A Polícia Federal é outra casa-da-mãe-joana; quando a credibilidade desanda é um tal de corre-corre pra tirar o cu da reta 33

Qua , 22/03/2017 às 10:25

Peritos da PF contestam conclusões da Operação Carne Fraca

Fabiana Cambricoli e Alexandre Hisayasu, enviado especial

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) divulgou nota nesta terça-feira, 21, afirmando que as conclusões da Operação Carne Fraca referentes aos danos à saúde pública não têm embasamento científico, uma vez que os peritos federais foram acionados pela Polícia Federal (PF) apenas uma vez durante as investigações e que o laudo resultante desse trabalho não comprovou tais danos. Deflagrada na sexta-feira da semana passada, a operação investiga 21 frigoríficos no País.

Segundo a associação, embora a PF tenha à sua disposição 27 peritos criminais formados em medicina veterinária e outras dezenas de especialistas nas áreas de química, farmácia/bioquímica, medicina, agronomia e biologia, a participação dos especialistas em análise de fraudes alimentares não foi devidamente empregada durante a condução das investigações.

“As afirmações relativas ao dano agudo à saúde pública não se encontram lastreadas pelo trabalho científico dos peritos criminais da Polícia Federal, sendo que apenas um Laudo Pericial da Corporação, hábil a avaliar tal risco, foi demandado durante os trabalhos de investigação, sem que se chegasse, no entanto, a essa conclusão”, diz a entidade, em nota.

A associação afirmou ainda que, embora a Operação Carne Fraca seja mais uma das ações de combate à corrupção da PF, ela tornou-se “uma clara demonstração de como o conhecimento técnico e o saber científico não podem ser deixados de lado em favorecimento dos aspectos subjetivos da investigação criminal” e que a atuação adequada dos peritos poderia ter “poupado o País de tão graves prejuízos comerciais e econômicos”.

Questionada sobre as afirmações da APCF, a assessoria de imprensa da Polícia Federal afirmou que não comenta posicionamentos de entidades de classe vinculadas à instituição.

Falhas

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Sobral, afirmou que houve “falha de comunicação” na divulgação dos resultados da Operação Carne Fraca, que investiga frigoríficos do País, por suspeita de venda irregular de carne e também esquema de corrupção entre empresas e fiscais do Ministério da Agricultura para a habilitação de frigoríficos que não cumpriam as normas vigentes.

A ação, que cumpriu mais de 30 mandados de prisão e mais de uma centena de busca e apreensão, foi divulgada como a maior da história da PF.

“A operação foi necessária, havia corrupção, servidores públicos envolvidos e alguns frigoríficos. Havia crime e a investigação aconteceu. Ao final, a nota da PF diz que foi a maior operação da história. Por causa do quê? Você dizer que é a maior, envolve uma série de variáveis com importância, repercussão econômica, social”, ressaltou Sobral. “Ao dizer que é a maior, dá uma dimensão muito grande, que talvez tenha gerado essa interpretação de que aqueles fatos eram um problema sistêmico, de todo o mercado produtivo brasileiro”, completou.

O delegado considerou que, apesar de a investigação ter durado dois anos, não significa que a saúde dos consumidores tenha sido colocada em risco. “Não tenho detalhes da investigação. Do que eu vi, quando havia risco de um produto chegar ao consumidor, algumas medidas eram acionadas para evitar isso. Você continua com a investigação, mas não permite que a saúde seja prejudicada. É algo comum numa investigação dessa envergadura.”

Desde segunda-feira, a associação dos delegados da PF realiza o Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal, em Florianópolis. Cerca de 400 policiais federais participam do evento, até esta quinta-feira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

  1. É só copiar a Lei 922/02 de São Paulo.

    Aí demite o policial…:

    Se o presidente for constrangido por alguma notícia de jornal;
    Se algum superior se sentir prejudicado;
    Se a corrupção for incomodada;

    A Lei 922/02 consegue encarcerar a honestidade e dar o trono à corrupção absolutista.

  2. O título do post só diz a verdade.
    Ratifico minha opinião já postada em outra publicação deste sitio:
    A operação foi mais que válida, agora o estardalhaço feito numa divulgação de dados inverídicos chegou às margens do crime de lesa pátria. Acabaram por causar mais mal do que bem.
    E nessa até o governo está correto. Os prejuízos serão astronômicos.
    Nunca acreditei na balela que a polícia existe pra proteger o povo…isso é papo furado. Qualquer força policial existe pra proteger o Estado e por consequência sua população, mas antes de tudo o estado.
    A PF nessa operação fedeu o estado e por consequência o povo que sentirá na economia mais uma paulada.
    O desemprego vai bater na porta de mais um monte de brasileiros se o governo não conseguir rápido controlar essa situação.
    Como eu disse, fez mais mal que bem.

