Já em 1993, o pessoal do DECAP ( ex DEGRAN ) não tava nem aqui nem aí para a sociedade… 12

Capital paulista perdeu 1,5 mil policiais desde 1993

Em média, cada um dos 93 DPs, sem contar as delegacias de atendimento à mulher e do idoso, contam com três delegados e oito investigadores

Alexandre Hisayasu

02 Março 2017 | 03h00

Foto: Alex Silva/Estadão
Capital paulista perdeu 1,5 mil policiais desde 1993

1º DP (Sé). Capital paulista tem 93 distritos policiais

SÃO PAULO – O Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) é o responsável por todos os distritos da cidade e chegou a ter 6.500 policiais em 1993. Hoje conta com 5 mil, segundo dados do Sindicato dos Delegados do Estado de São Paulo (Sindesp).

Atualmente, em média, cada um dos 93 DPs, sem contar as delegacias de atendimento à mulher e do idoso, contam com três delegados e oito investigadores. Cada distrito, no geral, tem cerca de 800 inquéritos policiais em andamento. A conta fecha em 100 inquéritos para cada investigador esclarecer.

O Decap conta com o Grupo de Operações Especiais (GOE), que é acionado para cumprir mandados de busca e apreensão e também de prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. Para conseguir colocar na rua cinco carros coordenados por um delegado todos os dias, o grupo teve de improvisar delegados que trabalham nos plantões de delegacias.

Em nota, a Secretaria da Segurança informou que todas as delegacias do Decap contam com equipes completas para investigação e 27 centrais de flagrante funcionam 24 horas, além da 1.ª Delegacia da Mulher.

  1. A título de curiosidade, acerca do pretenso comentário, veja bem, o Degran continha um contingente de delegacias do 1 ao 50, pouco depois aumentado, aos poucos inaugurando demais delegacias, até chegar aos atuais 93 DPs desta capital, sendo que em 1.991 criou-se o Decap, extinguindo por conseguinte o Degran.
    Note bem, enquanto Degran, cada uma de suas delegacias, possuía 05 equipes de Plantão, contando com 02 investigadores, 01 escrivão, 01 carcereiro e 01 delegado, ainda contando com 01 delpol titular, 01 delpol assistente (tirava férias), no mínimo mais 03 equipes de chefia com 03 investigadores cada, além de cerca de 05 escrivães nos cartórios respectivos, mais o policial do expediente e o da ordem de serviço.
    Porém, com o advento da criação das demais unidades policiais, e o próprio Decap, montavam as equipes das novas unidades, retirando policiais das demais delegacias do 01 ao 50, ou seja, quase que sem ingresso de novos policiais, se contarmos as aposentadorias que haviam.
    Saldo da tragédia, o que vemos hj todas unidades policiais sucateadas, varias com somente 01 operacional não necessariamente investigador no plantão noturno, cerca de 03 escrivães nas chefias com cerca de 500/600 inquéritos policiais cada, delegados 03/04, apesar que em verdade nenhuma falta fazem, porque não sabem investigar nada, tem rabo mais preso que porco enrolado, tem medo de tudo e de todos, mas na hora dos benefícios são eles e o resto, sendo que o resto que eles costumam chamar, trata-se na verdade da Polícia Civil, conquanto os próprios produzem trabalhos de péssima qualidade, vide cotas ministeriais, relaxamentos de flagrantes, poquissimos esclarecimento efetivo de crimes, e, baiximissas condenações.
    E assim por diante, faltam recursos materiais, humanos, logística, respeito e ética, competência e gestão acima de tudo.
    Além de serem predadores antropófagos, loucos pra pegar a cadeira do outro, brigando cada um pra e nada pros demais, estranho, porque será que tem tanta ânsia de cadeiras??? Haverá algo por trás que permaneça velado até o momento?
    Mas uma coisa conseguiram, tornar uma instituição de primeira, numa sucata de beneficiamento de latinhas em franca extinção

  2. (… todas as delegacias do Decap contam com equipes completas para investigação…)

    Tem certeza?

