Por que quero ser PM? 135

 Jovem troca escritório por carreira como soldado

Diego Toledo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/11/201606h00

  • Diego Toledo/UOL

    Monica de Oliveira Portela, recém-formada no curso da Polícia Militar do Estado de SP

    Monica de Oliveira Portela, recém-formada no curso da Polícia Militar do Estado de SP

Monica de Oliveira Portela tem 26 anos, é fã de Pink Floyd, gosta de correr maratonas e tem como principal meta se casar logo com o noivo, com quem namora há cinco anos. Na última semana, ela terminou o curso de formação para a sua nova carreira e agora está prestes a ir às ruas em sua nova função: ela agora é uma policial militar.

“Hoje eu não fico pensando muito no que vai acontecer porque, se eu ficar pensando muito, vou ficar ansiosa”, afirma a soldado. “Mas tenho certeza de que vou tomar a atitude certa, na hora certa. Se eu precisar defender a vida de alguém, vou defender. Tenho certeza de que vou estar preparada para isso.”

Moradora de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, Monica conta que desde criança pensava em ser policial e buscava inspiração nas cenas de ação de uma personagem feminina muito popular no mundo dos games: Lara Croft, a heroína da série “Tomb Raider”.

Apesar de atribuir a vontade de ser policial a um sonho de infância, a soldado recém-formada só começou a correr atrás da nova carreira nos últimos dois anos. Antes, concluiu um curso superior de rádio e TV, chegou a fazer estágios em empresas do setor e trabalhou por alguns anos no ramo. A mudança de rumo veio em 2014, quando começou a estudar para prestar o concurso para PM.

Divulgação

Alunos participam de atividade durante curso de formação na Escola Superior de Soldados da PM paulista, em Pirituba, na zona norte

Mas o que leva uma jovem com pouco mais de 20 anos a trocar um emprego em um escritório com ar-condicionado pela vida de policial? Monica afirma que, além do desejo de criança, outro fator contribuiu muito para a decisão: a forte influência do pai e do namorado.

O namorado de Monica também é policial militar e atua como segundo-sargento do Corpo de Bombeiros. Já o pai é caminhoneiro e prestou o serviço militar obrigatório na juventude. Desde então, tornou-se um admirador do militarismo e hoje valoriza a amizade de policiais que trabalham na Rota, a tropa de elite da PM. “Meu pai me incentivou desde o início”, diz a nova soldado. “Já a minha mãe teve um pouco de resistência no início por conta de ser uma profissão que ela considera muito perigosa.”

O pai de Monica é também a referência dela nas tentativas de rebater as críticas à atuação da Polícia Militar em São Paulo. “Meu pai é o primeiro a defender [a PM], mas, quando surge a notícia de uma atitude ruim de um policial, ele repreende”, atesta a filha, que diz ter no pai uma espécie de ídolo em quem procura se espelhar. “Uma coisa que eu não vou negar nunca são as minhas raízes”, acrescenta. “Eu sou quem eu sou graças aos meus pais.”

Imagem na periferia

Ao falar das raízes, o discurso da nova soldado –sempre afinado com o comando da PM, como seria de se esperar dentro da doutrina militar– revela uma esperança da jovem em tentar contribuir para afastar da Polícia Militar as frequentes críticas de abuso, principalmente contra jovens que vivem na periferia. “Eu moro na periferia e é lá que estão as pessoas que mais precisam da polícia”, afirma Monica. “A gente vê muitas coisas negativas na televisão, mas entrei na PM com o intuito de ajudar a melhorar essa imagem. Eu quero fazer a diferença.”

Para o cientista político Guaracy Mingardi, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, qualquer esforço de mudança dos policiais militares mais jovens esbarra, no entanto, na dinâmica da PM, em que a experiência nas ruas tende a ter um peso muito maior na formação do soldado do que as aulas de preparação e aprimoramento. “O que um jovem policial trouxer de novo vai enfrentar uma resistência muito grande dos antigos”, diz o pesquisador. “O policial passa pouco tempo na sala de aula e muito mais tempo na rua, então é muito mais fácil ele ser moldado pela rua do que pela academia.”

O capitão Eduardo Cruz, porta-voz da Escola Superior de Soldados da PM, em Pirituba, na zona norte da capital paulista, rejeita a crítica de Mingardi. Cruz afirma que os policiais resistentes à mudança são uma minoria e que os novos soldados podem, sim, contribuir em uma evolução da mentalidade da corporação. “A cada ano, são quase 5.000 policiais novos. Então, em oito anos, renova-se todo o pessoal que está na rua, porque os mais novos vão chegando e os mais antigos vão subindo na hierarquia ou acabam indo para outros setores da Polícia Militar.”

Depois de passar no concurso público para a PM, Monica começou a fazer o curso de formação de soldados em novembro do ano passado. A preparação tem duração de um ano. O primeiro semestre é dedicado a aulas mais teóricas sobre a legislação e as regras de conduta da corporação, mas já inclui uma introdução a atividades de policiamento. O segundo é mais dedicado a aulas práticas e simulações de situações reais.

Terminado o curso, o soldado deve, então, passar por um ano de estágio probatório, durante o qual já atua como policial militar, mas com a supervisão de um colega mais experiente. A Escola Superior de Soldados recebe pouco mais de 2.000 alunos por semestre. Monica se formou em cerimônia realizada na semana passada, no Anhembi, que teve o jornalista Reinaldo Azevedo como paraninfo dos novos policiais militares.

Mulheres na PM

Arquivo pessoal

Monica diz que quer mudar a PM

Dados divulgados no ano passado apontam que a PM paulista tem pouco mais de 85 mil membros. A maioria dos policiais militares é homem (89%, frente a 11% de mulheres) e diz ter pele branca (65%) –os pardos são 31%, negros são 3,5%, orientais são 0,5% e apenas cinco policiais aparecem como indígenas. A recém-formada Monica Portela nega ter enfrentado qualquer preconceito de gênero durante o curso, mas conta ter sentido uma dificuldade maior do que os colegas homens no começo do treinamento.

“O tratamento é igual, tanto para homem como para mulher. Por isso mesmo, percebi que, para mim, teve um pouco mais de pressão no início, por conta dos exercícios físicos, que eu achei muito desgastantes”, conta a nova policial. “Mas eu me sinto uma guerreira. Já vi mulheres em equipes de força tática e tem uma policial que é cabo e dá aula para novos soldados que é um grande exemplo para mim. Ela sempre trabalhou na rua, adora o que faz e é reconhecida por isso.”

“Muita gente fala que mulher é o sexo frágil, mas isso não é verdade”, acrescenta Monica. “A mulher é importante na PM. Na rua mesmo, eu sei que vai ter situações em que vamos ter de lidar, por exemplo, com uma vítima de violência sexual. Às vezes, é mais fácil eu, como mulher, chegar e conversar para tentar ajudar a resolver a ocorrência.”

Críticas e militarismo

 

pelotao

Pelotão de novos policiais militares formados pela Escola Superior de Soldados da PM

Na opinião do pesquisador Guaracy Mingardi, a formação de novos PMs “não é a oitava maravilha do mundo”, mas já foi muito pior. Mesmo assim, ele aponta o que vê como três grandes problemas no modelo de treinamento dos soldados. O primeiro é a própria estrutura militarizada da instituição. “Eles acabam se sentindo diferentes. Isso não é só na formação, é no cotidiano deles também”, diz Mingardi. “Essa diferenciação com o resto é muito ruim. Quanto mais a polícia faz parte da população, mais a população aceita os policiais e menos a polícia é usada para fins repressivos com viés político ou social.”

Outro problema, segundo o pesquisador, é o fato de a carreira de PM ser dividida em duas categorias: uma para soldados (que vai até a patente de sargento) e outra para oficiais (dos subtenentes aos coronéis). “Isso faz com que você tenha uma dissociação entre a cúpula e a base”, afirma o cientista político. O terceiro problema, segundo Mingardi, é a inclusão de matérias no currículo apenas por pressão externa, o que faz com que o conteúdo seja apenas uma formalidade no curso. “A Polícia Militar, há muito tempo, tem um curso chamado Direitos Humanos, que só passa a legislação para os alunos, e não uma noção mais ampla de direitos humanos”, critica.

Para a PM paulista, a estrutura e a estética militar da corporação são necessárias para a atuação da força policial, que precisa de um treinamento especial e de regras de conduta para cumprir suas funções. Sobre a separação da carreira de policial militar entre soldados e oficiais, o capitão Eduardo Cruz nega que exista uma divisão entre a base e o comando e destaca que hoje entre 70% e 80% dos cadetes da academia de oficiais da PM são oriundos da tropa.

O porta-voz da Polícia Militar afirma ainda que o currículo do curso de formação de novos soldados é avaliado anualmente por todos os segmentos da corporação, inclusive com a participação de órgãos externos, como o Instituto Sou da Paz e o próprio Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

  1. PESSOAL !, COM RELAÇÃO A SER OU NÃO SER POLICIAL MILITAR, ENTENDO QUE ” QUESTÃO DE GOSTO NÃO SE DISCUTE “. POIS MEU FILHO MAIS VELHO ERA POLICIAL MILITAR, E INFELIZMENTE HÁ DOIS ANOS E MEIO FALECEU NUM TRÁGICO ACIDENTE DE MOTO AÍ NA AVENIDA IBIRAPUERA. LEMBRO QUE ELE AO TOMAR A DECISÃO DE SER POLICIAL MILITAR, EU SENDO ESCRIVÃO DE POLÍCIA, JAMAIS QUESTIONEI A DECISÃO DELE, DIZENDO ” SE É SEU DESEJO, BOA SORTE”….

  2. Uma das coisas que explicam a força da PM é o corporativismo deles. O cara passa no concurso e imediatamente é abraçado e tem seus interesses defendidos pelo Conte Lopes, o Telhada, o Olimpio etc. Já a gente que passou nos concursos da Civil e não foi nomeado ou encontra apenas indiferença ou hostilidade aberta por parte da ativa, ou vira presa fácil pros sindicatos.
    Mas essa diferença explica o prestígio de uma corporação e o desprestígio da outra. E esse texto me faz refletir sobre o porquê de eu querer ser polícia civil, apesar de tudo.

  3. Boa sorte para ela e que Deus a proteja! Com certeza irá precisar de bastante sorte e proteção!

  4. Com certeza a influência de programas como polícia 24 e operação de risco, também o baixo salário que se oferece para trabalhar em escritório, menor até q o salário de um PM.

