Coronel afirma que os oficiais da PM são mais capacitados para investigar homicídios decorrentes de intervenção policial do que os delegados da Polícia Civil…( Verdade, mais capacitados para forjar provas contra os defuntos ) 85

Polícias Civil e Militar divergem sobre competência de investigação

Promotor José Márcio Rossetto afirmou que vai instaurar inquérito para investigar usurpação de função pública. Comandante do CPI-5 diz que oficiais da PM são mais capacitados que delegados para investigar homicídios.

 

DURAÇÃO: 07:51

thumbnail

    O Ministério Público vai instaurar inquérito para investigar denúncia de usurpação de função pública envolvendo a Polícia Militar de Rio Preto. A Polícia Civil, através da Delegacia Seccional, oficiou o MP sobre a terceira ocorrência de homicídio envolvendo PM’s em que a própria Polícia Militar se antecipa à investigação apreendendo as armas dos agentes e conduzindo testemunhas para o Batalhão da Polícia.

O último caso foi no dia 02 de abril, no Jardim Aeroporto, em que o desempregado João Paulo da Silva Costa, com apenas 18 anos, mas dono de uma extensa ficha criminal, foi morto após, segundo os Pm’s, apontar uma pistola 765 contra a equipe.

Ele estava no banco de trás de um Bora, acompanhado de outros dois homens que não ficaram feridos. O homicídio aconteceu às 17h40, mas somente seis horas depois policiais militares, que não participaram da ocorrência, chegaram na delegacia com as testemunhas, que antes foram levadas para depor ao oficial da PM.

Pelo menos em outros dois casos de homicídio a Polícia Militar precedeu às investigações. Um em agosto do ano passado, em que um homem foi morto em troca de tiros após tentativa de assalto a um frigorífico e outro em setembro, quando um menor de 17 anos foi baleado também em troca de tiros após roubar um idoso. Nos dois casos a Polícia Militar apreendeu a arma dos agentes, que não foram apresentados na Central de Flagrantes, apesar da Resolução 8/12 da Secretaria Nacional de Direitos Humanos estabelecer que o policial militar que matar civil deve ser apresentado imediatamente na delegacia de polícia independente de legítima defesa,  já que a análise de eventual excludente de ilicitude incumbe ao delegado de polícia, e não ao oficial de Polícia Militar.

Polícias Civil e Militar divergem sobre a competência da investigação.

O delegado assistente da Seccional Alexandre Arid se ampara na Constituição Federal, em Resolução da Secretaria de Segurança Pública e no próprio Código de Processo Penal Militar para fundamentar que a atribuição de investigação de homicídios por PM’s é de competência da Polícia Civil.

O Coronel Rogério Xavier, comandante do CPI-5, defende a investigação da Polícia Militar. Para ele, os oficiais da PM são mais capacitados para investigar homicídios decorrentes de intervenção policial do que os delegados da Polícia Civil.

O ouvidor das Polícias, Júlio César Neves, cobrou explicações da Secretaria de Segurança Pública sobre o descumprimento da Resolução SSP -40/15* que dá prioridade de investigação à Polícia Civil.

*Artigo 4º – O Delegado de Polícia responsável deverá dirigir-se, imediatamente ao local da ocorrência, apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos criminais; colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstâncias; e, desde logo, identificar e qualificar as testemunhas presenciais do fato.

O promotor Corregedor das Polícias, José Márcio Rossetto Leite afirmou que recebeu denúncia da Delegacia Seccional e que vai instaurar inquérito para investigar o caso. Ele disse ainda que qualquer morte praticada por PM deve ser apresentada à Polícia Civil e que se a denúncia se confirmar, vai responsabilizar civil, penal ou administrativamente o oficial que presidiu a investigação.

“A Polícia Militar pode e deve investigar a conduta de seus agentes, mas sem prejuízo à Polícia Civil que deve ter prioridade na apreensão de provas e oitiva de testemunhas”, disse.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que a implementação da Resolução 40/15 garantiu maior eficácia nas investigações de Mortes Decorrentes de Oposição à Intervenção Policial e que qualquer procedimento que descumpra a Resolução deve ser relatado ao Conselho Integrado de Planejamento e Gestão Estratégica da Secretaria da Segurança Pública.

  1. Por mim a PM deveria abraçar logo de vez todos os inquéritos, TCs, boletins de ocorrência e atendimento às vítimas e demais pessoas que lotam as delegacias!
    A PC seria somente auxiliar do judiciário, cumprindo as ordens que lhe fossem dadas em determinadas situações, que não fossem atribuição da PM!
    Com certeza se isso acontecesse, em uma semana a PM diria que não quer mais fazer porra alguma e que a PC poderia ficar com tudo!

  2. Robson, Lulu, vocês estão completamente certos . Se pms estão fazendo marginal voa sem asas, dando tiros nele, quando chega ao chão , é crivado de bala, e os pms são absolvidos, dada as pífias alegações finais de um promotor, que alem de amar a PM, exorta que eles matem manifestantes na Paulista, porque obstaculizam sua ida para a aula, e porque estão sob a jurisdição de sua vara do juri . Acham que o promotor que instaurou a investigação vai se empenhar, vai acabar sobrando para o delegado assistente, e a pm vai investigar tudo o que bem entender. Instituição falida é assim mesmo.

  3. CARAMBA, QUANTA EFICIÊNCIA DESSE CORONEL.

    CALA A SUA BOCA SEU OTÁRIO DO CACETE!

  4. Quanto vale um dia de liberdade de um Mineiro?

    DIREITO À LIBERDADE
    Homem será indenizado em R$ 5 mil por ficar preso 45 dias além de sua pena

    13 de abril de 2017,
    Um homem que ficou detido 45 dias além do tempo estipulado na condenação será indenizado em R$ 5 mil, por danos morais, pelo estado de Minas Gerais. O excesso de prazo na prisão motiva a responsabilidade civil do estado e o consequente dever de indenizar, afirmou a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ao manter sentença da Vara Única de Monte Alegre de Minas.

