Morre o ex-prefeito de São Vicente Tercio Garcia…( Nossos sentimentos aos familiares e amigos ) 2

O político lutava contra um câncer há mais de um ano

DE A TRIBUNA ON-LINE
06/12/2016 – 19:20 – Atualizado em 06/12/2016 – 22:40

Morreu às 18h10 desta terça-feira (6), aos 54 anos, o ex-prefeito de São Vicente Tercio Garcia. Engenheiro agrônomo de formação, ele comandou o município entre 2005 e 2012. O político lutava contra um mesotelioma peritoneal (câncer em uma camada que recobre os órgãos no abdômen). Ele deixa mulher e um filho.

Tercio estava internado no Hospital e Maternidade Vitória, na Vila Belmiro, em Santos. O corpo será velado a partir da 1 hora desta quarta-feira (7), na Loja Maçônica Duque de Caxias, na Avenida Capitão-Mor Aguiar, 520, no Centro. Já o sepultamento está marcado para as 15 horas, no Cemitério Metropolitano, na Rua Lima Machado, 543, no Parque Bitaru.

Segundo Márcio Papa, sogro do político, Tercio fazia quimioterapia e na última semana passou a sofrer com um quadro muito complicado, com algumas infecções e a detecção de falência múltipla dos órgãos.

O laudo médico confirma a informação do familiar e aponta como causa da morte: insuficiência de múltiplos órgãos e infecção generalizada.

O atual prefeito de São Vicente, Luis Claudio Bili (PP), decretou luto oficial de três dias.

Tércio já tinha vencido um câncer quando tinha 22 anos (Foto: Reprodução)

Carreira política

Tércio ingressou no serviço público municipal na cidade de São Vicente 1989, quando ocupou o cargo de Diretor de Parques e Jardins até 1996. Entre 1993 e 1995 também assumiu a presidência da Comissão municipal de Defesa Civil.

O ex-prefeito era filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 1990. Antes de assumir a Prefeitura comandou a Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), o Conselho Municipal de Habitação e a Secretaria Municipal da Fazenda.

Em 2004 se afastou do cargo para concorrer à Prefeitura. Eleito, comandou a Cidade por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012.

Durante seu governo, Tercio presidiu o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), entre 2008 e 2009. No mesmo época em que assumiu o Condesb, também foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, onde permaneceu no cargo até 2012.

Após deixar a Prefeitura de São Vicente, por designação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), assumiu a presidência do Conselho de Orientação e Controle do Departamento de Desenvolvimento e Apoio às Estâncias Paulistas (Dade).

Seus últimos cargos políticos foram na Prefeitura de Limeira, onde assumiu a Secretaria de Administração e foi membro do Conselho de Desenvolvimento. entre janeiro de 2013 a abril de 2015. Depois disso chefiou a Diretoria de Pessoas e Sistemas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Tercio Garcia sucedeu Marcio França na Prefeitura de São Vicente (Foto: Reprodução)

Políticos lamentam a morte

A morte do ex-prefeito de São Vicente Tercio Garcia deixou o mundo político da região de luto. Assim que soube do ocorrido, o vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), lamentou a perda.

“Perdemos um amigo leal, um homem honesto, um guerreiro, que travou uma luta contínua pela vida e conseguiu se superar para realizar seus sonhos de criar um filho, manter uma família e contribuir para toda uma Cidade desde os primeiros tempos no Horto, passando pela Codesavi até governar São Vicente como prefeito por dois mandatos consecutivos. Deixa um exemplo de resistência e amor que ainda vai acompanhar muitas gerações”.

Segundo França, o município perde um grande homem. “Eu perco um irmão que a vida me presenteou. Obrigado amigo. Valeu guerreiro”

Em nota, o deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP) também lamentou a morte de Tercio Garcia. “Perdemos hoje o querido amigo.  Homem simples e trabalhador, que dedicou a maior parte de sua juventude e energia à cidade de São Vicente. Tive o privilégio de conviver com e criar uma forte amizade e grande admiração”.

Papa ressalta que a forma como o amigo encarou as dificuldades . “Sempre com equilíbrio e leveza, deixando muitos ensinamentos para todos nós. Neste momento difícil, o meu abraço fraterno a sua companheira Marcia, seu filho Daniel, familiares e amigos. Que o exemplo de Tercio Garcia fique para todos nós como uma bela lição de vida”.

  1. Putz.. Respeito à família e condolências. Nunca pensei q escreveria isso para um politico…

Os comentários estão desativados.