A polícia de boletins de ocorrência e inquéritos sobre pequenos delitos acabou… Urge uma nova e única Instiuição! 97

Cidade de SP sem delegado encaminha ocorrência para município vizinho

Delegada responsável por Alumínio está lotada em São Roque, mas atende também Mairinque

Foto: EPITACIO PESSOA/ESTADAO
Cidade de SP sem delegado encaminha ocorrência para município vizinho

Sala do delegado vazia, na única delegacia de polícia da cidade de Alumínio

SOROCABA – O caminhoneiro Richard Alexandre da Costa, de 40 anos, teve de esperar 12 dias pelo registro de uma ocorrência de lesão corporal e danos em que figura como testemunha, em Alumínio, interior de São Paulo. O fato, um desentendimento em um pátio de caminhoneiros, aconteceu na noite do dia 10 de fevereiro e só no dia 22, ele conseguiu a cópia do boletim. “Procurei semana passada e segunda-feira, mas disseram que o documento não tinha ficado pronto”, disse. A cidade não tem delegado e a delegacia da Polícia Civil, que conta com escrivão e investigador, só funciona em horário comercial – das 8 às 18 horas – e não abre nos fins de semana.

A delegada responsável por Alumínio, Fernanda Ueda, está lotada em São Roque, mas atende também Mairinque, cidade vizinha. Nesta quarta, quando a reportagem esteve na delegacia, duas pessoas esperavam para retirar documentos. Além do escrivão, estavam no local duas funcionárias administrativas. O investigador tinha saído com a única viatura.

Na base da Polícia Militar, havia dois policiais, mas eles não tinham autorização para informar o efetivo. O policial que se identificou apenas como PM Bacovsky informou que as ocorrências da noite e fins de semana são encaminhadas para o plantão da Polícia Civil em Mairinque. Ao menos uma viatura é deslocada para esse atendimento, deixando o policiamento desfalcado.

Moradores dizem que a cidade, de 16,8 mil habitantes, é pacata. “Moro aqui desde 1965, criei meus dez filhos e nunca tive um caso de violência. Se me derem uma casa com água e luz pagas em outra cidade, vou dizer muito obrigado. Prefiro ficar em Alumínio”, disse dona Maria Judite de Jesus, de 75 anos. “Aqui você dorme com a porta aberta, anda sozinha, faz compras, viaja e não acontece nada. Nunca me tomaram uma moeda.”

Foto: EPITACIO PESSOA/ESTADAO
Cidade de SP sem delegado encaminha ocorrência para município vizinho

Elias Bressane teve a lanchonete furtada duas vezes

O comerciante Elias Bressane, de 64 anos, não teve a mesma sorte. Sua lanchonete na Vila Pedágio, à beira da rodovia Raposo Tavares, foi furtada duas vezes, a última há cinco meses. “Quebraram a janela para levar alguns maços de cigarro e 30 reais. O prejuízo maior foi o estrago do arrombamento”, disse. Segundo ele, o ladrão foi preso. No assalto anterior, os invasores também levaram cigarros e bebidas. “Quando mudei para cá há dez anos, era mais calmo. Morava na zona leste de São Paulo e lá nunca fui assaltado.”

Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública, a cidade registrou 146 ocorrências em 2016, entre elas um homicídio doloso, 52 lesões dolosas, seis estupros, 13 furtos de veículos, 17 roubos e 132 furtos. Em 2015, um bando armado invadiu a cidade e explodiu caixas automáticos da Caixa Federal. Uma parte da quadrilha foi presa no mesmo dia. Em dezembro de 2014, em ataque semelhante, um policial militar foi baleado. A prefeitura e a Câmara pediram “de forma reiterada” reforço no policiamento.

Outras duas das 18 cidades vinculadas à Delegacia Seccional da Polícia Civil de Sorocaba, Tapiraí e Jumirim, também não têm delegados fixos. A assessoria de comunicação da Seccional informou que espera a designação de delegados para essas delegacias a partir de abril, quando novas turmas se formam na Academia da Polícia Civil. Enquanto isso, conforme a seccional, essas localidades serão atendidas pelos delegados de municípios mais próximos.

  1. O GAT nada mais é que o desvio da verba destinada a valorização dos Investigadores e Escrivães que abriria a possibilidade para as outras carreiras também serem valorizadas, infelizmente os Delegados apropriaram-se dela, resultando em uma grande insatisfação, tendo como consequência um número recorde de aposentadorias ou da proliferação dos “Horácio e olho de vidro” como forma de adaptação a dura realidade de que a meta do Governador é a extinção desta Instituição.

  2. A Polícia Civil hoje coloca diversos Investigadores de Polícia para fazer a Audiência de Custódia.
    Na 4 Seccional é uma aberração. Todos os dias são destacados 8 investigadores plantonista para fazer a Audiência de Custódia. Mais a remoção de menores, presos administrativos e procurados.
    Aí querem que esses mesmos Investigadores com escalas absurdas atendam com qualidade 30 ocorrências populares ao dia.
    A questão não é ser vagabundo ou não. Pedir mais folga ou não.
    A questão é de gerenciamento de efetivo. Uma vergonha como é tratado o gerenciamento da Audiência de Custódia na 4 Seccional.

  3. O que mais me espanta não é o governador não fazer algo para essa situação mudar, mas sim o Ministério Público, que está ciente de tudo isso, ficar inerte e fingir que está tudo bem!
    A população é a maior culpada, pois votou em massa no picolé de chuchu, assim, está colhendo o que plantou! Mas a culpa da população é minimizada, pois como já disse Jesus na cruz: “Pai, perdoa-os, pois eles não sabem o que estão fazendo”.
    Lamentável nossa situação!

  4. Na PC só está bom para os delegados que recebem o GAT, agora aqueles que realmente REGISTRAM as ocorrências de mais de uma delegacia não recebem nada. Como sempre só pensam neles.

  5. serve pra nada essa bosta de puliça cevil………………que acabe logo, assim como a FEPASA.

