Desta vez não foi PM: Investigação deve responsabilizar guarda municipal por chacina em SP 28

Investigação deve responsabilizar guarda municipal por chacina em SP

SÃO PAULO  –  Um guarda civil municipal (GCM) de Santo André, na Grande São Paulo, foi preso no final da tarde desta quinta-feira em Santo André, na Grande São Paulo, suspeito de participar do assassinato de cinco jovens de idades entre 16 e 30 anos que estavam desaparecidos desde 21 de outubro, e cujos corpos foram encontrados na segunda-feira. A suspeita da polícia é que os garotos foram executados.

Segundo investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa de São Paulo (DHPP), a motivação para o crime teria sido vingança em razão do assassinato de um GCM no mês passado durante assalto ocorrido em Santo André. Pelo menos dois dos adolescentes mortos, Caique Henrique Machado Silva, de 18 anos, e mais um deles, eram suspeitos de envolvimento na morte do guarda.

O inquérito policial aponta que o crime teve premeditação. Para atrair os rapazes até uma região afastada, de mata, em Ribeirão Pires, também na Grande São Paulo, os responsáveis pela chacina criaram perfis falsos na rede social Facebook, e se passaram por garotas, segundo a polícia. Depois de manterem contato com os jovens durante um certo período de tempo, eles os convidaram para uma festa, que na verdade se tratava de uma emboscada, e apagaram os perfis.

Outros dois guardas civis estão sendo investigados. O Instituto Médico Legal identificou quatro dos cinco corpos dos jovens.

Valor http://www.valor.com.br/politica/4773347/investigacao-deve-responsabilizar-guarda-municipal-por-chacina-em-sp

  1. Infelizmente mais um pai de família preso por causa de lixo, que o diabo os tenha num péssimo lugar, e que a justiça seja feita e esse pai de família seja post em liberdade. E se algum filho da puta concordar com a prisão, que vá junto para o inferno.

  2. Infelizmente alguns polícias parecem não querer enxergar que os tempos mudaram.
    Fazer uma coisa dessas hoje é como mexer em um vespeiro e a mesma tecnologia usada para atrair os malas para a cova vai ser usada contra quem usou.
    Para com isso. Não dá mais pra agir como se estivéssemos em plena ditadura.
    E sabe o que é pior? Esse Gcm só fez antecipar o que já ia acontecer mais dia, menos dia. Porque esses caras não tinham futuro….e infelizmente esse Gcm acabou com o próprio futuro…
    Antes de tomar qualquer atitude hoje em dia, temos que pensar 10 vezes e agir somente se valer a pena. Não deu pra por na cadeia? Entao só resta ter paciência…
    Ouvidoria, direitos humanos, corregedoria, ministério público, imprensa, celular com câmera… Olha só quantas chances temos de nos fuder….
    Pensem: vale a pena? Acho que não…

  3. O problema é que todos os dias morre polícia estamos largados, jogados a Deus dará, mãos atadas, a justiça não funciona somos reféns, não saio do meu portão desarmado e quando saio corro pra dentro como um rato, devido a onda de assaltos se descobrirem quem eu sou me matam, foda se esses lixos…

  4. Esses moleques são os que ficam fazendo arrastão no Rodoanel todo fim de semana em frente a favela, embaixo do pontilhão que a menos de 700 metros de um batalhão da PM que não faz absolutamente nada. Se foi assim que resolveram o problema, fica o nosso muito obrigado !

  5. PESSOAL !, ESSE “ZÉ POVINHO”, TEM MAIS É QUE SE “F”, POIS AO INVÉS DE REALIZAREM MANIFESTAÇÕES EM EM APOIO AOS G.C.Ms. FICAM APOIANDO AQUELA CORJA DE LADRÕES QUE ESTÃO JAZENDO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  6. Contrariando a vontade de muitos, não foram PM’s nesse caso. Mas uma coisa é certa, se a polícia civil tivesse investigado o latrocínio do GCM de Santo André, morto com um tiro na nuca em setembro passado, e inclusive, preso os malas, nada disso teria acontecido. Me esqueci que investigação pra ser forte precisa da Globo.

