Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública projeta para breve o fim das Polícias Civis no País 67

O diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), professor Renato Sérgio de Lima, projeta um futuro sombrio para as Polícias Civis no País. Para ele, o baixo índice de solução de crimes  tem contribuído para o descrédito da instituição em todo o Brasil. Em entrevista esta semana ao Blog do Elimar Côrtes, o professor Renato de Lima declarou que “muito em breve”, as Polícias Civis entrarão em colapso.

Segundo Renato Sérgio de Lima, as Polícias Civis no País encontram-se em uma difícil situação, “pois, historicamente têm (Polícias Civis) apresentado baixíssimas taxas de esclarecimento de crimes, e parte da ‘clientela’ do sistema de Justiça Criminal é aquela presa em flagrante pelas Polícia Militar”.

Nessa toada, acrescenta o professor, a população tem muita dificuldade de registrar delitos e o excesso de burocracia e formalismo do rito dos inquéritos policiais tomam tempo, racionalidade e recursos humanos.

“Por outro lado, as Polícias Civis passam simultaneamente por um processo de sucateamento, com dificuldades de realizarem concursos e contratarem policiais. Muitas de nossas Polícias Civis Estaduais estão diminuindo de tamanho e aumentando a idade média dos seus efetivos”, completou o diretor-presidente do FBSP.

No entender de Renato Sérgio de Lima, há pouca margem para renovação e dinamização de práticas e procedimentos. “Em meio a esse processo, que junta crise da sua missão fim (investigação), falta de recursos e baixa prioridade política de governantes, temo que as Polícias Civis entrarão em colapso muito em breve”, ponderou o professor.

Ele explica: “Na medida em que temos que conviver com quase 60 mil mortes e 55 mil estupros por ano, ou valorizamos a investigação ou a segurança continuará sendo um dos mais graves problemas do Brasil.”

Para Renato Sérgio de Lima, o que virá para substituir a Polícia Civil, num futuro próximo, é uma incógnita. “Se o projeto é acabar com as Polícias Judiciárias Estaduais, o que será posto no lugar? Afinal, não podemos dizer que elas não farão falta. Pelo contrário, precisamos de investigações de qualidade e mais bem feitas para fazer frente ao crime e à violência.”

Segundo Renato de Lima, “boa parte da ‘clientela’ do sistema de Justiça Criminal e da segurança pública é aquela encaminhada pelas Polícias Militares, com as prisões em flagrante de suspeitos de crimes.”

O professor afirma que a PM prende muito mais porque a investigação das Polícias Civis é precária e baixíssima em todo o Brasil:

“Na medida em que a qualidade da investigação criminal no Brasil é muito baixa, quem vai preso ou quem é processado é aquele levado pela Polícia Militar, na maioria das vezes. Quando um crime depende da investigação por parte da Polícia Civil, as chances de não ser esclarecido aumentam, gerando vieses no fluxo do sistema. E tais vieses impactam a confiança da população, a eficiência do sistema e afastam as instituições da sociedade.”

Renato Sérgio de Lima, que é também professor do Departamento de Gestão Pública da FGV/EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), analisou recentemente em entrevista à Folha SP, a situação que vive a Polícia Civil do Estado de São Paulo. Lá, o índice de aposentadoria de policiais civis é altíssimo.

Os dados apontam que somente neste ano 1.260 escrivães, investigadores e delegados pediram desligamento, contra 139 em todo ano de 2006. Outro número que impressiona: 48% dos policiais civis da ativa estão no término da carreira. Em São Paulo, somente 2% dos roubos são esclarecidos pela Polícia Civil.

“Se a Polícia Civil não se repensar é bem capaz que, nos próximos cinco anos, ela seja extinta. E isso não é só São Paulo. Isso é uma realidade parecida no resto do País”, sacramentou o professor Renato Sérgio de Lima.

No Espírito Santo, levantamento realizado pelo Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Estado (Sindipol/ES)  aponta que o Estado tem uma defasagem de 1.428 policiais civis. Isso equivale a quase 38%.

http://sinpoldf.com.br/na-midia/2016/11/baixissimas-taxas-de-solucao-de-crimes-falta-de-recursos-e-sucateamento-provocado-pelos-governantes-presidente-do-forum-brasileiro-de-seguranca-publica-projeta-para-breve-o-fim-das-policias-civis-no.html.

  1. Os Delegados continuam achando que isso jamais vai acontecer, e vai acontecer sim, é duro admitir, mas se a civil está falindo é por que os dirigentes dela tem outras prioridades, estão pensando no hoje como se não houvesse um amanhã, pois bem, a PM está forte e pensando na instituição, a vergonha é que o Ministério Público paga R$ 4.600,00 para um motorista, ao passo que nível universiotário na polícia R$ 3.600,00

    Eu não sonhava que poderia acontecer isso quando entrei na instituição, e não tenho pique nem idade para estudar e mudar de emprego, pois o salário de fome não permite, tenho que fazer bico, e logo mais estaremos batendo continência para PM, aliás hoje a civil já baixou as calças para eles, aqui já é o quintal deles.