  6. com a nova instituição (ciclo completo e carreira única), as vantagens serão:
    (tudo e/ou)
    1 – aumento/reajuste igual para todos os integrantes, sem essa de 20% para delegado, 30% para oficial, 15% para praça e 7% para restopol.
    2 – vale alimentação igual ao da PM (iguala pelo maior)
    3 – se houver gat, será para todos.

    Entenderam ou precisa desenhar ?

  7. AGORA É OFICIAL, MOVIMENTO DECIDE POR GREVE, O MOVIMENTO TERÁ A COORDENAÇÃO DA ADPESP.

  8. Estivemos em Bauru. Apenas dez policiais do decap. OAB lotada. Mais de mil policiais civis honestos do interior . Dep Dr Olim presente. Dra Matilda dez. Valeu Marcio Bauru, Marcio de Santos e Fabio de Prudente. Começou a luta. Parabéns presentes. Com csutela agora vai. ..

  9. Assembléia oficial lotada, anuncia greve geral sob coordenação do ADPESP, será criado um grupo no WHATSAAP “GREVE POLÍCIA CIVIL 2017” por onde serão anunciados as diretrizes da greve.

  10. Agora há pouco, durante uma entrevista:
    .
    Repórter: “A Polícia Civil está defasada! Muitos integrantes estão se aposentando e delegacias estão sendo fechadas…”
    Governador: “Não podemos repor todo o efetivo em razão da Lei de Responsabilidade fiscal…mas entregamos há pouco tempo muitas viaturas para a Polícia Civil.”
    .
    É de uma incompetência monumental!

  11. O que não é crível nesta crise e neste século é ter um cargo (agente de telecomunicações) apenas para enviar e receber a mail, bem como para receber por “fax” estatísticas sendo que hoje com a informatização não é necessário este cargo, pois bem para isso tem o ” Infocrim”.
    Auxiliar de Papiloscopista, Agente Policial, Agente de Telecomunicações e Carcereiro (extinto) só existem estes cargos na Polícia Civi de SP, apenas para economizar verba porque todos fazem a atividade de polícia judiciária que é investigar.
    Desvios de cargos que devem ser buscado este prejuízo do funcionário na justiça do trabalho.
    Um Investigador deveria apenas investigar, porém tem que dirigir (agente), escrever (portaria DGP 30), entrar e sair na carceragem até remover o preso ao presídio. Assim é com todos os cargos um fazendo a função do outro.
    Precisamos de Reorganização ou Reestruturação dos cargos.
    Não adianta contratar mais policiais se quando o novos entram já ficam desmotivados logo de cara, não prestando um bom serviço.
    Valorizar com melhores salários os que estão dentro para que prestem melhor serviço.

  12. Reestruturação de cargos na Polícia Civil de São Paulo não vai acontecer enquanto o estado for governado pelo PSDB. Pra quê iriam querer uma polícia forte na área de investigação? Como ficariam as “tretas” com a merenda escolar, superfaturamento em obras do Metrô e Rodoanel…? O interessante para essa quadrilha é investir na PM, que jamais mexeria nesse antro e que só fica enxugando gelo…prendendo 157. A população que vota no PSDB Paulista adora ver 157 se lascando!!!

  13. TI:
    Concordo o correto é uma CARREIRA ÚNICA, sem isso não adianta reestruturar, faz necessário uma emenda no CF para implantar a CARREIRA ÚNICA.

  14. Os Delegados quando atendem mais de um distrito ganham o GAT e os operacionais????? NADA, estão reclamando de que???
    Vamos ver quem será beneficiado nessa paralisação ???

  15. O momento é de restruturação reconhecimento do nível universitário e de todas as carreiras.

  16. Greve coordenada pela ADPESP! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK caguei de rir!!!!

  17. Descobriram a América!!!!! E ainda que os delegados tem o GAT, maior do que o salário de muitos aqui, pois o restopol cobre outros municípios bem como os colegas que estão de férias, como todos a tiram, a escala do policial fica apertada o ano inteiro!!! Ha municípios sem policiais e aqui na capital também há delegacias com efetivo defasado e quem fica, carrega a pedra. Então ficamos assim: salário defasado em indices alarmantes , escalas pesadas, delegacias fechadas e nem um vagalume no final do tunel sinalizando uma saída, principalmente no que tange a salários, para a PC, além do crime comendo solto e bandido desacreditando cada dia mais………Todos pagarão essa conta na mão de bandido: O rico, o pobre, o empresário, o policial, o delegado, o investigador, o juiz, o promotor….todos somos vítimas!!!

  18. ??????????? disse:
    02/03/2017 ÀS 20:12
    difícil alguém com boa formação jurídica aceitar receber o pior salário do País, R$ 10.050.”
    Hahaha coitadinha… Esqueceu de mencionar o GAT e o monte de vagabundos…
    Difícil é descer favela p fazer produção, correndo risco muito maior q o Delta de levar tiro e ganhar 1/3 q o mesmo.
    Pelo jeito só estudei 1/3 tb…
    Vai chora na cama q é lugar quente tia.

    FALOU TUDO

  19. Que greve foi essa ???? As informações que tive foram ao contrario, que nada de greve por hora, as manifestações vão continuar e mais nada… Vai ter ou não greve ?

  20. O GAT acabou com a polícia, resumindo para os Delegados: QUANTO MENOS CONCURSOS, MENOS FUNCIONÁRIOS mais acumulam função e ganham mais GAT. Para só assinar depois que o serviço feito pelos outros podem acumular quanto mais melhor, mais $$$$$

  21. A população paulista está contente com a política de Segurança Pública do PSDB pois votam neste partido que governa o Estado de São Paulo há mais de 22 anos.
    No mais o Ciclo Completo da PM avança para ocupar o espaço perdido pelos incompetentes dirigentes da PC.

  22. É PRECISO UNIÃO SE COM OS DELEGADOS JÁ ESTÁ DIFÍCIL, IMAGINA SEM ELES?

