Justiça decide que PMs devem ser julgados de novo pelo massacre do Carandiru 38

Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

  • Corredor ficou alagado de sangue após a intervenção da PM no Carandiru em 1992Corredor ficou alagado de sangue após a intervenção da PM no Carandiru em 1992

Por quatro votos a um, os desembargadores do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) decidiram, nesta terça-feira (11), levar a novo julgamento os 74 policiais militares que haviam sido condenados pelas 111 mortes de detentos no massacre do Carandiru, ocorrido em outubro de 1992.

Os cinco desembargadores tinham de decidir hoje se aceitavam ou não os embargos infringentes (um tipo de recurso). Na prática, a decisão definiria se os réus seriam levados a novo julgamento ou se seriam absolvidos.

Isso porque, em setembro do ano passado, uma decisão unânime de três desembargadores da 4ª Câmara Criminal do TJ-SP anulou os julgamentos dos PMs.

Entre 2013 e 2014, em cinco julgamentos diferentes, os 74 PMs foram condenados. Em todos eles, o júri votou pela condenação dos réus. As penas variaram entre 48 e 624 anos de prisão. Como a defesa recorreu da decisão, nenhum policial foi preso.

No ano passado, três desembargadores anularam os quatro julgamentos por considerarem que não há provas que demonstrem quais foram os crimes cometidos por cada um dos PMs condenados.

Mas apenas um deles, o desembargador Ivan Sartori, além de votar pela anulação do julgamento, também pediu a absolvição de todos os 74 réus, baseando-se na absolvição de três policiais militares durante um dos julgamentos.

Na ocasião, Sartori declarou que não houve massacre, o que gerou muitas críticas. “Não houve massacre. Houve obediência hierárquica. Houve legítima defesa. Houve estrito cumprimento do deve legal. Agora, não nego que, dentre eles, possa ter existido algum assassino.”

Como não houve consenso sobre a absolvição, o TJ-SP precisou decidir se todos os policiais seriam absolvidos ou se deveriam passar por novo julgamento.

Com a decisão desta terça, o processo volta para 2º Tribunal do Júri da capital paulista. Novos júris serão formados. Não há previsão de quando isso deve acontecer.

“Recebi até ameaças de morte”, diz desembargador

“Só o júri pode absolver ou condenar. Absolver aqui não é de praxe”, afirmou o relator do processo, o desembargador Luis Soares de Mello Neto, ao proferir seu voto a favor de um novo julgamento, nesta terça-feira.

O relator foi seguido pelos desembargadores Euvaldo Chaib Filho, Camilo Léllis dos Santos Almeida e Edison Aparecido Brandão. O único a votar contra foi Sartori. Ele afirmou ter sofrido ataques após defender a absolvição dos réus.

Eduardo Anizelli/Folhapress

Ivan Sartori foi o único a votar pela absolvição dos PMs

“As críticas são bem-vindas, mas recebi até ameaças de morte. Tenho 36 anos de magistratura e não me curvo a pressões externas, sou independente, julgo de acordo com as minhas convicções”, afirmou enquanto lia o seu voto para os demais desembargadores.

Apesar de ter votado diferente de Sartori, Mello saiu em defensa do magistrado, citando a evidência do judiciário dada pela Operação Lava Jato e a “censura moral” sofrida pelo desembargador após a decisão.

“O judiciário está em evidência, também por causa da Lava Jato. Com isso, nasceram vários juristas, os juristas médicos, os juristas engenheiros, os juristas estudantes e especialmente os juristas da imprensa. É cada pataquada que se escuta desses juristas de plantão”, criticou.

E acrescentou: “quando alguém atinge um magistrado atinge a todos nós. Houve uma censura moral injusta, inclusive aqui dentro por algo que ele julgou, pelo caminho que seguiu. Temos vários caminhos a seguir e nenhum magistrado pode ser intimidado por isso”.

A procuradora criminal Sandra Jardim afirmou estar “feliz em parte” com o resultado da votação e disse ainda que o MP (Ministério Público) não pode se contrapor à decisão da 4ª Câmara Criminal do TJ-SP.