  3. Desde dos tempos do Zé da Justiça do PT que a Polícia Federal não tem comando, virou isso aí com perseguições políticas a alguns inclusive com manifestações de delegados e agentes a favor do PSDB, perseguição ao PT, chantagem contra o Governo que esteja no poder.

  4. Desculpem, mas eu acredito que Polícia não é para obedecer “ordens”, e, sim, para reprimir o crime.

    E que Polícia não trabalha para o governo, trabalha para a sociedade.

    Se o delegado acertou ou errou quanto a detalhes técnicos, é uma questão que deve ser vista e, se necessário, corrigida.

    Agora, querer impedir ação policial por falta de “ordens” do “comando”… isso acontece aqui em São Paulo.

    E foi com “ordens” do “comando” que o PCC é conseguiu mandar nas ruas do Brasil e já está se expandindo para outros países.

  5. 160 países envolvidos;
    R$ 40 bilhões em exportações;
    Centenas de milhares de empregos diretos e indiretos, tendo em vista que não se trata apenas de frigoríficos e sim toda uma cadeia de produtos como soja e milho para ração, insumos veterinários e agrícolas, transporte, impostos e etc…
    Já teve empresa no Sul que demitiu todos os funcionários…Infelizmente isso já começou atingir quem mais precisa que são os trabalhadores.
    Acho que a repercussão da Lava Jato, inflou o ego da PF e alguns de seus componentes pensaram que poderiam fazer quarqué coisa. Até associação dos delegados deles, mesmo defendendo a ação, se referiu a inexperiência do delegado responsável logo após a repercussão começar a tomar proporções mundiais.
    Não que seja contra as investigações, mas levando em conta o reflexo, só penso que deveria ser melhor embasado, pois já tem gente tirando o seu da reta.
    Até com relação aos trechos divulgados de conversas nos quais uma das pessoas se refere ao papelão.
    Imagina o impacto disso na população!
    Quem é polícia aqui sabe que não se pode fechar conclusão com trechos de gravações sem se ter acesso ao contexto da conversa.

  6. mais atualmente e a unica policia que tem culhão para mexer com a turma do andar de cima……

  7. Esse país virou um lixo, é corrupção no DNA do povo. Ainda tem gente que acha que devemos continuar jogando a sujeira pra debaixo do tapete. É a Lei do Gerson que virou a carta magna. Enquanto isso, os deputados aprovaram projeto engavetado desde 1998, liberando a terceirização geral. Aprovarão a seguir a reforma política com lista fechada, onde você vota no partido e eles escolhem quem entra, temos também a reforma da previdência e sabe-se lá o que mais virá. Salve-se quem puder!

  8. Não é só a PF porque todas as outras polícias do Brasil são, também. Aqui não temos polícia, temos jagunços de fazendeiros e políticos. Herança do coronelismo brasileiro e todos sabem disso.

  9. SR. ” manoel” !, CONCORDO, POIS MUITOS DESSES “MAJURENGOS VELHOS” QUE AINDA INFELIZMENTE ESTÃO NA P.C., QUANDO HÁ ANOS APORTAVA NUMA DELEGACIA DA CAPITAL UMA VÍTIMA OU PARTE, QUESTIONANDO OU REIVINDICANDO QUALQUER “PROBLEMINHA” , ELES DE INOPINO DIZIAM ” A SEARA NÃO É AQUI É NA P.F. “. E AINDA ANOTAVAM ENDEREÇO ” RUA ANTONIO DE GODIO, N… NÃO ME LEMBRO. ÉPOCA EM QUE PRATICAMENTE NÃO EXISTIA P.F. EM MUITOS ESTADOS. OCORRE QUE OS DAQUI (P.C.), ENCAMINHAVA PARA OS PRÓPRIOS DAQUI, OU SEJA “TUMA” , S.M.J. MAJURA DA P.C. O QUAL ATUAVA COMO SUPERINTENDENTE DA P.F.. RESUMINDO, INFELIZMENTE ACABARAM COM A P.C., E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  10. Na PF como na PC, as demais carreiras querem enfiar até o joelho nos Delegados e quando surge a oportunidade enfiam até o fêmur. Não precisamos de inimigos, os temos aqui.

  11. acho que o responsável pela repercussão da operação da carne , se arrependeu do vazamento mundial…..

    agora no mínimo irão apurar o responsável , e persegui lo ….

    sera como o colega acima relatou… sera o novo protogenes………..l

    acabou se a carreira para ele………………….

    pode ir procurando outra ocupação……

    pois como delpol da PF … acabou………………………………

  12. pelo jeito o negocio ta fedendo na PF

    os peritos estão tirando da reta….

    não sei … não fui eu o responsavel….

    eu não mandei nada…….

    fez isso por sua livre espontanea vontade…..

    e por ai vai……

    mas que vai sobrar !!!!!!!!!!! vaiiiiiiiiiiiiii

    é só aguardarem………………..