  2. Morre por volta de 5o mil pessoas e 54 mil estupros por ano.
    Só esqueceu de dizer que a maioria dos autores, acabam de entrar na cadeia e é posto em liberdade o mais rapidamente, quando não isso, eles liberam o tal indivíduo na saidinha, e na pratica, podemos verificar na mídia, no dia a dia policial, que estas pessoas tem varias passagens, ou pelo mesmo crime ou outros ainda piores, isto se chama “IMPUNIDADE”, fazemos nossa parte, mas nossa lei é muito antiga, excesso de Direito dos Manos, falta de rigor e inovação nas leis.
    Como investigar um crime, se aparece 100, por conta de uma lei ineficiente, assim qualquer Policia no mundo se torna ineficiente. Veja se algum Brasileiro vai traficar na IDONESIA kkkk

  3. O PROBLEMA NÃO SÓ DAS POLICIAS CIVIS,MAS DE TODO FUNCIONALISMO PUBLICO É A BAIXA PRODUTIVIDADE. A FORMA DE INGRESSO NO SERVIÇO PUBLICO SE MOSTRA INEFICAZ E ATRASADO. AS FORMAS DE PROVIMENTO ATRAVÉS DE CONCURSO PUBLICO, A ESTABILIDADE, O ENGESSAMENTO DA CADEIA DE COMANDO E A FALTA DE UMA FORMA PUNITIVA PARA AQUELES QUE NÃO SE PROPÕE A TRABALHAR TORNA O SERVIÇO PUBLICO LENTO E IMPRODUTIVO. A ESTABILIDADE DO SERVIDOR É UM CONVITE A INDOLÊNCIA, AO DESLEIXO E A NEGLICENCIA. O ESTADO PRECISA DE UMA REFORMA PROFUNDA. O ESTADO PRECISA SE “PARECER” MAIS COM UMA EMPRESA PRIVADA. A POPULAÇÃO NÃO ACEITA MAIS SER TRATADA COM DESRESPEITO E TER QUE SE SUBMETER A SERVIÇOS DE BAIXA QUALIDADE E SERVIDORES DESCOMPROMISSADOS COM A GESTÃO PUBLICA. UM EXEMPLO DE INGRESSO NO SERVIÇO PUBLICO É O QUE É FEITO NOS ESTADOS UNIDOS. OS JOVENS QUE ESTÃO NA FACULDADE SÃO “RECRUTADOS” PARA TRABALHAREM NOS ÓRGÃOS FEDERAIS E ESTADUAIS. NA SELEÇÃO JÁ SE PODE TER IDEIA DO PERFIL E SE O CANDIDATO SE ENQUADRA EM DETERMINADA FUNÇÃO.É QUE PENSO E ESPERO QUE ACONTEÇA. MUITOS COLEGAS QUE ESTÃO NAS POLICIAS ENTRARAM NÃO PELO MOTIVO CERTO, E PELA AFINIDADE COM O ÓRGÃO. MUITOS ENTRARAM POR QUE PASSARAM NO CONCURSO. FATO É QUE MUITOS CONTINUAM ESTUDANDO PARA PRESTAR PARA A MAGISTRATURA, O MP, PROCURADORIA, POLICIA FEDERAL. ISTO MOSTRA QUE APESAR DE TRABALHAR NA POLICIA, NÃO É O QUE ELE REALMENTE QUER.

  4. Independente de enxugar gelo, o efetivo que a civil tem sequer da conta de deixar a delegacia aberta, quiçá investigar, a Pm prende furtador de saco de cimento, só fazemos flagrante de nóia crackento furtador de cano de pvc, botijao de gás, eles usam o número de prisões pra dizer que trabalham, atendem 1 milhão de ocorrências, prendem 200 mil etc, pra quem ouve parece a melhor coisa do mundo, mas não é

    Já trabalhei em setor especializado e dava várias canas, deixava a Pm no chinelo com essas canas bunda deles, nos últimos 3 anos da pra contar nos dedos de uma mão o número de ladrão bom que eles prenderam, e o número de arma de fogo apreendidos, portanto, eles são uma vergonha, não estão preocupados na segurança pública, mas sim em acumular poder, e os delegados tem outros interesses bem distantes ainda

  5. Quero só ver quando a PM sair matando e fazendo merda como no interior, em que a morte do rapaz terminou no quartel, em que a comandante disse que era culposo o homicídio, quando na verdade, a perícia da arma disse que ela estava absolutamente normal.

    Parabéns para o povo e os governantes, e aos delegados, que deixaram em plena democracia FUDER uma instituição democraticamente existente, eu sei que depois de lava jato e máfia da merenda, os governantes querem realmente que deixemos de existir, pois PM é mais fácil de controlar

  6. Não sei se será extinta, mas é verdade que não funciona.

    Tem uma burocracia, estrutura e procedimentos do SÉCULO XIX;

    SALÁRIOS incompatíveis com a responsabilidade e atribuições (sem falar nas distorções, como escravão e investigador ganhar menos que perito);

    Quem atrapalha a corrupção institucionalizada é punido com demissão sem julgamento, VIA RÁPIDA, e não é reintegrado RESÍDUO ADMINISTRATIVO.

    Ainda vive em CASTAS, enquanto já deveria ter o NU para ingresso e CARREIRA ÚNICA (e delegados já poderiam ser Juízes de Instrução, responsáveis por indiciamento, HC, provisórias e preventivas), coisa que se fala há décadas.

    Pelo que soube, o sistema de BÔNUS não foi individualizado e não se pode obrigar outros a trabalharem, principalmente quem não depende de salário.

    O governo trata o policial muito pior que um funcionário público. E nada contra o funcionalismo, mas algumas carreiras têm responsabilidades e necessidades diferenciadas para exercerem suas profissões, como policiais, médicos e professores.

    Funcionário público faz o que a lei manda.
    Policial Civil faz o que a lei precisa.
    Difícil é o governo entender essa aparentemente pequena, mas enorme diferença.

    Pelo que tenho visto, muitos sequer sabem ser polícia, passam anos brincando com arma e distintivo.

    O resultado é esse número de homicídios mesmo com o PCC “pacificando” e quase monopolizando o crime.

  7. ,,,

    José Dantas (29/11/2016 às 12:23)

    Parabéns para o povo e os governantes, e aos delegados, que deixaram em plena democracia FUDER uma instituição democraticamente existente, eu sei que depois de lava jato e máfia da merenda, os governantes querem realmente que deixemos de existir, pois PM é mais fácil de controlar

    ============================

    Dois ex-governadores na cadeia… Qual governador vai querer uma PC eficiente???

