Policiais planejam retaliação contra decisão do STF e manifestação no dia 18 19

Ana Carla Bermúdez*

Do UOL, em São Paulo

05/04/201715h45 > Atualizada 05/04/201719h13

Para a Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis), a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de declarar inconstitucional o direito de greve para policiais e servidores públicos da área de segurança pública é uma “retaliação” aos policiais. “Estão sufocando os trabalhadores. Se o policial faz greve, a lógica é que ele precisa do salário, ele vive exclusivamente do salário”, disse Jânio Bosco Gandra, presidente da Cobrapol, que, entre aposentados e na ativa, possui hoje 170 mil filiados.

Segundo Gandra, os policiais civis ligados à entidade responderão à decisão do STF de duas formas: com uma manifestação em Brasília e com a adoção de outros mecanismos para reivindicar melhores condições de trabalho.

“Nós podemos simplesmente não cumprir as ordens de investigar se não houver condições, se tiver colete vencido, por exemplo. Viaturas com pneu careca, com freio ruim, não vão sair para a rua”, afirmou.

Gandra diz que, a partir de agora, o sindicato vai fazer fiscalizações in loco, em todos os departamentos de polícia, para impedir que os “policiais saiam para trabalhar desprotegidos”. Para ele, a ação é “muito pior do que greve”. “A segurança pública vai parar mesmo sem ter greve. O Estado vai ter que proporcionar todos os meios para o policial trabalhar. Caso contrário, vai ficar todo mundo na delegacia”, disse.

Já o protesto contra a decisão do STF está previsto para ocorrer no dia 18 de abril, em Brasília.

Em fevereiro, policiais civis do Espírito Santo cruzaram os braços por melhores condições de trabalho. No Rio de Janeiro, a polícia civil está em greve desde janeiro por ter seus salários em atraso.

Equiparação entre servidores

Em nota, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) destaca que a decisão do STF equiparou os servidores da segurança pública aos servidores militares, das Forças Armadas, polícias militares, Corpos de Bombeiros estaduais, forças auxiliares e reservas do Exército, já impedidos de fazer greve.

Para o presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, o Supremo restringe direitos dos servidores da segurança pública, que “são alvo de má gestão da segurança pública e do dinheiro público”.

No entanto, o policial federal disse que a decisão do Supremo tem o lado positivo de obrigar o Legislativo a retomar o debate sobre o direito de greve no serviço público. “O Congresso vai ter que tomar uma atitude”, afirmou.

Boudens também considerou positivo o fato de o STF ter ratificado a tese da Fenapef de que “os policiais têm que ser vistos de forma isonômica”. A federação defende que todos os policiais tenham um regime previdenciário próprio, diferente do sugerido pelo governo, devido aos riscos inerentes às suas condições de trabalho. Até o momento, policiais militares e civis estão de fora da reforma da Previdência proposta pelo governo.

Os policiais federais decidiram decretar “estado de greve” nesta quarta (5), após assembleia contra a reforma da Previdência.

Gandra, da Cobrapol, argumentou que, com a decisão do STF, os policiais civis deveriam passar a ter um tratamento de carreira típica de Estado, “tanto em relação à Previdência como em salário”. “Quando é para prejudicar, se equipara, se iguala. Mas quando é para cumprir a legislação, nem isso se cumpre conosco”, disse.

*Colaborou Bernardo Barbosa

  1. Deveriam ter se manifestado antes! Agora que a decisão saiu quero ver alguma coisa mudar!

  2. GENTE !, COMO É QUE PODE 606 INDIVÍDUOS, OU SEJA 513 DA CÂMARA, 81 DO SENADO, 11 DO STF E 01 DA PRESIDÊNCIA, DEITAREM E ROLAREM SOBRE TODA NAÇÃO, A QUAL TOTALIZA MAIS DE 200 MILHÕES DE HABITANTES. SEI NÃO EM, CUIDADO !. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

  3. Daqui há pouco o PSDB DE SP vai deixar a remuneração do cargo de Delegado DE POLÍCIA pior do que de escrevente do fórum. A população de são paulo merece morrer na mãos de bandidos. Tão se lixando pros salários dos policiais.

    SEM POLÍCIA EM POUCO TEMPO NÃO EXISTIRÃO PROFESSORES.

    VALORIZAR O SALÁRIO DOS POLÍCIAIS É O PRIMEIRO PASSO PARA SE COMBATER A CRIMINALIDADE.

