o faz, não me incomodam, pois partem de uma pessoa sem o mínimo senso de razoabilidade, inclusive, vc sempre corrobora com o administrador deste espaço, o qual, por razões ainda não esclarecidas, odeia a PM.

  39. Balela a tal reposição de 7%. Sindicatos colocando o rabinho entre as pernas e a contratação dos concursados de 2013 continuará à conta gotas até 2019. Quem sabe até a gloriosa já tenha sido extinta. Lamentável a falta de mobilização do pessoal.

  40. Vou morrer sem ser maçaneta? Enquanto tiver forças, sim…

    DIÁRIO DOS ESQUECIDOS disse:
    03/11/2016 ÀS 12:37
    DIÁRIO DOS ESQUECIDOS

    OBRIGADO MAÇANETAS

    Maçaneta é o termo utilizado na Polícia para designar o funcionário que não
    exerce as funções para as quais foi contratado. O maçaneta realiza
    atividades sem risco à sua própria integridade física. Espalhados por
    setores administrativos, tais como garagens, subfrotas, portarias,
    almoxarifados, expedientes, unidades de manutenções de informática e seção
    de armas e munições, estes indivíduos insistem em permanecer “escondidos”
    realizando funções burocráticas e administrativas, embora tenham sido
    aprovados em concurso público para o exercício de atividades de natureza
    policial. Normalmente são agraciados com os melhores horários, precoces promoções e possuem proteção especial de seus superiores. Os “postos” que ocupam são criados
    com o objetivo específico de alocá-los em razão de seu apadrinhamento e/ou
    covardia. Outras denominações são utilizadas como sinônimos. As mais comuns
    são: “puxa saco”, “cana zero”, “baba ovo”, “bunda mole”, “cagão” etc.
    Por muito tempo estes funcionários parasitas foram ignorados pelos
    policiais de verdade. Afinal, nunca se pôde contar com eles mesmo. Mas
    chegou a hora de reconhecermos o valor destes indivíduos e acabarmos com
    todas as rusgas.
    É tempo de admitirmos que o maçaneta representa tudo o que a Polícia Civil
    se tornou. Ele é o futuro.
    Para que expor-se em investigações policiais, ter que ser ouvido no Fórum a
    respeito de prisões e ocorrências, correr o risco de ter que utilizar a
    arma de fogo ou até mesmo poder colidir uma viatura… Tudo isso é coisa do passado.
    O amanhã pertence aos maçanetas. Eles nos ensinaram como devemos agir de
    agora em diante. Seus ensinamentos nos preparam para atingir na ativa, com integridade física e mental, os 65 anos de idade. Muito obrigado a todos os maçanetas!

  41. Não pode se negar que o Oficial Sextavado é um ser humano razoável quando afirma “não desejo dor para ninguém”. Sextavado, a sua corporação é homicida, intolerante e burra! E vocé sabe disso!

  42. para começar qualquer mudança policia tem que ter carreira ou seja um porta so de entrada.

    na pm carreira unica, de soldado a coronel, com isto quanto o estado iria economizar…..
    na policia civil, duas carreiras delegados e carreira policia civil., com a divisão de atribuições entre as duas, ficando os delpols com parte juridica e a carreira policial com administrativa e de investigação.

  43. Excelente idéia Antônio.
    P exescravao teve uma ideia excelente mas utópica frente à nossa legislação. Moldes americanos.
    Lc 37 não ficou tão bom p o resto, mas qual a novidade disso?

  44. OFICIAL 6º PARTE,
    VC SE MANIFESTOU DA SEGUINTE FORMA: caso seu sobrinho não seja mais uma “vítima da sociedade”…

    AS ASPAS COLOCADA QUANDO VC SE REFERE A MEU SOBRINHO, VC DEVE DESTINÁ-LA A FAVOR DA SUA MÃE
    -minha falecida mãe “era uma pessoa da mais alta índole”,

    SEU FILHO DE UMA PUTA, SE VC NÃO QUER SER OFENDIDO NÃO OFENDA A MINHA ESPOSA PQ VC, SEU CORNO, NÃO TEM NOÇÃO DO QUE EU JÁ PASSEI E SÓ PARA TE LEMBRAR, FOI VC QUEM SE DIRIGIU A MIM OFENDENDO A MINHA ESPOSA E O MEU MANISFESTO FOI CONTRA A INSTITUIÇÃO pm E NÃO CONTRA OS SEUS FAMILIARES, SEU FILHO DE UMA PUTA!

    Oficial 6 Parte disse:
    02/11/2016 ÀS 18:39
    VITÓRIA NA GUERRA disse:
    02/11/2016 ÀS 17:32
    E quem não teme a pm?

    Sua esposa não!

  45. Calma gente!; calma. Acredito que devemos ser sérios, contudo, por vezes, cabe uma boa zoeira. Ficar destilando o ódio e ofensa não resolve nada galera.
    Bola pra frente!!!

  46. ESTA NO SIPESP

    No dia de ontem, 03/11/2016, o Secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, recebeu os membros do Movimento S.O.S Segurança Pública.

    Na oportunidade, o movimento ressaltou que permanece unido e mobilizado na tentativa de obter melhorias para a Polícia Civil.

    O Secretário, ressaltou a importância do diálogo e comunicou que nos próximos dias, novos policiais civis, de todas as carreiras, serão convocados, destacando que a carreira de Escrivão de Polícia terá um número maior de convocações, em razão de ser a carreira com maior defasagem de pessoal.

    A próxima manifestação do Movimento S.O.S Segurança Pública, ocorrerá no próximo dia 08/11/2016, às 16:00hs, no vão livre do Masp, oportunidade que os policiais civis poderão externar o seu descontentamento.

    Acredito que primeiramente temos que ter Reajuste Salarial !!!!

  47. DIÁRIO DOS ESQUECIDOS disse:
    03/11/2016 ÀS 12:37
    DIÁRIO DOS ESQUECIDOS

    Parabéns pelo texto. È uma verdade incontestável na PC. Sempre tiveram mais voz ativa do que aqueles que acordam cedo para cumprir mandados, fazer ronda…

  48. O pior de tudo é que o reajuste desse ano vai ser 0,0%. Essa história de 7% prá variar é pra tentar enganar todo mundo até o fim do ano, como nossos dirigentes já fizeram nos anos anteriores.

    PS. O engraçado é que no site do sipesp fala somente da reunião, agora teve uma pessoa que esteve nessa reunião e ali foi falado explicitamente que esse ano não teremos nenhum tipo de reposição salarial. Porque será que eles não informaram esse fato???

  49. Sexta-feira, 04/11/16 – 16:38
    Governo anuncia 835 nomeações para polícias Civil e Técnico-Científica

    O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira (4) a nomeação de 835 aprovados em concursos públicos para as polícias Civil e Técnico-Científica do Estado de São Paulo. São 722 cargos para policiais e 113 para técnicos e oficiais administrativos.

    Para a Polícia Civil, serão nomeados 587 novos agentes – 80 delegados, 120 investigadores e 387 escrivães. Já a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) passará a contar com mais 135 agentes, sendo 35 médicos legistas, 25 peritos, 50 auxiliares de necropsia e 25 fotógrafos.

    A SPTC também receberá reforço para os quadros de apoio dos institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML), com 20 técnicos de laboratório e 93 oficiais administrativos. Esses profissionais atuarão nos diversos núcleos policiais de São Paulo.

    A nomeação, que será assinada pelo secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, deve ser publicada em breve no Diário Oficial. Desde 2011, o Governo do Estado investiu na contratação de 3.638 policiais civis e 692 técnico-científicos.

    Muito importante agora falta a valorização do N.U e Reajuste Salarial

  50. ESTA NO BIZU DA PM

    Sexta-feira, 04/11/16 – 16:38
    Governo anuncia 835 nomeações para polícias Civil e Técnico-Científica

    O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira (4) a nomeação de 835 aprovados em concursos públicos para as polícias Civil e Técnico-Científica do Estado de São Paulo. São 722 cargos para policiais e 113 para técnicos e oficiais administrativos.

    Para a Polícia Civil, serão nomeados 587 novos agentes – 80 delegados, 120 investigadores e 387 escrivães. Já a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) passará a contar com mais 135 agentes, sendo 35 médicos legistas, 25 peritos, 50 auxiliares de necropsia e 25 fotógrafos.

    A SPTC também receberá reforço para os quadros de apoio dos institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML), com 20 técnicos de laboratório e 93 oficiais administrativos. Esses profissionais atuarão nos diversos núcleos policiais de São Paulo.

    A nomeação, que será assinada pelo secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, deve ser publicada em breve no Diário Oficial. Desde 2011, o Governo do Estado investiu na contratação de 3.638 policiais civis e 692 técnico-científicos.

    E a Valorização Salarial e o Reajuste Salarial ???w

  51. Governo anuncia 835 nomeações para polícias Civil e Técnico-Científica

    O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira (4) a nomeação de 835 aprovados em concursos públicos para as polícias Civil e Técnico-Científica do Estado de São Paulo. São 722 cargos para policiais e 113 para técnicos e oficiais administrativos.

    Para a Polícia Civil, serão nomeados 587 novos agentes – 80 delegados, 120 investigadores e 387 escrivães. Já a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) passará a contar com mais 135 agentes, sendo 35 médicos legistas, 25 peritos, 50 auxiliares de necropsia e 25 fotógrafos.

    A SPTC também receberá reforço para os quadros de apoio dos institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML), com 20 técnicos de laboratório e 93 oficiais administrativos. Esses profissionais atuarão nos diversos núcleos policiais de São Paulo.

    A nomeação, que será assinada pelo secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, deve ser publicada em breve no Diário Oficial. Desde 2011, o Governo do Estado investiu na contratação de 3.638 policiais civis e 692 técnico-científicos.

  52. ESTA NO SITE ADPESP

    O Governador Geraldo Alckmin acaba de anunciar, em evento oficial, a nomeação de 80 Delegados de Polícia, 387 escrivães e 120 investigadores, além de vários nomeados para as carreiras da Polícia Técnico-Científica.

    MUITO BOM !!!

    Cadê a valorização Salarial e o Reajuste Salarial ???

  53. Putz que reportagem mais tendenciosa, não que se possa esperar algo diferente.

    Se a folha fizer uma reportagem perguntado:

    Quantos policiais tem medo de se aposentar e ter o seu salário ” furtado” pela administração pública!
    100%
    E mais recentemente quantos policiais tem medo de se aposentar e de não receber!
    98%
    Quantos policiais tem medo do atendimento do hospital do servidor!
    95%
    Quantos policiais tem medo de atender ocorrência que envolva alguém de alto cargo e mesmos fazendo certo ser punido ou responder um PA !
    96% A máfia da merenda está ai para provar isto.
    Quantos policiais tem medo de a família de algum ladrão, menti falando que ele foi espancado quando efetivamente não foi, o quando ele foi preso o ladrão, mesmo que pé de chinelo, morando na favela, o mala entrou em cana como milhares de reais no bolso.
    100%
    Quantos policiais tem medo de verem os seus “direitos” vilipendiado pela administração pública!
    150%
    Quantos policiais tem verdadeiro pavor de ouvir ou ler reportagem onde “especialistas em segurança pública” achando soluções e o uso de arma, mesmo as não letais, para combater a criminalidade levando-se em conta a Suíça, Suécia, Holanda ou Dinamarca como referência, e nunca a nosso realidade.
    110%

    E assim de pergunta em pergunta chegaremos algo em torno de 100% do policiais tem os medos acima.

    Eu mesmo me c…. todo quando leio algumas conclusões das reportagens da folha, algumas matérias que este jornal pública.
    Algumas de ocorrências na área da minha pastelaria , onde a maioria dos reportes nem na delegacia para coletar dados, a maioria fica só na ligação se muito vão ou falam com as partes só em caso de muita repercussão.

    O melhor é ler quando os policiais matam alguém, mesmos que o “cidadão” seja um bandido contumaz, com longa ficha criminal e diversas passagens e condenações, é sempre em “SUPOSTO” tiroteio.
    Agora quado é o contrário quando o bandido mata o policial sempre foi para se defender do policial malvado e despreparado.

  54. Caro Escriba disse:04/11/2016 ÀS 18:31 ESTA NO SITE ADPESP, só não tem a informação se a Dona Marilda chorou com esta notícia supimpa.

    Eu sou testemunha, ocular do fato que vou descrver.

    Quando muitos delegados foram a porta da DGP , capitaneados pela presidente da associação deles, o ex-DG Blazek desceu todo suado, para falar a massa.
    ………..pausa poética para considerações………….

    “não sei o porque estes caras suam tanto, se nem trabalhar eles trabalham, e olha que o dia estava nublado e tempo ameno.

    Voltando ao suadão, ele estava cercado por um batalhão de aspones, todos de ternos escuros alguns parecendo com os MIBs, dos filmes Homens de Preto, outros se pareciam com cafetões italianos, no melhor estilo Silvio Berlusconi.

    E como Dom Pedro que bradou “Independência ou Morte”.

    O Blazek bradou : “Sim, está confirmado o governador vai aprovar a carreia jurídica”!