  5. Comparando a evolução da PM em comparação com a PC, após a CF de 88, sou obrigado, por uma questão de justiça, a concordar que os Oficiais, em matéria de defender os interesses de sua corporação e de seus subordinados, apresentam um desempenho que está “anos luz” ao dos Delegados, porém, ainda, não existe previsão legal que permita levarem uma ocorrência para a companhia antes de apresentarem no DP; sem contar que nos plantões do “decapastelaria” é possível constarmos que o lapso temporal entre as abordagens e a apresentação a Autoridade Policial apresentarem uma média de três a quatro horas( isto é um fato relevante que o Judiciário, o MP e a Defensoria, deveriam apurar, já nas audiências de Custodia).

  6. Se os Policiais Civis não se valorizam a Polícia Militar sabe se valorizar. Estás nomenclaturas dá Polícia Civil de SP só serve para desvalorizar o policial civil. Reestruturação: 🛄 Delegado de Polícia – 📠 Escrivão de Policia – 🔍Agente de Polícia Judiciária – 💉 Médico Legista Policial – 🔬Perito Policial – 🔎 Agente de Polícia Científica. SSP desenhada e valorizada 😀

  7. Caro Coronel,

    Não obstante o respeito recíproco entre as instituições responsáveis pelas atividades de segurança no Estado, o que a opinião pública tem constatado, geralmente através de monitoramento por câmeras, que várias ocorrências nominadas esdruxulamente de “Morte decorrente de intervenção policial”, quase sempre “Morte decorrente de intervenção policial
    MILITAR”, não passam de execuções sumárias. Por conta disso, a apuração da situação fática, da dinâmica do evento, etc pela própria PM, ficará eivada de vícios em razão do corporativismo deletério que vigora na caserna.
    Entende?

    “coroné” – Substantivo que significa: (aposentadoria aos 30 anos de serviço, independente da idade, apenas 20 na função policial, teto do funcionalismo público com um resíduo para aumentar a aposentadoria quando aumentar o salário do governador) Ah, filha solteira que já arrumou uns 10 maridos sem casar de papel assinado fica com a pensão.

  8. Caro Detective Pet, você tem razão, mas essa tal reestruturação, sonhada a mais de 30 anos, principalmente neste molde que você elencou, nunca acontecerá, devido à fogueira das vaidades que arde fortemente em nosso meio policial civil.
    No nosso meio policial civil, não existe o espirito de corpo, como na outra, existe sim, o espirito de porco.

    Abraço

  9. na verdade temos é que copiar a PM. sosmente dias carreiras…

    1- delpols.
    2- restopols.

    no papel , não como esta em off…………

  10. Como eu estou no time de quanto pior melhor quero mais é que a PM, pode e deve, assumir tudo; BO, IP, TC… e mais o cabal.
    Já que eu sou obrigado pelo delegado Seccional, via titular, ou alguém acima dele, provavelmente o diretor do DECAP a fazer patrulhamento ostensivo, nas famosíssimas operações segura cadeira, agora a ronda FGTS, escolta de custódia, e mais um montão de atribuição que não tem qualquer relação com atos de polícia judiciária.
    Para mim seria mais fácil e menos desgastante só fazer policiamento ostensivo preventivo, assim ninguém poderia me cobrar flagrante, como as “cabeças pensantes” lá da minha franquia de pastel faz todos os dias.
    A imensa maioria das “cabeças pensantes” não tem competência para gerir as suas ou as nossas atribuições, vide o estado de miserabilidade que a polícia civil, estes incompetentes ainda querem, que eu faça atribuição da outra força policial.
    Então assim sendo é melhor que a PM assuma tudo, e coloquem as “cabeças pensantes” para correr de uma vez.

  11. o lado fraco da policia civil nao e o corpo mais a cabeça, a turma tem um tesao de ser agente, a ideia e boa excelente, para um governo como o nosso, na falta de carcereiro quem vai, para o rebecao ou estao achando que tudo mundo vai passear de viatura….

  12. errado esta o parana, mina gerais, que so existe delpol-perito-investigador e escrivao ou a policia federal que quer delpol – perito – oficial de policia federal.
    quer ser agente e lindo, mais se faltar adivinha quem vai…..

  13. Todos tem sua parcela de culpa, mas os delegados, são responsáveis por 90%.

  14. Os caras aqui ficam nervosos com o que o Cel. falou. kkkkkk
    Para quê?……….defenderem os delegados?………..
    Não vejo um deles aqui defendendo os operacionais e neste caso nem a sim mesmos.
    Dá licença, sempre traíram e sempre vão trair, só pensam neles e olhe lá.

  15. Enquanto os coronéis vão pro pau, olha “nóis ai gente”

    Mariana Jungmann – Repórter da Agência Brasil

    “O RG fará parte do novo Documento de Identificação Nacional”
    Marcello Casal Jr./Agência Brasil

    O plenário do Senado aprovou hoje (11) o projeto de lei que cria o Documento de Identif…

    Veja mais em http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2017/04/11/senado-aprova-lei-que-cria-documento-de-identificacao-nacional.

    Portanto Srs., O IIRGD acabou de acabar.

    Acredito que haverá licitação para Operacional da PC
    GOE-GARRA-RONDAS-SAT – Devem ficar com a G.P ou PROTEGE ( os carros apreendidos já vão para uma delas – Páteo)

    Todo o sistema de informática incluindo confecção de BO’s devem ficar com as LAN HAUSES de cada bairro

    DENARC/DEIC Passarão para as GCM’s e por fim…………………………………….FIM.

    PC, acho que acabamos de acabar.

  16. Nessa sua reestruturação, você esqueceu do Investigador de Polícia.

  17. Reajuste? Em 2018 completa – se 4 anos sem um centavo de reajuste.

  18. A Polícia Civil chegou ao fim por incapacidade dos delegados de gerir e organizar a instituição, e mais, perderam a noção de equilíbrio entre profissionalização, gestão, divisão, função e características da Polícia Civil, e assim nos tornamos uma torre de babel, fadados a extinção.