“Estou feliz por um lado, porque esse resultado é melhor do que a absolvição. O MP [Ministério Público] entende que os fatos foram julgados, analisados e os jurados entenderam que era para condenar os 74 [PMs]. Essa é a sabedoria do júri pleno, a decisão soberana do júri”, declarou.

A advogada Ieda Ribeiro de Souza, responsável pela defesa dos policiais militares, afirmou que vai recorrer da decisão. “Vamos às cortes superiores para defender a extensão da absolvição”, disse.

  1. Se os policiais forem condenados isso irá abrir precedente judicial para que os criminosos deitem e rolem na fragilizada polícia e o que é pior quem vai sofrer são os trabalhadores que são vítimas de todos os tipos de violência, pois os ricos tem seus seguranças (cachorros) treinados. Mas mais cedo ou mais tarde do jeito que está quem poderá ser as próximas vítimas são os ricos e as autoridades que estão criando monstros. Quem proteje criminosos não sabe o mal que fazem a sociedade, esperimente levar um deles para casa provavelmente sua filha, mulher e mãe serão estuprada ou no mínimo roubado. Hoje em dia está mais fácil ser criminoso do que policial pelo visto.

  2. Só existe uma certeza: aquele lugar era um INFERNO, os Policiais que ali adentraram tiveram a CORAGEM que muitos não teriam. E estavam apenas cumprindo ordens; seria uma grande injustiça puni-los, pois nenhuma força policial, deste mundo, está preparada para debelar uma rebelião em um presidio com mais de dez mil detentos.

    Se existe um culpado ou culpados, são aquelas que deixaram a superlotação acontecer.

  3. Policiais estão a mais de seis meses sem pagar diárias, e os policiais passando fome, situação crítica.

  4. Pode chorar a vontade não vai dar nada para PMs sabe por quê?? Geral tem telhado de vidro nessa historia desde de Secretário de Segurança Pública/Juiz Corregedor do Presídio na Época/ Delegado Geral da PC e todo alto escalão/ Alto escalão do oficialato da PM e principalmente maior culpado de tudo isso governador na época Luiz Antônio Fleury Filho.

    OS PRAÇAS NÃO TIVERAM A OPÇÃO DE DECIDIR NADA NA AÇÃO OS OFICIAIS OBRIGAM A INVADIR APENAS CUMPRIRAM ORDENS DE SEUS SUPERIORES HIERÁRQUICOS NADA MAIS, SE ELES DESCUMPRISSE TODOS SABEM SERIAM PRESOS.

  5. Grande verdade, Carcereiro 13!!! E ainda, esse mimimi de julgamento de um fato ocorrido há tanto tempo, já encheu o saco. Marca-se um, marca-se outro…..e por aí vai.

  6. Mataram bem poucos lá em legitima defesa, deveriam ter se defendido melhor os policiais. KKKKKKKKKK querem condenar eles de qualquer maneira. Já foram absolvidos e FIM, não podem ficar julgando a mesma coisa eternamente para terem o resultado que querem, a condenação. Vão se ferrar esses sevandijas na e dá justiça! Vão condenar bandidos como os políticos que roubam em baixo de suas barabas, ah já sei recebem uma parte né, sei cumé!

  7. Que piada!!!
    Até quando vão ficar remoendo essa historia??
    Quanto dinheiro já foi gasto nesses anos todos em juris e mais juris.
    Chega.
    Virem a pagina.
    O Dr aqui do site não resiste em espezinhar a PM em toda e qualquer oportunidade, mas seja razoável.
    Tudo tem limite….

  8. Dr. Guerra, só mudando de “alhos para bulgalhos”

    Mariana Jungmann – Repórter da Agência Brasil

    “O RG fará parte do novo Documento de Identificação Nacional”
    Marcello Casal Jr./Agência Brasil

    O plenário do Senado aprovou hoje (11) o projeto de lei que cria o Documento de Identif…

    Veja mais em http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/04/11/senado-aprova-lei-que-cria-documento-de-identificacao-nacional.

    Portanto Srs., O IIRGD acabou de acabar.