    A dona Marilda foi as lagrimas, sim ela borrou a maquiagem, voltando os olhos para o céu, vazio, como se estivessendo vendo um milagre, ele novamente chorou.
    Chorou como se o próprio Papa acabasse de anunciar a Paz Mundial, ela chorou, chorou e chorou……
    Só não ficou de joelhos, no asfalto em frente da DGP, porque iria zuar a meia fina.

    Te digo caro Escriba, disse:04/11/2016 ÀS 18:31, cena linda de se ver, até eu quase que chorei, faltou pouco, para também chorar mais só que de vergonha de ver aquele embuste todo.

  55. Tired
    Pq vc acha q ela chorou?
    Pq a população realmente terá o atendimento digno q merece ou pq irão engordarem seus bolsos… status de magistratura estudando 1/3 q os mesmos.
    Assim como os nu na lc 37…
    Típico.
    Pergunto…
    Qual a novidade???
    Majura correndo pela tangente e os nu pela bera…
    RESTOPOL continua sendo resto….kkk
    Tudo na mesma.

  56. a policia civil poderia ser assim

    delpol
    peritos
    escrivao
    investigador

    como e em minas gerais

    no caso dos escrivaes e investigadores, a partir dos 20 anos de servico como incentivo, teria a carreira unificada como inspetor/comissario

  57. Governo anuncia 835 nomeações para polícias Civil e Técnico-Científica

    O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira (4) a nomeação de 835 aprovados em concur…

  58. Engraçado é ver o corporativismo dos sindicatos com o governo. Nessa ultima reunião, teve um participante que saiu de lá e mencionou que o SSP já adiantou que esse ano não vai ter nenhum centavo de reposição salarial. Ficam alimentando nossas esperanças com os “Bizus”, mas pelo andar da carruagem, devemos ficar felizes com essa nomeação prá poder dividir as chicotadas para trabalhar…

  59. Serão anunciados 7,2% de reajuste salarial, a serem pagos em fevereiro de 2017.

  60. O AIPESP está tentando um acréscimo no N.U, mas será apenas concedida a reposição da inflação de 2015 e nada mais, o auxílio alimentação também não será reajustado.

  61. só fumo e derrota…rs – nem animo os bizus dão mais…

  62. Considerando que o estado de SP tem mais de 600 cidades
    o que farão 80 delegados? 120 investigadores?

    Ainda tem inocente que acredita que a polícia civil durará mais de 10 anos .

  63. 7,2% está ótimo, com o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, ficaremos com 4,2% na mão. Resolveram nossos problemas!

  64. O FIM DA POLÍCIA CIVIL SE INICIOU JUNTO COM O GOVERNO DO PSDB!!! E COMO NESSE PAÍS TODO SERVIÇO PÚBLICO ESTÁ FALINDO, POIS RUIM JÁ ESTÁ FAZ TEMPO, A SEGURANÇA PÚBLICA VAI DE VENTO EM POPA NESSA DIREÇÃO. VEJA BEM, A SITUAÇÃO DOS DELEGADOS AO MESMO TEMPO QUE ESTÁ CONFORTÁVEL, AO MELHOR ESTILO “PARA NÓS, QUANTO PIOR, MELHOR”, CADA VEZ MAIS , FICA INSUSTENTÁVEL PARA OS ESCRAVOS DA PRODUÇÃO. E COMO NINGUÉM TEM CORAGEM DE FAZER VALER A SUA VOZ, ATÉ PORQUE UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO, ESTAMOS DIANTE DE UM PACIENTE NA UTI, ABANDONADO, SEM REMÉDIO E SEM RECURSO. E ISSO NÃO VAI MUDAR TÃO CEDO!!!! PARA AQUELES QUE AINDA SE ILUDEM, SE FOR NOVO DE CASA, FAÇA VALER SUA INTELIGÊNCIA E SAIA O QUANTO ANTES. BUSQUE UMA CARREIRA QUE TEM VALOR! PARA AQUELES QUE JÁ DERAM O SANGUE E TEM TEMPO PARA APOSENTAR, NÃO PERCA TEMPO, CAI FORA!!! BOM PROFISSIONAL NÃO FICA SEM TRABALHO! PARA AQUELES QUE ESTÃO NO MEIO DO CAMINHO, SINTO MUITO!!!! JÁ PARA AQUELES QUE A SITUAÇÃO ESTÁ ÓTIMA, PORQUE NÃO ESTÃO PRECISANDO DO MÍSERO SALÁRIO, AFINAL… BOM DEIXA PRA LÁ …SE CUIDA HEIN, UM DIA A CASA CAI !!!!!

  65. Esse Alfaiate da Garbo é uma comédia, ele faz esses tópicos pra bombar nesse blog dele, será que ninguém se ligou…
    Outra coisa, você discutir com esse pessoal da esquerda é perca de tempo, esses caras são alienados, é como se fosse uma religião pra eles, ele falou que não tem ódio da PM em outro tópico, é claro que não, Mst,PT,PSOL,enfim toda essa turma ama a PM.
    O cara foi mandado embora da Civil pelos próprios pares, o Ferreira Pinto só ratificou a caneta, ou melhor só entubou o Pinto nele kkkkk.
    O restante aí é tudo lambe tora dele, pela saco,pelegos,baba ovo, enfim, tem até alguns aí que tem razão em não gostar da PM, esses foram cornos e apanharam dos PMS.

  66. Em tempo, a única postagem realmente interessante aí, foi a do Ex Calça Branca Ainda Motivado em 02/11/2016 às 19:03
    Meus sentimentos a todos os familiares de Policiais mortos, neste dia de finados que Deus possa consolar a dor dos pais, mães, filhos e filhas que perderam um parte de suas vidas, nós como membros da Segurança Pública também perdemos um pedaço de nós !

  67. TROLL (04/11/2016 às 13:14)

    Excelente idéia Antônio.
    P exescravao teve uma ideia excelente mas utópica frente à nossa legislação. Moldes americanos.
    Lc 37 não ficou tão bom p o resto, mas qual a novidade disso?

    ===============================

    A PEC 241 seria impossível apenas 3 anos atrás.

    Hoje, o povo entende que o governo não pode gastar mais do que arrecada. E não pode arrecadar mais, aliás, precisa diminuir a tributação.

    O modelo de CARREIRA ÚNICA e CARREIRA JURÍDICA pode ser impossível agora, porque as pessoas ainda não foram esclarecidas sobre o que é e como funcionaria, pelo menos em tese, mas eu acredito que tiraria vários freios que a PC tem para trabalhar.

    Enquanto isso, por favor, TODOS PRESTEM ATENÇÃO com todo cuidado ao PLC 37/16

    http://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000001937

    Porque esse PROJETO é EXTREMAMENTE IMPORTANTE para a Polícia e para a SOCIEDADE.

    E, depois que a PF mostrou o que se pode fazer, eu sei que muitos políticos não querem tornar a Polícia mais eficiente, por isso vale cada cobrança, cada mensagem e cada esclarecimento à população (algo que os sindicatos já deveriam estar fazendo há muito tempo).

  68. Direita Conservadora (05/11/2016 às 4:34)

    Eu sou direita, como dizem, coxinha, e vejo toneladas de problemas nas Instituições Policiais.

    A PC parou no tempo, lá no século XIX, com as castas (tempos em que escolaridade era para poucos). E a PM teve, desde a formação, uma série de problemas que nem a Polícia e nem o Exército sabem como resolver.

    E não sei o que vai acontecer, mas espero que todo o conhecimento de oficiais e praças seja considerado e aproveitado, porque tem muita gente que é muito bem preparada. Mas Instituição em si, tanto PC como PM, precisa mudar para fazer a sua tarefa: PROTEGER A SOCIEDADE.

    Sobre as demissões, vale lembrar: A “Via Rápida” começou em 2002. Em 2006 aconteceu a primeira onda de ataques do PCC, esse foi o legado de demitir policial sem julgamento (demitir quem atrapalha a corrupção ou os interesses da Administração).

  69. Gostaria de deixar registrado neste espaço que hoje é o dia do Escrivão de Polícia e parabeniza-los. Escrivães sem vocês seria muito mais difícil de trabalhar na polícia.

  70. Sobre reajuste: Segundo consta, em reunião entre Governo e representantes da classe policial foi acordado que será criado um grupo de estudo para ver a possibilidade de ser criar uma comissão de estudo para estudar qual seria o índice de aumento. O prazo para conclusão foi dado quando o Palmeiras apresentar a taça de campeão mundial.

  71. Foram nomeados diversos candidatos aprovados em concursos, para diversas carreiras da P.C. “Antes tarde, do que nunca”. [páginas 1, 3 e 4 do DOE de hoje (5) – Executivo II ].

  72. Nem tudo esta perdido????

    A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, cancelou sua participação no 6º Encontro Nacional de Juízes Estaduais. Ela faria o discurso de encerramento, neste sábado. Deu meia-volta depois da divulgação da notícia de que uma empresa que coleciona condenações judiciais integra o rol de patrocinadores evento.

    O encontro reúne cerca de 700 magistrados. Ocorre numa hospedaria de luxo chamada Arraial D’Ajuda Eco Resort. Fica em Porto Seguro, na Bahia. Coisa fina. As diárias custam R$ 605. Um show de Ivete Sangalo animará o encerramento. Reportagem veiculada pelo Globo revelou que a empresa Veracel Celulose, que borrifou R$ 100 mil no evento, ostenta várias condenações por crimes ambientais, trabalhistas e fiscais.

    Ouvida, a Veracel Celulose alegou que o apoio ao encontro de magistrados insere-se no contexto de uma campanha publicitária para marcar os 25 anos de existência da empresa. Absteve-se de cometar as condenações judiciais.

    A Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) afirmou que 80% dos custos do encontro foram bancados com recursos próprios. Sustenta, de resto, que o apoio financeiro de empresas não interefere na “imparcialidade e independência” dos magistrados. Esses predicados, “não têm relação alguma com o apoio financeiro ao evento.”

    Carmén Lúcia preferiu não dar as caras. Seu colega e antecessor no comando do Supremo Ricardo Lewandowski não teve os mesmos pruridos. Discursou para os juízes estaduais na véspera. No trecho mais aplaudido de sua fala, Lewandowski fez uma defesa enfática do próprio reajuste salarial. Está parado no Senado o projeto que eleva os vencimentos dos ministros do Supremo de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil mensais. Se aprovado, o reajuste desaguará em cascata sobre os vencimentos de todo o Judiciário. Daí os aplausos.

    Parabéns a Ministra! Já passou da hora de os juízes desta Pátria Amada Brasil ACORDAREM, pois o tempo das regalias principescas acabou. Entendam que são trabalhadores como qualquer outro, sem distinção alguma, pois todos são seres humanos e necessitam de igual atenção, se está ruim para a maioria, então alguns feudos não podem continuar vivendo como se nada esta acontecendo. O final desse tipo de organização desembocou na Resolução Francesa e Russa, onde a oligarquia instalada no poder foi derrotada pelas forças das ruas.
    Responder32Denunciar
    Avatar de Pedro
    Pedro 10 minutos atrás
    Acho que a reportagem “esqueceu” de citar que o MOro estará lá com juizes da operação mãos limpas da italia, a qual terminou sem sucesso e foi acusada de uso politico e criou o mairo corrupto de todos os tmepos na italia, Berlusconi, e o Moro copia a operação pra tentar criar um novo Aécio Berlusconi
    0Denunciar
    Avatar de dalton-abreu
    dalton-abreu 2 horas atrás
    z30, não basta ser honesto, é preciso ser TRANSPARENTE. Mas essa transparência já deveria ter existido antes dessa empresa ter sido apontada pela imprensa, como partícipe em atos de corrupção. E ao menos de acordo com o texto acima, presume-se que a única pessoa que desistiu de participar foi a Ministra Carmem Lúcia. Os outros 700 juízes, foram ao evento. Na verdade, os três poderes da República estão sob grande suspeita de toda a população, que inclui petistas, coxinhas e neutros.
    5Denunciar
    Avatar de Ze Sergio
    Ze Sergio 3 horas atrás
    Para quem ainda não desconfiou do país nunca sair deste lamaçal apesar de 30 anos de redemocratização, o Brasil é isto. Cada qual dominando seu feudo, sua parcela que administra para a sua família. Cada qual com seu latifúndio no orçamento público. Esta farra de convenções em “resorts” para juízes e promotores é mensal. Basta pesquisar. Você crê que proprietários de Capitanias Hereditárias abrirão mão de stas mamatas gratuitamente? Sonhe!!!

    A alegria de alguns brasileiros é quando pessoas como alguns ministros do STF e políticos sofrem um infarto e morrem. Pessoas como esse Juiz do STF não merece nem o respeito de ter nascido.
    Responder32Denunciar
    Avatar de correia.neto
    correia.neto 37 minutos atrás
    Vergonha em qualquer situação e mais grave ainda na situação de crise e desemprego que o país se encontra !!!

    Trabalho com gestor em uma multinacional. Uma dos pontos onde dou treinamento é “Compliance”. Eu nunca conseguiria justificar patrocinar um evento de juízes, de forma nenhuma. Alguém pode por favor me explicar qual a justificativa para uma empresa patrocinar um evento de JUÍZES? A pergunta é séria, eu não entendo. Por favor, não procuro um motivo escuso, procuro a justificativa que as pessoas dão aos acionistas sérios, como alguém explica isso… patrocino o evento dos juízes porque… ????