  19. O problema do oficialato da PM é um só: Não querem, por vaidade, se reportar ao delegado de polícia, prá eles isso é demais, pois acham-se semi-deuses. Eles querem que seus subordinados se reportem à eles e não aos nossos, os delegados de policia, que por enquanto, são autoridades policiais. Vão tentar ganhar no grito, quem sabe os papéis se invertem,como o colega Robson disse no primeiro comentário do post e os delegados abaixam a bunda e ficam quietinhos. Só que a tropa não é a favor, sabedores que vai sobrar mais um “pacote” nas costas deles, jamais querem assumir nossa parte. A maioria dos oficiais da PM só servem para ficar dentro de batalhão ou cia coçando o saco, fodendo a vida de subalterno ou fazendo fofoca, quem trabalha alí é a sua ADM. Creio que queiram ter uns protocolados para responder, IP´s para presidir e relatar, despachar os BOs do dia……quem sabe arrumam algo para fazer. No máximo estão conseguindo incitar alguns retardados existentes na tropa contra a PC, senti isso por causa do insufilm do meu carro semana passada. Cabo de merda, nem do transito é, implicou com meu insufilm e, em vez de autuar logo, ficou me dando lição de moral. Deu dó, o cara com uns 20 anos de mega nas costas querendo se mostrar o fodão em cima de outro policial…….vá dar lição de moral em bandido, se é que corre atrás de algum, deve se borrar todo. O baixo clero da PM se ferra bastante, portanto não querem mais atribuições , tampouco ficar arrumando encrenca conosco. Com o soldo estratosférico das gemadas, se eu fosse eles, ficaria bem quietinho no meu canto , sem querer arrumar mais coisas pra fazer tampouco usurpar uma função que não é minha. E se está tão preocupado com os delegados, não é ele que fica na rua apresentando ocorrencia em delegacia, portanto, só os ve em entrevista!

  20. senhores,

    meu nome e alessandro.

    sonho ser policial.

    ja tenho ensino medio concluido.

    queria ser agente de telecomunicacoes, o que de fato faz esse cargo? faz escutas?

  21. Uma coisa é certa e eu conheço bem a PM: oficial não despacha em casa, contrário a muitos delegados do interior. Deixem quem quer trabalhar em paz. Lembrem-se que o Alckmin (governador) disse que os delegados querem ir pescar.

  22. Menos coroné disse:
    13/04/2017 ÀS 19:08
    Caro Coronel,

    “Não obstante o respeito recíproco entre as instituições responsáveis…”

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    MEUS DEUS DO CÉU, OS MEUS SINCEROS PARABÉNS PELO MARAVILHOSO COMENTÁRIO!

  23. O problema sr Tonto é que o cargo de CARCEREIRO foi EXTINTO e agora?

  24. Há tempos estou na Policia Civil e ainda não sei o que eles fazem. Agente de Telecomunicações SÓ EXISTE NA POLICIA CIVIL SP, mas nem em outros estados nem na Policia Federal.

  25. O problema aí é o Delpol “.. dirigir-se imediatamente”…. entendedores entenderão…

  26. COMO DIZIA O POETA, CASA SEM PAI TODO MUNDO MANDA. A PM ESTA ENGOLINDO TUDO, UNICA E EXCLUSIVAMENTE PELA AUSÊNCIA DE QUEM SE DIZ AUTORIDADE. POLICIA É PRA QUEM GOSTA DE SER POLICIA….QUER SER PROFESSOR PEDE BAIXA E VAI DAR AULA…………………..

  27. A culpa é exclusivamente dos ” excelentíssimos “. A grande maioria caga de medo de PM com estrelinha no ombro e abre as pernas quando um aparece. Quem está diariamente nos plantões sabe disso. E essa conversa fiada da cúpula de ação compartilhada, dividir informações ou sei lá o nome que se dá a tanta baboseira, só serve para rebaixar ainda mais a Polícia Civil. Polícia Civil de um lado e meganha para o outro. É assim que deve ser. Mistura só de aguá com pinga e limão, farinha para um bolo, chocolate com amêndoas e piroca com buça. E quando acontecer dos meganhas praticarem atos contrários à legislação que se tenha colhões e prenda todos eles. Assim como eles fazem quando algo envolve policiais civis. Eles algemam, ameaçam com armas e arrastam todo mundo para a presença de um bosta de delega que ainda fica feliz em fritar um Restopol.

  28. o pior é que você está correto. na minha cidade os “excelentíssimos” fazem buscas todos em dias sabe em companhia de quem? Respondo: da PM. Eles não estão nem aí pra tiragem. Já ouvi majura dizendo que quando ele quiser um flagrante é só ele pedir pra PM e os caras trazem pra DP um, dois, três flagrantes. É mole o que fizeram com a PC?

  29. Cadê o o post do radialista? Quando o contigo paralisante fica legal somem com as notícias…

  30. Por mim a PM deveria abraçar logo de vez todos os inquéritos, TCs, boletins de ocorrência e atendimento às vítimas e demais pessoas que lotam as delegacias!
    A PC seria somente auxiliar do judiciário, cumprindo as ordens que lhe fossem dadas em determinadas situações, que não fossem atribuição da PM!
    Com certeza se isso acontecesse, em uma semana a PM diria que não quer mais fazer porra alguma e que a PC poderia ficar com tudo!

    Com certeza, ou então aloque o restopol em outras autarquias… Deixe a PC somente com os Delpol e PMS para “tocar o que sobra”…

  31. Aumento! Nem por milagre.
    Aliás, “santo” de casa não faz milagre, faz acerto através do cunhado.

  32. Vamos chegar 4 anos sem reajuste e o Santo só levando o dele, aqui na região as seccionais estão a 6 meses que não pagam sequer as diárias.