  5. “Monica diz que quer mudar a PM”

    Oh, linda!
    Que doce ilusão!
    Mas em verdade se vc não mudar já estará de bom tamanho.
    Deus a proteja na nova profissão.

  6. Respeito e admiro a vontade dessa jovem e de todos os outros que ingressam na PM, porém, fico muito feliz quando um policial militar bem intencionado , ingressa na passadinhaa Civil, pois a vida do policial militar, nos dias de hoje e incomparavelmente, muito difícil. Quem fala que há corporativismo na PM está equivocado, existe casos de proteção ente colegas de farda, mas nada de cima pra baixo. O que tem de PM sendo demitido por infringir o regulamento, são muitos.
    Aquele PM que acreditar num ideal de um Estado protetor, de uma PM parceira e sair por ai querendo consertar o ” mundo ” rapidinho vai pra rua, depois de dar uma passadinha pelo Romão Gomes.
    A PM faz a faxina pro governador, até alguém não escorregar numa casca de banana, se algum cidadão se machucar por causa da casca de banana deixada no caminho pelo pm , ele manda trocar o faxineiro, simples assim!

  7. Boa sorte a ela e a todos os policiais, GCMs., Ag. penitenciários, enfim, todos aqueles que lidam com as dificuldades de lidar com a seguranca pública em um país que adoram inverter os valores.

  8. Caso não existisse a disciplina e regulamento militar duvido que o trabalho policial executado pela PM seria como é.Se nós pensamos que o RD PM oprime , constrange e impede o policial militar de ser quem é, estamos imensamente enganados. Do jeito que as coisas caminham atualmente, quem faria o trabalho que a PM faz?
    Ainda que com muitas falhas, a PM , mantem treinamento, até para estacionar a viatura ou vigiá la há um procedimento.Seria muito esquisito termos uma Pm próxima da perfeição, se a educação, a saúde, a justiça são ruins por que a PM seria perfeita?

  9. A polícia seja militar ou civil proporciona aos seus integrantes duas alegrias, a primeira quando entra na corporação e a segunda quando se aposenta ou saí para trabalhar em coisa melhor.

  10. 99% dos PMs mudam de personalidade após entrar na PM .
    Raramente continuam ser como eram.
    O efeito psicológico que os oficiais passam para os soldados na escola de soldados e praticamente uma lavagem cerebral.
    Muitos saem dali achando que podem tudo que o comando segura, exceto $$$, ao da rua.
    Mas a verdade é que não seguram nada, caiu na imprensa o soldado l, cabo ou sargento eta sozinho.

    Agora se for oficial é blindado.
    Aí sim o corporativismo funciona.

  11. “WAGNÃO”, BOA NOITE !, ASSINO EM BAIXO O SEU EXPOSTO, POIS AGRADEÇO A DEUS, QUE A NOSSA EGRÉGIA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO, TER ME PROPORCIONADO ESSAS DUAS ALEGRIAS, MAIS COM UM DETALHE, GRAÇAS A MEU ESFORÇO E DEDICAÇÃO, UM GRANDE ABRAÇO…

  12. A POLICIA CIVIL ESTA PERDENDO MUITO POR NEM SEQUER TENTAR SE ORGANIZAR E DAR SUPORTE E INCENTIVO AS CARREIRAS POLICIAIS, NO SENTIDO DE SE MODERNIZAR E FAZER COM QUE SEUS POLICIAIS TRABALHEM COM MAIS ENTUSIASMO. VOCÊS PRESTARAM ATENÇÃO NO TITULO DO POST; EM CERTO MOMENTO APARECE A FRASE “ESCOLA SUPERIOR DE SOLDADOS”. POIS BEM, EM UMA ESCOLA QUE IRÁ FORMAR “SOLDADOS” PERCEBE-SE O TITULO “ESCOLA SUPERIOR”. ENTRETANTO, NA PC, ONDE A ACADEMIA DE POLICIA SE LOCALIZA HÁ MUITOS ANOS, PRATICAMENTE DENTRO DA USP, AINDA NÃO É CURSO SUPERIOR PARA AS SUAS QUATORZE CARREIRAS POLICIAIS. GOSTARIA DE PERGUNTAR A ADMINISTRAÇÃO DA PC O QUE ESTÁ FALTANDO PARA QUE A ACADEMIA DE POLICIA VIRE CURSO SUPERIOR DE POLICIA, AOS POLICIAIS:
    FALTA VONTADE POLÍTICA?
    FALTAM VERBAS; AQUELAS QUE SÃO DEVOLVIDAS AO ESTADO?
    FALTA UM POUCO MENOS DE EGOÍSMO, POR PARTE DA ADMINISTRAÇÃO?
    FALTA UM POUCO MAIS DE ORGANIZAÇÃO?
    FALTA UM POUCO MENOS DE AUTORITARISMO?
    FALTA UM POUCO MENOS DE ARROGÂNCIA?
    FALTA UM POUCO MAIS DE APREÇO A CLASSE POLICIAL?

    A ADMINISTRAÇÃO DA PC, NÃO FAZ IDEIA, DE QUANTO ESTA PERDENDO, PELO FATO, DE NÃO SE IMPORTAR COM A CLASSE POLICIAL; TODA E QUALQUER INSTITUIÇÃO, TEM QUE TER BASE SÓLIDA, CASO CONTRÁRIO A MESMA NÃO SE SUSTENTARÁ.

    VOLTO A REPETIR: O QUE ESTA FALTANDO NA REALIDADE?.. HEIN…
    ABRAÇOS A TODOS.

  13. Mais uma guardinha de rua. Todos fingem que não, mas é o que são.

    Mesmo assim, boa sorte para a menina. As ruas estão muito mal vigiadas.

  14. GENTE !, S.M.J., OUTRO ABSURDO. LI NO NOTICIÁRIO UOL, QUE UMA SENHORA DONA DE CASA SE DIRIGIU AO 4º D.P. DE RIBEIRÃO PRETO,A FIM DE REGISTAR UM B.O., QUANDO TERMINANTEMENTE FOI IMPEDIDA, EM VIRTUDE DE ESTAR VESTIDA DE BERMUDA. ´COINCIDENTEMENTE, HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, LÁ NO 4º D.P., CAPITAL, CHEGUEI A ELABORAR UM B.O., DE UM CIDADÃO QUE ESTAVA DE CUECA. O MOTIVO FOI QUE ELE PARTICIPAVA DE UMA MANIFESTAÇÃO NA AV. PAULISTA, E QUANDO DE UM “REBU”, POLICIAIS MILITARES ARREMESSARAM UMA BOMBA, CUJOS ESTILHAÇOS QUEIMARAM SUA CALÇA. FIZ O B.O. E NÃO ACHEI NENHUMA ABERRAÇÃO.

  15. Boa sorte para a jovem policial militar e a seus colegas de farda. Ela viverá as mudanças que estão bem próximas: O fim das policias civis, a elevação das Guardas Municipais à polícias municipais e a desmilitarização das PMs.

  16. Ahhhh o treinamento tanto de homens como mulheres são iguais ???hahahaha Conta outra minha filha até o TAF para as mulheres tem que ser diferenciado, se não nem consegue fazer.
    Mulheres na PM são mero MARKETING INSTITUCIONAL não fazem porra nenhum, só serve mesmo para servirem de marmitinhas dos marajás da meganha.
    Coitada tão bonitinha pena que é burrinha mesmo nem sabe o que te espera. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  17. Boa sorte a ela,ao Policiais Civis aos Guardas Civis a Policia Federal a Polícia ferroviária aos vigilante, enfim todos…. o nosso inimigo é outro.

  18. OH ! COITADA !

    SOFRIA Lavagem cerebral dentro da própria casa

    e era cercada por esses pensamentos !

    Poderia ser tanta coisa muito melhor na vida !

    Prestar Concurso Público

    na área federal que ganha 20 vezes mais 1

    Prestar MEDICINA

    POLI – USP

    ITA –

    TINHA UM LEQUE DE OPÇÕES

    EM CONCURSOS PÚBLICOS FEDERAIS

    OPTOU PELA CARREIRA ERRADA

    DEPOIS QUE ESTIVER SOFRENDO NAS

    RUAS NÃO VENHA RECLAMAR !

  19. OH !

    RECRUTA VOCE

    OBSERVA QUE TODO MUNDO FALA

    QUE DEUS A PROTEJA 1

    VOCE NÃO SABE O QUE TE

    ESPERA !

    SE VOCE CONSEGUIR

    FICAR INTERNA

    PARABÉNS

    SE VOCE FOR PARA

    AS RUAS

    E COMEÇAR A ATENDER

    OCORRÊNCIAS POLICIAIS

    TODAS ZICAS

    QUE SEMPRE

    SOBRA CORREGPM PARA VOCE

    E A PARTIR DA PRIMEIRA

    PUNIÇÃO

    VOCE NÃO SE AJEITA MAIS NA VIDA

    CONHEÇO VÁRIOS SOLDADOS

    QUE ENTRARAM COMO SOLDADOS

    E SE APOSENTARAM COMO COLDADOS

    POR CONTA DE PUNIÇÕES

    OU POR TER PARTICIPADO DE OPERAÇÕES

    DE TROCAS DE TIROS SUPOSTAMENTE COM BANDIDOS !

    A CORREGEPM NÃO PERDOA

    NÃO RECEBEM PROMOÇÕES PARA CABO , SARGENTO ETC….

    SE FODEM !

  20. A MEGANHA

    NÃO É ESSA MARAVILHA QUE FALAM OS APAIXONADOS POR FARDAS !

    QUANDO VOCE ESTÁ FORA VOCE PENSA QUE É TUDO MARAVILHOSO

    MAS DEPOIS QUE VOCE ENTRA , AÍ SIM VOCE IRÁ VER A MERDA QUE É !

    SE DER PARA SAIR LOGO NO COMEÇO E PARTIR PARA OUTRA BELEZA !

    MAS SE VOCE FICAR LÁ POR MUITO TEMPO !

    “QUANDO A GENTE FICA MUITO TEMPO NUM LUGAR, A GENTE PASSA A SER O LUGAR “‘

    NÃO ESPERE MOLEZA

    SER POLÍCIA É FODA

    É CHEIO DE CANALHAS, SAFADOS, SEM VERGONHAS, ALCAGUETAS,

    E PO AÍ VAI …………………………………………………………………………………………….

  21. SEU PAI SERVIU AS FORÇAS ARMADAS

    LÁ É OUTRO PAPO

    É SÓ UM ANO E É OBRIGATÓRIO

    VENCEU SEU PRAZO VOCE SAI

    CABO – SÃO OITO 8 ANOS – VENCEU SEU PRAZO VOCE SAI

    OFICIAL R2 – CPOR OU NPOR – SÃO 8 ANOS VENCEU SEU PRAZO VOCE SAI

    A PM

    VAI TRAZER MUITA DESGRAÇA NA SUA VIDA !