    Grande Ministra Carmen Lúcia,a única boa surpresa desse final de feira que virou o país.

    Agora vamos ver se ela tem coragem de estabelecer prazos para pedidos de vista de processos,principalmente aqueles tipo o de onteontem.

    A super ministra precisa comparecer no evento para proteger os coitadinhos dos juízes que estão sendo destratados!

    Tem que começar a punir severamente e banir essa “raça” de gestores públicos, juízes, políticos e empresários corruptos. Acabar com essa farra de empresários corruptos receberem, em troca das “doações” de campanha, contratos milionários/superfaturados, informações privilegiadas, isenções fiscais, perdão de dívidas e dinheiro público barato do BNDES, CEF, FGTS, PIS, FUNDOS… para comprar empresas, mansões, jatinhos, fazendas, iates, carros de luxo, festas, restaurantes, viagens e passeios cinematográficos, caixa 2, offshores e contas em paraísos fiscais. Tudo com dinheiro público, do povo brasileiro, da nação brasileira. E enquanto isso, o trabalhador sendo surrupiado no seu FGTS suado e péssimos serviços públicos (segurança, saúde, educação, transporte, …) sendo oferecidos à população. Basta !!! O contribuinte não pode continuar pagando essa conta !!!

    Carmem Lúcia já dava indícios de que seria ótima Presidente da Corte, a muito tempo. Quem tiver interesse procure o valor gasto por ela em diárias, durante os dois anos como Presidente do TSE e quanto Toffoli gastou em um mês. Agora o STF funciona com pontualidade britânica, o número de deliberações no CNJ aumentou… tá cumprindo com a obrigação dela sim, mas porque os anteriores não fizeram? Ainda falta muito por fazer, mas é lindo ver que ao menos ela está tentando.

    Que vergonha o Min. Ricardo Lewandovski participar desse rapapés e que a empresa corruptora Aracruz Celulose patrocina de modo nefasto a essa camarilha de juízes sob pretexto de ajuda no evento em resort. Parabéns à digníssima Ministra Carmen Lúcia em não fazer parte dessa infâmia rastaquera que ora assola todos os entes públicos. Lamentamos por verificar que membros do judiciá rio, estão caindo ou já não caíram nessa armadilha. Trata-se ao melhor juízo ao último galardão da nossa sociedade….senhores revejam vossa posições a ações nesses escabrosos eventos, em que as raposas estão apostas para solaparem o mínimo que nos resta de decência e ética…

    Não se anime não, logo puxarão o tapete dela. Veja o que aconteceu com o Joaquim Barbosa.

    Olá Ju22; penso que não podemos nos iludir com esses rapapés de ordem pessoal. O judiciário deveria funcionar como uma instituição Republicana, mas desafortunadamente funciona como espaço para os exibicionismos de egos inflados. A regra tem sido de que dinheiro de instituições não idôneas patrocinam eventos de juízes, logo, por extensão todo o judicário perde legitimidade. Grato.

    Realmente não dá pra acreditar totalmente na imparcialidade da justiça desse país…parabéns CARMEN LÚCIA

    O que lamento é saber que a excelentíssima ministra Carmen só ficará por 2 anos na presidência do STF, depois quem assume é o senhor Toffile, que não entendi o porque dele pedir vista na ação que julga se um réu pode ocupar um cargo na linha sucessória da presidência da republica, já que todos os ministros foram a favor não ocupação.

    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

  73. Cade a Valorizacao do NU ????

    Cade o Reajuste Salarial ??????

    Cade o auxilio alimentação ????

  74. pode esquecer amigo. fique satisfeito com essas nomeações, pelo menos vão existir mais lombos para dividir as chicotadas…

  75. E OS NOVOS GRUPOS DE ESTUDOS ?

    ESTOU COM SAUDADES DO DITO CUJOS.

    ESTAMOS TÃO ABANDONADOS QUE ATÉ OS GRUPOS DE ESTUDOS FORAM ESQUECIDOS.

  76. Estão brincado mas parece que os 7,2% está fechado entre governo e SIPESP, juntamente com a Associação dos investigadores, único risco de não termos 7,2% de reposição 2015 é o governo voltar atrás, que não seria nenhum absurdo.

  77. PARABÉNS A TODOS OS ESCRIVÃES DE POLÍCIA!!!!!!

    SEM ESCRIVÃES A POLÍCIA PÁRA!!!!!!

  78. Parabéns nada com o salário defasado quero ver quantos vão tomar posse e posteriormente já se desanimam com a desvalorizacao salarial do NU !!!!

  79. Para mesmo!!!!

    Mas c
    om o salário defasado quero ver quantos vão tomar posse e posteriormente já se desanimam com a desvalorizacao salarial do NU !!!!

  80. Vão, em números, sair mais do que os que vão tomar posse; isso sem contar o período de academia. Escrivão que tem juízo e tiver o tempo completado, vai cair fora. Antes da reforma previdenciária.

  81. Alckmin propõe reajuste de 7% para policiais

    Esta é a terceira vez que o governador Alckmin concede aumento salarial acima da inflação
    O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 13, o envio à Assembleia Legislativa de um projeto de lei que concede aumento salarial de 7% para os membros da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Técnico-Científica. O reajuste também será estendido aos agentes penitenciários. Aposentados e pensionistas das quatro categorias também terão o mesmo benefício. No total, serão beneficiados 172 mil policiais militares, 53 mil policiais civis e 33 mil agentes penitenciários. O custo para o Tesouro do Estado será de R$ 983 milhões por ano.

    Esta é a terceira vez que o governador Alckmin concede aumento salarial acima da inflação do período. Desde o último reajuste, o índice oficial de inflação acumulada é 5,66%. Em outubro de 2011, os policiais tiveram 15% de aumento retroativo a julho de 2011. Em agosto de 2012, o aumento foi de 11%. Com a nova proposta, o reajuste acumulado desde 2011 chega a 36,59%.

    O projeto de lei será enviado ao Legislativo com pedido de urgência.

    fonte-http://tucano.org.br/noticias-do-psdb/alckmin-propoe-reajuste-de-7-para-policiais

  82. Preparem-se, após liberação da moderação…..HAHAHAHAHAHA…..vingança saramaligna!!!!

  83. Esse reposição da inflação 2015 que será 7,2% foi conquista única e exclusiva do Sr. Bailoni e do Sr. Rebouças que agiram em conjunto AIPESP e SIPESP, não se esqueçam disso.

  84. Ironia meus caros, estão falando de 7% e ninguem mostra a fonte, eu mostrei…
    Pena que no passado!
    hahahaha

    C.A.

  85. Na boa… tem q ser mto ingênuo achar q vem algo a mais por esse NU. Kkkkk…

  86. Conversei com um capitão PM e parece que os 7,2% é verdadeiro, e já está fechado com o governo, e os 7,2% não é reajuste e sim reposição da inflação de 2015.

  87. Exescravao
    Cara eu to com o anonimo em fúria. Não no q tange às rusgas dos senhores. Achei bem coesa a escrita do mesmo, mas não ponderada.
    Não há lógica em ganhar mais atribuições (inclusive desempenhando atividade análoga se não idêntica a atividade de investigador) e ganhar o mesmo e menos lógica ainda desempenhar a atividade de escrivanato por 20% do meu salário.
    2 cadeiras. Quais carreiras vc acha q serão escolhidas? Temos Peritos, legistas, tiras, escribas e a recém criada de Agente ( Q mesmo juntando todas outras carreiras ainda terá menos integrantes q as carreiras de tira e escriba, além é claro, de que Agente obedece as ordens do chefe dos tiras, ou seja, possibilidade quase zero de conseguir uma cadeira).
    Bom p a sociedade pq “forçará” os famosos não é minha atribuição a fazer de tudo.
    Sem contar q o Agente ficará na expectativa de reenquadramento enquanto Delegados, tiras e escribas já serão reenquadrados pela própria lei.
    Temos muitas vantagens para todas as carreiras nesta lc tb e concordo, mas q a LC é bem mais benéfica p os senhores do q para o resto é fato.
    É o q enxergo e acho.

  88. Ex
    Mas tenho q admitir que esta LC trás benefícios a todos. Porém mais benéficos p uns q para outros.

  89. acabou a insalubridade grau maximo para todos, ja tem tem policia recebendo grau minimo, doe de sabado

  90. Resolução de 4-11-2016
    GS 122/15 – Pte 12.
    O Secretário da Segurança Pública, nos termos dos artigos
    4º, inciso I, e 5º da Lei Federal 5.836, de 05/12/72, c.c. o artigo 3º,
    § 1º da Lei Estadual 186, de 14/12/73, atendendo a indicação do
    Comandante Geral da Polícia Militar, nomeia o Cap PM 990.142-
    6 Priscila Mayume Oyama Ricardo, do Comando de Corpo de
    Bombeiros, para exercer as funções de Escrivã, em substituição
    ao Cap PM 990.141-8 Ana Lúcia Razuk do 1º Grupamento de
    Bombeiros e o o Maj PM 891.278-5 Fábio Marcelo Bueno Prado,
    do Comando de Policiamento da Capital (CPC), para atuar como
    Oficial Suplente em substituição ao Ten Cel PM 887.332-1 Flávio
    Tadeu Batista em razão de sua transferência para a reserva

    na pm ate capita e nomeada escriva, mostra a importancia do cargo,

  91. TROLL (06/11/2016 às 6:19)

    No meu pobre entendimento, o PLC 37/16 é o melhor, já batendo no teto das possibilidades, que se pode fazer pela Polícia e pela sociedade sem mudar a Constituição Federal.

    Sobre os 20%, é simples. Muda a lei e recebe 20% a mais ou fica como está e recebe 0% a mais no salário para fazer o mesmo trabalho. E 20% faz uma diferença. Tem gente que fica comentando até sobre o vale alimentação dos PMs.

    O PLC 37/16 combate até a corrupção, diminuindo o poder absoluto da Administração, dando algum fôlego para o honesto trabalhar em paz.

    Eu sei que vai ser difícil aprovar, mas toda a sociedade sabe bem qual é a eficiência da PC.

    No meu modelo ideal de Polícia, delegado seria juiz de instrução, as demais formariam a carreira única. Mas isso é só com mudança na CF.

    Enquanto isso, PLC 37/16

    http://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000001937

    Demorou só uns 30 ANOS para aparecer um projeto assim.

  92. TROLL, e mais um detalhe do PLC 37/16

    Vai colocar DOIS REPRESENTANTES de CADA CARREIRA no CONSELHO DA POLÍCIA

  93. Esle PLC 37/16 não passa. Padece de vício de iniciativa.
    E outra: Nele, deveria .estar expresso, que o PC ao se aposentar, será promovido a uma classe superior ou seja como exemplo, se é ocupante de 1ª classe, será promovido a classe especial. Se ocupante de classe especial o certo seria, mais 20%. O PM se aposenta e é promovido. Nada mais que justo. Agora, o PC se aposenta e regride. Lamentável. Sem contar que o auxílio alimentação da PM é maior que o da PC que aceitou tranquilamente. Se fosse o contrário, pode apostar que a PM jamais aceitaria. Fica aí a reflexão.

  94. Exescravao
    Sim vc está correto.
    Mas uma coisa vc tem q admitir… O cara q redigiu (não sei nem se foi o Campos Machado) tal LC foi bem FDP qdo lançou essa idéia de 20%. Pelo simples fato de tornar o desvio de função como legal (o q é claramente inconstitucional) e ainda pagando miséria p quem desempenhar a mesma função de quem ganhará bem mais.
    Bom mas vc tem razão quando diz q 20% de algo é melhor q 20% de nada.
    Mas q é sacanagem isso é. Não concorda? Já to vendo um monte ser desviado, mesmo sem querer (igual já acontece atualmente) sob o pretexto deste artigo.
    Porém sejamos realistas…
    Essa lc contém diversos vícios além, é claro, de arrombar os cofres públicos. Vc acha q Alckmin deixa passar algo assim??? Nem repor a inflação o homem quer.kkkk
    Pense outra coisa… Imagina tira desviado fazendo escrivanato… Vai ganhar quase igual Delegado e o Agente vai ganhar igual a q?
    Outra coisa bem injusta. Se atividade de Agente praticamente será a mesma de tira, aliás com mais atribuições inclusive, seria justo o Agente ganhar 1/3 do mesmo?
    Rola umas certas injustiças nessa LC.
    Mas concordo com a parte das cadeiras e em boa parte no q tange a corrupção.
    A corrupção irá dar uma diminuída apenas, mas jamais irá acabar. Dois fatos: vc acha q o recolhe de um departamento q tira até uns 30 mil p mais ou menos ficará de boa com o novo salário?
    O Agente continuará ganhando pouco e por exclusão continuaria a ser corrupto.
    Porém concordo q a LC trás benefícios p todas carreiras mas sejamos francos q as carreiras q mais se beneficiarão serão as do NU e as q literalmente serão mais “judiadas” são a dos NM q não foram reenquadradas em nada e de quebra ganharam um monte de atribuição a mais. Não é verdade?
    Concordo com todos modelos q vc escreve por aqui, principalmente a de moldes americanos.
    Essa LC é um tanto utópica e não beneficiará igualmente a todos, porém já é uma luz no fim do túnel. Acredito q para ser justo com os Agentes deveria mudar esses 20% do salário do mesmo p 20% da atividade desempenhada e diminuir as atribuições, ou seja, a atividade do Agente não pode ser similar a de tira e ganhar menos.
    É o q penso.