    REAJUSTE DA INFLAÇÃO TODOS OS ANOS ERA OBRIGAÇÃO DO GOVERNO TÁ NA CF.

    A ARRECADAÇÃO SUBIU POUCO MAIS SUBIU. E TEM SUBIDO TODOS OS ANOS.

    NO FUNDO NO FUNDO O POVO QUER UMA POLÍCIA COM BAIXOS SALÁRIOS. ASSIM COMO A MAIORIA DOS POLÍTICOS.

    NÉ SR. EXEMPLO DE HONESTIDADE geraldo alckmin.

    Esse ano explicou o pq do PSDB ODIAR A POLICIA INVESTIGATIVA.

    AQUI NA CIVIL OU VC SE CORROMPE UM POUCO OU VAI SE APOSENTAR MORANDO DE ALUGUEL SEM PATRIMÔNIO NENHUM.

    e FORÇAR O POLICIAL A TER RABO PRESO É UMA POLITICA DE ESTADO.

  4. Deixar a polícia a mingua é uma politica de Estado que agrada políticos e ao povo seja de que camada social for.

    Sem policial em pouco tempo não haverá professores.

    Delegados de Polícia ganhando quase a mesma coisa que escreventes dos Fóruns é muito bizarro.

    DEpois algum cidadão do povo passa por uma tragédia na mãos dos bandidos chora!

    A pergunta que eu faço é “VC se importa com o salários dos policiais de sua cidade?”

    Ou ele se corrompe ou ele passa fome.

    E aí quando ele se vende o maior prejudicado é vc cidadão correto.

    Eu sou a favor de uma corregedoria independente mas só se o policial ganhar bem e tiver no minimo o reajuste da inflação do ano anterior.

    O STF vai deixar os polciais mortos de fome.

    Até pq a PF tava chegando no supremo.

    Enfim remunerar mal o policial e obrigá-loa se corromper é uma política de Estado.

  5. A cobrapol deveria entrar com uma ação na OEA (organização dos Estados Americanos).

    O STF AO ANULAR OS DIREITOS DOS POLICIAIS A GREVE…

    DEVERIA ENTÃO GARANTIR A IRREDUTIBILIDADE DOS VENCIMENTOS DOS POLICIAIS. REAJUSTE DA INFLAÇÃO ANUAL E BONS SALÁRIOS A TODOS OS POLICIAIS ERA OBRIGAÇÃO DO ESTADO.

    O PIOR É SABER QUE SE O GOVERNADOR EM VEZ DE GARANTIR A DATA-BASE TODOS OS ANOS DER UM AUMENTINHO ESSE ANO E ANO QUE VEM OS TROUXAS JÁ FICAM FELIZES.

    E O PIOR É QUE VEM EM FORMA DE ADICIONAL DIOSS OU DAQUILO.

    EU REPITO POLICIAL DEVERIA TER IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS. SE PROMOTOR E JUIZ TEM ERA OBRIGAÇÃO DO ESTADO GARANTIR ESSE DIREITO A QUEM A C.F. 88 DEU A OBRIGAÇÃO DE GARANTIR A VIDA DOS OUTROS.

  6. O que o STF teria a dizer sobre nosso direito ao reajuste salarial? No país da piada pronta, pau que dá em chico só dá em chico!

  7. Quero a extinção do STF.
    Basta 3 instâncias para processar, julgar e aplicar a justiça.
    Compartilhem.

  8. se o escrevente tiver o cargo de diretor ganhara mais que delegado
    se o perito tiver cargo de diretor ganhara mais que delegado
    se oficial ganhar os prolabore que agrega ao salario ganha mais que delegado
    se o agente penitenciario for diretor ganhara mais que delegado

    agora se ta bom para os delegados quem sou eu para reclamar.

  9. Se para delegado esta ruim, imagine os outros funcionários da policia civil. Venhamos e convenhamos, para o que fazem está ótimo, porém, todos os outros funcionários merecem respeito…

  10. Pra ser sincero a população está se lixando para a polícia, é por isso que a sociedade está esse caos, se fizermos greve seremos atacados pela imprensa e pela sociedade, total hipocrisia, no Espírito Santo os paisanos foram retirar as esposas dos pms a força das portas dos quartéis, olha que mentalidade de merda, ao invés de valorizar o trabalho policial e se solidarizar com eles, já que a população estava em pânico com o caos , e pedir que o governo pague um salário decente, tocaram o foda-se

  11. VOCES AI DE CIMA ESTÃO MUITO PREOCUPADOS COM SALÁRIO DOS DELEGADOS. TOME UM POUCO DE VERGONHA NA CARA E FALE DO SEU SALÁRIO; QUE HOJE JÁ SE EQUIPARA A SALÁRIO DE MOTOBOY.
    VOCÊ DEVE SER DELEGADO OU UM GRANDE PUXA SACO; FICO COM A SEGUNDA ALTERNATIVA, SE FOR A PRIMEIRA “PAU NA SUA BUNDA”…

  12. Realmente os Policiais Civis não sabem o “poder” que possuem. E de nada adianta insistir em argumentos, já que, do que adianta debater com a parede?