  23. Precisamos lutar pela valorização dos Investigadores e Escrivães pois o NU foi uma piada.

  24. GREVE OFICIAL:
    Sem os Delegados imagino uma Policia melhor.
    Não vem com essa de união, pois na ultima greve estavam todos unidos para beneficiar eles.

  25. PESSOAL !,ENTENDO QUE QUANTO MAIS DISTANTE FICARMOS DESSES MAJURAS MELHOR PARA OS RESTOPOLs. POIS IRÁ OCORRER A MESMÍSSIMA ENGANAÇÃO DE OUTRORA, OU SEJA, ELES FINGEM QUE ESTÃO PARTICIPANDO DO MOVIMENTO JUNTO COM OS RESTOPOLs. E A SEGUIR, O CHUCHU CHAMA ESSA MARILDA LÁ NO PALÁCIO,E EM DETRIMENTO DE PREJUDICAR AINDA MAIS OS N.Us. DOBRA O GAT DELES E, MANDA UMA BANANA PARA OS TROUXAS DOS RESTOPOLS. E, NÃO OBEDEÇAM PARA NÃO VER SE DIARIAMENTE NÃO VÃO VISITAR A CORRÓ !. E ME AJUDEM AÍ Ó !…

  26. Ta ai algo que eu concurso, ja to vendo delegado se destacando… Em relação a convocação dos aprovados do concurso de 2013 ja fica evidente isso. As carreiras de investigador e escriba ja estão ficando para segundo plano huahuaha. Reajuste, como disse os colocas, delta vai se dar bem.

  27. Sr. GREVE OFICIAL

    Eles já nos traíram uma vez, quem garante que não faram o mesmo novamente?

    Seria necessário que suas entidades de classe assumissem um compromisso público afirmando que qualquer solução obrigatoriamente teria que ser estendida a todas as carreiras.

  28. GREVE OFICIAL:
    Lá vem o golpe, essa conversinha de união novamente.
    Imagino que sem os Delegados estaríamos bem melhor.
    esta totalmente certo carteira vermelha nao gosta de carteira preta
    boas novas, estudos, reuniao, monçoes, grupo de estudos, etc etc
    no final e ferro para o restopol

  29. “INSTITUIÇÃO FALIDA!”, essa é a melhor frase que achei para a PC de São Paulo. Delegados que só olham para o próprio umbigo, policiais antigos e bajuladores de delpols classes especiais. A maioria desses especiais, só querem babar para os “majuras”, pisando em outros policiais. É vergonhoso e triste ver uma Instituição que não tem união, vendo a PM tomar conta de tudo; e os Classes especiais, “diretores e divisionarios em suas cadeiras eternas”. E assim caminha o fim da Instituição, PC de SP. Resumindo, a Civil, virou uma polícia de covardes sem União, de quem está no poder hoje, pisa nos pequenos. Não vejo futuro nessa Instituição desunida, que um dia foi a Gloriosa Polícia Civil de SP.

  30. Esse caos é culpa dos nossos chefes que almejam a glória da cadeira e suas mordomias (um dia acaba). Não é só a Polícia Civil que desunida, mas o brasileiro como um todo. Para aqueles que acreditam, vale lembrar das palavras do Mestre:” Pois, o reino dividido contra si mesmo, não pode durar. E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer”. (Marcos 3:24)

  31. Investigador nem quer fazer bo e fala mal dos delegados. Pra que serve um policial que nem faz bo no plantão? Qualquer pm faz bopm.

    O gat é o minimo justo para uma carreira que exige formação em direito e conhecimentos juridicos solidos. Quando da problema quem decide e resolve é o delegado, então parem de mimimi.

    O oficial de justiça nunca se compara com o juiz, são funções diferentes, concursos diferentes, conhecimentos juridicos diferentes e, principalmente, responsabilidades diferentes.

    Os unicos que ganham realmente pouco são os escrivães, de resto poucos policiais civis merecem mais do que o salário atual. Todo mundo sabe que essa é a verdade.

    Quer ser delegado vá estudar e pare de chorar, parem de sonhar com essas reformas que nunca virão. E não, nunca vai ter carreira única. O jeito é parar de reclamar e trabalhar/estudar.

  32. Unico que ganha pouco é o escrivão então ??? hauuahah deveria ganhar o que o mesmo que delegado ??? quem sabe o proximo concurso não exija dois anos de atividade juridica para escrivão tambem ne huahuahua… Vamo dar a ideia para o SSP tirar o nível superior do cargo de investigador e colocar nível superior em bacharelado em DIREITO para escrivão ai seria perfeito em hauhauhau

  33. Tem delegado que ganha o Gat e dorme a noite inteira, sem contar os que moram próximo aos distritos e tiram plantão em casa, como ocorre em um certo distrito na região nobre da Oeste.

  34. Escribanus :
    Então a PC é só para fazer BO?
    O preso vai andando sozinho para delegacia?
    Investigação não existe?
    Em uma coisa você concorda os delegado estão ganhando bem. Porém que esta com mi mi na reportagem não é o restopol.

  35. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    MUITA GENTE DIZ E NÃO RESTAM DÚVIDAS:

    1 – Não há Escrivães e Investigadores de Polícia suficientes na Policia Civil para fazer Investigações e dar prosseguimento de Cartório;

    2 – Mostra-se óbvio o desinteresse por parte do Governo em equacionar este problema;

    3 – Houve somente investimentos na Polícia Militar do Estado e com isto adiantou o empobrecimento da Polícia Civil;

    4 – O Governo diz que tudo depende de uma reforma fiscal;

    5 – O Governo alega que tenta suprir deficiência comprando novas viaturas, só que ele se esquece de que não contratou novos Agentes de Policia para dirigir essas mesmas viaturas;

    6 – O Governo ignora a Polícia Civil e acata independentemente da “crucificada reforma fiscal” o aumento nos investimentos do Ostensivo Uniformizado, no bélico e tecnológico da PM;

    7 – Tenta sobremaneira lançar os Policiais Civis na vala comum ignorando totalmente “Direitos Adquiridos” “Periculosidade e Insalubridade” “Tempo de Serviço” e, “Aposentadoria Decente” para os Componentes da Policia Civil;

    8 – Fecha os olhos para a população e 2/3 das Delegacias de Policia da Capital e Interior e, sem contar que contribui em muito para o déficit de atendimento ao público; e,

    9 – Aumenta o Efetivo da Polícia Militar e esta por sua vez, dado a ineficiência da Polícia Civil, tenta de toda a meio inimaginável aprovação da criação de Delegacias de Polícia Militar nas grandes cidades, fazendo desta forma que a população fique a mercê de uma só Polícia.