  95. Exescravao
    Sim vc está correto.
    Mas uma coisa vc tem q admitir… O cara q redigiu (não sei nem se foi o Campos Machado) tal LC foi bem FDP qdo lançou essa idéia de 20%. Pelo simples fato de tornar o desvio de função como legal (o q é claramente inconstitucional) e ainda pagando miséria p quem desempenhar a mesma função de quem ganhará bem mais.
    Bom mas vc tem razão quando diz q 20% de algo é melhor q 20% de nada.
    Mas q é sacanagem isso é. Não concorda? Já to vendo um monte ser desviado, mesmo sem querer (igual já acontece atualmente) sob o pretexto deste artigo.
    Porém sejamos realistas…
    Essa lc contém diversos vícios além, é claro, de arrombar os cofres públicos. Vc acha q Alckmin deixa passar algo assim??? Nem repor a inflação o homem quer.kkkk
    Pense outra coisa… Imagina tira desviado fazendo escrivanato… Vai ganhar quase igual Delegado e o Agente vai ganhar igual a q?
    Outra coisa bem injusta. Se atividade de Agente praticamente será a mesma de tira, aliás com mais atribuições inclusive, seria justo o Agente ganhar 1/3 do mesmo?
    Rola umas certas injustiças nessa LC.
    Mas concordo com a parte das cadeiras e em boa parte no q tange a corrupção.
    A corrupção irá dar uma diminuída apenas, mas jamais irá acabar. Dois fatos: vc acha q o recolhe de um departamento q tira até uns 30 mil p mais ou menos ficará de boa com o novo salário?
    O Agente continuará ganhando pouco e por exclusão continuaria a ser corrupto.
    Porém concordo q a LC trás benefícios p todas carreiras mas sejamos francos q as carreiras q mais se beneficiarão serão as do NU e as q literalmente serão mais “judiadas” são a dos NM q não foram reenquadradas em nada e de quebra ganharam um monte de atribuição a mais. Não é verdade?
    Concordo com todos modelos q vc escreve por aqui, principalmente a de moldes americanos.
    Essa LC é um tanto utópica e não beneficiará igualmente a todos, porém já é uma luz no fim do túnel. Acredito q para ser justo com os Agentes deveria mudar esses 20% do salário do mesmo p 20% da atividade desempenhada e diminuir as atribuições, ou seja, a atividade do Agente não pode ser similar a de tira e ganhar menos.
    É o q penso.

  96. Ae escravao lê o link q o Pedro postou aí. Repare a complexidade da atividade. hahaha

  97. Deve ser pq nego tava dando tiro de fuzil pra roubar uma certa “empresa de valores” e não apareceu ROTA, GATE, GOE, GER e nehuma outra trupe de elite fã do 1* cheia de playboy jiujiteiro…agora qdo vêem alguem da minha cor já começam a olhar torto e pagar de machao…engraçado…

  98. Anonimo em furia (06/11/2016 às 15:56)

    Verdade, se todos os policiais soubessem investigar e formalizar a investigação a Polícia não precisaria de escravões!

    Cito do seu artigo: “No passado distante, o escrivão que “lavra termos” foi pensado em uma época em que poucos cidadãos eram letrados e não eram capazes de passar contratos, sentenças e depoimentos do meio oral para o meio físico escrito.”

    Ou seja, o escrivanato surgiu para suprir as deficiências educacionais de policiais.

    E eu já falei também da junção de escravão e investigador, criando-se uma nova carreira, o Oficial de Polícia Judiciária (e falei há uns 3 anos, aqui no blog, é só pesquisar)

    Agora, me fala, o que te impede de assumir um cartório? Se você acha que aguenta a responsabilidade, vai lá!

    E, só por curiosidade, um dos maiores obstáculos para a Carreira Única é que ninguém quer assumir as atribuições dos escravões!!!

  99. Entramos no circuito de bingos clandestinos da capital
    Reportagem de VEJA SÃO PAULO flagrou casas que exigem senhas na entrada, têm mais de 200 máquinas de azar e sorteiam cerca de 1 milhão de reais por mês em cartelas

    Por: Sérgio Quintella04/11/2016 às 23:00

    BINGOS
    Estabelecimento na Avenida Liberdade: aberto em 24 horas (Foto: Leo Martins)
    Por volta das 18 horas de uma segunda-feira de outubro, uma senhora com cerca de 80 anos, de cabelo roxo e elegante camisa de seda, circula com um copo de uísque e um cigarro pelo 2º andar de um sobrado insuspeito na tranquila Rua Doutora Neyde Apparecida Sollitto, a 500 metros do Parque do Ibirapuera. No ambiente escuro, ela se instala em uma cadeira giratória e desanda a alimentar duas máquinas de videobingo, batizadas de Pharao’s, com engomadas notas de 100 reais. Em menos de dez minutos, torra 2 000 reais na frenética jogatina.

    A quilômetros dali, em uma casa na Rua Guaicurus, quase em frente à sede do Poupatempo Lapa, um homem de 50 e poucos anos esmurra a parede e beija, extasiado, uma cartela de quinze números, pela qual pagou 2 reais, depois de faturar 600 reais por completá-la. Enquanto garçons servem bolo de fubá no amplo salão iluminado, ele avisa em voz alta que vai ao banco pagar uma conta atrasada, mas voltará em seguida para apostar o resto do prêmio. Na Rua Tuiuti, uma das principais do Tatuapé, uma mulher de 50 anos aperta o interfone de um prédio baixo espremido entre uma butique e um escritório de advocacia e diz seu nome. Do outro lado, o gerente do local confere o monitor da câmera de vigilância, reconhece a freguesa e libera a sua entrada pelo portão eletrônico.

    Bingo
    Estabelecimento na Liberdade: 130 máquinas de videobingo (Foto: Leo Martins)
    Durante quase dois meses, a reportagem de VEJA SÃO PAULO flagrou cenas como essas ao percorrer o circuito de bingos clandestinos da capital. Alguns dos estabelecimentos não demonstram esforço algum para disfarçar a atividade ilícita. Um deles, por exemplo, funciona no 5º andar do tradicional Clube Piratininga, sediado desde 1934 na Alameda Barros, em Higienópolis.

    Qualquer pessoa entra sem dificuldade no local, onde empertigadas moradoras do bairro nobre pagam 2 reais pelo ingresso e 3 reais por uma cartela e disputam prêmios de até 1 000 reais. Outros endereços, no entanto, se escondem atrás de portas blindadas, contratam olheiros para vigiar a rua e exigem uma senha dos frequentadores. No sobrado de Moema, é preciso dizer a seguinte frase: “Vim aqui tomar um sorvete”.

    Soninha Francine aceita convite para ser secretária de João Doria

    Hoje proibidos, os bingos usufruíram quase quinze anos de legalidade no país, entre a década de 90 e os anos 2000. Nesse período, a capital abrigava cerca de oitenta estabelecimentos do ramo, alguns instalados em prédios portentosos e com serviços como cozinha 24 horas. Um dos mais luxuosos era o Imperatriz, na Avenida 23 de Maio, no Paraíso. Conhecido pela exótica decoração africana, que incluía estátuas, máscaras tribais e réplicas de presas de elefante, contava com cinquenta mesas de aposta. Do mesmo dono, o Imperador ocupava um imóvel de 3 400 metros quadrados na Avenida Sumaré, em Perdizes. Na região dos Jardins, destacava-se o trio Paulista, Augusta e Pamplona. Com o setor assolado por denúncias de que as empresas eram apenas fachada para mascarar operações de sonegação fiscal, o negócio foi banido em 2007.

    BINGO
    Rodada no Piratininga, em Higienópolis: acesso livre (Foto: Leo Martins)
    Apesar disso, a jogatina continuou rolando solta e atualmente há casas clandestinas de variados tamanhos e perfis de público localizadas em todas as regiões de São Paulo. Há pontos com concorrência acirrada: no entorno da Rua Guaicurus, na Lapa, existem três em um raio de 1 quilômetro. Em suas versões modestas, geralmente em garagens improvisadas na Zona Sul, os apostadores permanecem de pé enquanto acompanham o resultado das rodadas em surradas TVs. Já os endereços mais sofisticados oferecem mimos como estacionamento com manobrista, comida e uísque de graça. Um deles, na Avenida Liberdade, é ornado por chafariz e adereços inspirados no Egito antigo, como múmias e pirâmides. Por ali, há a possibilidade de jogar em uma das 130 máquinas de videobingo ou tentar a sorte nas cartelas.

    Ambientes do tipo chegam a movimentar 1 milhão de reais em premiação por mês, seja por meio de sorteios-relâmpago de 5 000 reais, seja por meio de equipamentos com recompensa acumulada de 50 000 reais. Nesses locais, é comum encontrar mais de 100 pessoas jogando no meio da tarde, em geral mulheres na faixa dos 50 anos, aparentando ser das classes A e B.

    BINGOS
    Estabelecimento na Avenida Liberdade: aberto em 24 horas (Foto: Leo Martins)
    De forma descarada ou envolto nas sombras, todos os negócios têm em comum o fato de operar sob amplo conhecimento da vizinhança. “Da janela da minha casa, vejo todo o movimento dos frequentadores”, diz uma moradora dos arredores de um caça-níqueis na Lapa. O bingo na Liberdade está situado a 600 metros de um DPe de um batalhão da PM. As estatísticas oficiais, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, sugerem uma forte repressão a essa atividade.

    Segundo a pasta, nada menos que 743 bingos foram fechados na capital entre janeiro e outubro (o que dá uma espantosa média demais de duas operações do tipo por dia nesse período). Ainda de acordo com o governo, foram apreendidas nas ações 3 328 máquinas, um aumento de 25% em relação ao número de 2015. Uma batida recente, realizada em 11 de outubro, na Lapa, resultou na detenção de seis pessoas.

    O esforço, no entanto, é quase inócuo, pois as casas logo reabrem em endereços vizinhos ou até no mesmo ponto. A jogatina do Clube Piratininga, por exemplo, chegou a ser fechada pela Polícia Civil em abril de 2015, mas voltou a funcionar quase em seguida (hoje, opera diariamente entre 16 horas e meia-noite). “Os funcionários desses estabelecimentos são levados à delegacia, mas são substituídos no dia seguinte, em uma espécie de rodízio”, diz a promotora Mylene Comploier, do Ministério Público, que atuou no combate a esse tipo de negócio até o ano passado. “É um trabalho de enxugar gelo”, completa.

    bingo
    Idosos em bingo na Lapa: o público médio tem mais de 50 anos (Foto: Sergio Quintella)
    Parte do quadro desolador se deve ao envolvimento dos próprios policiais na proteção à atividade. Entre janeiro de 2014 e outubro de 2016, a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo recebeu 29 denúncias de participação de agentes civis e militares na segurança, na cobertura ou mesmo na gestão de clubes clandestinos. “É impossível manter um bingo aberto sem a ajuda da polícia”, afirma o ouvidor Julio Cesar Fernandes Neves, que remete as queixas para as corregedorias de cada delegacia.

    Hoje, estão em curso 65 investigações contra policiais suspeitos de ligações com a máfia do jogo, sendo 43 militares e 22 civis. “Se comprovadas as acusações, eles serão excluídos da corporação”, diz o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. Em 2016, seis PMs foram expulsos por esse motivo e, no momento, 25 são réus em processos judiciais.

    Taxista é morto por policial civil durante briga no Itaim Bibi

    Nos bastidores de delegacias e quartéis, comenta-se que a maioria das casas de jogatina integra redes de organizações criminosas maiores. Mas o assunto não é tratado abertamente. “Os banqueiros do jogo do bicho dominam o esquema de bingo em boa parte de São Paulo”, diz um delegado, sob anonimato. Os empresários da ilegalidade usariam “laranjas” para abrir as empresas de fachada e atuar como gerentes.

    Os proprietários dos imóveis costumam lavar as mãos a respeito das atividades promovidas nos seus endereços. “Ali funciona um estacionamento, e não um bingo”, desconversa o dono de um prédio na Rua Carlos Vicari, na Água Branca, que o aluga por 10 000 reais. “Apenas alugamos o espaço, não temos responsabilidade alguma se está ocorrendo atividade ilegal”, defende-se João Guímaro, presidente do Clube Piratininga.

    Bingo
    Endereço descoberto em Moema, em 2009 (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)
    No Brasil, associar-se a um bingo não é considerado crime, mas uma contravenção, delito que prevê no máximo um ano de prisão (os proprietários de imóveis ou os responsáveis por clubes onde é realizada a jogatina, a exemplo do Piratininga, também podem ser processados). Na maioria dos casos, porém, a pena é cumprida na forma de prestação de serviços comunitários ou com o pagamento de cestas básicas. “A Lei de Contravenções Penais é de 1941, está completamente defasada”, diz Gabriel Zacarias Inellas, procurador de Justiça. “Uma legislação frágil é o principal motivo para a perpetuação dessa ilegalidade”, completa.