    SER POLÍCIA NÃO ACRESCENTA NADA NA SUA VIDA !

    SE VOCE FIZER CURSO SUPERIOR SIM

    VEJA QUE JÁ É FORMADA

    E NÃO TEVE A LUCIDEZ

    DE PERCEBER ESSAS COISAS !

    A PM – É TOTAL ILUSÃO

    NO COMEÇO É TESÃO – MUITA VIBRAÇÃ!

    NO FINAL ´SÃO SÓ DESILUSÕES

    SÓ QUE AÍ É TARDE DE MAIS !

    TERÁ QUE FICAR LÁ

    POR QUE

    NÃO TENS MAIS OPÇÕES

    FACE A ELEVADA IDADE !

  22. EU CONHEÇO VÁRIAS

    MOÇAS QUE ENTRARAM

    NA P M

    HOJE ESTÃO NA RUA DA AMARGURA !

    EU CONHEÇO MILHARES DE MILITARES

    QUE FORA EXPULSOS

    HOJE ESTÃO NA RUA DA AMARGURA

    NÃO CONSEGUEM NADA NA VIDA !

    E COM A CRISE

    ESTÃO CATANDO LATINHA NAS RUAS !

  23. SAIBA

    A PM

    É TOTAL ILUSÃO

    ELES NÃO DEIXAM VOCE

    ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS NA VIDA COM ISSO:

    VOCE FICA FRUSTRADO, RECALCADO,

    SÓ DECEPÇÕES

    SE VOCE NÃO FOR FORTE MENTALMENTE

    VOCE SE SUICIDA

    HÁ VÁRIOS CASOS NESSA

    PM DE SUICÍDIOS

    ISSO QUANDO NÃO SÃO SUBMETIDOS A TORTURAS, HUMILHAÇÕES,

    É DEMAIS DA CONTA !

  24. ACONTECEM COISAS NA PM

    QUE VOCE NÃO CONSEGUE PROVAR

    ELES NÃO DEIXAM UTILIZAREM CELULARES

    ELES PROIBEM E COIBEM DE TODAS AS FORMAS

    MEIOS QUE VOCE POSSA PROVAR !

    OS PMS SABEM O QUE EU ESTOU FALANDO !

  25. A PM

    CRITICA A POLÍCIA CIVIL DIRETO

    POR PURA INVEJA

    NÃO PODEM FAZEREM NADA !

    O ÚNICO MEIO DE ATACAR A POLÍCIA CIVIL

    SÃO CRÍTICAS

    ATOS COVARDES !

    MAS OS SEMPRE SE FODEM NO FINAL !

  26. TiraGosto disse:
    25/11/2016 ÀS 0:48
    Mais uma guardinha de rua. Todos fingem que não, mas é o que são.

    Mesmo assim, boa sorte para a menina. As ruas estão muito mal vigiadas.

    Tira sim é o verdadeiro polícia, dou cafezinho ao majura, vou na carceragem cheirar peido de mala e trocar ideia com o carcepol, levo o majura no local de ocorrência ou de um dp para o outro, não ajudo o escriba nas papeladas, apenas assino como testemunha e pergunto ao mala se ele apanhou qd os guardinhas nos trazem serviço.
    Isso sim é ser polícia, mesmo que sempre atrás de uma maçaneta.

  27. Existem muitas profissões piores que PM, mesmo como soldado. Pergunte como a é a vida de uma moça que tralha como caixa de supermercado e ganha 1000,00 bruto, liquido cai para para uns 880,00 cruzeiro. Pergunte para grande maioria das moças que trabalham no comércio em geral, quanto elas ganham e a pressão que recebem. Pergunte para as mulheres que trabalham que trabalham como atendente de telemarketing que ouve xingamentos o dia inteiro. Pergunte para as mulheres que trabalham em uma produção de uma fábrica. Até para mijar tem que pedir para o Supervisor.

    Sem contar que as trabalhadoras em geral ficam pulando de galho em galho. 6 meses em um emprego, 1 ano e meio em outro, 10 meses em outro. Ao longo da vida conhecem o desemprego por várias vezes.

    Ser PM não é de todo mal, vai ganhar seus quase 3500 e vai andar de viatura boa em 80% do tempo. Logico que tem seus riscos e mazelas. Tivemos o caso recente de uma bela moça que estava na PM há 1 mes salvo engano e tomou um tiro no Ceagesp, mas perto do que a esmagadora maioria da População passa, ela ainda é uma privilegiada.

    Agora, não resta a menor duvida que existem outros cargos públicos que são infinitamente melhor. Seria muito mais interessante, esta moça estar tomando posse em um cargo do Judiciario como escrevente por exemplo ou trabalhando em uma autarquia federal, como INSS ou até ingressando em uma CEF ou banco do Brasil.

    Todavia, se ela tem policia no sangue, poderia estar tomando posse em um cargo de 10 mil por mes e isso não adiantaria nada, seria infeliz. Cada um tem que fazer aquilo que gosta, nem que não haja recompensa a altura.

    Por fim, bos sorte a ela e que possa realizar todos os seus sonhos!

  28. Tira, sim, não só é polícia, como é o único em tempo integral, em qualquer situação.
    E, claro, estou falando do bom policial.
    Os demais querem até ser, mas não podem.
    Aceita que dói menos.

  29. Blá blá blá

    Quero saber de Reajuste Salarial !!!!

    Se sou polícia ou se me acham polícia mão importa quero saber de salário isso sim mês faz feliz !!!!

    Prefiro ficar interno quanto menos dar a cara melhor o salário vai ser o mesmo !!!

  30. muitos que aqui criticam a ação dela, tambem NUNCA sairam da PC. Falam mal..ta uma droga…mas nao largam. Vai ver na iniciativa privada se ta facil . Pede pro seu chefe para sair mais cedo…ou que amanha vc nao vem…ou falta e nao avisa PORRA NENHUMA tal como acontece na PC. VC ta na rua no dia seguinte. Tem muito vagabundo que eu ouço falar ha 25 anos: “a policia acabou…ja era”…ou..”aqui e´lugar de corno..de louco..” SO QUE O FILHO DA PUTA NAO SAI!!!!

    Ta ruim? Ta dando prejuizo? La fora tem coisa melhor? ENTAO VAZA PORRA!!!!! da chance pra outro! CARALHO!!

  31. PC disse:
    25/11/2016 ÀS 14:12
    Blá blá blá

    Quero saber de Reajuste Salarial !!!!

    Se sou polícia ou se me acham polícia mão importa quero saber de salário isso sim mês faz feliz !!!!

    Prefiro ficar interno quanto menos dar a cara melhor o salário vai ser o mesmo !!!

    Esse é dos meus, exemplo clássico da minha classe. Apenas faltou falar mal de quem da a cara.

  32. Cada Fanfarrão que surge aqui Hein. Quer desmerecer a conquista da garota. Ninguém é obrigado a compartilhar da sua infelicidade meu senhor. Se não é feliz, problema é teu, mas não venha querer ofuscar o mérito de quem quer que seja. Porque se assim fosse, o único cargo de respeito seria o de Presidente do STF! Suas palavras ofendem não só a recruta, mas qualquer policial militar ou civil!

    Conquistas são pessoais. Existem pessoas que confundem Felicidade com Dinheiro!

    Abraço.

  33. muitos que aqui criticam a ação dela, tambem NUNCA sairam da PC. Falam mal..ta uma droga…mas nao largam. Vai ver na iniciativa privada se ta facil . Pede pro seu chefe para sair mais cedo…ou que amanha vc nao vem…ou falta e nao avisa PORRA NENHUMA tal como acontece na PC. VC ta na rua no dia seguinte. Tem muito vagabundo que eu ouço falar ha 25 anos: “a policia acabou…ja era”…ou..”aqui e´lugar de corno..de louco..” SO QUE O FILHO DA PUTA NAO SAI!!!!

    Ta ruim? Ta dando prejuizo? La fora tem coisa melhor? ENTAO VAZA PORRA!!!!! da chance pra outro! CARALHO!!

  34. Tucano45

    Parabéns, falou tudo !!
    Eu até iria comentar algo nesse sentido, mas, você me adiantou. Obrigado irmão!

  35. Me chamo Patricia, e sei que um dia confiante em Deus irei conseguir meu sonho, admiro muito todos da polícia, que Jesus Cristo abençoe todos.

  36. ALDENES PATRÍCIA,

    QUE JESUS IRÁ ABENÇOA-LA PODE TER CERTEZA QUE SIM, POIS ELE (JESUS CRISTO) É BOM DEMAIS E PROVOU ISSO QUANDO PERDOOU ATÉ O MALIGNO SOLDADO CÁCIO E COM APENAS UMA GOTA DE SANGUE VEZ AQUELA PRAGA SER CURADO DE UM GRAVE PROBLEMA EM UM DOS SEUS OLHOS.

    QUANTO A GAROTA REALIZAR O SEU SONHO EM SER POLICIAL, INDIFERENTEMENTE DA POLÍCIA QUE ESCOLHEU ESPERO QUE SEJA ESPERTA E SEMPRE USE COMO TRAMPOLIM AS MALDADES DE UMA PROFISSÃO PARA DESCOBRIR QUE SEMPRE EXISTE UMA MELHOR.

  37. RETIFICANDO:

    FEZ AQUELA PRAGA.
    DESCOBRIR QUE SEMPRE EXISTIRÁ UMA OUTRA PROFISSÃO MELHOR.

  38. Parabéns à Soldado PM Monica! Na civil não tem efetivo, escalas desumanas, excesso de serviço, sem alojamento, promoção encalhada, aposentadoria com perda de classe, etc… Na PM hoje, está mais fácil pra se tornar sargento, etc. Que Deus a abençoe!

  39. Prezada colega! Bem vinda å Polīcia. Polīcia ė para quem gosta ( no meu caso, mero meio de ganhar a vida, pois não gosto). Espero que faça uma boa carreira e que nela se deleite. Que seja feliz e realizada e que Deus a proteja sempre. Hoje, se pudesse, faria um curso superior, um curso de līnguas e realizaria meu sonho, mas já estou tiozinho para isso. Fazer o quê? Passou, já foi. Boa sorte, saúde, felicidades na nova carreira que escolheu seguir. Parabéns pela conquista. Abraço.

