Polícia Civil de São Paulo está falida; nem sequer possui verba para papel higiênico o que dirá a manutenção de helicópteros 30

Helicópteros da Polícia Civil de São Paulo não têm licença para voar

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu licenças por falta de manutenção.


Os quatro helicópteros da Polícia Civil de São Paulo não têm licença para voar, informou o SPTV nesta sexta-feira (9). A manutenção não foi feita, e, sem ela, a licença é suspensa pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Essenciais em investigações e resgates, as aeronaves estão paradas. Uma delas não voa há um ano. A Anac suspendeu a licença de voo de um dos helicópteros porque a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) está vencida desde 18 de dezembro de 2015.

Outros três helicópteros são do Serviço Aerotático (SAT), administrado pelo Deic (o departamento que investiga o crime organizado). Chamados de “Pelicanos”, nenhum pode sair do chão. Os voos estão proibidos pela Anac porque não foi feita a manutenção na época correta em nenhum deles. Sem a manutenção, a licença fica bloqueada.

Os quatro estão enfileirados em um hangar particular no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. O governo paga aluguel para deixar os helicópteros guardados.

Um dos helicópteros era usado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele doou para a polícia porque o serviço é essencial. A manutenção era feita em um hangar em Barueri, na Grande São Paulo. Todos os helicópteros foram retirados do hangar no começo do ano.

Por mais de dez anos a mesma empresa fez a manutenção dos Pelicanos da Polícia Civil. O contrato venceu em outubro de 2015. O dono da empresa, Carlos Roberto de Oliveira, disse que podia prorrogar o contrato por mais um ano, mas desistiu porque não concordava com a forma de pagamento pelos serviços. “Depois que eu comprava as peças eu teria que ser ressarcido disso num prazo contratual de mais ou manos uns 35 dias. E acontecia de eles devolverem em seis meses.”

O Serviço Aerotático é considerado essencial em operações de combate a roubos, tráfico de drogas e resgates. Os Pelicanos também deixaram de transportar órgãos para transplante.

O secretário adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, disse que a manutenção no solo é feita e que os voos devem voltar ano que vem. “Creio que no primeiro trimestre do ano que vem já devemos ter essa situação definida”, disse. “Mas nós temos também os helicópteros da Polícia Militar que conseguem suprir de certa forma esses serviços que estavam sendo operados pela Polícia Civil.”

O secretário adjunto disse ainda que o contrato para este tipo de serviço é bastante complexo e envolve muitas análises jurídicas.

  1. Em suma:
    Temos a PM trabalhando todos os dias.
    Para quê gastar com PC voando?
    Dinheiro Absolutamente jogado fora…deveriam vender esses helicópteros da PC, haja vista não servirem para o policiamento aéreo de verdade ( são pequenos e arcaicos) e custear material essencial nas delegacias…como papel higiênico e outros materiais de uso contínuo.
    Deixa o Policiamento Aéreo com o Águia.
    (Foi isso que o secretário disse)
    Aceita que dói menos!

  2. Tem razão Jamiro, eu mesmo já aceitei. Mas com todas as mezelas, jamais seria ou trocaria pela pm, nem se pagasse o dobro que a civil,. Deus me livre.

  3. jamiro

    a realidade e outra quem banca os da pm e secretaria da saude, tanto para o policiamento o uso e pouco, e mais usado para o resgate

  4. Jamiro , concordo com voce! Uma aeronave é muito mais necessária para apoio à quem executa o policiamento ostensivo. Quanto a manutenção é piada, inexiste para viaturas o que dirá para aeronaves. Quero ver as Hilux, Spin, Trailblazer e outras, ao término da garantia de fábrica, quem vai segurar, pois algumas oficinas conveniadas às UGE servem só para cobrar, fazem conserto meia boca. Falta até papel, sim papel para BO, folha A4, falta toner e outros materiais básicos. Convertam essas aeronaves e as despesas delas nas viaturas, ainda há muitas 2002/ 2003 que estão em péssimo estado, se arrastando por aí.

  5. SÃO PAULO ESTÁ COMEÇANDO A FICAR COMO O HELL DE JANEIRO. PODE ESCREVER QUE 2017 VAI SER O ANO DO CALOTE. SERVIDORES TERÃO QUE PASSAR SEM SALÁRIOS POIS O ESTADO ESTA QUEBRADO. QUER DIZER…QUEBRADO NAQUELA….PARA LAGOSTA E CHAMPANHE MOET CHANDON TEM. PARA O GOVERNO SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA É SUPÉRFLUO. GOVERNO ECONOMIZARIA UMA BOA GRANA SE CORTASSE CARGOS EM COMISSÃO E CONTRATOS DE PROPAGANDA. SE REMANEJASSE OS PM QUE ESTÃO ENFURNADOS EM CÂMARAS, FÓRUM, NA ALESP, NOS SERVIÇOS BUROCRÁTICOS ETC ETC…AJUDARIA NA SEGURANÇA.