    REALMENTE!

    Se dependermos do Governo e de algumas Entidades Sindicais que se auto intitulam serem “Representativas”, mas que no fundo não oferecem NADA no que tange à “representatividade”, mas somente se fazem presentes nas cobranças das mensalidades para se firmarem e abiscoitarem vantagens na politica, disto também não há dívidas!

    ENTÃO, DESTARTE A TUDO ACIMA ELENCADO, TANTO A POPULAÇÃO QUANTO OS MEMBROS DA POLÍCIA CIVIL ESTARÃO À MERCÊ DE UM FUTURO SOMBRIO E NEBULOSO!

    E AINDA DIZEM QUE EXISTE “DEMOCRACIA” NO PAÍS!

    SE FOR PENSAR QUE ESTA “DEMOCRACIA” É LEGITIMADA PELO VOTO, INDUBITAVELMENTE, CHEGAREMOS A UMA INEVITÁVEL PERGUNTA:

    PORQUE ELA É COERCITIVA, OU SEJA, SOMOS OBRIGADOS A VOTAR SE EM NADA SOMOS ATENDIDOS?

    Caronte

  36. Essas coisas (os puxa-sacos) são como capim não se planta nasce em qualquer lugar.

  37. ALÔ ALÔ, ……………

    Escribanus disse:
    03/03/2017 ÀS 9:21
    .
    .
    Essas coisas (os puxa-sacos) são como capim não se planta nasce em qualquer lugar.

  38. BYE, BYE :
    “Essas coisas (os puxa-sacos) são como capim não se planta nasce em qualquer lugar”
    Muito boa: KKKKKkkKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  39. Escribanus :
    “essas reformas que nunca virão”
    Essa frase foi por diversas vezes repetida: pelos donos de escravos, pela ditadura, por governos absolutistas, porem a historia mostrou que nada é eterno.

  40. REAJUSTE JÁ, AUMENTO DE AO MENOS 600,00 NO VALE ALIMENTAÇÃO PARA TODOS OS POLICIAIS!!!

  41. Escribanus :
    Voce é contra a carreira unica, contudo quer que investigador faça bo?
    Para voce poder investigar né.
    Sei não acho que esse Escribanus é fake de um delegado.

  42. Sou apenas um escrivão que estuda para ser delegado e não fica chorando pelos cantos querendo ganhar cargo no tapetão.

    Carreira unica? Quem iria decidir sobre o flagrante? O “tira” que fala “menas laranja”? Que diz que não consegue fazer um bo?

    Por fim, quem traz os malas pro dp são a pm e a gcm. Os super investigadores estão preocupados com outras coisas, salvo algumas exceções…

  43. Bora cuidar melhor da vida, senhores.

    A PC agoniza e não é de hoje.

    Se não me engano, o GAT é de 2007, DGP-30 de 2012.

    Quem ficou esse tempo todo esperando melhorias é, no mínimo, muito inocente.

    PC já virou segundo trabalho para muita gente faz um tempão.

  44. ACONTECEU O ESPERADO!!!!! O SIPOL, SINDICATO DO RESTOPOL ORGANIZOU, CHAMOU E BANCOU A REUNIÃO E A ADPESP ESTROU COM O NOME E LEVOU TODA NOTORIEDADE E BENEFICIOS FUTUROS PARA OS DELEGADOS, MAIS UMA VEZ!!!! QUANDO? QUANDO VCS VÃO ENTENDER QUE SÓ PARANDO TUDO VAI RESOLVER ALGUMA COISA PRO RESTOPOL????? SÓ TEM BURRO NESSA INSTITUIÇÃO PELO AMOR DE DEUS!!! VÃO ESPERAR OS DONOS DAS CADEIRAS COMEÇAREM O MOVIMENTO??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    VÃO ESPERAR OS DELEGADOS COMEÇAREM ALGUM MOVIMENTO PARA MELHORA DO RESTO?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    JÁ VIRAM O QUE ACONTECEU, NOS ORGANIZAMOS E OS INERTES LAMBE SACO DO GOVERNADOR VIERAM NA BOTA E PEGARAM NOSSA LUTA!!!!
    PAREM DE SER IMBECIS, PAREM DE TRABALHAR, DEIXEM OS DELEGADOS TOCAREM TUDO SOZINHOS, SÓ ASSIM TEREMOS APOIO!!!
    OU CONTINUEM TRABALHANDO PARA ELES ENQUANTO ELES TEM TEMPO DE CONSEGUIR BENEFICIOS NAS NOSSAS COSTAS, E SE DER MERDA QUEM COMEÇOU??? O RESTO…. OS PCS SÃO MUITO TROUXAS MESMO!!!

  45. A real: se os autodesignados restopol pararem, sabe o que acontecerá? Absolutamente nada.
    É difícil, eu sei. Mas é chegada a hora de se dar a mão à palmatória: o nível de desorganização de vocês, a qualidade absolutamente inerme de suas representações, a pletora de pessoas que se dispõem a fazer os serviços que lhes são afetos…tudo isso,e mais um pouco, teve o condão de os tornar dispensáveis. Desculpem, mas é a real.
    Com efeito, fica o alvitre: não parem sem a aquiescência dos delegados. Melhor ainda, só o façam se nós/delegados nos irmanarmos a vocês no movimento. Do contrário, darão com os burros n’àgua.