  33. O tempo é o senhor da razão.
    Trinta anos depois dos anos de chumbo, importantes quadros da redemocratização nacional se revelam verdadeiros achacadores do povo brasileiro.
    Aluísio Nunes, Ministro da Relações Exteriores,trocou o roubo a banco pela corrupção.
    O “vizinho”, maldito que mandou nos agredir em frente ao Palácio dos Bandeirantes, achacador das licitações ligadas aos transportes públicos.
    O “amigo” tinha uma reserva de 35 milhões, o irmão, vulgo “metralha” recebia um verdadeiro benefício de prestação continuada da Odebrecht.
    O Presidente só não está na lista porque se adiantou em se apossar da cadeira presidencial antes da bomba estourar.
    E ainda querer que tudo isso passe batido!
    Acordão para salvar o país! Nós temos é que nos livrar de todos eles.
    Que moral que tem esse presidente ilegítimo? Cadê os juristas usados como testas de ferro por esses políticos corruptos do PMDB e do PSDB no fraudulento processo de impeachment para comentar sobre as delações?
    Que moral tem esse bando de ladravazes contumazes para fazer as reformas estruturais do Estado Brasileiro?
    A reforma da previdência já está toda desfigurada, em breve vamos precisar de outra.
    Como o tempo é o senhor da razão, vamos aguardar quais foram os verdadeiros interesses que levaram o ex ministro da justiça ao STF indicado pelo presidente. Todo mundo sabe de sua estreita relação com o PSDB e com o PMDB.

  34. Dia 18 proximo, o secretario de segurança fará reunião com as associações PM; talvez ja se uma posição sobre algum reajuste ou não.

  35. Dia 18 proximo, o secretario de segurança fará reunião com as associações PM; talvez ja se tenha uma posição sobre algum reajuste ou não.

  36. Infelizmente, na sua região, os delegados perceberam que os investigadores não são tão importantes como acreditavam ser ou, não se sujeitam a fazer “certas” coisas que os majuras querem. A verdade é que se for para fazer flagrante em biqueira, realmente não precisa de investigador. Mas tudo serve como reflexão, será que não tem alguma coisa errada também com a carreira de investigador?

  37. “O ouvidor das Polícias, Júlio César Neves, cobrou explicações da Secretaria de Segurança Pública sobre o descumprimento da Resolução SSP -40/15* que dá PRIORIDADE de investigação à Polícia Civil.”

    Bom, prioridade não significa exclusividade.
    A meu ver, prioridade significa preferência. Logo, não vai dar em nada e a PM já está enfiando a cabecinha na PC.

  38. KKKKKK Rir para não chorar. A que ponto chegou a Policia Civil, deixar que a ex-Força Pública tome conta das investigações. Se a ex-Força Pública, através dos seus sindicatos conseguirem aumento para nós, tudo bem…..kkkkkkk mas não consigo evitar choro ou riso……

  39. Acredito que o coronel esteja correto, os oficiais da PM devem ser mais capacitados para investigar homicídios do que nós delegados de polícia, afinal, eles devem ficar a vida inteira estudando como investigar homicídios, porque fazer policiamento ostensivo não fazem mesmo. Quantos homicídios esse coronel investigou a vida inteira dele na milícia?

    Aposto que o nome da escola onde ele estudou investigação de homicídios deve se chamar escola Professor Ubiratã Guimarães.

    Por que o coronel não aproveita e cede um pouco da expertise dele para a corregedoria da PM, afinal, em Osasco todo semestre tem uma chacina praticada pela milícia e a corregedoria não consegue prender ninguém, a menos que esteja com a bota sem engraxar.

    Na investigação da PM o morto vai ser indiciado por DESACATO, DESOBEDIÊNCIA E RESISTÊNCIA, mais porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

  40. Os delegados tratam seu subordinados como coisas, somos apenas um mero utensílio, não respeitam nosso direito ao descanso, a dignidade; delegados não respeitam aniversários ou o tempo do policial conviver com sua família, delegados tratam seus policiais como escravos, furtando – lhes o direitos a dignidade e necessidades básicas, massacram seus policiais pelo prazer sarcástico de se manterem atrelados a uma cadeira, mas seus subordinados estão cada vez mais escassos,esses delegados presos as cadeiras, esquecem que policiais são seres humanos e não máquinas, e os poucos que sobram são explorados, escravizados, sem direitos a vida social ou datas comemorativas, são usados, são coisas a serem sugadas até a morte, no afã e na obsessão de se manterem nas cadeiras, as custas das coisas que ainda restam, na bagunça e desorganizada Polícia Civil.

  41. AÍ RAPAZIADA DO D H P P

    PODEM SE MANIFESTAREM

    SOBRE ESSE ABSURDO !

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    COMPETÊNCIA

    POLÍCIA MILITAR – OSTENSIVA PREVENTIVA

    POLÍCIA CIVIL – JUDICIÁRIA REPRESSIVA – INCLUÍDA NAS CARREIRAS JUDICIAIS

    TEM EXIGÊNCIAS JUDICIAIS PARA SE INGRESSAR NAS CARREIRAS DE DELEGADO DE POLÍCIA !

    É TÃO FORTEMENTE LIGADA AO JUDICÍÁRIO ONDE DELEGADOS TEM PODERES QUE DESCONHECEM !

  42. ATENÇÃO TOTAL 1

    AOS ALIENADOS QUE NÃO VIRAM O QUE O MINISTRO DO STF ALEXANDRE DE MORAES FEZ,

    TODOS OS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES PERDERAM A RAZÃO DE SER

    HAJA VISTA COM AS GRAÇAS DO “EL KAREKON ”

    TODOS OS POLICIAIS E MILITARES NÃO PODEM FAZEREM MAIS GREVE !

    FUDEU A BAGAÇA !

  43. NÃO PODE MAIS PLEITEAREM NADA !

    NÃO PODE FAZEREM GREVE !

    É A VOLTA DA DITADURA NO SERVIÇO PÚBLICO !