  8. a policia civil não tem estrutura para aguentar o peso dos delegados, esta hora dos delegados viarem juizes de instrução e deixar a policia civil evoluir com a carreira unica

  9. Realmente acredito que não seja nem um pouco interessante para o atual governo, fortalecer a PC, ainda mais ao verem o que a PF fez e está fazendo com o PT e companhia…

  10. Esses curiosos ouvidos na matéria citam apenas a “ineficiência da PC e sua falta de produtividade” para embasar sua extinção.

    Ninguém fala de quem é RESPONSABILIDADE por ter deixado a instituição chegar nesse nível de indigência funcional.

    Falam na “produtividade” da PM, que prende em flagrante, mas não se aprofunda, explicando para a população, QUEM está sendo preso e PORQUE está sendo levado às Delegacias.

    Tudo parece ser culpa exclusiva dos pobres Policiais Civis, esquecidos, humilhados e sem as mínimas condições de trabalho para executarem suas funções.

    Primeiro: se a PM fizesse a sua parte com eficiência, não haveria esse número EXORBITANTE de criminosos impunes e praticando novos crimes, dia e noite, pelas ruas.

    Se a PM prendesse realmente, quem merce estar na cadeia, em vez de ficar colocando nos presídios, multidões de viciados, moradores de rua e desvalidos que furtam um frango, um botijão de gás do quintal do vizinho, a criminalidade seria muito mais facilmente controlada.

    Chegam ao acinte de falar em “tratamento desrespeitoso com a população e demora no atendimento”, omitindo que para isso, seria fundamental a REPOSIÇÃO DE PESSOAL, com disponibilização de recursos materiais suficientes, o que não ocorre há décadas.

    Além do mais, o que é mais grave para alguém do povo ? Uma polícia que deixa de registrar um BO de ameaça, em querelas entre vizinhos, patrão e empregado ou por jogo de futebol, ou a outra polícia que MATA e dissimuladamente, prejudica os trabalhos policiais, presta depoimentos mentirosos, para acobertar seus erros e tentar salvaguardar, apenas e tão somente, o nome da própria instituição ?

    Que seja reestruturada toda a Polícia Civil brasileira, assim como a legislação vigente, porém com seriedade e comprometimento com os anseios de quem quer uma sociedade mais justa e solidária e não por interesses corporativos, por economia dos cofres assaltados dos governos estaduais, ou para controlar a insatisfação popular, com REPRESSÃO, FASCISMO e COVARDIA, visando apenas a proteção dos interesses de políticos CORRUPTOS.

  11. As defensorias, os advogados, os ministerios públicos, os judiciários, as empresas de seguro, as instituições bancárias, a PM, vão sentir falta da polícia civil quando forem chutar as pessoas que poderiam ser atendidas diretamente, mas, para ganhar tempo e impunidade, encaminham – nas ao plantão da polícia civil para fazer boletim de ocorrência sem qualquer valor legal.

    Também uma boa parte dos políticos dos estados e da união sentirão falta da polícia civil porque não terão mais as facilidades que elas proporcionam.

    Os advogados não terão mais o inquérito para negociar os fatos que seriam encaminhados ao judiciário. Seus clientes terão que desembolsar valores maiores para obter os resultados desejados.

    Mas é difícil aceitar que 60.000 homicídios por anos (e só estou falando em homicidios) serão melhor elucidados por outro arranjo policial que não o que existe hoje. Para tanto, será necessário que haja uma verdadeira faxina na segurança pública. Independentemente de qual arranjo substitua as polícias civis, algo será inevitável para que ele dê certo: 1. Maior investimento em garantias para os investigadores agirem; 2. Melhores condições de trabalho; 3. Maior aporte de gente para trabalhar; 4. Maior segurança para essa classe de funcionários quanto ao futuro, incluindo vencimentos, planos de carreira e prevenção da corrupção; 5. Fim da relação perniciosa entre a investigação e o poder político.

    Ou seja, quem quer que seja que assuma a função de investigação criminal no país estará com a batata quente na mão.

  12. Verdade é que em comunhão Ministério Público e PM ardilosamente tramam o fim da PC. Com a anuência dos Governadores dos Estados, todos com rabinho preso e cagando de medo de serem atingidos por alguma investigação do MP. Soma-se a isso a incompetência da autoridades policiais, retrógradas, senis, e temos o prato feito.

  13. Mais um ponto negativo para nós: nossas entidades de classe. Todos há anos com mesmos dirigentes, que adoram andar de carrinho novo as custas dos associados. Também só sabem falar de COLONIA DE FÉRIAS. Brigar para valer e defender interesses das categorias com afinco, com garra e força nunca. Mas benesses para os mesmos ok. E ainda perguntam se PC tem alguma chance.

  14. Situação dos colegas com tempo de serviço, aptos a solicitar aposentadoria demonstra a suprema humilhação: ter que recorrer ao Judiciário para receber proventos integrais ADQUIRIDOS HONESTAMENTE E QUE NOS SÃO SURRUPIADOS INDEVIDAMENTE. Ter que recorrer ao Judiciário para receber o que é direito é o fim da picada. E não são poucos que tem que recorrer a este expediente. Lamentável.

  15. E a cerejinha do bolo vem do Governo Federal. Quem não tiver tempo de 30 (H) ou 25 (M) de casa periga pagar pedágio ou aguardar idade de 65 para sumir. Que jóia. Mas os filhos de uma quenga dos deputados, senadores e até o presidente possuem mais de uma aposentadoria e nunca abrirão mão. Nós, massa, de novo vamos pagar a conta.