  6. Essa é a Lamia Paulista do Geraldo e do Abou. Com relação às ameaças de greve da PC, duvido e dou dó.

  7. Escriludida, qual motivo teria a PM de fazer greve para ter os mesmos benefícios das FA se a PM JÁ OS TÊM?

  8. Não tenho dúvida de que isso que está acontecendo com os helicópteros da Polícia Civil caracteriza improbidade administrativa do governador do Estado. Aliás, o secretário adjunto perdeu uma grande oportunidade de ficar calado.
    Cadê, então, o MP para as providências que o caso requer?

  9. A PC não tem serviço de manutenção. não tem verba para manutenção. então quem paga a oficina perto da delegacia onde o chefe manda arrumar quando quebra? Quem paga as peças? a mão de obra?

  10. Concordo!! O cidadão paga seus impostos e ao procurar uma delegacia encontrará se depara com um prédio sucateado, muitas vezes adaptado, banheiro em condições precárias…pra que helicóptero??

  11. Retificando o texto: ao procurar uma delegacia se depara com um prédio sucateado, banheiro sem papel, portas sem fechadura, entre outros absurdos. Desconforto para o cidadão e também para os funcionários que ali trabalham.

  12. Esta aí a mais pura realidade da policia paulista; o grande descaso do governo para com a policia. Este governo não esta nenhum pouco preocupado com a segurança pública do Estado.
    Vamos voltar ao mesmo comentário de sempre; não há investimento…

  13. Os Helicópteros da PC tem uma grande importância, só sabe quem precisou. Ademais é utilizado em diligencias atrelada a Inquéritos Policiais, ou seja, são sigilosas conforme disposto no art 20 do CPP “A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade.”
    Dessa forma não poderia a PM suprir esta atribuição, as aeronaves da PM tem seu valor principalmente no regate, porém com relação a Policia Judiciária não há como suprir.

  14. Realmente nunca vi uma situação dessa na polícia civil na nossa as delegacias da zona sul está faltando papel para impressora faltando toner para impressora não tem água não tem tinta para pintar as paredes a internet é doada pela empresa de telefonia não tem computador com Windows original as viaturas da segunda seccional estão caindo aos pedaços em contrapartida continua aquela mania de cobrar produção e forjar flagrantes para ser segurarem nas cadeiras tanto chefe como delegado titular e continuarem com a mamata da arrecadação de propina, porque o Ministério Público não faz uma devassa nas unidades gestores pois as oficinas que cuidam da reforma e manutenção de viaturas não fazem nada eles somente enviar notas fiscais serviço que é bom Mali Mali é feito, se o Ministério Público pegar as delegacias da primeira e segunda seccional e fiscalizar uma a uma verá que: não tem funcionário, não tem viaturas em bons estados, Não tem água não tem filtro não tem higiene não tem nada absolutamente nada e possivelmente toda a verba de manutenção está sendo desviada plantão se fecha a noite policiais vão somente para dormir e as vítimas durante o dia espero horas para ser atendidas pois o policial chegou no seu limite não aguenta mais tanta patifaria e, em vários departamentos vários ex chefes de delegacia encostados sem trabalhar são mais de 200 que não trabalho e nem aparecem nas delegacias em especial no departamento de planejamento DGPAD E em especial no DHPP, senhores promotores senhores cidadãs pelo amor de Deus passam essas matérias para frente vão até uma delegacia e comprovem estas verdades, nós não podemos falar isso na imprensa que seremos punidos mas vocês podem aparecer ou vamos começar denunciar anônima mente essa falta de estrutura, muitos colegas muitos deputados e muita gente grande está se vendendo ao crime organizado vítimas estão sendo ameaçadas o primeiro Comando da capital está manipulando tudo dentro da polícia e no estado nos ajude a matar esse mal pela raiz muito obrigado senhor guerra por fornecer esse espaço

  15. Jamiro disse:
    10/12/2016 ÀS 22:37
    Escriludida, qual motivo teria a PM de fazer greve para ter os mesmos benefícios das FA se a PM JÁ OS TÊM?

    Resposta:
    O título da reportagem está incorreto:
    “Policiais civis e militares exigem os benefícios oferecidos aos integrantes das Forças Armadas. Paralisação deve ocorrer na semana que vem”.

    Preste atenção no áudio: Policiais civis e federais;;;;;;;;;;; querem o mesmo tratamento…… das forças armadas e dos militares….

    OUÇA O VÍDEO

    http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/economia/2016/12/10/POLICIAIS-AMEACAM-ENTRAR-EM-GREVE-CONTRA-REFORMA-DA-PREVIDENCIA.htm

  16. Cada qual no seu quadrado, ainda não unificaram as policias, dessa forma a PM não pode ser utilizada para substituir a PC em diligencias de inquérito, principalmente pelo sigilo que consta no art 20 do CPP.

  17. Helicóptero na Polícia Civil… Vamos comprar também um tanque de guerra, um caveirão, capacetes, etc, etc, etc. Até hoje não entendo porque essa polícia tem helicóptero. Ah! tá, prá fazer presença para algumas pouquíssimas autoridades…

  18. PSDB ACABOU COM A PCSP. AGORA USAM ESTE PRETEXTO DE CRISE PRA JUSTIFICAR TODOS OS DESMANDOS COM A INSTITUIÇAO. CONCURSO PTA PM TEM AOS MONTES. AGORA OS COITADOS DO CONCURSO DE 2013 DA PCSP ESTAO ESPERANDO

    O DESCASO COM A PC E LATENTE!!!