  40. A Torre de Geddel, versão tupiniquim da Torre de Babel.” La tour tombe”.
    Ninguém falava a mesma língua a respeito do episódio. Era um tal de disse que não disse. O que disse não era bem o que quis dizer. Desdisse o que disse e vai por aí afora.
    O “suíno”, como era carinhosamente tratado nos tempos colegiais, faz jus ao apelido, e pediu o pinico. É mais um na pocilga onde trabalha.
    Enquanto a Lava Jato alcançava os “petralhas”, tudo bem.Quando a longa mão começa a alcançar o resto, surgem as manobras ocultas, na calada da noite, aqueles acordos de liderança que ninguém discutiu, etc, que altera tudo o que foi tratado.
    Sob a batuta do Constitucionalista, estão articulando um grande desmonte da operação lava jato com anistia ampla a todos os ladravazes contumazes que saquearam o patrimônio público. Geddel, Michel, jucá, Jader, Canalheiros, jogam todos no mesmo time, contra o povo brasileiro é lógico

    LLLLLLAAAAAAADDDDDDDDDRRRRRRRÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOO

  41. Segundo notícias, o governador do Estado de São Paulo, para acabar com essa “putaria” de PM versus PC, tanto nas ruas, nos Distritos, nos sites, nos blogs, em Marte, Júpiter e Plutão, vai admitir, nas duas polícias, ao invés de seres humanos, macacos adestrados, pois assim as duas Instituições se relacionariam melhor.
    Está todo mundo na draga e o pessoal fica se matando entre si.
    Quem me garantiu isso, foi um macaco adestrado, trinta anos de serviço prestados no Zoológico e já teve aprovada a sua aposentadoria. Com integralidade e paridade!!!!!

  42. Boa sorte à ela, que Deus ilumine seus passos. O colega Sandro, acima, está correto: Na PM vc entra soldado, galga patentes e pode até chegar a oficial, tem o mesmo salário quando da aposentadoria, além de alcançar um posto imediato. Organização mil anos à frente, o que mata lá é o RD !!!!

  43. Cara Mónica, não esquece de encomendar no instituto universal brasileiro o seu curso de “Amoitamento Tático” e o de “Olho de Vidro” I e II. E não vai ficar dando a xereca pros oficiais em troca de escala boa, por que se não, vai aparecer oficial de todo canto pra fazer sua escala.

  44. Parabéns pelo comentário construtivo Sr SENSATO! Uma vez, estava no plantão do Decap, quando em conversa com um cidadão inglês que reside por aqui há algum tempo, disse que o problema do Brasil era o maldito INDIVIDUALISMO, pois, se tornou um país desenvolvido graças ao pensamento COLETIVO do povo. Portanto, isso é o que acontece na Polícia Civil, enquanto, grande parte está preocupada com o próprio RABO, tratando a Instituição como balcão de negócios, poucos, realmente, são vocacionados e interessados em mudar alguma coisa. A cultura que se criou é tão idiota aqui, que o honesto é tirado como troxa, mané….enquanto, os espertalhões são vangloriados e até homenageados… a inversão de valores começa dentro de nossa Instituição….

  45. Enquanto os grandes jornais brasileiros choram a morte de Fidel, os cubanos morando nos USA estão assim:

  46. E já que falei do Fidel…

    Rogo a Deus que tenha misericórdia de seu espírito!

    Oro aos aos anjos o levem a sua nova etapa da vida e que Fidel entenda o que significa o livre arbítrio e, principalmente, o valor da vida!

    E rezo para que Cuba seja, o mais breve possível, livre e próspera!

  47. jurassica

    Isso vai depender dos “empurrões” que a cada um a vida reserva!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    COMANDANTE DA PM NA REGIÃO É ACUSADO DE ABUSO DE AUTORIDADE

    Victor Hugo Storti
    Especial para o Diário

    O comandante do CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana), responsável pela Polícia Militar no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, é acusado de abuso de autoridade, agressão e por dirigir na contramão por dois policiais militares. Segundo a denúncia, os dois militares foram abordados em público pelo comandante por não estarem usando o boné do uniforme da corporação.
    O caso ocorreu no dia 4 de novembro, às 6h, na frente do IML (Instituto Médico-Legal) de Santo André, localizado na Avenida Prestes Maia. Ambos estavam sem o chapéu, que faz parte do uniforme.

    De acordo com o advogado dos policiais, o criminalista Marcos Manteiga, o coronel, que estava em horário de folga e vestido em trajes civis, fez uma conversão proibida e trafegou na contramão para acessar o local. “O comandante já desceu do carro particular dele xingando os dois policiais. Ele ainda os empurrou e disse que eles não mereciam vestir a farda da Polícia Militar”, contou.

    Segundo Manteiga, o coronel, além de xingar e agredir os policiais, não permitiu que os dois se justificassem sobre a ausência do boné. “Embaixo da farda há um ser humano. A hierarquia não pode se sobrepor aos direitos do cidadão.”
    Ainda de acordo com o advogado criminalista, os dois policiais estão trabalhando normalmente depois do ocorrido. “Eles ficaram abalados e, ao mesmo tempo, com medo porque o coronel ameaçou tirar os dois das ruas para fazerem trabalhos burocráticos.”

    Manteiga disse que o caso já está sendo conduzido pela corregedoria. O advogado adiantou que já está protocolando uma ação junto ao Tribunal de Justiça Militar por injúria real, além de uma ação cível por danos morais.
    Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que a denúncia foi encaminhada ao Comando de Policiamento Metropolitano, “que instaurou uma sindicância para apurar a ocorrência”.

    Procurado pela equipe de reportagem para dar sua versão sobre os fatos, o coronel Cortez afirmou que todas as acusações “são improcedentes”. Ele disse que a orientação do comando é aguardar a apuração do caso.

    Fonte: Jornal Diário do Grande ABC.

  48. Pensativo010 disse:
    25/11/2016 ÀS 1:55
    Ahhhh o treinamento tanto de homens como mulheres são iguais ???hahahaha Conta outra minha filha até o TAF para as mulheres tem que ser diferenciado, se não nem consegue fazer.
    Mulheres na PM são mero MARKETING INSTITUCIONAL não fazem porra nenhum, só serve mesmo para servirem de marmitinhas dos marajás da meganha.
    Coitada tão bonitinha pena que é burrinha mesmo nem sabe o que te espera. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ççççççççççççççççççççççççççç

    e não é que o camarada ai acima esta com toda a razão !!!!!!!!!!!!

    se fosse na PC , a única carreira feminina que rala , é a da escrivã………….kikikikikikikikikikiki..

    e olhem la heinnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

  49. policiais femininas na PC de cada 10 ….. 11 fazem poucas tarefas……

    repito: exceto as escrivãs………..kikikikiki

  50. EU SEI TODA HISTÓRIA DE FIDEL CASTRO – FIZ TRABALHO DE FACULDADE SOBRE ELE !

    DITADOR, DESPOTA, FDP, QUE FUDEU COM CUBA POR MAIS DE 60 ANOS !

    SE ESSE FDP TIVER ALMA AGORA DEVE ESTAR COM O SATANÁS !

    JUNTAMENTE COM HITLER – ICHIKILGRUEBER – É O VERDADEIRO NOME JUDEU DE HITLER !

    STALIN, E OUTROS ………………..

    NÃO MERECEU MEU RESPEITO NEM EM VIDA NEM DEPOIS DE MUERTO !

    VIVA CUBA ! SE LIVROU DE UM MERDA !

    AGORA TEM DONALD TRUMP – PARA FUDER COM OS CUBANOS –

    FUDEU CUBA !

  51. É DU KARALEO , TER QUE AGUENTAR UM FDP, QUE FICA POSTANDO

    VIDEOS COM IMAGENS E HISTÓRIAS SURREAIS, FALACIOSAS,

    TEM QUE SER MUITO TONTO PARA ACREDITAR

    NO QUE OS OUTROS FALAM !

    LIVROS, VIDEOS, HSTÓRINHAS

    engano, falsidade, fraude, embuste, embustice, impostura, enredo, farsa, trapaça, lorota, balela, peta, burla, lenda, história, logro, invencionice, invenção, inverdade, novela, patranha, calúnia, pulha, pala, mendacidade, maranhão, encravação, moca, pomada, pretexto, carapetão, patacoada, patarata, intrujice, endrômina, caraminhola, embromação, pataratice, potoca, lampana.

  52. BOA SORTE MESMO

    VAI CONHECER A PEPA, PATOLO, GROSSO,

    PETINHO, PETINHA,

    BQT, SEX ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

  53. Antigo Recruta disse:
    26/11/2016 ÀS 1:53
    Cara Mónica, não esquece de encomendar no instituto universal brasileiro o seu curso de “Amoitamento Tático” e o de “Olho de Vidro” I e II. E não vai ficar dando a xereca pros oficiais em troca de escala boa, por que se não, vai aparecer oficial de todo canto pra fazer sua escala.

    ANTIGO RECRUTA PM

    ESSA É UMA REALIDADE !

  54. DEVIA TER ENTRASO COMO:

    SGTº DO EXÉRCITO

    SGTº ESPECIALISTA DA AERONAUTICA

    SGTº DA MARINHA DO BRASIL

    SGTº PM DIRETO

    ESPCEX

    EPCAR

    COLÉGIO NAVAL

    ESCOLA NAVAL

    APMBB – ACADEMIA DA POLÍCIA MILITAR DO BARRO BRANCO

  55. TEM COISAS QUE A GENTE FAZ NA VIDA

    QUER PELA JUVENTUDE;

    QUER POR FALTA DE ORIENTAÇÃO DE UMA PESSOA MAIS VELHA;

    QUER ATUALMENTE PELA CRISE DO DESEMPREGO;

    QUER PELO MÊDO;

    QUER POR COVARDIA;

    QUER POR INTERESSE;

    O ARREPENDIMENTO TARDIO, CAUSAM:

    FRUSTRAÇÕES, RECALQUES, DESILUSÕES

    DE NÃO TER ALCANÇADO O OBJETIVO ORIGINÁRIO NA VIDA !

    ACONTECEM TANTAS COISAS QUE NOS TIRA

    DO RUMO, DE CHEGAR LÁ E SE REALIZAR

    COMO PESSOA E SER HUMANO .

  56. EU ACREDITO QUE

    É DESTINO !

    TEM PESSOAS QUE JÁ VEM NO MUNDO PREDESTINADAS

    A SI FUDER

    OUTRAS A TEREM UMA VIDA MARAVILHOSA

    COM DINHEIRO E PODER !