  16. Tem um ponto sensível aí que poucos dão conta:

    Os Delegados dizem costumeiramente que um salário de 4.100 reais para um Investigador ou Escrivão diante da grave crise na iniciativa privada, não é tão ruim assim.
    Muitos Delegados alegam que pra ganhar um salário “Aí fora “, como gostam de dizer, tem que suar muito.
    Só que aqui vem a pegadinha:
    Para um menino de 23, 24 anos, recém saído da casa dos pais – ou não- já com seu carrinho próprio, sem filhos esse salário é uma coisa.
    AGORA: Esse mesmo salário é pago para a maioria de policiais operacionais 2 classe que em média tem 18 anos de polícia. Então faça a conta: se a média desse pessoal tem de polícia 18 anos, logo tem 40 ou mais de idade. A grande maioria com filhos e responsabilidade enormes. Então vc vê hoje Delegados que brigaram pra já largarem com salário inicial acima de 11 mil (muito merecido ), porém largaram os carregadores de piano com 4 quinquenios na merda.

    Logo, isso o futuro cobrará, ou melhor: já está cobrando. E quando a co-irmã e outros inimigos falam em fim da PC ela arregimenta facilmente 20 mil policiais civis descontentes com a chefia. Olha o tamanho da merda que deu o pensamento de algumas autoridades ditas da “nova geração de delpol”. Enxergaram só o umbigo e capaz de ficar sem a barriga.

  17. A PM SÓ APARECE PORQUE NÃO EXISTE OUTRO TELEFONE PARA LIGAR. É O 190 E ACABOU. NÃO TEM PRA ONDE CORRER. SE EXISTISSE OUTRA POLICIA, COM CERTEZA NINGUÉM LIGARIA PRA ESSA MERDA. SERVIÇO DE MERDA, COM GENTE DESPREPARADA, ARROGANTE, PREPOTENTE, E QUE ACHA QUE É AUTORIDADE.ENTÃO, OU SE PENSA NUMA NOVA POLICIA OU É PREGAR NO DESERTO.

  18. pode extinguir……agora, quem vai entregar uma investigação inteira mastigadinha para o promotor denunciar e o juiz julgar?

    MP?
    PM?

    nao to falando de casos midiaticos em q o mp faz direitinho a investigacao…to falando dos 121…159…213

    cedo ou tarde a populacao vai sentir

  19. em tempo

    governador to tocantins a casa caiu p ele

    como tem governador caindo neh???

  20. Ouço essa conversa dos professores/doutores/phd/envidraçados/papas-mikes doutorandos desde os idos de 1985, Os recrutas que estão ingressando hoje na PC, ainda vão continuar ouvindo essa cantilena até se aposentarem também. A verdade é que a PC vai continuar “ad eternum’ junto com o Inquérito, e os majuras dando as cartas, ontem, hoje e sempre, seculum, seculorum. A pm vai igualmente bater os cascos toda as vezes que se deparar com aqueles que mandam de fato na segurança pública, pedindo a Deus para não ser extinta em razão de suas mazelas. Talvez, num futuro distante, quando a Terra for abandonada e tivermos que habitar colônias intergaláticas, a Polícia Civil passe por algumas adaptações.

  21. DECISÃO
    29/11/2016 07:56
    Atividade policial aumenta risco de esquecimento e justifica testemunho antecipado
    Em situações como a atividade policial, em que o agente é submetido a eventos sucessivos que podem acarretar a perda de memória específica sobre o fato apurado na ação penal, é permitida a antecipação da prova testemunhal, conforme estabelece o artigo 366 do Código de Processo Penal. Com base nesse entendimento, por maioria, a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso em habeas corpus que tentava anular a oitiva antecipada de agentes de segurança pública.

    O caso foi afetado para julgamento na seção em razão da relevância do tema. De acordo com o processo, um homem denunciado por tentativa de homicídio foi citado por edital, mas deixou de comparecer ao juízo. A juíza suspendeu o processo e o prazo de prescrição, e determinou a oitiva antecipada dos policiais arrolados como testemunhas.

    Contra essa última decisão, a defesa ingressou com pedido de habeas corpus, sob o argumento de inexistência de fundamentação concreta que justificasse a produção de prova antecipada, conforme exige a Súmula 455 do STJ.

    Memória comprometida

    No voto acompanhado pelo colegiado, o ministro Rogerio Schietti Cruz apresentou estudos científicos que demonstram que a memória é suscetível a falhas com o decurso do tempo, estando sujeita a eventos como a convergência de lembranças verdadeiras com sugestões vindas de outras pessoas.

    Por essa razão, disse o ministro, os estudiosos defendem a necessidade de assegurar o menor intervalo de tempo possível entre o fato delituoso e as declarações das vítimas e das testemunhas, “para que seja menor a possibilidade de haver esquecimento e contaminação de influências externas”.

    Além disso, Schietti ressaltou a existência de circunstâncias que agravam as limitações habituais da mente humana, como no caso do trabalho realizado pelos policiais. Nessas situações, “a testemunha corre sério risco de confundir fatos em decorrência da sobreposição de eventos, que, de corriqueiros e cotidianos, tendem a perder sua importância no registro mnemônico dos agentes da segurança”.

    Súmula 455

    Apesar desses estudos científicos, o ministro assinalou que o STJ, por meio da Súmula 455, estabeleceu que o simples argumento de que as testemunhas poderiam esquecer detalhes com o passar do tempo não permitiria, por si só, a produção antecipada da prova, havendo a necessidade de fundamentação concreta da decisão de antecipação.

    Schietti defendeu a necessidade de interpretação criteriosa da súmula, pois, por natureza, a produção da prova testemunhal é urgente. “Considero que a fundamentação da decisão que determina a produção antecipada de provas pode limitar-se a destacar a probabilidade de que, não havendo outros meios de prova disponíveis, as testemunhas devem ser ouvidas com a possível urgência”, afirmou.