    AGORA TODOS OS DITADORES E DESPOTAS PODEM FAZEREM O QUE QUEREM NO SERVIÇO PÚBLICO

    JÁ FAZIAM ANTES !

    NOSSOS GOVERNANTES PATRÕES DENEGAM TODOS PEDIDOS DE REAJUSTES, AUMENTOS , ETC….

    A ÚNICA ESPERANÇA É A LAVA JATO FUDER COM TODOS ESSES POLÍTICOS SAFADOS !

  44. ESSE CORONEL POR SOLTAR

    UMA PÉROLA DESSAS !

    DEVERIA SABER QUE EM PRIMEIRO LUGAR INSVESTIGAÇÃO DE HOMICÍDIO É ALGO QUE SE APRENDE EM

    ESTUDO CONTINUADO E OS MACETES SE APRENDE NO DIA A DIA

    O DEPARTAMENTO DE HOMICÍDIO E PROTEÇÃO A PESSOA – É POLÍCIA ESPECIALIZADA

    ASSIM COMO O DEPARTAMENTO DE NARCÓTICOS – É POLÍCIA ESPECIALIZADA

    DEPATRI – É POLÍCIA ESPECIALIZADA

    TODOS OS DEPARTAMENTOS DA POLÍCIA CIVIL – SÃO POLÍCIA ESPECIALIZADA

    TODOS OS POLÍCIAIS TEM CURSO SUPERIOR

    A ACADEMIA DA PM – NÃO É CONSIDERADA CURSO SUPERIOR

    TANTO É FATO QUE NA MINHA TURMA DE DIREITO DA FACULDADE TINHAM VÁRIOS ASPIRANTES

    FAZENDO FACULDADE PARA PODEREM VALIDAREM O CURSO DA APMBB, COMO SUPERIOR

    SÓ QUE A CARGA HORÁRIA DA FACULDADE É SUPERIOR DA ACADEMIA DO BARRO BRANCO !

  45. JURIDICAMENTE FALANDO

    UM BOBÃO DESSES

    COM UM MONTE DE LATINHAS

    NO OMBRO ACHA QUE É

    ALGUMA COISA PARA

    FALAR UMA BESTEIRA DESSAS

    QUER PROTEGER QUEM

    QUER ENCOBRIR QUEM

    POR QUE ESSA AREIA NOS OLHOS DOS OUTROS ?

    PARA FALAR UMA ASNEIRA DESSAS

    ELE TERIA QUE PEDIR PRIMEIRO PARA MUDAR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL – CF/88;

  46. SINDICATOS PODEM FECHAR AS PORTAS JÁ NÃO SERVIAM PARA NADA, AGORA ENTÃO SÃO UM NADA.

  47. É CADA MERDA QUE TEM QUE LER !

    ESSE CARETA DISSE ISSO COM TOTAL

    E ABSOLUTA CERTEZA PARA DESVIAR A ATENÇÃO DO FOCO PRINCIPAL !

    DAS MERDAS QUE OS OFICIAIS ESTÃO FAZENDO !

    ACREDITEM TODOS OS INQUÉRITO S POLICIAIS MILITARES – IPM

    SÃO TODOS MAL FEITOS, COM VÁRIOS ERROS DE PORTUGUÊS

    E SEMPRE PARA PROTEGEREM OS POLICIAIS MILITARES

    VEJAM ! O CASO DOS PM’S QUE MATARAM O CARA ATRÁS DO MURO DA ESCOLA E JOGARAM O GAROTO

    DE CIMA DA LAJEM OU TELHADO – FORAM TODOS ABSOLVIDOS;

    NO CASO DO MASSACRE DO CARANDIRÚ, TODOS PM’S FORAM ABSOLVIDOS

    EM TODOS IPM’s TODOS OS PM’s SÃO ABSOLVIDOS !

    ISSO É QUE É SABER INVESTIGAREM HOMICÍDIOS !

  48. Bom, eu penso que se a policia mata um vagabundo tem mais é que forjar prova contra ele e foda-se. Vagabundos caçam policiais dia e noite, matando covardemente pelas costas, pois bem, façamos o mesmo. E viva a Polícia.

  49. A POLÍCIA CIVIL É UM CAOS 4 ANOS SEM REAJUSTE + MAÇANETAS + 90% EM TRABALHO ANÁLOGO A ESCRAVIDÃO JUNTANDO TUDO, O RESULTADO É A EXTINÇÃO.

  50. Ouvi o áudio com a explicação do oficial . Doi os ouvidos o tanto de besteira que ele falou . Desconhece os princípios mais básicos do direito e ainda tenta justificar sua atitude com base numa interpretação equivocada do princípio da especialidade.

    O princípio da especialidade é aplicado quando há um aparente conflito entre normas . Neste caso ,não há qq conflito de normas . Todos sabem , até o primeiro anista de direito ,qual a norma a ser aplicada.

    Fica ainda evidenciada a má-fé ,quando ele afirma que , ao aportar o IPM na justiça ,essa reconhecerá sua impropriedade para apuração do fato é e remeterá o caso para a justiça comum.

    Ora, se sabe ,desde o início ,que o meio legal para a apuração do fato não é aquele q patrocina e age no sentido de dificultar ou procrastinar a apuração. Pelo meio correto , incorre em ilegalidade .

  51. Exatamente : preferência ,aquilo q vem antes .logo a competência da PM é meramente residual , se esgotadas ou inexistentes as primeiras providências , pode -se ,residualmente ,aproveitar-se peças e relatos obtidos por meio segundario .

  52. jogou verde se pegar, pegou, e a pratica ensinada na pm de como lidar com os delegados, veja a situação das escoltas da audiencia de custodia, tem muito lugar que a policia civil, esta fazendo as escoltas. Abraçou…..

  53. A poderosa empreiteira é a prova inequívoca de que no Brasil “Quem rouba milhão é barão e quem rouba tostão é ladrão”.

