DEINTER – 6 : Operação policial captura 276 pessoas na região, entre elas um líder comunitário 27

Ação foi realizada em seis cidades da Baixada Santista. 17 menores foram apreendidos

BRUNO LIMA – A TRIBUNA 
20/01/2017
Maconha e cocaína estão entre as drogas apreendidas.
(Foto: Polícia Civil)

Em operação realizada entre às 13 horas de quarta-feira (18) e o início da tarde de quinta (19), em seis municípios da Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande), a Polícia Civil capturou 276 pessoas acusadas de diferentes crimes.

Popular em Cubatão por ser o líder comunitário da Cota 200, Cláudio Costa, de 44 anos, é um dos presos em flagrante. Ele foi surpreendido dentro da própria casa, na avenida principal do bairro, por investigadores do 3º DP de Cubatão preparando porções de maconha e pinos de cocaína ao lado de Jean Gonçalves dos Santos, de 23 anos, e Diego Antunes de Carvalho, de 27.

A prisão de Costa e dos comparsas foi feita com o auxílio de denúncias anônimas e investigações que já vinham em andamento. “Nós já o acompanhávamos há cerca de um ano e conseguimos estabelecer um link com a comunidade, que nos passou detalhes do envolvimento de Costa com o tráfico. Ontem (quarta-feira) recebemos o sinal verde de que tinha entorpecentes na moradia, e no final da tarde fizemos a sua detenção”, explicou o delegado do 3º DP de Cubatão, Wanderley Mange.

Ainda de acordo com o delegado, ao perceber a presença da polícia, Costa, Jean e Diego tentaram fugir. Entretanto, a casa estava cercada e os três foram presos.

Conforme o apurado, Costa e Diego não tinham antecedentes criminais. Diferentemente de Jean, que é acusado de duas tentativas de homicídio contra policiais militares e policiais ambientais, em 2014 e 2016, respectivamente.

Balanço

No decorrer do trabalho foram apreendidos 9,3 quilos de maconha, 2,9 quilos de cocaína, três galões com lança-perfume e R$ 10.269. Dentre as centenas de presos, nem todos foram encaminhados à cadeia. Responsáveis por infrações penais de menor potencial ofensivo, 197 dos detidos foram colocados em liberdade após a elaboração de Termos Circunstanciados (TCs). Por outro lado, 22 prisões foram feitas em flagrante e 40 por força de mandados. Os 17 restantes são adolescentes encaminhados à Vara da Infância e Juventude.

Dos 17 adolescentes apreendidos, 16 foram por meio de mandados e em flagrante. Segundo a delegada titular da Delegacia da Infância e Juventude de Santos (Diju), Rita de Cássia Garcia Mendez, esse número preocupa, uma vez que evidencia o envolvimento, cada vez maior, de menores com o crime organizado. “Entre os anos de 2015 e 2016 já constatamos um aumento de 50% no número de apreensões de adolescentes”. Ainda de acordo com Rita de Cássia, os menores que mais se associam ao crime são aqueles que têm entre 14 e 17 anos.

Delegado seccional de Santos, Manoel Gatto Neto se mostrou satisfeito com os números finais da operação. “Por meio de um esforço que reuniu 172 policiais civis tivemos um resultado bastante produtivo. Não houve incidentes. Além das prisões e das apreensões de drogas, tiramos três armas de fogo de circulação das ruas”.

  1. Sem reajuste a quase 4 anos vou precisar de fazer alguns cortes e a primeira inutilidade que foi parar de pagar é o Sindicato, aliás não serve pra nada, e vou economizar R$40,00.

  2. Aos policiais que participam dessas Operações “Segura Cadeira” não se esqueçam, um dia, algum iluminado analisara os TCs feitos e percebera que: o local, o horário, as declarações e as partes, tem algo em comum, com certeza “vai dar merda”, portando não compensa fazer; A menos que já tenha tempo para aposentar.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s