    EXEMPLIFICAMOS:

    VOCE VAI NUM BAIRRO POBRE

    E FALA COM ALGUMAS PESSOAS,

    MOSTRA ALGO BOM PARA ELA

    MAS OS FDP, NÃO ENXERGAM

    UM PALMO NA FRENTE DO NARIZ

    E PREFEREM VIVEREM ÀQUELA VIDA FUDIDA !

    E NÃO FAZEM NADA PARA MUDAREM !

    GOSTAM DE SI FUDEREM;

    NASCEU MERDA

    VIVEU COMO MERDA

    E MORREU COMO MERDA !

  57. VOCE

    FALA COM O FULANO (A) BELTRANO (A) SICRANO (A),

    OLHA ISSO É BOM PARA VOCE

    VOCE ACEITA NAUM !

    QUERO SER PM !

    MAS ISSO É BOM ,

    NAUM QUERO SER PM,

    ENTAUM VAI SE LASCAR

    VAI SER PM

    E VAI SI FUDER !

  58. ANALIZANDO

    PSICOLOGICAMENTE

    ESTA POSTAGEM

    DÁ PARA PERCEBER

    QUANTOS POLICIAIS MILITARES

    VISITAM ESTE BLOG

    TEM MAIS PM s DO QUE

    POLICIAIS CIVIS

  59. COMO É QUE PODE ISSO !

    O BLOG

    EM PRIMEIRO MOMENTO

    ERA PARA OS POLICIAIS CIVIS

    DISCUTIREM

    QUESTÕES RELACIONADAS A POLÍCIA CIVIL

    ESTÁ SENDO UTILIZADO

    PARA DISCUTIR QUESTÕES RELACIONADAS

    A POLÍCIA MILITAR !

  60. DR. R. C. GUERRA

    COM O MAIS DEVOTADO E ELEVADO RESPEITO !

    POR FAVOR

    CRIE UM FLITPARALIZANT

    PARA DISCUTIR SÓ ASSUNTOS DÁ POLÍCIA MILITAR

    E OUTRO SÓ PARA ASSUNTOS DA POLÍCIA CIVIL !

  61. Poxa vida, quanto rancor em relação as polícias…
    Faço coro a um comentário: tá ruim? Larga o osso e vai tentar a iniciativa privada!
    Conseguindo um emprego, chega atrasado! Estica almoço! Enrola pra caralho! Falta sem justificar! Bate de frente com o chefe! Recuse-se a usar um computador ou diga que não sabe ou não é sua função! Detone seu veículo, assim como faz com a viatura…

    Aí não pode, né!?
    Ignoramos muito o poder que temos, maioria das vezes preferimos nos agarrar a mesquinharias…

  62. Que tal se tivéssemos alguma notícia boa relativa a “Comissão de Estudos” e ainda dobre “Aumento Salarial”….notícias dessas matérias me deixam um pouco mais otimista, mais sadio, já vou pensando em provável (?) viajem no Carnaval, nem que seja até a Praia Grande mesmo ou Santos. Poderia ainda sonhar com a compra de quatro pneus pro meu Fiat…..alguém poderia dar alguma notícia refrente a aumento salarial…resultado do grupo de estudos?????

  63. É incrível como aprendemos a chorar a morte de quem não merece. Endeusamos a todos dias os “Amarildos” da vida e, depois de anos, todos se tornam mártires….hoje Fidel, ontem lampião….nunca, mas nunca mesmo, nos lembramos das vítimas desses pseudo heróis….que tal perguntar pra algum cubano da velha guarda quem foi Fidel? É só começar perguntando para aquele boxeador que veio aqui no pan e resolveu ficar….
    Fidel, Hitler, lampião, Amarildo…. todos com algo em comum….ou não?

    Fodam-se

  64. Dr. Guerra

    E AGORA, o SANTO é o atual governador de SP, caiu a casa do Sr. Geraldo, e já havia caido a do Serra! Via rapida nele…

  65. Quanto paga ao governo federal

    Quanto recebe do governo federal

    Resultado final

    Acre

    1.139.596.984,57 3.862.072.833,56
    Amazonas
    13.007.759.400,87
    6.979.811.012,28
    — 6.027.948.388,59

    Amapá
    893.046.996,43
    3.463.993.114,77
    2.570.946.118,34

    Pará

    9.704.359.176,59
    16.595.437.090,73
    6.891.077.914,14

    Rondônia
    2.760.427.987,19
    3.959.413.110,32
    1.198.985.123,13

    Roraima
    911.242.378,50
    2.894.796.662,14
    1.983.554.283,64

    Tocantins
    1.771.455.627,40
    5.779.330.251,53
    4.007.874.624,13

    Alagoas
    3.631.550.736,34
    8.871.971.656,02
    5.240.420.919,68

    Bahia
    24.158.879.657,96
    29.168.441.974,40
    5.009.562.316,44

    Ceará
    17.488.544.992,86
    18.461.991.985,38
    973.446.992,52

    Maranhão
    6.930.917.913,66
    17.468.654.211,92
    10.537.736.298,26

    Paraíba
    5.706.399.101,00
    10.005.009.003,21
    4.298.609.902,21

    Pernambuco
    22.221.644.176,85
    17.657.709.625,46
    — 4.563.934.551,39

    Piauí
    3.360.225.056,15
    9.044.652.795,17
    5.684.427.739,02

    Rio Grande do Norte
    5.179.540.428,14
    8.413.401.904,95
    3.233.861.476,81

    Sergipe
    3.826.602.539,86
    6.341.142.304,04
    2.514.539.764,18

    Goiás
    14.484.043.640,55
    9.394.724.025,65
    — 5.089.319.614,90

    Mato Grosso
    8.340.858.436,80
    5.930.960.600,57
    — 2.409.897.836,23

    Mato Grosso do Sul
    6.754.384.183,00
    4.818.245.068,89
    — 1.936.139.114,11

    Espírito Santo
    19.231.943.009,57
    7.266.976.482,53
    — 11.964.966.527,04

    Minas Gerais
    69.640.164.949,31
    28.529.131.953,50
    — 41.111.032.995,81

    Rio de Janeiro
    209.365.855.865,92
    24.032.143.817,56
    — 185.333.712.048,36

    São Paulo
    492.803.803.566,50
    39.351.094.231,04
    — 453.452.709.335,46

    Paraná
    60.604.844.827,73
    15.060.913.337,93
    — 45.543.931.489,80

    Rio Grande do Sul
    60.932.105.275,34
    14.853.494.875,00
    — 46.078.610.382,34

    Santa Catarina
    46.219.590.989,48
    8.635.169.117,82
    — 37.584.421.871,66

    http://rothbardbrasil.com/o-seu-estado-e-um-pagador-ou-um-recebedor-de-impostos-federais-dados-atuais/
    (não consegui colar o grafico, a medida foi diminuir os espaços)

  66. Parabéns a você também Hipócrates; pelo visto, você é uma pessoa bem esclarecida, ainda bem que dentro da polícia, ainda existam pessoas com a sua visão.
    Vamos espalhar esta realidade, quem sabe num futuro bem próximo, as coisas começam a melhorar para os policiais.
    Abraço a todos…

    n

  67. Difícil explicar para as pessoas que você já possui o tempo para aposentadoria, mas o estado não reconhece, uma lástima.

  68. HOJE EM DIA SAIBA QUE QUANDO VOCÊ
    CONVERSAR COM UM MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS
    VOCÊ ESTARA FALANDO COM UM AMIGO DE VERDADE
    QUE NÃO QUER O SEU MAL
    MUITO PELO CONTRÁRIO IRÁ INCENTIVÁ – LO
    PARA VOCÊ ALCANÇAR SEU OBJETIVO !
    O PESSOAL TODOS OS QUARTÉIS – CASERNA
    SÃO TREINADOS PARA GUERRA
    CONHECEM SOFRIMENTOS INACREDITÁVEIS
    SÃO DESENVOLVIDOS NOS PRAÇAS DE TODOS OS QUARTÉIS
    E ESCOLAS MILITARES
    OS SENTIMENTOS DE:
    COLEGUISMO
    PROFISSIONALISMO
    COMPANHEIRISMO
    CAMARADAGEM
    AGORA QUANDO O CIDADÃO É MAL
    É POR QUE ELE JÁ ERA MAL ANTES DE ENTRAR
    PARA AS FORÇAS ARMADAS
    NÃO SE APRENDE ISSO NO EXÉRCITO, MARINHA E AERONAUTICA
    DENTRO DO QUARTEL SE O CARA DER UMA DE FDP
    TODOS OS MILITARES FODEM COM ELE
    O CARA FICA MARCADO
    ATÉ PEDIR BAIXA
    SOFRE NA MANTA VERDE, MANTA NEGRA, MANTA AZUL;
    NÃO TEM ESSA
    DO CARA SER:
    CANALHA
    COVARDE
    ALCAGUETA
    PODE SER O POSTO QUE FOR
    SE FOR GRADUADO OU OFICIAL
    TEM QUE PEDIR TRANSFERÊNCIA
    AS PM’s – FORÇAS AUXILIARES
    ENOJAM AS FORÇAS ARMADAS
    AS FORÇAS ARMADAS REPUDIAM
    TODOS OS ATOS ILEGAIS
    E DESUMANOS ORIUNDOS DE PM’s

  69. C.A. (27/11/2016 às 15:15)

    Quanto paga ao governo federal

    São Paulo

    492.803.803.566,50
    39.351.094.231,04

    — 453.452.709.335,46

    Se perde 11 vezes o que retorna. Isso nem mais pacto federativo, é só PREJUÍZO FEDERATIVO.

    É preciso colocar um LIMITE nisso!

  70. Por que quero ser PM , GCM ?

    PEERTENCER AO POSTO MAIS RASO QUE EXISTE !