  7. Cortando o assunto. A SSP alega que não há condições financeiras para aumentar o efetivo da PCSP, mas já saiu o edital de SD PM com 2293 vagas. Alguém explica? E aquela reunião do Conselho mostrando o grave quadro de efetivo da instituição para o secretário de segurança pública?

  8. Sou contra execucão de qualquer um, mesmo sendo bandido, agora………………..

    cinco (jovens) de idades entre 16 e 30 anos, A suspeita da polícia é que os (garotos) foram executados.
    Pelo menos dois dos adolescentes mortos, Caique Henrique Machado Silva, de 18 anos,
    .
    Jovens, adolescente com (18 anos), enfim é o poste mandando água no cachorro.
    .
    Quanto aos autores se foram GCMs. meus pêsamos, acabaram com a carreira com a vida e a pergunta………..
    .
    Valeu a pena?……………. Duvido…
    .
    E aos puxa-sacos de bandidos aqui, vão lá levar algum para as famílias.
    .
    Pronto, falei !

  9. 11/11/2016
    Estado abre concurso para 2.293 policiais
    Vanessa Sarzedas
    do Agora

    A PM-SP (Polícia Militar de São Paulo) publicou ontem o edital de concurso para preencher 2.293 vagas para soldado PM de 2ª classe.

    Para participar da seleção, os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos de idade, ensino médio completo, altura mínima de 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens e ser habilitado para conduzir automóveis.

    Tatuagens são permitidas desde que não fiquem visíveis com o uso de bermuda e camiseta de manga curta e não façam referências violentas ou preconceituosas.

    Cadê a valorização salarial dos NU e NM ???

    Cadê o reajuste salarial ??

    O número de nomeados da Polícia Civil foi realmente pouco !!!

  10. Cadê a Valorização dos NU e NM ???

    Cadê o Reajuste Salarial ???

    Cadê o auxílio alimentação ???

    Realmente o número de nomeados para a polícia civil foi mesmo pouco !!!!!

  11. Sandro vc tem razão, se a PC tivesse esclarecido o crime contra o GCM talvez não houvesse a chacina. Se a PM tivesse patrulhado e evitado o crime contra o GCM, talvez o mesmo efeito seria possivel.

    Como diziamos no meu bairro qaundo eramos garotos : “se minha mãe fosse homem eu tinha dois pais ” kkk, é o reino incerto do “se”.

    A verdade é uma só : trabalhei lá e posso dizer, 60% das chacinas tem assinatura latente, com nome completo, endereço e telefone para contato.

  12. ENQUANTO O RESTOPOL

    FICAM

    BRIGANDO POR NINHARIAS

    CADê ISSO

    CADÊ AQUILO

    REVALORIZAÇÃO

    NÍVEL UNIVERSITÁRIO

    REESTRUTURAÇÃO

    AGORA COMEÇAM NA 3ª CLASSE

    E QUEM ENTROU NA 5ª CLASSE

    E ETC…

  13. NA POLÍCIA

    ESTÁ TUDO ERRADO

    PARA MUDAR

    TUDO ISSO

    SÃO NECESSÁRIOS

    ADVOGADOS DEDICADOS

    QUE SEJAM DO RAMO

    ESPECIALISTAS EM DIREITO ADMINISTRATIVO, CIVEL,

    TEEM QUE SEREM DO R A M O !

  14. VEJAM !

    ÀS ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS

    TEM MAIS DE 30 ANOS

    E O QUE FIZERAM

    SÓ ENGANARAM OS POLICIAIS

    VEJAM O ABSURSO

    TEM UM ADVOGADO NA ZONA NORTE – TUDURUVI

    DA ASSOCIAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL

    PARA ENTRAR COM UMA AÇÃO

    TEM QUE PAGÁ -LO

    E AS AÇÕES DE INDENIZAÇÃO

    ELE FICA COM A METADE

    DO VALOR !