    Acredito que haverá licitação para Operacional da PC
    GOE-GARRA-RONDAS-SAT – Devem ficar com a G.P ou PROTEGE ( os carros apreendidos já vão para uma delas – Páteo)

    Todo o sistema de informática incluindo confecção de BO’s devem ficar com as LAN HAUSES de cada bairro

    DENARC/DEIC Passarão para as GCM’s e por fim…………………………………….FIM.

    PC, acho que acabamos de acabar.

  9. ESSE CARA “DESCE O PAU” NA REFORMA DA PREVIDÊNCIA?

    EMBORA ESSA REFORMA REALMENTE SEJA UMA POUCA VERGONHA POR PARTE DO TEMER, O TAL MAJOR OLÍMPIO NÃO TEM NADA QUE FALAR.

    SE QUISER INSISTIR NOS SEUS DISCURSOS, TAMBÉM DEVE “METER O PAU” NA POUCA VERGONHA QUE JÁ EXISTE E É LEI PAGAR UM SALÁRIO GORDO PARA AS FILHAS DOS OFICIAIS MORTOS, PESSOAS QUE NUNCA TRABALHARAM NA VIDA RECEBEREM UM SALÁRIO.

    VOCÊS ACHAM QUE UM CARA QUE GRITA VERGONHA CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA DILMA E NÃO FAZ ESSE MESMO SHOW CONTRA O DESVIO DOS 10 MILHÕES DE REAIS QUE FORAM SUBTRAÍDOS DOS COFRES PÚBLICOS POR comandantes DA INSTITUIÇÃO (pmesp) QUE NA VERDADE É O SEU CURRAL ELEITORAL, VOCÊS ACHAM QUE A OPINIÃO DELE DEVE TER AUDIÊNCIA?

    LEMBRANDO QUE A DENÚNCIA DO DESVIO DOS VALORES SE DEU NO MESMO PERÍODO QUE ELE FEZ O SHOW DELE.

  10. DEPUTADO major OLÍMPIO,

    QUER ARRUMAR A CASA?

    ENTÃO PROTESTE CONTRA OS GORDOS SALÁRIOS QUE AS FILHAS DOS OFICIAIS MORTOS RECEBEM SEM NUNCA TEREM TRABALHADO!

    RECEBEM SEM NUNCA TEREM COMBATIDO A CRIMINALIDADE COMO FAZ AS PRAÇAS DA SUA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO!

    QUER FALA major OLÍMPIO? ENTÃO ARRUMA A POUCA VERGONHA QUE JÁ EXISTE DENTRO DA SUA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO!

    NÃO FALA BOSTA PQ EU NÃO CAIO NA SUA CONVERSA NÃO E TENHO CERTEZA QUE OS POLICIAIS INTELIGENTES PENSAM IGUAL A MIM!

  11. Como essa novela ainda vai demorar muito tempo para terminar, vou atualizar o endereço dos réus, para que possam ser localizados em caso de condenação: Av. Flôr de Vila Formosa s/nº- SP. – Capital – CEP 03366-010.

  12. Ao menos agora está claro o motivo principal de terem colocado uma polícia contra a outra em 2008, bem como do sucateamento que nossas polícias vêm sofrendo nos últimos anos.

  13. O estado de são Paulo nunca terá uma polícia investigativa forte e bem paga. O PSDB jamais permitirá.

  14. O filme não é triste, é pavoroso.

    José Sarney, dono do Maranhão, ganhando R$ 70.000,00 dos cofres públicos em três aposentadorias.

    No Rio de Janeiro o Cabral e sua quadrilha roubaram em todas as Secretarias de Estado. É de causar perplexidade ouvir o diálogo do secretário da saúde, tido no passado como um ícone de combate à corrupção. Maior perplexidade ainda, nos causa saber que por mais de uma década roubando, nunca houve qualquer suspeita por parte de setores especializados do Ministério Público Estadual(Defesa do Patrimônio Público, Defesa da Cidadania, etc.).

    Todo mundo político na lista do Fachin, nem o santo sobrou. No caso dele quem fazia o papel de Diabo era o cunhado.
    O povo está perplexo, mas como sempre, inerte.

    A única diferença entre os integrantes do PCC e do Congresso Nacional está na modalidade criminosa em que se especializaram.