    Porque, quero ser tratado como a terceira pessoa depois de ninguém;
    Porque, quero ser tratado como FDP;
    Porque, gosto de ser esculaçado, escrachado, humilhado;
    Porque, não tenho respeito e dignidade por mim mesmo;
    Porque, não tenho amor próprio;
    Porque, não sou ser humano;
    Porque, sou um lixo;
    Porque, não tenho capacidade;
    Porque, a vida me empurrou para essa condição;
    Porque, vivemos a crise do desemprego;
    Porque, sou um besta;
    Porque, quero passear de viatura o dia inteiro;
    Porque, quero fazer QSA, parar em padarias e comércios, fazer um “H”, que estou policiando
    e fazer refeições de graça;
    Porque, quero ganhar gatinhas, galinhas…….
    Porque, quero me aparecer onde moro;
    Porque, quero dar uma de machão, machona, valentão, valentona, com uma arma na cinta;
    Porque, acho que não consigo pensar em outras opções de vida, e outros concursos;
    Porque, outros concursos são muito difíceis para mim;
    Porque, a Polícia Militar é o único lugar que pega pessoas sem cérebro;
    Porque, para ser PM, PMF, não necessita de muita esperteza, ou inteligência;
    Porque, é um cabide de emprego;
    Porque, terei estabilidade em passar na seleção;
    Porque, não preciso me preocupar com ocorrências;
    Porque, tem a VTR que atende, tem a VTR que acompanha e a VTR dos trouxas que apresenta a
    ocorrência na delegacia, o DELEGADO DE POLÍCIA, não precisa saber dessas coisas;
    Porque, tem vários esquemas legais, QSA’s, legais;
    Porque, posso fazer vários bicos;
    Porque, posso ser cagueta que ninguém me descobre;
    Porque, posso folgar;
    Porque, não pago nada, sai tudo na faixa;
    Porque, em todos os foruns tem PM’s, dá para conseguir ajeitar as coisas;
    Porque,

    ETC………..

  71. A POLÍCIA CIVIL
    TEM POUCOS PLICIAIS
    E NÃO PRETENDE
    ABRIR CONCURSOS PÚBLICOS TÃO CEDO !
    OS POUCOS POLÍCIAS QUE TEM
    A MAIORIA ESTÁ DE LICENÇA MÉDICA
    FÉRIAS, LICENÇA PRÊMIO, LICENÇA MATERNIDADE,
    AFASTAMENTO SEM REMUNERAÇÃO POR 2 DOIS ANOS ATÉ SAIR A APOSENTADORIA;
    A POLÍCIA E O SP PREV, ESTÃO BLOQUEANDO TODAS AS APOSENTADORIAS;
    TEM 10 MIL PEDIDOS DE APOSENTADORIAS BLOQUEADOS NO SPPREV
    DEMORAM PARA FAZEREM A CONTAGEM DE TEMPO DE SERVIÇO
    ESTÃO DEMORANDO APREOXIMADAMENTE 2 DOIS ANOS;
    NÃO ESTÃO APOSENTANDO NINGUÉM
    TEM QUE ENTRAR NA JUSTIÇA PARA PODER SE APOSENTAR
    FACE O DIREITO ADQUIRIDO;
    MANDADO DE SEGURANÇA !

  72. Por que ser PM?
    Por pura falta de opção econômico – profissional.

  73. A MP sempre foi um foro de emprego para que pessoas sejam consumidor e contribuintes consolidados numa econômia frágil.
    O importante para o Estado é somente ter pessoas assalariadas para pagar 57 tipos de tributos embutidos nos produtos e pagar tantas vezes mais para cobrir os erros e corrupção nos governos da União, Estados e Municípios e também ase incompetências dos poderes legislativos
    Quando a vaca não dá leite o governo serve da cabra.
    A fome aperta, o contribuinte entra na polícia, nas forças armadas, entra na igreja evangélica como pastor, e até trabalha na informalidade.
    Os governos corruptos e ineficientes devem ser fiscalizados e espulsos pelo contribuintes que pagam inúmeras vezes por seu erros.
    Vamos às ruas espulsar governantes e parlamentares corruptos, ineficientes e profissionais.

  74. O Policial está andando pela rua quando encontra o PAPAI NOEL. Aí o bom velhinho vira para o Policial e diz.
    O que você quer de Natal?
    Polícia : Um unicórnio
    PAPAI NOEL: Seja realista!!
    Polícia: Ok, eu quero meu salário reajustado, condições de trabalho, bons equipamentos sem precisar gastar do bolso e aposentar sem perder benefícios.
    PAPAI NOEL: Essa porra de unicórnio seria de que cor?

  75. As delações da Odebrecht atingiram em cheio o PSDB. Em reportagem na edição desta semana, já nas bancas, VEJA revela como despesas da campanha de José Serra à Presidência em 2010, como o jatinho que ele usou para viajar pelo país, foram bancadas com dinheiro sujo da Odebrecht.

    Os recursos foram depositados na Suíça em contas pessoais de um aliado do tucano, o ex-banqueiro Ronaldo Cezar Coelho. O texto também põe fim a um mistério: três fontes confirmaram à revista que o codinome “santo” que aparece em planilhas da empreiteira refere-se ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) — nenhum deles, no entanto, disse ter negociado diretamente com o paulista.

  76. O QUE A JANELA DE OVERTON ?

    RESPOSTA: É IGUAL A JANELA DO TIBY !

    É IGUAL A JANELA DO JACUÍ !

    E POR CONSEGUINTE É IGUAL O BURACO DE MINHOCAS

    SE VOCE PARTE DO PONTO ZERO E VAI PARA UMA EXTREMIDADE

    VOCE CHEGA NA GRAMPOLA DO ROLAMPIM !

    SE VOCE PARTE DO PONTO ZERO E VAI PARA OUTRA EXTREMIDADE

    VOCE CHEGA NA CABECINHA DO A TWO B TWO

    SOMADO AO DELTA AO QUADRADO DE UM DIFERENCIAL VEZES O LIMITE DERIVACIONAL

    DA INTEGRAL

    QUER DIZER A JANELA DE OVERTON VAI PARA O INFINITO E ALÉM !

  77. exescravão disse:
    28/11/2016 ÀS 12:44

    VOCê ESTÁ IMPOSSIBILITADO DE CASCABULHAR NAS CALIGENS GRUMAS DOS TEMPOS CARDOÇOS;
    SOMADO COM A² TWO B² TWO, VOCE VAI CAIR NA CABECINHA DO ÔMEGA

    NA PONTA DO DELTA² AO QUADRADO; DEPOIS VOCE ME FALA SE DOEU ?