  13. reparem que ate a imprensa . ja mudou de lado……

    agora estão fazendo reportagem. mostrando as demissões do pessoal dos frigorificos…..

    disseram que ontem foi vendido somente 90.000 mil dolares nas exportações……

    sendo que a media das exportações a 10 dias atras , eram de 60 . 000. 000 00 ( sessenta milhões de dolares diarios )…

  14. só uma pessoa muito ingenua para achar que … não ira sobrar pra nenhum PF………….

  15. SR. PAPO RETO, BOA NOITE !, MEU AMIGO DIANTE DE TODAS ESSAS CIRCUNSTÂNCIAS E CELEUMAS CONTUMAZES, TIPO ( ROUBALHEIRA, GANÂNCIA ), ETC ACHO QUE ” TEM MUITOS BOIS NA LINHA”. DIGO QUE, ONDE HÁ FUMAÇA SEMPRE EXISTIRÁ FOGO. RAPAZ !, SE PUXAREM A PONTA DESSE NOVELO DENOMINADO ” CARNE FRACA”. MUITAS VACAS E BOIS VÃO PRO BREJO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  16. Tudo não passa de retaliação contra a Polícia Federal, nós entramos de tabela!!! disse:

    O problema é que neste país os profissionais do direito se julgam senhores da verdade. Desprovidos de raciocínio lógico, sem nenhum saber científico, relegam provas materiais a segundo plano. O resultado não poderia ser outro. Há, neste país, instituições de cursos superiores de ciências jurídicas. Absurdo, o termo ciência só se aplica às ciências biológicas e exatas.

  17. Peritos…huuuum…serve pra fotografar o local? Aaaaaaa é. Verdade. E depois o laudo demora um ano pra sair? Aaaaaaa é. Valeu.

  18. O “Blindado” direto de JP/PB disse:
    23/03/2017 ÀS 18:32
    SR. PAPO RETO, BOA NOITE !, MEU AMIGO DIANTE DE TODAS ESSAS CIRCUNSTÂNCIAS E CELEUMAS CONTUMAZES, TIPO ( ROUBALHEIRA, GANÂNCIA ), ETC ACHO QUE ” TEM MUITOS BOIS NA LINHA”. DIGO QUE, ONDE HÁ FUMAÇA SEMPRE EXISTIRÁ FOGO. RAPAZ !, SE PUXAREM A PONTA DESSE NOVELO DENOMINADO ” CARNE FRACA”. MUITAS VACAS E BOIS VÃO PRO BREJO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

    lllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

    sr blindado….

    pra se consertar o nosso pais é preciso ir devagar…….

    não se pode apertar muito …..

  19. PEC 287 DA PREVIDÊNCIA NÃO RETIRA NINGUÉM DO PACOTE DE MALDADES, É MENTIRA, UM TRUQUE!
    Não se enganem a NABA vem forte, o Temer só vai passar a bola para os governadores e prefeitos “executarem” com todos os servidores públicos, não se enganem vai ficar pior ainda. Podem aguardar que a NABA vem de qualquer forma através da PEC que vai ferrar com todo mundo mesmo, É SÓ UM ARTIFICIO PARA CONSEGUIR APROVAR O PACOTE DE MALDADES. Acordem. O que vai estar na CONSTITUIÇÃO, SE APLICA AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS.Lastimável.

  20. PESSOAL !, QUEM AVISA AMIGO É : AQUELES QUE JÁ POSSUEM REQUISITOS PARA A SE APOSENETAREM TEM MAIS É QUE ZARPAR URGENTEMENTE. EU ESTOU APOSENTADO HÁ APROXIMADAMENTE DEZ ANOS. HOJE EU PODERIA MUITO BEM AINDA ESTAR EXERCENDO A FUNÇÃO, MAIS EXISTE AQUELE VELHO DITADO ” QUEM QUER MUITO TRÁS DE CASA”. AO ADQUIRIR A PARIDADE E INTEGRALIDADE, PULEI FORA, POIS A FILATEM QUE ANDAR. MAIS EXISTEM “UNS “NEGUINHOS ” MORTOS DE FOME E GANANCIOSOS QUE JAMAIS PENSA NOS COLEGAS. SÃO ESSES TIPOS QUE TERMINAM SE FUDENDO. E, ME AJUDEM AÍ Ó !….

  21. A PF é comandada por apenas bacharéis em direito que não tem formação científica nenhuma.
    Delegados quiseram ser gostosões e fazer sua mega operação sem utilizar peritos criminais na investigação.

    Taí o resultado.

    Que o governo federal pare de fazer concurso pra esse cargo de utilidade questionável e contrate mais peritos.

  22. Se lá é a casa da mãe joana (que não to contestando, eu concordo com isso) imagina a Gloriosa Policia Civil de São Paulo? kuakuakuakuakuakuakuakua

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s