    No caso concreto analisado pela seção, por exemplo, o ministro destacou que a juíza de primeiro grau justificou a produção antecipada da prova pela exposição constante do agente de segurança pública a inúmeras situações de conflito. Já em segunda instância, ao analisar o pedido de habeas corpus, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal ressaltou que havia risco de perecimento da prova.

    Equilíbrio

    Rogerio Schietti destacou ainda que a jurisdição penal tem o dever de evitar que o acusado seja processado e julgado à revelia, mas não pode ter seus resultados comprometidos pela tardia atividade probatória.

    “O processo penal”, salientou, “permite ao Estado exercitar seu jus puniendi de modo civilizado e eficaz, devendo as regras pertinentes ser lidas e interpretadas sob dúplice vertente – proteção do acusado e proteção da sociedade –, sob pena de desequilibrarem-se os legítimos interesses e direitos envolvidos na persecução penal. É dizer, repudia-se tanto a excessiva intervenção estatal na esfera de liberdade individual (proibição de excesso), quanto a deficiente proteção estatal de que são titulares todos os integrantes do corpo social (proibição de proteção penal deficiente).”

    Prejuízo à defesa

    O ministro também observou que “não se pode olvidar que a realização antecipada de provas não traz prejuízo para a defesa, visto que, além de o ato ser realizado na presença de defensor nomeado, caso o réu compareça ao processo futuramente, poderá requerer a produção das provas que julgar necessárias para a tese defensiva”.

    “Desde que apresente argumentos idôneos, poderá até mesmo conseguir a repetição da prova produzida antecipadamente”, concluiu o ministro ao negar provimento ao recurso.

  22. A pm vai igualmente bater os cascos toda as vezes que se deparar com aqueles que mandam de fato na segurança pública, pedindo a Deus para não ser extinta em razão de suas mazelas. Talvez, num futuro distante, quando a Terra for abandonada e tivermos que habitar colônias intergaláticas, a Polícia Civil passe por algumas adaptações.

  23. O SPTV analisou toda a folha de pagamento dos mais de dois mil funcionários da Câmara Municipal de São Paulo no mês de outubro. As informações estão no Portal da Transparência e foram confirmadas pela Câmara.
    Procuradores – R$ 62 mil
    Médicos – R$ 40 mil
    Manobristas – R$ 15 mil
    Engraxates – R$ 10,4 mil
    Copeiras – R$ 9 mil a 13 reais
    Ascensoristas – R$ 8,7 a 11 mil

  24. “Bater Casco” pra PC???
    Kkkkkkkkkkkkkkk
    Essa foi pra acabar. Se coloque no seu lugar de cartorário insignificante. Qualquer Soldado de 2 Classe tem mais poder que VC nas ruas.
    Qualquer delegado plantonista dá mais moral pra um Sd do que pra VC.
    Quem manda na SSP/SP é a PM faz muito tempo. Aceita que dói menos seu coitado complexado. Aceita que dói menos…

  25. Com certeza é recruta ou é de fora Delega da mais moral para o soldado de 2 classe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Pensei que já tinha visto de tudo kkkkkkkkkk

  26. 1-) Acabem com a burocracia, mudando o C.P.P.,
    2-) Aprovem leis mais duras e retirem tantos recursos,
    3-) Deem condicões para a polícia trabalhar,
    4-) Facam a esperada reestruturacão, reponham a inflacão (pelo menos),
    5-) Depois venham falar em acabar com as PCs.

  27. Duas policias sem moral, mas uma quer ser melhor que a outra. kkkkkkkk é de dar dó mesmo. Desculpe se ofendi os policiais de vocação, não estou falando de vocês, mas sim das instituições.

  28. Acho que está tremendamente equivocado. O excesso de crimes faz o baixo esclarecimento pelo fato do pequeno número de policiais civis e principalmente pq a PM não faz sua função que é preventiva. Só quem trabalha na Polícia e roda depois da meia noite é que sabe que não existe viaturas da PM nas ruas para coibir crimes, só saem qdo chamados e depois que o crime acontece, isso é fato!!

  29. Já acabamos senhores. Fato.

  30. Quando entrei na pm eu tinha tanta esperança, vibração e emoção. Hoje , onze anos após, mesmo como graduado, falo a verdade. A pm fode os praças toda hora, todo dia, trabalhe ou não. Cheguei a conclusão que nós PMs falamos tanto da civil pois não temos coragem e nem podemos falar da pm. É uma escravidão. Uma tortura. Falta de direitos. Tudo. Desculpem os irmãos mas falei o que tinha vontade faz tempo. Vamos olhar nossos umbigos.Grato.

  31. A Polícia Civil está se extinguindo mas isso é reflexo do estado degradante geral do Brasil, pais bagunçado, hipócrita e vagabundo. A Polícia Civil é apenas mais uma instituição na calamidade do caos que se tornou nosso país, o melhor de tudo é que nada acontece de novo para mudar esse quadro sombrio.

  32. E, eu que pensei que o cerne da questão era a PM.
    Mas a PC com sua falta de união decorrente a excessos de cargos, bem como má vontade do governo em melhorias resultou nisto.
    Este descrédito é devido à falta de efetivo e salário, por causa dos governantes.
    Ninguém gosta de Polícia neste país seja Cívil, Militar ou Federal.
    A Corregedoria da PC é excelente para investigar policiais, mas para investigar crimes contra policiais é péssima. Ocorre o contrário na Corregedoria da PM onde o P2 tem efetivo e tempo de sobra para investigar crimes contra policiais militares que tem até um “DHPP” da Corregedoria. A PM (uma por todos e todos por um) protege seus policiais o que ocorre diferente na PC (cada um por si).