  46. A única associação capaz de organizar algum movimento reivindicatório é a ADPESP, porque o restante dos sindicatos e associações não passam de um nada, comandados por velhos ex – maçanetas, que não aguentam nem falar, quanto mais ser ativos em alguma ação.

  47. Que sejamos unidos, sem delegados nada acontece, e quanto aos inertes SIPESP, AIPESP, SINPOL RIBEIRÃO e CAMPINAS porque não estão agindo, se para nada servem porque afinal se associar a esses sindicatos e associações?

    SIPESP, AIPESP e SINPOL RIBEIRÃO e CAMPINAS vamos trabalhar, a Polícia Civil agoniza é hora de cumprir com suas obrigações e pressionar o governo.

  48. Depois ainda criticam quando um agente policial arremessa fezes contra as hélices de um dispositivo de movimentação de ar, devido à quantidade de serviço em seu desfavor, muitos inclusive que aqui se dizem desvalorizados.

  49. Concordo com ” ESCRIBANUS “, essa greve não vai dar em nada.

    Delegado quer ganhar como juíz, vá prestar concurso para magistratura.

    Investigador e escrivão querem ganhar como peritos, vão prestar concurso para tal.

    Agente Policial quer ser “TIRA”, então presta concurso para Investigador.

    Carcereiro quer ser”TIRA”,…………………….. Não dá!!! A carreira de Carcereiro não existe mais!!!!! Agora é esperar a aposentadoria.

  50. Coitado disse:

    03/03/2017 às 0:03

    O Geraldo falou em entrevista ao SBT q os delegados do interior estão reclamando pq querem pescar. Kkkkk tomaaaa.!!!!

    http://m.sbt.com.br/jornalismo/sbtbrasil/noticias/87264/Um-terco-das-cidades-de-Sao-Paulo-nao-tem-delegado.html

    Mas….. Vereadores não falta né irmão.

    Se 1 Delegado é muito para algumas cidades, segundo o Chuchu, pra que 15 vereadores nessas cidades.

    É foda, estamos “fudidos” mesmo com esse governador.

    O que vejo em uma escala de 1 a 10 para o nosso fim, já estamos em 7.

    Uma pena.

    Boa sorte a todos

  51. Eu ouço falar em crise na Polícia Civil desde desde o curso de formação na Acadepol.

    Mas, sinceramente, acredito que no atual modelo, investir é jogar dinheiro fora.

    A PC deveria:

    (a) Atender ao 190;

    (b) Ter a CARREIRA ÚNICA, ingresso já com Nível Universitário e uma prova forte de direito, como nos concursos para a Receita Federal;

    (c) Extinguir “Via Rápida” e “resíduo administrativo” (que apenas serviram para institucionalizar a corrupção na PC e criou a maior carreira da Polícia Civil “Olho de Vidro” como único meio de não entrar para a corrupção e também não ser demitido);

    (d) Municipalizar (Polícias Federal, Estaduais e Municipais) e de preferência ser a Polícia Municipal a atender ao 190;

    (e) Descentralizar e individualizar o trabalho, ou seja, em vez de um trabalho em “equipe”, concentrando todas as decisões na figura do delegado, cada policial teria autonomia desde o BO até a conclusão do IP, que seria feito de modo individual -como, aliás, já é feito pelo escravão-;

    (f) A figura do delegado poderia ser tanto o grau máximo da Polícia, como se tornar juiz de instrução (e custódia, como alguns já estão comentando).

    De qualquer forma, esse modelo NUNCA foi eficiente. Era o que se podia fazer num Brasil de analfabetos e privilégios, mas hoje é possível fazer uma Polícia Civil de alto nível e muita eficiência. O problema é saber qual político iria querer algo assim, principalmente depois que a PF já mandou dois ex-governadores para a cadeia.

  52. Uééé meu comentário foi abduzido?
    Ainda bem que o Criticar é fácil ajudar não copiou o post.
    Foi censura ou estou ficando louco?

  53. ” Pachequinho” !, SÓ FALAS ASNEIRAS. GOSTARIA QUE NUMA SITUAÇÃO DESSA. TU RESPONDENDO POR DUAS OU MAIS UNIDADES, ME DETERMINASSE QUE EU ELABORASSE UM B.O.EM TEU NOME E NA TUA AUSÊNCIA, SABES QUANDO, NUNCA !, PODIAS ME AUTUAR EM FLAGRANTE, CHAMAR A CORRÓ, GAECO, ESSE TEU D.G. QUE É SINÔNIMO DE UM ” NADA”. AI NA SEQUÊNCIA IRIAMOS CATAR OS CACOS.RAPAZ ! É AQUELE VELHO DITADO ” PASSARINHO QUE COME PEDRA SABE O CÚ QUE POSSUI”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  54. “Pachequinho”, ME DESCULPE !, MAIS É A ESSÊNCIA DA VERDADE O QUE EU TENHO DE APOSENTADORIA, TU NÃO TENS DE ” majurengo”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  55. Reparei que o Pacheco é bom de teclado. Já conversei com uns policia dele e os caras são divididos em relação ao mesmo.
    No caso em tela quem escreve muito dá bom dia à cavalo. kkk

  56. O falecido já pode descer à sepultura e eu sei quem vai tocar o clarim, entretanto, não será o toque de silêncio e sim, o toque do Chacrinha.