    Os frequentadores dos bingos estão sujeitos às mesmas (brandas) punições reservadas a empresários e funcionários. Mas, nesse caso, há outro risco paralelo envolvido: viciar-se no mundo das apostas. “Aquela máquina age sobre o jogador do mesmo modo como o crack influencia o dependente de drogas”, compara o ex-motorista Wilson Dutra. Ele passou oito anos frequentando casas do ramo e viu-se obrigado a vender um carro e o alvará de um táxi para quitar dívidas adquiridas na atividade. “Não estou curado, preciso de tratamento constante”, conta.

    Bingo
    Apreensão de máquinas pelo Ministério Público no centro, no dia 17: 743 casas fechadas neste ano (Foto: Newton Menezes/Futurapress)
    Sem jogar desde 2002, ele escreveu três livros sobre o assunto e, hoje, promove palestras para advertir as pessoas a respeito do perigo das cartelas. Além dessa orientação mais informal, os compulsivos podem buscar ajuda em grupos de apoio, como o Jogadores Anônimos, ou no Programa Ambulatorial do Jogo Patológico, do Hospital das Clínicas. “Conseguimos recuperar a metade dos doentes que nos procuram”, diz o psiquiatra Hermano Tavares, coordenador do grupo de trabalho, responsável pelo atendimento de 1 500 pessoas desde 1997. “Mas cerca de 25% dos meus pacientes chegam a tentar suicídio”, alerta.

    BINGO EX JOGADOR
    O ex-motorista Wilson Dutra, que perdeu o carro e o alvará de táxi com dívidas de jogo: livros e palestras para orientar sobre o drama (Foto: Leo Martins)
    A encrenca relacionada aos bingos remete a 1946, ano em que os templos de jogos de azar foram proibidos pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. Na época, um dos principais empreendimentos do setor na capital era o Cassino Paulista, localizado na antiga Ladeira São João, atual Avenida São João. Em 1993, a Lei Zico liberou novamente a atividade, de modo a fomentar o esporte amador — parte da arrecadação dos espaços deveria ser destinada a iniciativas na área. Em 2001, no entanto, os estabelecimentos caíram mais uma vez na clandestinidade. Vários deles se mantiveram na ativa por meio de liminares concedidas pela Justiça Estadual até 2007, quando o Supremo Tribunal Federal cassou todas as permissões provisórias.

    Bingo
    A fachada do antigo Bingo Imperatriz, na 23 de Maio, fechado desde 2007: luxo e decoração africana (Foto: Cisa Souza)
    Desde então, a discussão sobre a liberação definitiva dos jogos no país volta ao Congresso Nacional de tempos em tempos. No momento, há dois projetos em tramitação — um na Câmara dos Deputados e o outro no Senado —, que contam com o apoio do próprio Ministério do Turismo e de antigos empresários do ramo. “Na clandestinidade, não há a comprovação de que os prêmios são pagos de forma correta”, argumenta o presidente da Associação Brasileira dos Bingos, Otávio Sales da Silveira. Enquanto a discussão se arrastar em Brasília, muitas bolinhas continuarão caindo dos globos ilegais.

    “Operação Enxuga-Gelo”

    Algumas das ações mais recentes de combate aos bingos

    23 de março de 2015, Rua Itapeti, 809, Tatuapé

    Apreensão de quarenta máquinas, televisores e uma geladeira e detenção de quatro pessoas, liberadas na delegacia depois da assinatura de um acordo

    23 de abril de 2015, Rua Força Pública, 60, Santana

    Equipamentos para o sorteio de bolas, cartelas e máquinas de videobingo são levados pela polícia, que também detém provisoriamente seis pessoas

    11 de outubro de 2016, Rua Guaicurus, 1327, Lapa

    A batida rendeu a apreensão de aparelhos para sorteio e seis pessoas foram encaminhadas ao DP da Lapa e depois liberadas; o lugar reabriu no dia seguinte

    17 de outubro de 2016, Rua Com. Assad Abdalla, Centro

    Promotores do Ministério Público apreendem doze máquinas de videobingo em local que também fabricava DVDs piratas; vinte pessoas foram presas

    .

    http://vejasp.abril.com.br/materia/bingos-clandestinos-sao-paulo?utm_source=compartilhar&utm_medium=whatsapp&utm_campaign=materia-mobile

  100. Tem neguinho que acha que ser escravão é fácil e que o mesmo não faz nada. Assume um cartório (hoje médio) com 400 inquéritos e depois vem falar o que achou da facilidade.

  101. Na verdade escrivão não é polícia, poucos andam armados no plantão, os tiras tem que ficar tomando conta, o escrivão na prática é um serviço administrativo, essa é a verdade.

  102. Se Escrivão não é polícia então delegado e o que kkkkkkkkkkkkkkkjk fala sério

    Agente, carcereiro e optel nem chefe tem ai sim eu concordo !

  103. JOGATINA

    Entramos no circuito de bingos clandestinos da capital
    Reportagem de VEJA SÃO PAULO flagrou casas que exigem senhas na entrada, têm mais de 200 máquinas de azar e sorteiam cerca de 1 milhão de reais por mês em cartelas

    Por: Sérgio Quintella04/11/2016 às 23:00

    CompartilheCompartilheCompartilhe
    BINGOS
    Estabelecimento na Avenida Liberdade: aberto em 24 horas (Foto: Leo Martins)
    Por volta das 18 horas de uma segunda-feira de outubro, uma senhora com cerca de 80 anos, de cabelo roxo e elegante camisa de seda, circula com um copo de uísque e um cigarro pelo 2º andar de um sobrado insuspeito na tranquila Rua Doutora Neyde Apparecida Sollitto, a 500 metros do Parque do Ibirapuera. No ambiente escuro, ela se instala em uma cadeira giratória e desanda a alimentar duas máquinas de videobingo, batizadas de Pharao’s, com engomadas notas de 100 reais. Em menos de dez minutos, torra 2 000 reais na frenética jogatina.

    A quilômetros dali, em uma casa na Rua Guaicurus, quase em frente à sede do Poupatempo Lapa, um homem de 50 e poucos anos esmurra a parede e beija, extasiado, uma cartela de quinze números, pela qual pagou 2 reais, depois de faturar 600 reais por completá-la. Enquanto garçons servem bolo de fubá no amplo salão iluminado, ele avisa em voz alta que vai ao banco pagar uma conta atrasada, mas voltará em seguida para apostar o resto do prêmio. Na Rua Tuiuti, uma das principais do Tatuapé, uma mulher de 50 anos aperta o interfone de um prédio baixo espremido entre uma butique e um escritório de advocacia e diz seu nome. Do outro lado, o gerente do local confere o monitor da câmera de vigilância, reconhece a freguesa e libera a sua entrada pelo portão eletrônico.
    Bingo
    Estabelecimento na Liberdade: 130 máquinas de videobingo (Foto: Leo Martins)
    Durante quase dois meses, a reportagem de VEJA SÃO PAULO flagrou cenas como essas ao percorrer o circuito de bingos clandestinos da capital. Alguns dos estabelecimentos não demonstram esforço algum para disfarçar a atividade ilícita. Um deles, por exemplo, funciona no 5º andar do tradicional Clube Piratininga, sediado desde 1934 na Alameda Barros, em Higienópolis.
    Qualquer pessoa entra sem dificuldade no local, onde empertigadas moradoras do bairro nobre pagam 2 reais pelo ingresso e 3 reais por uma cartela e disputam prêmios de até 1 000 reais. Outros endereços, no entanto, se escondem atrás de portas blindadas, contratam olheiros para vigiar a rua e exigem uma senha dos frequentadores. No sobrado de Moema, é preciso dizer a seguinte frase: “Vim aqui tomar um sorvete”.
    + Soninha Francine aceita convite para ser secretária de João Doria
    Hoje proibidos, os bingos usufruíram quase quinze anos de legalidade no país, entre a década de 90 e os anos 2000. Nesse período, a capital abrigava cerca de oitenta estabelecimentos do ramo, alguns instalados em prédios portentosos e com serviços como cozinha 24 horas. Um dos mais luxuosos era o Imperatriz, na Avenida 23 de Maio, no Paraíso. Conhecido pela exótica decoração africana, que incluía estátuas, máscaras tribais e réplicas de presas de elefante, contava com cinquenta mesas de aposta. Do mesmo dono, o Imperador ocupava um imóvel de 3 400 metros quadrados na Avenida Sumaré, em Perdizes. Na região dos Jardins, destacava-se o trio Paulista, Augusta e Pamplona. Com o setor assolado por denúncias de que as empresas eram apenas fachada para mascarar operações de sonegação fiscal, o negócio foi banido em 2007.
    BINGO
    Rodada no Piratininga, em Higienópolis: acesso livre (Foto: Leo Martins)
    Apesar disso, a jogatina continuou rolando solta e atualmente há casas clandestinas de variados tamanhos e perfis de público localizadas em todas as regiões de São Paulo. Há pontos com concorrência acirrada: no entorno da Rua Guaicurus, na Lapa, existem três em um raio de 1 quilômetro. Em suas versões modestas, geralmente em garagens improvisadas na Zona Sul, os apostadores permanecem de pé enquanto acompanham o resultado das rodadas em surradas TVs. Já os endereços mais sofisticados oferecem mimos como estacionamento com manobrista, comida e uísque de graça. Um deles, na Avenida Liberdade, é ornado por chafariz e adereços inspirados no Egito antigo, como múmias e pirâmides. Por ali, há a possibilidade de jogar em uma das 130 máquinas de videobingo ou tentar a sorte nas cartelas.
    Ambientes do tipo chegam a movimentar 1 milhão de reais em premiação por mês, seja por meio de sorteios-relâmpago de 5 000 reais, seja por meio de equipamentos com recompensa acumulada de 50 000 reais. Nesses locais, é comum encontrar mais de 100 pessoas jogando no meio da tarde, em geral mulheres na faixa dos 50 anos, aparentando ser das classes A e B.
    BINGOS
    Estabelecimento na Avenida Liberdade: aberto em 24 horas (Foto: Leo Martins)
    De forma descarada ou envolto nas sombras, todos os negócios têm em comum o fato de operar sob amplo conhecimento da vizinhança. “Da janela da minha casa, vejo todo o movimento dos frequentadores”, diz uma moradora dos arredores de um caça-níqueis na Lapa. O bingo na Liberdade está situado a 600 metros de um DPe de um batalhão da PM. As estatísticas oficiais, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, sugerem uma forte repressão a essa atividade.
    Segundo a pasta, nada menos que 743 bingos foram fechados na capital entre janeiro e outubro (o que dá uma espantosa média demais de duas operações do tipo por dia nesse período). Ainda de acordo com o governo, foram apreendidas nas ações 3 328 máquinas, um aumento de 25% em relação ao número de 2015. Uma batida recente, realizada em 11 de outubro, na Lapa, resultou na detenção de seis pessoas.
    O esforço, no entanto, é quase inócuo, pois as casas logo reabrem em endereços vizinhos ou até no mesmo ponto. A jogatina do Clube Piratininga, por exemplo, chegou a ser fechada pela Polícia Civil em abril de 2015, mas voltou a funcionar quase em seguida (hoje, opera diariamente entre 16 horas e meia-noite). “Os funcionários desses estabelecimentos são levados à delegacia, mas são substituídos no dia seguinte, em uma espécie de rodízio”, diz a promotora Mylene Comploier, do Ministério Público, que atuou no combate a esse tipo de negócio até o ano passado. “É um trabalho de enxugar gelo”, completa.
    bingo
    Idosos em bingo na Lapa: o público médio tem mais de 50 anos (Foto: Sergio Quintella)
    Parte do quadro desolador se deve ao envolvimento dos próprios policiais na proteção à atividade. Entre janeiro de 2014 e outubro de 2016, a Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo recebeu 29 denúncias de participação de agentes civis e militares na segurança, na cobertura ou mesmo na gestão de clubes clandestinos. “É impossível manter um bingo aberto sem a ajuda da polícia”, afirma o ouvidor Julio Cesar Fernandes Neves, que remete as queixas para as corregedorias de cada delegacia.
    Hoje, estão em curso 65 investigações contra policiais suspeitos de ligações com a máfia do jogo, sendo 43 militares e 22 civis. “Se comprovadas as acusações, eles serão excluídos da corporação”, diz o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho. Em 2016, seis PMs foram expulsos por esse motivo e, no momento, 25 são réus em processos judiciais.
    + Taxista é morto por policial civil durante briga no Itaim Bibi
    Nos bastidores de delegacias e quartéis, comenta-se que a maioria das casas de jogatina integra redes de organizações criminosas maiores. Mas o assunto não é tratado abertamente. “Os banqueiros do jogo do bicho dominam o esquema de bingo em boa parte de São Paulo”, diz um delegado, sob anonimato. Os empresários da ilegalidade usariam “laranjas” para abrir as empresas de fachada e atuar como gerentes.
    Os proprietários dos imóveis costumam lavar as mãos a respeito das atividades promovidas nos seus endereços. “Ali funciona um estacionamento, e não um bingo”, desconversa o dono de um prédio na Rua Carlos Vicari, na Água Branca, que o aluga por 10 000 reais. “Apenas alugamos o espaço, não temos responsabilidade alguma se está ocorrendo atividade ilegal”, defende-se João Guímaro, presidente do Clube Piratininga.
    Bingo
    Endereço descoberto em Moema, em 2009 (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)
    No Brasil, associar-se a um bingo não é considerado crime, mas uma contravenção, delito que prevê no máximo um ano de prisão (os proprietários de imóveis ou os responsáveis por clubes onde é realizada a jogatina, a exemplo do Piratininga, também podem ser processados). Na maioria dos casos, porém, a pena é cumprida na forma de prestação de serviços comunitários ou com o pagamento de cestas básicas. “A Lei de Contravenções Penais é de 1941, está completamente defasada”, diz Gabriel Zacarias Inellas, procurador de Justiça. “Uma legislação frágil é o principal motivo para a perpetuação dessa ilegalidade”, completa.
    Os frequentadores dos bingos estão sujeitos às mesmas (brandas) punições reservadas a empresários e funcionários. Mas, nesse caso, há outro risco paralelo envolvido: viciar-se no mundo das apostas. “Aquela máquina age sobre o jogador do mesmo modo como o crack influencia o dependente de drogas”, compara o ex-motorista Wilson Dutra. Ele passou oito anos frequentando casas do ramo e viu-se obrigado a vender um carro e o alvará de um táxi para quitar dívidas adquiridas na atividade. “Não estou curado, preciso de tratamento constante”, conta.
    Bingo
    Apreensão de máquinas pelo Ministério Público no centro, no dia 17: 743 casas fechadas neste ano (Foto: Newton Menezes/Futurapress)
    Sem jogar desde 2002, ele escreveu três livros sobre o assunto e, hoje, promove palestras para advertir as pessoas a respeito do perigo das cartelas. Além dessa orientação mais informal, os compulsivos podem buscar ajuda em grupos de apoio, como o Jogadores Anônimos, ou no Programa Ambulatorial do Jogo Patológico, do Hospital das Clínicas. “Conseguimos recuperar a metade dos doentes que nos procuram”, diz o psiquiatra Hermano Tavares, coordenador do grupo de trabalho, responsável pelo atendimento de 1 500 pessoas desde 1997. “Mas cerca de 25% dos meus pacientes chegam a tentar suicídio”, alerta.
    BINGO EX JOGADOR
    O ex-motorista Wilson Dutra, que perdeu o carro e o alvará de táxi com dívidas de jogo: livros e palestras para orientar sobre o drama (Foto: Leo Martins)
    A encrenca relacionada aos bingos remete a 1946, ano em que os templos de jogos de azar foram proibidos pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. Na época, um dos principais empreendimentos do setor na capital era o Cassino Paulista, localizado na antiga Ladeira São João, atual Avenida São João. Em 1993, a Lei Zico liberou novamente a atividade, de modo a fomentar o esporte amador — parte da arrecadação dos espaços deveria ser destinada a iniciativas na área. Em 2001, no entanto, os estabelecimentos caíram mais uma vez na clandestinidade. Vários deles se mantiveram na ativa por meio de liminares concedidas pela Justiça Estadual até 2007, quando o Supremo Tribunal Federal cassou todas as permissões provisórias.
    Bingo
    A fachada do antigo Bingo Imperatriz, na 23 de Maio, fechado desde 2007: luxo e decoração africana (Foto: Cisa Souza)
    Desde então, a discussão sobre a liberação definitiva dos jogos no país volta ao Congresso Nacional de tempos em tempos. No momento, há dois projetos em tramitação — um na Câmara dos Deputados e o outro no Senado —, que contam com o apoio do próprio Ministério do Turismo e de antigos empresários do ramo. “Na clandestinidade, não há a comprovação de que os prêmios são pagos de forma correta”, argumenta o presidente da Associação Brasileira dos Bingos, Otávio Sales da Silveira. Enquanto a discussão se arrastar em Brasília, muitas bolinhas continuarão caindo dos globos ilegais.
    “Operação Enxuga-Gelo”
    Algumas das ações mais recentes de combate aos bingos
    23 de março de 2015, Rua Itapeti, 809, Tatuapé
    Apreensão de quarenta máquinas, televisores e uma geladeira e detenção de quatro pessoas, liberadas na delegacia depois da assinatura de um acordo
    23 de abril de 2015, Rua Força Pública, 60, Santana
    Equipamentos para o sorteio de bolas, cartelas e máquinas de videobingo são levados pela polícia, que também detém provisoriamente seis pessoas
    11 de outubro de 2016, Rua Guaicurus, 1327, Lapa
    A batida rendeu a apreensão de aparelhos para sorteio e seis pessoas foram encaminhadas ao DP da Lapa e depois liberadas; o lugar reabriu no dia seguinte
    17 de outubro de 2016, Rua Com. Assad Abdalla, Centro
    Promotores do Ministério Público apreendem doze máquinas de videobingo em local que também fabricava DVDs piratas; vinte pessoas foram presas