  33. O ciclo completo da PM está chegando, só não vê quem não quer. Os delegados de polícia não tem interesse em salvarem a Polícia Civil, contentam-se com as migalhas e cadeiras dadas pelo desgoverno do PSDB. A covardia cobrará seu preço. Seremos terceirizados como no filme ROBOCOP, que por coincidência assisti ontem na TV, é interessante como alguns filmes mesmo com o passar de vários anos continuam atuais ao mostrar o cotidiano dos policiais e o futuro que lhes aguarda.

  34. O pior é que será pior que a extinção da Guarda Civil em 1970. A guarda foi juntada com a Força Pública, mas a PC ninguém vai querer. Com relação ao efetivo velho, vai dar pra aposentar aos 75 tranquilamente, contanto que não acabem com as VTR’s frias primeiro.

  35. Não precisamos da PM, a não ser aqui nesse site onde o centro das atenções e o assunto principal sempre é a PM.

  36. Esse professor é daqueles que leu bastante os livros de direito penal e esqueceu da realidade.

    A realidade é: + aposentadorias – contratações = efetivo precário.

    O pouco que sobra está quase aposentando e os novatos estão fazendo serviço administrativo.

    Esse “professor” deveria conversar com o Alckmin para contratar, não culpar os policiais que não tem nem tinta de impressora e viaturas decentes.

  37. Precisamos urgente de novos concursos para todas as carreiras!!!!!!
    Tá faltando Papi e Auxiliar de Papi no IIRGD,
    Agetel no CEPOL.
    Esses governantes acham que a Polícia Civil é formada apenas por Delegados, Escrivães e Investigadores.

    Os Agentes Policiais e Carcereiros estão sendo enganados!

  38. Jamiro disse:
    29/11/2016 às 15:53

    “Bater Casco” pra PC???
    Kkkkkkkkkkkkkkk
    Essa foi pra acabar. Se coloque no seu lugar de cartorário insignificante. Qualquer Soldado de 2 Classe tem mais poder que VC nas ruas.
    Qualquer delegado plantonista dá mais moral pra um Sd do que pra VC.
    Quem manda na SSP/SP é a PM faz muito tempo. Aceita que dói menos seu coitado complexado. Aceita que dói menos…

    Sei….a PM tem o poder….

    A SSP é pau mandada da PM? Problema dela, cada um se curva para quem quer.

    Agora, sujeito como você falar merda deve ser porque a bombeta está apertando o chifre.

    Põe uma coisa na sua cabeça vazia, Jamirinho: PM é guarda de rua e nada mais.

    Podem dar mil voltas, inventar mil normas e procedimentos, rosnar e peidar à vontade, que nada muda o que vocês de fato são.

    E sabe por que? Porque este é o dever constitucional de vocês, cuidar das ruas.

    Então, façam um favor para a população e não para a bandidagem: cumpram o seu papel e vão cagar.

  39. Por mim mudaria tudo. A PC apenas para casos grandes. Homicídios, latrocínio, sequestro, colarinho branco e crime organizado. Deixava os crimes corriqueiros para a pm, como os crimes de trânsito, todos os tc’s, etc…

  40. Enxuga gelo e Vai dar merda: Ambos corretíssimos nos seus comentários. O funcionalismo público em geral é moroso e ineficaz. Qualquer repartição comprova isso, não só as delegacias, vá à um fórum para ver como é, em vez de analisar somente a PC. Nosso trabalho é realmente ineficaz, mas vejam também a defasagem no quadro de funcionários e os que estão se sobrecarregam nas remoções de presos para diversos lugares, nas operações ridículas tipo segura cadeira onde temos que fazer flagrantes, em vez de nos serem cobradas a elucidação de crimes . Ainda foi citado, e corretíssimo, que vagabundo sai na custódia no dia seguinte ao flagrante, na minha pastelaria um foi preso duas vezes na mesma semana, o crime cresce não só por ineficiencia das polícias ( aliás, essa molecada que entrou na PM não faz nada por ninguém, nem pelos próprios, só sabem fazer autuações o dia todo e fazer fofoca dos mais antigos), mas por um conjunto de leis cheio de brechas e benefícios que reduzem drásticamente o tempo de pena. Agora me digam: A culpa é só da Polícia Civil????

  41. Enquanto não patronizar a Polícia Civil, enquanto não reestruturar a Polícia Civil o caminho é sim a extinção, hoje somos apenas água de salsicha, e pelo caminhar da carruagem a situação tende a piorar, o caos e o abandono é uma realidade, mas isso trás profunda tristeza, presenciar o fim de uma instituição que tinha tudo para ser gloriosa, mas o fim é questão de poucos anos.

  42. PC registradora de flagrantes da PM, simples assim, por isso o Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública projeta para breve o fim das Polícias Civis no País. Qqr auxiliar de escritório ou oficial administrativo faz esse serviço.

  43. Cidadão (30/11/2016 às 2:58)

    Discordo.

    Se isso fosse verdade, qualquer analfabeto pode rabiscar uma receita, então se pode projetar o fim dos hospitais?

  44. Caros colegas, bom dia:

    Encontro-me em Buenos Aires, desde o dia 21, onde representei a IPA-SP nos 4º Jogos Latino Americanos de Policiais e Bombeiros, participando com 18 atletas inscritos (10 de SP, 5 do DF e 3 do PR). Vou solicitar ao Flit que, se entender oportuno, publique o relato completo do evento. Afinal, é um contraponto às mazelas das polícias.

    Contudo, agora quero me reportar ao texto de Filipe Bezerra, que achei extraordinário. Nada de rotulá-lo de utópico, visionário e que tais. Acho mesmo que passou da hora de nos levantarmos (deem a essa palavra o sentido que queiram dar). Não podemos continuar sentados, inertes, como se nada de extremamente grave estivesse acontecendo.

    O crime está ganhando a guerra e nós, policiais, de qualquer que seja a Corporação, temos que ter consciência disso e – seguindo o que sugere o autor do texto – fazermos alguma coisa. Alguma coisa que tenha consequência, repercussão e que não fique intra murus, como tem acontecido até aqui.