    3 BILHÕES DE PROPINA PARA POLÍTICOS EM 8 ANOS. ERA CAIXA 2 TODO DIA, TENDO OU NÃO ELEIÇÃO.

    Se o escrivão esquecer de fazer o depósito de R$ 20,00 reais apreendidos na ocorrência policial vai parar na Corró, vai responder PA com proposta de demissão e um governador corrupto desses mete um despacho e DEMITE o funcionário a bem do serviço público. Durma com uma injustiça dessas.

  54. Para mim a união dá PM já virou formação de quadrilha, a corregedoria dá PM nunca prende PM criminoso somente aquele que não engracha o coturno ou não passou a farda direito.
    A união dá OAB já virou palhaçada, esperimente reclamar de algum advogado, não dá em nada e pode se virar contra o reclamante porque eles usam seus conhecimentos em leis para eles mesmos e não para ajudar a sociedade, enquanto vc tem dinheiro vc tem advogado ou quando há o que receber, OAB classista.
    Quanto a PC os policiais civis são rotulados de todo tipo, infelizmente perdemos nosso Valar nossa fé pública.

  55. Os PM’s estão se comportando como nazistas com suas ideologias primitivas, são burros ou desconhecem as leis. O problema não é matar vagabundo mas sim inocentes

  56. Bandido bom é bandido morto. Tudo que for feito para diminuir criminalidade tá valendo, matar e intrujar arma em VaGabundo, jogar no fundo do rio, forjar prova falsa e por aí vai. Para quê usar de legalidade contra VaGabundo que não tem piedade de nös. Guerra é guerra, tá valendo!

  57. Bom , com celebrizou Tiririca ,” pior do que tá não fica !” menos de 4% de crimes elucidados pelas PCs do Brasil , não precisa nem ser oficial PM pra fazer melhor , até minha mãe costureira consegue um índice melhor .
    Infelizmente os estrelas tem razão !

  58. Índice de resolução de crimes de Homicídio aqui no DF, atualmente é em torno de 56%, isto muito em razão de o sucateamento que já atingiam as PCs do Brasil, chegou até nós. Antes era em torno de 80%. O problema com a PM, também chegou por aqui, com o apoio do governo e do MP, usurpam funções, invadem delegacias e também se evadem, como bandidos.

  59. ABUSO DE PODER POR PARTE DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO EM “QUERER” INVESTIGAR CRIMES MILITARES

    defenda

    Defenda PM

    (*) Elias Miler da Silva

    A DEFENDA PM – ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS MILITARES DO ESTADO DE SÃO PAULO EM DEFESA DA POLÍCIA MILITAR, representando atualmente mais de 1.200 Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, vem tornar público ao povo paulista que a investida da Polícia Civil do Estado de São Paulo em “querer” investigar crimes militares não só atinge os Policiais Militares de maneira isolada, mas assola toda a sociedade.
    Entende a Defenda PM que privar a Polícia Militar da apuração dos supostos crimes militares cometidos por seus integrantes no cumprimento do dever, transferindo a competência à Polícia Civil, não só contraria a Constituição Federal e as normas infraconstitucionais, como promove a impunidade, uma vez que os índices de elucidação de crimes no país pela Polícia Civil são muito baixos. Enquanto em países como Estados Unidos, Reino Unido e França a solução dos crimes varia de 65% a 90%, no Brasil os percentuais estão entre vergonhosos 5% e 8%, conforme estudo de 2011 da Associação Brasileira de Criminalística. Para ficarmos na cidade de São Paulo, como mostrou reportagem da imprensa, 95% dos crimes ficam impunes. Se considerado fato de que mais de 50% dos processos só são abertos porque o autor do crime foi preso em flagrante delito (em mais de 80% e na maioria das vezes pela Polícia Militar), a chance de a investigação policial descobrir o criminoso é de apenas 1 em 40, isto é, 2,5%.
    Nesse contexto, querer que a Polícia Civil, que não consegue fazer seu dever de casa, invada a atribuição legal da Polícia Militar de investigar crimes militares, é clara demonstração de desvio de função, abuso de poder e um desalinhamento ao princípio constitucional da eficiência. Cabe alertar que a questão aqui discutida também não se trata de um simples embate entre duas instituições, Polícia Militar e Polícia Civil, mas da violação por parte do Poder Executivo em matéria reservada à norma constitucional e ao Poder Judiciário.
    Não podemos, ainda, deixar de ressaltar o preconceito embutido na tentativa do delegado Alexandre Del Nero Arid em impedir o constitucional direito da Polícia Judiciária Militar em apurar os crimes dolosos de policiais militares no exercício de sua função, classificando essa instância como corporativista.
    A Defenda PM enxerga, na Polícia Civil, tentativa em impor, ao arrepio das normas, da Justiça e da sociedade, uma causa eminentemente corporativista contra uma instituição cujos índices de esclarecimento de delitos e qualidade dos registros semelhantes são tão elevados como os das polícias mais eficientes do mundo.
    É preciso ainda historiar a intervenção efetiva da PM em São José do Rio Preto, ação continua, ostensiva e preventiva que tornou a cidade uma das mais seguras do Brasil, retirando dela a condição de local com ondas de homicídios, com a prisão de líderes de grupos criminosos.
    Assim é que a eficiência do trabalho da Polícia Militar em São José do Rio Preto, com o natural êxito na produtividade operacional e na prevenção de delitos, tem incomodado sobremaneira a Polícia Civil.
    A Defenda PM alerta a sociedade paulista e as autoridades constituídas, desse engodo, que deve ser repudiado e fortemente combatido, sob pena do falecimento da Constituição Federal, das leis infraconstitucionais, da Justiça, e que finalmente assolará ainda mais o cidadão de bem, este tão carente da prestação de serviços públicos de qualidade!

    (*) É Coronel da Reserva da Polícia Militar e Presidente da Associação “DEFENDA PM”

    http://www.defendapm.org.br

  60. me TIRA daqui disse:
    15/04/2017 ÀS 8:52
    Ouvi o áudio com a explicação do oficial . Doi os ouvidos o tanto de besteira que ele falou . Desconhece os princípios mais básicos do direito e ainda tenta justificar sua atitude com base numa interpretação equivocada do princípio da especialidade.