  15. Todo mundo que estava louco para colocar a culpa na PM se fuderam hahaha. Parabéns aos GCM trampo lindo perfeito, a situação só melhorá para os policiais quando todos começar a agir dessa forma. A polícia tem que voltar a ser temida e chega de policiais serem executados na frente da esposa e filhos, foda-se Ouvidoria, direitos manos, corregedoria, ministério público, imprensa, celular com câmera e caraio a quatro !!!

  16. Meus RESPEITOS Á GUARDA CIVIL. O resultado disso se chama indignação. Quando a Justiça é falha este é o resultado, justiça com as próprias mãos. Parabéns aos guardas.

  17. Que vantagem os GCMS de Santo André obtiveram com essa ação ? Vingaram a morte de um amigo e agora vão ficar anos na cadeia, longe dos amigos , longa da família. Bandido tem que ser preso, condenado e pagar sua pena. Atitudes como essa não resolvem a situação nem intimidam os marginais. Ou vcs acham que bandido vai pedir funcional na hora do crime ?

  18. Desta vez não foi PM?

    Depende de como relativizarmos a análise do modus operandi das Guardas Civis Metropolitanas brasileiras! Bastaria observarmos o perfil de amedrontamento “dissimulado” das guarnições e viaturas da Força Tática das GCM, cujas “mudanças”, em comparação com o das polícias militares, não vão muito além da cor, do logotipo e de outras nuances do gênero, sem, contudo, mudar a essência do comportamento militarizado!

    Quem as comandava, até muito recentemente? Resposta muito simples: policiais militares (notadamente oficiais inativos) que não soltam a teta estatal nem que vaca tussa!

    Qual a origem das policias militares brasileiras? Resposta (ainda muito mais simples): surgiram como reserva do Exército Brasileiro!

    Qual a missão precípua de qualquer Exército, não apenas o brasileiro? Resposta (ainda muito mais explicitamente simples): abater/repelir/debelar o inimigo!

    Em resumo: o treinamento dos guardas civis deve ser direcionado para a salvaguarda da lei, da cidadania e dos equipamentos municipais, até porque a vingança é irmã da burrice, como já o disse o próprio administrador deste nobre espaço democrático! Com a prisão desses vingativos de Santo André, aumenta o prejuízo aos contribuintes que os sustentam. Prisões cada vez mais cheias e espaços públicos cada vez mais abandonados. Estes últimos espaços, que poderiam proporcionar lazer, alegria e bem-estar poderiam ser bem cuidados e democraticamente disponíveis a todos.

    Infelizmente, dói-me concluir que os filhos e outros familiares desses VINGATIVOS perderão mais tempo em visitá-los, no presídio, do que nos parques que eles (vingativos) poderiam continuar zelando!

    É o velho e conhecido círculo vicioso da desgraça social brasileira!

    Qual a solução? Esta começa com a inteligência emocional (gerenciamento das próprias emoções). Tudo o que ainda não consegui modificar, sob a égide das MAIS PURAS E ESTRITAS FORMALIDADES LEGAIS, serve-me de alento para a consciência tranquila, fonte da paz de espírito que ninguém tem legitimidade para compará-la com a dos covardes.

    :

  19. Esclarecimento: referi-me à cor das viaturas, aliás, até nas guardas patrimoniais há viaturas muito parecidas!

  20. INDAGO ?

    O QUE OS GCM’s GANHARAM COM ISSO:

    PRISÃO E EXONERAÇÃO

    AGORA COM A CRISE E O DESEMPREGO

    NÃO ARRUMARÃO EMPREGO EM LUGAR NENHUM !

    SE TIVEREM FAMÍLIA VÃO PASSAREM FOME !

    INDAGO ?

    VALEU A PENA !

    OS CARAS ESTANDO VIVO ELES SOFREM !

    MORRERAM ACABOU O SOFRIMENTO !

    VALEU A PENA

    ESSA BESTIALIDADE !

Os comentários estão desativados.