    Os governos, em todas as esferas (federal, estadual e municipal) têm que se posicionarem. A responsabilidade é deles, em primeiro lugar. Depois vem a nossa. A menos que tenhamos de inverter essa ordem natural das coisas. Como está é que não pode continuar.

    Aqui na Argentina, a coisa não é muito diferente: desemprego em alta, mas a criminalidade está sob controle. Há, sim, queixas sobre corrupção no seio da Polícia, o que parece não ser novidade em toda a América Latina, lamentavelmente! Acho que por conta disso, na semana passada houve grandes mudanças estruturais nas forças policiais do país.

    Um abraço a todos.

    Jarim Lopes Roseira
    Presidente da Seção de São Paulo da IPA (International Police Association)

  45. Depois que o governador neste dia 05/11 nomeou a bagatela de 120 IPs, podem ter certeza que a PC vai acabar mesmo. o Sr. Alckimin alegou crise financeira para justificar o numero baixo de nomeação, mas em seguida caiu em contradição, lançando um edital para 2200 soldados PM.

    E tem mais, só nomeou esta bagatela da PC porque houve pressão por parte da Globo e outras emissoras de renome. Se não fosse isso não teria nomeado ninguém. O Cesar Trali e Rodrigo Bocardi fizeram uma sequencia de materias falando do sucateamento da PC. O Governador se viu na obrigação de dar uma resposta e fez esta nomeação ridicula para um concurso de 2013

    É inequívoco que pelo menos aqui em SP, o PSDB quer o fim da PC! Quem viver verá!

  46. Ainda bem. Incompetentes, corruptos, iletrados e mal educados bem merecem se foder.

  47. Concordo plenamente, e isso eu sempre postei. Não sou advinho, simplesmente sei fazer contas. O numero de aposentadorias cresceu 800%, o Michel Temer vai mexer nas futuras aposentadorias e digo mais, não vai mexer na aposentadoria dos Militares, o que significa Forças Armadas e PMs. Sim, teremos que aposentar com no mínimo 65 anos com média geral dos últimos 80 hollerithsm áqueles que ingressaram após 2003. Estou aguardando Certidão do INSS, a qual deverá ser entregue em Dezembro/2016. Ano que vêm aosentarei. Serei num futuro bem próximo, aposentado da extinta Polícia Civil de São Paulo. Aos que ficam, minhas Condolências.

  48. Quero ver essa nova Lei Orgânica da Polícia sair do papel, ser aprovada e sancionada porque se isso não acontecer logo, a falência e talvez a extinção da Polícia Civil se dará nos próximos 5 anos, mas acho que a extinção da PC é algo premeditado pelo governo, e querendo ou não, seremos extintos, caso contrário alguma coisa já teria sido feita.

  49. PARABÉNS PARA TODOS QUE CRITICAM A SÉCULOS

    E O QUE VOCES FAZEM PARA MELHORAR

    VÃO PARA RUAS

    FAZEM GREVES

    OU SÓ ASSISTEM DE CAMAROTE PARA VER SE ALGUMA COISA ACONTECE

    OU FICAM ESCONDIDOS NA COVARDIA SÓ CRITICANDO PARA NÃO SE EXPOREM

    OU SÃO DAQUELES QUE SÓ AGEM POR: MÊDO, INTERESSE OU COVARDIA

    PRECISAM É AGIREM

    AGORA CONVERSA FIADA SÓ

    EM BOTECOS

    A CARA DO BEBÃO

    CONCLUI – SE QUE TODOS MORREM DE MÊDO

    VEJAM LÁ NO RIO DE JANEIRO

    SE OS CARAS LÁ TEM MÊDO DO GOVERNADOR

    VEJAM LÁ EM SANTA CATARINA

    NO NORDESTE

    POR QUE SÓ AQUI EM

    SÃO PAULO

    TEM UM BANDO DE CAGALHÕES

    PALAVRAS O VENTO LEVA !

    EU NÃO FALO NADA

    SENTIMENTALISMO É COISA DE TROUXAS

    VEJAM ÀS MULHERES POLICIAIS

    NUNCA VI NA MINHA VIDA

    UMA MULHER POLICIAL FAZEREM NADA SÃO TODAS COVARDES !

    BANDO DE ACOMODADAS E ENCOSTADAS

    UÉ NÃO QUEREM DIREITOS IGUAIS

    ENTAUM LUTEM NA IGUALDADE SEMPRE

    EU NÃO ACEITO É CONVERSINHA DE COVARDES

    VEJAM O PESSOAL QUE FORAM DAS FORÇAS ARMADAS

    NAUM TEM MÊDO DE NADA

    SE TIVEREM QUE IREM PARA GUERRA VÃO

    SE TIVEREM QUE DAREM TIROS DÃO

    NUNCA SE ACOVARDAM

    POIS OS ENSINAMENTOS DAS FORÇAS ARMADAS SÃO ESSES

    NUNCA SE ACOVARDAREM

    A POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO É ESSA VERGONHA

    POR VÁRIOS MOTIVOS

    UM BANDO DE CANALHAS , COVARDES, PUXA SACOS

    UM NÃO CONFIA NO OUTRO

    CADA UM SÓ VÊ O SEU LADO PESSOAL

    COMEÇANDO PELOS DELEGADOS DE POLÍCIA

    SÃO TODOS BUNDAS MOLES

    O RESTO SEGUEM

    EM FILA INDIANA

    JÁ PASSOU DA HORA DE MUDAREM ISSO

    É GUERRA

    E NA GUERRA

    ACONTECEM MUITAS COISAS

    PARA SE MUDAREM

  50. exescravão disse:
    30/11/2016 ÀS 13:20

    E quase esqueci:

    Projeto para uma nova LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA

    http://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1000001937

    Não é tudo o que a Polícia precisa, mas já é um passo muito importante na direção certa!