  104. a coisa ja esta comecando com o fim do grau maximo de insalubridade para todos

  105. A Inconstitucionalidade da Resolução nº 110/10 SSP/SP
    4
    Dr.Alisson Silva Garcia, AdvogadoPublicado por Dr.Alisson Silva Garciahá 4 anos136 visualizações
    No dia 19 de Julho de 2010, o Secretário de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo Dr. Antonio Ferreira Pinto editou a Resolução nº 110/10 SSP/SP, que disciplinou o procedimento em ocorrências que envolvam crimes dolosos contra a vida praticados por policiais militares contra civis.

    Segundo entendimento da resolução em epigrafe, os crimes dolosos contra a vida praticados por policiais militares contra civis (em qualquer situação – durante serviço ou não), os autores deverão ser imediatamente apresentados à autoridade policial civil para as providências decorrentes de atividade de polícia judiciária, nos termos da legislação em vigor (art. 9º, parágrafo único do Código Penal Militar e art. 10, § 3º c/c art. 82 do Código de Processo Penal Militar).

    Traduzindo, a própria Secretaria de Segurança Pública de SP entende que a Polícia Militar não tem competência para apuração de delitos de homicídios cometidos por policiais militares contra civis, em qualquer hipótese, entretanto, ao analisar melhor tal resolução face a legislação vigente e a própria Carta Maior, verifica-se que a decisão da Secretaria de Segurança contem ilegalidade e inconstitucionalidade.

    O § 2º do artigo 82 do Código de Processo Penal diz: “Nos crimes dolosos contra a vida, praticados contra civil, a Justiça Militar encaminhará os autos do inquérito policial militar à justiça comum”. Ora, se a Legislação Processual Militar determina o encaminhamento dos autos do IPM à Justiça comum, logo, a competência para instauração do inquérito, nos crimes dolosos contra a vida, continua com a Polícia Judiciária Militar, primeiro por que o crime ainda continua militar (Art. 205 c/c 9º II c CPM), segundo por que a autoridade responsável pelo IPM é o Comandante Militar da área em que o correu o Crime (verificando-se as exceções das I-40 PM no caso da PMESP).

    De outra banda, a luz da Constituição Federal, verifica-se no § 4º do artigo 144, o qual determina as funções da Policia Civil dos Estados diz: “às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.”(Grifei). Como se verifica, a própria Lei Maior exclui da competência da Policia Civil, a apuração das infrações Militares.

    Contrariando a Resolução da Secretaria de Segurança Paulista, o Tribunal Castrense Paulista, ao apreciar o HC 2234/10, julgou procedente a argüição de inconstitucionalidade da Resolução avaliada, pelos mesmos motivos citados alhures, obviamente com muito maior maestria.

    Diante da ilegalidade e inconstitucionalidade acima exposta, conclui-se que a Policial Militar deve continuar apurando os crimes militares dolosos contra a vida através de IPM, pois tem respaldo da Legislação Ordinária, da Constituição Brasileira e do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

  106. Podem acabar com a insalubridade e substituí-la pela periculosidade (30% do salário base + RETP). A lei que instituiu a insalubridade para os policiais nada mais é do que um golpe para se pagar o adicional de menor valor agregado.

  107. Vendo alguns comentários depreciativos de uns em detrimento de demais carreiras percebo que jamais ganharemos bem. Aliás ganhamos bem até demais!. Antes de falar dos valorosos carcereiros, lembrem-se que a carreira é a terceira mais numerosa da polícia, Aquele estigma de Carcereiros analfabetos, faltando dente na boca e portando uma clava ao invés de uma arma, ficou na década de 60, quando se encontrava nas mesmas condições integrantes de todas as carreiras, ou seja, eram pegos a laço. A maioria que conheço hoje, possui curso superior completo ou em curso. Infelizmente prevalece na Polícia Civil a ignorância, Vaidade e mediocridade. Depois alguns ainda falam mal da PM, são infinitamente mais unidos.

  108. Nu desanimado (06/11/2016 às 20:48)

    Na verdade escrivão não é polícia, poucos andam armados no plantão, os tiras tem que ficar tomando conta, o escrivão na prática é um serviço administrativo, essa é a verdade.

    ==========================

    Entra num quartel das Forças Armadas e procura um OFICIAL armado. Pelo seu entendimento, os oficiais não são militares.

  109. Extintopol (07/11/2016 às 6:47)

    Vendo alguns comentários depreciativos de uns em detrimento de demais carreiras percebo que jamais ganharemos bem. Aliás ganhamos bem até demais!. Antes de falar dos valorosos carcereiros, lembrem-se que a carreira é a terceira mais numerosa da polícia, Aquele estigma de Carcereiros analfabetos, faltando dente na boca e portando uma clava ao invés de uma arma, ficou na década de 60, quando se encontrava nas mesmas condições integrantes de todas as carreiras, ou seja, eram pegos a laço. A maioria que conheço hoje, possui curso superior completo ou em curso. Infelizmente prevalece na Polícia Civil a ignorância, Vaidade e mediocridade. Depois alguns ainda falam mal da PM, são infinitamente mais unidos.

    =============================

    Infelizmente a luta entre as classes é mesmo um problema. Mas, como eu já disse acima, o maior problema da CARREIRA ÚNICA é tornar todos os policiais capazes de assumirem INQUÉRITOS POLICIAIS e outros feitos que hoje são responsabilidade do escrivanato.

    Tem comentário achando que IP é processo mecânico, que tá pronto no PC (e afirmando que tem curso superior – esse é o atual nível das faculdades por aí). Como você vai confiar um inquérito às mãos de alguém assim?

    Talvez a Carreira Única seja mais utópica do que eu imaginava, não por razões legais, mas por questões pragmáticas.

  110. Por isto e a mais outras coisas a PC vai afundando.

    A guerra de egos inflados, superestimados.
    Uma necessidade de certas pessoas se acharem superiores ao seus colegas pelo fato de se auto intitularem policiais fodões, unica carreira indispensável da PC…

    Saiba que na PM nos chamam de meio policiais.

    Esses policiais civis que se acham a melhor carreira, os fodões, nada mais são do que pessoas frustradas em suas vidas pessoais. Passam por alguma decepção na vida e vem aqui brandar de leões, mas não tem coragem de falar na cara dos seus colegas de carreiras diferentes o que dizem aqui.

    É de uma tamanha prepotência, arrogância e futilidade essas discussões que chega dar asco…

    Por isso merecemos o fim.

  111. DR. GUERRA, SUGIRO UM TITULO: COM A FALTA DE POLICIAIS CIVIS NAS DELEGACIAS O JEITO É COLOCAR POLICIAIS MILITARES NOS D.P’S PARA AJUDAR, UMA VEZ QUE ELES SÃO DA S.S.P TAMBÉM.

    NO INTERIOR TEM GCM TRABALHANDO EM DELEGACIAS.

    FALTA AUTORIDADE COM PEITO PARA FAZER PELO MENOS ISSO.

  112. Mais uma micro nomeação de policiais civis pelo Kid Chuchu! Acho que agora eu entendo o medo de morrer na mão da PM porque o governador não nomeia PM parceladamente.

  113. Exescravao
    Vc quer ganhar igual Perito? Vai estudar.
    Não viu o link ou não?
    E aquele seu papo da importância inestimável do IP…
    Se liga zé.
    Escrivão é importante p lavrar termos, ou seja, por no papel. Não decide nada, não manda em nada e não preside nada. Fica fazendo paperzinho atrás de uma mesa.
    Escrivanato é atividade trabalhosa e suas peças estão no PC mesmo.
    Aposto q vc ta se doendo pelo q uma pessoa com NU de verdade e não no papel te deu uma luz da complexidade da sua atividade.
    Aceita Véio dói menos…

  114. Realmente eu tinha razão q vc não passa de um frustrado, veio até dar uma cutucada. Típico de alguém q se doeu inteiro. Hahaha.
    No link tem até q por q escrivão não é secretário. Hahahaha
    Vai lá com sua lógica de araque tentando convencer os outros a ir pedir ajuda de Deputado. Se vc tivesse o mínimo de conhecimento legal saberia q a lc é natimorta.
    Faça um favor a vc mesmo e preste p outra carreira.
    E agora vai brandar sua importância e do IP? O IP ainda tem importância já vc eu não sei… Cuidado q a era digital já chegou. Ser letrado significa literalmente escrever corretamente e não ser doutor ou ter status de um. Hahahaha.
    Super ego inflado nunca sairá de onde esta frustrado.
    Veja o post do fred Flintstone. Vc se encaixa perfeitamente nele.
    Eu já aceitei minha posição só vc q não se enxergou ainda.kuakuakua.