    Não é de hoje que a grande questão é, fazer greve, para que?

    A segurança pública é um caos, está em frangalhos. Atualmente, só “se ferra” zé mané.

    Se o cidadão tem “posses”, tem conhecidos poderosos e que interferem diretamente em qualquer investigação desempenhada pela Polícia Civil, é claro que, quando há investigação, vez que, atualmente, pouco se investiga.

    Então, se um mandachuva está sendo investigado, ele liga para um, que liga para o outro e por aí vai.. até chegar o “para tudo”.

    E por que isso acontece? Porque a polícia está politizada. Porque os “chefes” estão comprometidos com tudo, menos com a instituição.

    E é essa polícia que quer fazer greve? Para que? Para parar de prender pé rapado?

    A solução não é e nunca foi greve. A solução é tolerância zero. É denunciar ingerências. É fritar as “advocacias administrativas”… e por aí vai. É ser uma polícia temida, inclusive pelos peixes grandes e não ser motivo de piada como é atualmente.

    Hoje a PC serve para fazer boletins de ocorrência, ainda que nas coxas e de casos de pastéis. Se parar, nem para isso irá servir, já que algum outro órgão, possivelmente a PM, tomará o serviço.

  13. MEU PAI ERA UM SÁBIO ? SE MATASSE TODAS AS FORMIGAS SOLDADOS DO FORMIGUEIRO, COMO FICARIA A POPULAÇÃO DAS FORMIGAS OPERARIAS NA HORA DA COLHEITA DAS FOLHAS, SEM A PROTEÇÃO DOS PREDADORES . A RAINHA COM SUAS PROTETORAS ESTA EM SEU PALÁCIO NO FUNDO TERRA. { CONCLUSÃO ; DANE O RESTO.}

  14. tres anos sem reposição da inflação, ninguém aguenta mais. Vamos fazer alguma coisa, pois desta forma nós não aguentamos mais. É inadmissível um escrevente do Fórum ganhar mais que um Escrivão de Policia, bem como um Oficial de Justiça ganhar mais que um Investigador de Policia, O Oficial vai levar a intimação, veja que a porta está fechada, retorna e informa ao Juiz que não encontrou, O Juiz por sua vez manda um oficio para a Delegacia cobrando, O investipol vai e encontra. Tudo não passa de uma palhaçada.

  15. Já que fomos equiparados aos militares para fins de proibição de fazer greve, gostaria de ser equiparado também para fins de aposentadoria.
    30 anos, 20 de polícia, aposentadoria integral no posto ou graduação imediata, independentemente de idade. De sobremesa, aquela pensão integral para a filha solteira mesmo que já tenha passado por vários maridos sem ter se casado.
    Valeu!
    Esse bando de políticos ladrões estão com o … na mão, por isso ficam alisando os militares, deixando a conta da previdência para a população civil pagar.

  16. pessoal aqui preocupado com salário de delegado, me poupe.

    Basta ver no portal da transparencia, Delegado 3a classem sem QQ ganhando 7 mil líquido.

    Vamos nos preocupar com salário de restopol que não passa de 4 mil inicial. Nossas vidas valem menos de 4 mil reais.

  17. Tem oficial de justiça ganhando 16 mil líquidos. Ta bom ou quer mais?
    Subtenente (entrou com soldado) aposentado ganhando 8 mil líquidos, enquanto que um atendente de necrotério aposentado ganha 4 mil líquidos, ambos com mesmo tempo de casa.
    E no topo da piramide juiz ganhando 120 mil líquidos!
    E um aposebtado do inss? Coitado, sempre contribuiu sobre o teto, mas nao recebe 3500 mensais….
    Uma cusparada na nossa cara!
    Se fosse um pais serio, ninguém admitiria tal descalabro.
    No maximo uma diferenca entre salários de 6, 8 vezes, como muitos paises da europa.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s