    PRIMEIRO

    FALA PARA O CAMPOS MACHADO QUE NEM DA POLÍCIA É !

    CONSULTAR O DR. UBIRAJARA QUE TEM DOIS FILHOS JUIZ FEDERAL

    E O DR. WILSON JAMBERG QUE TEM FILHO JUIZ FEDERAL

    SEGUNDO ESSE

    PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 37, DE 2016

    É TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL POR MILHARES DE MOTIVOS:

    O ART. 80, III, ESTÁ EM CONFLITO COM A SÚMULA DO STF Nº 146

    É A CARA DA NOVATIO LEGIS IN PEJUS

    É CONTINUAÇÃO DA CÓPIA DA QUE CRIOU

    A EXTINTA GUARDA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

    ONDE VÁRIOS GUARDAS OPTARAM EM VIREM PARA A POLÍCIA CIVIL E OUTROS

    PREFERIRAM SEREM INCORPORADOS NA PM ONDE SEMPRE FORA MAIS VANTAJOSO

  51. VEJAM

    A LOP. n. 2 0 7 / 7 9 — já é totalmente Inconstitucional

    já sofrera várias alterações Inconstitucionais

    com a LC n . 9 2 2 / 0 2

    com a LC n. 9 4 6

    e agora com o

    PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 37, DE 2016

    o certo era essa Lei Inconstitucional ser DERROGADA

    E CRIAREM UMA

    LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA TOTALMENTE NOVA

    SEM DEPENDÊNCIA DE NADA !

  52. VEJAM COMO OS POLICIAIS CIVIS

    DEMITIDOS NÃO SABEM QUE ESSAS LEIS SÃO INCONSTITUCIONAIS

    POIS PREJUDICAM

    E LEIS NOVAS NÃO PODE PREJUDICAREM

    SÃO INADIMITIDAS NO DIREITO BRASILEIRO

    É CHEQUE MATE NA PROCURADORIA DO ESTADO

    NA ASSISTêNCIA DISIPLINAR , NA DGP, NO QG e SP

    E NAS CORREGEDORIAS

    É SÓ DEMONSTRAREM ISSO QUE AS REINTEGRAÇÕES DEVERÃO SEREM FEITAS !

    NÃO IMPORTA O ILÍCITO

    NO PENAL E NO CÍVEL É UMA COISA

    E NO ADMINSITRATIVO É TOTALMENTE OUTRA !

  53. 29/11/2016
    Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública projeta para breve o fim das Polícias Civis no País

    ISSO SÓ ACONTECERA

    SE ELE RASGAR A CF/88

    SE ELE FOR DEP. FEDERAL

    E APRESENTAR LÁ NA CÂMARA , NO SENADO E NO CONGRESSO NACIONAL

    E SE FOR SANCIONADO PELO PRESIDENTE

    COM APROVAÇÃO DO POVO

  54. exescravão disse:
    30/11/2016 ÀS 3:11

    Isso no dp já acontece, escrivão rabisca no nome do delegado e fica tudo certo, por isso que repito, qqr oficial administrativo ou auxiliar de escritório faz o serviço da pc.

  55. Cidadão (30/11/2016 às 21:21)

    Verdade, o escravão assina pelo delegado sempre da ausência deste. E vice-versa. A diferença é que nenhum dos dois é oficial administrativo, um é ESCRIVÃO DE POLÍCIA e o outro é DELEGADO DE POLÍCIA, nenhum dos dois é oficial administrativo.

    Acho que você ainda não entendeu, o FLAGRANTE NÃO é mero serviço de escritório, como matrículas de uma escola ou registro de estoque, é um ATO JURÍDICO, de análise, tipificação, registro, fundamentação e, principalmente, a tomada de DECISÃO sobre a PRISÃO de alguém dentro de um universo jurídico de direitos a serem observados o tempo todo.

    O Auto de Prisão em Flagrante é o que SEPARA os meninos dos homens, colocando toda a responsabilidade sobre os direitos de qualquer pessoa sob a guarda da Autoridade Policial.

    Vivemos num Estado Democrático de Direito, no qual o Estado (no sentido de governo) precisa respeitar a lei e os direitos dos cidadãos. E não existe curso de oficial administrativo que qualifique para isso.

  56. A Polícia Civil anseia por mudanças imediatas para ter ao menos de momento uma sobrevida.

  57. TUDO QUE NÃO PRESTA UM DIA ACABA………………….KKKKKKKKKKKKKKKKKKK………………..EM BREVE VCS SERÃO LEMBRADOS, IGUAIS OS FUNCIONARIOS DA ANTIGA FEPASA.

  58. NANDINHO, SEI QUE VC NAUM É, NUNCA FOI E NUNCA SERÁ POLICIAL

    MUITO MENOS DA ÁREA JCA;

    NANDINHO “EM TESE” SE ISSO VIER A SE CONSUMAR, OU SEJA DEPOIS QUE RAGAREM A CF/88;

    OU VC SE CANDIDATAR A DEP. ESTADUAL OU FEDERAL E GANHAR, VC PODE CRIAR

    UM PROJETINHO DE LEI E APRESENTAR LÁ NA ASSEMBLÉIA OU NA CÂMARA,

    NANDINHO, SE NAUM VIRAR

    VOCE ENFIA O DEDO NO CÚ E RASGA !

  59. Vai falar para os Domingos da vida, Ismael e CIA. CABEÇAS DE BosTAS DE DELEGADOS que acham que a tiragem tem que se matar de fazer flagrantes todo mês!!! Chefes enchendo o cú de dinheiro com as recolham! Tira dono de biqueira! Tem que acabar tudo mesmo! Classe desunida! Por isso que eu finjo que trabalho para não lembrar que ganho pouco!!!

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s