    Sete ministros envolvidos nas falcatruas, e o presidente também, mas no caso dele, não há como a justiça atuar.
    O governo parece que está na Suiça, faz de conta que não está acontecendo nada.

    A economia está se arrastando com penduricalhos, estão raspando o tacho com repatriação de dinheiro sujo ocultado no exterior, recurso de contas inativas do FGTS, mas na real, o povão está sem um tostão, cheio de dívidas e 14 milhões de desempregados.

    Agora o governo quer resgatar a duplicata da corrupção que se perpetuou na administração pública com o suor do povo brasileiro, sem saúde, sem educação, sem segurança, sem emprego, através de reformas que vão inviabilizar a aposentadoria e a estabilidade das relações de trabalho.

    Estamos parecendo marido traído. Verdadeiros palhaços sustentando um bando de ladrões bem articulados e bem trajados travestidos de paladinos do interesse público que estão surrupiando os direitos e a dignidade do povo brasileiro.

    Isso me lembra algumas reuniões na polícia, o dirigente falando em dedicação ao trabalho e honestidade mesmo se tratando de um notório corrupto que se preocupava apenas na arrecadação das unidades subordinadas. Batedor de carteira que saía para as correições na unidades subordinadas gritando pega ladrão.

    O nosso futuro, só Ele sabe, terço na mão e pé na estrada.

  15. O INCRIVEL É A GENTE VER QUE TEM PESSOAS QUE INSISTE EM , FICAR DESENTERRANDO BANDIDOS MORTOS NO CARANDIRU.. E SUSTENTAR A OPINIÃO QUE AQUELES VAGABUNDOS QUE MORRERAM NAQUELE EPISODIO
    SÃO TODOS COITADINHOS E INOCENTES….

    MORRERAM PORQUE ENFRENTARAM AS FORÇAS DE SEGURANÇA DO ESTADO…

    SE TIVESSEM SE RENDIDOS … MUITOS ESTARIAM VIVOS , ATE HOJE…

    AQUELE FATO FOI EXEMPLO PRA NUNCA MAIS ELES SE REBELAREM E IREM PRA CIMA DOS POLICIAIS…

    PORQUE SE FOREM … O FATO SE REPETIRA….

    E ELES NÃO SÃO BESTAS….

  16. A Polícia é o limite dos criminosos a partir do momento em que os criminosos ultrapassa esse limite chega se as vítimas, ou seja, a sociedade, claro que, nunca se chega a autoridades e ricos, pois eles pagam seguranças armados (policiais de folga fazendo bico para pagar as contas). Se querem uma boa segurança que paguem por isso. É com esse pensamento que vivemos. A população e muitos pouco se importam com policiais, se policial é como carregar uma cruz, bem como ser crusificado neste país.

  17. A Polícia é o limite dos criminosos a partir do momento em que os criminosos ultrapassam esse limite, chega se as vítimas, ou seja, a sociedade, claro que, nunca se chega a autoridades e ricos, pois eles pagam seguranças armados (policiais de folga fazendo bico para pagar as contas). Se querem uma boa segurança que paguem por isso. É com esse pensamento que vivemos. A população e muitos, pouco se importam com policiais. Se policial é como carregar uma cruz, bem como ser crusificado neste país. Os policiais iliminam um monte de satanás e é isso que eles ganham por salvar suas famílias de violências?

  18. Crise econômica, não há verbas para concursos, segundo o Chuchu. Judiciário nunca falta grana. Polícia 0 X 10 Judiciário.
    Concursos abertos:
    206 vagas Assistente Social e Psicólogo salário 6.000
    509 vagas escrevente salário 4470
    276 vagas Juiz salário 24.800

    Já até prevejo as respostas, ninguém te obrigou ser juiz, não tem capacidade? Muda pro judiciário, tá com inveja. Estuda seu burro. O judiciário tem verba independente (mas pagas com meus impostos, eles não tem máquina de fazer dinheiro) Parece a mesma história “Polícia, ame-a o deixe-a”. Tá foda.