    O princípio da especialidade é aplicado quando há um aparente conflito entre normas . Neste caso ,não há qq conflito de normas . Todos sabem , até o primeiro anista de direito ,qual a norma a ser aplicada.

    Fica ainda evidenciada a má-fé ,quando ele afirma que , ao aportar o IPM na justiça ,essa reconhecerá sua impropriedade para apuração do fato é e remeterá o caso para a justiça comum.

    Ora, se sabe ,desde o início ,que o meio legal para a apuração do fato não é aquele q patrocina e age no sentido de dificultar ou procrastinar a apuração. Pelo meio correto , incorre em ilegalidade .

    COLEGA CHEGA A DOER OS OLHOS AO LER TANTA BESTEIRAS QUE VC ESCREVEU ACIMA NÉ ?
    UMA OLHADINHA NO ESPELHO DE VEZ EM QUANDO VAI TE FAZER BEM TÁ .
    CARA, VC É UM UM TIRA, SÓ ISSO, SE VC FOSSE AO MENOS UM DELTA, COM CERTEZA TERIA ALGUMA RAZÃO NESSAS IMUNDAS PALAVRAS ACIMA, MAS OLHA NO ESPELHO E FAÇA APENAS UMA PERGUNTA PARA VC MESMO :QUAL É A MINHA FUNÇÃO, OQUE DEVO FAZER PARA DESEMPENHAR BEM ESSA FUNÇÃO ? SERÁ QUE QUE FOI MUDADA A FUNÇÃO DE UM MERO TIRA ?, SERÁ QUE ESSA PEQUENA PARTILHA DA POLICIA CIVIL VIROU EXCELÊNCIA AGORA ? KKKKKKKK, FAÇA ME FAVOR VAI, VAI NO BANHEIRO PARA DAR UMA CAGADINHA E VAZA PELAS PORTAS DO FUNDO E VAI INVESTIGAR SEU INÚTIL, PARA DAR PALPITES NOS SERVIÇOS DA PMS, JÁ TEMOS MUITO, VAI DAR PALPITES NAS PASTELARIAS DA SUA POLICIA SEU BABACA.

  61. me TIRA daqui , SE VC TIVESSE ALGUM CONHECIMENTO JURÍDICO CONFORME TENTA DESCREVER QUE TENHA, PORQUE NÃO PRESTA CONCURSO PARA DELTA, AI VC SERÁ RESPEITADO COMO UMA AUTORIDADE, ATE LÁ NÃO PASSA DE UM MERO INVESTIGADOR, DIGO DE PASSAGEM, NÃO TEM NADA A VER ALGUMA COISA JURÍDICA VIU, QUANDO A PM ACAMPAR A PC, VOU DIZER PARA VC COMO SARGENTO QUE SOU, MEIA VOLTA VOU VER, E NESSE MOMENTO TRATA SE DE CORRER, CASO CONTRÁRIO O 43 JÁ COME NO TRASEIRO VIU MANÉ.

  62. Sargento??

    PQP!!!

    Nunca vi um tira ligar para um cel. quanto mais para um trouxa de um sgt.

    É como eu sempre digo: passar uma vida usando essa bombeta ridícula, aperta a cabeça e corrói o cérebro.

  63. TiraGosto disse:
    19/04/2017 ÀS 1:19
    Sargento??

    PQP!!!

    Nunca vi um tira ligar para um cel. quanto mais para um trouxa de um sgt.

    É como eu sempre digo: passar uma vida usando essa bombeta ridícula, aperta a cabeça e corrói o cérebro.

    O SEU AMEBA, NUMA POSSÍVEL UNIFICAÇÃO DA PM COM A PC, OQUE VC TEM EM MENTE QUE VAI ACONTECER COM TIRAS HEIN ?, VÃO VIRAR OFICIAIS KKKKKKK COM ENSINO MÉDIO HEHEHEHE, POIS VC ESTÁ CARECA DE SABER QUE APOS AS EXIGÊNCIAS DO NÍVEL SUPERIOR PARA TIRA E ESCRAVÃO, NÃO ENTRARAM NEM 2% NA INSTITUIÇÃO KKKKKKKKK, E MAIS, VCS VÃO TER QUE BATER CONTINÊNCIA SIM PARA SARGENTOS, BOM SERÁ SE NÃO FOR ATE PARA CABO VIU.

  64. Tô falando: a culpa é dessa maldita bombeta que mike ganha quando entra nesse hospício.

    Além de ridícula, esquenta a cabeça e torra os miolos de quem naturalmente já não tem.

    Repito: nunca vi tira nenhum dar a mínima para patente que for da PM. Aliás, por que deveria?

    Sargento, cabo? Nem sei o que é isso e nem para que existe.

  65. TiraGosto Nisso acima eu tenho que concordar com vc, exceto alguns puxa sacos né, mas essa regra vale também para os policiais militares em relação a policia civil né, pois ambas as policias são distintas, nenhuma tem alguma hierarquia sobre a outra, o mesmo eu digo para vc que um soldado deve respeito hierárquico para um cabo pm, e este mesmo soldado nada deve respeito hierárquico para um Delegado de policia, nem para o Delegado geral entendeu, não existe hierarquias invertidas, agora se as policias vierem a se unificarem com certeza as regras vão mudarem né.

  66. TiraGosto , agora tenta desrespeitar um Delegado para vc ver o tamanho da peia né, isso é porque existe uma hierarquia dentre os membros da policia civil

  67. TiraGosto , não existe nenhuma hierarquia entre um investigador x um carcereiro, valendo também, para todas as carreiras, somente existem entre chefias e todos os Delegados de policia.

  68. TiraGosto disse:
    21/04/2017 ÀS 19:55
    Tô falando: a culpa é dessa maldita bombeta que mike ganha quando entra nesse hospício.