  78. Parabéns ao Sinpol. A decisão abaixo , interessa a todos, inclusive a miliciana acima…

    PODER JUDICIARIO TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    Registro:2016.0000635514 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação / Reexame Necessário nº 1012612-32.2016.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante DIRETOR DA UNIDADE DE RECURSOS HUMANOS DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DE GESTÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, é apelado SINPOL- SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO.ACORDAM, em 11ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, proferir a seguinte decisão: “NEGARAM PROVIMENTO AOS RECURSOS. V. U.”, de conformidade com o voto do Relator, que integra este acórdão.O julgamento teve a participação dos Exmos. DesembargadoresLUIS GANZERLA (Presidente) e JARBAS GOMES.São Paulo, 30 de agosto de 2016.Aroldo ViottiRELATORAssinatura EletrônicaPara conferir o original, acesse o site https://esaj.tjsp.jus.br/esaj, informe o processo 1012612-32.2016.8.26.0053 e código 40D5CCD.Este documento foi liberado nos autos em 01/09/2016 às 13:52, é cópia do original assinado digitalmente por AROLDO MENDES VIOTTI.fls. 200PODER JUDICIARIOTRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULOApelação / Reexame Necessário nº 1012612-32.2016.8.26.0053 – São Paulo 2VOTO Nº 34.969APELAÇÃO Nº 1012612-32.2016.8.26.0053, de São PauloAPELANTE: DIRETOR DA UNIDADE DE RECURSOS HUMANOS DASECRETARA DE PLANEJAMENTO DE GESTÃO DO ESTADO DE SÃOPAULOAPELADO: SINPOL SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO DERIBEIRÃO PRETOJUIZ 1ª INSTÂNCIA: MARCELO SÉRGIOMandado de segurança coletivo impetrado por sindicatoem favor de policiais civis ativos da região de RibeirãoPreto-SP contra efeitos emanados do Comunicado UCRH nº 01/2016,apoiadonoParecerPAnº 95/2015.Atoadministrativo que determinou fossem lançadascomo faltasinjustificadas as ausências ao trabalho por motivo desaúde, até manifestação do Departamento de PeríciasMédicas do Estado DPME a respeito da concessão, ounão, da respectiva licença. Sentença concessiva dasegurança. Recurso da Fazenda Estadual buscando a inversão do julgado. Inadmissibilidade. Sindicato-autor quetem legitimidade para o presente “mandamus”. Quanto aomérito, ato normativo combatido que não conta comrespaldo legal. Servidor público que, ao ausentar-se dotrabalho por motivos de saúde, não pode ficar semperceber os vencimentos até que a Administração concluainspeção médica, cuja realização é de sua exclusivacompetência. Ordem bem concedida. Recursos oficial e voluntário improvidos.I.Mandado de Segurança coletivo impetradopelo SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETOSINPOL contra ato atribuído ao DIRETOR DA UNIDADE DE RECURSOSHUMANOS DA SECRETARA DE PLANEJAMENTO DE GESTÃO DO ESTADO DESÃO PAULO, objetivando a suspensão do Comunicado UCRH nº 01/2016, apoiadono Parecer PA nº 95/2015, que determinou o lançamento, como faltas injustificadas,de ausências ao trabalho por motivo de saúde, até manifestação do Departamentode Perícias Médicas do Estado DPME a respeito da concessão, ou não, darespectiva licença. Assinala ser um direito do servidor público o gozo do referidobenefício, sem prejuízo dos vencimentos, nos termos do que dispõem o artigo 181 e seguintes da Lei Estadual nº 10.261/68, de maneira que “a demora na realização dacompetente inspeção médica, não pode ser usada a favor da administração, vistoPara conferir o original, acesse o site https://esaj.tjsp.jus.br/esaj, informe o processo 1012612-32.2016.8.26.0053 e código 40D5CCD.Este documento foi liberado nos autos em 01/09/2016 às 13:52, é cópia do original assinado digitalmente por AROLDO MENDES VIOTTI.fls. 201PODER JUDICIARIOTRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULOApelação / Reexame Necessário nº 1012612-32.2016.8.26.0053 – São Paulo 3que é um ato por ela própria praticado, e não somente por parte do servidor policialcivil.” (literal fls. 04). Asseverou que o referido Comunicado UCRH nº 01, de08.01.2016, afronta os princípios da legalidade e da razoabilidade, pedindo a concessão da segurança para que seja suspenso.A liminar foi indeferida (fls. 85), e a r. sentença de fls. 175/178, derelatório adicionalmente adotado, concedeu a segurança.Determinou-se reexame necessário e sobreveio apelação da Fazendado Estado de São Paulo, que em caráter preliminar pede se reconheça a carência daimpetração, porque o impetrante não apresentou registro atualizado perante o Ministério do Trabalho, de modo a comprovar a unicidade sindical. Quanto ao mérito,busca a inversão do julgado, asseverando: a) o caráter meramente informativo doOfício Circular DRHU/SAP nº 01/2016; b) a necessidade de esgotamento de todosos meios à concessão da licença para tratamento de saúde para se decretar o abandono do cargo; c) ausência de prejuízo ao servidor, que terá suas faltascanceladas, caso lhe seja concedida referida licença; d) “não é possível que a Administração logo no primeiro dia em que o servidor se afasta, seja impedida deanotar as faltas ao serviço público, caso contrário continuará a existir um<> ao servidor que deseja faltar.” (textual fls. 187); e) a concessão postulada afronta o princípio da separação de poderes, correspondendoa incursão do Judiciário no mérito do ato administrativo. O recurso foi respondido a fls. 192/196, subindo os autos. Este, em síntese, o relatório.II.Nega-se provimento aos recursos oficial e voluntário.Afasta-se, inicialmente, a matéria preliminar arguida, voltada à ausência de apresentação, pelo impetrante, de registro atualizado no Ministério doTrabalho que comprovaria a unicidade sindical. Já decidiu a respeito o SupremoTribunal Federal:“LEGITIMIDADE MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVOSINDICATO REGISTRO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO. A legitimidade de sindicatopara atuar como substituto processual no mandado de segurança coletivo pressupõetão somente a existência jurídica, ou seja, o registro no cartório próprio, sendoPara conferir o original, acesse o site https://esaj.tjsp.jus.br/esaj, informe o processo 1012612-32.2016.8.26.0053 e código 40D5CCD.Este documento foi liberado nos autos em 01/09/2016 às 13:52, é cópia do original assinado digitalmente por AROLDO MENDES VIOTTI.fls. 202PODER JUDICIARIOTRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULOApelação / Reexame Necessário nº 1012612-32.2016.8.26.0053 – São Paulo 4indiferente estarem ou não os estatutos arquivados e registrados no Ministério doTrabalho. REGIME JURÍDICO DECESSO. Uma vez ocorrido decesso remuneratóriocom a implantação do novo regime jurídico, mostra-se harmônico com a ConstituiçãoFederal o reconhecimento da diferença a título de vantagem pessoal. REGIME JURÍDICO NOVO CONTEXTO REMUNERATÓRIO RESSALVA. Se estiver prevista na lei deregência do novo regime jurídico a manutenção de certa parcela, descabe concluir pelatransgressão à Carta da República no fato de o acórdão proferido revelar o direito doservidor.” (STF, RE 370834-MS, 1ª Turma, Rel. o Min. MARCO AURÉLIO, j. 30.08.2011).Nomesmosentido,doSTJ:ADMINISTRATIVO.SINDICATO.LEGITIMIDADE ATIVA. MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO. PERSONALIDADEJURÍDICA ADQUIRIDA COM O REGISTRO NO CARTÓRIO PRÓPRIO. ARQUIVO DOESTATUTO DO SINDICATO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO É INDIFERENTE PARA A SUA ATUAÇÃO COMO SUBSTITUTO PROCESSUAL. PRECEDENTE DO SUPREMOTRIBUNAL FEDERAL – RE 370.834/MS, REL. MIN. MARCO AURÉLIO, DJe 26.09.2011.NÃO CONFIGURAÇÃO DE DECADÊNCIA. OBSERVÂNCIA DO PRAZO DE 120 DIAS A CONTAR DA CIÊNCIA INEQUÍVOCA DO ATO IMPUGNADO. PRECEDENTE: MS 8.192/DF,REL.MIN.ARNALDOESTEVESLIMA,DJU26.06.2006.FALTADEPREQUESTIONAMENTO DO ART. 460 DO CPC. SÚMULA 211/STJ. AGRAVOREGIMENTAL DO ESTADO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL A QUE SE NEGAPROVIMENTO.” (STJ, AgRg nos EDcl no AgRg no REsp 1187419-MS, 1ª Turma, Rel.o Min. NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO, j. 3.09.2015).Ainda assim não fosse, em precedente desta Corte, que ora se adotacomo razão de decidir, foi apreciada a questão do registro do autor no Ministério doTrabalho, em termos e sob fundamentos aqui encampados:“Inicialmente, devem ser afastadas as preliminares de ausência decomprovação da unicidade sindical e de falta de interesse de agir. Com efeito, a Constituição Federal, em seu artigo 8º, III, confere legitimidade às entidades sindicaispara representar os seus afiliados em juízo, independente de autorização expressa porparte dos associados. Para tanto, porém, é indispensável que haja prova do registro dosindicato perante o Ministério do Trabalho e Emprego, conforme exige o artigo 8º, I, daLei Maior. Trata-se do documento que atesta o reconhecimento público de que a pessoajurídica preenche os requisitos para atuar como sindicato. E o documento que prova o registro do sindicato autor junto ao Ministério do Trabalho está juntado a fls. 32.Ressalte-se que embora tal certidão seja datada de 2000 e, inicialmente, tivesse validadepor dois anos, certo é que sobreveio a edição da Portaria nº. 50, de 31/01/2002, doMinistério do Trabalho e Emprego (fls. 33), que, seguindo o Programa Nacional dePara conferir o original, acesse o site https://esaj.tjsp.jus.br/esaj, informe o processo 1012612-32.2016.8.26.0053 e código 40D5CCD.Este documento foi liberado nos autos em 01/09/2016 às 13:52, é cópia do original assinado digitalmente por AROLDO MENDES VIOTTI.fls. 203PODER JUDICIARIOTRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULOApelação / Reexame Necessário nº 1012612-32.2016.8.26.0053 – São Paulo 5Desburocratização, assegurou que as certidões expedidas anteriormente a tal portaria,com validade de dois anos, passariam a valer por tempo indeterminado (art. 2º). E, dessa forma, ao contrário do que afirma o apelado, o documento de fls. 32 é hábil a comprovar o cumprimento da exigência constitucional em questão.” (6ª Câmara de Direito Público, Apelação Cível nº 0054540-19.2012.8.26.0053, Rel. a Des. MARIAOLÍVIA ALVES, j. 30.06.2014).Quanto ao mérito, sem razão a Fazenda Estadual.Soa o Comunicado UCRH nº 01, de 8 de janeiro de 2016, emitido pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo Unidade Central deRecursos Humanos, “in verbis”:“Tem o presente a finalidade de COMUNICAR que, disponibilizamos nosite desta Unidade: http://www.recursos humanos.sp.gov.br, o Parecer PA nº 95/2015,aprovado pela Subprocuradoria Geral do Estado Consultoria Geral, da Procuradoria Geral do Estado, exarado no Processo GDOC nº 1000101.1542935/2013, de interesse doDepartamento de Despesa de Pessoal do Estado DPPE, da Secretaria da Fazenda, quetratou de ‘Reposição devida em virtude de licença para tratamento de saúde negada’.” (fls. 58 e 116).A despeito de ser o comunicado ato de efeito meramente esclarecedor,elucidativo, o comunicado em questão preordena-se a produzir efeito concreto ao se reportar ao Parecer PA nº 95/2015, assim ementado:“SERVIDOR PÚBLICO. LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE.FREQUÊNCIA. Ausências ocorridas no período compreendido entre a data de protocolodo pedido de licença e a publicação da decisão final denegatória, incluindo eventual análise de recurso e/ou pedido de reconsideração. Faltas injustificadas. Atestado de frequência deve consignar a situação existente até a data de sua expedição. Licençapara tratamento de saúde que depende de perícia técnica do órgão médico oficial.Ausência de respaldo legal para pagamento da remuneração. Eventual pagamento indevido deverá ser objeto de reposição. Dispensa que depende da comprovação daboa fé do servidor, a ser aferida no caso concreto. Controle de frequência que é atribuição do órgão de pessoal da respectiva Secretaria de Estado. Precedentes:Pareceres PA-3 n. 300/2001, PA n. 6/2005 e PA n. 187/2009.” (fls. 60 e 117).Para conferir o original, acesse o site https://esaj.tjsp.jus.br/esaj, informe o processo 1012612-32.2016.8.26.0053 e código 40D5CCD.Este documento foi liberado nos autos em 01/09/2016 às 13:52, é cópia do original assinado digitalmente por AROLDO MENDES VIOTTI.fls. 204PODER JUDICIARIOTRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULOApelação / Reexame Necessário nº 1012612-32.2016.8.26.0053 – São Paulo 6Dispõem os artigos 181 e seguintes da Lei Estadual nº Lei Estadual nº 10.261/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado), dispositivos doseguinte teor:“Artigo 181 – O funcionário poderá ser licenciado:I – para tratamento de saúde;(….)Artigo 182 – A licença dependente de inspeção médica será concedidapelo prazo indicado no respectivo laudo.(….)Artigo 191 – Ao funcionário que, por motivo de saúde, estiverimpossibilitado para o exercício do cargo, será concedida licença, mediante inspeçãoem órgão médico oficial, até o máximo de 4 (quatro) anos, com vencimento ouremuneração.§ 1º – Findo o prazo, previsto neste artigo, o funcionário será submetido à inspeção médica e aposentado, desde que verificada a sua invalidez, permitindo-se o licenciamento além desse prazo, quando não se justificar a aposentadoria.§ 2º – Será obrigatória a reversão do aposentado, desde que cessados osmotivos determinantes da aposentadoria.Artigo 192 – O funcionário ocupante de cargo em comissão poderá seraposentado, nas condições do artigo anterior, desde que preencha os requisitos do art.227.Artigo 193 – A licença para tratamento de saúde dependerá de inspeçãomédica, realizada em órgão oficial e poderá ser concedida:I – a pedido do funcionário; eII – “ex-officio”.” (sublinhou-se).Segundo a inequívoca disciplina legal, tem o servidor público estadualdireito a se licenciar para tratamento de saúde sem prejuízo dos vencimentos, apósprévia inspeção médica em órgão especial. No entanto, para que as faltas aotrabalho sejam consideradas injustificadas, gerando como consequência os correspondentes descontos salariais, necessário constatar a desnecessidade dapostulada licença. Em outras palavras: os descontos nos vencimentos do servido rque se ausenta do trabalho só têm cabimento após a verificação definitiva de que as faltas ao serviço não tiveram ligação com alguma doença incapacitante, seja temporal ou permanente. E não o contrário. não é possível punir o servidor público com descontos emseus proventos em razão do tempo que a Administração venha a levar à maneirada proscrita condição de natureza potestativa (art. 122, parte final, do Código Civil)para a prática de sua exclusiva competência, a inspeção médica. O mesmo se digade eventual demora no procedimento administrativo para concessão da licença, que prevê interposição de recursos, em atenção a princípios constitucionais.O regramento contra o qual se insurge o Sindicato autor está mesmo em confronto com a legislação que rege a matéria, de maneira que a segurança foi bem concedida. A propósito, pede-se vênia para reproduzir e adotar à guisa de “ratiodecidendi” os fundamentos do R. julgado de primeiro grau, nos termos do artigo 252 do Regimento Interno deste Tribunal:“Ou seja, se o servidor se ausentar do trabalho por decorrência de alguma enfermidade, a Administração lançará a ausência como falta injustificada e procederá ao desconto do dia não trabalho até que sobrevenha a manifestação doDepartamento de Perícias Médicas do Estado.Contudo, o art. 191, da Lei Estadual nº 10.261, de 28 de outubro de1968, estabelece o direito ao recebimento de vencimentos durante o período de licença-saúde, nos seguintes termos: ‘Ao funcionário que, por motivo de saúdeestiver impossibilitado para o exercício do cargo, será concedida licença, mediante inspeção em órgão médico oficial,… com vencimento ou remuneração.’Embora a lei estabelece que o Servidor deva ser submetido à avaliação médica pelo DPME, a falta de estrutura das mais diversas esferas da Administração é fato notório.Em sendo assim, não pode o Servidor ser prejudicado com o desconto de seus vencimentos, no aguardo do exame da questão pelo órgão médico, que, via de regra, demora mais do que seria razoável e enseja, inclusive, diversas ações judiciais para evitar o desconto dos dias de afastamento.É claro que, a prevalecer a nova diretriz estabelecida no Comunicado,a Administração estaria a se beneficiar por conta de sua própria ineficiência.Com esses fundamentos, concedo a ordem.”Nesse sentido também já decidiu esta Corte:Para conferir o original, acesse o site https://esaj.tjsp.jus.br/esaj, informe o processo 1012612-32.2016.8.26.0053 e código 40D5CCD.“Isso porque a licença para tratamento de saúde é um direito conferido pelo Estado a todo e qualquer servidor que dela necessitar, nos termos do artigo 191 doEstatuto do Servidor Público Estadual. Logo, o servidor não deve sofrer desconto de vencimentos, enquanto aguarda a perícia médica, uma vez que como bem dimensionado pelo magistrado singular a Administração Pública via de regra não observa o prazo de 5 (cinco) úteis, constante do artigo 32 do Decreto Estadual nº 29.180/88, para a realização do exame médico-pericial, não sendo raras as vezes em que o servidor é submetido ao referido exame médico-pericial após o término do período delicença saúde, quando já houve, inclusive, o retorno ao trabalho. Assim, o período em que o servidor estiver em licença saúde deve ser considerado como exercício para todos os efeitos legais, até decisão em contrário do médico oficial. Ademais, o Parecer nº 95/2015 ao determinar que se faça constar em prontuário do servidor, com desconto de vencimentos, como falta injustificada sua ausência ao trabalho se e enquanto inexistir decisão do DPME acerca de requerimento de licença-saúde, além de desarrazoado e desproporcional, extrapolou seus limites, afrontando o disposto na Lei Estadual nº 10.261/68, que garante ao funcionário público, impossibilitado do exercício do cargo, por motivo de saúde, licença com vencimento ou remuneração” (TJSP, 8ª Câmara de Direito Público, Agravo de Instrumento nº 2074901-46.2016.8.26.0000, j. 22.06.2016, Rel. o Des. RONALDO ANDRADE).III.Pelo exposto, negam provimento aos recursosoficial e voluntário.Eventual inconformismo em relação à presente decisão será objeto de julgamento virtual, ficando cientes as partes de que discordância quanto a essamodalidade de julgamento deverá ser manifestada quando da interposição do recurso.AROLDO VIOTTIPara conferir o original, acesse o site https://esaj.tjsp.jus.br/esaj, informe o processo 1012612-32.2016.8.26.0053 e código 40D5CCD.Este documento foi liberado nos autos em 01/09/2016 às 13:52, é cópia do original assinado digitalmente por AROLDO MENDES VIOTTI.fls. 207