  19. O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR. – QUERIA PERGUNTAR AOS COLEGAS DO FLIT ? QUE VAI HAVER UMA REUNIÃO POR ESTES DIAS NO ESTADO DO PARANA SOBRE: INTEGRALIDADE E PARIDADE, PORQUE SEGUNDO INFORMAÇÕES MESMO AQUELES QUE TEM TEMPO PARA APOSENTAR , NÃO TERÃO ESTE BENEFICIO. O DIREITO ADQUIRIDO COMO FICA ? EM BRASILIA ESTA COMO BUNDA DE CRIANÇA TUDO PODE ACONTECER, A QQ MOMENTO.

  20. O que esses caras querem é passar toda a carreira deles julgando o mesmo processo, assim não tem que fazer mais nada, muito menos ler algum outro processo. Lastimável.

  21. Absurdo! Só mesmo neste país de merda. Deixem os policiais em paz!

  22. Saudoso Coronel Ubiratan! Polícia de VERDADE, raiz!…rsss Hoje em dia vemos policiaizinhos sorridentes, pele rosa, defendendo direitos humanos, tirando selfies com a linguinha de fora e bandido se cagando, de rir. Triste…

  23. SAIBAM O PORQUE DESSA TOTAL INVERSÃO DE VALORES !!!
    Por que não reabrem a INVESTIGAÇÃO sobre a MORTE do Deputado Coronel Ubiratan ??
    GENTE !! Ao invés de condenar e afastar todos os CORRUPTOS desse país, ficam preocupados com os bandidos mortos naquele episódio ?? Se fossem pessoas do bem até concordaríamos, mas todos bandidos eram bandidos perigosíssimos,que já tinham vários crimes em suas fichas.
    Não são raras as ameaças dos BANDIDOS contra juízes,promotores, policiais e inclusive a morte dessas autoridades, que defendem e protegem a sociedade.
    O que tem que se apurar é o desvio de condutas de policiais, delegados, juízes….etc, que inventam argumentos esdrúxulos, descabidos e escatológicos para proteger e defender bandidos e corruptos. Como vemos decisões da SUPREMA CORTE em prol de CORRUPTOS.
    Em princípio eu ouvia falar sobre os ILLUMINATIS e achava que os caras eram loucos, MAS, após a começar a pesquisar e estudar sobre esses assuntos, VIMOS que a corrupção generalizada e a impunidade desenfreada está ligada a esse sistema oculto diabólico e não há nenhuma explicação convincente que seja capaz de tirar essa linha de raciocínio, e já foi notado por alguns especialistas, que nunca fizeram pacto com satanás, o pai da mentira.
    Quem está destruindo o Brasil e mundo são as Sociedades Secretas (maçonaria / ILLUMINATI) diz Olavo de Carvalho: >>>

    ;
    Um maçom tem que usar da MENTIRA para proteger o outro maçom, diz delegado e ex-maçom de grau 18: >>>>

    ;
    SAIBA QUEM SÃO ALGUNS desses poderosos, pesquisando: LISTA DOS 110 MAÇONS ILUSTRES:>>>>ENTRE NOMES DE ARTISTAS E POLÍTICOS, ENCONTRAM-SE SILAS MALAFAIA E EDIR MACEDO.

    Leia mais: http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-%C3%B3rg%C3%A3o-oficial-da-ma%C3%A7onaria-do-brasil-revela-lista-de-110-ma%C3%A7ons-famosos#ixzz4eLrRNncZ;

    A BÍBLIA DIZ para acautelarmos dos falsos profetas e com os espíritos enganadores, que eles vem como ovelhas, mas são lobos, portanto, os evangélicos tem que saber que JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA e não deixou nenhuma placa de religião, apenas diz que a RELIGIÃO pura e imaculada para com Deus é visitar os órfãos e as viúvas em suas Tribulações (Tiago 1:19).
    VEMOS NOMES de VÁRIOS CORRUPTOS do BRASIL também nas pesquisas: Os maiores SATANISTAS do Brasil: >>>>https://www.google.com.br/search?q=Cel+PM+Ricardo+Miguel+Giannoni&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwj40_XGl6fTAhXHhJAKHdRACOgQ_AUIBSgA&biw=1707&bih=788&dpr=0.8#q=Os+maiores+satanistas+do+Brasil;