    Além de ridícula, esquenta a cabeça e torra os miolos de quem naturalmente já não tem.

    Repito: nunca vi tira nenhum dar a mínima para patente que for da PM. Aliás, por que deveria?

    Sargento, cabo? Nem sei o que é isso e nem para que existe.

    QUANTO A ESSES PROBLEMAS QUE VC CITOU ACIMA, TALVEZ ESTEJA EQUIVOCADO, PARA MIM ENQUANTO UM SOLDADO DA PM PARTICIPA DE VÁRIOS TESTES PARA ENTRAR NA PM, A PC UMA SIMPLES PROVINHA DE PORTUGUÊS/MATEMÁTICA, SEM CONTAR O TEMPO DE DE 15 MESES DE TREINAMENTOS PARA QUE UM SOLDADO TENHA CONDIÇÕES DE IR PARA RUA NO ATENDIMENTO AO PUBLICO/OCORRÊNCIA, OS QUE ENTRAM NA PC FAZ 45 DIAS ÚTEIS NUMA ACADEMIA, DÁ PARA SE VER O TAMANHO DA DESPROPORÇÃO DE FORMAÇÃO NÉ COLEGA, OU ESTOU MENTINDO .

  69. Legal, Jacaré.

    Só me faz um favor: orienta os seu pessoal a para de secar o meu distintivo, ok?

  70. OU, se vai cair daí hein ? kkkkkk, quanto vc tem coragem de pagar por cada um dessa merda que vc citou e ama tanto, trinta conto, posso te arrumar sacolas cheias tá seu vacilão, essas merdas não serve nem para limpar o toba seu babaca, quem vai querer umas merdas dessas, isso serve para que me fala, só se for para dar carteirada na biqueira, cada coisa viu.

  71. POIS JÁ DEVERIA TER RESPONSABILIZADO O COLEGA QUE COMETEU ABUSO DE AUTORIDADE CONTRA OS PM !!
    NINGUÉM É OBRIGADO A FAZER OU DEIXAR DE FAZER ALGUMA COISA SENÃO EM VIRTUDE DE LEI !!
    QUAL FOI A FACURDADEZINHA QUE VC FEZ COLEGA !!! VC NOS ENVERGONHA !!
    ABUSO DE PODER POR PARTE DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO EM “QUERER” INVESTIGAR CRIMES MILITARES
    18 de abril de 2017 defenda Artigos, Nota para imprensa
    () Elias Miler da Silva
    A DEFENDA PM – ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS MILITARES DO ESTADO DE SÃO PAULO EM DEFESA DA POLÍCIA MILITAR, representando atualmente mais de 1.200 Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, vem tornar público ao povo paulista que a investida da Polícia Civil do Estado de São Paulo em “querer” investigar crimes militares não só atinge os Policiais Militares de maneira isolada, mas assola toda a sociedade.
    Entende a Defenda PM que privar a Polícia Militar da apuração dos supostos crimes militares cometidos por seus integrantes no cumprimento do dever, transferindo a competência à Polícia Civil, não só contraria a Constituição Federal e as normas infraconstitucionais, como promove a impunidade, uma vez que os índices de elucidação de crimes no país pela Polícia Civil são muito baixos. Enquanto em países como Estados Unidos, Reino Unido e França a solução dos crimes varia de 65% a 90%, no Brasil os percentuais estão entre vergonhosos 5% e 8%, conforme estudo de 2011 da Associação Brasileira de Criminalística. Para ficarmos na cidade de São Paulo, como mostrou reportagem da imprensa, 95% dos crimes ficam impunes. Se considerado fato de que mais de 50% dos processos só são abertos porque o autor do crime foi preso em flagrante delito (em mais de 80% e na maioria das vezes pela Polícia Militar), a chance de a investigação policial descobrir o criminoso é de apenas 1 em 40, isto é, 2,5%.
    Nesse contexto, querer que a Polícia Civil, que não consegue fazer seu dever de casa, invada a atribuição legal da Polícia Militar de investigar crimes militares, é clara demonstração de desvio de função, abuso de poder e um desalinhamento ao princípio constitucional da eficiência. Cabe alertar que a questão aqui discutida também não se trata de um simples embate entre duas instituições, Polícia Militar e Polícia Civil, mas da violação por parte do Poder Executivo em matéria reservada à norma constitucional e ao Poder Judiciário.
    Não podemos, ainda, deixar de ressaltar o preconceito embutido na tentativa do delegado Alexandre Del Nero Arid em impedir o constitucional direito da Polícia Judiciária Militar em apurar os crimes dolosos de policiais militares no exercício de sua função, classificando essa instância como corporativista.
    A Defenda PM enxerga, na Polícia Civil, tentativa em impor, ao arrepio das normas, da Justiça e da sociedade, uma causa eminentemente corporativista contra uma instituição cujos índices de esclarecimento de delitos e qualidade dos registros semelhantes são tão elevados como os das polícias mais eficientes do mundo.
    É preciso ainda historiar a intervenção efetiva da PM em São José do Rio Preto, ação continua, ostensiva e preventiva que tornou a cidade uma das mais seguras do Brasil, retirando dela a condição de local com ondas de homicídios, com a prisão de líderes de grupos criminosos.
    Assim é que a eficiência do trabalho da Polícia Militar em São José do Rio Preto, com o natural êxito na produtividade operacional e na prevenção de delitos, tem incomodado sobremaneira a Polícia Civil.
    A Defenda PM alerta a sociedade paulista e as autoridades constituídas, desse engodo, que deve ser repudiado e fortemente combatido, sob pena do falecimento da Constituição Federal, das leis infraconstitucionais, da Justiça, e que finalmente assolará ainda mais o cidadão de bem, este tão carente da prestação de serviços públicos de qualidade!
    (
    ) É Coronel da Reserva da Polícia Militar e Presidente da Associação “DEFENDA PM”
    http://www.defendapm.org.br

    18/04/2017

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s