  79. Uma pena! Este FLIP virou brincadeirinha para alguns otários…..Só frescurinha…….

  80. VEJAM ISSO!

    PRA QUE DAR AUMENTO E CONTRATAR MAIS POLICIAIS SE COM O POUCO QUE RECEBEMOS E COM OS POUCOS POLICIAIS QUE RESTARAM A CRIMINALIDADE SÓ DIMINUI? (AO MENOS NA VISÃO DA SSP)

    DESSE JEITO O GOVERNADOR QUER MAIS É QUE TUDO CONTINUE COMO ESTÁ, POIS EM TIME QUE SE GANHA NÃO SE MEXE! SE DER AUMENTO E AUMENTAR O EFETIVO É CAPAZ DA CRIMINALIDADE AUMENTAR!

    28/11/2016 – Estado reduz latrocínios e bate recorde de prisões em outubro

    São Paulo também acumula redução de casos e vítimas de homicídio doloso no ano; em 10 meses, total de roubos a banco foi o menor dos últimos 14 anos

    O Estado de São Paulo voltou a reduzir o número de casos e de vítimas de latrocínios em outubro. No mesmo mês, houve 311 furtos de veículos a menos e um aumento de prisões feitas pelas polícias. No ano, casos e vítimas de homicídio têm queda, assim como os roubos a banco.

    As ocorrências de roubo seguido de morte diminuíram 5,13% no mês passado, em relação a outubro de 2015. O total caiu de 39 para 37 ocorrências, sendo duas a menos. Apesar da queda, a sexta no ano, os latrocínios têm alta de 0,69% em 10 meses.

    Com a redução de casos de latrocínio, três vidas foram poupadas – o número de vítimas fatais em roubos recuou 7,32% em outubro, passando de 41 para 38. De janeiro até o mês passado, o indicador acumula uma alta de 1%.

    O total de casos e de vítimas de homicídio doloso aumentou 12,17% (de 304 para 341) e 10,25% (de 322 para 355) em outubro. Contudo, há redução no índice nos últimos 10 meses e os totais permanecem sendo os mais baixos de toda a série histórica para o período.

    O número de homicídios caiu 6,13% no ano, passando de 3.115 para 2.924 registros. Já o número de vítimas de morte intencional baixou 7,94% – de 3.289 para 3.028. Com isso, 261 vidas foram preservadas de janeiro a outubro.

    Nos últimos 12 meses – de novembro de 2015 a outubro de 2016 – o Estado atingiu mais uma vez sua menor taxa de homicídios na série histórica iniciada em 2001. Foram 8,23 casos e 8,54 vítimas a cada 100 mil habitantes.

    As extorsões mediante sequestro, que subiram de um para dois registros no mês, se mantiveram estáveis em 25 casos no período entre janeiro e outubro – 2015 e 2016 registram o menor número do indicador desde 2001.

    Os estupros aumentaram 1,51% em outubro – de 859 para 872 – e acumulam alta de 5,93% no ano.

    Crimes contra o patrimônio

    Os furtos de veículos caíram 3,31% em outubro, pela quarta vez no ano. O total passou de 9.394 para 9.083 – o menor número desde 2011. Em 10 meses, contudo, há alta de 0,91% no indicador.

    Os roubos de veículo aumentaram 1,92% em outubro (7.119 casos) e 0,50% de janeiro até o mês passado (63.879).

    Os roubos a bancos aumentaram de nove para dez casos em outubro, contudo, no total deste ano, os boletins de ocorrência dessa natureza diminuíram de 138 para 110. Foram 28 a menos. Com a redução de 20,29%, o índice chegou ao menor total para a série histórica desde 2002.

    Os roubos de carga subiram de 709 para 865 casos em outubro, numa alta de 22%. No ano, há um aumento acumulado de 13,52%. Na análise das variações de meses anteriores, outubro já apresenta uma desaceleração no aumento do indicador de roubos de cargas.

    Os furtos em geral aumentaram de 42.813 para 43.293 registros no mês (1,12%) e acumulam alta de 3,77% no ano. O mesmo aconteceu com os roubos em geral, que subiram 2,6% (de 27.082 para 27.787) no mês e 6,18% no período de janeiro a outubro.

    Produtividade policial

    O trabalho das polícias estaduais atingiu mais um recorde de prisões. Em outubro, o número subiu 3,80% e chegou a 16.151. Já de janeiro até o mês passado, a alta foi de 4,93% e o total passou de 151.760 para 159.249.

    Também em outubro, houve um aumento de 2,47% nos flagrantes de tráfico de entorpecentes – de 3.522 para 3.609. Nos últimos 10 meses, foram 38.455 ocorrências – 1,95% a mais que no mesmo período de 2015 e o maior número para a série histórica de janeiro a outubro.

    De janeiro a outubro, houve um aumento de 44,54% no total de drogas apreendidas no Estado. O total subiu de 105,3 para 155,3 toneladas. Também nesse período, 14.214 armas de fogo foram apreendidas pelas polícias.

    Fonte: SSP.

  81. joze carlos ioni disse:
    28/11/2016 ÀS 19:57
    NEM OS GENIOS EXPLICAM PAPAI NOEL DE SACO CHEIO
    CADACARA BOBO O QUE INTERESSA ISSO
    CADA RETARDADO QUE TEM NESTE FLIT

    BOBOVISKI

    VAI EXPLICAR A TAL JANELA DO TAL OVERTON

    ESPERTO

    O QUE INTERESSA ISSO

    ENTENDEU

    O MANÉ

  82. Senhor Exescrivão

    Na realidade, ninguem atentou para o detalhe do valor da Lei do Orçamento do nosso estado para o mesmo periodo!
    Tem muita gente por aí a fora, fazendo graça com o chapéu alheio…
    Mas fazer o que, se enxergam apenas o que lhe interessa….

    C.A.

  83. C.A. (29/11/2016 às 22:53)

    Exatamente! Gastando sem limite, sem dó, dos suados impostos que pagamos o tempo todo!

    E hoje, com a internet, as pessoas estão se informando com muito mais facilidade e com dados corretos, mas os políticos ainda estão apostando na ignorância do povo (apesar que alguns são mesmo ignorantes, como se pode ver até aqui no blog do Guerra, mas esses estão se tornando uma massa cada dia menor da sociedade, ainda bem!). enquanto isso tem até gente falando em movimento separatista. Espero que os políticos comecem logo a recalibrar esse pacto federativo, porque do jeito que está, não funciona.

  84. joze carlos ioni (28/11/2016 às 19:57)

    Verdade!

    E eu fico imaginando qual seria a contribuição de alguém assim para uma polícia investigativa e judiciária.

Os comentários estão desativados.