  57. Gerra
    O GG ja falou o que pensa dos DELTA.
    Vai contratar só pra pescaria esportiva nas delegacias do interiorzão.
    Tá lá no SBT gravado( 02-03-17). Joga aí pra nós debater

  58. Greve, mas onde foi dito isso durante o ato em Bauru? Até os cometários aqui são fumaça.

  59. Ja que falam em greve, então façam uma greve geral somente de operacionais; não comparecendo ninguem para o trabalho, somente assim funcionará o movimento. Na ultima manifestação, os operacionais foram utilizados como massa de manobra, achando que iriam ter um reajuste muito bom, porém quem saiu ganhando foram os delegados, pois a classe (3ª)inicial foi reestruturada, com um salario de 10 mil reais, enquanto os que achavam que seriam beneficiados com o NU, tiveram apenas 6%. Quem está ganhando mais de 21 mil reais e mais bonificação, como é o caso de delegados, não está preocupado com aumento; enquanto isso um escrivão que faz o mesmo plantão, trabalhando mais de 14 horas, enquanto o DR dorme, recebe um salario liquido de 3600 reais ou pouco mais. Quem participa de recolhas de toda especie, também não está preocupado com aumento. Quem deve tomar a frente são as entidades que representam os operacionais, pois são eles que estão sofrendo a grande defasagem salarial

  60. O Xuxú falou que tem delegado que só quer pescar…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    .
    É um despreparado! Que safra de políticos é essa? Lula, Dilma, Alckmin, Aécio, Levir Fidelix…
    .
    O camarada não tem o menor preparo para falar de segurança pública. Um breve questionamento já foi o suficiente pra ele fazer aquela cara de COM QUEM ESSA MOÇA ACHA QUE ESTÁ FALANDO???
    .
    Deus me livre, estamos perdidos!!!

  61. Poxa, ????????
    E eu me achando a unanimidade.
    Bom. Ao menos meu escrivão não me troca por outro majura. Assim ele diz.

  62. Pessoal!!! E AS CADEIAS PÚBLICAS QUE ESTÃO FICANDO SEM CARCEREIROS??????????

    Estão se aposentando todos os carcereiros, quem vai tocar esses lixos dessas cadeias???????

    Os investigadores e agentes vão ter que cuidar?????

  63. Mudando totalmente de assunto, gostaria de saber a opinião dos meus pares policiais civis acerca do sr. Jair Bolsonaro. Claro, não propriamente dele, e sim das ideias que ele vocaliza.
    Da minha parte, adianto, não fechei questão, tampouco me vejo como um seu eleitor em potencial. (Não me agrada o viés messiânico, seja à esquerda, seja à direita.)
    Mas insisto na questão. Penso ser salutar o debate.

  64. DR. PACHECO, DIAS ATRÁS ENTRAMOS NESSE MESMO DEBATE E O SR. EXPLICOU SER UMA EXCEÇÃO. EMBORA EU TENHA FALADO DELEGADOS NO GERAL NÃO TOME COMO PESSOAL. VOU CORRIGIR E DIZER: OS DELEGADOS, EXCETO ALGUNS QUE RARAMENTE TRABALHAM…. AGORA COM TODO RESPEITO, SE O RESTOPOL TODO PARASSE, OU FIZESSE APENAS A SUA FUNÇÃO, OS DELEGADOS, SALVO ALGUMAS EXCEÇÕES, ENTRARIAM EM COLAPSO TOTAL E COMEÇARIAM A COBRAR VIEMENTEMENTE O CHUCHU ADORADO POR MELHORAS, AFINAL, A GRANDE MAIORIA, NÃO FAZ NADA, E ASSIM QUEREM PERMANECER! QUEREM APENAS FICAR AGUARDANDO A VISITA DO CHEFE DOS TIRAS EM SEU GABINETE, E OS DE PLANTÃO, AGUARDAR O ESCRIVÃO COM O B.O PRONTO, PARTES OUVIDAS, REQUISIÇÕES DE IML, PERICIA ETC PARA APENAS ASSINA-LO. ESQUEÇA QUE DELEGADO VAI SAIR DE SUA CADEIRA PARA PLEITEAR MELHORIAS PARA INSTITUIÇÃO EM GERAL, SE ASSIM FOSSE, ESCRIVÃO QUE ATENDE EM CENTRAL POR VARIOS MUNICÍPIOS RECEBERIA GAT TAMBÉM (PS. RESPONDE SOZINHO, O DELEGADO DAQUI NUNCA ESTÁ).
    POR DERRADEIRO, RESTOPOL FOI UMA EXPRESSÃO QUE APRENDI JÁ NOS PRIMEIROS DIAS DE ACADEPOL, QUANDO UM DELEGADO DISSE : “QUANTAS CARREIRAS EXISTEM NA POLICIA?”, RESPONDEMOS 14, ENTÃO O DELTA NOS CORRIGIU DIZENDO : “SÃO DUAS, DELEGADO E O RESTO”, LEVAMOS EM TOM DE PIADA, MAS POSTERIORMENTE DESCOBRIMOS QUE É A MAIS PURA VERDADE.
    DESCULPE A DEMORA PARA RESPONDER, MAS É QUE O DELEGADO SAIU PARA ALMOÇAR AS 13HS E ATÉ O PRESENTE MOMENTO NÃO RETORNOU, ENTÃO ESTAMOS AQUI TIPIFICANDO CRIMES, LAVRANDO FLAGRANTES E FAZENDO P/ PARA A AUTORIDADE DE “PLANTÃO”.

  65. Justiça, malgrado o agigantamento da Polícia Militar, francamente falando: eu a acho ainda mais combalida que a polícia civil. Não em termos estruturais, claro. Mas sim no seguinte: há todo um movimento de achincalhamento dessa força – sabidamente, com proselitistas até na…ONU. Imagine você.
    Da minha parte, eu acho tudo isso uma grande bobagem. De qualquer modo, não é um dado que se possa ignorar. Notadamente em terras tupiniquins – sempre suscetível aos lobbys progressistas (inclusive, e maiormente, no judiciário). Ainda assim, caso os delegados parassem também e isso redundasse na tão almejada por alguns implantação do ciclo completo, eu pessoalmente daria de ombros. Sabe por quê? Porque aí sim a merda estaria ainda mais cabalmente completa. Você já pensou verdadeiramente na possibilidade do pessoal da caserna se desincumbindo de tudo?
    Seria trágico. Ora, todos aqui são policiais civis – ao menos a expressiva maioria. Respondam com sinceridade: vocês acham que a polícia militar daria conta, num modo idôneo, claro, do recado?
    Ou, pelo contrário, vocês acham que as ilegalidades, arbitrariedades, truculência etc atingiriam um nível tal, de modo que o judiciário e demais poderem se veriam premidos a pedir o retorno ao “status quo”?
    Reflitam sinceramente. Considerando sobretudo as experiências pessoais de cada um de vocês.