  115. “A princesa e o seu palácio”

    A filha mais velha do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Sophia Alckmin, de 36 anos, utiliza o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para realizar ensaios de moda.

    Formada em Direito, Sophia não exerce a profissão, mas faz sucesso como blogueira de moda. Na sede do governo, até os funcionários ficam de prontidão para prestar seus serviços às produções da filha do governador.

    As fotos de bolsas, sapatos, joias e roupas de grife são publicadas para atender ao público de mais de 400 mil seguidores do Instagram de Sophia. As informações foram publicadas na coluna Radar OnLine

  116. Anonimo em furia (07/11/2016 às 11:34)

    Verdade, tá tudo pronto no PC, é só imprimir e mandar ao Judiciário!

  117. aguardado (07/11/2016 às 12:21)

    O execravao vc nunca trabalhou na PC, sua besta.

    =================

    Verdade, eu trabalho na PF kkkk

  118. escrivão de Polícia (privativo da Secretaria da Segurança Pública) Elaboração e organização de inqueritos e processos policiais sob a orientação direta do Delegado de Polícia; execução de tarefas de escritório em Cartório de Delegacias de Policía de 3.a, 4.a, e 5.a classes. Desempenho das mesmas funções como escrivão adjunto de Delegacia Regional de Policía de 2.a classe, participação nas diligências sôbre crimes, acidentes e distúrbios; buscas, apreensão. reconstituição de crimes, exames de locais e outras pericias; trabalhos de licenciamento e registros de competências das Delegacias. Guarda e conservação de móveis e material de escritório.

    http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1967/decreto%20n.47.788,%20de%2002.03.1967.htm

    o escrivao pode realizar tambem pericias

  119. Anonimo em furia (07/11/2016 às 11:34)

    Vc quer ganhar igual Perito? Vai estudar.
    Não viu o link ou não?
    E aquele seu papo da importância inestimável do IP…
    Se liga zé.
    Escrivão é importante p lavrar termos, ou seja, por no papel. Não decide nada, não manda em nada e não preside nada. Fica fazendo paperzinho atrás de uma mesa.

    ===========================================

    Verdade, pra que fazer INQUÉRITO POLICIAL? Pra que apurar crime e sua autoria? Que coisas mais desnecessárias!

    Acho que você descobriu o segredo: Tem um botão que o Judiciário pode apertar e sai IP pronto. Novinho! Perfeito!

    Você, como pessoa inteligente que é, com seu tirocínio apurado, descobriu o segredo do escrivanato (gente que fica jogando paciência no PC) kkkk

    https://memecrunch.com/meme/KKZG/ta-serto-isso-ae-fera/image.jpg?w=400&c=1

  120. Anonimo em furia (07/11/2016 às 11:34)

    Quase esqueci, o Judiciário não aperta o botão, porque o INQUÉRITO POLICIAL é desnecessário!

    Quando o MP oferece a denúncia, nem sabe o que é o IP. E o Judiciário nunca soube o que é o IP. E os advogados também não se interessam pelo IP.

    O IP existe só na imaginação do escrivanato que quer ganhar como perito, mas imagina, o importante é o laudo, o IP é só peça decorativa que adorna o laudo!

  121. Anônimo em fúria

    Como escrivão não decide nada kkkkk O escrivão tem fé pública seu pião kkkkkkk Se ele não concorda e não assinar o circo pega fogo kkkk

    Depois do Delegado quem tem mais colhao e o escrivão tio kkkkk o que manda é o papel prender na rua até o mindigo pode agora poder de papel sao para poucos como Delegado, Escrivão, juiz , promotor etc……

  122. Que Porra é essa !!!!

    Agora a bola da vez é o Escrivão?

    Caracas, os que mais trabalham estão tentando depreciar a Carreira.

    Pára né gente!!

  123. Mesmo depois de ler a importância do ip no link ainda joga confete. Vc ainda querendo ensinar padre a rezar.
    Estuda q dá tempo ainda.
    Quer ser doutor na canetada assim como seu NU? Não vao rolar. Se vc tivesse o mínimo conhecimento legal saberia q a LC é natimorta. Mas eu me divirto vendo vc tentar demonstrar sua importância. IP é mero procedimento administrativo, muitas vezes até dispensável. Porém tem sua importância, ele AINDA não é obsoleto. Já vc só não é dispensável, por enquanto, pq precisa de alguém p escrever e não perder prazo ( coisa bem de secretário).
    Com a chegada da era digital seus dias estão contados…
    “Ta serto” vc é de suma importância, apesar de não ter poder de decisão em nada, afinal Delta precisa de burro de carga. Kkkkkkk
    Sr. Exc. Doutor Escrivão ser supremo de um IP responde aí…
    Qual é a sua atitude qdo não há suas peças gravadas no IP?
    1) pede um pen drive e copia de quem tem.
    2) faz do zero tudo de novo.
    3) chora e pergunta a Deus pq vc ta nessa carreira.
    4) pede ajuda do Delegado.
    5) todas as anteriores corretas.

    Kkkk
    Diga-se de passagem Dr. q não é o IP quem desvenda a autoria do crime mas sim, na teoria, investigadores e delegados, q por sinal olhando os números estão fazendo um trabalho pífio por n motivos; O IP é apenas o instrumento, arcaico por sinal, e no máximo administrado pelo coitado do burro de carga ou escravo.
    “Ta serto” vc é realmente necessário.
    Qto mais vc mandar indiretinhas p mais eu vou pegar no seu pé.
    Estude, talvez, ainda de tempo ou talvez não pois vê-se q suas faculdades mentais não estão em dia. Kkkkkk
    Vida pregressa nossa q treta… Qualificar meu Deus q difícil, nem vou continuar p não te desanimar…
    Huahuahua
    Ta na cara q vc é frustrado…

  124. Anônimo em fúria

    Está furioso porque sua mulher está nervosa com você kkkkkkkkk podem vir fazer bo comigo eu acalmo kkkkkkkkkk

  125. PC
    Relax irmão eu to pegando no pé desse exescravao q se acha a última bolacha do pacote. Eu respeito TODAS as carreiras. É q o cara é alvo fácil e não sabe a hora de parar. Então eu cuspo umas verdades p o cara se doer. Eu consigo falar mal de todas as carreiras.kkkkk.

  126. Anonimo em furia (07/11/2016 às 13:59)

    Caramba, SE MIJOU assim com um comentário? Que triste!

    E eu não sou escravão, mas já fui. EXescravão E não sou que se acha. Não sou eu que nunca leu uma denúncia ou um processo na vida. Não sou eu que desconhece a própria Instituição que alega fazer parte, mas comenta bizarrices “se achando” conhecedor de algo.

    Realmente FALAR CONTRA qualquer carreira é fácil, DIFÍCIL é fazer algo de ÚTIL. E, no seu caso, IMPOSSÍVEL rs

    Enquanto a PC coloca gente assim nos quadros, pessoas estão morrendo nas ruas diariamente e esse “causadores” brincando de Polícia.

    Esse é o PSDB!!!

    Como dizem, uns gostam apenas de “causar”.

  127. Obrigado Polícia Militar! Sou cidadão de bem que respeito, estimo e admiro a Polícia Militar!

  128. Anonimo em furia (07/11/2016 às 13:36)

    E, só para deixar consignado:

    1) pede um pen drive e copia de quem tem.

    Advogado, Juiz e Promotor também têm peças gravadas. Aliás, no Direito tudo tem uma forma definida, mas como você iria saber disso?

    2) faz do zero tudo de novo.

    No mundo todo é assim. Chama JULGAMENTO. Algo que você também não conhece, desculpe!

    3) chora e pergunta a Deus pq vc ta nessa carreira.

    Pergunto a Deus o que pessoas como você fazem na Polícia, brincando com arma e distintivo.

    4) pede ajuda do Delegado.

    Pedi ajuda diversas vezes! Já pedi ajuda a juiz e promotor também, E para todas as outras carreiras policiais, inclusive a PM, inúmeras vezes.

  129. Resolução de 4-11-2016
    GS 122/15 – Pte 12.
    O Secretário da Segurança Pública, nos termos dos artigos
    4º, inciso I, e 5º da Lei Federal 5.836, de 05/12/72, c.c. o artigo 3º,
    § 1º da Lei Estadual 186, de 14/12/73, atendendo a indicação do
    Comandante Geral da Polícia Militar, nomeia o Cap PM 990.142-
    6 Priscila Mayume Oyama Ricardo, do Comando de Corpo de
    Bombeiros, para exercer as funções de Escrivã, em substituição
    ao Cap PM 990.141-8 Ana Lúcia Razuk do 1º Grupamento de
    Bombeiros e o o Maj PM 891.278-5 Fábio Marcelo Bueno Prado,
    do Comando de Policiamento da Capital (CPC), para atuar como
    Oficial Suplente em substituição ao Ten Cel PM 887.332-1 Flávio
    Tadeu Batista em razão de sua transferência para a reserva.

    realmente escrivao nao tem importancia na pcesp, mais na pm e oficial que sao nomeados como escrivaes.

  130. Resolução de 4-11-2016
    GS 122/15 – Pte 12.
    O Secretário da Segurança Pública, nos termos dos artigos
    4º, inciso I, e 5º da Lei Federal 5.836, de 05/12/72, c.c. o artigo 3º,
    § 1º da Lei Estadual 186, de 14/12/73, atendendo a indicação do
    Comandante Geral da Polícia Militar, nomeia o Cap PM 990.142-
    6 Priscila Mayume Oyama Ricardo, do Comando de Corpo de
    Bombeiros, para exercer as funções de Escrivã, em substituição
    ao Cap PM 990.141-8 Ana Lúcia Razuk do 1º Grupamento de
    Bombeiros e o o Maj PM 891.278-5 Fábio Marcelo Bueno Prado,
    do Comando de Policiamento da Capital (CPC), para atuar como
    Oficial Suplente em substituição ao Ten Cel PM 887.332-1 Flávio
    Tadeu Batista em razão de sua transferência para a reserva.

  131. Anonimo em furia (07/11/2016 às 13:36)

    E, as peças não estão apenas no PC, há livros mostrando, comentando, definindo.

    Qualquer dúvida, tem o famoso “Manual de Inquérito Policial” que até o Guerra comentou há pouco tempo e que eu usei muito.

    Claro que tudo isso é algo desconhecido, afinal, um gênio tão formidável como você, com esse tirocínio espetacular, NÃO PRECISA DE LIVROS.,

  132. Ex
    Seu nick já sugeria isso não precisa ser nenhum genius…kkk
    Cara não me mijei e nem mijo p ninguém.
    Uma coisa eu admito vc é Brasileiro e não desiste nunca.
    Vc com esse moralismo de meia foda dizendo q pessoas morrem e blá blá blá já fez algo (q não fosse sua função) p melhorar algo? Nem precisa responder. Isso se chama hipocrisia.
    Pode vociferar qto quiser. O choro é livre.
    Vc já viu o prêmio da SSP , no qual vc faz tipo uma monografia mostrando o q pode ser mudar para melhor dentro da SSP? Já participou? Caso não vc não passa de mais um papagaio de Pirata e hipócrita ainda por cima.huahuahua

    Fala aí o q vc fez p mudar até agora além de ficar aqui postando groselha?
    Pelo menos sou pé no chão e realista.

    Podemos parar por aqui essa troca de farpas idiotas? Caso negativo lhe desejo boa sorte e deixo consignado q só o fiz para encher seu saco. Vc fica falando de importância disso e daquilo, cara seja mais inteligente e pense: se não tivesse importância escrivão e IP eles não existiriam afinal o Governo faz economia onde dá.
    Cansei de encher seu saco se quiser continuar blza. Só endossara o q eu escrevi até agora.
    Vc não percebeu minha intensão desde o início. Inclusive achando q eu era troll do Governo… kkkk

    Cara boa sorte, aliás p todos nós, afinal ser Policial hj em dia tem q gostar do q faz.

    Relax ex… relax… Posso te garantir q nada irá mudar pelos próximos 30 anos.

    Não sou dos caras q gosta de sair por cima de uma conversa, então fica consignado q TODAS carreiras da PC têm sua importância e seu valor. Ninguém é mais q ninguém e todos dependem do trabalho dos outros fuiii.

  133. ENFIM TEREMOS UM CANDIDATO DESCENTE EM QUE VOTAR, JAIR MESSIAS BOLSONARO SERÁ CANDIDATO EM 2018, VAI ENGOLIR, TODOS ESSES LADRÕES DE SEMPRE DA POLITICA, XUXU , NÃO VAI SER EM 2018 QUE SERÁS PRESIDENTE.

    BOLSONARO É A SOLUÇÃO PARA ESSA BAGUNÇA QUE ENCONTRA O BRASIL, PRINCIPALMENTE NA SEGURANÇA PUBLICA

    JAIR BOLSONARO PARA PRESIDETE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  134. Josep (07/11/2016 às 18:10)

    Ex-Escravão X Anonimo em Furia………..um saco.