    Onde esta o MP que nao ve que o Governo esta acabando com a Policia Judiciaria do Estado mais rico da Federação??

  19. A CULPA É DOS INVESTIGADORES, DOS ESCRIVÃES E DOS AGENTES POLICIAIS QUE FAZEM USO INDEVIDO DESSAS AERONAVES. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    AFINAL, A CULPA É NOSSA POR ESSA BAGUNÇA NA INSTITUIÇÃO. OU SERÁ QUE EXISTE OUTRA CARREIRA RESPONSÁVEL??????

  20. Sabem o que significa letargia? e Letargia dos delegados? Pois bem a raiz do problema está ai, não faço referência aos delegados que estão no plantão, tirando o gat, estão quase que na mesma situação que os operacionais, mas onde estão os “cardeias”, os diretores?
    Por conta de locupletação estão afundando a polícia civil, o MP deveria investigar a evolução patrimonial dos diretores e cardeias da PC, vão descobrir que estão mais ricos que muitos empresários e membros do MP e magistratura.

  21. Delegado adora ser chamado de “Excelência” e delegada de “delegata”… o delegado quando chamado de Excelência se ruboriza e a delegada quando chamada de “delegata” balança a cabecinha jogando os cabelos hidratados com Kolene de um lado para o outro e sai rebolando, se achando a gostosona…apenas se achando…rs!

  22. SR. ” Ajude nois ai ” !, RAPAZ !, CUIDADO SENÃO O “CARRASCO” VAI DE MANDAR PARA A GUILHOTINA. COLEGA !, ESTOU APOSENTADO HÁ ANOS, MAIS SE EVENTUALMENTE ME OFERECESSEM O SALÁRIO DO “MESSI” PARA TRABALHAR COM UM LIXO DESSE, EU SIMPLESMENTE MANDARIA O OFERTANTE A SOCÁ-LO NO OLHO DO CÚ ! E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  23. Caro Dr Ronaldo TOVANI disse:11/12/2016 ÀS 9:25. Com todo o respeito é melhor deixar o MP fora disto:

    “Não tenho dúvida de que isso que está acontecendo com os helicópteros da Polícia Civil caracteriza improbidade administrativa do governador do Estado. Aliás, o secretário adjunto perdeu uma grande oportunidade de ficar calado.Cadê, então, o MP para as providências que o caso requer?”

    Este barato já esta rolando a muitos meses, é já foi comprovado que a culpa por esta situação foi dos delegados, sempre eles, que souberam não utilizar o dinheiro disponível no orçamento, com a devida previsão e do modo correto na época certa.
    Ficaram segurando, segurando….o dinheiro e deixaram o contrato vencer, e depois queiram correr comprar peças de ultima hora, querendo fazer estoque de peças para helicópteros, como se fosse pastilha de freio de VTRs, foi isto que aconteceu, sem contar com o atraso no pagamento para o dono da empresa, encarregada ´pela manutenção.
    Outro exemplo desta incompetência, que acomete os “cabeças pensantes” é o fato de o DECAP não ter dinheiro para pagar as postagens das correspondências deste departamento.
    O sistema está funcionado assim se os chefes se virarem, entenda como quiser, con$gue e pagar do bolso as correspondências são postadas OK, coso contrário as policiais em viaturas é que vão entregar em mãos estas correspondências.
    O senhor pode verificar isto, bem como constatar que vai sair muito mais caro entregar uma simples intimação, em mãos, com todos os custos que envolvem o deslocamento com VTRs do que via correiro.

    Como visto se o MP entrar nesta parada mais uma vez vai ficar muito feito para os delegados.

  24. Será que alguém já perguntou, quem faz a manutenção das viaturas da PC? Se ninguém faz, como e por que, elas ainda estão andando?

  25. Cada dia, cada mês, cada ano que passa, a desuniam demostra que só perdemos espaços, direitos, e ainda aparece a desvalorização da nossa classe policial, pois o que estamos precisando são de lideres que possa unir a classe policial, para que se recuperamos aquilo que foi perdido, lideres sem o interesse político, mas com um interesse na classe policial, como uma forma de que sejamos respeitados e valorizados, enquanto houver essa divisão entre classes dentro da polícia nada irá acontecer em nosso favor, há não ser perder forças, perder direitos, perder efetivo, perder o respeito, perder salário, só restando perder, perder e perder.

  26. A um mês atrás, fui trocar o óleo da VTR e o famigerado VALE(NADA)CARD não aprovou a compra. Resultado: o panguão aqui pagou do bolso. Quero só ver na hora dessa firma que é lá da BAHIA quebrar, misteriosamente.

  27. Não entendo o porquê de taaaaanta reclamação. Está tudo ótimo. Polícia, oh raça mal humorada. Não faz greve e quer melhorias. Continuem se envenenando com seus próprios venenos e ganharão apenas, apenas um belo cancer hepático. Os covardes não têm lugar na história. Abraço.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s