  66. CONCORDO COM O SENHOR, POR ISSO TEMOS QUE PARAR!!! A PM SÓ QUER HERDAR A INVESTIGAÇÃO E O QUE MAIS INTERESSA, NINGUER QUER ASSUMIR OS MILHÕES DE INQUERITOS, BONDES, ESCOLTAS ETC ETC

  67. Eu acho que o movimento de greve deve nascer e continuar no Interior, depois vir para a Capital. Me aposentei e tenho visto o pessoa que trabalha no Interior, quase que a imensa maioria vivem só de seus salários, enquanto que na Capital, tem aqueles que trabalha em Delegacias de áreas nobres, Setores invejáveis do DEIC, DPPC, chefes de Distritos (Investigadores), etc. O restante vai empurrando com a barriga. Todo mundo sabe disso, daí a razão de que, na minha opinião, a greve se inicie com força no Interior do Estado.
    .

  68. A REALIDADE DO INTERIOR É DIFÍCIL A MAIORIA VIVEM DO SALÁRIO E SÃO HONESTOS, JÁ NA CAPITAL E EM GRANDES CIDADES, OS POLICIAIS CIVIS SE VIRAM COMO PODEM, PORQUE O SALÁRIO QUE O GOVERNO PAGA, SE NÃO SE VIRAR NA GRANDE SÃO PAULO, O POLICIAL VIRA MORADOR DE RUA.

  69. Do jeito que está. Com essa Lei Orgânica que concentra poderes nas mãos de duas dúzias de proprietários o melhor é acabar mesmo. disse:

    A Polícia Civil esta literalmente falida. A culpa?. Não tenha a menor sombra de dúvidas que é de seus dirigentes que sempre dela se serviram, sem se preocupar em mantê-la em condições de bem servir a sociedade, razão de sua existência.

    Transformaram a estrutura da polícia num enorme esquema de recolhimento de propinas em cascata, partindo-se da titularidade de unidades de polícia territorial até a diretoria de departamento ou, quiça, o topo da instituição.

    É o maquineiro, o bicheiro, o adulterador de combustível, o gerente da biqueira, do bingo ou carteado clandestino, do puteiro, do desmanche, etc…, todos colaboradores da chefia da unidade policial.

    Por conta disso, sempre se preocuparam com o “salário paralelo”, disputando a peso de ouro as titularidades das unidades policiais. Vários deles se perpetuam no cargo de Diretor, Divisionário,Seccional ou Titular de DP há décadas.Só alternam o lugar ou cadeira. Nenhuma investigação por parte do Ministério Público, órgão de controle externo, é desencadeada para apurar casos ostensivos de enriquecimento sem causa. Nada podemos esperar do órgão de controle interno, vez que, por mais incrível que pareça, até nele, na gestão anterior, montou-se um escandaloso esquema de arrecadação de propina dos Departamentos Policiais para não apurar denúncias contra seus policiais, chegando ao absurdo de os avisar antecipadamente. O caso ganhou grande repercussão na mídia quando uma promotora e um delegado entraram por uma porta do Deic e os policiais que seriam presos saíram pela outra. Sabe o que aconteceu? NADA.

    Se você não tem parentesco ou apadrinhamento de Delegado de Classe Especial, Membro do MP, da Magistratura, vai só se “phoder” na polícia, vão te classificar nos piores lugares, vai assumir equipe desfalcada com centenas de inquéritos sem providências efetivas, vai responder cumulativamente por outras equipes nas férias de seus titulares e só vai tirar férias nos meses que ninguém quer.

    Antigamente morar perto de uma delegacia era motivo de segurança e valorização imobiliária. Depois transformaram as delegacias em presídios e, em razão das recorrentes rebeliões, ninguém queria morar próximo de uma delegacia. Agora ninguém quer morar próximo porque os prédios estão abandonados e se tornaram vulneráveis a ataques por parte de grupos criminosos.

    As unidades policiais não investigam mais nada, salvo raras exceções de policiais abnegados que, apesar de todos os contratempos, ainda conseguem, por exclusiva dedicação pessoal esclarecer um ou outro caso, mormente se foi objeto de divulgação pela mídia.

    Os indicadores de crimes graves como o latrocínio dispararam. O objeto mais visado pelos ladrões que redundam na morte da vítima é o veículo automotor ou o motociclo. Pergunta: Cadê a fiscalização da Lei dos Desmanches? Trata-se de uma ótima lei, mas que o governo não fiscaliza seu cumprimento. Se deixar para a polícia fazer isso, com certeza será mais uma fonte de corrupção policial para se fazer olho de vidro. Por conta disso no entorno da Seccional Centro, próximo do Palácio da Polícia, próximo de inúmeras unidades do complexo do Comando Geral da PM proliferam lojas comercializando peças de motos roubadas.

    Os bairros da Saúde, Moema, Vila Clementino são campeões de roubo e furto de veículos. Pergunta: Existe fiscalização dos inúmeros desmanches da Ricardo Jafet, Abraão de Moraes, do Cursino. Todo mundo sabe que vários desses estabelecimentos possuem paredes falsas que ocultam locais onde os veículos roubados e furtados são desmontados. O mesmo acontece em Santo André, será que os desmanches da Seccional de São Mateus são fiscalizados?

    Tudo isso regado com mais de três anos sem aumento e com um desfalque de um terço do efetivo que estava previsto para a Polícia Civil há dez anos atrás.

    Neste contexto, o melhor mesmo é acabar com a Polícia Civil e aproveitar o que ainda resta da parte boa de seus recursos humanos em outras instituições.