    PERCEBE-SE QUE ELES TEM METAS DEFINIDAS para PROMOVER A ORDEM ATRAVÉS DO CAOS:
    pesquisar: PNDH3 As 5 metas dos ILLUMIANTIS>>> (Resumo):

    ;

    EX-VENERÁVEL MESTRE da Loja Rei Salomão também ALERTA o povo: >>> Dr Pedrosa e Pr Vanderlei Bibá denunciam a maçonaria nas igrejas: >>>>

    ;

    Pr Saad e Dr Pedrosa denuncia a MAÇONARIA no meio cristão:>>>

    ;

    NÃO HÁ OUTROS MOTIVOS que EXPLICAM o descalabro MORAL, SOCIAL e ECONÔMICO que estamos vivendo no Brasil, assistam a palestra do médico Abimael Correia, após 27 anos de pesquisas de livros “secretos” da maçoanaria / ILLUMINATI, intitulada: 2. O servo de Jesus Cristo e a maçonaria: >

    ;

    Primeira Parte da palestra e curriculum do Dr Abimael>>

    ;

    Saibam mais na ABA: Sociedades Secretas do site: http://www.simceros.com.br;

    A OUTRA GRANDE QUESTÃO é o INCENTIVO AO HOMOSSEXUALISMO quer seja através de cartilhas homossexuais, através de LEIS GAYSITAS, NOVELAS, FILMES….etc. TUDO ENGENDRADOS por ESSES SATANISTAS. Comece a prestar atenção de pessoas ou autoridades famosas que são BISSEXUAIS, ou seja, são casadas apenas para DISFARCE.

    Pesquisem: A MAÇONARIA e o HOMOSSEXUALISMO: os maçons usando seu poder e influência para espalhar “valores” homossexual – PORQUE um importante “deus” deles é o BODE BAPHOMET (que é andrógino (bissexual))

    Leia mais: http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-a-ma%C3%A7onaria-e-o-homosexualismo#ixzz4eLwG0y9G;

    OBS: AS TVs, e a GRANDE MÍDIA ou PODEROSAS AUTORIDADES não IRÃO DIVULGAR esses FATOS porque eles já estão sendo “manipulados” pelos ILLUMINATIS.

    REPASSEM PARA PESQUISAS, ESTUDOS e REFLEXÕES !!!

  24. Salve-se quem roubar mais. Me ajuda aí Ministério Público, coloca esses corruptos travestidos de policiais na cadeia. disse:

    E por falar em corrupção, segue uma que provocou muitos assassinatos na Zona Norte de São Paulo , inclusive a de um Coronel da PM, e, pelo jeito continua provocando,a CORRUPÇÃO POLICIAL para fazer olho de vidro na exploração de máquinas caça níqueis.

    Investigações iniciais do DHPP apontam que a motivação das SEIS mortes foi disputa de pontos para a instalação de máquinas caça níqueis(botecos, postos de gasolina adulterada, lanhause, etc).

    Vale ressaltar que na mesma região,divisa do bairro do Jaçanã com Guarulhos, anos atrás o GAECO de Guarulhos fez um ótimo trabalho de investigação que redundou na prisão temporária de policiais envolvidos no esquema de arrecadação com instauração de processo criminal e administrativo.

    Pergunta ao GAECO e ao Poder Judiciário:

    O que redundaram as investigações? Quem foi punido ou condenado?

    Segue notícia veiculada no jornal Agora

    “Mulher é presa sob suspeita de ser mandante de chacina
    William Cardoso
    do Agora

    Uma mulher foi presa ontem por suspeita de ser a mandante de uma chacina ocorrida no Jaçanã (zona norte), na noite de 4 de abril.

    Na ocasião, seis pessoas foram assassinadas por dois homens em uma moto.

    O caso segue em investigação pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Polícia).

    Segundo policiais, a mulher seria casada com um homem que foi assassinado em dezembro, na mesma região.

    O casal teria envolvimento com a administração de máquinas caça-níqueis.

    A polícia ainda busca indícios da motivação da chacina, bem como apura quem seriam os responsáveis pela execução da matança.”

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s