    =========

    Verdade! E eu sei que sou mesmo um saco!

    ======================================================================

    Anonimo em furia (07/11/2016 às 15:10)

    Nunca fui hipócrita! Fui demitido por indiciar pessoas amigas da seccional.

    Qualquer dúvida, moro na área do 90DP, é só marcar e eu mostro o processo.

    Entrei para a Polícia por causa de um homicídio que vitimou um familiar meu. E ainda acredito que Polícia não é brinquedo e nem repartição pública (infelizmente o governo obviamente pensa diferente)

    E ainda penso que você continua brincando com arma e distintivo. E quando aparece um projeto que vai ajudar a Polícia a ser mais eficiente, você acha fica contra. Paciência. Faz parte da democracia.

    Demais, desculpe as rusgas e juízo na vida, porque pessoas são assassinadas e não vejo a mínima graça nisso.

  135. antonio (07/11/2016 às 14:49)

    Resolução de 4-11-2016
    GS 122/15 – Pte 12.
    O Secretário da Segurança Pública, nos termos dos artigos 4º, inciso I, e 5º da Lei Federal 5.836, de 05/12/72, c.c. o artigo 3º, § 1º da Lei Estadual 186, de 14/12/73, atendendo a indicação do Comandante Geral da Polícia Militar, nomeia o Cap PM 990.142- 6 Priscila Mayume Oyama Ricardo, do Comando de Corpo de Bombeiros, para exercer as funções de Escrivã, em substituição ao Cap PM 990.141-8 Ana Lúcia Razuk do 1º Grupamento de Bombeiros e o o Maj PM 891.278-5 Fábio Marcelo Bueno Prado, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), para atuar como Oficial Suplente em substituição ao Ten Cel PM 887.332-1 Flávio Tadeu Batista em razão de sua transferência para a reserva.

    realmente escrivao nao tem importancia na pcesp, mais na pm e oficial que sao nomeados como escrivaes.

    =================================================

    Antigamente, o escravão ganhava por aí na PC. Com o tempo escravões e investigadores foram sendo rebaixados a sargentos rs.

  136. Perícia autônoma garante orçamento/estrutura e elimina ingerências por parte de terceiros disse:

    Vocês viram o Marcelo Rezende e o “especialista” em segurança Percival de Souza falarem que papiloscopista é cargo da SPTC? Eles comentavam a morte do taxista por um papi numa briga de trânsito. Percival é especialista em segurança onde? kkkkk

  137. UÉ VITÓRIA NA GUERRA, AGORA VC ENCONTROU QUEM TE QUEBRE A ESPINHELA HEIN ?, PARABÉNS OFICIAL SEXTA PARTE, VC COM UMA SIMPLES CATRACADA COLOCOU ESSE VERME NO SEU LUGAR.

    O SEU LIXÃO, FICA SABENDO QUE PERNILONGO, TAXISTA, MOTORISTA DE ÔNIBUS, PUXA SACO E FILHO DA PUTA TEM EM QUALQUER LUGAR.

    PELO SEU SOBRINHO TER SIDO VÍTIMA DE BALA PERDIDA E VEIO A PERDER A VIDA EU ORO A DEUS PELA SUA MISERICÓRDIA TANTO COM A ALMA DELE QUANTO PELO SOFRIMENTO DA FAMÍLIA.

    SE O AUTOR DESSA TRAGÉDIA FOI UM PM, ACREDITO QUE TAMBÉM PODERIA TER SIDO UM PC, UM GCN, ATE MESMO UM CIVIL, OU UM BANDIDO, OQUE INTERESSA É QUE UMA VIDA FOI CEIFADA GRATUITAMENTE, E EU QUERO ACREDITAR QUE O AUTOR SEJA QUEM FOI, RESPONDEU PELO SEUS ATOS DENTRO DAS LEIS BRASILEIRAS, DE QUALQUER FORMA A VIDA DESSA CRIANÇA INFELIZMENTE NÃO TERÁ VOLTA, MAS NEM POR ISSO MEU CARO, TODOS DESSA INSTITUIÇÃO COMO A PM DEVERÁ PAGAR POR UM ERRO COMETIDO POR UM DOS SEUS FUNCIONÁRIO, VC DENIGRE A TODOS DA INSTITUIÇÃO COMO SE TODOS TIVESSE CULPA DA MORTE DO SEU SOBRINHO, AÍ NÃO NÉ, QUEM FALA O QUE QUER, ACABA ESCUTANDO O QUE NÃO QUER TÁ, REFLITA NISSO OK.

  138. VITÓRIA NA GUERRA, LEMBRA-TE, QUEM FALA O QUE QUER, ACABA ESCUTANDO O QUE NÃO QUER TÁ?, SE VC SE SENTE UM LEÃO DE TECLADO, ACREDITO QUE TODOS TAMBÉM O PODE TÁ?

  139. Quero parabenizar o mike que zerou os tres malas que já estavam com ele rendido dentro do veículo. Ele teve um tirocínio policial excelente, soube a hora certa de agir, não se feriu bem como alguém próximo que não estivesse envolvido no assalto. Aí vc ve uns cidadãos que gostam de criminoso vir a público alegar que o policial cometeu excesso, que poderia ter dado tiros não letais, e blábláblá…….OOOO LUGAR DE HIPÓCRITA FILHO DA PUTA!!! Prá quem nunca trocou tiro na vida não sabe o que é ter fração de segundos para decidir tomar uma atitude que pode custar-lhe a vida ou de outros, na hora que o bicho pega não há como escolher lugar para atirar, ainda mais por ser policial e já ter visto N ocorrencias onde colegas foram alvejados…..AGIU CORRETÍSSIMO, PARABÉNS!!!! Ainda bem que nosso Secretário alegou legítima defesa , quanto aos outros, que nunca na vida deles, de seus amigos ou familiares , sejam vítimas de bandidos, para virem à público falar determinada asneira. Parabéns ao mike, ele teve o tirocínio que eu não tive, há cinco anos atrás, deixando um dos malas correrem , este ainda que a distancia, efetuou um disparo que me atingiu na perna; Se eu tivesse agido da mesma forma que ele não teria sido alvejado . Muito obaoba prá isso, a filmagem deixa claro e incontestável, já referente ao mike aposentado que não teve a mesma felicidade, alvejado com um tiro na cara na região de Diadema onde queriam subtrair sua motocicleta, ninguém fala absolutamente nada, somente um canal de imprensa mencionou, em nota pequena, tal notícia. Este ainda estava acompanhado da esposa e os bandidos fugiram. Alguém veio a publico dizer alguma coisa????

  140. ESTATÍSTICAS COMUNISTAS MENTIROSAS !

    QUEM TEME A POLÍCIA SÃO OS POLÍTICOS !

    TODOS OS POLÍTICOS TEMEM E DETESTAM A POLÍCIA: VEREADORES, PREFEITOS, DEPUTADOS, SENADORES, GOVERNADORES (TODOS OS GOVERNADORES DE TODOS OS ESTADOS) !

    POR QUAL RAZÃO ? PORQUE TODOS OS POLÍTICOS SÃO CORRUPTOS E LADRÕES POR NATUREZA DE ÍNDOLE ! ALÉM DISTO, TODOS ELES SÃO SANGUESSUGAS, VAGABUNDOS, VIVEM DO SUOR DO TRABALHADOR, QUE RETIRAM ATRAVÉS DE UMA DESCULPA CHAMADA DE “IMPOSTOS” ! ESTA VERDADE FOI REVELADA POR JESUS (QUE NÃO ERA DESTE MUNDO) HÁ JÁ DOIS MIL ANOS !

  141. ex escravão…
    quanta merda lançada em tão minguadas linhas…
    rs rs

  142. Não é preciso ser especialista em segurança pública pra deduzir que papiloscopista é cargo de natureza técnico-científica. Alias, a papiloscopia é pioneira naquilo que se pode entender como polícia científica. O fato do IIRGD estar vinculado à DGP e não à SPTC é só para se preservar mais um cargo de delegado divisionário. Um dia, para o bem da papiloscopia e da sociedade, o IIRGD passará a compor o tripé da polícia científica juntamente com o IC e o IML.

  143. Pânico na ZL: a PM despirocou de vez! São o início, meio e fim! Pragmáticos, eles mesmos julgam, matam e jogam pá de cal! disse:

    Guerra, está na hora daquele post explosivo sobre o sumiço, desaparecimento e possível envolvimento da gloriosa na morte dos cinco amigos da ZL. Para mim, que tem recursos parcos, limite intelectual e pouca experiência no riscado, se constatado que os milicianos estão envolvidos, será uma segunda “favela naval”; porém e por conta da mídia, desta vez os estragos serão muito maiores. Dentre os mortos estão um cadeirante e um manquitola. A mídia não quer saber se o morto era ladrão, mas, sendo morto pela polícia, santificado seja o cadáver. Se comprovado o envolvimento da gloriosa, mais uma vez, eles peidaram na tanga!

  144. Pânico na ZL: a PM despirocou de vez! São o início, meio e fim! Pragmáticos, eles mesmos julgam, matam e jogam pá de cal! disse:
    08/11/2016 ÀS 17:26
    Guerra, está na hora daquele post explosivo sobre o sumiço, desaparecimento e possível envolvimento da gloriosa na morte dos cinco amigos da ZL. Para mim, que tem recursos parcos, limite intelectual e pouca experiência no riscado, se constatado que os milicianos estão envolvidos, será uma segunda “favela naval”; porém e por conta da mídia, desta vez os estragos serão muito maiores. Dentre os mortos estão um cadeirante e um manquitola. A mídia não quer saber se o morto era ladrão, mas, sendo morto pela polícia, santificado seja o cadáver. Se comprovado o envolvimento da gloriosa, mais uma vez, eles peidaram na tanga!

    lççççççççç

    pelo seu comentario , vejo que o sr é um ferrenho defensor da malandragem…

    constato tambem que o sr nunca e jamais fara um elogio as POLICIAS… somente os criticara …

    ou estou errado ????????????????????????

  145. realmente a conversa dos 7,2% esta tomando muita força, acho que dessa vez o Geraldinho vai abrir a cartola, em uma época em que muitos estão com salários atrasados, termos que agradecer kkkk

  146. EITA TALARICO !, É COMO DIZ AQUELE VELHO DITADO ” O URSO PERDE O PELO, MAIS JAMAIS PERDERÁ O VÍCIO “. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  147. Para acabar com esses elogios entre integrantes de carreiras diferentes dentro da Polícia Civil,. O melhor seria transferir todos os carcereiros para outras secretarias.

    Ô CARREIRAZINHA QUE SÓ SERVE PARA CRIAR DISCÓRDIA!!!!!!!

  148. Odair disse:
    08/11/2016 ÀS 20:21
    Para acabar com esses elogios entre integrantes de carreiras diferentes dentro da Polícia Civil,. O melhor seria transferir todos os carcereiros para outras secretarias.

    Ô CARREIRAZINHA QUE SÓ SERVE PARA CRIAR DISCÓRDIA!!!!!!!

    llllççççççççççç

    kikikikik.. o meu camarada !!!! ta querendo acabar de vez com a PC ???????????????????? kikikikiki…
    TOTAL DE CARCEREIROS NA PC = MAIS DE 4.000.00 TRABALHANDO COMO INVESTIGADORES.

    ainda bem que a sua opinião não vale bosta nenhuma kikikikikikikiki . ninguem jamais o ouvirá….

    e se alguem ouvir essa conversa fiada sua . adeus PC……………..kikikikikiki…………………

  149. O reajuste será de 7,2% a ser anunciado na primeira quinzena de dezembro, segundo o governador todas as categorias já tiveram a reposição da inflação concretizada, e agora serão contemplados os Policiais Civis e Militares.

  150. Fora os 7,2% será que vem algo a mais como auxílio alimentação ou ….

  151. Polícia Militar do Rio de Janeiro e formada por homens e não por cães adestrados como em São Paulo.

  152. Perícia autônoma garante orçamento/estrutura e elimina ingerências por parte de terceiros em disse:

    Freud Explica, concordo absolutamente. Apenas chamei a atenção para a desinformação de alguém que se diz especialista em segurança.

    Apoio o trabalho dos papis (desde que não queiram usurpar atribuições além das que lhe são devidas pelo próprio nome do cargo; cada um no seu quadrado, inclusive perito criminal) e acho esta briga entre carreiras muito tola. Apoiarei a transferência dos papis para SPTC, desde que a parte do orçamento que a PC destina ao IIRGD seja transferida para a SPTC para que sejam pagos os salários dos papis e a manutenção da carreira seja feita. Também acho vital a escolaridsde em SP subir para nível superior. Acredito que as carreiras de desenhista e fotógrafo devam ser aglutinadas em uma só como agente de polícia científica, ficando os cargos da SPTC como:

    Médico-Legista
    Perito Criminal
    Papiloscopista Policial/Perito Papiloscopista
    Agente de Polícia Científica
    Atendente de Necrotério Policial
    Auxiliar de Necropsia
    E os cargos administrativos como oficial administrativo e técnico de laboratório.

Os comentários estão desativados.