  70. Falo o que vai acontecer:
    Será instituído esse canto da sereia ” lutar por TODAS AS CARREIRAS”, na hora H, os operacionais serão vendidos.
    Quer apostar?

    Ou alguma vez na historia foi diferente?
    Se houve algum episodio para me contradizer ficaria feliz em ouvir.

    E o fato contradito pode ser de qualquer época , desde a criação da PC/SP

  71. Escribanus é um delegado enrustido, pois o escrivão de polícia é a carreira mais sobrecarregada do trabalho que os delpols não fazem!!!!

  72. GREVE OFICIAL:
    Mas é o interior que vem elegendo o mesmo partido há anos para governar o Estado de São Paulo.

  73. Escribanus:
    Carreira unica? Quem iria decidir sobre o flagrante? O “tira” que fala “menas laranja”? Que diz que não consegue fazer um bo?

    Por fim, quem traz os malas pro dp são a pm e a gcm. Os super investigadores estão preocupados com outras coisas, salvo algumas exceções…

    Em primeiro lugar acho que esta generalizando, já vi tira, escrivão, agente, papi e outras carreiras com integrantes que possuem até doutorado, e não são poucos, como também vi delegado que nem era bacharel em direito e trabalhou por muito tempo até um dia que a casa caiu ” Historia do Tonelada”.
    Com relação de quem traz os malas, onde voce trabalha pode ser diferente, mas o normal são os operacionais levarem as canas, escoltarem presos e agora também encaminhar para audiência de custodia.
    A carreira única vejo que é perfeitamente possível pois ingressaria na instituição pelo nível hierárquico mais baixo e seria promovido para os níveis superiores, através de critérios técnicos exigidos para complexidade do cargo.
    Exemplos de outros países que a policia possui carreira única.

  74. Escribanus:
    Agora se não for delegado realmente, não cai nessa conversa de tapetão, isso foi instituído pelos delegados para manter a majestade valorize sua carreira e lute sim por um carreira única.
    É a melhor forma de motivação em uma instituição.

  75. Srs.! Mlds!!! Depois dessa do “soh se for p ir pescar”, desacredito de tudo!!! É óbvia a saída pela tangente! A pergunta é A e a pessoa me responde Z. Quer referenciar por uma cidade pequena de 1000/2000 habitantes? Pelamor!!!! Capital pegando fogo, municípios maiores ngm mais sabe o q fazer…Gente, a greve vai acontecer de qlqr forma, ou por falta de efetivo ou pela falta de meios, recursos… Estou bestificada c a quase alusão: “Se não tem pão, que comam brioches”!!!! Chega, sem reajuste salarial, sem condições… Nada, nada justifica essa disparidade de preenchimento na PM, contra esse escoamento da PC!! O pior é não termos voz e vez e continuarmos a trabalhar tais como bois em moendas e, isso, há tempos!! N consigo desvincular nossa situação a uma época feudal! Eu adoraria continuar na PC, mas ano q vem , deu meu tempo, vazo, pq isso , essa situação, não existe! Como disse o colega, a PC está virando um segundo emprego, pq como sobreviver c um salário assim em SP, me diz? Agora, ficar todo dia dedicando seu tempo, suor e lágrimas a uma causa dessas, sem ter ao menos um reconhecimento e remuneração coerente e muuuito menos, qualidade de vida, péra, né!?

  76. Greve agora só se for dos operacionais, pq os Deltas estão ganhando bem.

  77. Tiraepõe;
    Não cai nessa de greve se os operacionais entrarem em greve são os delegados que vão ganhar mais um aumento aumento

  78. Discutir carreira única quando todos estão nivelados por baixo é raciocínio de portuga.

    A prioridade é valorização salarial: reposição e aumento real.

    Não vai acontecer? Pois é. Carreira única menos ainda.

  79. A culpa daqueles que sempre querem tapar os buracos, com medo de cobrar dos superiores, da secretaria da segurança pública, do DGP, do governo, então é mas fácil cobrar do subordinado e mandar sempre tampar os buracos e o quebra galos, desvio de funções e outra gambiaras, o os problemas vão crescendo e ai está, no fundo do poço, as cobras de cima pra baixo pois não tem coragem de cobrar de baixo pra cima, pois falta coragem sempre, essa turma não aprenderam a disser não para a turma lá de cima, pois é mais fácil gritar com a turma de baixo, a verdade nunca é benvinda e aceita.

  80. TiraGosto:
    Discordo, com a CARREIRA ÚNICA todos seriam unidos para melhorias profissionais pois só haveria uma unica porta de entrada, isto é, todos teriam chance de ser beneficiados.
    O que corre hoje?
    é so ver os comentários no blog os operacionais em relação a reivindicação profissionais não confiam mais nos Delegados, com razão, e os delegados acabam perdendo força, embora não admitam.
    O resultado é esse que todos conhecem.

  81. Quanto a viabilidade da CARREIRA ÚNICA, depende da vontade politica, se quiser vira da noite para o dia, como foi a PEC dos 75 anos para compulsória.
    Agora do jeito que está o sistema de Segurança Pública, agrada poucos, porque para a sociedade, Estado e a maioria dos policiais não esta bom.

  82. A carreira única é, sem dúvida, uma relevante reivindicação.

    O problema é que o déficit atual de policiais requer soluções imediatas, ou seja, a nomeação dos aprovados nos últimos concursos para cargos específicos.

    Por outro lado, o ingresso de novos policiais acaba por comprovar que, mesmo com salários nada atrativos, as vagas são facilmente preenchidas.

    E, assim, tudo permanece como está.

    A solução é mesmo zerar tudo. Difícil é fazer isso com o trem andando.

  83. TiraGosto:
    Por isso que falo:
    A melhor coisa a fazer é enviar propostas para os parlamentares incumbidos da reforma das Policias ( já postado aqui nesse blog) para CARREIRA ÚNICA em uma Policia Única.
    Outra forma de melhoria com essa briga de vaidades, esquece.
    Ou voce ainda acreditam que vai melhorar?

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s