  3. Equipes completas? Com todo tipo de carreira desviada ainda falta p kraleo.
    Acho q nunca vi uma equipe completa… Completa só com investigadores então é utopia…

  4. Delegacias , ao meu ver, inúteis, deveriam ser extintas: Idoso, o que nao pode ser resolvido numa delegacia comum??? Digo o mesmo sobre a delegacia do deficiente ( tem de ir até a Brig Tobias, no centro, imagine se a vítima é da Sul??), Mulher, o mesmo do Idoso, DP comum resolve do mesmo jeito e até a do Metrô, o crime ocorre no Jabaquara e todos se deslocam até a Barra Funda. Cada DP, melhor aparelhado, que fique com suas estações de Metrô/Cptm, seus idosos, e suas tretas de casal. E revejam também alguns DPs que fecham à noite, os quais não tem quantidade de BOs suficientes nem funcionários para que os mesmos existam.Servem apenas para por em risco a vida de colegas que alí permanecem, tomando conta de N coisas que existem numa delegacia.

  5. No meu distrito cada escrivão tem é 500 inquéritos cada um. O DECAP sempre foi o departamento problema que falta pessoal era sim há 22 anos atrás e continua sendo o povo tá acostumado e contente pois concordam com a política de Segurança Pública do PSDB já que eles estão na direção do Governo do Estado de São Paulo há mais de duas décadas.

  6. Na minha delegacia, temos quatro equipes, oito policiais, dos quais apenas dois são investigadores. NÃO QUE ISSO FAÇA DIFERENÇA, MÁS É O QUE TEMOS.

  7. Aqui, em araraquara, estamos com , quase, a metade, porém, caminharemos para a igualdade…
    wagner nunes leite gonçalves disse:
    02/03/2017 ÀS 23:31
    No meu distrito cada escrivão tem é 500 inquéritos cada um. O DECAP sempre foi o departamento problema que falta pessoal era sim há 22 anos atrás e continua sendo o povo tá acostumado e contente pois concordam com a política de Segurança Pública do PSDB já que eles estão na direção do Governo do Estado de São Paulo há mais de duas décadas.

  8. REAJUSTE JÁ, AUMENTO DE AO MENOS 600,00 NO VALE ALIMENTAÇÃO PARA TODOS OS POLICIAIS!!!

  9. A real: se os autodesignados restopol pararem, sabe o que acontecerá? Absolutamente nada.
    É difícil, eu sei. Mas é chegada a hora de se dar a mão à palmatória: o nível de desorganização de vocês, a qualidade absolutamente inerme de suas representações, a pletora de pessoas que se dispõem a fazer os serviços que lhes são afetos…tudo isso,e mais um pouco, teve o condão de os tornar dispensáveis. Desculpem, mas é a real.
    Com efeito, fica o alvitre: não parem sem a aquiescência dos delegados. Melhor ainda, só o façam se nós/delegados nos irmanarmos a vocês no movimento. Do contrário, darão com os burros n’àgua. Lamento

  10. Ao Dr Pacheco, Infelizmente, em parte e verdade o que você diz, no entanto, se o “restopol” cumprir somente suas obrigações de fato e de direito, em especial nos os Escrivães, talvez, os Delegados, sejam obrigados, a abandonarem o comodismo e levantarem a bandeira em prol das demais carreiras, caso contrario, continua facil, para os delegados. que se dizem os únicos que trabalham nesta instituição. Porque somente o Delegado recebe GAT, enquanto as demais carreiras que tambem, atendem outras delegacias ou municipios, não o recebem. Embora, que não e hora de brigarmos entre si, e sim levantarmos uma unica bandeira, pela manutenção da Policia Civil, ate para preservar o poder de compra de nossas aposentarias, caso contrario, com a extinçao de nossa Instituição, podemos ficar ate sem parametro, para eventual aumento de nossos proventos. E vivermos a merce da esmola que nossos governantes, queiram nos dar.

  11. O Estado não tá nem aí para a Instituição e as pessoas ficam discutindo bobagens. Que a Reforma Previdenciária seja rigorosa e que atinja também a todas as carreiras policiais e ai então vamos ver o que acontece!!

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s